gazeta uberlandia 490 site

12
Ano X - Nº 490 | Uberlândia, 04 a 10/06/2014 | Siga-nos no Twitter: @gazetaudi | Acesse nosso site: www.gazetaudi.com.br Santa Genoveva investe R$ 12 mi em novo prédio PÁGINA 06 DIVULGAÇÃO Center Convention recebe Frejat PÁGINA 11 Cidade Verde recebe mais famílias DAYANA VAZ Secretaria Municipal de Habitação, a Caixa Eco- nômica Federal e a Cons- trutora Emccamp entregaram na quinta-feira passada, dia 29 de maio, as chaves de mais 144 apartamentos à famílias con- templadas no Empreendimento Cidade Verde - Residencial Man- gabeira, dentro do programa "Minha Casa Minha Vida", do Governo Federal. PÁGINA 12 Prefeito Gilmar Machado compartilha da alegria dos novos mutuários do Cidade Verde TV Paranaíba apresenta 1ª pesquisa Ibope 2014 PÁGINA 03 ICASU RECEBE NOVAS MÁQUINAS ARAÍPEDES LUZ DIVULGAÇÃO Cultura Em cima do salto com estilo é assim que começou o Stiletto Dance, coreografias unidas ao salto fino em uma dança sensual inspiradas nas divas do pop. PÁGINA 11 Jerônima Carlesso deverá ser vice PÁGINA 04 SUCESSÃO Aniversariantes são destaques na semana PÁGINA 07 VITRINE MadreCor já tem uma nova diretoria PÁGINA 05 SAÚDE Júnior Baiano é o técnico do novo time PÁGINA 09 XV UBER Icasu é hoje uma instituição auto sustentável. Sua lavanderia hospitalar funciona 24 horas e lava mais de oito toneladas de enxoval hospitalar por dia, com total qualidade e rigor absoluto em seus processos industriais. Esta semana recebeu duas novas e modernas má- quinas, que contribuirão para o aumento da produção em 30%. PÁGINA 05

Upload: eduardo-oliveira

Post on 26-Mar-2016

239 views

Category:

Documents


17 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Gazeta uberlandia 490 site

Ano X - Nº 490 | Uberlândia, 04 a 10/06/2014 | Siga-nos no Twitter: @gazetaudi | Acesse nosso site: www.gazetaudi.com.br

Santa Genovevainveste R$ 12 miem novo prédio

PÁGINA 06

DIV

ULGA

ÇÃO

CenterConventionrecebe Frejat

PÁGINA 11

Cidade Verde recebe mais famílias

DAYA

NA

VAZ

Secretaria Municipal deHabitação, a Caixa Eco-nômica Federal e a Cons-

trutora Emccamp entregaramna quinta-feira passada, dia 29de maio, as chaves de mais 144

apartamentos à famílias con-templadas no EmpreendimentoCidade Verde - Residencial Man-gabeira, dentro do programa"Minha Casa Minha Vida", doGoverno Federal. PÁGINA 12

Prefeito Gilmar Machado compartilha da alegria dos novos mutuários do Cidade Verde

TV Paranaíba apresenta1ª pesquisa Ibope 2014

PÁGINA 03

ICASU RECEBE NOVAS MÁQUINAS

ARAÍPEDES LUZ

DIVULGAÇÃO

Cultura

Em cima do salto com estilo é assim que começouo Stiletto Dance, coreografias unidas ao salto finoem uma dança sensual inspiradas nas divas do pop.

PÁG

INA

11

Jerônima Carlessodeverá ser vice

PÁGINA 04

SUCESSÃOAniversariantes sãodestaques na semana

PÁGINA 07

VITRINE

MadreCor já temuma nova diretoria

PÁGINA 05

SAÚDEJúnior Baiano é otécnico do novo time

PÁGINA 09

XV UBERIcasu é hoje uma instituição auto sustentável. Sua lavanderia hospitalar funciona 24 horase lava mais de oito toneladas de enxoval hospitalar por dia, com total qualidade e rigorabsoluto em seus processos industriais. Esta semana recebeu duas novas e modernas má-

quinas, que contribuirão para o aumento da produção em 30%. PÁGINA 05

Page 2: Gazeta uberlandia 490 site

02 04 a 10/06/2014

Uberlândia é a melhor cidadepara os negócios em Minas

Editorial DA REDAÇÃO

Uberlândia está lá, primeira cidadedo interior de Minas, perdendo ape-nas para a capital, Belo Horizonte, eem 27º lugar no geral entre todos.

OPINIÃO

Pelo direito à igualdadeTERESA COSTA D'AMARAL

Vamos passar vergonhaMARCIMEIRE AMARÃES

AGORA SIM O POVOVAI VER POLÍCIA NA RUA

SÓ 20 MILHÕES... PRA QUE BRIGAR

REDAÇÃO: (34) [email protected] | www.gazetaudi.com.br

JORNALSEMANAL

CONSULTORA JURÍDICAYVONNE DE SOUSA3234-7438

ASSESSORIA JURÍDICARÓBISON DIVINO ALVES(OAB MG 40.966) - 3236-0866

Av. Floriano Peixoto, 615 - Ed. Floriano Center - Sala 208Centro - CEP: 38400-102 - Uberlândia - MG

GAZETA DO LUIZOTE LTDA - MECNPJ: 02.347.097/0001-39 | NIRE: 3120536275-9

Os artigos assinados não refletem aopinião deste jornal e são de inteiraresponsabilidade de seus autores.

Luciene SimãoFINANCEIRO34 - 9684-8816luciene@gazetadeuberlândia.com.br

José LemesEDITORAÇÃO34-9271-0440 | FENAJ-00119/MGlemes@gazetadeuberlândia.com.br

Ademir ReisEDITOR CHEFE34-8817-0868 | [email protected]

A edição de abril de 2014 da Revista Exame trazum amplo levantamento, realizado pela consultoriapaulista Urban Systems, sobre a situação das cida-des brasileiras com mais de 100 mil habitantes noque se refere a investi-mentos em negócios. Umranking com as 100 me-lhores foi elaborado levan-do em conta 27 indicado-res, divididos em setesubcategorias, com pe-sos diferentes.

Uberlândia está lá, pri-meira cidade do interiorde Minas, perdendo ape-nas para a capital, Belo Horizonte, em 27º lugar nogeral entre todos. De 34 pontos possíveis, dentro dametodologia utilizada, nossa cidade alcançou 13,06%contra 17,36% da primeira colocada, Vitória, capitaldo Estado do Espírito Santo. Foram avaliados os seto-res de Economia, Educação, Finanças, Saúde, Socio-demografia, Telecomunicações e Transporte.

COMO É GOSTOSO METER ASMÃOS NO DINHEIRO PÚBLICOE SE SAFAR AOS 70 ANOS

POR FALAR EM SAÍDA

Dayana VazSECRETÁRIA DE REDAÇÃO34-9114-3058 | JP [email protected]

Vejam bem, os amigos leitores, que estamos fa-lando em cidade "para os negócios", e não em MAIORcidade, etc, como maus (ou desinformados) adversá-rios do prefeito Gilmar Machado insistem em afirmar

nas redes sociais.Desse modo, Uberlân-

dia está à frente de capi-tais como Salvador, Cam-po Grande, Manaus, Ara-cajú, São Luiz, Belém,Natal, Cuiabá e outras.Isto você não vê ninguémdizer no Facebook ou emqualquer outro local. Nãogosta do PT, tudo bem,

mas bater sem dó nem piedade e ainda desrespeitar afigura do Prefeito de Uberlândia, por causa de um 27ºlugar entre as cidades brasileiras com mais de 100mil habitantes no que se referem os investimentosem negócios, é pra acabar. Gilmar, apostem, vira essejogo e vem com tudo nas eleições de 2016. Quemviver verá. BOA LEITURA!

