grupo de oraÇÃo

4
Nossa Senhora Aparecida Nossa Senhora Aparecida Grupo de Oração KM-4 www.nossasenhoraaparecidakm4.com DEUS escolhe os fracos para confundir os fortes.! Pe. José Irineu Conheça um pouco mais de nosso novo pároco. PG 02

Upload: fernando-silva

Post on 15-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

REVISTA DE EVANGELIZACAO

TRANSCRIPT

Page 1: GRUPO DE ORAÇÃO

Nossa Senhora AparecidaNossa Senhora AparecidaGrupo de Oração

KM-4www.nossasenhoraaparecidakm4.com

DEUSe s c o l h e o s f r a c o spara confundir os fortes.!

Pe. José IrineuConheça um poucomais de nosso novo

pároco. PG 02

Page 2: GRUPO DE ORAÇÃO

02www.nossasenhoraaparecidakm4.com

En

tre

vis

ta Pe. José Irineu - Novo Pároco da Paróquia Cristo Ressuscitado

No dia 20 de agosto, o nosso novo pároco, Padre José Irineu Victor, tomará posse de nossa Paróquia. E para conhecê-lo um pouco mais, segue abaixo uma entrevista dada por ele para a Revista Diocese Informa.

Revista Diocese Informa: Quem é você?

Padre José Irineu: Sou o padre José Irineu Victor,

nascido em Malú, distrito do município de Terra

Boa, região norte do Paraná. Filho de Pedro

Baptista Victor (in memorian) e de Amélia Valério

Victor. Somos 4 irmãos e 1 irmã. Sou o Segundo

mais velho. Ingressei no seminário na 5ª. Série

com os Padres dehonianos e me incardinei na

Diocese de Joinville em 1998.

Revista Diocese Informa: Qual sua experiência de vida pastoral?Padre José Irineu: Fui formador por 5 anos no

Seminário de Corupá.Coordenador das Missões

Dehonianas Juvenis no Brasil, pároco em Corupá

por 2 anos, 9 anos de serviços pastorais na

paróquia São Judas, do bairro Água Verde, onde

coordenei 8 comunidades, fui transferido para

Joinville na Paróquia N.S. de Fátima onde assumi

como pároco no dia 19 de fevereiro de 2006 ao

mesmo tempo exerci nestes 6 anos a função de

coordenador diocesano de Pastoral da diocese de

Joinville.

Revista Diocese Informa: Como você analisa a caminhada pastoral da diocese?Padre José Irineu: Percebo a Diocese de Joinville

numa bela caminhada, alegre, dinâmica,

desafiadora, procurando sempre responder aos

novos desafios. Sinto que o Bispo como os

Padres, incentivam e realizam sob sua direções

um grande avanço nas áreas de logística, na

formação religiosa, humana, pastoral, tanto dos

sacerdotes, diáconos, religiosos/as, lideranças em

geral na Diocese. As valiosas escolas provam isso.

Percebo que estamos numa região onde os

desafios são muitos e temos uma grande

responsabilidade perante Deus em sermos

fermentos, sal da terra e luz, respondendo aos

novos desafios, estando atentos e abertos aos

sinais dos tempos, bem como a orientação da

CNBB, e de toda diocese.

Revista Diocese Informa: Você crê que é possível uma articulação entre pastoral e movimentos eclesiais?Padre José Irineu: Articulação sempre é possível , ainda mais quando temos os mesmos objetivos, diretrizes e prioridade de evangelização comum para realizar. Os métodos, a diversidade de pastorais e movimentos somam e enriquecem toda a Diocese e a Igreja. Sempre que tirarmos os radicalismos, os “ismos” estaremos anunciando melhor Jesus e seu projeto.

Revista Diocese Informa:Você traz alguns sonhos, propostas ou idéias para inovar a ação evangelizadora ?Padre José Irineu: Penso que sempre há algo a melhorar. Percebo que podemos ser melhores: No Encantamento para com os Grupos Bíblicos de Reflexão.Na pastoral presbiteral.Na pastoral social.Na pastoral urbana.No jeito de sermos paróquias, comarcas e Diocese.No testemunho profético.No apoio a pastoral da juventude. Isso será possível mediante uma espiritualidade crescente, forte, orante, onde Jesus, e a pessoa possa ser a causa maior de nossos trabalhos.

