grey goose brand book br _baixa_8.pdf

44
FIELD TO BOTTLE DO CAMPO À GARRAFA

Upload: tonyharion

Post on 18-Jan-2016

144 views

Category:

Documents


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

FIELD TO BOTTLEDO CAMPO À GARRAFA

Page 2: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

DO CAMPO À GARRAFA

Page 3: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

DO CAMPO À GARRAFA

VODCA GREY GOOSE®

A vodca GREY GOOSE® foi concebida para expressar a essência real do sabor e das características de seus ingredientes, preservando sua pureza. É o resultado da determinação em criar uma vodca como nenhuma outra.

A essência dos ingredientes mais finos da França está expressa em cada garrafa: trigo macio do inverno da Picardia e arredores; além da água pura das fontes de Gensac, na região de Cognac. Concebida em um processo exclusivo dos campos de trigo à garrafa, criado e controlado pela extraordinária habilidade e comprometimento de nosso Maître de Chai.

Page 4: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

Sidney Frank

DO CAMPO À GARRAFA

UMA VISÃOPIONEIRASidney Frank foi um empreendedor bastante intuitivo, e que está por trás do sucesso sem precedentes de Jägermaister nos EUA ao relançá-la, em 1985, ele transformou o, até então obscuro licor digestivo alemão, na marca de sucesso para toda uma geração, por meio de um marketing dinâmico e irresistível.

Sua visão transformadora e seu sucesso devastador firmaram as bases de sua reputação como um empreendedor vanguardista que ousa quebrar regras.

Page 5: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

DO CAMPO À GARRAFA

UMA VISÃO PIONEIRA

Na metade da década de 1990, ele identificou mais uma oportunidade. Como resultado da contínua prosperidade e a influência de plataformas globais de comunicação, consumidores de destilados aumentavam seus níveis de conhecimento e a exigência sobre as marcas que compravam. Cada vez mais buscavam produtos com os quais sentiam uma ligação emocional; com marcas que contavam uma história autêntica sobre as pessoas e os lugares de onde vieram.

As marcas de vodca dominantes daquela época eram caracterizadas pela neutralidade e não passavam a sensação de qualidade artesanal, de profundidade emocional ou o caráter único que as pessoas passaram a exigir.

Inspirado por seu conhecimento íntimo das tendências sociais entre nova-iorquinos como ele próprio, Sidney sabia instintivamente que aquela era a hora certa de elevar a vodca a um novo patamar; de criar uma marca pioneira com as credenciais genuínas para levar a categoria a outros patamares de sofisticação, com sabor e qualidade jamais experimentados em sua longa história.

Page 6: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

Alain Ducasse no Hotel Plaza Athénée, Paris

DO CAMPO À GARRAFA

UMA VODCA EXTRAORDINÁRIA DA FRANÇARompendo com noções estabelecidas, ele não via as costumeiras fontes produtoras de vodca do Norte ou Leste da Europa como a casa de sua nova bebida. Em vez disso, voltou-se para a França, um país que, como Sidney gostava de dizer, “tem o melhor de tudo!”.

Page 7: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

DO CAMPO À GARRAFA

UMA VODCA EXTRAORDINÁRIA DA FRANÇA

A França é reconhecida no mundo todo pela excelência de sua gastronomia e bebida gourmet. O entendimento de onde e como cultivar os melhores ingredientes e quais técnicas aplicar para tirar o melhor deles é não somente instrínseco à cultura francesa, como também sacramentado em suas leis, pelo sistema de appellation d’origine protégée, que rege a produção de tudo: desde os pães e queijos até os vinhos e as frutas.

Este sistema é derivado de conhecimento detalhado, que foi passado e aperfeiçoado de geração em geração ao longo de séculos. Essa ideia de combinação perfeita de pessoas, lugares e ingredientes de qualidade é demonstrada no conceito de terroir e é a base sobre a qual a reputação francesa de excelência sempre foi construída.

Com tal tradição cultural e com tantos adeptos das artes vinícolas e culinárias, somada a uma herança secular de expertise na criação de destilados, é difícil imaginar um país melhor qualificado que a França para tornar-se o lar de uma vodca que estabelece novos parâmetros de excelência.

Page 8: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

François Thibault, o Maître de Chai da GREY GOOSE®

DO CAMPO À GARRAFA

Entre muitas coisas, Sidney Frank foi um visionário, um iconoclasta e um homem de negócios excepcional. Mas, para realizar o que vislumbrou ele precisava de um parceiro, um especialista em destilados com determinação e brilhantismo iguais aos seus. Alguém com todas as habilidades tradicionais e a expertise cultural francesa, com uma perspectiva moderna sobre como criar os destilados mais finos.

O especialista que ele escolheu foi François Thibault, um Maître de Chai que trabalhava em Conhaque.

MAîTRE DE CHAI, FRANÇOIS THIbAULT

Page 9: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

DO CAMPO À GARRAFA

FRANÇOIS THIbAULT, MAîTRE DE CHAI DA GREY GOOSE®

François já produzia uma linha de brandys e conhaques finos para a importação de Sidney Frank, como o H. Mounier Prince Hubert de Polignac e o Jacques Cardin VSOP, usando seu conhecimento local altamente desenvolvido e habilidades tradicionais. Sidney estava convencido que François tinha a habilidade e, principalmente, a visão para criar uma nova e superior expressão de vodca, um destilado de qualidade verdadeiramente excepcional.

François nasceu em 1959 e cresceu no coração de Conhaque. Filho de um vinicultor, desde cedo esteve imerso em todos os aspectos da indústria de vinhos e destilados, desenvolvendo seu conhecimento técnico e profissional; além de uma paixão pessoal, proporcionados por dois anos de estudo em borgonha e uma graduação em enologia na Universidade de bordeaux.

