governo do estado do maranhÃo secretaria de … · notas da escala maior, utilizando sempre uma...

72
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 CSL/SECTUR PROCESSO ADMINISTRATIVO N.º 26593/16 SECTUR OBJETO: Credenciamento para contratações dos serviços artísticos de artistas, grupos e bandas, pessoas físicas ou pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, no âmbito dos Espaços Culturais da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo do Maranhão SECTUR. INÍCIO DO CREDENCIAMENTO: O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DEVIDAMENTE PREENCHIDO E A DOCUMENTAÇÃO PARA O CREDENCIAMENTO, CONFORME REGULAMENTO, DEVERÃO SER ENTREGUES NA SUPERITENDÊNCIA DE AÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL, SITUADA NA RUA PORTUGAL, Nº 303, BAIRRO PRAIA GRANDE, CEP: 65.010-480, SÃO LUÍS MA, NESTA CIDADE, COM INÍCIO NO DIA 28 DE MARÇO DE 2016, DAS 13:00 às 18:00 HORAS. PRESIDENTE: ARTHUR BARROS FONSECA RIBEIRO

Upload: dinhminh

Post on 16-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

PROCESSO ADMINISTRATIVO N.º 26593/16 – SECTUR

OBJETO: Credenciamento para contratações dos serviços artísticos de artistas, grupos e bandas, pessoas físicas ou pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, no âmbito dos Espaços Culturais da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo do Maranhão – SECTUR.

INÍCIO DO CREDENCIAMENTO: O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DEVIDAMENTE PREENCHIDO E A DOCUMENTAÇÃO PARA O CREDENCIAMENTO, CONFORME REGULAMENTO, DEVERÃO SER ENTREGUES NA SUPERITENDÊNCIA DE AÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL, SITUADA NA RUA PORTUGAL, Nº 303, BAIRRO PRAIA GRANDE, CEP: 65.010-480, SÃO LUÍS – MA, NESTA CIDADE, COM INÍCIO NO DIA 28 DE MARÇO DE 2016, DAS 13:00 às 18:00 HORAS.

PRESIDENTE: ARTHUR BARROS FONSECA RIBEIRO

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

EDITAL DE CREDENCIAMENTO N.º 001/2016 – CSL/SECTUR

A comissão Setorial de Licitação da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo do Ma-ranhão torna público para o conhecimento dos interessados, que por intermédio da Su-pervisão de Ação e Difusão Cultural desta Secretaria – SADC, localizada na sede da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, situada na Rua Portugal, nº 303, Bairro Praia Grande, CEP: 65.010-480, São Luís – MA, procederá ao chamamento público para fins de CONTRATAÇÃO POR CREDENCIAMENTO DOS SERVIÇOS ARTÍSTICOS DE AR-TISTAS, GRUPOS E BANDAS, PESSOAS FÍSICAS OU JURÍDICAS, COM OU SEM FINS LUCRATIVOS, NO ÂMBITO DOS ESPAÇOS CULTURAIS DA SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO DO MARANHÃO – SECTUR, em conformidade com a Lei 8.666/93, e nos termos e condições previstos no regulamento do presente instrumento.

DEFINIÇÕES GERAIS:

Art. 1º - Fica instituído o processo de credenciamento para contratações dos serviços artísticos de artistas, grupos e bandas, pessoas físicas ou pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, no âmbito dos Espaços Culturais da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo do Maranhão - SECTUR.

Art. 2º Para os fins deste Edital são consideradas as seguintes definições:

I - Credenciamento - Caso de inexigibilidade de licitação, em consonância com o art. 25 da Lei Federal Nº 8.666/93, caracterizado por inviabilidade de competição, quando, em razão da natureza do serviço a ser prestado e da impossibilidade prática de se estabelecer o confronto entre as empresas interessadas, no mesmo nível de igualdade e com o fito de contratar com o máximo possível de particula-res, ou seja, tendo em vista que todos os possíveis interessados poderão ser contratados, não há que se falar em competição para a escolha da melhor pro-posta através de procedimento licitatório, opta a Administração por credenciar a vários interessados, o que proporcionará ao Estado do Maranhão um melhor

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

atendimento às finalidades organizacionais, políticas e sociais do evento, medi-ante a contratação do maior número possível de prestadores de serviço, para diversas ações da SECTUR.

II - Inscrição - Preenchimento de formulário disponibilizado pela SECTUR, com a apresentação dos documentos previstos no edital, permanentemente disponível para a pessoa interessada enquanto viger o presente credenciamento, conside-rando as modalidades artísticas: Espetáculos Infantis (diversas linguagens); Es-petáculos de Dança (diversos gêneros); Espetáculos de Teatro (diversos gêne-ros); Espetáculos Circenses; Apresentações musicais / Rock; Apresentações musicais / Blues; Apresentações musicais / Reggae, Apresentações musicais / Hip Hop; Apresentações musicais / MPB; Apresentações musicais / Música Ins-trumental; Apresentações musicais / Música Eletrônica; Apresentações musicais / Música Regional; Apresentações musicais / Sertanejo; Apresentações musicais / Samba; Apresentações musicais / Forró; Apresentações musicais / Black Mu-sic; Apresentações musicais / Axé; Apresentações musicais / Afro; Apresenta-ções musicais / Multiplicidade de gêneros; Manifestações culturais Populares e tradicionais. Correspondendo cada uma delas a uma lista específica.

III - Habilitação - Fase que consiste na análise de documentos entregues no ato de inscrição dos interessados e se encerra com a emissão de parecer circunstan-ciado da Comissão Permanente de Credenciamento, com deferimento ou inde-ferimento da inscrição.Nesta fase considera-se também a possibilidade de dili-gênciamento dos inscritos visando a complementação dos documentos solicita-dos no ato da inscrição com prazos estabelecido de 5 dias.

IV - Classificação - Fase que consiste na atribuição de pontos à pessoa habilitada, de acordo com critérios estabelecidos no edital, com posterior divulgação da lista no Diário Oficial do Estado.

V - Convocação - Chamamento, por Diário Oficial do Estado e meio eletrônico, da pessoa classificada para a prestação do serviço, nos termos indicados no edital.

VI - Contratação - Assinatura do Termo de Adesão pela pessoa credenciada.

VII - Rotatividade - Garantia da observância da categoria de classificação das pes-soas credenciadas quando da convocação para atender às necessidades da Se-cretaria de Estado da Cultura e Turismo.

VIII - Descredenciamento - ato administrativo de exclusão da pessoa credenciada, após regular procedimento, com observância do contraditório e ampla defesa.

IX - Controle Social - acompanhamento e fiscalização exercida pela sociedade, com a possibilidade de apresentação e denúncia de irregularidade na prestação do serviço, nos fornecimentos e/ou faturamento.

X - Fiscalização - acompanhamento e verificação, pelo servidor responsável, da perfeita execução do cumprimento das condições pactuadas no Termo de Ade-são, com o preenchimento do termo de recebimento.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

XI - Avaliação de Desempenho - Exame pela Comissão Permanente de Credenci-amento das ocorrências registradas pelo servidor responsável pelo acompanha-mento do Termo de Adesão e das representações formuladas pelo controle so-cial, orientando para a continuidade da prestação do serviço, sua rescisão e con-vocação de próximo classificado, se couber, ou instauração de procedimento objetivando o descredenciamento.

XII - Regulamento - Instrumento que disciplina e divulga aos interessados as condi-ções específicas para a prestação dos serviços e fornecimentos requeridos.

XIII - Proponente - pessoa física ou pessoa jurídica, artista, grupo banda ou comuni-dade e coletivos culturais que apresentem no Mínimo 01 ano de criação que possuam autorização para representação do grupo

XIV - Repertório Adequado - execução de músicas, com manifestações e vestuário adequado aos estilos, correspondendo cada estilo a uma lista própria.

XV - Espetáculos Infantis - espetáculos voltados ao público infantil, podendo ser de diversas linguagens (música, teatro, dança e circo).

XVI - Espetáculos de Dança - espetáculos de dança podendo ser de diversos gêne-ros.

XVII - Espetáculos de Teatro - espetáculos de teatro podendo ser de diversos gêne-ros.

XVIII - Espetáculos de Circo - espetáculos que tenham em sua concepção números circenses.

XIX - Apresentações Musicais - as apresentações musicais serão classificadas pe-los estilos abaixo:

a) Rock - produção musical geralmente aberta às diversas possibilidades de criação e experimentação sonora e fusões estilísticas, com temáticas universais e que tem na utilização da guitarra elétrica o seu elemento condutor. Envolve, principalmente, o Pop, o Pop-Rock e o Metal.

b) Blues- é uma forma musical vocal e/ou instrumental que se fundamenta no uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, evitando notas da escala maior, utilizando sempre uma estrutura repetitiva.

c) Jazz é um estilo artístico-musical originário de New Orleans, Chicago e New York a mistura de várias tradições religiosas, em particular a afro-americana. Os instrumen-tos musicais básicos para o Jazz são aqueles usados em bandas marciais e bandas de dança: metais, palhetas e baterias. No entanto, o Jazz, em suas várias formas, aceita praticamente todo tipo de instrumento.

d) Reggae - o Reggae possui origem Jamaicana, além de ser marcado pela influência do movimento religioso Rastafári. É um tipo particular de música que se originou do desenvolvimento do ska e do rocksteady. São-lhe comuns os instrumentos elétricos, tais como guitarra(s), baixo (cujas linhas exercem grande força estilística) e órgão, além de bateria e metais.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

e) Hip-Hop - estilo musical cantado, de forte influência norte-americana, que tem na utilização das bases eletrônicas, das rimas e dos duelos de improvisos vocais os seus principais elementos, assim como a centralização em torno das figuras dos MC’s (Mestres de Cerimônias). A cultura das periferias brasileiras assimilou este es-tilo de forma bastante abrangente, sendo este estilo musical o porta voz preferido das insatisfações e protestos contra as injustiças sociais.

f) MPB - é um gênero musical brasileiro que surgiu há partir nos anos 60 do século XX, com a segunda geração da Bossa Nova.

g) Música Instrumental - produção musical cujo foco está na interpretação e expres-são musical através de temas instrumentais e improvisação melódica, sem a pre-sença de intérpretes vocais, envolvendo, principalmente, o jazz, o choro, o frevo e o fusion.

h) Música Eletrônica - é toda música criada ou modificada através do uso de equipa-mentos e instrumentos eletrônicos, tais como sintetizadores, gravadores digitais, computadores ou softwares de composição, desenvolvidos de forma a facilitar a cri-ação.

i) Música Regional - são músicas com elementos regionais, instrumentos típicos, le-tras que falem de acontecimentos e eventos regionais. Em geral, usam instrumentos e linguajar típicos de uma determinada região.

j) Sertanejo - estilo musical cuja convergência está na expressão musical através de temáticas românticas, de forte apelo popular e na utilização dos teclados eletrônicos, duplas de cantores ou bailarinas. A música sertaneja se originou das modas tocadas, por duplas de violeiros mais comumente encontrados no interior da região centro - oeste do Brasil. No ritmo sertanejo predomina o estilo caipira, embora atualmente as duplas sertanejas, como são chamadas, tenham passado por transformações e de-ram espaço à utilização de instrumentos eletrônicos como a guitarra e o teclado.

k) Axé - estilos musicais cuja convergência está na expressão musical através de te-máticas urbanas, de forte apelo popular e comercial, com ênfase na utilização de teclados eletrônicos e estética pop e na reinterpretação dos ritmos de origem africana (samba e ritmos afro).

l) Samba - é um estilo musical brasileiro que de forma geral, sempre apresenta instru-mentos percussivos e, atualmente, além destes, uma grande variedade de instru-mentos de sopro e harmonia, bem como inovações e associações a outros tantos gêneros musicais.

m) Forró - produção musical cujo foco está na expressão musical através dos elemen-tos oriundos das culturas nordestinas, seja na reinterpretação dos ritmos tradicionais (Baião, Xote, Arrasta Pé), na utilização da instrumentação (sanfona, zabumba, triân-gulo, pífano, viola), ou nas temáticas das letras, geralmente referentes ao modo de vida nordestina. São variações do Forró: Forró Tradicional, Forró Universitário, Can-

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

toria, formações de Trios Nordestinos, Bandas de Pífanos e Forró Eletrônico, mar-cado pela utilização de instrumentos eletrônicos que substituem os órgãos de origem (sanfona, zabumba, triângulo, pífano, viola).

n) Black Music - é um termo dado a todo um grupo de gêneros musicais que emergi-ram ou foram influenciados pela cultura de descendentes africanos.

o) Afro - produção musical cujo foco está na criação e expressão musical através de elementos oriundos de matrizes africanas seja na interpretação dos ritmos, na utili-zação da instrumentação, nos desfiles, em cortejos públicos, ou nas temáticas das letras. Envolve, principalmente, a música dos Blocos Afro, dos Afoxés, das Escolas de Samba, o Samba-Reggae e o Afro-Pop.

p) Multiplicidade de Gêneros - artistas ou bandas que musicalmente utilizam uma multiplicidade de gêneros na composição do seu repertório, desde que constem nos estilos especificados no respectivo regulamento.

