graciliano ramos isa

6
GRACILIANO RAMOS Memórias de Cárcere

Upload: isabela-iasmina-pereira

Post on 02-Jun-2015

66 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Graciliano Ramos Língua Portuguesa

TRANSCRIPT

Page 1: Graciliano ramos isa

GRACILIANO RAMOSMemórias de Cárcere

Page 2: Graciliano ramos isa

Autor

• Graciliano Ramos foi um escritor brasileiro.• Nasceu em Quebrângulo (AL), em 27 de outubro de 1892.• Suas obras além de tratarem de problemas sociais do Nordeste

brasileiro, apresentam uma visão crítica das relações humanas, que as tornam de interesse universal.• Morreu no Rio de Janeiro, no dia 20 de março de 1953.

Page 3: Graciliano ramos isa

Resumo

• Graciliano Ramos foi preso em março de 1936, acusado de ligação com o Partido Comunista. Prisão sem processo, mas que não evitou a deportação do acusado. Dessa experiência resultou a obra Memórias do Cárcere, publicada em 1953.

• É uma análise da prepotência que marcou a ditadura Vargas e que, em última análise, marca qualquer ditadura. É um dos depoimentos mais tensos da literatura brasileira.

Page 4: Graciliano ramos isa

Trecho

• “O mundo se tornava fascista. Num mundo assim, que futuro nos reservariam? Provavelmente não havia lugar para nós, éramos fantasmas, rolaríamos de cárcere em cárcere, findaríamos num campo de concentração. Nenhuma utilidade representávamos na ordem nova. Se nos largassem, vagaríamos tristes, inofensivos e desocupados, farrapos vivos, fantasmas prematuros; desejaríamos enlouquecer, recolhermo-nos ao hospício ou ter coragem de amarrar uma corda ao pescoço e dar o mergulho decisivo. Essas idéias, repetidas, vexavam-me; tanto me embrenhara nelas que me sentia inteiramente perdido.”

Page 5: Graciliano ramos isa
Page 6: Graciliano ramos isa