Page 10: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

Em 1982, ele juntou-se à respeitada produtora de conhaque H. Mounier como chefe de seu departamento de produção de vinho e passou a receber educação formal sobre a produção de destilados e de licores do renomado Maître de Chai da Mounier, Jean-Louis Févre. Tirando proveito das quatro décadas de experiência de Jean-Louis, François acumulou um profundo conhecimento e admiração pelas tradições e pelas habilidades artesanais envolvidas na criação de um conhaque e Pineau des Charentes da mais refinada qualidade.

Não há ensino formal ou atalhos para tornar-se um Maître de Chai de conhaque e foi preciso um aprendizado de sete anos sob a tutela de Jean-Louis para que François recebesse o título em 1992.

A produção de um conhaque é um bom exemplo da aplicação do conceito de terroir. Variedades específicas de uva são cultivadas em seis sub-regiões diferentes, definidas pela composição do solo e do clima, que variam a qualidade e as características dos vinhos produzidos.

Esses são os únicos vinhos que podem ser destilados, envelhecidos e combinados para tornar-se conhaque, de acordo com normas e tradições aprimoradas ao longo de séculos para trazer os melhores resultados.

Há um forte senso de legado: o produtor de conhaque colhe uvas plantadas por seu pai ou avô, e então as fermenta, destila e envelhece para criar Eaux de Vie que seu filho ou neto irá combinar em um conhaque. É este terroir diferenciado que torna o conhaque único e tão valorizado.

“Eu aprendi a ser um Maître de Chai com um Maître de Chai que tinha 40 anos de experiência e que por sua vez tinha aprendido com um Maître de Chai que tinha 40 anos de experiência - é desta forma que as tradições e a expertise que almejamos são passadas de geração em geração.”

FRAnçOIS ThIBAuLT

DO CAMPO À GARRAFA

MAîTRE DE CHAI , FRANÇOIS THIbAULT

Page 11: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

A função de Maître de Chai foi desenvolvida ao longo dos anos de forma a estender sua responsabilidade sobre quase todos os aspectos da produção do destilado. Em particular, envolve a degustação e mistura de vários Eaux de Vie de diferentes origens para criar as características: paladar e aroma singulares, porém consistentes e esperados de cada produtora de conhaque. Seu treinamento rigoroso capacitou François a desenvolver essa habilidade especialmente vital a um nível extraordinário.

O desafio de Sidney Frank para François foi o de estabelecer uma nova referência de qualidade para a vodca. Para isso, seria preciso não somente rever os métodos tradicionais de produção de vodca, mas também uma atenção implacável a cada aspecto do processo, do cultivo do trigo ao selo final na garrafa, em uma busca dedicada à excelência independente do custo. Foi o início de uma jornada incrível para François e o catalisador de um nível de expressão completamente novo dentro da categoria vodca.

“Quando eu era um jovem aprendiz, aprendi que a habilidade mais importante que um Maître de Chai pode possuir é a de armazenar na memória o gosto e o aroma de algo. A capacidade de lembrar-se dessas sensações poderia ser comparada ao aprendizado de um instrumento musical. Você precisa aprender as notas e as escalas antes de poder expressar-se e só então vir a criar uma bela música.

Mesmo com os atuais avanços tecnológicos, não há máquina capaz de reproduzir as qualidades humanas intrínsecas à criação de GREY GOOSE®.

Todos os dias, minhas memórias de gostos e aromas me ajudam a ter a inspiração para criar uma vodca de qualidade continuamente excepcional.”

FRAnçOIS ThIBAuLT

DO CAMPO À GARRAFA

MAîTRE DE CHAI , FRANÇOIS THIbAULT

Page 12: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

DO CAMPO À GARRAFA

UM PLANO PARA O SUCESSOEm meados dos anos 1990, a maioria das marcas de vodca era criada com a ambição principal de ser pura e completamente neutra, com todos os traços de sabor removidos por meio de múltiplas destilações e filtragens.

Enraizado na cultura de terroir e guiado por uma concepção altamente desenvolvida sobre o que é preciso para se criar um paladar excepcional, François estava determinado a tomar um caminho diferente. Na criação de GREY GOOSE® ele foi inspirado pela tradição francesa de criar produtos de alta qualidade baseados na identificação, cultivo e retenção de sabor de ingredientes rigorosamente selecionados em vez de corrigir imperfeições de ingredientes de qualidade inferior.

Page 13: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

DO CAMPO À GARRAFA

UM PLANO PARA O SUCESSO

François considerava três pré-requisitos como essenciais para o sucesso:

UM

Ser capaz de tirar o máximo proveito de sua experiência na produção de destilados finos e de seu instinto de inovação, por meio de um controle sobre 100% do processo, do campo à garrafa.

DOIS

Garantir que ele tivesse a liberdade de escolher a fonte dos melhores ingredientes disponíveis, com base em sua contribuição para o destilado final independente do custo.

TRÊS

Ser capaz de desenvolver um processo de produção calibrado sob medida para garantir frescor absoluto aos ingredientes durante a produção. Isso era primordial para preservar a verdadeira essência de suas características regionais de sabor.

GREY GOOSE® foi a primeira vodca criada desde a sua concepção para expressar a verdadeira essência do sabor e caráter de seus ingredientes, ao invés de removê-los. Essa quebra de convenções que está no coração de GREY GOOSE® vem do compromisso de um homem em fazer uma vodca verdadeiramente excepcional com sabor e qualidade diferentes de tudo o que havia antes.

Page 14: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

Trigo macio de inverno da Picardia, França.

DO CAMPO À GARRAFA

OS MAIS FINOSINGREDIENTESAo escolher sua matéria-prima François buscou unicamente o melhor: um tipo específico de trigo cultivado numa região muito particular da França seguindo padrões rigorosos e, consequentemente, imbuído de um sabor marcante que não poderia ser encontrado em nenhum outro lugar.

