geopolÍtica da guerra da trÍplice alianÇa · análise dos fatores que levaram à guerra do...

16
VELHOGENERAL.COM.BR GEOPOLÍTICA DA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA 1 03/07/2020 | VELHOGENERAL.COM.BR | CATEGORIA: HISTÓRIA GEOPOLÍTICA DA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA Por Prof. Fernando Ribeiro* Mapa do Paraguai e países vizinhos, 1756 (Wikimedia Commons/Echelle/Domínio Público). Análise dos fatores que levaram à Guerra do Paraguai a partir de uma perspectiva geopolítica, numa abordagem que não leva em consideração a pura e simples sucessão de fatos, mas analisando uma determinada estrutura da História do Brasil. INTRODUÇÃO METODOLÓGICA A geopolítica estuda as relações entre a geografia e a política, ou seja, o relacionamento entre o território e o poder dele derivado. É a ciência das relações de poder entre os estados. Dentre os princípios da Geopolítica está o que nos remete à ocupação da foz dos rios; por esse princípio, quem tem o domínio da foz de um rio, tem o controle de toda a bacia desse rio. No estudo da história existem diversas abordagens metodológicas. O presente trabalho será conduzido utilizando-se a interpretação da história segundo o francês Ferdinand Braudel, em sua obra “História e Ciências Sociais”. Segundo ele, podemos interpretar a história tendo como parâmetros os seguintes condicionantes:

Upload: others

Post on 02-Nov-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: GEOPOLÍTICA DA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA · Análise dos fatores que levaram à Guerra do Paraguai a partir de uma perspectiva geopolítica, numa abordagem que não leva em consideração

VELHOGENERAL.COM.BR GEOPOLÍTICA DA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA 1

03/07/2020 | VELHOGENERAL.COM.BR | CATEGORIA: HISTÓRIA

GEOPOLÍTICA DA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA PorProf.FernandoRibeiro*

MapadoParaguaiepaísesvizinhos,1756(WikimediaCommons/Echelle/DomínioPúblico).

AnálisedosfatoresquelevaramàGuerradoParaguaiapartirdeumaperspectivageopolítica,numaabordagemquenãolevaemconsideraçãoapuraesimplessucessãode

fatos,masanalisandoumadeterminadaestruturadaHistóriadoBrasil.

INTRODUÇÃO METODOLÓGICA A geopolítica estuda as relações entre a geografia e a política, ou seja, orelacionamento entre o território e o poder dele derivado. É a ciência dasrelações de poder entre os estados. Dentre os princípios da Geopolítica está oque nos remete a ocupação da foz dos rios; por esse princípio, quem tem odomíniodafozdeumrio,temocontroledetodaabaciadesserio.

No estudo da história existem diversas abordagensmetodológicas. O presentetrabalho será conduzido utilizando-se a interpretação da história segundo ofrancês FerdinandBraudel, em sua obra “História e Ciências Sociais”. Segundoele, podemos interpretar a história tendo como parâmetros os seguintescondicionantes:

Page 2: GEOPOLÍTICA DA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA · Análise dos fatores que levaram à Guerra do Paraguai a partir de uma perspectiva geopolítica, numa abordagem que não leva em consideração

2 GEOPOLÍTICA DA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA VELHOGENERAL.COM.BR

• Os acontecimentos históricos, seriam episódios históricos que sedesenvolvemematéumageração(cercade40a50anos);

• Aconjuntura,seriamepisódioshistóricosquesedesenvolvementreduasetrêsgerações(cercade100a150anos);

• Aestrutura,seriamepisódioshistóricosquesedesenvolvemnumperíodosuperioratrêsgerações(maisde150anos).

Serádentrodessaperspectivahistóriaquevamosanalisaroassuntoproposto,numa abordagem analisa uma determinada estrutura da História do Brasil,ultrapassandoasimpleslógicadasucessãodosfatoshistóricos.

ETAPAS DA OCUPAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA DO SUL

SÉCULO XVI-SÃO VICENTE A PERNAMBUCO

Portugal, no século XVI, inicia aocupação das costas brasileiras,com a fundação do primeiropovoadoemSãoVicente,noanode 1532 e funda a cidade deSalvador em 1548, aquela queseria a nossa primeira capitalaté o ano de 1763, quando acapital colonial foi transferidaparaacidadedoRiodeJaneiro.

