guerra vicente

2
07/02/2015 Guerra Vicente http://www.oocities.org/vienna/strasse/Strasse/8454/guerra.htm 1/2 José Guerra Vicente VIDA Nasceu em 12 de março de 1906, em Almofala, Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, Beira Alta, Portugal. Naturalizou-se brasileiro em 1946. Faleceu em 6 de maio de 1976, em Vassouras, Rio de Janeiro. Além de compositor, era violoncelista e professor de Harmonia e Composição. Mudou-se para o Brasil aos 10 anos de idade, tendo recebido toda a sua formação musical na cidade do Rio de Janeiro. Embora tenha vindo residir no Brasil ainda criança, o fato de ser português deixou traços no seu caráter, que se refletiram claramente em sua música. As qualidades que normalmente se atribuem aos portugueses, como a instrospecção, a melancolia e a nostalgia, excedem a personalidade de Guerra Vicente, refletindo-se em diversas de suas composições. Pode-se dividir sua obra em três fases. Na primeira fase (1932-1952), de caráter eminentemente pós-romântico, o autor se vale até mesmo de temática diretamente relacionada a seu país natal. São casos de Saudade, Ribatejano e Portenho, todas para piano solo; Cantar Ibérico e Estavas, linda Inês..., ambas para canto e piano, baseadas, respectivamente, no cancioneiro luso e em Luís de Camões. Na segunda fase (1952-1971), nacionalista, Guerra Vicente seguiu o exemplo de seu mestre Francisco Braga, evitando embrenhar-se na pesquisa folclórica, procurando tão somente retratar as características da região na qual vivia, ou seja, o Rio de Janeiro. A partir da década de 60, adensa-se o volume das obras produzidas. Em 1960 sua obra Sinfonia Brasília recebeu o primeiro prêmio (dividido com os compositores Guerra Peixe e Cláudio Santoro), em concurso nacional instituído pelo Ministério da Educação e Cultura. Em 1968 ganhou o Concurso Nacional de Composição Francisco Braga, com a Abertura Sinfônica. Este período nacionalista pode ser também conhecido como o das Cenas Cariocas, subtítulo dado pelo autor a algumas de suas peças e que por extensão, pode definir a nova concepção de música abordada pelo autor. A terceira fase (1971-1976), a mais curta, interrompida por sua morte, é definida pelo próprio autor como "livre, mas com brasilidade". Nesse período pesquisa uma linguagem musical menos conservadora, baseada em novas técnicas de composição. A morte encontrou-o num período de transição, em que se achava This Page is an outdated, user-generated website brought to you by an archive.It was mirrored from Geocities at the end of October, 2009. For any questions concerning this page try to contact the respective author. (To report any malicious content send the URL to oocities(at gmail dot com). For question about the archive visit: OoCities.org .

Upload: arysselmo-lima

Post on 14-Sep-2015

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Guerra Vicente

TRANSCRIPT

  • 07/02/2015 Guerra Vicente

    http://www.oocities.org/vienna/strasse/Strasse/8454/guerra.htm 1/2

    Jos Guerra Vicente

    VIDA

    Nasceu em 12 de maro de 1906, em Almofala, Concelhode Figueira de Castelo Rodrigo, Beira Alta, Portugal.Naturalizou-se brasileiro em 1946. Faleceu em 6 de maio de1976, em Vassouras, Rio de Janeiro. Alm de compositor, era violoncelista e professor deHarmonia e Composio. Mudou-se para o Brasil aos 10 anos de idade, tendorecebido toda a sua formao musical na cidade do Rio deJaneiro. Embora tenha vindo residir no Brasil ainda criana, ofato de ser portugus deixou traos no seu carter, que serefletiram claramente em sua msica. As qualidades que

    normalmente se atribuem aos portugueses, como a instrospeco, a melancolia ea nostalgia, excedem a personalidade de Guerra Vicente, refletindo-se emdiversas de suas composies. Pode-se dividir sua obra em trs fases. Na primeira fase (1932-1952), de carter eminentemente ps-romntico, o autorse vale at mesmo de temtica diretamente relacionada a seu pas natal. Socasos de Saudade, Ribatejano e Portenho, todas para piano solo; Cantar Ibrico eEstavas, linda Ins..., ambas para canto e piano, baseadas, respectivamente, nocancioneiro luso e em Lus de Cames. Na segunda fase (1952-1971), nacionalista, Guerra Vicente seguiu o exemplode seu mestre Francisco Braga, evitando embrenhar-se na pesquisa folclrica,procurando to somente retratar as caractersticas da regio na qual vivia, ou seja,o Rio de Janeiro. A partir da dcada de 60, adensa-se o volume das obrasproduzidas. Em 1960 sua obra Sinfonia Braslia recebeu o primeiro prmio(dividido com os compositores Guerra Peixe e Cludio Santoro), em concursonacional institudo pelo Ministrio da Educao e Cultura. Em 1968 ganhou oConcurso Nacional de Composio Francisco Braga, com a Abertura Sinfnica.Este perodo nacionalista pode ser tambm conhecido como o das CenasCariocas, subttulo dado pelo autor a algumas de suas peas e que por extenso,pode definir a nova concepo de msica abordada pelo autor. A terceira fase (1971-1976), a mais curta, interrompida por sua morte, definidapelo prprio autor como "livre, mas com brasilidade". Nesse perodo pesquisa umalinguagem musical menos conservadora, baseada em novas tcnicas decomposio. A morte encontrou-o num perodo de transio, em que se achava

    This Page is an outdated, user-generated website brought to you by an archive.It wasmirrored from Geocities at the end of October, 2009.For any questions concerning this page try to contact the respective author. (To report any malicious content send the URL to oocities(atgmail dot com). For question about the archive visit: OoCities.org.

  • 07/02/2015 Guerra Vicente

    http://www.oocities.org/vienna/strasse/Strasse/8454/guerra.htm 2/2

    completamente envolvido pelas questes musicais, que tanto o fascinavam.

    OBRA

    Trs Sinfonias;Concerto para violoncelo;Concerto para trompete;Sonatas para violino e piano, clarinete e piano, violoncelo e piano;Carnaval Carioca, para grande orquestra;Duos;Trio de Cordas;Quarteto de Cordas;Peas para flauta, clarinete, obo, violo, violino, viola, violoncelo, piano e canto;Cenas Cariocas, para violoncelo e piano (1961).