Page 15: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

Mesmo que a vodca possa ser feita a partir de qualquer fonte de açúcares fermentáveis, na opinião de François é somente o trigo macio de inverno que produz o destilado mais fino e adocicado. O trigo macio de inverno é semeado no outono e colhido nove meses depois, no meio do verão. É caracterizado pelos grãos arredondados e pela casca grossa e opaca. Como resultado de sua longa temporada de cultivo, tem o equilíbrio ideal de amido, glúten e minerais que, quando moídos, produzem uma farinha superior.

Este trigo contrasta com aquele normalmente cultivado em regiões de clima mais frio, que geralmente fornece um amido irregular e em menor quantidade, com menos farelo, tipicamente usado na produção de alimento e de vodcas neutras. Isso porque as condições climáticas extremas dessas regiões só permitem que o trigo seja semeado após o inverno. O trigo macio de primavera também é colhido em julho ou agosto, mas depende muito de clima favorável para produzir os níveis certos de amido, glúten e minerais, por causa do ciclo de cultivo muito reduzido quando comparado ao trigo de inverno.

DO CAMPO À GARRAFA

OS MAIS FINOS INGREDIENTES

Page 16: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

Na França há quatro classificações de trigo que são rigorosamente controladas:

BPS: Blé Panifiable Trigo superior Supérieur para panificação

BAF: Blés Améliorants Trigo ou de Force suplementar

BPC: Blés Panifiables Trigo comum Courants para panificação

BAU: Blés Autres Trigo para Usages uso geral

O trigo usado para fazer a GREY GOOSE® pertence à mais fina categoria: Blé Panifiable Supérieur, o único tipo que é considerado bom o suficiente para a tradicional panificação e patisserie pelas quais a França tem merecida fama.

François comenta:

“Eu selecionei este trigo para a GREY GOOSE® porque ele proporciona um sabor abundante, porém refinado, como eu jamais havia degustado ao experimentar destilados criados com o uso de outras matérias-primas”.

DO CAMPO À GARRAFA

OS MAIS FINOS INGREDIENTES

Page 17: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

FRANCE

SPAIN

UNITEDKINGDOM

MEDITERRANEAN SEA

GERMANY

CZECH REPUBLIC

SLOVAKIA

CROATIASLOVENIA

AUSTRIA

PORTUGAL

HUNGARY

POLAND

SWEDEN

NORWAY

FINLAND

ITALY

IRELAND

BORDEAUX

CANNES

BELGIUM

NETHERLANDS

SWITZERLAND

PARIS

BORDEAUX

CANNES

PARIS

PICARDY

COGNAC

FRANCE

SPAIN

UNITEDKINGDOM

ATLANTIC OCEAN

MEDITERRANEAN SEA

GERMANY

CZECH REPUBLIC

SLOVAKIA

CROATIASLOVENIA

AUSTRIA

PORTUGAL

HUNGARY

POLAND

SWEDENNORWAY

FINLAND

ITALY

IRELAND

BORDEAUX

CANNES

BELGIUM

NETHERLANDS

SWITZERLAND

PARIS

GENSAC

PICARDY

COGNACGENSAC

FRANCE

SPAIN

UNITEDKINGDOM

MEDITERRANEAN SEA

GERMANY

CZECH REPUBLIC

SLOVAKIA

CROATIASLOVENIA

AUSTRIA

PORTUGAL

HUNGARY

POLAND

SWEDEN

NORWAY

FINLAND

ITALY

IRELAND

BORDEAUX

CANNES

BELGIUM

NETHERLANDS

SWITZERLAND

PARIS

BORDEAUX

CANNES

PARIS

FRANCE

PICARDY

COGNAC

PICARDY

COGNACGENSAC

DO CAMPO À GARRAFA

PICARDIAA FONTE PRINCIPAL DE NOSSO TRIGO MACIO DE INVERNO

GENSACA FONTE PRINCIPAL DE NOSSA ÁGUA PURA DAS NASCENTES

UM TERROIR SINGULARO trigo escolhido por François é cultivado na Picardia e suas cercanias, uma região conhecida como a “Cesta de pães da França”. Localizada no norte do país, essa área tem o terroir perfeito para o trigo macio de inverno; uma interação ideal entre as extensas pastagens, o clima temperado com sua umidade moderada, o rico solo aluvial, e as famílias de fazendeiros que trabalharam a terra ao longo de gerações. Esses elementos unem-se em perfeita harmonia, que confere ao trigo seu caráter marcante e garante a qualidade e o suprimento ano após ano.

Page 18: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

DO CAMPO À GARRAFA

UM TERROIR SINGULAR

A contribuição determinante que o solo da região dá ao trigo não pode ser subestimada. A rica mistura de silte, areia e argila do solo arável profundo é o meio perfeito para o crescimento vegetal. Com uma textura solta e relativamente seca, tem boa drenagem e evita saturação. As raízes podem penetrar profundamente para assegurar uma base segura para a planta, e nutrientes como minerais e gases podem circular com eficiência para alimentá-la.

A Picardia e as regiões vizinhas repousam sobre o que é classificado geologicamente como a bacia de Paris. Há 145 milhões de anos, essa área passou um longo período submersa pelo mar, o que resultou em significativos depósitos de sedimentos marinhos: invertebrados e algas que desceram ao fundo do mar para decompor-se, deixando somente seu conteúdo carbônico, e conchas que se misturaram aos sais de cálcio da água salgada. O resultado, após milhões de anos de acúmulo e compactação, é uma faixa de carbonato de cálcio e calcário.

Calcário é uma rocha macia que se quebra facilmente contribuindo para a textura solta do solo; mas também é poroso, permitindo que absorva água e atue como um reservatório para as plantas. Isso é crucial para impedir que o trigo passe por estresse enquanto cresce, e atinja todo seu potencial em qualidade e sabor.

