guia das profissões 2014

60
O mundo muda. A sua escolha fica.

Upload: unijui

Post on 22-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Guia das Profissões 2014 UNIJUÍ

TRANSCRIPT

Page 1: Guia das Profissões 2014

O mundo muda. A sua escolha fica.

Page 2: Guia das Profissões 2014

unijui.edu.br

Page 3: Guia das Profissões 2014
Page 4: Guia das Profissões 2014

unijui.edu.br

Page 5: Guia das Profissões 2014

08

18

19

20

21

23

26

27

28Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

UNIJUÍ

Administração

Agronomia

Ciência da Computação

Ciências Biológicas - Bacharelado

Ciências Contábeis

Ciências Econômicas

Comunicação Social - Jornalismo

22Ciências Biológicas - Licenciatura

SUMÁRIO

Page 6: Guia das Profissões 2014

30

31

35

36

37

Enfermagem

Educação Física - Bacharelado

Direito

Engenharia Civil

Engenharia Elétrica

Engenharia Mecânica

Engenharia Química

Estética e Cosmética

Farmácia

38

39

42

43

34 Educação Física - Licenciatura

29 Design

Page 7: Guia das Profissões 2014

45

46

47

50

51

52

53

54

55

56Psicologia

Gestão Pública

História

Letras: Português e Inglês

Matemática

Medicina Veterinária

Nutrição

Pedagogia

Processos Gerenciais

Gestão Comercial

44Fisioterapia

Page 8: Guia das Profissões 2014
Page 9: Guia das Profissões 2014

57anos

DE TRADIÇÃO

MESTRES E DOUTORES

87%

490Ambientes de

ENSINO

Infraestrutura com mais de

93 mil METROS QUADRADOSde área construída

com bolsas

50%dos alunos

integrais e parciais

PESQUISA e TECNOLOGIAinvestidos em CIÊNCIA, milhões

11,4

nos últimos 3 anos

35,7 alunos

formados

mil

Uma universidade de projetos e sonhos. Com mais de 55 anos de história, a Unijuí trilha um caminho de sucesso. Sua estru-tura multicâmpus nas cidades de Ijuí, Panambi, Santa Rosa, Três Passos, o Núcleo Universitário de Tenente Portela e o polo de atendimento da educação a distância, promovem o desenvolvimento da região.

A Unijuí oferece, aos seus mais de 10 mil alunos, cursos de graduação presenciais e a distância, programas de pós-graduação lato e stricto sensu, dentre os quais se destacam cinco programas de Mestrado e um programa de Doutorado.

Bem-vindo à Unijuí, uma

Universidade completa!

UNIJUÍ em números

09

87,4 BENEFÍCIOS a alunos e comunidade

investidos em milhões

e FILANTROPIA

nos últimos 3 anos

Page 10: Guia das Profissões 2014

Biblioteca Mario Osorio Marques

A Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques é um centro de informação dinâmico, atualizado e tecnologi-camente avançado para contribuir com a construção do conhecimento.

Com um acervo de 359.578 exemplares de materiais de diversas áreas, a biblioteca disponibiliza online reservas, renovação de materiais, acesso ao banco de dados e o serviço de telerrenovação.

Os estudantes também têm acesso à Biblioteca Virtual Digital da UNIJUÍ, uma ferramenta que traz agilidade e busca especializada da produção intelectual gerada na Universidade, por meio da publicação eletrônica, proporcionando visibilidade e acessibilidade aos documentos.

Saiba mais sobre a Biblioteca

unijui.edu.br/biblioteca10

Page 11: Guia das Profissões 2014

Valorizar, promover e incentivar a cultura é objetivo constante da Universidade.

São três grupos culturais mantidos pela UNIJUÍ , que contam com a participação de universitários: Grupo de Teatro, Companhia Cadagy e Coral.

Os integrantes possuem bolsas de gratuidade parcial e representam a Instituição em eventos artísticos culturais em diversas regiões do país.

Cultura

Saiba mais sobre Cultura

unijui.edu.br/cultura11

Page 12: Guia das Profissões 2014

Bolsas e Benefícios

Comprometida com a inclusão social, a UNIJUÍ oferece um conjunto de bolsas e créditos educacionais, operacio-nalizados pela Central de Atendimento ao Aluno, que auxiliam a permanência do acadêmico na Universidade.

ProUni – O Programa Universidade para Todos oferece bolsas de 50 e 100% para estudantes de baixa renda que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

PRAVALER – É um programa de financiamento privado que permite o aluno pagar a mensalidade no dobro do tempo de duração do curso.

FIES – É um programa do governo federal destinado a financiar a graduação na educação superior de estudan-tes matriculados em instituições não gratuitas.

ProfeUnijuí – Permite descontos de até 50% para os cursos de licenciatura da UNIJUÍ, além da possibilidade de pagamento estendido.

Saiba mais sobre os benefícios e bolsas

unijui.edu.br/bolsas12

Page 13: Guia das Profissões 2014

A UNIJUÍ mantém programa de mobilidade acadêmica e cooperação técnico-científica para qualificação dos programas de ensino com universidades de diferentes países.

