guerra fria - percurso · 2016. 5. 4. · guerra fria 1. (uerj 2014) em 25 de junho de 1950, tropas...

13
GUERRA FRIA 1. (Uerj 2014) Em 25 de junho de 1950, tropas da Coreia do Norte ultrapassaram o Paralelo 38, que delimitava a fronteira com a Coreia do Sul. Com a aprovação do Conselho de Segurança da ONU, quinze países enviaram tropas em defesa da Coreia do Sul, comandadas pelo general norte-americano Douglas MacArthur. Após três anos de combate, foi assinado um armistício em 27 de julho de 1953, mantendo a divisão entre as Coreias. Adaptado de cpdoc.fgv.br. O governo norte-coreano anunciou recentemente que não mais reconheceria o armistício assinado em 1953, o que trouxe novamente ao debate o episódio da Guerra da Coreia. O fator que explica a dimensão assumida por essa guerra na década de 1950 está apresentado em: a) mundialização do acesso a fontes de energia b) bipolaridade das relações políticas internacionais c) hegemonia soviética em países do Terceiro Mundo d) criação de multinacionais japonesas no extremo Oriente 2. (Uerj 2014) Na década de 1960, muitas expressões artísticas representaram uma postura crítica frente a problemas da época, em especial os conflitos da Guerra Fria. Um exemplo é o Festival de Woodstock, ocorrido em 1969 nos E.U.A., em cujo cartaz se lê “Três dias de paz e música”. Nesse contexto da década de 1960, destacava-se a denúncia sobre: a) presença soviética na China b) intervenção militar no Vietnã c) dominação europeia na África do Sul d) exploração econômica no Oriente Médio 3. (G1 - cftmg 2016) “A Segunda Guerra Mundial mal terminara quando a humanidade mergulhou no que se pode encarar, razoavelmente, como uma Terceira Guerra Mundial, embora uma guerra muito peculiar. A Guerra Fria entre EUA e URSS que dominou o cenário Página 1 de 13

Upload: others

Post on 10-Feb-2021

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • GUERRA FRIA 1. (Uerj 2014) Em 25 de junho de 1950, tropas da Coreia do Norte ultrapassaram o Paralelo 38, que delimitava a fronteira com a Coreia do Sul. Com a aprovação do Conselho de Segurança da ONU, quinze países enviaram tropas em defesa da Coreia do Sul, comandadas pelo general norte-americano Douglas MacArthur. Após três anos de combate, foi assinado um armistício em 27 de julho de 1953, mantendo a divisão entre as Coreias.

    Adaptado de cpdoc.fgv.br.

    O governo norte-coreano anunciou recentemente que não mais reconheceria o armistício assinado em 1953, o que trouxe novamente ao debate o episódio da Guerra da Coreia. O fator que explica a dimensão assumida por essa guerra na década de 1950 está apresentado em: a) mundialização do acesso a fontes de energia b) bipolaridade das relações políticas internacionais c) hegemonia soviética em países do Terceiro Mundo d) criação de multinacionais japonesas no extremo Oriente 2. (Uerj 2014)

    Na década de 1960, muitas expressões artísticas representaram uma postura crítica frente a problemas da época, em especial os conflitos da Guerra Fria. Um exemplo é o Festival de Woodstock, ocorrido em 1969 nos E.U.A., em cujo cartaz se lê “Três dias de paz e música”. Nesse contexto da década de 1960, destacava-se a denúncia sobre: a) presença soviética na China b) intervenção militar no Vietnã c) dominação europeia na África do Sul d) exploração econômica no Oriente Médio 3. (G1 - cftmg 2016) “A Segunda Guerra Mundial mal terminara quando a humanidade mergulhou no que se pode encarar, razoavelmente, como uma Terceira Guerra Mundial, embora uma guerra muito peculiar. A Guerra Fria entre EUA e URSS que dominou o cenário

    Página 1 de 13

  • GUERRA FRIA internacional na segunda metade do Breve Século XX foi sem dúvida um desses períodos. Gerações inteiras se criaram à sombra de batalhas nucleares globais que, acreditava-se firmemente, podiam estourar a qualquer momento, e devastar a humanidade. Não aconteceu, mas por cerca de quarenta anos pareceu uma possibilidade diária.” Adaptado de: HOBSBAWM, E. J. Era dos extremos: o breve século XX 1914-1991. São Paulo:

    Companhia das Letras, 1995. p. 224. Sobre esse contexto histórico, pode-se afirmar que a) a corrida armamentista produziu a possibilidade de o mundo autodestruir-se algumas vezes. b) a Guerra Fria evitou as guerras regionais, pois impedia o embate aberto e o uso armas

    nucleares. c) os testes nucleares geraram a sensação de que tais armas dificilmente seriam usadas em

    uma guerra efetiva. d) as duas superpotências dividiram o mundo em áreas de influência que permaneceram

    intocáveis durante o período. 4. (Faculdade Albert Einstein 2016) “Depois que a Guerra do Vietnã demonstrou que o mais caro, mais avançado e mais destrutivo aparato militar que o mundo já vira era inteiramente incapaz de dobrar a vontade de um dos povos mais pobres da Terra, o governo norte-americano perdeu temporariamente a maior parte, senão toda a sua credibilidade como vigilante do mundo livre. O resultado foi um vazio de poder, que as forças locais, em conluio franco ou tácito com a União Soviética e seus aliados, exploraram prontamente, de várias maneiras: para completar o processo de libertação nacional dos últimos resíduos do colonialismo europeu, para guerrear entre si na tentativa de reorganizar o espaço político das regiões circunvizinhas e para expulsar do poder os governos que eram clientes dos Estados Unidos.”

    Giovanni Arrighi. O longo século XX. Rio de Janeiro/São Paulo: Contraponto/Unesp, 1996, p. 333. Adaptado.

    A partir do que afirma o texto, pode-se dizer que a derrota militar dos Estados Unidos no Vietnã provocou, entre outros efeitos diretos ou indiretos, a) o fim da influência das superpotências no Sul e Sudeste asiático e a ascensão econômica,

    política e diplomática de países em desenvolvimento, como a Austrália, o Brasil, a Índia e o México.

    b) o acirramento da Guerra Fria, com as intervenções militares soviéticas no Paquistão e em Cuba, países que antes pertenciam à zona de influência norte-americana.

    c) o encerramento da corrida armamentista entre os países vinculados ao Pacto de Varsóvia e os membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte, obtido a partir de esforço internacional liderado pela Organização das Nações Unidas.

    d) uma reorganização profunda no cenário da Guerra Fria, com o fim de regimes ditatoriais apoiados pelos Estados Unidos, como o da Nicarágua e o do Irã.

    5. (Pucrs 2016) Considere as afirmativas sobre as diferentes conjunturas históricas da Guerra Fria. I. Nas décadas de 1960 e 1970, a Guerra Fria atravessou um período marcado pelo que se

    chamou de “coexistência pacífica”, no qual não ocorreram conflitos militares localizados na África e na Ásia envolvendo as superpotências.

    II. Na década de 1980, verificou-se uma forte retomada, por parte dos Estados Unidos, de iniciativas de caráter estratégico-militar na lógica da Guerra Fria, expressa no chamado Projeto Guerra nas Estrelas.

    III. Ao longo de todas as fases históricas, o confronto Leste-Oeste, central na Guerra Fria, influenciou decisões e mostrou a relativa inoperância dos principais organismos da ONU, com destaque para o Conselho de Segurança.

    Página 2 de 13

  • GUERRA FRIA Está/Estão correta(s) a(s) afirmativa(s) a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. 6. (Uemg 2016) Observe a imagem:

    Em 20 de Julho de 1969, Neil Armstrong e Edwin Aldrin pisaram em terreno lunar. O ato de estar na lua era simbólico, já que, além da magia dessa conquista, outras motivações existiam. O cenário histórico em questão corresponde a a) disputa ideológica entre capitalismo e socialismo, mostrando a vitória do sistema capitalista

    sobre o socialismo. O monopólio tecnológico espacial americano foi o ato que simbolizou a derrocada soviética.

    b) vitória americana sobre o sistema de dominação soviética durante a Guerra Fria; pondo assim fim à disputa bélica entre essas nações.

    c) exclusividade americana em aplicação de tecnologias espaciais, enquanto os soviéticos optavam por investir seu capital na industrialização das nações vizinhas e na aplicação de recursos para garantir o pleno emprego.

    d) corrida espacial competitiva entre Estados Unidos da América e a União das Repúblicas Socialistas Soviética (URSS), em plena guerra fria, que buscavam a supremacia espacial, para justificar a superioridade de seus respectivos sistemas.