Até mesmo a vida animal tem um importante papel: os pequenos seres presentes em grande quantidade no solo quebram a matéria orgânica e a incorporam à terra. A microfauna no solo, por sua vez, alimenta-se dessa matéria, quebrando-a de forma a fornecer naturalmente o carbono, nitrogênio, fósforo e potássio que são vitais para o crescimento saudável da planta.

A combinação da composição particular do solo e o clima temperado são as razões para que essa região seja abençoada com as condições perfeitas para o cultivo do trigo macio de inverno, garantindo qualidade e consistência ano a ano.

Page 19: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

Fazendeiros começam a colher o trigo maciode inverno em Tupigny, França

DO CAMPO À GARRAFA

FORNECEDORES LOCAIS DE CONFIANÇAPara garantir que as especificações de qualidade definidas por François sejam cumpridas de forma uniforme e contínua, o trigo usado para fazer a GREY GOOSE® é fornecido exclusivamente por três cooperativas de fazendeiros locais.

Na França, três quartos de todos os fazendeiros pertencem a cooperativas agrícolas. Essas organizações tradicionais apoiam comunidades rurais para garantir que práticas sustentáveis de trabalho sejam empregadas para proteger a herança do terroir, e ajudar no desenvolvimento de mercados para a produção. Na Picardia, por exemplo, por meio das cooperativas. Os fazendeiros, além de serem donos e administradores das fazendas, são também parceiros nas instalações de armazenamento, moagem e destilação que produzem a GREY GOOSE®, garantindo perfeita continuidade operacional desde o plantio do trigo nos campos até a entrega em perfeitas condições na destilaria.

Page 20: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

Marc Egret é um exemplo típico dos fazendeiros que trabalham em parceria junto a François para fornecer trigo para a produção de GREY GOOSE®. Em outras partes do mundo, a industrialização dominou o processo de cultivo. Porém, fiel às tradições culturais artesanais que ainda são mantidas na França rural, Marc não tem uma fábrica construída especialmente para o processamento de trigo. Em vez disso, ele comanda uma fazenda familiar de dois séculos de tradição em Tupigny, próximo à destilaria GREY GOOSE®.

Marc pertence à décima primeira geração de trabalhadores na fazenda da família e usa o conhecimento profundo da terra, que foi passado de pai para filho, à moda antiga.

Marc colhe amostras de trigo para testes de umidade antes da colheita

DO CAMPO À GARRAFA

FORNECEDORES LOCAIS DE CONFIANÇA

Page 21: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

Uma vez que o trigo atinge a umidade correta, a colheita começa

Antes do armazenamento, o trigo passa por mais uma checagem de umidade

DO CAMPO À GARRAFA

FORNECEDORES LOCAIS DE CONFIANÇA

O trigo necessário à produção de um ano inteiro de vodca GREY GOOSE® é facilmente fornecido pela colheita anual. Um metro quadrado de terra provém exatamente o trigo necessário para uma garrafa. A França é o quinto maior produtor mundial de trigo, e em todo o processo utilizamos menos de um milésimo da colheita anual em uma das regiões do país. Então, nós nunca teremos escassez.

Depois de oito ou nove meses no solo, o trigo de Marc estará pronto para a colheita. Esse processo se inicia com a checagem da umidade do trigo nos campos. A colheita só pode começar se as especificações necessárias forem atingidas. Se o trigo atingir a umidade e maturação adequadas, as colheitadeiras são rapidamente mobilizadas.

Uma vez que o trigo foi colhido, ele é transferido dentro de uma hora para silos especiais onde a umidade é novamente checada. Após a aprovação ele é armazenado sob condições controladas, protegido do frio, calor e umidade em excesso. Isso garante que ele permaneça em perfeitas condições e pronto para ser imediatamente entregue à destilaria em qualquer época do ano.

No terroir específico dessa região, François encontrou o grão perfeito do trigo macio de inverno que ele buscava, e também os fornecedores locais confiáveis que são tão comprometidos quanto ele próprio para produzir o que há de melhor.

Page 22: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

DO CAMPO À GARRAFA

UM PROCESSO DE PRODUÇÃO SOb MEDIDA

Para a criação de GREY GOOSE®, François examinou meticulosamente os detalhes de cada elemento da produção, do campo à garrafa, a fim de isolar e capturar a delicada essência que ele reconheceu no trigo macio de inverno de qualidade superior.

Os estágios principais do processo têm nomes conhecidos: Moagem, Sacarificação, Fermentação, Destilação e Mistura; mas é o modo como ele conduz cada um deles que faz a diferença.

Page 23: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

A maioria dos produtores de vodca nem ao menos fermenta e destila seu próprio mosto, que dirá moer seu próprio grão; mas a moagem é um estágio crítico na produção da vodca GREY GOOSE®. Desde o princípio, François fez absoluta questão de realizar a moagem na própria destilaria para garantir o frescor da farinha e assegurar que todo o sabor do trigo fosse capturado.

Nós usamos o grão de trigo integral para produzir nossa farinha. A vantagem disso é que François sabe exatamente o que acontecerá durante a fermentação porque ele conhece a exata composição da farinha. Se usasse farinha fornecida por terceiros, ele não poderia se certificar da composição ou de seu impacto na fermentação e no gosto da GREY GOOSE®. Nesse caso, grande parte da atenção se voltaria para corrigir erros, em vez de concentrar-se na captura do sabor.

O trigo é delicadamente moído por uma série de quatro pares de rolos cilíndricos estriados para atingir a granularidade especificada da farinha e os índices de presença de casca, que garantem uma fermentação correta.