Durante todo o século XVI,Portugal concentra sua atuaçãoentreSãoVicenteePernambuco,as duas capitanias que tiveramsucesso, como visto na Figura01.

A ocupação de Portugal entreesses dois extremos, leva aocontrole da foz do Rio SãoFrancisco e ao domínio de todasua bacia. A ocupação éconsolidadaatravésdaexpulsãodos francesesdoRiode Janeiro,após curta ocupação da baía daGuanabara entre 1554 e 1567,que resulta na fundação dacidade do Rio de Janeiro. Já no

finaldesseséculo(em1598)édescobertoouroemMinasGerais.

Figura1(AgênciaOGlobo).

Page 3: GEOPOLÍTICA DA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA · Análise dos fatores que levaram à Guerra do Paraguai a partir de uma perspectiva geopolítica, numa abordagem que não leva em consideração

VELHOGENERAL.COM.BR GEOPOLÍTICA DA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA 3

SÉCULO XVII-PERNAMBUCO A FOZ DO AMAZONAS

ORioAmazonasénavegadopelaprimeira vez pelo navegadorespanhol Orellana entre 1540 e1541.Porseratacadoporíndioscom cabelos compridos, quelembravam as amazonas damitologia grega, deu ao rio onomedeAmazonas.

A ocupação do litoral norte doBrasilcomeçacomumareaçãoasegundatentativafrancesadesefixar nas costas da América doSul. Os franceses ocupam a ilhadeSãoLuizefundamacidadedeSão Luiz em1612.Durante trêsanosmantem seu domínio,masem1615,ocorreaexpulsãodosfranceses, o que resulta nacriação do Estado doMaranhãoeGrão-ParáporFelipeII(FelipeIII da Espanha) em 1621.Abrangendo o norte e parte donordeste do Brasil, o estado iadoatualAmazonasaoPiauí.

Comaexpulsãodosfrancesesdo

Maranhão, os portuguesesavançamatéafozdoAmazonas,destruindo feitorias inglesas e

holandesas que tentavam se estabelecer na região. A posse da foz do RioAmazonasdeuaosportuguesesodomíniodabaciadoRioAmazonas,comopodeservistonaFigura3.

Figura3(Slideshare/Profa.MercedesDanzaLiresGreco).

Figura2(AgênciaOGlobo).

Page 4: GEOPOLÍTICA DA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA · Análise dos fatores que levaram à Guerra do Paraguai a partir de uma perspectiva geopolítica, numa abordagem que não leva em consideração

4 GEOPOLÍTICA DA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA VELHOGENERAL.COM.BR

SÉCULO XVIII-SÃO VICENTE AO RIO DA PRATA

A partir do final do século XVIII, Portugal inicia sua expansão para o sul emdireção ao Rio da Prata. A fundação da Colônia de Sacramento no final desseséculo (em 1680) marca o início dessa expansão. O objetivo português é setornarumatorimportantenosuldocontinente.

AS MISSÕES JESUÍTICAS ESPANHOLAS

No século XVII chegaram ao Paraguai os jesuítas de origem espanhola. Elescriaram três grandes áreas de ação: no Guairá (PR), no Tape (RS) e no Itatín(Paraguai).

Osjesuítasseempenharamnacatequesedosíndios,agrupando-osemMissõeseReduções, exercendo total controle sobre eles. Nessasmissões os índios eramalfabetizados e treinados em diversos ofícios, sempre sob a orientação eliderançadospadres.Chegaramaconstruirumacivilizaçãoquefoiapelidadade“República Guarani”. As missões eram alvos constantes dos bandeirantes queprocuravamaprisionareescravizarosindígenas.

Figura4:Guairá,noatualestadodoParaná(Imagem:PretonoBranco).

AsprimeirasreduçõesjesuíticasespanholasforamfundadasnoiníciodoséculoXVII,nãochegandoatergrandesucesso,poisnesseséculo,aocupaçãoholandesaemAngola,entre1641e1648,privouosportuguesesdesuafontedeescravosafricanos.

