guia de classificação dos estádios

80
1 Ministério do Esporte Guia de Classificação dos Estádios

Upload: ngoduong

Post on 07-Jan-2017

229 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Guia de Classificação dos Estádios

1

Ministério do EsporteGuia de Classificação dos Estádios

Page 2: Guia de Classificação dos Estádios
Page 3: Guia de Classificação dos Estádios
Page 4: Guia de Classificação dos Estádios

FICHA TÉCNICA

Presidenta da República Federativa do BrasilDilma Rousseff

Ministro de Estado do EsporteGeorge Hilton dos Santos Cecílio

Secretário ExecutivoMarcos Jorge Lima

Secretário de Futebol e Defesa dos Direitos do TorcedorRogério Hamam

Diretor do Departamento de Defesa dos Direitos do TorcedorSóstenes Marchezine

Coordenador GeralIvan Carlos Alves de Mello

Page 5: Guia de Classificação dos Estádios

PESQUISADORES

Coordenação Geral Marcos Aurélio Vasconcelos de Freitas

Coordenação ExecutivaSylvia Meimaridou RolaNeilton Fidelis da Silva

Equipe TécnicaAdriane da Silva PachecoAdriano Rosário de Lima e SilvaAgatha Nogueira B. D. dos SantosAlexandre SilveiraAmanda Vieira GuimarãesAnna FagundesBreno Toste de Gomes GarciaCarlos BastosCristina KurtzDagmar ZeferinoDaniel de Berrêdo VianaDaniel Gustavo Pontes SilvaDaniela Câmara GonçalvesFabiano Gomes da CostaFlávia CabralGabriela F. Flauzino SantosIsabelle de Loys

Jac-Ssone AlerteJéssica Rempto BarbosaJosé Antônio Bento de AndradeJosé Joaquim Dutra de AndradeJosé Rafael Batista L. FerreiraKelly Cristina PereiraLeonora Guedes VieiraMárcio dos Santos GuimarãesMariana Padilha C. LopesMonique Branco VieiraRamiro Santana RecamanThais ScoralichThiago Correa de AlmeidaThiago MotaUlysses Barros SilveiraVânia Maria Britto C. L. DucapVera Ruffato

Consultores ExternosAbigail MouraEdson RibeiroJorge da Silva

Page 6: Guia de Classificação dos Estádios

A escolha do Brasil como sede da Copa FIFA 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 colocou os gestores do esporte em nosso país diante de uma nova responsabilidade:• Construir e manter arenas seguras, confortáveis e acessíveis para espectadores, trabalhadores e atletas de todas as modalidades.

O Ministério do Esporte, que se coloca como parceiro dos gestores públicos e privados na busca da qualificação esportiva do Brasil, entrega mais uma colaboração aos clubes, federações e torcedores.

A criação do Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios (SISBRACE), no âmbito da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, é um passo importante na retomada da qualidade do futebol nacional.

O SISBRACE inaugura um novo ciclo virtuoso para o nosso esporte mais popular. Um bom estádio é garantia de presença da torcida. Torcida presente garante renda. Renda garante equipes qualificadas.

A intenção não é criar um ranking dos estádios de futebol. O que queremos é mostrar a qualidade de cada um e estabelecer critérios para aprimorar o que já é bom e melhorar o que precisa de melhorias.

George Hilton dos Santos CecílioMinistro de Estado do Esporte

Page 7: Guia de Classificação dos Estádios

A questão da violência e da segurança nos espetáculos esportivos, em especial no futebol, é complexa e envolve muitas variáveis, causas e agentes. Este cenário abrange as condições de conforto e acolhimento dos estádios brasileiros, onde é comum que os torcedores não sejam devidamente respeitados em seus direitos de consumidores e cidadãos.

O atendimento impróprio envolve a venda de ingressos, a atuação de cambistas e flanelinhas, o tumulto nas roletas de acesso, a iluminação inadequada, os problemas de higiene dos banheiros e bares, as deficiências e mesmo a ausência de serviços de informação e orientação ao público, além das falhas de segurança. Todos estes flancos devem ser contemplados e ter suas deficiências solucionadas.

Dentro deste espírito, lançamos em outubro de 2015 os novos LAUDOS TÉCNICOS para estádios e arenas, com melhorias importantes na aplicabilidade do instrumento, que é uma exigência do Estatuto do Torcedor.

Do mesmo modo, em janeiro de 2016, estamos inaugurando o Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios (SISBRACE), e no segundo semestre deste ano, o aplicativo OLHEIROS, que possibilitará a interação do público com os gestores e autoridades responsáveis pelas condições de segurança, acessibilidade e conforto dessas instalações. Assim, o torcedor poderá opinar e expressar todas as suas necessidades na utilização dos estádios, em tempo real.

O SISBRACE é uma ferramenta que agregará valor ao estádio, seja ele público ou privado, ao mesmo tempo em que beneficiará torcedores e clubes de futebol, possibilitando a oferta de instalações de qualidade e que atendam adequadamente a todos os requisitos de segurança, conforto e acessibilidade, além dos parâmetros ideais de vigilância sanitária.

Page 8: Guia de Classificação dos Estádios

Ao longo de mais de dois anos de trabalho de campo, foram visitados 155 estádios em 129 cidades, de norte a sul do país. Foi estabelecida a concepção de estádio como sendo um espaço destinado a manifestações culturais e de lazer, e a partir disto, foram identificados os problemas a serem sanados e as necessidades a serem atendidas, sempre visando o bem-estar do torcedor.

Os produtos que ofertamos agora constituem um passo consistente e extremamente relevante no cenário geral de prevenção da violência que envolve o futebol brasileiro, e segundo os especialistas de diversas áreas que acompanharam o projeto, estas são medidas de grande impacto na redução de danos que a questão envolve.

O governo federal tem enorme satisfação e senso de dever cumprido ao entregar à população instrumentos tão eficazes, proporcionando ao cidadão brasileiro que terá, cada vez mais, o seu lazer e de sua família garantidos, com qualidade, conforto, segurança e acessibilidade, tanto nos eventos culturais quanto nos esportivos.

