guia dragão do mar janeiro 2013

44
Guia Dragão do Mar 1 Dragão do Mar > CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA EXEMPLAR GRATUITO guia Janeiro2013 > ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS THOMAZ POMPEU SOBRINHO > CENTRO CULTURAL BOM JARDIM CINECLUBE • EXPOSIÇÃO • BLOCO CHÃO DA PRAÇA IVO MEIRELLES · CIRCUITO DE PRÉ-CARNAVAL NA PRAIA DE IRACEMA REFORMA DRAGÃO DO MAR

Upload: jose-dradao

Post on 28-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

Guia Dragão do Mar 1

DragãodoMar

> CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA

EXEMPLAR GRATUITO

guiaJa

neir

o2013

> ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS THOMAZ POMPEU SOBRINHO

> CENTRO CULTURAL BOM JARDIM

CINECLUBE • EXPOSIÇÃO • BLOCO CHÃO DA PRAÇA

IVO MEIRELLES · CIRCUITO DE PRÉ-CARNAVALNA PRAIA DE IRACEMAREFORMA DRAGÃO DO MAR

Page 2: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

palavra do presidente >Durante os anos que me dediquei à pesquisa sobre a produção do espaço urbano de Fortaleza, pude entender que a Praia de Iracema tem lugar privilegiado no pensamento produzido sobre os processos culturais de Fortaleza. Foi na PI que se desenvolveu o primeiro espaço de sociabilidade com características de uma cultura de praia. Espaço utilizado, principalmente, para lazer, a PI transformou-se em um polo de gastronomia, hospedagem, diversão e reunião das famosas rodas boêmias. Foi pensando esse clima festivo que preparamos o guia deste mês. Com uma programação especial de férias e de pré-carnaval, que reúne show, exibição de filmes, lançamento de livros, exposições, vamos fortalecer os

laços que unem o Centro Dragão do Mar e a alegria inspiradora da Praia de Iracema. A exposição “Luiz Assunção: Samba de Carnaval”, organizada pelo Professor Gilmar de Carvalho, é uma tentativa de resgatar a trajetória desse maranhense radicado no Ceará, e da importância de sua produção musical para a construção do imaginário afetivo da Praia de Iracema e do carnaval cearense.Com as apresentações do Bloco Chão da Praça, com o grupo Os Transacionais e a discotecagem do pesquisador musical Henrique Dídimo, nosso público vai ter um pré-carnaval regado a tropicalismo, psicodelismo, poesia e guitarras.

> Paulo Linhares

EXPEDIENTE

Jornalista Responsável Luciana Vasconcelos (MTE CE2177JP)

Projeto GráficoDenise de Castro e Darwin Marinho

Edição e DiagramaçãoGustavo Diógenes

Textos Gilmar de Carvalho e Dalviane Pires

Tiragem: 30.000

O Guia do Dragão do Mar é distribuído gratuitamente. Venda Proibida.

* Programação sujeita a alteração

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

Governador Cid Ferreira Gomes

Secretário da CulturaFrancisco José Pinheiro

INSTITUTO DE ARTE E CULTURA DO CEARÁ

PresidênciaPaulo Linhares [email protected]

Diretoria de Planejamento e GestãoManinha Morais [email protected]

Diretoria de Formação e CriaçãoBete Jaguaribe [email protected]

Diretoria de Ação CulturalIsabel Andrade [email protected]

Diretoria Administrativa FinanceiraValéria Sales [email protected]

Diretoria de MuseusValéria Laena [email protected]

OuvidoraSamara Dias [email protected]

> CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA

> ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS THOMAZ POMPEU SOBRINHO

> CENTRO CULTURAL BOM JARDIM

guia janeiro2013

DragãodoMar

Page 3: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

sumário

Exposição “Luiz Assunção:

Samba de Carnaval”

Centro Dragão do Mar

4

ciclotemático

6

10

31

dia a dia

20

museus

24

planetário

12

25

literatura

27

música

26

teatro

29

múltiplas linguagens

28

cinema

38

Escola de Artes e Ofícios

40

Centro Cultural Bom Jardim

EspecialPré-Carnaval na PI

Page 4: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

4 Guia Dragão do Mar

Há 14 anos imerso no cenário cultural do Brasil, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura encanta, educa, entretém e inquieta os olhares para as múltiplas formas e expressões artísticas. Destaca-se como um ancoradouro

das ideias e da criação cultural do Ceará, como a moradia dos bens culturais do nosso Estado e como difusor das artes e das culturas do país e do mundo. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um equipamento do Governo do Estado, vinculado à Secretaria da Cultura e gerido pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), também responsável pela gestão do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) e da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAO).

Obra de Murilo Sá Toledo, a estátua do Dragão do Mar é uma homenagem a Francisco José do Nascimento, Chico da Matilde, o Dragão do Mar, jangadeiro herói que mudou o destino da história abolicionista no Ceará. Repetindo a frase “Ninguém embarca!”, Chico da Matilde, em ação de protesto, paralisou o porto de Fortaleza, impedindo a saída de escravos no Ceará, fazendo da província a pioneira na abolição da escravatura no Brasil.

Estátua do Dragão do Mar

CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA

FOTO

: MA

RIN

A C

AVA

LCA

NTE

Page 5: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

Guia Dragão do Mar 5

Centro Dragão do Mar de Arte e CulturaRua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema 60060-390 Fortaleza - CETel. 55 85 3488.8600 / 55 85 3488.8608Horário de FuncionamentoDe terça a quinta, das 8h às 22h, sexta a domingo e feriados, 8h às 23hwww.dragaodomar.org.br www.twitter.com/_dragaodomarwww.facebook.com/dragaodomar

Ouvidoria Dragão do Mar Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema 60060-390 Fortaleza - CE [email protected]

Dragão do Mar Educativo

PlanetárioAgendamentoInformações: (85) 3488.8639

MuseusAgendamentosOs museus do CDMAC oferecem como atividade permanente o atendimento especializado ao público escolar, idosos, turistas e outros grupos, com agendamento prévio. O agendamento pode ser feito pelo telefone (85) 3488.8604 ou pelo e-mail: [email protected]. O serviço funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Horários de funcionamento O Memorial da Cultura Cearense (MCC) e o Museu de Arte Contemporânea (MAC) funcionam de terça a domingo, das 10h às 20h (acesso até 19h30).

Bilheteria Horários da programação fixa – como Domingo Musical, Quinta com Dança e Teatro da

Terça – a bilheteria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura abre com duas horas de antecedência dos espetáculos.

Para as sessões no Planetário, a bilheteria abre às 16h.

Para espetáculos e shows de produção externa, as bilheterias funcionam de acordo com a demanda de cada produção. No caso de eventos de grande porte, geralmente, é feita a venda antecipada de ingressos.

Não trabalhamos com reserva de ingressos, lugares marcados e cartões de crédito ou débito.

Estudantes, menores de 12 anos, maiores de 60 anos, portadores de deficiência e professores da rede pública de ensino têm direito à meia-entrada.

É indispensável a apresentação de um documento que comprove o direito à meia-entrada, com exceção dos portadores de deficiência.

Não será permitida a entrada de pessoas sem camisa ou vestindo roupas de banho, levando animais (à exceção dos casos previstos na Lei nº 11.126, que regulamenta o uso de cães-guia) ou portando alimentos e bebidas, nas salas de exposições, planetário, teatro e auditórios.

O Centro Dragão do Mar possui estrutura adequada para receber portadores de deficiência. Esta programação está disponível para consulta também em Braille.

Crianças menores de 10 anos somente poderão ingressar e permanecer nos locais de apresentação ou exibição quando devidamente acompanhadas dos pais ou responsáveis (Estatuto da Criança e do Adolescente - Art.75).

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA

Page 6: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

6 Guia Dragão do Mar

CICLO TEMÁTICO DE JANEIRO

Pré-Carnaval na Praia de Iracema: aqui a alegria chega mais cedo

Carnavais de rua de Fortaleza

A festa é transgressão, é a subversão das regras do jogo e a instalação de um outro tempo, outra ordem, outro sentido. O carnaval junta todos estes ingredientes e mais o lado dionisíaco, com o excesso de bebida, com o sexo rolando solto e com o mundo ficando, definitivamente, às avessas.

Nunca uma festa foi tão multicultural. O carnaval faz em poucos dias, e sem complicações, o que teóricos passaram a vida tentando explicar. Aqui, herança lusa convive tranquilamente com o legado indígena e com a contribuição africana. Não se trata de democracia racial, mas do jeito brasileiro de fazer a festa e de resolver assimetrias.

O carnaval de rua de Fortaleza, pouco estudado, começou, como não poderia deixar de ser, com o entrudo português, laranjinhas de cera, brincadeiras ingênuas algumas, outras nem tanto. A ideia era de brincadeira e não de espetáculo, como se transformou tempos depois. Era a herança europeia de uma Idade Média que tinha suas irreverências, com festas dentro das igrejas, coroações de falsos bispos e instalação do que se passou a chamar de “baixo corporal”, o que fica abaixo do umbigo e que é tão presente no nosso humor: fezes, urinas, humores e as genitálias que fazem furor nas escolas de samba.

Os índios trouxeram as danças dos caboclos para a festa e os africanos coroavam seus reis e rainhas do congo, nas Irmandades católicas, no mais perfeito exemplo de sincretismo que é o maracatu. Estavam reunidos os ingredientes para a festa.

Durante muito tempo, o carnaval era visto muito mais como elemento de perturbação pública, com a instalação permitida (nem tanto e nem sempre) da “embriaguez e da desordem”. As elites trataram de fazer seus clubes (Iracema, Diários), suas batalhas de confetes e suas festas. O povo não ficava apenas no sereno e fazia a fuzarca no meio das ruas. Tivemos “Baianas”, tivemos tantas coisas que fizemos questão de esquecer, na voragem do tempo.

Os caboclos dançavam torém, com muito mocororó (suco de caju azedo

Mat

éria

de

Capa

“A festa é transgressão, é a subversão

das regras do jogo e a instalação de

um outro tempo, outra ordem, outro

sentido ”.

Gilmar de Carvalho

Page 7: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

Guia Dragão do Mar 7

fermentado). Os maracatus não faziam parte do carnaval, mas foram se sentindo convocados para a festa pagã, o tríduo momesco, a festa que antecipa os quarenta dias nos quais as imagens dos santos eram cobertas de roxo nas igrejas. O carnaval é festa de atualização e reinvenção do prazer, da luxúria ou da alegria mais espontânea, quando a toalha velha se transforma no estandarte ou quando o vestido apertado é índice de uma sinalização do mundo de ponta cabeça, com a instalação da “confusão” dos gêneros, por exemplo.

