geavt - higiene · 2020. 3. 29. · igreja adventista do sÉtimo dia ministÉrio dos desbravadores...

12
! Ministério dos Aventureiros Igreja Adventista do Sétimo Dia C L U B E D E A V E N T U R E I R O S HIGIENE Nº 3 Ano 8/2020 1ª Edição HABILIDADES DOMÉSTICAS

Upload: others

Post on 18-Feb-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • !

    Ministério dos AventureirosIgreja Adventista do Sétimo Dia

    CLUB

    E DE AVENTUREIROS

    HIGIENE

    Nº 3Ano 8/2020

    1ª Edição

    HA

    BILID

    AD

    ES DO

    MÉSTICA

    S

    !

  • EXPEDIENTE

    QUEM ESCREVE

    www.mundodasespecialidades.com.br

    mundodasespecialidades

    [email protected]

    @mundoespecialidades

    1ª Edição: Disponível em www.mundodasespecialidades.com.br Direção Geral: Pedro PazRossalles FreitasVictor Ariel Diagramação e Edição:Leonardo AndradeCoord. de Guias das Especialidades: Nalva Martins Editoração e Revisão: Marta TessaroAutor: Rafael Oliveira

    SITE MUNDO DAS ESPECIALIDADES Telefones:(81) 9 9835-8482 E-mail:[email protected] Site: www.mundodasespecialidades.com Facebook:Facebook.com/mundodasespecialidades

    DIREITOS RESERVADOS: A reprodução deste material seja de forma total ou parcial de seus textos ou imagens é permitida, des-de que seja referenciado o Mundo das Especialida-des e seus autores pela nova autoria ao fi m de seu material. Todos os direitos reservados para Mundo das Especialidades

    UNIÃO LESTE BRASILEIRAUNIÃO NORDESTE BRASILEIRA UNIÃO SUL BRASILEIRA

    IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA MINISTÉRIO DOS DESBRAVADORES Recife, PE, Março de 2020

    AVENTUREIROS

    Esse guia é voltado para Líderes e busca facilitar a compreensão e o ensino da especialidade de Olimpíadas para os aventureiros. Em concordância com o Manual Administrativo do Clube de Aventureiros, os requisitos solicitados são instruções mínimas para guiar o desenvolvimento das crianças. Os principais objetivos devem ser despertar o interesse e desenvolver uma paixão ou incitar um talento latente oculto, nunca apenas acrescentar uma insígnia na faixa. Quanto mais a criança for desafi ada a fazer o seu melhor, mais irá crescer em sabedoria, estatura e no favor de Deus e dos homens.

    Meu nome é Rafael Oliveira, faço parte da liderança dos Aventureiros por 17 anos. Sou investido como Líder de Aventureiros, Desbravadores e Ministério Jovem, e venho atuando em diversas funções do clube. Além da Coordenação, fui Conselheiro, Secretário, Capelão e Diretor de Clube nas Associações Rio-Sul, Rio-Fluminense, Planalto-Central e Sul-Rio-Grandense. Hoje sou membro batizado da IASD Freguesia e trabalho como Psicopedagogo e Educador aqui no Rio de Janeiro. Esse Ministério é a minha grande paixão, principalmente a parte de Instrução/Ensino. Com grande alegria, faço parte desse projeto para Líderes que buscam, por amor a Jesus, fazer sempre o seu melhor aos Clubes e a Deus.

    Rafael Oliveira

    2

    [email protected]

    Rafael Oliveira

  • A palavra higiene vem do grego hygies, que significa sadio, na época também relacionada à deusa Hígia, protetora da saúde e do bem-estar orgânico. Podemos relacionar a higiene à saúde e aos hábitos para promover uma melhor vida a um indivíduo.

    O dicionário michaelis se aprofunda e diz que higiene é a “parte da medicina que estuda os diversos meios de conservar e promover a saúde”, assim como também diz que é um “sistema de princípios ou regras para evitar doenças e conservar a saúde”. Podemos, assim então, dizer que as palavras higiene e saúde estão diretamente ligadas para um bem estar melhor de cada pessoa e para uma população gerando qualidade de vida.

    Ao falarmos de higiene, não vamos apenas estreitarmos a saúde física, mas também a mental, a pública, a individual e a ambiental. Cada uma dessas nos ajuda a ter uma melhor saúde espiritual, afinal, quanto mais saudáveis estivermos, em melhor condição psicológica e física estaremos para adorar a Deus.

