gestÃo das organizaÇÕes - aese.pt · os desafios da gestão das organizações de economia...

5
Escola associada: GOS GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS LISBOA E PORTO 2018 www.aese.pt/gos

Upload: dangbao

Post on 08-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES - aese.pt · os desafios da gestão das organizações de economia social a par com os que se colocam a outros setores da economia nacional. ... práticas

Escola associada:

GOSGESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES

SOCIAIS LISBOA E PORTO 2018www.aese.pt/gos

Page 2: GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES - aese.pt · os desafios da gestão das organizações de economia social a par com os que se colocam a outros setores da economia nacional. ... práticas

DIRETORES DO GOS

MENSAGEM DOS

CÁTIA SÁ GUERREIRO Diretora do GOS [email protected]

CASIMIRO ARSÉNIODiretor do GOS [email protected]

Desde 2008 que a AESE Business School, em parceria com a ENTRAJUDA, a CNIS e a Fundação Millenniumbcp, inclui na sua oferta formativa o Programa de Gestão das Organizações Sociais, colocando os desafios da gestão das organizações de economia social a par com os que se colocam a outros setores da economia nacional.O Programa GOS resulta da firme convicção da importância de conciliar duas ideias fundamentais: se, por um lado, as organizações precisam de aprofundar e aplicar novos paradigmas da gestão, por outro deverão ter a ousadia de manter fidelidade ao carisma de um setor que, num trabalho tantas vezes discreto e silencioso, é essencial à vida de tantos cidadãos, famílias e comunidades.O Programa GOS é exigente – implica dedicação, estudo, reflexão e troca de ideias – e apresenta-se como uma oportunidade de aprendizagem interativa e dinâmica. Traçado para gente que pretende dirigir as organizações sem fins lucrativos com mão firme e coração aberto, torna-se uma experiência de crescimento profissional e pessoal a caminho do fazer e ser cada dia melhor. Sempre para um bem maior.Em 2017 decorrerão as 13ª e 14ª edições do Programa GOS.

Esperamos por si! Até lá!

AS EDIÇÕES 13 E 14 DO PROGRAMA GOS - GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS, O QUAL RESULTA DO PROTOCOLO ENTRE A ENTRAJUDA, A FUNDAÇÃO MILLENNIUM BCP, A CNIS E A AESE, DECORRERÃO ENTRE FEVEREIRO E JUNHO DE 2017, EM LISBOA E NO PORTO.

LIDERANÇA TRANSFORMADORA

Promover a reflexão sobre o eficiente

aproveitamento dos recursos

Disponibilizar estratégias e

ferramentas em matérias de motivação

e gestão de equipas

Criar no participante a salutar ambição de reajustar a estratégia

organizacional aos objetivos da instituição.

Com seis séculos de tradição em Portugal, o terceiro setor enfrenta desafios constantes e sempre mais complexos. Aos líderes das instituições sociais é pedido para verem as suas instituições como um todo, composto por várias partes que operam de forma orgânica, dos recursos humanos ao marketing, passando pelas operações e a área financeira.O domínio de ferramentas de gestão é ainda uma carência significativa neste setor, pelo que o Programa de Gestão das Organizações Sociais surge para dar resposta a esta necessidade, bem como potenciar as capacidades de decisão e gestão dos dirigentes de Instituições da Economia Social e Solidária.Mais do que assegurar a gestão interna e a sustentabilidade das instituições, os líderes das organizações sociais necessitam de uma visão mais ampla que lhes permita criar impacto social. Devem ser capazes de estabelecer objetivos comuns às várias partes da instituição, sempre alinhados com a sua Missão.

Para tal, o Programa GOS tem como objetivos base:

Page 3: GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES - aese.pt · os desafios da gestão das organizações de economia social a par com os que se colocam a outros setores da economia nacional. ... práticas

CONTEÚDOS

MÉTODO DO CASO

Política de Empresa e Organização• Missão, valores e objetivos;• Sustentabilidade;• Estrutura de Direção;• Sistemas de Direção;• Configuração Institucional.…………………………………Contabilidade e Finanças• Noções de Contabilidade;• Direção Financeira.…………………………………Marketing e Economia Social• Pensar as estratégias

comerciais;• Marketing dos Serviços: velhos

e novos problemas;• Comunicação e Imagem.

Fator Humano, Liderança e Ética• Motivação e Organização;• Funcionamento, conflitos e

trabalho de equipa;• Liderança, Valores, Confiança e

Identificação;• Ética.…………………………………Operações e Serviços • Montagem e gestão do Serviço;• Qualidade;• Inovação.…………………………………Fundraising • Assegurar a sustentabilidade

financeira;• Técnicas de fidelização de

doadores.…………………………………Gestão de Voluntários • O voluntário na instituição;• Estruturação de um programa

de voluntariado.

A frequência do Programa GOS proporciona aos dirigentes de instituições da economia social uma paragem semanal, ao longo de 4 meses em que, para além da partilha de experiências e networking, é feita uma ampla reflexão nas diversas áreas da gestão.

