guia do estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/la salle manaus/guia...

46
1

Upload: hanhi

Post on 07-Nov-2018

225 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

1

Page 2: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa
Page 3: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

1

GUIA DO ESTUDANTE 2018

APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO

Com fidelidade criativa à sua mis-são, as escolas da Rede La Salle bus-cam realizar seu projeto educativo com excelência acadêmica e forma-ção de valores humanos e cristãos.

Trazendo mais de três séculos de experiência educacional e mais de três décadas de presença no cora-ção da Amazônia, o Centro Educa-cional La Salle orienta sua ação edu-cativa pelos valores cristãos funda-mentais da fé, da fraternidade e do serviço ao próximo. Foi com esse objetivo que a escola foi criada em 27 de fevereiro de 1982, em come-moração pela passagem dos 300 anos de fundação da Rede La Salle. Desde o começo de suas atividades, ela tem sido uma referência em educação de qualidade, envidando esforços em vista de uma sólida formação humana e cristã de seus educandos.

A partir do seu Projeto Pedagógico, o Centro Educacional La Salle as-sume por objetivo principal propor-cionar à criança e ao jovem a for-mação necessária ao pleno desen-volvimento de suas potencialidades, como elemento de autorrealização e de preparação para a vida em co-

munidade, para o exercício do tra-balho e para a prática consciente da cidadania. Para alcançar esse obje-tivo, o Centro Educacional La Salle oferece um ensino que busca:

a) guiar o educando no seu pro-cesso de amadurecimento físico, psíquico e espiritual.

b) ajudar-lhe no processo de cons-trução do conhecimento.

c) formar-lhe a consciência crítica diante da realidade.

d) orientá-lo na assunção gradual e responsável da liberdade.

e) auxiliá-lo no processo de inte-gração à vida em comunidade.

f) direcioná-lo para uma verdadeira comunhão de aspirações, com vista ao bem comum.

Este guia que está em suas mãos é mais que um instrumento de orien-tação de rotinas. Ele é coerente com o projeto pedagógico e com a missão de promover o desenvolvi-mento integral da pessoa, pois or-ganiza os processos, os seus direi-tos e deveres e cuida das pessoas e dos ambientes de nossa instituição.

Page 4: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

2

ATENDIMENTO A PAIS E ALUNOSATENDIMENTO A PAIS E ALUNOSATENDIMENTO A PAIS E ALUNOSATENDIMENTO A PAIS E ALUNOS

O Centro Educacional La Salle conta com diversos setores pron-tos para atender aos estudantes e seus pais ou responsáveis. Para sa-ber a quem se dirigir em alguma ne-cessidade, veja as principais atribui-ções de cada serviço:

1. A Supervisão Educativa (SUPED) assessora, acompanha e supervisi-ona o trabalho de todas as Coorde-nações da escola. Também atende a pais e alunos, ouvindo suas conside-rações, críticas ou sugestões sobre o dia-a-dia da instituição, fazendo os encaminhamentos necessários para garantir a qualidade dos servi-ços prestados pela escola.

2. A Secretaria Geral da SUPED dá informações gerais sobre as ativi-dades pedagógicas (horários de aula, de atendimento de professo-res, de plantão de estudos, de ativi-dades complementares...). Também é o setor que agenda horários para diálogo com as Coordenações, marca provas em segunda chamada e recebe atestados médicos, enca-minhando-os para os setores perti-nentes.

3. O Serviço de Coordenação de Turno (SCT) faz aconselhamento aos estudantes com ocorrências disciplinares, supervisiona as entra-das tardias e saídas antecipadas, acompanha o uso correto do uni-forme e da carteira estudantil, cola-bora com o controle da segurança

dos alunos, faz encaminhamentos em casos de acidente ou indisposi-ção, entrega recados e materiais destinados aos estudantes e faz a devolução de objetos encontrados nas dependências da escola.

4. O Serviço de Orientação Educa-cional (SOE) acompanha os estu-dantes em seu processo de apren-dizagem, dando atenção especial aos que revelam algum tipo de la-cuna ou dificuldade. Também de-senvolve atividades que ajudam a identificar e a resolver dificuldades de ordem pessoal, emocional, rela-cional ou de aprendizado, e acom-panha os estudantes novos em seu processo de socialização e de adap-tação à escola. Além disso, o setor dá orientação aos pais ou responsá-veis sobre como proceder frente a eventuais dificuldades dos filhos na escola.

5. O Serviço de Coordenação Peda-gógica (SCP) acompanha e avalia o desempenho dos professores em sala de aula, a sua formação e atu-alização profissional, a metodologia de trabalho, as formas de avaliação e o relacionamento com os alunos. Também atende aos estudantes, pais e responsáveis, ouvindo suas considerações, críticas ou suges-tões quanto ao trabalho docente, fazendo os devidos encaminha-mentos.

Page 5: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

3

6. A Coordenação de Esportes e Artes coordena as atividades de Educação Física e as escolinhas es-portivas e artísticas da instituição. Ela também acompanha e dá su-porte aos alunos em competições esportivas externas em que a es-cola participa, além de avaliar pedi-dos de dispensa das aulas de Educa-ção Física.

7. O Serviço de Animação Pastoral (SAP) é responsável pelas ativida-des realizadas como complemento à educação formal dada em sala de aula e que contribuem para a for-mação humana, espiritual e social do educando, tais como jornadas de formação, retiros espirituais, cele-brações religiosas, atividades de vo-luntariado, grupos de jovens, cam-panhas solidárias e outras. Também orienta e acompanha o trabalho dos professores de Ensino Religioso e Filosofia em sala de aula.

8. A Coordenação de Idiomas acompanha as atividades da escola de línguas da instituição (La Salle Languages), atendendo a pais e alu-nos para qualquer dúvida ou enca-minhamento. Também orienta, acompanha e avalia o desempenho dos professores de Língua Inglesa e de Língua Espanhola em sala de aula, sua metodologia de trabalho, formas de avaliação e relaciona-mento com os alunos.

9. A Coordenação do Turno Inte-gral acompanha as atividades dos alunos que permanecem na escola em tempo pleno (Turno Integral e

Turno Estendido), atende aos pais ou responsáveis para resolver ques-tões ligadas à rotina diária dos alu-nos, alimentação, horários, tarefas de casa, disciplina, etc.

10. A Coordenação de Projetos or-ganiza e presta informações a alu-nos e responsáveis sobre as ativida-des realizadas como complemento à educação formal dada em sala de aula, tais como projetos educacio-nais, visitas de estudo, eventos es-colares, formaturas, feiras e exposi-ções, etc.

11. O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) é o principal canal de comunicação eletrônica entre a fa-mília e a escola. O setor recebe a correspondência eletrônica enviada pelas famílias, prestando informa-ções e encaminhando aos demais setores as demandas que exigem providências de outros profissionais da instituição. Também é o órgão encarregado do envio de mala di-reta aos pais, com informações so-bre o dia-a-dia da escola.

12. O Setor de Primeiros Socorros presta atendimento aos alunos em caso de acidente, mal estar ou indis-posição, comunicando os pais por telefone em caso da necessidade de remoção do aluno para casa. Em caso de urgência, providencia a re-moção imediata do aluno para uma unidade de pronto-atendimento, in-formando os pais sobre as provi-dencias tomadas.

Page 6: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

4

13. A Secretaria da escola realiza procedimentos de matrícula, trans-ferência e cancelamento, e trata de todos os atos referentes à docu-mentação escolar do estudante (declarações, atestados, requeri-mentos, certificados...).

14. A Tesouraria recebe paga-mento de taxas de provas de se-gunda chamada, processos de adaptação, classificação, reclassifi-cação ou conclusão antecipada de curso, segunda via de documentos (boletim escolar, boleto bancário, históricos, certificados...), segunda via da agenda escolar e da carteira de identidade estudantil, e inscrição para participação em atividades educacionais, como passeios, visi-tas, viagens de estudo, competi-ções...

15. A Supervisão Administrativa (SUPAD) responde pela infraestru-tura física e tecnológica da institui-ção, bem como pela administração financeira e gestão do quadro de colaboradores. Atende a pais e alu-nos, ouvindo suas considerações,

críticas ou sugestões sobre ques-tões como atendimento nos seto-res, limpeza, conservação e segu-rança, fazendo os encaminhamen-tos necessários para garantir a qua-lidade dos ambientes e dos serviços prestados pela escola.

Todos os professores regentes pos-suem horários específicos para atendimento aos pais ou responsá-veis. Havendo interesse da família em conversar com o professor, basta informar-se sobre os horários na secretaria da SUPED ou no site da instituição.

A escola dispõe de um serviço de Plantão de Estudos com professo-res habilitados para auxiliar alunos quanto ao conteúdo visto em aula. Verifique na SUPED ou no site da escola os horários disponíveis.

Para quaisquer outras necessida-des, os pais ou responsáveis devem procurar a SUPED, que os encami-nhará aos setores pertinentes.

ROTINAS INSTITUCIONAISROTINAS INSTITUCIONAISROTINAS INSTITUCIONAISROTINAS INSTITUCIONAIS

ServiçosServiçosServiçosServiços oferecidosoferecidosoferecidosoferecidos nononono sitesitesitesite dadadada es-es-es-es-colacolacolacola

Os alunos e seus responsáveis po-dem utilizar o site da escola para acessar as principais informações do dia-a-dia da instituição.

Na página de abertura, são disponi-bilizados o Regimento Escolar, o Projeto Pedagógico, o Calendário Escolar e outros documentos para download, além do calendário de avaliações, lista de deveres de casa, horários de plantão de estudos e de

Page 7: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

5

atividades complementares, notí-cias, comunicados e circulares.

Na área restrita, também é possível conferir e atualizar as informações cadastrais dos responsáveis e do aluno, checar a ficha disciplinar do discente, conferir o boletim com as notas trimestrais, acompanhar os lançamentos feitos pelos serviços pedagógicos, verificar a situação fi-nanceira, emitir segunda via do bo-leto bancário, imprimir o compro-vante de quitação de débitos, além de outras facilidades.

Para cada aluno, são disponibiliza-das três permissões de acesso à área restrita: uma para o próprio discente, uma para o responsável que assina o Contrato de Matrícula (Responsável Financeiro) e uma para a pessoa cadastrada no ato da matrícula como responsável educa-cional.

Para acessar a área restrita, basta seguir os passos a seguir:

a) Acesse o site da instituição: http://www.lasalle.edu.br/manaus

b) Clique em “Acesso Restrito” e em “Portal do Aluno”.

c) Digite o número de usuário e a senha.

As senhas são pessoais e de uso ex-clusivo. No início do ano letivo, elas são geradas automaticamente pe-los sistema gerencial da escola da seguinte maneira:

a) O usuário do aluno é seu número de matrícula, com oito dígitos;

b) O usuário do responsável educa-cional e do responsável financeiro é o próprio número do CPF de cada um, com onze dígitos;

c) A senha inicial de todos os usuá-rios é a sua respectiva data de nas-cimento, com oito dígitos, no for-mato ddmmaaaa.

Ao realizar o primeiro acesso ao Portal do Aluno, o usuário deve al-terar a senha original, criando uma senha exclusiva.

Para acompanhar a quantidade de faltas do aluno, suas ocorrências pedagógicas e disciplinares, notas de provas ou médias trimestrais, não esqueça de selecionar o perí-odo desejado.

MalaMalaMalaMala diretadiretadiretadireta

A escola possui um sistema auto-mático de mala direta para envio de comunicados, circulares, convites... aos pais. Para receber os e-mails da escola em seu endereço eletrônico, basta ao responsável atualizar seus dados pelo site ou na secretaria da instituição.

É importante cadastrar o domínio lasalle.org.br na lista de remetentes confiáveis de seu provedor de cor-reio eletrônico, para que as mensa-gens enviadas pela escola não caiam automaticamente na caixa de “lixo eletrônico”.

Para entrar em contato com a es-cola, os pais ou responsáveis podem fazer uso do endereço eletrônico [email protected].

Page 8: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

6

Professores e coordenações não são autorizados a fazer uso de re-des sociais para comunicação com alunos ou responsáveis, a não ser em caso de emergência.

AgendaAgendaAgendaAgenda escolarescolarescolarescolar

É obrigatório o porte diário da agenda escolar para comunicação entre a instituição e a família. Fun-damental se faz o acompanha-mento periódico dos pais aos reca-dos enviados pela escola na agenda do aluno.

A escola exige o uso da agenda per-sonalizada com a logomarca da ins-tituição. Isso reduz o risco de fraude, quando o aluno adquire duas agendas, uma para receber as comunicações da escola e outra para mostrar aos pais.

A agenda é considerada docu-mento escolar. Por isso, não pode ser danificada ou descaracterizada como diário pessoal, com a coloca-ção de adesivos ou outros.

Em caso de perda da agenda rece-bida gratuitamente no início do ano letivo, o aluno deve adquirir outro exemplar na Secretaria da escola.

Para os alunos do Turno Integral, além da agenda escolar, é obrigató-rio também o porte diário da agenda de acompanhamento.

HorárioHorárioHorárioHorário dededede aulasaulasaulasaulas

O Centro Educacional La Salle adota horários diferenciados para os seus diversos segmentos educa-cionais.

Na Educação Infantil e no 1º ano do Ensino Fundamental, o turno de aula conta com quatro tempos diá-rios, assim distribuídos:

Tempo Manhã Tarde

1º 07:30-08:30 13:30-14:30

2º 08:30-09:30 14:30-15:30

Recreio 09:30-09:50 15:30-15:50

3º 09:50-10:50 15:50-16:50

4º 10:50-11:50 16:50-17:50

Do 2º ao 5º ano do Ensino Funda-mental, o turno tem cinco tempos diários de aula, com os seguintes horários:

Tempo Manhã Tarde

1º 07:30-08:20 13:30-14:20

2º 08:20-09:10 14:20-15:10

Recreio 09:10-09:35 15:10-15:35

3º 09:35-10:25 15:35-16:25

4º 10:25-11:15 16:25-17:15

5º 11:15-12:05 17:15-18:05

Do 6º ao 9º ano do Ensino Funda-mental, também são cinco tempos diários de aula, dispostos conforme segue:

Tempo Manhã Tarde

1º 07:15-08:05 13:15-14:05

2º 08:05-08:55 14:05-14:55

3º 08:55-09:45 14:55-15:45

Recreio 09:45-10:10 15:45-16:10

4º 10:10-11:00 16:10-17:00

5º 11:00-11:50 17:00-17:50

Page 9: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

7

Uma vez na semana, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental têm aula no 6º horário (11h50 - 12h40 ou 17h50 - 18h40) para prática de laboratório. A presença nesse horá-rio é obrigatória, pois as atividades laboratoriais resultam em uma das avaliações do trimestre.

Já o Ensino Médio regular (30 ho-ras-aula semanais) conta com seis tempos diários, assim organizados:

Tempo Manhã Tarde

1º 07:15-08:05 13:15-14:05

2º 08:05-08:55 14:05-14:55

3º 08:55-09:45 14:55-15:45

Recreio 09:45-10:10 15:45-16:10

4º 10:10-11:00 16:10-17:00

5º 11:00-11:50 17:00-17:50

6º 11:50-12:40 17:50-18:40

Semanalmente, o Ensino Médio tem aulas extras no turno inverso ao de aula regular para preparação para o vestibular, PSC, SIS e ENEM. A presença é obrigatória.

As aulas preparatórias dos alunos do Ensino Médio do turno matutino vão das 14h05 às 17h50. Já as au-las preparatórias dos alunos do turno vespertino acontecem das 08h05 às 11h50, nos seguintes dias:

Série Dia da aula

1ª série Toda terça-feira

2ª série Toda quarta-feira

3ª série Toda quinta-feira

O Ensino Médio integral (45 horas-aula semanais) tem nove tempos de aula diários, com a seguinte organi-zação de horários:

Tempo Manhã Tarde

1º 07:15-08:05

2º 08:05-08:55

3º 08:55-09:45

Recreio 09:45-10:10

4º 10:10-11:00

5º 11:00-11:50

Almoço 11:50-14:05

6º 14:05-14:55

7º 14:55-15:45

Recreio 15:45-16:10

8º 16:10-17:00

9º 17:00-17:50

As turmas do Turno Integral (Edu-cação Infantil e Ensino Fundamental I) têm suas atividades das 07h30 às 13h30 ou das 11h50 às 17h50, conforme o turno de aula.

Já as atividades do Turno Estendido (Ensino Fundamental II) vão das 07h30 às 11h15 ou das 13h30 às 17h15, conforme o turno de aula regular.

Na Educação Infantil e nas séries ini-ciais do Ensino Fundamental, não é permitido ao aluno permanecer na escola fora de seu horário de aula ou de atividades extracurriculares sem a supervisão dos pais ou res-ponsáveis. A escola não oferece serviço de monitoramento após o encerramento das aulas.

Page 10: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

8

EntradaEntradaEntradaEntrada nananana escolaescolaescolaescola

O Centro Educacional La Salle uti-liza sistema de catracas para con-trole eletrônico de entrada e saída dos alunos.

Para isso, cada discente recebe uma carteira de identidade estudantil, de porte diário obrigatório, que deve ser usada para liberação da entrada pelas catracas.

Caso o aluno não esteja de posse da carteira, poderá passar pela catraca digitando seu número de matrícula no teclado junto ao sensor.

Em caso de perda ou furto da car-teira, ou mesmo de esquecimento recorrente, uma segunda via do do-cumento será emitida e a respectiva taxa cobrada do aluno.

O aluno não deve dobrar, amassar ou molhar a carteira. Isso poderá danificá-la e impedir a identificação por parte do sistema eletrônico.

A carteira de identidade estudantil é pessoal e intransferível. O aluno não deve emprestá-la, nem cedê-la para ninguém.

Se o aluno chegar à escola acompa-nhado dos pais, irmãos ou outras pessoas, somente o próprio dis-cente pode passar pelas catracas. Qualquer outro acompanhante deve dirigir-se à portaria para ca-dastramento.

Uma vez cadastrado no sistema de segurança da escola, pais e familia-res poderão passar pelas catracas

sempre que necessário usando seu CPF como código de desbloqueio.

Os alunos não devem usar sua car-teira pessoal para liberar a entrada de outros discentes ou de terceiros.

Em caso de problema no aciona-mento da liberação das catracas, o aluno deve procurar o segurança mais próximo e relatar a dificuldade encontrada. O segurança permitirá a entrada pelo portão lateral até que o problema seja resolvido.

SaídaSaídaSaídaSaída dededede alunosalunosalunosalunos

Ao final do período de aulas, a ins-tituição adota regras distintas para a saída de alunos, de acordo com a série do educando:

1. Os alunos da Creche aguardam os responsáveis na área reservada das respectivas salas de aula.

2. Os alunos da Pré-Escola e do 1º ano do Ensino Fundamental aguar-dam os responsáveis no pátio cen-tral do Lassalinho.

3. Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental aguardam os respon-sáveis na respectiva sala de aula e só podem deixar o local na compa-nhia dos responsáveis ou dos ir-mãos maiores. Após 10 minutos do horário de saída, os alunos rema-nescentes são levados para a área de espera até que os responsáveis cheguem.

4. Os alunos do 3º ao 9º ano do En-sino Fundamental aguardam os res-ponsáveis no pátio da escola e tam-bém só podem deixar a instituição

Page 11: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

9

na companhia dos responsáveis ou dos irmãos maiores. Para o aluno sair da escola sem um acompa-nhante, os responsáveis devem fa-zer solicitação por escrito na agenda, especificando quando e em que condições o estudante poderá ser liberado. O aluno deve apresen-tar essa solicitação à portaria todas as vezes em que for sair desacom-panhado.

5. Os alunos do Ensino Médio não têm a saída restringida, cabendo aos pais orientá-los sobre se podem sair da escola ou se devem aguardar os responsáveis no local.

A saída de alunos da Educação In-fantil ao 2º ano do Ensino Funda-mental das respectivas áreas de es-pera é permitida apenas na compa-nhia das pessoas previamente ca-dastradas pelos responsáveis. A es-cola não atende pedidos de libera-ção de alunos por telefone.

Alunos só podem deixar a escola antes do final das aulas com autori-zação expressa do SCT. Toda saída antecipada é feita somente nos in-tervalos entre uma aula e outra e na companhia do responsável. O SCT não atende a solicitações de libera-ção de alunos pela agenda ou por telefone.

AtrasosAtrasosAtrasosAtrasos

A escola observa uma tolerância de 5 minutos para a entrada de alunos atrasados em sala. O período de to-lerância é marcado por sinal musical

específico, que se estende do horá-rio de início das aulas até o final do prazo de tolerância.

Decorrido o prazo de tolerância, adotam-se os seguintes procedi-mentos:

1. Os alunos do Lassalinho dirigem-se à recepção do setor para regis-trar o atraso na agenda escolar. Depois, eles seguem para a sala de aula.

2. Os alunos do 2º ao 5º ano do En-sino Fundamental dirigem-se à por-taria mais próxima para registro do atraso na agenda e posterior enca-minhamento à sala de aula.

3. Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio tam-bém se dirigem à portaria mais pró-xima para registro do atraso na agenda. Depois, devem aguardar o início da segunda aula do dia para ingresso em sala.

Ao final do recreio, os alunos im-pontuais são encaminhados ao SCT para registro do atraso, conside-rado como falta disciplinar, sendo, em seguida, conduzidos para a sala de aula.

Atrasos recorrentes são considera-dos uma infração das normas disci-plinares e ensejam a aplicação de medidas pedagógicas severas, como advertência escrita ou sus-pensão.

Entrada após o início do segundo tempo de aula somente com apre-sentação de documento compro-

Page 12: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

10

batório do motivo do atraso (ates-tado médico, comprovante de exa-mes laboratoriais, atestado de com-parecimento em órgão público ou declaração equivalente).

Não é permitida a entrada de alunos atrasados em sala durante o horário de aula. O discente deve aguardar a troca de horário para ingresso.

FaltasFaltasFaltasFaltas

Todo caso de falta é registrado na ficha eletrônica do discente, a qual pode ser acessada através do Portal do Aluno.

Para conferir a quantidade de faltas ou os dias em que o aluno não com-pareceu às aulas, basta acessar o Portal e clicar em “Área Pedagó-gica”. Nessa seção, constarão fal-tas, atrasos e eventuais infrações disciplinares cometidas pelo aluno.

O Portal do Aluno é o único meio utilizado pela escola para manter os pais informados sobre faltas. Daí, a importância de consultá-lo com frequência.

PermanênciaPermanênciaPermanênciaPermanência nananana escolaescolaescolaescola

É proibido ao estudante ficar nos corredores durante o sinal sonoro de entrada do turno e do retorno do recreio. O aluno deve manter-se em sala de aula, na troca de tempos.

Não é permitido aos alunos ausen-tarem-se da sala durante o período de aula para tratar de assuntos alheios à disciplina. Havendo neces-sidade de dirigir-se a qualquer dos

setores da instituição, os alunos de-vem utilizar o período de recreio ou o turno inverso.

Não é permitido ao aluno conduzir ao recinto escolar pessoas estra-nhas sem a autorização do SCT.

Alunos menores de idade e pessoas sem habilitação não podem condu-zir veículos no interior da escola. A infração desta norma está sujeita às penalidades previstas na legisla-ção vigente.

A escola tem horário definido para o lanche. O aluno deverá organizar-se para fazê-lo durante esse horá-rio. Não é permitido o consumo de alimentos em sala de aula.

Para preservar o ambiente de es-tudo, é proibido aos pais interrom-per a aula para falar com o profes-sor ou com alunos. Todo contato com os professores deve ser enca-minhado através do SCP. Já reca-dos ou entrega de objetos de qual-quer natureza a alunos devem ser encaminhados através do SCT.

Também não é permitido aos pais abordar alunos ou outros pais na escola para intervir em situações de atrito ou conflito que envolvam seus filhos. Qualquer questão a ser resolvida deve ser encaminhada através do SCT.

AtendimentoAtendimentoAtendimentoAtendimento emememem casoscasoscasoscasos dededede saúdesaúdesaúdesaúde

A escola não conta com profissio-nal de saúde para medicar alunos. Havendo necessidade de ministrar medicação ao aluno durante o turno de aula, os pais devem enviar

Page 13: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

11

o medicamento à escola, junta-mente com orientações detalhadas por escrito na agenda escolar.

O atendimento de primeiros socor-ros é feito por brigadista e auxiliar de enfermagem e serve somente para situações de pequeno porte ocorridas na escola. Após atendi-mento, o aluno retorna à sala de aula, para não sofrer prejuízo em seu aprendizado.

Em caso de indisposição, o SCT en-tra em contato com os responsá-veis e solicita seu comparecimento à instituição, a fim de acompanhar o aluno de volta à residência. Con-vém aos pais manter seus telefones de contato atualizados no setor.

Recomenda-se ao aluno que dispõe de plano de saúde conservar con-sigo a carteira, para uso em caso de remoção emergencial do discente a um centro de saúde.

O estudante não deve comparecer à escola em caso de doença. Ele deve comunicar a ausência à SU-PED e, em seu retorno às aulas, en-tregar atestado médico ao mesmo setor.

Convém recordar que a entrega do atestado médico não abona a falta, que continuará a constar no histó-rico do aluno.

UniformeUniformeUniformeUniforme escolarescolarescolarescolar

Para ingresso do estudante no re-cinto escolar em qualquer turno, é obrigatório o uso do uniforme esco-lar completo.

A regra vale também para aulas em sábados letivos, provas de segunda chamada, visitas de estudo, aulas preparatórias ou de reposição no turno inverso e qualquer outra ati-vidade letiva.

Para as aulas regulares, é necessá-rio o uso do uniforme padrão: cami-seta, calça ou bermuda (todos com o logotipo da instituição) e tênis (de qualquer marca).

Para as aulas de Educação Física ou das escolinhas esportivas, é obriga-tório o uniforme esportivo e tênis.

Para a Educação Física, sugere-se o uso da bermuda. Como ela possui amplos bolsos, permite que os alu-nos guardem consigo itens de uso pessoal – como carteira ou o di-nheiro do lanche – durante as au-las na área de esportes, evitando que esses itens possam ser objeto de furto ou perda.

No dia em que houver aula de Edu-cação Física, os estudantes podem assistir às demais aulas com a cami-seta do uniforme esportivo, acom-panhada de calça ou bermuda. O uso de short de Educação Física ou de short-saia na sala de aula é res-trito aos alunos até o 5º ano do En-sino Fundamental.

As cores dos uniformes são organi-zadas segundo o nível de controle da circulação de alunos:

1. Alunos da Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental, que podem circular apenas na área do Lassalinho e não podem deixar

Page 14: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

12

aquele espaço sem um responsável, usam camiseta no modelo amarelo ou branco com amarelo, bem como camiseta esportiva branca com gola amarela.

2. Alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que podem circular li-vremente pela escola, mas não po-dem sair dela sem um responsável, usam camiseta no modelo vermelho ou branco com vermelho, bem como camiseta esportiva branca com gola vermelha.

3. Alunos do Ensino Médio que, ao final das aulas, podem sair da escola mesmo desacompanhados do res-ponsável, usam camiseta no modelo azul ou branco com azul, bem como camiseta esportiva branca com gola azul.

Acessórios como bonés, bandanas, toucas, óculos escuros e similares não fazem parte do uniforme esco-lar. Também não são aceitos saias, minissaias e minishorts.

O uniforme deve ser usado de forma adequada, em bom estado de conservação, sem danos e sem al-terações na modelagem.

Comparecer à escola sem uniforme de forma recorrente é considerado infração das normas disciplinares e enseja a aplicação de medidas pe-dagógicas severas, como advertên-cia escrita ou suspensão.

Com vistas à segurança física dos alunos, não é autorizado o uso de sandálias, botas, sapatos de salto alto, tênis com rodinhas, papetes e

crocs na escola. Chinelos de dedo são permitidos nas aulas de natação e de judô.

Chinelos de dedo podem ser usados também em caso de ferimento nos pés. Para autorização desse tipo de calçado, o aluno deve apresentar o atestado médico ao SCT.

Quando o esporte exigir o uso de chuteiras, elas devem ser trazidas à parte e ser usadas somente na re-ferida aula.

Para facilitar a devolução ao dono em caso de perda, solicitamos que o uniforme seja identificado com o nome completo do aluno.

MaterialMaterialMaterialMaterial pessoalpessoalpessoalpessoal dodododo alunoalunoalunoaluno

É vetado o uso de telefones celula-res, em sala de aula, conforme Lei Estadual 3.196 e Lei Municipal 1.487.

De igual forma, não é permitido o uso de quaisquer aparelhos eletroe-letrônicos (câmeras fotográficas, aparelhos portáteis de som ou ví-deo, laptops, tablets, videogames e similares) ou outros objetos alheios à disciplina em sala de aula. Ha-vendo uso desses objetos, o profes-sor adverte verbalmente o aluno e, em caso de reincidência, encami-nha-o ao SCT.

Também é vetado o uso de apare-lhos sonoros nos corredores e pá-tios em volume que possa causar perturbação ao ambiente escolar.

Page 15: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

13

Jogos, brinquedos, itens de esporte e lazer (como bolas, patinetes, ska-tes...) ou aparelhos eletroeletrôni-cos, só podem ser trazidos à escola quando solicitados pelo professor para atividade de cunho pedagó-gico.

A escola não permite em suas ins-talações o porte ou o uso de brin-quedos que simulam armas, nem jo-gos que remetam à ideia de violên-cia de qualquer tipo.

É vetado o porte e o uso de estilete e de corretivo líquido na escola.

Não é permitido ao aluno trazer à escola objetos de valor ou quantias em dinheiro acima do necessário para sua alimentação e transporte. Qualquer valor trazido para a es-cola deve permanecer sempre sob a estrita vigilância do aluno. A escola não se responsabiliza por extravios, perdas ou danos desses objetos.

Durante sua permanência no pátio da escola, não é permitido ao aluno deixar seus pertences ao alcance de estranhos. Para guardar seus obje-tos pessoais, o aluno deve utilizar os armários dos discentes ou o guarda-volumes da escola. Não dis-pondo dessas facilidades, o aluno deve manter seu material sempre consigo.

A escola sugere a compra anteci-pada do ticket de lanche por parte dos pais, de forma a que o aluno use o ticket na cantina escolar, ao invés de dinheiro.

DireitoDireitoDireitoDireito dededede imagemimagemimagemimagem

Toda pessoa tem direito à privaci-dade e ao resguardo de sua ima-gem. Por isso, é proibido fotografar ou filmar alunos ou professores dentro da escola, sem autorização dos mesmos, bem como fazer uso dessas imagens para quaisquer fins.

A violação do direito à privacidade é considerada uma infração das normas disciplinares e enseja a apli-cação de medidas pedagógicas se-veras, como advertência escrita ou suspensão.

AchadosAchadosAchadosAchados eeee perdidosperdidosperdidosperdidos

Em caso de material perdido dentro da escola, pede-se entrar em con-tato com o SCT para notificação e resgate do objeto, quando encon-trado.

Ao final de cada trimestre, todo material perdido e não resgatado pelo dono é doado.

ComemoraçãoComemoraçãoComemoraçãoComemoração dededede aniversáriosaniversáriosaniversáriosaniversários nananana escolaescolaescolaescola

Os alunos da Educação Infantil e do 1º ano do Fundamental realizam a comemoração dos aniversários em conjunto, da seguinte forma:

1. A homenagem aos aniversarian-tes acontece sempre na última sexta-feira de cada mês, no horário do lanche da turma, na própria sala de aula.

2. A comemoração é restrita à turma, à professora e aos pais dos aniversariantes, não sendo permi-tida a presença de outros familiares.

Page 16: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

14

3. Cada aluno é convidado a trazer um lanchinho especial (doce ou sal-gado) para ser partilhado com os colegas, e uma bebida (suco) para seu consumo.

4. Não é permitido aos pais a deco-ração prévia do ambiente para a festa.

A partir do 2º ano do Ensino Fun-damental, a escola permite aos alu-nos a comemoração de aniversários na escola, desde que atendendo às seguintes regras:

1. A comemoração do aniversário deve ser realizada no horário de in-tervalo de lanche da turma, e não pode ultrapassar o limite de 20 mi-nutos que os alunos dispõem para o lanche.

2. Para realizar o aniversário do fi-lho na turma, os pais devem fazer o agendamento do espaço no SCT com, no mínimo, 10 dias de antece-dência.

TaxasTaxasTaxasTaxas escolaresescolaresescolaresescolares

O valor da mensalidade escolar co-bre os serviços relativos à carga ho-rária normal do aluno. Esses valores não incluem alimentação, trans-porte, material escolar e livro didá-tico.

Serviços prestados pela escola de modo eventual também são cobra-dos à parte, tais como:

a) Provas de segunda chamada.

b) Processos de adaptação, classifi-cação, reclassificação ou conclusão antecipada de curso.

c) Segunda via de documentos: bo-letim escolar, boleto bancário, his-tórico, certificado de conclusão....

d) Segunda via da agenda escolar ou da carteira de identidade estu-dantil.

e) Participação em atividades fora da escola, como passeios, visitas, vi-agens de estudo, competições...

ServiçosServiçosServiçosServiços prestadosprestadosprestadosprestados porporporpor terceirosterceirosterceirosterceiros

A escola não possui nenhuma rela-ção com empresas de transporte escolar, nem assume responsabili-dade pelos veículos que fazem transporte de seus alunos.

Havendo necessidade de contrata-ção desse tipo de serviço, os pais devem procurar o prestador de sua preferência e verificar, junto aos ór-gãos competentes, a legalidade do serviço oferecido.

Page 17: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

15

NORMASNORMASNORMASNORMAS DISCIPLINARESDISCIPLINARESDISCIPLINARESDISCIPLINARES

InfraçõesInfraçõesInfraçõesInfrações àsàsàsàs normasnormasnormasnormas regimentaisregimentaisregimentaisregimentais

É vetado ao aluno do Centro Edu-cacional La Salle, sendo passível de medidas disciplinares:

1. Perturbar intencionalmente o de-senvolvimento da aula.

2. Rasurar, provocar alterações ou supressões em anotações feitas pelo professor na agenda ou em ou-tros documentos escolares, assim como falsificar a assinatura dos pais ou responsáveis.

3. Ocupar-se, durante a aula, com objetos e trabalhos estranhos às atividades da disciplina, incluindo aparelhos eletroeletrônicos.

4. Descumprir a disposição de luga-res estabelecida no Mapa de Classe ou a definida pelo professor.

5. Deixar de realizar tarefas de casa ou outros trabalhos escolares, e não apresentar o material didático solicitado.

6. Cometer fraude em avaliações, através de consulta a colegas ou a meios de pesquisa não autorizados.

7. Ausentar-se da sala de aula ou da escola durante o período de ativida-des curriculares sem a devida per-missão.

8. Usar indevidamente a carteira de identidade estudantil para permitir a entrada de estranhos na institui-ção ou fazer uso da identidade de

outra pessoa para passar pelo sis-tema de catracas.

9. Namorar nas dependências da escola ou nas imediações.

10. Desrespeitar a integridade mo-ral dos colegas, professores e fun-cionários, por meio de comentários ou palavras ofensivas, depreciati-vas, preconceituosas ou injuriosas.

11. Difamar externa ou interna-mente a comunidade educativa ou seus integrantes, seja verbalmente, por meio impresso, eletrônico, re-des sociais ou outra forma de mídia.

12. Praticar qualquer forma de bul-lying ou cyberbullying contra cole-gas ou terceiros.

13. Brigar, agredir fisicamente ou cometer outra forma de violência que possa ter como consequência dano à integridade física de colegas, professores ou terceiros, provo-cada dentro ou nas imediações da escola.

14. Submeter-se voluntariamente a situações de risco ou perigo dentro da instituição, ou deixar-se envol-ver em acidente pessoal por negli-gência, descuido ou descaso com a própria segurança.

15. Realizar proselitismo religioso, propaganda ideológica ou político-partidária dentro do recinto escolar, por quaisquer meios.

Page 18: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

16

16. Usar, sem a devida autorização, o nome da escola para qualquer tipo de promoção, campanha, festivi-dade, arrecadação ou propaganda.

17. Vender rifas ou praticar apos-tas e jogos de azar a dinheiro den-tro do recinto escolar.

18. Portar, distribuir ou fazer uso no ambiente escolar de bebidas al-coólicas, cigarro ou assemelhados, ou ainda substâncias narcóticas, entorpecentes ou psicotrópicas.

19. Causar importunação ofensiva ao pudor ou cometer ato libidinoso, assédio ou qualquer conduta de na-tureza sexualmente ofensiva.

20. Provocar ou forçar contato fí-sico inapropriado ou não desejado dentro do ambiente escolar.

21. Roubar ou furtar, bem como provocar danos ao patrimônio da escola, dos colegas, professores ou de terceiros.

22. Portar armas ou outros objetos perigosos dentro do ambiente es-colar, ou trazer para o recinto ma-terial tóxico, inflamável ou explo-sivo, incluindo fogos de artifício e material pirotécnico.

23. Realizar trotes, prendas, pega-dinhas ou brincadeiras de mau gosto.

24. Consumir alimento em sala de aula, bem como vender ou distribuir alimentos a terceiros dentro da es-cola.

25. Praticar comércio de qualquer natureza dentro da escola sem a

autorização da Direção e sem as li-cenças exigidas pela legislação per-tinente.

26. Fotografar ou filmar professo-res, funcionários, alunos ou familia-res de alunos dentro da escola sem a autorização dos mesmos.

27. Violar ou tentar violar os meca-nismos de segurança eletrônica da instituição por quaisquer meios ilíci-tos.

28. Ativar injustificadamente alar-mes de incêndio ou qualquer outro dispositivo de segurança da escola.

29. Acessar sem autorização o banco de dados da escola, alte-rando, copiando ou apagando as in-formações ali registradas.

30. Praticar quaisquer atos puníveis pela legislação civil ou penal brasi-leira, ou ainda que sejam vetados pelas normativas deste guia.

São imputáveis à responsabilidade pelas transgressões acima tanto aqueles que as cometem direta-mente, seja por culpa ou dolo, quanto os que contribuem com a transgressão cometida por tercei-ros ou induzem outros a praticá-la.

MedidasMedidasMedidasMedidas pedagógicaspedagógicaspedagógicaspedagógicas

Quando ocorrerem conflitos disci-plinares em sala de aula e as orien-tações do professor não forem atendidas, o docente encaminhará o discente ao SCT para registro e aplicação das medidas cabíveis. Após atendimento no setor, o estu-dante deve aguardar até o início do

Page 19: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

17

próximo tempo de aula para retor-nar à sala.

São medidas pedagógicas aplicadas aos alunos no caso de inobservân-cia de seus deveres ou de infração das normas institucionais:

1. Orientação ou advertência ver-bal pelo SCT.

2. Advertência escrita, com regis-tro assinado pelos pais ou respon-sáveis.

3. Afastamento temporário das ati-vidades escolares (suspensão).

4. Assinatura de Termo de Ajusta-mento pelos pais.

5. Cancelamento de matrícula no decorrer do ano letivo ou não reno-vação de matrícula ao final do res-pectivo ano.

As medidas pedagógicas listadas acima são aplicadas conforme a gravidade da conduta, não se-guindo, necessariamente, uma or-dem sequencial.

A medida de afastamento das ativi-dades escolares (suspensão) pode ser cumprida na própria escola ou no domicílio do aluno, dependendo da natureza e da gravidade da in-fração.

No caso de suspensão a ser cum-prida na própria escola, o aluno é afastado da sala de aula e cumpre atividades pedagógicas em ambi-ente separado, sob acompanha-mento do SCT.

Em caso de afastamento da escola, com cumprimento da medida em domicílio, o aluno perde o direito à realização das avaliações, provas em segunda chamada ou recupera-ções paralelas que forem realizadas no período do afastamento.

Em período de afastamento, o aluno fica impedido de participar de qual-quer atividade curricular ou extra-curricular da escola, incluindo esco-linhas artísticas e esportivas, curso de idiomas, visitas de estudo e ou-tras.

Toda infração das normas regimen-tais é registrada no Histórico Disci-plinar do aluno. Uma vez registra-das, as infrações só podem ser alte-radas ou anuladas em caso de erro de registro.

Sempre que necessário, em vista da gravidade do fato ou da reincidên-cia das infrações, o SCT encaminha o educando para acompanhamento sistemático do Serviço de Orienta-ção Educacional.

Trabalhos escolares obtidos por meio de plágio, de fonte eletrônica ou não, serão desconsiderados e, ao aluno, será atribuída nota 0,0 (zero).

Tolerância zeroTolerância zeroTolerância zeroTolerância zero

O Centro Educacional La Salle tem tolerância zero com as infrações relacionadas a seguir, adotando medidas rigorosas em caráter ime-diato:

1. Medida automática de SUSPEN-SÃO com afastamento da escola:

Page 20: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

18

a) Brigas, agressão física ou outra forma de violência que possa ter como consequência dano à integri-dade física de colegas, professores ou terceiros.

b) Porte, distribuição ou uso no am-biente escolar de bebidas alcoólicas, ou comparecimento à escola com sinais de embriaguez.

c) Porte de material tóxico, infla-mável ou explosivo, incluindo fogos de artifício e material pirotécnico.

d) Importunação ofensiva ao pudor, assédio ou ato libidinoso, incluindo tentativa de contato físico inapro-priado ou não desejado dentro do ambiente escolar.

2. Encaminhamento imediato de pedido de EXPULSÃO ao Conselho Escolar, seguido de denúncia ao Conselho Tutelar e à autoridade po-licial competente:

a) Porte, distribuição ou uso no am-biente escolar de substâncias nar-cóticas, entorpecentes ou psicotró-picas.

b) Porte de armas ou outros obje-tos que possam provocar morte ou lesões corporais graves a terceiros.

c) Agressão ou violência de natu-reza sexual.

Namoro na escolaNamoro na escolaNamoro na escolaNamoro na escola

Como local dedicado prioritaria-mente ao estudo, o Centro Educa-cional La Salle não é um ambiente para namoro. Os alunos dispõem de suficiente tempo fora do horário escolar para isso.

Assim, a escola permite gestos de expressão de afeto entre seus alu-nos, desde que dentro dos limites da amizade: abraço, beijo no rosto, ca-minhar de mãos dadas não ofen-dem as regras da escola.

Não são permitidas manifestações de afeto mais explícitas e que ultra-passam os gestos comuns de es-tima entre amigos: beijo na boca, troca de carícias, sentar-se ou dei-tar-se no colo um do outro...

A recorrência na infração desta norma pode ensejar a aplicação de medidas pedagógicas severas, como advertência escrita ou sus-pensão.

BullyingBullyingBullyingBullying

O conceito de “bullying” compre-ende todas as formas de atitudes agressivas, físicas ou psicológicas, intencionais e repetidas, que ocor-rem sem motivação evidente, ado-tadas por um ou mais estudantes contra outro, causando dor ou an-gústia, e executadas dentro de uma relação desigual de forças.

Podem ser considerados atos de bullying apelidos pejorativos, agres-sões físicas ou verbais, ameaças, ofensas, chantagem, intimidação, gozações, assédio, depreciação, ati-tudes de isolamento ou exclusão do grupo social, difamação ou calúnia, bem como discriminação de alguém por causa da aparência física, orien-tação sexual, religião, etnia, nível de renda, nacionalidade, deficiência fí-sica ou qualquer outra caracterís-tica pessoal.

Page 21: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

19

O Centro Educacional La Salle busca evitar e combater o bullying entre o corpo discente através de atividades de prevenção e consci-entização, mas é importante contar com a colaboração de seus alunos. Ajude a escola nesse trabalho, fa-zendo a sua parte:

1. Uma regra de ouro nos diz que é preciso tratar as outras pessoas da mesma forma como queremos ser tratados. Por isso, respeite os ou-tros, aceite as suas diferenças, compreenda as suas debilidades. Não mensure o valor de uma pessoa pelas aparências. O interior de al-guém vale muito mais do que o as-pecto externo.

2. Lembre-se de que uma brinca-deira aparentemente inocente pode fazer alguém sofrer calado. Por isso, avalie os seus atos e evite brin-cadeiras de mau gosto. Sem perce-ber, você também pode estar ma-goando alguém. Violência psicoló-gica pode machucar tanto quanto a violência física.

3. Estimule seus colegas a resolve-rem seus problemas ou atritos con-versando, não xingando ou bri-gando. Violência não leva a nada. E comece por você mesmo, dando o exemplo.

4. Se você for ridicularizado, hosti-lizado ou intimidado na escola por

colegas, não reaja com agressivi-dade. Isso pode piorar a situação. Procure o SOE e relate o que acon-teceu.

5. Informe-se sobre o bullying. As-sim, você poderá identificá-lo mais facilmente caso o problema acon-teça com você ou com algum co-lega.

6. participe das atividades que a es-cola promove em prevenção ao bul-lying. Pergunte, comente, motive os seus colegas a fazer parte do es-forço conjunto para acabar com atitudes de intimidação que possam estar acontecendo.

7. O bullying, assim como cyberbul-lying, é crime. Por isso, não tenha medo de denunciá-lo. Se você tes-temunhou, tomou conhecimento ou foi vítima de bullying, procure o SOE e informe. Se preferir, você pode fazer uma denúncia anônima por telefone.

8. Não sofra calado, nem deixe seu colega ser uma vítima silenciosa. Leve qualquer fato relacionado a bullying ao conhecimento da escola. O agressor, se não for identificado e corrigido, tende a tornar-se cada vez mais violento, hostil e desafia-dor.

Page 22: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

20

ENSINOENSINOENSINOENSINO EEEE AVALIAÇÃOAVALIAÇÃOAVALIAÇÃOAVALIAÇÃO

DeveresDeveresDeveresDeveres dededede casacasacasacasa

O site da escola publica diariamente a lista de deveres de casa e as ativi-dades avaliativas solicitadas para cada turma, a partir do 4º ano do Ensino Fundamental.

Para acessar a lista diária de deve-res e atividades, basta visitar o site da instituição e clicar no menu “Ta-refas de Casa”, localizado ao pé da página.

Quando o aluno não puder compa-recer à aula, é dever da família intei-rar-se dos deveres de casa solicita-dos e dos trabalhos avaliativos en-caminhados pelos professores.

Em caso de não cumprimento dos deveres de casa, a escola comunica os pais através de carimbo na agenda e faz o lançamento da ocorrência na Área Pedagógica do Portal do Aluno.

Deixar de fazer os deveres de casa de forma recorrente é considerado infração das normas disciplinares e enseja a aplicação de medidas pe-dagógicas severas, como advertên-cia escrita ou suspensão.

Trabalhos escolares feitos em casa devem ser entregues exclusiva-mente ao professor que os solici-tou. Não é permitido entregá-los na recepção da escola, para outros professores, nas Coordenações ou em qualquer outro setor.

AvaliaçãoAvaliaçãoAvaliaçãoAvaliação dededede rendimentorendimentorendimentorendimento

O Centro Educacional La Salle adota regime trimestral na avalia-ção do aluno.

A avaliação dos alunos da Educação Infantil e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental resulta em parecer descritivo individual. A avaliação dos demais alunos é expressa em nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos.

A partir do 3º ano do Ensino Fun-damental, as avaliações escritas são realizadas em períodos específicos, previstos no calendário escolar anual.

A metodologia de avaliação tem caráter cumulativo em relação aos conhecimentos construídos ao longo do ano em cada disciplina.

RealizaçãoRealizaçãoRealizaçãoRealização dededede provasprovasprovasprovas eeee testestestestestestestes

A partir do 6º ano do Ensino Fun-damental, ao realizar uma avalia-ção, o aluno deve deixar sobre a mesa apenas lápis, borracha e ca-neta. Outros itens (régua, calcula-dora, compasso...), somente se soli-citados pelo professor.

Todo o resto do material pessoal do aluno, inclusive relógio e telefone celular, deve ser guardado na mo-chila e colocado junto à parede da sala, próximo à lousa. Aparelhos eletrônicos devem estar desligados.

Page 23: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

21

A prova deve ser feita com caneta esferográfica simples, de corpo transparente, com tinta azul ou preta.

O aluno deve observar a distribui-ção de lugares estabelecida pelo professor.

Se necessário sair da sala para uso de sanitário ou para o setor de pri-meiros socorros, não é permitido ao aluno levar o celular consigo.

Nas avaliações aplicadas no turno inverso ou aos sábados, exige-se a apresentação da carteira de identi-dade estudantil ou outro docu-mento com foto para validação da nota.

As provas do Centro Educacional La Salle são cumulativas, de forma que conteúdos anteriores aos estu-dados no trimestre também podem ser incluídos nas avaliações escritas, sem necessidade de aviso prévio.

Fraude em avaliaçõesFraude em avaliaçõesFraude em avaliaçõesFraude em avaliações

Havendo evidência material de fraude por parte do aluno na reali-zação de prova, a mesma é anulada e, ao aluno, é atribuída nota 0,0 (zero).

A utilização de celular ou outros dispositivos eletrônicos para qual-quer finalidade durante a realização de avaliação também anula a prova, sendo atribuída ao aluno nota 0,0 (zero).

Igualmente é atribuída ao aluno nota 0,0 (zero) se constatado o

uso de caneta de tinta apagável na realização da avaliação.

É ainda sujeito à anulação da prova e à aplicação de medidas disciplina-res mais severas o aluno que incor-rer nas seguintes práticas ilícitas nas avaliações escolares:

a) Comprar, vender, furtar, trans-portar ou distribuir conteúdos to-tais ou parciais de provas a serem realizadas ou suas respostas corre-tas.

b) Substituir ou ser substituído por outro aluno na realização de provas ou avaliações.

c) Substituir seu nome ou demais dados pessoais quando realizar pro-vas ou avaliações escolares.

d) Reter consigo ou deixar de en-tregar ao professor a própria avali-ação, ou ainda subtrair a de tercei-ros.

e) Cometer plágio, ou seja, apro-priar-se do trabalho de outro e uti-lizá-lo como se fosse seu, sem dar o devido crédito e fazer menção ao autor, como no caso de cópia de trabalhos de outros alunos ou de conteúdos divulgados pela internet ou por qualquer outra fonte de co-nhecimento.

AvaliaçãoAvaliaçãoAvaliaçãoAvaliação emememem segundasegundasegundasegunda chamadachamadachamadachamada

Aluno ausente em dia de prova ou teste pode realizar avaliação em se-gunda chamada.

A partir do 5º ano do Ensino Fun-damental, a avaliação é aplicada no turno inverso ao de aula, nas datas

Page 24: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

22

estabelecidas previamente no ca-lendário escolar.

Para realizar a segunda chamada, o aluno ou seu responsável deve pre-encher o formulário de requeri-mento na SUPED e pagar a taxa es-tabelecida na Tesouraria da escola, em até 48 horas após a aplicação da prova da turma.

Quando a perda de prova se der por motivo de doença, o aluno pode so-licitar abatimento na taxa da se-gunda chamada. Para isso, basta entregar atestado médico à Coor-denação Pedagógica dentro do prazo estabelecido no parágrafo anterior.

Esgotado o prazo para justificação da ausência, não serão aceitas no-vas inscrições para a avaliação em segunda chamada, sendo atribuída nota 0,0 (zero) ao aluno, na res-pectiva disciplina. Neste caso o aluno tem ainda a oportunidade de fazer a prova de recuperação para-lela e substituir essa nota.

Não há avaliações de terceira cha-mada, de modo que o não compa-recimento do aluno para realização da prova de segunda chamada im-plicará em atribuição da nota 0,0 (zero) na respectiva avaliação, sem devolução do valor da taxa paga.

A escola não realiza avaliações em segunda chamada para provas de recuperação paralela, exames finais ou avaliações especiais em segunda época.

Por se tratar de serviço adicional ao contrato educacional, atestados médicos, declarações de compare-cimento e outros comprovantes de motivo de ausência em dia de prova não abonam a taxa de segunda chamada.

Trabalhos escritos são aceitos pelo professor em até uma semana após o prazo de entrega, com redução de 25% no valor original da avaliação. Decorrido esse prazo, o trabalho não será mais aceito.

RecuperaçãoRecuperaçãoRecuperaçãoRecuperação paralelaparalelaparalelaparalela

Os estudos de recuperação paralela são realizados ao longo do trimes-tre, após as avaliações, com revisão dos conteúdos que não tenham sido adequadamente assimilados e a realização de exercícios de fixa-ção.

Ao final do trimestre, a escola pro-picia a realização de prova de recu-peração, para revisão da menor nota obtida ao longo do período (P1 ou P2). São objeto de recupe-ração de nota todos os conteúdos do trimestre.

Cada professor define os conteú-dos a serem incluídos na prova e in-forma os alunos sobre os tópicos a serem abordados.

A nota da prova de recuperação substitui a menor nota de prova do trimestre (P1 ou P2). As demais notas continuam as mesmas. Se a nota da recuperação for menor que as notas do trimestre, não há subs-tituição.

Page 25: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

23

Não há segunda chamada para pro-vas de recuperação paralela nem para trabalhos escolares.

MédiasMédiasMédiasMédias trimestraistrimestraistrimestraistrimestrais

Do 3º ao 5º ano do Ensino Funda-mental, a média trimestral do edu-cando é calculada a partir de, no mí-nimo, duas avaliações parciais, que podem ser compostas de testes, pesquisas, trabalhos individuais ou em grupo e outras atividades de cu-nho pedagógico.

A avaliação P1, de pontuação igual a 10,0 (dez), é o somatório da nota dos deveres de casa do trimestre, com peso 5,0 (cinco) + um con-junto de trabalhos escolares, reali-zados de forma individual ou em grupo, com ou sem consulta, com valor igual a 5,0 (cinco).

Assim, o cálculo da média do tri-mestre é feito através da seguinte fórmula:

MT= P1 (DC + NT) + P2 + P3... + Pn n

Onde:

MT = Média do trimestre P2... Pn = Prova(s) com peso 10,0 n = Nº de avaliações do trimestre DC = Deveres de casa (peso 5,0) NT = Trabalhos ou avaliações diver-sas (peso 5,0)

As turmas das séries iniciais do En-sino Fundamental têm um calendá-rio de provas específico, com as avaliações distribuídas ao longo de

todo o ano. O calendário é divul-gado às famílias no início de cada trimestre.

A partir do 6º ano do Ensino Fun-damental, a média trimestral do aluno é constituída pela média arit-mética dos seguintes componentes:

a) Uma avaliação escrita (P1), rea-lizada em meados do trimestre, in-dividual e sem consulta, com valor igual a 10,0 (dez).

b) Outra avaliação escrita (P2), re-alizada ao final do trimestre, tam-bém individual e sem consulta, com valor igual a 10,0 (dez).

c) Uma avaliação (P3) de pontua-ção igual a 10,0 (dez), assim distri-buída: a nota do simulado, com peso 5,0 (cinco) + a nota da prova ou si-mulado ENEM, também com peso 5,0 (cinco).

d) Uma avaliação (P4) de pontua-ção igual a 10,0 (dez), constituída pelo somatório dos trabalhos e ava-liações escolares do trimestre, rea-lizados de forma individual ou em grupo, com ou sem consulta: proje-tos de série, visitas de estudo, tra-balhos de pesquisa, avaliações de li-vros paradidáticos...

e) Uma avaliação (P5) de pontua-ção igual a 10,0 (dez), constituída pelo somatório dos deveres de casa do trimestre.

Assim, o cálculo da média trimestral é feito através da seguinte fórmula:

MT = P1 + P2 + P3 + P4 + P5 5

Page 26: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

24

No Ensino Médio regular, nos com-ponentes Língua Portuguesa e Ma-temática, os alunos contam ainda com uma avaliação P6, resultante das atividades de Verificação Imedi-ata realizadas durante as aulas do turno inverso.

Após o cálculo da média trimestral, não se aceita recurso de qualquer natureza quanto ao arredonda-mento das casas decimais.

Após a reunião de pais para entrega dos boletins trimestrais, o aluno tem 03 (três) dias letivos para soli-citar a correção de notas lançadas incorretamente.

CritériosCritériosCritériosCritérios dededede promoçãopromoçãopromoçãopromoção

Ao final do ano letivo, é conside-rado aprovado o aluno que apre-sentar frequência igual ou superior a 75% e obtiver média igual ou su-perior a 7,0 (sete) na soma dos re-sultados dos três trimestres, con-forme a fórmula:

MA = MT1 + MT2 + MT3 ≥ 7,0 3

Onde: MA = Média Anual MT = Nota do Trimestre

O aluno que não alcançar média 7,0 (sete) no somatório dos trimestres é submetido a exame final. A fór-mula para cálculo da média do edu-cando após o exame final é:

MF = MA + EF ≥ 5,0 2

Onde: MF = Média Final MA = Média Anual EF = Nota do Exame Final

A média final é expressa em nota de 0 (zero) a 10 (dez), com uma casa decimal.

Considera-se aprovado ao aluno que alcança média final igual ou su-perior a 5,0 (cinco).

AvaliaçãoAvaliaçãoAvaliaçãoAvaliação emememem segundasegundasegundasegunda épocaépocaépocaépoca

O aluno que não alcança média mí-nima para aprovação ao final dos exames finais pode submeter-se a avaliação especial em segunda época.

Os conteúdos exigidos na avaliação em segunda época são os mesmos definidos para os exames finais.

A média final do educando, após a realização da avaliação em segunda época, é calculada de acordo com a seguinte fórmula:

MF = MA + AE ≥ 5,0 2

Onde: MF = Média Final MA = Média Anual AE = Nota da avaliação especial

As datas e horários dos exames avaliativos em segunda época são de definição exclusiva da institui-ção, não sendo permitido o reagen-damento em função de compromis-sos familiares do aluno.

O aluno que não obtém aprovação no ano letivo regular e se submete

Page 27: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

25

à avaliação especial somente pode matricular-se na série seguinte após concluir com êxito a avaliação em segunda época.

Não há segunda chamada para exa-mes em segunda época. O não comparecimento do aluno para re-alização da avaliação especial impli-cará em atribuição da nota 0,0 (zero) na respectiva avaliação, sem direito a recursos.

ReclassificaçãoReclassificaçãoReclassificaçãoReclassificação dededede alunosalunosalunosalunos

O aluno pode solicitar reclassifica-ção para a série seguinte, dentro de um mesmo nível de ensino, medi-ante pedido por escrito do respon-sável, em expediente dirigido à Di-reção da escola.

O aluno só pode solicitar reclassifi-cação uma vez ao ano, em até 15 dias após a divulgação dos resulta-dos do primeiro trimestre.

Só é aceito pedido de reclassifica-ção se o aluno obtiver nota igual ou superior a 8,0 em todas as discipli-nas no primeiro trimestre. Não há recurso quanto a este requisito mí-nimo para reclassificação.

Uma vez deferido o pedido, o SCP aplica um teste de verificação de aprendizagem para cada disciplina da série, com os conteúdos do ano letivo em curso e os do primeiro tri-mestre da série seguinte.

As datas e horários das provas de reclassificação são de definição ex-clusiva da escola.

Para ser considerado apto para a série seguinte ou para a conclusão do curso, o aluno requerente deve alcançar nota igual ou superior a 7,0 na verificação de todas as disci-plinas da Base Curricular.

Os resultados são avaliados por banca examinadora, os quais decla-ram o aluno apto ou não à série se-guinte.

Não cabe recurso de natureza al-guma à decisão da banca examina-dora.

Cabe ao aluno o ônus das provas de reclassificação, sendo as taxas fixa-das pela escola.

Não há processo de reclassificação para a Educação Infantil e as séries iniciais do Ensino Fundamental.

O aluno do 3º ano do Ensino Médio que logra êxito no processo de re-classificação tem sua formação em nível de Educação Básica dada como concluída e extingue seu vín-culo com a instituição. Os encargos financeiros referentes ao ano letivo recém concluído, especificados no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, continuam em vigor até a completa quitação das parce-las vincendas.

ProficiênciaProficiênciaProficiênciaProficiência emememem língualíngualíngualíngua estrangeiraestrangeiraestrangeiraestrangeira

Alunos oriundos do exterior ou com certificado de conclusão de curso de idiomas com, no mínimo, 700 horas de aula cursadas no Brasil po-dem solicitar dispensa das aulas de Língua Inglesa, através de requeri-mento dirigido à SUPED.

Page 28: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

26

Após deferido o pedido, a Coorde-nação de Idiomas aplica um teste de verificação de conhecimentos com os conteúdos do ano letivo em curso. Para ser dispensado das au-las de Língua Inglesa, o aluno reque-rente deve alcançar nota igual ou superior a 7,0 no teste de verifica-ção.

Uma vez dispensado, o aluno realiza trabalhos e provas indicados pelo professor para definição da média de cada trimestre.

Cabe ao aluno o ônus da prova de verificação de aprendizagem, sendo as taxas fixadas pela escola.

O aluno só pode solicitar dispensa das aulas de Língua Inglesa uma vez ao ano.

LínguaLínguaLínguaLíngua EspanholaEspanholaEspanholaEspanhola

A disciplina Língua Espanhola é ofe-recida de forma opcional e gratuita para o aluno do Ensino Médio, em turno oposto ao da aula regular. Para participar das aulas, é necessá-rio fazer a inscrição na Secretaria da escola no ato da matrícula.

Uma vez feita a inscrição, o aluno não pode desistir da disciplina e deve atingir média mínima de 7,0 (sete) pontos e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) para aprovação.

No Ensino Médio Integral, a disci-plina Língua Espanhola é compo-nente obrigatório.

EducaçãoEducaçãoEducaçãoEducação ReligiosaReligiosaReligiosaReligiosa

A disciplina Educação Religiosa é de curso obrigatório, pois integra a or-ganização curricular da escola. Ela não tem caráter catequético ou doutrinador, e trata de valores éti-cos, morais e religiosos de forma pluralista.

As demais atividades religiosas rea-lizadas com alunos não têm partici-pação obrigatória. Quando um aluno se sente impedido de partici-par de alguma atividade escolar por motivos religiosos, ele é ocupado com atividades substitutivas até que a turma retorne às suas ativida-des rotineiras.

EducaçãoEducaçãoEducaçãoEducação FísicaFísicaFísicaFísica

A Educação Física é disciplina obri-gatória da Base Curricular. Todavia, atendendo à legislação vigente, a escola dispensa de sua prática:

a) Aluna gestante ou com prole.

b) Aluno trabalhador com carga de trabalho superior a 30 horas sema-nais.

c) Aluno impossibilitado por proble-mas de saúde.

d) Aluno regularmente inscrito em federação esportiva do Estado do Amazonas e que comprove partici-pação em competições desportivas oficiais em âmbito estadual, nacio-nal ou internacional (Res. 009/05 CEE/AM).

e) Aluno que comprove realizar prática desportiva na Fundação Vila Olímpica (Res. 009/05 CEE/AM).

Page 29: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

27

f) Aluno do Ensino Médio matricu-lado em escolinhas esportivas ou artísticas da própria instituição.

Para obter dispensa da prática de Educação Física, o responsável pelo estudante deve encaminhar reque-rimento à SUPED, anexando docu-mento comprobatório do motivo da dispensa, em até 15 dias após o iní-cio do ano letivo.

Enquanto não for dado deferimento ao requerido, o discente deve parti-cipar das aulas regularmente.

Os alunos dispensados da prática de Educação Física não são dispen-sados das atividades teóricas, de-vendo cumprir o programa de estu-dos domiciliares indicado pelo pro-fessor, e submeter-se às avaliações trimestrais presenciais, na forma de testes ou trabalhos escritos.

A média trimestral do aluno na Edu-cação Física é calculada a partir de quatro avaliações, realizadas sobre três aspectos:

a) Conteúdo teórico, com uma ava-liação realizada ao final do trimes-tre (P1), individual e sem consulta, com valor igual a 10,0 (dez).

b) Desempenho prático, com duas avaliações realizadas ao longo do trimestre (P2 e P3), cada uma com valor igual a 10,0 (dez).

c) Operosidade (P4), que avalia participação, interesse, pontuali-dade e assiduidade do aluno.

Matrícula,Matrícula,Matrícula,Matrícula, transferênciatransferênciatransferênciatransferência eeee outrosoutrosoutrosoutros

Aluno oriundo de outra escola deve cumprir estudos de adaptação sem-pre que observada discrepância en-tre a estrutura curricular do Centro Educacional La Salle e a da escola de origem.

A infrequência às aulas não implica em cancelamento automático da matrícula. Assim, em caso de inter-rupção dos estudos, mudança de escola ou desistência das escolinhas ao longo do ano, é necessário for-malizar o cancelamento na Secre-taria para que a cobrança das men-salidades seja suspensa. Essa regra se aplica, inclusive, ao curso de idio-mas e às escolinhas esportivas e ar-tísticas.

A organização das turmas é de competência exclusiva da escola e atende a critérios estritamente pe-dagógicos e disciplinares. Não é permitido ao aluno escolher a turma em que cursará a série, nem aos responsáveis.

AlunosAlunosAlunosAlunos provenientesprovenientesprovenientesprovenientes dodododo exteriorexteriorexteriorexterior

Alunos oriundos de estabelecimen-tos de ensino do exterior devem apresentar documentação escolar completa e oficialmente traduzida no ato da matrícula.

Quando a documentação de trans-ferência estiver incompleta ou dei-xar dúvida quanto à sua interpreta-ção, a escola toma por base para a classificação do aluno o último his-tórico emitido em estabelecimento de ensino do Brasil.

Page 30: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

28

Na falta de documentação e ha-vendo, por parte da família, solicita-ção de aproveitamento dos estudos cursados no exterior, o aluno é sub-metido a processo de classificação, através de exames avaliativos nas disciplinas do currículo escolar.

Havendo discrepância entre a base curricular da série postulada pelo

aluno e a do período cursado no ex-terior, o aluno deve cumprir estudos de adaptação.

Cabe ao aluno o ônus dos proces-sos de classificação e adaptação, sendo as taxas fixadas pela escola.

DIREITOSDIREITOSDIREITOSDIREITOS EEEE DEVERESDEVERESDEVERESDEVERES DODODODO ALUNOALUNOALUNOALUNO

Direitos do alunoDireitos do alunoDireitos do alunoDireitos do aluno

São direitos do aluno do Centro Educacional La Salle:

1. Ter a garantia de que a escola cumpra a sua função, oferecendo ensino de qualidade, ministrado por profissionais habilitados.

2. Apresentar aos professores ou à administração sugestões relativas ao aprimoramento da vida escolar.

3. Participar, em igualdade de con-dições, das atividades pedagógicas, sociais, cívicas, recreativas e religio-sas indispensáveis à sua formação.

4. Ser informado sobre o sistema de avaliação da escola e de seu rendi-mento escolar, através de boletim periódico.

5. Expor suas dificuldades e solicitar orientações aos professores e de-mais responsáveis pelo ensino na escola.

6. Utilizar as instalações e recursos materiais disponíveis da escola, me-diante prévia autorização dos res-ponsáveis.

7. Ser tratado com respeito, cordi-alidade e atenção em sua individua-lidade.

8. Representar, ante a Direção, contra sanções julgadas indevidas.

Deveres do alunoDeveres do alunoDeveres do alunoDeveres do aluno

De igual modo, são deveres do aluno desta instituição de ensino:

1. Conhecer e respeitar todas as normas e regras da instituição.

2. Estudar com afinco e empenhar-se pela sua educação integral e for-mação pessoal.

3. Frequentar com assiduidade, pontualidade e responsabilidade às aulas e demais atividades escolares, observando a frequência mínima exigida em lei.

4. Portar diariamente, todo material didático indispensável às atividades

Page 31: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

29

escolares, mantendo-o em perfeita ordem e conservação.

5. Cumprir as tarefas solicitadas, executando-as nos prazos e da forma como for orientado pelos professores.

6. Estar atento às aulas, sem provo-car desordem ou perturbação ao ambiente ou aos colegas, quer na sala de aula ou fora dela.

7. Atuar com probidade e honesti-dade na execução de trabalhos es-colares, provas e demais atividades de avaliação.

8. Tratar com cordialidade, respeito e gentileza colegas, professores e funcionários.

9. Respeitar os direitos individuais, coletivos e difusos frente aos de-mais colegas, professores e funcio-nários.

10. Respeitar a propriedade alheia.

11. Respeitar e acatar a autoridade dos professores, funcionários, co-ordenadores e direção.

12. Respeitar as normas disciplina-res e manter conduta honrosa, compatível com sua condição de aluno deste educandário.

13. Apresentar-se corretamente uniformizado nas dependências da escola, observando os preceitos bá-sicos de higiene individual.

14. Portar diariamente a carteira de identidade estudantil e a agenda es-colar.

15. Permanecer na escola durante todo o horário escolar, não se au-sentando dela sem autorização es-crita do SCT.

16. Comparecer às atividades edu-cativas fora do horário regular de aula, sempre que convocado.

17. Colaborar com a escola na con-servação e asseio dos prédios, do mobiliário escolar e de todo mate-rial de uso coletivo.

RESPONSABILIDADES DOS PAISRESPONSABILIDADES DOS PAISRESPONSABILIDADES DOS PAISRESPONSABILIDADES DOS PAIS

Os pais são os primeiros responsá-veis pela educação dos filhos. O tra-balho desenvolvido pela escola não tem a função de substituir a educa-ção dada em âmbito familiar. A es-cola apenas complementa esse tra-balho, proporcionando ao aluno o ensino sistematizado que a família não tem condições de lhe oferecer.

Por isso, acompanhar a vida escolar do filho é dever dos pais.

Como instituição coadjutora no processo formativo de nossas cri-anças e jovens, o Centro Educacio-nal La Salle pede que os pais:

Page 32: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

30

1. Incentivem seu filho a responsa-bilizar-se pela sua própria educa-ção, a aderir à rotina escolar, a cum-prir as regras de convivência, a par-ticipar das atividades letivas e a ob-servar os prazos de cumprimento das tarefas, trabalhos e avaliações.

2. Participem ativamente das ativi-dades promovidas pela escola, prin-cipalmente as destinadas às famí-lias: reuniões de pais, eventos, festi-vidades....

3. Ajudem a melhorar a qualidade do ensino oferecido aos seus filhos, apresentando sugestões, fazendo críticas construtivas, mostrando os pontos fortes e fracos da institui-ção.

4. Confiram periodicamente a agenda escolar, a qual constitui um instrumento importante de comu-nicação entre a escola e a família.

5. Compareçam à escola, pelo me-nos, quando convocados, cientes de que a instituição não pede a pre-sença dos pais sem necessidade.

6. Acompanhem e estimulem o es-tudo de seus filhos em casa, cientes de que o tempo que eles permane-cem na escola não é suficiente para a aprendizagem.

7. Busquem manter-se a par das in-formações publicadas no site da instituição: notícias, deveres de casa, calendários de provas, comu-nicados e circulares, lançamentos disciplinares do aluno (faltas, atra-sos, infrações...), e outros.

8. Esforcem-se por cumprir os ho-rários de início das aulas, lembrando que todo atraso implica em prejuízo à aprendizagem do aluno.

9. Comuniquem à escola qualquer ausência de seu filho, e informem-se sobre as tarefas e atividades per-didas, para que o aluno tenha a oportunidade de repô-las.

10. Façam uso dos horários de atendimento de professores regen-tes, para tomar ciência do anda-mento da vida escolar do filho: seu rendimento, comportamento, êxi-tos, dificuldades....

11. Fiquem atentos aos prazos e datas importantes do ano letivo, constantes no calendário escolar recebido por ocasião da matrícula.

12. Busquem inteirar-se do dia a dia da instituição e, quando houver um conflito ou situações de atrito, pro-curem ouvir todos os lados envolvi-dos antes de emitir um juízo de va-lor.

13. Mostrem apoio à instituição quando medidas disciplinares forem necessárias, cientes de que tais me-didas decorrem de atitudes do aluno e contribuem para o seu cres-cimento e amadurecimento.

14. Havendo qualquer motivo de in-satisfação, não desqualifiquem a es-cola ou a autoridade do professor diante dos filhos. Venham discutir o assunto com os responsáveis pela instituição.

Page 33: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

31

15. Cumpram com pontualidade suas obrigações financeiras para com a instituição.

16. Lembrem que os pais são res-ponsáveis por todos os atos prati-cados pelos filhos, quando menores

de idade, devendo, inclusive, reparar danos morais ou materiais decor-rentes de ação do filho, mesmo se praticada de forma involuntária ou não intencional.

MENSALIDADES ESCOLARESMENSALIDADES ESCOLARESMENSALIDADES ESCOLARESMENSALIDADES ESCOLARES

Emissão de boletoEmissão de boletoEmissão de boletoEmissão de boleto

O Centro Educacional La Salle dis-ponibiliza mensalmente o boleto para pagamento da mensalidade na área restrita do site da escola. Para imprimi-lo, basta seguir os passos abaixo:

1. Visite o site da escola: http://www.lasalle.edu.br/manaus

2. Clique em <Acesso Restrito> e em <Portal do Aluno>

3. No campo <Unidade>, selecione <41 - Porvir | Centro Educacional La Salle - Manaus.

4. No campo <Usuário>, digite o CPF do responsável financeiro.

5. No campo <Senha>, digite a senha do responsável financeiro. A senha inicialmente gerada pelo sistema é a respectiva data de nascimento do responsável, com oito dígitos, no formato ddmmaaaa. Se a senha foi alterada no primeiro acesso, digite a nova senha.

6. Na coluna da esquerda, clique no nome do aluno e, após, em <Con-sulta Financeira>.

7. Selecione o ano de 2018 no campo <Período> e o nome do dis-cente no campo <Aluno>.

8. Assinale o campo <Pendentes>, clique em <Consultar> e aguarde. O sistema exibirá todas as parcelas aguardando pagamento.

9. Na extremidade direita, clique no ícone do boleto e aguarde. O sis-tema gerará o boleto em uma janela pop-up (é necessário habilitar essa funcionalidade no seu navegador para poder visualizar o boleto).

10. Clique em <Emitir> e o seu bo-leto será exibido em formato pronto para impressão.

Na área restrita, também é possível verificar a situação financeira do aluno e imprimir o comprovante de quitação de débitos para fins de Im-posto de Renda, além de outras fa-cilidades.

PagamentoPagamentoPagamentoPagamento

Os boletos podem ser pagos em qualquer banco até o vencimento. Para sua maior comodidade, utilize o código de barras para realizar o

Page 34: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

32

pagamento em caixas eletrônicos ou no bankline.

O serviço de DDA (Débito Direto Autorizado) também pode ser utili-zado para pagar seus boletos. Con-sulte sobre o serviço junto ao ge-rente de seu banco.

Boletos de pagamento com venci-mento em feriados regulamentados por lei municipal, estadual ou fede-ral podem ser pagos no primeiro dia útil subsequente, sem qualquer acréscimo.

Após o vencimento, os boletos po-dem ser pagos somente com os acréscimos contratuais, sendo atu-alizados diretamente no site do Banco Itaú S/A, pelo link: www.itau.com.br/servicos/boletos.

Ao acessar o site, tenha em mãos o código de barras do boleto a ser atualizado. A atualização pode ser feita no site do banco até 60 dias após o vencimento. Depois deste período, o responsável financeiro precisará solicitar novo boleto junto à Tesouraria da escola.

Juros e multa são calculados auto-maticamente pelo sistema da plata-forma da cobrança, observados os parâmetros estabelecidos no con-trato de matrícula assinado entre os responsáveis e a escola.

Mensalmente, o Centro Educacio-nal La Salle envia para o celular do responsável financeiro, por meio de mensagem de SMS, a identificação do aluno, o valor do boleto e a linha digitável, tornando mais ágil e mais fácil o processo de pagamento.

Importante manter os dados de lo-gin e senha do Portal em local de fá-cil acesso, pois serão utilizados para consultar os boletos mensalmente. Caso precise de auxílio para acessá-lo, o Serviço de Atendimento ao Cliente do Centro Educacional La Salle está à disposição para ajudar pelo fone 3655-1207 ou o e-mail [email protected].

O registro dos boletos junto ao banco torna obrigatório manter atualizados os dados de contato do responsável financeiro. Não deixe de comunicar à Secretaria qualquer alteração nos dados de endereço, e-mail e telefone.

Page 35: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

33

ORIENTAÇÕESORIENTAÇÕESORIENTAÇÕESORIENTAÇÕES DEDEDEDE ESTUDOESTUDOESTUDOESTUDO

A educação é uma atividade de ex-trema importância na vida mo-derna. É através dela que o jovem conhece e compreende o mundo e desenvolve muitas de suas potenci-alidades e talentos. E quando um aluno aprende métodos mais efica-zes de estudo pessoal, ele conse-quentemente melhora o seu de-sempenho na escola e nas avalia-ções.

O estudo, no entanto, só alcança bons resultados quando se torna um hábito. E como todo hábito, deve ser adquirido, repetido e refor-çado até que se torne tão natural quanto qualquer outro.

Desenvolver o hábito de estudo nem sempre é uma tarefa fácil. Mas é importante criar essa rotina para conseguir aprender de forma rápida e mais eficiente. O aluno não con-segue se apropriar de todas as in-formações dadas em sala de aula de uma única vez. Ele precisa revisitar os conteúdos de sala posterior-mente, para que tudo o que ele viu e ouviu possa ser convertido em co-nhecimento e não caia no esqueci-mento logo em seguida.

A seguir, veja algumas práticas que podem ajudar a tornar o seu mo-mento de estudo pessoal mais efi-caz:

1. Escolha um local adequado para o estudo. Esse local deve ser bem

iluminado e isento de ruídos que possam atrapalhar a aprendizagem.

2. Alimente-se antes ou depois do horário de estudo, não durante.

3. Tenha à mão todo o material ne-cessário para o estudo, evitando as-sim levantar-se continuamente.

4. Mantenha cadernos e livros em ordem, de forma que qualquer con-sulta possa ser feita com rapidez.

5. Organize uma sequência de tra-balho: o que fazer em primeiro lu-gar, o que fazer em seguida e assim por diante. As tarefas para o dia se-guinte devem ser as primeiras a se-rem feitas.

6. Concentre-se em uma tarefa de cada vez. Não faça uma atividade com a cabeça preocupada com o que ainda está faltando.

7. Nunca estude nos momentos em que as condições orgânicas forem desfavoráveis; sono e cansaço in-terferem no rendimento.

8. Não estude por horas a fio. É re-comendável reservar duas a três horas diárias.

9. Durante o tempo de estudo, evite usar o celular, televisão, rádio, internet....

10. Não seja apressado nos estu-dos. Não basta ler, é preciso assimi-lar. Assim, cada assunto deve ser primeiramente lido na sua íntegra.

Page 36: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

34

Após isso, releia enfocando os pon-tos principais. Destaque-os, fa-zendo anotações na margem ou numa folha em separado.

11. Não guarde dúvidas. Sempre há alguém a quem consultar, seja um colega ou um professor.

12. Lembre-se de que as disciplinas exatas exigem fazer exercícios e as humanas, muita leitura.

13. Para ajudar a memorizar infor-mações importantes, escreva-as a mão em vez de digitá-las. Você tem movimentos totalmente distintos para escrever cada letra a mão, o que ativa mais redes neurais em seu sistema nervoso do que na digita-ção.

14. Não descuide da saúde. Não adi-anta passar a madrugada estu-

dando ou deixar de comer para es-tudar. Deitar cedo, dormir pelo me-nos oito horas por noite, alimentar-se adequadamente também favo-rece um bom rendimento.

15. No final de cada tarefa, levante e dê uma voltinha, por alguns minu-tos. Isso ajuda a descansar a mente e o corpo.

16. Todo dia, dê uma olhada rápida no assunto que acabou de ser visto em sala. Não deixe para ver toda a matéria nas vésperas da prova, por-que, desse jeito, só se descobre dú-vidas quando não há mais tempo de pedir auxílio ao professor.

17. Faça com que o estudo se torne um hábito e uma obrigação diária. Não deixe nada interferir nesse há-bito.

REGRASREGRASREGRASREGRAS PARAPARAPARAPARA PRODUÇÃOPRODUÇÃOPRODUÇÃOPRODUÇÃO DEDEDEDE TRABALHOSTRABALHOSTRABALHOSTRABALHOS ESCOLARESESCOLARESESCOLARESESCOLARES

A partir do 7º ano do Ensino Fun-damental, os trabalhos avaliativos escritos devem ser produzidos se-guindo regras padronizadas de re-dação. O exercício da metodologia científica na elaboração de traba-lhos da Educação Básica ajuda a preparar o aluno para as exigências da futura vida acadêmica e profissi-onal.

A seguir, seguem indicações para orientação ao aluno sobre como proceder na produção de seus tra-balhos ao longo do ano:

APRESENTAÇÃO:

a) Papel A4 branco.

b) Tinta preta.

c) Margens: Superior: 3 cm. Infe-rior: 2 cm. Esquerda: 3 cm. Direita: 2 cm.

d) Número de página no canto su-perior direito.

ESTRUTURA DO TRABALHO:

CAPA: A capa contém o nome da instituição, da disciplina, do profes-sor, o título do trabalho, o nome do

Page 37: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

35

autor, a sua turma, o local e a data da entrega do trabalho.

a) Fonte: Arial ou Times New Ro-man, tam. 13, maiúscula e em ne-grito.

b) Disposição: No topo da página, o nome da instituição. Acima do cen-tro da página, o nome do autor. No centro da página, o título. Na base da página, local e data.

c) Distribuição do texto: Centrali-zado horizontalmente.

SUMÁRIO: O sumário apresenta todas as seções do trabalho, com as respectivas páginas em que tais se-ções têm início.

a) Fonte: Arial ou Times New Ro-man, tam. 12.

b) Espaço entre linhas: 1,5.

c) Título: centralizado, maiúsculo e em negrito.

d) Elementos do sumário alinhados à esquerda, números das páginas alinhados à direita e, entre eles, li-nha pontilhada.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS: Na parte introdutória, são apresenta-dos de modo detalhado e comen-tado o tema que o trabalho vai tra-tar, o problema que ele vai enfocar, as possíveis hipóteses a serem veri-ficadas, as justificativas e os objeti-vos propostos, e a metodologia que foi seguida no estudo do tema em questão. É uma visão geral do que será o trabalho, de como ele foi feito e do que se espera com ele.

a) Fonte: Arial ou Times New Ro-man, tam. 12.

b) Espaço entre linhas: 1,5.

c) Alinhamento: Justificado.

d) Título dos capítulos: centrali-zado, maiúsculo e em negrito.

e) Recuo esquerdo da 1º linha do parágrafo: 3 cm.

DESENVOLVIMENTO: No desen-volvimento, apresenta-se e co-menta-se as principais ideias cole-tadas nos livros e artigos lidos du-rante a preparação do trabalho (o que os autores dizem sobre o tema, quais os aspectos mais destacados por eles, quais as principais críticas feitas, possíveis propostas ao pro-blema abordado...). Também são expostas as considerações pessoais do aluno sobre o assunto, a partir do que ele leu.

O desenvolvimento é a parte prin-cipal e a mais extensa do trabalho, pois faz um comparativo entre o que os diversos autores dizem e o que o aluno pensa sobre o tema. É a partir desse comparativo que será redigida, posteriormente, a última parte do trabalho: a conclusão. Daí a importância de permear as ideias dos autores lidos com as ideias pes-soais do aluno. O aluno deve co-mentar, explicar, discutir, criticar, apresentar alternativas próprias ao problema. Não basta citar textos ou ideias: é preciso complementá-los com seus comentários pessoais.

Quando se cita a ideia de um autor, é importante deixar claro quem é o

Page 38: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

36

autor e onde (qual livro ou artigo) essa ideia foi encontrada. Se um texto (ou parte de um texto) de um autor for copiada no trabalho, ela deve ser escrita entre aspas, para que se saiba que a ideia não é do aluno, mas de outra pessoa. Ao final da citação, entre parênteses, deve constar o nome do autor e o ano em que a obra foi publicada, assim: (Moreira, 2001).

O desenvolvimento pode ser divi-dido em diversos capítulos, para fa-cilitar a organização das ideias a se-rem discutidas. Se o desenvolvi-mento for feito em um único capí-tulo, o título do capítulo será o mesmo do trabalho. Se o desenvol-vimento for dividido em dois ou mais capítulos, cada capítulo deverá receber um título específico.

a) Fonte: Arial ou Times New Ro-man, tam. 12.

b) Espaço entre linhas: 1,5.

c) Alinhamento: Justificado.

d) Título dos capítulos: centrali-zado, maiúsculo e em negrito.

e) Recuo esquerdo da 1º linha do parágrafo: 3 cm.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Na con-clusão, apresentam-se as ideias re-sultantes da reflexão feita. Ela de-verá propor uma ou mais respostas ao problema estudado. A conclusão deve ser logicamente verificável, ou seja, ela deve sustentar-se efetiva-mente nos textos lidos e nas de-mais ideias citadas ao longo do es-tudo.

a) Fonte: Arial ou Times New Ro-man, tam. 12.

b) Espaço entre linhas: 1,5.

c) Alinhamento: Justificado.

d) Título dos capítulos: centrali-zado, maiúsculo e em negrito.

e) Recuo esquerdo da 1º linha do parágrafo: 3 cm.

REFERÊNCIAS: As referências dos livros e textos consultados é um item obrigatório. Nela constam os documentos e qualquer outra fonte de informação consultados no le-vantamento de literatura.

a) Fonte: Arial ou Times New Ro-man, tamanho 12.

b) Espaço entre linhas: 1,5.

c) Alinhamento: Justificado.

d) Estrutura: Autor da obra, título (em negrito), número da edição, lo-cal, editora, ano da publicação, nú-mero de páginas ou páginas consul-tadas.

e) O nome do autor deve ser trans-crito pelo sobrenome por extenso, em letras maiúsculas, seguidos pelo primeiro nome e nomes do meio.

Exemplos de citação:

a) Livro com um autor:

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à Metodologia do Tra-balho Científico. São Paulo: Editora Atlas, 1999. 140 p.

Page 39: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

37

b) Livro com dois autores:

HERNÁNDEZ, Fernando & VEN-TURA, Montserrat. A Organização do Currículo por Projetos de Traba-lho. Porto Alegre: Artmed Editora, 1998. 200 p.

c) Partes de livros (capítulo, frag-mento...):

ROSA, J. G. A Terceira Margem do Rio, in: FARACO, C. E.. MOURA, F. M. Literatura brasileira. São Paulo, Ática, 2001, p. 361-365.

d) Artigo de revista:

SOUSA, T. M. de. Meio Ambiente: um Caso Sério. Revista de Adminis-tração Pública, Rio de Janeiro, nº 30, p. 159-161, jan/fev 2002.

e) Artigo de jornal:

MORAES, C. L. de. Pequenas Em-presas na Estrutura Econômica. Ga-zeta do Povo, Curitiba, 10-abr-2002, p. 15.

f) Texto consultado na internet:

Moura, G. C. Citações e Referên-cias Bibliográficas. Disponível em http.//elogica.com.br/user. Acesso em 09-abr-2002.

g) Dicionário:

FERREIRA, Aurélio B. de Hollanda. Novo Dicionário da Língua Portu-guesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. 1838 p.

h) Enciclopédia:

ENCICLOPÉDIA Mirador Internaci-onal. São Paulo: Encyclopaedia Bri-tannica do Brasil, 1995. 20 v.

FUNÇÕESFUNÇÕESFUNÇÕESFUNÇÕES DODODODO REPRESENTANTEREPRESENTANTEREPRESENTANTEREPRESENTANTE EEEE VICEVICEVICEVICE----REPRESENTANTEREPRESENTANTEREPRESENTANTEREPRESENTANTE DEDEDEDE TURMA:TURMA:TURMA:TURMA:

São funções do Representante de Turma do Centro Educacional La Salle:

1. Representar a turma junto ao Professor Regente, aos Serviços Pedagógicos e à Direção.

2. Participar das reuniões de Repre-sentantes de Turma e comunicar aos colegas os assuntos tratados.

3. Manter a própria agenda sempre atualizada com todos os compro-missos da turma (datas de provas, prazos de entrega de trabalhos e de

deveres de casa, eventos da es-cola...), e prestar informações aos colegas que solicitarem.

4. Comunicar imediatamente aos Serviços Pedagógicos (SCT ou SCP) a ausência ou atraso do pro-fessor em sala de aula.

5. Zelar para que os professores fa-çam a reflexão na primeira aula do dia.

6. Zelar para que o Espelho de Classe da turma não seja extravi-ado entre uma aula e outra.

Page 40: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

38

7. Prestar informações sobre a sua turma quando solicitado pelo Pro-fessor Regente, Serviços Pedagógi-cos ou Direção.

8. Colaborar para o bom entrosa-mento da turma, buscando iniciati-vas que favoreçam o ambiente de amizade, aceitação, cooperação e união.

9. Colaborar com a integração de colegas novatos, dos colegas com dificuldades de relacionamento com a turma e com os colegas que pos-suam algum tipo de dificuldade de aprendizagem.

10. Alertar os Serviços Pedagógi-cos sobre todos os casos de bul-lying, discriminação, agressão, maus tratos ou outras ocorrências em sala que possam causar dano emo-cional ou material a colegas.

11. Ouvir a opinião dos colegas e discutir com a turma seus interes-ses, sugestões, queixas e reivindica-ções, levando-os ao conhecimento da Direção ou dos Serviços Peda-gógicos.

12. Estimular a turma a participar com interesse e assiduidade das ro-tinas de estudo e das atividades es-portivas, pastorais, culturais e cívi-cas realizadas na escola.

14. Auxiliar a turma em sua organi-zação interna e distribuição de ta-refas na preparação para eventos da escola, como Lassalíada, Festa Junina...

14. Auxiliar os professores no en-caminhamento de alunos ou de agendas ao SCT.

15. Sempre que consultado, contri-buir com o Serviço de Coordenação Pedagógica na avaliação do traba-lho dos professores da turma, pres-tando informações.

16. Sempre que solicitado, distribuir circulares, avisos e outros docu-mentos aos colegas, e zelar para que os alunos ausentes recebam o documento assim que retornarem à escola.

17. Zelar, juntamente com o pro-fessor, para que a porta da sala seja fechada, as luzes apagadas e o ar-condicionado desligado sempre que a turma ausentar-se da sala.

18. Zelar pela conservação dos bens patrimoniais de sua escola.

19. Observar a organização e lim-peza da sala e estimular os colegas a contribuir com ela.

A eleição do RepresentanteA eleição do RepresentanteA eleição do RepresentanteA eleição do Representante

O momento da escolha do Repre-sentante requer reflexão sobre a decisão a ser tomada. Ele repre-senta um ato de responsabilidade que levará à indicação de um ele-mento de confiança da turma, o qual a representará junto à Direção, professores e demais Serviços da escola. Será também um elemento que deverá exercer influência posi-tiva, contribuindo para organiza-ção, união e, consequentemente, o bom relacionamento da turma.