Alavouranacolôniaportuguesa,emtodasuaextensão,eraprovidadetrabalhoescravoafricano.Nasuafalta,recorria-seaoelementonativo.Asreduçõesforam

Page 5: GEOPOLÍTICA DA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA · Análise dos fatores que levaram à Guerra do Paraguai a partir de uma perspectiva geopolítica, numa abordagem que não leva em consideração

VELHOGENERAL.COM.BR GEOPOLÍTICA DA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA 5

asaídaparaesseproblema,poisosíndiosjáestavamaculturadosedisciplinadospelos jesuítas, além de carecerem de defesa contra as armas de fogo. Essasreduções foram destruídas pelos bandeirantes neste mesmo século, e osremanescentesfugiramparaoItatín(atualParaguai).

Figura5:Tapé,atualRS(Imagem:Atlashistóricoescolar,8ªed.,RiodeJaneiro,MEC,1991).

Pelos mesmos motivos dos ataques a Guairá, essas reduções também foramtodasdestruídaspelosbandeiranteseosíndiossobreviventesmigraramparaamargem direita do rio Uruguai e margens esquerda (Argentina) e direita(Paraguai)dorioParaná.

Figura6:rotasdeataquedosbandeirantespaulistasàsreduçõesjesuíticas.

Page 6: GEOPOLÍTICA DA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA · Análise dos fatores que levaram à Guerra do Paraguai a partir de uma perspectiva geopolítica, numa abordagem que não leva em consideração

6 GEOPOLÍTICA DA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA VELHOGENERAL.COM.BR

Omapaacimamostraasrotasdeataquedosbandeirantespaulistasàsreduçõesjesuíticas.Pelomapapercebe-sequenãohouvequasenenhumareduçãoquenãofossehostilizadapelosbandeirantes, foramresponsáveispelaexpulsão, a força,dospadresespanhóisdetodoosuldoBrasil.

OS TRATADOS DE LIMITES COLONIAIS

TRATADO DE MADRI (1750)

EmMadri, a 13 de janeiro de 1750, firmou-se um tratado, pelo qual Portugalcedia a Colônia do Sacramento e suas pretensões no estuário do Prata, e emcontrapartidareceberia:

• OTapajós eTocantins, regiões estasdesabitadas equenãopertenceriamaosportuguesessenãofossemasnegociaçõesdotratado;

Figura7(Opinião&Notícia).

Page 7: GEOPOLÍTICA DA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA · Análise dos fatores que levaram à Guerra do Paraguai a partir de uma perspectiva geopolítica, numa abordagem que não leva em consideração

VELHOGENERAL.COM.BR GEOPOLÍTICA DA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA 7

• O atual Mato Grosso do Sul, a imensa zona compreendida entre o Alto-Paraguai,oGuaporéeoMadeira;

Figura8(Opinião&Notícia).

• O atual estado do Rio Grande do Sul, partes de Santa Catarina e Paraná(territóriodasmissõesjesuíticasespanholas);

Figura9(Opinião&Notícia).

Page 8: GEOPOLÍTICA DA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA · Análise dos fatores que levaram à Guerra do Paraguai a partir de uma perspectiva geopolítica, numa abordagem que não leva em consideração

8 GEOPOLÍTICA DA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA VELHOGENERAL.COM.BR

• OsSetePovosdasMissõespelaColôniadoSacramentodosportugueses.

Figura10:osSetePovosdasMissõeseaColôniadeSacramento.

Como podemos perceber, o Tratado de Madri, negociado pelo padre JesuítaBartolomeu de Gusmão, foi altamente vantajoso para Portugal, que viu seusdomíniosamericanosmaisdoquedobrarem.

Figura11:osSetePovosdasMissões,1682-1801.

Page 9: GEOPOLÍTICA DA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA · Análise dos fatores que levaram à Guerra do Paraguai a partir de uma perspectiva geopolítica, numa abordagem que não leva em consideração

VELHOGENERAL.COM.BR GEOPOLÍTICA DA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA 9

Podemos observar nos dois mapas que a Região dos Sete Povos das Missõespassadodomínioespanholparadomínioportuguês.Dentrodoquefoiacordadono tratado, os jesuítas espanhóis teriam que se transferir para o territórioespanhol,jáqueondeestavamestabelecidos,nãopertenciamaisaEspanha.