Criado e utilizado na Harvard Business School, o Método do Caso é um processo vivo e interativo de aprendizagem, descoberta e partilha que permite a cada participante desenvolver as suas competências analíticas, favorecendo a decisão prudente.

Estudo individualLeitura de cada caso, de modo a analisar os factos, alternativas e decisões que nele se desenrolam.

Trabalho de GrupoA riqueza deste passo reside no facto de cada um dos participantes apresentar abordagens e soluções com base na sua formação e experiência profissional. As várias abordagens são também uma excelente oportunidade para examinar os diferentes critérios de direção.

Sessão GeralNa sessão geral, com uma visão mais ampla e já fruto do exame efetuado nas duas fases anteriores, o professor dirige e coordena o debate, sintetiza os aspetos principais do caso, relaciona com as teorias mais significativas, e realça os valores e opções relevantes, atendendo às várias alternativas e aos possíveis critérios de decisão.

Page 4: GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES - aese.pt · os desafios da gestão das organizações de economia social a par com os que se colocam a outros setores da economia nacional. ... práticas

SUSANA MATOSCASA DO GAIATO DE LISBOA

“GOS, uma Grande Oportunidade para o Sucesso na Gestão de Organizações Sociais – o sucesso de fazer o bem, bem feito, a pessoas que vivem em periferias existenciais.Agradeço à AESE por ser uma escola de sabedoria humana!“GOS(tei)”! Recomendo!”

ARMINDO RIBEIROASSOC. MÉDICA LITORAL ALENTEJANO

“A AESE é uma escola de negócios que me deu mais argumentos para poder dirigir a organização da qual sou presidente! Demonstrou que a gestão não é só números mas os recursos humanos são uma riqueza com valor incalculável fundamental nas organizações! Obrigado à AESE e ao GOS por tudo!”

ANDREA SANTIAGOCM LAMEGO

“Foi uma ótima oportunidade para adquirir novos conhecimentos, numa área tão diferenciada e com muitas dificuldades.”

JORGE TEIXEIRACASA DO PROFESSOR

“Uma forma dinâmica, aberta e inovadora de refletir e formar os dirigentes das instituições sociais. Creio que é um instrumento valiosíssimo para um bom desempenho profissional!”

Sendo um Programa de aperfeiçoamento e mobilização de conteúdos e experiências, os destinatários são dirigentes de Instituições de Economia Social e Solidária, ou colaboradores em exercício de funções de liderança, os quais pretendam melhorar a sua capacidade de gestão, não apenas ao nível dos recursos, mas também do desempenho de colaboradores e voluntários.

DESTINATÁRIOS ALEXANDRA MARTINSCS DA SÉ CAT. DO PORTO

“Uma ótima experiência e oportunidade de enriquecimento pessoal que espero pôr ao serviço da minha instituição.”

MARTA LÚCIOC. S. P. ALGUEIR. MEM-MARTINS

“A experiência e conhecimento que adquiri ao longo da 11ª edição do GOS irão permitir-me implementar no Centro Social Paroquial que dirijo, melhores práticas organizacionais de gestão e desta forma acredito que conseguiremos libertar mais recursos para a nossa atividade principal – a obra social.”

Page 5: GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES - aese.pt · os desafios da gestão das organizações de economia social a par com os que se colocam a outros setores da economia nacional. ... práticas

EMPRESAS PATROCINADORAS DA AESE:

HORÁRIO TIPO14h00 » 15h00 Trabalho de Grupo15h00 » 16h15 Sessão Plenária, Caso I16h30 » 17h45 Sessão Plenária, Caso II18h00 » 19h15 Conferência-colóquio ou Sessão Plenária, Caso III

16º GOS - PORTO

De fevereiro a junho de 2018As sessões realizam-se à terça-feira à tarde, durante 15 semanas, de fevereiro a junho de 2018.

15º GOS - LISBOA

De fevereiro a junho de 2018As sessões realizam-se à segunda-feira à tarde, durante 15 semanas, de fevereiro a junho de 2018.

PREÇO: 500 euros (+IVA)Inscrições a partir de 15 de janeiro de 2017: 550 euros (+IVA)Condições especiais de pagamento serão analisadas caso a caso.

O Programa é compatível com o trabalho profissional, requerendo a presença semanal dos participantes nas sessões de trabalho.No Porto, as sessões do GOS realizam-se no Mira Clube.Em Lisboa, as sessões realizam-se na sede da AESE.

Gabinete de Admissões:Lisboa: Filomena GonçalvesTlm. (+351) 939 939 639Tlf. (+351) 217 221 [email protected]

Porto: Casimiro ArsénioTlm. (+351) 939 939 [email protected]

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

AESE | LisboaCalçada de Palma de Baixo n.º 12, 1600-177 LisboaTlf. [+351] 217 221 530e-mail: [email protected]

AESE | PortoRua do Pinheiro Manso n.º 662, 1.12, 4100-411 PortoTlf. [+351] 226 108 025e-mail: [email protected] www.aese.pt/gos