    Ao falar de higiene, pensamos em tarefas primárias como escovar os dentes, tomar banho e utilizar o vaso sanitário, coisas que são relacionadas a atividades diárias; mas por um bom tempo essas práticas e a própria higiene pessoal era algo desconhecido.

    Inicialmente o uso do papel higiênico era visto como um “desperdício”. Em 1800, por exemplo, as casas não tinham banheiros em pleno Rio de Janeiro, nem mesmo água corrente. As pessoas tinham que fazer as suas necessidades em penicos e bacias. Os escravos levavam esse material em tonéis equilibrados nas cabeças até um local apropriado. Já em outros cantos fora da metrópole, Brasil adentro, os excrementos eram lançados pelas janelas. Acredita-se que o próprio imperador, Dom João VI,

    nunca tenha tomado um banho de corpo inteiro com água e sabão e era visto coçando-se constantemente.

    O papel higiênico foi inventado em 1857, até então, a higiene, nesses momentos, era feita com palha de milho ou folha de bananeira. Em alguns países era usada a própria mão. A primeira pessoa a usar o vaso sanitário foi a rainha Elizabeth I, em 1597, mas a prática só começou a ser pensada como algo público e com descarga em 1884.

    INTRODUÇÃO À HIGIENE

    UM RÁPIDO HISTÓRICO SOBRE O TEMA:

    FICA A DICA!!!

    TEXTO BÍBLICO PARA DECORAR

    1 - Não limpe o suor com as mãos, pois você toca em diversas coisas não limpas ao decorrer do dia. Se sair da academia e limpar o suor com a mão, o deixará vulnerável a várias doenças, já que os seus poros estarão dilatados durante a surodese extrema. (o sentido de vulnerabilidade aqui se referia a não limpar a mão suada ou não limpar o suor com a mão suja?)

    2 - O ideal é esfregar as mãos com sabonete por 20 segundos antes do enxágue após ir ao banheiro

    3 - Temos mesmo que lavar frutas e verduras antes de comer? Sim! Dessa forma, você evita a ingestão de resíduos de pesticidas, microrganismos diversos, bem como larvas e ovos de vermes.

    “Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra”.

    (Salmos 119:9)

    3

  • TIPOS DE HIGIENE

    Como você pode reparar, a falta de higiene levava a sérios problemas de saúde pública, consequentemente a muitas doenças. Várias doenças e epidemias da história estão relacionadas à higiene e ao consumo de água inadequada: leptospirose, piolho, micoses e pediculose são apenas algumas delas. Até mesmo epidemias e doenças relacionadas ao inverno poderiam acontecer com menor frequência nos dias de hoje caso as pessoas tivessem melhores hábitos de higiene. Sim, eu falo isso para a população do século XI.

    Individual – É a série de ações de asseio que cuidamos da nossa saúde e, que temos como normas de caráter individual o desde ‘tomar banho’ até ‘bebermos água potável, mineral fi ltrada’. Muitas doenças que aconteceram na história estão ligadas diretamente a esse tipo de problema de higiene.

    Ambiental – São as condições sanitárias de um ambiente para uma melhor sociedade. Podemos aqui, exemplifi car ações como: varrer a casa, cuidar do lixo, lavar os alimentos antes de comer, etc. Falta de higiene ambiental pode trazer diversos problemas de saúde desde respiratórios a alergias.

    Pública – É o tipo de higiene coletiva, relacionada às normas para preservar a vida através de hábitos diários, que visam um convívio social saudável. A falta desse tipo de higiene pode levar a vários tipos de bactérias, como sabemos, são frequentes em espaços públicos; principalmente banheiros. Aqui também relacionamos as medidas públicas, como uma rede de esgoto efi ciente nas cidades, água tratada nas residências de todos os cidadãos, coleta de lixo frequente e efi caz e campanhas fi xas e emergenciais de vacinação.

    4

    Ensine na infância para que na juventude ele saiba como se prevenir.

  • Mental – Está relacionada diretamente a nossa necessidade de expressar os nossos sentimentos para mantermos o equilíbrio psicológico e nos ajudar a manter um convívio social e doenças como a depressão. Podemos melhorar a nossa higiene mental através de uma alimentação saudável, o cuidado da autoestima, a prática de exercícios físicos, a criação de relacionamentos sociais saudáveis e o pensamento positivo. A nossa saúde mental está ligada ao comportamento diário e a nossa capacidade de gerir nossas angústias, controlar a ansiedade e enfrentar tensões. A higiene mental nos ajuda a ter esse equilíbrio interno e evitar situações psicológicas fora da normalidade. A família, a escola/faculdade, o estado, a igreja e até mesmo o nosso clube contribuem e influenciam na nossa saúde emocional, mas acima de tudo devemos influenciar nas boas palavras, amizade e espírito cristão para construir uma melhor higiene mental para a nossa comunidade.

