grupo ebc empresa brasilera de comunicaÇÃo. a empresa a empresa brasil de comunicaÇÃo – ebc...

28
GRUPO EBC GRUPO EBC EMPRESA BRASILERA DE COMUNICAÇÃO

Upload: ana-beatriz-borja-monsanto

Post on 07-Apr-2016

215 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: GRUPO EBC EMPRESA BRASILERA DE COMUNICAÇÃO. A Empresa A EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC foi criada para suprir uma lacuna no sistema brasileiro de

GRUPO EBCGRUPO EBCEMPRESA BRASILERA DE COMUNICAÇÃO

Page 2: GRUPO EBC EMPRESA BRASILERA DE COMUNICAÇÃO. A Empresa A EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC foi criada para suprir uma lacuna no sistema brasileiro de

A Empresa• A EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO

– EBC foi criada para suprir uma lacuna no sistema brasileiro de radiodifusão com o objetivo de implantar e gerir os canais públicos, aqueles que, por sua independência editorial, distinguem-se dos canais estatais ou governamentais.

Page 3: GRUPO EBC EMPRESA BRASILERA DE COMUNICAÇÃO. A Empresa A EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC foi criada para suprir uma lacuna no sistema brasileiro de

• Conheça a empresa

• Essas são as características das TVs públicas em todos os países onde a comunicação pública é forte com conteúdo diferenciado, complementando os canais privados. No Brasil, embora o regime militar tenha instituído a Radiobrás e um conjunto de emissoras educativas estaduais, nunca houve um sistema público de comunicação que buscasse complementar o sistema privado, dando-lhe mais pluralidade, assegurando espaços para os que não têm acesso às grandes redes, seja para exprimir opiniões ou para veicular suas produções, como é o caso da produção audiovisual independente.

A Radiobrás sempre foi uma empresa de comunicação governamental, assim como as TVs educativas são emissoras controladas pelos governos estaduais. Entretanto, na refundação de nossa democracia, os constituintes de 1988 tiveram a preocupação de estabelecer, no artigo 223 da Constituição Federal, que deveria existir complementaridade entre os sistemas estatal, privado e público. Este último, embora mencionado, nunca havia sido regulamentado.

Em 2007, um movimento que envolveu amplos setores da sociedade civil, como acadêmicos, comunicadores, cineastas, jornalistas, dirigentes de emissoras de rádio e televisão não-comerciais, assim como grupos e entidades dedicados a refletir sobre a comunicação, culminou no Fórum da TV Pública, liderado pelo então ministro da Cultura Gilberto Gil.

•Ao receber a proposta básica deste Fórum a favor da criação de uma televisão pública, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comprometeu-se com sua implantação. Foi o que fez, em outubro de 2007, ao editar a Medida Provisória 398, depois convertida pelo Congresso na Lei 11 652/2008. Assim foi criada a Empresa Brasil de Comunicação, encarregada de unificar e gerir, sob controle social, as emissoras federais já existentes, instituindo o Sistema Público de Comunicação. Outra missão da EBC, articular e implantar a Rede Nacional de Comunicação Pública.

Page 4: GRUPO EBC EMPRESA BRASILERA DE COMUNICAÇÃO. A Empresa A EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC foi criada para suprir uma lacuna no sistema brasileiro de

• Conselho Curador• O Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foi empossado em 14 de

dezembro de 2007 e, desde então, realiza reuniões mensais de acompanhamento da implantação do sistema público de comunicação.

• O Conselho é o instrumento de participação da sociedade na gestão de empresas públicas de comunicação, diferenciando-os dos canais meramente estatais, controlados exclusivamente por governos ou poderes públicos.

• Na experiência internacional da comunicação pública, os conselhos variam quanto a forma, funcionamento, composição e duração do mandato, mas guardam, entre si, a prerrogativa fundamental de controlar a linha editorial e a qualidade dos conteúdos veiculados.

• O Conselho Curador da EBC (de todos os seus canais e não apenas da TV Brasil) é composto por 22 membros: 15 representantes da sociedade civil, quatro do Governo Federal (ministros da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), um da Câmara dos Deputados, um do Senado Federal e um funcionário da Empresa.

• Para garantir o rodízio dos integrantes, os conselheiros da EBC têm mandatos que variam de dois a quatro anos. A Legislação prevê que, em suas próximas renovações, o Conselho faça consultas a um conjunto de entidades representativas de diferentes setores da sociedade para elaborar a lista de indicações.

