genética da gagueira - via metabólica afetada pelas primeiras mutações associadas à gagueira

1

Click here to load reader

Upload: stuttering-media

Post on 03-Jun-2015

198 views

Category:

Health & Medicine


2 download

DESCRIPTION

Representação esquemáticas da via metabólica afetada pelas primeiras mutações associadas à gagueira — via da qual participa a enzima UCE (uncovering enzyme ou enzima de "descobertura"). Ela catalisa o segundo passo da via, a remoção de um grupamento GlcNAc (N-acetil-D-glicosamina) para expor o sinalizador manose-6-fosfato (M6P), que atua como uma espécie de etiqueta de transporte para a enzima que precisa ser encaminha ao lisossomo.

TRANSCRIPT

Page 1: Genética da gagueira - Via metabólica afetada pelas primeiras mutações associadas à gagueira

01/29/10

AUTHOR PLEASE NOTE:Figure has been redrawn and type has been reset

Please check carefully

Author

Fig #Title

ME

DEArtist

Issue date

COLOR FIGURE

Version 3Drayna/Kang3

LAM

02/25/10

Persistent stuttering

BPDF

N-linked oligosaccharide with terminal mannose residue

GlcNAc-phosphotransferase (the components of which are encoded

by GNPTAB and GNPTG)

Uncovering enzyme

(encoded by NAGPA)

GlcNAc

Mannose

Phosphate

Uridine

UMPM6P

UDP–GlcNAc

GlcNAc

+

P

P

P

P

P

P P

Lysosomal hydrolase with M6P exposed

Endosome

Lysosome

Kang et al. Mutations in the lysosomal enzyme-targeting pathway and persistent stuttering. The New England Journal of Medicine. 2010, Fev. 25
Text Box
Representação esquemática da via metabólica afetada pelas primeiras mutações genéticas associadas à gagueira. O erro ocasionado pelas mutações compromete levemente a eficiência do processo de marcação e transporte de enzimas para o interior dos lisossomos. Na primeira etapa desse processo, a enzima GNPT (GlcNAc-fosfatotransferase), cujas subunidades alfa, beta e gama são codificadas pela dupla de genes GNPTAB e GNPTG, catalisa a ligação covalente entre o resíduo GlcNAc-1-fosfato remanescente de sua cauda UDP-GlcNAc e o resíduo terminal de manose (em azul) ligado à enzima que está sendo processada (em laranja) para ser encaminhada ao lisossomo. Na segunda etapa do processo, a enzima UCE (uncovering enzyme ou enzima de "descobertura"), codificada pelo gene NAGPA (N-acetilglicosamina-1-fosfodiéster alfa-N acetilglicosaminidase), remove o grupo GlcNAc, expondo o sinalizador manose-6-fosfato (M6P), que atua como uma espécie de etiqueta de transporte para a enzima. Enzimas com este marcador são, então, encaminhadas através do aparelho de Golgi para o interior do lisossomo. Pequenas alterações nas proteínas que atuam nessa via metabólica reduzem a quantidade de enzimas transportadas para dentro do lisossomo e, consequentemente, diminuem a capacidade da célula em digerir componentes desgastados de sua estrutura que precisam ser degradados pelas enzimas lisossômicas para posterior reciclagem. A forma como perdas discretas de eficiência nessa via metabólica provocam alterações muito sutis na estrutura do cérebro, tornando uma pessoa vulnerável a desenvolver gagueira persistente, está sendo agora objeto de estudo dos pesquisadores. (Fonte da ilustração: Kang et al. Mutations in the lysosomal enzyme-targeting pathway and persistent stuttering. The New England Journal of Medicine. 2010, Fev. 25.)