guia de estimulação 2014

72
GUIA DE ESTIMULAÇÃO PARA BEBÊS COM SÍNDROME DE DOWN CADERNOS MOVIMENTO DOWN versão ampliada 0-12 meses

Upload: nuria-sutter

Post on 18-Dec-2015

12 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Guia de estimulação para crianças com síndrome de down

TRANSCRIPT

  • GUIA DE ESTIMULAO PARA BEBS COM SNDROME DE DOWN

    CADERNOS MOVIMENTO DOWN

    verso

    ampliada

    0-12 meses

  • GUIA DE ESTIMULAO PARA BEBS COM SNDROME DE DOWN

  • verso ampliada

    Observatrio de Favelas do Rio de JaneiroMovimento de Ao e Inovao Social - MAIS

    Cadernos Movimento Down

    Rio de Janeiro

    2014

    GUIA DE ESTIMULAO PARA BEBS COM SNDROME DE DOWN

  • REALIZAO Movimento Down | Observatrio de Favelas do Rio de JaneiroMovimento de Ao e Inovao Social - MAIS

    COORDENAO EDITORIALEstefania LimaMaria Antnia Goulart

    REVISO EDITORIALLuana RochaPatricia Almeida

    COLABORAOAna Paula AbreuBianca Soares RamosCeclia FadulSimone Evangelista

    CONSULTORES TCNICOSAdriana LimaAndrea SteletMaria Angela de Oliveira Champion BarretoMaria Terezinha Baldessar Golineleo Munique Dias de Almeida PeleiasSuzane de Mello EidintasTeresinha F. Almeida Prado

    FOTOSAcervo Movimento DownAna Paula AbreuEdmilson Lima | Agncia Imagens do PovoIsaas Emilio da SilvaMrcia Farias | Agncia Imagens do PovoValdir Venncio

    ILUSTRAOFlavio F. Soares

    PROJETO GRFICO E DIAGRAMAORaquel Bento Torres

  • PATROCNIO

    APRESENTAO

    A coleo GUIA DE ESTIMULAO PARA CRIANAS COM SNDROME DE DOWN foi desenvolvida pelo Movimento Down em parceria com especialistas para que mes e pais possam ajudar no desenvolvimento de seus fi lhos com exerccios simples e atividades do dia a dia.

    Para que a criana possa atingir uma determinada fase do desenvolvimento, ela precisa ser estimulada. A estimulao procura oferecer condies para que ela possa desenvolver suas capacidades desde o nascimento. Isto se aplica a todas as crianas, com ou sem sndrome de Down.

    Cada criana tem seu prprio ritmo, que voc aos poucos vai perceber e apren-der a respeitar. Use sua sensibilidade para escolher o melhor momento do dia para realizar os exerccios, ou seja, quando seu beb estiver calmo, sem sono, seco e alimentado.

    Uma boa estimulao realizada nos primeiros anos de vida pode ser determinan-te para o desenvolvimento das pessoas com sndrome de Down em diversos as-pectos, como desenvolvimento motor e comunicao. A realizao de atividades agradveis para voc e seu beb tambm ajuda a fortalecer a relao de vocs. Assim voc estar dando carinho e ateno para seu fi lho, alm de observar suas difi culdades e habilidades. A cada dia voc perceber que ele tem um futuro promissor pela frente.

    Parabns pelo beb!

    Movimento Down

  • SOBRE O MOVIMENTO DOWN

    O acesso informao faz toda a diferena na vida de uma pessoa com sndro-me de Down e de sua famlia desde o seu nascimento. Por meio de informaes atualizadas e de qualidade, possvel compreender que, assim como todas as pessoas, quem nasce com sndrome de Down vem ao mundo cheio de potencia-lidades. O Movimento Down surgiu para reunir contedos e iniciativas que cola-borem para o desenvolvimento dessas potencialidades e que contribuam para a incluso das pessoas com sndrome de Down e deficincia intelectual em todos os espaos da sociedade.

    Hoje so muitos os exemplos de pessoas com sndrome de Down que alcanam importantes e diversas conquistas, como estudar, trabalhar, participar de sua co-munidade, viver sozinhas e se casar. A confiana para quebrar essas barreiras est diretamente ligada ao incentivo daqueles que acreditam na capacidade dessas pessoas.

    O Movimento Down produz contedos diversificados para ajudar famlias, profis-sionais e o pblico em geral a combater preconceitos e a buscar condies efeti-vas de incluso. O resultado pode ser conferido gratuitamente em nosso portal e em publicaes sobre temas como acolhimento, estimulao precoce e educao inclusiva.

    Tambm acreditamos que as pessoas com sndrome de Down e deficincia inte-lectual precisam ter acesso a orientaes importantes para cuidar de sua sade, buscar seus direitos e ter voz ativa, ou seja, falarem por si mesmas. Por isso, pro-duzimos materiais em linguagem simples, como a cartilha Cuidados de Sade s Pessoas com Sndrome de Down. A publicao uma verso das Diretrizes de Ateno Sade da Pessoa com Sndrome de Down do Ministrio da Sade e foi desenvolvida em conjunto por especialistas e jovens com sndrome de Down.

    Nossa rede de parceiros fundamental para transformar tantos projetos em rea-lidade. O Movimento Down conta com o apoio de empresas, organizaes gover-namentais e no governamentais e a participao de colaboradores entre profis-sionais de diversas reas, ativistas, familiares e pessoas com sndrome de Down.

  • PATROCNIO

    GUIA DE ESTIMULAO PARA BEBS COM SNDROME DE DOWN

    As crianas com sndrome de Down possuem um grande potencial a ser desen-volvido. Elas precisam, contudo, de mais tempo e estmulo da famlia, de especia-listas e de professores para adquirir e aprimorar suas habilidades.

    Aspectos fsicos e mdicos inuenciam no desenvolvimento da capacidade mo-tora e de comunicao dessas crianas. De forma geral, as pessoas com sndrome de Down apresentam tendncia hipotonia e a uma exibilidade exagerada nas articulaes. Nascem, tambm, com questes relacionadas a corao, ouvidos, sistema digestivo e sistema respiratrio.

    As atividades e os exerccios propostos nestes fascculos daro suporte para que voc possa ajudar o beb na superao desses obstculos desde os primeiros meses de vida.

    Estratgias para exercitar as habilidades incluem o uso de brinquedos, tempo de dedicao, evoluo dos movimentos, alternncia entre estmulos e atividades entre esquerda e direita.

  • ASPECTOS MDICOS CARACTERSTICOS

    Cada criana desenvolve habilidades no seu prprio ritmo e apresenta seus pon-tos fortes e necessidades individuais. As crianas com sndrome de Down apre-sentam caractersticas particulares de constituio fsica, assim como aspectos mdicos e cognitivos, que envolvem raciocnio, capacidade de ateno e mem-ria. Algumas caractersticas merecem ateno:

    Hipotonia

    Uma dessas caractersticas a hipotonia uma tenso menor do que o normal nos msculos, que se apresenta em diferentes graus e tende a diminuir com a idade. O tnus muscular baixo afeta todos os msculos do corpo. Isso atrasa o desenvolvimento da criana, que enfrenta desafios maiores para aprender a se mover, para erguer a cabea, apoiar-se nos braos, erguer as mos e os ps para o ar, sentar e em todo o desenvolvimento motor amplo e fino.