Bom pensar que os passeios refletiam uma pesada e rígida estratificação social, com elites, camadas médias e zé povinho sabendo que lugares ocupar no Passeio Público. Os confetes eram ingênuos, serpentinas se desenrolavam aéreas e mesmo a lança-perfume era autorizada.

Uma pesquisa nos jornais do começo do século mostra a pouca importância do carnaval como notícia. Pode-se pensar no ano de 1936, como da constituição do bloco Prova de Fogo e do Maracatu Ás de Ouro.

Era uma espécie de institucionalização da festa nos espaços públicos. O bloco tinha a ver com bandas de músicas, trazia instrumentos de sopro e não se pode dizer que o maracatu foi trazido de Recife. Ele sempre esteve aqui. Está nas memórias de Gustavo Barroso, está na crônica das Irmandades, está nas lembranças dos velhos. Um maracatu latente que explode no carnaval, meio fora de lugar, talvez, ou no lugar permitido.

ACERVO CALÉ ALENCAR

Gilmar de Carvalho

Page 8: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

8 Guia Dragão do Mar

Mat

éria

de

Capa

As escolas de samba chegaram aos poucos. A “Escola de Samba Lauro Maia” se tornou “Escola de Samba Luiz Assunção”, em 1945. Não tinha nada a ver com o modelo carioca. Esse padrão só chegaria depois da integração nacional pela rede de satélites e micro-ondas, nos anos 1970, auge da ditadura militar, implantada em 1964. Eram escolas de samba que saiam pelo prazer de brincar e que cantavam sambas feitos para estes desfiles. Foi assim que se fortaleceu o talento de Luiz Assunção.

No pós-guerra, o “Cordão das Coca-Colas” veio com força total. Era uma forma de vingança dos rapazes da cidade que se sentiram preteridos pelas moças que preferiam namorar norte-americanos, durante o conflito mundial. Depois

FOTO: FRANCISCO SOUSAFOTO: FRANCISCO SOUSA

Page 9: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

Guia Dragão do Mar 9

viera, “Garotas do Sputinik”, “Meninas da Lua”, “Meninas do Barulho”, importante era desfilar ao som das marchinhas e parodiar as chanchadas que eram exibidas nos cinemas.

Assim, tivemos blocos de frevo, troças e a presença forte de blocos de sujos, fazendo sátira política, comportamental ou brincando de qualquer jeito.

Os maracatus tiveram um auge, nos anos 1950 e 1960. A “imposição” do modelo carioca de carnaval levou ao desmantelamento do corso, onde pontificavam carros alegóricos das “pensões” da cidade, à rejeição da busca de um modo cearense de brincar e à macaqueação do padrão hegemônico.

A “Ispáia Brasa” pode ser considerada como uma articulação, um elo entre o modelo cearense e o carioca de fazer escola de samba. Chegou com bateria como deve ser, com enredo, sambas, muita criatividade e invenção, palavras que se incorporavam ao léxico de um carnaval que ganhava outra roupagem.

Depois, passaram a vigorar critérios rígidos de julgamento, misturaram maracatus e escolas de samba no mesmo pacote, mudaram o lugar do desfile indefinidas vezes e o carnaval foi-se tornando negócio, com as subvenções reforçando os donos das agremiações, em detrimento de um trabalho comunitário, presente ainda nos maracatus, por conta, talvez, da ligação deles com os terreiros de umbanda ou candomblé.

Nesse ínterim, veio o modelo baiano, e levamos nossas festas para as praias. Não sabemos bem o que queremos. Cobramos um padrão na avenida Domingos Olímpio esvaziada. Levamos a mídia para cobrir as praias. Saímos da cidade, faz tempo, durante a festa. Temos pré-carnaval animado, enquanto não “inventamos” um carnaval, o que constitui uma situação bastante paradoxal.

Correndo por fora, a micareta envolve blocos, negócios, cobertura. É mais “business” que festa. Chegaram a levá-la para Miami. Claro que não poderia dar certo. Caiu muito depois de mais de vinte anos. Nós que somos alegres, que somos celeiro de humoristas, que rimos da própria desgraça, que vaiamos o sol, enterro, gente feia e que debochamos de tudo, não somos capazes de fazer um carnaval que tenha a nossa cara. Chegaremos lá, só depende de nós.

FOTO:GABRIEL ANDRADE

Page 10: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

10 Guia Dragão do Mar

CICLO TEMÁTICO DE JANEIRO

Exposição:Luiz Assunção:Samba de Carnaval

10 Guia Dragão do Mar

“Foi um boêmio, um folião, um cidadão

de bem e um compositor inspirado, na

linha da canção cearense,”

Gilmar de Carvalho

Todo carnaval tem suas personagens inesquecíveis e suas referências. O de Fortaleza pode apontar a figura boêmia, talentosa e de bem com a vida chamada Luiz Assunção.

Este maranhense, filho de pai cearense, nasceu em São Luís, a 11 de julho de 1902. Ele gostava de dizer que no mesmo dia em que nascera o compositor Carlos Gomes. A mãe, organista da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, à Praça Gonçalves Dias, onde a família vivia, o iniciou no piano. O pai, delegado de polícia, morreu quando Luiz tinha seis anos; a mãe, quando ele completara treze. Depois de compor uma valsa inconclusa, aos quatorze anos, e de servir o Exército, Luiz chegou a Fortaleza, em 1928.

Foi recebido na Ponte Metálica por amigos músicos e começou a trabalhar tocando piano para acompanhar filmes mudos ou para animar a vida noturna dos cabarés da cidade. Fez viagens para tocar a bordo. Em 1929, casou com dona Isaura, com quem teve três filhos.

Em 1944 foi contratado pela Ceará Rádio Clube, pioneira na radiodifusão

Des

taqu

e

Page 11: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

Guia Dragão do Mar 11

ACERVO NIREZ

Gilmar de Carvalho

cearense, no ar desde 1934. A Rádio passara para a cadeia dos Diários Associados. Luiz foi pianista, auxiliar de maestro, copista de partituras e arquivista. Ficou vinte anos lá.

A novidade mais importante veio em 1945, quando “herda” a “Escola de Samba Lauro Maia”, rebatizada de “Escola de Samba Luiz Assunção”. A escola, vencedora do carnaval de rua de Fortaleza em 1947, 1948 e 1949, foi um marco. Era um bloco animado, com instrumentos de sopro e o povo aprendendo a dançar samba. Não tinha nada a ver com o modelo das escolas de samba cariocas, que só chegaram, nos anos 1970, com a integração do País pelas comunicações.

Luiz ficou na escola até 1973. Antes, fora contratado pela Prefeitura para sua Banda de Música, outra vez, como copista de partituras.

Muitas de suas composições foram gravadas por importantes intérpretes, como Quatro Ases e um Coringa, Jamelão, Trio Nagô, o acordeonista Julinho, o rabequista Baiano, o Pequeno Airton, antes de ser redescoberto pelo Pessoal do Ceará.

Luiz foi um apaixonado por Fortaleza. O seu maior sucesso foi “Adeus, Praia de Iracema”, samba com uma temática plangente: a lamentação pela destruição da nossa antiga Praia do Peixe, nos anos 1940, com a construção do Porto do Mucuripe.

Foi um boêmio, um folião, um cidadão de bem e um compositor inspirado, na linha da canção cearense, que começa pela tradição oral, por Alberto Nepomuceno (parceiro de Juvenal Galeno), pelas modinhas, por Ramos Cotôco, Lauro Maia, Aleardo Freitas, chega ao Pessoal do Ceará, à Massafeira e desemboca no Coletivo Bora.

Todo bloco que sai às ruas de Fortaleza homenageia Luiz Assunção. Este ano, ele também ganha exposição na Sala Multiuso, do Centro Dragão do Mar de Arte de Cultura, a ser inaugurada dia 17 de janeiro. Com textos, fotografias, partituras, recortes de jornais, a mostra pretende lançar um foco de luz na vida e na obra deste compositor que se integrou tão bem à vida de nossa cidade, como um de nós, cearense de coração e adoção.

Abertura dia 23, às 19h30, no Espaço Multiuso. Acesso Livre.

Page 12: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

12 Guia Dragão do Mar

Se alegria é um bloco de Carnaval que não liga se não é fevereiro, comemoremos: a Praia de Iracema é samba e aqui o Carnaval chegou mais cedo. O bairro, que reúne importantes equipamentos culturais da capital cearense, recebe, com vistas para o mar, parte da programação principal do Pré-Carnaval de Rua de Fortaleza.

Além da Praia de Iracema, a cidade tem polos de folia no Benfica e na Praça do Ferreira (Centro), além de blocos espalhados pela periferia.

A cidade Resultado das manifestações populares que acontecem na capital cearense há

mais de 30 anos, o Pré-Carnaval tem se organizado e, com o apoio do poder público e iniciativa privada, é hoje um dos principais eventos de atração turística da cidade. Além de movimentar a economia local, leva para as ruas a vocação que a cidade tem pelo Carnaval, incentivando a cultura e o entretenimento.

O entorno do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um dos principais pontos de concentração de blocos da Praia de Iracema. Das ruas vizinhas ao centro cultural saem todos os sábados - até o primeiro final de semana de fevereiro - quatro blocos: Baqueta, Bons Amigos, Camaleão do Vila e Unidos da Cachorra. Aqui, os sambas-enredo dão o tom da festa.

Os blocosOrganizados, a maioria dos blocos se comunicam bem pela Internet - em

especial o Facebook - e já formam uma rede de apaixonados por samba. Ao longo do ano, foco na formação de ritmistas até formar a bateria perfeita, a que vai seguir o circuito que cruza a avenida Historiador Raimundo Girão em um cortejo musical. Estima-se que aproximadamente 100 mil pessoas passem pelo entorno do Dragão do Mar em sábados de Pré-Carnaval.

Pelos blocos, gente de todas as idades, em especial os nascidos na década de 80, órfãos dos bons tempos de Fortal, com direito a “abadá que agora é camisa do bloco”. Quem visita a Praia de Iracema nos meses de janeiro e fevereiro encontra ruas cheias de sábados e de samba. O coração bate no ritmo das “baterias-show”, grandes, sonoras, com sambas de enredo muitos já conhecidos da grande maioria do público.

Todos os sábados, até o dia 02 de fevereiro. No Polo da Praia de Iracema, a concentração dos blocos do entorno do Dragão do Mar acontece partir das 13 horas, onde ritmistas e público começam a interagir. Em outras partes do bairro, blocos com diferentes propostas musicais saem em cortejo rumo ao Aterrinho. A festa neste circuito vai até 22h e todo mundo se encontra lá.

