guia de cursos - ifba 2014

16

Upload: ifba

Post on 30-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Campus de Salvador e Núcleo Avançado de Salinas da Margarida

TRANSCRIPT

Page 1: Guia de Cursos - IFBA 2014
Page 2: Guia de Cursos - IFBA 2014
Page 3: Guia de Cursos - IFBA 2014

GUIA DE CURSOSIFBA 2014

Cursos oferecidos em Salvador

e Salinas da Margarida

Page 4: Guia de Cursos - IFBA 2014

Expediente:

Presidente da República – Dilma RoussefMinistro da Educação – Aloizio Mercadante

Instituto Federal da Bahia – IFBAReitora – Aurina Oliveira SantanaDiretor Geral do Campus de Salvador – Albertino Nascimento

Produção do Guia de CursosCoordenação de Comunicação Social - Campus de SalvadorDepartamento de Gestão da Comunicação Institucional - Reitoria

Page 5: Guia de Cursos - IFBA 2014

5

Caro (a) candidato (a),

Fazer a escolha profissional certamente será uma das decisões mais importantes da sua vida. Assim, para te ajudar nessa tarefa, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) apresenta um guia de cursos1 com informações fundamentais para nortear a sua escolha. O presente guia contempla os cursos do IFBA que são oferecidos em Salvador e também em Salinas da Margarida, onde há um Núcleo Avançado do Campus de Salvador

Antes de tudo, pense sobre as disciplinas de que mais gosta, leia nosso guia, pesquise sobre a rotina de trabalho da sua futura profissão, converse com quem atua na área, faça sua inscrição no Processo Seletivo do IFBA 2014 e boa sorte!

Equipe IFBA – Campus Salvador

1 Este guia baseou-se no Catálogo Nacional de Cursos do Ministério da Educação (MEC).

Page 6: Guia de Cursos - IFBA 2014

6

Entenda as diferenças entre as modalidades

O IFBA é uma instituição comparada às universidades públicas, já que oferece, além de educação técnica, cursos superiores - de graduação a pós-graduação. Com estrutura diversificada e multicampi, está presente em 21 cidades do estado da Bahia.

Cada forma de ensino possui uma proposta específica, portanto, analise a que mais se aproxima do seu perfil e faça a melhor escolha!

Cursos superiores: São oferecidos nas categorias graduação tecnológica, bacharelado, engenharia e licenciatura, além de pós-graduação lato sensu (especializações) e stricto sensu (mestrados e doutorados inter e multi-institucionais). Os cursos de graduação têm duração média de três anos para graduação tecnológica, quatro anos para licenciatura e bacharelado, e cinco para engenharia.

Cursos técnicos: São ofertados nas formas subsequente e integrada. Na forma integrada, há cursos que integram a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), dentro do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

A) Forma subsequente: Com duração média de dois anos, os cursos subsequentes oferecem formação técnica para o mundo do trabalho. São indicados para quem já terminou o ensino médio e quer se profissionalizar.

B) Forma integrada: Os cursos integrados destinam-se a alunos que concluíram o ensino fundamental (8ª série/9º ano) e pretendem conciliar ensino médio com formação profissional. Têm duração média de quatro anos.

Modalidade EJA: Indicada para quem têm a partir de 18 anos e está há um tempo longe da sala de aula, mas pretende retomar os estudos, conciliando ensino médio e técnico. Tem duração média de três anos e meio.

Apresentamos, a seguir, descrição dos cursos oferecidos em Salvador.

Page 7: Guia de Cursos - IFBA 2014

7

CURSOS SUPERIORESLICEnCIAtURASVoltadas para quem concluiu o ensino médio e deseja atuar na educação básica (nível fundamental e médio) e superior, contribuindo com a formação de novos profissionais. Duração média de quatro anos.

1. FísicaPerfil: O licenciado em física está apto a entender os fenômenos físicos em todas as suas escalas; aplicar leis do mundo físico para a solução de questões cotidianas; criar e aperfeiçoar materiais tecnológicos, bem como atuar com modelos matemáticos para analisar o comportamento de processos produtivos.

Onde atua: escolas de ensino fundamental, médio e superior; editoras de livros didáticos e empresas.

2. GeografiaPerfil: O licenciado em geografia faz análise crítica do espaço geográfico nas dimensões política, econômica, social, cultural, física e ecológica, utilizando, entre outros instrumentos, escalas cartográficas. É o profissional capaz de reconhecer a pluralidade de fenômenos, em nível global, nacional, regional e local.

Onde atua: instituições de ensino fundamental, médio e superior; editoras de livros didáticos e empresas.

3. MatemáticaPerfil: O licenciado em matemática domina em profundidade e extensão o conteúdo dessa disciplina, garantindo a integração entre teoria e prática. Está apto, ainda, para atitude investigativa, na buscar por soluções para os problemas cotidianos.

Onde atua: empresas de seguros, bancos, secretarias da fazenda e Receita Federal; editoras de livros didáticos, instituições de ensino fundamental, médio e superior.

Page 8: Guia de Cursos - IFBA 2014

8

GRADUAçõES tECnOLóGICAS São cursos destinados aos que concluíram o ensino médio e desejam ter uma formação mais prática para o mundo do trabalho. Duração média de três anos.