XX – Manifestações culturais, Populares e tradicionais - criações coletivas de comu-nidades, fundadas na tradição e transmitidas oralmente ou através de gestos, as quais envolvem linguagens como dança, música, teatro, artes plásticas, pinturas corporais e cantos sagrados.

Art. 3º - O credenciamento da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo do Maranhão - SECTUR observará as seguintes etapas:

I - Publicação, no Diário Oficial do Estado do Maranhão e aviso em jornal de grande circulação local, do Regulamento para definir os critérios técnicos específicos, os pré- requisitos e valores referenciais para a realização de cada atividade/tarefa;

II - Inscrição dos interessados;

III - Habilitação e classificação dos artistas/bandas/grupos credenciados, com publica-ção das respectivas listas por meio eletrônico;

IV - Convocação das pessoas credenciadas inscritas no processo de Credenciamento para atendimento dos serviços;

V - Contratação das pessoas credenciadas, mediante assinatura do Termo de Adesão.

Art. 4º - O processo de Credenciamento será conduzido por uma Comissão Permanente de Credenciamento, composta por servidores(as) da SECTUR ou membros indicados pelo Secretário de Estado da Cultura e Turismo do Maranhão, em portaria específica publicada em Diário Oficial do Estado, que terá como atribuições:

I - Acompanhar todo o processo de credenciamento;

II - Monitorar o cumprimento desta Edital e dos atos normativos complementares dela decorrentes;

III - Receber os pedidos de inscrições dos interessados;

IV - Conferir os documentos em todas as etapas do credenciamento, emitindo parecer técnico, quando exigido pelo Regulamento;

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

V - Elaborar as listas de credenciamento e a publicação por meio eletrônico, mediante publicação no Diário Oficial do Estado do Maranhão e aviso em jornal de grande circulação local;

VI - Proceder à avaliação de desempenho e ao descredenciamento das pessoas que descumpram as obrigações constantes do Regulamento;

VII - Receber as denúncias resultantes do controle social e adotar as providências ad-ministrativas para efetivar as consequências delas decorrentes;

VIII - Resolver os casos omissos.

Art. 5º - O credenciamento será disponibilizado para os interessados, através de formu-lário eletrônico, acessível no endereço www.cultura.ma.gov.br, para serviços a serem prestados no âmbito da SECTUR e outros eventos similares que necessitem de profissi-onais com a modalidade artística indicada no Regulamento (item 1.1) que integra o pre-sente Edital, ou através de formulário preenchido e enviado pelos correios ou entregue no protocolo da SECTUR.

Parágrafo Único - Os interessados poderão credenciar-se apenas na modalidade a que se refere sua categoria, com exceção dos artistas que possuem trabalho solo e também compoem bandas artísticas, que se constituirão em listas diferentes, considerando a distribuição dos grupos credenciados (Grupo I - Artistas Individuais/apresentação solo e Grupo II - Grupos Artísticos e Bandas) nestes casos a inscrição deverá ocorrer acompa-nhada de documento de justificativa e observarão os anexos do Regulamento que acom-panha o presente Edital.

Art. 6º - O processo de credenciamento observará os critérios técnicos e específicos para a prestação de serviços previstos no Regulamento anexo.

Art. 7º - O prazo de vigência do credenciamento é de 01 (um) ano podendo ser prorro-gado por igual período até o limite de 60 meses, a contar da publicação deste Edital, por meio eletrônico, mediante publicação no Diário Oficial do Estado do Maranhão e aviso em jornal de grande circulação local, para a concretização dos diversos serviços inte-grantes desse credenciamento.

§ 1º - A inscrição será recebida a partir da publicação do presente Regulamento, no Diário Oficial do Estado e sua concomitante divulgação no endereço eletrônico da SEC-TUR (www.cultura.ma.gov.br), sendo que as primeiras listas de pessoas classificadas neste Credenciamento serão divulgadas em até 30 dias após o início das inscrições, considerando o início das inscrições no dia 28 de março de 2016, sem prejuízo de novos credenciamentos de pessoas interessadas que serão acrescentados posteriormente às listas existentes, na colocação seguinte ao último constante da listagem.

§ 2º A Comissão Permanente de Credenciamento terá o prazo de até 06 (seis) meses para divulgar os novos credenciados, cujo pedido de inscrição não se interromperá en-quanto vigente o sistema de credenciamento obedecendo-se à rotatividade necessária para prestação dos serviços.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

Art. 8º - A programação orçamentária obedecerá às dotações orçamentárias das unida-des solicitantes da SECTUR.

PARÁGRAFO ÚNICO - As contratações observarão a dotação orçamentária nos limites das verbas alocadas nos projetos, programas e ações culturais anteriores à convocação das pessoas credenciadas.

Art. 9° - Qualquer interessado (a) ou usuário (a) poderá denunciar irregularidade na pres-tação dos serviços e/ou no faturamento.

Art. 10 – Este Edital entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as dis-posições em contrário.

DIEGO GALDINO DE ARAÚJO Secretário de Estado da Cultura e Turismo do Maranhão

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

REGULAMENTO DO PROCESSO DE CREDENCIAMENTO DE ARTISTAS, GRUPOS E BANDAS PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ARTÍSTICOS EM ESPAÇOS CUL-TURAIS DA SECTUR

1. O OBJETO

1.1 O presente regulamento tem por finalidade o credenciamento de artistas, grupos e bandas para a prestação de serviços artísticos em Espaços Culturais da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo do Maranhão - SECTUR, nas seguintes modalidades artísticas:

a) Espetáculos Infantis (diversas linguagens);

b) Espetáculos de Dança (diversos gêneros);

c) Espetáculos de Teatro (diversos gêneros);

d) Espetáculos de Circo;

e) Apresentações Musicais/ Rock;

f) Apresentações Musicais/ Blues;

g) Apresentações Musicais/ Reggae;

h) Apresentações Musicais/ Hip Hop;

i) Apresentações Musicais/ MPB;

j) Apresentações Musicais/ Música Instrumental;

k) Apresentações Musicais/ Música Eletrônica;

l) Apresentações Musicais/ Música Regional;

m) Apresentações Musicais/ Sertanejo;

n) Apresentações Musicais/ Axé;

o) Apresentações Musicais/ Samba;

p) Apresentações Musicais/ Forró;

q) Apresentações Musicais/ Black Music;

r) Apresentações Musicais/ Afro;

s) Apresentações Musicais/ Multiplicidade de gêneros;

t) Apresentações Musicais/Jazz;

u) Apresentações Musicais/Funk

v) Apresentações Musicais/Ritmos Caribenhos;

x) Manifestações Populares (Compreendem-se como tais o que estabelece o De-creto 6040 de 07 de fevereiro de 2007);

z) Grupos de Bumba meu Boi e Danças Regionais.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

1.2 O presente regulamento objetiva a realização de apresentações artísticas nos Espa-ços Culturais da SECTUR de São Luís e interior, a saber:

a) Praça Nauro Machado (Centro Histórico / São Luís);

b) Canto da Cultura (Centro Histórico / São Luís);

c) Teatro Odílio Costa Filho (Centro Histórico / São Luís);

d) Praça Maria Aragão (Beira Mar / São Luís);

e) Teatro Alcione Nazaré (Centro Histórico / São Luís);

Casa do Maranhão - centro histórico

Museu Histórico e Artistico do Maranhão – Rua do Sol

f) Praça Deodoro (Centro / São Luís);

g) Centro Social e Recreativo do Servidor Público Estadual – IPEM (Calhau / São Luís);

h) Espigão Costeiro (Ponta d’Areia / São Luís);

i) Praça do Pescador (Praia de São Marcos / São Luís);

j) Convento das Mercês (Centro Histórico / São Luís);

k) Teatro Arthur Azevedo (Centro / São Luís);

l) Lagoa da Jansen (Ponta d’Areia / São Luís);

m) CEPRAMA (Centro Histórico / São Luís);

n) Largo do Caroçudo (Madre Deus / São Luís);

o) Parque da Vila Palmeira (Vila Palmeira / São Luís);

p) Passarela do Anel Viário (Anel Viário / São Luís);

q) Praça da Casa do Maranhão (Centro Histórico / São Luís);

r) Praça do Cohatrac (Cohatrac – São Luís);

s) Praça do Desterro (Desterro – São Luís);

t) Praça do Coroadinho (Coroadinho – São Luís);

u) Praça do Ipase (Ipase – São Luís);

v) Praça da Cidade Operária (Cidade Operária – São Luís);

x) Praça do João Paulo (João Paulo – São Luís);

y) Praça da Liberdade (Liberdade – São Luís);

w) Praça do Anjo da Guarda (Anjo da Guarda – São Luís);

z) Praça do Bairro de Fátima (Bairro de Fátima – São Luís);

aa) Praça da Vila Embratel (Vila Embratel – São Luís);

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

ab) Praça do Parque Vitória (Parque Vitória – São Luís);

ac) Praça da Saudade (Madre Deus – São Luís);

ad) Praça da Estiva (Estiva – São Luís);

ae) Praça do Vinhais (Vinhais – São Luís);

af) Praça da Faustina (Centro Histórico / São Luís);

ag) Praça do Trabalhador (Centro / Barreirinhas);

ah) Teatro Ferreira Goulart (Centro / Imperatriz);

ai) Teatro de Caxias (Centro / Caxias);

aj) Teatro de Codó (Centro / Codó);

ak) Concha Acústica (Centro / São José de Ribamar);

al) Praça da Raposa (Centro / Raposa);

am) Praça do Maiobão (Maiobão / Paço do Lumiar);

an) Outros lugares nos diversos Municípios do Estado do Maranhão.

1.3 Na hipótese de representação por pessoa física de grupos artísticos e/ou bandas, coletivos culturais e/ou comunidades somente será admissível se o proponente for parte integrante do(a) respectivo(a) grupo/banda, coletivo cultural e/ou comunidades. Na hipótese de representação por pessoa jurídica, esta deverá ser constituída há, pelo menos, 01 (um) ano.

1.4 É assegurada a rotatividade entre os credenciados e respectivas contratações por modalidade artística, constituindo-se cada uma em listagem própria, sempre exclu-ída a vontade da Administração na determinação da demanda por credenciado.

1.5 É assegurada a inscrição permanente a qualquer interessado que preencha as exi-gências estabelecidas para o credenciamento. A inscrição permanecerá continua-mente disponível a partir da publicação do presente edital, observada a divulgação das primeiras listas de credenciados, com as pessoas habilitadas que tenham feito suas inscrições de até 29 de abril de 2016.

1.5.1 Somente poderão participar da Programação do São João 2016 as pessoas habi-litadas constantes nas listas dos credenciados que tenham feito suas inscrições até o dia 29 de abril de 2016.

1.6 A Comissão Permanente de Credenciamento, observada a periodicidade máxima de 180 (cento e oitenta) dias, publicará novas listas, nas quais constarão os novos cre-denciados classificados, acrescentados às listas existentes (na colocação seguinte ao último constante da listagem), obedecendo-se à rotatividade necessária para prestação dos serviços.

1.7 O prazo de vigência do credenciamento é de 01 (um) ano, a contar da publicação do presente regulamento, podendo ser prorrogado por igual período até o limite de 60 meses, durante o qual os credenciados poderão ser convocados a firmar o Termo

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

de Adesão (ANEXO VII), nas oportunidades e quantidades que a Administração ne-cessitar, observadas as condições fixadas neste Regulamento e normas pertinentes.

1.8 A contratação será firmada por ato formal da autoridade administrativa competente, após o reconhecimento do cumprimento de todas as exigências estabelecidas, o que ensejará a subscrição do Termo de Adesão ao Credenciamento.

1.9 A prestação de serviços será remunerada com base nos valores definidos no ANEXO A do termo de Referência deste Regulamento, ficando expressamente vedado o pagamento de qualquer sobretaxa em relação à tabela de remuneração adotada.

1.10 O valor do cachê será definido conforme o anexo A do termo de Referência (anexo I).

1.11 As despesas com os técnicos/operadores de som e luz para realização do espetá-culo ou apresentação serão de inteira responsabilidade do credenciado.