Figura12:GuerrasGuaraníticas.

Temos que levar em consideração a logística para essa mudança. As missõesestavam organizadas, eram autossuficientes, já estavam estabelecidas a algumtemponosmesmos lugares,eseriamuitocomplicadoedifícilsua transposiçãoparaoutraárea,pormelhorquefosse,semcontarqueteriamquecomeçartudodo início outra vez, implicando no replantio de lavouras e na construção denovashabitações,etapascomaltoscustosmateriaisehumanos.

Essas razões levaram os jesuítas, a se recusarem a fazer essa movimentação,preferindoresistirmilitarmente.Issooslevouaresistênciaeaoconflitomilitarcontraportugueseseespanhóis,noqueficounahistóriacomnomedeGuerrasGuaraníticas,quepodemosvernomapa.

Mais bem equipado, o exército europeu formado por portugueses e espanhóismassacrou os guerreiros guaranis. Portugal e Espanha acabaram anulando otratadodeMadri;contudo,nãoexistiammaiscondiçõesparaasobrevivênciadosguaranisnasreduções,sendoosjesuítasexpulsosdoBrasileacusadosdelideraraGuerraGuaranítica.

Osguaranisnãoaceitaramesseacordoeorganizaramumexércitoparadefendersuas terras, liderado por Sepé Tiaraju. Assim, em 1754, iniciou-se a GuerraGuaraníticaqueduroudoisanos,comaderrotaedestruição totaldasMissões.OssobreviventesdasdoSetePovosdasMissõesserefugiaramaonoroeste,noItatín(atualParaguai).

Page 10: GEOPOLÍTICA DA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA · Análise dos fatores que levaram à Guerra do Paraguai a partir de uma perspectiva geopolítica, numa abordagem que não leva em consideração

10 GEOPOLÍTICA DA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA VELHOGENERAL.COM.BR

AS GUERRAS NAPOLEÔNICAS NA EUROPA-INVASÃO DA PENÍNSULA IBÉRICA Entre 1798 e 1815, as GuerrasNapoleônicas assolaram a Europa. A recusa doPríncipeRegenteD.Joãoemrender-se,olevouafugirparaoBrasil,dandoinícioaonossoprocessodeindependência.

INDEPENDÊNCIA DO VICE-REINADO DO PRATA

Do lado espanhol, foram criadas as Juntas Governativas que levaram aindependênciadascolôniasamericanasdaEspanha.OVice-ReinadodoPrataficaindependenteem1810peloCongressodeTucumán.

FORMAÇÃO DO PARAGUAI

A COLONIZAÇÃO

AformaçãodoParaguaisedádemododiversodetodoocontinenteamericano.Do Promontório Murchison, extremo norte, no Canadá, ao Cabo Horn, noextremo sul, no Chile, a colonização do Paraguai teve característicascompletamentediferentesdorestantedasAméricas.

Enquanto no restante do continente houve uma guerra de conquista entreeuropeus e nativos, no Paraguai houve a união entre os dois. A região doParaguai, por ser, em sua maior parte, formada pelo chaco, região alagadiça,despertoupoucointeresseemportugueseseespanhóis.

Comovimosaolongodessetrabalho,osjesuítasespanhóisesuasmissõesforam,poucoapouco,sendoexpulsosdesuasterrasoriginais,nãorestandooutraopçãosenão ocupar as terras do Itatín, que mais tarde viriam a se transformar noParaguai.

A INDEPENDÊNCIA

Em1810,oCongressodeTucumántornaasProvínciasUnidasdoRiodaPrataindependentesdaEspanha.AssimcomonoBrasil,oprocessodeindependênciatemcaracterísticasparecidas.AindependênciaéfeitapelaProvínciadeBuenosAires e, noBrasil, pelas então capitanias doRio de Janeiro, São Paulo eMinasGerais.

