goias escoteiro - janeiro de 2012

11
GOIÁS ESCOTEIRO Aqui o que é bom dura muito! Kandersteg! INFORMATIVO REGIONAL | JANEIRO DE 2012 | 8ª Edição

Upload: cric-ueb

Post on 18-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Informativo regiaonal escoteiro

TRANSCRIPT

Page 1: Goias Escoteiro - Janeiro de 2012

GOIÁSESCOTEIRO

Aqui o que é bom dura muito!

Kandersteg!

INFORMATIVO REGIONAL | JANEIRO DE 2012 | 8ª Edição

Page 2: Goias Escoteiro - Janeiro de 2012

Depois de um tempinho sumido, eu, oRepórter Grilo, estou de volta, novinho emfolha (Folha? Hum, que delícia!). Novinhono sentido de novas idéias, porque algu-mas mudanças vão acontecer aqui emnosso Goiás Escoteiro. Como somos pou-cos grilos para muito trabalho, eu e minhaequipe decidimos que teremos edições bi-mensais, partindo deste mês de janeiro.Assim, teremos mais tempo para correr, oumelhor, saltar atrás das melhores matériaspara os nossos queridos leitores. Teremosmudanças nas nossas colunas também:serão apenas duas colunas por mês. Masolha, antes que fique grilado, confira a edi-

ção que agora apresen-tamos, que está cheiode motivos para vocêdar "crics" de alegria!

Você já ouviu falarsobre o Kandersteg -Centro internacional es-coteiro? A reportagem decapa está dividindo comvocê a realização de umsonho de Baden-Powell, que construiu um“mini-jamboree permanente” aos pés dosAlpes suíços. Um lugar incrível que você nãopode deixar de conhecer, nem que seja atra-vés do repórter grilo.

Trouxemos uma ma-téria para deixá-lo deboca aberta: uma relaçãode pessoas famosas, queassim como nós, são es-coteiras e apaixonadaspor esse movimento.Sabe aquela pessoa quevocê é fã e admirava porseus feitos ou conquis-

tas? Pois é, agora você tem mais um motivopara apreciá-la. Por falar em admiração,trouxemos uma entre

vista exclusiva com o criador do ScoutFace, um escoteiro como você que teve a

idéia de juntar todos desse movimento emuma única rede social.

Vamos falar em animação: O repórtergrilo esteve presente na Gincana dos Lobi-nhos e também no JOTI e registrou tudo queaconteceu de mais interessante nesses doiseventos. Se você participou, corra lá para lere relembrar os momentos, se você não par-ticipou veja como foi bom e se prepare paraos próximos.

Informações sobre o esperado JamboreeNacional, o Encontro de Jovens Líderes emSP e tantas outras, você pode conferir aquinessa exclusiva edição do Goiás Escoteiro.Espero que gostem!

Goiás Escoteiro | Janeiro de 20122

Caixa de EntradaDe Elton Muniz Silva, Goyaz – 9º GO.

Para Evandro Filho, Goyaz

Vamos para o Jamboree Nacional? Então faz logo o seu registro!

Carta do Grilo Olá, escoteiros e escoteiras de Goiás!

PARA MIM O QUE ÉESCOTISMO?

QUE CHIQUEMEU CLIQUE

O escotismo não é só brincadeiras, é uma escola de valores para a vida. Apren-demos a respeitar e a ser respeitados pelo que nós somos, e não pelo o que temos;pelo os nossos acertos, e não pelos erros. Aprendemos a ser grandes e a mostrara grandeza que existe dentro da gente.

Antônio Rodrigues Porto, 20 anos, Grupo Arara Azul. 15º GO.