Certamente no início da democracia em Atenas, quan-do foi pela primeira vez enunciado o princípio da igualdadeperante a Lei, já se pensava assim, mas por escrito mes-mo Aristóteles, no século IV antes de Cristo, nos deixou aidéia de que: "Devemos tratar igualmente os iguais e desi-gualmente os desiguais, na medida da sua desigualdade".

A questão de direito à igualdade é essencial no que serefere às pessoas com deficiência, mas ainda está por cons-truir no Brasil. O Estado brasileiro - os poderes executivosem seus diversos níveis - precisa entender que garantir aces-sibilidade é tornar possível o exercício do direito à igualdade.

Sem acessibilidade, em seu conceito mais amplo, te-remos pessoas com deficiência impedidas de viver comautonomia na cidade. Cadeirantes que não conseguempegar um ônibus porque a plataforma de acesso, quandoexiste não funciona. Surdos sem intérprete de Libras, a Lín-gua Brasileira de Sinais, nas escolas ou faculdades. Cegosque não podem usar um elevador com autonomia porque oelevador já tem seus números em Braille, mas não temáudio ligado para identificar o andar em que parou.

Pessoas cegas, surdas, cadeirantes ou com deficiên-cia intelectual não conseguem emprego porque as empre-sas, quando obrigadas a contratá-las, sempre escolhempessoas com deficiência 'leve'. A Lei de Cotas nunca foilevada a sério: nem pelas empresas - que não olham para acompetência, mas sim para a deficiência - nem pelo gover-no, que nunca exigiu seu cumprimento.

Não me conformo com o fato de as ações judiciais doInstituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência

(IBDD - Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com De-ficiência) receberem sempre um não dos representantesdos poderes executivos. Não entendo o porquê. São sem-pre ações para garantir igualdade. Governos existem paraproteger o cidadão, governos não são feitos para protege-rem seus próprios interesses. E quando não cumprem umadeterminação da justiça, como no caso da acessibilidadepara pessoas com deficiência em nossas quatro ações ci-vis públicas, estão definitivamente acabando com a igual-dade, que é a razão de existir da democracia.

O legislador já nos deu o direito, o Brasil tem a legisla-ção mais inclusiva das Américas, a Justiça já confirmouesse direito, mas o poder executivo se entende com legiti-midade para não efetivar esse direito. O Brasil é um paísdemocrático?

A rampa, o elevador, o banheiro acessível, o instrutorde Libras, o programa de computador ou o ensino em Brai-lle, a escola inclusiva de qualidade e a reserva de vagaspara o emprego nada mais são do que a normalização davida da pessoa com deficiência. E devem existir dentro doprincípio de que é esse tratamento desigual que constróiigualdade.

O olhar dos governos sobre a pessoa com deficiênciaem todo o Brasil precisa mudar. Os poderes executivos pre-cisam ser construtores de democracia e igualdade, e nãodefensores da máquina do Estado. Pessoas com deficiên-cia são cidadãs, não pedem favor, mas exigem direitos.

(*) Teresa Costa d'Amaral é superintendente do IBDD

Muito se tem falado que o Brasil vai passar vergonhana Copa do Mundo que se realizará no país em junho desseano. Todo serviço básico que deveria atender à populaçãonão funcionava antes, não tem funcionado e dificilmentefuncionará durante o evento esportivo.

Isso se ouve nas ruas, nas rodas de conversas, no bar,em todos os lugares que se possam imaginar os cidadãosparecem ter uma opinião única: vamos passar vergonha.Saí de Uberlândia dia 13 rumo a Belo Horizonte e um dosmais criticados serviços, já pôde por mim ser notado, con-clusão: vamos passar vergonha. Não é segredo para ne-nhum uberlandense que o aeroporto da cidade deveria nomínimo ser melhorado. Vôo atrasado. Resultado: pessoasem pé ou sentadas no chão por que o espaço não compor-ta passageiros de mais de uma companhia aérea por vez,digo pelo que vi. Nós não seremos subsedes, ficamos sócom o problema do serviço mal prestado pela falta de in-

vestimento e melhoria no aeroporto. Chegando a Belo Ho-rizonte no aeroporto de Confins - ai que vergonha alheia- alheia por quê? É o país inteiro que fará feio, logo, todossentirão vergonha.

O tum tum tum da reforma não engana, para poucoentendedor, estão fazendo um puxadinho em Confins... Osbanheiros pequenos, como comportarão tantos turistas?Está em reforma... aguardemos.

Hora do embarque, que terror, mais de dez minutos nafila e serviço digitalizado e se não fosse... Sala de embar-que, ai que vergonha! Poucos assentos, vários passagei-ros. No ar, dez horas depois... Aeroporto Internacional deLisboa, resultado, filas enormes e menos de cinco minu-tos... desembarque feito. Conclusão: não vamos passarvergonha, já passamos vergonha!

(*)Marcimeire Amarães é jornalista

Cerca de 60 mil policiais mili-tares, civis e bombeiros militaresvão atuar no período dos jogos daCopa do Mundo na capital minei-ra. Mais de 280 câmeras de vigi-lância farão imagens em temporeal que serão enviadas para o

Centro Integrado de Comando eControle de Minas Gerais, criado noano passado; desse total, 97 foraminstaladas no entorno do EstádioGovernador Magalhães Pinto, de-talhe só o Mineirão estará bem vi-giado o resto que se proteja.

Processo do mensalão tucano contra Cláudio Mourão, tesourei-ro do então governador Eduardo Azeredo (1998), foi encerrado porprescrição pela 9ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas;ele completou 70 anos em abril e se livrou das denúncias de pecula-to e lavagem de dinheiro no esquema de caixa dois montado nacampanha pela reeleição do tucano em Minas; a Justiça já tinhaconcedido o benefício a outro réu do caso, o ex-ministro Walfridodos Mares Guia.

Presidente do PMDB-MG, deputado federal Antônio Andrade,acusou o presidente do PSDB-MG, o deputado federal Marcus Pes-tana, de oferecer R$ 20 milhões à sigla em troca de apoio à chapa dePimenta da Veiga, pré-candidato dos tucanos ao governo de Minas;presidenciável tucano Aécio Neves disse que acusação é leviana esugeriu a interpelação no STF... Se bobear seria até mais dinheiro.

Vassoura atrás da porta no STFA presidente Dilma terá outra

preocupação para os próximosmeses além da Copa e das elei-ções, qual seja a escolha do novointegrante do STF. Será a quintaindicação da presidente desde queassumiu o Palácio do Planalto em2011. Dilma escolheu os ministrosBarroso, Teori, Rosa da Rosa e Fux.Dos ministros nomeados por Dil-ma, a vaga de Ayres Britto foi aque ficou mais tempo desocupa-da. Foram quase sete meses en-

tre a aposentadoria deste e a no-meação do ministro Barroso. En-tre a saída do ministro Eros Graue a indicação de Fux transcorre-ram quase seis meses, porém Dil-ma assumiu a presidência em 1º/1/11. Vale lembrar que os minis-tros Celso de Mello, Marco Auré-lio e Teori serão pegos pela com-pulsória nos próximos anos e, por-tando, se a presidente Dilma forreeleita em outubro, terá mais trêsindicações a fazer no Supremo.