Nas duas nações, tanto Rio de Janeiro comoBuenos Aires, têm que impor suaautoridade sobre o restante do território, fase que ocorre no Brasil durante oPeríodo Regencial, indo até a repressão a Revolta Praieira, em 1848. EsseprocessoteveplenoêxitonoBrasil.

NaArgentinaoprocessonãoteveomesmoêxito.Logoapósaindependênciaem1810,oParaguaisedesligaem1811;nessemesmoanooBrasilocupaaBandaOriental do Uruguai por questões geopolíticas, com objetivo de garantir seuacesso a Província deMato Grosso, à qual não tinha acesso por outrosmeios.Assim o antigo Vice-Reinado do Prata se dividiu em três partes: Argentina,UruguaieParaguai.

Page 11: GEOPOLÍTICA DA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA · Análise dos fatores que levaram à Guerra do Paraguai a partir de uma perspectiva geopolítica, numa abordagem que não leva em consideração

VELHOGENERAL.COM.BR GEOPOLÍTICA DA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA 11

A partir da presença da família real portuguesa noBrasil em1808, o PríncipeRegenteD.JoãotinhanítidanoçãodopapelaserdesempenhadopeloBrasilnageopolítica sul-americana. As intervençõesmilitares patrocinadas pela Casa deBragançanoBrasilforamtodasdirecionadasaimporpelaforçaseusinteressesgeopolíticos, a começar pelas intervenções na Banda Oriental do Uruguai, apartirde1811.

Enquanto o Vice-Reinado do Prata estava sob domínio espanhol, o ImpérioPortuguês limitou-se à figura de um simples observador,mas, a partir de suatransformaçãoemProvínciasUnidasdoRiodaPrata,incluindoosterritóriosdaBandaOrientaledoItatín(Paraguai),começaareagir,poisasituaçãoimpõeumareação a tentativadedomíniodafozdoRiodaPrata,oqueimpediaoacesso aProvíncia deMato Grosso e a parte da Bacia do Prata, dandomargem ao seudesmembramentodoBrasile sua incorporaçãoàsProvínciasUnidasdoRiodaPrata,tirandodopaísahegemoniaregionaletransferindo-aaosplatinos.

Dentro dessa política de contenção da expansão dos platinos, o Brasil é oprimeiropaísreconheceraindependênciadoParaguai,logoapósaproclamaçãoem1810,eaintervirnaBandaOriental,ocupando-aentre1811e1828,alémdeprovocar uma Guerra em 1853, contra Oribe e Rosas, que, pela segunda veztentamuniraBandaOrientalàsProvínciasUnidas.

GOVERNOS PARAGUAIOS

JOSÉ GASPAR RODRÍGUEZ FRANCIA (1811-1840)

Após a independência, oParaguai é governadopor Francia, que fechaopaís ainfluênciasexteriores.DitadorparaguaionascidoemAssunção,cujoprogressoeisolamento internacionaldopaís, incluindosuamilitarização,contribuiuparaadeflagraçãodaguerracontraatríplicealiança,formadapeloBrasil,ArgentinaeUruguai. Filho de um brasileiro, formou-se em filosofia e teologia na cidadeargentina de Córdoba e ganhou reputação de intelectual íntegro e enérgico eocupouoscargosdealcaidedeAssunçãoe,depois,deputadoporBuenosAires,emCádiz,Espanha.

Apósarevoluçãoque libertouovice-reinodoPratadodomínioespanhol, foioprincipal responsávelpelo tratadopeloqual aArgentinadesistiudaunidadeereconheceu a independência do Paraguai. Secretário da junta de governo queassumiuopoder(1811)edoisanosdepois,tornou-se,comFulgencioYegros,umdos dois cônsules que deveriam revezar-se no governo do país a cada quatroanos.Ocupandooprimeiromandato,induziuoCongressoanomeá-lopresidentevitalício, com o título de El Supremo (1814). Como ditador perseguiuespecialmente os jesuítas, e todos os que poderiam constituir ameaça à suapermanêncianopoder.

