granadhina colombia

of 9 /9

Upload: proexport

Post on 01-Dec-2014

145 views

Category:

Food


3 download

DESCRIPTION

ORIGEM E REGIÕES PRODUTORAS Fruta originária da América, que é cultivada na Colômbia, no Vale do Cauca, Quindío, Caldas, Boyacá, Antioquia e nas províncias de Cundinamarca. CARACTERÍSTICAS É uma planta trepadeira de tronco muito longo. As suasflores são em forma de sino, com pétalas tubu-lares brancas e lilás. O fruto é de forma oval e de cor laranja, com pequenos pontos brancos. A casca é lisa e dura para proteger a polpa do fruto, que tem uma textura gelatinosa que envolve as pequenas sementes cinzentas. O diâmetro médio é de 11 centímetros. É o fruto mais doce da família do maracujá, e tem um aroma forte.

TRANSCRIPT

Page 1: Granadhina Colombia

1 www.proexport.com.co

Page 2: Granadhina Colombia

2 3 o melhor da colombia para o mundo www.proexport.com.co

GRANADILHA

COMO CONSUMIR

ORIGEM E REGIÕES PRODUTORASFruta originária da América, que é cultivada na Colômbia, no Vale do Cauca, Quindío, Caldas, Boyacá, Antioquia e nas províncias de Cundinamarca.

CARACTERÍSTICASÉ uma planta trepadeira de tronco muito longo. As suas�flores são em forma de sino, com pétalas tubu-lares brancas e lilás. O fruto é de forma oval e de cor laranja, com pequenos pontos brancos. A casca é lisa e dura para proteger a polpa do fruto, que tem uma textura gelatinosa que envolve as pequenas sementes cinzentas. O diâmetro médio é de 11 centímetros. É o fruto mais doce da família do maracujá, e tem um aroma forte.

REGIÃO DE CULTIVOA granadilha cresce na região andina, a alturas entre 1,800 e 2,400 metros acima do nível do mar, onde a temperatura varia entre 18 ° C a 26 ° C e com uma média mínima de precipitação anual de 1,200 milímetros.

COLHEITACresce ao longo do ano, principalmente em junho, julho, novembro e dezembro.

COMO ESCOLHER E CONSERVAR O GRANADILHAO fruto está maduro quando a pele cede à leve pressão do dedo. Se não está totalmente maduro, deve ser deixado à temperatura do ar. Depois de amadurecido, convém manter o fruto na parte menos fria do frigofífico. Se refrigerado, pode ser conservado até por uma semana, enquanto congelado (inteiro ou a polpa) pode ser conservado durante vários meses.

PROPRIEDADES NUTRITIVASEste fruto é notável pelo seu baixo teor de gordura e por ser rico em fibras e vitaminas A, C e K. Também contém fósforo, ferro e cálcio.

A granadilha é principalmente consumida diretamen-te da fruta fresca. Também pode ser usada em sumos, cocktais, sorvetes, doces e geleias. As suas sementes são estaladiças e tão agradáveis quanto a polpa. As suas flores são usadas na elaboraçao de perfumes.

GRANIZADO DE GRANADILLA (SMOOTHIE)Recomenda-se servir dentro de um copo de cham-panhe ou na própria casca, depois de remover a membrana com uma colher pequena, de modo a tornar mais fácil o seu manuseamento. A sua polpa pode ser utilizada na confeção de tartes ou compotas (comida para bebé) e comida light. Também é reco-mendado nos casos de acidez.

FAMILIA: PassifloraceaeNOME CIENTÍFICO: Passiflora ligularis

Humidade

Proteínas

Gorduras

Fibra

Calcio

Fosforo

Acido

Ascórbico

69.9 g

0.34 g

1.50 g

3.20 g

5.60 mg

44.0 mg

10.8 mg

Ferro

Caroteno

Tiamina

Riboflavina

Niacina

Cinza

0.58 mg

0.035 mg

0.002 mg

0.063 mg

1.42 mg

0.87 g

COMPOSIÇÃO POR 100g DE POLPA

Page 3: Granadhina Colombia

MARACUJÁ ROXO

COMO CONSUMIR

COMO ESCOLHER E CONSERVAR MARACUJÁ ROXODeverá ter uma consistência firme e não deverá mos-trar sinais de ter sido atacada por insetos. Quando congelada, esta fruta pode ser conservada durante bastante tempo.