    Ligamento e frouxido das articulaes

    As crianas com sndrome de Down tambm apresentam frouxido ligamentar, o que aumenta a amplitude do movimento nas articulaes. Isso pode aumentar o risco de instabilidade e hiper exibilidade articular, causando leses como su-bluxao ou luxao. Mas isso no ser um risco se voc procurar um bom profi s-sional habilitado para orientao, como um fi sioterapeuta. Em casa, procure ter cuidado para no puxar excessivamente os membros da criana.

  • PATROCNIO

    A cabea e o pescoo tambm merecem ateno especial. Como em qualquer beb, essa parte do corpo no apresenta um controle efi caz nos primeiros meses de vida. Nas crianas com sndrome de Down a ateno precisa ser redobrada: evite que ela faa movimentos excessivos com a cabea para trs, mesmo que j tenha maior controle de cabea e pescoo.

    Membros mais curtos

    Os braos e as pernas das crianas com sndrome de Down parecem mais curtos em relao ao tronco. Isso perceptvel quando ela est aprendendo a se sentar, a se apoiar nas mos e a se colocar na posio de joelhos. Mais tarde percebe-se tambm o menor comprimento do brao e da perna, ao comprar um triciclo, bi-cicleta ou roupas. As crianas precisam se esticar mais para realizar tarefas como colocar e amarrar sapatos.

    Mos pequenas

    As mos das crianas com sndrome de Down tambm podem ter algumas ca-ractersticas fsicas particulares. Em geral, as mos so menores do que a mdia, e os dedos, mais curtos, o que pode tornar mais difcil pegar ou segurar objetos maiores. Tambm pode ser mais difcil o uso de teclado de computador ou tocar guitarra ou piano, atividades que requerem abertura maior dos dedos.

    Problemas no corao

    Aproximadamente 50% dos bebs com sndrome de Down nascem com cardio-patias e isto impede o incio de vrias atividades nos primeiros meses. Caso seu filho ainda no possa iniciar o programa de estimulao, fique tranquilo para dar a ele todo o conforto e ajud-lo a superar o quanto antes este momento. Logo, logo ele ser liberado e poder receber todos os estmulos que precisar.

    Caso seu filho j tenha sido liberado para iniciar as atividades de estimulao, mos obra!

  • DESENVOLVIMENTO INFANTIL E IMPORTNCIA DO BRINCAR

    Mais do que uma ferramenta para o estmulo, o brincar uma condio essencial para o desenvolvimento da criana. Atravs da brincadeira, estimula-se a aqui-sio e o aprimoramento de capacidades importantes, como a interao com o meio, a ateno, a memria, a imitao, a imaginao, a organizao, os limites, as ordens, o compartilhar.

    Pelo brincar, a criana aprende tambm a realizar as tarefas por si mesma, apren-de a conviver com os outros e a relacionar-se com o mundo e, sobretudo, apren-de a ser e a se autoconhecer. uma forma de estimular ainda a curiosidade, a autoconfi ana, a autonomia e, alm disso, o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentrao.

    DICAS PARA AJUDAR SEU BEB A SE DESENVOLVER MELHOR

    1. Faa os exerccios diariamente: crianas com sndrome de Down precisam aprender as habilidades necessrias para as futuras atividades da prtica diria.

    2. Tenha expectativas realistas: escolha atividades que motivem realmente seu beb. Pela resposta dele, voc vai perceber se o exerccio desafiador demais para ele. Se, mesmo com sua ajuda, a criana no conseguir, no insista, para no gerar frustrao mtua.

    3. Construa sobre o sucesso: desenvolva a partir de atividades nas quais ele j teve sucesso e v adicionando um pouco mais de dificuldade a cada uma delas. O xito melhora o aprendizado.

    4. Divida a atividade em passo a passo: a aprendizagem dividida em estgios. Recompense o beb por cada pequeno passo que ele seja capaz de dar.

    5. Faa coisas divertidas: sua voz e linguagem corporal podem motivar o beb. Use a criatividade e lembre-se de trocar de lugar com ele na brincadeira ou atividade, para reforar a interao e o interesse.

    6. Cuide do ambiente: aprender novas habilidades requer ateno e foco, em am-biente livre de interrupes, rudos e em condies favorveis. preciso saber a melhor hora do dia, se o beb est alimentado, hidratado e sequinho.

    7. Experimente! Se alguma coisa no funcionar, voc pode tentar algo diferente! Todos ns precisamos de tempo e prtica para aprender coisas novas. Deixe o seu beb saber disso.

  • PATROCNIO

    Conte com ajuda pro ssional

    Fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudilogos so profissionais que contribuem quando um desafio fsico ou mental interfere na capacidade de se comunicar e realizar as tarefas do dia a dia. No caso das crianas, isso inclui tomar banho, se vestir, comer, brincar e realizar atividades escolares. Esses profissionais podem fornecer informaes importantes sobre o desenvolvimento neurolgico e sensorial-motor, alm de avaliar o ambiente fsico em relao s habilidades da criana. Crianas com sndrome de Down podem receber atendimentos es-pecfi cos especializados por meio de programas de desenvolvimento infantil em clnicas, hospitais, creches e escolas. Procure a ajuda deles.

    ESTIMULAO MULTISENSORIAL

    O desenvolvimento dos sentidos facilitar o conhecimento de si mesmo e do mundo que o rodeia e, como consequncia, sua adptao ao meio.

    Olfato

    Cada momento uma oportunidade. Aproveite os momentos para introduzir cheiros, aromas de diferentes ambientes e coisas, procure diferenciar e sempre falar ao beb o que est sendo feito.

    Deixe o beb sentir o cheiro da comida, das frutas, das ervas. Faa isso de manei-ra lenta e no tenha pressa.

    Evite odores fortes e desgradveis.

  • Paladar

    Bebs que so amamentados au-mentam sua resistncia e imunida-de, melhoram seu ganho de peso e desenvolvimento. Amamentar tambm aumenta o vnculo entre me e fi lho.

    Apartir do 6 ms j possvel in-troduzir aos poucos alguns alimen-tos, frutas e alimentos pastosos. Explore bem este momento dei-xando-o sentir os gostos, oferea doce/salgado, amargo/azedo.

    Audio

    A audio uma via importantssima para aquisio do desenvolvimento da lin-guagem. Comee realizando sons diferentes com diferentes instrumentos, use tambm sua voz, assim voc dar oportunidade criana de associar a voz e o movimento de onde vem o som.

    Reproduza os sons dos objetos, do ambiente e tambm dos animais. Use a m-sica a seu favor: crianas com sndrome de Down so extremamente musicais e os benefcios da msica so imensos. Faa isso em diferentes direes para que a criana aprenda a girar e se posicionar em direo ao som.

  • PATROCNIO

    Viso

    Olhar nos olhos cria empatia, estabelece vnculos e proporciona respostas com mais facilidade ao que lhe pedido e ensinado. Com o passar do tempo voc vai perceber o quanto a viso importante na vida do seu fi lho.

