guia aplicacao matematica 2 2011

Upload: patyylim

Post on 22-Jul-2015

168 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

GUIA DE APLICAO MATEMTICA TESTE 1

2011

Presidncia da Repblica Federativa do Brasil Ministrio da Educao Secretaria Executiva Presidncia do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira Diretoria de Avaliao da Educao Bsica

PROVINHA BRASILSEGUNDO SEMESTRE - 2011

ELABORAOInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (Inep) Diretoria de Avaliao da Educao Bsica (Daeb) Coordenao Geral do Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica (CGSNAEB)

COLABORADORESMinistrio da Educao - Secretaria de Educao Bsica (SEB/MEC) Centro de Educao Continuada em Educao Matemtica, Cientfica e Ambiental (CECEMCA-UNESP) Laboratrio de Pesquisa e Desenvolvimento em Ensino de Matemtica e Cincias (LIMC - UNIRIO; UFRJ) Ncleo de Educao Matemtica - Centro de Educao da Universidade Federal de Pernambuco (NEMAT- UFPE) Instituto de Educao Matemtica eCientfica da Universidade Federal do Par (IEMCI-UFPA)

GUIA DE APLICAO 2 S/11 TESTE 1

3

Caro(a) Professor(a),O Guia de Aplicao visa oferecer orientaes gerais sobre a aplicao do Caderno do Aluno referente Provinha Brasil - Matemtica, a ser realizada no ano letivo de 2011. Com o intuito de tornar mais objetivo o instrumental dessa avaliao, o Kit da Provinha Brasil de Leitura foi reformulado em 2011 e o nmero de documentos foi reduzido. A exemplo da avaliao de Leitura, o kit de matemtica foi elaborado com a mesma proposta e contm1: CadernodoAluno caderno com as questes que sero respondidas pelos alunos. GuiadeAplicao caderno com os procedimentos de aplicao e as questes a serem aplicadas aos alunos. Cada questo (item) da prova vem acompanhada da identificao da habilidade especfica avaliada com comentrios a respeito das possveis estratgias cognitivas adotadas pelas crianas ao optar por uma ou outra alternativa. importante destacar que o erro da criana deve ser analisado com base nas possveis estratgias cognitivas adotadas por ela. Essa compreenso pode colaborar para adoo de estratgias pedaggicas que permitam que essa criana avance em termos da construo do conhecimento matemtico nessa etapa do ensino. Guia de Correo e Interpretao de Resultados caderno com as principais informaes sobre a Provinha Brasil de matemtica: seus objetivos, os pressupostos tericos e a metodologia. Apresenta, ainda, as orientaes para a correo do teste, bem como as possibilidades de interpretao e uso dos seus resultados.

1

Os documentos que compem o Kit da Provinha Brasil de matemtica foram elaborados em colaborao com centros de formao em Educao Matemtica de universidades que integram a rede de formao do Ministrio da Educao.

4

GUIA DE APLICAO 2 S/11 TESTE 1

Reflexes sobre a Prtica caderno que estabelece relao entre os resultados da Provinha Brasil e as polticas e recursos pedaggicos ou administrativos disponibilizados pelo governo federal que podem auxiliar professores e gestores na melhoria da qualidade nessa etapa do ensino. A Provinha Brasil de Matemtica, assim como a de leitura, tem como principal objetivo realizar um diagnstico dos nveis de alfabetizao das crianas aps um ano de estudos, de maneira que as informaes resultantes possam apoiar o trabalho do professor, no sentido de: avaliaronveldealfabetizaodosalunosnoinciodosegundoanodeescolarizao; aperfeioarosplanejamentoseaexecuodasprticaspedaggicasapartirdo diagnstico do nvel de alfabetizao dos alunos; e oferecersubsdiosparaformulaodepolticasdealfabetizao.