1.12 O credenciado se responsabilizará pela liberação da execução da apresentação artística, emitida pelos órgãos de fiscalização e controle, incluindo liberação junto ao Juizado de Infância e Juventude, Escritório Central de Arrecadação e Distribui-ção - ECAD, e Sociedade Brasileira de Autores - SBAT, e/ou outros, quando ne-cessário.

1.13 É vedada a cessão ou transferência do Termo de Adesão, total ou parcial, bem como a subcontratação parcial do objeto.

1.14 As despesas decorrentes da execução do Termo de Adesão correrão à conta dos recursos orçamentários de cada unidade da Secretaria de Estado da Cultura e Tu-rismo que demande os serviços objeto deste Regulamento.

1.15 O processo de Credenciamento se desenvolverá da seguinte forma:

a) Inscrição;

b) Habilitação e classificação;

c) Convocação;

d) Assinatura do Termo de Adesão.

1.16 As duas primeiras etapas correspondem ao processo de credenciamento e as duas etapas seguintes à própria execução dos efeitos do credenciamento.

1.17 A divulgação da lista dos credenciados não impõe à Administração a obrigação de celebrar Termo de Adesão.

2. DAS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS DE PARTICIPAÇÃO NO CREDENCIAMENTO

2.1 Somente serão admitidos a participar deste credenciamento interessados que aten-derem a todas as exigências contidas neste Regulamento e nos seus anexos.

2.2 Cada credenciado poderá se inscrever para mais de uma modalidade artística, con-tudo só poderá apresentar-se em cada uma delas, no máximo, 02 (duas) vezes por mês.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

2.3 Em nenhuma hipótese o credenciado poderá ser selecionado para apresentações por mais de 03 (três) meses consecutivos na mesma modalidade artística.

2.4 As apresentações poderão estabelecer tempos de duração diferenciados, sendo res-peitado o tempo mínimo de 50 (cinquenta) minutos de apresentação. As apresenta-ções de música terão tempo mínimo de 90 (noventa) minutos.

2.4.1 No caso de artistas solo, para participações especiais em shows coletivos, as apre-sentações terão tempo mínimo de 20 minutos e máximo de 30 minutos.

2.5 Não será admitida a participação de pessoas que estejam suspensas temporaria-mente de participar e de licitar com a Administração Pública ou os declarados inidô-neos, na forma dos incisos III e IV do art. 87 da Lei 8.666/93.

2.6 É vedado, conforme art. 9° da Lei Federal Nº 8.666/93, ao agente político e ao servi-dor público de qualquer categoria, natureza ou condição, celebrar contratos com a Administração direta ou indireta, por si ou como representante de terceiro, sob pena de nulidade, ressalvadas as exceções legais.

3. DA REGÊNCIA LEGAL DO CREDENCIAMENTO

3.1 Esse credenciamento obedecerá, integralmente, as disposições do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, art. 25, caput, da Lei Federal 8.666, de 21 de junho de 1993 e demais normas pertinentes à matéria.

4. DA COMISSÃO DE CREDENCIAMENTO

4.1 O processo de Credenciamento será conduzido por Comissão Permanente de Cre-denciamento, composta por servidores de cargo de provimento permanente e tem-porário designados pelo Secretário de Estado da Cultura e Turismo, por portaria pu-blicada em Diário Oficial do Estado, e terá como atribuições:

I. Acompanhar todo o processo de credenciamento;

II. Monitorar o cumprimento deste Edital e dos atos normativos complementares dela decorrentes;

III. Receber os pedidos de inscrições dos interessados;

IV. Conferir os documentos em todas as etapas do credenciamento, emitindo pa-recer técnico, quando exigido pelo Regulamento;

V. Elaborar a lista de credenciamento e encaminhar para publicação;

VI. Proceder a avaliação de desempenho e ao descredenciamento das pessoas que descumpram as obrigações constantes do Regulamento;

VII. Receber as denúncias resultantes do controle social e adotar as providências administrativas para efetivar as consequências delas decorrentes;

VIII. Resolver os casos omissos.

5. DO PROCEDIMENTO DO CREDENCIAMENTO

5.1. DA INSCRIÇÃO

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

5.1.1 O ato de inscrição para o processo de credenciamento se dará através de preen-chimento de formulário disponibilizado no endereço www.cultura.ma.gov.br ou na Superintendência de Ação e Difusão Cultural da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo – SECTUR e apresentação dos seguintes documentos:

I. Formulário de Inscrição (devidamente preenchido e assinado);

II. Portfólio;

III. Clipping;

IV. CD (Música);

V. DVD;

VI. Foto digital acima de 300pixels;

VII. Rider Técnico de Som e Luz;

VIII. Mapa de palco.

IX. Comprovante de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ, se pessoa jurídica e no Cadastro de Pessoa Física - CPF, se pessoa física;

X. Cópia de RG, CPF e Comprovante de Residência do proponente;

XI. No caso de empreendedor individual, da existência de sócios-gerentes ou presidentes de cooperativas ou associações, cópia do RG e do CPF de todos;

XII. Cópia do Registro público no caso de empresário individual;

XIII. Em se tratando de sociedades empresárias, cópia do ato constitutivo, es-tatuto ou contrato social, com suas eventuais alterações supervenientes em vigor, devidamente registrados, acompanhados, quando for o caso, dos do-cumentos societários comprobatórios de eleição ou designação e investi-dura dos atuais administradores;

XIV. No caso de sociedades simples, cópia do ato constitutivo, estatuto ou con-trato social, com suas eventuais alterações supervenientes em vigor, devi-damente registrados, acompanhados dos atos comprobatórios de eleição e investidura dos atuais administradores;

XV. Cópia do decreto de autorização, no caso de empresa ou sociedade es-trangeira em funcionamento no País;

XVI. Cópia do ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir;

XVII. Declaração de Exclusividade firmada pelo artista e/ou banda, declarando como representante exclusivo quem propôs e apresentou a inscrição;

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

XVIII. Em caso de grupos ou bandas que não sejam constituídos formalmente, a declaração deverá ser assinada por todos os integrantes que compõem a banda/grupo conferindo poderes ao representante.

§ 1º - O CREDENCIADO deverá manter, durante a vigência do credenciamento, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas no regulamento.

§ 2º - Não serão aceitas inscrições que possuam no repertório e na reprodução, músicas que desvalorizem, incentivem a violência ou exponham as mulheres à situação de cons-trangimento, bem como manifestações de homofobia ou discriminação racial e apologia ao uso de drogas ilícitas, sujeitando-se às sanções previstas e legais por seu descum-primento, conforme o quanto disposto na legislação vigente.

§ 3º - Incluem-se como requisitos para habilitação os documentos previstos no item 5.5 deste regulamento.

5.1.2 As microempresas e empresas de pequeno porte, beneficiárias do tratamento di-ferenciado e favorecido previsto na Lei Complementar Nº 123/06, deverão apre-sentar declaração de pleno conhecimento e enquadramento, cujo termo encontra-se em anexo (ANEXO III).

5.1.3 Os interessados deverão preencher todos os itens do formulário, podendo creden-ciar-se nas diversas modalidades, no Grupo I, como Artistas Individuais (apresen-tação solo) e/ou no Grupo II, como Grupos Artísticos ou Bandas.

5.1.4 Os interessados que se credenciarem em mais de uma modalidade e/ou nos dois grupos (Grupo I - Artistas Individuais/ apresentação solo e Grupo II - Grupos Ar-tísticos e Bandas) deverão realizar as inscrições em formulários separados.

5.1.5 O formulário preenchido e demais documentos previstos no item 5.1 deverão ser entregues da seguinte forma:

5.1.6 Via SEDEX, em envelope lacrado e identificado, conforme descrição abaixo:

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO DO MARANHÃO - SECTUR

SUPERINTENDÊNCIA DE AÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL - SADC

Comissão Permanente de Credenciamento / Recurso

Rua Portugal, 303

Centro

CEP 65.010-480 - São Luís - Maranhão

5.1.7 Fisicamente protocolados diretamente na sede da Secretaria de Estado da Cul-tura e Turismo do Maranhão – SECTUR, em envelope identificado, conforme descrito no item 5.1.6, das 13:00hs às 18:00hs, no endereço indicado abaixo:

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

Local Endereço

SECRETARIA DE ESTADO DA CUL-TURA E TURISMO DO MARANHÃO

Rua Portugal, 303

Centro

CEP 65.010-480 - São Luís - Maranhão

5.1.9 Os interessados que realizarem inscrição presencial receberão comprovante de inscrição, contendo razão social/nome, nome do projeto, data de inscrição, local de recebimento, devidamente datado, assinado e carimbado por servidor da SE-CRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO.

5.2 DA HABILITAÇÃO

5.2.1 A Comissão de Credenciamento concluirá pela habilitação dos interessados, me-diante parecer circunstanciado e individualizado por pretendente, que cumprirem as exigências do item 5.1.

5.2.2 Não poderá ser habilitada a pessoa que não demonstrar a pertinência do artista, banda e/ou grupo com o contexto na modalidade artística selecionada, prova que poderá ser oferecida com a apresentação da documentação prevista no item 5.1.1 ou deixar de prestar informações complementares solicitadas durante o processo de credenciamento pela Comissão Permanente de Credenciamento, mediante co-municação via correio eletrônico (e-mail) indicado no formulário de inscrição pelo interessado.

5.2.3. A Comissão Permanente de Credenciamento divulgará a lista dos interessados que tiverem suas inscrições indeferidas, em separado da lista de classificação, ambas divulgadas na mesma data em Diário Oficial do Estado.

5.3. DA CLASSIFICAÇÃO

5.3.1 A lista do credenciamento será divulgada, considerando a classificação dos habi-litados, com base na pontuação de 0 a 20 (de zero a vinte) dos seguintes critérios:

5.3.1.1 Para Espetáculos infantis de diversas linguagens: serão avaliados os critérios conforme a linguagem em que se enquadrar à proposta artística (dança, teatro, circo e música, manifestações culturais e populares).

5.3.1.2 Para Espetáculos de Dança (diversos gêneros):

Critério Pontuação

Regular Bom Ótimo

Mérito e Qualidade Artística/Cultu-ral da Proposta

01 ponto 03 pontos 05 pontos

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

Importância da proposta no con-texto sócio cultural

01 ponto 05 pontos 07 pontos

Inovação, criatividade, coerência e clareza na composição da proposta coreográfica, verificável com a apresentação do DVD ou portifólio ou currículo histórico quando se tra-tar das comunidades tradicionais

01 ponto 05 pontos 07 pontos

Microempresa e empresa de pe-queno porte

01 ponto

5.3.1.3 Para Espetáculos de Teatro (diversos gêneros):

Critério Pontuação

Regular Bom Ótimo

Mérito artístico do grupo ou artista no contexto do estilo escolhido

01 ponto 03 pontos 05 pontos

Verificação da concepção do espe-táculo, originalidade e criatividade, verificável com a apresentação do DVD ou portifólio ou currículo histó-rico quando se tratar das comunida-des tradicionais

01 ponto 05 pontos 07 pontos

Concepção artística, clareza na abordagem do tema, coerência nar-rativa e inovação de linguagem e comunicabilidade

01 ponto 05 pontos 07 pontos

Microempresa e empresa de pe-queno porte

01 ponto

.

5.3.1.4 Para Espetáculos de Circo:

Critério Pontuação

Regular Bom Ótimo

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

Mérito artístico do grupo ou artista no contexto do estilo escolhido

01 ponto 03 pontos 05 pontos

Verificação da concepção do espe-táculo, originalidade e criatividade, verificável com a apresentação do DVD

01 ponto 05 pontos 07 pontos

Concepção artística, clareza na abordagem do tema, coerência nar-rativa e inovação de linguagem e comunicabilidade

01 ponto 05 pontos 07 pontos

Microempresa e empresa de pe-queno porte

01 ponto

5.3.1.5 Para Apresentações Musicais (todos os estilos):

Critério Pontuação

Regular Bom Ótimo

Análise e avaliação do portfólio da atração (release, clipping, website, blog, etc.) para verificação da con-sistência/pertinência da proposta artística e do grau de inserção na cena musical

01 ponto 03 pontos 05 pontos

Audição do material gravado em CD e DVD, avaliando-se a quali-dade geral do material apresentado (qualidade de gravação, execução, proposta estético-musical)

01 ponto 05 pontos 07 pontos

Análise da concepção artística, en-volvendo desempenho no palco, fi-gurino, empatia com o público, veri-ficando ainda aspecto de figurino e evolução artística no palco, verificá-vel com a apresentação do material em vídeo (DVD)

01 ponto 05 pontos 07 pontos

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

Critério Pontuação

Regular Bom Ótimo

Microempresa e empresa de pe-queno porte

01 ponto

5.3.1.6 Para Manifestações culturais e populares:

Critério Pontuação

Regular Bom Ótimo

Mérito e qualidade artística cultural da proposta, verificável com apre-sentação do histórico, fotos e de-mais registros de apresentações re-alizadas

01 ponto 03 pontos 05 pontos

Indumentária e adereços coerentes com a tradição e a proposta cultural apresentada, verificável com a apresentação de fotos, DVD , porti-folio ou curriculo históricoetc.