Rogério HamamSecretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor

Page 9: Guia de Classificação dos Estádios

A promulgação, em 2003, da Lei 10.671, que cria o Estatuto do Torcedor, dotou o Brasil de um excelente instrumento legal para garantir a proteção e defesa dos apaixonados torcedores brasileiros e seus familiares.

Todavia, para garantir a eficiência do instrumento é necessário manter uma avaliação permanente e evolutiva de aspectos fundamentais de segurança, acessibilidade, engenharia, saúde e vigilância sanitária.

O interesse da academia, estimulado pelo Ministério dos Esporte e materializado pela ação do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG) da COPPE/UFRJ e do NIDES/UFRJ, possibilitou a criação de um sistema interdisciplinar de avaliação de estádios, pioneiro no mundo e de forte interesse para a sociedade.

Este sistema deve estar atento às boas práticas nacionais e também internacionais; a novas tecnologias e técnicas; a inovações de monitoramento, conforto e controle; mas sobretudo, ser de fácil acesso e democrático aos seus usuários e interessados.

O Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios (SISBRACE) deve, com o passar dos anos, colaborar com a evolução positiva dos estádios do país, garantindo transparência e busca de excelência, em algo que faz parte, semanalmente, da vida de milhões de pessoas.

Breve, vamos aos estádios.

Prof. Marcos Aurélio Vasconcelos de FreitasCoordenador do IVIG/COPPE/UFRJ

Page 10: Guia de Classificação dos Estádios

Sumário

Apresentação do SISBRACE .................................................................11

Classificação geral dos estádios visitados ............................................17

Classificação dos estádios visitados por área .......................................26

Page 11: Guia de Classificação dos Estádios

11

Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios - SISBRACE

O Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios de Futebol (SISBRACE) soma-se à política pública orientada a proteger os interesses e a integridade dos usuários dos estádios de futebol, contribuindo para a melhoria contínua destes equipamentos de uso público, no que concerne à Segurança, Acessibilidade e Conforto e Vigilância Sanitária.

O SISBRACE aqui proposto e edificado por meio de uma parceria entre o Ministério do Esporte e o IVIG/COPPE/UFRJ, é um importante passo para auxiliar na visualização das deficiências e na proposição de melhoria contínua dos estádios de futebol brasileiros, assim como a de enaltecer as boas práticas que sejam direcionadas ao público que frequenta estes lugares, em suas mais diversas formas.

O SISBRACE tem o objetivo de se tornar um instrumento reconhecido oficialmente, que sirva para divulgar informações sobre as condições de atendimento ao público que os estádios oferecem. Esse sistema utiliza dados de campo oriundos de procedimentos de aquisição, armazenamento e tratamento padronizados, identificando as potencialidades dos estádios e suas aptidões às diferentes exigências de eventos locais, nacionais e internacionais. Além disso, também pode auxiliar a tomada de decisão dos gestores dos estádios para alocação prioritária de recursos.

PRINCÍPIOS O Sistema Brasileiro de Classificação dos Estádios de Futebol está fundamentado nos seguintes princípios:

1. Cumprimento às normativas:O SISBRACE constitui-se em uma ferramenta importante na identificação de não conformidades. O mesmo pauta-se na verificação dos dispositivos legais e normas técnicas.

2. Coerência:O SISBRACE deve ser coerente com os princípios de políticas públicas implementadas no país, bem como o arcabouço institucional que regulamenta o uso dos equipamentos destinados à prática do futebol.

Page 12: Guia de Classificação dos Estádios

12

3. Melhoria contínua:Os requisitos de classificação devem ajustar-se às demandas legais, bem como àquelas advindas da dinâmica social, em que o torcedor é o protagonista das mudanças, ou seja, aquelas de origem cultural, econômica, tecnológica e social.

4. Equipamento social:O futebol desempenha um papel importante na cultura brasileira, de modo que transpassa as fronteiras das ciências, integrando tanto aspectos biológicos, quanto sociais. Desta forma, o SISBRACE concebe o estádio como um espaço de manifestações de cultura e lazer e, como tal, um equipamento social que amplia sua abrangência para além do espetáculo de uma partida de futebol.

5. Imparcialidade:O processo de classificação deve estar pautado em critérios previamente estabelecidos, de forma a torná-lo isento de tensionamentos e influências advindas de interessados no objeto de classificação.

6. Flexibilidade:O SISBRACE deve considerar a grande diversidade dos estádios de futebol em âmbito nacional.

7. Agregação de valor:O SISBRACE deve conformar-se em um instrumento que adicione ao estádio valores de referência que contemplem segurança, conforto, acessibilidade, vigilância sanitária, manifestações culturais, dentre outros, de forma a contribuir para a formação de plateia, fomento à prática esportiva e integração com a comunidade.

8. Simplicidade:O SISBRACE deve ser expresso com clareza, em linguagem simples, acessível a todos, sem prejuízo dos objetivos a alcançar.

9. Transparência:O SISBRACE deve garantir que seja fornecido aos diversos atores e usuários dos estádios de futebol o acesso à informação precisa e transparente sobre a classificação dos estádios.

Page 13: Guia de Classificação dos Estádios

13

O sistema de classificação

REQUISITOS GERAIS Os requisitos de classificação são divididos em Mandatórios (M), aqueles fundamentados nas normativas, e Eletivos (E), aqueles que acrescentam qualidade aos estádios.

A validade da classificação é de 36 meses. Antes do término do período de validade da classificação, pode ser solicitada nova avaliação para verificar o atendimento aos requisitos da matriz de classificação. É facultada ao gestor do estádio a solicitação de uma nova avaliação de classificação quando este entender que melhorias e adequações realizadas nos estádios justificam o pedido.

REQUISITOS DE CLASSIFICAÇÃO Dos requisitos globais de classificação, e seguindo o preconizado no Estatuto de Defesa do Torcedor e nas Portarias do ME, as áreas do conhecimento a serem abordadas são:• Segurança;• Conforto e Acessibilidade; • Vigilância sanitária.

