guia do material "atividade prática -elaboração de um panfleto"

24
GUIA DE ACTIVIDADES PRÁTICAS (SALA DE AULA) APRESENTAÇÃO As atividades experimentais podem promover o interesse e a motivação dos alunos, facilitar a compreensão de conceitos científicos, desenvolver aptidões práticas e capacidades de resolução e problemas (Matos, 2001) e melhorar a compreensão dos alunos sobre a natureza da ciência (Lunetta, 1998 in Matos, 2001). Considerando-se as limitações reais impostas pelo tempo reduzido destinado às inúmeras aprendizagens na sala de aula, optou-se por se apresentar uma proposta de atividades práticas a desenvolver na sala de aula e em conjunto com outras unidades curriculares. Pretende-se com esta atividade contribuir para o desenvolvimento de uma consciência pública que serve para transmitir os conhecimentos e informações que, em última análise, tem por objetivo fazer com que a redução de desastres seja um valor público aceite através da compreensão e participação popular (Reconret, 2004). Para a construção de uma consciência cívica na área da proteção civil, assume um papel crucial a formação e sensibilização das populações, sobretudo através de ações concertadas e regulares no meio escolar (Lopes e Mendes, 2006) A educação com jovens representa uma poderosa força para as mudanças. A educação e os centros educativos, tais como escolas e universidades podem modificar a perceção e as atitudes das pessoas, os efeitos podem multiplicar-se dentro de uma mesma comunidade. 1

Upload: casa-ciencias

Post on 23-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Material da Casa das Ciências disponível para download em: http://www.casadasciencias.org/index.php?option=com_docman&task=doc_details&gid=38042041&Itemid=23

TRANSCRIPT

Page 1: Guia do material "Atividade Prática -Elaboração de um Panfleto"

GUIA DE ACTIVIDADES PRÁTICAS (SALA DE AULA)

APRESENTAÇÃO

As atividades experimentais podem promover o interesse e a motivação dos alunos, facilitar a compreensão de conceitos científicos, desenvolver aptidões práticas e capacidades de resolução e problemas (Matos, 2001) e melhorar a compreensão dos alunos sobre a natureza da ciência (Lunetta, 1998 in Matos, 2001).

Considerando-se as limitações reais impostas pelo tempo reduzido destinado às inúmeras aprendizagens na sala de aula, optou-se por se apresentar uma proposta de atividades práticas a desenvolver na sala de aula e em conjunto com outras unidades curriculares.

Pretende-se com esta atividade contribuir para o desenvolvimento de uma consciência pública que serve para transmitir os conhecimentos e informações que, em última análise, tem por objetivo fazer com que a redução de desastres seja um valor público aceite através da compreensão e participação popular (Reconret, 2004).

Para a construção de uma consciência cívica na área da proteção civil, assume um papel crucial a formação e sensibilização das populações, sobretudo através de ações concertadas e regulares no meio escolar (Lopes e Mendes, 2006)

A educação com jovens representa uma poderosa força para as mudanças. A educação e os centros educativos, tais como escolas e universidades podem modificar a perceção e as atitudes das pessoas, os efeitos podem multiplicar-se dentro de uma mesma comunidade.

1

Page 2: Guia do material "Atividade Prática -Elaboração de um Panfleto"

GUIA DE ACTIVIDADES PRÁTICAS (SALA DE AULA)

ATIVIDADE PRÁTICA

«ELABORAR UM PANFLETO ELUCIDATIVO DAS MEDIDAS DE MITIGAÇÃO DO RISCO SÍSMICO».

Esta atividade deverá ser desenvolvida ao longo de um período letivo.

Espera-se, com esta abordagem, conseguir sensibilizar, informar, edificar competências e motivações que, na escola e fora dela, promovam atitudes que reflitam a preocupação dos alunos para com as medidas de mitigação do risco sísmico.

Esta atividade permite o desenvolvimento das qualidades próprias do trabalho científico, tais como a estruturação, a ordem, o rigor, a capacidade crítica e autocrítica, a procura de informação, a contrastação de resultados e a abertura a novas ideias. Desenvolvem-se, ainda, as competências de natureza procedimental, as quais estão relacionadas com a própria natureza do trabalho científico.

