guia domte sobre contaminação acidental

2
Guia do MTE orienta sobre exposição acidental  O Guia Técnico de Riscos Biológicos do Ministério do Trabalho e Emprego explicita quais providências a serem tomadas em caso de exposição acidental aos agentes biológicos devem estar contidas no PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), de modo a ser cumprida a NR 32. 32.2.3.3 - Neste item a norma estabelece que constem do PCMSO procedimentos e informações relativos a situações que possam resultar na exposição acidental aos agentes biológicos. Com relação à possibilidade de exp osição acidental aos agentes biológicos, deve constar do PCMSO: Os acidentes com material biológico devem ser considerados emergências, tendo em vista que os resultados do tratamento profilático serão mais eficientes na medida que o atendimento e a adoção das medidas pertinentes ocorram no menor prazo após o acidente.  As recomendações e os procedimentos relacionados à profilaxia pós-exposição do HBV, HCV e HIV encontram-se detalhados na publicação “Recomendações para atendimento e acompanhamento de exposição ocupacional a material biológico: HIV e hepatites B e C” do Ministério da Saúde. Ela encontra-se disponível nos endereços eletrônicos: www.riscobiologico.org/resources/4888.pdf  www.aids.gov.br/final/biblioteca/manual_exposicao/manual_acidentes.  doc  A profilaxia pós-exposição também pode ser recomendável para outros agentes e doenças, independente do que foi avaliado no PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e correlacionado com o que foi levantado durante a vigilância da saúde do trabalhador exposto, detalhada no PCMSO. a) os procedimentos a serem adota dos para diagnóstico, a companhamento e prevenção da soroconversão e das doenças; b) as medidas para descontaminação do local de trabalho;  A descontaminação do local de trabalho, quando necessária, tem por objetivo principal evitar que o mesmo venha a se tornar uma fonte de contaminação por agentes biológicos. As medidas para a descontaminação devem considerar o agente, a sua concentração e as vias de transmissão. c) o tratamento médico de emergência para os trabalhadores; d) a identificação dos responsáveis pela aplicação das medidas pertinentes; e) a relação dos estabelecimentos de saúde que podem prestar assistência aos trabalhadores; f) as formas de remoção para atendimento dos trabalhadores; Quando não for possível realizar o atendimento do trabalhador no local de trabalho, o PCMSO deverá estabelecer os procedimentos de remoção a serem adotados. g) a relação dos estabelecimentos de assistência à saúde depositários de imunoglobulinas, vacinas, medicamentos necessários, materiais e insumos especiais.

Upload: luciano-carvalho-oliveira

Post on 05-Jul-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

8/15/2019 Guia Domte Sobre Contaminação Acidental

http://slidepdf.com/reader/full/guia-domte-sobre-contaminacao-acidental 1/1

Guia do MTE orienta sobre exposição acidental 

O Guia Técnico de Riscos Biológicos do Ministério do Trabalho e Emprego explicita quaisprovidências a serem tomadas em caso de exposição acidental aos agentes biológicos devemestar contidas no PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), de modo aser cumprida a NR 32.

32.2.3.3 - Neste item a norma estabelece que constem do PCMSO procedimentos einformações relativos a situações que possam resultar na exposição acidental aos agentesbiológicos. Com relação à possibilidade de exposição acidental aos agentes biológicos, deveconstar do PCMSO:

Os acidentes com material biológico devem ser considerados emergências, tendo em vista queos resultados do tratamento profilático serão mais eficientes na medida que o atendimento e aadoção das medidas pertinentes ocorram no menor prazo após o acidente.

 As recomendações e os procedimentos relacionados à profilaxia pós-exposição do HBV, HCVe HIV encontram-se detalhados na publicação “Recomendações para atendimento eacompanhamento de exposição ocupacional a material biológico: HIV e hepatites B e C” do

Ministério da Saúde. Ela encontra-se disponível nos endereços eletrônicos:

www.riscobiologico.org/resources/4888.pdf  www.aids.gov.br/final/biblioteca/manual_exposicao/manual_acidentes. 

doc 

 A profilaxia pós-exposição também pode ser recomendável para outros agentes e doenças,independente do que foi avaliado no PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) ecorrelacionado com o que foi levantado durante a vigilância da saúde do trabalhador exposto,detalhada no PCMSO.

a) os procedimentos a serem adotados para diagnóstico, acompanhamento e prevenção dasoroconversão e das doenças;

b) as medidas para descontaminação do local de trabalho; A descontaminação do local de trabalho, quando necessária, tem por objetivo principal evitarque o mesmo venha a se tornar uma fonte de contaminação por agentes biológicos. Asmedidas para a descontaminação devem considerar o agente, a sua concentração e as vias detransmissão.c) o tratamento médico de emergência para os trabalhadores;d) a identificação dos responsáveis pela aplicação das medidas pertinentes;e) a relação dos estabelecimentos de saúde que podem prestar assistência aos trabalhadores;f) as formas de remoção para atendimento dos trabalhadores;Quando não for possível realizar o atendimento do trabalhador no local de trabalho, o PCMSOdeverá estabelecer os procedimentos de remoção a serem adotados.g) a relação dos estabelecimentos de assistência à saúde depositários de imunoglobulinas,vacinas, medicamentos necessários, materiais e insumos especiais.