01 ponto 05 pontos 07 pontos

Tradição, conforme os anos de existência do grupo, comprovável com a apresentação de histórico, acompanhado de registros, relea-ses, folhetos, etc.

Entre 5 e 10 Anos

Entre 11 e 20 Anos

Mais de 20 Anos

01 ponto 05 pontos 07 pontos

Microempresa e empresa de pe-queno porte

01 ponto

§ 1º - Em cada um dos itens só será atribuída uma nota regular, bom ou ótimo, para que o total resulte em cada modalidade artística (conforme item 1.1), o máximo de 20 pontos.

§ 2º - Para ser classificado, o proponente, deve atingir um mínimo de 11 (onze) pontos.

§ 3º - As listas contendo os primeiros credenciados, observando as modalidades artísti-cas e os dois grupos serão divulgadas até 20 (dias) dias após o término das inscrições.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

5.3.2 Será assegurado o credenciamento para a pessoa inscrita que apresentar os do-cumentos do item 5.1, na ordem classificatória dos pontos acumulados dos crité-rios apontados no item 5.3.1, garantida a sucessiva renovação da listagem com a inserção de novas inscrições.

5.3.3 Serão divulgadas listas autônomas dos credenciados, organizada por ordem de classificação, observada as modalidades artísticas e a distribuição nos dois gru-pos: um de Artistas Individuais (apresentação solo) e o outro de Grupo Artístico ou Banda.

5.3.4 A ordem de classificação será observada rigorosamente para assegurar a rotati-vidade na convocação dos credenciados para assinatura do Termo de Adesão.

5.3.5 Caberá à Comissão de Credenciamento a convocação dos credenciados, obede-cida à ordem de classificação, mediante publicação no Diário Oficial do Estado do Maranhão e por meio de divulgação no endereço www.cultura.ma.gov.br.

5.3.6 Na hipótese de empate entre as habilitadas prevalecerá na classificação:

a) a que tiver sido inscrita primeiramente, considerando-se dia, mês e ano;

b) se pessoa jurídica, a constituída há mais tempo; se pessoa física, a mais idosa.

5.3.7 A Comissão Permanente de Credenciamento avaliará os casos omissos, consi-derando sempre o interesse público.

5.4 DA CONVOCAÇÃO

5.4.1 A convocação dar-se-á de acordo com as necessidades, metas planejadas e pro-gramadas e a disponibilidade financeira e orçamentária.

5.4.2 A Comissão Permanente de Credenciamento convocará o credenciado para a prestação do serviço, obedecida rigorosamente à ordem de classificação, através de publicação no Diário Oficial do Estado e no endereço eletrônico www.cul-tura.ma.gov.br.

5.4.3 O ato de convocação conterá, resumidamente, objeto, local da prestação do ser-viço ou fornecimento de bens, valor da contratação, fundamento legal e dotação orçamentária.

5.4.4 Cada credenciado poderá ser convocado para prestar serviço em qualquer Es-paço Cultural da SECTUR em São Luís e interior, respeitando os valores da con-tratação informados no ANEXO A do Termo de Referência (ANEXO I).

5.4.5 Cada credenciado poderá ser selecionado para apresentar-se, no máximo, 02 (duas) vezes por mês e por 03 (três) meses consecutivos na mesma modalidade artística.

5.4.5.1 Excetuam-se para o item acima, os períodos de Carnaval e São João.

5.4.6 Caso o convocado não apresente a documentação exigida para assinatura do Termo de Adesão, no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas, será convo-cado o próximo credenciado da lista, respeitada a ordem de classificação.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

5.4.7 O convocado deverá assinar o Termo de Adesão no prazo máximo de 72 (setenta e duas) horas após entrega dos documentos.

5.4.8 O convocado que não comparecer para assinatura do Termo de Adesão, no prazo estipulado, decairá do direito de prestar o serviço ou fornecer o bem e, indepen-dentemente de notificação, deverá prestar esclarecimentos pertinentes no prazo de 72 (setenta e duas) horas depois de findo o prazo de Adesão, estando sujeito às penalidades previstas na Lei 8.666/93, inclusive com descredenciamento.

5.4.9 A execução dos serviços somente será autorizada após a assinatura do Termo de Adesão, em conformidade com suas cláusulas.

5.5. DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA ASSINATURA DO TERMO DE ADESÃO

5.5.1 Para a assinatura do Termo de Adesão, observar-se-á, no que couberem, as dis-posições dos arts. 27 a 30 da Lei Federal 8.666/93, devendo o convocado apre-sentar os seguintes documentos:

5.5.1.1 Pessoa Jurídica:

a) Prova de inscrição no cadastro de contribuintes estadual ou municipal, se houver, relativo ao domicílio ou sede do convocado, pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto contratual;

b) Prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal do domi-cílio ou sede do convocado, ou outra equivalente, na forma da lei;

c) Prova de regularidade relativa à Seguridade Social (INSS) e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), demonstrando situação regular no cumprimento dos encargos sociais instituídos por lei;

d) Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT), atestando a inexistência de dé-bitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho;

e) Comprovante de conta bancária (folha de Cheque, cartão ou extrato);

f) Balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, já exigíveis e apresentados na forma da lei, que comprovem a boa situação financeira do convocado, podendo ser atualizados por índices oficiais quando encerrados há mais de 03 (três) meses da data de apresentação, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios.

g) Certidão Negativa de Débito com a CAEMA, consoante determina o Decreto Estadual N.º 21.178 de 26 de Abril de 2005.

5.5.1.2 Pessoa Física:

a) Cópia RG;

b) Cópia CPF;

c) Prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal do domi-cílio ou sede do convocado, ou outra equivalente, na forma da lei;

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

d) Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas - CNDT atestando a inexistência de débi-tos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho;

e) Cópia comprovante de residência;

f) Cópia comprovante de conta bancária (folha de Cheque, cartão ou extrato).

g) Certidão Negativa de Débito com a CAEMA, consoante determina o Decreto Estadual N.º 21.178 de 26 de Abril de 2005.

5.5.2 Os documentos para celebração do Termo de Adesão poderão ser apresentados em original, cópia autenticada na forma da lei ou pela Comissão Permanente de Credenciamento ou servidor designado por esta.

6. DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

6.1. A avaliação do desempenho da pessoa prestadora de serviços ou fornecedora de bens será procedida pela Comissão Permanente de Credenciamento mediante aná-lise dos dados do Termo de Recebimento, bem como eventuais denúncias advindas do controle social.

6.2. A nota de avaliação da pessoa prestadora de serviços ou fornecedora de bens vari-ará de 00 a 10 (de zero a dez) pontos, estando apta a continuar credenciado aquele que atingir, no parecer técnico emitido, a nota mínima de 6 (seis) pontos.

6.2.1 A avaliação de desempenho, observado o contraditório e a ampla defesa, poderá ensejar a aplicação de sanção administrativa nos termos dos arts. 87 e 88 da Lei Federal 8.666/93.

6.3 A avaliação de desempenho observará os seguintes critérios:

Critérios Não

Atendeu

Atendeu Parcial-mente

Atendeu Plena-mente

a) Pontualidade na execução do serviço ou no fornecimento de bens

0 0,5 1

b) Qualidade do serviço prestado ou do bem fornecido

0 1 2

c) Cordialidade na relação com os prepos-tos da Secretaria de Cultura e Turismo - SECTUR e os beneficiários diretos ou in-diretos da prestação do serviço ou forne-cimento de bens

0 0,5 1

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

Critérios Não

Atendeu

Atendeu Parcial-mente

Atendeu Plena-mente

d) Cumprimento integral das cláusulas do Termo de Adesão

0 1 2

e) Respeito aos princípios constitucionais, em especial moralidade, boa fé, transpa-rência

0 0,5 1

f) Qualidade das informações prestadas à Administração relativas ao objeto do Termo de Adesão

0 0,5 1

g) Cumprimento das regras de funciona-mento dos Espaços Culturais da SEC-TUR conforme Instrução Normativa Nº 001/2013, publicada no Diário Oficial do Estado do Maranhão em 19.01.13

0 1 1

7. RECURSOS

7.1. Da decisão da habilitação / classificação e da convocação, caberá recurso dirigido ao Secretário de Estado da Cultura e Turismo, no prazo de 05 (dias) dias da publi-cação no Diário Oficial do Estado do Maranhão, o qual deverá ser protocolado na sede da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo - SECTUR, no endereço:

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO DO MARANHÃO - SECTUR

SUPERINTENDÊNCIA DE AÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL - SADC

Comissão Permanente de Credenciamento / Recurso

Rua Portugal, 303

Centro

CEP 65.010-480 - São Luís - Maranhão

7.2. O recurso deverá ser enviado via SEDEX ou entregue no Protocolo da SECTUR endereçado à Comissão Permanente de Credenciamento, em envelope lacrado e identificado, conforme descrição no item 7.1, respeitado o prazo de 05 (cinco) dias da publicação.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

7.3. Recebido o recurso, a Comissão Permanente de Credenciamento, no prazo de 05 (cinco) dias, procederá a instrução deste com os documentos e informações neces-sários, procedendo ao juízo prévio de retratação, se for o caso.

7.3.1 Não se tratando de hipótese de retratação, a Comissão Permanente de Creden-ciamento encaminhará, se for necessário, para o exame técnico e, na hipótese de análise jurídica, à Assessoria Jurídica da SECTUR.

7.4. A Assessoria Jurídica procederá no prazo de 05 (cinco) dias úteis, contados do ingresso do processo no referido núcleo, o exame jurídico da matéria, após o que, irão os autos ao Secretário de Estado da Cultura e Turismo, a quem caberá decidir o mérito, no prazo máximo de 05 (cinco) dias, publicando-se o resultado no Diário Oficial do Estado do Maranhão e em meio eletrônico.

7.5. O acolhimento do recurso importará a invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

8. CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

8.1. As condições de pagamento serão previstas no Termo de Adesão, considerando as especificidades da prestação do serviço ou fornecimento de bens, a duração e o custo previsto para este, ressaltando sempre o interesse público e o equilíbrio financeiro do Termo de Adesão, conforme as determinações da Lei Federal 8.666/93.

8.2. Os pagamentos serão efetuados através de crédito em conta corrente, no prazo não superior a 10(dez) dias, contados da data de verificação do adimplemento do serviço e apresentação da respectiva Nota Fiscal.

8.3. Sobre os valores de cachês estabelecidos no ANEXO A do Termo de Referência (anexo I) incidirão os descontos previstos na legislação vigente.

8.4. Em havendo alguma pendência impeditiva do pagamento, o prazo fluirá a partir de sua regularização por parte da contratada.

9. RESCISÃO

9.1. A inexecução do Termo de Adesão, total ou parcial, ensejará a sua rescisão e de-mais as consequências previstas no termo, na Lei Federal Nº 8.666/93.

9.2. A rescisão poderá ser determinada, por ato unilateral e escrito do Contratante, nos casos enumerados nos incisos I a XII e XVII da Lei Federal Nº 8.666/93.

9.2.1 A rescisão do Termo de Adesão implicará o descredenciamento.

9.3. A prestadora poderá resilir administrativamente sua inscrição no credenciamento, desde que comunique expressamente, através de ofício, esta intenção com ante-cedência mínima de 05 (cinco) dias.

10. DO DESCREDENCIAMENTO

10.1. Constituem hipóteses de descredenciamento:

I. Incidir em um das hipóteses previstas nos itens 9.1 a 9.2 deste Regulamento;

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

II. Deixar o credenciado de apresentar as atualizações dos documentos solicita-dos;

III. Recusar-se o credenciado, quando convocado, a assinar o Termo de Adesão;

IV. Forem procedentes as denúncias formuladas sobre má prestação do serviço ou irregularidades que afrontem princípios constitucionais;

V. Obtiver nota inferior a 6 (seis) pontos na avaliação de desempenho;

VI. Superveniência de fato ou circunstância que comprometa a capacidade téc-nica ou administrativa do credenciado, ou que reduza a capacidade de pres-tação de serviço a ponto de não atender às exigências estabelecidas.

11. IMPUGNAÇÕES

11.1. Até 03 (três) dias após a divulgação da lista de habilitação/classificação, qualquer pessoa poderá solicitar esclarecimentos, providências ou impugnar o ato convo-catório, cabendo ao Secretário de Estado da Cultura e Turismo, com apoio técnico da Comissão Permanente de Credenciamento, decidir.