CICLO TEMÁTICO DE JANEIRO

Mat

éria

de

Capa

Já é Carnaval na Praia de Iracema

Page 13: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

Guia Dragão do Mar 13

No Aterrinho

É no Aterrinho da Praia de Iracema - espaço próximo a conhecida “caixa d’água dos peixinhos”, obra Leonilson, a única do artista em mosaico - que a festa se avoluma e todos os núcleos se encontram, independente do bloco do coração. Confira a programação:

12/01

Gaby AmarantosDas aparelhagens do Pará para balançar o País com sucessos como “Ex Mai Love” e “Beba Doida”, Gaby Amarantos volta à Fortaleza com a energia do Carnaval. Visite o site de Gaby Amarantos em gabyamarantos.com.

19/01

PatuscoQuem gosta da música que brota de Olinda, Pernambuco, Brasil, em forma de samba, vai ao show da banda Patusco. O grupo, com força na bateria, se apresenta no segundo dia de Pré-Carnaval de Rua de Fortaleza. Puro Carnaval.

26/01

Serjão LorozaÉ justamente a mistura dos ritmos que envolve a música de Serjão Loroza e que torna o artista um nome “vivo-presente” em bons carnavais. Conheça mais de Serjão em www.loroza.com.br

02/02

Mariene de CastroBasta dizer que a contora começou sua carreira como vocal de apoio para a Timbalada. Faz sucesso em países como a França, onde foi aclamada pela crítica especializada. Escute Marien de Castro em www.marienedecastro.com.br.

FOTO: JACSON LOPES

Page 14: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

14 Guia Dragão do Mar

É nesse bloco que eu vou...Baqueta

Surdo, caixa de guerra, tamborim, chocalho, cuíca e agogô. Tudo junto e misturado. É assim que o Baqueta Clube de Ritmista tem movimentado os sábados da Praia de Iracema e promete colocar na pista do Pré-Carnaval alunos apaixonados por samba. São 190 ritmistas. Em 2012, o bloco abriu uma sede no Rio de Janeiro, que está sob a direção do Vinícius Ximenes,que é diretor de bateria da Portela. Mais em: www.blocodobaqueta.com.br.

Bons AmigosQuem acha que o Carnaval é verde e rosa vai no Bloco Carnavalesco Bons Amigos.

Criado em 2006, tem concentração em um espaço que já tem cara de samba: o Buoni Amici’s. O bloco, que já teve bateria importantes como a Unidos da Cachorra e Baqueta, formou sua própria bateria em 2010, a Surdo Bom. A parceria com a Estação Primeira de Mangueira trouxe à Fortaleza oficinas com os mestres da bateria carioca, mestres Marrom e Wesley.

Camaleões do VilaPelo terceiro ano na avenida, o Camaleões do Vila conta com aproximadamente 110

integrantes e foi criado para difundir o samba e outros ritmos percussivos. Também chamado de “Onda Verde”, o bloco ganhou fama no Vila Camaleão, espaço que movimenta uma avenida ( Monsenhor Tabosa, 381, Casa 3) em dias de festa. O Bloco tem sede na rua José Avelino, 508, na Praia de Iracema. A bateria foi preparada nos animados ensaios de sábado. Conheça mais do bloco em www.camaleoesdovila.com.br.

FOTO

: DIV

ULG

ÃO

FOTO: DIVULGAÇÃO

Page 15: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

Guia Dragão do Mar 15Guia Dragão do Mar 15

Unidos da Cachorra

O próprio nome do bloco dá vontade de sambar: Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Unidos da Cachorra. Foi fundado em 1997 por um grupo de amigos que tinham em comum a paixão por sambas de enredo. Apesar de ser um dos pioneiros da Praia de Iracema, o bloco nasceu no bairro universitário Benfica, na rua Marechal Deodoro (Antiga rua da Cachorra Magra, daí o nome do bloco). Foi em 2007 que o Unidos da Cachorra passou a fazer cortejos na Praia de Iracema. A disputada bateria vai às ruas durante o Pré-Carnaval de Fortaleza se deixando levar pelo ritmo de mais de 150 pessoas - entre mestres e alunos - e arrastando uma multidão. Saiba mais em www.unidosdacachorra.com.br.

Outros blocos da PI

Além das quatro baterias que saem do entorno do Dragão do Mar rumo ao Aterrinho, a Praia de Iracema abraça a tradição de blocos como o Amantes de Iracema, que tem concentração próximo ao famoso Pagode da Mocinha e o Mió K.I. Ambos concentram e saem em cortejo até o Aterrinho. Confira a programação completa do Pré-Carnaval de Rua de Fortaleza em www.secultfor.ce.gov.br.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Batida do bem • É literalmente quente o Pré-Carnaval de Rua de Fortaleza, portanto não vale esquecer o protetor solar. • Beba bastante água.

• Almoce leve. • Valorize o espaço público respeitando o horário permitido pela Lei do

• Silêncio (22h), não jogue lixo no chão e use sempre os banheiros químicos.

• A cidade fica melhor assim.

Page 16: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

16 Guia Dragão do Mar

Novos projetos para novas visões Arquitetura que se confunde com cartão postal. O vermelho, o branco, as

largas colunas, a passarela infinita de onde brota um mirante para a gótica catedral. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é uma peça urbana. Braço do Centro, coração e ombros da Praia de Iracema, “de uma ponta a outra”.

Com 14 mil metros quadrados de área e arquitetura assinada pelos arquitetos-autores cearenses Fausto Nilo e Delberg Ponde de Léon, o centro cultural, construído há 14 anos, recebe em 2013 sua primeira grande reforma. Até então, só haviam sido realizadas manutenções e pequenas adequações de espaços. O investimento do Governo do Estado do Ceará é de R$ 9 milhões para uma revisão geral na infraestrutura do equipamento.

A reforma tem acompanhamento do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE) do Governo do Estado. Em 2011, o órgão realizou uma vistoria, obrigatória em imóveis públicos entre 10 e 20 anos de uso, e sinalizou para a necessidade de melhorias hidráulicas e elétricas, além de uma atualização do equipamento às normas internacionais de acessibilidade. A obra, iniciada neste mês de janeiro, segue até outubro deste ano.

PlanejamentoDe acordo com Maninha Morais, diretora de Planejamento e Gestão

do Instituto Dragão do Mar, a reforma será feita em blocos, na tentativa minimizar prejuízos à programação do Centro. Em janeiro, o Teatro Dragão do Mar e as duas salas de cinema estarão fechadas ao público, mas a

Nov

idad

es

Dragão do Mar recebeprimeira grande reformadesde sua inauguração

Page 17: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

Guia Dragão do Mar 17

FOTO: MARINA CAVALCANTE

programação permanece nos demais espaços. “Nosso trabalho é para que a obra cumpra o cronograma estabelecido e que as atividades voltem ao normal logo que concluídas essas melhorias”, diz Maninha.

A diretora afirma que até abril deve ser concluída a primeira fase da obra, que inclui Teatro, Cinemas, Espaço Mix, Auditório e todas as áreas da administração. “Essa reforma é de extrema importância para o Dragão do Mar. Além de melhorar as instalações existentes e torná-las acessíveis, vai recuperar o painel do nosso Aldemir Martins, o que para nós é a possibilidade de devolver ao público a obra recuperada”, pontua Maninha.

Manutenção preventivaParalelo à obra, a direção de Planejamento e Gestão do Dragão do Mar está

consolidando o chamado “Plano de Manutenção Preventiva”. O Plano segue a proposta da equipe liderada por Fausto Nilo e Delberg Ponce de León, sobre a importância da “Monitoria Pós Uso”, ou seja, um relatório de acompanhamento contendo sugestões de adaptações na estrutura arquitetônica para acomodar as demandas geradas pelo uso nestes 14 anos. Acoplado a este relatório o Dragão do Mar irá atualizar seu “Plano de Manutenção Preventiva”.

Com isso colocado em prática, fica por conta de nós visitantes e consumidores de cultura zelar por um bem que é nosso e que, mesmo jovem, já é símbolo de resistência da arte em sua difusão e pensamento.

Page 18: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

18 Guia Dragão do Mar

O que vai melhorar- Revisão elétrica e hidráulica de todo o equipamento.- Modernização de espaços como cinemas, auditório e teatro. - Nova sinalização dos espaços.- Acessibilidade e inclusão.- Anfiteatro com cabine de luz e som.- Cinemas com curadoria da Fundação Joaquim Nabuco, Recife-PE.- Restauração do painel de Aldemir Martins.- Atualização do sistema de automação e vigilância do entorno com câmeras

interligadas à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará.- Projeto Luminotécnico.- Projeto de Paisagismo.- Projeto de Combate a Incêndio.

Só lembrando Em janeiro, o Teatro Dragão do Mar e as duas salas de cinema estarão fechadas

para reforma. Depois da reforma, os cinemas voltam com curadoria da Fundação Joaquim Nabuco, que tem sede em Recife, Pernambuco.

O que vem por aíAlém da atual reforma, o Dragão do Mar conta com projetos a serem iniciados em

breve. São eles:- Ampliação da Reserva Técnica do Memorial da Cultura Cearense (MCC); - Um pequeno anfiteatro e serviços de apoio (lanchonete, livraria e loja de

artesanato) no espaço situado entre o Dragão do Mar e a Biblioteca Pública; - Reforma de componentes das fachadas e passeios da parte sul, de frente para

a Praça Cristo Redentor. Aí estão previstos os efeitos de um projeto de luminotecnia, um conjunto de fontes, um lago, bancos para usos públicos, e elementos de harmonização entre as fachadas do Dragão do Mar e da Biblioteca Pública.

FOTO

: MA

RIN

A C

AVA

LCA

NTI

!

Serão investidos R$ 9.207.741,77 na obra, que integra o projeto “Virada Cultural”, anunciado em 2012

pelo governador Cid Gomes, para a revitalização, ampliação e adaptação dos equipamentos culturais do

Estado, investimentos da ordem de R$ 71.093.232,00 destinados à cultura do Ceará.

Page 19: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

Guia Dragão do Mar 19

Entr

evis

ta

FOTO

: MA

RIN

A C

AVALC

AN

TE

Convivências UrbanasEntrevista com

Fausto Nilo

Convidamos o arquiteto Fausto Nilo para uma conversa sobre o Dragão do Mar de ontem, de hoje e o de amanhã. Confira a entrevista:

Guia Dragão do Mar - Como foi ajudar a pensar a concepção arquitetônica do Dragão do Mar?

