geologia geografia 9 ano

8
Thiago Leite, Bernard Barros, Victor HugoSouto . 9º ano “A”

Upload: olecramsepol

Post on 29-Nov-2014

2.412 views

Category:

Technology


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Geologia geografia 9 ano

Thiago Leite, Bernard Barros, Victor HugoSouto .

9º ano “A”

Page 2: Geologia geografia 9 ano

Grupo Araí Grupo Araí: Formação Arraias Grupo Paranoá Grupo Bambuí:Formação Paraopeba                         Formação Três Marias         Alem dessas unidades de idade Pré Cambriana, ocorrem ainda coberturas detrítico-

lateríticas correlacionadas ao Terciário e coberturas aluvionares do Quaternário.         Na coluna Crono-Estratigráfica em anexo é mostrado um resumo das unidades

geológicas ocorrentes no município de Alto Paraíso. Ver geology.pdf Grupo Araí:         Este grupo é costumeiramente dividido em duas formações: - Formação Arraias - inferior - Formação Traíras – superior Formação Arraias:         Esta unidade tem boas exposições em afloramentos a noroeste da Chapada dos

Veadeiros, sendo constituída por quartzitos de granulação média, cor creme-claro, bastante puros, às vezes arcozianos ou sericíticos, apresentando estruturas sinsedimentares tais como: estratificação cruzada e marcas de ondas. Localmente essas rochas são recortadas por fraturas preenchidas por quartzo. Intercalados a estes quartzitos encontram-se clorita-xistos de granulação fina, textura lepidoblástica e cor esverdeada passando a rosa-amarelada quando decompostos.

        Observa-se grande semelhança entre os quartzitos da Formação Arraias e alguns quartzitos do Grupo Paranoá. Sugere-se que a distinção entre os mesmos pode ser feita pela completa ausência de veios de quartzo economicamente exploráveis (cristal de rocha) nos quartzitos do Grupo Paranoá

Page 3: Geologia geografia 9 ano

Formação TraírasFormação Traíras:         Esta formação aflora sobretudo no fundo dos vales

escavados em anticlinais do Grupo Paranoá, numa região abrangida pelo curso médio dos rios Tocantinzinho, Bagaginha e seus pequenos tributários. É predominantemente constituída por uma sequência de quartzitos finos, metassiltitos e filitos, com intercalações em camadas de calcoxistos. O contato com a formação Arraias é concordante e caracterizado somente pela frequência mais constante de metapelitos, o que leva a crer tratar-se de contato transicional.

        A leste do rio Tocantinzinho esta unidade jaz sobre sedimentos mais novos do Grupo Paranoá, através de falhamento de empurrão com direção NNW-SSE, o qual é truncado por falha de rasgamento de direção ESSE-NSW nas proximidades da Serra do Segredo. Ao contrário da Formação Arraias, esta sequência superior do Grupo Araí não mostra relações de contato com a Formação Paraopeba.

Page 4: Geologia geografia 9 ano

Grupo Paranoá Os metamorfitos do Grupo Paranoá ocupam grande parte da área do município de

Alto Paraíso. A sequência litológica que o compõe é iniciada por um conglomerado basal designado por "conglomerado São Miguel", constituído predominantemente por seixos de quartzitos e metassiltitos, imersos numa matriz de natureza síltico-argilosa com cimento carbonático, apresentando coloração cinza-esverdeada e mostrando cristais encarnados de calcita. Este tipo de rocha encontra-se bem exposto no Vale da Lua, as margens do Ribeirão São Miguel. A natureza de deposição destes conglomerados ainda é controvertida. O autor destas linhas acredita no entanto, levando em contra o formato dos seixos, a constituição da matriz assim como sua coloração, que esse conglomerado seja de origem glacial, depositado por antiga geleira Pré-Cambriana.

        Segue-se a esse conglomerado, uma sequência de quartzitos e rochas pelíticas, estas últimas constituídas por metassiltitos com intercalações de metargilitos e ardósias.