A Universidade também faz parte do Programa Ciência Sem Fronteiras, do Ministério da Educação, que concede bolsas e benefícios para os estudantes no exterior, com o objetivo de promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Relações Internacionais

Saiba mais sobre intercâmbios

unijui.edu.br/mundo 13

Guilherme Dobler, intercambista

na University of Arizona em Tucson

Page 14: Guia das Profissões 2014

Mantidas da FIDENE

A UNIJUÍ tem como instituição mantenedora a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (FIDENE). Esta mantém, além da Universidade, o Museu Antropológico Diretor Pestana, o Centro de Educação Básica Francisco de Assis e a Rádio Educativa UNIJUÍ FM.

A área de atuação da FIDENE abrange em torno de 55 municípios do Estado do Rio Grande do Sul, que inte-gram os Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Noroeste Colonial, Celeiro e Fronteira Noroeste, compre-endendo uma população de cerca de 512 mil pessoas.

Saiba mais sobre as mantidas da FIDENE

unijui.edu.br/fidene14

FUNDAÇÃO DE INTEGRAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO DO NOROESTE DO ESTADO

DO RIO GRANDE DO SUL

Page 15: Guia das Profissões 2014

Qualificação Profissional - Quem precisa atualização e adequação rápida ao mercado pode fazer um curso de extensão, certificação adicional ou aperfeiçoamento, oferecidos pela UNIJUÍ. Os cursos são abertos a todas as pessoas, mesmo as que não cursaram a graduação.

Pós-Graduação - Os cursos de pós-graduação trazem o aprimoramento e a atualização voltados para profissio-nais que buscam novos desafios no mercado. São oferecidos programas de Especialização, MBA e Residência.

Mestrado e Doutorado - Um espaço reconhecido e consolidado de formação de profissionais da educação de alto nível na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. É uma oportunidade de formação qualificada, por meio da reflexão crítica e da realização de projetos de investigação em diferentes áreas do conhecimento.

Educação Continuada

Saiba mais sobre a Educação Continuada

unijui.edu.br/educacao-continuada 15

Page 16: Guia das Profissões 2014

unijui.edu.br

Page 17: Guia das Profissões 2014

vida

Albert Camus

A

é a soma das suas

escolhas

Page 18: Guia das Profissões 2014

Administração

Oferece ferramentas para identificar os principais enfoques necessários para a gestão das organizações e oferecer o conhecimento dos principais métodos e instrumentos para os melhores resultados na gestão financeira, de mercado, de pessoas e de clientes.

- Tradição no ensino da Administração, com 40 anos de história de formação superior na região.- O laboratório de gestão Empresa Júnior disponibili-za aos estudantes a aplicação de seus conhecimentos em atividades práticas.- O aluno pode frequentar aulas em Ofertas Integra-das de Disciplinas dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas em qual-quer um dos 4 câmpus da Unijuí (Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos).- Na modalidade EaD oferece metodologia de educa-ção inovadora e de alta qualidade, utilizando ambien-te virtual de aprendizagem e material didático produ-zido pelo próprio professor.

O profissional pode atuar como empresário, gerente; profissional autônomo em diferentes segmentos; organizações públicas e não-governamentais; dire-ção, assessoria e coordenação nos mais diversos setores da empresa e/ou instituição.

Diferenciais

Atuação

Bacharelado

Presencial - 5 anos

EaD - 4,5 anos

Saiba mais sobre o curso de Administração

unijui.edu.br/administracao18

Page 19: Guia das Profissões 2014

AgronomiaBacharelado

Presencial - 5 anos

Forma profissionais para atuar no desenvolvimento agrário sustentável, dando suporte técnico para implantar projetos de desenvolvimento que sejam viáveis economicamente, ecologicamente sustentá-veis, éticos e politicamente corretos.

- Estágios curriculares de curta e longa duração em propriedades rurais.- Disponibiliza área experimental (IRDeR), com 236 ha, para atividades práticas de ensino, pesquisa e extensão.- Bolsas de pesquisa e de extensão.- Possibilidade de intercâmbio.

O Engenheiro Agrônomo pode atuar no serviço público e privado, junto a movimentos sociais e organizações não governamentais, cooperativas de produção agropecuária, empresas de produção familiar, empresas de insumos agrícolas, empresas de assistência técnica e extensão rural, órgãos de ensino e pesquisa e como profissionais autônomos.

Diferenciais

Atuação

AgronomiaSaiba mais sobre o curso de Agronomia

unijui.edu.br/agronomia 19

Page 20: Guia das Profissões 2014

20

Ciência da Computação

Bacharelado

Presencial - 4 anos

Saiba mais sobre o curso de Ciência da Computação

unijui.edu.br/ciencia-da-computacao

Prepara o profissional para atuar em áreas que envolvam o desenvolvimento de software, sistemas de informações, automação e comunicação de dados em indústrias, centros de pesquisa, órgãos e instituições públicas e privadas.

- Oferece uma infraestrutura qualificada, dispondo de vários laboratórios, para ensino, pesquisa e extensão.- O Curso de Ciência da Computação da UNIJUÍ, do Câmpus Ijuí, recebeu do Ministério da Educação, conceito 4, numa escala de 1 a 5.- Bolsas de pesquisa e de extensão.- Possibilidade de intercâmbio.

