guia da aurora boreal

18

Upload: fernanda-sanches

Post on 30-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Por ViagensAcrosstheWorld.com

TRANSCRIPT

Page 1: Guia da Aurora Boreal
Page 2: Guia da Aurora Boreal
Page 3: Guia da Aurora Boreal
Page 4: Guia da Aurora Boreal
Page 5: Guia da Aurora Boreal

www.viagensacrosstheworld.com

5

Quando ?

2013 e 2014 serão os últimos ano de pico de atividade solar desse ciclo. A partir de 2015 atividade irá di-minuir gradualmente e só haverá atividade intensa novamente daqui à 11 anos.

O horário mais frequente é o horário mais escuro entre 23:00 e 2:00 mas mesmo a partir das 21:00 já é pos-sível ver as luzes.

A luz da lua cheia ofusca o brilho da Aurora Boreal por isso é reco-mendável viajar nos dias próximos à lua minguante ou lua nova.

Dia

Mês

Hora

É possível ver a Aurora Boreal desde Agosto até Abril. Estatísticamente falando Setembro e Março são os melhores meses devido aos equinó-cios de primavera e outono.

Ano

Page 6: Guia da Aurora Boreal
Page 7: Guia da Aurora Boreal

www.viagensacrosstheworld.com

Page 8: Guia da Aurora Boreal
Page 9: Guia da Aurora Boreal

Foi nosso escolhido. Escolhemos a cidade de Tromso como base para nossa caçada. Tromso é a cidade mais procurada pelos visitantes em busca da Aurora Boreal. Tem uma ótima infra-estrutura. Recomendo!! Há ainda outras cidades ao mais ao norte que também são boas opções como Alta e Kirkenes já na divisa com a Rússia.

As cidade mais visitadas pelos “caçadores de Aurora Boreal são Saariselka, Inari e Rovaniemi que é conhecida como a cidade do Papai Noel.Nós ainda visitamos Kilpisjärvi que é um pequeno vilarejo na divisa com a Noruega que é conhecido como um hotspot da Aurora Boreal e onde há a Northern Lights Route.

A Suécia assim como a Noruega e a Finlândia é um ótimo lugar para observar a Aurora.Kiruna é o lugar mais popular mas pode ser vista também do Abisko National Park, Jukkasjärvi e Porjus.

País situado numa ilha no oceano atlântico norte, é também um lugar com boas chances de se avistar a Aurora.Reykjavik é a capital do país e também o local mais comum para o visitantes.

Um dos melhores lugares para se observar a Aurora Boreal. É possível vê-la de quase em quase todo o ter-ritório e o local mais comum de visitação é na parte sul do país.

9

Page 10: Guia da Aurora Boreal
Page 11: Guia da Aurora Boreal
Page 12: Guia da Aurora Boreal

12

Roupa de invernoIndependente do lugar que você escolher para ver a sua Aurora Boreal, provavel-mente precisará de uma boa roupa de inverno. Como nós escolhemos a Noruega o frio não era tão intenso como normalmente é em regiões polares.O melhor modo de se vestir em regiões frias é no sistema de camadas. Nesse sistema você deverá vestir camadas de roupas de diferentes materiais dessa ma-neira:

Segunda pele ou base layer

Fleece

A segunda camada deve ser de um tecido quentinho. Essa camada é responsável por manter a temperatura do

corpo.

A primeira camada deve car justinha ao corpo e ser de um tecido de secagem rápida que mantenha o corpo seco.

AnorakA última camada é como uma capa e deve ser impermeável. Essa camada é responsável pela função corta-vento.

Na parte de baixo nós costumamos usar somente a segunda pele e a calça imper-meável. No caso de frio extremo pode-se sempre adicionar mais camadas internas ou ainda um casaco tipo ”Down Jaquet” (de plumas) por cima de todas as camadas.Luvas, gorro e cachecol também são essenciais. Existem algumas meias próprias para inverno que podem ser bem utéis. Os calçados (botas de preferência) devem ser próprios para caminhar na neve e que tenham proteção térmica.

Page 13: Guia da Aurora Boreal
Page 14: Guia da Aurora Boreal

A caçadaPara saber sobre atividade solar do período nós usamos muito o site de Aurora

A previsão do tempo nós olhamos em diversos sites na internet. Quando o tempo é bom não é muito difícil de achar um bom lugar.

Alugamos também um carro desde o primeiro dia e usamos esse carro para ir sozinhos “caçar a Aurora”.

