guia pratico e rápido de podas

7
Guia pratico e rápido de Podas e Amarras! Quando se fala em podas e amarras no mundo cannabico a maioria dos cultivadores iniciantes não sabem nem por onde e nem como começar, quando saem à procura na internet acabam encontrando muito material com termos técnicos, o que acaba dificultando o aprendizado e aplicação das técnicas em suas plantas, abaixo explicaremos as diferentes podas que existem, como aplicar em suas plantas em um guia pratico e rápido e pra todos níveis de cultivadores! Tipos de Podas. FIM (Fuck I Missed) Top (Apical) RIB / FIB (Right I Burn) Podas e amarras podem ser utilizadas tanto em cultivos indoors/estufas tanto em cultivos ao ar livre, podem ser aplicadas tanto no período Vegetativo da planta quanto no período de Floração da planta (R.I.B) Cultivadores experientes costumam aplicar as primeiras podas ( FIM ou TOP ) logo após o 3º par de folhas com 5 ou mais pontas. Poda FIM. A Poda fim consiste em cortar entre 80% e 85% do ramo principal da planta em seu topo, visando o aumento de ramos principais, quando feita corretamente podem surgir mais de 5 ramos!

Upload: diego-cruz-rosa

Post on 07-Dec-2014

214 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Guia pratico e rápido de podas

Guia pratico e rápido de Podas e Amarras!

Quando se fala em podas e amarras no mundo cannabico a maioria dos cultivadores iniciantes não sabem nem por onde e nem como começar, quando saem à procura na internet acabam encontrando muito material com termos técnicos, o que acaba dificultando o aprendizado e aplicação das técnicas em suas plantas, abaixo explicaremos as diferentes podas que existem, como aplicar em suas plantas em um guia pratico e rápido e pra todos níveis de cultivadores!

Tipos de Podas.

FIM (Fuck I Missed) Top (Apical) RIB / FIB (Right I Burn)

Podas e amarras podem ser utilizadas tanto em cultivos indoors/estufas tanto em cultivos ao ar livre, podem ser aplicadas tanto no período Vegetativo da planta quanto no período de Floração da planta (R.I.B)

Cultivadores experientes costumam aplicar as primeiras podas ( FIM ou TOP ) logo após o 3º par de folhas com 5 ou mais pontas.

Poda FIM.

A Poda fim consiste em cortar entre 80% e 85% do ramo principal da planta em seu topo, visando o aumento de ramos principais, quando feita corretamente podem surgir mais de 5 ramos!

Page 2: Guia pratico e rápido de podas

Abaixo foto de como ficou a planta após a aplicação da poda FIM!

Resultado da aplicação da poda FIM em outra planta.

Poda Top.

A poda Top consiste em cortar o ramo central da planta logo abaixo seu topo, fazendo assim que a planta ganhe vigor lateralmente e fique mais robusta!

Page 3: Guia pratico e rápido de podas

Abaixo como ficou a planta após a aplicação poda Top.

Resultado de uma poda Top aplicado em uma planta já com algumas amarras.

Page 4: Guia pratico e rápido de podas

Poda R.I.B

Essa poda é aplicada no período de floração, mais especificamente do meio para o fim da floração da planta e consiste em queimar superficialmente a parte superior dos “Top Buds” fazendo com que a planta libere hormônios para “curar” a parte danificada pelo fogo, assim os “Buds” tem um engorda de 15% a 20%.

Imagem abaixo “Top Bud” queimado, poda R.I.B aplicada.

Page 5: Guia pratico e rápido de podas

Objetivos das podas e amarras:

1º- Modificar o vigor da planta;2º- Produzir mais e melhores flores “Buds, Camarões”;3º- Conduzir a planta a uma forma desejada;4º- Regular a alternância das safras, de modo a obter regularmente colheitas.

A imagem abaixo ilustra como os galhos laterais vão começar a crescer e a planta vai ajustar o seu crescimento.

Vemos abaixo como utilizar as amarras para puxar para baixo os galhos laterais e ter um crescimento nivelado e pra que todos recebam uma mesma quantidade de luz!

Esse tipo de amarra e treinamento da planta é chamado de “LST” (Low Stress Training- Treinamento com baixo stress), enquanto o ramo principal for mantido abaixo dos demais, eles iram crescer mais rápido.

É possível amarrar cada novo ramo que cresce, o que no final ira gerar uma planta com um arbusto denso e com vários ramos.

O LST combinado com podas é o meio mais efetivo de se aproveitar pequenos espaço e aumentar o rendimento final!

Abraços ate um próximo post e um ótimo cultivo.

Diego

Fontes de consulta para esse post.

Page 6: Guia pratico e rápido de podas

www.growroom.com/boardhttp://www.cannabiscafe.net/foros/forum.phpwww.taringa.nethttp://www.icmag.com/ic/