QUEM ACAMPA CONTA"Teve um acampa-

mento quando eu ainda eraescoteiro, que a minha pa-trulha, a Falcão, tentou fazerum portal massa, só quesem querer ficou pare-cendo um caixão. Depoisdisso um monte de coisasinusitadas começaram aacontecer. Nosso acampa-mento foi invadido por formigas e todo mundo levoupelo menos uma picada, inclusive o chefe Michel, queachou que a gente estava de 'frescura'. As formigas de-struíram nossa comida, o caixote, tudo! Eu cortei aboca no sisal, o Lucas tropeçou em uma corrente esaiu voando, a Juliana, a única que tinha alergia aabelha, foi também a única que levou ferroada de uma.Depois de tudo isso, a gente começou a desconfiar quesó tinha uma explicação pra tanto desastre: o portal decaixão amaldiçoou o acampamento! Foi sinistro!

Renato Hércules, 18 anos, Clã Cruzeiro do Sul, G.E. Goyaz

Tarde de plantio de ár-vores na sede do Goyaz

Ana Lívia França, Matheus Martins Vieira e Luiz GustavoLima, Grupo Escoteiro Goyaz.

Page 3: Goias Escoteiro - Janeiro de 2012

Janeiro de 2012 | Goiás Escoteiro 3

Férias é sempre uma maravi-

lha! Nada de acordar cedo, nadade tarefa de casa e muito tempode sobra para diversão! Temgente que vai para a colônia deférias, outros saem de viagem, eos internautas de plantão apro-veitam para ficar horas e horasassistindo vídeos, conversandocom os amigos e comentandocoisas interessantes no Face-book. Mas de uma coisa, nós, es-coteiros e escoteiras, sentimosmuita falta durante as férias: deir para o grupo escoteiro! Olha sóos depoimentos cheios de sauda-des desses dois:

"Eu sintomuita faltados amigos,dos jogos, ede simples-mente estarreunido. Sem

contar que não tem nada prafazer sábado a tarde!"

Luiz Gustavo do Prado Lima,

14 anos, Tropa Sênior Iracema

Bezerra Oliveira, G.E. Goyaz.

"Meu grupo é comominha casa,que quandodeixo, ficaum pedaci-nho de mim

até que eu volte!"Eugênia Vitória Duarte Carlos

de Souza Tolentino, 18 anos, Clã

Cruzeiro do Sul, G.E. Goyaz

Mas só porque estamos de fé-

rias não significa que precisamosestar longe do Escotismo, certo?!Por isso, eu, o Repórter Grilo,darei algumas dicas de comoviver o Movimento Escoteiromesmo nas férias, para que o re-começo das reuniões aconteçacom o pé direito e com energiatotal! Vamos às dicas:

1. Já experimentou combinarcom o seu chefe um acampa-mento durante as férias? Boleuma programação bacana e pro-ponha a ele!

2. No Escotismo fazemos óti-mos amigos, não é mesmo?! Quetal combinar com os amigos domovimento alguns encontros?Assim vocês podem planejar jun-tos o que querem fazer de bomnesse novo ano e de quebraainda pegam um cineminha!

3. Quantas especialidadesainda faltam para você chegar aodistintivo máximo de sua sessão?Que tal ir adiantando essas espe-cialidade nas férias, enquanto otempo está sobrando? Aproveitee chame o pessoal de sua patru-lha pra fazer também!

4. A quantas anda o materialde acampamento de sua patru-lha? Está precisando de conser-tos ou faltando algum ítemimportante? Aproveite para dei-xar tudo ajeitado!

5. Como diz uma de nossasleis, o escoteiro está semprealerta e pratica diariamente umaboa ação. Por isso, use o seutempo para fazer ainda maisboas ações do que de costume!

Viu que bacana? Então arrasenas próximas férias!

Saudades de ir para o grupo escoteiro? Então

leve o Escotismo para as férias com você!

Sempre Alertaaté nas Férias!

Page 4: Goias Escoteiro - Janeiro de 2012

Você sabe o que há em

comum entre você e algu-mas personalidades da mú-sica, do esporte, dapolítica, do humor, da lite-ratura, do cinema e da reli-gião, como Barack Obama,Paul McCarthney, ElizabethII, J.K. Rowling, João Paulo

II e Steven Spielberg?Assim como você, elestambém já foram escoteirose muitos apóiam e divul-gam o movimento até hoje.Alguns deles já partirampara o Grande Acampa-mento, mas em vida nãomediram esforços para

zelar pelo Escotismo. Con-firam os nossos irmãos delenço que o Repórter Griloconseguiu encontrar en-quanto fuçava em seuálbum de fotos antigas, re-lembrando bons momentoscom os amigos escoteirosque aparecem nessas fotos.