    Tato

    Nada melhor que o contato fsico, principalmente da pele, para fazer seu fi lho sentir a proximidade. Este tipo de toque fundamental para o desenvolvimento. A pele do seu beb ultrassensvel e o toque importante para estebelecer um vnculo de carinho e afeto.

  • Nos primeiros meses, voc e o beb comeam a se conhecer, mas ele passa mui-tas horas do dia comendo e dormindo. O tempo de vocs juntos limitado e, portanto, precioso.

    Para o recm-nascido, o mundo maravilhoso, cheio de desafi os, descobertas e novas sensaes.

    Quando o beb estiver desperto e atento, brinque com ele, olhos nos olhos, e ajude-o a desenvolver as habilidades motoras.

    Por isso, aprenda a melhor maneira de deit-lo, apoi-lo, segur-lo; como acalm--lo e fazer com que possa focar a ateno em voc.

    Nesta fase, seu beb aprende a fi car deitado de lado, de costas, de bruos e a fi car sentado com auxlio dos pais. A posio deitado de lado a mais fcil para brincar, porque ele estar olhando para frente e poder ver as prprias mos, que estaro juntas, e tambm suas pernas.

    A hipotonia - tnus muscular diminudo - deixa o beb mais molinho. Seu fi lho demora mais para sustentar a cabea e pode ter tambm difi culdade de mamar. Por isso, precisa de ateno especial e de exerccios para fortalecer os msculos.

    Alguns objetivos para aquisio de habilidades motoras importantes nessa pri-meira fase do desenvolvimento so:

    Levantar e comear a ter controle da cabea (controle cervical).

    Comear a se apoiar com as mos.

    Manter as pernas juntas e em movimento.

    Fixao de olhar e movimentao ativa de cabea.

    Levar as mos frente do corpo.

    0-3 MESES

  • 0-3meses

    PATROCNIO

    Dicas

    Sempre troque os objetos tipo mbile que fi cam pendurados no bero, para que ele seja estimulado na viso. Certifi que-se de que esto bem presos, evitando que se soltem ou caiam em cima de seu beb.

    Mantenha o quarto do seu beb sempre bem arejado. Deixe que ele perceba a diferena entre o dia e a noite.

    Desde os primeiros dias, procure sempre conversar com o beb, em tom de voz normal, dizendo principalmente o que vai ser feito com ele. Exemplo: Vamos tirar sua blusa azul, sua cala branca, a fralda e vamos tomar um banho bem gostoso.

    Todas as crianas aprendem e gostam quando nomeamos as partes de seu cor-po. Fazer deste momento uma brincadeira muito divertido.

    Certifi que-se que seu beb esteja olhando para voc, quando vocs estiverem interagindo. Assim que o beb nasce, ele v meio embaado, mas distingue luz, formas e movimento. O recm-nascido s enxerga bem mesmo a uma distncia de 20 a 30 centmetros. Sua viso vai fi cando mais ntida com o passar dos dias.

    No se equea das consultas e vacinas dos primeiros meses.

    Nesse perodo, a rotina de ida aos mdicos e terapeutas bem desgantante. No se esquea tambm de cuidar de si mesma(o), voc precisa estar bem para dar o melhor para seu fi lho.

    Procure participar de grupos; unindo foras, suas dvidas sero menores. Voc tambm ver como tantos outros pais e cuidadores passam pelo mesmo que voc. A partir da experincia do outro, todos conseguem crescer.

    Se estiver com difi culdades, converse com uma pessoa prxima para desabafar. Voc est atravessando uma fase de muitas mudanas e pode precisar de ajuda psicolgica, o que muito natural.

  • Amamentao

    Aamamentao muito importante durante os primeiros meses de vida dos be-bs, com ou sem sndrome de Down. At os seis meses de idade, o leite materno garante toda a nutrio de que a criana precisa. Alm disso, a suco no peito trabalha toda a musculatura da boca e da face, preparando o beb para o momen-to futuro da fala. Isso especialmente importante para bebs com a sndrome.

    Na maioria das vezes, bebs com sndrome de Down precisam de acompanha-mento com fonoaudilogos ainda na maternidade. Por causa da hipotonia, alguns deles podem no conseguir realizar uma suco efi ciente.

    A sonolncia excessiva e a difi culdade de manter o beb acordado durante a amamentao tambm podem ser um problema. O bom que existem formas de contornar estas difi culdades, como voc ler mais abaixo.

    importante que este momento to importante para me e fi lho seja prazeroso! Por isso, o ideal procurar um lugar tranquilo e confortvel.

    Se mesmo com nossas dicas seu beb no conseguir mamar, no fi que triste! Com certeza o pediatra vai sugerir alternativas saudveis para seu fi lho se alimentar.

    Dicas para seu beb

    Na hora da amamentao, o beb deve estar com os braos para frente. A me deve apoiar a parte superior da cabea do beb com o seu brao, para que no fi que ca-da para trs.

    A hora da pega (pronuncia-se pga) do peito, isto , quando o beb abocanha o peito da me, muito importante! A boca do beb deve cobrir a maior parte possvel da parte escura da mama (a ar-ola, em torno do mamilo). A pega da maneira correta garante que o beb sugue mais leite, e tambm evita que a me sinta dores. A dor sinal de que a pega est errada.

  • 0-3meses

    PATROCNIO

    Quando utilizada, a mamadeira deve ter bico ortodntico, com um furo pequeno, para que o leite saia em gotas.

    Ao mamar, a criana deve sempre fi car posicionada com a cabea mais elevada do que o tronco. Assim evita-se que o leite escorra por dentro do canal auditivo, o que pode causar problemas.

    Se seu beb muito sonolento, uma dica tirar toda sua roupa e amamentar com ele nu. Molhe o rosto dele com gua para que acorde. Isso o estimular a fi car mais desperto.

    Como segurar o beb

    muito importante que voc carregue seu beb da forma correta. Evite carre-g-lo de lado, porque assim ele abre muito as pernas. Nos seus braos, o beb pode ficar com o corpo totalmente deitado, virado para cima ou de lado mas mantendo sempre a cabea apoiada em uma das suas mos.

    Voc pode coloc-lo tambm mais em p, na vertical, com a cabea apoiada no seu ombro. Nessa posio, sustente as costas da criana com um de seus braos e a cabea com a sua mo. Com a outra mo, reforce a segurana da parte de baixo das costas.

    O beb tambm pode ser colocado virado para frente, como se estivesse sentado em uma cadeirinha, com as costas apoiadas no adulto. Segure com uma das mos embaixo do bumbum. Com a outra mo, sustente o peito pela frente.

  • EXERCCIOS

    Deitado de lado

  • 0-3meses

    PATROCNIO

    POSIO:

    Procure fazer as atividades no cho desta forma suas mos fi caro livres e o risco de quedas acabar. Forre com cobertores e tapetes de pano. Uma sugesto o tapete de EVA, que fi ca confortvel em qualquer estao.

    Se preferir fazer em cima de uma cama, certifi que-se de que estaro seguros.