Fausto Nilo - Um dos propósitos originais do projeto é a interatividade com os usuários e a forma criativa de improvisar atividades periféricas - e até imprevisíveis -, em relação harmoniosa com aquelas atividades previstas no programa formal do projeto. Tivemos “surpresas previsíveis”, como o uso da base do Planetário por grupos de hip-hop, um maracatu desfilando na passarela ou apresentação de poesia ao ar livre, na Praça Rogaciano Leite Filho. Este é o princípio básico de formação do sistema espacial significante do Dragão do Mar, felizmente já decifrado pela maioria da população cearense, por seus gestores e pelos visitantes.

GDM - Muito se fala na degradação do entorno do Dragão do Mar: feira livre, poluição sonora, uso desordenado do espaço público. De que forma o CDMAC influencia a reabilitação de uma área com tantos problemas urbanos?

FN - O Dragão do Mar possui uma influência motivadora de novas conveniências urbanas compartilhadas. Isso pode ser conferido pelas viabilidades de implementação das vizinhanças como o novo Calçadão no trecho da orla histórica, a Caixa Cultural, bem como o Sesc, no antigo prédio Boris, e o futuro Aquário a ser implantado na face norte da zona urbana.

GDM - O Dragão do Mar foi construído em uma antiga região portuária, central, já problemática. Foi estratégico?

FN - O Dragão do Mar foi planejado para se situar numa zona urbana em declínio visível e, sofrendo processos gradativos de demolição de arquiteturas históricas, o Dragão impôs, à época do projeto, a clara necessidade de preservar a herança cultural edificada de sua vizinhança. Não é por acaso que a zona produziu convergência social, atraiu inúmeras atividades da chamada indústria criativa e estabilizou estabelecimentos privados com atividades de lazer e entretenimento. Esta é uma estratégia urbanística vencedora e reconhecida pela contemporaneidade mundial como a forma sustentável de proteção do patrimônio edificado, promovendo benefícios devidamente sincronizados entre a vida social, o ambiente final resultante e a economia local.

Page 20: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

20 Guia Dragão do Mar

MEMORIAL DA

CULTURA CEARENSE

O Sagrado Coração do Ceará Apresenta uma reflexão sobre a fé e suas manifestações, ancorada na diversidade cultural cearense, pondo em valor tanto as manifestações do catolicismo tradicional, como de sua vertente sertaneja ou popular, ressaltando ainda aspectos das culturas indígenas e africanas. Reúne tesouros da cultura religiosa no Ceará. Obras vindas de importantes coleções, como: Museu Diocesano Dom José de Sobral, Museu de Arte Sacra de Aquiraz, Museu Jaguaribano de Aracati, Museu Padre Cícero do Horto de Juazeiro, Norte, Casa dos Milagres Juazeiro do Norte, Museu do Ceará de Fortaleza, Casa dos Milagres, Memorial Padre Antônio Vieira, de Viçosa do Ceará , e Museu de Canindé, dentre outras, lançam luz sobre um acervo precioso existente no Ceará, ainda pouco conhecido e divulgado. Em cartaz até 19 de março de 2013

FOTO: FRANCISCO SOUSA

Page 21: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

Guia Dragão do Mar 21

FOTO: FRANCISCO SOUSA

Exposições

Vaqueiros [Salas 5 e 6]

Exposição lúdica, de caráter didático, percorre o universo do vaqueiro a partir da ocupação do território cearense pela pecuária até a atualidade. Utiliza cenografia, imagens e objetos ligados ao cotidiano do vaqueiro.

Visitação de terça a domingo, das 10h às 20h (acesso até às 19h30).

Todas as quintas, às 17h, no miniauditório do MCC, serão exibidos documentários e filmes relacionados à religiosidade nordestinaProgramação:

10/01/2013 – O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto

17/01/2013 – Chagas Abertas

24/01/2013 – Milagre em Juazeiro

31/01/2013 – Romarias na terra do Padre Cícero

Todos os sábados do mês de janeiro, das 17h às 18h, os educadores do MCC realizarão mediações com músicas barroca, indígena e afro brasileira na exposição “O Sagrado Coração do Ceará”. Venha conferir!

As visitas mediadas do MCC podem ser agendadas com antecedência no Setor de Agendamento de Museus, no horário de 12h às 17h. Contato: (85)3488.8604 . Mais informações:

Brinquedo - A Arte do Movimento [Salas 3 e 4]A exposição estimula a memória e ativa a sensibilidade. Os brinquedos expostos pertenciam à Coleção Macao Goes e hoje fazem parte do acervo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Visitas Mediadas às exposições do MCC

O Núcleo Educativo do Memorial da Cultura Cearense vem implementando três tipos de visitas mediadas. São elas:

Visita simples – Caracteriza-se por ser uma mediação com o caráter mais informativo, destinada a grupos não agendados e a turistas. Duração em média de 30 minutos.

Visita reflexiva – Caracteriza-se por ser uma mediação problematizadora, formadora, que instiga o visitante a pensar de forma crítica sobre os objetos museológicos. Duração em média 1h e 30 minutos.

Visita Ampliada – Caracteriza-se por ser uma mediação mais prolongada. Além de ter como ponto central a reflexão, nessa visita, atividades de arte-educação são vivenciadas. Por exemplo, oficinas de contação de histórias, origami, teatro de fantoches e caixa mágica.

MA

RIN

A C

AVALC

AN

TE

Page 22: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

22 Guia Dragão do Mar

MUSEU DE

ARTE CONTEMPORÂNEA

Projeto Novas Aquisições MAC CEDos percursos e das poesias O MAC CE apresenta um recorte inédito do seu acervo, resultado da pesquisa desenvolvida pelo curador Bitu Cassundé acerca da produção contemporânea nordestina. A exposição é composta por obras de: Efrain Almeida (CE), Euzébio Zloccowick (AL), Yuri Firmeza (CE), Amanda Melo (PE), Márcio Almeida (PE), José Rufino, (PB), Virginia de Medeiros (BA), Thiago Martins de Melo (MA), Waleria Américo (CE), Bruno Vilela (PE), Rodrigo Braga (PE), Marina de Botas (CE), Jared Domício (CE), Marcelo Gandhi (RN). As obras foram gentilmente doadas ao Acervo MAC CE pelos artistas.

FOTO

: MA

RIN

A C

AVALC

AN

TE

Page 23: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

Guia Dragão do Mar 23

Dalí: Bíblia Sagrada Com um grande público de visitantes ao longo dos dois meses de exposição, o conjunto de 105 litogravuras de Salvador Dalí que ilustram edição da Bíblia Sagrada, chega aos seus últimos dias. A exposição permanece em cartaz até 10 de janeiro.

Em cartaz até dia 10 de janeiro. Acesso livre

Projeto Estação Acervo MAC-CEO programa Curatorial Estação Acervo busca promover a aproximação das obras do MAC-CE e o público, pautado em ações educativas, falas de artistas, leituras críticas, publicações e debates. Iniciando sua programação evidenciamos obras de três artistas cearenses que possuem aproximações estéticas e residuais com o Surrealismo.

Acesso livre

Ações EducativasEncontro entre artistas de diversas linguagens, estudantes de arte e interessados em geral, para propor ações em caráter de residência durante sete dias.

Telefone: 34888622 – [email protected]

Lançamento de LivroO Núcleo de Pesquisas em Artes Visuais (NPAV) do Museu de Arte Contemporânea (MAC) lançará o livro “Museu, Arte e Conhecimento: o MAC como lugar de pesquisa”. Esta publicação conta com artigos relacionados às áreas de políticas de cultura, arte-educação e cultura visual, convertidas em linhas de atuação do Núcleo de 2008 a 2011.

Dia 25, às 19h, no Hall da Biblioteca Leonilson de Artes Visuais, dentro do Museu de Arte Contemporâneo

Oficinas InfantisNos sábados de janeiro, o MAC oferece uma programação especial para as crianças que visitarem o Museu, com oficinas educativas.Dias 12 e 26, às 16 horas, no Museu de Arte Contemporânea.Mais informações na recepção do MAC ou por telefone do setor educativo:(85) 3488.8622

Visitas GuiadasDurante todos os fins de semana de janeiro, o Museu oferece visitas com a equipe educativa para grupos que tenham interesse em conhecer o MAC e suas exposições, a partir de 17h.

Informações na recepção ou por telefone do setor educativo: (85) 34888622

Exposições

FOTO

: MA

RIN

A C

AVALC

AN

TE

FOTO: MARINA CAVALCANTE

Page 24: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

24 Guia Dragão do Mar

PLANETÁRIO RUBENS DE AZEVEDO

Sessões do PlanetárioIngressos: R$ 8,00/4,00

O ABC do Sistema Solar Em uma nave imaginária, três crianças fazem uma viagem emocionante pelo Sistema Solar. Visitam o sol, os planetas e a lua. Durante a viagem, elas aprendem sobre a mitologia das constelações e as lendas astronômicas.A Conquista do Espaço

A Conquista do EspaçoCom Yuri Gagarin foi iniciada a corrida espacial. Tempos depois, um sonho se torna realidade, e a maior conquista alcançada foi levar o ser humano à lua com o pouso da missão Apolo 11. 40min.

Explorando o Universo Venha se aventurar numa fascinante viagem pelo universo. Com Galileu conheceremos os segredos do céu e suas descobertas científicas para o progresso da ciência. 40min

Origens da VidaVamos mergulhar no desconhecido e, a partir das profundezas do oceano, descobrir as diversas origens da vida existentes em nosso planeta. Através do tempo e espaço viajaremos até o nascimento das primeiras estrelas. 30min.

Terças às sextas18h O ABC do Sistema Solar19h Explorando o Universo20h Origens da Vida

Noite das EstrelasQuando a lua está na fase quarto crescente, o Planetário Rubens de Azevedo disponibiliza telescópio para observação astronômica. O público observa crateras lunares, planetas, fenômenos astronômicos e outros objetos celestes.

Dias 19 e 20, às 19h, em frente ao Planetário Rubens de Azevedo. Acesso livre.

O Planetário Rubens de Azevedo é um espaço de entretenimento e formação pedagógica de caráter transdisciplinar em Astronomia.

Sábados e domingos17h O ABC do Sistema Solar18h Explorando o Universo 19h A Conquista do Espaço20h Origens da Vida

MA

RIN

A C

AVA

LCA

NTE

Page 25: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

Guia Dragão do Mar 25

Lançamento do livro “Cidades Narradas: memória, representações e práticas de turismo”O livro da socióloga Irlys Barreira trata sobre como a tentativa de perceber as cidades é plural nas suas expressões e narrativas. A autora busca discutir o modo como algumas cidades se revelam, incorporando dimensões de tempo e espaço que aparecem nos discursos, rituais de visitação e formas variadas de apresentação para moradores e visitantes. Dia 30, às 20h, no Auditório. Acesso Livre.