    7. (Ufrgs 2016) Considere as afirmações abaixo, sobre a Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética. I. Em virtude da capacidade de “destruição mútua assegurada” no caso de uma guerra aberta

    entre os dois países, não ocorreu nenhum conflito armado entre eles. II. Nos anos 1970, o período da chamada “distensão” entre ambas as potências chegou ao fim

    com a construção do Muro de Berlim, no final daquela década. III. Durante a Guerra Fria, foi estimulado o desenvolvimento da indústria bélica dos Estados

    Unidos e da União Soviética e fomentada a corrida espacial entre os dois países entre 1950 e 1980.

    Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e III.

    Página 3 de 13

  • GUERRA FRIA e) I, II e III. 8. (G1 - cftmg 2016)

    A charge refere-se a um período da história soviética em que as a) crises sociais e diplomáticas, protagonizadas por Kruschev, intensificaram a disputa nuclear. b) revoluções populares e democráticas, lideradas por Lênin, instituíram o descontrole político. c) reformas políticas e econômicas, efetivadas por Gorbachev, favoreceram a desagregação do

    país. d) propostas financeiras e partidárias, apresentadas por Stálin, desestabilizaram os rumos da

    nação. 9. (Ueg 2016) Uma das mais extraordinárias mudanças culturais do século XX foi a autonomia da juventude que se tornou um grupo com consciência. Os acontecimentos políticos mais dramáticos dos anos 60 e 70 foram feitos com esses atores.

    HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos. São Paulo: Cia das Letras, 1995, p. 317. (Adaptado). Dentre os acontecimentos políticos e culturais dos anos 60 e 70, aquele em que a juventude, em vez de usar a sua disposição para a crítica social, reforçou o poder institucional vigente, foi a) a Revolução de Maio de 1968, em Paris. b) as manifestações da UNE no Brasil dos anos 1960. c) a Revolução Cultural Chinesa iniciada em 1966. d) as letras das músicas do Rock norte-americano dos anos 1970. 10. (G1 - ifsp 2016) Considere a imagem e o texto a seguir:

    Página 4 de 13

  • GUERRA FRIA

    A imagem refere-se ao Muro de Berlim em 1989. A cidade de Berlim possui aproximadamente

    2"890 km (dos quais, 2403 km correspondiam à Berlim Oriental), dividida em duas partes já desde 1948, foi, em 1961, solidamente separada por uma fronteira física até então inexistente – e constituída como fronteira fechada por um muro de concreto de 43,7 km no meio da cidade (156,4 km era o tamanho total do muro em torno de Berlim Ocidental), com uma altura que variava de 3,40 a 4,20 m. O muro, simbólica e concretamente, separava sistemas, países e mundos sociais”, como afirma o historiador Moraes.

    (Fonte: MORAES, Luis Edmundo Souza. O Muro, dois Estados, dois Mundos. Disponível em:

    Acesso em: 25 out. 2015).

    De acordo com a imagem e com o contexto descrito, é correto o que se afirma em: a) Os alemães comemoraram o fim da divisão entre a República Democrática da Alemanha

    (Alemanha Oriental) e a República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental), assim como a queda do Muro de Berlim e possível reunificação que só ocorreu em 1990.

    b) Os alemães comemoraram a data da construção do Muro de Berlim e os 40 anos da República Democrática da Alemanha (Alemanha Oriental), pois havia muita resistência e protestos por parte da maioria dos alemães que eram contra a reunificação prevista para 1990.

    c) Os alemães comemoraram o fim da divisão entre A República Democrática da Alemanha (Alemanha Ocidental) e a República Federal da Alemanha (Alemanha Oriental), assim como a queda do Muro de Berlim e possível reunificação que só ocorreu em 1990.

    d) Os alemães comemoram a queda do Muro de Berlim, fim da Guerra Fria, bem como o fim da luta armada entre a República Democrática da Alemanha (Alemanha Oriental) e a República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental) e almejavam a reunificação prevista para 1990.

    e) Os alemães comemoram as pesadas indenizações que a República Democrática da Alemanha (Alemanha Oriental) foi condenada a pagar judicialmente para a República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental), devido às mortes dos alemães que tentaram atravessar o muro para ir de uma Alemanha para outra.