PROPRIEDADES NUTRITIVASAjuda a fornecer vitaminas essenciais como A, B12 e C. Esta fruta também é uma fonte de cálcio, fibra, fósforo, ferro, proteínas e magnésio, sendo também rica em potássio e hidratos de carbono. Como todas as frutas da família do maracujá, é utilizada como efeito calmante, já que atua como um sedativo natu-ral. Ajuda a reduzir a pressão arterial e a conciliar o sono. Também melhora o processo digestivo.

Pode ser consumida ao natural se cortada ao meio, utilizando uma colher para comer a polpa; se quiser, pode adicionar natas e açúcar. Também é muito saborosa em sumos ou saladas. Se a polpa for esma-gada, também pode ser utilizada em gelatinas, doces, molhos, cocktails e gelados.

BATIDO DE MARACUJÁ ROXO Ingredientes para uma dose

• 3 maracujás roxos• 90 g. de natas batidas

FAMILIA: PassifloraceaeNOME CIENTÍFICO: Passiflora edulis fv edulis

Humidade

Proteínas

Gorduras

Fibra

Calcio

Fosforo

Acido

Ascórbico

78.9 g

0.054 g

0.16 g

4.9 g

8.0 mg

55.3 mg

43.0 mg

Ferro

Caroteno

Tiamina

Riboflavina

Niacina

Cinza

1.23 mg

1.613 mg

0.101 mg

0.032 mg

1.73 mg

1.01 g

COMPOSIÇÃO POR 100g DE POLPA

ORIGEM E REGIÕES PRODUTORASFruta originária da América. Na Colômbia, é cultivada em certas povoações das províncias de Cundinamar-ca, como Silvania, San Bernardo, Tena e Venecia.

CARACTERÍSTICASÉ uma fruta redonda e um pouco alongada, com 5 a 8 centímetros de diâmetro. A sua casca é ¢na e rígida, de cor roxa quando madura. A polpa é cor-de-laranja com sementes pretas, e tem um sabor doce, mas um pouco acidulado.

REGIÃO DE CULTIVOÉ uma planta cultivada em regiões montanhosas comalturas entre os 1.800 e 2.300 metros acima do nível do mar, onde a temperatura média é entre 18°C e 22°C, com uma precipitação média anual de pelo menos 1.200 mm.

COLHEITAÉ cultivada ao longo de todo o ano, especialmente nosmeses de Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro e Janeiro.

• 60 g. de açúcar em pó • 3 bolas de gelado de baunilha • Folhas de hortelã• Cerejas marrasquino

Preparação

1. Tirar a polpa2. Misturar com as natas, açúcar e gelado3. Colocar no liquidificador durante dois minutos4. Servir em copos de cocktail ou mesmo dentro da casca sobre gelo triturado.

Page 4: Granadhina Colombia

6 7 o melhor da colombia para o mundo www.proexport.com.co

COMO CONSUMIR

PROPRIEDADES NUTRITIVASÉ um laxante, ajuda a garantir que o sistema digesti-vo funcione adequadamente, também é recomendado para diminuir a pressão sanguínea e como tranquili-zante. O consumo de maracujá também é benéfico no caso de doenças da bexiga, da próstata, do fígado e do trato urinário. É boa fonte de vitamina C.

MEDALHÕES DE PORCO EM MOLHO DE MARACUJÁIngredientes para uma dose• Lombo de porco• 2 maracujás• 50 g. de mel• 1 copo de licor doce• 10 g. de azeite• 10 g. de mostarda• sal e pimenta

Preparação1. Marinar a carne de porco durante pelo menos duas horas com o azeite, mostarda, pimenta e sal.2. Retire a polpa de maracujá3. Adicione o mel e açúcar.4. Leve ao lume e deixe ferver.5. Adicione algumas sementes de maracujá como decoração.

O fruto é utilizado na preparação de sumos e bebidas e para aromatizar cocktais. Também é utilizado em doces, licores, gelados, flans e para fazer bolos e tartes. O óleo que é extraído a partir das suas semen-tes é usado no fabrico de sabonetes, tintas e vernizes.