Dos grupos para os holofotes: conheça escoteiros

famosos do mundo inteiro!

Hall da FamaEscoteiro

Goiás Escoteiro | Janeiro de 20124

Abdullah Bin Abdul,Rei da Arábia Saudita

Bill Clinton, Ex-presidentedos Estados Unidos

Richard Gere, ator

Juscelino Kubitschek, ex-presidente do Brasil

Fernando Sabino, escritor

David Beckham, jogador de futebolCarl XVI Gustav e Sylvia, rei e rainha da Suecia J K Rowling, escritora

Barack Obama, Presidente dos Estados Unidos da América Bel Marques, músico do Chiclete com Banana

Page 5: Goias Escoteiro - Janeiro de 2012

Janeiro de 2012 | Goiás Escoteiro 5

Paul McCartney, mu sico ex-Beatles

Harrison Ford, ator Madonna, cantora e atriz Karol Wojtyła, Papa Joao Paulo II

Jose Alencar, ex-vice-presidente do Brasil Marieta Severo, atriz

Michael Jordan, jogador de Basquete

Neil Armstrong, astronautae primeiro homem a pisar na Lua

Zacarias, comediante Steven Spielberg, diretor de cinemaWashington Luiz, ex-presidente do Brasil

Page 6: Goias Escoteiro - Janeiro de 2012

Goiás Escoteiro | Janeiro de 20126

do ano. Uma espécie de mini-Jamboree a qualquer hora. Enão é que esse sonho se tor-nou realidade! Estamos falan-do do Centro EscoteiroInternacional de Kandersteg,ou KISC, sigla para o nome eminglês Kandersteg InternationalScout Centre.

Kandersteg é uma comuni-dade, ou comuna, com poucomais de mil habitantes. E foi

lá que o sonho de Lord B-Pcomeçou a se tornar realidade.Foi em 1921, quando o ChefeEscoteiro suíço Walter vonBonstetten descobriu, poracaso, um grande chalé aban-donado. Von Bonstetten escre-veu para Baden-Powell dizen-do que o lugar mágico, atéentão existente apenas na ima-ginação do fundador, foraencontrado. Já no ano seguin-

te, B-P foi pessoalmenteconhecer o local. Não demoroumuito para que o terreno e ochalé fossem comprados, comincentivo e patrocínio de váriasinstituições ligadas aoEscotismo.

A proposta parece simples:se você está com vontade deacampar ou mesmo se abrigarem um chalé e se encontrarcom escoteiros de diversas

partes do mundo, você fazuma reserva e viaja paraKandersteg, na Suíça. Pelotempo em que você estiverpor lá, vai poder viver osonho escoteiro e convivercom outros membros dafraternidade vindos dediversas partes do mundo.Além, é claro, de participarde atividades em um lugarmaravilhoso.

O programa oferecidopelo Centro é bastantevariado. Algumas atividadessão oferecidas durante oano inteiro, outras somenteno verão e mais algumas noinverno. Para quem gostade caminhar, há passeios

Em 2011 tivemos mais

uma Jamboree Mundial.Mas o Jamboree Mundial sóacontece a cada quatroanos. E se tivéssemos Jam -boree todo ano? Melhorainda, e se tivéssemosJamboree o ano inteiro?!Lord Baden-Powel, certavez, pouco depois do pri-meiro Jamboree Mundial,compartilhou um de seussonhos. E esse sonho pare-cia responder justamente aestas perguntas. B-P dese-java que houvesse um lugaronde membros do Movi -mento Escoteiro de todo omundo pudessem se en -contrar em qualquer época

Jovens do mundo inteiro têm um lugar ideal para se encontrarem,

em um pedacinho escoteiro da Suiça

Kandersteg, Jamboree o Ano Inteiro

Kandersteg International Scout Center Wide

Page 7: Goias Escoteiro - Janeiro de 2012

Janeiro de 2012 | Goiás Escoteiro 7

ecológicos, trilhas pela flo-resta, visitas a cidades suí-ças. Gosta de desafios?Tem escaladas em monta-nhas, arvorismo, mountainbike, salto de para-quedas,tirolesa. E sabemos queescoteiros gostam de água.Então não poderiam faltaratividades aquáticas: per-cursos com boias, corridasde canoagem e rafting sãoalgumas das atividadesmolhadas. Bom tambémdeve ser esquiar na neve.Esqui e snowborad tambémfazem parte das atividadesoferecidas pelo KISC.