Literatura

Lançamento do livro “Qualidade na programação infantilda TV Brasil”

O livro apresenta um olhar atento à questão da qualidade dos programas infantis da TV pública. A obra reúne textos de uma consultoria prestada à TV Brasil, emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), realizada pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM), vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC), fazendo uma análise de 23 programas infantis exibidos pela emissora entre outubro de 2010 e janeiro de 2011. Dentre os programas analisados estão clássicos como Vila Sésamo, Castelo Ra-tim-bum e Cocoricó e produções mais recentes como Dango Balango, TV Piá, entre outros. Durante o lançamento, os autores farão uma breve apresentação da pesquisa para os presentes.

Dia 31, às 19h, no Auditório. Acesso Livre.

FOTO

: DIVU

LGA

ÇÃ

OFO

TO: D

IVULG

ÃO

Page 26: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

26 Guia Dragão do Mar

Teatro

Contação de Histórias

MáscarasCia. Midê Alegria

Pierrot, Colombina e Arlequim , fantasias de um carnaval, uma contação de história que retrata a magia das máscaras de carnaval.

Dias 6 e 13, às 18h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso livre. Classificação livre

FOTO: DIVULGAÇÃO

Carnaval de HistóriasCia. Catirina/Ateliê da PalavraDireção e execução musical: Luciana CostaNarração e direção geral: Josy Correia

“Carnaval de Histórias” comemora a maior festa popular brasileira com histórias inspiradas em histórias das principais canções e compositores do samba: uma folia de cores, palavras e melodias para todas as idades!

Dias 20 e 27, às 18h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso livre.Classificação livre

Page 27: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

Guia Dragão do Mar 27

Música

Homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga

Atendendo ao requerimento do deputado Lula Morais, a Assembleia Legislativa realiza o show de homenagem ao “rei do baião”. O show tem direção musical de Adelson Viana e participação especial de Chambinho, protagonista do filme “Gonzaga de Pai para Filho”, Manassés, Cainã, Nonato Luiz, Orquestra da Uece, entre outros.

Dia 31, a partir das 20h, no Anfiteatro. Acesso livre.

Chão da Praça

Durante o mês de janeiro, as quintas-feiras do Dragão do Mar serão animadas pelo Projeto Chão da Praça. A partir das 19h, o pesquisador musical Henrique Dídimo apresenta o projeto Carnaval de Maluco, que vai trazer muito som dos anos 70 e 80, um carnaval com pitadas de tropicalismo, psicodelismo, poesia e guitarras. Das 20h às 22h, o grupo Os Transacionais toca um repertório especialmente preparado para deixar o público no clima do pré-carnaval.

Todas as quintas no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso livre.Classificação livre

FOTO

: DIV

ULG

ÃO

FOTO

: DIV

ULG

ÃO

Page 28: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

28 Guia Dragão do Mar

Dias 6 e 20, às 16hOs Doces BárbarosJom Tob Azulay (1978 – 104min)O documentário dirigido por Jom Tob Azulay registra a turnê de shows “Os Doces Bárbaros”, que aconteceu em 1976 em comemoração aos dez anos de carreira individual de Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Betânia. Classificação 12 anos

Dias 6 e 20, às 19hÉ SimonalDireção: Domingos Oliveira (1970 – 87min)Comédia musical estrelada pelo cantor Wilson Simonal, na época um dos maiores ídolos do show business nacional, e dirigido por Domingos Oliveira, um dos grandes diretores do cinema brasileiro. O filme traz Simonal muito à vontade em meio a shows, muita música e divertidos esquetes de humor.Classificação: 12 anos

Dias 13 e 27, às 16hCarmen Miranda: Bananas is my businessDireção: Helena Solberg (1994 – 92min) O filme conta a extraordinária história da estrela brasileira que conquistou a imaginação e o coração do mundo. Carmen Miranda, nascida em Portugal e criada no Brasil, foi a mais famosa brasileira a conquistar as telas do cinema. No entanto, para os norte-americanos era mais conhecida como uma figura caricata. O filme tenta resgatá-la dessa trama, devolvendo-lhe o que há de mais fundamental: sua identidade. Livre

Dias 13 e 27, às 19hCartola - música para os olhosDireção: Hilton Lacerda e Lírio Ferreira (2006 - 88 min )Documentário sobre um dos compositores mais importantes da música brasileira. A história do samba a partir de um dos seus expoentes mais nobres. Utilizando linguagem fragmentada, o filme traça um painel da formação cultural do Brasil, convidando a uma reflexão sobre a construção da memória do país. O retrato de um homem que se reconstruía com seu tempo.

Café com TapiocaO café da manhã de domingo seguido de um bom filme.

Aos domingos, às 8h30, no Auditório. Classificação 14 anos

Cineclube Dragão do Mar*Filmes da Programadora Brasil

Cinema

FOTO

: DIVU

LGA

ÇÃ

O

Page 29: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

Guia Dragão do Mar 29

Dragão das Crianças

Arte para crescer feliz> Oficinas de máscaras e fantasias de carnaval

Todos os domingos, das 16h às 19h, na Praça Verde. Acesso livre.

Brincando e Pintando no Dragão do Mar

Todos os domingos, das 16h às 19h, na Praça Verde. Acesso livre.

Sahaja YogaA atividade é destinada a qualquer pessoa que deseje encontrar a sua verdadeira essência.

Todas as sextas, às 16h, no Bosque da Praça Verde. Acesso livre

Tai Chi Chuan no Dragão do MarPopularmente conhecido pelos movimentos lentos, suaves, circulares e longos, o Tai Chi Chuan é considerado por muitos como uma forma de meditação em movimento.

Todas as terças e quintas, às 16h30, na Praça Verde. Acesso livre

5º Grupo Escoteiro do Ar Pinto MartinsTem como meta o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe.

Todos os sábados, das 14h às 17h, no Bosque da Praça Verde. Acesso livre

Feira Dragão Arte Feira de artesanato, parceria entre Sebrae-CE e Sindicato dos Artesãos do Ceará (Siara-CE).

De sexta a domingo, das 17h às 22h, ao lado do Espelho D’água. Acesso livre.

Feira de Antiguidades Todos os domingos, das 15h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Acesso livre.

Planeta Hip HopGrupos promovem exibições de dança e música hip hop.

Todos os sábados, às 19h, na Arena Dragão do Mar. Acesso livre.

Encontro Cearense de MalabaresO encontro reúne jovens iniciantes e profissionais que exercem a prática dos malabares.

Dia 26, às 17h, na Praça Almirante Saldanha. Acesso livre

Múltiplas linguagensFO

TO: M

AR

INA

CAVA

LCA

NTE

Page 30: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

30 Guia Dragão do Mar

2 Quarta Planetário - O ABC do Sistema Solar

18h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário Planetário – Explorando o Universo

19h – R$ 8,00 / 4,00 - Planetário Planetário – Origens da Vida

20h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

3 Quinta Tai Chi Chuan no Dragão do Mar

16h30 – Acesso livre – Praça Verde Planetário - O ABC do Sistema Solar

18h – R$ 8,00 / 4,00 - Planetário Planetário – Explorando o Universo

19h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário Planetário – Origens da Vida

20h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

4 Sexta Sahaja Yoga

16h – Acesso livre – Bosque da Praça Verde

Feira Dragão Arte17h – Acesso Livre – Ao lado do espelho D’água Planetário - O ABC do Sistema Solar

18h – R$ 8,00 / 4,00 - Planetário

Planetário – Explorando o Universo19h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

Planetário – Origens da Vida20h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

5 Sábado 5° Grupo Escoteiro do Ar Pinto

Martins14h – Acesso livre – Bosque da Praça Verde Feira Dragão Arte

17h – Acesso livre – Ao lado do Espelho D’àgua. Na Batida do Samba

17h – Praça Verde Planetário - O ABC do Sistema Solar

17h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário Planetário – Explorando o Universo

18h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário Planetário – A Conquista do Espaço

19h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

Planetário – Origens da Vida 20h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário Planeta Hip Hop

19h – Acesso livre – Arena Dragão do Mar

6 Domingo Café com Tapioca

8h30 – Classificação 14 anos - Auditório Feira Antiguiddes

15h – Acesso livre – Na Arena Dragão do Mar Brincando e Pintando no Dragão do

Mar e Dragão das Crianças16h – Acesso livre - Praça Verde

Cineclube Dragão do Mar16h – Acesso livre – Auditório

Planetário - O ABC do Sistema Solar 17h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

Feira Dragão Arte17h – Acesso livre – Ao lado do Espelho D’água Férias no Poço da Draga

17h – Acesso livre - Poço da Draga - em frente ao pavilhão atlântico

Planetário – Explorando o Universo18h – R$ 8,00 / 4,00 - Planetário

Contação de Histórias - Máscaras18h - Acesso livre – Espaço Rogaciano Leite Filho Planetário – A Conquista do Espaço

19h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

Cineclube Dragão do Mar19h – Acesso livre – Auditório Planetário – Origens da Vida

20h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

8 Terça Tai Chi Chuan no Dragão do Mar

16h30 – Acesso livre – Praça Verde

Planetário - O ABC do Sistema Solar 17h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

Planetário – Explorando o Universo18h – R$ 8,00 / 4,00 - Planetário

Planetário – Origens da Vida 20h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

9 Quarta Planetário - O ABC do Sistema Solar

18h – R$ 8,00 / 4,00 - Planetário

Planetário – Explorando o Universo19h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

Planetário – Origens da Vida20h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

10 Quinta Tai Chi Chuan no Dragão do Mar

16h30 – Acesso livre – Praça Verde

dia a diaPROGRAMAÇÃO

janeiro2013

Page 31: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

Guia Dragão do Mar 31

Planetário - O ABC do Sistema Solar 18h – R$ 8,00 / 4,00 - Planetário

Planetário – Explorando o Universo19h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

Chão da Praça19h – Acesso Livre – Espaço Rogaciano Leite Filho

Planetário – Origens da Vida20h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

11 Sexta Sahaja Yoga

16h – Acesso livre – Bosque da Praça Verde

Feira Dragão Arte17h – Acesso livre - Ao lado do Espelho D’água

Planetário - O ABC do Sistema Solar 18h – R$ 8,00 / 4,00 - Planetário

Planetário – Explorando o Universo19h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