Tanto Eduardo Campos (PSB) quanto Aécio Neves (PSDB) es-tão numa "briga" de cabo de guerra, disputando quem leva Joa-quim Barbosa,depois da comemorada saída do STF no final de ju-nho. Será que sai um ministro e entra um candidato a vice?

Joaquim Barbosa em altaCorre o risco de numa possibilidade de final entre Brasil e Uruguai

na final da Copa, Felipão convocar Barbosa para defender o gol da Sele-ção Brasileira. Alguém lembra o que aconteceu em 1950?

A CENSURA EXISTE SIM,E VAI SER AGORA CONFIRMADA

A presidente Dilma Rousseff quermodificar o sistema brasileiro de go-verno. Desistiu da Assembleia Cons-tituinte para a reforma política - idéianascida de supetão ante as manifes-tações de junho passado e que feliz-mente nem chegou a sair do casulo -e agora tenta por decreto mudar a or-dem constitucional. O Decreto 8.243,de 23 de maio de 2014, que cria aPolítica Nacional de Participação So-cial (PNPS) e o Sistema Nacional deParticipação Social (SNPS), é um con-junto de barbaridades jurídicas, aindaque possa soar, numa leitura desaten-ta, como uma resposta aos difusosanseios das ruas. Na realidade é omais puro oportunismo, aproveitando

os ventos do momento para impor ve-lhas pretensões do PT, sempre rejei-tadas pela Nação, a respeito do quemembros desse partido entendem quedeva ser uma democracia.

A fórmula não é muito original. Odecreto cria um sistema para que a"sociedade civil" participe diretamen-te em "todos os órgãos e entidadesda administração pública federal diretae indireta", e também nas agências re-guladoras, através de conselhos, co-missões, conferências, ouvidorias,mesas de diálogo, etc. Tudo isso tem,segundo o decreto, o objetivo de "con-solidar a participação social comométodo de governo". Me engana denovo, que eu gosto.

Page 3: Gazeta uberlandia 490 site

03 04 a 10/06/2014POLÍTICA

DESCESOBE

COMUNICAÇÃO

O quadro político nacional já defi-nido não reflete a realidade de todosos estados brasileiros, e, por isso, asconvenções estaduais dos partidosprometem ser bem mais quentes doque as nacionais. De 10 a 30 de junho,os partidos políticos com registro noTribunal Superior Eleitoral (TSE) pode-rão realizar convenções destinadas àdeliberação sobre coligações e à es-colha de candidatos para as eleições.

O PSB vai referendar o nome deseu candidato próprio, o ex-governa-dor de Pernambuco Eduardo Campos,para a Presidência da República, masem Minas a situação está complica-da. A convenção estadual do partidopromete ferver, já que uma ala do PSBdefende o lançamento de candidaturaprópria, com os nomes de Júlio Delga-do ou de Apolo Heringer para concor-rer ao Palácio Tiradentes. Uma outraopção seria o apoio a Pimenta da Vei-ga (PSDB) para a disputa ao governoestadual.

Divergências

A situação é divergente tambémno PTB. Nacionalmente, o partido é dabase de apoio da presidente DilmaRousseff, mas, em Minas, não querobedecer as ordens da Executiva Na-cional. O presidente estadual do PTB,

Convenções "quentes" para manterindependência em Minas Gerais

deputado Dilzon Melo, garante que opartido está com Pimenta da Veiga enão vai abrir mão de apoiar o nome dosenador Aécio Neves para concorrerao Palácio do Planalto. "Os correligio-nários vão decidir, na convenção esta-dual, pela independência. Estamoscom Aécio e não abrimos mão de apoi-ar o senador mineiro".

O PP também está dividido. Segun-do o secretário estadual da sigla, JoãoLuiz Martins, a executiva nacional jáse posicionou a favor da reeleição deDilma, situação difícil de aceitar emMinas. "Queremos apoiar Aécio Nevespara a Presidência, proposta que será

disputada voto a voto na convençãoestadual". Para o governo de Minas, oPP apoia a candidatura de Pimenta daVeiga, indicando o vice na chapa: opresidente da Assembleia, Dinis Pi-nheiro.

No PMDB, o deputado federal Leo-nardo Quintão reclama que, apesar deuma grande insatisfação das basescom o governo federal, o partido vaicompor a chapa com a presidente Dil-ma, com o nome de Michel Temercomo vice. Em Minas, a situação estáindefinida.

COLABOROU: FLÁVIA CARNEIRO / O TEMPO BH

Cidade Administrativa sede do Governo em Minas

BRUNO MAGALHAES

O ex-ministro das ComunicaçõesPimenta da Veiga (PSDB) concedeu nodia 27 de maio em Uberlândia, umaentrevista coletiva na sede Fiemg. Opré-candidato ao Governo de Minas,em visita a cidade falou sobre sua cam-panha e da admiração por Uberlândia,cidade que lhe oeferecerá através daCâmara Municipal o título de CidadãoUberlandense, que receberá nestaquarta-feira, dia 11, por indicação dovereador Juliano Modesto (SDD).

"É como eu tenho dito, vocês vãome ver sempre aqui em Uberlândia,primeiro porque é uma cidade muitoimportante, depois porque eu gosto devir aqui e tenho muitos amigos nessacidade. Quanto à política estamos dis-cutindo vários aspectos desde o soci-al até as questões econômicas."

Além disso, Pimenta da Veiga fa-lou sobre os benefícios da chegada dogasoduto a nossa cidade: "Um fatormuito importante, pois vai trazer umaenergia barata, uma energia industrialmais conveniente, o que certamentehaverá de viabilizar as indústrias, no-vas empresas, isso quer dizer maisempregos e mais rendas públicas. Por-tanto, esse assunto é um dos que te-mos debatido".

Foco da Campanha

Na coletiva Pimenta acrescentou:

Pimenta da Veiga receberátítulo na quarta-feira, dia 11

"Primeiro, todas as obras em andamen-to vão ser concluídas, depois vamosampliar o programa de saúde de formaacentuada, as redes de hospitais regi-onais, os atendimentos de baixa com-plexidade nos municípios, o sistema deurgência e emergência". Outro fatorimportante discutido foi à educação."Nós temos, no entanto, uma grande

prioridade com a educação. Nós que-remos aproveitar o ponto elevado quejá chegou a educação em Minas Ge-rais e a partir daí, fazer uma verdadei-ra revolução no nosso entendimento oque vai definir o futuro de qualquercomunidade, seja município, estado ounação é o grau elevado e qualidade naeducação, comenta o candidato".

Pimenta da Veiga concedeu entrevista coletiva na Fiemg

MARCELO SANT ANNA

O jornalista Amaral Neto (na foto com o deputado federal LuísTibé), tem trabalhado para construir uma estrada de relevânciaestrutural para o bom desempenho do PTdoB, do qual é um dosdirigentes, junto aos seus filiados através de suas ações na re-gião do Triângulo com foco na nossa cidade de Uberlândia.

A atual Mesa Diretora da Câma-ra, que em menos de sete mesesencerra seu mandato, parece quevai bater todos os recordes de máadministração do Legislativo nosúltimos tempos. Essa das placascom "acessoria" e a troca da pla-ca da sala de reuniões Dr. JoãoPedro Gustin, passa pra história.Desrespeito.

Excelente a lembrança do nomeda vereadora Jerônima Carlesso(PPL) como pré-candidata a vice-governadora do Estado de Minas,na chapa do deputado federal Jú-lio Delgado (PSB) em uma alian-ça que ainda deverá ter em suacomposição o PPS e a REDE deMarina Silva. Carlesso é forte! -Apostem.