COMOAPLICARAPROVINHABRASIL? fundamental que os professores, em especial aqueles das turmas que participaro da avaliao, renam-se para organizar o dia da aplicao do teste, marcando uma data para que todas as turmas do segundo ano da escola faam o teste no mesmo dia, a fim de assegurar a padronizao da aplicao.

QUAISALUNOSPARTICIPAMDAPROVINHABRASIL?A Provinha Brasil deve ser aplicada a todos os alunos matriculados no segundo ano de escolarizao. Assim, a definio das crianas que faro o teste independe da trajetria escolar individual. O foco da avaliao est na contribuio da educao formal para a alfabetizao. Para definio do pblico a ser avaliado, portanto, utiliza-se como referncia o segundo ano do ensino fundamental.

COMOOTeSTe1DAPROVINHABRASIL2011?O Teste 1 que cada aluno receber composto por: umaquesto-exemplo,paraorientarosalunoscomodeveroresponderaoteste;

GUIA DE APLICAO 2 S/11 TESTE 1

5

20questesdemltiplaescolha,comquatroalternativascada. Para entender a forma de aplicao, voc deve conhecer os dois tipos de comando das questes: Tipo 1 Totalmente lidas pelo professor/aplicador: questes cujos comandos e alternativas precisam ser totalmente lidos por voc. Tipo2Parcialmentelidaspeloprofessor/aplicador: questes nas quais voc ler apenas os comandos ou um deles. OMegafone[]indicartodasasvezesqueoenunciadodaquesto ouasalternativasserolidas. Antes de realizar a aplicao, recomenda-se uma leitura cautelosa de todas as questes e de seus diferentes comandos. Nesse momento, importante consultar o Caderno do Aluno, visualizando como os itens so apresentados para os alunos. Na primeira pgina do Caderno do Aluno, apresenta-se uma questo exemplo, como um exerccio para orient-los a responder ao teste. Durante esse exerccio, importante esclarecer minuciosamente os procedimentos necessrios para responder a cada questo, explicando aos alunos que este o momento de aprender a responder ao teste e que, portanto, eles precisam ficar atentos.

COMeANDOAAPLICAOMotive os alunos a fazer o teste. Explique que eles vo fazer uma atividade diferente e que, para compreend-la, necessrio que sigam atentamente todas as suas orientaes. Distribuaocadernodetesteparaosalunos. Peaaosalunosqueescrevamonomenalinhaqueconstanacapadocaderno. Caso haja alunos que ainda tenham dificuldade em escrever o nome, avise que voc o escrever para eles. Digaaosalunosquesabramocadernoquandovocpedirqueofaam.

6

GUIA DE APLICAO 2 S/11 TESTE 1

Pea aos alunos para abrirem a primeira pgina do caderno e aguardem a sua orientao para mudar de pgina. Aprimeirapginadotestedoalunotemumexemplodequesto.Aproveiteesse momento para ensin-los a responder o teste. Duranteaaplicaodaquestoexemplo,lembreaosalunosqueelesdevero responder sozinhos, sem dizer a resposta em voz alta, ou tentar ver a resposta do colega. Aoterminaremderesponder,peaparaqueaguardememsilncioatquetodos tenham respondido e no passem para a pgina seguinte antes de receber seu pedido para faz-lo. Digaaosalunosque,senosouberemaresposta,noprecisammarcaroX. Narealizaodesseexemplo,observeosseguintesprocedimentos: Copieoexemplonoquadroemostreaosalunoscomomarcararesposta. Leiaoenunciadodaquestoeressaltequevocrepetiraleituraduasvezes. Aviseaosalunosque,naresoluodesseexemplo,aleituradosenunciadosedas alternativas poder ser repetida vrias vezes, mas, quando iniciarem o teste, voc s poder repetir a leitura duas vezes. Esclareaqueparacadaquestoexisteapenasumarespostacorreta. DigaqueelesdevemmarcarumXapenasemumquadradinho,aquelequetivera resposta correta, e sem dizer a resposta em voz alta. Enquanto os alunos esperam os demais colegas terminarem de responder, voc pode deix-los colorir os desenhos da questo. Circuleentreascarteiraseverifiqueseosalunoscompreenderamquedevemmarcar oXsomenteemumquadradinho. Apsaresoluodoexemplo,terincioaaplicaodoteste.Aviseaosalunosque a atividade ir iniciar. As orientaes e explicaes que se fizerem necessrias devem ser oferecidas sempre para o conjunto da turma, a fim de no privilegiar um aluno em detrimento de outro.