Planetário – Origens da Vida20h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

12 Sábado 5° Grupo Escoteiro do Ar Pinto

Martins14h – Acesso livre – Bosque Praça Verde Feira Dragão Arte

17h – Acesso livre - Ao lado do Espelho D’água

Planetário - O ABC do Sistema Solar 17h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário Planetário – Explorando o Universo

18h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário Planetário – A Conquista do Espaço

19h – R$ 8,00 / 4,00 - Planetário Planeta Hip Hop

19h – Acesso livre – Arena Dragão do Mar

Planetário – Origens da Vida 20h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

13 Domingo Café com Tapioca

8h30 - Auditório

Feira de Antiguidades15h – Acesso livre – Arena Dragão do Mar

Brincando e Pintando no Dragão do Mar16h – Acesso livre – Praça Verde

Dragão das Crianças - Arte para crescer feliz16h – Acesso livre – Praça Verde

Cineclube Dragão do Mar16h – Acesso livre – Auditório

Feira Dragão Arte17h – Acesso livre - Ao lado do Espelho D’água

Férias no Poço da Draga17h – Acesso livre - Poço da Draga - em frente ao pavilhão atlântico

Planetário - O ABC do Sistema Solar 17h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

Contação de Histórias - Máscaras18h - Acesso livre – Espaço Rogaciano Leite Filho Planetário – Explorando o Universo

18h – R$ 8,00 / 4,00 - Planetário

Planetário – A Conquista do Espaço 19h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

Cineclube Dragão do Mar19h – Acesso livre – Auditório Planetário – Origens da Vida

20h – R$ 8,00 / 4,00 - Planetário

15 Terça Tai Chi Chuan no Dragão do Mar

16h30 – Acesso livre – Praça Verde

Planetário – O ABC do Sistema Solar 18h – R$ 8,00 / 4,00 - Planetário

Planetário – Explorando o Universo 19h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

Planetário – Origens da Vida 20h – R$ 8,00 / 4,00 - Planetário

16 Quarta Planetário - O ABC do Sistema Solar

18h – R$ 8,00 / 4,00 - Planetário

Planetário – Explorando o Universo19h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

Planetário – Origens da Vida20h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

17 Quinta Tai Chi Chuan no Dragão do Mar

16h30 – Acesso livre – Praça Verde

Planetário - O ABC do Sistema Solar 18h – R$ 8,00 / 4,00 - Planetário

Planetário – Explorando o Universo19h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

Chão da Praça19h – Acesso Livre – Arena Dragão do Mar

Planetário – Origens da Vida20h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

Page 32: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

32 Guia Dragão do Mar

18 Sexta Sahaja Yoga

16h – Acesso livre – Bosque da Praça Verde

Feira Dragão Arte 17h – Acesso livre - Ao lado do Espelho D’água

Planetário - O ABC do Sistema Solar 18h – R$ 8,00 / 4,00 - Planetário Planetário – Explorando o Universo

19h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

Planetário – Origens da Vida20h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

19 Sábado 5° Grupo Escoteiro do Ar Pinto

Martins14h – Acesso livre – Bosque Praça Verde Planetário - O ABC do Sistema Solar

17h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

Feira Dragão Arte 17h – Acesso livre - Ao lado do Espelho D’água

Planetário – Explorando o Universo18h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário Planetário – A Conquista do Espaço

19h – R$ 8,00 / 4,00 - Planetário Planeta Hip Hop

19h – Acesso livre – Arena Dragão do Mar Planetário – Origens da Vida

20h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

20 Domingo Café com Tapioca

8h30 - Auditório

Feira Antiguidades15h – Acesso livre – Ao lado do Espelho D’água Brincando e Pintando no Dragão do Mar

e Dragão das Crianças16h – Acesso livre – Praça Verde

Cineclube Dragão do Mar16h – Acesso livre – Auditório Feira Dragão Arte

17h – Acesso livre – Ao lado do Espelho D’água Férias no Poço da Draga

17h – Acesso livre - Poço da Draga - em frente ao pavilhão atlântico Planetário - O ABC do Sistema Solar

17h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

Contação de Histórias – Carnaval de Histórias.18h – Acesso livre – Espaço Rog.Leite Filho

Planetário – Explorando o Universo

18h – R$ 8,00 / 4,00 - Planetário

Planetário – A Conquista do Espaço 19h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

Cineclube Dragão do Mar19h – Acesso livre – Auditório Planetário – Origens da Vida

20h – R$ 8,00 / 4,00 - Planetário

22 Terça Tai Chi Chuan no Dragão do Mar

16h30 – Acesso livre – Praça Verde

Planetário - O ABC do Sistema Solar 18h – R$ 8,00 / 4,00 - Planetário

Planetário – Explorando o Universo19h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

Planetário – Origens da Vida20h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

23 Quarta Planetário - O ABC do Sistema Solar

18h – R$ 8,00 / 4,00 - Planetário Planetário – Explorando o Universo

19h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário Abertura Exposição Luiz Assunção:

Samba de Carnaval 19h30 – Espaço Multiuso Planetário – Origens da Vida

20h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

24 Quinta Tai Chi Chuan no Dragão do Mar

16h30 – Acesso livre – Praça Verde

Planetário - O ABC do Sistema Solar 18h – R$ 8,00 / 4,00 - Planetário Planetário – Explorando o Universo

19h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário Chão da Praça

19h – Acesso Livre – Esp. Rog. Leite Filho

Planetário – Origens da Vida20h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

25 Sexta Sahaja Yoga

16h – Acesso livre – Bosque da Praça Verde Feira Dragão Arte

17h – Acesso livre – Ao lado do Espelho D’água Planetário - O ABC do Sistema Solar

18h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário Planetário – Explorando o Universo

19h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário Planetário – Origens da Vida

20h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

Page 33: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

Guia Dragão do Mar 33

26 Sábado 5° Grupo Escoteiro do Ar Pinto

Martins14h – Acesso livre – Bosque Praça Verde

Feira Dragão Arte17h – Acesso livre - Ao lado do Espelho D’água

Encontro cearense de Malabares17h – Acesso livre - Praça Almirante Saldanha

Planetário - O ABC do Sistema Solar 17h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

Planetário – Explorando o Universo18h – R$ 8,00 / 4,00 - Planetário

Planetário – A Conquista do Espaço 19h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário Planeta Hip Hop

19h – Acesso livre – Arena Dragão do Mar

Planetário – Origens da Vida 20h – R$ 8,00 / 4,00 - Planetário

27 Domingo Café com Tapioca

8h30 - Classificação 14 anos. Auditório

Feira de Antiguidades15h – Acesso livre – Arena Dragão do Mar

Brincando e Pintando no Dragão do Mar e Dragão das Crianças

16h – Acesso livre – Praça Verde

Feira Dragão Arte17h – Acesso livre - Ao lado do Espelho D’água

Férias no Poço da Draga17h – Acesso livre - Poço da Draga - em frente ao pavilhão atlântico

Planetário - O ABC do Sistema Solar 17h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

Cineclube Dragão do Mar16h – Acesso livre – Auditório

Contação de Histórias - Carnaval de Histórias18h - Acesso livre – Espaço Rogaciano Leite Filho Planetário – Explorando o Universo

18h – R$ 8,00 / 4,00 - Planetário

Cineclube Dragão do Mar19h – Acesso livre – Auditório

Planetário – A Conquista do Espaço

19h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

Planetário – Origens da Vida 20h – R$ 8,00 / 4,00 - Planetário

29 Terça Tai Chi Chuan no Dragão do Mar

16h30 – Acesso livre – Praça Verde

Planetário - O ABC do Sistema Solar 18h – R$ 8,00 / 4,00 - Planetário

Planetário – Explorando o Universo19h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

Planetário – Origens da Vida20h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

30 Quarta Planetário - O ABC do Sistema Solar

18h – R$ 8,00 / 4,00 - Planetário Planetário – Explorando o Universo

19h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário Planetário – Origens da Vida

20h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário

Lançamento do Livro “Cidades Narradas: memória, representações e práticas de turismo”20h – Acesso Livre – Auditório

31 Quinta Tai Chi Chuan no Dragão do Mar

16h30 – Acesso livre – Praça Verde

Planetário - O ABC do Sistema Solar 18h – R$ 8,00 / 4,00 - Planetário Planetário – Explorando o Universo

19h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário Chão da Praça

19h – Acesso Livre – Espaço Rogaciano Leite Filho

Planetário – Origens da Vida20h – R$ 8,00 / 4,00 – Planetário Lançamento do livro “Qualidade na

programação infantil da TV Brasil”19h – Acesso Livre – Auditório

Page 34: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

34 Guia Dragão do Mar

Visando fortalecer o circuito cultural da Praia de Iracema que está localizado no seu entorno, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura firmou parceria com outros importantes centros de promoção de educação em arte e programação cultural. Ao nos visitar, não deixe de conhecer outras realizações que estão a poucos passos. Confira!

Caixa CulturalEndereço: Av. Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema.Telefone: 3453.2750http://www.caixacultural.com.br

Artes Visuais

Exposição Rubem Grilo - xilográfico 1985-2013Rubem Grilo é, certamente, um dos mais importantes nomes em gravura atualmente no país. A exposição “Rubem Grilo - Xilográfico, 1885-2013” apresenta uma seleção de obras de autoria do consagrado artista plástico gravador, enfocando sua produção em xilogravura. De 15 de janeiro a 17 de fevereiro, Galerias 1 e 2, com visitação de terça a domingo, de 10 às 20h.

Teatro

Deus DanadoA peça é apresentada pela Cia Rapsódia de Teatro, reconhecido grupo teatral baiano. O texto propõe a difusão da dramaturgia brasileira contemporânea, encenando o texto do dramaturgo João Denys, um dos mais importantes nomes da cena nordestina, encenado pelo grupo de Salvador. A Cia Rapsódia ainda promoverá uma oficina, sob a coordenação da diretora Alda Valéria, sobre a metodologia de encenação do grupo, com carga horária de oito horas e inscrições gratuita para atores e diretores locais.

De 17 a 20 de janeiro, às 19h, no Teatro. Classificação 16 anos. Ingressos R$ 10,00 (inteira)

MúsicaDéliabO show traz o último trabalho do compositor e intérprete Vitor Ramil, lançado em 2010 nos formatos CD e DVD documentário. Gravado em Buenos Aires, o disco tem participações do violonista argentino Carlos Moscardini e de Caetano Veloso. Délibáb figurou entre os melhores discos e shows do ano de 2010, nas listas de importantes jornais e revistas brasileiras e argentinas.