E você, jovem leitor doGoiás Escoteiro, tem algumsonho para realizar dentrodo movimento escoteiro? Játem uma lista de objetivosa serem alcançados durantesua Vida Escoteira? Que talacrescentar uma viagem aKandersteg a esta lista?

Um grande fogo de conselho

Escalada no KISCVarios lenc os expostos no salao do KISC

Escoteiros de varios lugares se encontram

Page 8: Goias Escoteiro - Janeiro de 2012

O repórter Grilo dessa vez via-

jou para muito longe, até Buca-reste, capital da Romênia, paratrazer até vocês uma entrevistainédita com o criador do Scout-Face, a rede social escoteira. Va-sile Darie tem 26 anos e éescoteiro desde 2000. Há 4anos criou um site em que esco-teiros do mundo inteiro pudes-sem se conhecer, a ideia criouforma e anda fazendo muito su-cesso. Em 2010, conquistou oprêmio de melhor projeto esco-teiro ligado a comunicação no 4ºEncontro Internacional Escoteiro- "Escotismo e iniciativas inte-lectuais", nos Emirados Árabes.Antenado como sou não poderiadeixar de conversar com ele.Confiram!

Vasile, o que é o ScoutFace?

Antes de tudo, Grilo, gostariade cumprimentar cada escoteiroque já usa o Scoutface e estálendo essa entrevista. Em 2007,quando web programação costu-mava ser minha maior paixão,eu comecei a trabalhar noScoutface, um projeto que tinhae ainda tem a missão de conec-tar escoteiros de todo o mundousando a internet. Na verdade,4 anos se passaram desde entãoe mais de 40.000 escoteiroscompartilham suas experiênciasescoteiras no Scoutface.

Qual o país com o maior nú-

mero de usuários?

Se você quer conhecer rapi-

damente um novo amigo esco-teiro de qualquer um dos 170países no mundo, você podefazer isso usando o Scoutface demaneira muito muito fácil. OBrasil está na liderança desde ocomecinho do Scoutface e é se-guido por México, Polônia, Espa-nha e Portugal.

Como você teve a ideia de

criar o site?

Acho que sendo escoteiro por7 anos e minha paixão em infor-mática nesse tempo me levarama ter essa ideia. Eu queria com-partilhar minhas experiências deacampamentos, jornadas, entretantas outras com outros esco-teiros do mundo e ver o que elestambém estavam fazendo.

Você esperava por todo o su-

cesso do Scoutface?

Estou orgulhoso por ouvir quevocê enxerga o Scoutface como

um sucesso, mas eu acho que oprojeto ainda precisa envolvermuito mais pessoas para alcan-çar a insígnia do sucesso.

Como você divulgou o site no

início?

Promover o projeto no co-meço foi inesperadamente fácil.E acredito que isso aconteceuassim porque os escoteiros sãorealmente uma organizaçãounida. Muitos de meus pedidos

para diferentes administradoresde sites escoteiros para promo-ver o Scoutface com um bannerforam respondidos positiva-mente. Embora eu não tenhafeito muito esforço no início,Scoutface cresceu a cada diasendo promovido através debanners, sistemas de busca e re-comendações de usuários.

Quando você conheceu o Es-

cotismo?

Eu comecei a participar doescotismo em 2000 em minhacidade natal, Suceava (Romê-nia), quando eu tinha 15 anos.Em todos esses anos eu tive ex-periências maravilhosas.

Qual foi sua melhor expe-

riência escoteira?