MULHERESDepois de a Aciub ter um depar-tamento só para atender a mu-lher empresária, surgem rumoresde que a Câmara de DirigentesLojistas de Uberlândia pode vir ater em sua presidência uma lo-jista e empresária, para assumirem 2015 o cargo hoje ocupadopor Celso Vilela Guimarães. Quemviver, verá!

MUDANÇAA agência de publicidade Fórmu-la P está de endereço novo, embelíssima e funcional sede pró-pria no Bairro Altamira, na Ave-nida Presidente Médice, 1001.Paulinho realizou seu sonho, daesposa Ivanilda e de seus filhosPaulo Jr. E Mônika, ao construirum espaço multi funcional. Valea pena conferir.

Diretor de Infraestruturae Jornalismo do TV

Paranaíba, Rogério Silvaé o responsável pela

presença em Uberlândiadurante a II Semana

Internacional de Comuni-cação, em novembro

próximo, dos jornalistasRichard Lapper

e Jonathan Wheatley,do Financial Times,

tradicional jornal inglês.Está com tudo!

PRESENTEAlém de comemorar seu aniver-sário na quinta-feira passada, dia29 de maio, o vereador WilsonPinheiro (PT), Ganhou um presen-tão. Foi à Belo Horizonte assistiro julgamento da ação de pedidode cassação de seu mandato,proposta por seu primeiro su-plente Walkir. Ganhou por seisvotos a zero.

JOAQUIM BARBOSACientistas políticos são unânimesem relação ao capital político tra-zido por um homem que se tor-nou o símbolo do combate à cor-rupção - em razão da sua atua-ção no julgamento do mensalão-, mas divergem sobre qual deveser o caminho do ministro Joa-quim Barbosa assim que aposen-tar a toga.

PTdoB

NUBIA CARVALHO

MARCOS MOREIRA

A Rede Mineira de Rádio Televisão(TV Paranaíba), contratou a primeirapesquisa Ibope sobre as eleições ge-rais de 5 de outubro deste ano, cujosresultados deverão ser divulgados noJornal Paranaíba, apresentado por Ale-xandre Leal, na quarta-feira, 5 ou nasexta, dia 6 de junho.

A pesquisa da Paranaíba, que maisuma vez sai na frente com a pesquisa,

foi registrada no TSE - Tribunal Superi-or Eleitoral no dia 31 de maio, sábadopassado com o número do protocolo:MG-00035/2014. Foram ouvidas 406pessoas entre os dias 28 e 31 de maio,e vamos conhecer os primeiros resul-tados Ibope em Uberlândia para os pré-candidatos a governador, senador, de-putado federal e deputado estadual.

Segundo o TSE, a estatística res-

ponsável pela pesquisa Ibope em Uber-lândia foi Márcia Cavallari Nunes, quetem registro do estatístico no CONREsobre o número 6208-A. Foi realizadauma pesquisa quantitativa, que consis-te na realização de entrevistas pesso-ais e presenciais, com a aplicação dequestionário estruturado junto a umaamostra representativa do eleitoradoem estudo.

TV Paranaíba apresenta 1ª pesquisa Ibope 2014

Page 4: Gazeta uberlandia 490 site

04 04 a 10/06/2014POLÍTICA

www.cdludi.com.br

Siga-nos - @cdluberlandia

aliança PSB-PPS-PPL deveráanunciar oficialmente nas pró-ximas horas a indicação da

pré-candidatura do presidente Estadu-al do PSB, Júlio Delgado, ao Governode Minas, e a da vereradora e assis-tente social, Jerônima Carlesso, filia-da ao PPL - Partido Pátria Livre, à Vice-Governadora.

A indicação das pré-candidaturasde Júlio e Jerônima deve ser homo-logada em junho, na Convenção Es-tadual do PSB.

Segundo o presidente do PPL em

Aliança PSB-PPS-PPL vai paraConvenção e apontará candidaturas

MINAS GERAIS

Júlio Delgado (PSB) pré-candidato a governador Jerônima Carlesso (PPL) pré-candidata a vice

WELTON NEVESDIVULGAÇÃO

Minas, Francisco Panades Rúbio, o"Rubiola", chegou-se ao nome da ve-readora Jerônima Carlesso, por seruma grande liderança feminina não sóem Uberlândia como em toda a regiãodo Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba,vereadora em seu quarto mandato,sempre entre os mais votados em to-das as quatro eleições que disputou.

O deputado federal Júlio Delga-do é de Juiz de Fora, filho do ex-de-putado federal Tarcísio Delgado quefoi prefeito de sua cidade por trêsmandatos. Foi o relator do processo

que resultou na cassação do entãodeputado federal José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil do GovernoLula, considerado o "chefe de qua-drilha" pelo STF. Foi membro da CPIdos Sanguessugas e um de seussub-relatores.

O sítio Congresso em Foco rela-cionou Júlio Delgado como um dos50 parlamentares mais atuantes doCongresso Nacional por duas vezes,através de pesquisa feita junto a re-nomados jornalistas que fazem à co-bertura política em Brasília.

FUNDAÇÃO CDL visitalojistas de Araguari paraoferecer consultoria gratuita

A Fundação CDL Uberlândia eo Sebrae Minas, em parceria coma Cooperativa de Crédito - ARA-COOP oferece às empresas deAraguari, a oportunidade de diag-nóstico em Merchandising Visuale Vitrine gratuitamente. O diag-nóstico conta com o apoio da CDLAraguari, Associação Comercial eIndustrial de Araguari (ACIA) e aPrefeitura Municipal de Araguari.O Programa SEBRAE de Consulto-ria Tecnológica (SebraeTec) é uminstrumento do Sistema SEBRAEque permite às empresas acessoa conhecimentos tecnológicosexistentes na infra-estrutura deCiência, Tecnologia e Inovação(CT&I), visando a melhoria de pro-cessos e produtos e/ou a introdu-ção de inovações nas empresasou no mercado.

A coordenadora da FundaçãoCDL, Bânia Poli, explica que o pro-

jeto é o mesmo que está sendoaplicado com lojistas de Uberlân-dia. Em Uberlândia a expectativaé atender cerca de 1.200 empre-sários, haja vista que o projeto épermanente.

"Assim como em Uberlândia,em Araguari o diagnóstico tam-bém é gratuito e as consultoriaspoderão ser em Design de Ambi-ente (vitrinismo/merchandising),Design Gráfico (marca e embala-gens) e Design Digital (sites). Es-tas consultorias são subsidiadasem 80% pelo Sebrae, cabendo aoempresário apenas o custo de20%, parcelado em 3 vezes", dis-se. Em Uberlândia, Bânia Poli res-salta que mais de 100 empresasjá receberam a visita dos consul-tores credenciados pela FundaçãoCDL. Em Araguari, o trabalho dedivulgação do projeto junto aos lo-jistas também já começou.

CDL Uberlândia reuniumais de 500 para palestra

A CDL Uberlândia reuniu na noi-te do último dia 29 de maio, maisde 500 convidados para a palestrasobre vendas, ministrada pelo jor-nalista e palestrante da Federaçãoda Câmara de Dirigentes Lojistas(CDL) e Sebrae, Ricardo Gandra.Caracterizado e cheio de estilo, Gan-dra falou de modo irreverente so-bre flexibilidade, persuasão, motiva-ção, timidez, perfil de cliente, carac-terísticas ideais de um vendedor,

comunicação eficaz e abordagemcorreta, marketing pessoal, aten-dimento por telefone, entre outrostópicos relacionados às vendas.Além de equipes de vendas, mar-caram presença no evento, cola-boradores da entidade lojista, aanalista do Sebrae, Fabiana Quei-roz e o diretor de Alianças e Par-cerias, Cícero Heraldo, que na oca-sião representou o presidente daCDL, Celso Vilela.

