gazetinha edição 1865

4
Gazetinha DO OESTE Fotos: Divulgação LIZIANE RICARDO [email protected] OS 10 ARTIGOS DA LEI ESCOTEIRA (UNIãO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL) SãO ESCRITOS DA SEGUINTE FORMA: O Escoteiro tem uma só palavra e sua honra vale mais que sua própria vida. O Escoteiro é leal. O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamen- te uma boa ação. O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros. O Escoteiro é cortês. O Escoteiro é bom para os animais e as plantas. O Escoteiro é obediente e disciplinado. O Escoteiro é alegre e sorri nas difi- culdades. O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio. O Escoteiro é limpo de corpo e alma. E OS 5 ARTIGOS DA LEI DO LOBINHO (UNIãO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL) SãO ESCRITOS DA SEGUINTE FORMA, EM UMA SíNTESE SIMPLES E SIM- PáTICA DOS VALORES QUE PODEM SER ENTENDIDOS E PRATICADOS NA SUA IDADE: O Lobinho ouve sempre os Velhos Lobos. O Lobinho pensa primeiro nos outros. O Lobinho abre os olhos e os ouvidos. O Lobinho é limpo e está sempre alegre. O Lobinho diz sempre a verdade. No Brasil Aposto que a meninada do século XXI mal sabe o que é ser um escoteiro, o que ele faz e quais as regras um escoteiro seguem. Para que a galerinha consiga entender um pouco mais sobre os escoteiros, vamos primeiro explicar o que vem a ser o ‘Escotismo’. O Escoterismo que é um mo- vimento educacional não formal para jovens, sem fins lucrativos, com a participação de adultos voluntários, fundado por um lorde inglês em 1907. Uma das principais regras dos escoteiros é o trabalho em equipe, como afazeres ao ar livre dos quais envolvem crianças e jovens para que assumam seu próprio desen- volvimento com responsabilidade. Já no Brasil, os escoteiros sur- giram por volta de 1910 quando os militares da Marinha Brasileira que Quem já brincou de escoteiro levanta a mão... serviam a Inglaterra trouxeram uniformes de escoteiros ingleses. Até o ano de 2001 existiam 49.895 escoteiros no país. Crianças e jovens, de ambos os sexos, são divididos por ramos de acordo com a idade: Lobinho - para crianças de 7 a 10 anos. O programa educativo e as etapas do lobinho visam os primeiros ensinamentos para a vida no campo, vida em equipe e desenvolvimento da liderança. Escoteiros - para meninada de 11 a 14 anos. O programa educativo visa aumentar os co- nhecimentos, a autoconfiança e a convivência em equipe. Sênior - para adolescentes de 15 a 18 anos. O programa educa- tivo visa oferecer desafios e fazer com que os jovens adquiram novas habilidades para superar os obstá- culos da vida. Pioneiro - para jovens de 19 a 21 anos incompletos. O programa educativo dessa faixa etária visa aumentar a integração do jovem ao mundo, o serviço à comunida- de e o exercício da cidadania com base nos valores do escotismo. O lema do pioneiro é servir.

Upload: dacio-fernandes

Post on 07-Mar-2016

240 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

edição 1865 Gazetinha

TRANSCRIPT

Page 1: Gazetinha edição 1865

GazetinhaDO OESTE

Fotos: Divulgação

Liziane [email protected]

Os 10 artigOs da Lei escOteira (UniãO dOs escOteirOs dO BrasiL) sãO escritOs da segUinte fOrma:O Escoteiro tem uma só palavra e sua honra vale mais que sua própria vida. O Escoteiro é leal. O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamen-te uma boa ação. O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros. O Escoteiro é cortês. O Escoteiro é bom para os animais e as plantas. O Escoteiro é obediente e disciplinado. O Escoteiro é alegre e sorri nas difi-culdades. O Escoteiro é econômico e respeita o

bem alheio. O Escoteiro é limpo de corpo e alma.

e Os 5 artigOs da Lei dO LOBinhO (UniãO dOs escOteirOs dO BrasiL) sãO escritOs da segUinte fOrma, em Uma síntese simpLes e sim-pática dOs vaLOres qUe pOdem ser entendidOs e praticadOs na sUa idade:

O Lobinho ouve sempre os Velhos Lobos. O Lobinho pensa primeiro nos outros. O Lobinho abre os olhos e os ouvidos. O Lobinho é limpo e está sempre alegre. O Lobinho diz sempre a verdade.