        Os quartzitos são geralmente de granulação média, coloração branca e rósea, textura sacaroidal, bem classificados e bastante puros. Nestas rochas, são frequentes estruturas sedimentares bem preservadas, como marcas de onda e estratificação cruzada.

        Os metargilitos ocorrem predominantemente laminados e a coloração varia de castanho-escuro a cinza-claro. Intercalados aos metassiltitos aparecem termos litológicos constituindo ardósias típicas, com colorações róseas a lilás, às vezes laminadas.  

Os metassiltitos constituem a litologia dominante na área. Mostram-se bem laminados e sua coloração varia de creme a avermelhada.

Page 5: Geologia geografia 9 ano

Grupo BambuíCom base no caráter puramente litológico, o grupo Bambuí

foi dividido em três grandes unidades:Formação Paranoá: inferior, constituida por quartzitos e

pelitos, estes últimos intimamente associados às mineralizações de manganês;

Formação Paraopeba: intermediária, predominantemente pelítica e carbonática;

Formação Três Marias: composta essencialmente por psamitos arcosianos.

        A passagem de uma unidade para outra é concordante e gradativa, refletindo somente mudanças no ambiente de sedimentação. Ocorrem também alguns contatos tectônicos entre essas unidades, originados por falhas de empurrão posteriores.

        A idade sugerida atualmente para o Grupo Bambuí é de 950 a 1350 m.a

Page 6: Geologia geografia 9 ano

Pré Cambriano Superior

Atualmente há uma tendência em classificar a Formação Paranoá como um grupo distinto, separando-a do Grupo Bambuí. Não cabe neste trabalho maiores discussões sobre este assunto, mas seguimos a tendência dos pesquisadores mais modernos. Desta forma, a antiga formação pertencente ao Grupo Bambuí foi tratada como um Grupo à parte.

Formação Paraopeba:         Com a mudança no ambiente de sedimentação da Bacia

Bambuí, ocorrente após a deposição do Grupo Paranoá, iniciou-se a deposição da Formação Paraopeba, caracterizada por uma alternância pelito-psamítica associada a fácies carbonáticas. Litologicamente é constituída por metassiltitos, metargilitos, quartzitos, margas e lentes descontínuas de calcário escuro, as vezes dolomiticos e silicosos.

        As melhores exposições da Formação Paraopeba são encontradas no vale do Rio São Bartolomeu, na região designada por "Sertão".

Page 7: Geologia geografia 9 ano

Formação Três Marias        É a unidade de menor representação

espacial dentro do município, ocorrendo apenas no extremo este.

        Litologicamente esta Formação é constituida por arcósios finos e siltitos, os quais se encontram em camadas sub-horizontais ou levemente onduladas.

Page 8: Geologia geografia 9 ano

Coberturas Detrito-Lateríticas:

Ocorrem em grande parte da área do município, especialmente nas áreas de menor declividade, onde se desenvolve uma capa de natureza areno-argilosa, parcial ou totalmente laterizada, com uma carapaça ferruginosa constituita por concreções de limonita.

        Essa cobertura atinge espessuras de até 15 metros, dificultando a reconstituição da litologia original subjascente.

        Nos pelitos da Formação Paranoá é que os lateritos são mais extensos e representativos, chegando a recobrir extensas áreas.

        Esses sedimentos, desenvolvidos no Terciário, não foram representados nos mapas geológicos elaborados para o município de Alto Paraíso.

        Depósitos Aluvionares:         Constituem depósitos recentes (Quaternários) realizados pelos atuais

rios. Os aluviões mais importantes desta região estão ligados ao rio Paranã e alguns de seus afluentes.

        Esses depósitos são formados por sedimentos arenosos e conglomeráticos, inconsolidados, frequentemente compostos por materiais de natureza quartzosa.

        No âmbito do município de Alto Paraíso não foram constatados aluviões de grande extensão, razão pela qual deixaram de ser representados nos mapas geológicos.