CíceroHeraldo ePalestranteRicardoGandra

PÚBLICO

ANIMADOR

apresentador da Rede RecordMinas (Belo Horizonte), Mar-cos Maracanã, que iniciou

sua vitoriosa carreira em Uberlândia,fez no final da semana passada pe-las Redes Sociais um comunicadooficial, afim de acabar com boatossobre uma possível candidatura suaa uma vaga na Assembléia Legislati-va do Estado de Minas Gerais. Espe-re ele assim, acabar de vez com os

MARCOS MARACANÃ CONFIRMAQUE NÃO É CANDIDATO

comentários e falsas notícias queestaria se preparando para entrar nacampanha das Eleições 2014, queterão início em julho próximo. Con-firma o teor da nota publicada porMaracanã:

Esclarecimentos

"Venho através das redes sociaisfazer esclarecimentos com relação

ao meu nome ter sido cogitado à pro-vável candidatura a uma cadeira noLegislativo de Minas, o que pra mimé motivo de muito orgulho, ser lem-brado como referencia em mudançasneste Brasil que tanto precisa e ne-cessita de lideranças novas, um dosanseios dos eleitores. Reitero aquique participo efetivamente da políti-ca como comunicador jornalista e,sobretudo cidadão, direito este es-tendido a todo e qualquer cidadãoque queira mudar este País, de semanifestar, posicionar e principal-mente de COBRAR, e assim o façomuito bem na minha condição decomunicador. Por isso, devo satisfa-ção ao meu público, a quem meacompanha e me viu crescer profis-sionalmente, afinal me transformeiem figura publica, devido as funçãode minhas atividades perante asações que realizo, sou questionadotodos os dias se sairei ou não candi-dato em 5 de outubro, afirmo aquique NÃO SEREI CANDIDATO, e meufoco principal é minha carreiraprofissional,o que não impede, queparticipe,como eleitor do processode escolha de nossos governantes.

Hoje estou na Rede Record deTelevisão, estando assim à disposi-ção do público que me procura eaguarda".

O apresentador da TV Record não disputará nenhum cargo eletivo

REDE RECORD MG

Page 5: Gazeta uberlandia 490 site

05 04 a 10/06/2014CIDADE

A Icasu - Instituição Cristã de As-sistência Social de Uberlândia - éhoje uma instituição auto sustentá-vel. Sua lavanderia hospitalar funci-ona 24 horas e lava mais de oito to-neladas de enxoval hospitalar por dia,com total qualidade e rigor absolutoem seus processos industriais. Estasemana recebeu duas novas e mo-dernas máquinas, que segundo o pre-sidente Antonio Naves de Oliveira,contribuirão para o aumento da pro-dução em 30%. A calandra Multirro-lo e a dobradeira de lençóis têm ca-pacidade para secar, passar e dobrar500 lençóis por hora.

Este é o trabalho da Icasu, quesegue firme no seu propósito deconstante crescimento e absoluta

o dia 25 de maio, a ONG Pon-tes de Amor realizou a II Cami-nhada da Adoção, em come-

moração ao Dia Nacional da Adoção.O objetivo do encontro foi promovermaior contato entre as famílias apoi-adoras desta causa e também divul-gar a adoção. Mais de 100 pessoasestiveram lado a lado da ONG carre-gando faixas e bandeiras com men-sagens de apoio à adoção. Foramsanadas algumas dúvidas sobre tu-tela, além da garantia dos diretos edeveres da criança e do adolescen-te e da boa convivência familiar.

Lavanderia Hospitalar da Icasu recebe novas máquinasqualidade na prestação de todos osseus serviços. E o mais importante:todo o resultado financeiro obtidopela lavanderia hospitalar é totalmen-te revertido para a manutenção dosprojetos sociais da instituição, comoo Ronda Social e Erradicação daMendicância; Centro de Atenção àsFamílias; Casa de Acolhimento à Cri-ança e Adolescente e o de Forma-ção e Qualificação Profissional deAdolescentes. Através do programa"Jovem Aprendiz", a instituição jáencaminhou mais de 40 mil jovensao mercado de trabalho. "Se dese-jarmos solucionar os problemas domundo de maneira definitiva, é indis-pensável ajudar o adolescente", afir-mou o presidente Antônio Naves.

Icasu moderniza sua Lavanderia Hospitalar com novas máquinas

II Caminhada da ONG Pontes de AmorDIA NACIONAL DA ADOÇÃO

Além da caminhada, a ONG Pontes de Amor encerrou as comemorações da Semana da Adoçãocom o último encontro do maior curso para pretendentes à Adoção de Uberlândia

De acordo com a psicóloga da or-ganização, Bruna Romero, o eventopretendia conscientizar a todos so-bre o tema. "Propusemos-nos a ca-minhar por esta causa e, juntos po-deremos continuar lutando para quetodas as crianças possam realmen-te viver em família", afirmou.

Além da caminhada, no dia 26 aONG Pontes de Amor encerrou as co-memorações da Semana da Adoçãocom o último encontro do maior cur-so para pretendentes à Adoção deUberlândia. Grupo este que contémmais de 100 pessoas sendo prepa-

radas para receber uma criança. Ocurso é ministrado pela ONG em par-ceria com a Vara da Infância e da Ju-ventude e se divide em cinco encon-tros. Visando promover orientaçõespsicossociais e jurídicas e reflexõesrelevantes sobre o adotar, motiva-ções a criança ou jovem a ser ado-tado, estágios e fatores que colabo-ram para adoções de sucesso. "Nos-sa caminhada não se restringe ape-nas há esse dia, mas ela continuatodos os dias porque toda criançatem o direito de viver em família", fi-nalizou a psicóloga.

FOTOS DIVULGAÇÃO

Hospital e Maternidade Ma-dreCor vive um momento detransformação. Sob o coman-

do de uma nova diretoria, a institui-ção passa por reestruturações signi-ficativas e prepara-se para escreverum novo capítulo na história de maisde oito anos de fundação, com milha-res de atendimentos prestados à po-pulação de Uberlândia e região.

Para compor o time de gestores, apresidência do hospital traz de SãoPaulo, novos diretores administrativo/financeiro e técnico. Profissionais comampla experiência na área e que vêmcom o objetivo de conduzir harmoni-camente a equipe de colaboradores doMadreCor.

O administrador de empresas,Maxwell Russo Navarro, assume ocargo de diretor administrativo e finan-ceiro. Na capital paulista, o profissio-nal atuava como executivo na empre-sa Centro Saneamento e Serviços -acionista majoritário do Hospital Ma-dreCor. O novo gestor tem expertisena área administrativa e currículo comMBA pela Fundação Getúlio Vargas,com especialidade em Gestão Finan-ceira, Controladoria e Auditoria - GFCA.

Experiência

O médico, José Cortes Nei Ma-rinho, é o novo diretor técnico. Com

a experiência de 30 anos no merca-do, sendo 26 anos à frente da admi-nistração de grandes hospitaiscomo Blue Life e Hospital São Pau-lo da Universidade Federal de SãoPaulo/UNIFESP, e como gestor doGrupo Intermédica, o profissionaltraz na bagagem vivência tanto naárea administrativa, quanto na áreatécnica.

