glorioso - fatima.org.br arcanjo_2017... · exorcismo breve papa leão xiii s ão miguel arcanjo,...

38

Upload: dinhtruc

Post on 03-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Glorioso

São Miguel Arcanjo

Novena e Louvores ao Glorioso

São Miguel Arcanjo2017

3 3

Apresentação"Quem como Deus?!", exclamou o grande

Arcanjo São Miguel, contra a revolta de Lúcífer e seus sequazes, durante a grande batalha travada no Céu.

E São Miguel, por sua fidelidade, atravessa os séculos, defendendo todos os homens contra as tentações, violências e perversidades armadas por Lúcifer. E ainda, ao mesmo tempo, protegendo, fortalecendo e amparando todos os que a ele suplicam e recorrem.

Reconhecido desde o Antigo Testamento, como Anjo protetor de Israel e de todos os Profetas e justos da Antiga Lei, o glorioso São Miguel é louvado também como Patrono da Santa Igreja.

A Novena composta em sua honra pelo ardoroso missionário, Santo Antonio Maria Claret, assim como os louvores e orações compendiadas neste livreto, são oferecidos pela Campanha "Vinde Nossa Senhora de Fátima, não tardeis!" para que cada um possa experimentar a força da intercessão do Glorioso Arcanjo para si e todos os seus entes queridos.

4 54 5Monte Saint-Michel, Normandia, França

4 54 5

Excelências do Glorioso São Miguel

Santo Antonio Maria Claret

6 7

Segundo as crônicas, no ano 708 o Arcanjo São Miguel apareceu duas

vezes, em um monte, ao bispo Santo Aubert e ordenou que fosse erguido um santuário em sua honra naquele local.

Mas, inseguro quanto à realidade da visão, Aubert adiava a construção da igreja. Porém, o Arcanjo voltou a lhe aparecer e, desta vez, tocou-lhe a cabeça com o dedo. Sua cabeça ficou marcada indelevelmente.

Iniciou, então, a construção da igreja, recolhendo nela relíquias relacionadas a anteriores aparições de Sào Miguel, no monte Gargano, Itália.

E assim, no dia 16 de outubro do ano 709, Santo Aubert consagrou a primeira igreja em honra do Arcanjo, naquele lugar que passou a ser conhecido como monte Saint-Michel, situado na região oeste da França.

Uma imagem do Arcanjo está colocada no topo da igreja , a 170 metros de altura.

Aparição no Monte Saint-Michel

6 7

Excelências do Glorioso São Miguel

Deus, ser supremo e perfeitíssimo, para manifestar seu poder e sabedoria e

comunicar sua bondade, criou o céu e a terra. Os Anjos foram colocados por Ele no céu e o homem na terra.

Uma parte dos Anjos manteve-se fiel a Deus e, por essa razão, eles foram confirmados em sua graça. Outra parte foi infiel a Deus, e converteram-se de Anjos em demônios, em inimigos de Deus e adversários do homem. Armaram tentações ao homem e o fizeram cair miseravelmente no pecado, ficando assim despojado da graça santificante e indigno do céu para o qual havia sido destinado. E, tendo sido criado à imagem e semelhança de Deus, o homem obscureceu em si mesmo esta imagem, ficando degradado pelo pecado.

Deus, porém, para manifestar sua bondade e misericórdia, quis ser Restaurador e Redentor do homem.

E, para honrar aos Anjos que lhe haviam sido fiéis, associou-os como cooperadores na salvação dos homens, aos quais deviam, para esta finalidade, amparar, consolar e proteger.

Santo Antonio Maria Claret

8 9

Dentre todos eles, distingue-se o gloriosíssimo príncipe São Miguel, ao qual Deus destinou para presidir aos nove coros angélicos, refrear os demônios e proteger a Igreja militante.

O príncipe São Miguel é o mais alto dos Serafins, por ser o mais rico em graças e privilégios, entre todos os espíritos angélicos. Ele é o generalíssimo dos exércitos de Deus e aquele que designa os Anjos da Guarda para cada um dos homens, com a finalidade de defender e prestar toda espécie de bons serviços para alcançarem a salvação eterna e serem, junto com eles, anjos, cidadãos do céu.

São Miguel é o mais agraciado pela Santíssima Trindade, o grande amigo de Jesus Cristo, o amado de Maria Santíssima. Por fim, ele é o encarregado por Deus de receber as almas dos justos no momento da morte e defendê-las no dia do juízo.

Afirma São Gregório que, sempre que Deus opera alguma maravilha no mundo, sempre que concede alguma grande misericórdia, tudo o faz por meio de São Miguel.

Assim, foi São Miguel que deteve o braço de Abraão e salvou a vida de Isaac; livrou o inocente Jacó das repetidas perseguições de seu pérfido irmão Esaú; apareceu a Moisés na sarça ardente, representando a Deus; libertou o povo hebreu do cativeiro do Egito e, fazendo as vezes de Deus, deu-lhe a lei no monte Sinai; conduziu este povo pelo deserto à Terra Prometida e protegeu a Sinagoga; apareceu e animou

8 9

a Josué e Gedeão, aniquilou os 185 mil soldados do exército do blasfemo Senaquerib; foi ainda São Miguel que apareceu a Balaão e o repreendeu; aquele que apareceu aos três jovens no forno da Babilônia e os salvou das chamas; conduziu Habacuc ao lago dos leões, no qual se encontrava o profeta Daniel. Finalmente, foi ele o dispenseiro de Elias, o grande profeta de Deus.

Não apenas no Antigo Testemento São Miguel realizou grandes maravilhas para o gênero humano, mas também no Novo Testamento, na lei da graça, e assim continuará a fazer até o fim do mundo. São Miguel apareceu a Constantino, e apareceu também no monte Gárgano, na Itália.

Ele alegra e estimula as reuniões dos católicos, torna invencíveis os fiéis que o seguem, fortalece os pusilânimes, dá confiança e ânimo aos pecadores que se querem converter, reprime os vícios, acalma as paixões e combate o ímpeto dos demônios tentadores.

São Miguel, com seus Anjos, luta agora contra Lúcifer e seus sequazes. Porém, mais renhida será a batalha no fim do mundo.

Nesse momento, se unirá a São Miguel o grande profeta e santo sacerdote Elias, e, junto com este, os sacerdotes que terão a virtude e o espírito de Elias. Reunir-se-á ainda a São Miguel, o secular justo e bom, Enoc, e os outros bons seculares que, como ele, caminham sempre na presença de Deus, são caritativos e socorrem as necessidades corporais

10 1110 11

e espirituais dos próximos.

São Miguel com seus Anjos, Elias com os bons sacerdotes e Enoc com os bons seculares, juntos formarão um grande exército que, comandado por São Miguel, batalhará contra o exército de Lúcifer, o qual é composto de demônios, de maus sacerdotes como Judas, e de seculares ímpios, injustos e imorais. E este se chamará o exército do Anticristo, porque será inimigo de Cristo, de suas leis, preceitos e conselhos, de seus santos Sacramentos, e das almas que foram redimidas por Jesus Cristo.

Todo o exército de Lucífer ou do Anticristo será vencido por Jesus Cristo. Sim, Jesus pronunciará a sentença e São Miguel, como príncipe supremo da justiça divina, a executará, afirma São Tomás de Aquino.

No dia do juízo final, no qual Jesus julgará a todos, São Miguel conduzirá o estandarte da santa Cruz como príncipe supremo dos coros angélicos, pela excelência de sua natureza e, finalmente, por sua dignidade de graça e glória.

Todos os bons sacerdotes e bons leigos devemos nos unir e juntar ao exército dos Anjos, formando um só corpo bem unido e compacto, com um só coração e uma só alma, sob a proteção e comando de São Miguel, com ele exclamando: "Quem como Deus?!" Assim poderemos estar seguros de, com ele, alcançarmos a vitória e conquistar, também com ele, a coroa do triunfo e da vida. Amém.