11.2. Se reconhecida a procedência das impugnações ao Regulamento, a Administra-ção procederá à sua retificação e republicação exclusivamente da alteração, su-pressão ou acréscimo, com ampla divulgação para assegurar o conhecimento por todos.

11.3. Qualquer usuário poderá comunicar, a qualquer tempo, irregularidade na presta-ção dos serviços, fornecimentos de bens e/ou no faturamento.

12. DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1. A Secretaria de Cultura e Turismo - SECTUR poderá prorrogar, adiar, revogar ou anular o presente Regulamento, na forma da Lei, sem que caiba aos participantes qualquer direito a reembolso, indenização ou compensação.

12.2. A qualquer tempo, antes da data de abertura do credenciamento, poderá a Secre-taria de Cultura e Turismo - SECTUR, se necessário, modificar este instrumento, hipótese em que deverá proceder a divulgação, reabrindo-se o prazo inicialmente estabelecido, exceto quando, inquestionavelmente, a alteração não afetar a for-mulação das inscrições propostas.

12.3. É facultada à Comissão Permanente de Credenciamento promover, a qualquer tempo, diligência destinada a esclarecer ou complementar a instrução de proces-sos.

12.4. Os erros materiais irrelevantes serão objeto de saneamento mediante ato moti-vado da Comissão Permanente de Credenciamento.

12.5. Poderá a autoridade competente, a qualquer tempo, excluir credenciado, em des-pacho motivado, se tiver ciência de fato ou circunstância, anterior ou posterior à habilitação, que revele inidoneidade ou falta de capacidade técnica ou financeira, em face da aplicação analógica do disposto na legislação vigente.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

12.6. As informações e esclarecimentos necessários ao perfeito conhecimento do ob-jeto deste Credenciamento poderão ser prestados no local de entrega dos docu-mentos, junto à Comissão de Credenciamento, ou no portal oficial www.cul-tura.ma.gov.br

12.7. A revisão ou reajustamento dos preços só ocorrerá mediante alterações dos pre-ços dos anexos integrantes do presente credenciamento, considerando o inte-resse da Administração, justo preço do mercado e nas hipóteses de força maior e caso fortuito, sempre precedidos dos estudos técnicos para cada serviço.

É terminantemente proibido a classificação de grupos e ou artistas que apresen-tem trabalhos cujo teor apresentem cunho racista, xenófobo, sexista ou qualquer forma de peconceitos ou estimulem a violência

12.8. Este edital possui 09 (nove) anexos:

a) ANEXO I - Termo de Referência;

b) ANEXO II - Formulário de Inscrição ao Credenciamento;

c) ANEXO III - Modelo de Declaração de Conhecimento;

d) ANEXO IV - Modelo de Declaração de Enquadramento;

e) ANEXO V - Riders Técnicos dos Espaços Culturais

f) ANEXO VI - Critérios de avaliação e desempenho;

g) ANEXO VII - Minuta do Termo de Adesão ao Credenciamento;

h) ANEXO VIII - Listas do Grupo I - Artistas Individuais nas diversas modalida-des artísticas;

i) ANEXO IX - Listas do Grupo II - Grupos Artísticos e Bandas nas diversas modalidades artísticas;

12.9. Para quaisquer questões judiciais oriundas do presente Regulamento, prevale-cerá o Foro da Comarca de São Luís, Estado do Maranhão, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

12.10. Os casos omissos serão dirimidos pelo Secretário de Estado da Cultura e Turismo, com a análise técnica da Comissão Permanente de Credenciamento.

São Luís, 14 de Março de 2016

DIEGO GALDINO DE ARAÚJO Secretário de Estado da Cultura e Turismo

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

ANEXO I

TERMO DE REFERÊNCIA

1. APRESENTAÇÃO

O presente termo visa o CREDENCIAMENTO para contratações dos serviços

artísticos de artistas, grupos e bandas, pessoas físicas ou pessoas jurídicas, com ou sem

fins lucrativos, no âmbito dos espaços culturais da Secretaria de Estado da Cultura e

Turismo do Maranhão - SECTUR.

Este Termo determina os critérios para o credenciamento dos interessados, fixando as

áreas de atuação, a composição do valor referencial, o prazo de vigência e os limites

orçamentários respectivos para a prestação do serviço.

2. JUSTIFICATIVA

Considerando as ações culturais realizadas pelo Estado do Maranhão no

Município de São Luís e nos diversos Municípios Maranhenses e em face da aplicação

das políticas públicas de cultura com o objetivo de incentivar e promover nossa

diversidade cultural nas áreas da Música, Teatro, Dança, Cultura Popular, e demais

atividades que compõem o calendário cultural e turístico do nosso Estado. Considerando

ainda os diversos eventos e a necessidade de viabilizar os projetos a serem realizados,

patrocinados e apoiados pela Secretaria de Estado da Cultura e Turismo do Maranhão –

SECTUR, no decorrer do ano, como festividades natalinas, virada do ano (réveillon),

carnaval, folia de rua, paixão de Cristo, festas juninas e São João, encontros culturais,

apoios a manifestações folclóricas, reuniões técnicas, oficinas, feiras, lançamentos de

programas, reuniões de autoridades nacionais e internacionais, entre outras atividades.

Considerando, por fim, a consecução do objetivo maior da Secretaria de Estado da

Cultura e Turismo do Maranhão, consubstanciado na expansão, fomento e difusão da

Cultura Maranhense por todo o Estado, faz-se necessária a contratação de Artistas,

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

grupos, e bandas de acordo com as especificações contidas no presente Termo de

Referência.

3. DO OBJETO

Credenciamento para contratações dos serviços artísticos de artistas, grupos

e bandas, pessoas físicas ou pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, no âmbito

dos Espaços Culturais da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo do Maranhão –

SECTUR.

4. DO DETALHAMENTO DO OBJETO

4.1. Os serviços artísticos de artistas, grupos e bandas, pessoas físicas e jurídicas

contemplarão as seguintes modalidades:

a) Espetáculos Infantis (diversas linguagens);

b) Espetáculos de Dança (diversos gêneros);

c) Espetáculos de Teatro (diversos gêneros);

d) Espetáculos de Circo;

e) Apresentações Musicais/ Rock;

f) Apresentações Musicais/ Blues;

g) Apresentações Musicais/ Reggae;

h) Apresentações Musicais/ Hip Hop;

i) Apresentações Musicais/ MPB;

j) Apresentações Musicais/ Música Instrumental;

k) Apresentações Musicais/ Música Eletrônica;

l) Apresentações Musicais/ Música Regional;

m) Apresentações Musicais/ Sertanejo;

n) Apresentações Musicais/ Axé;

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

o) Apresentações Musicais/ Samba;

p) Apresentações Musicais/ Forró;

q) Apresentações Musicais/ Black Music;

r) Apresentações Musicais/ Afro;

s) Apresentações Musicais/ Multiplicidade de gêneros;

t) Apresentações Musicais/Jazz;

u) Apresentações Musicais/Funk

v) Apresentações Musicais/Ritmos Caribenhos;

w) Manifestações Populares (Compreendem-se como tais o que estabelece o Decreto 6040 de 07 de fevereiro de 2007);

x) Grupos de Bumba meu Boi e Danças Regionais.

4.2. O processo de Credenciamento se desenvolverá a partir das seguintes etapas que

terão seus requisitos definidos no regulamento previsto em edital:

a) Inscrição;

b) Habilitação e classificação;

c) Convocação;

d) Assinatura do Termo de Adesão.

4.3. O processo de Credenciamento será conduzido por uma Comissão Permanente

de Credenciamento, composta por servidores(as) da SECTUR ou membros indicados

pelo Secretário de Estado da Cultura e Turismo do Maranhão, em portaria específica

publicada em Diário Oficial do Estado, que terá como atribuições principais atribuições:

I - Acompanhar todo o processo de credenciamento;

II - Monitorar o cumprimento desta Portaria e dos atos normativos

complementares dela decorrentes;

III - Receber os pedidos de inscrições dos interessados;

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

IV - Conferir os documentos em todas as etapas do credenciamento, emitindo

parecer técnico, quando exigido pelo Regulamento;

V - Elaborar as listas de credenciamento e a publicação por meio eletrônico,

mediante publicação no Diário Oficial do Estado do Maranhão e aviso em jornal

de grande circulação local;

VI - Proceder à avaliação de desempenho e ao descredenciamento das pessoas

que descumpram as obrigações constantes do Regulamento;

VII - Receber as denúncias resultantes do controle social e adotar as providências

administrativas para efetivar as consequências delas decorrentes;

VIII - Resolver os casos omissos.

4.4. Relativamente à inscrição, na hipótese de representação por pessoa física de

grupos artísticos e/ou bandas, coletivos culturais e/ou comunidades somente será

admissível se o proponente for parte integrante do(a) respectivo(a) grupo/banda,

coletivo cultural e/ou comunidades.

Na hipótese de representação por pessoa jurídica, esta deverá ser constituída há,

pelo menos, 01 (um) ano.

4.5. O credenciamento não estabelece obrigação à Secretaria de Estado da Cultura e

Turismo em efetuar qualquer contratação, constituindo apenas cadastro de creden-

ciamento para atenderem as demandas, quando evidenciadas.

4.6. É também assegurado à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo o direito de

cancelar, no todo ou em parte, o Credenciamento, mediante justificativa, sem que

caiba, em decorrência desta medida, qualquer indenização ou compensação aos

participantes.

5. OBJETIVO

O sistema do credenciamento a ser implantado, facilitará a contratação de dos serviços

artísticos de artistas, grupos e bandas, pessoas físicas ou jurídicas, para prestação dos

serviços descritos no item 4.1, em consonância com os princípios da Administração

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

Pública, sobretudo o da Publicidade, transparência, e conferindo isonomia à classe

artística, promovendo com maior facilidade à difusão cultural no Estado do

Maranhão.

6. ENQUADRAMENTO LEGAL

Caso de inexigibilidade de licitação, em consonância com o art. 25 da Lei Federal Nº

8.666/93, caracterizado por inviabilidade de competição, quando, em razão da natureza

do serviço a ser prestado e da impossibilidade prática de se estabelecer o confronto entre

as empresas interessadas, no mesmo nível de igualdade e com o fito de contratar com

o máximo possível de particulares, ou seja, tendo em vista que todos os possíveis

interessados poderão ser contratados, e que irão receber cachês pré-estabelecidos, não

há que se falar em competição para a escolha da melhor proposta através de

procedimento licitatório.

Dessa forma, opta a Administração por credenciar a vários interessados, o que

proporcionará ao Estado do Maranhão um melhor atendimento às finalidades

organizacionais, políticas e sociais do evento, mediante a contratação do maior número

possível de prestadores de serviço, para diversas ações da SECTUR

7. CONDIÇÕES PARA CREDENCIAMENTO

7.1. Pessoa física sem vínculo efetivo com a folha de pagamento do Poder Executivo e

que atenda ao objeto deste Termo e às condições estabelecidas em seus anexos,

a partir da conclusão das etapas do processo de credenciamento, conforme a fina-

lidade da SECTUR.

7.2. No ato da inscrição o profissional deverá preencher o formulário de inscrição, além

de entregar toda a documentação solicitada no edital como condição para continui-

dade das etapas posteriores.

8. DA REMUNERAÇÃO DOS CREDENCIADOS CONTRATADOS

8.1. As condições de pagamento serão previstas no Termo de Adesão, considerando as

especificidades da prestação do serviço, bem como, a duração e o custo previsto

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

para este, ressaltando sempre o interesse público e o equilíbrio financeiro do Termo

de Adesão, conforme as determinações da Lei Federal 8.666/93.

8.2 Ressalta-se que os valores referentes aos cachês estão pré-definidos pela SECTUR

após estudo realizado pela Superintendência de Ação e Difusão Cultural,

consubstanciada na nota técnica 01 de 2016 e na Portaria número n.º 032/2016 –

SECTUR, Tais valores estão previstos no anexo A deste regulamento.

8.3. Os pagamentos serão efetuados através de crédito em conta corrente, no prazo

não superior a 10 (dez) dias, contados da data de verificação do adimplemento do

serviço e apresentação da respectiva Nota Fiscal.

8.4. Sobre os valores de cachês estabelecidos no ANEXO A deste termo de Referência

incidirão os descontos previstos na legislação vigente.

8.5. Em havendo alguma pendência impeditiva do pagamento, o prazo fluirá a partir de

sua regularização por parte da contratada.