A área de Segurança abrange os aspectos de engenharia quanto ao sistema estrutural, sistema de impermeabilização, sistema de vedação e revestimento, sistemas de esquadrias, sistema de coberturas, sistemas de instalações hidrossanitárias prediais, sistemas de instalações elétricas prediais e sistema de proteção contra descargas atmosféricas, sistema de incêndio, equipamentos e máquinas em geral. Abrange também aspectos de segurança pública e prevenção de incêndio e pânico, que compõe: o planejamento de segurança, o sistema de controle de acesso de pessoas e objetos, o sistema de monitoramento, a infraestrutura para segurança dos torcedores, os espaços para atuação dos órgãos de segurança e a compatibilidade dos projetos arquitetônicos e de incêndio com a realidade do estádio.

Page 14: Guia de Classificação dos Estádios

14

Na área de Conforto e Acessibilidade, o Conforto é um dos itens que atende ao Estatuto do Torcedor e trata de cinco principais aspectos: conforto térmico, acústico, luminotécnico, de serviços, infraestrutura e visual. Já a Acessibilidade, trata de aspectos de orientação espacial, comunicação, deslocamento e uso do espaço orientado às pessoas com deficiência (PCD), pessoas com mobilidade reduzida (PMR), obesos e idosos, no que concerne aos acessos à circulação externa, ao estacionamento, à circulação interna horizontal e vertical, à rota acessível, às áreas de permanência e às instalações sanitárias, seguindo a NBR 9050/2004. Avalia também as condições de acessibilidade ao campo.

A área de Vigilância sanitária avalia os aspectos correspondentes aos serviços de alimentação, infraestrutura das instalações sanitárias e aos serviços de saúde, de acordo com as normas sanitárias.

Estas áreas de classificação são caracterizadas em cinco níveis, tendo como ícones a quantidade de bolas, onde 5 bolas representam a melhor classificação. Já 1 bola representa o estádio em condições mais desfavoráveis quanto aos requisitos avaliados. A tabela 1 apresenta a abrangência pertinente a cada nível de classificação.

Tabela 1 - faixas de classificação genéricas

CLASSIFICAÇÃO ÁREA ABRANGÊNCIA

SegurançaAcessibilidade

e ConfortoVigilância Sanitária

Estádios de todas as capacidades de público

Page 15: Guia de Classificação dos Estádios

15

OBSERVAÇÕES

Faixa inferior de classificação.

Classificação que considera o cumprimento de

requisitos não observados na categoria anterior.

Classificação que considera melhorias e cumprimento

de requisitos não observados nas duas categorias anteriores, as quais acrescentam qualidade aos estádios.

Classificação que considera melhorias e cumprimento de requisitos não observados nas três categorias anteriores,

as quais acrescentam qualidade aos estádios.

Classificação que considera melhorias e cumprimento

de requisitos não observados nas quatro categorias anteriores, as quais acrescentam qualidade aos estádios.

A classificação resulta da avaliação das informações apresentadas nos Instrumentos de Coleta de Dados, aplicados quando das visitas técnicas aos estádios.

Para os elementos e sistemas construtivos de engenharia, são atribuídos graus de risco às anomalias e falhas identificadas, de mínimo (1), médio (2) e crítico (3).

Para as condições de segurança pública e prevenção e combate à incêndio, é avaliada a conformidade qualitativa e quantitativa quanto às normas e padrões legais de equipamentos e procedimentos que visam garantir a integridade física e a saúde dos usuários nos estádios.

Para as condições de acessibilidade, verifica-se a facilidade ou dificuldade de acesso, alcance, percepção e entendimento para a utilização dos estádios com segurança e autonomia, inclusive pelas pessoas com deficiência (PCD), pessoas com mobilidade reduzida (PMR), obesos e idosos.

Para conforto, avalia-se as condições de bem-estar do usuário, a partir dos aspectos térmicos, luminotécnicos, acústicos e visuais, bem como de infraestrutura e de serviços.

Page 16: Guia de Classificação dos Estádios

16

Para as condições sanitárias e de higiene, registra-se o impacto quanto à relevância dos quesitos observados em relação aos riscos associados à segurança alimentar, às condições de higiene dos diversos setores, bem como à saúde.

Todos os itens avaliados são enquadrados em até quatro valores: zero (0), indicando a não aplicabilidade ou a não existência de anomalias, falhas ou não conformidades no item observado; um (1), indicando risco / relevância / conformidade mínima; dois (2), indicando risco / relevância / conformidade média / regular; três (3), indicando risco / relevância / conformidade crítica.

Verificada uma não conformidade, a mesma é avaliada segundo sua Gravidade, Urgência e Tendência.

• A Gravidade é definida como o impacto do problema sobre as coisas, pessoas, resultados, processos ou organizações e efeitos que surgirão ao longo do tempo, caso o problema não seja resolvido.

• A Urgência é definida em função do tempo necessário para a intervenção em uma não conformidade.

• A Tendência é entendida como o potencial de crescimento do problema, tendência de crescimento, redução ou desaparecimento do problema.

A metodologia empregada permite que cada não conformidade observada durante a visita seja classificada segundo a prioridade para sua solução.

Toda não conformidade gera um valor numérico que irá determinar a contabilização geral, considerando: risco/relevância/conformidade e Gravidade, Urgência e Tendência. O valor obtido será enquadrado em uma das faixas de classificação, entre 1 e 5 bolas para área avaliada. Cada área avaliada possui faixas definidas conforme suas próprias especificidades.

Figura 1 - Faixas de classificação

K0 K1 K2 K3 K4 K5

≤ ≤ < ≤ < ≤ < ≤ < ≤ < ≤

Desta forma, uma determinada classificação em uma área específica reflete a caracterização das condições de um estádio, em uma faixa numérica compreendida entre um mínimo e um máximo (Kmínimo e Kmáximo). Assim, para se compreender a real condição de um estádio, a partir de uma

Page 17: Guia de Classificação dos Estádios

17

determinada classificação, deve-se avaliar qual a não conformidade encontrada e a sua caracterização quanto ao risco/relevância/conformidade e Gravidade, Urgência e Tendência. Destaca-se que não se pode comparar, pela metodologia aplicada, dois ou mais estádios simplesmente pela classificação em bolas, isto porque essa classificação reflete uma condição particular do estádio quanto à origem e condições de não conformidades.