1. Análise e Desenvolvimento de Sistemas Perfil: O tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas projeta, analisa, especifica, testa, implanta, documenta e mantém sistemas computacionais de informação; mapeia necessidades de informatização em organizações; projeta soluções computacionais para problemas e planeja projetos de softwares.

Onde atua: empresas públicas, privadas e terceiro setor.

2. Radiologia Perfil: O tecnólogo em radiologia executa técnicas nos setores de diagnóstico e terapia; manipula equipamentos para processamento de imagens em exames; identifica e analisa processos físicos e químicos para obter imagens diagnósticas; gerencia serviços e procedimentos, atuando conforme normas de biossegurança e radioproteção.

Onde atua: clínicas, hospitais, laboratórios, indústrias, fabricantes e distribuidores de equipamentos hospitalares.

3. EventosPerfil: O tecnólogo em eventos está apto para planejar, executar e coordenar eventos, nas diversas áreas e segmentos do mercado, sejam eles promocionais, sociais, artísticos, culturais, técnico-científicos, entre outros. Com base na legislação específica, esse profissional, de caráter multidisciplinar, realiza desde estudos de viabilidade para eventos, utilizando as metodologias apropriadas, até à elaboração de cardápios de alimentos e bebidas.

Onde atua: empresas privadas, bem como órgãos públicos e instituições afins, na gestão, consultoria ou assessoria para eventos.

Page 9: Guia de Cursos - IFBA 2014

9

BAChARELADOCursos destinado àqueles que concluíram o ensino médio e desejam ter uma formação tradicional de nível superior. Duração média de quatro anos.

1. AdministraçãoPerfil: O bacharel em administração planeja e implanta estruturas organizacionais, aplicando métodos, coordenando pessoas, utilizando recursos materiais e financeiros, na busca da realização da missão e dos objetivos das organizações.

Onde atua: empresas, entidades, instituições de pequeno, médio e grande porte.

EnGEnhARIASBuscam estar sintonizadas com o mundo do trabalho, formando profissionais aptos ao desenvolvimento de novas tecnologias, com base em soluções criativas. Duração média de cinco anos.

1. Engenharia Industrial ElétricaPerfil: Esse profissional desenvolve projetos eletroeletrônicos, de informática industrial e automação; controla processos em redes de comunicação, transmissão e distribuição de energia.

Onde atua: concessionárias de energia e telefonia, bem como indústrias, em geral.

2. Engenharia Industrial MecânicaPerfil: O engenheiro industrial mecânico desenvolve atividades nas áreas de transporte, geração de energia e manutenção de indústrias; domina técnicas de projeto, construção e utilização de equipamentos, máquinas e dispositivos.

Onde atua: empresas de engenharia automobilística, de materiais, metalurgia, automação e controle.

3. Engenharia QuímicaPerfil: O engenheiro químico cria técnicas de extração de matérias-primas, utilização e transformação de produtos químicos e petroquímicos; desenvolve materiais e equipamentos; concebe projetos e dirige a construção e a

Page 10: Guia de Cursos - IFBA 2014

10

montagem de fábricas, usinas e estações de tratamento de rejeitos industriais. Onde atua: indústrias e laboratórios.

CURSOS tÉCnICOSFORMA SUBSEQUEntEOferece formação técnica para o mundo do trabalho para quem já concluiu o ensino médio e quer se profissionalizar. Duração média de dois anos.

1. Automação IndustrialPerfil: O técnico em automação industrial projeta, executa e instala sistemas de controle; realiza diagnóstico, manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em processos industriais; programa e opera sistemas automatizados, respeitando normas técnicas e de segurança.

Onde atua: empresas da cadeia produtiva de petróleo, energia e alimentos, além de laboratórios de controle de qualidade e pesquisa.

2. EletrotécnicaPerfil: O técnico em eletrotécnica instala, opera e mantém elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; participa na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas para sistemas de telecomunicações em edificações; atua na manutenção de equipamentos e instalações elétricas.

Onde atua: concessionárias de energia elétrica, prestadoras de serviços, indústrias de manutenção, automação, fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos.

3. hospedagemPerfil: O técnico em hospedagem atua na recepção e governança em meios de hospedagem; executa atividades operacionais de recepção e atendimento a clientes; presta suporte ao hóspede durante sua estada, valorizando as características culturais, históricas e ambientais do lugar.

Onde atua: hotéis, pousadas, flats, resorts e embarcações.

Page 11: Guia de Cursos - IFBA 2014

11

4. Instalação e Manutenção EletrônicaPerfil: O técnico em eletrônica executa a instalação e a manutenção de equipamentos e sistemas em edificações de baixa tensão; realiza medições e testes, bem como procedimentos de controle de qualidade e gestão da produção de equipamentos eletrônicos.

Onde atua: indústrias, empresas de informática, telecomunicações e produtos eletrônicos; laboratórios de controle de qualidade, manutenção e pesquisa.