GUIA DE APLICAO 2 S/11 TESTE 1

7

EXEMPLOEssa a questo exemplo. Voc dever resolv-la junto com os alunos.Na realizao desse exemplo, observe os seguintes procedimentos: Leiaoenunciadodaquestoeressaltequevocrepetiraleituraduasvezes. Aviseaosalunosque,naresoluodesseexemplo,aleiturapoderserrepetidavrias vezes, mas, quando iniciarem o teste, voc s poder repetir a leitura duas vezes. igaaosalunosqueescolhamsumarespostaqueachemcorreta,mantendosegredo D da alternativa que escolheram; ensine-os como marcar sua resposta. nquanto as crianas respondem a questo exemplo, caminhe entre as carteiras e E certifique-se que elas entenderam o que para fazer. embre-sequeesteomomentoparaesclarecertodasasdvidas das crianas. L Professor(a)/Aplicador(a): leia para os alunos SOMENTE a instruo em que aparece o megafone. Repita a leitura, no mximo, duas vezes. VejaasmasqueAnacomprou.

FaaumXnoquadradinhoqueindicaquantasmasAnacomprou. (A) (B) (C) (D) 2 3 5 6

Agoravamosiniciaraatividade.Preparados?Podemoscomear?

8

GUIA DE APLICAO 2 S/11 TESTE 1

Questo 01

A41116

Professor(a)/Aplicador(a): leia para os alunos SOMENTE a instruo em que aparece o megafone. Repita a leitura, no mximo, duas vezes. FaaumXnoquadradinhodafigurageomtricaquetenhaaformadabolade futebol.

(A)

(B)

(C)

(D)

Comentrio sobre o item: O item avalia a habilidade relacionada ao reconhecimento de representao de uma figura geomtrica espacial. Os alunos que assinalaram a alternativa (A) possivelmente no reconhecem representaes de figuras geomtricas espaciais ou no atriburam significado ao enunciado do item, fornecendo esta resposta por ser a primeira da lista. Os alunos que assinalaram a alternativa (B) podem ter realizado alguma associao com as figuras desenhadas na bola. Os alunos que assinalaram a alternativa (C) tambm demonstram no reconhecer a representao de uma esfera, ou consideraram somente o fato de haver curvas no objeto e na representao. Os alunos que assinalaram a alternativa (D) demonstram a habilidade de reconhecer o desenho de um objeto fsico (a bola) e associ-lo figura do objeto geomtrico que o representa (a esfera).

GUIA DE APLICAO 2 S/11 TESTE 1

9

Questo 02

RJ11102

Veja a fila de crianas. Faa um X no quadradinho que mostra o nmero de crianasqueestnafila.

(A) (B) (C) (D)

4 5 6 7

Comentrio sobre o item: O item avalia a habilidade relacionada capacidade de associar a contagem de colees de objetos representao numrica das suas respectivas quantidades, menores que 10, com o apoio de imagem num contexto cotidiano. O aluno deve contar as crianas sem considerar a moa que est atrs do balco, escolhendo a alternativa (B). Caso ele tenha assinalado a alternativa (C), sugere que tenha contado a moa que est atrs do balco. As alternativas (A) e (D), sugerem que o aluno apresenta dificuldades de contagem, deixando de contar uma criana ou contando a mesma criana duas vezes.