O médico, Vinícius Paulino, con-tinua na diretoria clínica. Há algumtempo no cargo, o diretor vê comótimos olhos as mudanças no Ma-dreCor. "É uma nova etapa, com re-estruturações importantes. No âm-bito da diretoria clínica, as nossasperspectivas são de melhoria nosprocessos, em busca sempre daqualidade e da atuação multidisci-plinar, mantendo o foco na humani-zação do atendimento", comenta.

O presidente do Hospital, Mar-celo Orpinelli, frisa que esse mo-mento dará um novo fôlego ao Ma-dreCor. "Nós vamos ampliar o pron-to-atendimento, repensar a gestão,já com diretrizes definidas. É umanova história que propomos escre-ver e a população de Uberlândia eregião só tem a ganhar, pois essetime de gestores tem alta capacita-ção técnica gerencial para colocarem prática toda essa transformaçãoproposta", finaliza.

Hospital e Maternidadetem nova direção

MADRECOR

Nova diretoria do MadreCor já está à frente do hospital

DIVULGAÇÃO

Uma pesquisa realizada pela Câ-mara de Dirigentes Lojistas de Uber-lândia (CDL) com os consumidores ecomerciantes revela que as vendas nocomércio para o Dia dos Namorados,comemorado no próximo dia 12 de ju-nho, devem aumentar até 5% nesteano, em comparação com o mesmoperíodo de 2013. Embora 86% dosentrevistados pretendam realizar algu-ma compra na data comemorativa;66% dos comerciantes não estimamcrescimento nas vendas na data es-pecial e, os 34% que esperam aumen-to nas vendas, acreditam que as mes-mas deverão crescer no máximo 5%.A data, hoje, já é a terceira em maiorfluxo do comércio, ficando atrás doNatal e Dia das Mães.

A pesquisa revela ainda que 23%dos consumidores almejem comprarroupas, seguido de um empate: 20%dos consumidores desejam comprarflores e outros 20% pretendem com-prar perfumes e cosméticos.

E quanto os apaixonados estão dis-postos a gastar? Um dos destaquesdesta data é a predisposição da maio-ria dos consumidores em adquirir bens.54% devem desembolsar de R$51,00a R$150, 00, sendo que 47% irão pa-gar suas compras à vista. Em contrapartida, 88% dos lojistas acredita queos pagamentos sejam realizados comcartão de crédito.

A pesquisa abordou a questão depromoções especiais para a data e 69%dos comerciantes afirmaram que rea-

lizarão promoções. A maioria dos lo-jistas (67%) distribuirá brindes para osclientes e o restante (33%) dará des-contos. No que diz respeito às promo-ções, 77% dos consumidores acredi-tam que as liquidações e promoçõesdo varejo serão fatores decisivos nascompras.

Horário do comércio

Em relação ao horário de funcio-namento do comércio, a pesquisa re-velou que na semana do Dia dos Na-morados (09/06 a 12/06), 53% doscomerciantes pretendem deixar suaslojas abertas após as 20 horas. Já nadata comemorativa (12), a intenção éabrir as lojas até as 20 horas.

Comércio estima crescimento de 5% nas vendasDIA DOS NAMORADOS

Page 6: Gazeta uberlandia 490 site
Page 7: Gazeta uberlandia 490 site

07 04 a 10/06/2014SOCIAL

O publicitário Antônio Freitas e o empresário Flávio Foureaux, durantevisita aos estúdios da TV Integração (Rede Globo), na foto com aapresentadora do MGTV 1ª edição, a jornalista Fernanda Vieira.

Ronaldo Fernandes, Paulo Maurício e Wagner Costa do Sindicato daHabitação de Uberlândia (Secovi) durante o 10º Feirão Caixa da CasaPrópria, que ofereceu 4,5 mil imóveis ao mercado e movimentou maisde 454 milhões de reais.

Decoradores,arquitetose demaisprofissionais daárea durante olançamento daCampanha 2014do Núcleo deRelacionamento,De Ponto à Ponta,que aconteceu norestaurante daRoça e promoveua interaçãodo setor deconstrução.

A jornalistaÂngela Piqui, quereside na Bélgica

há nove anos,recebeu a visita

do produtor ruralde Tupaciguara(MG), RobertoFaria Costa. O

click foi feito noParque das Floresna Holanda, com

a filha Ana Karla ea esposa ÉrikaOliveira Costa.

A competente e bela jornalista Amanda Célio comemora aniversário nesta quarta-feira, dia 4. Na quinta,dia 5, é a vez do fotógrafo Mauro Marques, dia 6 do vereador Vilmar Resende, dia 7 da jornalista MarliSpini, dia 8 da cerimonialista e empresária Janaína Guimarães, dia 9, do jornalista Ademir Reis (45,segundo ele) e da também jornalista Hismênia Keller. Desejamos felicidades e muito sucesso a eles.

Page 8: Gazeta uberlandia 490 site

08 04 a 10/06/2014SEGURANÇA

Mais Crédito para aAgricultura e a PecuáriaNa semana passada, meu go-

verno lançou o Plano Agrícola ePecuário para a safra 2014/2015. São R$ 156,1 bilhões parafinanciar a nossa produção agrí-cola e pecuária, quase 15% amais que na safra passada. Éum investimento do tamanho doagronegócio brasileiro. A cadaano temos ampliado os recur-sos para o setor. O total de cré-dito a ser liberado nesta próxi-ma safra é 10 vezes o montan-te oferecido na safra 2001/2002. Trata-se de um grandevolume de recursos, e com ta-xas de juros muito atrativas. Nasafra 2001/2002, os juros vari-avam de 8,75% a 10,75% aoano. Hoje, estão praticamentepela metade, entre 4% e 6,5%.

Quero reafirmar o que tenho ditoem todas as safras: não faltarácrédito para os nossos produto-res. Se todo o crédito previstofor utilizado, vamos oferecermais recursos.

Por muito tempo, não houve noBrasil uma política específicapara o médio produtor rural.Mudamos essa história: desdea safra 2010/2011, existem con-dições diferenciadas de créditopara os médios agricultores emédios pecuaristas. Na safraque começará em julho, esta-mos oferecendo, para esse seg-mento, R$ 16,7 bilhões em cré-dito. São 26,5% a mais do quena safra passada, com juros de5,5% ao ano, praticamente ne-gativos.

Este Plano traz também novida-des para a pecuária. Uma delasé que passaremos a financiar aaquisição de animais para engor-da em confinamento, linha quese soma à já existente e que fi-nancia a aquisição e retenção dematrizes, o que evita o abate pre-coce. Com isso, atendemos rei-vindicações dos pecuaristas,porque este plano, como todosos outros que implantamos, éfruto do diálogo com os produ-tores e os criadores. As deman-das do setor chegaram até onosso governo - e todas foramcontempladas.

Outro fato a destacar é que reati-vamos o Moderfrota, programado BNDES que oferece créditobarato para a compra de máqui-nas novas. Somado ao PSI Ru-ral, que é o Programa de Susten-tação do Investimento, serão R$8 bilhões para aquisição de co-lheitadeiras e tratores modernos.Outra iniciativa para estimular ouso de novas tecnologias é o for-talecimento do Inovagro. Agorahá R$ 1,7 bilhão para financiar aagricultura de precisão, o culti-vo protegido de hortifrutigranjei-ros, e a automação da avicultu-ra, da suinocultura e da pecuá-ria leiteira. Isso é importante para

evitar perdas e melhorar aindamais a produtividade da nossaagropecuária.