    11. (Ufpr 2015) Considere a charge abaixo, publicada na revista humorística brasileira Pif-Paf, em 27 de julho de 1964:

    Página 5 de 13

  • GUERRA FRIA

    A partir dos elementos da charge e dos conhecimentos sobre o período da ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985), identifique as seguintes afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) A charge faz referência ao símbolo da suástica nazista, pois iguala a cassação de direitos

    civis e políticos que ocorreu após o golpe militar brasileiro com a cassação de direitos civis dos judeus alemães no regime nazista.

    ( ) A direita na América Latina, durante o período da Guerra Fria (1945-1989), recebeu apoio da União Soviética para instituir governos autoritários que afirmavam proteger o bem maior da população contra inimigos comunistas.

    ( ) A charge faz referência ao caráter do governo instituído ser de direita, para proteger o país de uma alegada “ameaça comunista”, que foi associada pelos militares e seus apoiadores ao presidente deposto João Goulart e demais grupos de esquerda.

    ( ) Eventos como a Revolução Cubana (1959) não somente inspiraram diversos movimentos de esquerda antes e depois do golpe militar, como impulsionaram os Estados Unidos para o estreitamento de laços com a direita na América Latina.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. a) V – F – V – V. b) V – V – V – V. c) F – V – F – F. d) F – V – V – F. e) V – F – F – V. 12. (Pucrs 2015) Com a ordem internacional marcada pela Guerra Fria, o presidente estadunidense John Kennedy (1961-1963) orientou sua política externa, denominada Nova Fronteira, no sentido de conter a URSS por meio do aumento do potencial militar norte-americano e do fortalecimento dos laços com os países aliados, particularmente com o Terceiro Mundo, para onde seriam enviados recursos técnicos e econômicos com o objetivo de fortalecer o anticomunismo. Um exemplo desse aspecto da política norte-americana no período foi __________, voltado(a) para __________, visando, fundamentalmente, __________. a) o Plano Marshall – o Oriente Médio – à defesa externa b) o fair deal – a África Ocidental – à questão sanitária c) a Doutrina Truman – o sudeste asiático – à infraestrutura urbana d) a Aliança para o Progresso – a América Latina – ao desenvolvimento econômico e) a Unidade pela Democracia – o extremo oriente – à descolonização

    Página 6 de 13

  • GUERRA FRIA 13. (Upf 2015) Observe a imagem a seguir.

    A charge representa o fenômeno chamado Guerra Fria, que, a partir de 1948, promoveu a divisão do mundo em dois blocos antagônicos: o Bloco Ocidental capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e o Bloco Oriental socialista, sob a influência da União Soviética. Sobre esse contexto, considere que as afirmações a seguir listam fatores que contribuíram com o processo de acirramento da rivalidade. I. A criação do COMECON (1948), em oposição ao plano Marshall (1947). II. A assinatura do pacto de Varsóvia (1955) como contrapartida ao seu equivalente ocidental, a

    OTAN (1949). III. A eclosão de grandes conflitos internacionais (Coreia, Vietnã, Oriente Médio) que levaram

    ao afastamento do bloco comunista da ONU. IV. A tentativa de desarmamento mundial, a partir dos Acordos de Camp David, firmados entre

    os Estados Unidos e a República Popular da China. Está correto apenas o que se afirma em: a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I e IV. e) II e IV. 14. (Ufu 2015) O período posterior à Segunda Guerra Mundial foi de enorme crescimento produtivo nos países desenvolvidos. Denominados de anos gloriosos ou de idade do ouro, o fato é que os primeiros trinta anos do pós-guerra constituíram uma era única na história contemporânea. A espantosa recuperação do mundo capitalista, quanto ao crescimento econômico e avanços tecnológicos, revolucionou as pautas de consumo e comportamento até então existentes.

    PADRÓS, Enrique Serra. Capitalismo, prosperidade e estado de bem-estar social. In: FILHO, Daniel Aarão Reis. FERREIRA, Jorge e ZENHA, Celeste (orgs.). O século XX. O tempo das crises: revoluções, fascismos e guerras. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000, p. 229.