9. DA REVISÃO DA REMUNERAÇÃO

9.1. A SECTUR, a seu critério, a qualquer tempo, poderá proceder a revisão dos valores

estabelecidos na Tabela de Remuneração de forma a adequá-los aos valores prati-

cados no mercado, em caso de defasagem.

10. DA CLASSIFICAÇÃO

10.1. A lista do credenciamento será divulgada, considerando a classificação dos habi-litados, com base na pontuação de 0 a 20 (de zero a vinte) dos seguintes critérios:

10.1.1. Para Espetáculos infantis de diversas linguagens: serão avaliados os critérios conforme a linguagem em que se enquadrar à proposta artística (dança, teatro, circo e música, manifestações culturais e populares).

10.1.2. Para Espetáculos de Dança (diversos gêneros):

Critério Pontuação

Regular Bom Ótimo

Mérito e Qualidade Artística/Cul-tural da Proposta

01 ponto 03 pontos 05 pontos

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

Importância da proposta no con-texto sócio cultural

01 ponto 05 pontos 07 pontos

Inovação, criatividade, coerência e clareza na composição da pro-posta coreográfica, verificável com a apresentação do DVD ou portifólio ou currículo histórico quando se tratar das comunida-des tradicionais

01 ponto 05 pontos 07 pontos

Microempresa e empresa de pe-queno porte

01 ponto

10.1.3. Para Espetáculos de Teatro (diversos gêneros):

Critério Pontuação

Regular Bom Ótimo

Mérito artístico do grupo ou artista no contexto do estilo escolhido

01 ponto 03 pontos 05 pontos

Verificação da concepção do espe-táculo, originalidade e criatividade, verificável com a apresentação do DVD ou portifólio ou currículo histó-rico quando se tratar das comunida-des tradicionais

01 ponto 05 pontos 07 pontos

Concepção artística, clareza na abordagem do tema, coerência nar-rativa e inovação de linguagem e comunicabilidade

01 ponto 05 pontos 07 pontos

Microempresa e empresa de pe-queno porte

01 ponto

.

10.1.4. Para Espetáculos de Circo:

Critério Pontuação

Regular Bom Ótimo

Mérito artístico do grupo ou artista no contexto do estilo escolhido

01 ponto 03 pontos 05 pontos

Verificação da concepção do espe-táculo, originalidade e criatividade,

01 ponto 05 pontos 07 pontos

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

verificável com a apresentação do DVD

Concepção artística, clareza na abordagem do tema, coerência nar-rativa e inovação de linguagem e comunicabilidade

01 ponto 05 pontos 07 pontos

Microempresa e empresa de pe-queno porte

01 ponto

10.1.5. Para Apresentações Musicais (todos os estilos):

Critério Pontuação

Regular Bom Ótimo

Análise e avaliação do portfólio da atração (release, clipping, website, blog, etc.) para verificação da con-sistência/pertinência da proposta artística e do grau de inserção na cena musical

01 ponto 03 pontos 05 pontos

Audição do material gravado em CD e DVD, avaliando-se a quali-dade geral do material apresentado (qualidade de gravação, execução, proposta estético-musical)

01 ponto 05 pontos 07 pontos

Análise da concepção artística, en-volvendo desempenho no palco, fi-gurino, empatia com o público, veri-ficando ainda aspecto de figurino e evolução artística no palco, verificá-vel com a apresentação do material em vídeo (DVD)

01 ponto 05 pontos 07 pontos

Microempresa e empresa de pe-queno porte

01 ponto

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

10.1.6. Para Manifestações culturais e populares:

Critério Pontuação

Regular Bom Ótimo

Mérito e qualidade artística cultu-ral da proposta, verificável com apresentação do histórico, fotos e demais registros de apresenta-ções realizadas

01 ponto 03 pontos 05 pontos

Indumentária e adereços coe-rentes com a tradição e a pro-posta cultural apresentada, veri-ficável com a apresentação de fotos, DVD , portifolio ou currí-culo histórico,etc.

01 ponto 05 pontos 07 pontos

Tradição, conforme os anos de existência do grupo, comprová-vel com a apresentação de histó-rico, acompanhado de registros, releases, folhetos, etc.

Entre 5 e 10 Anos

Entre 11 e 20 Anos

Mais de 20 Anos

01 ponto 05 pontos 07 pontos

Microempresa e empresa de pe-queno porte

01 ponto

10.2. Em cada um dos itens só será atribuída uma nota regular, bom ou ótimo, para que o total resulte em cada modalidade artística (conforme item 4.1), o máximo de 20 pontos.

10.3 Para ser classificado, o proponente, deve atingir um mínimo de 11 (onze) pontos.

10.4 As listas contendo os primeiros credenciados, observando as modalidades artísticas e os dois grupos serão divulgadas até 10 (dez) dias o início das inscrições, podendo tal prazo ser prorrogado a critério da Comissão de Credenciamento.

10.5 Será assegurado o credenciamento para a pessoa inscrita que apresentar os docu-mentos necessários ao credenciamento, na ordem classificatória dos pontos acumulados dos critérios apontados no item 10.1, garantida a sucessiva renovação da listagem com a inserção de novas inscrições.

10.6 Serão divulgadas listas autônomas dos credenciados, organizada por ordem de classificação, observada as modalidades artísticas e a distribuição nos dois grupos: um de Artistas Individuais (apresentação solo) e o outro de Grupo Artístico ou Banda.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

10.7 A ordem de classificação será observada rigorosamente para assegurar a rotativi-dade na convocação dos credenciados para assinatura do Termo de Adesão.

10.8 Caberá à Comissão de Credenciamento a convocação dos credenciados, obede-cida à ordem de classificação, mediante publicação no Diário Oficial do Estado do Mara-nhão e por meio de divulgação no endereço www.cultura.ma.gov.br.

10.9 Na hipótese de empate entre as habilitadas prevalecerá na classificação:

a) a que tiver sido inscrita primeiramente, considerando-se dia, mês e ano;

b) se pessoa jurídica, a constituída há mais tempo; se pessoa física, a mais idosa.

10.10 A Comissão Permanente de Credenciamento avaliará os casos omissos, conside-rando sempre o interesse público.

11. OBRIGAÇÕES DA CREDENCIADA

A CREDENCIADA, além das determinações contidas no Regulamento e daquelas

decorrentes de lei, obriga-se a:

I. Executar os serviços de acordo com as especificações exigidas, dentro dos prazos

estabelecidos todas as obrigações assumidas, sujeitando-se a fiscalização da

equipe do ESTADO para a observância das determinações da contratação;

II. Disponibilizar todo o material de consumo necessário à realização dos serviços;

III. Promover por sua conta e risco o transporte dos equipamentos, materiais e

utensílios necessários à execução deste Termo de Adesão;

IV. Arcar com todo e qualquer dano ou prejuízo material causado ao ESTADO e/ou a

terceiros;

V. Comunicar ao ESTADO qualquer anormalidade que interfira no bom andamento

para o fornecimento dos serviços;

VI. Zelar pela boa e completa prestação dos serviços;

VII. Observar e respeitar as Legislações Federal, Estadual e Municipal;

VIII. Encarregar-se exclusivamente pelo pagamento de todos os impostos, taxas e

emolumentos sobre ela incidentes, devendo apresentar sempre que solicitado, a

comprovação dos recolhimentos respectivos;

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

IX. Honrar os encargos trabalhistas, previdenciários, sociais e outras obrigações

previstas em Lei, ficando registrado que o pessoal empregado pela CREDENCIADA

não terá nenhum vínculo jurídico com o ESTADO;

X. Efetuar pontualmente o pagamento de todas as taxas e impostos que incidam ou

venham a incidir sobre as suas atividades e/ou sobre a execução do objeto do

presente termo de adesão;

XI. Acatar apenas as solicitações dos fornecimentos dos serviços formalmente

autorizados pelo Estado;

XII. Responsabilizar-se pela emissão de Nota Fiscal de apresentação artística e envio

de toda documentação solicitada;

XIII. Responsabilizar-se pela documentação necessária, relativa à liberação da execução

da apresentação artística, emitida pelos órgãos de fiscalização e controle, incluindo

o SBAT - Sociedade Brasileira de Autores Teatrais e/ou ECAD - Escritório Central

de Arrecadação e Distribuição;

XIV. Apresentar-se no dia para o qual foi selecionado, cumprindo todos os critérios, com

todos os equipamentos em funcionamento;

XV. Manter, durante a execução do Termo de Adesão, em compatibilidade com as

obrigações assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação

comprovadas no processo;

XVI. Divulgar, de acordo com os critérios adotados, a participação do Estado do

Maranhão, em especial, da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, em toda e

qualquer ação, promocional ou não, relacionada com a execução do objeto, bem

assim, apor a marca nos palcos, camisas, placas, painéis e outdoors de

identificação da apresentação artística custeada, no todo ou em parte, com os

recursos do Estado do Maranhão.

12. OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

I. Cumprir e fazer cumprir as disposições regulamentares dos serviços e cláusulas

contratuais, aplicando as penalidades previstas quando for o caso;

II. Efetuar o pagamento dos serviços recebidos na forma e condições ajustadas;

III. Orientar e monitorar a CREDENCIADA;

IV. Entregar a credencial de apresentação da CREDENCIADA quando estiver

desenvolvendo suas atividades vinculadas ao projeto ou atividade objeto dessa

contratação;

13. DA MULTA E PENALIDADE

12.1. A inexecução contratual, inclusive os atrasos não justificados no prazo de execução

dos serviços poderão sujeitar a Credenciada, após o direito ao contraditório, à multa

moratória de até 10% (dez por cento) do valor do serviço global contratado, devendo

essa importância ser deduzida do valor a ser pago pela SECTUR.

14. DA FONTE DE RECURSOS

13.1. Os recursos que custearão os serviços, objeto desta contratação, serão oriundos

de recursos da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo.

15. DA VIGÊNCIA DO CREDENCIAMENTO

14.1. O prazo de vigência do credenciamento é de 01 (um) ano, a contar da publicação

do presente regulamento, podendo ser prorrogado por igual período até o limite de

60 meses, durante o qual os credenciados poderão ser convocados a firmar o Termo

de Adesão nas oportunidades e quantidades que a Administração necessitar, obser-

vadas as condições fixadas pela Administração.

16. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

A Secretaria de Estado da Cultura e Turismo- SECTUR poderá prorrogar, adiar,

revogar ou anular o presente Regulamento, na forma da Lei, sem que caiba aos

participantes qualquer direito a reembolso, indenização ou compensação.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

A qualquer tempo, antes da data de abertura do credenciamento, poderá a

Secretaria de Cultura e Turismo- SECTUR, se necessário, modificar este

instrumento, hipótese em que deverá proceder a divulgação, reabrindo-se o prazo

inicialmente estabelecido, exceto quando, inquestionavelmente, a alteração não

afetar a formulação das inscrições propostas.

É facultada à Comissão Permanente de Credenciamento promover, a qualquer

tempo, diligência destinada a esclarecer ou complementar a instrução de

processos.

Os erros materiais irrelevantes serão objeto de saneamento mediante ato

motivado da Comissão Permanente de Credenciamento.

Fica reservada à SECTUR, na forma da Lei, a contratação direta de outros artistas

ou bandas, ou através de seus empresários exclusivos, por notoriedade,

independente do resultado do presente Credenciamento Público, inclusive para

apresentações no interior do Estado.

Poderá a autoridade competente, a qualquer tempo, excluir credenciado, em

despacho motivado, se tiver ciência de fato ou circunstância, anterior ou posterior

à habilitação, que revele inidoneidade ou falta de capacidade técnica ou

financeira, em face da aplicação analógica do disposto na legislação vigente.

As informações e esclarecimentos necessários ao perfeito conhecimento do

objeto deste Credenciamento poderão ser prestados no local de entrega dos

documentos, portal oficial www.cultura.ma.gov.br.

A revisão ou reajustamento dos preços só ocorrerá mediante alterações dos

preços dos anexos integrantes do presente credenciamento, considerando o

interesse da Administração, justo preço do mercado e nas hipóteses de força

maior e caso fortuito, sempre precedidos dos estudos técnicos para cada serviço.

É terminantemente proibido a classificação de grupos e ou artistas que

apresentem trabalhos cujo teor apresentem cunho racista, xenófobo, sexista ou

qualquer forma de preconceitos ou estimulem a violência.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

São Luís, 28 de fevereiro de 2016.

