guia de leitura - intrinseca.com.br · times), um dia é um best-seller internacional. a versão...

4
GUIA DE LEITURA WWW.INTRINSECA.COM.BR/UMDIA

Upload: lamtram

Post on 27-Dec-2018

231 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

guia de leitura

www.intrinseca.com.br/umdia

1 Até que ponto os pensamentos e suposições de Emma a respeito de Dexter [págs. 16-17] e a visão que Dexter tem de Emma [págs. 18-19] baseiam-se em simples

estereótipos no imaginário de cada um? De que maneiras eles expressam suas reflexões mais objetivas? O quanto suas considerações são precisas? O encontro inicial entre os dois faz com que o leitor simpatize mais com um dos personagens? De que maneira o sexo do leitor, suas experiências e preconceitos afetam seus sentimentos a respeito de Emma e Dexter?

1a. Na versão para o cinema, com roteiro de David Nicholls, como os atores (Anne Hathaway no papel de Emma e Jim Sturgess como Dexter) resumem a natureza de seus personagens nas cenas introdutórias?

2 O que determina a trajetória de Emma depois da universidade? É honesta a expli-cação de Emma quanto à razão de acabar trabalhando num restaurante brega mexi-

cano — “havia uma recessão, as pessoas se aferravam aos seus empregos [...] o governo tinha cancelado as bolsas de estudo” [pág. 63-64]? Será que as circunstâncias não ajuda-ram e “a cidade tinha vencido”? Ou ela é responsável pela situação em que se encontra?

3 Na carta que não chegou a enviar, Dexter escreve: “Acho que você tem medo de ser feliz [...] gosta de se sentir frustrada e ter menos do que queria ter, porque isso é

mais fácil [...]” [pág. 50]. Como a opinião que Dexter tem de Emma pode se comparar com a opinião que ela tem de si própria? Dexter é mais lúcido em relação a ela do que em relação a si mesmo? Será que Emma subestima seus talentos e seu potencial? Apesar do tom descuidado, a carta de Dexter revela algumas dúvidas ou apreensões a respeito dele?

4 A ascensão meteórica de Dexter na televisão muda a dinâmica da relação entre Dexter e Emma? Que aspectos do relacionamento permanecem inalterados? Qual

é o peso das coisas que eles dizem naquele fim de tarde em Primrose Hill [págs. 68-79]? E, talvez mais importante, do que eles não dizem? Você ficou surpreso ao ver os dois passando férias juntos na Grécia no ano seguinte? Qual tem mais consciência das tensões sexuais e tentações que eles vivenciam e se sente mais afetado por elas?

4a. No filme, o local das férias muda para Dinard, na França. Como a diretora Lone Scherfig extrai a beleza e a tensão romântica dessa nova paisagem?

5 Será que a visão idílica que Dexter faz de seu futuro [pág. 19] se concretiza na segunda parte, “Vinte e tantos anos” (capítulos seis a nove)? De que maneira a

realidade de sua vida é um comentário irônico sobre suas expectativas? O comporta-mento dele é uma forma de sabotar a própria felicidade? Discuta, por exemplo, a visita aos pais [págs. 123-138]; a humilhante estreia em Madrugada adentro [págs. 175-176]; os modos rudes e hostis no jantar com Emma [págs. 191-208]; e as desculpas e racionalizações superficiais com que explica os seus atos [pág. 187]. O que se pode vislumbrar de seu lado mais vulnerável? Esse comportamento o torna um personagem mais cativante?

5a. No filme, como o ator Jim Sturgess consegue cativar a nossa empatia por Dexter?

Sobre este guiaAs questões, tópicos de discussão e sugestões de leituras apre-sentados a seguir foram elaborados para aperfeiçoar a sua dis-cussão em grupo de Um dia, de David Nicholls. “Inteligente, engraçado, sagaz e, por vezes, insuportavelmente triste” (The Times), Um dia é um best-seller internacional. A versão cine-matográfica será lançada em julho — com roteiro do autor, dirigida por Lone Scherfig (Educação) e estrelada por Anne Ha-thaway (como Emma) e Jim Sturgess (como Dexter).

Sobre o livroConhecidos de vista dos tempos de universidade, Emma Mor-ley e Dexter Mayhew passam a noite da formatura juntos. É dia 15 de julho de 1988 e o futuro é uma incógnita. Dexter, o filho bonitão e confiante de uma família abastada, quer “ser bem--sucedido [...] aproveitar a vida ao máximo, mas sem confusões nem complicações” [pág. 19]. Emma está decidida a se manter coerente com seus ideais e suas paixões esquerdistas, mas não sabe bem como fazer isso. Os dois se separam no dia seguinte, com vagas promessas de se manterem em contato. Dexter parte em uma viagem para conhecer o mundo, e Emma volta à casa da família de classe média baixa, em Leeds, para pensar no que fará a seguir. Durante os vinte anos seguintes eles continuarão pensando um no outro, às vezes vão se encontrar e reacender uma relação que nenhum dos dois consegue explicar nem esquecer.

