guerra fria prof. josédna. wr

38

Upload: willi-roger

Post on 11-Jul-2015

3.524 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Guerra fria prof. josédna. wr
Page 2: Guerra fria prof. josédna. wr
Page 3: Guerra fria prof. josédna. wr

• A Guerra Fria tem início logo após a Segunda GuerraMundial (1945), pois os Estados Unidos e a UniãoSoviética vão disputar a hegemonia política,econômica e militar no mundo.

• A União Soviética possuía um sistema socialista,baseado na economia planificada, partido único(Partido Comunista), igualdade social e falta dedemocracia.

• Já os Estados unidos, a outra potência mundial,defendia a expansão do sistema capitalista, baseadona economia de mercado, sistema democrático epropriedade privada. Na segunda metade da décadade 1940 até 1989, estas duas potências tentaramimplantar em outros países os seus sistemas políticose econômicos.

Page 4: Guerra fria prof. josédna. wr
Page 5: Guerra fria prof. josédna. wr

• A definição para a expressão guerra fria é de umconflito que aconteceu apenas no campo ideológico,não ocorrendo um embate militar declarado e diretoentre Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque,estes dois países estavam armados com centenas demísseis nucleares. Um conflito armado diretosignificaria o fim dos dois países e, provavelmente, davida no planeta Terra. Porém ambos acabaramalimentando conflitos em outros países como, porexemplo, na Coréia e no Vietnã.

• As duas potências envolveram-se numa corridaarmamentista, espalhando exércitos e armamentosem seus territórios e nos países aliados. Enquantohouvesse um equilíbrio bélico entre as duas potências,a paz estaria garantida, pois haveria o medo do ataqueinimigo.

Page 6: Guerra fria prof. josédna. wr

• Nesta época, formaram-se dois blocos militares, cujoobjetivo era defender os interesses militares dospaíses membros. A OTAN - Organização do Tratado doAtlântico Norte (surgiu em abril de 1949) era lideradapelos Estados Unidos e tinha suas bases nos paísesmembros, principalmente na Europa Ocidental.O Pacto de Varsóvia era comandado pela UniãoSoviética e defendia militarmente os países socialistas.Alguns países membros da OTAN : EstadosUnidos, Canadá, Itália, Inglaterra, AlemanhaOcidental, França, Suécia, Espanha, Bélgica, Holanda,Dinamarca, Áustria e Grécia.

• Alguns países membros do Pacto de Varsóvia :URSS, Cuba, China, Coréia doNorte, Romênia, AlemanhaOriental, Albânia, Tchecoslováquia e Polônia.

Page 7: Guerra fria prof. josédna. wr

• EUA e URSS travaram uma disputa muito grande noque se refere aos avanços espaciais. Ambos corriampara tentar atingir objetivos significativos nesta área.Isso ocorria, pois havia uma certa disputa entre aspotências, com o objetivo de mostrar para o mundoqual era o sistema mais avançado. No ano de 1957, aURSS lança o foguete Sputnik com um cão dentro, oprimeiro ser vivo a ir para o espaço. Doze anosdepois, em 1969, o mundo todo pôde acompanharpela televisão a chegada do homem a lua, com amissão espacial norte-americana.

Page 8: Guerra fria prof. josédna. wr

• A guerra da propaganda ganhou ainda mais impulsocom o acirramento da corrida armamentista, nos anos50. A corrida teve início com a explosão das bombasatômicas sobre Hiroshima e Nagasaki, em 1945.Quatro anos depois, em 49, foi a vez de a UniãoSoviética anunciar a conquista da tecnologia nuclear.Foi o mesmo ano da criação da Organização do Tratadodo Atlântico Norte, OTAN. A resposta viria em 1955,quando a União Soviética construiu sua própriaaliança, o Pacto de Varsóvia. As superpotênciaspassaram a acumular um poder nuclear capaz deaniquilar o planeta em instantes.

Page 9: Guerra fria prof. josédna. wr

• Um componente fundamental da corridaarmamentista foi a disputa pelo espaço. Em 1957, ossoviéticos colocaram em órbita da Terra o primeirosatélite construído pelo homem, o Sputnik-1. Em 61,os soviéticos fariam uma nova demonstração deavanço tecnológico: lançaram o foguete Vostok, aprimeira nave espacial pilotada por um ser humano. Ojovem cosmonauta Yuri Gagarin viajou durante cercade 90 minutos em órbita da Terra, a uma altura médiade 320 quilômetros.