    5

  • HÁBITOS QUE DEVEM ESTAR DIRETAMENTELIGADOS AO NOSSO DIA A DIA

    Unha das mãos: As nossas unhas das mãos falam muito do quanto cuidamos de nós mesmos. Uma boa alimentação ajuda a termos unhas mais fortes e bonitas. Devemos também secar muito bem as unhas das mãos depois do banho e mantermo-las sempre bem cortadas; lembrando que devemos evitar compartilhar objetos como alicates, lixas e tesouras

    Unha dos pés: Assim como a unha das mãos, a unha dos pés também mostra como anda a nossa saúde. Devemos manter sempre bem cortadas, secas e bem cuidadas. Assim como as unhas das mãos, sempre devem estar bem cortadas.

    Orelhas: Lembre das vezes que a sua mãe dizia que não podia esquecer-se de lavar atrás das orelhas durante o banho. Mas o cuidado da orelha vai muito além. Falta de higiene na nossa orelha pode trazer muitas doenças; a otite é a mais conhecida. Não precisamos limpar dentro do canal auditivo, já que o mesmo é autolimpante. A limpeza deve acontecer apenas na área externa. A cera nos protege de bactérias, água, vento e até corpos estranhos. Não devemos jogar água dentro do ouvido, principalmente nos bebês, já que a mistura da água e da cera pode ser um espaço para criação de bactérias e causar desconfortos. Devemos também evitar o uso de cotonetes dentro do ouvido uma vez que, a limpeza interna do canal auditivo deve ser feita por um médico, pois podemos machucar uma das membranas internas. Nunca acredite em crenças populares ao colocar azeite quente, álcool, leite ou cera de vela. Em caso de dúvidas, procure um profi ssional. Devemos evitar deixar a orelha úmida, secar até onde o dedo alcançar, sem forçar e evitar entrar em piscinas quando sentir dor no ouvido.

    Os dedos dos pés: Muitas vezes, quando tomamos banho, esquecemos que os dedos dos pés também devem ser lavados e higienizados com sabão, água e muito bem secados para evitar micoses e outras doenças. Devemos também usar meias limpas e calçados confortáveis.

    6

  • Nariz: Assim como a orelha, devemos evitar colocar qualquer tipo de objeto no interior do nariz. Caso você esteja passando por qualquer problema ou dor, procure imediatamente o médico. Em cidades onde o inverno é rigoroso e seco, é recomendado usar hidratantes especiais para evitar irritações no local. Nossa região nasal é muito importante, já que está relacionada à respiração e ao olfato. Devemos evitar a respiração de poluição e qualquer tipo de impureza, mesmo que você não tenha alergias. Devemos ter cuidado também com tudo o que cheiramos, pois há coisas que podem afetar o resto do nosso corpo.

    Cabelo: Devemos ter uma rotina diária de cuidado com os nossos cabelos. Além de lavarmos o cabelo frequentemente, devemos secar sem esfregar, cortar regularmente, hidratar, proteger os fi os do sol por longas horas e ter uma boa alimentação. Devemos ter cuidado com tudo o que colocamos no nosso cabelo, pois muitos produtos químicos podem trazer problemas para o couro cabeludo e até mesmo para a nossa respiração. É recomendado não lavar o cabelo com água muito quente e não dormir com os cabelos molhados.

    Pele: A pele é o maior órgão do corpo humano e funciona como uma barreira natural contra a entrada de micro-organismos. O banho ajuda a remover as sujeiras que a nossa pele adquire ao decorrer do dia, além de evitar muitos problemas de saúde, incluindo a micose, assaduras e desconfortos, além do odor desagradável. A espuma do sabonete, junto com a água, facilita na eliminação das sujeiras e bactérias sobre o tecido cutâneo.

    Partes Íntimas: Para fi nalizar, não podemos também deixar de higienizar diariamente as partes íntimas e evitar doenças nessa região, tendo o mesmo cuidado que você teve com todas as outras partes do corpo.

    7

  • 8

    VOCÊ ESTÁ ESCOVANDO OS SEUS DENTES DIREITO?