Em outro passo, visando capturar a essência do trigo, o processo de François assegura que a farinha feita a partir do trigo moído na destilaria não seja armazenada, e sim usada imediatamente. Caso a farinha não seja usada rapidamente após a moagem, há risco de que sua qualidade se perca. Em especial, o nível de umidade na farinha irá baixar à medida que ela seca, comprometendo sua capacidade de extrair integralmente a essência de seu caráter doce e amendoado.

Apesar de dispendioso, esse processo singular garante uma farinha de qualidade superior e dá a François maior controle ao longo da produção.

MOAGEM

DO CAMPO À GARRAFA

UM PROCESSO DE PRODUÇÃO SOb MEDIDA

Page 24: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

LIQUEFAÇÃO E SACARIFICAÇÃO

Os primeiros passos para a captura da essência do trigo são Liquefação e Sacarificação.

Os amidos no trigo são longas cadeias de moléculas de carboidratos complexos que são muito grandes para que as leveduras se alimentem delas. Então, antes da fermentação, elas têm de ser convertidas em glicose fermentável pelo uso de enzimas naturais.

FERMENTAÇÃO

O terceiro passo no processo produtivo é a Fermentação. Seu objetivo é transformar o “mosto de trigo” rico em glicose em um “vinho de pão”, no qual toda a glicose foi convertida em álcool. Para isso, usa-se uma cepa especificamente selecionada de levedura, cujas características particulares têm uma influência crítica no desenvolvimento dos compostos orgânicos, que são responsáveis pelo sabor e aroma do destilado resultante.

Para obter maior controle ao longo desse processo, François desenvolveu um sistema desenhado sob medida, com “cascatas” contínuas, em que a fermentação acontece ao longo de uma série de seis recipientes, resultando em um “vinho de pão” de baixo teor alcoólico, com cerca de 10% GL.

DO CAMPO À GARRAFA

UM PROCESSO DE PRODUÇÃO SOb MEDIDA

Page 25: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

PASSO 5

Na última coluna, os destilados dos passos 3 e 4 são combinados e retificados a 96% GL. Esta mistura controlada de ambos os líquidos resulta em uma maior harmonia dos sabores sutis, e também remove qualquer traço de metanol.

Neste estágio, o destilado capturou todas as qualidades aromáticas do trigo que François quer expressar, mas ainda lhe faltam a verdadeira sutileza e esmero de GREY GOOSE®.

Nenhuma gota deste destilado final sai da destilaria até que seja avaliada e analisada por François e sua equipe. Somente após François assinar o documento oficial dando seu selo de aprovação da qualidade do destilado final ele é considerado pronto para a mistura e engarrafamento. Para isso ele embarca em outra jornada.

A vodca GREY GOOSE® é destilada usando um processo contínuo de cinco etapas em colunas feitas de aço inoxidável e cobre, nas quais cada coluna executa uma função distinta.

A abordagem de François ao processo de destilação é muito diferente da maioria dos produtores de vodca. Ele não está simplesmente usando sua matéria-prima como uma fonte de açúcares fermentáveis, e, portanto, álcool, que ele possa destilar até a absoluta neutralidade.

Em vez disso, ele controla com precisão a combinação particular das colunas interligadas num processo de redução seletiva para isolar e capturar o caráter essencial que ele identificou no trigo.

Isto requer o cuidadoso equilíbrio e o constante monitoramento de muitas variáveis diferentes, em uma interação de fina sintonia entre tecnologia superlativa e experiências e habilidades humanas tradicionais.

PASSO 1

Neste estágio da destilação o intuito é concentrar o álcool no mosto fermentado acima de 90% GL e remover os compostos mais voláteis como aldeídos.

PASSO 2

O próximo passo é uma coluna de hidrosseleção onde o destilado do passo 1 é diluído com água desmineralizada quente e redestilado para remover outro grupo de componentes indesejados.

PASSOS 3 E 4

Estes dois estágios acontecem em paralelo, mas separados um do outro, com uma porção do destilado do passo 2 passando por uma coluna e o restante indo pela outra, antes de juntarem-se novamente no passo 5.

No passo 3, o destilado do passo 2 é redestilado sob alta pressão, enquanto no passo 4 ele é redestilado sob vácuo. Este processo extrai diferentes óleos voláteis e não voláteis de diferentes partes do destilado, mas é importante notar que eles não são inteiramente retirados. É essa redução precisamente controlada e seletiva das características organolépticas do destilado que permite a François capturar a delicada essência do trigo macio de inverno que dá a GREY GOOSE® seu caráter singular.

DESTILAÇÃO

DO CAMPO À GARRAFA

UM PROCESSO DE PRODUÇÃO SOb MEDIDA

Page 26: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

Uma vez que o líquido do passo 5 da destilação possui todo o caráter aromático da essência do trigo macio de inverno que François deseja capturar e expressar, ele deve ser preservado e respeitado deste estágio em diante. Por esta razão, a água que é misturada ao destilado para reduzi-lo à sua potência de engarrafamento, que é de 40% GL, é de importância crucial. Somente o processo de mistura e engarrafamento é sujeito a 150 passos analíticos para salvaguardar sua integridade.

O que François procura na água é a transparência de caráter, algo que não terá impacto no caráter aromático do destilado, mas o dará apoio e o enriquecerá com uma textura suave.

A água que ele utiliza é uma velha conhecida de seus anos de experiência na produção de conhaque, e ele sabe que essa é a parceria perfeita para a criação do destilado. Ela vem de Gensac, no vale de Charente, região de Conhaque. O vale do Charente é protegido por uma ordem especial da União Europeia, chamada NATURA 2000, que protege o ambiente onde a água é formada.