• É prerrogativa do Conselho Curador aprovar anualmente o plano de trabalho e a linha editorial da EBC, assim como observar a sua aplicação. Deve ainda acompanhar e fiscalizar a veiculação da programação, que será obrigatoriamente acolhida pela Diretoria-Executiva.

• Poderá ainda, por deliberação da maioria absoluta de seus membros, emitir voto de desconfiança à Diretoria ou a um dos diretores, sendo que a segunda advertência resultará necessariamente em afastamento do diretor censurado ou, se for o caso, de toda a diretoria.

• Indicados pelo Presidente da República, os 15 conselheiros que representam a sociedade civil são personalidades que, em conjunto, expressam a pluralidade de opiniões, formações e experiências profissionais, origens regionais e inclinações políticas. Cabe ao próprio Conselho eleger seu presidente e aprovar seu regimento.

Page 5: GRUPO EBC EMPRESA BRASILERA DE COMUNICAÇÃO. A Empresa A EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC foi criada para suprir uma lacuna no sistema brasileiro de

• Ouvidoria• As ouvidorias são instrumentos de controle social e atendimento

aos usuários de todos os serviços públicos, mas ainda têm uso restrito no Brasil pelos meios de comunicação, embora os serviços de radiodifusão sejam concessão do Estado.

•A Ouvidoria da EBC é prevista pela Lei 11.652/2008, que criou a empresa. Sua função é complementar a atividade do Conselho Curador, recolhendo e buscando respostas da diretoria executiva às críticas, reclamações e sugestões dos telespectadores, ouvintes e usuários dos canais da EBC.

• A lei prevê que o Ouvidor preste contas aos usuários através de programas semanais de 15 minutos nas emissoras de rádio e televisão da EBC. O programa Rádio em Debate estreou em fevereiro de 2009 e é apresentado sempre às sextas-feiras com reprise aos sábados. O Rádio em Debate responde às sugestões, críticas, reclamações e elogios enviados pelos ouvintes. Também são apresentadas análises sobre a coerência da programação com os princípios e objetivos da comunicação pública. Em breve, estréia o programa da Ouvidoria na TV Brasil.

Page 6: GRUPO EBC EMPRESA BRASILERA DE COMUNICAÇÃO. A Empresa A EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC foi criada para suprir uma lacuna no sistema brasileiro de

• EBC Serviços EBC Serviços é a unidade da empresa destinada a prestar

serviços remunerados a entidades públicas e privadas, contribuindo para a geração de receitas próprias. A Lei 11.652/2008 dispensa as organizações públicas federais de fazer licitação para os serviços contratados à EBC. É também a EBC Serviços que atende às demandas de comunicação do Governo Federal.

Para a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a EBC Serviços opera o Canal NBR e serviços conexos como a Voz do Brasil, os programas Café com o Presidente e Bom Dia, Ministro, e o Banco de Notícias.  Edita, ainda, a Mídia Impressa, súmula de jornais, revistas e telejornais adquiridos por órgãos da administração direta e indireta em Brasília. Toda cobertura e transmissão de eventos e viagens do Presidente da República são realizadas pela EBC Serviços.

O Serviço de Publicidade Legal tem a primazia de veicular, mediante remuneração, comunicados de publicação obrigatória tais como balanços, editais de licitação, de concursos e similares.

Page 7: GRUPO EBC EMPRESA BRASILERA DE COMUNICAÇÃO. A Empresa A EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC foi criada para suprir uma lacuna no sistema brasileiro de

• Canais

• TV Brasil É uma tv pública, aberta e generalista, subordinada ao controle público por meio de um Conselho Curador

–   • NBR Televisão a cabo que noticia os atos e políticas do Governo Federal

–   • TV Brasil InternacionalO canal internacional da TV Brasil é transmitido em língua portuguesa. A

programação é muito parecida com a da TV Brasil mas alguns programas são exclusivos do canal, e a sua grade obedece aos fusos horários dos países a que se destina. Quarenta e nove países do continente africano são os primeiros a receber o sinal do canal internacional que também irá em breve para a América do Norte, América Latina, Europa, Japão.

–   • Agência Brasil É a agência de notícias na Internet que distribui gratuitamente informações de

governo e da sociedade, com base nos princípios da comunicação pública: assegurar o amplo acesso à informação como direito fundamental para o exercício da cidadania.

