guia dezembro 2014

36
Dezembro | 2014 PROGRAMAÇÃO Rio Preto ESPORTE INCLUSIVO SEMANA INCLUSIVA

Upload: sesc-rio-preto

Post on 06-Apr-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Guia de programação do Sesc Rio Preto no mês de dezembro.

TRANSCRIPT

Page 1: Guia Dezembro 2014

Dezembro | 2014Programação

Rio Preto

ESPORTE INCLUSIVOSEMANA INCLUSIVA

Page 2: Guia Dezembro 2014

INFORMAÇÕESTrabalhador do Comércio de Bens, Serviços e Turismo com registro na carteira profissional pode credenciar-se no Sesc.

CREDENCIAL PLENA

• trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho assinada em empresas que pagam a contribuição para manter o Sesc, documento de identidade, CPF e foto 3x4*.

• aposentados do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho, carta de concessão, extrato trimestral do INSS, documento de identidade, CPF e foto 3x4*.

• pensionistas de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho do cônjuge falecido, extrato trimestral do INSS, certidão de óbito, documento de identidade, CPF e foto 3x4*.

• desempregados do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho com o último registro, comprovando estar desempregado há menos de 12 meses, documento de identidade, CPF e foto 3x4*.

• dependentes

cônjuge: documento de identidade, CPF, foto 3x4*, certidão de casamento, ou certidão de nascimento de filho havido em comum, ou ainda declaração de união estável mencionando nomes do casal e documentos de ambos. Neste caso, deverão constar ainda os nomes e documentos de identidade de duas testemunhas maiores de 18 anos. As quatro pessoas deverão assinar a declaração e reconhecer firma.

filhos até 21 anos: certidão de nascimento ou outro documento de identidade, CPF efoto 3x4*.

filhos até 24 anos: documento de identidade, foto 3x4*, comprovante de matrícula em curso regular de qualquer grau, declaração de imposto de renda do titular ou outro documento que comprove ser dependente economicamente dos pais.

tutelados até 21 anos: certidão de nascimento ou outro documento de identidade, CPF e comprovante de tutela e foto 3x4*.

pais do titular, padrasto ou madrasta: documento de identidade, CPF e foto 3x4*. Padrasto ou madrasta, apresentar certidão de casamento ou declaração de união.

A inscrição é gratuita e tem validade em todo território nacional

CREDENCIAL ATIVIDADES

A emissão da Credencial Atividades é gratuita e individual, permite o acesso às atividades, desde que haja disponibilidade de vagas, sem estabelecer vínculos associativos.

• Documento de Identidade, CPF e foto 3x4*.

*A foto poderá ser tirada gratuitamente no ato do credenciamento.

Page 3: Guia Dezembro 2014

Legendas

Classificação Indicativa

Trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculados no Sesc e dependentes (Credencial Plena)

Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor da escola pública com comprovante

Credencial Atividades

Livre para todos os públicosNão recomendado para menores de 10 anosNão recomendado para menores de 12 anosNão recomendado para menores de 14 anosNão recomendado para menores de 16 anosNão recomendado para menores de 18 anos

semanainclusiva

jovem

06

24

trabalho social com idosos

criança

16

20

literatura 26

cinema

cultura digital

14

28música

artes visuais

12

23

teatro

turismo

10

31

FuncionamentoTerça a sexta, das 13h às 22h.Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 19h.

InternetNa internet (sescsp.org.br/ingressos), terças, a partir das 15h.

BilheteriasNas unidades do Sesc do Estado de São Paulo, quartas, a partir das 17h30.

ImportantePara cada ingresso adquirido com desconto será exigida a apresentação, na entrada do evento, do respectivo documento de comprovação.

Para todos os eventos com classificação indicativa, será necessário a apresentação de documento oficial para a cromprovação de filiação e idade.

circo

esporte

08

30

Page 4: Guia Dezembro 2014

Semana InclusivaDe 2 a 7 de dezembro | 2014

Consulte a programação em

sescsp.org.br/semanainclusiva

Parceria Realização

Atividades que valorizam a inclusão social de todas as pessoas. Participe dessa diversidade.

Oficinas | Espetáculos teatrais |

Apresentações musicais | Vivências esportivas

Programação gratuita nas unidades do Sesc na Grande São Paulo, Interior e Litoral.

Consulte a programação em

viradainclusiva.sedpcd.sp.gov.br

Page 5: Guia Dezembro 2014

Encontro. No dicionário, o ato de chegar à pessoa ou coisa que se encontra. Mas o Sesc Rio Preto ultrapassa a definição literal e lança-se ao encontro de uma relação mais profunda, mais interativa, orgânica. O encontro de pessoas e suas histórias, de cidades, de desafios, de emoções.

A programação de dezembro inicia-se com o estímulo ao pleno exercício da cidadania e da inclusão social de todas as pessoas, com e sem deficiências, na Semana Inclusiva 2014. Do dia 2 ao dia 7, a diversidade humana se apresenta e se representa em atividades culturais, artísticas e esportivas.

Esse mês também é tempo de confraternizar e receber o encontro Viver, Envelhecer e Aprender a Jogar! Rio Preto será o ponto de confluência para os participantes do Trabalho Social com Idosos (TSI) de várias Unidades do Sesc do interior paulista, que irão conhecer essa “Terra Quente, de Boa Gente”, compartilhar experiências e mostrar que vida ativa não é questão de idade.

Mas, o choque, a colisão, também integram o paradigma de encontrar. O ir de encontro. Em Ohno, espetáculo inspirado na arte japonesa Butoh, as emoções vivas enclausuradas na mente são apresentadas em uma corporeidade que transmuta imagem em movimento, transfigurando a crueldade e a realidade do ser frente a seu século.

Contudo, viajar é preciso. E é uma das melhores maneiras de adquirir histórias e experiências! Não é verdade?! Sendo assim, o Sesc acende o farol do projetor e te convida para pegar uma carona em incríveis viagens com paisagens, tramas e personagens que irão nos acompanhar neste fim de ano! Aperte os cintos e... caia na estrada, Jack!

Chegamos ao último mês do ano com a intensidade de um janeiro e muitas expectativas para o que está por vir! Confira a nossa programação e... nos encontramos no Sesc!

5

editorial

Page 6: Guia Dezembro 2014

Semana Inclusiva 2014

Visita inclusiVaAs crianças matriculadas no projeto Esporte Criança, farão uma visita à instituição Renascer, que atende crianças com deficiência física, intelectual e múltiplas.

X 3/12, quarta, às 14h30.Ginásio, Grátis.