    PASSO A PASSO

    A higiene bucal é importante não apenas para termos dentes bonitos, mas para a saúde de todo o organismo. Muitas doenças bucais podem levar a outras doenças mais graves, incluindo doenças cardíacas. As doenças bucais mais comuns são as cáries, gengivite e as placas bacterianas. O ideal é começar a pensar na saúde bucal ainda quando bebê. Antes do nascimento dos dentes, deve ser realizada a limpeza com gaze embebida em água filtrada ou fervida ou uma fralda limpa. Com o nascimento dos primeiros dentes, a escovação deve ser feita com uma escova pequena e macia e uma pequena quantidade de creme dental. Inicialmente duas vezes por dia, e se tornando mais frequente com o passar do tempo, adicionando também o uso do fio dental.

    Passo 1: Comece com as superfícies externas e internas, e escove-se em um ângulo de 45 graus com movimentos curtos, do largo da metade dos dentes, em contra da linha das gengivas. Certifique-se de chegar aos dentes posteriores.

    Passo 2: Siga com as superfícies de mastigação. Mantenha a escova de forma plana e escove para trás e para frente, ao longo destas superfícies.

    Passo 3: Quando chegar às superfícies internas dos dentes anteriores, incline a escova verticalmente e faça movimentos suaves de arriba para cima com a ponta da escova.

    Passo 4: Certifique-se de escovar suavemente ao longo da linha das gengivas. Passo 5: Escove a língua com um movimento de barrido de trás para frente para eliminar as

    partículas de alimentos e ajudar a eliminar as bactérias que ocasionam mau cheiro e refrescar o hálito.

  • 9

    COMO PASSAR O FIO DENTAL?

    NÃO ESQUEÇA!!!

    DICAS IMPORTANTES

    Passo 1: Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos.

    Passo 2: Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes.

    Passo 3: Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival.

    Passo 4: Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.

    Passo 5: Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.

    Devemos escovar os dentes todos os dias, após cada refeição e antes de dormir;Segundo os dentistas, a escova dental de cerdas macias é a mais ideal. Escovas com cabeças

    menores também são as mais adequadas, já que alcançam toda a parte da boca, incluindo as partes de mais difícil acesso;

    Devemos passar o fio dental todos os dias, duas vezes em cada dente;Além da escovação, a melhor forma de mantermos dentes saudáveis é com uma alimentação

    saudável, evitando principalmente alimentos ricos em açúcar;Ir ao dentista regularmente.

    Devemos também escovar a língua todos os dias!!!!

  • 10

    DICAS PARA UM BANHOPERFEITO

    Evite água quente e banhos muito longos: O excesso sempre faz mal. Banhos quentes e longos podem ressecar a pele ou retirar demais a camada de proteção dela. O sabonete deve ter um foco maior nas partes que tem maior facilidade de odor ruim. A quantidade de sabão não significa um bom banho necessariamente, mas a prática de lavar muito bem todo o corpo por uns 10 Minutos é o tempo ideal.

    Lave todo o corpo: Como falamos antes, não se esqueça da importância da lavagem dos cabelos e também não se esqueça da importância de lavar partes do corpo como: orelhas, pés, dedos e as partes íntimas.

    Cuidado com as roupas e calçados: Nossas roupas e calçados devem sempre estar bem limpos, guardados corretamente e guardados em ambientes sem mofo, poeira ou ácaro.

    PASSO A PASSO:

    Após retirar as roupas e acessórios (óculos, relógios, etc), escolha a temperatura adequada do chuveiro e entre cuidadosamente para evitar de escorregar ou cair. Então molhe o corpo todo e retire a sujeira e o pó no seu corpo, além de relaxar os músculos. Se for lavar o cabelo, nunca exagere na quantidade de shampoo, o ideal é o tamanho de uma moeda de 50 centavos, então massageie o couro cabeludo delicadamente e então exangue, é importante não deixar o cabelo secar com resíduos de shampoo, em seguida aplique o condicionador (que além de limpar os fios, deixa o cabelo mais bonito, saudável e macio), massageie até a extremidade do cabelo e aguarde o tempo recomendado no verso. Então lave o rosto e passe sabão delicadamente, então lave o corpo, não esquecendo as dicas que já demos, terminando com o enxágue da espuma, desligando o chuveiro em seguida, saindo do chuveiro com cuidado, secando-se com uma toalha e aplicando os produtos de higiene pós-banho caso sinta o desejo, concluindo com as suas roupas limpas. Ah... só reforçando, lembre de desligar o chuveiro enquanto estiver passando o sabão.

  • 11

    VOCÊ JÁ LAVOU AS SUASMÃOS HOJE?