10 1110 11

Orações a São Miguel

12 13

Exorcismo breve Papa Leão XIII

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate. Sede nossa proteção contra

os embustes e ciladas do demônio. Subjugue-o Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas.

Oração para obter proteção na hora da morte Santo Afonso de Ligório

G lorioso arcanjo São Miguel, pela vossa proteção, fazei com que, no

dia de minha morte, minha alma seja revestida da glória de Deus e digna de ser apresentada por vossa mão a Jesus Cristo, meu soberano Juiz.

Santo Arcanjo, o inferno tem armas suficientes para atacar-me naquela hora suprema. Essas armas são os meus pecados, cuja enormidade me será apresentada para lançar-me

Orações

12 13

no desespero. E também as tentações horríveis com as quais me assaltará para fazer-me cair em pecado.

Ó vós, que vencestes e expulsastes do céu aquele temível adversário, vinde para vencê-lo novamente e afastá-lo para longe de mim na hora de minha morte. Suplico-vos pelo grande amor que Deus vos tem e que vós tendes por Ele. Ó Maria, Rainha do céu, ordenai a São Miguel que me assista na hora de minha morte.

Oração para pedir auxílio para a Santa Igreja

São Pedro Canísio

P rincípe da milícia celeste, vencedor dos anjos rebeldes e poderoso

protetor da Igreja de Deus, ó São Miguel, através do qual a onipotência divina dignou-se realizar e ainda realiza tantos prodígios, vinde em socorro do povo de Deus e alcançai para a Igreja militante a vitória sobre a impiedade. Estendei sobre nós a vossa proteção e defendei-nos na vida e na morte contra os assaltos do demônio.

Príncipe gloriosíssimo, arcanjo São Miguel, lembrai-vos e intercedei por nós junto ao Filho de Deus, aqui, hoje e para sempre.

14 15

Ladainha de São Miguel

Senhor, tende piedade de nósJesus Cristo, tende piedade de nósSenhor, tende piedade de nós

V. Jesus Cristo, ouvi-nosR/ Jesus Cristo, atendei-nos

Pai Celeste que sois Deus, tende piedade de nós.Filho Redentor do mundo que sois Deus, tende

piedade de nós.Espírito Santo que sois Deus, tende piedade de

nós.Santíssima Trindade que sois um só Deus,

tende piedade de nós.

Santa Maria, Rainha dos Anjos, rogai por nós.São Miguel, rogai por nós,São Miguel, cheio de graça de Deus, São Miguel, perfeito adorador do Verbo

Divino, São Miguel, coroado de honra e de glória, São Miguel, poderosíssimo Príncipe dos

exércitos do Senhor,São Miguel, porta-estandarte da Santíssima

Trindade,

14 15

São Miguel, guardião do Paraíso,

São Miguel, guia e consolador do povo de

Israel,

São Miguel, esplendor e fortaleza da Igreja

militante,

São Miguel, honra e alegria da Igreja triunfante,

São Miguel, luz dos Anjos,

São Miguel, baluarte da verdadeira fé,

São Miguel, força daqueles que combatem

pelo estandarte da Cruz,

São Miguel, luz e confiança das almas no

último momento da vida,

São Miguel, socorro muito certo,

São Miguel, nosso auxílio em todas as

adversidades,

São Miguel, mensageiro da sentença eterna,

São Miguel, consolador das almas do

Purgatório,

São Miguel, a quem o Senhor incumbiu de

receber as almas depois da morte,

São Miguel, nosso Príncipe,

São Miguel, nosso Advogado,

16 17

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do Mundo, perdoai-nos Senhor

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do Mundo, ouvi-nos Senhor

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do Mundo, tende piedade de nós, Senhor

V. Jesus Cristo ouvi-nos.R/ Jesus Cristo atendei-nos.

V. Rogai por nós glorioso São Miguel, Príncipe da Igreja de Jesus Cristo.

R/ Para que sejamos dignos das Suas promessas. Amém.

Oremos:Senhor Jesus, santificai-nos, por uma bênção

sempre nova, e concedei-nos, pela intercessão de São Miguel Arcanjo, esta sabedoria que nos ensina a ajuntar riquezas do Céu e a trocar os bens do tempo pelos da eternidade. Vós que viveis e reinais em todos os séculos dos séculos. Amém.

16 17

Novena aSão Miguel Arcanjo

18 19

Pelo sinal da santa cruz, livrai-nos Deus Nosso Se-nhor, dos nossos inimigos.

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

1. Ato de Contrição

Senhor meu Jesus Cristo, Criador e Redentor meu, por serdes vós quem

sois, sumamente bom e digno de ser amado, e porque vos amo sobre todas as coisas, pesa-me, Senhor, de vos ter ofendido. Pesa-me, também, por ter perdido o céu e merecido o inferno. Mas, proponho firmemente, com a ajuda de vossa divina graça, nunca mais vos ofender. Senhor meu, Jesus, misericórdia!

2. Oferecimento de si mesmo

Deus e Senhor meu, Pai de misericórdia e de toda consolação,

com toda a liberdade de minha vontade, com toda a resolução e firmeza de que é capaz

Santo Antonio Maria Claret

Novena aSão Miguel Arcanjo

18 19

meu coração, ajudado por vossa divina graça, apresento o pedido de que vos digneis receber-me no número de vossos humildes e fervorosos servos, sob a direção do glorioso São Miguel.

Com muitíssima alegria de minha alma me revestirei de humildade; observarei a pura castidade, segundo meu estado; abraçarei o escudo da paciência, com o qual resistirei aos dardos que contra mim dispararem os inimigos: mundo, demônio e carne; me armarei de santo zelo para procurar vossa maior glória e a salvação das almas, empenhando-me com esmero na difusão da verdade, para dissipar a ignorância, e em combater os vícios e plantar as virtudes, em mim e em todos os meus próximos.

Esta é minha resolução, que espero cumprir, ajudado pela divina graça, e confiando alcançar pelos méritos de Jesus Cristo, pela intercessão de Maria Santíssima, do glorioso São Miguel e dos demais Anjos e Santos. Amém.

Faz-se neste ponto a Meditação

correspondente a cada dia da Novena

(ver páginas 25 a 30)

3. Ponto de Meditação

20 21

Em seguida, como durante todos os dias da novena, rezam-se nove Pai-nossos e nove Ave-Marias, em união e louvor dos nove Coros de Anjos e de seu

Príncipe São Miguel.

Ó gloriosíssimo São Miguel! Príncipe dos exércitos celestiais, terror dos

espíritos malignos e de seus sequazes, grande e admirável capitão, depois de Jesus Cristo, ornado de especialíssima graça, excelência e virtude; livrai-nos de toda adversidade, fazei com que amemos a Deus com todo fervor, e que cada dia avancemos em seu santo serviço.

V. Rogai por nós, glorioso São Miguel, protetor da Igreja Católica.

R/ Para que sejamos dignos de alcançar as promessas de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Ó Deus eterno e todo-poderoso, por vossa suma e infinita misericórdia,

para a salvação dos homens e para vossa glória escolhestes o gloriosíssimo príncipe São Miguel. Concedei que, por sua intercessão e eficaz auxílio, mereçamos ser defendidos agora de todos os nossos inimigos e, na hora de nossa morte, sejamos livres e apresentados benignamente ante o trono de vossa excelsa Majestade. Amém.

20 21

4. Glórias do Arcanjo São Miguel

Eis que na corte do céuGozais tão alta glória.

Dai aos nossos corações,Arcanjo Miguel, consolo!

Da legião celestialSois o primeiro general,Que ao atrevido LúciferVencestes em guerra campal,Precipitando ao fogo infernalSua raiva e furiosa ambição.Dai aos nossos corações,Arcanjo Miguel, consolo!

Vós ao povo de IsraelConduzistes livre a bom porto,E guiastes no desertoPorque a Deus fostes fiel.Dando-lhe por pão, aqueleManá que baixou do céu.Dai aos nossos corações,Arcanjo Miguel, consolo!