OFicina FOtOgraFia e PercePçãOFeche Os OlhOs e enxergue melhOrOs participantes terão a oportunidade de passar pela experiência de fotografar

De 2 a 7 de dezembro, o Sesc SP promove a Semana Inclusiva, em parceria com a Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Apresentações diversas, oficinas e muitas atividades que estimulam o pleno exercício da cidadania e a inclusão social de todas as pessoas, com e sem deficiências, em ações culturais, esportivas e de lazer. As atividades são gratuitas e acessíveis nas unidades do Sesc na Grande São Paulo, Interior e Litoral.

6

semanainclusiva

com todos os sentidos, exceto a visão. Vendados e guiados pelo parceiro, tentam cumprir tarefas fotográficas que lhes fazem enxergar o mundo além da visão. Com o fotógrafo João Kulcsár. Os participantes deverão trazer câmera fotográfica ou celular com câmera.

X 3/12, quarta, às 19h.Sala de Expressão Artística, 20 Vagas, Grátis, Inscrições na Central de Atendimento, ou menores acompanhados.

exibiçãO de Filme cOlegasO filme é uma divertida comédia que aborda de forma inocente e poética coisas simples da vida através do olhar de três jovens com síndrome de Down apaixonados por cinema.

X4/12, quinta, às 20h.Teatro, Grátis.

Foto

: Div

ulga

ção

cOlegas

Page 7: Guia Dezembro 2014

7

Visita inclusiVaAs crianças matriculadas no projeto Esporte Criança farão uma visita à instituição Apae, que atende crianças com deficiência intelectual.

X 5/12, sexta, às 14h30.Grátis.

surdOdumSurgida em 1994, a banda é composta por integrantes com e sem deficiência auditiva que juntos desenvolvem um som envolvente com instrumentos percussivos.

X 5/12, sexta, às 20h30.Comedoria, Grátis.

audiO gameNesta oficina, os participantes poderão conhecer e vivenciar jogos de computador que não utiliza recursos visuais, apenas auditivos.

X6 e 7/12, sábado e domingo, às 15h30.Sala de Internet Livre, Grátis.

esPOrte inclusãOParatletas de modalidades como o basquete em cadeira de rodas, futebol de amputados, tênis de campo e de mesa se juntarão aos praticantes convencionais dessas modalidades para um bate bola inclusivo.

X6 e 7/12, sábado e domingo, às 9h30.Vários Espaços da Unidade , Grátis.

Foto

: Div

ulga

ção

esPOrte inclusãO dia 6

Page 8: Guia Dezembro 2014

8

circo

Intervenções Circenses Itinerantes

Foto

: Ana

Goi

s

cia canta circO

Com a Cia Canta CircoOs palhaços Cuíca e Batatinha se aventuram ao fazerem releituras de esquetes clássicas do circo. A música sempre presente na vida desses dois, dita o ritmo de suas peripécias e aventuras. Entre os clássicos e as criações da dupla reina o bom humor, “rir é o melhor remédio” é o lema dos palhaços que deixam muita alegria, sorrisos e gargalhadas por onde passam.

X06/12, sábado, às 14h e 16h. X07/12, domingo às 10h30, 14h30 e 16h.

Espaços do Sesc, Grátis.

Page 9: Guia Dezembro 2014

Inclusão: compreender, englobar, incorporar, envolver.

verbete

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência. Por todo o mundo pessoas com deficiência enfrentam barreiras físicas, sociais, econômicas e atitudinais que as excluem da participação plena e efetiva como membros iguais da sociedade.

Diante disso, em 1992, a ONU instituiu o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 03 de dezembro. Com a criação da data, a ONU tinha como objetivo principal conscientizar a população a respeito da importância de assegurar uma melhor qualidade de vida a todos os deficientes ao redor do planeta. É importante, no entanto que todos tenham em mente que as pessoas com deficiência não são menos capacitadas e, assim como todas as outras, possuem direitos e deveres assegurados.

Para além da data a ser comemorada, atitudes cotidianas são importantes para que se promova o pleno exercício da cidadania e a inclusão social de todas as pessoas, com ou sem deficiência. O Sesc reconhece a importância de incluir e trabalha para abrir espaços, ampliar acessos, incorporar e envolver a todos.

saiba mais www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-internacional-do-deficiente-fisico.html

www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/publicacoes/convencaopessoascomdeficiencia.pdfwww.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br

Page 10: Guia Dezembro 2014

10

teatro

OhnoConcepção, direção e performance: Gerrah Tenfuss Provocação: Marina CanandaLight design, sonoplastia, ambientação, produção e realização: BlackBerries Wilted Company e CinemacacoFotografias: Nathalie GingoldDuração: 40 min.Inspirado na arte japonesa Butoh, de onde vem o sexo, a raiva, o disforme, emoções vivas enclausuradas nas mentes, a corporeidade desse trabalho solo transfigura a crueldade, a terrível realidade do ser frente a seu século. Uma visão sombria que transmuta imagem em movimento. O espetáculo marca os cinco anos da BlackBerries Wilted Company, emergindo estéticas e elementos da história da companhia.

X 12/12, sexta, às 20h. Teatro.Valores: R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00.

Foto

: Div

ulga

ção

LaBoratórIo CênICo

Page 11: Guia Dezembro 2014

labOratóriO cênicO O programa propicia aos artistas e interessados em teatro a oportunidade de conhecer e incorporar aos seus trabalhos técnicas de diversos elementos do universo teatral e suas conexões com as demais formas de expressões artísticas, contemplando, ainda, apresentações de grupos locais.

O sentidO da crítica nO teatrO O crítico teatral Valmir Santos dialoga sobre os aspectos do exercício da crítica no teatro, a crise no jornalismo cultural e os procedimentos de análise diante das tradições e das rupturas que brotam das salas de ensaio e plasmam na cena. Um exercício de ver a arte com olhos livres, mas bem pensados para estabelecer relações.

X 11/12, quinta, às 19h.Sala de Uso Múltiplo, Grátis.

OhnO - demOnstraçãO técnica O diretor e performer Gerrah Tenfuss expõe, de forma prática e teórica, o processo de criação de seu mais recente espetáculo. Os princípios técnicos e filosóficos da dança japonesa Butoh são abordados pela ótica do artista.

X 11/12, quinta, às 20h30.Sala de Uso Múltiplo, Grátis.

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

11

Page 12: Guia Dezembro 2014

Foto

: Div

ulga

ção

Varal de renda

triO caruáCom um forró animado, é impossível ficar parado ou não dar boas risadas enquanto se dança. Donos de um humor contagiante, o show beira um stand-up musicado ao som de baiões, xaxados e forrós com versões para lá de bem-humoradas.