Um dia reúne Dexter e Emma a cada ano no aniversário da primeira noite que passaram juntos. Os dias 15 de julho tor-nam-se o retrato de um tempo e de um lugar específicos, uma crônica irresistível e às vezes hilariante sobre os namorados de cada um, as carreiras que procuram, a cultura que os influencia e as oportunidades que aproveitam ou desperdiçam. À medi-da que as histórias se desenrolam, David Nicholls explora de forma brilhante a interação entre personalidade e destino que molda nossas vidas.

6 “Aos vinte e sete anos Emma se pergunta se está ficando velha” [pág. 118]. Os sentimentos de Emma quanto aos prós e contras de ser “adulta” parecem sinceros?

Como explicar a relação de Emma com Ian? Será que ela está querendo se enganar (e enganar Ian)? Apesar da impaciência com o namorado e suas rotinas cômicas sem graça, os sentimentos de Emma por Ian são verdadeiros?

7 No desastroso jantar do dia 15 de julho de 1995, Emma declara: “Dexter, eu te amo muito [...] e provavelmente sempre amarei. Só que eu não gosto mais

de você. Sinto muito” [pág. 206]. Dexter percebe que foi o seu comportamento que provocou aquela ruptura? Ele se importa? Será que o jantar poderia ter terminado de outra forma?

8 Quando Dexter conhece Sylvie Cope, o narrador resume: “Apesar disso tudo, dos reveses da vida profissional, Dexter está bem, porque se apaixonou por Sylvie, a

linda Sylvie [...]” [pág. 244]. Como esse novo namoro abre os olhos de Dexter para novas possibilidades e um caminho diferente na vida? Que lacunas Dexter não conse-gue entender no relacionamento com Sylvie, e por quê? Quais as consequências disso no curso do casamento?

8a. Como o casamento com Sylvie é dramatizado na tela? A adaptação do roteiro faz um resumo do relacionamento, mas será que conserva seu significado na vida de Dexter?

9 Qual é o significado do casamento a que Dexter e Emma comparecem [págs. 260-285]? O que eles aprendem sobre si mesmos e o que os surpreende, agrada ou

incomoda? O que a conversa entre os dois [págs. 276, 280, 283, por exemplo] repre-senta para o desenvolvimento pessoal de cada um e a evolução da amizade entre eles?

10 Qual é a relação entre o encontro em Paris e a viagem de Emma e Dexter à Grécia nove anos antes? Que impacto o sucesso de Emma como escritora e o

casamento fracassado de Dexter têm no “equilíbrio de poder” entre os dois? Discuta os fatores — inclusive idade, circunstâncias individuais e a duração da amizade entre eles — que contribuem para os dois quererem ser mais honestos e abertos um com o outro?

11 Você se identifica com as ponderações de Emma sobre os caminhos de sua vida [pág. 369]? O que Emma e Dexter aos quarenta anos mantêm em comum com

as pessoas que eram na noite da formatura? Como Nicholls capta a forma como as pessoas mudam e a persistência de algumas características individuais com a passagem do tempo?

11a Acompanhando a jornada de Emma no filme, como a atriz Anne Hathaway repre-senta a evolução e a maturidade da personagem?

12 What demands does the unusual structure of One Day make on the reader?Discuss how the yearlong gaps between chapters; the focus on

sometimes-mundane happenings rather than “big” events; and the alternation betweenDexter’s and Emma’s journeys within each section increase your curiosity andengagement with the novel.

13Callum is casually mentioned as mutual friend in Chapter 2 [p. 21] and chapter6 [p. 109] and Ian makes his first appearance simply as Emma’s co-worker in

Chapter 3 [p. 37]; both will become significant figures. What other secondarycharacters become more important than the protagonists-and the reader-anticipate?What do these “surprises” reflect about the way lives unfold?

13a. In the movie version, what, and who, surprised you with regard to the secondarycharacters and their appearances/portrayals in the film?

14 What does One Day share with traditional boy-meets-girl stories you are familiarwith from books or movies? What does it suggest about the relationship between

love and happiness?

15How well does the novel capture society and culture over the twenty-year period?What specific details (references to books, television programs, political events,

etc.) help bring the different periods to life? In what ways do the characters embody thequalities, good and bad, of their generation?