10

GUIA DE APLICAO 2 S/11 TESTE 1

Questo 03

SP52151

Professor(a)/Aplicador(a): leia para os alunos SOMENTE a instruo em que aparece o megafone. Repita a leitura, no mximo, duas vezes. Vejaopreodosbrinquedos. FaaumXnoquadradinhodobrinquedoquecustacincoreais.

(A)

(B)

(C)

(D)

Comentrio sobre o item: O item avalia a habilidade relacionada capacidade de identificar cdulas do sistema monetrio brasileiro em contexto do cotidiano infantil. O aluno deve identificar, entre as opes fornecidas, aquela que apresenta a cdula relacionada ao valor lido pelo professor, que a alternativa (A). As demais alternativas sugerem que o aluno apresenta dificuldade em identificar cdulas do sistema monetrio.

GUIA DE APLICAO 2 S/11 TESTE 1

11

Questo 04

SP62234

Professor(a)/Aplicador(a): leia para os alunos SOMENTE a instruo em que aparece o megafone. Repita a leitura, no mximo, duas vezes. Vejaogrfico.

COLEO DE BRINQUEDOSQUANTIDADE 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 CRIANAS

FaaumXnoquadradinhoquemostraacrianaquetemamaiorcoleo.

(A)

(B)

(C)

(D)

Comentrio sobre o item: O item avalia a habilidade relacionada capacidade de identificar informaes apresentadas em grficos de colunas. O aluno deve reconhecer, entre as opes fornecidas, aquela que apresenta a maior frequncia relacionando com a maior coluna do grfico (A). Se o aluno assinalar uma das outras alternativas, um indicativo de que ele possui dificuldades na habilidade avaliada.

12

GUIA DE APLICAO 2 S/11 TESTE 1

Questo 05

PA41106

Professor (a)/Aplicador(a): leia para os alunos SOMENTE a instruo em que aparece o megafone. Repita a leitura, no mximo, duas vezes. Vejaodesenhodeumboneco.

FaaumXnoquadradinhodafiguraquetenhaaformadochapudoboneco. (A) (B) (C) (D)Comentrio sobre o item: O item avalia a habilidade relacionada identificao de uma figura geomtrica plana em um conjunto de figuras. Os alunos que assinalaram a alternativa (A) possivelmente no identificam figuras geomtricas planas ou associaram as duas figuras pelo fato de terem um vrtice. Os alunos que assinalaram a alternativa (B) possivelmente no atriburam significado ao enunciado do item, assinalando a figura mais familiar da lista que aparece desenhada no boneco. Os alunos que assinalaram a alternativa (C) demonstram a habilidade de identificar uma figura geomtrica plana (o tringulo) em uma composio de figuras planas (o chapu do boneco). Os alunos que assinalaram a alternativa (D) tambm possivelmente forneceram essa resposta aleatoriamente por no atriburem significado ao enunciado do item ou por ser a ltima alternativa da lista.

GUIA DE APLICAO 2 S/11 TESTE 1

13

Questo 06

PE71238

Professor(a)/Aplicador(a): leia para os alunos SOMENTE a instruo em que aparece o megafone. Repita a leitura, no mximo, duas vezes. Vejaospreosdosprodutosquemamecomprounosupermercado.

FaaumXnoquadradinhoqueindicaoprodutoquecustou5reais.

(A)

(B)

(C)

(D)

Comentrio sobre o item: O item avalia a habilidade relacionada identificao de informao apresentada em uma tabela. Os alunos que assinalaram a alternativa (A) possivelmente interpretaram o comando do item como identificar o produto de maior preo. Os alunos que assinalaram a alternativa (B) demonstram a habilidade de identificar informaes apresentadas em tabelas com duas colunas. Os alunos que assinalaram a alternativa (C) possivelmente interpretaram o comando do item como identificar o produto de menor preo. Os alunos que assinalaram a alternativa (D) forneceram esta resposta aleatoriamente por no atriburem significado ao enunciado do item.