Page 41: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

39

Importante lembrar que, para exer-cer bem seu papel de liderança, o Representante necessita do apoio e da compreensão de todos, no sen-tido de que cada um se torna res-ponsável pelo sucesso ou fracasso do trabalho do seu líder.

A seguir, estão listadas as principais características do Representante de Turma do Centro Educacional La Salle. Tais características servem de base na hora de você fazer a sua escolha dentro do processo de elei-ção do seu Representante:

1. O Representante de Turma do Centro Educacional La Salle deve ser exemplo para os colegas de boa conduta na vida pessoal e escolar.

2. Deve ser honesto, leal, flexível, respeitoso, confiante, bom ouvinte.

3. Deve evidenciar espírito de lide-rança, de responsabilidade, de inici-ativa e de cooperação.

4. Deve ter consciência de que a li-derança é um serviço aos outros, e não a si mesmo.

5. Deve ser comprometido com os estudos e apresentar um bom his-tórico disciplinar. Não pode ter Ter-mos de Ajustamento ou Termos de Afastamento no ano anterior ao da eleição.

6. Deve mostrar bom comporta-mento em sala, regularidade na re-alização de trabalhos e tarefas es-colares, assiduidade na frequência às aulas e pontualidade na chegada.

7. Deve mostrar disposição para auxiliar o professor sempre que é solicitado, participando das ativida-des em sala de aula.

8. Deve tratar bem todos os inte-grantes da turma, evitando cultivar preferências ou dar tratamento di-ferenciado a determinados colegas.

9. Deve abster-se de tomar partido em conflitos, procurando sempre manter a calma e o bom senso.

10. Deve confiar na turma e acre-ditar em suas possibilidades.

11. Deve estimular a cooperação por meio de exemplos, não de or-dens.

12. Deve incentivar a comunicação e a circulação de informações na turma.

13. Deve consultar sempre os membros da turma sobre qualquer problema ou resoluções importan-tes.

14. Deve respeitar os colegas com suas diferenças e limitações, e estar atento a seus problemas individuais: adaptação, rendimento, frequência, saúde...

15. Deve evitar críticas aos colegas em público, procurando sempre res-saltar diante do grupo os aspectos positivos de cada um.

16. Deve evitar comportamentos agressivos em quaisquer circuns-tâncias, mesmo em situações de es-tresse.

Page 42: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

40

17. Deve ter humildade para levar ao Professor Regente ou ao SOE as dificuldades que tiver no desempe-nho de suas funções.

18. Deve ter iniciativa para apre-sentar à Direção e aos Serviços Pe-dagógicos sugestões vindas dos colegas e para prevenir situações que possam prejudicar a turma.

19. Deve lembrar que ser líder é di-recionar os trabalhos e sugerir al-ternativas para que os objetivos se-jam alcançados.

20. Deve ter concluído a série an-terior no próprio Centro Educacio-nal La Salle sem reprovação e sem sanção disciplinar mais grave que advertência escrita.

Em caso de falha no cumprimento de seus deveres, o Representante de Turma pode ser destituído da função por determinação do Con-selho de Classe.

Page 43: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

41

ORIENTAÇÕESORIENTAÇÕESORIENTAÇÕESORIENTAÇÕES PARAPARAPARAPARA EVACUAÇÃO EM EVACUAÇÃO EM EVACUAÇÃO EM EVACUAÇÃO EM CASOSCASOSCASOSCASOS DEDEDEDE EMERGÊNCIAEMERGÊNCIAEMERGÊNCIAEMERGÊNCIA

Periodicamente, o Centro Educaci-onal La Salle realiza exercícios de evacuação de emergência, de forma a treinar os alunos sobre como pro-ceder em caso de sinistro.

Nesses exercícios ou em caso de emergência real, professores e fun-cionários conduzem toda a popula-ção escolar para áreas específicas de segurança, bastando ao aluno seguir as orientações, conforme in-dicado a seguir.

Como o aluno deve proceder em caso de emergência ou de simula-ção de sinistro:

1. Ao soar o alarme, manter-se em silêncio, atento às orientações do professor.

2. Cumprir todas as determinações que forem dadas pelo professor.

3. Ficar de pé junto à carteira, dando as mãos aos colegas próxi-mos em preparação para a saída.

4. Não levar nada consigo além de objetos de valor que puderem ser guardados no bolso (celular, car-teira...).

5. O aluno mais próximo da porta de saída deve aguardar ordem do professor para iniciar o abandono, indo direto para a área de segu-rança.

6. Durante o deslocamento, não correr, não gritar, manter-se na fila, não retornar em hipótese alguma,

procurando evitar que outros o fa-çam.

7. Durante o trajeto entre a sala de aula e a área de segurança, atender prontamente às orientações dos brigadistas da escola.

8. Não realizar ligações pelo celular ou enviar mensagens de texto en-quanto está se dirigindo para a área de segurança.

9. Seguir sempre pelo lado direito do corredor e da escada, deixando o lado esquerdo livre.

10. Nunca tomar o elevador.

11. Se perceber alguém caído, fe-rido ou em dificuldade de desloca-mento, comunique o professor ou o brigadista mais próximo, sem aban-donar a fila.

12. Manter-se reunido com a sua turma na área de segurança, até se-gunda ordem.

13. Somente proceder a evacuação total da propriedade se orientado expressamente pelo professor.

Se você estiver fora da sala de aula ao soar o alarme de emergência (pátio, banheiro, ambulatório...), não retorne à sala. Dirija-se direta-mente para a área de segurança, procure a sua turma e apresente-se ao professor.

Page 44: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

42

PROTOCOLO DE CONTENÇÃOPROTOCOLO DE CONTENÇÃOPROTOCOLO DE CONTENÇÃOPROTOCOLO DE CONTENÇÃO

Em caso de assalto ou outra situa-ção em que ocorra o ingresso de pessoa(s) armada(s) na escola, o Centro Educacional La Salle adota um protocolo especial de conten-ção, como forma de reduzir riscos pessoais e evitar que alunos, pro-fessores e funcionários se tornem alvos de disparos ou balas perdidas.

O protocolo de contenção é reali-zado da seguinte forma:

1. Uma vez verificada a presença de pessoa(s) armada(s) na instituição, o setor responsável fará soar pelo sistema de som das salas de aula, escritórios e áreas de circulação o aviso “Atenção: iniciando protocolo de contenção”.

2. Ao soar este aviso, nenhum aluno pode ser liberado das salas de aula ou de outras salas da institui-ção até que o sistema de som co-munique o fim do protocolo.

3. Sinais de troca de horário ou de início do intervalo devem ser igno-rados, para que todos permaneçam seguros em sala até o fim do proto-colo.

4. Alunos que estiverem fora da sua respectiva sala de aula devem pro-curar imediatamente um local fe-chado para proteção, preferencial-mente o local mais próximo possível (uma sala de aula, biblioteca, gabi-nete administrativo...).

5. Estando dentro de um ambiente seguro, o aluno não deve retirar-se de lá até que o sistema de som in-forme o encerramento do proto-colo de contenção.

6. Banheiros de alunos não são áreas adequadas para refúgio em si-tuações de contenção, pela impos-sibilidade de bloqueio da porta em caso de tentativa de invasão.

7. Nenhuma pessoa poderá perma-necer em áreas abertas (pátios, jar-dins, quadras esportivas) durante um protocolo de contenção. O Ser-viço de Coordenação de Turno e o Serviço de Segurança são encarre-gados de fazer uma varredura por esses locais e conduzir todos para a área segura mais próxima.

8. Se forem ouvidos disparos, as portas das salas devem ser tranca-das e as luzes apagadas. Permane-cer abaixado, rente ao chão, pode evitar ser alvo de bala perdida.

O Centro Educacional La Salle conta com serviço de segurança ar-mada terceirizado de plantão du-rante o horário de aula. Os segu-ranças são treinados por empresa especializada e qualificados para li-dar com situações de emergência. Ao aluno, basta buscar um local se-guro para abrigar-se e esperar a si-tuação ser resolvida.

Page 45: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

43

CALENDÁRIOCALENDÁRIOCALENDÁRIOCALENDÁRIO ESCOLARESCOLARESCOLARESCOLAR

JANEIROJANEIROJANEIROJANEIRO 22-27 ...Jornadas pedagógicas 25 ...........Recebimento do material

escolar 26 ...........Reunião de pais (Integral e

Estendido) 26 ...........Reunião de pais e mestres

(EI/EF1) 29 ...........Início do ano letivo

FEVEREIROFEVEREIROFEVEREIROFEVEREIRO 03 ...........Reunião de pais e mestres

(EF2/EM) 05 ...........Início das atividades do La

Salle Languages 05 ...........Início das atividades das

escolinhas esportivas e ar-tísticas

12-14 ...Recesso de Carnaval

MARÇOMARÇOMARÇOMARÇO 01-07 ...Período de avaliações P1

(EF2/EM) 03 ...........Sábado de avaliações

(EF2/EM) 12-16 ...Provas em segunda cha-

mada 17 ...........Sábado de atividades

(EI/EF1) 24 ...........Simulado do 1º trimestre

(EF2/EM) 29-30 ...Recesso de Páscoa

ABRILABRILABRILABRIL 07 ...........Sábado de atividades

(EI/EF1) 12-18 ...Período de avaliações P2

(EF2/EM) 14 ...........Sábado de avaliações

(EF2/EM)

23-27 ... Provas em segunda cha-mada. Recuperação para-lela

28........... Conselho de classe (EF1) 30........... Recesso do Dia do Traba-

lhador

MAIOMAIOMAIOMAIO 01........... Feriado do Dia do Traba-

lhador 04........... Entrega de pareceres

(EI/1ºEF) 05........... Prova Enem (EF2/EM).

Entrega de boletins (EF1). Fim do 1º trimestre

07........... Início do 2º trimestre 12........... Homenagem às mães 16-19 ... Lassalíada 16-19 ... Conselho de classe

(EF2/EM) 19........... Entrega de boletins

(EF2/EM) 26........... Sábado de atividades

(EI/EF1) 31........... Feriado de Corpus Christi

JUNHOJUNHOJUNHOJUNHO 01........... Recesso de Corpus Christi 07-13 ... Período de avaliações P1

(EF2/EM) 09........... Sábado de avaliações

(EF2/EM) 16........... Sábado de atividades

(EI/EF1) 14-20 ... Provas em segunda cha-

mada 22-23 ... Festa junina 25-29 ... Recesso escolar

Page 46: Guia do Estudante 2018 - lasalle.edu.brlasalle.edu.br/public/uploads/files/La Salle Manaus/Guia do... · 1 GUIA DO ESTUDANTE 2018 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Com fidelidade criativa

44

JULHOJULHOJULHOJULHO 02-10 ... Recesso escolar 09-10 ... Jornadas pedagógicas

para docentes 11 ........... Início do 2º semestre le-

tivo 21 ........... Sábado de atividades

(EI/EF1) 28 ........... Simulado do 2º trimestre

(EF2/EM)

AGOSTOAGOSTOAGOSTOAGOSTO 04 ........... Sábado de atividades

(EI/EF1) 11 ........... Homenagem aos pais 16-22 ... Período de avaliações P2

(EF2/EM) 18 ........... Sábado de avaliações

(EF2/EM) 25 ........... Prova Enem (EF2/EM) 27-31 ... Provas em segunda cha-

mada. Recuperação para-lela

31 ........... Fim do 2º trimestre

SETEMBROSETEMBROSETEMBROSETEMBRO 01 ........... Conselho de classe

(EF2/EM) 03 ........... Início do 3º trimestre 05-07 ... Recesso pelos Feriados da

Elevação do Amazonas e da Independência

14 ........... Entrega de pareceres (EI/1ºEF)

15 ........... Sábado de atividades (EI/EF1). Entrega de bole-tins (EF2/EM)

22 ........... Entrega de boletins (EF1) 27-28 ... Período de avaliações P1

(EF2/EM) 29 ........... Sábado de avaliações

(EF2/EM)

OUTUBROOUTUBROOUTUBROOUTUBRO 01-03 ... Período de avaliações P1

(EF2/EM) 05-11 ... Provas em segunda cha-

mada 12 .......... Feriado do Dia de N.S.

Aparecida 15 .......... Recesso do Dia do Profes-

sor 20 .......... Sábado de atividades

(EI/EF1). Prova Enem (EF2/EM)

24 .......... Feriado do Aniversário de Manaus

NOVEMBRONOVEMBRONOVEMBRONOVEMBRO 02 .......... Feriado do Dia de Finados 06-12 ... Período de avaliações P2

(EF2/EM) 10 .......... Sábado de avaliações

(EF2/EM) 13-23 ... Provas em segunda cha-

mada. Recuperação para-lela

15-16 ... Recesso da Proclamação da República

19-20 ... Recesso do Dia da Cons-ciência Negra

24 .......... Simulado do 3º trimestre (EF2/EM)

30 .......... Auto de Natal. Encerra-mento do ano letivo

DEZEMBRODEZEMBRODEZEMBRODEZEMBRO 01 .......... Entrega de pareceres e de

boletins aos pais 03-12 ... Revisão de conteúdos

para os exames finais 13-17 ... Exames finais 18-19 ... Conselho de classe 19 .......... Divulgação do resultado

finais 20 .......... Revisão de provas