Inspiradopelarevoluçãofrancesa,proibiuaInquisiçãoepôsfimaosprivilégiosda aristocracia. Conseguiu realizar grandes reformas econômicas eadministrativas e transformou o Paraguai na maior potência militar latino-americana da época. Adotou uma política de total isolamento, proibiu as

Page 12: GEOPOLÍTICA DA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA · Análise dos fatores que levaram à Guerra do Paraguai a partir de uma perspectiva geopolítica, numa abordagem que não leva em consideração

12 GEOPOLÍTICA DA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA VELHOGENERAL.COM.BR

imigrações, estimulou a agricultura e a industrialização e tornou obrigatório oensinoprimário.Permaneceunopoderatésuamorte,emAssunção.

CARLOS ANTONIO LOPEZ (1840-1862)

Carlos Antonio López (Assunção, 4 de novembro de 1790 – Assunção, 10 desetembrode1862)foiumpolíticoparaguaio,presidentedeseupaís.EraopaideFranciscoSolanoLópez.

Napresidência, impulsionouobraspúblicas,estruturouoexércitoeamarinha.Em 1848 decretou o fim das missões no Paraguai e estendeu aos índios acondição de cidadãos. Foi responsável por umamodernização, por exemplo aconstruçãode ferroviaseabertura internacionalemseupaís, entreasdécadasde1840e1860.

Sua proposta de modernização, no entanto, foi dificultada pelo governoargentino,queháanoshaviabloqueadooacessoparaguaioaoRioParanáeaoRio Paraguai. Com isso, o país de Carlos Antônio López não tinha acesso aooceanoeapresentavadificuldadesnocomércioexterior.

FRANCISCO SOLANO LOPEZ (1862-1870)

Ditador, estadista e herói paraguaio por oito anos nascido em Assunção,deflagrou a famigerada Guerra do Paraguai contra o Brasil, o Uruguai e aArgentinaqueresultouemumamassacranteehumilhantederrotaparaopovoparaguaio. Filho e sucessor do presidente paraguaio Carlos Antônio López enomeado general-de-brigada (1845), foi enviado a França, onde frequentou acortedeNapoleãoIIIeconheceua irlandesaElisaLynch.Nesteperíodo(1853-1855) estudou o sistema militar prussiano, comprou armas e munições econseguiuaratificaçãodetratadoscomerciaiscomaFrançaeoReinoUnido.

DevoltaaAssunçãofoinomeadoministrodaGuerraedaMarinhaeiniciouumamodernização do exército paraguaio implantando internamente o sistemamilitar prussiano. Com a morte do pai (1862), foi eleito pelo congressopresidentedarepúblicapordezanos.

Assumiuogovernoedeucontinuidadeapolíticadedesenvolvimentoeconômico.Contratou mais de 200 técnicos estrangeiros para introduzir inovaçõestecnológicas:implantouaprimeiraredetelegráficadaAméricadoSul,redesdeestradasde ferro,promoveua instalaçãode indústrias siderúrgicas, têxteis, depapeledetinta.Investiunaconstruçãonaval,fabricaçãodecanhões,morteirosebalasde todosos calibres e instituiuo recrutamentomilitar compulsório. Semcontar com um litoral para expandir o comércio externo de seu país, assumiuumapolíticaexpansionistafrenteaoBrasile aArgentinaedesencadeouamaissangrentadasguerrasamericanas(1864-1870).

Já em guerra contra o governo argentino de Juan Manuel de Rosas, com oUruguaiemguerracivilea intervençãodoBrasilnesta luta, julgouomomentoapropriadoeordenoua capturadonavioMarquêsdeOlinda,quesedirigiaaoMatoGrosso pelo rio Paraguai, desencadeando a Guerra do Paraguai. Comumefetivode cercadeoitentamilhomense tendoamploapoiopopular,no início

Page 13: GEOPOLÍTICA DA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA · Análise dos fatores que levaram à Guerra do Paraguai a partir de uma perspectiva geopolítica, numa abordagem que não leva em consideração

VELHOGENERAL.COM.BR GEOPOLÍTICA DA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA 13

obteveêxitosedeteveastropasaliadasdaTrípliceAliançaformadaporBrasil,ArgentinaeUruguai.

Durante cinco anos, com asmilhares de vidas perdidas e o conflito evoluindodesfavoravelmenteparaoParaguai,suaposiçãofoienfraquecendo-sejuntocomsua popularidade. Para calar os opositores, mandou executar centenas decompatriotas,acusando-osdeconspiração(1868),inclusiveseuirmãoBenigno.