X4/12.

Jimmy JOhnsOn Lenda viva do Chicago Blues, Jimmy é um dos bluesmen mais conceituados e respeitados nos EUA. Sua voz de timbre característico se funde ao estilo inconfundível de tocar guitarra, fazendo dele um artista único e que faz incursões ao funk, ao soul e ao jazz como poucos.

X 11/12.

Varal de rendaPop, rock, samba, brega, soul e jazz e propõem uma verdadeira miscelânea musical. A banda convida para este show, o produtor do disco, Rafa Moraes, que já acompanhou nomes de peso, tais como Tony Garrido, Elza Soares, Baby Consuelo, Simoninha, e atualmente Mariana Aydar e Ully Costa.

X 18/12.

SonoraApresentações musicais de diversos estilos, com o objetivo de aproximar o público de atual a produção independente.

XQuintas, às 21h30.Comedoria, Grátis. A entrada de menores de 16 anos será permitida apenas se acompanhados do responsável legal, com documentação oficial do menor e do responsável.

12

música

Page 13: Guia Dezembro 2014

Foto

: Ruy

Bar

bosa

Jr.

bOzó e amigOs dia 28

nOstalgiaO grupo formado por amigos que se reuniam para relembrar clássicos do samba, fazendo rodas com influências de Benito de Paula, Cartola, Adoniram Barbosa, Demônios da Garoa, Jorge Aragão, Emílio Santiago, Noel Rosa, Noite Ilustrada, Zeca Pagodinho e Dona Ivone Lara.

X 7/12.

gustaVO rOdriguesNeste projeto os músicos cantam, narram histórias de, Nelson Sargento, que desde sempre viveu na Mangueirae Zé Keti, que em suas músicas retratou o cotidiano das favelas, falou do amor, homenageou sua Portela e foi um grande batalhador em prol do samba.

X 14/12.

caFé exPressOA prioridade do grupo é manter viva essa essência e resgatar sambas de

compositores que possuem obras inesquecíveis, como Cartola, Candeia, João Nogueira, Silas de Oliveira e vários outros.

X 21/12.

bOzó e amigOsO repertório deste show traz encontro entre amigos, amores e situações cotidianas, entre as influências de Zeca Pagodinho, Diogo Nogueira, Cartola e Seu Jorge.

X 28/12.

SambadoSescApresentações de intérpretes e compositores que se dedicam ao resgate do mais tradicional gênero musical brasileiro e suas vertentes: o samba!

Xdomingos, às 16h30.Comedoria, Grátis.

13

Page 14: Guia Dezembro 2014

Foto

: Div

ulga

ção

easy rider - sem destinO

14

cinema

Viajar é Preciso Caia na estrada, *Jack! O convite para viver enredos sobres rodas, debaixo da chuva, no sereno e às margens da trapaça, do crime, da fuga e da liberdade de tão presente no cinema virou gênero. E é por esse caminho que o Sesc Rio Preto viaja por uma seleção de road movies ou filmes de estrada produzidos nas últimas cinco décadas no cinema mundial. Não haverá exibição nos dias 11 e 25/12.

Xde 16 a 19/12, terça a sexta, às 20h e 20/12, sábado, a partir das 15h. Teatro, Grátis.

* Jack keroauc, escritor americano, autor do livro on the road, traduzido no brasil como pé na estrada. no livro, Sal Paradise vive com a tia em Nova Jersey, Estados Unidos, enquanto tenta escrever um livro. Em Nova Iorque, conhece um andarilho de Denver, de quem se torna amigo. Juntos, atravessam os Estados Unidos, de New Jersey até a Costa Oeste, deparando-se com os mais variados tipos de pessoas, numa jornada que é tanto uma viagem pelo interior de um país pela Rota 66 quanto uma viagem de auto-conhecimento.

easy rider-sem destinODireção: Dennis Hooper. Estados Unidos: 1969, 90 min.Wyatt e Billy são motoqueiros que viajam pelo sul dos Estados Unidos. Após levarem drogas do México até Los Angeles, eles as negociam com um homem em um Rolls-Royce. Com o dinheiro, a dupla parte rumo

ao leste, na esperança de chegar a Nova Orleans a tempo para o Mardi Gras, um dos carnavais mais famosos do mundo.

X 16/12, terça, às 20h.

alice nas cidades Direção: Win Wenders. Alemanha: 1974, 90 min.Phil é um jovem alemão que está nos Estados Unidos

escrevendo um livro. No meio de suas crises, Phil conhece Alice, a filha de uma mulher que o conheceu e se apaixonou por ele, pouco antes. Quando a mãe de Alice desaparece, ele faz de tudo para encontrá-la, partindo em uma viagem de trem para a Alemanha.

X 17/12, quarta, às 20h.

Page 15: Guia Dezembro 2014

15

rain man Direção: Barry Levinson. Estados Unidos: 1988,133 min.Charlie , um jovem yuppie, fica sabendo que seu pai faleceu. Eles nunca se deram bem e, ao cuidar do testamento, descobre que herdou um Buick 1949 e algumas roseiras “premiadas”, enquanto um “beneficiário” tinha herdado três milhões de dólares. Curioso em saber quem herdou a fortuna, ele descobre que foi seu irmão Raymond autista, cuja existência ele desconhecia. Os dois seguem para Los Angeles, em uma viagem cheia de imprevistos.

X 18/12, quinta, às 20h.

thelma e lOuise Direção: Ridley Scott. Estados Unidos: 1991, 129 min.Louise Sawyer é uma garçonete quarentona e Thelma é uma jovem dona-de-casa. Cansadas da vida monótona que levam, as amigas resolvem deixar tudo para trás e pegar a estrada. Durante a viagem, elas se envolvem em um crime e decidem fugir para o México.

X 19/12, sexta, às 20h.

Priscila, a rainha dO desertO Direção: Stephen Elliot. Estados Unidos/Austrália: 1994, 103 min.As drag queens Anthony e Adam e a transexual

Bernadette são contratadas para realizar um show em Alice Springs, uma cidade remota localizada no deserto australiano. Eles partem de Sydney a bordo do ônibus Priscilla.

X 20/12, sábado, às 15h.

sideways -entre umas e OutrasDireção: Alexander Payne. Estados Unidos: 2004,123 min.Miles Raymond é um homem depressivo, que tenta se tornar um escritor. Fascinado por vinhos, decide dar como presente de despedida de solteiro a seu melhor amigo, uma viagem pelas vinículas, na California. Eles partem juntos na viagem, mas logo se envolvem com duas mulheres, que mexem com suas vidas.