O primeiro diapositivo apresenta a atividade e deverá ser explorado no sentido de despertar nos alunos a importância e o significado das palavras PREVER, PREVENIR, PROTEGER e PLANEAR.

2

Page 3: Guia do material "Atividade Prática -Elaboração de um Panfleto"

GUIA DE ACTIVIDADES PRÁTICAS (SALA DE AULA)

Os diapositivos 2, 3 e 4 apresentam os objetivos a atingir com esta atividade prática, o material necessário à sua realização e a metodologia a seguir para a sua concretização.

3

Page 4: Guia do material "Atividade Prática -Elaboração de um Panfleto"

GUIA DE ACTIVIDADES PRÁTICAS (SALA DE AULA)

O diapositivo 5 pretende fazer a ligação entre a apresentação da atividade e os exemplos que se apresentam de seguida, servindo como motivação para os alunos se empenharem na sua elaboração.

O diapositivo 6 descreve a importância do papel da comunidade na redução dos efeitos de uma catástrofe. É também um alerta para a necessidade de prevenção. Deverá ser explorado com os alunos de forma a motivá-los para o seu papel na redução dos desastres.

4

Page 5: Guia do material "Atividade Prática -Elaboração de um Panfleto"

GUIA DE ACTIVIDADES PRÁTICAS (SALA DE AULA)

A exploração do diapositivo 7 permitirá verificar os conhecimentos que os alunos já possuem sobre o que é a PROTEÇÃO CIVIL.

Os diapositivos 8 e 9 definem o que é a Proteção Civil, apresentando o símbolo da Proteção Civil. A exploração destes diapositivos possibilitará uma tomada de consciência para o facto de que a protecção Civil começa em cada um nó.

5

Page 6: Guia do material "Atividade Prática -Elaboração de um Panfleto"

GUIA DE ACTIVIDADES PRÁTICAS (SALA DE AULA)

Os diapositivos de 10 a 19 apresentam folhetos de sensibilização, elaborados pela proteção Civil em Portugal. A sua exploração elucidará os alunos e facultará algumas ideias para o desenvolvimento da atividade que terão de desenvolver. A análise e interpretação destes folhetos, sob a orientação do professor, é fundamental para motivar e orientar o trabalho dos alunos.

6

Page 7: Guia do material "Atividade Prática -Elaboração de um Panfleto"

GUIA DE ACTIVIDADES PRÁTICAS (SALA DE AULA)

7

Page 8: Guia do material "Atividade Prática -Elaboração de um Panfleto"

GUIA DE ACTIVIDADES PRÁTICAS (SALA DE AULA)

8

Page 9: Guia do material "Atividade Prática -Elaboração de um Panfleto"

GUIA DE ACTIVIDADES PRÁTICAS (SALA DE AULA)

Em seguida, nos diapositivos 20 a 24 são apresentados aos alunos um conjunto de folhetos de sensibilização divulgados nos Estados Unidos da América. Embora estejam em língua inglesa, poderão ser igualmente úteis, pois os alunos já possuem conhecimentos do idioma e poderão ser, ainda, uma fonte de trabalho prático para colaboração com a disciplina de inglês e área de projeto.

9

Page 10: Guia do material "Atividade Prática -Elaboração de um Panfleto"

GUIA DE ACTIVIDADES PRÁTICAS (SALA DE AULA)

10

Page 11: Guia do material "Atividade Prática -Elaboração de um Panfleto"

GUIA DE ACTIVIDADES PRÁTICAS (SALA DE AULA)

Com o mesmo objetivo dos anteriores, o diapositivo 25 apresenta um folheto de sensibilização amplamente divulgado no Japão, traduzido para a língua inglesa.

Os diapositivos 26 e 27 representam um tipo de abordagem diferente, utilizada pela Proteção Civil de Espanha. Neste caso, utilizam a banda desenhada como um meio de cativar os alunos e a população mais jovem. Tal poderá constar de uma proposta de trabalho, a apresentar aos alunos, a realizar em conjunto com as disciplinas de língua Portuguesa e de EVT.

11

Page 12: Guia do material "Atividade Prática -Elaboração de um Panfleto"

GUIA DE ACTIVIDADES PRÁTICAS (SALA DE AULA)

12

Page 13: Guia do material "Atividade Prática -Elaboração de um Panfleto"

GUIA DE ACTIVIDADES PRÁTICAS (SALA DE AULA)

Outra maneira de passar mensagem, e de sensibilizar para a prevenção, é através da Internet, como se exemplifica no diapositivo 28. O professor poderá sugerir aos alunos que consultem o site indicado no diapositivo, a fim de retirarem ideias para o seu trabalho.