    (Adaptado). A euforia econômica que caracterizou o mundo capitalista nos trinta anos seguintes ao fim da II Guerra estava fortemente relacionada a) ao crescimento dos níveis de desemprego, formando um exército de mão de obra de reserva

    que estimulou a acumulação capitalista. b) ao desenvolvimento de outras formas de energia, com a consequente redução da

    dependência em relação ao petróleo.

    Página 7 de 13

  • GUERRA FRIA c) à recuperação da economia europeia, que, através do estado de bem-estar social,

    conseguiu assegurar a acumulação capitalista em níveis elevados. d) à desindustrialização do Terceiro Mundo, tornando esta região especializada no

    fornecimento de matérias-primas para os países do centro do capitalismo. 15. (Ucs 2015) Em 1991, ocorreu um dos mais significativos fatos da história recente: a extinção da União Soviética. Sobre esse fato histórico, é correto afirmar que I. o estadista Mikhail Gorbatchev, em 1985, assumiu o controle do Partido Comunista Soviético

    com ideias inovadoras. Entre suas maiores metas governamentais, Gorbatchev empreendeu duas medidas: a perestroika e a glasnost.

    II. a perestroika visava modernizar a economia russa com a adoção de medidas que diminuía a participação do Estado na economia. A glasnost (transparência) estabelecia algumas liberdades políticas e direitos individuais.

    III. a implantação dessas medidas trouxe uma série de consequências, como, por exemplo, a declaração da independência de países que compunham a antiga URSS, tais como a Letônia, a Estônia e a Lituânia.

    Das proposições acima, a) apenas I está correta. b) apenas II está correta. c) apenas I e II estão corretas. d) apenas II e III estão corretas. e) I, II e III estão corretas. 16. (G1 - cftmg 2015) Analise a imagem seguinte alusiva à nova ordem mundial que se instalou com o fim da Segunda Guerra.

    Essa imagem pretende a) alertar sobre o perigo do comunismo. b) comprovar a ação ofensiva do capitalismo. c) demonstrar a superioridade do capitalismo. d) denunciar a situação precária do comunismo. 17. (Uern 2015) A eclosão da guerra entre os blocos era improvável, mas a paz era impossível, sintetizava o cientista político francês Raymond Aron. A paz era impossível porque não havia maneira de conciliar os interesses em disputa. Um sistema só poderia sobreviver à

    Página 8 de 13

  • GUERRA FRIA custa da destruição total do outro. E a guerra era improvável porque os dois blocos tinham acumulado tamanho poder de destruição que, se acontecesse um conflito generalizado, seria, com certeza, o último. [...]

    (José Arbex Júnior. Guerra Fria: o Estado terrorista. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2005. p. 10. Coleção Polêmica.)

    De acordo com o contexto da Guerra Fria descrito anteriormente, analise as afirmativas. I. “Foi o oferecimento aos países da Europa ocidental de matérias-primas, produtos e capital,

    na forma de créditos e doações. Um verdadeiro programa de ajuda econômica e militar dos EUA aos países destruídos pela Guerra.”

    II. “A resposta do bloco socialista veio a partir da formação de uma aliança entre a URSS e alguns países da Europa Oriental.”

    As afirmativas I e II se referem às estratégias distintas adotadas, respectivamente, pelos EUA e URSS durante a Guerra Fria. Trata-se de a) Macarthismo e Sionismo. b) Plano Marshall e Pacto de Varsóvia. c) Doutrina Truman e Política do Big Stick. d) Destino Manifesto e Estado de Bem-Estar Social.