O profissional pode atuar em multinacionais, pequenas empresas comerciais, grandes opera-doras de telefonia, como empreendedores e presta-dores de serviços para outras empresas.

Diferenciais

Atuação

20

Page 21: Guia das Profissões 2014

CienciasBiológicas

21

CiênciasBiológicas

Bacharelado

Presencial - 4 anos

Saiba mais sobre o curso de Ciências Biológicas

unijui.edu.br/ciencias-biologicas

Prepara o profissional para classificar as diferentes espécies vegetais e animais e estabelece as suas rela-ções com o ambiente. Incentiva a pesquisa nas dife-rentes áreas das Ciências Biológicas e saúde huma-na, e o uso de novas tecnologias e métodos moder-nos de investigação científica.

- Laboratórios qualificados para o ensino, a pesqui-sa e a extensão.- Possibilidades de bolsas de iniciação científica e de extensão nas áreas de fisiologia celular e biologia tecidual, botânica, zoologia e microbiologia.- Possibilidade de intercâmbio.

O bacharel pode trabalhar em pesquisa, assessoria, consultoria, perícia, laudos técnicos e pareceres, indústria, laboratórios e desenvolvimento de novos produtos e tecnologias.

Diferenciais

Atuação

21

Page 22: Guia das Profissões 2014

CiênciasBiológicas

Licenciatura

Presencial - 4 anos

Saiba mais sobre o curso de Ciências Biológicas

unijui.edu.br/ciencias-biologicas

O profissional formado pela UNIJUÍ é capacitado para ser um agente transformador, atuando nas áreas de uso racional de recursos naturais e preservação da biodiversidade, visando melhorar a qualidade de vida no planeta, pelo ensino de ciências e, especificamente, de Biologia.

- Laboratórios qualificados para o ensino, a pesqui-sa e a extensão.- Possibilidades de bolsas de iniciação científica e de extensão nas áreas de fisiologia celular e biologia tecidual, botânica, zoologia, microbiologia e ensino de ciências.- Bolsas do Pibid (Programa de Iniciação à Docência).

O licenciado em Ciências Biológicas pode atuar na docência na Educação Básica, elaboração e análise de materiais didáticos, pesquisa e supervisão.

Diferenciais

Atuação

22

Page 23: Guia das Profissões 2014

CiênciasContábeis

Bacharelado

Presencial - 5 anos

Saiba mais sobre o curso de Ciência Contábeis

unijui.edu.br/ciencias-contabeis

Prepara o profissional para o mundo dos negócios, capaz de conceber, implementar e gerenciar sistemas de informação e controles gerenciais. O profissional é capacitado para coordenar todo o processo de geração, análise e comunicação de informações contábil-gerenciais, necessárias para a tomada de decisões.

- Laboratório de Contabilidade informatizado, que permite ao acadêmico estar em contato com a prática profissional.- Um conjunto de disciplinas são cursadas a distância.- O aluno pode frequentar aulas em Ofertas Integradas de Disciplinas dos Cursos de Adminis-tração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas em qualquer um dos 4 câmpus da Unijuí (Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos).- Viagens de estudos.

O profissional pode atuar em escritórios de contabi-lidade, empresas em geral, instituições públicas, órgãos públicos, como perito contábil, em auditoria e consultoria.

Diferenciais

Atuação

23

Page 24: Guia das Profissões 2014

unijui.edu.br

Page 25: Guia das Profissões 2014

que se tornam realidade...

Page 26: Guia das Profissões 2014

Ciências Econômicas

Bacharelado

Presencial - 5 anos

Saiba mais sobre o curso de Ciências Econômicas

unijui.edu.br/ciencias-economicas

Capacita o profissional para analisar e diagnosticar o modo como a sociedade administra os seus recursos financeiros, bem como, para realizar estudos, pareceres, perícias, orçamentos, projetos, planeja-mentos e análise de investimentos.

- Participa do Programa de Educação Tutorial (PET).- O Laboratório de Economia Aplicada (LEC) é um espaço para os acadêmicos exercerem atividades práticas.- O aluno pode frequentar aulas em Ofertas Integradas de Disciplinas dos Cursos de Adminis-tração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas em qualquer um dos 4 câmpus da Unijuí (Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos).

O profissional poder atuar como profissional liberal, consultor e assessor, em entidades sociais, órgãos públicos, em perícias, avaliações e arbitramentos na área econômica.

Diferenciais

Atuação

26

Page 27: Guia das Profissões 2014

Comunicação Social Jornalismo

Bacharelado

Presencial - 4 anos

Saiba mais sobre o curso de Jornalismo

unijui.edu.br/comunicacao-social-jornalismo

Jornalismo

Produzir informação de maneira criativa, com ênfase para a produção multimídia, é a principal caracterís-tica do profissional formado em Jornalismo na UNIJUÍ.

