governo do estado da bahia secretaria da … · caso positivo, para mais de um cadastro, haverá...

2
1/1 PARECER Nº 00277/2010 DATA: 07/01/2010. ICMS. O destinatário da mercadoria será sempre o adquirente, considerando-se autônomo cada estabelecimento do mesmo titular, devendo as Notas Fiscais, inclusive as Notas Fiscais Eletrônicas, ser individualizadas pelo local de entrega das mercadorias. O consulente, empresa com atividade econômica principal classificada como Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo, desejando saber: "Na venda para produtores rurais (pessoa física ), com mais de um imóvel rural, como será preenchido o campo do destinatário? Poderá fazer um cadastro para cada Fazenda? Caso positivo, para mais de um cadastro, haverá restrições para emissão de nota fiscal eletrônica?" RESPOSTA: Compulsando o Regulamento do ICMS (RICMS-BA) em vigor neste estado da Bahia, vemos que a Nota Fiscal pode conter, em campo próprio, local de entrega diverso do endereço do estabelecimento destinatário das mercadorias. É o que pode ocorrer quando o estabelecimento adquirente atua em vários locais simultaneamente, como no caso de estabelecimentos agropecuários como diversos locais de culturas agrícolas ou de exploração de pecuária. Por isso o artigo 218 do RICMS-BA e a alínea "a" do seu inciso VII reza: "Art. 218. Os contribuintes, excetuados os produtores rurais e os extratores não equiparados a comerciantes ou a industriais (art. 38), emitirão Nota Fiscal, modelos 1 ou 1-A (Anexos 15 e 16): .................. VII - no quadro "Dados Adicionais": a) no campo "Informações Complementares", outros dados de interesse do emitente, tais como: o número do pedido, o vendedor, o emissor da Nota Fiscal, o local de entrega, quando diverso do endereço do destinatário nas hipóteses previstas na legislação, propaganda, etc.; .................. O endereço do destinatário será sempre o do estabelecimento do contribuinte que, nos termos do Art. 41 do Regulamento do ICMS, é o local público ou privado, edificado ou não, próprio ou de terceiro, onde pessoa física ou jurídica exerça toda ou parte de sua atividade geradora de obrigação tributária, em caráter permanente ou temporário, ainda que se destine a simples depósito ou armazenamento de mercadorias ou bens relacionados com o exercício daquela atividade. Por sua vez, o artigo 42 do mesmo RICMS-BA considera autônomo cada estabelecimento produtor, extrator, beneficiador, gerador, industrial, comercial, importador ou prestador de serviços de transporte ou de comunicação do mesmo titular. Ante o exposto, sendo o destinatário pessoa física, ou não, inscrita ou não, as Notas Fiscais, inclusive as Notas Fiscais Eletrônicas, devem ser individualizadas pelo local de entrega das mercadorias. É o parecer Parecerista: CESAR AUGUSTO DA SILVA FONSECA GECOT/Gerente: 13/01/2010 – ELIETE TELES DE JESUS SOUZA GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DA FAZENDA

Upload: donhi

Post on 13-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1/1

PARECER Nº 00277/2010 DATA: 07/01/2010.

ICMS. O destinatário da mercadoria será sempre o adquirente, considerando-se autônomo cada estabelecimento do mesmo titular, devendo as Notas Fiscais, inclusive as Notas Fiscais Eletrônicas, ser individualizadas pelo local de entrega das mercadorias.

O consulente, empresa com atividade econômica principal classificada como Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo, desejando saber:

"Na venda para produtores rurais (pessoa física ), com mais de um imóvel rural, como será preenchido o campo do destinatário? Poderá fazer um cadastro para cada Fazenda?

Caso positivo, para mais de um cadastro, haverá restrições para emissão de nota fiscal eletrônica?"

RESPOSTA:

Compulsando o Regulamento do ICMS (RICMS-BA) em vigor neste estado da Bahia, vemos que a Nota Fiscal pode conter, em campo próprio, local de entrega diverso do endereço do estabelecimento destinatário das mercadorias. É o que pode ocorrer quando o estabelecimento adquirente atua em vários locais simultaneamente, como no caso de estabelecimentos agropecuários como diversos locais de culturas agrícolas ou de exploração de pecuária. Por isso o artigo 218 do RICMS-BA e a alínea "a" do seu inciso VII reza:

"Art. 218. Os contribuintes, excetuados os produtores rurais e os extratores não equiparados a comerciantes ou a industriais (art. 38), emitirão Nota Fiscal, modelos 1 ou 1-A (Anexos 15 e 16):

..................

VII - no quadro "Dados Adicionais":

a) no campo "Informações Complementares", outros dados de interesse do emitente, tais como: o número do pedido, o vendedor, o emissor da Nota Fiscal, o local de entrega, quando diverso do endereço do destinatário nas hipóteses previstas na legislação, propaganda, etc.;

..................

O endereço do destinatário será sempre o do estabelecimento do contribuinte que, nos termos do Art. 41 do Regulamento do ICMS, é o local público ou privado, edificado ou não, próprio ou de terceiro, onde pessoa física ou jurídica exerça toda ou parte de sua atividade geradora de obrigação tributária, em caráter permanente ou temporário, ainda que se destine a simples depósito ou armazenamento de mercadorias ou bens relacionados com o exercício daquela atividade. Por sua vez, o artigo 42 do mesmo RICMS-BA considera autônomo cada estabelecimento produtor, extrator, beneficiador, gerador, industrial, comercial, importador ou prestador de serviços de transporte ou de comunicação do mesmo titular.

Ante o exposto, sendo o destinatário pessoa física, ou não, inscrita ou não, as Notas Fiscais, inclusive as Notas Fiscais Eletrônicas, devem ser individualizadas pelo local de entrega das mercadorias.

É o parecer

Parecerista: CESAR AUGUSTO DA SILVA FONSECA

GECOT/Gerente: 13/01/2010 – ELIETE TELES DE JESUS SOUZA

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DA FAZENDA

2/1

DITRI/Diretor: 13/01/2010 - JORGE LUIZ SANTOS GONZAGA