Classificação geral dos estádios visitadosA classificação geral do estádio é determinada pela área de segurança, quando esta obtém o menor número de bolas em relação às demais áreas. No caso da área de segurança obter uma classificação superior às outras duas áreas, a classificação geral será determinada pela média obtida entre as três áreas avaliadas, garantindo coerência com a metodologia empregada.

ESTÁDIO CLASSIFICAÇÃO GERAL PÁGINA

1 1º de Maio

2 Adelmar da Costa Carvalho

3 Ademar de Barros

4 Ademar Pereira de Barros

5 Ademir Cunha

6 Aderbal Ramos da Silva

7 Alberto Oliveira

8 Alencar de Araripe

9 Alfredo Chiavegato

10 Alfredo de Castilho

26

26

27

27

27

28

28

28

29

29

Page 18: Guia de Classificação dos Estádios

18

ESTÁDIO CLASSIFICAÇÃO GERAL PÁGINA

11 Alfredo Jaconi

12 Allianz Parque

13 Anacleto Campanella

14 Aniceto Moscoso

15 Anísio Haddad

16 Antonio Aquino Lopes

17 Antônio Carlos Valadares

18 Arena Corinthians

19 Arena da Amazônia

20 Arena da Floresta

21 Arena do Grêmio

22 Arena Joinville

23 Arena Pantanal

24 Arena Pernambuco

25 Arnaldo Busatto

26 Arnaldo Lopes Martins

27 Augustinho Pires de Lima

28 Barão de Serra Negra

29 Benedito Teixeira

29

30

30

30

31

31

31

32

32

32

33

33

33

34

34

34

35

35

35

Page 19: Guia de Classificação dos Estádios

19

ESTÁDIO CLASSIFICAÇÃO GERAL PÁGINA

30 Bento da Silva Freitas

31 Bento de Abreu Sampaio Vidal

32 Boca do Lobo

33 Bom Jesus da Lapa

34 Brinco de Ouro da Princesa

35 Castanheiras

36 Cícero Pompeu de Toledo

37 Cláudio Moacyr Azevedo

38 Coaracy da Mata Fonseca

39 Colosso da Lagoa

40 Complexo Esportivo Totão

41 Complexo Esportivo Ulbra

42 Cornélio de Barros Muniz

43 Dario Rodrigues Leite

44 Décio Vitta

45 Dilzon Luiz de Melo

46 Dinarte de Medeiros Mariz

47 Dos Amaros

48 Dr. Orlando Batista Novelli (Arena Barueri)

36

36

36

37

37

37

38

38

38

39

39

39

40

40

40

41

41

41

42

Page 20: Guia de Classificação dos Estádios

20

ESTÁDIO CLASSIFICAÇÃO GERAL PÁGINA

49 Durival Brito e Silva

50 Eduardo Guinle

51 Eládio de Barros Carvalho

52 Elmo Serejo Farias

53 Ernani Sátyro

54 Estádio do Vale

55 Evandro Almeida

56 Francisco Garcia

57 Francisco Stédile

58 Frédis Saldivar

59 Frei Epifânio D’Abadia

60 Gerson Amaral

61 Gilberto Resende Rocha

62 Giulite Coutinho

63 Glicério Marques

64 Godofredo Cruz

65 Governador Alberto Silva

66 Governador Magalhães Pinto

67 Governador Plácido Aderaldo Castelo

42

42

43

43

43

44

44

44

45

45

45

46

46

46

47

47

47

48

48

Page 21: Guia de Classificação dos Estádios

21

ESTÁDIO CLASSIFICAÇÃO GERAL PÁGINA

68 Governador Virgílio Távora

69 Guilherme da Silveira Filho

70 Hailé Pinheiro

71 Helvídio Nunes

72 Hercílio Luz

73 Heriberto Hulse

74 Hermínio Ometto

75 Horácio Domingos de Sousa

76 Iliê Vidal

77 Índio Condá

78 JacyScaff

79 Jayme Pinheiro Ulhoa Cintra

80 Joaquim Américo Guimarães

81 Joaquim Henrique Nogueira

82 João Castelo

83 João Guido

84 João Havelange - Parque do Sabiá

85 João Lamego Neto

86 João Ribeiro

48

49

49

49

50

50

50

51

51

51

52

52

52

53

53

53

54

54

54

Page 22: Guia de Classificação dos Estádios

22

ESTÁDIO CLASSIFICAÇÃO GERAL PÁGINA

87 Jonas Ferreira Duarte

88 Jornalista Mário Filho

89 José Américo de Almeida Filho

90 José Cândido dos Santos Virote

91 José Cavalcanti

92 José do Rego Maciel

93 José Lancha Filho

94 José Luiz Neriz Correa

95 José Maria Campos Maia

96 José Nazareno

97 José Pinheiro Borda

98 José Roriz Aguiar (Serra do Lago)

99 Juscelino Kubitschek de Oliveira

100 Leôncio Miranda

101 Leônidas Sobré de Castro

102 Lindolfo Monteiro

103 Lomanto Júnior

104 Luiz Geraldo da Silva

105 Luiz José de Lacerda

55

55

55

56

56

56

57

57

57

58

58

58

59

59

59

60

60

60

61

Page 23: Guia de Classificação dos Estádios

23

ESTÁDIO CLASSIFICAÇÃO GERAL PÁGINA

106 Luiz Viana Filho

107 Luthero Lopes

108 Major Antônio Couto Pereira

109 Major José Levy Sobrinho

110 Manoel Barradas

111 Manoel Leonardo Nogueira

112 Mão Santa

113 Maria de Lourdes Abadia

114 Maria Lamas Farache

115 Marinho Chagas(Arena das Dunas)

116 Mario Helênio

117 Massami Uriu

118 Mauro Castelo Branco Sampaio

119 Moisés Lucarelli

120 Nabi Abi Chedid

121 Nacional Mané Garrincha

122 Nhozinho Santos

123 Nilton Santos

124 Novelli Júnior

61

61

62

62

62

63

63

63

64

64

64

65

65

65

66

66

66

67

67

Page 24: Guia de Classificação dos Estádios

24

ESTÁDIO CLASSIFICAÇÃO GERAL PÁGINA

125 Octávio Mangabeira

126 Olímpico do Pará

127 Orfelino Martins Valente

128 Orlando Scarpelli

129 Oswaldo Teixeira Duarte

130 Paulo Constantino (Eduardo José Farah)

131 Paulo de Souza Coelho

132 Paulo Machado de Carvalho

133 Pedro Pedrossian

134 Plácido Aderaldo Castelo

135 Pq. Esp. Montanha dos Vinhedos

136 Presidente Médici

137 Presidente Vargas

138 Raimundo Ribeiro de Souza

139 Raimundo Sampaio

140 Rei Pelé

141 Renê Bayma