- A Usina de Ideias é uma agência experimental, que aproxima o acadêmico do mercado de trabalho.- Os acadêmicos têm a possibilidade de realizar estágios dentro da Instituição, em espaços diversos: na Rádio UNIJUÍ FM, na Usina de Ideias, no Núcleo de Eventos e na Coordenadoria de Marketing.- Nota 4, de uma escala de 1 a 5, no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes ( ENADE), em 2013.- Bolsas de pesquisa e de extensão.- Possibilidade de intercâmbio.

O jornalista pode atuar como repórter, apresenta-dor, editor e produtor em diferentes meios de comu-nicação, assessoria de imprensa e comunicação digital.

Diferenciais

Atuação

27

Page 28: Guia das Profissões 2014

Bacharelado

Presencial - 4 anos

Saiba mais sobre o curso de Publicidade e Propaganda

unijui.edu.br/comunicaca-social-publicidade-e-propaganda

Prepara o profissional para atuar com excelência no desenvolvimento do processo criativo e da produ-ção, na realização de campanhas publicitárias, envolvendo texto, som e imagem para mídias gráficas, eletrônicas e digitais.

- A Usina de Idéias é uma agência experimental, que aproxima o acadêmico do mercado de trabalho.- Os acadêmicos têm a possibilidade de realizar estágios dentro da Instituição, como na Rádio UNIJUÍ FM e na Usina de Idéias ou em outras organizações da região.- Atende as novas demandas do mercado, principal-mente na área de mídias digitais, qualificando as áreas de criação e produção.- Nota máxima (5) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), em 2013.

O profissional pode atuar em agências, produtoras de vídeo e áudio, gráficas, assessoria e consultoria.

Diferenciais

Atuação

28

Comunicação Social

Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda

Page 29: Guia das Profissões 2014

Design

29

DesignBacharelado

Presencial - 4 anos

Saiba mais sobre o curso de Design

unijui.edu.br/design

O profissional é capacitado para atuar como planeja-dor, executor e/ou administrador de projetos em design, considerando seus aspectos funcionais, estéticos, econômicos, sociais, culturais, ecológicos e ergonômicos, ao mesmo tempo em que exerce o papel de agente de transformação social ao desen-volver as atividades projetuais com responsabilida-de ética, social e ecológica.

- Possui uma moderna estrutura de laboratórios para ensino, pesquisa e extensão.- Disponibiliza à comunidade o Escritório de Design da UNIJUÍ, espaço no qual os estudantes aplicam seus conhecimentos na execução de atividades práticas na forma de prestação de serviços. - Estimula o envolvimento dos estudantes em ativi-dades interdisciplinares, no desenvolvimento de projetos de design integrados e na participação de atividades de extensão e de pesquisa.

O profissional pode atuar em indústrias, organi-zações, instituições, iniciativa privada e estatal, escritórios, agências, gráficas, editoras e como autônomo.

Diferenciais

Atuação

Page 30: Guia das Profissões 2014

Bacharelado

Presencial - 5 anos

Saiba mais sobre o curso de Direito

unijui.edu.br/direito

Garantir os direitos dos cidadãos via interpretação e aplicação das leis é o objetivo do profissional formado em Direito. A partir da análise histórica e crítica do conjunto de leis vigentes no país, o curso de Direito da UNIJUÍ propicia uma sólida formação profissional e humanística.

- O curso disponibiliza o laboratório jurídico “Escritório Modelo”. As atividades são supervisiona-das por docentes do curso, disponibilizando atendimento jurídico para pessoas carentes da comunidade.- Os estudantes têm a oportunidade de realizar estágios na Promotoria de Justiça, Fórum, Defensoria Pública, Prefeituras, Procuradorias, entre outros locais.- Projetos de pesquisa e de extensão são outro foco para atuação dos alunos, enquanto bolsistas.

O profissional pode atuar na advocacia privada, assessoria jurídica às empresas públicas ou privadas, cargos públicos na Procuradoria e Defensoria.

Diferenciais

Atuação

30

Direito

Direito

Page 31: Guia das Profissões 2014

Educação Física

Bacharelado

Presencial - 5 anos

Saiba mais sobre o curso de Educação Física

unijui.edu.br/educacao-fisica

A atividade física e a qualidade de vida são palavras-chave do curso de Educação Física da UNIJUÍ. Desta forma, esporte, dança e ginástica, no contexto da educação, são atividades exploradas durante toda a graduação.

- Possui a Cia Cadagy com grupos de Ginástica Acro-bática, Dança, Capoeira e Kung Fú. Atualmente, 20 bolsistas dos diversos cursos da Universidade parti-cipam do grupo.- Conta com o Núcleo de Eventos que é o elo entre as atividades acadêmicas com a comunidade externa e dá suporte às disciplinas e projetos acadêmicos.- O Laboratório de Práticas Corporais atende pessoas com diabetes, hipertensão, obesidade e infarto do miocárdio.

O profissional pode atuar em empresas, ONGs, clíni-cas, hospitais, hotéis, spas, academias, personal trainer, atividades junto à natureza e órgãos públi-cos ligados à saúde, esporte, turismo, lazer, cultura e assistência social.

