guerra fria

31

Upload: lucas-pires

Post on 05-Jul-2015

1.697 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Guerra fria

Prof. Marcelo Gandolfi da SilvaMultimídia em aulas de História

História Geral4ª Edição – 2008

www.historiageral.net

Page 2: Guerra fria

História Geral

3ª Edição - 2007

Page 3: Guerra fria
Page 4: Guerra fria

Guerra Fria

Depois da Segunda Guerra Mundial, a Europa perdeu a hegemonia mundial. Duas novas pertencias passaram a disputar a Supremacia econômica e militar mundial, iniciando o confronto entre duas formas de vida radicalmente opostas: os Estados Unidos e a Un ião soviética.

A disputa entre as duas superpotências resultou na formação de dois blocos . A guerra fria entre o mundo capitalis ta e o mundo comunista dominou o cenário internacional do pós-guerra. A co rrida armamentista desencadeada pelas tenções da guerra fria colocou o mundo no limiar da destruição total.

Esses dois blocos formaram alianças militares:- OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) r euniu os aliados dos

Estados Unidos.- Pacto de Varsóvia reuniu os países sob influencia soviética.

Page 5: Guerra fria

A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão dosistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia e no Vietnã.

Page 6: Guerra fria
Page 7: Guerra fria

Míssil Intercontinental

Page 8: Guerra fria
Page 9: Guerra fria

Paz Armada

Na verdade, uma expressão explica muito bem este período: a existência da Paz Armada. As duas potências envolveram-se numa corrida armamentista, espalhando exércitos e armamentos em seus territórios e nos países aliados. Enquanto houvesse um equilíbrio bélico entre as duas potências, a paz estaria garantida, pois haveria o medo do ataque inimigo.

Nesta época, formaram-se dois blocos militares, cujo objetivo era defender os interesses militares dos países membros. A OTAN -Organização do Tratado do Atlântico Norte (surgiu em abril de 1949) era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental. O Pacto de Varsóvia era comandado pela União Soviética e defendia militarmente os países socialistas.

Alguns países membros da OTAN : Estados Unidos, Canadá, Itália, Inglaterra, Alemanha Ocidental, França, Suécia, Espanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Áustria e Grécia.Alguns países membros do Pacto de Varsóvia : URSS, Cuba, China, Coréia do Norte, Romênia, Alemanha Oriental, Iugoslávia, Albânia, Tchecoslováquia e Polônia.

Page 10: Guerra fria
Page 11: Guerra fria

1969 — HOMEM NA LUA:

Page 12: Guerra fria

Corrida Espacial

EUA e URSS travaram uma disputa muito grande no que se refere aos avanços espaciais. Ambos corriam para tentar atingir objetivos significativos nesta área. Isso ocorria, pois havia uma certa disputa entre as potências, com o objetivo de mostrar para o mundo qual era o sistema mais avançado. No ano de 1957, a URSS lança o foguete Sputnik com um cão dentro, o primeiro ser vivo a ir para o espaço. Doze anos depois, em 1969, o mundo todo pôde acompanhar pela televisão a chegada do homem a lua, com a missão espacial norte-americana.

Page 13: Guerra fria

Caça às Bruxas

Os EUA liderou uma forte política de combate ao comunismo em seu território e no mundo. Usando o cinema, a televisão, os jornais, as propagandas e até mesmo as histórias em quadrinhos, divulgou uma campanha valorizando o "american way of life". Vários cidadãos americanos foram presos ou marginalizados por defenderem idéias próximas ao socialismo. O Macartismo, comandado pelo senador republicano Joseph McCarthy, perseguiu muitas pessoas nos EUA. Essa ideologia também chegava aos países aliados dos EUA, como uma forma de identificar o socialismo com tudo que havia de ruim no planeta.

Na URSS não foi diferente, já que o Partido Comunista e seus integrantes perseguiam, prendiam e até matavam todos aqueles que não seguiam as regras estabelecidas pelo governo. Sair destes países, por exemplo, era praticamente impossível. Um sistema de investigação e espionagem foi muito usado de ambos os lados. Enquanto a espionagem norte-americana cabia aos integrantes da CIA, os funcionários da KGB faziam os serviços secretos soviéticos.

Page 14: Guerra fria

"Cortina de Ferro"

Após a Segunda Guerra, a Alemanha foi dividida em duas áreas de ocupação entre os países vencedores. A República Democrática da Alemanha, com capital em Berlim, ficou sendo zona de influência soviética e, portanto, socialista. A República Federal da Alemanha, com capital em Bonn (parte capitalista), ficou sob a influência dos países capitalistas. A cidade de Berlim foi dividida entre as quatro forças que venceram a guerra : URSS, EUA, França e Inglaterra. No final da década de 1940 é levantado Muro de Berlim, para dividir a cidade em duas partes : uma capitalista e outra socialista. É a vergonhosa "cortina de ferro".