No caso de procurar a Aurora por conta própria procure sempre se afastar das luzes da cidade e também das nuvens caso haja.A única regra é procurar o lugar mais escuro e também seguro evitando acosta-mentos e outros locais inseguros.

Forecast (www.gi.alaska.edu/auroraforecast).

Esses são alguns dos lugares onde paramos para observar a Aurora Boreal:

14

Page 15: Guia da Aurora Boreal
Page 16: Guia da Aurora Boreal

F oraf A rr B ePara fotografar a Aurora Boreal e registrar para sempre aquele momento mágico é necessário ter uma boa técnica além de um bom equipamento.Não é possível fotografar a Aurora Boreal com câmeras compactas porque nessas câmeras não é possível denir o tempo de exposição, item essencial para conseguir uma boa foto.Creio eu que não seja possível lmar mas há como usar uma técnica chamada de Time Lapse que é usar uma sequência de fotos para fazer um vídeo.

Conguração da câmeraAntes de fotografar procure fazer um teste com uma ISO entre 400 e 800.É necessário xar bem o ângulo.A lente deve ser uma lente bem clara, A lente deve ser uma lente bem clara, com abertura f1.8/f1.4, mas se você não tiver não tem problema. Eu com-prei uma lente 28mm f1.8 que é um pouco cara mas não quis arriscar a perder a viagem e voltar sem nen-huma foto boa.Também usei uma lente f3.5 e isso não alterou muito o resultado só que teve momentos em que ela não con-segue mais pegar a Aurora Boreal aí a f1.8 fez a diferença.O tempo de exposição vai de 10 a 30 segundos.Há momentos em que a Aurora Boreal Há momentos em que a Aurora Boreal se move bastante e quando isso acon-tece procure aumentar a ISO e diminuir o tempo de exposição para entre 5 ou 10 segundos.

TEM QUE TER TRIPÉ...Apesar de a Aurora Boreal ter uma luz intensa ainda é escuro para fotografar. Todo mundo que tem um pouquinho de noção de fotograa sabe que é meio difícil fazer uma boa foto noturna

espuma de proteção caso você não use luvas como eu z não vai conseguir segurar ele de tão gelado que vai car.

ção e é impossível segurar a câmera sem se mexer!!!Não precisa ser nenhum tripé especial, no entanto é bom que ele tenha aquela

sem tripé. Isso por que fotos noturnas requerem um tempo mais longo de exposi-

16

Page 17: Guia da Aurora Boreal

www.viagensacrosstheworld.com

17

FocoUm dos grandes problemas que tive foi Um dos grandes problemas que tive foi o foco. Principalmente para tirar fotos de pessoa porque para fotografar a Aurora Boreal é necessário usar o foco innito e esse tipo de foco não capta uma pessoa de perto.Para resolver isso nós nos iluminamos Para resolver isso nós nos iluminamos com uma lanterna, focamos e só depois tiramos a foto. Ou focar em uma estrela que esteja brilhando bastante e depois car testando e testando até car boa a foto!!

Câmera e bateriaEu usei 2 modelos da Canon, uma 7D e Eu usei 2 modelos da Canon, uma 7D e uma Kiss X3. As duas funcionaram per-feitamente mas chegou em um mo-mento que a Kiss x3 não conseguia mais fotografar por estar com uma lente f3.5 ai o trabalho cou mais para a 7D que estava com a f1.8. Longas exposições acabam com a bateria, por isso é bom ter pelo menos uma extra para não correr o risco de perder a foto depois de uma longa noite de espera.

Recomendo que use ba-terias originais da câmera e não genéricas.

Eu não tive problemas com as baterias durou bastante tempo elas não pre-cisei trocar...

Se você já tiver um disparador remoto seria interessante Eu comprei dois, uma para cada câmera e eles foram muito uteis principalmente para setar a ex-posição, programar um inter-valo entre os disparos no caso entre os disparos no caso de fotos em sequencia ou ainda evitar de encostar na câmera para a foto não sair tremida.

Page 18: Guia da Aurora Boreal

www. viagensacrosstheworld.com

O guia é uma cortesia do blog:

Todas as fotos da Aurora Boreal aqui expostas são de pro-priedade de Diego Sanches. Demais fotos foram extraídas de bancos de imagens e dos nossos arquivos pessoais.

Esse guia foi concebido integralmente baseado em pesquisaspela internet e por nossas experiências pessoais.