Carlos Augusto Gaspar de Sousa Júnior

Supervisor Administrativo

SUPAD/ SECTUR

De Acordo:

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

ANEXO A

VALORES DO CREDENCIAMENTO (conforme portaria 32/2016 – SECTUR) As Credenciadas Classificadas e Convocadas farão jus ao pagamento da seguinte forma:

GRUPO I – Artistas Individuais (Apresentação Solo)

Todas as Modalidades Artísticas Valor sem Deslocamento*

Artistas de apresentação solo R$ 5.000,00

Artistas solo – participação especial R$ 1.500,00 até 20min R$ 2.500,00 de 20min até 30min

GRUPO II – Grupos Artísticos e Bandas

Modalidade Artística Valor

Dança R$ 4.000,00

Teatro R$ 4.000,00

Circo R$ 4.000,00

Música – Bandas e/ou Grupos Musicais que atingirem a pontuação de 11 (onze) a 18 (dezoito) pontos na classificação

R$ 3.500,00

Música – Bandas e/ou Grupos Musicais que atingirem a pontuação de 19 (dezenove) a 20 (vinte) pontos na classificação

R$ 4.000,00

Manifestações Populares R$ 4.000,00

Grupos de Bumba Meu Boi e Danças Regionais que atingirem a pontuação de 11 (onze) a 12 (doze) pontos.

R$ 5.000,00

Grupos de Bumba Meu Boi e Danças Regionais que atingirem a pontuação de 13(treze) a 18 (dezoito) pontos.

R$ 6.000,00

Grupos de Bumba Meu Boi e Danças Regionais que atingirem a pontuação de 19 (dezenove) a 20 (vinte) pontos.

R$ 7.000,00

Espetáculo Infantil das diversas linguagens O cachê artístico a ser pago ao credenciado convocado, será exatamente igual à linguagem em que se enquadra a proposta artística

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

Obs.: A emissão de Nota Fiscal é de inteira responsabilidade do Proponente;

Valores Brutos, ainda sem os descontos devidos (Impostos);

São Luís, 28 de fevereiro de 2016.

Carlos Augusto Gaspar de Sousa Júnior

Supervisor Administrativo

SUPAD/ SECTUR

De Acordo:

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

ANEXO II

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO Secretaria de Es-tado da Cultura e

Turismo

IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE

ATENÇÃO: PREENCHA APENAS UMA OPÇÃO

PESSOA FÍSICA

NOME COMPLETO:

ENDEREÇO COMERCIAL:

CIDADE:

UF:

CEP:

TELEFONE FIXO:

CELULAR:

E-MAIL:

PROFISSÃO:

CPF:

RG:

ÓRGÃO EXPEDIDOR:

DATA NASCIMENTO:

ENDEREÇO RESIDENCIAL:

CIDADE:

UF:

CEP:

PESSOA JURÍDICA

RAZÃO SOCIAL:

CNPJ Nº:

ANO DE CONSTITUIÇÃO DO CNPJ:

ENDEREÇO COMPLETO:

CIDADE:

UF:

CEP:

TELEFONE FIXO:

CELULAR:

E-MAIL:

REPRESENTANTE:

CARGO:

PROFISSÃO:

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

PESSOA JURÍDICA

CPF:

RG:

ÓRGÃO EXPEDIDOR:

DATA NASCIMENTO:

ENDEREÇO RESIDENCIAL:

CIDADE:

UF:

CEP:

IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA

NOME DO ARTISTA OU GRUPO:

TÍTULO DO ESPETÁCULO / APRESENTAÇÃO:

DURAÇÃO:

MODALIDADE ARTÍSTICA (Conforme item 1.1 do Regulamento). POR FAVOR, ASSINALE APENAS UM ITEM:

[___] Espetáculo Infantil. Informe a linguagem predominante

[___] Espetáculo de Dança

[___] Espetáculo de Teatro

[___] Espetáculo de Circo

[___] Apresentações Musicais / ROCK

[___] Apresentações Musicais / BLUES

[___] Apresentações Musicais / REGGAE

[___] Apresentações Musicais / HIP HOP

[___] Apresentações Musicais / MPB

[___] Apresentações Musicais / MÚSICA INSTRUMENTAL

[___] Apresentações Musicais / ELETRÔNICA

[___] Apresentações Musicais / MÚSICA REGIONAL

[___] Apresentações Musicais / SERTANEJO

[___] Apresentações Musicais / AXÉ

[___] Apresentações Musicais / SAMBA

[___] Apresentações Musicais / FORRÓ

[___] Apresentações Musicais / BLACK MUSIC

[___] Apresentações Musicais / AFRO

[___] Apresentações Musicais / MULTIPLICIADE DE GÊNEROS

[___] Manifestações Populares

TELEFONES FIXOS (DDD):

TELEFONES CELULARES (DDD):

SITE:

E-MAIL:

CIDADE ONDE O ARTISTA OU GRUPO OU BANDA RESIDE:

TERRITÓRIO DE IDENTIDADE:

[___] ARTISTA INDIVIDUAL (APRE-SENTAÇÃO SOLO [___] GRUPO ARTÍSTICO OU BANDA [_____] NÚMERO DE COMPONENTES

RESUMO DO ESPETÁCULO / APRESENTAÇÃO

Descreva resumidamente sobre o espetáculo ou show que pretende apresentar ATENÇÃO: Este texto poderá ser utilizado pela SECTUR para fins de divulgação!

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

DESCRIÇÃO DA PROPOSTA

Escreva sobre a concepção artística do espetáculo e/ou repertório do show

FICHA TÉCNICA

Indique todas as pessoas envolvidas diretamente na realização do espetáculo ou show (Músi-cos, Atores, Diretores, Técnicos, etc.)

NOME FUNÇÃO CPF Nº

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

OBSERVAÇÕES ADICIONAIS (SE FOR O CASO

DOCUMENTAÇÃO ENTREGUE

(Assinale os documentos entregues no momento da inscrição)

[___] Portfólio

[___] Clipping

[___] CD (Musical)

[___] DVD

[___] Foto Digital acima de 300 pixels

[___] Rider Técnico de Som e Luz

[___] Mapa de Palco

[___] Comprovante de Inscrição no CNPJ

[___] Comprovante de Inscrição no CPF

[___] Cópia do RG e do CPF para Empreendimento Individual ou sócios gerentes ou presidentes de cooperativas ou as-sociações

[___] Cópia do Registro Público no caso de Empresário Indivi-dual

[___] Cópia do Ato Constitutivo, Estatuto ou Contrato Social, com suas eventuais alterações supervenientes em vi-gor, devidamente registrados, acompanhados dos atos comprobatórios de eleição e investidura dos atuais Ad-ministradores

[___] Cópia do Decreto de Autorização, no caso de Empresa ou Sociedade Estrangeira em funcionamento no País

[___] Cópia do Ato de Registro ou Autorização para funciona-mento expedido pelo Órgão competente

[___] Declaração de Exclusividade firmada pelo Artista e/ou Banda, conferindo poderes ao proponente

[___] Cópia do Ato Constitutivo, Estatuto ou Contrato Social, com suas eventuais alterações supervenientes em vi-gor, devidamente registrados, acompanhados, quando for o caso, dos documentos societários comprobatórios de eleição ou designação e investidura dos atuais Admi-nistradores

[___] Outros:

DATA:

LOCAL:

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

NOME:

ASSINATURA:

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO – USO EXCLUSIVO DA SECTUR

CREDENCIAMENTO DE ARTISTAS, GRUPOS E BANDAS

COMISSÃO PERMANENTE DE CREDENCIAMENTO

SECTUR / 2016

RAZÃO SOCIAL / NOME:

NOME DO PROJETO:

DATA DA INSCRIÇÃO:

LOCAL DE RECEBIMENTO:

ASSINATURA E CARIMBO:

OBS.: A avaliação deste será feita posteriormente pela Comissão

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

ANEXO III

MODELO DE DECLARAÇÃO DE CONHECIMENTO

Em cumprimento ao Regulamento acima identificado, declaramos, para os fins do art. 30, §2º, inciso III da Lei federal 8.666/93, termos conhecimento de todas as informações e das condições para o cumprimento das obrigações objeto do credenciamento.

Declaramos ainda o pleno conhecimento e atendimento às exigências de habilitação, cientes das sanções factíveis de serem aplicadas a teor do art. 87 da lei federal 8.666/93.

Local _____de __________________ de 20__.

________________________________________

PROPONENTE CPF/CNPJ ASSINATURA

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

ANEXO IV

MODELO DE DECLARAÇÃO DE ENQUADRAMENTO

Em cumprimento ao Regulamento acima identificado, declaramos: Para os fins do tratamento diferenciado e favorecido de que cogita a Lei Complementar Nº 123/06, declaramos: (assinalar)

( ) Que não possuímos a condição de microeemprendedor individual, microempresa, nem a de empresa de pequeno porte

( ) Que estamos enquadrados, na condição de microempreendedor individual e

que não estamos incursos nas vedações a que se reporta o § 4º do art. 3º da Lei Complementar Nº 123/06

( ) Que estamos enquadrados, na condição de microempresa e que não estamos

incursos nas vedações a que se reporta o § 4º do art. 3º da Lei Complementar Nº 123/06.

( ) Que estamos enquadrados, na data designada para o início da sessão pública, na

condição de empresa de pequeno porte e que não estamos incursos nas vedações a que se reporta o § 4º do art. 3º da Lei complementar Nº 123/06

Local _____de __________________ de 20__.

________________________________________

PROPONENTE CPF/CNPJ ASSINATURA

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

ANEXO V

RIDERS TÉCNICOS DOS ESPAÇOS CULTURAIS DA SECTUR

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

ANEXO VI

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E DESEMPENHO

A Avaliação de Desempenho observará os seguintes critérios:

Critérios Não

Atendeu Atendeu

Parcialmente Atendeu

Plenamente

a) Pontualidade na execução do serviço ou no forneci-mento de bens

0 0,5 1

b) Qualidade do serviço prestado ou do bem fornecido 0 1 2

c) Cordialidade na relação com os prepostos da SEC-TUR e os beneficiários diretos ou indiretos da pres-tação do serviço ou fornecimento de bens

0 0,5 1

d) Cumprimento integral das cláusulas do Termo de Adesão

0 1 2

e) Respeito aos princípios constitucionais, em especial à moralidade, boa fé e transparência

0 0,5 1

f) Qualidade das informações prestadas à Administra-ção relativas ao objeto do Termo de Adesão

0 0,5 1

g) Cumprimento das regras de funcionamento dos Es-paços Culturais da SECTUR

0 1 2

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

ANEXO VII

MINUTA DO TERMO DE ADESÃO AO CREDENCIAMENTO

TERMO DE ADESÃO AO CREDENCIAMENTO QUE ENTRE SI CELEBRAM O ESTADO DO MARANHÃO, POR INTERMÉDIO DA SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO - SECTUR, E O ___________________.

O ESTADO DO MARANHÃO, pessoa jurídica de direito público interno, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, CNPJ Nº 05.508.362/0001-01, situada na Rua Portugal, 303,Cep:65.010-480, Centro, São Luís/MA, neste ato representada pelo seu titular, Sr. DIEGO GALDINO DE ARAÚJO, autorizado pelo Decreto datado de __ de ____________ de 2015, publicado no D.O.E. de __ de ____________ de 2015, dora-vante denominado ESTADO e a _____________ CNPJ/CPF Nº______, com endereço na ________________, credenciada por ato publicado no DOE de __ de ____________ de 2015, processo Administrativo Nº ______/2015, Edital Nº ___/2015 e Regulamento, doravante denominada apenas CREDENCIADA (Pessoa Credenciada), celebram o pre-sente termo de adesão, que se regerá pela Lei Federal Nº 8.666/93, mediante as cláu-sulas e condições a seguir ajustadas:

CLÁUSULA PRIMEIRA - OBJETO

Constitui objeto do presente instrumento a adesão da CREDENCIADA ao presente termo de credenciamento para prestação dos serviços artísticos ___________, especifica-mente para a realização de__________

§1º. É vedada a cessão ou transferência, total ou parcial do Termo de Adesão, bem como a modificação dos serviços sem o assentimento prévio do ESTADO.

§2º. Os serviços objeto deste termo de adesão não podem sofrer solução de continui-dade durante todo o prazo da sua vigência, devendo ser executados pelo próprio PRES-TADOR DO SERVIÇO, sob a inteira responsabilidade funcional e operacional deste, pro-movendo a(s) apresentação(ões) artística(s) no(s) local(is) e hora(s) pré-selecionado(s).

CLÁUSULA SEGUNDA - PRAZO

O prazo de vigência desse Termo de Adesão é de________, a contar de sua publicação em extrato resumido no DOE.

CLÁUSULA TERCEIRA – DA REMUNERAÇÃO DOS SERVIÇOS

Os serviços serão realizados conforme os valores definidos nos Anexos do Regulamento ___/2015, publicado com o EDITAL___/2015, ficando expressamente vedado o paga-mento de qualquer sobretaxa em relação às tabelas de cada anexo.