    Use um travesseiro pequeno e macio embaixo da cabea.

    Posicione o beb primeiramente de lado. O tronco, a cabea e os braos devem estar junto ao corpo, alinhados.

    As pernas podem fi car dobradas.

    Realize esta atividade dos dois lados.

    Coloque um brinquedo a dois palmos do beb, na altura entre o ombro e o peito. Brinquedos com som e luzes chamam mais ateno, mas utilize estes estmulos sem exageros.

    1. Chame a ateno do olhar da criana para o brinquedo ou para as prprias mos.

    2. Ajude o beb a levar as mos at o brinquedo e, em seguida, do brinquedo at a boca.

    3. Use um brinquedo colorido chamando a ateno para que ele consiga toc-lo, enquanto se mantm olhando para o brinquedo.

    4. Em todas as atividades, alterne o brinquedo de um lado para o outro. Isso estimula a criana a virar a cabea.

    ATIVIDADES:

  • EXERCCIOS

    VARIAES DO EXERCCIO: Explorando mos e ps

    evoluo 1

    evoluo 2

  • 0-3meses

    PATROCNIO

    Posicione o beb deitado de frente para voc.

    POSIO:

    ATIVIDADES:

    EVOLUO 01:

    1. Fique prximo e bem de frente para o beb. Chame sua ateno para que olhe para o seu rosto (especialmente os movimentos de sua boca), fazendo com que a cabea do beb se mantenha reta.

    2. Cante, sorria e conte histrias para que ele continue olhando reto para voc. Mude o tom de voz para estimul-lo e deix-lo mais alerta.

    3. Mostre um brinquedo por vez, de preferncia coloridos, para que ele fi xe o olhar. Ajude o beb a tocar o brinquedo, fazendo com que suas mos cheguem at ele (as duas mos juntas, depois a direita e ento a esquerda).

    EVOLUO 02:

    1. Explore diferentes texturas: escovas de beb, lenos, esponjas, toalhas, veludos, papelo.

    2. Passe a textura na pele, rosto, ps e mos do beb. Faa com muito carinho e sensibilidade, bem devagar, para que o beb sinta a diferena entre os toques em sua pele.

    3. Sempre introduza texturas novas a cada momento de estmulo. No exagere no toque. Faa o sufi ciente para que seu corpo receba a mensagem necessria.

  • EXERCCIOS

    Deitado de barriga para baixo no colo da me ou do pai

  • 0-3meses

    PATROCNIO

    POSIO:

    Deite o beb de barriga para baixo sobre as suas pernas. Voc tambm pode fazer um rolinho com um cobertor ou uma toalha. Desta forma, poder fi car de frente para o beb, caso esteja sozinha(o).

    A cabea deve fi car na parte mais alta da perna.

    Os braos do beb devem fi car para fora da perna.

    ATIVIDADES:

    1. Balance as pernas bem devagar ou levante uma perna e abaixe a outra. Pea a algum que segure um brinquedo acima do beb para que ele se mantenha distrado, ou cante uma cano no ritmo do balanar das pernas.

    2. Use brinquedos coloridos, que faam barulho. Troque de brinquedos para manter a ateno da criana. Lembre-se de usar um brinquedo por vez.

    3. Pode-se utilizar tambm um massageador eltrico, deslizando-o pelas costas do beb nu (ao sair do banho, por exemplo).

  • EXERCCIOS

    Sentado de olho em voc

  • 0-3meses

    PATROCNIO

    POSIO:

    Voc deve fi car sentado no cho, sof ou cadeira.

    Coloque o beb sentado entre suas pernas, apoie suas costas com suas mos entre as costelas e axilas, fazendo com que coluna e pescoo fi quem protegidos.

    1. Converse com seu beb, cante, imite sons de animais.

    2. Aproveite este tempo para demostrar carinho e afeto, estimule essa relao olho no olho.

    ATIVIDADES:

  • 3-6meses

    PATROCNIO

    Para o beb, tudo novo e uma descoberta. O beb aprende com o que v e ouve, brincando. Os pais e as demais pessoas que cuidam do beb desempenham um papel muito importante neste caminho de descoberta atravs dos estmulos, ati-vidades e experincias que proporcionam a cada momento. Para o beb, brincar e divertir-se com quem cuida dele a melhor coisa do mundo.

    Seu beb agora est mais alerta, percebe o que acontece sua volta e quer se mover para participar. Ele est acordado mais tempo e motivado a interagir com pessoas e brinquedos e consegue iniciar as interaes. Ganhou fora nos mem-bros e capaz de usar o corpo de forma mais ativa. Ele est aprendendo como se mover e repete os movimentos.

    3-6 MESES

    As habilidades motoras a serem focadas nesse momento do desenvolvimento so:

    Faz-lo explorar e descobrir o prprio corpo e, assim, adquirir conscincia corporal.

    Fortalecer sua musculatura extensora e exora, para ajud-lo a sustentar seu pescoo.

    Desenvolver sua habilidade de manipular objetos.

    Exercitar suas capacidades motoras simples.

    Preparar para sentar com apoio.

    Preparar para rolar.

  • EXERCCIOS

    Trabalhando o sentar

    A partir de agora seu beb j pode ser colocado sentado por algum tempo du-rante o dia. Isso far com que ele adquira posturas mais altas e fortalea sua musculatura em geral.

    Uma dica muito legal: voc pode utilizar um pneu de carro, higieniz-lo e forr-lo com o material de sua preferncia.

  • 3-6meses

    PATROCNIO

    POSIO:

    Posicionar o beb sobre a cmara de ar.

    1. Incentive-o a brincar com as duas mos. Coloque um brinquedo em uma mo e estimule-o a trocar de mo.

    2. Estimule o alcance de objetos: coloque um objeto frente do beb e estimule que ele o pegue, dando um estmulo verbal e tambm ttil.

    ATIVIDADES:

    VARIAES DO EXERCCIO: Sentado dentro do pneu (cmara de ar)

    Coloque o beb sentado dentro da cmara.

    POSIO:

    ATIVIDADES:

    EVOLUO 01:

    Sobre a cmara colocamos um brinquedo por vez que chame ateno da criana, e deixamos que ela brinque sozinha.

    EVOLUO 02:

    Voc poder colocar velcros no tecido do pneu e tambm nos brinquedos. Assim o beb pode brincar de tirar e colocar. Isso ajuda muito a coordenao culo-manual (utilizao das mos e dos olhos)da criana.

  • EXERCCIOS

    Estimulando o sentar,bem protegido!

  • 3-6meses

    PATROCNIO

    POSIO:

    Colocamos a criana sentada em uma cala de posicionamento*, apoiamos o quadril da cala em uma parede e encostamos o beb com o apoio das costas neste quadril. Ento, transpassamos as pernas das calas na frente da criana , como se fosse um cinto, promovendo segurana para o beb.

    *Trata-se de uma cala jeans de adulto, com a boca das pernas costuradas e recheada com espuma.

    1. Nesta posio, voc pode brincar com as mos do beb colocando objetos de diferentes texturas.

    2. Pode ler algumas histrias com fi guras bem grandes, como tambm pode fazer deste momento um momento musical, fazendo coreografi as e usando as mos do beb.