Gagarin: primeiro homem no espaço

Page 10: Guerra fria prof. josédna. wr

• Os Estados Unidos reagiram. Num histórico discursoem maio de 61, o presidente John Kennedy prometeuque, em menos de 10 anos, um astronauta norte-americano pisaria o solo da Lua. Toda a estruturatecnológica e científica foi direcionada para oprograma espacial. Cumprir a promessa de Kennedyera mais do que um desafio científico: era umcompromisso político.

• Em 20 de julho de 1969, o grande momento: oastronauta Neil Armstrong, comandante da missãoApollo-11, e o piloto Edwin Aldrin pisam o solo lunar. Aconquista norte-americana foi transmitida ao vivo pelaTV, e acompanhada por mais de 1 bilhão de pessoasno mundo todo.

Neil Armstrong na Lua: ao vivo na TV

Page 11: Guerra fria prof. josédna. wr

• É claro que a corrida espacial tinha também, desde ocomeço, um significado militar. Se um foguete podialevar ao espaço uma cachorrinha como a Laika, semdúvida poderia transportar equipamentos bem menosinofensivos, como ogivas nucleares. A combinação datecnologia nuclear com as conquistas espaciais colocouo mundo na era dos mísseis balísticosintercontinentais. Um míssil disparado emWashington, por exemplo, poderia atingir Moscou emcheio em apenas 20 minutos. O aperfeiçoamentoconstante das armas acentuou a corrida armamentista.A conquista sistemática de novas tecnologias, nos doisblocos, incentivou o desenvolvimento de um ofíciomilenar: a espionagem.

Page 12: Guerra fria prof. josédna. wr

• Os EUA liderou uma forte política de combateao comunismo em seu território e no mundo. Usandoo cinema, a televisão, os jornais, as propagandas e atémesmo as histórias em quadrinhos, divulgou umacampanha valorizando o "american way of life". Várioscidadãos americanos foram presos ou marginalizadospor defenderem idéias próximas ao socialismo. OMacartismo, comandado pelo senador republicanoJoseph McCarthy, perseguiu muitas pessoas nos EUA.Essa ideologia também chegava aos países aliados dosEUA, como uma forma de identificar o socialismo comtudo que havia de ruim no planeta.

Page 13: Guerra fria prof. josédna. wr
Page 14: Guerra fria prof. josédna. wr

• Na URSS não foi diferente, já que o Partido Comunista e seus integrantes perseguiam, prendiam e até matavam todos aqueles que não seguiam as regras estabelecidas pelo governo. Sair destes países, por exemplo, era praticamente impossível. Um sistema de investigação e espionagem foi muito usado de ambos os lados. Enquanto a espionagem norte-americana cabia aos integrantes da CIA, os funcionários da KGB faziam os serviços secretos soviéticos.

Page 15: Guerra fria prof. josédna. wr

• Após a Segunda Guerra, a Alemanha foi dividida emduas áreas de ocupação entre os países vencedores. ARepública Democrática da Alemanha, com capital emBerlim, ficou sendo zona de influência soviética e,portanto, socialista. A República Federal da Alemanha,com capital em Bonn (parte capitalista), ficou sob ainfluência dos países capitalistas. A cidade de Berlim foidividida entre as quatro forças que venceram a guerra :URSS, EUA, França e Inglaterra. No final da década de1940 é levantado Muro de Berlim, para dividir a cidadeem duas partes : uma capitalista e outra socialista. É avergonhosa "cortina de ferro".

Page 16: Guerra fria prof. josédna. wr
Page 17: Guerra fria prof. josédna. wr
Page 18: Guerra fria prof. josédna. wr

Plano Marshall e COMECON

• As duas potências desenvolveram planos paradesenvolver economicamente os paísesmembros. No final da década de 1940, os EUAcolocaram em prática o Plano Marshall,oferecendo ajuda econômica, principalmenteatravés de empréstimos, para reconstruir ospaíses capitalistas afetados pela SegundaGuerra Mundial. Já o COMECON foi criado pelaURSS em 1949 com o objetivo de garantirauxílio mútuo entre os países socialistas.

Page 19: Guerra fria prof. josédna. wr

• Guerra da Coréia : Entre os anos de 1951 e 1953 a Coréia foi palco de um conflito armado de grandes proporções. Após a Revolução Maoista ocorrida na China, a Coréia sofre pressões para adotar o sistema socialista em todo seu território. A região sul da Coréia resiste e, com o apoio militar dos Estados Unidos, defende seus interesses. A guerra dura dois anos e termina, em 1953, com a divisão da Coréia no paralelo 38. A Coréia do Norte ficou sob influência soviética e com um sistema socialista, enquanto a Coréia do Sul manteve o sistema capitalista.