MISTURA & FILTRAGEM

DO CAMPO À GARRAFA

UM PROCESSO DE PRODUÇÃO SOb MEDIDA

Page 27: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

DO CAMPO À GARRAFA

A água de Gensac tem características particulares que a fazem um ingrediente perfeito tão vital para a vodca GREY GOOSE® como o trigo macio de inverno. A fonte de nossa água é um poço artesiano localizado dentro das instalações de mistura, exclusivo de GREY GOOSE®, que extrai água de um aquífero localizado a 300 metros abaixo do solo. O aquífero formou-se ao longo de milhares de anos pela água da chuva que escorreu lentamente através do leito de pedra calcária do vale Charente.

A pedra calcária age como um filtro natural que remove quaisquer poluentes, com mais eficiência que outros tipos de rocha, e torna a água incrivelmente pura, porém com um grande conteúdo de minerais, principalmente cálcio absorvido da própria rocha. Tal conteúdo mineral é um problema potencial porque ele poderia não só impactar o perfil de sabor do destilado, mas também precipitar-se deixando uma névoa no líquido final.

Por causa do alto conteúdo mineral a água é filtrada através de um processo de osmose reversa dupla, que a desmineraliza completamente antes que

seja usada. Este processo reduz o pH de cerca de 7,5 para 5, elevando a acidez e dando uma maior sensação de frescor.

A filtragem também remove quaisquer micro-organismos na água e garante que ele esteja de acordo com as rígidas normas exigidas da água potável.

Uma característica particular da água da fonte de Gensac é que ela também é livre de certas substâncias químicas indesejáveis produzidas por micro-organismos naturais, como o sulfito de hidrogênio frequentemente encontrado em outras águas e cujo odor sulfuroso e pungente seria desastroso ao destilado final, mesmo em quantidades mínimas.

Assim como ocorre com a farinha moída, o frescor da água é vital. Ela é filtrada diretamente após ser extraída do poço, e é então misturada ao destilado dentro de 30 minutos de sua filtragem para evitar qualquer contaminação ou oxidação.

POÇO ARTESIANO E INSTALAÇÕES DE MISTURA EXCLUSIVOS DA GREY GOOSE®

UM PROCESSO DE PRODUÇÃO SOb MEDIDA

Page 28: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

DO CAMPO À GARRAFA

UM PROCESSO DE PRODUÇÃO SOb MEDIDA

Durante a mistura, o destilado é adicionado cuidadosamente à água em grandes recipientes de aço inoxidável num delicado processo de união que preserva o perfil de sabor cuidadosamente trabalhado do destilado. A água desmineralizada, naturalmente pura, não muda suas qualidades aromáticas; em vez disso, ela contribui com sua sutileza e uma rica sensação sedosa deixada na boca.

Antes de ser engarrafado, o destilado misturado é passado por um filtro de celulose e carvão ativado. Diferentemente de outras vodcas, esta filtração não é concebida para remover nenhum componente de sabor do líquido. Como resultado do uso criterioso das melhores matérias-primas e seu preciso controle sobre cada estágio do processo, François já atingiu o perfil de sabor que ele deseja e não precisa perder tempo removendo imperfeições causadas por outros. Em vez disso, o filtro é calibrado para simplesmente polir a aparência do destilado através da eliminação de qualquer partícula microscópica que possa afetar seu brilho na garrafa.

Uma vez completado o processo de filtragem, o líquido repousa, e é então que ele se transforma na extraordinária vodca GREY GOOSE®.

Page 29: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

DO CAMPO À GARRAFA

Após descansar, o destilado passa para uma das duas linhas de engarrafamento de Gensac, que são o que há de mais avançado. Cada garrafa é enxaguada com a própria GREY GOOSE®, para assegurar que nenhum outro líquido a não ser a vodca GREY GOOSE® jamais toque o interior da garrafa. A vodca usada para isso é constantemente filtrada e reciclada. Após serem preenchidas e seladas com a rolha característica de GREY GOOSE®, as garrafas passam por nova checagem de falha e nível de preenchimento. São então embaladas em caixas preparadas para carregamento e expedição ao redor do mundo.

A vodca pronta reflete a combinação de processos meticulosamente planejados e controlados com a tradição de habilidades artesanais, onde os compostos organolépticos desejados são seletivamente retidos e harmonizados até que a essência do trigo macio de inverno seja revelada. Tem genuína autenticidade: permanece fiel ao lugar de onde vem e ao caráter das pessoas que contribuíram para sua criação com seus longos anos de experiência, habilidade e paixão.

ENGARRAFAMENTO

UM PROCESSO DE PRODUÇÃO SOb MEDIDA

Page 30: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

PASSO 6

DESTILAçÃO EM CInCO ETAPAS

PASSO 1

SEPARAçÃO DO TRIGO

PASSO 7

OSMOSE REVERSA PASSO 2

SEPARAçÃO DE PEDRAS

PASSO 8

TAnQuE DE MISTuRAPASSO 3

MOAGEMPASSO 9

FILTRAGEMPASSO 4

LIQuEFAçÃO E SACARIFICAçÃO

PASSO 10

REPOuSO (AnTES DO EnGARRAFAMEnTO)

PASSO 5

FERMEnTAçÃO

uM PROCESSO DE PRODuçÃO SOB MEDIDA VISÃO GERAL

O sistema sob medida que François desenvolveu assegura que a captura do sabor e o aroma essencial do trigo, e não removê-los.

Neste primeiro estágio o joio do trigo apanhado na colheita é removido dos grãos.

A água de Gensac tem alto conteúdo mineral e é desmineralizada antes do uso, o que reduz seu pH e lhe dá maior sensação de frescor.

Pequenas pedras que possam estar presentes nos grãos de trigo são separadas para prevenir danos aos rolos durante a moagem.

A fonte de nossa água para a mistura é um poço artesiano exclusivo de GREY GOOSE, que a extrai de um aquífero natural 300 metros abaixo do solo.

A moagem é um estágio crítico na produção de GREY GOOSE® e é feita na própria destilaria para garantir o frescor da farinha.