No Brasil

Aposto que a meninada do século XXI mal sabe o que é ser um escoteiro, o que ele faz e quais as regras um escoteiro seguem. Para que a galerinha consiga entender um pouco mais sobre os escoteiros, vamos primeiro explicar o que vem a ser o ‘Escotismo’.

O Escoterismo que é um mo-vimento educacional não formal

para jovens, sem fins lucrativos, com a participação de adultos voluntários, fundado por um lorde inglês em 1907.

Uma das principais regras dos escoteiros é o trabalho em equipe, como afazeres ao ar livre dos quais envolvem crianças e jovens para que assumam seu próprio desen-volvimento com responsabilidade.

Já no Brasil, os escoteiros sur-giram por volta de 1910 quando os militares da Marinha Brasileira que

Quem já brincou de escoteiro levanta a mão...

serviam a Inglaterra trouxeram uniformes de escoteiros ingleses. Até o ano de 2001 existiam 49.895 escoteiros no país. Crianças e jovens, de ambos os sexos, são divididos por ramos de acordo com a idade:

Lobinho - para crianças de 7 a 10 anos. O programa educativo e as etapas do lobinho visam os primeiros ensinamentos para a vida no campo, vida em equipe e desenvolvimento da liderança.

Escoteiros - para meninada de 11 a 14 anos. O programa educativo visa aumentar os co-nhecimentos, a autoconfiança e a convivência em equipe.

Sênior - para adolescentes de 15 a 18 anos. O programa educa-tivo visa oferecer desafios e fazer com que os jovens adquiram novas habilidades para superar os obstá-culos da vida.

Pioneiro - para jovens de 19 a 21 anos incompletos. O programa educativo dessa faixa etária visa aumentar a integração do jovem

ao mundo, o serviço à comunida-de e o exercício da cidadania com base nos valores do escotismo. O lema do pioneiro é servir.

Page 2: Gazetinha edição 1865

Para Colorir

Page 3: Gazetinha edição 1865

VALENTEDesde os tempos antigos, as histórias de batalhas épicas e lendas místicas foram passadas através das gerações pelas montanhosas e misteriosas Terras Altas da Escócia. Em ́ Valente´, um conto de fadas se une à uma sombria jornada quando a corajosa Merida confronta os seus costumes, o destino e o mais feroz dos animais.

Gênero: Aventura/Romance • Duração: 93 min • Censura: Livre

Está no Cinema

CruzadinhaComplete as frases abaixo e preencha a Cruzadinha dos Escoteiros.

1- Uma das maiores virtudes dos escoteiros é a sua L ________________

2-Militares da Marinha Brasileira trouxeram uniformes dos i___________________ para o Brasil.

3- O escoteirismo é um movimento e___________________ não formal para jovens.

4- Os P_______________ são escoteiros com idade de 19 a 21anos incompletos.

5- Crianças de 7 a 10 anos entram na categoria L______________ os escoteiros.

6- Os escoteiros são sempre muito o_______________________.

7-O escoteiro tem uma só palavra e sua h___________ vale mais que sua própria vida.

8-Já os adolescentes na faixa etária de 15 a 18 anos estão na categoria s_________________ .

E

S

C

O

T

E

I

R

O

S

RESPOSTAS: LEALDADE - INGLESES - EDUCACIONAL - ALERTA - PIONEIROS - LOBINHOS - ORGANIZADO - SÊNIOR

Page 4: Gazetinha edição 1865

Criança em Ação

Correio GazetinhaEnvie sua foto, ou a foto de seu filho em ação. Seja na escola, em uma viagem, num simples passeio, ou em casa. Os garotinhos que estiverem fazendo aniversário, também sairão na coluna Aniversariantes. E-mail: [email protected]ço: Rua Rio Branco, 948 – Bairro Porto Velho – Divinópolis/MG – CEP: 35500-430 – Telefone: 37 3222-6322

Quem está super radiante é o Pedro Alberto Moreira que completou um aninho dia 30 de junho. E no colinho da prima Larissa, o garotão abriu um sorrisão!

Olha só que menina mais fofa que é a Ana Clara de 9 meses. Essa gostosura é filha da Bia Machado e do Felipe, e que com razão devem ser pais bem corujas!

Outra que está curtindo muito as férias com a vovó é a Maria Fernanda. Essa gatinha faz aniversário amanhã. Então, toda a equipe da Gazetinha manda os Parabéns!