–   • Rádios A história do rádio no Brasil é um dos momentos mais importantes da nossa evolução

nas comunicações. Tudo começa em 1923, quando Roquette Pinto e Henrique Morize fundam a primeira emissora brasileira, a  Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, hoje Rádio MEC. Nesse ano, é feita a primeira transmissão de rádio em cadeia no mundo, envolvendo a WEAF e a WNAC, de Boston. Em novembro é criada a segunda rádio no Brasil, a Sociedade Rádio Educadora Paulista.

Mas são as ondas da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, fundada pelo presidente Getúlio Vargas em 1936, que conquistam os ouvintes brasileiros. Por mais de 20 anos, seria a campeã de audiência em todo o País, cumprindo importante papel integrador da cultura e da nacionalidade.

Com a criação da EBC, as oito emissoras de rádio - de natureza estatal - foram unificadas numa Superintendência dirigida pelo jornalista Orlando Guilhon, cumprindo o objetivo de implantar o sistema público de rádio e reorientar a programação e a ênfase de cada um.

–  

Page 8: GRUPO EBC EMPRESA BRASILERA DE COMUNICAÇÃO. A Empresa A EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC foi criada para suprir uma lacuna no sistema brasileiro de

• Rede

• EBC (Empresa Brasil de Comunicação) Controlada por Governo Federal

• 95 é o número de veículos da Empresa Brasil de Comunicação e de suas afiliadas

• 12 é o número de grupos afiliados

Page 9: GRUPO EBC EMPRESA BRASILERA DE COMUNICAÇÃO. A Empresa A EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC foi criada para suprir uma lacuna no sistema brasileiro de

• Grupos afiliados

• Grupo Veículos • Gov. BR (DF) 46 - • Renascer (SP) 11 - • Assembléia de Deus (AM) 10 - • Gov. MG (MG) 5 - • Gov. AL (AL) 5 - • Sistema Jornal (SP) 4 - • Gov. SE (SE) 3 - • TV Leste (MG) 3 - • Gov. PR (PR) 3 - • Gov. CE (CE) 2 - • Gov. BA (BA) 2 - • Gov. AM (AM) 1 -

Page 10: GRUPO EBC EMPRESA BRASILERA DE COMUNICAÇÃO. A Empresa A EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC foi criada para suprir uma lacuna no sistema brasileiro de

• Rádio Nacional AM Brasília - 980KHz • Rádio Nacional FM Brasília - 96,1MHz • Rádio Nacional AM Rio de Janeiro - 1.130KHz • Rádio MEC AM Rio de Janeiro - 800kHz • Radio MEC AM Brasília - 800KHz • Rádio MEC FM Rio de Janeiro - 98,9MHz • Rádio Nacional do Alto Solimões - AM 670KHz e FM 96,

1MHz • Rádio Nacional da Amazônia - OC 11.780 KHz e 6.180

KHz • Radio agência Nacional

Sistemas De RádioOito emissoras, com programações diferentes e complementares, compõem a Rede Pública de

Rádio da EBC

Page 11: GRUPO EBC EMPRESA BRASILERA DE COMUNICAÇÃO. A Empresa A EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC foi criada para suprir uma lacuna no sistema brasileiro de

• Sócios

• RUY MESSIAS DE LIMA PONTES 38 veículos

• HELIO ARAUJO 38 veículos

• JANUARIO PROCOPIO TOLEDO 38 veículos

• LUIZ OTAVIO DE CASTRO SOUZA 38 veículos

• JOSE MARIO AUSTREGESILO DA S LIMA 3 veículos

• JORGE COUTINHO 2 veículos

• CARLOS MAURICIO PANDOLPHI 0 veículo

• JOSIMEY COSTA DA SILVA 0 veículo

• UILAME UMBELINO GOMES 0 veículo

Page 12: GRUPO EBC EMPRESA BRASILERA DE COMUNICAÇÃO. A Empresa A EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC foi criada para suprir uma lacuna no sistema brasileiro de

• Rádios Associadas

                  

 EBC - Empresa Brasil de Comunicação

                    

 Superintendência Geral de Rádio

                    

 Assessoria da Superintendência

                  

 Rádios MEC FM e AM (Rio de Janeiro - RJ)Razão Social: Empresa Brasil de Comunicação-EBC

                      

Rádio MEC AM (Brasília - DF)Razão Social: Empresa Brasil de Comunicação-EBC.