O governo tem apoiado igual-mente a melhoria das condiçõesde armazenamento e escoamen-to das safras. A exemplo do queaconteceu no ano passado, va-mos ter R$ 5 bilhões para finan-ciar a construção e a ampliaçãode armazéns privados, com ju-ros de 4% a 5% ao ano. Quantoao escoamento da safra, esta-mos agindo em várias frentes:investimos na duplicação e mo-dernização de rodovias, na cons-trução de ferrovias, na melhoriade nossas hidrovias, na moder-nização dos portos. Ainda nasemana passada, inaugurei otrecho da Ferrovia Norte-Sul quevai de Anápolis, em Goiás, a Pal-mas no Tocantins, completandoos 1.560 quilômetros de ferro-via entre Anápolis e Açailândia,no Maranhão - uma obra que vailevar a produção do Centro-Oes-te aos portos do Norte e queesperou 27 anos para ser con-cluída. Graças a um bem traça-do planejamento logístico, con-seguimos, neste ano, evitar aslongas filas de acesso ao portode Santos, o que tem impactosimportantes sobre a exportaçãode nossa produção agrícola.

Aumentamos também o limitede crédito de R$ 1 milhão paraR$ 2 milhões, por agricultor, parafinanciar práticas sustentáveisde produção, no Programa ABC,que é a Agricultura de BaixoCarbono. Entre essas práticas,por exemplo, estão o plantio di-reto na palha, a recuperação depastagens degradadas, a inte-gração lavoura-pecuária-flores-ta e o tratamento de resíduosanimais. Nosso objetivo é que,além de liderar a produção devárias culturas, nos tornemostambém o país produtor quemais respeita o meio ambiente.

Nossa agricultura e nossa pecu-ária são exemplos internacio-nais de sucesso. Somos líderesmundiais na produção e expor-tação de café, açúcar e suco delaranja. Somos também os mai-ores exportadores de soja, car-ne bovina e carne de frango.

Em 12 anos, enquanto a produ-ção agrícola aumentou 97,5%, aárea plantada cresceu apenas43%. Isso mostra que estamosconseguindo produzir mais emuma mesma área, o que aumen-ta a nossa competitividade eajuda a preservar nossos recur-sos naturais.

Temos muitos motivos para nosorgulharmos de nosso agrone-gócio. Já que estamos em cli-ma de Copa do Mundo, digocom tranquilidade: o Brasil é"show de bola" em produtivida-de agrícola.

COLABORE COM ESTA COLUNA - ENVIE PERGUNTAS PARAA PRESIDENTE DILMA - [email protected].

MAIS INFORMAÇÕES - Secretaria de Imprensada Presidência da República - Departamento de

Relacionamento com a Mídia Regional (61) 3411-1370/1601

Uma nova turma do Curso Especi-al de Formação de Sargentos (CEFS),da 9ª RPM, formou-se na quinta-feirapassada, dia 29, em solenidade noCenter Convention, quando 12 polici-ais militares receberam suas novasdivisas de Sargento. O CEFS teve du-ração de três meses, com o objetivode atender à demanda institucionalpara promoção e formação dos gradu-ados por meio do desenvolvimento decompetências para o desempenho dasatividades próprias da graduaçãocomo, por exemplo, o comando deguarnições.

Desenvolvido em período integral,o Curso contou com disciplinas teóri-cas e práticas, com vistas a aprimoraros conhecimentos destes Sargentospara as mais diversas ações decorren-tes da atividade policial militar. Entreeles destacam-se Legislação Especi-al, Chefia e Liderança, Direitos Huma-

9ª RPM realiza a formaturaNOVOS SARGENTOS

nos, Polícia Comunitária, Técnicas Po-liciais, Técnicas de Redação de Docu-mentos, Defesa Pessoal e outras. Estaé a primeira turma de 2014. No segun-

do semestre está prevista uma novaconvocação de outros Cabos em con-dições de realizar o CEFS para a con-quista de mais uma promoção.

DIVULGAÇÃO

om investimentos de R$ 3,6 mi-lhões, o governador Alberto Pin-to Coelho entregou, na sexta-

feira, DIA 30, na Cidade Administrati-va (sede do Governo de Minas), 90veículos para a Polícia Civil, benefici-ando 53 municípios. São70 Focus e 20 Sanderos,todos equipados para aatividade policial. Os veí-culos não são caracteriza-dos como viaturas, por-que se destinam a traba-lhos estratégicos, nosquais a presença do in-vestigador deve ser man-tida de forma velada.

"Esses carros vãoatender imediatamentemais de 50 municípios,mas o total de veículosadquiridos para as nossasforças policiais, em 2013e 2014, é de 3.283 paraatender Polícia Militar, Po-lícia Civil e Corpo de Bom-beiros. Estamos prepa-rando as nossas forçaspoliciais cada vez mais,aumentando os contin-gentes e qualificando-astambém com treinamen-

Governador Alberto PintoCoelho entrega veículos

POLÍCIA CIVIL

tos e ensinamentos permanentes parafazer face ao desafio da segurança pú-blica", destacou o governador.

Dos equipamentos entregues nes-ta sexta-feira, quatro novos veículosforam destinados para Uberlândia,

atendendo reivindicação do deputadoestadual Tenente Lúcio (PSB), com oobjetivo de reforçar o trabalho de de-partamentos como os de investigaçãode crimes contra o patrimônio, de ho-micídios e de investigação antidrogas.

Alberto Pinto Coelho visitou o interior do ônibus, que será a primeira delegacia móvel de Minas

Tenente Lúcio, João Leite, Sargento Rodrigues e Mário Henrique Caixa

GOVERNO DE MINAS

FOTO ALMG

Page 9: Gazeta uberlandia 490 site

09 04 a 10/06/2014ESPORTES

s treinos com bola começaramna semana passada para osjogadores de linha - os golei-

ros já haviam tido a oportunidade detestar a bola antes. E os trabalhoscontinuaram em Teresópolis, na Gran-ja Comary. Na primeira parte do tra-balho, o preparador físico Paulo Pai-xão dividiu os jogadores em três gru-pos. Quando Paixão dava o sinal, cadagrupo trocava passes com um "bobi-nho"; no segundo sinal, a hora era detrote leve em volta da quadra. Enquan-

Seleção afinada para Copaque começa semana que vem

MUNDIAL

to isso, Jefferson, Julio Cesar e Vic-tor realizavam um trabalho separada-mente com o preparador de goleirosCarlos Pracidelli. Após o aquecimen-to, os jogadores foram divididos emduas equipes, para o tradicional doistoques - realizado também no treinoda manhã, mas desta vez, os três go-leiros se revezavam. David Luiz, Thia-go Silva e Maxwell treinaram separa-damente na academia.

Em Goiânia, a Seleção Brasileiratreinou nesta segunda, dia 2, no Ser-

ra Dourada, o local do amistoso donesta terça contra o Panamá, tambémàs 16 horas. Assim como acontecerános dois amistosos - Panamá e Sér-via, este no dia 6 de junho (sexta-pró-xima) - e em todos os jogos da Copado Mundo, a delegação retorna parao Rio de Janeiro no mesmo dia, emvôos fretados - a saída de Goiânia, nodia 3 de junho, está prevista para as20h30, com chegada ao Tom Jobimàs 21h55 - do aeroporto, a delegaçãosegue para Teresópolis.