CLÁUSULA QUARTA – PROGRAMAÇÃO ORÇAMENTÁRIA.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

As despesas para o pagamento deste Termo de Adesão correrão por conta dos recursos da programação orçamentária a seguir especificada:

FONTE DE RECURSOS:

PTRES PROJETO / ATIVIDADE PI ND

CLÁUSULA QUINTA – PAGAMENTO

Em consonância com art. 8º, parágrafo 3º combinado com o artigo 40, inciso XI da Lei 8.666/93, os pagamentos devidos à CREDENCIADA serão efetuados através de ordem bancária ou crédito em conta corrente, no prazo não superior a 08 (oito) dias, contados da data de verificação do adimplemento de cada etapa.

§ 1º. Em havendo alguma pendência impeditiva do pagamento, o prazo fluirá a partir da sua regularização por parte da CREDENCIADA.

§2º. A atualização monetária dos pagamentos devidos pela Administração, em caso de mora, será calculada considerando a data do vencimento da obrigação e do seu efetivo pagamento, de acordo com a variação do INPC do IBGE pro rata tempore.

§4º. As faturas far-se-ão acompanhar da documentação probatória relativa ao recolhi-mento dos impostos relacionados à prestação dos serviços.

CLÁUSULA SEXTA - REAJUSTAMENTO E REVISÃO

Os preços são fixos e irreajustáveis para o período de vigência deste Termo de Adesão.

Parágrafo único. A revisão de preços, na forma da Lei, dependerá de requerimento de qualquer credenciado, quando visar recompor o preço que se tornou insuficiente, instru-ído com a documentação que comprove o desequilíbrio econômico-financeiro do Termo de Adesão, devendo ser instaurada pela própria administração quando colimar recompor o preço que se tornou excessivo.

CLÁUSULA SÉTIMA - OBRIGAÇÕES DA CREDENCIADA

A CREDENCIADA, além das determinações contidas no Regulamento e daquelas de-correntes de lei, obriga-se a:

I. Executar os fornecimentos dos serviços de acordo com as especificações exigidas, dentro dos prazos estabelecidos todas as obrigações assumidas, sujeitando-se a fiscalização da equipe do ESTADO para a observância das determinações da con-tratação;

II. Disponibilizar todo o material de consumo necessário à realização dos serviços;

III. Promover por sua conta e risco o transporte dos equipamentos, materiais e utensí-lios necessários à execução deste Termo de Adesão;

IV. Responsabilizar-se pela montagem, desmontagem, transporte, instalação de cená-rio e a operação da iluminação e sonorização, bem como arcar com os custos des-ses profissionais.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

V. Arcar com todo e qualquer dano ou prejuízo material causado ao ESTADO e/ou a terceiros;

VI. Comunicar ao ESTADO qualquer anormalidade que interfira no bom andamento para o fornecimento dos serviços;

VII. Zelar pela boa e completa prestação dos serviços;

VIII. Observar e respeitar as Legislações Federal, Estadual e Municipal;

IX. Encarregar-se exclusivamente pelo pagamento de todos os impostos, taxas e emo-lumentos sobre ela incidentes, devendo apresentar sempre que solicitado, a com-provação dos recolhimentos respectivos;

X. Honrar os encargos trabalhistas, previdenciários, sociais e outras obrigações pre-vistas em Lei, ficando registrado que o pessoal empregado pela CREDENCIADA não terá nenhum vínculo jurídico com o ESTADO;

XI. Efetuar pontualmente o pagamento de todas as taxas e impostos que incidam ou venham a incidir sobre as suas atividades e/ou sobre a execução do objeto do pre-sente termo de adesão;

XII. Acatar apenas as solicitações dos fornecimentos dos serviços formalmente autori-zados pelo Estado;

XIII. Responsabilizar-se pela emissão de Nota Fiscal de apresentação artística e envio de toda documentação solicitada;

XIV. Responsabilizar-se pela documentação necessária, relativa à liberação da execu-ção da apresentação artística, emitida pelos órgãos de fiscalização e controle, in-cluindo o SBAT - Sociedade Brasileira de Autores Teatrais e/ou ECAD - Escritório Central de Arrecadação e Distribuição;

XV. Apresentar-se no dia para o qual foi selecionado, cumprindo todos os critérios, com todos os equipamentos em funcionamento;

XVI. Manter, durante a execução do Termo de Adesão, em compatibilidade com as obri-gações assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação comprovadas no processo;

XVII. Divulgar, de acordo com os critérios adotados, a participação do Estado do Mara-nhão e da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, em toda e qualquer ação, promocional ou não, relacionada com a execução do objeto, bem assim, apor a marca nos palcos, camisas, placas, painéis e outdoors de identificação da apresen-tação artística custeada, no todo ou em parte, com os recursos do Estado do Ma-ranhão.

CLÁUSULA OITAVA - OBRIGAÇÕES DO CONTRATANTE

O CONTRATANTE, além das obrigações contidas neste Termo de Adesão por determi-nação legal, obriga-se a:

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

I. Cumprir e fazer cumprir as disposições regulamentares dos fornecimentos dos ser-viços e cláusulas contratuais, aplicando as penalidades previstas quando for o caso;

II. Efetuar o pagamento dos serviços recebidos na forma e condições ajustadas;

III. Orientar e monitorar a CREDENCIADA;

IV. Entregar a credencial de apresentação da CREDENCIADA quando estiver desen-volvendo suas atividades vinculadas ao projeto ou atividade objeto dessa contrata-ção;

CLÁUSULA NONA - FISCALIZAÇÃO DO TERMO DE ADESÃO E RECEBIMENTO DO OBJETO

Competirá ao Estado proceder ao acompanhamento da execução do Termo de Adesão, na forma da Lei, ficando esclarecido que a ação ou omissão, total ou parcial, da fiscali-zação do Estado não eximirá à CREDENCIADA de total responsabilidade na execução do Termo de Adesão.

Parágrafo único. O recebimento do objeto se dará segundo o disposto no art. 73 da Lei 8.666/93, sendo certo que, esgotado o prazo de vencimento do recebimento provisório sem qualquer manifestação do órgão ou entidade do Estado, considerar-se-á definitiva-mente aceito pela Administração o objeto contratual, para todos os efeitos, salvo justifi-cativa escrita fundamentada.

CLÁUSULA DÉCIMA – PENALIDADES

Sem prejuízo da caracterização dos ilícitos administrativos previstos arts. 92 e 96 da Lei Federal 8.666/93, com as cominações inerentes, a inexecução contratual, inclusive por atraso injustificado na execução do Termo de Adesão, sujeitará o contratado à multa de mora, que será graduada de acordo com a gravidade da infração, obedecido o limite máximo de 10% (dez por cento) sobre o valor do Termo de Adesão, em caso de des-cumprimento total da obrigação.

§º1.A multa a que se refere este item não impede que a Administração rescinda unilate-ralmente o Termo de Adesão e aplique as demais sanções previstas na lei.

§º2. A multa, aplicada após regular processo administrativo, será descontada dos paga-mentos eventualmente devidos pela administração ou, ainda, se for o caso, cobrada ju-dicialmente. À Administração se reserva o direito de descontar diretamente do paga-mento devido à CREDENCIADA o valor de qualquer multa porventura imposta.

§º3.As multas previstas neste item não têm caráter compensatório e o seu pagamento não eximirá o Contratado da responsabilidade por perdas e danos decorrentes das infra-ções cometidas.

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA – RESCISÃO

A inexecução, total ou parcial do Termo de Adesão ensejará a sua rescisão, com as consequências contratuais e as previstas na Lei Federal 8.666/93.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

§1º. A rescisão poderá ser determinada por ato unilateral e escrito do contratante nos casos enumerados nos incisos I a XII, XVII e XVIII do art. 78 da Lei Federal 8.666/93.

§2º. A rescisão do Termo de Adesão implica o descredenciamento do fornecedor, o que poderá ocorrer ainda, quando:

I. Comprovado fato ou circunstância que comprometa a capacidade técnica ou adminis-trativa da CREDENCIADA, ou que reduza a capacidade de fornecimento dos serviços a ponto de não atender às exigências estabelecidas;

II. Parecer técnico desfavorável da qualidade dos serviços.

§3º. Quando a rescisão ocorrer com base nos incisos I a XII, XVII do art. 78 da Lei federal 8.666/93, sem que haja culpa da contratada, será esta ressarcida dos prejuízos regular-mente comprovados que houver sofrido, na forma do § 2º do art. 79 da Lei Federal 8.666/93.

§4º. A CREDENCIADA poderá resilir administrativamente o Termo de Adesão, na forma da Lei, desde que comunique expressamente esta intenção com antecedência mínima de 90 (noventa) dias, hipótese em que será procedido ao seu descredenciamento.

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA – VINCULAÇÃO AO REGULAMENTO

Vinculam-se a este Termo de Adesão, como se nele estivessem transcritas, as cláusulas e condições estabelecidas no processo referido no preâmbulo deste instrumento, no EDI-TAL Nº 001/2016, seu Regulamento e seus anexos, publicados portal oficial www.cul-tura.ma.gov.br.

O Estado do Maranhão se isenta de qualquer responsabilidade relativamente ao paga-mento dos cachês dos artistas, na hipótese de ser o artista representado por empresa ou entidade.

As partes elegem o Foro da Cidade do São Luís, Estado do Maranhão, que prevalecerá sobre qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para dirimir quaisquer dúvidas ori-undas do presente Termo de Adesão.

E, por estarem assim justos e contratados(as), firmam o presente termo de adesão em 02 (duas) vias de igual teor e forma na presença das testemunhas que subscrevem de-pois de lido e achado conforme.

Local, ____ de ________ de 20__

CONTRATANTE CREDENCIADA

Testemunha

Assinatura e CPF

Testemunha

Assinatura e CPF

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

ANEXO A

DECLARAÇÃO DE REGULARIDADE

Declaro para os devidos fins que a minuta do Termo de Adesão ora enviada para assi-natura encontra-se em conformidade com a que foi aprovada pela Assessoria Jurídica da SECTUR, através do processo Nº 26593/2016, tendo sido acrescidos tão somente os dados do Prestador do Serviço e o valor do serviço.

DIEGO GALDINO DE ARAÚJO Secretário de Estado da Cultura e Turismo

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

ANEXO B

ARTISTA / BANDA / GRUPO DATA DE

APRESENTAÇÃO VALOR TOTAL

(R$)

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

ANEXO VIII

GRUPO I

ARTISTAS INDIVIDUAIS (APRESENTAÇÕES SOLO)

Espetáculos Infantis das diversas linguagens (Dança, Teatro, Circo e Música)

Classificação Linguagem Artista Representante CPF / CNPJ

Dança

Classificação Gênero Artista Representante CPF / CNPJ

Teatro

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

Circo

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

MÚSICA

Apresentação Musical / Rock

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

Apresentação Musical / Blues

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

Apresentação Musical / Reggae

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

Apresentação Musical / Hip Hop

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

Apresentação Musical / MPB

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

Apresentação Musical / Música Instrumental

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

Apresentação Musical / Música Eletrônica

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

Apresentação Musical / Música Regional

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

Apresentação Musical / Sertanejo

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

Apresentação Musical / Axé

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

Apresentação Musical / Samba

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

Apresentação Musical / Forró

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

Apresentação Musical / Black Music

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

Apresentação Musical / Afro

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

Apresentação Musical / Multiplicidade de Gênero

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

Manifestações Populares

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

ANEXO IX

GRUPO II

GRUPOS ARTÍSTICOS E BANDAS

Espetáculos Infantis das diversas linguagens (Dança, Teatro, Circo e Música)

Classificação Linguagem Artista Representante CPF / CNPJ

Dança

Classificação Gênero Artista Representante CPF / CNPJ

Teatro

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

Circo

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

MÚSICA

Apresentação Musical / Rock

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

Apresentação Musical / Blues

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

Apresentação Musical / Reggae

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

Apresentação Musical / Hip Hop

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

Apresentação Musical / MPB

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

Apresentação Musical / Música Instrumental

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

Apresentação Musical / Música Eletrônica

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

Apresentação Musical / Música Regional

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

Apresentação Musical / Sertanejo

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

Apresentação Musical / Axé

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

Apresentação Musical / Samba

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

Apresentação Musical / Forró

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

Apresentação Musical / Black Music

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

Apresentação Musical / Afro

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E TURISMO

COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO NÚMERO 001/2016 – CSL/SECTUR

Apresentação Musical / Multiplicidade de Gênero

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

Manifestações Populares

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ

Grupos de Bumba Meu Boi e Danças Regionais

Classificação Artista Representante CPF / CNPJ