Revista Diocese Informa: Quais são os maiores desafios que você percebe que vai encontrar nesta nova paróquia? Padre José Irineu: A Paróquia deve passar também por renovação de estruturas. Ser mais missionária e menos de conservação do “Status quo”. Gosto de ser pároco, procuro me doar ao povo que Deus me confia. Juntos, em comunidade, com entusiasmo, com fé, na certeza que o Senhor ressuscitado, nunca nos falta com suas graças e pede para não termos medo e avançarmos para águas mais profundas.O Pároco, o padre é o coordenador, mas todos somos coresponsaveis em viver e seguir Jesus Cristo como Igreja discipula, missionária e profética com objetivos claros, juntos tenho certeza ao Cristo Ressuscitado serviremos e Ele realizará grandes coisas. A todos os paroquianos minha benção Sacerdotal. Pe. José Irineu Victor.

Page 3: GRUPO DE ORAÇÃO

03www.nossasenhoraaparecidakm4.com

RC

Ce

no

va

çã

o

arism

átic

a

ató

lic

a Grupo de Oração EU PARTICIPO!!

Como tem sido a nossa participação no Grupo de Oração? Estamos sendo fiéis semanalmente? Será que achamos que a nossa presença no GO é facultativa porque participamos de algum ministério? Não estamos substituindo a nossa presença no GO pelos grandes eventos e retiros?

Na reunião de setembro de 2007 do Conselho Nacional da RCC, em Brasília-DF, o Senhor nos pedia uma volta profunda ao início, ao entusiasmo e à alegria do primeiro amor. Dizia o Senhor: "No início, vocês se maravilhavam com o grande mistério do meu amor. Sabiam que estavam diante de uma realidade maravilhosa, grande, magnífica, que ultrapassava o vosso entendimento, e ficavam na expectativa de poderem ser tocados pela minha graça. Vocês esperavam milagres de mim. Quero que voltem a esperar milagres e a enfrentar os problemas de suas vidas com fé".

Volta profunda ao início é também o grupo de oração, a porta permanentemente aberta. Confirmação: Apo 3, 7-13 "Conheço as tuas obras: Eu pus diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar; porque apesar da tua fraqueza, guardaste a minha palavra e não renegaste o meu nome."

Dessa forma, percebemos que uma nova unção se derrama sobre a RCC no Brasil e que, obedecendo à voz do Senhor, nos próximos anos a prioridade será a valorização dos grupos de oração.

Que o Espírito Santo nos conduza, nesse momento histórico, a investirmos sem reservas no “avivamento” e na formação dos servos dos grupos de oração espalhados por todo o Brasil!

O que é Grupo de Oração?Se a nossa prioridade é o Grupo de Oração, vamos recordar o que é Grupo de Oração Carismático.

O Grupo de Oração é a célula fundamental da Renovação Carismática Católica, é a expressão máxima e principal da RCC, tendo três momentos distintos: núcleo de serviço, reunião de oração e grupo de perseverança.

Podemos também definir Grupo de Oração como sendo uma comunidade carismática que cultiva a oração, a partilha e todos os outros aspectos da vivência do Evangelho, a partir da experiência do batismo no Espírito Santo. Trata-se de uma reunião semanal na qual um grupo de fiéis coloca-se diante de Jesus, sob a ação do Espírito Santo, para louvar e glorificar a Deus, participar dos dons divinos e edificar-se mutuamente.

O grupo de oração da RCC não deve esquecer, obviamente, de sua identidade carismática. Os outros grupos dentro de outras experiências são importantes para a Igreja e para as pessoas, mas o Grupo de Oração carismático tem características próprias: Batismo do Espírito Santo e o uso dos Carismas.

Cada Grupo de Oração precisa ser, na Igreja e no mundo, rosto e memória de Pentecostes, assumir a responsabilidade pela transformação da nossa cultura, criando não só na Igreja, mas no mundo todo, uma cultura de Pentecostes através da qual todos busquem a construção do Reino de Deus. A vivência dessa vocação da Renovação Carismática pede uma consagração sincera de cada um de nós, sem reservas, mantendo a perseverança até nossa Páscoa definitiva.

Um Grupo de Oração cumpre bem sua missão quando seus integrantes vivem plenamente a vida de oração, pessoal e comunitária, aliada à formação, guardiã dos carismas.

Autor: José Maria de Mello JúniorCoordenador da Comissão Nacional de Formação

Page 4: GRUPO DE ORAÇÃO

www.nossasenhoraaparecidakm4.com

ynovadesign.com MLANCHES

S e j a Vo c êum Apoiador

Ap

oia

do

res: