grande desfile de máscaras ibérica cópia

14
Situada no concelho de Lamego, na freguesia de Lazarim representa- se o verdadeiro Carnaval tradicional, vulgarmente conhecido por Entrudo. O Entrudo em Lazarim é conhecido pelas tradicionais máscaras em madeira de amieiro. GRANDE DESFILE DE MÁSCARAS GRANDE DESFILE DE MÁSCARAS

Upload: adibb

Post on 18-Jul-2015

625 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  Situada no concelho de Lamego,

na freguesia de Lazarim representa-se o verdadeiro Carnaval tradicional, vulgarmente conhecido por Entrudo. O Entrudo em Lazarim é conhecido pelas tradicionais máscaras em madeira de amieiro.

GRANDE DESFILE DE MÁSCARAS GRANDE DESFILE DE MÁSCARAS

  

Na freguesia de Ousilhão, situada no Concelho de Vinhais, celebra-se Os Coretos de Ousilhão, em número de 30 participantes, acompanhados pelos tocadores de gaitas de foles, desfilarão os chocalheiros com os seus trajes coloridos e máscaras de madeira produzidas por artesãos locais.  

Vila Boa de Ousilhão

Ousilhão traz-nos um grupo de 25 “Máscaras e Marafonos”. A festa de Vila Boa de Ousilhão, acontece no Carnaval e nas características dos trajes.

A grandeza do Entrudo de Laza fala por si. O seu resultado é sempre um Carnaval cheio de animação, euforia e grande alegria. Os trajos com o fato de Peliqueiro, a máscara tradicional de Laza.

A tradição do Entrudo de Xinzo de Lima é já muito antiga, mantendo até aos dias de hoje a ideologia desta festa absolutamente intacta. Este Entrudo conquista o coração de todos os habitantes e turistas, de modo que toda esta festa é vivida intensamente a cada minuto. As máscaras típicas do Entrudo de Xinzo de Lima são as Pantallas.

Verín

O Entrudo de Verin traz-nos os “Cigarróns e o Grupo de Gaitas de Foles de Verin”. No dia que farão dançar e cantar todos os que estiverem no Rossio.

Viana do Bolo

Em Viana do Bolo o Entrudo manifesta-se com rituais e tradições diferenciadas de outros Carnavais da região de Oureense. Aqui, as máscaras tradicionais são os Boteiros, máscaras que se destacam pela sua beleza e grandeza.

De Vilanova de Valrojo, em Zamora, teremos Obisparras e Diabos trajados com fatos coloridos e máscaras em pasta de papel. para desta forma mostrarem o quão fascinante é todo este Entrudo.

Sanzoles

Zangarrón é o rei da festa. Veste calças e casaco ligados de quadros castanhos e brancos, meias de 2 cores, avental, sorrão e chocalhos. Nas mãos transporta 2 bexigas que choca para fazer barulho e as suas tradicionais mascaras.

Monta marta

Em Monta marta, a figura principal é o Zangarrón. Monta marta enche-se de alegria, pois são estes os dias de festa, altura em que todos os habitantes e curiosos se juntam nas ruas acompanhando e participando nesta tradição

Rio Frio de Aliste

Em Rio Frio de Aliste a tradição é representada pelos Carochos. Para ser celebrado são necessários onze elementos que são o Diabo Grande e o Diabo Pequeno, os Guapos, o Galam, a Madame o Tamboril; e os dois Filandorros ou Ciganos, constituído pelo Molacillo, o Cego, a Filandorra e o do Linho.

Sarracín de Aliste

Zamora, celebra a tradição. Com um extenso número de personagens, o grupo de Sarracín de Aliste é composto por quinze personagens que tal como Rio Frio de Aliste representam figuras diabólicas ou simplesmente figuras características do dia-a-dia destas terras.

Abejera

A vontade por parte dos habitantes de Abejera fez renascer das cinzas esta tradição que tinha caído já em desuso. A falta de rapazes na festa fez com que as mulheres tomassem as rédeas da festa, tendo agora grande importância.

Trabalho Elaborado por:Paula Mota

Célia Freitas