Quando Cristo em oraçãoEstava no horto triste,Vós do céu lhe trouxestesO consolo em sua aflição:

22 23

O animaste na ocasiãoDe seu maior desconsolo.Dai aos nossos corações,Arcanjo Miguel, consolo!

As empresas mais gloriosasConfia Deus à vossa destreza,E emprega vossa fortalezaNas mais dificultosas;Fazeis coisas tão espantosas,Que admiram a terra e céu.Dai aos nossos corações,Arcanjo Miguel, consolo!

Advogado e protetorDa Igreja militante,Cuidais sempre vigilante De dar-lhe auxílio e favor:E quando o risco é maiorTanto é maior vosso desvelo.Dai aos nossos corações,Arcanjo Miguel, consolo!

De vosso amparo sagradoConfiamos em nossa morteSeguro da vitória e a sorteDa salvação, pois prostradoFoge o inferno aturdidoDo braço de vosso zelo.Dai aos nossos corações,Arcanjo Miguel, consolo!

22 23

V. Na presença dos anjos eu vos cantarei, ó meu Deus.

R/ No vosso santo templo me prostrarei e louvarei o vosso nome.

Ó Deus eterno e todo-poderoso, por vossa suma e infinita misericórdia,

para a salvação dos homens e para vossa glória escolhestes o gloriosíssimo príncipe São Miguel. Concedei que, por sua intercessão e eficaz auxílio, mereçamos ser defendidos agora de todos os nossos inimigos e, na hora de nossa morte, sejamos livres e apresentados benignamente ante o trono de vossa excelsa Majestade. Amém.

24 25

Meditações para os dias da Novena

Castelo de Sant'Angelo, Roma

24 25

Deus e Senhor dos espíritos celestiais do primeiro coro, chamados Serafins,

porque estão abrasadíssimos no fogo de vosso amor:

Ofereço-vos os méritos destes fervorosos espíritos e os de vosso amado e amante São Miguel, e vos suplico que me concedais a graça de vos amar a Vós, único Deus e Senhor meu, sobre todas as coisas, com todo o meu coração, com toda a minha alma, com todo o meu entendimento e com todas as minhas forças, fazendo que todos vos amem e que ninguém vos ofenda. Amém.

Deus e Senhor dos espíritos celestiais do segundo coro, chamados

Querubins porque estão adornados de perfeitíssima sabedoria:

Ofereço-vos os merecimentos destes espíritos sapientíssimos e os do glorioso São Miguel, príncipe dos sábios do céu e mestre brilhantíssimo dos que foram sábios na terra, e vos suplico que me concedais a graça de conhecer o que devo fazer para cumprir vossa

Segundo dia

Primeiro dia

26 27

santa vontade, e sabê-lo ensinar aos outros, a fim de que todos vos conheçam e amem aqui na terra e depois no céu. Amém.

Deus e Senhor dos espíritos celestiais do terceiro coro, chamados Tronos,

sobre os quais repousais como trono de vossa glória, e vos assentais como tribunal de justiça:

Ofereço-vos os merecimentos destes espíritos altíssimos e os do glorioso São Miguel, trono luminosíssimo de vossa grandeza e ministro supremo de vossa justiça, para que me concedais a graça de receber-vos por meio da sagrada Comunhão no trono do meu coração, e a partir deste trono julgai-me, não segundo minhas faltas, mas conforme vossa grande misercórdia, para assim alcançar a salvação. Amém.