142 Roberto Santos

143 Roberto Simonsen

67

68

68

68

69

69

69

70

70

70

71

71

71

72

72

72

73

73

73

Page 25: Guia de Classificação dos Estádios

25

ESTÁDIO CLASSIFICAÇÃO GERAL PÁGINA

144 Romildo Vitor Gomes Ferreira

145 Santa Cruz

146 São Januário

147 Senador Zezé Perrella

148 Serra Dourada

149 Sylvio Raulino Oliveira

150 Urbano Caldeira

151 Valmir Campelo Bezerra

152 Waldemar Teixeira de Farias

153 Waldemiro Wagner

154 Walter Ribeiro

155 Willie Davids

74

74

74

75

75

75

76

76

76

77

77

77

Page 26: Guia de Classificação dos Estádios

26

Classificação dos estádios visitados por área

Estádio: 1º DE MAIO

Localização: São Bernardo do Campo – SP

Capacidade: 13.440

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança:

Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: ADELMAR DA COSTA CARVALHO (ILHA DO RETIRO)Localização: Recife – PE

Capacidade: 35.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 27: Guia de Classificação dos Estádios

27

Estádio: ADEMAR DE BARROS (ADEMARZÃO)Localização: Araçatuba – SP

Capacidade: 11.274

Classificação geral: CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: ADEMAR PEREIRA DE BARROS (ARENA DA FONTE)Localização: Araraquara – SP

Capacidade: 20.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: ADEMIR CUNHALocalização: Paulista – PE

Capacidade: 12.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 28: Guia de Classificação dos Estádios

28

Estádio: ADERBAL RAMOS DA SILVA (RESSACADA)Localização: Florianópolis – SC

Capacidade: 17.800

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: ALBERTO OLIVEIRA (JOIA DA PRINCESA)Localização: Feira de Santana – BA

Capacidade: 16.274

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: ALENCAR DE ARARIPE (ENGENHEIRO ARARIPE)Localização: Cariacica – ES

Capacidade: 7.500

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 29: Guia de Classificação dos Estádios

29

Estádio: ALFREDO CHIAVEGATOLocalização: Jaguariúna – SP

Capacidade: 15.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: ALFREDO DE CASTILHO (ALFREDÃO)Localização: Bauru – SP

Capacidade: 16.300

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: ALFREDO JACONILocalização: Caxias do Sul – RS

Capacidade: 23.726

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 30: Guia de Classificação dos Estádios

30

Estádio: ALLIANZ PARQUE (ARENA DO PALMEIRAS)Localização: São Paulo – SP

Capacidade: 43.713

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: ANACLETO CAMPANELLALocalização: São Caetano do Sul – SP

Capacidade: 14.400

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: ANICETO MOSCOSO (CONSELHEIRO GALVÃO)Localização: Rio de Janeiro – RJ

Capacidade: 10.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 31: Guia de Classificação dos Estádios

31

Estádio: ANÍSIO HADDADLocalização: São José do Rio Preto – SP

Capacidade: 17.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: ANTONIO AQUINO LOPES (FLORESTÃO)Localização: Rio Branco – AC

Capacidade: 10.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: ANTÔNIO CARLOS VALADARES (VAVAZÃO)Localização: Maruim – SE

Capacidade: 10.235

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 32: Guia de Classificação dos Estádios

32

Estádio: ARENA CORINTHIANSLocalização: São Paulo – SP

Capacidade: 49.205

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: ARENA DA AMAZÔNIALocalização: Manaus – AM

Capacidade: 40.549

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: ARENA DA FLORESTALocalização: Rio Branco – AC

Capacidade: 20.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 33: Guia de Classificação dos Estádios

33

Estádio: ARENA DO GRÊMIOLocalização: Porto Alegre – RS

Capacidade: 60.540

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: ARENA JOINVILLE (ARENA)Localização: Joinville – SC

Capacidade: 22.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: ARENA PANTANALLocalização: Cuiabá – MT

Capacidade: 41.112

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 34: Guia de Classificação dos Estádios

34

Estádio: ARENA PERNAMBUCOLocalização: São Lourenço da Mata – PE

Capacidade: 46.154

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: ARNALDO BUSATTO (OLÍMPICO REGIONAL)Localização: Cascavel – PR

Capacidade: 25.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: ARNALDO LOPES MARTINS (PORTAL DA AMAZÔNIA)Localização: Vilhena – RO

Capacidade: 5.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 35: Guia de Classificação dos Estádios

35

Estádio: AUGUSTINHO PIRES DE LIMALocalização: Sobradinho – DF

Capacidade: 15.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: BARÃO DE SERRA NEGRALocalização: Piracicaba – SP

Capacidade: 18.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: BENEDITO TEIXEIRA (TEIXEIRÃO)Localização: São José do Rio Preto – SP

Capacidade: 32.168

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 36: Guia de Classificação dos Estádios