    Página 9 de 13

  • GUERRA FRIA Gabarito: Resposta da questão 1: [B] Como mencionado corretamente na alternativa [B], a guerra da Coreia ocorreu no contexto da guerra fria, período da geopolítica em que os Estados Unidos e a URSS exerciam a hegemonia. Estão incorretas as alternativas: [A], porque a alternativa não descreve nenhum sistema internacional de poder; [C], porque não ocorreu hegemonia soviética no terceiro mundo, mas nos países socialistas; [D], porque a alternativa não descreve nenhum sistema internacional de poder. Resposta da questão 2: [B] [Resposta do ponto de vista da disciplina de História] A Guerra do Vietnã foi um dos piores episódios da Guerra Fria, em especial para os norte-americanos, que viram seus soldados serem massacrados pelos vietcongues durante a intervenção dos EUA na guerra. Woodstock era um festival que se autointitulava pela paz e pelo não armamento. Criticar a Guerra do Vietnã, por isso, era uma de suas premissas. [Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia] Como mencionado corretamente na alternativa [B], o Festival de Woodstock, mobilização pela paz, ocorria no contexto da guerra do Vietnã, cujo acontecimento foi o exemplo mais notório das “guerras Proxy”, ou guerras por procuração, que colocavam em oposição, de forma indireta, os conceitos ideológicos dos Estados Unidos e da URSS. Estão incorretas as alternativas: [A], [C] e [D], porque os fatos não caracterizaram a mobilização popular dos estadunidenses. Resposta da questão 3: [A] O texto do historiador inglês Eric Hobsbawm aponta para a Guerra Fria, que começou logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, até o final da década de 1980. Devido às poderosas bombas (hidrogênio), havia um clima tenso diante da possibilidade de o mundo ser detonado em pouco tempo por esse arsenal bélico. A corrida armamentista entre EUA e URSS era uma expressão deste ambiente pesado. A Guerra Fria não gerou um conflito direto entre as duas potências, mas guerras regionais como a Guerra da Coreia e do Vietnã. Resposta da questão 4: [D] Somente a proposição [D] está correta. A questão remete aos efeitos da Guerra do Vietnã no contexto da Guerra Fria. A derrota dos Estados Unidos neste conflito abalou esta poderosa nação concebida como a “protetora” do mundo capitalista, gerou diversos arranjos geopolíticos como aponta o texto de Giovanni Arrighi, “O resultado foi um vazio de poder, que as forças locais, em conluio franco ou tácito com a União Soviética e seus aliados, exploraram prontamente, de várias maneiras: para completar o processo de libertação nacional dos últimos resíduos do colonialismo europeu, para guerrear entre si na tentativa de reorganizar o espaço político das regiões circunvizinhas e para expulsar do poder os governos que eram clientes dos Estados Unidos”. Os EUA, a partir de 1975 com o presidente Jimmy Carter, criticam ditaduras políticas e passam a defender os Direitos Humanos.

    Página 10 de 13

  • GUERRA FRIA Resposta da questão 5: [D] Somente a proposição [D] está correta. A questão aponta para a Guerra Fria e seus desdobramentos no mundo. A assertiva [I] está incorreta. A Guerra Fria pode ser dividida em três momentos: Guerra Fria Clássica, 1945-1954; Coexistência Pacífica, 1954-1970; Détente, 1970-1989. O período da Coexistência Pacífica começou logo após a morte do ditador Stálin em 1954 gerando uma expectativa de aproximação diplomática entre os governos soviético e estadunidense. No entanto, esta expectativa não se concretizou devido à emergência de crises que surgiram no interior de suas áreas de influência. A construção do muro de Berlim em 1961, a Primavera de Praga em 1968 e a Guerra do Vietnã caracterizaram o período da Coexistência Pacífica. Resposta da questão 6: [D] A questão remete a chegada do homem à lua, em julho de 1969, associada à Guerra Fria. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, 1939-1945, começou a Guerra Fria, um conflito entre duas ideologias: o capitalismo liderado pelos EUA e o comunismo liderado pela URSS. Em 1957, comemorando os 40 anos da Revolução comunista de 1917, a URSS começou a corrida espacial ao lançar o primeiro satélite artificial do mundo, o Sputnik, e ao concretizar o primeiro voo espacial tripulado, com o astronauta Iúri Gagárin, em 1961. Em 1969, o homem pisou na lua pela primeira vez no Apollo 11 de Neil Armstrong. Essa corrida espacial também caracterizava a Guerra Fria. Resposta da questão 7: [D] A afirmativa [II] está incorreta, porque o Muro de Berlim, que selou a divisão da Alemanha em duas zonas de influência – Capitalista e Socialista – foi construído em 1963. Resposta da questão 8: [C] A questão remete ao governo de Gorbatchev, na URSS, em meados da década de 1980. Mikhail Gorbatchev fez algumas reformas importantes, mas estas geraram a crise e ao fim da URSS em 1991. A Perestroika, que significa reestruturação, consistiu em mudanças na economia, na sociedade e no próprio socialismo e a Glasnost foi a transparência política. Ambas permitiam o estabelecimento de um socialismo humanitário, a partir do rompimento com o sistema de administração burocrático e autoritário. Estas medidas geraram um sentimento nacionalista de separação que culminou com o fim da URSS e o surgimento do da CEI, Comunidades dos Estados Independentes. Resposta da questão 9: [C] Somente a proposição [C] está correta. A questão remete à Revolução Cultural Chinesa, 1966-1976. A partir da segunda metade do século XX, surgiram novos agentes sociais e históricos, entre eles, os jovens estudantes. A década de 1960 foi a década da rebeldia liderada pelos jovens que defendiam, entre outras bandeiras, a liberdade no sentido mais amplo do termo: liberdade de expressão, política, política do corpo, etc. A Revolução Cultural Chinesa, 1966-1976, foi liderada por Mao Tse Tung, o grande Timoneiro. Foi um movimento de expurgos a opositores políticos dentro do governo. A Revolução Cultural tentou integrar trabalho manual ao intelectual, ativou o fervor revolucionário, a participação popular, a produtividade e atacou a burocratização partidária e governamental. Resposta da questão 10: [A]