Page 13: GRUPO EBC EMPRESA BRASILERA DE COMUNICAÇÃO. A Empresa A EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC foi criada para suprir uma lacuna no sistema brasileiro de

   

                       Rádio Nacional AM (Rio de Janeiro-RJ)Razão Social: Empresa Brasil de Comunicação-EBC

                        Rádio Nacional AM (Brasília-DF)Razão Social: Empresa Brasil de Comunicação-EBC

Rádio Nacional FM (Brasília-DF)Razão Social: Empresa Brasil de Comunicação-EBC.

                    Rádio Nacional da Amazônia OC (Brasília - DF )Razão Social: Empresa Brasil de Comunicação-EBC.

                     Rádio Mesorregional do Alto Solimões (Tabatinga-AM

Page 14: GRUPO EBC EMPRESA BRASILERA DE COMUNICAÇÃO. A Empresa A EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC foi criada para suprir uma lacuna no sistema brasileiro de

• As redes de rádio • Veículo essencialmente popular e local, voltado à

prestação de serviços, o rádio também transformou-se em uma importante fonte de poder no Brasil a partir da composição de redes nacionais, que na maior parte dos casos reproduzem a influência dos conglomerados de mídia na TV.

• Por este motivo, boa parte das redes de rádio do Brasil é originária dos principais grupos que compõem o Sistema Central de Mídia, sendo sediadas no eixo Rio-São Paulo. Conectadas por satélite, emissoras regionais também conseguem distribuir sua programação, em horários específicos, para diversos estados.

• 20 é o número total de redes de Rádio FM e OM no Brasil

Page 15: GRUPO EBC EMPRESA BRASILERA DE COMUNICAÇÃO. A Empresa A EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC foi criada para suprir uma lacuna no sistema brasileiro de

• A Radiobrás foi criada em 1975 com finalidade de operar as emissoras de rádio e televisão do Governo Federal. Em 1988, absorveu a Empresa Brasileira de Notícias, sucessora da antiga Agência Nacional, e passou a ser denominada Empresa Brasileira de Comunicação. A Radiobrás já foi vinculada aos Ministérios das Comunicações e da Justiça e , desde 1992, está ligada á Presidência da República.

• Hoje, o sistema Radiobrás compreende uma importante agência de notícias, uma rádio- agência, duas emissoras de televisão e cinco emissoras de rádio, que operam em ondas curtas, ondas médias e frequência modulada. A empresa possui, ainda, o maior complexo de transmissores e antenas de radiofusão em ondas média e curtas da América Latina, localizado no Parque do Rodeador, no Distrito Federal.

• Por meio de seus veículos, a Radiobrás realiza a sua missão de empresa pública de comunicação,informando com objetividade o cidadão brasileiro sobre Estado, governo e vida nacional. Atua ainda na distribuição da publicidade legal de cerca de 1.130 entidades governamentais.

Page 16: GRUPO EBC EMPRESA BRASILERA DE COMUNICAÇÃO. A Empresa A EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC foi criada para suprir uma lacuna no sistema brasileiro de
Page 17: GRUPO EBC EMPRESA BRASILERA DE COMUNICAÇÃO. A Empresa A EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC foi criada para suprir uma lacuna no sistema brasileiro de

Rádiodifusão para o povo negro• O processo para escolha dos novos membros do Conselho Curador

da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) intensificou a necessidade de correlação entre as políticas públicas para a população negra e as políticas de comunicação. Setores do movimento negro questionam o presidente da República por escolher um candidato não identificado com a pauta racial, com apenas um voto na consulta pública, em detrimento de duas candidatas oriundas de organizações comprometidas com a pauta e apoiadas por um leque amplo de entidades, ao ponto de juntas somarem 15 votos na mesma consulta.

• O caso da EBC ocorreu enquanto preparava a matéria para o Observatório do Direito à Comunicação sobre o capítulo da radiodifusão no informe anual da Relatoria para Liberdade de Expressão da Organização dos Estados Americanos (OEA). O documento indicou que a concentração da propriedade tem efeito similar a censura e aproximou a política regulatória as políticas sociais, em especial dos grupos historicamente discriminados.

