guia do iniciante para escalar devops - e-core.com · ao longo dos anos, “devops” tornou-se uma...

9
Guia do iniciante para escalar DevOps

Upload: ngohanh

Post on 08-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Guia do iniciante para escalar DevOps

Ao longo dos anos, “DevOps” tornou-se uma palavra “tendência”. Ele tem sido usado para descrever mudanças culturais, automação, gerenciamento de mudanças, entrega contínua, e essencialmente uma cultura onde o desenvolvimento e as operações colaboram para construir um canal de lançamento mais rápido e confiável.

Até aí está tudo bem... Até você receber a tarefa de dimensionar a “transformação de DevOps” da sua organização. É uma batalha difícil: resistência cultural, ferramentas diferentes, silos de raízes profundas e milhares de recomendações de toda a web. Daí entra aquele frio na barriga.

Mas não tenha medo. Ao longo dos anos, aprendemos muito sobre práticas de escalonamento de DevOps em toda a organização — não apenas da nossa própria jornada, mas também de nossos clientes corporativos. Poupe algumas lutas e comece com estas sete dicas para escalar o DevOps na empresa.

1. Não force

Ninguém gosta de receber ordens, especialmente se não sabem a razão nem o objetivo do trabalho. Em vez disso, mostre-lhes como repensar sua maneira de trabalhar pode torná-los mais bem-sucedidos.

Na Atlassian, usamos técnicas do nosso Team Playbook para colocar as equipes na mesma página e construir uma compreensão compartilhada do trabalho a ser feito. Muitas das peças são projetadas para melhorar a colaboração, mas duas delas especificamente se destacam para ajudar com DevOps: regras de engajamento e retrospectivas.

Tenha em mente que nem todos na organização estarão interessados em aprender, o que nos leva à dica número 2.

2. Faça o seu dever de casaArme-se com exemplos específicos de toda a organização, onde as equipes (talvez a sua própria!) estão trabalhando mais de perto e aproveitando os benefícios. Não precisa ser muito chamativo. Mesmo uma modesta redução nos erros relatados pelo cliente já é convincente.

Depois de encontrar algumas histórias de sucesso, compartilhe-as orgulhosamente com o resto da empresa. Isso pode ser através de um blog na intranet da empresa, um e-mail ou um almoço. Apenas certifique-se de que é visível para o máximo de pessoas possível. E evite tomar para si todo o crédito. Você quer inspirar outras equipes — não fazê-las revirar os olhos.

Na Atlassian, usamos recursos como @menções e “assistir” para comunicar melhor entre as equipes. Sem falar das toneladas de blog posts no Confluence. Para saber mais sobre como o Confluence pode apoiar suas iniciativas de DevOps, confira as 6 melhores páginas do Confluence para construir uma cultura de DevOps (em inglês).

3. Não se prenda com uma visão geralVocê já ouviu o ditado: “A jornada de mil milhas começa com um único passo”? Não só funciona para pôsteres em salas de aula de Ensino Médio, mas também descreve a melhor abordagem para escalar o DevOps. Muitas vezes, as iniciativas de DevOps falham porque apontam diretamente para a Lua sem considerar as etapas individuais para chegar lá.

Comece pequeno. Identifique os frutos mais fáceis e replique essas mudanças primeiro. Por exemplo, faça com que todas as suas equipes de desenvolvimento e operações estejam usando um sistema de controle de versão moderno como Git, e avance a partir daí. E o mais importante: não se esqueça de compartilhar seus ganhos ao longo do caminho.

Ao trabalhar com equipes de software em diferentes níveis de maturidade, uma ajuda importante é definir a jornada para DevOps antes do tempo para que as equipes possam orientar si mesmos. Um dos nossos clientes, uma companhia de seguros da Fortune 100, lançou um guia simples para ajudar as equipes a avaliarem suas práticas, planejarem um caminho para a melhoria e decidirem qual conjunto integrado de ferramentas se encaixam nas suas equipes.

4. Finja até você conseguirA melhor maneira de superar o ceticismo é fazer com que as pessoas trabalhem no que elas são céticas (talvez até sem perceberem). Chame isso de hack ou um experimento. Às vezes, uma pequena manha vai longe.

Um ótimo exemplo disso vem de uma grande empresa de telecomunicações que estabeleceu um programa para as equipes praticarem as técnicas de DevOps em seu trabalho em uma série guiada de sprints ágeis para executar uma escala de tempo concisa. O objetivo foi para as equipes experimentarem a sensação de trabalhar de maneira diferente, para que eles pudessem ter lições aprendidas e as aplicassem em seus fluxos de trabalho.

5. Crie uma consistência

Ao fazer sua lição de casa, você pode ter notado um fenômeno que ouvimos sempre dos nossos maiores clientes: as mesmas ferramentas são usadas por várias equipes em toda a organização. Você pode descobrir 20 instâncias independentes do Jira Software, por exemplo.

A consolidação em uma única instância compartilhada é uma ótima oportunidade para fornecer a consistência. Ao fazer isso, você estará criando uma base de DevOps onde todas as equipes podem compartilhar as melhores práticas, acessar facilmente outros trabalhos em andamento e criar seus próprios fluxos de trabalho exclusivos sem construir mais focos.

Os clientes usam nossas ferramentas para criar uma camada de colaboração comum onde as equipes podem planejar, discutir, acompanhar, armazenar, revisar, testar e implantar seu trabalho. E a maioria deles integra seus produtos Atlassian com ferramentas relacionadas, como New Relic, Splunk e Amazon Web Services.

6. Planeje-se para um rápido crescimentoQuando as pessoas começarem a perceber o impacto positivo que as práticas DevOps têm em suas rotinas diárias, essas práticas vão pegar. Então, planeje com antecedência escolhendo ferramentas criadas para manter o desempenho e a estabilidade contra o uso pesado e atender a outros requisitos relacionados a segurança, conformidade e facilidade de administração e manutenção. Muitos dos nossos maiores clientes escolhem as nossas opções de implantação Server e Data Center, que são construídas especificamente para abordar essas preocupações.

7. Se estiver em dúvida, procure ajudaMudar o modo como as equipes trabalham em grandes organizações é difícil. Muito difícil. Obter ajuda de um praticante de DevOps experiente pode poupar tempo, esforço e você ganha a garantia de que você está obtendo o maior retorno possível. Felizmente existe uma enorme comunidade DevOps, com cargas de recursos gratuitos, bem como ofertas de serviços profissionais.

Nossos clientes geralmente começam com algumas pesquisas baseadas na internet. Então, quando eles se deparam com problemas particularmente chatos, eles chamam os pros: nossa Comunidade de Parceiros de Soluções, que são altamente qualificados para alavancar as ferramentas Atlassian e orientar as equipe sobre DevOps.

DevOps é uma jornada, não um destino. Sempre haverá maneiras de melhorar, novas técnicas a adotar, melhores técnicas de colaboração para implementar, e assim por diante. Colocar toda a sua organização a bordo é uma jornada por si só.

Entre em contato com o seu Parceiro de Soluções para mais informações

sobre DevOps