    ATIVIDADES:

  • EXERCCIOS

    Cad o nenm?

    Os bebs adoram as brincadeiras de surpresas e de aparecer e desaparecer.

    Deve-se tomar cuidado para no assust-los com movimentos muito bruscos.

    Nesta atividade, aprimoramos a percepo visual ao-reao do beb. Estimulamos a localizar sons e pessoas.

    Fortalecemos a capacidade do beb de se antecipar frente aos desafi os.

  • 3-6meses

    PATROCNIO

    POSIO:

    Com o beb sentado ou deitado de barriga para cima, cobrimos o rosto com as mos ou um tecido.

    Voc pode brincar com o beb de escondeu, achou! ou Cad o nenm? Achou!

    ATIVIDADES:

    EVOLUO 01:

    Esconder-se em algum lugar da casa, prximo criana, e cham-la pelo nome, pedindo que v ate voc. Ela pode ir da forma que for melhor para sua locomoo. Com o passar do tempo, ela poder ir por si prpria.

    EVOLUO 02:

    Brincar com o beb de Vou te pegar e agarr-lo e ench-lo de beijos. No incio, faa isso perto do beb. Aos poucos, v se afastando, dando tempo para que reaja com a brincadeira. Com o tempo, ele vai querer correr de voc da forma que conseguir.

    EVOLUO 03:

    Quando puder se sentar sozinho sem apoio, brinque de esconder as coisas em lugares simples. Mostre um brinquedo, esconda-o sob uma toalha e incentive-o a achar. Voc tambm pode esconder o brinquedo favorito da criana em uma caixa contendo outros brinquedos, ou, quando ela puder se locomover com independncia, dentro do armrio e embaixo da cama.

  • EXERCCIOS

    De bruos no tapete

    bom deixar seu beb livre, e bom que ele se sinta livre, sem limites para o movimento, e que possa usufruir de tudo que o ambiente possa lhe proporcionar.

    Essa atividade muito importante, pois estimula o fortalecimento dos msculos do pescoo do beb, para que ele possa controlar mais facilmente esta parte do corpo.

  • 3-6meses

    PATROCNIO

    POSIO:

    O beb deve fi car deitado de bumbum para cima.

    Colocar um rolo de toalha ou travesseiro embaixo do peito do beb, um pouco abaixo das axilas.

    Sente-se e coloque-o em suas pernas. Mantenha sempre uma mais elevada que a outra. Se estiver sentada(o) no cho, levante um pouco uma das coxas. Caso esteja em uma cadeira, faa apoio com a ponta de um dos ps.

    ATIVIDADES:

    1. Com o beb posicionado, voc pode colocar brinquedos vista dele, estimulando o seu alcance.

    2. Voc pode colocar frente dele brinquedos de abrir e fechar.

    3. Esconda brinquedos embaixo de panos leves, para que o beb tente levantar e achar o brinquedo.

    EVOLUO:

    Voc tambm pode usar o rolo para posicionar o beb sentado sobre ele. Apoiando seus ps no cho, segure-o pelas coxas e role o rolo para direita e para esquerda, fazendo com que o beb apoie um p e depois o outro.

  • EXERCCIOS

    O chocalho divertido

    Bebs adoram saber que seus movimentos podem trazer resultados e reaes. Essa atividade faz com que o beb exercite suas pernas e braos e que ele re-conhea a relao do seu ato, como causa e efeito. Aprimora sua coordenao culo-manual. Ajuda tambm a aumentar o controle psicomotor do seu beb.

    Do que voc vai precisar:

    Para o chocalho das mos: Corte os fundos de um par de meias. Costure ao redor desta pulseira de pano um chocalho pequeno e leve ou um sininho. Para o chocalho dos ps: use um par de meias e costure nelas um chocalho tam-bm leve e pequeno ou um sininho.

  • 3-6meses

    PATROCNIO

    POSIO:

    EVOLUO 1:

    O beb deitado de barriga para cima.

    EVOLUO 2:

    Com o beb sentado sobre seu colo, encostado em seu tronco.

    ATIVIDADES:

    1. Voc pode colocar os dois ao mesmo tempo, tanto as meias, como as meias luvas. A atividade no deve durar muito, pois o beb pode fi car cansado e se sentir irritado.

    2. Procure costurar somente o chocalho em uma das meias e tambm em uma das meias luvas.

    Certifi que-se de que a costura fi cou bem fi rme. Sempre supervisione seu fi lho para que no coloque objetos pequenos na boca.

    3. Alterne os lados quando o beb for brincar, assim voc dar oportunidade a ele de tentar descobrir de onde vem o som.

    Quando sentimos que o beb cansou, sempre devemos mudar a atividade.

    4. Deixe que ele mesmo faa sua brincadeira. Quando sentir que pode controlar o som do chocalho, o beb vai se divertir.

  • 6-9meses

    PATROCNIO

    Para o beb, muita coisa ainda novidade e aos poucos ele descobre que pode algo mais. Tente deix-lo mais livre nesta fase, no cho mesmo, com os devidos cuidados. Eles gostam de levar boca tudo que encontram.

    No cho ele vai tentar se locomover, e perceber que no ter alternativa para conseguir o que quer se no tentar se locomover. Voc deve sempre estar ao lado do seu beb, auxiliando-o nos mnimos movimentos que fi zer.

    Voc pode usar um colcho, tapete ou o que achar melhor. Aqui possvel encon-trar um ambiente muito propcio para o brincar.

    Os brinquedos so muito mais que simples objetos para entreter. So ferramentas que, quando adequados etapa de desenvolvimento da criana, permitem esti-mular de forma correta as competncias dela.

    As habilidades motoras a serem focadas nesse momento do desenvolvimento so:

    Estimular a habilidade e a coordenao de movimentos de deslocamento do beb, como girar para alcanar ou procurar algum brinquedo.

    Potencializar a coordenao motora do beb.

    Ajud-lo a conseguir fi car sentado com suporte e tambm a sair da posio sentado com suporte.

    Estimul-lo a arrastar, engatinhar e tambm a fi car de p com apoio.

    Coloc-lo sentado no banquinho, e ajud-lo no controle de tronco.

    6-9 MESES

  • EXERCCIOS

    Sentado pra explorar

    A

    C

    B

    D

    evoluo 1

  • 6-9meses

    PATROCNIO

    POSIO:

    Agora voc pode estimular seu fi lho sentado em um banquinho que tenha encosto. Voc pode deixar seu beb sentado com as pernas esticadas ou coloc-lo sentado entre suas pernas.

    Se for usar uma cadeira, ela deve ser adequeda ao tamanho da criana, de forma que seus ps fi quem bem apoiados ao cho e seus joelhos, dobrados em um ngulo reto. muito importante que a cadeira tenha braos (pode ser na altura da coxa). Isso far com que as pernas fi quem mais juntinhas, evitando que se afastem e aumentando o padro de abertura das pernas.