5. Manutenção Mecânica IndustrialPerfil: O técnico em manutenção mecânica industrial atua na elaboração de projetos de produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos mecânicos; planeja, aplica e controla procedimentos de fabricação, montagem, instalação e manutenção, conforme normas técnicas e de segurança.

Onde atua: indústrias, fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos; laboratórios de controle de qualidade, manutenção e pesquisa.

FORMA IntEGRADADestina-se a alunos que concluíram o ensino fundamental (8ª série/ 9º ano) e pretendem conciliar ensino médio com formação profissional. Duração média de quatro anos.

1. Automação IndustrialPerfil: O técnico em automação industrial projeta, executa e instala sistemas de controle; realiza diagnóstico, manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em processos industriais; programa e opera sistemas automatizados, respeitando normas técnicas e de segurança.

Onde atua: empresas da cadeia produtiva de petróleo, energia e alimentos, além de laboratórios de controle de qualidade e de pesquisa.

2. EdificaçõesPerfil: O técnico em edificações planeja a execução e elabora orçamento de obras; presta assistência técnica na compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados, bem como em projetos e pesquisas tecnológicas; orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações, conforme normas técnicas de segurança e de acordo com legislação específica.

Page 12: Guia de Cursos - IFBA 2014

12

Onde atua: empresas públicas e privadas da área de construção civil, escritórios de projetos e canteiros de obras.

3. EletrônicaPerfil: O técnico em eletrônica executa a instalação e a manutenção de equipamentos e sistemas em edificações de baixa tensão; realiza medições e testes, bem como procedimentos de controle de qualidade e gestão da produção de equipamentos eletrônicos.

Onde atua: indústrias, empresas de informática, telecomunicações e de produtos eletrônicos; laboratórios de controle de qualidade, manutenção e pesquisa.

4. EletrotécnicaPerfil: O técnico em eletrotécnica instala, opera e mantém elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; participa na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas para sistemas de telecomunicações em edificações; atua na manutenção de equipamentos e instalações elétricas.

Onde atua: concessionárias de energia elétrica e prestadoras de serviços; indústrias de manutenção, automação, fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos.

5. GeologiaPerfil: O técnico em geologia realiza mapeamento e amostragem, em superfície e subsolo; auxilia na caracterização e nos projetos de identificação, qualificação e quantificação de ocorrências minerais; opera equipamentos de sondagem, perfuração e pesquisa mineral, além de desenvolver levantamentos topográficos nas atividades de mineração, com base nas medidas de segurança do trabalho, controle e proteção ambiental.

Onde atua: empresas de mineração e petróleo; centros de pesquisa e de consultoria.

6. MecânicaPerfil: O técnico em mecânica atua na elaboração de projetos de produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos mecânicos; planeja, aplica e controla procedimentos de fabricação, montagem, instalação e manutenção, conforme normas técnicas e de segurança.

Page 13: Guia de Cursos - IFBA 2014

13

Onde atua: indústrias, fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos; laboratórios de controle de qualidade, manutenção e pesquisa.

7. QuímicaPerfil: O técnico em química planeja, coordena, opera e controla equipamentos e processos laboratoriais e industriais; realiza amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas; participa no desenvolvimento de produtos e validação de métodos.

Onde atua: indústrias; empresas de comercialização e assistência técnica; laboratórios de ensino, análise, controle de qualidade e ambiental; entidades de certificação de produtos, tratamento de águas e efluentes.

8. Refrigeração e ClimatizaçãoPerfil: O técnico em refrigeração e climatização elabora e supervisiona projetos de instalação de equipamentos e sistemas, conforme normas técnicas e de segurança; planeja e executa rotinas de manutenção, além de comercializar aparelhos de refrigeração e climatização.

Onde atua: indústrias; empresas prestadoras de serviços de manutenção, instalação e projetos em refrigeração industrial.

MODALIDADE EJAEstá inserida na forma integrada e se destina ao que têm a partir de 18 anos e desejam retomar os estudos, conciliando ensino médio e técnico. Duração de três anos e meio.

1. SaneamentoPerfil: O técnico em saneamento atua na construção de estações de tratamento de águas e esgotos, bem como em obras de captação, transporte e tratamento de águas; faz manutenção de equipamentos e redes; realiza análise do consumo de água; executa aterros sanitários e obras para disposição e reciclagem de resíduos e unidades de compostagem.

Onde atua: construtoras, escritórios de projetos e de consultoria.

Page 14: Guia de Cursos - IFBA 2014

14

Abaixo, descrição do curso oferecido em Salinas da Margarida.

CURSO tÉCnICOFORMA SUBSEQUEntEOferece formação técnica para o mundo do trabalho para quem já concluiu o ensino médio e quer se profissionalizar. Duração média de dois anos.

1. InformáticaPerfil: o técnico em informática opera e programa sistemas microprocessados; instala e diagnostica redes, administra e faz manutenção de hardware e software; dá suporte técnico a usuários de computadores; utiliza e desenvolve ambientes web, banco de dados, sistemas de apoio gerencial e produtivo.

Onde atua: instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem sistemas computacionais, especialmente envolvendo programação de computadores.

Page 15: Guia de Cursos - IFBA 2014
Page 16: Guia de Cursos - IFBA 2014