Eu tive muitas experiênciasfantásticas no Escotismo, masse eu precisasse apontar algu-mas eu diria as duas semanasno 4º Encontro InternacionalEscoteiro, nos Emirados Árabese um mês como voluntário naEslováquia.

Você conhece o Brasil?

Eu não posso dizer que co-nheço, porque eu nunca estiveaí. Mas sei algumas coisassobre o país como, por exem-plo, que vocês jogam o melhorfutebol do mundo, dançamsamba muito bem ou tem pai-sagens naturais de tirar o fô-lego. Eu fiz alguns bons amigosque são brasileiros e eu possodizer que realmente gostodeles.

Mande uma mensagem para

os escoteiros brasileiros.

A cada vez que eu ouçosobre escoteiros brasileiros (eisso é frequente se eu possocitar) fico muito feliz, pensandoque sendo sistematicamente amaior comunidade escoteira noScoutface, mantém o projetovivo e forte. Obrigado!

Goiás Escoteiro | Janeiro de 20128

O Facebook todo mundo usa, mas só os escoteiros têm uma redesocial todinha pra eles! #somosdemais!

Escoteiros + Facebook= ScoutFace

Vasile Darie, criador do ScoutFace

Page 9: Goias Escoteiro - Janeiro de 2012

Janeiro de 2012 | Goiás Escoteiro 9

Água, sabão, mais água e, claro, muita diversão! Tudo issocorreu solto durante a V Gincana de Lobinhos, com o tema“somos todos irmãos” e muita atividade refrescante para um co-meço de outubro pra lá de quente. E olha que o sucesso foi pre-visto por muitos, já que todos os grupos de Goiânia marcaramsua presença, reunindo cerca de 100 lobinhos. Ao final da ativi-dade, o chefe Victor Cruvinel, do Rudyard, brincou: “melhor doque isso, só se a atividade fosse na praia dos chefes”! Se causouinveja na chefia, é porque foi bom mesmo, não é?!

Gincana dos Lobinhos

Nos dias 15 e 16 de outubro aconteceu o tão esperado Joti, o Jamboree na internet! E a ati-vidade não poderia ter sido melhor! Contou com a participação de mais de 10 mil inscritos emtodo o Brasil, que, divididos em bases, não mediram esforços para cumprirem todas as tarefas.O que estava em jogo? Correr atrás de uma boa classificação, aproveitando para se divertir aomáximo! Nessa corrida muitos viraram a noite de sábado para domingo, lutando contra o tempoe contra o cansaço para conseguirem dar conta do recado!

Foram vinte e uma tarefas, com diversos níveis de dificuldades e requisitos para sua realização.A maioria destas tarefas foram postadas no YouTube. Por isso todo mundo já pode conferir a cria-tividade dos escoteiros que embarcaram nessa onda. Faça uma busca neste site com a palavra“Joti”, assista aos melhores vídeos, e se prepare para dar muita risada! Vale a pena conferir!

Os escoteiros goianos também marcaram sua presença, organizados em vinte bases, com des-taque especial para a base do Grupo Escoteiro Eleutério Novaes, 7º GO, situado em Jataí. Elesforam os únicos que conquistaram o nível máximo, o Padrão Diamante, com todas as seções uni-das, trabalhando juntas. Acompanhe abaixo o relato da chefe Garcilene Silva Lima, que tambémfala um pouquinho do Jota (Jamboree do Rádio Escotismo):

Foi realizado nos dias 15 e 16/10/2011, mais uma atividade escoteira Nacional - JOTA JOTI.

Organizamos para executar no Col. Est. Emília Ferreira de Carvalho, onde foi instalado os aparelhos

para o JOTA e à nossa disposição um laboratório de informática com 20 máquinas. Nesse ano ti-

vemos a participação de 65 membros juvenis e adultos. Dividimos os membros em equipes: para

o JOTA, e para o JOTI. Cada equipe tinha um ou mais membros adultos responsáveis. Cada equipe

ficou responsável para realizar as atividades liberadas do JOTI. E assim foram realizadas todas as

atividades liberadas pela organização. Para participar do JOTA, tivemos a honra de receber dois

membros juvenis e um adulto do Grupo Escoteiro 5 de Agosto. Os jovens foram João Paulo Soares

Silva e Heraldo Correa de Souza Neto e o Chefe Fernando Guimarães. A noite em confraternização

tivemos o dia do halloween, todos animados e caracterizados com fantasias.