    ATIVIDADES:

    EVOLUO 1 - Passar de deitado para sentado

    1. Coloque a criana com a barriga para cima. Pegue uma de suas pernas e dobre, virando a criana de lado. Ao mesmo tempo, dobre a outra perna at o beb estar na posio fetal (de lado e as duas pernas dobradas).

    2. Coloque uma de suas mos sobre o quadril dela e faa fora para baixo, no sentido do joelho, estimulando a criana a subir o tronco (como se fosse uma gangorra). Coloque a outra mo sobre seu ombro para dar estabilidade. Ajude-a a subir neste movimento at a postura sentada.

    3. No incio faa por ela, mas deixe que aos poucos ela se esforce para ajudar. Com o tempo a prpria criana ir ajudar neste movimento.

  • EXERCCIOS

    Sentado pra explorar

    evoluo 3

    evoluo 2

  • 6-9meses

    PATROCNIO

    ATIVIDADES:

    EVOLUO 2:

    1. Voc vai precisar de uma mesa e um banquinho. Podem ser realizadas vrias atividades sensoriais sobre a mesa.

    2. Voc vai precisar de uma vasilha. Dentro pode-se colocar:

    - Gelatina, gros diversos, ocos de isopor, areia, farinha, pedrinhas, pedaos grandes de espuma.

    3. Deixe o beb explorar uma coisa por vez. Com o tempo voc pode ir misturando os itens, para que ele aprenda a diferenciar as texturas em conjunto.

    4. Brinque o sufi ciente para que seu fi lho fi que satisfeito. Cuidado com os excessos.

    EVOLUO 3 - Sentado entre suas pernas:

    1. Coloque a vasilha no meio das pernas dele, brinque nas diferentes texturas tanto com os ps, quanto com as mos. Deixe tambm que ele explore sozinho.

    2. Voc pode colocar um banquinho bem pequeno ou suporte por exemplo, um catlogo telefnico para dar suporte e altura para explorao das mos.

  • EXERCCIOS

    Brincadeira da Toalha

  • 6-9meses

    PATROCNIO

    Voc pode ajudar seu fi lho a engatinhar. Engatinhar uma fase muito importante no processo de desenvolvimento do beb: estimula o desenvolvimento sensrio--motor, melhora a conscincia do eixo corporal, que fundamental para o equil-brio e as noes de lateralidade (percepo do que est direita ou esquerda, na frente ou atrs). Trabalha tambm fortalecimento muscular e traz uma nova fase de incio de independncia, autonomia e mobilidade.

    H crianas que no chegam a engatinhar: preferem rolar, "minhocar" com a bar-riga no cho, arrastar-se sentadas. Outras no faro nada disso e vo passar dire-to para fi car de p com apoio e andar. O que interessa sair do lugar, no importa como.

    Isso comea agora e prolonga-se at os dois anos, quando a criana comea a despertar para o andar sozinho.

    POSIO:

    Voc vai precisar de uma toalha.

    Coloque o beb de bruos, com braos e pernas abertos.

    Dobre o joelho e o quadril de uma das pernas.

    Coloque suas mos na sola de cada pezinho.

    ATIVIDADES:

    1. Comece empurrando para frente a perna que est esticada. A outra perna ir se dobrar. Repita algumas vezes, trocando de lado.

    2. O beb vai comear a empurrar sua mo com a perna dobrada para se impulsionar para frente. Use um briquedo para estimular a atividade.

  • EXERCCIOS

    Estimulando o engatinhar

    A

    C

    B

  • 6-9meses

    PATROCNIO

    POSIO:

    Coloque o beb no cho, de bruos, e sente-se ao lado dele.

    Espere que ele use as mos para fazer fora e tentar levantar o tronco.

    Ajude seu beb colocando a mo na barriga dele e pressionando levemente para levant-lo.

    Enquanto levanta a barriga do seu beb, observe se ele dobra o quadril e move seus joelhos juntos, para chegar posio de quatro.

    ATIVIDADES:

    1. Ajude a mover as pernas do seu beb caso ele ainda no consiga fazer isso sozinho.

    2. Quando o beb estiver posicionado sobre suas mos e joelhos, segure seu bumbum e balance-o em direo ao p dele. Balance suavemente o beb para frente e para trs, mantendo o bumbum alinhado com as pernas.

  • EXERCCIOS

    Estimulando o engatinharVARIAO DO EXERCCIO

  • 6-9meses

    PATROCNIO

    POSIO:

    Sente-se no cho. Coloque o beb de barriga para baixo, em cima de uma das suas pernas.

    Dobre os joelhos do beb e apoie-os no cho, alinhados bem abaixo dos quadris. Com uma das mos, mantenha o beb com as pernas dobradas. Use sua outra mo para levar os braos do beb para frente.

    Coloque as mos do beb abertas apoiadas no cho, na mesma direo dos ombros, com os dedos para frente.

    ATIVIDADES:

    1. Estimule o beb a empurrar o corpo para cima, estendendo os cotovelos e tentando sustentar o prprio peso nos braos.

    2. Balance de forma delicada sua perna, como brincadeira de cavalinho, para cima e para baixo ou de um lado para o outro, para que o beb sinta o deslocamento do peso do corpo.

    VARIAO:

    1. Ainda no cho, mantenha o beb sobre suas pernas.

    2. Estique os braos dele para frente e deixe as pernas dobradas para trs, com os joelhos do beb encostados no cho.

    3. Coloque na frente dele um brinquedo com rodinhas, que se mova para frente e para trs.

    4. Use um livro com desenhos coloridos para que ele tente virar as pginas.

    5. Ajude-o a colocar e tirar pequenos brinquedos dentro de uma bacia ou de um pote largo.

  • EXERCCIOS

    Trabalhando a nossa criatividade com histrias

  • 6-9meses

    PATROCNIO

    Toda criana precisa estimular o lado ldico. Desta forma tornam-se crianas mais criativas e seu desenvolvimento emocional fi ca mais apurado.

    Contar histria para seu fi lho pode ser uma brincadeira muito divertida. Isso tam-bm exercita a percepo visual do beb, desenvolve sua capacidade de ob-servao atenta, estimula-o a expressar emoes, estimula seu aprendizado por meio do exemplo e da imitao, e ainda exercita sua percepo visual e audtitiva.

    Procure usar livros que tenham somente fi guras. Desta forma, voc pode criar histrias usando toda sua imaginao.

    POSIO:

    Seu beb sentado, com a cala de posicionamento, encosto de coluna ou pneu de sustentao.

    ATIVIDADES:

    1. Voc pode criar fantoches a partir de meias ou fantoches de dedo.

    2. Voc pode acrescentar msicas em seu repertrio. A ideia manter seu beb focado em voc o maior tempo possvel.

    Cada histria vai ser uma aventura para seu fi lho.

    Trabalhe sua criatividade!

  • 9-12meses

    PATROCNIO

    Durante essa fase, haver uma exploso de atividades que o seu beb ser capaz de realizar por ele mesmo. Essas habilidades faro dele uma criana indepen-dente e capaz de explorar a si prprio e o ambiente que o cerca. A ordem de habilidades que ele vai aprender vai ser in uenciada pelos seus interesses e pela sua fora. Se ele observador, vai preferir fi car sentado e brincar por um longo perodo de tempo. Se seus braos e pernas esto fortes, ele pode fi car em quatro apoios e, se quiser fi car de p, vai aprender a puxar para fi car em p.