14

GUIA DE APLICAO 2 S/11 TESTE 1

Questo 07

SP21115

Professor(a)/Aplicador(a): leia para os alunos SOMENTE a instruo em que aparece o megafone. Repita a leitura, no mximo, duas vezes. CAIOTeMQUATROGATINHOSeMARIATeMTRS. FAAUMXNOQUADRADINHOQUeMOSTRAQUANTOSGATINHOSeLeSTM JUNTOS.

(A)

1

(C)

4

(B)

3

(D)

7

Comentrio sobre o item: O item avalia a habilidade relacionada capacidade de resolver problemas que demandem aes de juntar quantidades menores que 10. O aluno deve resolver a adio proposta num enunciado de contexto escolar, sem apoio da imagem, escolhendo dentre as alternativas fornecidas, aquela que represente a soma das parcelas (D). No caso de o aluno ter assinalado a alternativa (A), sugere que ele tenha realizado a subtrao dos dados do problema. As demais alternativas incorretas (B) e (C), sugerem que ele tenha assinalado as alternativas referentes aos dados apresentados no enunciado do problema.

GUIA DE APLICAO 2 S/11 TESTE 1

15

Questo 08

SP14113

Professor(a)/Aplicador(a): leia para os alunos SOMENTE a instruo em que aparece o megafone. Repita a leitura, no mximo, duas vezes. VejaabrincadeiradeAna.

FaaumXnoquadradinhodonmeroemqueAnaestnabrincadeira. (A) (B) (C) (D) 1 5 6 7

Comentrio sobre o Item: O item avalia a habilidade relacionada capacidade de ordenar e completar sequncias de nmeros naturais crescentes e menores que 10, apresentada em contexto ldico. O aluno deve completar a sequncia, escolhendo uma das alternativas fornecidas, que represente o nmero escondido (D). No caso de o aluno ter assinalado a alternativa (A), sugere que ele no desenvolveu a capacidade de ordenao de naturais, reconhecendo apenas o primeiro nmero natural. As demais alternativas incorretas (B) e (C), sugerem que ele apresenta dificuldade na habilidade avaliada, no identificando o sucessor de nmeros menores que 10.

16

GUIA DE APLICAO 2 S/11 TESTE 1

Questo 09

RJ21140

Professor(a)/Aplicador(a): leia para os alunos SOMENTE a instruo em que aparece o megafone. Repita a leitura, no mximo, duas vezes. Anatemseislpisdecor.elavaidardoisparasuaamigaAline.

FaaumXnoquadradinhodonmerodelpisqueaindaficarocomAna. (A) (B) (C) (D) 2 4 6 8

Comentrio sobre o item: O item avalia a habilidade relacionada resoluo de um problema que demanda a ao de retirar quantidades. Os alunos que assinalaram a alternativa A no compreenderam o enunciado do item, fornecendo essa resposta por ter retido na memria apenas a parte do enunciado que corresponde ao nmero de lpis (2) que vai ser retirado da caixa. Os alunos que assinalaram a alternativa B demonstram a habilidade de resolver problemas com ao de retirar, envolvendo nmeros at 10. Os alunos que assinalaram a alternativa C provavelmente realizaram a contagem dos lpis presentes na caixa, sem compreender a demanda do problema. Os alunos que assinalaram a alternativa D provavelmente associaram o problema ao de juntar, somando os dois valores do enunciado.

GUIA DE APLICAO 2 S/11 TESTE 1

17

Questo 10

SP21116

Professor(a)/Aplicador(a): leia para os alunos SOMENTE a instruo em que aparece o megafone. Repita a leitura, no mximo, duas vezes. NOSTIODeDONABeNTA,HAVIADeZGALINHAS.eLADeUTRSDeLASPARA TIANASTCIA. FAA UM X NO QUADRADINHO eM QUe MOSTRA COM QUANTAS GALINHAS DONABeNTAFICOU.