X 20/12, sábado, às 17h.

esPecial semana inclusiVacOlegasDireção: Marcelo Galvão. Brasil: 2013, 99 min.Stallone, Aninha e Márcio eram grandes amigos e viviam juntos em um instituto para portadores da síndrome de Down. Um belo dia, surge a ideia de sairem dali para realizarem os seus sonhos. Inspirados pelos inúmeros filmes que já tinham assistido, eles roubam o carro do jardineiro e fogem de lá. A imprensa começa a cobrir o caso e a polícia passa a seguir os jovens.

X4/12, quinta, às 20h.

rain mandia 18

Foto

: Div

ulga

ção

Page 16: Guia Dezembro 2014

Foto

: Div

ulga

ção

16

trabalho socialcom idosos

Encontro Viver, Envelhecer e Aprender a JogarEvento que promove a confraternização entre participantes do Trabalho Social com Idosos de importantes cidades do interior paulista onde há Unidades do Sesc. A programação propõe atividades corporais, esportivas e socioculturais de forma a estimular a participação ativa, melhorar a autoestima e o contato com o outro.Edição Rio Preto - Terra quente, de boa gente.A cidade de São José do Rio Preto localiza-se no noroeste do Estado de São Paulo. Densamente formada por imigrantes de várias partes do país, além de colônias de descendentes de italianos, portugueses, espanhóis e árabes, Rio Preto, como é conhecida, possui grande tradição cultural, nas artes plásticas, teatro, música, esporte e gastronomia.

X6/12, sábado, a partir das 9h.Vagas Limitadas.

Page 17: Guia Dezembro 2014

17

recePçãO dO encOntrOinterVenções circenses intinerantesCom Cia Canta Circo.Os palhaços Cuíca e Batatinha se aventuram ao fazerem releituras de esquetes clássicas do circo.

X8h30.Espaços do Sesc.

Visita mOnitOrada exPOsiçãO: elementO latente: dez FOtógraFOs da américa latina

Xdas 10h às 15h.Área de Convivência.

OFicinameditaçãO, resPiraçãO e autO massagemCom Márcio Bucchi. Através da meditação e de técnicas de respiração e automassagem, elementos que pouco utilizamos no nosso dia a dia, aprenda possibilidades de desenvolver uma maior harmonia corporal e bem estar mental.

X 10h e 11h45.Sala de Uso Múltiplo.

atiVidade artísticaPersOnalizaçãO de cartões POstaisCom Marcos Takeda e Ana Carolina Nicoletti.Através de elementos da poesia e colagens, customize seu cartão postal de Rio Preto, como lembrança dos momentos que passar aqui!

X 10h.Sala de Expressão Artística.

OFicinaFOtOgraFia: PinhOle (máQuinas Feitas manualmente)Com o fotógrafo Paulo Brazyl.Apenda a fotografar através da técnica original de produção de registros com câmeras de orifício (câmeras Pinhole), fabricadas manualmente.

X 10h.Área de Convivência.

ViVênciabreaking (dança de rua)Com Ricka e DJ Bocka.Nesta vivência serão ensinados passos básicos do breaking, dança urbana e um dos elementos do hip hop, cultura que conta com muitos adeptos em Rio Preto. A atividade será acompanhada por um DJ e seu set list de discos de vinil.

X 10h30.Sala de Expressão Corporal 2.

degustaçãOsucOs e drinks reFrescantesCom o chef Diego Rodrigues Costa. Nesta terra quente, nada melhor do que aliviar a sensação de calor com sucos geladinhos, feitos com frutas frescas e tipicamente brasileiras.

X 10h30.Comedoria.

aula aberta: ginástica multiFunciOnal

X 10h30.Sala GMF.

ViVência esPOrtes adaPtadOs

X 10h30.Ginásio e Outros Espaços.

atiVidade recreatiVa: ParQue aQuáticO

Xdas 9h30 às 15h.Parque Aquático.

esPetáculO teatrala cOr silVaCom Cia Cênica, de Rio Preto.O espetáculo fala sobre a vida e obra do pintor José Antônio da Silva, militante da arte em São José do Rio Preto, precursor da arte Naif e reconhecido mundialmente pelo seu trabalho.

XÀs 14h.Teatro.

shOwJaQueline cardOsO e banda humbêA banda, que tem no vocal Jaqueline Cardoso, cantora que se radicou em Rio Preto há alguns anos, faz uma junção musical de ritmos brasileiros como o samba, o forró e a MPB, entre outros estilos. Acompanhada de músicos da cidade, convida a todos a dançarem, com muito swing e alegria.

XÀs 15h30.Comedoria.

Page 18: Guia Dezembro 2014

culinária esPecialdOces de natalO chef Thiago Faleiros ensina receitas de doces típicos desta época do ano, como o strudel, bolo e pão natalinos e o panetone trufado, com dicas de como economizar sem perder o sabor dos pratos.

X 10 e 11/12, quarta e quinta,às 14h30.Sala de Expressão Artística, Grátis, Inscrições na central de atendimento.

artes manuaisO fazer artístico como processo da expressão individual e coletiva a partir de práticas e reflexões.

JOgOs americanOsCom Cláudia Ferreira, artista plástica.Aprenda a fazer jogos americanos, para decoração das mesas, com tecidos

estampados que remetem às festas de fim de ano.

XQuartas, às 15h30.Sala de Expressão Artística, Grátis, Inscrições na central de atendimento.

dança de salãO A dança de salão é uma atividade física que estimula o convívio social.

X terças e quintas, das 14hàs 15h30.Sala de Expressão 2, Grátis, Vagas limitadas.

aula abertalian gOngPrática corporal chinesa que auxilia na execução das tarefas diárias, contribuindo para o aumento da flexibilidade, do equilíbrio e da força dos participantes.

X terças e quintas, às 14h.Na Sala de Expressão, Grátis.

cursOabc da web Inscrições a partir do dia 06 de janeiro de 2015 (terça-feira) Início das aulas na primeira semana de fevereiro. Orientações dirigidas voltadas para o público da Terceira Idade, iniciante e intermediário. Duração de três meses. Na Sala da Internet Livre.Módulo I

X terças, às 15h30. Módulo II

XQuartas, às 14h30. Módulo III - A

X terças, às 15h30. Módulo III - B

XQuartas, às 14h30. Sala de Internet Livre, Grátis, 20 vagas.

dOces de nataldia 10

18

Foto

: Div

ulga

ção

Page 19: Guia Dezembro 2014
Page 20: Guia Dezembro 2014

20

criança

Inventando ModaPrograma de Férias para crianças de 6 a 12 anos.Nesta edição, jogos, brincadeiras e oficinas propõem uma reflexão sobre os modismos e propagandas que cercam as nossas crianças, os cuidados necessários nesse período da vida e a importância de preservá-las de serem induzidas ao consumismo, ao materialismo e do encurtamento da infância.A programação oferece atividades dirigidas às crianças e aos pais.

