guia de conectividade worldspan go...

15
Guia de Conectividade Worldspan Go Res! AVANÇADO

Upload: vanbao

Post on 20-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Guia de Conectividade Worldspan Go Res!

A V A N Ç A D O

1

Í n d i c e

Considerações Iniciais ...............................................................................................................2

Rede TCP/IP ..............................................................................................................................3

Produtos para conectividade......................................................................................................5

Diagnosticando problemas na Rede ..........................................................................................8

Firewall .....................................................................................................................................10

Proxy ........................................................................................................................................12

DNS..........................................................................................................................................13

2

C o n s i d e r a ç õ e s I n i c i a i s

Este manual tem o intuito de esclarecer dúvidas relativas a dispositivos de rede como firewall, proxies entre outros.

Também serão demonstradas técnicas de diagnósticos mais comums efetuados em uma rede.

3

R e d e T C P / I P

O TCP/IP (nome derivado de seus protocolos principais, Transmission Control Protocol / Internet Protocol) permite a comunicação entre aplicações em computadores em redes distintas. O TCP garante a entrega dos pacotes e o IP é responsável pelo endereçamento e roteamento dos pacotes.

Um Endereço de IP (IP Address) é um endereço numérico de um computador conectado na Internet.

O IP, ou Internet Protocol, é o protocolo da Internet que identifica, localiza e estabelece conexão entre computadores ligados à Internet. Todo endereço de IP tem 4 segmentos numéricos, separados por um ponto. É algo como: 192.168.0.150.

O endereço IP permite apenas a localização de um dado equipamento na Internet. Para a localização de uma aplicação na internet (Ex: Go) , é necessário a utilização de outro identificador conhecido como porta. Abaixo uma tabela de portas mais comuns:

Um exemplo desta utilização é que ao digitar algum site comum na internet, você está acessando este determinado site (ex : www.uol.com.br) através da porta 80.

4

Como achar meu IP ?

Para verificar qual o endereço de IP você está utilizando, clique em INICIAR

EXECUTAR (RUN) Digite CMD e clique em OK

Digite ipconfig:

Localize na linha IP address, o endereço relacionado (neste caso 172.28.11.1).

5

P r o d u t o s p a r a c o n e c t i v i d a d e

Para montar uma rede, é necessário possuir alguns equipamentos básicos de conexão.

Placa de Rede

Também chamada de Network Interface Card (NIC) ou placa Ethernet, é uma placa interna que pode ser adicionada a um computador para prover uma interface de hardware entre a mídia de conexão (cabo, wireless) e o método de transporte (Ethernet, Fast Ethernet, etc...).

Cabo de Rede

Meio físico por onde trafegam os dados em uma rede cabeada. No caso de redes sem fio, o meio é o ar por sinais de rádio.

6

Hub

O hub conecta as estações (PCS) e a outros hubs. Serve de um ponto central para conexões e gerenciamento de rede, permitindo o compartilhamento da internet em uma LAN (Local Area Network)

O Hub distribui os pacotes pela rede para todos os computadores deixando por responsabilidade do computador, identificar seu pacote de dados e retê-lo. Ideal para redes pequenas e com pouco tráfego devido ao seu custo mais barato.

7

Switch

O switch também tem por função conectar estações de rede em uma rede local (LAN), porém de uma maneira mais eficiente.

Ao contrário do HUB que envia todos os pacotes para todas as estações conectadas à rede local, o switch direciona cada pacote recebido de uma de suas portas para o destinatário final, evitando assim excesso de tráfego na rede e diminuindo colisão de pacotes.

8

D i a g n o s t i c a n d o p r o b l e m a s n a R e d e

PING

Ping é o nome de uma ferramenta de rede de computadores usada em redes TCP/IP (como a Internet).

Ele provê um teste básico se determinado equipamento de rede está funcionando e é alcançável pela rede do equipamento de que está sendo disparado o teste.