16 Throughout the novel, Dexter and Emma withhold or suppress their feelings forone another. Is one of them more guilty of this and, if so, why? What role does fate

(e.g. Dexter’s unsent letter, missed phone calls, etc.), along with the characters’ assumptionsand misinterpretations, play in the plot? The final section of the novel is introduced witha quote from Tess of the D’Ubervilles and in the acknowledgments [p. 437] Nicholls says,“A debt is owed to Thomas Hardy.” If you are familiar with Tess or Hardy’s other novels,discuss how his works might have influenced Nicholls in writing One Day.

17How do the closing scenes of the movie version resonate in ways similar to thosein the book? How are they affecting, and impactful, in different ways?

Suggested ReadingMargaret Atwood, Moral Disorder; Charles Baxter, The Feast ofLove; Amy Bloom, Where the God of Love Hangs Out; JonathanCoe, The Closed Circle; Jonathan Dee, The Privileges; JoshuaHenkin, Matrimony; Nick Hornby, Juliet, Naked; JonathanLethem, Chronic City; Ian McEwan, Saturday; Lorrie Moore, A Gate at the Stairs; Tony Parsons, Man and Boy; John Updike, The Rabbit Novels.

About the AuthorDavid Nicholls is the author of the novels Starter for Ten and TheUnderstudy. He wrote an adaptation of Tess of the D’Urbervilles forthe BBC and has written several other screenplays.

Coming to MovieTheatres EverywhereThis AugustFor more info on the movie, visit www.experienceoneday.com

For a complete list of available reading group guides, and to sign up for the Reading Group Center enewsletter, visit www.readinggroupcenter.com.

4

Author/screenwriter David Nichols (center right) on set with Anne Hathaway, Lone Scherfig and Jim Sturgess (far right)

Escritor e roteirista David Nicholls (no centro à direita) no set de filmagem com Anne Hathaway, Lone Scherfig e Jim Sturgess (à direita)

Para mais informações sobre o filme, acesse www.experienceoneday.com

Leituras sugeridasTranstorno moral, de Margaret Atwood; O banquete do amor, de Charles Baxter; Where the God of Love Hangs Out, de Amy Bloom; O círculo fechado, de Jonathan Coe; The Privileges, de Jonathan Dee; Matrimony, de Joshua Henkin; Juliet, nua e crua, de Nick Hornby; Chronic City, de Jonathan Lethem; Sábado, de Ian McEwan; A Gate at the Stairs, de Lorrie Moore; Pai e filho, de Tony Parsons; tetralogia Coelho, de John Updike.

Sobre o autorDavid Nicholls é autor dos romances Starter for Ten e The Understudy. Escreveu uma adaptação de Tess of the D’Urbervilles para a BBC e vários outros roteiros.

12 Que sensações a estrutura incomum de Um dia provoca no leitor? Discuta os intervalos anuais entre os capítulos; o foco em acontecimentos mundanos e não

em “grandes” eventos; e se o revezamento entre os caminhos de Dexter e Emma em cada seção aumenta a curiosidade e o envolvimento com o romance.

13 Callum é mencionado de passagem como um amigo comum no capítulo dois [pág. 31] e no capítulo seis [pág. 113], e Ian faz sua primeira aparição como

colega de trabalho de Emma no capítulo três [pág. 46] — e ambos se tornam figuras importantes da história. Que outros personagens secundários se tornam mais impor-tantes do que se poderia imaginar? O que essas “surpresas” refletem sobre a maneira como suas vidas se desenrolam?

13a. Na versão para o cinema, o que — e quem — surpreendeu mais em relação aos personagens secundários e suas aparências/retratos no filme?

14 O que diferencia Um dia das histórias tradicionais do tipo “garoto encontra garota” que você já viu muitas vezes em outros livros ou filmes? O que o livro

sugere sobre a relação entre amor e felicidade?

15 Quanto o romance é fiel em sua visão da sociedade e da cultura ao longo do período de vinte anos? Que detalhes específicos (referências a livros, programas

de televisão, eventos políticos etc.) mostram melhor os diferentes períodos da vida? De que maneira os personagens incorporam as características, boas ou ruins, de sua geração?

16 Ao longo da história, Dexter e Emma contêm ou reprimem seus sentimentos um pelo outro. Algum deles é mais culpado por isso? E se for, por quê? Qual é

o papel do destino ou do acaso na trama (como a carta de Dexter não enviada, telefo-nemas perdidos e suposições e interpretações errôneas dos personagens)? A introdução da parte final do livro é uma citação de Tess of the D’Urbervilles, e nos agradecimentos Nicholls diz [pág. 411]: “Devo muito também a Thomas Hardy.” Se você já leu Tess ou algum outro romance de Hardy, discuta como seus trabalhos podem ter influenciado Nicholls na criação de Um dia.

17 Como as cenas finais da versão cinematográfica se assemelham às do livro? E em que elas são diferentes?