Page 18: GRUPO EBC EMPRESA BRASILERA DE COMUNICAÇÃO. A Empresa A EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC foi criada para suprir uma lacuna no sistema brasileiro de

• A relação entre os dois temas, informe da OEA e questionamento ao Conselho da EBC, é muito tênue, e pode ser mais explorada pelas organizações e militantes comprometidos com a questão racial e a comunicação. Ambas falam de um nível de empoderamento no setor renegado aos afrodescendentes brasileiros, independente se o veículo é privado ou público: o acesso à propriedade da radiodifusão. Por isso vale menção a resolução aprovada no Grupo de Trabalho 15 da I Conferência Nacional de Comunicação: "Incentivo à criação e ao funcionamento de rádios comunitárias em áreas habitadas pela população negra e quilombola como forma de assegurar o direito a informação e cultura dessas comunidades".

Page 19: GRUPO EBC EMPRESA BRASILERA DE COMUNICAÇÃO. A Empresa A EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC foi criada para suprir uma lacuna no sistema brasileiro de

• O acesso e desenvolvimento da propriedade da radiodifusão precisa ser encarado como crucial a participação da população negra na sociedade de informação. O acesso à internet, a participação em redes sociais e a convergência tecnológica também são fundamentais, mas não significam a anulação dos mecanismos tradicionais de dominação. Da mesma forma que o trabalho escravo continua a existir e é atrelado às grandes propriedades rurais voltadas para exportação, a invisibilidade, estereótipo e até a criminalização do negro continuarão a existir nos meios de comunicação enquanto a radiodifusão pertencer a poucas famílias no país.

Page 20: GRUPO EBC EMPRESA BRASILERA DE COMUNICAÇÃO. A Empresa A EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC foi criada para suprir uma lacuna no sistema brasileiro de

• Ao iniciar suas transmissões, em 2 de dezembro de 2007, a TV Brasil veio atender à antiga aspiração da sociedade brasileira por uma televisão pública nacional, independente e democrática.

• A EBC contém 323 Retransmissoras de TV

TV Pública

Page 22: GRUPO EBC EMPRESA BRASILERA DE COMUNICAÇÃO. A Empresa A EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC foi criada para suprir uma lacuna no sistema brasileiro de

TV BRASIL• Sobre a TV• A TV Brasil veio atender à antiga aspiração da

sociedade brasileira por uma televisão pública nacional, independente e democrática. Sua finalidade é complementar e ampliar a oferta de conteúdos, oferecendo uma programação de natureza informativa, cultural, artística, científica e formadora da cidadania.

• Criada em dezembro de 2007, a TV Brasil é gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), entidade também responsável pela Agência Brasil, Radioagência Nacional, TV Brasil Internacional, Rádios MEC AM e FM, além das Rádios Nacional do Rio de Janeiro, AM e FM de Brasília, da Amazônia e do Alto Solimões.

Page 23: GRUPO EBC EMPRESA BRASILERA DE COMUNICAÇÃO. A Empresa A EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC foi criada para suprir uma lacuna no sistema brasileiro de

• TV Brasil para 23 estados

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de maio, mais de 100 milhões de brasileiros passam a contar com uma rede pública de televisão que vai levar a programação da TV Brasil para as residências de 23 estados. Mais de 700 emissoras de diversos municípios, incluindo afiliadas e retransmissoras, estão envolvidas nessa transmissão.       A Rede Nacional de Comunicação Pública é formada pelos quatro canais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), por sete emissoras universitárias e por 15 emissoras públicas estaduais. As negociações para a formação desse sistema começaram há dois anos.       Hoje (27), foi instalado no Rio de Janeiro, o comitê que vai se reunir duas vezes ao ano para discutir a programação e os assuntos jurídicos e comerciais da rede. Durante a formalização do grupo, a presidente da EBC, Tereza Cruvinel, lembrou que o Estado nunca tinha apresentado interesse real em ter um sistema público de comunicação. Ela lembrou que a rede é resultado de um trabalho que começou há apenas 2 anos e meio e que, agora, tornou real a negociação que, à época, era considerada utopia.