36

Estádio: BENTO DA SILVA FREITAS (BAIXADA)Localização: Pelotas – RS

Capacidade: 18.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: BENTO DE ABREU SAMPAIO VIDAL (ABREUZÃO)Localização: Marília – SP

Capacidade: 15.010

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: BOCA DO LOBOLocalização: Pelotas – RS

Capacidade: 23.336

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 37: Guia de Classificação dos Estádios

37

Estádio: BOM JESUS DA LAPALocalização: Apucarana – PR

Capacidade: 10.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: BRINCO DE OURO DA PRINCESALocalização: Campinas – SP

Capacidade: 29.130

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: CASTANHEIRASLocalização: Farroupilha – RS

Capacidade: 5.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 38: Guia de Classificação dos Estádios

38

Estádio: CÍCERO POMPEU DE TOLEDO (MORUMBI)Localização: São Paulo – SP

Capacidade: 67.052

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: CLÁUDIO MOACYR DE AZEVEDO (MOACYRZÃO)Localização: Macaé – RJ

Capacidade: 15.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: COARACY DA MATA FONSECA (FUMERÃO)Localização: Arapiraca – AL

Capacidade: 12.500

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 39: Guia de Classificação dos Estádios

39

Estádio: COLOSSO DA LAGOALocalização: Erechim – RS

Capacidade: 30.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: COMPLEXO ESPORTIVO TOTÃO (TOTÃO)Localização: Mâncio Lima – AC

Capacidade: 9.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: COMPLEXO ESPORTIVO ULBRA (COMPLEXO ESPORTIVO)Localização: Canoas – RS

Capacidade: 10.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 40: Guia de Classificação dos Estádios

40

Estádio: CORNÉLIO DE BARROS MUNIZLocalização: Salgueiro – PE

Capacidade: 10.240

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: DARIO RODRIGUES LEITE (NINHO DA GARÇA)Localização: Guaratinguetá – SP

Capacidade: 16.095

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: DÉCIO VITTA (RIO BRINCÃO)Localização: Americana – SP

Capacidade: 16.300

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 41: Guia de Classificação dos Estádios

41

Estádio: DILZON LUIZ DE MELO (MELÃO)Localização: Varginha – MG

Capacidade: 15.471

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: DINARTE DE MEDEIROS MARIZ (MARIZÃO)Localização: Caicó – RN

Capacidade: 13.444

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: DOS AMAROSLocalização: Itápolis – SP

Capacidade: 13.444

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 42: Guia de Classificação dos Estádios

42

Estádio: DR. ORLANDO BATISTA NOVELLI (ARENA BARUERI)Localização: Barueri – SP

Capacidade: 31.452

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: DURIVAL BRITO E SILVA (VILA CAPANEMA)Localização: Curitiba – PR

Capacidade: 16.720

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: EDUARDO GUINLELocalização: Nova Friburgo – RJ

Capacidade: 6.550

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 43: Guia de Classificação dos Estádios

43

Estádio: ELÁDIO DE BARROS CARVALHO (AFLITOS)Localização: Recife – PE

Capacidade: 19.800

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: ELMO SEREJO FARIAS (BOCA DO JACARÉ / SEREJÃO)Localização: Taguatinga – DF

Capacidade: 27.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: ERNANI SÁTYRO (AMIGÃO)Localização: Campina Grande – PB

Capacidade: 27.770

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 44: Guia de Classificação dos Estádios

44

Estádio: ESTÁDIO DO VALELocalização: Nova Hamburgo – RS

Capacidade: 6.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: EVANDRO ALMEIDA (BAENÃO)Localização: Belém – PA

Capacidade: 12.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: FRANCISCO GARCIA (CHICÃO)Localização: Rio Preto da Eva – AM

Capacidade: 5.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 45: Guia de Classificação dos Estádios

45

Estádio: FRANCISCO STÉDILE (CENTENÁRIO)Localização: Caxias do Sul – RS

Capacidade: 30.822

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: FRÉDIS SALDIVAR (DOURADÃO)Localização: Dourados – MS

Capacidade: 30.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: FREI EPIFÂNIO D’ABADIA (FREI EPIFÂNIO)Localização: Imperatriz – MA

Capacidade: 10.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 46: Guia de Classificação dos Estádios

46

Estádio: GERSON AMARALLocalização: Coruripe – AL

Capacidade: 7.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: GILBERTO RESENDE ROCHA (RESENDÃO)Localização: Gurupi – TO

Capacidade: 3.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: ESTÁDIO GIULITE COUTINHO (EDSON PASSOS)Localização: Mesquita – RJ

Capacidade: 13.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 47: Guia de Classificação dos Estádios

47

Estádio: GLICÉRIO MARQUESLocalização: Macapá – AP

Capacidade: 5.360

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: GODOFREDO CRUZLocalização: Campos dos Goytacazes – RJ

Capacidade: 9.531

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: GOVERNADOR ALBERTO SILVA (ALBERTÃO)Localização: Teresina – PI

Capacidade: 44.200

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 48: Guia de Classificação dos Estádios

48

Estádio: GOVERNADOR MAGALHÃES PINTO (MINEIRÃO)Localização: Belo Horizonte – MG

Capacidade: 62.547

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: GOVERNADOR PLÁCIDO CASTELO (ARENA CASTELÃO)Localização: Fortaleza – CE

Capacidade: 67.037

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: GOVERNADOR VIRGÍLIO TÁVORA (MIRANDÃO)Localização: Crato – CE

Capacidade: 10.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 49: Guia de Classificação dos Estádios

49

Estádio: GUILHERME DA SILVEIRA (MOÇA BONITA)Localização: Rio de Janeiro – RJ

Capacidade: 9.024

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: HAILÉ PINHEIROLocalização: Goiânia – GO

Capacidade: 6.300

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: HELVÍDIO NUNESLocalização: Picos – PI

Capacidade: 5.400

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 50: Guia de Classificação dos Estádios

50

Estádio: HERCÍLIO LUZ (GIGANTÃO)Localização: Itajaí – SC

Capacidade: 10.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: HERIBERTO HULSE (MAJESTOSO)Localização: Criciúma – SC