    CUIDADOS COM A SAÚDE:Devemos lavar as mãos com frequência. Esse é um hábito que, apesar de famoso e reconhecido por todos, não é tão frequente na nossa cultura. Devemos lavar as mãos sempre antes de comer, após ir ao banheiro, ao chegarmos em casa, ao termos contato com alguma substância ou produto que possa trazer algum mal a nossa saúde, ao termos contato (antes e depois) com alguém doente ou internado, sempre ao tocarmos em uma superfície suja ou com alta quantidade de bactérias, ao tossirmos ou espirrarmos, ao brincar com animais, ao tocarmos em lixo, etc.

    Muitas doenças existentes poderiam ser evitadas se tivéssemos um maior hábito de lavar as mãos, como por exemplo: viroses, diarreias, infecções e até mesmo alguns casos de gripe. Algumas doenças, segundo a OMS, poderiam ser 40% evitadas com esses hábitos tão importantes.

    A lavagem das mãos pode ser feita com água e sabão, ensaboando bastante as unhas, dedos, dobras e até mesmo o pulso. Para uma limpeza ainda maior, utilizam-se agentes antissépticos, como o álcool 70%.

    Como já falamos no início e você leu durante todo esse material, a higiene está diretamente ligada à saúde, e a água é o principal composto para a nossa higienização. A água também é importante para o funcionamento do nosso organismo, para o transporte de nutrientes, para a regulação da temperatura do corpo e para evitarmos doenças. Mais de 60% do nosso corpo é água.

    Muito se é falado que devemos beber dois litros de água por dia, mas, apesar de ser uma regra geral amplamente falada, depende da influência de diversas situações diárias como a quantidade de atividade física realizada nesse dia (quanto mais exercício, mais água precisamos), do clima (em dias quentes devemos beber mais água), das características físicas da pessoa (metabolismo, peso e altura - um adulto deve beber mais água que uma criança, por exemplo) e do estado geral da pessoa (pessoas doentes devem beber mais água que o normal, principalmente se estiver com febre). Caso você esteja com dúvida, confira a cor da sua urina, o ideal é que esteja amarelo-claro.

  • Fontes:Manual administrativo do Clube de aventureiros, pág. 232

    https://oralb.com.br/pt-br/artigos-cuidado-bucal/cuidado-bucal/passo-a-passo-de-como-escovar-os-dentes-corretamente

    https://www.colgateprofissional.com.br/education/patient-education/topics/boa-higiene-oral/como-escovar-os-dentes

    https://drauziovarella.uol.com.br/

    Fontes de Imagem:Jornaldaciencia.com

    https://noticias.bol.uol.com.br/fotos/entretenimento/2015/09/22/a-evolucao-do-trono-conheca-a-historia-do-vaso-sanitario-e-as-novidades.htm#fotoNav=3

    https://www.smartkids.com.br/trabalho/higiene

    https://incrivel.club/inspiracion-crianza/5-juegos-para-ninos-que-les-ensenaran-la-importancia-de-cuidar-nuestro-planeta-859910/

    https://blog.webcontinental.com.br/variedades/dia-do-amigo/attachment/group-kids-friends-arm-around-sitting-together_1150-3906/

    https://www.goodhousekeeping.com/beauty/nails/a34645/healthy-nail-care-tips/

    https://www.pixtastock.com/illustration/12329789

    https://www.vectorstock.com/royalty-free-vector/with-megaphone-nose-character-cartoon-style-vector-20494963

    https://br.pinterest.com/pin/6473993193722315/

    https://www.vectorstock.com/royalty-free-vector/funny-cute-smiling-super-hero-tooth-vector-21025026

    https://www.telanon.info/suplemento/opiniao/2016/04/27/21694/quais-sao-os-passos-de-uma-boa-higiene-bucal-o-dentista-responde/

    https://pt.depositphotos.com/vector-images/crian%C3%A7a-tomando-banho.html

    https://www.dailydot.com/unclick/hand-washing-songs-meme/

    https://www.indoindians.com/drinking-water-in-indonesia/

    1. Decorar Salmos Salmo 119:9.

    2. Quais os cuidados de higiene que devemos ter com:As unhas das mãos;As unhas dos pés;Os dedos dos pés;As orelhas;O nariz;Os cabelos;A pele;As partes íntimas.

    3. Apresente três importantes ocasiões em que devemos lavar as mãos.

    4. Demonstre a técnica adequada para escovar os dentes, as gengivas e a língua. Demonstrar como utilizar um fi o dental.

    5. Demonstrar o modo mais adequado para tomar banho.

    6. Saber quantos copos de água se deve tomar por dia e por que isso é tão importante.

    7. Indicar quais os cuidados para manter roupas e sapatos limpos e em bom estado de conservação.

    12

    Clube de Aventureiros Pequenos Polares, Missão Sergipe