Xde 13 a 23/01/ 2015, terça a sexta, das 14h às 17h30.Inscrições na Central de Atendimento.Comerciários: de 2 a 14 de dezembro de 2014, ou enquanto houver vagas. Público em geral: de 16 de dezembro de 2014 a 2 de janeiro de 2015, ou enquanto houver vagas. 150 vagas. Valores: R$ 50,00 R$ 20,00 R$ 10,00 - 50% de desconto para irmãos.

Foto

: Div

ulga

ção

artes de branca FlOr

Page 21: Guia Dezembro 2014

21

sesc curumimPrograma socioeducativo voltado para crianças de 7 a 12 anos. As atividades visam o desenvolvimento integral por meio de atividades lúdico-pedagógicas que valorizam a afetividade, a cooperação, a autonomia e as relações sociais, integradas ao conhecimento. As crianças que frequentam participam de atividades de diferentes linguagens artísticas, cultura digital, meio ambiente, saúde, físico-esportivas, indispensáveis ao desenvolvimento infantil, de maneira dinâmica e cooperativa, valorizando a livre expressão das crianças e a vivência de experiências de cidadania.

X terças e quintas ou quartas e sextas, das 14h às 17h30. Para matriculados (dependentes de comerciários e MIS), Grátis, Inscrições abertas para 2015 na Central de Atendimento.

OFicinas de criatiVidadePara crianças de 7 a 12 anos.Vagas limitadas, Grátis, Inscrições no local.

mini árVOre natalina Confecção de uma mini árvore natalina utilizando tecidos e outras bugigangas.

X6/12, sábado, às 14h.Sala de Expressão Artística.

Vela mágica Confecção de velas magicas que guardam um lindo e colorido segredo, só revelado quando acesas.

X 13/12, sábado, às 14h.Sala de Expressão Artística.

enFeite criatiVO Confecção de um enfeite personalizado para árvore de Natal, feito em feltro.

X 20/12, sábado, às 14h.Sala de Expressão Artística.

sinO das bOas nOVas Confecção de um mobile em formato de sino, com mensagens de prosperidade para o novo ano.

X 27/12, sábado, às 14h.Sala de Expressão Artística.

estOJO de Pet Construção de um compartimento para guardar lápis, tesoura, etc., feito com garrafa pet, tecido e cola.

X04/01/2015, sábado, às 14h.Sala de Expressão Artística.

ateliê abertOEspaço para experimentar e agir livremente com diferentes materiais artísticos, possibilitando a criação e expressão de maneira coletiva e divertida.

Xdomingos, das 14h às 15h e das 16h30 às 17h30. Sala de Expressão Artística.

Foto

: Car

los

Nav

as

chicO e Vinícius dia 7

Page 22: Guia Dezembro 2014

22

esPetáculOs Para crianças

Xdomingos, às 15h.Teatro.Grátis para crianças até 12 anos. Acima de 12 anos valores:R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00.Ingressos à venda na Central de Atendimento.

chicO e Vinícius Para crianças Clássicos como A Casa, O Pato, Ciranda da Bailarina e História de uma Gata são apresentados por Carlos Navas em um passeio lúdico pela beleza das canções do poetinha Vinicius de Moraes, eternizadas na série Arca de Noé, e pela obra que Chico Buarque dedicou às crianças.

X 7/12.

Quem nunca Viu O mar?Cia. Teatro de Riscos. De dentro de uma cabana é narrada a história de Maria Poeirinha, uma menina que sonhava em ver o mar. O seu sonho era tão grande que quando se deu conta, já havia sido beijada por ele. Surpresas surgem da cabana, junto com relatos que levam a um mundo mergulhado de ondas e palavras.

X 14/12.

Quem rOubOu meu saPatinhO Grupo Teatral InSônia. Nessa história, Cinderela conta com a ajuda de sua Fada Madrinha para desvendar um mistério: onde

foi parar o seu sapatinho? Em meio a um amontoado de brinquedos, a clássica história é recontada entre rimas e parlendas, pois nas brincadeiras tudo é possível, até um príncipe de skate e uma princesa de patins!

X 21/12.

artes de branca FlOrCia. A DitaCuja. Um moço aposta sua sombra em um jogo e passa a ser mal falado no vilarejo onde mora. Para recuperar o perdido, segue viagem em direção às terras do homem que a conquistou; o que ele não contava era com o amor de uma doce menina que irá ajudá-lo.

X 28/12.

Foto

: Div

ulga

ção

Page 23: Guia Dezembro 2014

Foto

: Div

ulga

ção

natal em retalhOs

23

artesvisuais

exPOsiçãOelementO latente dez FOtógraFOs da américa latinaA exposição apresenta trabalhos de 10 fotógrafos latino-americanos, que sugerem histórias, chamam a atenção sobre personagens desconhecidos ou indagam sobre fatos que em um primeiro instante passariam despercebidos. A mostra é resultado dos trabalhos realizados em torno das leituras de portifólio do ano de 2013 organizadas no contexto do Festival PHotoEspaña.BR no SESC Consolação em São Paulo, e no Centro Cultural Chacao, com o apoio da Oficina Cultural da Embaixada da Espanha na Venezuela – AECID e o CIEF em Caracas. Trata-se de uma ação constante da Photoespaña, que ao promover o

projeto Trasatlantica, tem contribuído significativamente para o fomento e a formação profissional em fotografia. Visitação pública.

Xaté 1/02/2015, terça a sexta, das 13h30 às 21h30, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.Área de Convivência, Grátis.

ideias Encontro entre os artistas da cidade e curadores, críticos de arte e outros artistas convidados para discutir a arte contemporânea e sua interface com outras linguagens. Para artistas visuais, fotógrafos e demais interessados.

2015 em PautaReunião entre os artistas da cidade e a equipe técnica do Sesc Rio Preto para discussão de ideias e propostas para o ano de 2015.