    Página 11 de 13

  • GUERRA FRIA A imagem mostra a confraternização alemã após a queda do Muro, em 1989, o que levou a reunificação entre as duas Alemanhas (Oriental e Ocidental) após quase 30 anos de separação. Resposta da questão 11: [A] Somente a proposição [A] está correta. A questão remete a ditadura civil-militar no Brasil entre 1964-1985. A charge está associada a suástica nazista tentando mostrar semelhanças entre os dois regimes como a violência, cassação de direitos civis, entre outros. A direita na América Latina no contexto da Guerra Fria recebeu apoiou dos EUA e não da URSS comunista. “Direita vou ver” indicado na charge faz referência ao governo ser de direita. Os golpes militares na América Latinas foram implantados nas décadas de 1950/1960 com o respaldo dos USA alegando a ameaça comunista que rondava esta região. A Revolução Cubana inspirou muitos movimentos de esquerda na América Latina o que fortaleceu a intervenção dos Estados Unidos na região se atrelando a direita conservadora. Resposta da questão 12: [D] A Aliança para o Progresso foi um amplo programa de apoio ao desenvolvimento econômico da América Latina, promovido pelos EUA para frear o avanço do Socialismo na região. Resposta da questão 13: [A] A afirmativa [III] está incorreta porque os chamados conflitos laterais da Guerra Fria – em especial na Coréia e no Vietnã – acirraram as disputas ideológicas e territoriais entre EUA e URSS, mas não afastaram nenhum dos dois lados da ONU, intermediadora dos conflitos; A afirmativa [IV] está incorreta porque os Acordos de Camp David foram costurados pelos EUA na tentativa de promover a paz entre Egito e Israel e não fazem parte do contexto de Guerra Fria. Resposta da questão 14: [C] O período posterior à Segunda Guerra Mundial – chamado de Guerra Fria – foi marcado pela tensão entre EUA e URSS – numa oposição clara entre Capitalismo e Socialismo –, mas também se caracterizou por ser uma época sem grandes conflitos, o que possibilitou a recuperação econômica e social da Europa após duas grandes guerras. Essa recuperação alavancou os sistemas econômicos da época, possibilitando avanços em diversas áreas, como cita o texto. Resposta da questão 15: [E] Todas as alternativas estão corretas. Resposta da questão 16: [A] A famosa frase do primeiro ministro britânico Winston Churchill “uma cortina de ferro desceu sobre a Europa (...) e precisa ser combatida”, que configura o marco inicial da Guerra Fria, descreve a imagem acima: um bloco soviético-comunista que precisa ser combatido pelos EUA.

    Página 12 de 13

  • GUERRA FRIA Resposta da questão 17: [B] Durante o período da Guerra Fria, EUA e URSS criaram programas de ajuda e apoio aos países que seguiam suas ideologias. O plano capitalista (EUA) ficou conhecido como Plano Marshall e o plano soviético (URSS) ficou conhecido como Pacto de Varsóvia.

    Página 13 de 13