Dia 25, às 20h, e dia 26, às 19h, no Teatro. Classificação: 16 anos. Valor do ingresso: R$ 20,00 (inteira).

RAIA DE IRACEMA CULTURAL

Page 35: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

Guia Dragão do Mar 35

BibliotecaEmpréstimos de livros e revistas, acesso à internet, jornais diários locais e nacional,

revistas semanais e mensais.

De segunda a sexta, de 8h às 21h. Acesso gratuito

Sesc Senac Iracema Rua Boris, 90 C - Centro - Tel: (85) 3452 1242http://www.ce.senac.br/iracema/

Temporada SESC de Artes CênicasEspetáculo “A Mão na Face” Dias 5, 6, 12, 13, 19, 20, 26 e 27, às 20h. Ingressos: R$ 12,00 / R$ 6,00.

Sesc CriançaEspetáculo “O Circo Rapadura Preta” Dias 13, 20 e 27, às 16h. Acesso livre.

Sesc EscolaProjeto de formação de plateia com espetáculos de teatro e dança, direcionados a escolas públicas e privadas mediante agendamento: telefone (85)3252.2215.

Quinta EnCenaEspetáculo “A Lição” Dias 10, 17, 24 e 31, às 20h. Ingressos: R$ 12,00 (Inteira) R$ 6,00 (Meia).

2º Festival Vaia Para CulturaO Festival Vaia para a Cultura é um grande encontro que reúne artistas de várias gerações e linguagens. Formando uma grande rede de saberes e intercâmbio, com o objetivo maior de difundir a pesquisa no campo das artes.

Dias 9, 16, 23 e 30, às 20h. Ingressos: R$ 12,00 (Inteira) / R$ 6,00 (Meia).

Dia 23, às 20h. Ingressos R$ 20,00 (Inteira) / R$ 10,00 (Meia).

Artes VisuaisExposição “O universo fantástico de uma memória inventada” - Diego dos Santos e Maíra Ortins“O universo fantástico de uma memória inventada” é uma exposição coletiva dos artistas Diego de Santos e Maíra Ortins. A exposição apresenta uma série de desenhos, abordando o universo do fantástico. São universos articulares, mas que dialogam entre si sobre a linha tênue entre o “real” e o “irreal”.

De 2 a 31, de 9h às 21h. Acesso livre.

MúsicaArmazém do SomLuciana Costa com Show “Música em Cena” Dia 11, às 21h. Ingressos: R$ 6,00 (Inteira) / R$ 3,00 (Meia).

Donaleda Dia 18, às 21h. Ingressos: R$ 6,00 (Inteira) / R$ 3,00 (Meia).

Wanderley Freitas com Show “Paz e Música” Dia 25, às 21h. Ingressos: R$ 6,00 (Inteira) / R$ 3,00 (Meia).

Page 36: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

36 Guia Dragão do Mar

ESCOLA DEARTES E OFÍCIOSTHOMAZ POMPEU SOBRINHO

FOTO

: MA

RIN

A C

AVALC

AN

TEFO

TO: M

AR

INA

CAVA

LCA

NTE

Escola nas escolasDifusão cultural, educação patrimonial e integração das escolas do bairro Jacarecanga.

3 º trimestre.

Eventos

Dialogando com os novos parâmetros que nortearão a formação desenvolvida pelo IACC, a AEAOTPS realizará ampla e diversa programação de cursos de formação básica e continuada nas áreas da conservação, preservação, difusão e valorização do patrimônio cultural cearense. Serão ofertadas 1.650 horas de formação básica e continuada, para jovens e adultos entre 18 e 40 anos. Cada curso terá duração de 225h/a

Programação 2013CursosRestauração de Bens Patrimoniais Móveis Organização de Acervos MuseológicosDesign e Produção de Artefatos em CouroCurso de Bordado e RetalhoCurso de Gravura (xilogravura e gravura e metal)Curso de Planejamento e Montagem de Exposição de Artes Aperfeiçoamento em Contexto de Trabalho (estágio)

Inscrições abertas a partir de fevereiro de 2013. Fique atento ao calendário e programe-se! Mais informações: (85) 3238.1244

Page 37: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

Guia Dragão do Mar 37

Espaços

Guia Dragão do Mar 37

Todos os eventos têm acesso livre e vagas limitadasAv. Francisco Sá, 1801 – Jacarecanga 60010-450 • Fortaleza – CEInformações e agendamento de visitas: (85) 3238.1244 - [email protected]

A EAO é gerida pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), vinculado à Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT).

Acompanhe o cotidiano da EAOTPS pelo facebook: http://www.facebook.com/earteseoficios

Biblioteca Thomaz Pompeu SobrinhoBiblioteca de artes, ofícios e patrimônio cultural, com mais de 1.500 livros para consulta local.

Ateliê de xilogravura O ateliê de xilogravura da EAOTPS pode ser utilizado de segunda a sexta-feira, mediante agendamento prévio, para atividades de impressão.

Para conhecer as normas de utilização e agendar horário, os (as) interessados (as) podem entrar em contato com a Escola pelo telefone: (85) 3238.1808

Ilha DigitalAcesso a pesquisas online sem custo. Disponibiliza aos usuários serviços de impressão, digitalização e periodicamente ministra curso básico de informática. Acesso gratuito à internet.

Loja ArtesanalProdutos desenvolvidos pelos alunos em cursos

Os espaços da EAO funcionam de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

CriançarteFormação de plateias, difusão cultural e fortalecimento da cultura da infância. 2º trimestre.III Salão da gravura do EAOTPSValorização e revelação de novos talentos da gravura cearense. 2º trimestre.Semana infância, cultura e patrimônioComemorações pelo dia da criança. 4º trimestre.

Mais informações: 3238 1808

Patrimônio para todos Uma aventura através das memórias/ ano V é um projeto de difusão e valorização do patrimônio cultural do Ceará, com foco no patrimônio não consagrado e na educação patrimonial da juventude. As incrições serão iniciadas em abril.

Page 38: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

38 Guia Dragão do Mar

Estimulando a formação artística e cidadã

IInaugurado em dezembro de 2006, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) é um importante espaço de convivência da arte e formação. O equipamento tem como objetivo estimular a participação e o protagonismo da

comunidade do Grande Bom Jardim nos eventos de caráter artístico, cultural e ações de formação. O CCBJ é gerido pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), vinculado à Secretaria da Cultura (Secult) do Governo do Estado do Ceará.

O CCBJ recebe projetos de Música, Teatro, Dança, Literatura, através dos e-mails: [email protected] e [email protected]

Todos os eventos têm acesso livreRua 3 corações, 400 – Bom Jardim 60545-110 Fortaleza - CEInformações: (85) 3497.5981 e 3497. 5991

CENTRO CULTURALBOM JARDIM

38 Guia Dragão do Mar

DIVU

LGA

ÇÃ

O

Cultura PopularReisadoGrapel - Direção: Danúbia CostaA pastoril estrela luminosa traz a queimação da lapinha....”onde as pastoras e pastores encerram suas festejos depois de muitos louvores para o menino Deus.

Dia 10, às 19h, na Praça Central. Classificação livre.

Sexta com DançaO Grito da Humanidade - Grupo MovimentoDireção: Dayane FariasO espetáculo retrata o cotidiano, com a correria do dia-a-dia, que acaba fazendo com que as pessoas nem atentem para os problemas que ocorrem diante dos seus olhos ou, por estarem ocupadas demais, não quererem saber de mais nada além de si próprios.

Dias 11 e 25, às 15h, no Teatro Marcus Miranda. Classificação livre.

Page 39: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

Guia Dragão do Mar 39

Momento CulturalTemplários – Poesia, Música e Histórias.Poetas do Templo- Direção: Italo RovereO amor de todo mundo para mudar o mundo; Essa é a essência do espetáculo do grupo Poetas do Templo (Ana Lourdes de Freitas, Carlos Arruda, Carlos Amaro, Emiliana Paiva, Gervana Nobre, Ítalo Rovere, Reginaldo Figueiredo e Talles Azigon) que através de intervenções, performances, músicas e contação de histórias e também de narrativas das experiências de vida, de poesia, de arte de cada integrantes do grupo leva o público a vivenciar a poesia em suas várias manifestações e dimensões. 60 min

Dias 13 e 20, às 15h, no Teatro Marcus Miranda. Acesso livre. Classificação livreGuia Dragão do Mar 39

MúsicaSons e tons - Pensamentos Voltados a Você - Grupo OrpheliaDireção: Lucas SantosA banda Orphelia, que acaba de lançar o seu primeiro trabalho, traz no EP intitulado de “Pensamentos voltados a você” músicas que tem como temas centrais o amor, o sofrimento e a superação. No show, a banda apresentará novos trabalhos, com o mais novo vocalista Marcos Cristiano, que trouxe novas ideias e uma nova visão de compor música abrangendo temas diferentes, como religião e o mundo em que vivemos.

Dia 05, às 19h, na Praça Central. Classificação livre

Lilian Duart e Guita FernandesDireção: Laercio GuitaA banda busca o resgate e a difusão de músicas de grande qualidade e poesia de artistas renomados como Elis Regina, Chico Buarque e Caetano Veloso. Também apresenta interpretações de músicas de artistas da chamada “Nova Era” da MPB, como Roberta Sá, Tulipa Raiz, Vander Lee e Vanessa da Mata. Mostra, através da musicalidade poética, que a MPB ainda está viva e latente nos corações do público.

Dia 12, às 18h, no Teatro Marcus Miranda. Classificação livre.

Amostras Musicais do Ceará - Projeto MIRC Direção: Antônio Paulo e Mapurunga JuniorApresentação: Paulo LimaApós quase um ano de amadurecimento e superação de desafios, o Projeto MIRC Rock Cearense chega à sua 11ª edição, programa mensalmente gravado no Auditório Marcus Miranda do Centro Cultural do Bom Jardim com apresentações ao vivo de bandas de rock do cenário underground, independente e autoral cearense, mas que também registra e apresenta imagens externas de produções audiovisuais, festivais e shows pelo Ceará. Com entrevistas, reportagens, debates ao vivo e exibições de videoclipes, num formato basicamente de programa de auditório, o Programa MIRC Rock Cearense promove a formação de platéias e a discussão de temáticas sociais, dando sempre voz e espaço para as bandas independentes.

Dia 13, das 13h às 17h, no Teatro Marcus Miranda. Classificação livre.

Flor de Cactus - Fundição Sonora e Poética Eles & ElasDireção: Robson Babu e Fernanda BarrosoA banda mistura a influência das músicas regionais de raiz a uma forte pitada de rock’n roll

Dia 19, às 19h, na Praça Central. Classificação livre.