FAMILIA: PassifloreaceaeNOME CIENTÍFICO: Passiflora edulis

Humidade

Proteínas

Gorduras

Calcio

Fosforo

Acido

Ascórbico

75.1 g

2.20 g

0.70 g

13 mg

64 mg

30 mg

Ferro

Riboflavina

Niacina

Cinza

Hidratos

de Carbono

0.16 mg

0.13 mg

1.5 mg

0.8 g

21.2 g

COMPOSIÇÃO POR 100g DE POLPA

MARACUJÁ ORIGEM E REGIÕES PRODUTORASFruta originária da América. A maior parte da produção na Colômbia está concentrada no Vale do Cauca, embora também seja cultivado nas regiões do Quindío, Cundinamarca, Cauca, Córdoba, Guajira, Huila, Magdalena, Meta e Santander.

CARACTERÍSTICASPlanta trepadeira de tamanho médio entre 3 a 8 metros de altura, com caule lenhoso. As flores são axiais e crescem isoladamente ou em grupos, com pétalas bran-cas e manchas roxas ou cor-de-rosa. O seu nome em inglês: “Passion Fruit (Fruta da paixão), é derivado do fato de que partes da fruta e da flor assemelham-se com o símbolo da crucificação de Cristo. A forma do fruto é ovóide ou elíptica e tem uma pele fina. A sua abundante polpa é relativamente acidulada.

REGIÃO DE CULTIVOO maracujá cresce em terras de baixa altitude, a uma altura entre 300 e 1000 metros acima do nível do mar, onde a temperatura varia entre 25 °C a 35 °C e com uma precipitação média mínima anual de 1.200 mm.

COLHEITAEmbora cresça todo o ano, há picos de produção em junho, julho, agosto, setembro, outubro e dezembro.

COMO ESCOLHER E CONSERVAR MARACUJÁO maracujá apresenta uma casca lisa, que começa a ficar enrugada após a sua compra, o que indica que já está maduro e perdeu uma pequena quantidade de humidade. As frutas já enrugadas devem ser consu-midas logo que possível. A polpa pode ser congelada e, neste estado poderá durar vários meses.

Page 5: Granadhina Colombia

8 9 o melhor da colombia para o mundo www.proexport.com.co

COMO CONSUMIR

PITAYAORIGEM E REGIÕES PRODUTORASFruta originária da América. Na Colômbia, é cultivada nas províncias de Valle del Cauca, Quindio, Caldas, Antioquia e Cundinamarca. Existem dois tipos de variedades comestíveis, a Pitaya Amarela e a Pitaya Vermelha, mas a variedade amarela é a mais comum na América do Sul.

CARACTERÍSTICASEstá planta cresce de forma silvestre. As suas flores são grandes, brancas, aveludadas e com forma de funil. A fruta é uma baga, com 7 a 14 centímetros de comprimento e 5 a 9 centímetros de largura, com uma polpa gelatinosa de cor branca ou vermelha e com sementes pretas e brilhantes, com um sabor intensamente doce.

REGIÃO DE CULTIVOA Pitaya cresce na região dos Andes a uma altura entre 1.300 e 1.700 metros acima do nível mar, onde a temperatura varia entre os 20°C to 28°C e precipi-tação mínima anual de 100mm.

COLHEITAA planta dá frutos durante todo o ano, mas principal-mente nos meses de Abril, Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro e Novembro.

COMO ESCOLHER E CONSERVAR A PITAYAA variedade oriunda da América do Sul está pronta para consumir quando a casca se torna amarela. Deverá ser conservada num lugar fresco e seco, longe da luz solar. Se quiser consumi-la fresca, poderá ser conservado no frigorífico durante um curto período de tempo.

PROPRIEDADES NUTRITIVASA Pitaya é rica em ferro e cálcio, por tanto ideal para combater a anemia. Também ajuda a reduzir os níveis de ácido úrico no sangue, e consequentemente evita a gota. As suas sementes pretas contem uma gordura que melhora o funcionamento do trato digestivo.

A Pitaya pode ser descascada sem dificuldade. Se a cortar no lado da flor, a casca pode ser puxada para depois cortar a polpa em fatias. Evite mastigar as sementes. Pode ser consumida fresca sem acompan-hamento ou em saladas, sobremesas ou xaropes. Também pode ser preparada em sumos e cocktails, ou em gelados, doces, gelatinas e refrigerantes.