Page 20: Guerra fria prof. josédna. wr
Page 21: Guerra fria prof. josédna. wr

Guerra do Vietnã: Este conflito ocorreu entre1959 e 1975 e contou com a intervenção diretados EUA e URSS. Os soldados norte-americanos,apesar de todo aparato tecnológico, tiveramdificuldades em enfrentar os soldadosvietcongues (apoiados pelos soviéticos)nas florestas tropicais do país. Milhares depessoas, entre civis e militares morreram noscombates. Os EUA saíram derrotados e tiveramque abandonar o território vietnamita de formavergonhosa em 1975. O Vietnã passou a sersocialista.

Page 22: Guerra fria prof. josédna. wr
Page 23: Guerra fria prof. josédna. wr

• Quando a Segunda Guerra Mundial terminou, a capital alemã, Berlim, foi dividida em quatro áreas. Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e União Soviética passaram a comandar e administrar cada uma destas regiões.

• No ano de 1949, os países capitalistas (Estados Unidos, França e Grã-Bretanha) fizeram um acordo para integrar suas áreas à República Federal da Alemanha (Alemanha Oriental). O setor soviético, Berlim Oriental, passou a ser integrado a República Democrática da Alemanha (Alemanha Ocidental), seguindo o sistema socialista, pró-soviético.Até o ano de 1961, os cidadãos berlinenses podiam passar livremente de um lado para o outro da cidade.

Page 24: Guerra fria prof. josédna. wr

• Porém, em agosto de 1961, com o acirramentoda Guerra Fria e com a grande migração deberlinenses do lado oriental para o ocidental, ogoverno da Alemanha Oriental resolveuconstruir um muro dividindo os dois setores.Decretou também leis proibindo a passagemdas pessoas para o setor ocidental da cidade.

Page 25: Guerra fria prof. josédna. wr

• O muro, que começou a ser construído em 13 de agosto de 1961, não respeitou casas, prédios ou ruas. Policiais e soldados da Alemanha Oriental impediam e até mesmo matavam quem tentasse ultrapassar o muro. Muitas famílias foram separadas da noite para o dia. O muro chegou a ser reforçado por quatro vezes. Possuía cercas elétricas e valas para dificultar a passagem. Havia cerca de 300 torres de vigilância com soldados preparados para atirar.

Page 26: Guerra fria prof. josédna. wr
Page 27: Guerra fria prof. josédna. wr
Page 28: Guerra fria prof. josédna. wr

• Em 9 de novembro de 1989, com a crise do sistema socialista no leste da Europa e o fim deste sistema na Alemanha Oriental, ocorreu a queda do muro. Cidadãos da Alemanha foram para as ruas comemorar o momento histórico e ajudaram a derrubar o muro. O ato simbólico representou também o fim da Guerra Fria e o primeiro passo na reintegração da Alemanha.

• A Guerra Fria começou a esfriar durante a década de 1980. Em 1989, a queda do muro de Berlim foi o ato simbólico que decretou o encerramento de décadas de disputas econômicas, ideológicas e militares entre o bloco capitalista, comandado por Estados Unidos e o socialista, dirigido pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas USSS). Na sequência deste fato, ocorreu a reunificação da Alemanha Ocidental e Oriental.

Page 29: Guerra fria prof. josédna. wr
Page 30: Guerra fria prof. josédna. wr

• Podemos afirmar que a crise nos países socialistas funcionou como um catalisador do fim da Guerra Fria. Os países do bloco socialistas, incluindo a União Soviética, passavam por uma grave crise econômica na década de 1980. A falta de concorrência, os baixos salários e a falta de produtos causaram uma grave crise econômica. A falta de democracia também gerava uma grande insatisfação popular.

Page 31: Guerra fria prof. josédna. wr

• No começo da década de 1990, o presidente da UniãoSoviética Mikhail Gorbachev começou a implementar aGlasnost (reformas políticas priorizando a liberdade) ea Perestroika (reestruturação econômica). A UniãoSoviética estava pronta para deixar o socialismo, rumaa economia de mercado capitalista, com mais aberturapolítica e democrática. Na sequência, as diversasrepúblicas que compunham a União Soviética foramretomando sua independência política. Futurosacordos militares entre Estados Unidos e Rússiagarantiriam o início de um processo de desarmamentonuclear.