A mistura de água e destilado passa por um estágio de filtragem para dar um último polimento ao destilado.

Nestes processos o amido nos grãos de trigo é liberado para formar glicose através do uso de enzimas naturais antes da fermentação.

Uma vez que o processo de mistura está completo, o líquido descansa, e então se torna oficialmente vodca GREY GOOSE®, e está pronto para o engarrafamento.

François criou um sistema de cascatas desenhado sob medida para proporcionar maior controle ao longo do processo que transforma glicose em álcool.

Page 31: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

TRIGO NATURALMENTE SUPERIOR E ÁGUA

Nós começamos cultivando o trigo macio de inverno da mais alta qualidade nas ricas e férteis terras das fazendas da Picardia e região, no norte da França. O trigo integral é então moído a um grau específico de farinha antes de ser fermentado e destilado.

O destilado de alto teor alcoólico então viaja para o sul até Gensac, onde ele é misturado à água pura da fonte extraída a 300 metros de profundidade abaixo das montanhas de calcário da região de Grande Champanhe, em Conhaque.

GREY GOOSE®

ORIGInAL

OLFATO

Limpo e vivaz, com notassutis de maçã verde, flores brancas de frutas do pomar como maçã e pera, levemente cítrico, pera seca, anis suave e creme de amêndoas.

PALADAR

Doce, cremoso e harmônico, rico em amêndoas, maçã doce aquecida, bálsamo de limão, pimentão verde e um final refrescante de anis.

RETROGOSTO

Inteiramente fresco e brilhante com final longo e agradável.

A PROVA

DO CAMPO À GARRAFA

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO DE GREY GOOSE®

Page 32: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

DO CAMPO À GARRAFA

SAbORES GREY GOOSE®Gensac é também o lugar onde os ingredientes meticulosamente escolhidos por François para as variações em vários sabores são combinados para criar GREY GOOSE® L’Orange, GREY GOOSE® Le Citron e GREY GOOSE® La Poire.

Page 33: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

DO CAMPO À GARRAFA

SAbORES GREY GOOSE®

Exatamente como o trigo da Picardia e a água da fonte de Gensac, François escolheu as frutas que são usadas para criar estes sabores, precisamente porque elas são as melhores entre as melhores. Cada uma reflete o terroir específico de onde vem: limões sicilianos de Menton, uma pequena cidade no sul da França onde o microclima seco e ensolarado produz limões maiores e de casca mais grossa do que os ocidentais. Estes limões de formato irregular são mais suaves e menos ácidos. A casca mais grossa oferece níveis mais altos de óleo essencial, o que faz dos limões de Menton os preferidos de respeitados chefs franceses.

As aromáticas peras Williams vêm de Anjou, na região do Loire, conhecida como “Jardim da França”. Com um toque de sabor de castanhas e notas de madressilva e flor selvagem, é um ingrediente essencial nas clássicas sobremesas e pães franceses e é reconhecida por gerações de reis franceses como as mais finas do país.

Laranjas, que neste caso não vêm da França, mas são colhidas frescas ao longo do ano na Flórida, no brasil e na Nova Guiné no alto da estação de cultivo. As frutas destas regiões são distintas e possuem um aroma frutado fresco, toques de flor de laranjeira e delicadas notas florais. Óleos essenciais de laranja retirados da fruta fresca são misturados ao destilado de trigo e então destilados para atingir o sabor cítrico vibrante que é característico de GREY GOOSE® L’Orange.

Page 34: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

UM LIMÃO SUPERIOR A TODOS OS OUTROS

A vodca Le Citron é feita dos mais finos limões cultivados na região mundialmente famosa de Menton, na França.

Os limões são concentrados em um complexo extrato de óleo cítrico para preservar os sabores ao mesmo tempo em que são preservados toques de flor cítrica e folha de limoeiro.

Menton, uma pequena cidade no sul da França, é a lendária região europeia de cultivo de limões. Estes frutos de formato irregular são mais suaves e menos ácidos. A casca mais grossa oferece níveis mais altos de óleo essencial, o que faz dos limões de Menton os preferidos de respeitados chefs franceses.

GREY GOOSE®

LE CITROn

OLFATO

brilhante, sugere raspas de limões maduros com um toque de doçura, equilibrado entre a flor cítrica e a folha do limoeiro.

PALADAR Limpo, com notas frescas de limão e um frutado sutil, sugerindo a natureza floral e picante da fruta.

RETROGOSTO

Fresco, com o sabor de limão permanecendo proeminente até o final.

DO CAMPO À GARRAFA

A PROVA

SAbORES GREY GOOSE®

Page 35: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

OLFATO

Um aroma fresco e frutado, que lembra laranja madura, com um toque de flor de laranjeira. A suavidade do destilado abre-se para revelar uma leve doçura e delicadas notas florais, criando um perfume suculento e apetitoso.

PALADAR

Cheio, fresco e aromático. A mistura de laranjas preenche a boca com toda a gama de aromas e sabores do suco, polpa e casca da fruta.

RETROGOSTO

Limpo, longo e refrescante. Carrega o calor e a intensidade de uma laranja inteira.

DO CAMPO À GARRAFA

CAPTURANDO SABOR E CUIDADO

Cada litro de GREY GOOSE® L’Orange contém a essência natural de um quilo de laranjas, colhidas ao longo do ano na Flórida, no brasil e na Nova Guiné no alto da estação de cultivo. As frutas destas regiões são distintas e possuem um aroma frutado fresco, toques de flor de laranjeira e delicadas notas florais.

O extrato de óleo cítrico concentrado dá a GREY GOOSE® L´Orange seu sabor leve e nítido refletindo perfeitamente a intensidade de uma laranja.