(A)

13

(B)

10

(C)

7

(D)

3

Comentrio sobre o item: O item avalia a habilidade relacionada capacidade de resolver problemas que demandem aes de retirar quantidades menores que 20. O aluno deve resolver a subtrao proposta, num enunciado de contexto escolar e sem apoio da imagem, escolhendo dentre as alternativas fornecidas, aquela que representa o resultado dessa operao (C). No caso do aluno ter assinalado a alternativa (A), sugere que ele tenha realizado a adio dos dados do problema. J o aluno que assinalou as demais alternativas incorretas (B) e (D), pode t-lo feito por serem dados apresentados no enunciado do problema.

18

GUIA DE APLICAO 2 S/11 TESTE 1

Questo 11

E13107

Professor(a)/Aplicador(a): leia para os alunos SOMENTE a instruo em que aparece o megafone. Repita a leitura, no mximo, duas vezes. Vejaosanimaisquevovtemnostio.

FaaumXnoquadradinhoqueindicaoanimalqueavovmaistemnostio.

(A)

(B)

(C)

(D)

Comentrio sobre o item: O item avalia a habilidade relacionada comparao ou ordenao de quantidades, pela contagem, para identificar desigualdade numrica. Os alunos que assinalaram a alternativa (A) possivelmente deram uma interpretao pessoal ao item, escolhendo o animal mais familiar. Os alunos que assinalaram a alternativa (B) tambm podem estar associando a um animal domstico, ou ento interpretaram como a determinao do animal em menor quantidade. Os alunos que assinalaram a alternativa (C) demonstram a habilidade de comparar as quantidades de objetos representados em disposies variadas para identificar a maior delas. Os alunos que assinalaram a alternativa (D) possivelmente erraram na contagem dos objetos ou associaram ao maior animal presente no conjunto de animais.

GUIA DE APLICAO 2 S/11 TESTE 1

19

Questo 12

SP41277

Professor(a)/Aplicador(a): leia para os alunos SOMENTE a instruo em que aparece o megafone. Repita a leitura, no mximo, duas vezes. Josdesenhouumafiguraemseucaderno.

Faaumxnoquadradinhoquemostraonomedafiguraqueeledesenhou.

(A)

CRCULO

(B)

QUADRADO

(C)

TRINGULO

(D)

RETNGULO

Comentrio sobre o item: O item avalia a habilidade relacionada capacidade de identificar figuras geomtricas planas. O aluno deve associar a figura plana apresentada na imagem de apoio com seu respectivo nome: tringulo (C). No caso de o aluno ter assinalado uma das alternativas incorretas (A), (B) ou (D), sugere que ele no desenvolveu a capacidade de identificar as figuras planas por meio de seus nomes.

20

GUIA DE APLICAO 2 S/11 TESTE 1

Questo 13

SP12242

Professor(a)/Aplicador(a): leia para os alunos SOMENTE a instruo em que aparece o megafone. Repita a leitura, no mximo, duas vezes. Pedrotemvinteecincofigurinhascoladasemseulbum. Faa umxnoquadradinho que mostrao nmerode figurinhasdolbumde Pedro.

(A)

502

(B)

205

(C)

52

(D)

25

Comentrio sobre o item: O item avalia a habilidade relacionada capacidade de associar a leitura de um nmero, entre 10 e 99, sua respectiva representao numrica. O aluno deve escolher dentre as alternativas fornecidas, aquela que representa o nmero lido no enunciado (D). O fato de o aluno ter assinalado a alternativa (A), sugere que ele no conhece os nmeros que apresentem dezenas e unidades. A alternativa (B) sugere que ele se apega na oralidade considerando o nmero 20 junto com o nmero 5, para formar o nmero solicitado, revelando que o aluno apresenta dificuldade na compreenso do valor posicional dos algarismos do sistema numrico decimal (SND). O aluno que assinala a alternativa (C) tambm se apega na oralidade, entretanto, ele se fixa no ltimo algarismo lido (cinco) acrescentando o primeiro (dois).

