gestalt aplicada

20
Anice Vicente dos Santos

Upload: anice

Post on 21-Jul-2015

872 views

Category:

Education


5 download

TRANSCRIPT

Anice Vicente dos Santos

1.Coisas que piscam incessantemente: mantenha o mínimo de repetição da animação.

2.Fotos distorcidas: mantenha as fotografias proporcionais.

3.Fotos não delimitadas: Use fios para criar moldura para as fotos que têm bordas ambíguas.

4.Bordas e caixas volumosas: Use espaço negativo para agrupar ou separar as coisas. Se você precisar usar uma borda ou caixa, escolha uma discreta.

5.Margens ignoradas: Seja generoso com as margens, incluindo as margens internas e externas para caixas de textos e caixas de imagem.

6.Tudo centralizado: Evite layouts centralizados.

7.4 cantos e aglomeração: Aglomeração: ruim. Agrupamento: bom.

8. Espaço aprisionado: Posicione espaço extra negativo nas bordas externas do layout.

9. Fundos poluídos: Crie fundos como espaço negativo. Não use fundos repetidos como ladrilhos.

10. Ênfase de texto de gosto duvidoso: Pense duas vezes antes de usar texto vazado (ou reverso), texto riscado, texto todo em maiúsculas ou texto sublinhado.

11. Marcadores ruins: Use marcadores (ou bullets) reais para listas e recuos deslocados para alinhar corretamente as listas.

12. Viúvas e órfãs: Evite quebras deselegantes nas partes inferior e superior das colunas de texto.

13. Caminho de rato: Evite desagradáveis canais de espaço negativo estendendo-se ao longo das colunas quando o texto está justificado.

Para manter a ordem e a organização usamos um pouco da Teoria da Gestalt, pois essa teoria identificou que o cérebro simplifica, organiza e ordena automática e inconscientemente os objetos que os olhos veem. Baseados nisso foram criadas algumas leis e vamos ver quatro dessas leis.

Proximidade: posicionar elementos próximos uns dos outros traz de volta a ideia de agrupamento. Elementos próximos entre si tendem a ser percebidos como um grupo. A ideia é evitar um layout confuso ou poluído, agrupando fisicamente os itens relacionados.

Semelhança: nossa mente agrupa coisas com propriedades semelhantes, como cores ou formas. Podemos usar a semelhança para criar ordem e organização por toda a unidade.

Continuidade: nossa mente continuará um padrão para além dos seus pontos de término. Além disso, nossos olhos seguirão a direção de uma linha. Se vários elementos de um quadro apontam para o mesmo canto, por exemplo, o resultado final “fluirá” mais naturalmente.

Fechamento: Preenchemos mentalmente as lacunas para completar uma forma percebida. O princípio de que a boa forma se completa, se fecha sobre si mesma, formando uma figura delimitada.

A hierarquia visual informa qual parte do layout é mais importante, com o fim de que os leitores olhem primeiro para as coisas mais importantes. Para criar uma hierarquia visual, classifique o conteúdo em ordem de importância explorando as áreas privilegiadas.

Na cultura ocidental, o processo de leitura consiste em uma “varredura” da esquerda para a direita e de cima para baixo. Por isso, a parte considerada mais privilegiada do site (para onde o usuário olha primeiro) é o canto superior esquerdo.

O lado esquerdo também é bastante importante, assim como a parte superior (cabeçalho). Informações não relevantes podem ficar abaixo da “dobra” do site (quando o usuário rolar a página).

Área muito privilegiada

Área mais privilegiada

Área muito privilegiada

Área privilegiada

Área desprivilegiada

Área pouco privilegiadadobra do site

Área muito privilegiada

Área mais privilegiada

Área muito privilegiada

Área privilegiada

Área desprivilegiada

Área pouco privilegiadadobra do site

1) A área mais privilegiada do site é dedicada à fidelização dos clientes.

2) Notícia de maior destaque com a chamada em negrito.

3) Destaque para notícias principais.

4) Negrito para o resumo das notícias principais.

12

3

4

Aponte os problemas no layout da Greenwise e altere-o utilizando as leis da Gestalt, explore a hierarquia visual e evite utilizar os 13 erros de layout.