geografia a 11.º ano

6
GEOGRAFIA A 11.º ANO Correcção da 4.ª ficha de avaliação

Upload: ashby

Post on 24-Feb-2016

40 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

GEOGRAFIA A 11.º ANO. Correcção da 4.ª ficha de avaliação. GRUPO I 1. As cidades são essenciais para melhorar a eficácia da região em que se inserem, pois... (B ) fornecem funções de nível mais raro às áreas circundantes. 2. A rede urbana nacional caracteriza-se por ser - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: GEOGRAFIA A 11.º ANO

G E O G R A F I A A1 1 . º A N O

Correcção da 4.ª ficha de avaliação

Page 2: GEOGRAFIA A 11.º ANO

GRUPO I

1. As cidades são essenciais para melhorar a eficácia da região em que se inserem, pois...(B) fornecem funções de nível mais raro às áreas circundantes. 2. A rede urbana nacional caracteriza-se por ser(C) desequilibrada, porque há um número reduzido de cidades com influência regional. 3. O reforço das parcerias entre a cidade e o espaço rural envolvente é fundamental para a dinamização da região e implica a(o)…(A) valorização das áreas rurais através do desenvolvimento rural. 4. Um sistema urbano equilibrado e promotor da coesão territorial deve…(B) apostar num sistema policêntrico, com a afirmação de cidades médias. 5. A rede urbana portuguesa aproxima-se do modelo dito monocêntrico, porque apresenta uma acentuada...(D) macrocefalia

Page 3: GEOGRAFIA A 11.º ANO

GRUPO II

1. O aumento da mobilidade reflecte-se na(no)(C) diminuição das distâncias relativas entre lugares. 2. O desenvolvimento dos transportes tem conduzido…(D) à criação de postos de trabalho no sector dos transportes. 3. Os vários modos de transportes apresentam vantagens e desvantagens. A opção pela utilização de cada um deles depende…(A) da distância a percorrer e do tipo de carga transportada. 4. Em Portugal continental o modo de transporte mais utilizado no movimento de mercadorias são os…(D) rodoviário e marítimo. 5. O modo de transporte que apresenta as mais elevadas taxas de sinistralidade e grande emissão de CO2 é o…(B) rodoviário.

Page 4: GEOGRAFIA A 11.º ANO

GRUPO III

1. Uma cidade é lugar central uma vez que dispõe de um conjunto de actividades que desempenhando funções centrais oferece bens e serviços centrais (bens que só podem ser adquirido em determinados locais) à sua área de influência, tendo capacidade de atrair população.

2. Enquanto que a economia de aglomeração corresponde às vantagens conseguidas pela localização numa aglomeração (a população e empresas utilizam as mesmas infra-estruturas e beneficiam de relações de complementaridade), a deseconomia de aglomeração corresponde ao limite a partir do qual as desvantagens da aglomeração se tornam superiores às vantagens (os custos da concentração são superiores aos benefícios).

Page 5: GEOGRAFIA A 11.º ANO

GRUPO III

3. As cidades médias são muito importantes para o crescimento harmonioso e equilibrado do país, uma vez que os centros urbanos de média dimensão poderão desempenhar um papel fundamental na redução das assimetrias regionais, contribuindo para a redistribuição interna da população e das actividades se oferecerem maior diversidade e quantidade de bens, criarem postos de trabalho e proporcionarem serviços de qualidade na saúde e educação, etc.

4. A cidade e o campo, estabelecendo relações de parceria (cooperação) e de complementaridade, podem contribui decisivamente para o equilíbrio do território nacional. O campo fornece à cidade bens alimentares, mão-de-obra, espaços de lazer, etc, que por sua vez fornece ao campo emprego, habitação serviços médicos, académicos e político-administrativos de nível superior. O campo pode ainda valorizar os seus recursos endógenos como o património natural e cultura, entre outros.

Page 6: GEOGRAFIA A 11.º ANO

GRUPO IV

1. A expressão “reforço da intermodalidade” significa que deve haver um esforço na utilização dos transportes intermodais ou multimodais, ou seja, na conjugação de vários modos de transporte.

2. Os contentores são imprescindíveis para o transporte multimodal de mercadorias pois tratando-se de recipientes destinados ao transporte de mercadorias evitam que estas se deteriorem, ou sejam roubadas. Além disso, são facilmente transferidas e utilizáveis de um modo de transporte para outro nas plataformas intermodais (infra-estruturas onde se faz o transbordo).