    As habilidades motoras a serem focadas nesse estgio de desenvolvimento so:

    Estimular a motricidade de mos e braos.

    Desenvolver suas habilidades motoras e de coordenao para sentar sem apoio.

    Estimular a coordenao de movimento de deslocamento do beb Engatinhar.

    Iniciar a estimulao: fi car de p com apoio e puxar-se para fi car de p, e de p sentar-se no cho.

    Estimular a criatividade.

    Lembretes

    No espere que o beb desenvolva as habilidades desta etapa em uma ordem especfi ca.

    Tente concentrar-se primeiro nas habilidades mais fceis de aprender.

    Trabalhe habilidades mais difceis depois.

    Pratique quando o beb estiver interessado e dando a voc o seu melhor desem-penho, e no quando ele perder o interesse ou estiver participando parcialmente.

    Pratique por 5 a 10 minutos e d a ele uma pausa para brincar sozinho.

    Se ele no gostar, reduza o tempo da posio e use sua motivao preferida.

    Varie o ritmo das atividades que voc escolheu praticar.

    Nesse perodo voc deve continuar a incentivar seu fi lho a fi car sentado sem apoio, a engatinhar e a tambm fi car de p com apoio.

    Nessa fase procure deixar seu fi lho o mais descalo possvel. Alm de dar mais aderncia, a sensao de pisar no cho o far sentir-se mais seguro. Meias anti-derrapantes tambm so boas opes.

    9-12 MESES

  • EXERCCIOS

    Passar e quatro apoiospara sentar

    A

    C

    B

  • 9-12meses

    PATROCNIO

    POSIO:

    Com o beb em quatro apoios (de barriga para baixo sustentado pelos ps e mos).

    ATIVIDADES:

    1. Dobre uma das pernas do beb, puxe o tronco da criana, como se fosse sent-la.

    2. Deixe livres as mos da criana, para que ela tenha apoio frente.

    3. Mantenha as pernas da criana dobradas, posicionadas de lado.

    4. Com suas mos, levante o tronco do beb frente, aos poucos, de maneira que voc sinta que o beb est ajudando no movimento.

    5. Leve-o at a postura sentada.

    Dicas: Use sempre um estmulo visual frente, para chamar sua ateno. Ensinando a maneira correta para sentar, voc evita que a criana busque uma posio incorreta para este movimento. Isto , voc evita que ela puxe o corpo com as pernas totalmente abertas, pois isso aumenta a abduo das coxas.

    Tambm importante ensin-la a no sentar em "w", com as pernas viradas para trs. Bebs com sndrome de Down procuram essa postura para ter mais estabilidade e equilbrio.

  • EXERCCIOS

    Passando de sentado para de p segurando em algum apoio

    A

    C

    B

  • 9-12meses

    PATROCNIO

    POSIO:

    Coloque seu beb sentado em frente a uma mesinha ou sof.

    Coloque um brinquedo sobre esse mvel, de modo que o beb possa ver o brinquedo, mas no consiga alcan-lo.

    ATIVIDADES:

    1. Incentive o beb a alcanar e segurar a beirada do mvel. Espere que d impulso para fi car em p. Ajude-o, se necessrio, colocando as mos na cintura do beb.

    2. Se for preciso, fi rme os ps do beb, para evitar que deslize, apoiando um de seus ps sobre os dele.

    3. Incentive o beb a segurar na beirada do mvel e a se manter em p, enquanto fi ca distrado com o brinquedo. Verifi que suas pernas e ajuste-as, se necessrio.

    4. Quando de p, ajude-o a sentar, apoiando-o levemente com uma mo na barriga e a outra na coluna, acima do bumbum. Espere que ele dobre os joelhos e se sente, enquanto segura na beirada da superfcie.

    5. Repita essa atividade pelo tempo que o beb quiser.

    VARIAO:

    A atividade tambm pode ser feita num bero, uma vez que o beb pode segurar na barra de cima.

    Coloque o beb sentado em um colcho no cho. Sente-se de frente para ele e segure-o pelas mos, apoiando-o em seu antebrao. Use seus ps de apoio aos do beb e puxe-o de sentado para de p.

  • EXERCCIOS

    Treino de marcha

    Quando crianas com sndrome de Down passam a caminhar sozinhas, o manu-seio e o cuidado fsico delas torna-se mais fcil para os pais.

    O caminhar mais que simplesmente a capacidade de andar, a habilidade de fi car em p em situaes sociais. Isso gera um efeito muito poderoso sobre a ima-gem corporal da prpria criana: ela se v no mesmo plano vertical que o resto do mundo e torna-se mais consciente da importncia de seu corpo em relao s outras pessoas.

    Quando a criana com sndrome de Down comea a andar, ainda com apoio, suas oportunidades de interagir e brincar acompanhando as crianas de sua idade aumentam signifi cativamente.

  • 9-12meses

    PATROCNIO

    POSIO:

    Posicione a criana na sua frente. importante colocar um banquinho na frente da esteira para que voc tenha apoio e olhe a criana nos olhos. A criana deve estar com calado apropriado, tnis ou meia emborrachada.

    ATIVIDADES:

    1. Coloque a criana inicialmente para caminhar, em velocidade bem baixa, 1 minuto e descansar 1 minuto. Quando a criana possui um bom progresso, ela deve caminhar 3 -4 minutos sem descanso.

    2. Quando a criana se aproxima da independncia, devemos treinar por 8 minutos consecutivos, 5 dias por semana.

    3. Procure manter a criana envolvida nesta atividade. Msica, estmulos visuais e reforo positivo podem ajudar muito.

    4. No incio, a criana segurada pelas axilas enquanto ensaia os primeiros passos com a ajuda da esteira. Aos poucos, passa a ser segurada pelo quadril. Em seguida, pelas mos. O objetivo que ela consiga andar sozinha na fase fi nal do treinamento.

    Usando a esteira eltrica

    O treinamento em esteira para crianas com sndrome de Down indicado a partir do momento em que a criana senta de forma independente, ou seja, sem apoio.

    Provavelmente seu fi lho estranhar a situao, mas aos poucos vai se acostumar e at se divertir com a esteira. Nessa atividade muito importante que voc seja acompanhado pelo fi sioterapeuta.

  • EXERCCIOS

    Hora de comer

    Vamos dar um passo de cada vez rumo independncia. Quando a criana ma-nifestar o desejo de comer sozinha, no a impea. Separe um tempo para isso, mesmo que ela se suje. Desta forma voc comea a trabalhar a habilidade da criana em manipular objetos e sincroniz-los at a prpria boca. Isso tambm desenvolve o paladar e olfato da criana.

  • 9-12meses

    PATROCNIO

    POSIO:

    Deixe a criana sentada em uma mesa com altura sufi ciente para que ela esteja com as mos livres e possa mov-las.

