gazetinha edição 1934

4
Gazetinha DO OESTE Olá galerinha, hoje vamos passear por uma saborosa estória que irá nos revelar a verdadeira ‘ Lenda do Açaí’. Muitos peque- ninos são totalmente viciados na fruta e principalmente na polpa congelada vendida em diversas partes do país com complementos como banana, leite ninho, granola, leite condensado, chocolate, mo- rango e demais frutas do gosto da criançada. Então, turminha vamos embarcar na famosa lenda e nos divertir com o surgimento deste fruto encantador. Mas lembrem- -se que isso é apenas uma lenda (combinação de fatos reais com irreais produto da imaginação das pessoas), então não precisam se assustar... “A LENDA DO AÇAÍ” Há muito tempo, quando ainda não existia a cidade de Belém do Pará, vivia no local uma tribo in- dígena. Nesta época os alimentos eram escassos e por este motivo o cacique tomou uma decisão muito cruel: resolveu que todas as crianças que nascessem a partir daquela data, seriam necessaria- mente sacrificadas, uma vez que não haveria alimento suficiente para todos. Porém, Iaça, filha do Cacique, deu a luz a um lindo menino o qual não foi poupado da cruel decisão de seu avô. A índia chorava todas as noites com saudades de seu filho, até que numa noite de lua cheia, a índia ouviu o choro de uma criança. O choro vinha da direção de uma bela palmeira. Quando a índia chegou ao lo- cal, seu filho a esperava de braços abertos. Radiante de alegria, Iaça correu para abraçá-lo, mas quando o fez, a criança misteriosamente desapareceu. No dia seguinte, a índia foi encontrada morta, abraçada ao tronco da palmeira. Seu rosto trazia um suave sorriso de felicidade e seus olhos negros, ainda abertos, fitavam o alto da palmeira que estava carregada de frutinhos escuros. Então, o Cacique mandou que apanhassem os frutinhos e perce- beu que deles poderia se extrair um suco quando amassados, que passou a ser a principal fonte de alimento daquela tribo. Este acha- do fez com que o Cacique suspen- desse os sacrifícios e as crianças voltaram a nascer livremente, pois a alimentação já não era mais pro- blema na tribo. Em agradecimento ao deus Tupã e em homenagem a sua filha, o Cacique deu o nome de AÇAÍ aos frutinhos encontrados na palmei- ra, que é justamente o nome de IAÇA invertido! HOJE Graças à lenda ou não... hoje a criançada pode saborear essa fru- tinha que tem feito muito sucesso entres as cidades mais quentes do Brasil. As sorveterias, lojas de vitaminas, além dos comércios próprios de milk shakes e açaí recém inaugurados em cada canto da cidade. Mania de Açaí .... LIZIANE RICARDO [email protected] Fotos: Divulgação

Upload: dacio-fernandes

Post on 20-Feb-2016

236 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Gazetinha edição 1934

TRANSCRIPT

Page 1: Gazetinha edição 1934

GazetinhaDO OESTE

Olá galerinha, hoje vamos passear por uma saborosa estória que irá nos revelar a verdadeira ‘ Lenda do Açaí’. Muitos peque-ninos são totalmente viciados na fruta e principalmente na polpa congelada vendida em diversas partes do país com complementos como banana, leite ninho, granola, leite condensado, chocolate, mo-rango e demais frutas do gosto da criançada. Então, turminha vamos embarcar na famosa lenda e nos divertir com o surgimento deste fruto encantador. Mas lembrem--se que isso é apenas uma lenda (combinação de fatos reais com

irreais produto da imaginação das pessoas), então não precisam se assustar...

“A LendA do AçAí”Há muito tempo, quando ainda

não existia a cidade de Belém do Pará, vivia no local uma tribo in-dígena. Nesta época os alimentos eram escassos e por este motivo o cacique tomou uma decisão muito cruel: resolveu que todas as crianças que nascessem a partir daquela data, seriam necessaria-mente sacrificadas, uma vez que não haveria alimento suficiente para todos.

Porém, Iaça, filha do Cacique, deu a luz a um lindo menino o qual não foi poupado da cruel decisão

de seu avô. A índia chorava todas as noites com saudades de seu filho, até que numa noite de lua cheia, a índia ouviu o choro de uma criança. O choro vinha da direção de uma bela palmeira.

Quando a índia chegou ao lo-cal, seu filho a esperava de braços abertos. Radiante de alegria, Iaça correu para abraçá-lo, mas quando o fez, a criança misteriosamente desapareceu. No dia seguinte, a índia foi encontrada morta, abraçada ao tronco da palmeira. Seu rosto trazia um suave sorriso de felicidade e seus olhos negros, ainda abertos, fitavam o alto da palmeira que estava carregada de frutinhos escuros.

Então, o Cacique mandou que apanhassem os frutinhos e perce-beu que deles poderia se extrair um suco quando amassados, que passou a ser a principal fonte de alimento daquela tribo. Este acha-do fez com que o Cacique suspen-desse os sacrifícios e as crianças voltaram a nascer livremente, pois a alimentação já não era mais pro-blema na tribo.

Em agradecimento ao deus Tupã e em homenagem a sua filha,

o Cacique deu o nome de AÇAÍ aos frutinhos encontrados na palmei-ra, que é justamente o nome de IAÇA invertido!

HoJeGraças à lenda ou não... hoje a

criançada pode saborear essa fru-tinha que tem feito muito sucesso entres as cidades mais quentes do Brasil. As sorveterias, lojas de vitaminas, além dos comércios próprios de milk shakes e açaí recém inaugurados em cada canto da cidade.

Mania de Açaí....

LiziAne [email protected]

Fotos: Divulgação

Page 2: Gazetinha edição 1934

Para Colorir

Page 3: Gazetinha edição 1934

HOTEL TRANSILVÂNIABem-vindos ao Hotel Transilvânia, o luxuoso resort ́ cinco estacas´ de Drácula, onde monstros e suas famílias podem viver livres da intromissão do mundo humano. Mas há um fato pouco conhecido sobre Drácula: ele não é apenas o príncipe das trevas, mas também é um pai super-protetor de uma filha adolescente, Mavis, e inventa contos de perigo para dissuadir seu espírito aventureiro.

Gênero: Infantil • Duração: 93 min • Censura: Livre

Está no Cinema

Galerinha, hoje vocês irão procurar as palavras relacionadas a leda do Açai e os complementos que usamos para saborear a polpa

Caça Palavras

Page 4: Gazetinha edição 1934

Criança em Ação

Correio GazetinhaEnvie sua foto, ou a foto de seu filho em ação. Seja na escola, em uma viagem, num simples passeio, ou em casa. Os garotinhos que estiverem fazendo aniversário, também sairão na coluna Aniversariantes. E-mail: [email protected]ço: Rua Rio Branco, 948 – Bairro Porto Velho – Divinópolis/MG – CEP: 35500-430 – Telefone: 37 3222-6322

EM CASA! O pequenino Davi Lucca Tarzo Corradi já está de volta ao lar. Após ter ficado internado por um mês, agora graças a Deus recebeu alta para a alegria da família!

Olha só quem está radiante de felicidade pelo aniversário: a Isabelle Rosa! Os familiares e também os padrinhos Franciele e Ariel desejam muita saúde e paz para essa fofinha.