Nos diapositivos seguintes, 29 e 33, são apresentados vários exemplos de livros que tratam os terramotos e as medidas de mitigação dos mesmos, os quais podem ser consultados na íntegra através do endereço do site indicado. O docente deverá fazer uma consulta prévia para verificar se os conteúdos se adaptam ao nível de conhecimentos dos seus alunos.

13

Page 14: Guia do material "Atividade Prática -Elaboração de um Panfleto"

GUIA DE ACTIVIDADES PRÁTICAS (SALA DE AULA)

14

Page 15: Guia do material "Atividade Prática -Elaboração de um Panfleto"

GUIA DE ACTIVIDADES PRÁTICAS (SALA DE AULA)

15

Page 16: Guia do material "Atividade Prática -Elaboração de um Panfleto"

GUIA DE ACTIVIDADES PRÁTICAS (SALA DE AULA)

Os cartazes ou painéis podem também ser uma forma muito elucidativa de transmitir mensagens importantes às crianças e jovens (diapositivos 34 a 36).

16

Page 17: Guia do material "Atividade Prática -Elaboração de um Panfleto"

GUIA DE ACTIVIDADES PRÁTICAS (SALA DE AULA)

O guia de construção de mapas é um exemplo de um tipo de material didático muito útil à comunidade educativa, mas também às comunidades e organizações locais, permitindo um trabalho de preparação e de treino no processo de mitigação dos riscos.

Constituem uma importante ajuda na adaptação de medidas de preparação e mitigação, por parte dos habitantes das comunidades, mediante o conhecimento dos riscos e ameaças a que se encontram expostos (Martorell e Sáenz, 2001).

Após a exploração deste diaposito, sugere-se ao docente a apresentação de um mapa de risco da zona onde se localiza a zona da escola, permitindo a discussão do mesmo com os alunos e motivando os mesmo para a importância do conhecimento e divulgação das regras de prevenção, ajudando a compreender os mecanismos de ação dos desastres, e a conhecer os tipos de medidas que se podem tomar para reduzir a magnitude dos danos.

17

Page 18: Guia do material "Atividade Prática -Elaboração de um Panfleto"

GUIA DE ACTIVIDADES PRÁTICAS (SALA DE AULA)

SUGESTÕES METEDOLÓGICAS

A estratégia que se apresenta pressupõe que os conteúdos de sismologia já tenham sido abordados e tenha sido realçado a importância da mitigação do risco sísmico.

Os alunos têm a possibilidade de rever e aplicar conceitos científicos (sismo, intensidade, magnitude, epicentro, hipocentro, cartas de risco sísmico e medidas de mitigação em caso de catástrofe) e metacientificos, assim como desenvolver competências cognitivas e sócio afetivas (desenvolvimento de pensamento crítico e reflexão, reconhecimento das potencialidades da Ciência na mitigação dos riscos, a importância das medidas de auto prevenção e a sua divulgação à comunidade).

Sugere-se o desenvolvimento da atividade em dois blocos de 90 minutos.

No primeiro bloco, propõe-se a visualização do MS. Power Point, a sua análise e discussão, com a finalidade de motivar os alunos para a elaboração da tarefa (podendo ser panfleto, banda desenhada, cartaz ou uma exposição sobre as medidas de prevenção e segurança em caso de catástrofe).

A análise e interpretação dos diapositivos para além de facultar ideias para o trabalho a desenvolver, permitirá desenvolver competências e levar os alunos a reconhecerem a importância dos conhecimentos científicos na mitigação do risco sísmico. Permitirá também uma reflexão sobre os programas de sensibilização da sociedade, e o contato com uma vertente de dimensão sociológica externa da ciência e a influência da ciência sobre a sociedade.

Em seguida deverá o docente apresentar e analisar um mapa de risco sísmico da zona onde se localiza a escola, realçando a importância desses mapas na preparação de medidas que levem a uma capacidade de resposta eficiente perante a ocorrência de uma catástrofe.