Plano Marshall e COMECONAs duas potências desenvolveram planos para desenvolver

economicamente os países membros. No final da década de 1940, os EUA colocaram em prática o Plano Marshall, oferecendo ajuda econômica, principalmente através de empréstimos, para reconstruir os países capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial. Já o COMECON foi criado pela URSS em 1949 com o objetivo de garantir auxílio mútuo entre os países socialistas.

Page 15: Guerra fria
Page 16: Guerra fria

Envolvimentos Indiretos

Guerra da Coréia : Entre os anos de 1951 e 1953 a Coréia foi palco de um conflito armado de grandes proporções. Após a Revolução Maoista ocorrida na China, a Coréia sofre pressões para adotar o sistema socialista em todo seu território. A região sul da Coréia resiste e, com o apoio militar dos Estados Unidos, defende seus interesses. A guerra dura dois anos e termina, em 1953, com a divisão da Coréia no paralelo 38. A Coréia do Norte ficou sob influência soviética e com um sistema socialista, enquanto a Coréia do Sul manteve o sistema capitalista.

Guerra do Vietnã : Este conflito ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a intervenção direta dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos, apesar de todo aparato tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongs (apoiados pelos soviéticos) nas florestas tropicais do país. Milhares de pessoas, entre civis e militares morreram nos combates. Os EUA saíram derrotados e tiveram que abandonar o território vietnamita de forma vergonhosa em 1975. O Vietnã passou a ser socialista.

Page 17: Guerra fria

Desfiles Militares

Demonstração de Força

Page 18: Guerra fria
Page 19: Guerra fria

Fim da Guerra Fria

A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas. No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética

Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas.

Page 20: Guerra fria

Questões de Vestibular

01) A expansão das potências imperialistas, no século XIX, direcionada principalmente à Ásia e à África, teve como principais objetivos:

01. Assimilação de padrões culturais das civilizações primitivas da Ásia e da África.02. Conquista de pontos estratégicos para o estabelecimento de bases militares.

04. Necessidade de escoamento da mão - de - obra excedente, devido ao aumento da população.

08. Investimento, pela alta burguesia industrial, do capital disponível.

16. Procura de consumidores de manufaturas e de produtores de matérias - primas.

Page 21: Guerra fria

Resposta

02+04+08+16= 30

Page 22: Guerra fria

2- Em 1945 com o término da 2 Guerra Mundial, o Bloc o Capitalista liderado pelos Estados Unidos teve sua área de ação reduzida pela ampliação do Bloco Socialista. Relacionado a este contexto, julg ue os itens.

01 - A expressão Guerra Fria é utilizada para caracterizar o confronto político, militar, econômico e ideológico entre os EUA e a URSS, envolvendo seus respectivos aliados.

02 - O Plano Marshall (1947) propunha-se a fornecer ajuda bélica aos países europeus e garantiu a influência inglesa.

04 - A URSS não permitiu que os países socialistas da Europa participassem do Plano Marshall, surgindo daí a expressão "Cortina de Ferro".

08 - A OTAN em 1949 surgia como um tratado militar que visava preservar a Europa Ocidental dentro da esfera de influência norte-americana.

16 - O Pacto de Varsóvia em 1955 reunia a URSS e as Democracias Populares da Europa Centro-Oriental (com exceção da Iugoslávia) criando uma segurança coletiva e mantendo a unidade da Europa Oriental dentro da esfera soviética.

Page 23: Guerra fria

Resposta

01+04+08+16= 29

Page 24: Guerra fria

3. (UDESC 2005-2) Em 1989 ocorreu o chamado Massacre da Praça da Paz Celestial em Pequim, na China. Nos últimos anos, contudo, aquele país vem-se destacando no campo econômico mundial como a grande potência em ascensão.

Sobre a história da China, no século XX, é CORRETO afirmar:

a) A rivalidade entre China e Japão está associada somente aos impactos recentes do crescimento econômico chinês.

b) A China adota uma política econômica socialista ortodoxa, sem espaço para a economia de mercado.

c) O socialismo chinês apregoa a autonomia da sociedade, e as liberdades políticas são asseguradas.

d) Em 1949 foi vitoriosa a revolução socialista na China, sob a liderança de Mao Tse-Tung.

e) Macau e Hong Kong, antigos territórios chineses, continuam sob domínio de metrópoles européias.

Page 25: Guerra fria

Resposta

D

Page 26: Guerra fria

ACAFE 2005

Page 27: Guerra fria

Resposta

E

Page 28: Guerra fria

05. (UDESC 2007-1) “Por quatro décadas, o mundo acabava toda a semana. A paranóia começou no final dos anos 40, quando americanos e soviéticos iniciaram uma disputa econômica, geopolítica e ideológica.” (Terceira Guerra Mundial. Revista Super Interessante, set. 2006, p. 62).

Sobre a denominação e o contexto a que se refere o trecho acima, assinale V para asafirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.