Após a batalha de Cerro Corá, foi encontrado, ferido e só, quando tentavaatravessar o rio Aquidabã, tentando fugir do cerco de um destacamentobrasileiro comandado pelo general Correia da Câmara, e foi covardementeexecutado. Conta-se que, ferido demorte pelo soldado brasileiro Chico Diabo,suaúltimafraseteriasido“morropelaminhapátriacomaespadanamão”,antesde receber o tiro demisericórdia disparado pelo gaúcho João Soares. A frase,pronunciada no dia 1º demarço, marcou o fim da Guerra do Paraguai. Comocuriosidade, foi registrado que sua espada estava com a ponta quebrada, emcarta enviada a Dom Pedro II (1825-1891) pelo comandante-chefe dasoperações, o Conde d’Eu (1842-1922), genro do Imperador, casado com aPrincesaIsabel(1846-1921).

De umapopulação inicial de cerca de 1,3milhãode paraguaios, após a guerrarestavam pouco mais de 200 mil. Por muitos anos, Lopez foi retratado pelahistoriografia apenas como um aventureiro. O julgamento foi revisto e,atualmente,éconsideradoumheróinacionaleseusdespojosestãoguardadosnoPanteãodosHeróis,emAssunção.

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO PARAGUAI NA VERSÃO DO GOVERNO PARAGUAIO

GOVERNO DE PEDRO MENDOZA 1536

Figura13:governodePedroMendoza,1536

Como podemos observar, o mapa acima é uma verdadeira fantasia dosparaguaios, atribuir-se um governo em 1536, quando só havia ocupação dos

Page 14: GEOPOLÍTICA DA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA · Análise dos fatores que levaram à Guerra do Paraguai a partir de uma perspectiva geopolítica, numa abordagem que não leva em consideração

14 GEOPOLÍTICA DA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA VELHOGENERAL.COM.BR

índios, sem uma autoridade constituída no continente que tivesse domínioterritorialsobreessavastaáreaqueseatribuem.

REINADO DE FELIPE II 1556

Figura14:reinadodeFelipeII,1556

Mesmocomreduçãodrásticaemrelaçãoaomapaanterior,aáreaautoatribuídaaoParaguai aindaéabsurda.Todaessa regiãoaindaéocupadaporhabitantesquenadatememcomumcomoatualParaguai.

DESMEMBRAMENTO DO PARAGUAI 1759-1777

Figura15:desmembramentodoParaguai1759-1777

Os paraguaios consideram que o Tratado de Santo Idelfonso (1777)desmembrou o Paraguai, esquecendo do princípio jurídico que o orientou, utipossidetis(possepelouso),acordadoentrePortugaleEspanha,quefezcomqueasterraefetivamenteocupadasporcadaumlhesfossematribuídas.

Page 15: GEOPOLÍTICA DA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA · Análise dos fatores que levaram à Guerra do Paraguai a partir de uma perspectiva geopolítica, numa abordagem que não leva em consideração

VELHOGENERAL.COM.BR GEOPOLÍTICA DA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA 15

DESMEMBRAMENTO DO PARAGUAI 1788-1813

Figura16:desmembramentodoParaguai1788-1813

Os paraguaios consideram como suas as áreas em litígio com o Brasil e aArgentina após a sua independência. As duas áreas em disputa com o Brasilreferem-seaosTratadosColoniaisdeMadri(1750)edeSantoIdelfonso(1777),queorafavorecemum,oraoutro.

Em relação a região da Foz de Iguaçu, a questão foi resolvida entre Brasil eParaguaicomoTratadodePazapósaGuerradaTrípliceAliança.EmrelaçãoaArgentinafoitambémresolvidapeloBarãodoRioBranconoiníciodoséculoXX.