GREY GOOSE®

L’ORAnGEA PROVA

SAbORES GREY GOOSE®

Page 36: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

OLFATO

Aroma vibrante de fruta fresca. A distinta essência de fruta carrega um toque do gosto de castanhas que se abre para revelar notas mais aromáticas como madressilva e flores silvestres.

PALADAR

Cristalino, arredondado e leve com a suave doçura de peras frescas e suculentas. Quando gelada, a textura torna-se mais rica, dando ao destilado uma sensação profunda e aveludada.

RETROGOSTO

Longo e arredondado, com um levíssimo toque de amêndoa escondido no final persistente.

DO CAMPO À GARRAFA

UMA FUSÃO DE PERAS

GREY GOOSE® La Poire traz aromáticas peras Williams de Anjou, na região do Loire conhecida como “Jardim da França”. Selecionadas pelo Maître de Chai por seu gosto muito particular, com toques de castanhas e notas de madressilva e flor selvagem. O resultado é uma vodca vivaz, com aromas de peras frescas e um sabor nítido e suave.

Assim como o trigo macio de inverno usado para fazer a vodca GREY GOOSE®, a pera Anjou é um ingrediente essencial nas clássicas sobremesas e pães franceses como a tarte aux poires.

GREY GOOSE®

LA POIREA PROVA

SAbORES GREY GOOSE®

Page 37: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

DO CAMPO À GARRAFA

COQUETÉIS GREY GOOSE®A filosofia por trás da vodca GREY GOOSE®: para fazer a melhor vodca você precisa dos melhores ingredientes, habilidades extraordinárias e comprometimento apaixonado. Isto se estende aos coquetéis que fazemos.

Para nossos drinques, temos o prazer de fornecer ingredientes excepcionais, frescos e sazonais a fim de criar misturas artísticas de aroma, sabor e estilo. Nós combinamos ingredientes com a vodca GREY GOOSE®, usando técnicas precisas e um comprometimento absoluto com a qualidade. Nós os apresentamos a nossos clientes com refinamento e um charme bastante francês. Não poupamos esforços para assegurar que nossos drinques sejam o que há de melhor.

Page 38: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

INGREDIENTES

Vodca GREY GOOSE® 70 ml Noilly Prat Dry 10 ml bitter de laranja 1 lance (opcional)

PREPARAÇÃO

Coloque o vermute Nolly Prat e o bitter (se desejar) sobre gelo em cubos em um copo. Mexa bem para cobrir o gelo e então coe. Adicione GREY GOOSE® e mexa até ficar extremamente gelado. Usando um coador fino, passe para uma taça de martini gelada e enfeite com uma de casca de limão torcida em volta da haste do copo ou com uma azeitona.

GREY GOOSE® CLASSIC DRY MARTINI

Page 39: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

INGREDIENTES

Vodca GREY GOOSE® 45 ml Capim-Limão 4 talos Abacaxi 2 cubos Açúcar 1 colher (de bar) Água mineral com gás

PREPARAÇÃO

Em uma coqueteleira, macere bem o capim-limão com o açúcar; adicione o abacaxi e macere novamente, coloque a GREY GOOSE® Original e bata com gelo.

Sirva em uma taça flute pré-resfriada, utilizando dupla coagem; complete com água com gás gelada.

Decore com um twist de limão siciliano.

Pode ser feito com suco de abacaxi natural para não ter que macerar duas vezes, mas atente para seu frescor.

GREY GOOSE® LE FIZZ

Page 40: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

INGREDIENTES

Vodca GREY GOOSE® L’ORANGE 40 ml Suco de Cranberry 80 ml Gomo de limão 1 gomo Zest de Laranja

PREPARAÇÃO

Em uma coqueteleira bata vigorosamente todos os ingredientes. Sirva utilizando dupla coagem em uma taça martini pré-resfriada. Decore com um zest de laranja.

GREY GOOSE® L’ORANGE COSMOPOLITAN

Page 41: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

INGREDIENTES

Vodca GREY GOOSE® Gelo

PREPARAÇÃO

Encha uma coqueteleira com gelo, adicione

GREY GOOSE® Original. Agite bem e sirva em

um copo baixo de vidro.

GREY GOOSE® ON THE ROCKS

Page 42: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

DO CAMPO À GARRAFA

A ambição por trás da GREY GOOSE® sempre foi a de tratar a vodca como um destilado merecedor de qualidade e de gosto excepcionais.

Há três elementos-chave no coração da vodca GREY GOOSE® que a diferenciam das outras:

Fazer vodca excepcional requer determinação e habilidade ímpar. O esplendor de GREY GOOSE® é definido pelo caráter e expertise do homem responsável por sua criação: a absoluta dedicação, espírito de inovação e conhecimento profundo do sabor possuído por nosso Maître de Chai François Thibault e aprimorado ao longo dos anos elaborando os destilados mais finos.

A perfeita interação entre solo, clima e homem que é encontrada no terroir do cultivo de trigo na Picardia e em volta dela. Este trigo extraordinário está por trás da incomparável qualidade da panificação francesa, cuja essência é expressa na vodca GREY GOOSE®.

A vodca GREY GOOSE® é criada desde a sua concepção por um processo exclusivo, minuciosamente ajustado e 100% controlado por nosso Maître de Chai do campo à garrafa, sem remover a essência do trigo, e a pureza da água, valorizando o seu refinado sabor natural expressando a sua essência.

O resultado é uma vodca verdadeiramente excepcional.

UMA VODCA EXTRAORDINÁRIA

Page 43: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf

BEBA COM RESPONSABILIDADE.

WWW.GREYGOOSE.COMFACEBOOk/GREYGOOSEBRASIL

©2013. IMPORTADO POR GREY GOOSE IMPORTInG COMPAnY, CORAL GABLES, FL. nOILLY PRAT É uMA MARCA REGISTRADA.

Page 44: Grey Goose Brand Book br _baixa_8.pdf