Page 24: GRUPO EBC EMPRESA BRASILERA DE COMUNICAÇÃO. A Empresa A EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC foi criada para suprir uma lacuna no sistema brasileiro de

• “Com a criação da EBC existe um sistema público federal que está se articulando com as emissoras estaduais para avançar tanto em tecnologia, em cobertura, quanto em oferta da programação diferenciada, porém de qualidade, focada em cultura, educação, ciência, arte e formação da cidadania de forma atraente. Isso que as televisões nunca puderam oferecer: uma programação boa, diferente, complementar, mas que atraísse o telespectador", disse a presidente da EBC.       "Hoje, nossas pesquisas indicam que a televisão pública está se tornando referência de programação para o cidadão brasileiro. Quando ele não quer assistir o que está no canal comercial ele tem alternativa de boa qualidade na televisão pública”, garantiu.       Tereza Cruvinel destacou que esse processo é parte de grande um sistema público de comunicação que está sendo construído por etapas. “Como o primeiro desafio foi implantar a TV pública, estamos fazendo a rede de televisão. Vamos avançar com a rede de rádio e com o portal de notícias, congregando também, no futuro, os sistemas estaduais”, acrescentou.

Page 25: GRUPO EBC EMPRESA BRASILERA DE COMUNICAÇÃO. A Empresa A EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC foi criada para suprir uma lacuna no sistema brasileiro de

• Na visão do diretor presidente do Instituto Zumbi dos Palmares, responsável pela Rádio e TV Educativa de Alagoas, Marcelo Sandes, agora terá início a fase de debates sobre novos conteúdos. Segundo ele, a emissora alagoana já tem um programa infantil para oferecer para a grade nacional.        Sandes aposta na rede como uma iniciativa inédita na implantação de um sistema público de comunicação no Brasil. “A proposta da TV Brasil é generosa porque é inclusiva. Ela contempla a produção regional e vai garantir que o Brasil assista o Brasil, assista a diversidade, a produção, a cultura. Isso é um ganho imenso”, garante.       O presidente da emissora parceira do Paraná, Marcos Batista, também já vislumbra a veiculação de duas produções do seu grupo na programação simultânea das emissoras públicas. Para Marcos Batista, a rede pode inverter o cenário apresentado por números do Ibope que mostram que, em alguns momentos do dia, 55% dos aparelhos de televisão estão desligados. Segundo ele, a população vai contar com mais alternativas.        Mesmo em clima de comemoração, Batista faz um alerta: “Uma ou outra emissora tem preparo, tem equipamento, tem agilidade, mas a maioria não tem. É importante que, ao mesmo tempo em que se inicia o processo de formação de uma nova cabeça de jornalismo, e de produção de rede, que também se acentue a preocupação com qualidade de equipamento e treinamento e capacitação de pessoal”.

Page 26: GRUPO EBC EMPRESA BRASILERA DE COMUNICAÇÃO. A Empresa A EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC foi criada para suprir uma lacuna no sistema brasileiro de

• As redes de TV • No Brasil, o Sistema Central de Mídia é estruturado a partir das redes nacionais de

televisão. Mais precisamente, os conglomerados que lideram as cinco maiores redes privadas (Globo, Band, SBT, Record e Rede TV!) controlam, direta e indiretamente, os principais veículos de comunicação no País. Este controle não se dá totalmente de forma explícita ou ilegal. Entretanto, se constituiu e se sustenta contrariando os princípios de qualquer sociedade democrática, que tem no pluralismo das fontes de informação um de seus pilares fundamentais.

• Desde a década de 60, a configuração do sistema de redes nacionais foi sendo construída com duas características básicas: forte apoio dos recursos públicos e um modelo de negócios baseado na afiliação de grupos regionais privados a esses conglomerados nacionais. Até hoje, cerca de um terço das prefeituras municipais e outra parcela substancial de empresas públicas estaduais financiam a interiorização dos sinais das redes comerciais.

• O gráfico ao lado mostra o número de veículos ligados às {num_redestv} redes nacionais de TV identificadas pelo projeto Donos da Mídia. E, por exclusão, aqueles que não possuem relação de dependência com elas. Considera-se veículos vinculados às redes nacionais todas as emissoras de TV geradoras ou retransmissoras do sinal da cabeça-de-rede. Além disso, estão incluídos todos os demais veículos controlados pelos grupos regionais afiliados. Neste último bloco, são contabilizadas as estações de rádio, jornais, revistas e operadoras de TV por assinatura.

Page 28: GRUPO EBC EMPRESA BRASILERA DE COMUNICAÇÃO. A Empresa A EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC foi criada para suprir uma lacuna no sistema brasileiro de

VEÍCULOS EBC