Um bravo bravíssimo ao grupo! E até o próximo Joti!

“ Joti” Jamboree na internet

ISABELLY CASTROé escotista do Grupo Escoteiro Arara Azul - 15º GO

Nesta edição venho trazer uma boa noticia pra você que jáestá desenvolvendo um projeto junto à sua patrulha: aproveitea oportunidade e se inscrevam na Volvo Adventure. Antes devocês perguntarem o que é isso, deixa eu explicar!

O Volvo Adventure é um projeto desenvolvido em parceriacom outro projeto educacional das Nações Unidas, Educaçãopara o Desenvolvimento Sustentável, e premia jovens que, emgrupo, desenvolvam um projeto nesta área e que provocou umimpacto positivo em sua comunidade.

Este projeto é internacional, jovens do mundo inteiro, entre13 e 16 anos, acompanhados de um adulto podem se inscre-ver. Vale dizer que o Brasil esteve entre os finalistas nas edi-ções de 2008 e 2009, obtendo o 4º lugar nas duas edições.Em 2008, o G. E. Tupinambás (44/RS), com o projeto Créditode Carbono, e em 2009 o G.E. Guaraicá (33/PR) com o pro-jeto Aquecedor Solar Ecológico.

O prazo para o envio de projetos vai até dia 31 de janeirode 2012, ou seja, você ainda tem 3 meses aproximadamentepara adequar o seu projeto às exigências do concurso.

De incentivo, os melhores projetos ganharão uma viagemcom todos os custos pagos para Gutemburgo, Suécia, conhecera sede mundial da Volvo. Os 3 primeiros colocados ganharãopremiações em dinheiro! O 1º lugar: U$ 10.000,00; o 2º lugar:U$ 6.000,00 e o 3º lugar: U$ 4.000,00 – isso fora o bem queestarão fazendo para nossa natureza!

Não perca tempo, coloque a 6º Lei Escoteira em prática erealize sua inscrição através do site: www.volvoadventure.org

Volvo Adventure, umpossível parceiro deprojetos!

BOA IDÉIA

Page 10: Goias Escoteiro - Janeiro de 2012

Goiás Escoteiro | Janeiro de 201210

ESTÁ NA NETMAX BRAGAé escotista do Grupo Escoteiro Cruzeiro do Sul - 19º GO

Em comemoração ao centenário da publicação do livro Es-cotismo para Rapazes a rede britânica BBC fez um documentáriocujo tema central fora a obra de Baden-Powell. Além do Esco-tismo para Rapazes, o documentário faz referência aos livros Guiado Chefe Escoteiro e Lições da Escola da Vida.

O documentário é narrado por Ian Hislop, uma figura bastanteconhecida terra da rainha Elizabeth por seus trabalhos como jor-nalista, escritor e comediante. Hislop explica sobre os feitos he-róicos de B-P, fala bastante sobre a cultura e costumes da épocaem que o escotismo surgiu e apresenta seus argumentos sobreos motivos que levaram ao sucesso do Movimento Escoteiros, so-bretudo em sua terra natal, a Inglaterra.

O programa tem cerca de uma hora de duração e relata ainda,de forma detalhada, alguns acontecimentos sobre o primeiroacampamento, na Ilha de Brownsea. O narrador explica porqueo acampamento foi um sucesso e como as atividades com aque-les jovens, aliadas à experiência de B-P na defesa de Mafeking,o inspiraram para escrever a obra que seria a base de todo o Mo-vimento Escoteiro.

Curiosidades também são trazidas à tona, como algumasinformações sobre seu casamento com Lady Olave e a formacomo o livro fora publicado pela primeira vez. O documen-tário também faz referência às descrições de B-P sobre osbosques de Chatterhouse, colégio onde ele estudou e deonde, provavelmente, buscou as ideias que inspiraram o Sis-tema de Patrulhas, especialmente quanto à atribuição deresponsabilidade aos monitores.