X 17/12, quarta, às 19h30.Sala de Uso Múltiplo, Grátis.

artes manuais entrelaçarProdução artesanal de bordados, fios, tramas, tecelagem e peças em tecido. Com Daniela Águas, artesã. Inscrições e lista de materiais na Central de Atendimento.

natal em retalhOsConfecção da boneca Tilda e de uma bota com motivos natalinos em patchwork, famosa técnica de unir e bordar com retalhos. Turma 1

X9 e 16/12, terças,das 19h às 22h. Turma 2

X 12 e 19/12, sextas, das 16h às 19h.Sala de Expressão Artística, 20 vagas por turma (aula sequencial).Valores: R$ 10,00 R$ 5,00 R$ 2,00.

Page 24: Guia Dezembro 2014

24

jovem

Foto

: Igo

r Lav

rado

r

de menOr

Filmede menOr (underage)Direção: Caru Alves. Brasil: 2014, 90 minutos.A jovem advogada Helena é defensora pública de menores infratores e vive com Caio, seu irmão caçula. Os dois têm um ótimo relacionamento até o dia em que o rapaz comete um delito e torna-se réu na Vara da Infância e Juventude.

X 3/12, quarta, às 16h.Teatro.

JuVentudesPOde chegarUm encontro descontraído, onde o que vale é a troca de ideias e a diversidade de tribos. A partir de 13 anos.

X terças, às 16h.Internet Livre.

mistureira XQuintas, às 16h.

Grátis, 25 vagas, Inscrições no Local.

caixa de PresentePersonalize seus presentes fazendo suas próprias caixas.

X4/12.Espaço Oficina 1.

árVOres de natal criatiVas Venha descobrir diversas maneiras de criar sua própria árvore de natal.

X 11/12.Espaço Oficina 1.

cuPcake de PanetOneFácil e deliciosa, esta receita de Natal poderá ser usada o ano inteiro.

X 18/12.Sala Expressão Artística.

#Partiusesc#SaiDoSofá e #VemProSesc!

X sábados. Grátis, Inscrições no Local.

nO ritmO dO kPOPEntre nesse ritmo que virou fenômeno em todo o mundo

X6/12, às 14h.Sala de Expressão Corporal.

Page 25: Guia Dezembro 2014

Foto

: Div

ulga

ção

25

mOstra kPOPMostra que contará com a participação dos grupos de K-pop integrantes do programa Juventudes do Sesc Rio Preto.

X 13/12, às 15h.Comedoria.

PiQueniQueQue tal um piquenique com os amigos? Não existe nada melhor que reunir a galera para conversar e dar boas risadas. E aí, partiu?

X 20/12, às 15h.Área de Convivência.

Festa dO PiJamaSem opção para o último sábado do ano? Venham participar da nossa Festa do Pijama.

X 27/12, às 15h.Sala de Uso Múltiplo.

dia mundial da luta cOntra a aidsO dia 1° de dezembro é o dia mundial de combate à AIDS (Acquired Immune Deficiency Syndrome).Instituída no final da década de oitenta, pela Assembléia Mundial de Saúde, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU, a data une pessoas do mundo todo a fim de fazer um manifesto de conscientização sobre a doença, reforçar a luta pela solidariedade, contra a discriminação e o preconceito em relação aos que vivem com o HIV.

bate-PaPO aids. VamOs Falar sObre ela?Com representante do Programa Municipal DST/Aids.Nada melhor que uma conversa descontraída pra falar sobre um tema ainda cheio de tabus. O conhecimento é sempre a melhor forma de prevenção e cuidado consigo e com o próximo. Para pessoas a partir de 13 anos.

X 2/12, terça, às 14h e 16h.Sala de Uso Múltiplo, 40 Vagas, Grátis.

Page 26: Guia Dezembro 2014

cOntOs e PalhaçadasCia Forrobodó.A palhaça pipoca, frustrada por não conseguir falar com ninguém em uma noite especial, procura fazer coisas que a distraia e, assim, abre um baú empoeirado e encontra um livro em que lê os contos “ Uma estrela com luz de poesia” e “ O Tomás que não acreditava no Pai Natal”.

X6/12. Internet Livre.

Ratinho de BibliotecaEm dezembro, a Cia Forrobodó faz uma contação de natal e Tatiana Barbosa apresenta contos assombrólicos, fantasmagóricos e engraçatórios da cultura popular, acompanhadas de brincadeiras e cantigas folclóricas.

X sábados, às 15h30. Grátis.

26

literatura

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

Page 27: Guia Dezembro 2014

27

a madrasta meméiaConto recolhido por Silvio Romero.A história da guardiã da figueira e sua triste sina. Será que as aparências enganam?

a menina e O lObODe Dan Yashinsky.Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come! A história da menina que não conhecia nem o tamanho de seu medo nem de sua coragem.

a menina dOs brincOs de OurOConto da tradição oral.Com a falta de atenção o perigo chega. Será que o amor pode salvar?

X 13/12. Internet Livre.

chantecler e PertelOteConto recolhido por Geoffrey Chaucer.Tudo começa com uma confusão no galinheiro e um bicho medonho. Será que a solução estaria num sonho?

ParaísO dOs gatOsconto da tradição oral chinesa.Sobre homens e animais - a história da menina que não tinha amigos.

camPO santO De Bia Bedran.O menino que não respeitava ninguém e os mistérios do além.

X 20/12. Área de Convivência.

Foto

: Div

ulga

ção

a misteriOsa caixa de PandOraMitologia grega recolhida por Heloísa Prieto.A primeira menina do mundo e sua caixa misteriosa.

a cidade da FOrtunaHistórias do país de Ali Babá.Quem quer ter um coração de ouro – duro e gelado? A história do menino que buscou fortuna.

O casO dO bOlinhODe Tatiana Belinky.A história de um bolinho danado de sabido.

X 27/12. Internet Livre

Page 28: Guia Dezembro 2014

28

ilha das FlOresDe Jorge Furtado. 1989,13 min.Um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho.

aQuarelaDe André Koogan Breitman, Andrés Lieban. 2003, 5 min.Com trilha homônima de Toquinho, Vinicius, Morra e Fabrizio, o filme faz uma metáfora entre a vida, do nascimento à morte, e uma pintura de aquarela que, com o tempo, descolore.

cOntOs da maréDe Douglas Soares. 2013,18 min. Lendas urbanas, memórias de uma família e do local onde moram. Uma história de lobos, cobras e porcos para uma complexa Maré.

ernestO nO País dO FutebOlDe André Queiroz, Thaís Bologna. 2009, 14 min.Em ano de Copa do Mundo, o que poderia ser pior para um garoto argentino do que morar no Brasil?

culturadigital

ilha das FlOres

Foto

: Div

ulga

ção

Curta na TelaVenha curtir o telão na internet livre que neste mês traz curtas metragens brasileiros.