O PING funciona enviando pacotes ICMP (Internet Control Message Protocol) para o equipamento de destino e escutando as respostas, esta operação é parecida com o sonar dos submarinos. Exemplo: para testar se a máquina que possui o IP 172.28.11.250 está se comunicando na rede executa-se um teste de PING para checar se há resposta da máquina:

Neste caso, note que foram enviados 4 pacotes e recebidos 4, portanto não houve perda de pacotes e a máquina acessada está funcionando normalmente.

9

TRACERT

Tracert ou traceroute é uma ferramenta de rede que permite determinar a rota por onde passam os pacotes até alcançar determinado HOST. Ele funciona incrementando o tempo de vida (time to live TTL) de cada pacote enviado num máximo de 30 saltos até alcançar seu HOST. Quando um pacote passa por um host, este host decrementa o TTL e reencaminha o pacote ao seu próximo host. Ex:

Para se chegar ao site do uol, o pacote enviado passa por 6 hosts diferentes, ou seja, ele é roteado por 6 gateways ou roteadores até sua chegado no Host da UOL

10

F i r e w a l l

Firewall : dispositivo de rede que tem por função regular o tráfego de rede entre redes distintas, impedir a transmissão de dados nocivos ou não autorizado de uma rede a outra para aumentar a segurança de sua rede.

A função de Firewall pode ser realizada tanto por software ou por hardware, ou seja, pode existir em sua rede uma máquina específica somente para efetuar a função de Firewall ou uma máquina aonde esteja instalado um programa de firewall (Ex: Linux e Coyote) executando a mesma tarefa.

O firewall tem a capacidade de bloquear determinadas portas (Ex: 23 - Telnet) para evitar que determinados serviços sejam bloqueados, ou até mesmo bloquear um determinado range de IPs para evitar que um determinado site seja acessado .

11

Ao configurar um firewall, o administrador da rede consegue bloquear determidos Ips e determinadas portas de conexão à internet.

No caso deste firewall ele está configurado para permitir todo tráfego dos seguintes portas 64510 a 64600

12

P r o x y

Um servidor proxy (ou com capacidades de proxy) recebe pedidos de computadores ligados à sua rede e, caso necessário, efetua esses mesmos pedidos (Ex: HTTP) à internet, usando como identificação o seu próprio número IP e não o número IP do computador que requisitou o serviço.

Quando se deseja acessar um site da Web, a solicitação é feita ao proxy que verifica se este site já foi acessado e se possui uma cópia (cache) dentro do servidor proxy. Caso exista, o servidor proxy retorna o documento ao cliente evitando assim solicitações adicionais à Internet e economizando o consumo de banda da internet melhorando a performance da rede.

Em determinado momento o proxy consulta a página da web para saber se houve alguma modificação e caso haja, ele atualiza seu cache com a página referida.

13

D N S

DNS ou Domain Name System (Sistema de nomes e Domínios), consiste num serviço, onde são armazenadas associações entre endereço IPs e domínios.

Quando se pede ao seu navegador para chamar um determinado domínio (Ex: go.worldspan.com), automaticamente ele ascende ao servidor DNS configurado, e encontra o respectivo endereço IP (216.113.141.253) da máquina que fornece o serviço requisitado e, assim, torna-se possível utilizar determinados serviços usando nomes em oposição a endereços IP.

Como verificar qual servidor de DNS está sendo utilizado?

Para verificar qual servidor DNS está sendo utilizado, clique em INICIAR

EXECUTAR Digite CMD

Digite ipconfig /all

Localize a linha DNS Servers (ou Servidores DNS). Neste caso existem 2 servidores DNS, o primeiro é 172.31.16.69 e o alternativo é 172.31.16.169

14

Em uma rede ao digitar o endereço no navegador de internet, o endereço é passado ao servidor DNS que se encarrega de checar em uma lista qual é o endereço IP associado aquele determinado site.

Para saber se o DNS está respondendo adequadamente, basta executar um teste de PING a partir do MS-DOS e verificar se ocorre a tradução do nome para um endereço de IP.

Neste caso, o DNS está funcionando adequadamente, pois o mesmo retornou o endereço de IP do go.worldspan.com (216.113.141.253)