Sons e TonsFaláciaDireção: Paulo Lima

A banda traz uma proposta musical e ativista, mesclando vários elementos do rock, como metal, punk e alternativo. Abordando em suas letras temas e conteúdos sobre problemas sociais, divergências políticas, novas formas de viver, respeito e culto à natureza, defesa a etnias, uma filosofia de liberdade de ideias e a propagação da resistência às diversas formas de opressão.

Dia 26, às 19h, na Praça Central. Classificação livre.

DIVU

LGA

ÇÃ

O

Page 40: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

40 Guia Dragão do Mar

CENTRO CULTURALBOM JARDIM

Musical InfantilCantando Cantos - Grite Direção e Produção: W. Renoir Melo

Fantoches e músicos misturam teatro e músicas infantis em um show rico em qualidades e elementos cênicos. Com um repertório vasto e envolvente, a apresentação provoca a interação entre crianças e adultos, proporcionando um divertido momento para as famílias e plateias.

Dia 15, às 15h, no Teatro Marcus Miranda. Classificação livre.

Arte PluralIvis Felipe e a Família Pé de SerraDireção: Jussiléia SoaresAlém de cantar músicas próprias, o grupo interpreta músicas de cantores reconhecidos como Luiz Gonzaga, Waldonys e Flavio Leandro.

Dia 16, às 15h, no Teatro Marcus Miranda. Classificação livre.

LiteraturaDia do quadrinho nacionalDireção: Mario FilhoProdução: Marie AuipEm comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional, o quadrinista Valdeci Carvalho e convidados realizam um momento de leitura, interação e descoberta das histórias em quadrinho para o público.

Dia 17, às 15h, no Teatro Marcus Miranda. Classificação livre.

TeatroDesencontos de Natal - Coral de Arte Cênica do IFCEDireção: Aldrey RochaInspirado nos “Contos de Natal” de Rubem Braga e nas comédias de costumes, a esquete “Desencontos de Natal” apresenta uma história centrada no contraste resultante da desigualdade social. No dia 25 de dezembro, após a expulsão da fazenda onde vive com os pais e a perda do irmão recém-nascido, uma menina pede a uma fada madrinha para mudar de família. Os acontecimentos proporcionam ao público reflexões sobre a desigualdade social e a sociedade de consumo.

Dia 24, às 15h, no Teatro Marcus Miranda.

Circuito do Riso (foto) - Cia Pã de Teatro e PesquisaDireção: : Mario Filho

Produção: Marie AuipÉ uma homenagem a uma experimentação dos tradicionais encontros de artistas e palhaços com o público em espaços alternativos. Um circo a céu aberto. Apresentações de números clássicos e atuais da palhaçaria sob ótica do palhaço Aquele Fulano de Tal, que extrai o riso de um elemento primal para toda a humanidade: a tragédia. A mágica, o equilíbrio, a mímica e muita bobagem compõem esse universo fantástico. AXÉCHULÉVOÉ!!!

Dia 13, às 18h, na Praça Central. Classificação livre.

Page 41: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

Guia Dragão do Mar 41

Lagarta PintadaDireçãp: Cristina Gadelha e Leticia SilvaPrograma lúdico-educativo que proporciona ao público infantil momentos de lazer e criação através de atividades de pintura e desenho livre, jogos, cantigas de roda e brincadeiras da cultura tradicional popular. Oficina de Capacitação em Brinquedoteca e Arte Educação – (Brincadeira de Criar), com a facilitadora Paula de Oliva.

Dias 06, 13, 20 e 27, às 16h, no Espaço Alternativo. Classificação livre.

Que Bicho é Esse?Direção: Eduardo Bruno

Nascem ao mesmo tempo uma formiga, um burro e um menino. A jovem formiga chega ao formigueiro, cheia de sonhos, mas acaba trabalhando como operária. O burro vive e é tratado como camelo. Por não se sentirem parte do local ao qual pertencem, os dois bichos saem à procura de um novo lugar para viver. Chegando ao novo espaço, deparam-se com um menino que tem um comportamento diferente. Será que os bichos irão saber entender o menino ou irão reproduzir a conduta de não aceitação das diferenças?

Dia 29, às 15h, no Teatro Marcus Miranda. Classificação livre.

Eles & Elas - Grupo ManáDireção: Patrick SouzaCom a força do destino, duas vidas são totalmente transformadas. Unidos por algo em comum, a busca pelo prazer, um casal vive as discussões, os desentendimentos, as manhas e os carinhos. Tudo que somente um casal conhece. Os encontros e desencontros de um amor. Um relacionamento pode ser engraçado e estressante, só depende do ponto de vista. Elas & Eles traz para o palco, de uma forma cômica e romântica, as dificuldades que os casais enfrentam para manter ou não um relacionamento. Fatos vividos que contados ninguém acredita, nem mesmo que já viveu.

Dias 06 e 20, às 19h, no Teatro Marcus Miranda. Classificação livre.

Autópsia – Grupo GriteDireção: W. Renoir MeloAutópsia é um mergulho na vida, nas obras e essencialmente na alma de Augusto dos Anjos. Através dos versos do “poeta da morte”, o espetáculo expõe um pouco da história, da personalidade e dos feitos literários de Augusto, em um espetáculo performático, dinâmico e que conserva o clima gótico e sombrio das poesias e dos poetas paraibano, induzindo o público a fazer parte e entender a natureza do verme e da morte.

Dia 30, às 15h, no Teatro Marcus Miranda. Classificação livre.

DIVU

LGA

ÇÃ

O

Page 42: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

42 Guia Dragão do Mar

CENTRO CULTURALBOM JARDIM

42 Guia Dragão do Mar

Dias 05, 12, 19, às 16hExibição dos filmes da 4ª Mostra do Circuito Tela Verde

Dia 26 às 16h Profetas da ChuvaDir.: Marcus Moura; Documentário; Quixadá, CE; 2008; 95 min. No Sertão Central do Ceará, na cidade de Quixadá, realiza-se a cada início de ano um encontro de profetas populares que, baseados em rituais e experiências de observação da natureza, dão prognósticos sobre a ocorrência ou não de chuvas. Cientistas, Jornalistas e principalmente agricultores e comerciantes da região aguardam com expectativa o resultado do encontro.

Dias 06 e 20, às 15hPrograma 204Animações para a primeira infância Censura: LivreFilmes:A festa que caiu do céuDir.: Karen Akerman; RJ, 2008, Ficção, Colorido, 13 min.

A Galinha Dorotéia e a Semente DouradaDir.: Andressa Lyrio do Couto; RJ, 2008, Animação, Colorido, 3 min.

A Língua do NhemDir.: Marcelo Branco; MG, 2006, Animação, Colorido, 1 min.

A Terra a GastarDir.: Cassia Itamoto e Celina Kurihara; SP, 2009, Animação, Colorido, 5 min.

AquarelaDir.: André Koogan Breitman e Andrés Lieban; RJ, 2003, Animação, Colorido, 5 min.

BoitatáDir.: Marcelo Branco; MG, 2005, Animação, Colorido, 3 min.

Criança não TrabalhaDir.: Marcelo Branco; MG, 2006, Animação, Colorido, 2 min.

Desenhar é Muito Fácil!Dir.: Pedro Pazelli; RJ, 2007, Animação, Colorido, 3 min.

O Burrico e o Bem-te-viDir.: Maurício Squarisi; SP, 2008, Animação, Colorido, 6 min.

Sapo XuléDir.: Paulo José (animador); SP, 2008, Animação, Colorido, 7 min.

Dias 13 e 27, às 15hPrograma 242Animações para a primeira infância 3Filmes:Bobolândia e MonstrolândiaDir.: Ale McHaddo, SP, 2010

Doce Turminha e a Bola Cor de ChicleteDir.: Eduardo Drachinski, SC, 2010

Dona Tota e o Menino MágicoDir.: Adriana Meirelles , SP, 2010

Eu Queria ser um MonstroDir.: Marão, RJ, 2009

Leve VooDir.: Natália Cristine Alencar de Freitas, RS, 2010

Uma Casa muito EngraçadaDir.: Toshie Nishio; SP, 1996

Vivi ViraventoDir.: Alê Abreu; SP, 2009

Voando com PipoDir.: Michel Leandro Borges dos Santos, SP, 2006

Cineclube Bom Jardim

Facilitadora: Angélica Rodrigues Exibição de filmes brasileiros (Programadora Brasil) graças à conquista do Edital + Cinema, projeto do Ministério da Cultura, Governo Federal, que beneficia os espaços culturais.

Page 43: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

Guia Dragão do Mar 43

GENTE DA GENTEJOSENI ALMEIDA DA SILVA

Joseni Almeida da Silva, mais conhecido como Camisola, tem 40 anos. Ele mora no Bom Jardim e joga capoeira desde que se lembra. Encontrou no esporte um caminho a seguir e a partir da sua experiência como capoeirista percebeu que poderia ajudar os jovens do bairro. Foi autor de requerimento na Câmara Municipal de uma sessão solene em homenagem aos mestres de capoeira do Estado. Em 2012 foi homenageado com o prêmio Viva Meu Mestre. Joseni parabeniza o Centro Cultural Bom Jardim

por ser um equipamento que ajuda no desenvolvimento cultural e intelectual dos jovens, além de oferecer incentivos ao esporte.

Guia Dragão do Mar 43

VENHA LERFacilitadora: Ana Paula Sales

É férias! Durante esse mês as crianças assistirão a exibições comentadas de filmes que estimulem o incentivo à leitura e à criatividade literária. As sessões acontecerão nos dias 5, 12 e 26 de janeiro, às 14h no Cineclube.

Sessões:Dia 5 - O Pequeno PríncipeDia 12 - O Amigo InvisívelDia 26 - Castelo Rá-Tim-BumHorário: 14h

Local: Biblioteca

ExposiçãoFlores do Jardim

Facilitadora : Angélica RodriguesCuradoria: Maira GuterresA exposição é o resultado da produção dos alunos dos cursos de artes visuais e artesanato, realizados no Centro Cultural Bom Jardim e nas instituições parceiras do projeto durante o ano de 2012.

Diferentes linguagens e interpretações da cultura local desenvolvidas de forma complementar, representando os múltiplos olhares sobre o Grande Bom Jardim. Flores é o fruto que desponta como resultado de um Jardim de Gente fertilizado e cuidado com respeito, carinho e criatividade.

Page 44: Guia Dragão do Mar Janeiro 2013

44 Guia Dragão do Mar

DIVULGAÇÃO