SALADA DE FRUTA EXÓTICA

Mistura de frutas exóticas cortadas em pequenos quadrados, tais como manga, banana, morangos, papaia, meloa, pitaya e physalis. Adicionar sumo de melancia.

FAMILIA: CactaceaseNOME CIENTÍFICO: Acanthocereus pitajaya

Humidade

Proteínas

Gorduras

Fibra

Calcio

Fosforo

Acido

Ascórbico

82.5 g

0.159 g

0.21 g

0.70 g

6.30 mg

30.2 mg

8.00 mg

Iron

Caroteno

Thiamin

Riboflavina

Niacin

Ash

0.55 mg

0.005 mg

0.28 mg

0.043 mg

1.297 mg

0.28 g

COMPOSIÇÃO POR 100g DE POLPA

Page 6: Granadhina Colombia

PHYSALIS

COMO CONSUMIR

PROPRIEDADES NUTRITIVASO Physalis purifica o sangue, reconstrói e fortalece o nervo ótico, limpa as cataratas e alivia problemas de garganta. É conhecida por ser uma excelente fonte de provitamina A e vitamina C e de alguns do complexo de vitamina B. Tem um alto teor de proteínas e de fósforo. Devido às suas propriedades diuréticas é recomendado para pessoas com problemas de prós-tata e também é utilizado como um tranquilizante natural.

Este fruto pode ser consumido fresco, quer em forma natural ou em saladas, xarope ou sobremesas e com outras frutas doces. Hoje em dia conta com uma utilização importante para fins terapêuticos. Em alguns países como a Colômbia é processada para fazer produtos como o iogurte, geleia, gelados, conser-vas e licores. O physalis é usado com frequência para decorar tartes e bolos.

PHYSALIS E SINFONIA DE CHOCOLATEÉ uma fruta valorada internacionalmente e ampla-mente utilizada na confeitaria moderna e como novi-dade em pratos gastronómicos. Possui várias utilida-des em molhos, geleias e como frutos secos ou fruta fresca acompanhada por uma camada de chocolate ou molho de chocolate, apoiado na sua própria cápsu-la. É recomendado servi-la com chocolate doce ou escuro como parte de um jantar importante.

FAMILIA: SolanaceaeNOME CIENTÍFICO: Physalis peruviana

Humidade

Proteínas

Gorduras

Fibra

Calcio

Fosforo

Acido

Ascórbico

78.9 g

0.054 g

0.16 g

4.9 g

8.0 mg

55.3 mg

43.0 mg

Ferro

Caroteno

Tiamina

Riboflavina

Niacina

Cinza

1.23 mg

1.613 mg

0.101 mg

0.032 mg

1.73 mg

1.01 g

COMPOSIÇÃO POR 100g DE POLPA

ORIGEM E REGIÕES PRODUTORASFruta originária da América. Na Colômbia, é cultivada nas províncias de Cundinamarca e Boyacá, e sobre as savanas de Bogotá.

CARACTERÍSTICASArbusto com ramos caídos, que geralmente cresce até alturas de um metro. As suas flores amarelas são em forma de sino, sendo portanto, facilmente polini-zadas. O fruto tem um diâmetro entre 1,25 e 2 centí-metros, é redondo, amarelo e doce. A sua estrutura interna é semelhante à de um tomate miniatura.

REGIÃO DE CULTIVOO Physalis cresce na região dos Andes a uma altura entre 2,200 e 2,700 metros acima do nível do mar, necessita de temperaturas entre 14 ° C e 20 ° C e um valor de precipitação médio anual de pelo menos 1.000 mm.

COLHEITAAo longo de todo o ano.

COMO ESCOLHER E CONSERVAR O PHYSALISA fruta deve estar madura quando consumida. Conserva-se melhor na sua cápsula exterior.