Deus e Senhor dos espíritos celestiais do quarto coro, chamados

Dominações, que presidem aos coros inferiores e são ministros de vossa Providência:

Quarto dia

Terceiro dia

26 27

Ofereço-vos os merecimentos destes espíritos eminentíssimos e os de vosso primeiro-ministro o glorioso São Miguel, para que me concedais um perfeito senhorio sobre minhas paixões e uma perfeita obediência à vossa santa lei e a todos os meus superiores, a fim de obter o prêmio que está reservado aos que são obedientes até a morte, como no-lo ensinou Jesus Cristo, Senhor nosso e Filho vosso, que convosco e o Espírito Santo vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Deus e Senhor dos espíritos celestiais do quinto coro, chamados Virtudes,

pelos quais operais os milagres próprios ao vosso soberano poder, governando a natureza para que sirva à vossa maior honra e glória:

Ofereço-vos, Senhor, os merecimentos destes espíritos prodigiosos e os do glorioso príncipe São Miguel, principal instrumento de todas as maravilhas que realizais no universo, e vos peço que me concedais, tendo vencido as más inclinações da natureza corrompida, conservar e aumentar vossa graça, para alcançar a eterna glória. Amém.

Quinto dia

28 29

Deus e Senhor dos espíritos celestiais do sexto coro, que são as Potestades,

assim chamados pelo especial poder que lhes concedestes para conter os demônios:

Ofereço-vos, Senhor, os merecimentos destes espíritos poderosíssimos e os do glorioso príncipe São Miguel, que alcançou sobre Lúcifer e seus sequazes a maior das vitórias; e que, com igual sucesso, combate continuamente a favor do homem e contra todos os seus inimigos, suplico-vos humildemente me sejam concedidos os auxílios necessários para lutar unido a ele, e assim merecer a coroa da glória. Amém.

Deus e Senhor dos espíritos celestiais do sétimo coro, chamados

Principados, porque a eles entregastes a guarda dos reinos e nações:

Ofereço-vos, Senhor, os merecimentos destes espíritos excelentíssimos e os do glorioso príncipe São Miguel, guardião principal de todos as nações cristãs e da Igreja, e vos suplico

Sétimo dia

Sexto dia

28 29

humildemente que protejais minha alma e corpo, potências e sentidos, contra toda desordem, paixões e tentações; e espero que em mim se realize o vosso santo reino, no qual somente Vós reineis, no qual com suma alegria, prontidão e fervor obedecerei as vossas santas leis. Amém.

Deus e Senhor dos espíritos celestiais do oitavo coro, que são os

Arcanjos, assim chamados porque lhes confiais habitualmente os negócios gravíssimos de vossa honra e glória:

Ofereço-vos, Senhor, os méritos destes espíritos nobilíssimos e os do glorioso São Miguel que tanto se distinguiu na grande luta e tão heroicamente defendeu vossa honra e glória contra Lúcifer e seus sequazes; peço-vos que me concedais graça e fortaleza para vencer e superar todos os inimigos de minha salvação, a fim de alcançar assim a glória do céu, onde eternamente cantarei vossas misericórdias. Amém.

Oitavo dia

30 31

Deus e Senhor dos espíritos celestiais do nono coro, chamados Anjos

porque os enviais para guardar os homens em todos os caminhos de sua salvação:

Ofereço-vos, Senhor, os merecimentos destes espíritos soberanos e os do glorioso Príncipe São Miguel que, por si e por meio dos Anjos, guarda os homens e toda a natureza humana; suplico-vos que me protejais de todo pecado, concedendo-me uma pureza angélica, e chegar felizmente à glória do céu, na qual Vos verei face a face e amarei com toda perfeição, por toda a eternidade. Amém.

Nono dia

30 31

São Miguel, apareceu nesta gruta, situada no Monte Gargano, Itália,

em fins do século V.

32 33

32 33

Oração a Nossa SenhoraRainha dos Anjos

Augusta Rainha dos Céus e soberana Senhora dos Anjos,

Vós que, desde o primeiro instante de vossa existência, recebestes de Deus o poder e a missão de esmagar a cabeça de Satanás, humildemente vô-lo pedimos, enviai as legiões celestes dos santos anjos para que, por vosso poder e sob vossas ordens, combatam os demônios, reprimam sua insolência em todos os lugares e os persigam até lançá-los nas profundezas do abismo.

Quem é como Deus?Ó boa e terna Mãe, sede sempre o

nosso amor e a nossa esperança.Ó Mãe divina, mandai-nos os vossos

santos anjos que nos defendam, e repilam para bem longe de nós o maldito demônio, nosso cruel inimigo.