Diferenciais

Atuação

31

Page 32: Guia das Profissões 2014
Page 33: Guia das Profissões 2014

unijui.edu.br

Page 34: Guia das Profissões 2014

Educação Física

Licenciatura

Presencial - 5 anos

EaD - 4 anos

Saiba mais sobre o curso de Educação Física

unijui.edu.br/educacao-fisica

Forma professores, tendo a atividade física e a quali-dade de vida como palavras-chave para definir o perfil do egresso, considerando a exigência de um trabalho coletivo e organicamente articulado entre os docen-tes que atuam na formação básica, desenvolvendo atividades de ensino, de pesquisa e de extensão.

- Possui a Cia Cadagy com grupos de Ginástica Acrobá-tica, Dança, Capoeira e Kung Fú. - Conta com o Núcleo de Eventos que dá suporte às disciplinas e projetos acadêmicos.- O Laboratório de Práticas Corporais atende pessoas com diabetes, hipertensão, obesidade e infarto do miocárdio.- Bolsas do Pibid (Programa de Iniciação à Docência).- Na modalidade EaD oferece metodologia inovadora e de alta qualidade, utilizando ambiente virtual de aprendizagem e material didático produzido pelo próprio professor. Aulas presenciais nos meses de janeiro e julho.

O licenciado em Educação Física pode atuar na docên-cia na educação básica e na elaboração e desenvolvi-mento de projetos socioeducativos.

Diferenciais

Atuação

34

Page 35: Guia das Profissões 2014

Bacharelado

Presencial - 5 anos

Saiba mais sobre o curso de Enfermagem

unijui.edu.br/enfermagem

Prepara o profissional para cuidar das pessoas nas diferentes etapas da vida. O acadêmico é preparado para planejar e gerenciar o cuidado com pessoas saudáveis e doentes em hospitais e em unidades de saúde pública ou privada.

- O curso possui uma tradição de mais de 30 anos de história, sendo reconhecido entre as principais referências no ensino de Enfermagem.- Possibilita a realização de estágios em vários locais de saúde, além de cursos de extensão.- Práticas como suporte na formação.- Intercâmbio no exterior.

O profissional está apto para atuar em hospitais, unidades de saúde, escolas, empresas, nos domicílios e na docência.

Diferenciais

Atuação

35

Enfermagem

Enfermagem

Page 36: Guia das Profissões 2014

Engenharia CivilBacharelado

Presencial - 5 anos

Saiba mais sobre o curso de Engenharia Civil

unijui.edu.br/engenharia-civil

Engenharia Civil

O profissional é preparado para elaborar projetos, planejar e executar obras como edifícios, pontes, instalações industriais, rodovias, barragens, além de obras da engenharia hidráulica e de saneamento. Critérios como qualidade, segurança, funcionalida-de, conforto e economia são observados pelos aca-dêmicos da Universidade.

- Os alunos podem se inserir em pesquisas e ativida-des de extensão, atuando ainda como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET). - O curso oportuniza a realização de dois estágios obrigatórios e supervisionados. - É possível ao aluno cursar as disciplinas do Núcleo Comum dos cursos de Engenharias nos três câmpus da Unijuí – Ijuí, Panambi e Santa Rosa – nos quais são oferecidas.

O engenheiro civil pode atuar como profissional liberal, em obras, saneamento, projetos, infraestru-tura de barragens, obras ambientais e hidráulicas, empresas públicas e privadas.

Diferenciais

Atuação

36

Page 37: Guia das Profissões 2014

37

Bacharelado

Presencial - 5 anos

Saiba mais sobre o curso de Engenharia Elétrica

unijui.edu.br/engenharia-eletrica

Capacita o profissional para compreender e desenvolver novas tecnologias, trabalhando com todas as formas de energia.

- O curso oportuniza a formação em duas ênfases: Sistemas de Energia ou Eletrônica e Automação.- O Grupo de Automação Industrial e Controle (GAIC) é espaço de estágio para os acadêmicos e produz pesquisas integradas. - É possível ao aluno cursar as disciplinas do Núcleo Comum dos cursos de Engenharias nos três câmpus da Unijuí – Ijuí, Panambi e Santa Rosa – nos quais são oferecidas.

O profissional executa e supervisiona projetos nas áreas de eletrotécnica e eletrônica. Pode especificar, construir e aplicar sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial, bem como na geração, transmissão e distribuição das mais variadas formas de energia.

Diferenciais

Atuação

EngenhariaElétrica

Page 38: Guia das Profissões 2014

Engenharia Mecânica

Bacharelado

Presencial - 5 anos

Saiba mais sobre o curso de Engenharia Mecânica

unijui.edu.br/engenharia-mecanica

Prepara o profissional para realizar projetos de desenvolvimento de produtos, automação de siste-mas, produção e manufatura de máquinas, equipa-mentos, instalações, veículos e outros produtos das indústrias mecânicas.

- O curso conta com diversos laboratórios, além de diversos núcleos de inovação nas áreas metal-plástico, máquinas automáticas e servossistemas e máquinas de transporte. - O estudante pode optar por uma das ênfases de formação: Manufatura e Produção ou Projeto de Automação. - É possível ao aluno cursar as disciplinas do Núcleo Comum dos cursos de Engenharias nos três câmpus da Unijuí – Ijuí, Panambi e Santa Rosa – nos quais são oferecidas.