Page 7: Granadhina Colombia

12 o melhor da colombia para o mundo

FAMILIA: MusaceaNOME CIENTÍFICO: Musa Acuminate

Humidade

Proteínas

Gordura

Fibras

Cálcio

Fósforo

Ácido

Ascórbico

Triptofano

Hidratos de

Carbono

68.6 g

1.10 g

0.016 g

0.33 g

3.20 2g

1.63 g

5.60 g

17 mg

19.33 g

COMPOSIÇÃO POR 100g DE POLPAFerro

Caroteno

Tiamina

Riboflavina

Niacina

Cinza

Metionina

Lisina

Calorias

1.23 mg

1.613 mg

0.101 mg

0.032 mg

1.73 mg

1.01 g

7.0 mg

58 mg

65.5

COMO ESCOLHER E CONSERVAR BABY BANANA (BANANITA)As baby bananas ou bananitas não deverão ter marcas nem ter sido maltratadas, assim como também não deverão estar excessivamente moles. Esta fruta conserva-se bem se for mantida no cacho em lugares frescos, secos e longe da luz solar. A casca pode ficar preta e sua aparência geral pode mudar se for mantida no frigorífico, embora isto não afete o seu sabor nem as suas qualidades nutritivas. Se congelado, pode ser guardado durante dois meses.

PROPRIEDADES NUTRITIVASÉ considerada uma das frutas mais saudáveis que existem. Os seus mineiras e vitaminas tornam-na fácil de digerir e um excelente tonificador. Fortalece o sistema imunitário e regula o trato digestivo.

As baby bananas ou bananitas são normalmente consumidas frescas, já que esta é a melhor forma de aproveitar todos os seus nutrientes. Quando cozinha-da, são usadas na preparação de sobremesas, batidos e compotas.

CAMARÃO EM MOLHO DE MANGA E BANANITA Ingredientes

BABY BANANA (BANANITA)

ORIGEM E REGIÕES PRODUTORASFruta com origem na Ásia que é cultivada em países tropicais e alguns subtropicais. Na Colômbia é produzida em várias cidades, nas províncias de Tolima, Quindio, Risaralda e Caldas.

CARACTERÍSTICASÉ uma planta herbácea perene que cresce em grupos de dois cachos conhecidas como ‘Manos’, que podem ter entre 10 a 20 baby bananas. Têm um diâmetro entre 8 a 13 centímetros. A polpa, com poucas fibras e uma textura gordurosa, tem cor de marfim e um forte sabor perfumado. A casca é verde mais vai ficando amarela ao amadurecer, sendo esta mais suave, lisa e fina do que a banana e banana-pau.

REGIÃO DE CULTIVOA baby banana ou bananita é cultivada em climas quen-tes, onde a temperatura varia entre 25°C e 35°C, e em altitudes entre 200 e 1,200 acima do nível do mar. Requer uma precipitação mínima de 1000 mm / ano.

COLHEITADisponível durante todo o ano.

• 300 g de camarões-tigre descascados• 1 manga cortada em tiras• 3 bananitas cortadas às fatias• 1/1g de sal e pimenta• 20 g de azeite• 30 g de consommé de peixe

PreparaçãoTempo de cocção: 15 minutosMétodo de cocção: frigideira, saltear

1. Tempere os camarões com sal e pimenta, azeite e mostarda.2. Adicione as tiras de manga e os vegetais acom-panhantes (Cenoura, aipo, alho-francês, pimenta de três cores e raízes).3. Deixe a água ferver e adicione o consommé de peixe e sumo de limão.4. Polvilhe com açúcar mascavado.5. Sirva com arroz branco, sementes de sésamo e fatias de bananita.

COMO CONSUMIR

Page 8: Granadhina Colombia

14 o melhor da colombia para o mundo

COMO CONSUMIRTOMATE DE ÁRVORE(TAMARILLO)

ORIGEM E REGIÕES PRODUTORASEsta fruta exótica é originária da vertente oriental dos Andes, especificamente do Perú, Equador e Colômbia. Pertencente ao grupo das frutas semi-áci-das, tem diversos nomes de região para região. Em 1970 a Nova Zelândia deu-lhe o nome de “tamarillo”, tendo sido está a estabelecer-se como a designação comercial que se generalizou para o tomate de árvore no mercado mundial.

CARACTERÍSTICASArbusto de caule com grossura média, com forma verti-cal e que se ramifica a uma altura que varia entre 1.5 m e 2m; a copa alcança os 3 m de altura. O tomate de árvore é de clima médio a frio, cresce bem entre os 1600 e 2600 metros acima do nível do mar, com temperaturas médias entre os 16 e 22°C e alta nebu-losidade ou ambiente sombreado. Pode resistir a tem-peraturas de 0°C sem sofrer danos graves, desde que seja por curtos períodos de tempo.