Santos anjos e arcanjos, defendei-nos e guardai-nos. Amém.

Ven. Pe. Louis de Cestac, em 1863

34 35

Ó P r í n c i p e nobilíssimo

dos Anjos, valoroso guerreiro do Altíssimo, zeloso defensor da glória do Senhor, terror

dos espíritos rebeldes, amor e delícia de todos

os anjos justos, meu diletíssimo Arcanjo

São Miguel:

Desejando eu fazer parte do número dos vossos devotos

e servos, a vós hoje me

consagro, me dou e me ofereço e ponho-me a mim próprio, a minha família e tudo o que me pertence, debaixo da vossa poderosíssima proteção.

Consagração a São Miguel Arcanjo

34 35

É pequena a oferta do meu serviço, sendo como sou um miserável pecador, mas vós engrandecereis o afeto do meu coração.

Recordai-vos que, de hoje em diante, estou debaixo do vosso sustento e deveis assistir-me em toda a minha vida e obter-me o perdão dos meus muitos e graves pecados, a graça de amar a Deus de todo coração, ao meu querido Salvador Jesus Cristo e a minha Mãe Maria Santíssima. Obtende-me aqueles auxílios que me são necessários para obter a coroa da eterna glória.

Defendei-me dos inimigos da alma, especialmente na hora da morte.

Vinde, ó príncipe gloriosíssimo, assistir-me na última luta e, com a vossa alma poderosa, lançai para longe, precipitando nos abismos do inferno, aquele anjo quebrador de promessas e soberbo que um dia prostrastes no combate no céu. Assim seja.

36 37

Apresentação ..................................................................................... 3

Excelências do Glorioso S. Miguel - Sto. Antonio M. Claret ....... 5

Aparição no Monte Saint-Michel ........................................ 6

Orações a São Miguel ............................................................. 11

Exorcismo breve de Leão XIII ................................................. 12

Para obter proteção na hora da morte - S. Afonso M. Ligório 12

Para pedir auxílio para a Santa Igreja - S. Pedro Canísio 13

Ladainha de São Miguel ........................................................... 14

Novena a São Miguel Arcanjo - Sto. Antonio Maria Claret .... 17

1. Ato de contrição ........................................................................ 18

2. Oferecimento de si mesmo .................................................... 18

3. Ponto de Meditação .................................................................. 19

4. Glórias do Arcanjo São Miguel .............................................. 21

5. Meditações para os dias da Novena ..................................... 24

Oração a Nossa Senhora, Rainha dos Anjos - V. Louis de Cestac 33

Consagração a São Miguel Arcanjo ............................................ 34

Índice

3 3

Campanha “Vinde Nossa Senhora de Fátima, não tardeis!”Rua Martim Francisco, 665 - Santa Cecília01226-001 - São Paulo - SPTelefone: (11) 2206-4540www.fatima.org.br / [email protected]/@vindefatima

Glorioso São Miguel Arcanjo

Fotos: 1. Capa - Céu, Narciso Martins; imagem de São Miguel, Lourenço Pilar; representação do demônio, Paris, Samuel de Holanda; 2. Mont Saint-Michel, França, Samuel de Holanda e imagem de São Miguel, Canadá, Gabriel K. ; 3. Mosaico São Miguel, igreja Santo Isaac, São Petersburgo, Rússia, Gabriel K.; 4. Vitral da igreja Sagrado Coração de Jesus, Nova Orleans, Estados Unidos, Francisco Barros; 5. Castelo de Sant'Angelo, Roma, Vieira Cortes; 6. Gargano, Italia, James Martin ; 7. Nossa Senhora com os Anjos, Pere Serra, Catalunha; 8. Anjo da Catedral de Bogotá, Colômbia, Lourenço Pilar.

Texto das páginas 7-10 e 18-30 : Tradução a partir do original espanhol "Excelencias y Novena del Glorioso Príncipe San Miguel", S. Antonio Maria Claret, Imprenta de Pablo Riera, Barcelona, 1859.

36 37