    ATIVIDADES:

    1. Faa uma gelatina e coloque sobre a mesa. Deixe que seu fi lho manipule, brinque e, por que no, coma!

    2. Experimente colocar a comida (almoo) sobre a mesa e dar uma colher ao beb, para ver como ele se sai.

    3. Sempre reforce verbalmente o que voc est fazendo. Lembre-se de parabeniz-lo a cada acerto.

    4. Tente tambm com lquidos use o canudinho desde cedo. Isso muito importante para a motricidade oral do beb.

    5. Coloque pedacinhos de miolo de po ou bolacha sobre a mesa e incentive-o para que os agarre com as mos.

  • EXERCCIOS

    A bandinha

    Vrios estudos confi rmam a importncia que a msica tem para o bem-estar do beb, desde o ventre da me. A msica tambm contribui para a sensibilizao do beb aos sons, desde muito cedo.

    Escutar msica traz ainda diversos benefcios, como a desenvolvimento da noo de que toda ao gera uma reao. Ajuda na fala, na concentrao, memria e aprendizado, trabalha a coordenao motora grossa e fi na. O beb ir ouvir, per-ceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produes musi-cais; brincar com a msica, imitar, inventar e reproduzir criaes musicais.

  • 9-12meses

    PATROCNIO

    POSIO:

    Com voc sentado, posicione a criana sentada no seu colo ou entre suas pernas.

    Voc vai precisar de instrumentos:

    - Tambor ou bateria: pegue uma panela com uma colher de pau, caixa de sapatos, latas vazias, vasilhas de plstico, copos.

    - Chocalho: copo, vasilha com tampa, garrafas pet de vrios tamanhos com diferentes sementes ou gros.

    - Castanholas: duas vasilhas arredondadas unidas ao avesso por um barbante.

    - Instrumentos de voz: rolo de papel higinico (parte interna) ou de papel toalha, pedao de cano.

    - Pratos: duas tampas de panelas pequenas.

    Deixe sua imaginao criar instrumentos e veja a alegria de seu beb.

    ATIVIDADES:

    1. Toque um instrumento que voc criou, pare e espere que o beb lhe pea, com gestos, que continue.

    2. Leve o instrumento at as mos do beb, estimulando que ele queira fazer a atividade sozinho. Deixe que ele faa de sua forma.

    3. Incentive outras crianas a entrarem com ele nesta brincadeira. Quanto maior a banda, mais legal fi ca a brincadeira.

  • EXERCCIOS

    Meu primeiro lbum de fotosO reconhecimento de coisas, partes do corpo e membros da familia uma etapa muito importante para construo da identidade e imagem corporal do beb. Tambm faz parte deste momento identifi car objetos comuns do dia a dia e com os quais convive.

    Todas essas oportunidades de explorao ajudam o beb a ter o contato com a prpria imagem e a identifi car a fi gura do outro, o que contribui para o desenvol-vimento da fala e do vocabulrio.

    Crianas com sndrome de Down apresentam um ritmo mais lento no desen-volvimento de linguagem, com variaes em relao a quantidade, qualidade e diversidade de gestos e palavras, quando comparadas a crianas com desenvol-vimento tpico.

    Geralmente apresentam vocabulrio receptivo relativamente maior que o expressivo, ou seja, entendem melhor do que falam.

    Difi culdades de ateno visual e auditiva so frequentemente encontradas. Isto contribui ainda mais para o atraso no desenvolvimento cognitivo e de linguagem de crianas com a sndrome.

    O que buscamos nesta atividade:

    Desenvolvimento da imitao

    Desenvolvimento da inteno comunicativa

    Imitao na ausncia do modelo e uso de esquemas simblicos

    Aquisio do vocabulrio receptivo

  • 9-12meses

    PATROCNIO

    ATIVIDADES:

    1. Monte um lbum com fotos ou fi guras bem ntidas e cores e contornos defi nidos.

    Algumas sugestes:

    a) lbum de vocabulrio letras, iniciando com letras simples como P, B, M. Sempre associe a letra a algum objeto.

    b) lbum Eu e minha famlia inclua no fi nal uma foto da famlia toda.

    c) lbum de alimentao com alimentos do dia a dia, de preferncia dos quais o beb goste.

    d) lbum de vesturio com peas simples do armrio do beb.

    e) lbum de cores com algumas cores bsicas.

    f) lbum de formas inicialmente com as trs formas mais simples; trin-gulo, quadrado e crculo.

    g) lbum de nmeros De 0-3, 0-5, 0-10 no mximo.

    h) lbum de bichos Com bichos simples com os quais ele tenha contato dirio ou espordico. Associe sempre com o som que o bicho faz, usando onomatopeias.

    2. Descreva sempre embaixo das fotos do que elas tratam. Use letras basto/caixa alta.

    3. Trabalhe um lbum por vez, procurando sempre descrever, o mais clara-mente possvel, o que est sendo visto. Inicie com trs fi guras e aumente a partir das conquistas.

    Fale com a criana, se possvel usando gestos, pois crianas com sndro-me de Down guardam melhor as informaes com a memria visual.

    Elas tambm necessitam de um nmero maior de repeties para com-preenderem e, a partir da, realizarem a tarefa.

    Esteja sempre em sintonia com o fonoaudilogo.

  • EXERCCIOS

    Atividade divertida no espelho

    Os espelhos podem atrair muito a ateno das crianas, fazendo com que, aos poucos, elas percebam e desenvolvam seus prprios movimentos. Ver o re exo das coisas e do ambiente ajuda o beb a reconhecer sua prpria imagem e a dos outros, e desenvolve a noo de imagem corporal.

    Outros benefcios:

    Desenvolvimento da coordenao visual e manual e da motricidade grossa e fi na da criana;

    Familiarizao com sua imagem do corpo;

    Trabalhar imitaes, gestos e expresses.

    Construo da identidade pessoal.

    Essa atividade pode ser trabalhada em outras formas e variedades at os 3 anos de idade, quando a criana comea a se reconhecer como outra pessoa. Deixe sempre um espelho mostra em sua casa, na altura da criana.

  • 9-12meses

    PATROCNIO

    POSIO:

    De frente para o espelho, coloque o beb sentado em um banquinho ou cadeira, sentado em seu colo ou mesmo de p.

    ATIVIDADES:

    1. Brinque de nomear o corpo (mo, p, nariz, boca). Toque as sua partes e depois as do seu fi lho. Cante tambm, identifi cando cada parte.

    2. Use estmulos tteis como gel, creme, espuma de barbear, etc. Para essa atividade, pouse suas mos sobre as do beb e guie seus movimentos.

    3. Pode usar adesivos, fi ta crepe, durex colorido, etc. Cole fi guras, fotos, etc.

    4. Pode usar giz de cera ou tintas guaches atxicas. Deixe que a criana explore bem sua criatividade.

  • www.movimentodown.org.br

    www.facebook.com.br/movimentodown

    PATROCNIO

    O Movimento Down uma iniciativa do Observatrio de Favelas do Rio de Janeiro e filiado a FBASD, a DSI e a RNPI.

    Reutilize este material compartilhando estas informaes com outras pessoas para contribuir para a construo de uma sociedade mais justa e inclusiva.