GUIA DE APLICAO 2 S/11 TESTE 1

21

Questo 14

RJ32160

Professor(a)/Aplicador(a): leia para os alunos SOMENTE a instruo em que aparece o megafone. Repita a leitura, no mximo, duas vezes. VejaasbolasquePedrotinhaparavender.

HojePedrojvendeuametadedasbolas. FaaumxnoquadradinhodaquantidadedebolasquePedrojvendeu. (A) (B) (C) (D) 2 3 4 5

Comentrio sobre o item: O item avalia a habilidade relacionada resoluo de problema envolvendo a ideia de metade. Os alunos que assinalaram a alternativa (A) possivelmente associaram a palavra metade ao nmero 2. Os alunos que assinalaram a alternativa (B) podem ter considerado duas fileiras com trs bolas cada uma, determinando a metade de seis. Os alunos que assinalaram a alternativa (C) demonstram a habilidade de determinar a metade de uma quantidade. Os alunos que assinalaram a alternativa (D) provavelmente associaram o nmero de bolas a uma dezena, considerando a metade de uma dezena (5).

22

GUIA DE APLICAO 2 S/11 TESTE 1

Questo 15

PE22190

Professor(a)/Aplicador(a): leia para os alunos SOMENTE a instruo em que aparece o megafone. Professor(a)/Aplicador(a): leia mais de duas vezes esse comando. Zecatemdozefigurinhas.Paulotemnovefigurinhas.

FaaumXnoquadradinhoqueindicaquantasfigurinhasPauloprecisaparater amesmaquantidadequeZeca.

(A)

3

(B)

6

(C)

9

(D)

12

Comentrio sobre o item: O item avalia a habilidade relacionada resoluo de problema que demanda a ao de completar uma quantidade para obter outra quantidade. Os alunos que assinalaram a alternativa (A) demonstram a habilidade de resolver problema de estrutura aditiva relacionado ao de completar, incluindo um nmero maior que 10 e outro menor que 10. Os alunos que assinalaram a alternativa (B) provavelmente interpretaram o problema como uma subtrao dos valores apresentados no enunciado do item. Os alunos que assinalaram a alternativa (C) no compreenderam o enunciado do item, fornecendo como resposta um dos valores apresentados no problema (9). Os alunos que assinalaram a alternativa (D) tambm no compreenderam a estrutura do problema, escolhendo como resposta um dos valores apresentados no problema (12).

GUIA DE APLICAO 2 S/11 TESTE 1

23

Questo 16

SP32267

Professor(a)/Aplicador(a): leia para os alunos SOMENTE a instruo em que aparece o megafone. Repita a leitura, no mximo, duas vezes. Lenatem8pesparaseremdivididosigualmenteem2cestas.

FaaumXnoquadradinhoquemostraquantospesficaroemcadacesta.

(A)

4

(B)

8

(C)

10

(D)

16

Comentrio sobre o item: O item avalia a habilidade relacionada capacidade de resolver problemas que demandem as ideias da diviso considerando quantidades menores que 10, com o apoio de imagem e num contexto cotidiano. O aluno deve repartir uma coleo de objetos em partes iguais, escolhendo dentre as alternativas fornecidas, aquela que represente tal resultado (A). O fato de o aluno ter assinalado a alternativa (B), sugere que ele apenas considerou o primeiro dado do enunciado, visto que este est apresentado na imagem de apoio. As alternativas incorretas (C) e (D), sugerem que ele realizou as operaes de adio e multiplicao, respectivamente.

24

GUIA DE APLICAO 2 S/11 TESTE 1

Questo 17

PA52230

Professor(a)/Aplicador(a): leia para os alunos SOMENTE a instruo em que aparece o megafone. Repita a leitura, no mximo, duas vezes. Faa um X no quadradinho que representa o conjunto de moedas que tem o mesmovalordeumreal.