No segundo bloco de 90 minutos os alunos deverão em grupo ( 4 a 5 alunos) realizar a tarefa, para que esta seja divulgada à comunidade educativa.

18

Page 19: Guia do material "Atividade Prática -Elaboração de um Panfleto"

GUIA DE ACTIVIDADES PRÁTICAS (SALA DE AULA)

BIBLIOGRAFIA

LOPES, P. e MENDES, J.M., rel. (2006) – Colóquio Proteção Cívil : novas estratégias, novos desafios: conclusões. Coimbra, Consultado a 2 de outubro de 2006. http://www.cm-coimbra.pt/proteccao-civil/conclusoes.pdf

MARTORELL, R. e SÁENZ, R. (2001) - Guía de trabajo para la elaboración de los mapas de riesgos comunales. EIRD Informa: revista para América Latina y Caribe. 3 (2001). Consultado a 1 de Junho de 2006,

19

Page 20: Guia do material "Atividade Prática -Elaboração de um Panfleto"

GUIA DE ACTIVIDADES PRÁTICAS (SALA DE AULA)

<http://www.crid.or.cr/crid/CD_EIRD_Informa/esp/revista/No3_2001/index_No3e.htm>

MATOS, M. (2001). Trabalho experimental na aula de ciências físico - químicas do 3º ciclo do ensino básico: Teorias e Práticas de Professores. Tese de mestrado inédita. Lisboa: Universidade de Lisboa, Departamento de Educação da Faculdade de Ciências.

RENCORET, N. (2004) - Dia Internacional de Redução de Desastres : um dia da elevação da consciência do risco e perigo. EIRD Informes. 4 ed. (Nov. 2004) 44. Consultado a 3 de Abril de 2005,

<http://www.unisdr.org/africa/af-informs/issue4/Issue4-2004-portuguese-ISDR-informs-part5.pdf>

Endereços de páginas da Internet

Indicam-se estes endereços, como exemplos a serem consultados e explorados nas aulas com os alunos.

http://www.esec-dr-j-araujo-correia.rcts.pt/escola/plano_prev_emerg.htm

http://www2.snbpc.pt/portal/page?_pageid=35,54447,35_54461&_dad=portal&_schema=PORTAL

http://www.niwaf.org/multilingual/portuguese.pdf

http://www.anmp.pt/anmp/div2005/sismos05/docs/ML01.pdf

http://www.xitizap.com/escolas-sismos.pdf

http://www.min-edu.pt/ftp/docs_stats/manual_util.pdf

http://seminarios.ist.utl.pt/04-05/des/material/risco_geotecnia.pdf

http://www.cm-lisboa.pt/docs/ficheiros/sismos.pdf

http://www.civil.uminho.pt/masonry/Publications/Update_Webpage/2004_Debate%20Sismos&Imobiliario%20(Guimaraes).pdf

20

Page 21: Guia do material "Atividade Prática -Elaboração de um Panfleto"

GUIA DE ACTIVIDADES PRÁTICAS (SALA DE AULA)

http://www.srpcba.pt/F_Protecao_civil.htm

http://www.cm-vfxira.pt/documentos/Sismos%20-%20Autoprotecção.pdf

http://www.bvpacodearcos.pt/downloads/ConselhosUteis/CriancasSismos.pdf

http://www.cm-vfxira.pt/documentos/Espaços%20Públicos%20-%20Regras%20de%20segurança.pdf

http://www.ohriki.t.u-tokyo.ac.jp/S-Tech/M1/eng/group_jisin/index.html

http://www.icdo.org/pdf/nws/jmpc-2006-es.pdf

http://earthquake.usgs.gov/learning/kids.php

http://www.fema.gov/pdf/library/tremortroop.pdf

http://scign.jpl.nasa.gov/learn/eq.htm

http://www.seikatubunka.metro.tokyo.jp/index3files/survivalmanual.pdf

http://www.ebookmall.com/ebooks/emergency-preparedness--kobe-after-the-earthquake-hamit-ebooks.htm

http://www.unisdr.org/wcdr/thematic-sessions/presentations/session3-1/iiees.pdf

http://www.cm-lisboa.pt/docs/ficheiros/manualppeeediv.pdf

http://www.georoteiros.pt/georoteiros/Apagina/multimedia.aspx?TEMA_objecto=animacoes

http://ciencias3c.cvg.com.pt/

21