O profissional pode atuar em Indústrias dos seg-mentos metalmecânico e automobilístico e em consultorias.

Diferenciais

Atuação

38

Page 39: Guia das Profissões 2014

Bacharelado

Presencial - 5 anos

Saiba mais sobre o curso de Engenharia Química

unijui.edu.br/engenharia-quimica

Capacita o profissional para planejar e conduzir experimentos e interpretar seus resultados; elaborar, projetar e analisar sistemas, produtos e processos; supervisionar e coordenar projetos e serviços relacionados à engenharia química; desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas na elaboração de produtos economica-mente viáveis para a indústria química.

- É possível ao aluno cursar as disciplinas do Núcleo Comum dos cursos de Engenharias nos três câmpus da Unijuí – Ijuí, Panambi e Santa Rosa – nos quais são oferecidas. - Bolsas de pesquisa e de extensão.- Possibilidade de intercâmbio.- Laboratórios.

O profissional pode atuar em indústrias de petróleo e petroquímica, de processos químicos, energias renováveis (biomassa), farmacêutica e em pesquisas e inovação tecnológica.

Diferenciais

Atuação

39

EngenhariaQuímica

Page 40: Guia das Profissões 2014

unijui.edu.br

Page 41: Guia das Profissões 2014
Page 42: Guia das Profissões 2014

Estética eCosmética

Tecnologia

Presencial - 3 anos

Saiba mais sobre o curso de Estética e Cosmética

unijui.edu.br/estetica-e-cosmetica

Forma o profissional para atuação nas áreas de esté-tica corporal, facial, capilar, podologia e visagismo. O profissional é qualificado para atuar eticamente, de forma interdisciplinar, com outros profissionais da saúde.

- 420 horas em práticas profissionais.- Possui convênios com serviços de estética.- Disponibiliza laboratórios específicos para a prática de ensino e pesquisa.

O profissional pode atuar em centros de estética, salões de beleza, spas, clínicas de estética, a domicí-lio, em academias e outros estabelecimentos afins.

Diferenciais

Atuação

42

Page 43: Guia das Profissões 2014

43

Bacharelado

Presencial - 5 anos

Saiba mais sobre o curso de Farmácia

unijui.edu.br/farmacia

O farmacêutico é capacitado para ter conhecimento de todo o processo relacionado ao medicamento, desde a pesquisa e desenvolvimento até a avaliação dos efeitos. Também está apto para a análise de materiais biológicos e alimentos, realizando análise, interpretação, emitindo laudos e se responsabilizan-do por eles.

- O curso disponibiliza 16 laboratórios de ensino.- A Farmácia Universitária, sob orientação de profissionais, é um local onde os alunos realizam a manipulação de medicamentos e cosméticos.- O Laboratório de Análises Clínicas – Unilab, além de fornecer serviços à comunidade, é um espaço de estágio e experimentação dos acadêmicos.

O farmacêutico pode atuar em farmácias, drogarias, indústrias farmacêuticas, órgãos públicos, labora-tórios de análises clínicas, toxicológicas, bromatoló-gicas, de controle de qualidade, hospitais e clínicas.

Diferenciais

Atuação

Farmácia

Page 44: Guia das Profissões 2014

FisioterapiaBacharelado

Presencial - 5 anos

Saiba mais sobre o curso de Fisioterapia

unijui.edu.br/fisioterapia

Fisioterapia

O Fisioterapeuta formado pela UNIJUÍ é capacitado para atuar na promoção e manutenção da saúde, prevenção de doenças e agravos e reabilitação. Atua nas áreas de pneumologia, intensivismo, cardio-logia, ortopedia, traumatologia, desportiva, reumatologia, neurologia, geriatria, pediatria, urologia, ginecologia, oncologia, dermato funcional e saúde coletiva.

- Oferece uma qualificada infraestrutura de labora-tórios e uma Clínica-escola de Fisioterapia.- O acadêmico realiza estágios curriculares em hospitais, APAE, Lar de Idosos, na Clínica-escola de Fisioterapia da UNIJUÍ e em Unidades Básicas de Saúde. - Acompanhamento das atividades na UNIR - Unidade de Reabilitação Física de Nível Interme-diário do Município de Ijuí – Unijuí.

O fisioterapeuta pode atuar em hospitais, clínicas, prefeituras, empresas, academias, spas, lar de idosos, escolas, clubes desportivos, atendimento domiciliar, ou ser proprietário de sua clínica ou consultório.

Diferenciais

Atuação

44

Page 45: Guia das Profissões 2014

Tecnólogo

EaD - 2,5 anos

Saiba mais sobre o curso de Gestão Comercial

unijui.edu.br/gestao-comercial-ead

Enfoque no planejamento, estratégias de competi-ção, elaboração de planos de negócio, mídia, comu-nicação empresarial, promoção e propaganda, ges-tão de produtos e marcas, estudos voltados ao mer-cado, negociação, realização de parcerias e outros temas relacionados à representação comercial.