(A)

(B)

(C)

(D)Comentrio sobre o item: O item avalia a habilidade relacionada ao reconhecimento de diferentes formas de representar um mesmo valor monetrio. Os alunos que assinalaram a alternativa A no atriburam significado ao enunciado do item, provavelmente escolhendo a primeira opo da lista de alternativas. Os alunos que assinalaram a alternativa B possivelmente reconheceram as duas primeiras moedas, no considerando que a terceira moeda era diferente de 25 centavos. Os alunos que assinalaram a alternativa C forneceram esta resposta de forma aleatria por no atriburem significado ao enunciado do item. Os alunos que assinalaram a alternativa D demonstram a habilidade de realizar trocas monetrias para representar um mesmo valor.

GUIA DE APLICAO 2 S/11 TESTE 1

25

Questo 18

PE31132

Professor(a)/Aplicador(a): leia para os alunos SOMENTE a instruo em que aparece o megafone. Repita a leitura, no mximo, duas vezes. Antnioplantouduasfileirascom5rvoresemcadauma.Vejaumadasfileiras plantadasporAntonio.

FaaumXnoquadradinhoqueindicaquantasrvoresAntnioplantounototal das2fileiras.

(A) (B) (C) (D)

2 5 8 10

Comentrio sobre o item: O item avalia a habilidade relacionada resoluo de um problema que envolva a ideia de multiplicao como adio de parcelas iguais. Os alunos que assinalaram a alternativa (A) podem estar associando a resposta ao ltimo nmero lido pelo professor (2). Os alunos que assinalaram a alternativa (B) realizaram a contagem simples dos elementos apresentados na imagem (5). Os alunos que assinalaram a alternativa (C) provavelmente consideraram uma rvore a menos em cada fileira. Os alunos que assinalaram a alternativa (D) demonstram a habilidade de resolver problemas de multiplicao em situaes que envolvem ideia de adio de parcelas iguais.

26

GUIA DE APLICAO 2 S/11 TESTE 1

Questo 19

PA63223

Professor(a)/Aplicador(a): leia para os alunos SOMENTE a instruo em que aparece o megafone. Repita a leitura, no mximo, duas vezes. Renataviajouporumasemananomsdefrias. FaaumXnoquadradinhoquerepresentaonmerodediasqueRenataviajou.

(A)

5

(B)

6

(C)

7

(D)

8

Comentrio sobre o item: O item avalia a habilidade associada capacidade de relacionar o tempo em diferentes sistemas de medida, sem o apoio de imagem num contexto cotidiano. O aluno deve relacionar a semana como um perodo de 7 dias, escolhendo a alternativa (C). As demais alternativas sugerem que o aluno no estabelece essa relao.

GUIA DE APLICAO 2 S/11 TESTE 1

27

Questo 20

PE312MO11

Professor(a)/Aplicador(a): leia para os alunos SOMENTE a instruo em que aparece o megafone. Repita a leitura, no mximo, duas vezes. VejaascincovaquinhasqueChicotem.

Jootemodobrodessaquantidadedevaquinhas. FaaumXnoquadradinhoqueindicaquantasvaquinhasJootem. (A) (B) (C) (D) 2 5 7 10

Comentrio sobre o item: O item avalia a habilidade relacionada resoluo de um problema que envolva a ideia de dobro. Os alunos que assinalaram a alternativa (A) possivelmente interpretaram a expresso dobro dessa quantidade de vaquinhas como significando duas vaquinhas. Os alunos que assinalaram a alternativa (B) no compreenderam o enunciado do item, fornecendo como resposta o nmero de vaquinhas que aparece na ilustrao. Os alunos que assinalaram a alternativa (C) possivelmente associaram a expresso dobro dessa quantidade de vaquinhas ao resultado da operao 5 + 2, isto , dobro significa somar dois. Os alunos que assinalaram a alternativa (D) demonstram a habilidade de determinar o dobro de uma quantidade anunciada (lida pelo professor) com apoio de imagem.