A paixão de Baden-Powell pelo esporte, pela interpretação epela narração de histórias não poderia ser deixada de lado. Estassão paixões dos britânicos, em geral. E o documentário relatacomo B-P conseguiu associar tudo isso ao Escotismo.

Um trecho do programa mostra ainda como Baden-Powell eraadorado como herói. Ian Hislop visita um museu com diversaspeças criadas com desenhos de B-P. Não é para menos! O fun-dador do escotismo era o mais jovem coronel do exército inglêse adorado pela população na época.

Ficou curioso para assistir ao documentário? Um escoteirode Portugal editou o vídeo sem comerciais e acrescentou legen-das em português. Ele utilizou a terminologia da Associação dosEscoteiros de Portugal (AEP). O que não chega a ser nenhum in-conveniente, já que os termos são semelhantes aos utilizadospelos Escoteiros do Brasil (UEB) e aqueles que divergem podemser facilmente identificados pelo contexto. O trabalho pode serconferido pelo endereço http://youtu.be/9Rua1kw-tzc.

Escotismo em Documentário da BBC

O Rio de Janeiro continua lindo e está a sua espera para o V Jamboree Nacionalque acontecerá na Vila Militar/Gericinó e tem como proposta um ambiente de amizadee integração, com um espaço para informar, conscientizar e comprometer os jovensem ações e projetos concretos que ajudem na construção do mundo que almejamos.

Fale com seu chefe, organize sua patrulha, monte sua tropa e venha para esteevento que tem a participam jovens de todo o país e até mesmo de outros países.Venha fazer novas amizades e conhecer culturas diferentes. Abaixo segue tabela complanos de pagamento:

Inscrição Quant. de Parcela 1ª. Parcela Parcel. Máx. Valor total

10 / 01 a 09 de fev. De 1 até 4 10 / 02 4 x 161,50 646,00

10 / 02 a 09 de mar. De 1 até 3 10 / 03 3 x 215,33 646,00

10 / 03 a 09 de abr. De 1 até 2 10 / 04 2 x 323,00 646,00

10 / 04 a 09 de mai. Única 10 / 05 1 x 685,00 685,00

Obs.:

(1) - A data limite para pagamento de qualquer parcela é 10 de maio de 2012.

(2) - O atraso no pagamento acarretará cobrança de multa de 2% (dois porcento) e juros de 3% (três porcento) ao mês.

(3) - O ingresso no campo somente será autorizado para quem já tenha quitado todas as parcelas do plano escolhido.

Maiores informações você pode encontrar no site www.escoteiros.org

Evento: Jamboree Nacional Escoteiro | Tema: Muitas origens, um só país | Data: 15 a 20/07/2012

Local: Vila Militar/Gericinó Rio de Janeiro-RJ | Valor: R$685,00

Vem aí o V Jamboree Nacional!

Page 11: Goias Escoteiro - Janeiro de 2012

Janeiro de 2012 | Goiás Escoteiro 11

PAPO RETO

Tal como qualquer outra organização so-cial ou cultural, o Movimento Escoteiro criouum jeito próprio de cumprimento, usado portodos os seus membros, conhecido comosaudação escoteira.

Consta no livro Escotismo para Rapazesque Baden-Powell adotou a saudação esco-teira, com três dedos, para representar ostrês aspectos da Promessa Escoteira: honrara Deus e ao Rei (no caso da Inglaterra, umamonarquia), ajudar ao próximo e o obedecera lei escoteira.

Esse livro foi publicado nos primórdios doEscotismo (1908), depois de ter sido lan-çado em fascículos nos jornais. Portanto, asaudação é tão antiga quanto o próprio Mo-vimento Escoteiro.

Originalmente era usada em saudaçõesdo tipo meia-saudação. Era feita entre esco-teiros independentemente de se conhece-rem ou não. A saudação completa (encos-tando o dedo na testa) era e é usada no has-teamento da bandeira ou em cerimônias.