- Oferece metodologia de educação inovadora e de alta qualidade, utilizando ambiente virtual de aprendizagem e material didático produzido pelo próprio professor.- O curso possibilita flexibilidade de horários de estudo.

O profissional pode atuar como representante comercial, empreendedor, intraempreendedor e consultor comercial em diferentes ramos.

Diferenciais

Atuação

Gestão Comercial

45

Page 46: Guia das Profissões 2014

46

Gestão PúblicaTecnólogo

EaD - 2,5 anos

Saiba mais sobre o curso de Gestão Pública

unijui.edu.br/gestao-publica-ead

Prepara o profissional para trabalhar questões que envolvem desenvolvimento sustentável, gover-nança, governabilidade e gestão, formando um profissional com fortes características de trabalho em equipe, liderança, capacidade de comunicação e a busca da otimização da capacidade de governo.

- Oferece metodologia de educação inovadora e de alta qualidade, utilizando ambiente virtual de aprendizagem e material didático produzido pelo próprio professor.- O curso possibilita flexibilidade de horários de estudo.

O profissional pode atuar na direção e gerencia-mento, assessoria, consultoria em organizações públicas, autarquias, fundações e sociedades de economia mista, agências reguladoras, concessio-nárias de serviços públicos ou seguir carreira pública.

Diferenciais

Atuação

Page 47: Guia das Profissões 2014

47

Licenciatura

EaD - 4 anos

Saiba mais sobre o curso de História

unijui.edu.br/historia-ead

O historiador interpreta documentos e indícios do passado, analisa os acontecimentos em seu contexto de pertencimento, constrói conhecimen-tos sobre o passado de indivíduos, grupos e movimentos sociais, instituições, regiões, cultura, arte, ideias e costumes.

- Oferece metodologia de educação inovadora e de alta qualidade, utilizando ambiente virtual de aprendizagem e material didático produzido pelo próprio professor.- O curso possibilita flexibilidade de horários e locais de estudo, pois não possui aulas presenciais.- Bolsas do Pibid (Programa de Iniciação à Docência).- Os alunos utilizam o espaço do Museu Antropoló-gico Diretor Pestana como laboratório de ensino e pesquisa.

O profissional formado em História pode atuar na docência no ensino fundamental e médio e em outros espaços de educação informal; como pesquisador, em empresas, sindicados, movimentos sociais, consultorias e programas de turismo histórico.

Diferenciais

Atuação

História

Page 48: Guia das Profissões 2014

unijui.edu.br

Page 49: Guia das Profissões 2014
Page 50: Guia das Profissões 2014

Letras: Português e Inglês

Licenciatura

Presencial - 4,5 anos

Saiba mais sobre o curso de Letras

unijui.edu.br/letras

Estuda, pesquisa e ensina a língua e a literatura de um país, permitindo estudar com profundidade a norma culta do idioma, compreender as variações, as diferenças regionais e outras possibilidades dos usos da língua.

- O Laboratório de Línguas é um núcleo de auxílio e preparo qualificado de alunos e da comunidade em geral no uso das línguas e serve de espaço para estágio dos alunos. - Bolsas do Pibid (Programa de Iniciação à Docência).- Possibilidade de atividades no ensino, pesquisa e extensão.

O profissional pode atuar como professor no ensino fundamental ou médio, nas áreas de língua e litera-tura, cursos de idiomas, traduções, preparação de textos para edição, crítica literária, revisão editorial e consultoria.

Diferenciais

Atuação

50

Page 51: Guia das Profissões 2014

51

Licenciatura

Presencial - 4 anos

Saiba mais sobre o curso de Matemática

unijui.edu.br/matematica

Contempla conceitos relacionados aos saberes do cálculo, da álgebra, da estatística e da geometria e aborda discussões atuais e pesquisas acadêmicas sobre a Educação Matemática, relacionadas à formação do professor, às tecnologias da informa-ção e comunicação e ao currículo da educação básica.

- Laboratórios de ensino e informática.- Os acadêmicos podem participar de projetos de pesquisa e extensão, na área de modelagem matemática e educação matemática.- Bolsas do Pibid (Programa de Iniciação à Docência).- Intercâmbio acadêmico.

O profissional pode atuar na docência na Educação Básica, áreas científicas, tecnológicas e instituições financeiras.

Diferenciais

Atuação

Matemática

Page 52: Guia das Profissões 2014

Medicina Veterinária

Bacharelado

Presencial - 5 anos

Saiba mais sobre o curso de Medicina Veterinária

unijui.edu.br/medicina-veterinaria

Prepara o profissional para atuar em áreas como a produção animal e seus produtos derivados, a saúde animal, a saúde pública e o meio ambiente. O Médico Veterinário tem um importante papel na defesa sani-tária e saúde pública, controle, produção e comerciali-zação de produtos farmacêuticos, biológicos e ali-mentares para animais.