Page 32: Guerra fria prof. josédna. wr

• Na década de 1990, sem a pressão soviética, os outrospaíses socialistas(Polônia, Hungria, Romênia, Bulgária, entre outros)também foram implementando mudanças políticas eeconômica no sentido do retorno da democracia eengajamento na economia de mercado.

• Portanto, a década de 1990 marcou o fim da GuerraFria e também da divisão do mundo em dois blocosideológicos. O temor de uma guerra nuclear e asdisputas armamentistas e ideológicas também foramsepultadas.

Page 33: Guerra fria prof. josédna. wr
Page 34: Guerra fria prof. josédna. wr

• Capitalismo é o sistema sócio-econômico em que os meios de produção (terras, fábricas, máquinas, edifícios) e o capital (dinheiro) são propriedade privada, ou seja, tem um dono.

• Antes do capitalismo, o sistema predominante era o Feudalismo, cuja riqueza vinha da exploração de terras e também do trabalho dos servos. O progresso e as importantes mudanças na sociedade (novas técnicas agrícolas,urbanização, etc) fizeram com que este sistema se rompesse. Estas mesmas mudanças que contribuíram para a decadência do Feudalismo, cooperaram para o surgimento do capitalismo.

• Os proprietários dos meios de produção (burgueses ou capitalistas) são a minoria da população e os não-proprietários (proletários ou trabalhadores – maioria) vivem dos salários pagos em troca de sua força de trabalho.

Page 35: Guerra fria prof. josédna. wr

As características do sistema capitalistaEste sistema caracteriza em linhas gerais:• pela propriedade privada ou particular dos meios de produção;• pelo trabalho assalariado;• pelo predomínio da livre iniciativa sobre a planificação estatal.A interferência do Estado nos negócios é pequena. Diante do que foi exposto, percebe-se que a sociedade capitalista divide-se em duas classes sociais: a que possui os meios de produção, denominada burguesia;a que possui apenas a sua força de trabalho, denominada proletariado.

Page 36: Guerra fria prof. josédna. wr

• Até 1917 a Rússia era um país feudal e capitalista. O povo não participava da vida política e vivia em condições miseráveis. Esta situação fez com que a população, apoiada nas idéiassocialistas, principalmente nas de Marx, derrubasse o governo do czar Nicolau II e organizasse uma nova sociedade oposta à capitalista – a socialista. A Rússia foi o primeiro país a se tornar socialista e, posteriormente, passou a se chamar União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).Em linhas gerais, podemos caracterizar o socialismo como um sistema onde:• não existe propriedade privada ou particular dos meios de produção;• a economia é controlada pelo Estado com o objetivo de promover uma distribuição justa da riqueza entre todas as pessoas da sociedade;• o trabalho é pago segundo a quantidade e qualidade do mesmo.

Page 37: Guerra fria prof. josédna. wr

• Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), outros países se tornaram socialistas, como, por exemplo. A Iugoslávia, a Polônia, a China, o Vietnã, a Coréia do Norte e Cuba. Entretanto, este novo sistema colocado em prática nesses países, principalmente na União Soviética, apresenta vários problemas:• falta de participação do povo nas decisões governamentais;• falta de liberdade de pensamento e expressão;• formação de um grupo político altamente privilegiado.

A teoria econômica elaborada por Karl Marx, Friedrich Engels e outros pensadores foi interpretada de várias formas, dando origem a diferenças entre os socialismos implantados.

Page 38: Guerra fria prof. josédna. wr

• As características do socialismo são completamente diferentes em relação ao capitalismo, a seguir veja os principais aspectos socialistas:

• Meios de produção socializados: no socialismo toda estrutura produtiva, como empresas comerciais, indústrias, terras agrícolas, dentre outros, são de propriedade da sociedade e gerenciados pelo Estado. Toda riqueza gerada pelos processos produtivos são igualmente divididos entre todos.

• Inexistência de sociedade dividida em classes: como os meios de produção pertencem à sociedade, existe somente uma classe; a dos proletários. Todos trabalham em conjunto e com o mesmo propósito, melhorar a sociedade. Por isso não existem empregados e patrões.

• Economia planificada e controlada pelo Estado: o Estado realiza o controle de todos os seguimentos da economia e é responsável por regular a produção e o estoque, o valor do salário, controle dos preços e etc. Configuração completamente diferente do sistema liberal que vigora no capitalismo, no qual o próprio mercado controla a economia. Dessa forma, não há concorrência e variação dos preços.