Capacidade: 19.900

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: HERMÍNIO OMETTO (HERMINIÃO)Localização: Araras – SP

Capacidade: 16.096

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 51: Guia de Classificação dos Estádios

51

Estádio: HORÁCIO DOMINGOS DE SOUZA (DOMINGÃO)Localização: Horizonte – CE

Capacidade: 10.500

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: ILIÊ VIDAL (NINHO D’ÁGUIA)Localização: Rio Brilhante – MS

Capacidade: 5.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: ÍNDIO DO CONDÁ (ARENA CONDÁ)Localização: Chapecó – SC

Capacidade: 15.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 52: Guia de Classificação dos Estádios

52

Estádio: JACY SCAFF (ESTÁDIO DO CAFÉ)Localização: Londrina – PR

Capacidade: 30.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: JAYME PINHEIRO ULHOA CINTRA (JAYME CINTRA)Localização: Jundiaí – SP

Capacidade: 13.905

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: JOAQUIM AMÉRICO GUIMARÃES (ARENA DA BAIXADA)Localização: Curitiba – PR

Capacidade: 42.370

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 53: Guia de Classificação dos Estádios

53

Estádio: JOAQUIM HENRIQUE NOGUEIRA (ARENA DO JACARÉ)Localização: Sete Lagoas – MG

Capacidade: 19.834

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: JOÃO CASTELO (CASTELÃO)Localização: São Luís – MA

Capacidade: 4.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: JOÃO GUIDO (UBERABÃO)Localização: Uberaba – MG

Capacidade: 15.471

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 54: Guia de Classificação dos Estádios

54

Estádio: JOÃO HAVELANGE (PARQUE DO SABIÁ)Localização: Uberlândia – MG

Capacidade: 56.450

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: JOÃO LAMEGO NETO (LAMEGÃO)Localização: Ipatinga – MG

Capacidade: 16.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: JOÃO RIBEIRO (RIBEIRÃO)Localização: Tocantinópolis – TO

Capacidade: 10.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 55: Guia de Classificação dos Estádios

55

Estádio: JONAS FERREIRA DUARTE (JONAS DUARTE)Localização: Anápolis – GO

Capacidade: 13.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: JORNALISTA MÁRIO FILHO (MARACANÃ)Localização: Rio de Janeiro – RJ

Capacidade: 78.838

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA FILHO (ALMEIDÃO)Localização: João Pessoa – PB

Capacidade: 25.770

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 56: Guia de Classificação dos Estádios

56

Estádio: JOSÉ CÂNDIDO DOS SANTOS VIROTE (VIROTÃO)Localização: Naviraí – MS

Capacidade: 3.500

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: JOSÉ CAVALCANTI (ZÉ CAVALCANTI)Localização: Patos – PB

Capacidade: 5.170

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: JOSÉ DO REGO MACIEL (ARRUDA)Localização: Recife – PE

Capacidade: 60.044

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 57: Guia de Classificação dos Estádios

57

Estádio: JOSÉ LANCHA FILHO (LANCHÃO)Localização: Franca – SP

Capacidade: 14.686

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: JOSÉ LUIS NERIZ CORREA (CORREÃO)Localização: Bacabal – MA

Capacidade: 7.836

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: JOSÉ MARIA CAMPOS MAIALocalização: Mirassol – SP

Capacidade: 15.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 58: Guia de Classificação dos Estádios

58

Estádio: JOSÉ NAZARENO (NAZERENÃO)Localização: Natal – RN

Capacidade: 5.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: JOSÉ PINHEIRO BORDA (ARENA BEIRA RIO)Localização: Porto Alegre – RS

Capacidade: 51.200

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: JOSÉ RORIZ AGUIAR (SERRA DO LAGO)Localização: Luziânia – GO

Capacidade: 21.564

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 59: Guia de Classificação dos Estádios

59

Estádio: JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA (JK)Localização: Itumbiara – GO

Capacidade: 14.455

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: LEÔNCIO MIRANDA (MIRANDÃO)Localização: Araguaína – TO

Capacidade: 10.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: LEÔNIDAS SODRÉ DE CASTRO (CURUZU)Localização: Belém – PA

Capacidade: 16.200

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 60: Guia de Classificação dos Estádios

60

Estádio: LINDOLFO MONTEIROLocalização: Teresina – PI

Capacidade: 5.760

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: LOMANTO JUNIOR (LOMANTÃO)Localização: Vitória da Conquista – BA

Capacidade: 12.500

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: LUIZ GERALDO DA SILVA (GERALDÃO)Localização: Cáceres – MT

Capacidade: 6.500

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 61: Guia de Classificação dos Estádios

61

Estádio: LUIZ JOSÉ DE LACERDA (LACERDÃO)Localização: Caruaru – PE

Capacidade: 19.478

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: LUIZ VIANA FILHO (ITABUNÃO)Localização: Itabuna – BA

Capacidade: 9.200

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: LUTHERO LOPES (CALDEIRÃO)Localização: Rondonópolis – MT

Capacidade: 18.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 62: Guia de Classificação dos Estádios

62

Estádio: MAJOR ANTÔNIO COUTO PEREIRA (COUTO PEREIRA)Localização: Curitiba – PR

Capacidade: 34.872

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: MAJOR JOSÉ LEVY SOBRINHO (LIMEIRÃO)Localização: Limeira – SP

Capacidade: 18.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: MANOEL BARRADAS (BARRADÃO)Localização: Salvador – BA

Capacidade: 35.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 63: Guia de Classificação dos Estádios

63

Estádio: MANOEL LEONARDO NOGUEIRA (NOGUEIRÃO)Localização: Mossoró – RN

Capacidade: 4.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: MÃO SANTA (PISCINÃO)Localização: Parnaíba – PI

Capacidade: 4.700

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: MARIA DE LOURDES ABADIA (ABADIÃO)Localização: Ceilândia – DF

Capacidade: 4.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 64: Guia de Classificação dos Estádios