- Possui um moderno Hospital Veterinário e o Centro de Saúde e Inovação Tecnológica em Produção e Saúde Animal que serve para as aulas práticas e está-gios aos estudantes, e atendimento à comunidade.- O curso possui uma estrutura laboratorial qualifica-da, além de uma área rural com 236 ha (IRDeR), com produção animal e experimentação agropecuária.- Oferece cinco estágios curriculares obrigatórios, além dos não obrigatórios, nas diferentes áreas de atuação do Médico Veterinário.- Possibilidade de participar de projetos de pesquisa e extensão.

O médico veterinário pode atuar em clínicas, hospitais veterinários, indústria e revenda de fármacos, produ-tos biológicos e alimentares para animais, cooperati-vas, agropecuárias, empresas rurais e órgãos públicos.

Diferenciais

Atuação

52

Page 53: Guia das Profissões 2014

Bacharelado

Presencial - 4 anos

Saiba mais sobre o curso de Nutrição

unijui.edu.br/nutricao

Capacita o profissional para atuar em três grandes áreas: Nutrição em Saúde Coletiva, Nutrição Clínica e Alimentação Institucional. O Nutricionista formado pela UNIJUÍ é preparado para conhecer as caracterís-ticas de cada alimento e assim avaliar as necessida-des nutricionais das pessoas e prescrever dietas equilibradas.

- Laboratórios especializados para as aulas práticas.- Oportuniza a realização de monitorias e atividades complementares.- Disponibiliza o consultório de nutrição para atendimento à comunidade.- Participação em projetos de pesquisa e de extensão.

O nutricionista pode atuar em indústria de alimentos, escolas, clubes esportivos, programas institucionais, vigilância sanitária, restaurantes, supermercados, hotéis, unidades de alimentação e nutrição, hospitais, clínicas, instituições para idosos, spas, ambulatório/consultórios, centrais de terapia nutricional, atendimento domiciliar e órgãos públicos.

Diferenciais

Atuação

53

Nutrição

Page 54: Guia das Profissões 2014

PedagogiaLicenciatura

Presencial - 4 anos

Saiba mais sobre o curso de Pedagogia

unijui.edu.br/pedagogia

Pedagogia

Capacita os profissionais para atuar nas instituições educativas, em especial nas escolas de educação básica, na função de docência ou de gestão. O peda-gogo é preparado para entender, compreender, organizar e conduzir os processos pedagógicos nas instituições educacionais.

- Possui dois laboratórios para a prática profissional: Laboratório de Pedagogia e Brinquedoteca.- Bolsas do Pibid (Programa de Iniciação à Docência).- Bolsas de pesquisa e de extensão.

O pedagogo pode atuar na docência na Educação Infantil, Anos Iniciais, Ensino Fundamental, Médio e na modalidade Normal, como supervisor peda-gógico, gestor, administrador ou coordenador educacional.

Diferenciais

Atuação

54

Page 55: Guia das Profissões 2014

Processos Gerenciais

55

Tecnólogo

EaD - 2,5 anos

Saiba mais sobre o curso de Processos Gerenciais

unijui.edu.br/processos-gerenciais

Capacita para o gerenciamento de empreendimen-tos industriais, comerciais e de prestação de serviços. Forma profissionais para atuar em finanças, comercialização, redes de empresas, negociação e estratégias de competição, com ênfase no empreen-dedorismo.

- Oferece uma metodologia de educação inovadora e de alta qualidade, utilizando ambiente virtual de aprendizagem e material didático produzido pelo próprio professor.- O curso possibilita flexibilidade de horários de estudo.

O profissional pode atuar na direção e condução do próprio negócio, como empreendedor de novos negócios, diretor, gerente, consultor, assessor, supervisor e coordenador em organizações.

Diferenciais

Atuação

ProcessosGerenciais

Page 56: Guia das Profissões 2014

Psicologia56

PsicologiaBacharelado

Presencial - 5 anos

Saiba mais sobre o curso de Psicologia

unijui.edu.br/psicologia

Acompanha as transformações sociais contempo-râneas e as novas perspectivas de mercado, preparando o psicólogo para atuar em múltiplos campos. O currículo traz estudos teóricos e práticas profissionais nas ênfases Clínica; Educacional; Organizacional e do Trabalho; e Social, acompa-nhando a atual expansão da demanda de trabalho para o psicólogo.

- A Clínica de Psicologia é um espaço de aprendiza-gem para os acadêmicos, com atendimento clínico à população.- Conta com o serviço de assessoria-escola na área organizacional e do trabalho a empresas e institui-ções da comunidade, por meio da UNIGESTAR.

O psicólogo pode atuar em clínica privada, escolas, empresas, instituições, hospitais, centros de saúde, consultórios, creches, associações comunitárias e esportivas, ONGs, órgãos públicos, entre outros.

Diferenciais

Atuação

Page 57: Guia das Profissões 2014
Page 58: Guia das Profissões 2014

viva a sua escolha!

Page 59: Guia das Profissões 2014

viver aprender transformar

Page 60: Guia das Profissões 2014

unijui.edu.br

@PortalUnijui

facebook.com/unijui

UNIJUÍ Fidene

UNIJUÍ Fidene

UNIJUÍ Universidade

0800 646 7100 (Presencial)

0800 646 0200 (EaD)