X 12 e 19/12, sextas, às 14h e às 19h. Internet Livre, Grátis.

Page 29: Guia Dezembro 2014

cOntOs da maré

Foto

: Div

ulga

ção

29

OFicinaFOtOs em disPOsitiVOs móVeisTransfira as fotos do seu celular para o computador e aprenda a editá-las online.

X 10 e 17/12, quartas, às 14h30. Internet Livre, Grátis, 15 vagas.

OFicinalabOratóriO de traQuitanas e gambiarrasNeste encontro, os participantes terão contato com práticas e experimentos do conceito faça-você-mesmo. Neste mês a traquitana da vez é um mini ar condicionado caseiro feito com cooler (pequeno ventilador) encontrado nos computadores de mesa.

X 20/12, sábado, das 15h30 às 17h30. Internet Livre, 10 vagas por turma em duplas (5 duplas, pode ser especialmente indicado para pais e filhos). É necessário trazer uma garrafa PET de 2L ou maior, A partir de 8 anos, Grátis.

OFicina e interVençãOled thrOwie Criação de pequenos dispositivos luminosos feitos com baterias, leds e imãs. Posteriormente estes dispositivos poderão ser colocados em qualquer anteparo metálico pelo público participante, realizando uma intervenção itinerante pelo espaço andante. A partir de 13 anos.

X 11/12, quinta, das 19h às 21h. Internet Livre, 30 vagas, Grátis.

led thrOwie dia 11

Foto

: Div

ulga

ção

Page 30: Guia Dezembro 2014

30

esporte

Foto

: Div

ulga

ção

ParQue aQuáticOPráticas aQuáticasA finalidade de estimular a autonomia na água, a sobrevivência, a recreação e o condicionamento.A partir de 12 anos.

X terças e quintas , às 19h. Valores: R$ 15,00 R$ 30,00. hidrOginásticaTem o objetivo de manter o condicionamento físico.A partir de 12 anos.

XQuartas e sextas, às 16h30. Valores: R$ 15,00 R$ 30,00. cOrPO e exPressãO ginástica multiFunciOnalPrograma de desenvolvimento de capacidades físicas e habilidades motoras aplicado a partir de um roteiro de exercícios funcionais. A partir de 12 anos.

X terças e quintas ou quartas e sextas. manhã das 7h às 9h e das 9h às 12h. tarde das 15h30 às 17h30 e 17h30 às 19h30. noite das 19h30 às 21h30. sábados, domingos e feriados: das 9h30 às 15h. Em diversos espaços do Sesc, Inscrições na Central de Atendimento. Valores: R$ 25,00 R$ 50,00. Práticas cOrPOrais e ritmOs dança de salãOExercícios com os ritmos de salão. Nesse módulo serão desenvolvidos os ritmos forró e samba. A partir de 12 anos.

X terças ou quintas, das 20h às 21h30. Sala de Expressão Corporal 2 , Inscrições na Central de Atendimento. Valores: R$ 10,00 R$ 20,00.

yOgaEnfatiza a boa postura corporal, a posição correta da coluna vertebral, o controle da respiração, além de exercícios de concentração e relaxamento.A partir de 13 anos.

X terças e quintas, às 15h30 e 19h ou quartas e sextas, às 18h30 e 19h30. Sala de Expressão Corporal 2 , Inscrições na Central de Atendimento. Valores: R$ 25,00 R$ 50,00. Alunos a partir de 60 anos matriculados no horário das 9h às 18h têm desconto de 50%, levando-se em conta a sua categoria.

Page 31: Guia Dezembro 2014

Programação

Dezembro

EXCURSÃO

RIO DE JANEIRO: HISTÓRIA E LAZERDe 13 a 18/01/2015.Hospedagem no Sesc Copacabana.Meia pensão.Inscrções para o sorteio dia 12/12, sexta, das 19h às 20h.Sorteio às 20h15, Comedoria.Valores: R$ 1.179,00 R$ 904,00 R$ 786,00

EXCURSÃO

FLORIPA: DE RENDEIRAS E PESCADORES(FLORIANÓPOLIS, SC)De 3 a 11/02/2015.Hospedagem no Sesc Cacupé.Pensão Completa.Inscrções para o sorteio dia 17/12, quarta, das 19h às 20h.Sorteio às 20h15, Comedoria.Valores: R$ 2.357,00 R$ 1.807,00 R$ 1.571,00

13 A

18/

01/2

015

3 A

11/0

2/20

15

31

Page 32: Guia Dezembro 2014

TERÇA QUARTA QUINTAAGENDA

9artes VisuaisNatal em Retalhos pág. 23

2artes VisuaisExposição Elemento Latente pág. 23

16cinemaEasy Rider - Sem destino pág. 14

artes VisuaisNatal em Retalhos pág. 23

23esPOrteGMF pág. 30

30esPOrteDança de Salão pág. 30

10cultura digitalFotos em Dispo sitivo sMóveis pág. 29

3semana inclusiVaOficina de Fotografia e Percepção pág. 6

JOVemFilme: De Menor pág. 24

17cinemaAlice nas Cidades pág. 14

artes Visuais2015 em Pauta pág. 23

24unidade sesc riO PretO Fechada

31unidade sesc riO PretO Fechada

11teatrOO Sentido da Crítica no Teatro pág. 11

músicaJimmy Johnson pág. 12

4semana inclusiVaFilme: Colegas pág. 6

músicaTrio Caruá pág. 12

18músicaVaral de Renda pág. 12

cinemaRain Man pág. 15

25unidade sesc riO PretO Fechada

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

Page 33: Guia Dezembro 2014

SEXTA SÁBADO DOMINGO

12teatrOOhno pág. 10

5semana inclusiVaSurdodum pág. 7

19cinemaThelma e Lo uise pág. 15

cultura digitalCurta na Tela pág. 28

26artes VisuaisExposição Elemento Latente pág. 23

13criançaVela Mágica pág. 21

JOVemMostra K-Pop pág. 24

20cinemaPriscila, a Rainha do Deserto pág. 15

JOVemPiquenique pág. 24

27criançaSino das Boas Novas pág. 21

literaturaO Caso do Bolinho pág. 27

7semana inclusiVaAudiogame pág. 7

circOIntervenções Circenses pág. 8

14músicaGustavo Ro drigues pag. 13

criançaQuem Nunca Viu o Mar? pag. 22

21músicaCafé Expresso pág. 13

criançaQuem Roubou Meu Sapatinho pág. 22

28músicaBo zó e Amigos pág. 13

criançaArtes de Branca Flor pág. 22

6circOIntervenções Circenses pág. 8

tsiEncontro Viver, Envelhecer e Aprender a Jogar pág. 16

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: A

na G

ois

Foto

: Div

ulga

ção

Page 34: Guia Dezembro 2014

Sesc Rio PretoTerça a sexta, 13h às 22hSábados, domingos e feriados, 9h30 às 19h

CENTRAL DE ATENDIMENTOTel.: 17 3216-9300Matrícula, inscrições em atividades, informações, ingressos e Turismo Social.Terça a sexta, 13h15 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 9h45 às 18h30.