64

Estádio: MARIA LAMAS FARACHE (FRASQUEIRÃO)Localização: Natal – RN

Capacidade: 15.082

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: MARINHO CHAGAS (ARENA DAS DUNAS)Localização: Natal – RN

Capacidade: 45.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: MÁRIO HELÊNIO (HELENÃO)Localização: Juiz de Fora – MG

Capacidade: 14.185

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 65: Guia de Classificação dos Estádios

65

Estádio: MASSAMI URIU (GIGANTE DO NORTE)Localização: Sinop – MT

Capacidade: 13.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: MAURO SAMPAIO (ROMEIRÃO)Localização: Juazeiro do Norte – CE

Capacidade: 10.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: MOISÉS LUCARELLI (MAJESTOSO)Localização: Campinas – SP

Capacidade: 17.728

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 66: Guia de Classificação dos Estádios

66

Estádio: NABI ABI CHEDIDLocalização: Bragança Paulista – SP

Capacidade: 17.022

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: NACIONAL MANÉ GARRINCHALocalização: Brasília – DF

Capacidade: 71.400

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: NHOZINHO SANTOSLocalização: São Luiz – MA

Capacidade: 12.981

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 67: Guia de Classificação dos Estádios

67

Estádio: NILTON SANTOSLocalização: Palmas – TO

Capacidade: 10.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: NOVELLI JÚNIOR (MAJESTOSO DA VILA NOVA)Localização: Itu – SP

Capacidade: 18.560

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: OCTÁVIO MANGABEIRA (ARENA FONTE NOVA)Localização: Salvador – BA

Capacidade: 51.708

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 68: Guia de Classificação dos Estádios

68

Estádio: OLÍMPICO DO PARÁ (MANGUEIRÃO)Localização: : Belém – PA

Capacidade: 45.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: ORFELINO MARTINS VALENTE (PARQUE DO BACURAU)Localização: Cametá – PA

Capacidade: 10.230

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: ORLANDO SCARPELLI (SCARPELLI)Localização: Florianópolis – SC

Capacidade: 19.584

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 69: Guia de Classificação dos Estádios

69

Estádio: OSWALDO TEIXEIRA DUARTE (CANINDÉ)Localização: São Paulo – SP

Capacidade: 21.004

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: PAULO CONSTANTINO (EDUARDO JOSÉ FARAH)Localização: Presidente Prudente – SP

Capacidade: 45.954

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: PAULO DE SOUZA COELHOLocalização: Petrolina – PE

Capacidade: 5.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 70: Guia de Classificação dos Estádios

70

Estádio: PAULO MACHADO DE CARVALHO (PACAEMBU)Localização: São Paulo – SP

Capacidade: 37.730

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: PEDRO PEDROSSIAN (MORENÃO)Localização: Campo Grande – MS

Capacidade: 45.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: PLÁCIDO ADERALDO CASTELO (JUNCO)Localização: Sobral – CE

Capacidade: 10.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 71: Guia de Classificação dos Estádios

71

Estádio: PARQUE ESPORTIVO MONTANHA DOS VINHEDOSLocalização: Bento Gonçalves – RS

Capacidade: 15.269

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: PRESIDENTE MÉDICI (TREMENDÃO DA SERRA)Localização: Itabaiana – SE

Capacidade: 11.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: PRESIDENTE VARGAS (PV)Localização: Fortaleza – CE

Capacidade: 20.268

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 72: Guia de Classificação dos Estádios

72

Estádio: RAIMUNDO RIBEIRO DE SOUZA (RIBEIRÃO)Localização: Boa Vista – RR

Capacidade: 3.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: RAIMUNDO SAMPAIO (ARENA INDEPÊNDENCIA)Localização: Belo Horizonte – MG

Capacidade: 23.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: REI PELÉ (TRAPICHÃO)Localização: Maceió – AL

Capacidade: 18.801

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 73: Guia de Classificação dos Estádios

73

Estádio: RÊNE BAYMALocalização: Codó – MA

Capacidade: 8.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: ROBERTO SANTOS (PITUAÇU)Localização: Salvador – BA

Capacidade: 32.157

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: ROBERTO SIMONSEN (SESI)Localização: Manaus – AM

Capacidade: 4.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 74: Guia de Classificação dos Estádios

74

Estádio: ROMILDO VITOR GOMES FERREIRALocalização: Mogi Mirim – SP

Capacidade: 19.900

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: SANTA CRUZLocalização: Ribeirão Preto – SP

Capacidade: 50.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: SÃO JANUÁRIOLocalização: Rio de Janeiro – RJ

Capacidade: 24.585

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 75: Guia de Classificação dos Estádios

75

Estádio: SENADOR ZEZÉ PERRELLA (ARENA DO CALÇADO)Localização: Nova Serrana – MG

Capacidade: 8.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: SERRA DOURADALocalização: Goiânia – GO

Capacidade: 41.574

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: SYLVIO RAULINO OLIVEIRA (ESTÁDIO DA CIDADANIA)Localização: Volta Redonda – RJ

Capacidade: 20.225

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 76: Guia de Classificação dos Estádios

76

Estádio: URBANO CALDEIRA (VILA BELMIRO)Localização: Santos – SP

Capacidade: 16.798

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: VALMIR CAMPELO BEZERRA (BEZERRÃO)Localização: Gama – DF

Capacidade: 20.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: WALDEMAR TEIXEIRA DE FARIAS (FARIÃO)Localização: Divinópolis – MG

Capacidade: 4.181

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 77: Guia de Classificação dos Estádios

77

Estádio: WALDEMIRO WAGNER (FELIPÃO)Localização: Paranavaí – PR

Capacidade: 25.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: WALTER RIBEIROLocalização: Sorocaba – SP

Capacidade: 13.772

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Estádio: WILLIE DAVIDS (REGIONAL)Localização: Maringá – PR

Capacidade: 20.000

Classificação geral:

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA

Segurança: Conforto e Acessibilidade:

Higiene:

Page 78: Guia de Classificação dos Estádios

78

Page 79: Guia de Classificação dos Estádios

79

Page 80: Guia de Classificação dos Estádios

80