REGIÃO DE CULTIVOO tomate de árvore é nativo dos Andes, apresenta-se em climas amenos e frios, sendo a temperatura ótima entre 16° e 19°C e não sendo necessária uma grande humidade atmosférica, razão pela qual se cultiva usualmente em zonas altas de clima seco.A Colômbia é um dos países principais na produção desta fruta. Os departamentos onde existe maior produção deste fruto são Antioquia e Cundinamarca.

COLHEITAEntre os 120 e 150 dias de desenvolvimento do fruto, a cor roxa substitui o verde gradualmente. No seu interior a polpa muda a cor-de-laranja e o pedúnculo perde flexibilidade. As maiores mudanças de acidez, adstringência e açúcares ocorrem entre os 150 e 180 dias. O fruto pode ser colhido aos 120 dias de desen-volvimento, embora o grau de amadurecimento ideal só seja alcançado aos 140 dias.

COMO ESCOLHER E CONSERVARTOMATE DE ÁRVORETodas as categorias de tomate de árvore devem estar sujeitas aos requisitos e tolerâncias permitidas. Tem as seguintes características físicas:Têm forma oval, característica do tomate de árvore, Estar sãos (livres de ataques de incestos e/ou doenças, que diminuam a qualidade interna do fruto), Livres de humidade externa anormal produzida por maus-tratos em etapas pós-colheita, Isentos de qualquer cheiro e/ou sabor estranho (provenientes de outros produtos, embalagem o recipientes e/ou agroquímicos, com os quais tenham estado em contacto). Apresentar aspeto fresco e consistência firme. Isentos de materiais estranhos (terra, pó, agroquímicos, e corpos estranhos) visíveis no produto ou embalagem. O fruto deve apresentar pedúnculo, cujo corte deve ser feito à altura do primeiro nó

PROPRIEDADES NUTRITIVASÉ considerado em terapia de fruta como uma das frutas que fortalece o cérebro e contribui para curar enxaquecas e cefaleias severas. Estudos realizados até ao momento indicam que contém sustâncias como o ácido gamma amino-butírico que baixa a pressão arterial.

O tomate de árvore consome-se como fruta fresca e também é matéria-prima na indústria para prepa-ração de sumos, compotas, conservas doces, geleias, gelatina, doces e concentrados congelados, já que tem altos níveis de fibra, vitamina A, B, C, K, minerais, cálcio, ferro e fósforo.

ESPUMA DE TOMATE DE ÁRVORE6 Porções

Ingredientes

• 2 taças de sumo de tomate de árvore• 2 taças de água.• 2 taças de açúcar

Preparação:

Tempo de preparação: 90 minutos Método de cocção: em meio líquido (Escalfar)

1. Aqueça água numa panela e coloque os tomates até que a casca comece a sair.2. Tire a pele dos tomates, parta-os em pedaços grandes e liquidifique-os em 2 taças de água; escoe o sumo obtido.3. Misture este sumo com o açúcar e leve ao lume até ferver mexendo com uma colher de pau. Retire a espuma que se vai formando.4. Retire do lume e adicione gelatina previamente dissolvida em água fria, mexendo rapidamente até que esta derreta e fique bem misturada.

5. Disponha a mistura num molde e coloque no frigorífico.6. Quando começar a solidificar, retire e bata até ficar espumoso.7. Agregue as claras batidas em castelo e as natas, misture bem.8. Verta a mistura num molde, de preferência num molde com um orifício no centro e coloque no frigorí-fico até solidificar. 9. Ao servir, introduza num pouco de água quente durante uns segundos, desmolde sobre o tabuleiro que vai para a mesa e decore com rodelas de tomate de árvore fresco.

FAMILIA: SolanaceaNOME CIENTÍFICO: Cyphomandra betacea

Calorias

Água

Proteínas

Gordura

Hidratos de

Carbono

80 ca

87.9 g

1.9 g

0.16 g

11.6 mg

Cinzas

Fibras

Cálcio

Ferro

Fósforo

0.7g

1.1 g

2.0 mg

2.0 mg

36.0 mg

COMPOSIÇÃO POR 100g DE POLPA

Page 9: Granadhina Colombia

16 o melhor da colombia para o mundo