Tratado no atual POR como Sinal Es-coteiro, “é feito com os dedos indicador,médio e anular estendidos e unidos, per-manecendo o polegar sobre a unho do

dedo mínimo. Os três dedos estendidosrepresentam as três partes da PromessaEscoteira.”

Foi desdobrada para o Ramo Lobinho,quando “é feito com os dedos indicador emédio estendidos, formando um “V”, re-presentando as duas orelhas do lobo.”

Quando da Promessa “é feito elevando-se à altura do ombro, com o antebraço do-brado e a mão direita formando o SinalEscoteiro ou o Sinal do Lobinho.

Saudação Escoteira

ANTÔNIO CÉSAR DE OLIVEIRAé dirigente do Grupo Escoteiro Goyaz - 9º GO

Goiás Escoteiro | Região Escoteira de Goiás

Rua 74 nº. 271, Centro, Goiânia/GO

Fonefax: (62) 3092-3700 | www.uebgo.org.br

[email protected] | Editora-chefe: Clarissa Ulhoa | Editor de arte: Hen-

rique de Paula | Repórteres e colunistas desta edição: Antônio César de Oliveira,

Bárbara Garcia, Clarissa Ulhoa, Isabelly Castro, Maxmiliano Braga, Pedro Henrique

Brito,o e Winder Garcia.

Participe do Goiás Escoteiro!Jovens! Participem do Goiás Escoteiro enviando fotos, histórias e recados, além de crí-

ticas, reclamações e sugestões. Que tal se candidatar a ser o nosso correspondente jovem

na próxima atividade que participar? Não se esqueçam que este informativo é de vocês!

Entrem em contato com a gente pelo e-mail: [email protected]

CANTINHO DO CHEFE

Chefe Formiga, assim é conhecido Nilton Rodrigues For-miga, atual diretor de patrimônio do Grupo Escoteiro AraraAzul, que ele ajudou a fundar, inclusive, sob o nome deG.E. Presbiteriano. O escoteiro com mais idade no Distritode Goiânia, chefe Formiga nasceu em 29/09/1939, emSantos/SP. Ele conta que tinha um vizinho no Parque dasLaranjeiras chamado Meireles, escotista do 08º, que estavaorganizando uma excursão dos escoteiros a um acampa-mento no Rio Grande do Sul, nos idos de 1989. Na época,ele era representante comercial de uma grande indústriagoiana de alimentos e conseguiu uma generosa doação paraos escoteiros que excursionariam pelo sul do país. No re-torno da Tropa, houve um jantar de comemoração e ele foiconvidado em sinal de agradecimento, dali pra sua pro-messa passou-se menos de um ano, quando em21/07/1990 prometeu servir à União dos Escoteiros do Bra-sil e recebendo o lenço do Grupo Escoteiro Rudyard Kipling,na escola Pinguinho de Gente, primeira sede do 08ºGO. Aliele atuou por 7 anos, primeiro como assistente de Alcateiada chefe Romy Natividade, depois como chefe de Tropa Es-coteira e mais tarde fundando o Clã Pioneiro do Kipling,seção que ainda não existia no Grupo. Afastado do Movi-mento Escoteiro havia uns dois anos, era membro da 1ªIgreja Presbiteriana quando começou um burburinho de seabrir ali um Grupo Escoteiro. Não deu outra, com sua com-panheira Telma encabeçaram a abertura do novo Grupo,compondo a sua primeira Diretoria, onde permace até hoje,12 anos depois. Presença constante nos eventos distritaise regionais há mais de quase duas décadas, chefe Formigaé respeitado por todos os Grupos e onde quer que vá, alémde ser um grande exemplo para todos no Grupo EscoteiroArara Azul, sendo sempre um dos primeiros a chegar e umdos últimos a sair. Já recebeu a Medalha de Bons ServiçosGrau Bronze pelos bons serviços pretados ao Movimento Es-coteiro e sempre que pode também é homenageado em seuGrupo, o Arara.

Formiga atômica

Chefe Nilton “Formiga”