( ) Guerra Fria foi como ficou conhecido o contexto bipolar e a multiplicação de conflitosnas respectivas áreas de influência dos Estados Unidos e da União Soviética.( ) Os princípios da Doutrina Truman, estabelecidos durante o governo de John Kennedy,na década de 1960, contribuíram diretamente para o incidente com os mísseis em Cuba.( ) A “paranóia” que fez parte da vida de toda uma geração de pessoas, em diferenteslugares do mundo, está diretamente relacionada à abundância atômica das duassuperpotências mundiais.( ) O fim da União Soviética, em 1991, marcou o fim da Guerra Fria.( ) O clima de tensão que dominou o cenário internacional, durante o período da GuerraFria, carrega uma evidente dose de exagero gerada, sobretudo, pela mídia. Nuncahouve incidentes reais, nesse período, que pudessem envolver o mundo em uma guerra.Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta , de cima para baixo.

a) F – F – V – V – Fb) V – F – V – V – Vc) V – V – F – V – Fd) F – V – V – F – Fe) V – F – V – V – F

Page 29: Guerra fria

Resposta

E

Page 30: Guerra fria

6- (CESUSC 2007) Em artigo publicado pelo Jornal Los Angeles Times, oficiais norte-americanos e russos deixam claro que, apesar de "terminada a guerra fria" a espionagem ainda se mantém, principalmente por parte dos EUA e de seus aliados da OTAN, uma vez que o poderio russo está muito longe do que fora a antiga União Soviética. Cada vez que submarinos russos saem para manobras militares são seguidos pelos norte-americanos, criando uma real possibilidade de acidente. Segundo o mesmo jornal, submarinos russos e americanos chocaram-se duas vezes no início da década de 90, em acidentes de pequenas proporções e sem vítimas, mas que demonstram o grau de desconfiança ainda existentes entre as partes.(Fonte: http://www.historianet.com.br/conteudo Acessado em 19/ago/2006)

O texto refere-se ao afundamento do submarino nuclear russo “Kursk”, no dia 12 de agosto de 2000. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito da Guerra Fria.

A- A definição para a expressão “Guerra Fria” é de um conflito que aconteceu no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS.

B- A preocupação da Rússia quanto à participação dos EUA nos esforços de resgate ao Kursk é uma prova de que a Guerra Fria não acabou e ainda coloca as duas nações em campos opostos quanto aos interesses ideológicos e econômicos.

C- Embora não tenha havido guerra declarada entre as duas potências, diversos conflitos indiretos foram travados tendo, como palco, países como a Coréia e o Vietnã.

D- O interesse em manter a América Latina como sua área de influência é uma das explicações para o apoio dos EUA às ditaduras que surgiram em países como Brasil, Chile e Argentina, nas décadas de 1960 e 1970.

E- Teve início logo após a Segunda Guerra Mundial, quando os Estados Unidos e a União Soviética passaram a disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.

Page 31: Guerra fria

Resposta

B

Page 32: Guerra fria

UFSC 2008‘Cartas de Iwo Jima’ é o segundo longa-metragem dirigido por Eastwood a respeito do momento chave da campanha do Pacífico, durante a Segunda Guerra Mundial, depois de ‘A Conquista da Honra’, que apresentou a batalha sob uma perspectiva norte-americana.Em fevereiro de 1945, Iwo Jima, uma pequena ilha vulcânica perdida 1.200 km ao sul de Tóquio, foi cenário de combates violentos que deixaram 6.821 mortos nas fileirasamericanas e 21.900 no exército imperial japonês.“Cartas de Iwo Jima” é bem recebido nos cinemas japoneses.

Disponível em: <http://tools.folha.com.br> Acesso em: 06 jul. 2007.

Sobre a Segunda Guerra Mundial e o período Pós-Guerra, é CORRETO afirmar que:

01. ao contrário das guerras anteriores, a Segunda Guerra travou-se quase exclusivamente na esfera militar, com pequenas baixas entre civis mas com enormes baixas entre os exércitos envolvidos.02. a expressão “Guerra Fria” surgiu logo após o término da Segunda Guerra, evidenciando a grande rivalidade entre França e Inglaterra que disputavam a hegemonia na Europa.04. a ascensão dos movimentos nazi-fascistas, prometendo desenvolvimento econômico e segurança social, foi possível devido à adesão popular.08. a disputa já existente entre japoneses e norte-americanos pelo domínio do Oceano Pacífico se intensificou quando os nipônicos bombardearam a base norte-americana de Pearl Harbor.16. o final do conflito foi marcado pela existência de dois campos de batalha: um no Oceano Pacífico e outro no Índico.32. a construção do Muro de Berlim foi uma decisão tomada pelos aliados, evitando a fuga em massa de alemães ocidentais para o lado comunista.64. as bombas lançadas em Hiroshima e Nagasaki pelos norte-americanos marcaram o início da Segunda Guerra Mundial.

Page 33: Guerra fria

RESPOSTA

04+08=12