AVALIAÇÃO CLÍNICAExame com a finalidade de averiguar se uma pessoa está apta à prática de exercícios físicos. Adquira seu tíquete na Central de Atendimento e agende seu horário de exame. Leve o ticket e o cartão de matrícula atualizado ao médico responsável. Consulte os horários para realização do Exame na Central de Atendimento. Valores: R$ 20,00 R$ 40,00.

COMEDORIA De terça a sexta, 13h15 às 21h30. Sábados, domingos e feriados: 10h às 18h30.

EMPRÉSTIMO DE MATERIALJogos, raquetes, bolas, etc, mediante apresentação do cartão de matrícula. Terça a sexta,13h às 21h30 Sábados, domingos e feriados, 9h45 às 18h30.Na Catraca da Piscina.

EXAME DERMATOLÓGICOExame de pele que tem como objetivo manter as condições de higiene e saúde, evitando riscos de contaminações cutâneas aos frequentadores do Parque Aquático. É obrigatório e deve ser renovado a cada seis meses. Você pode realizar o seu exame na Unidade do Sesc Rio Preto ou com qualquer outro médico habilitado perante ao Conselho Regional de Medicina (CRM). O atestado médico dermatológico deverá conter a data de emissão e identificação do emissor, com assinatura, carimbo e número de registro no CRM. Adquira seu ticket nos caixas da Comedoria ou Central de Atendimento. Dirija-se à Sala Médica trajando somente sunga, sungão, maiô, biquíni ou sunquini não transparentes. Apresente o ticket e o cartão de matrícula atualizado ao médico responsável. Terça a sexta: 18h30 às 20h15. sábados, domingos e feriados: 9h45 às 12h e 13h30 às 16h30.Matriculados até 12 anos incompletos estão isentos da taxa de Exame Dermatológico.Valores: R$ 9,00 R$ 18,00.

info

rmaç

ões e

hor

ário

s

BRIGADA DE INCÊNDIOSO Sesc Rio Preto possui equipamentos de segurança e uma Brigada de Incêndios capacitada para qualquer eventualidade.

PARACICLOExclusivo para bicicletas convencionais, seu uso está condicionado à apresentação do Cartão Sesc para matriculados e RG para não matriculados. Traga sua corrente e cadeado. A bicicleta deve permanecer trancada durante todo o período de permanência no espaço. Entrada pela Av. José Munia • Terça a sexta: 13h às 21h30. Sábados, domingos e feriados: 9h30 às 18h30.

MESA BRASILO Programa Mesa Brasil Sesc São Paulo é uma iniciativa de ação social e educativa que integra empresas, instituições sociais e voluntários. Criado em 1994 pelo Sesc São Paulo, o programa dispõe de um serviço estratégico de transporte de alimentos com a utilização de veículos adequados, estabelecendo uma conexão entre empresas que doam e instituições que, imediatamente, recebem essas doações. O Mesa Brasil Sesc São Paulo desenvolve uma série de atividades educativas junto às instituições beneficentes, ministrando cursos e palestras sobre higiene, conservação, preparo de refeições e variadas formas de se evitar o desperdício.

ODONTOLOGIAAtendimento exclusivo para comerciários matriculados e seus dependentes maiores de 6 anos. Horário para consultas de terça a sexta: 8h às 12h, 13h às 17h e 17h30 às 21h30. Sábados: 9h30 às 13h30 e 14h às 18h, mediante agendamento na Central de Atendimento.

PARQUE AQUÁTICOExame dermatológico obrigatório. Trajes permitidos: somente sunga, sungão, maiô, biquíni ou sunquini não transparentes, uso exclusivo para matriculados no Sesc. É necessário um cadeado para a guarda dos pertences nos armários dos vestiários. A entrada de meninos no vestiário feminino e de meninas no vestiário masculino só é permitida para menores de 5 anos, acompanhados dos pais ou responsável maior de 18 anos. Terça a sexta, das 13h30 às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h45 às 18h30.

OI TV (138) /SESCTV RECEBA A NEWSLETTER CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

sesctv.org.br/aovivo

Espetáculos e entrevistas com coreógrafos e bailarinosDireção para TV: Antonio Carlos Rebesco

SEXTAS21H

Fot

o: A

lex

Rib

eiro

Dia 5/12Tira Meu FôlegoElisa Othake

Dia 12/12Colônia Penal Cia. Carne Agonizante

Dia 19/12Finita Denize Stutz

Danças PassageirasZélia Monteiro

Dia 26/12Natureza MonstruosaMarcela Levi e Lúcia Russo (foto)

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

AF_anuncio_interior_sesctv_DEZ.pdf 1 11/19/14 12:29 PM

Page 35: Guia Dezembro 2014

OI TV (138) /SESCTV RECEBA A NEWSLETTER CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

sesctv.org.br/aovivo

Espetáculos e entrevistas com coreógrafos e bailarinosDireção para TV: Antonio Carlos Rebesco

SEXTAS21H

Fot

o: A

lex

Rib

eiro

Dia 5/12Tira Meu FôlegoElisa Othake

Dia 12/12Colônia Penal Cia. Carne Agonizante

Dia 19/12Finita Denize Stutz

Danças PassageirasZélia Monteiro

Dia 26/12Natureza MonstruosaMarcela Levi e Lúcia Russo (foto)

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

AF_anuncio_interior_sesctv_DEZ.pdf 1 11/19/14 12:29 PM

Page 36: Guia Dezembro 2014

Sesc

Rio

Pre

toAv

. Fra

ncis

co d

as C

haga

s O

livei

ra, 1

333

CEP:

150

90-1

90 -

São

Jos

é do

Rio

Pre

toTE

L.: +

55 1

7 32

16 9

300

emai

l@rio

pret

o.se

scsp

.org

.br

sesc

sp.o

rg.b

r

Apo

io:

FECH

AM

ENTO

AU

TORI

ZAD

O.

POD

E SE

R A

BERT

O P

ELA

ECT

.