CONCLUSÃO Ao analisarmos toda a história da formação do Paraguai desde as primeirasmissõesjesuíticasquesefixaramnoantigoterritóriodoItatín,podemosafirmar,à vista dos argumentos apresentados, entre os quais do próprio GovernoParaguaio, que o objetivo de Solano Lopez, que ainda está entre os objetivosnacionais paraguaios, seria a reconstituição do Grande Paraguai, tendo comobaseterritorialoatualterritórioparaguaioetodososterritóriosocupadospelasantigas Missões Jesuíticas, que abrangeria os estados brasileiros do Paraná,Santa Catarina e Rio Grande do Sul, as províncias argentinas de Entre Ríos eCorrienteseaindatodooterritóriodoUruguai.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CarlosAntonioLopez.Wikipédia,aenciclopédialivre.Disponívelem:https://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Antonio_López.Acessoem:20denovembrode2017.

COUTOESILVA,Golbery.Conjuntura,PolíticaNacional,PoderExecutivo&GeopolíticadoBrasil.3ªed.RiodeJaneiro.1981.

SILVA,FranciscoCarlos.Teixeira(organizador).EnciclopédiadeGuerraseRevoluçõesdoSéculoXX.RiodeJaneiro.Campus,2004.

Page 16: GEOPOLÍTICA DA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA · Análise dos fatores que levaram à Guerra do Paraguai a partir de uma perspectiva geopolítica, numa abordagem que não leva em consideração

16 GEOPOLÍTICA DA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA VELHOGENERAL.COM.BR

FranciscoSolanoLopez.Wikipédia,aenciclopédialivre.Disponívelem:https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Solano_López.Acessoem:20denovembrode2017.

CHIAVENATTO,JoséJúlio.GenocídioAmericano:aGuerradoParaguai.9ªed.RiodeJaneiro.Brasiliense,1980.

MEIRAMATTOS,Carlos.Geopolítica.Vol.1,2e3.RiodeJaneiro.FGV,2011.

MEIRAMATTOS,Carlos.GeopolíticaeTrópicos.RiodeJaneiro.Bibliex,1984.

FRAGOSSO,AugustoTasso.HistóriadaGuerraentreaTrípliceAliançaeoParaguai.Vol.1,2,3,4e5.RiodeJaneiro.Bibliex,2014.

BRAUDEL,Ferdinand.HistóriaeCiênciasSociais.Lisboa.EditoraPresença,1972.

HistóriaMilitardoBrasil(mapas).AMAN.Resende,1979.

HistóriaMilitardoBrasil(texto).AMAN.Resende,1979.

JoséGasparRodríguezFrancia.Wikipédia,aenciclopédialivre.Disponívelem:https://pt.wikipedia.org/wiki/José_Gaspar_Rodríguez_de_Francia.Acessoem:20denovembrode2017.

DORATIOTO,Francisco.MalditaGuerra:NovaHistóriadaGuerradoParaguai.SãoPaulo.CompanhiadasLetras,2002.

LAINO,Domingos.Paraguai:FronteirasepenetraçãoBrasileira.SãoPaulo.GlobalEditora,1979.

ALBUQUERQUE,ManoelMaurício.PequenaHistóriadaFormaçãoSocialBrasileira.RiodeJaneiro.Graal,1981.

TOSTA,Otavio.TeoriasGeopolíticas.RiodeJaneiro.Bibliex,1984.

*Fernando Ribeiro é professor, bacharel em história pelo Instituto de História da UFRJ(UniversidadeFederal doRiode Janeiro), licenciado emHistóriapelaFaculdadedeEducaçãodaUFRJepossuiespecializaçãoemPsicologiaPositivapeloInstitutoAVozdoMestredaUniversidadeCândidoMendes. Foi professor de História do PoderMarítimo da Escola Naval e de História doBrasil na UNISUAM (Centro Universitário Augusto Motta), no Rio de Janeiro/RJ, e na UDB(UniversidadeDomBosco)emCampoGrande/MS.FoipalestrantedoCASNAV(CentrodeArmaseSistemasNavaisdoComandodaMarinhadoBrasil),onderealizouCiclodePalestrassobreaGuerrado Paraguai e a Segunda Guerra Mundial sob o enfoque exclusivamente militar. Atualmente épalestrantedoClubeMilitaredoClubeNavalesóciodoIGHMB–InstitutoGeográficoeHistóricoMilitardoBrasil.