TOMAZ SILVA - AGENCIA BRASIL

músico do grupo Só Pra Con-trariar , Fernando Pires, apre-sentou na quinta-feira passa-

da, em evento realizado no 9º andardo Uberlândia Business Tower, o XVUber Futebol Clube, time do qual é oidealizador e presidente e que vai dis-putar no segundo semestre a Segun-da Divisão do Campeonato Mineiro. Enão só a equipe foi oficializada. Jun-tos, na mesa de apresentação, com-pareceram o treinador Júnior Baiano,o diretor de futebol Fernando Maria-no e o assistente técnico Maurinho,além do vice-presidente do XV Uber,o advogado Antônio Marcos e o pre-feito de Uberlândia em exercício, Pau-lo Vitiello Filho.

A idéia de entrar no futebol estána cabeça de Fernando Pires há umbom tempo. Tentou fazer parte da di-retoria do clube de coração, o Uber-lândia Esporte Clube, mas as partesnão se acertaram. A solução foi assu-mir a documentação do XV de Novem-bro, equipe filiada à Liga Uberlanden-dense de Futebol e também à Federa-ção Mineira de Futebol (FMF). O XVficou famoso no Triângulo Mineiro porrealizar clássicos na década de 80 com

XV UBER inicia preparativosSEGUNDONA

o Uberlândia pelo estadual, e agora éparceiro do novo clube da cidade.

"Pela tradição e respeito ao XV deNovembro, vamos deixar o XV nonome do Uber, que será o nome fanta-sia (Uber). Gostaria de agradecer à di-retoria do XV, aqui representada peloRenato Alves Pereira, que está acredi-tando nesse projeto, porque hoje es-tou realizando um sonho. Estar à fren-te da imprensa uberlandense dizendoque estou formando um time de fute-bol é a realização de um velho sonho",disse Fernando Pires na abertura daentrevista coletiva.

Júnior Baiano

No comando técnico da equipe estáuma figura bastante conhecida de todotorcedor brasileiro, o ex-zagueiro da se-leção Júnior Baiano. Antes de aceitar oconvite do Uber, o agora treinador fezestágios com profissionais experientes,como Vanderlei Luxemburgo, e assumiuo Santa Helena-GO por quatro meses,onde conseguiu a classificação da equi-pe no estadual de Goiás.

O Campeonato Mineiro da Segun-da Divisão de Profissionais, edição

2014 ainda não tem data para come-çar. Com a eleição na Federação Mi-neira (que estava sob intervenção) re-alizada na semana passada, tudo indi-ca que nos próximos dias será marca-do o arbitral da competição, que deve-rá contar com 17 clubes.

A intenção da comissão técnica doXV Uber é realizar uma pré-temporadade 50 dias nos campos poliesportivosda Futel e também no clube Caça ePesca de Uberlândia.

Castellar Neto é onovo presidente da FMF

Foi eleito por aclamação, na quin-ta-feira passada, dia 29 de maio, o novopresidente da Federação Mineira deFutebol, Dr. Castellar Guimarães Neto.A chapa única "Novos Tempos" con-corria o pleito sem oposição e foi re-conhecida solenemente como campeãpelos eleitores presentes na Assem-bleia. No dia seguinte, o juiz da 6º VaraCível de Belo Horizonte, Dr. Antônio dePádua, homologou a ata da AssembléiaEletiva da FMF e marcou para o próxi-mo dia 16 de junho a posse do presi-dente Castellar Neto.

Vitiello, Fernando Mariano, Fernando Pires, Júnior Baiano, Maurinho e Dr. Antônio Carlos

GARRA ESPORTE

Page 10: Gazeta uberlandia 490 site

FALTAM 5 DIAS!

VENDO FUSCA - 1300MODELO “FAFÁ DE BELÉM”

TRATAR: 9681-1791 - AGENOR SIMÃO

10 04 a 10/06/2014CULTURA

CAFÉ COM NEGÓCIOSNa semana passada, a Asso-

ciação dos Profissionais de Pro-paganda - APP Capítulo Uberlân-dia, recebeu em seu Encontro Se-manal, o publicitário Celso Venân-cio Teixeira Machado, atualmen-te à frente da Close Comunica-ção e Nós Projetos de Comuni-cação. Na ocasião, Celso apre-sentou alguns dos trabalhos de-senvolvidos para o mercado,

como o Almanaque, revista se-mestral que resgata a história daregião feita pela Nós. A próximaedição terá como tema central oMercado Municipal de Uberlân-dia que completa 70 anos. A edi-ção também contará com umaentrevista com Moacir Franco,que, apesar de ser natural deItuiutaba, iniciou sua carreira emUberlândia.

Enfim, estamos na contagem regressiva para a chegada da Fei-joada da APP. O evento acontecerá neste sábado, dia 7, a partir das12h, no Recanto dos Mineiros. A APP agradece os patrocinadoresdo evento, Esamc, Algar Mídia, TV Paranaíba e TV Integração, e osparceiros, To Be Propaganda, Sanfona Filmes e Batuki. Participedesse grande encontro, adquira seu convite na Vozzuca Cafés Es-peciais (Praça Rui Barbosa)

APP de site novo!O endereço www.appudi.

com.br recebeu cara nova. A Qui-pus reformulou o site que jáestá no ar. O conteúdo aindaestá em fase de finalização,mas o resultado no layout já dápara conferir no portal. O obje-tivo da reestruturação foi mo-dernizar a ferramenta e deixaro site acessível de todas as pla-taformas.

DamacenoA Damaceno Filmes e Eventos

conta com uma inovação na áreade produção, a Blackmagic 4k. Aempresa é a primeira produtora dacidade que possui essa marca dacâmera, que é uma das duas re-soluções da televisão de ultra-altadefinição. O termo refere-se à den-sidade total de pixels, 8.3 megapi-xels, que é 4 vezes maior que a dopadrão Full HD, 2.1 megapixels.

ESAMCShow de Bola! É um evento beneficente promovido pelosalunos do Curso de Comunicação Social (Disciplina de RP eEventos) e coordenado pelo Prof. Wanderly Frezza, queacontecerá na Faculdade ESAMC, nesta quinta-feira, dia 5,a partir das 18h30. O evento será aberto à comunidade, nopátio da faculdade e contará com atrações musicais,brincadeiras e excelente gastronomia. Participe! Todo recursoarrecadado será revertido para a Escolinha de Futsal do bairroJaraguá, para a compra de equipamentos esportivos e uniformes.

Em um mercado de festas cadavez mais exigente, as noivas por suavez buscam além de qualidade a no-vidade. A vedete de todos os casa-mentos sem dúvida remete a algoinovador, criativo e que ninguém nun-ca tenha visto. Para isso, a procurapelos profissionais que apostam emnovidades é grande.

Neste mercado aquecido, princi-palmente em maio que se caracteri-zou como o mês das noivas, nesteano houve 20% a mais de procura decasamentos do que no ano anterior.Isso significa que, a indústria do ca-samento nunca deixou de existir,pelo contrário, move quase 200 em-pregos indiretos para uma única fes-ta de casamento.

Hoje em dia, vários profissionaisapostam no diferencial. Seja na fo-tografia, como fotos Trash the Dress,fora do país ou até mesmo deWalking Dead, uma tendência ame-ricana que vem ganhando ares bra-

Departamento Municipal deÁgua e Esgoto (Dmae), atravésde sua gerência ambiental, res-

ponsável pelos programas EscolaÁgua Cidadã (Peac) e Buriti, está rea-lizando várias atividades nesta sema-na em que a autarquia dedicará às co-memorações ao Dia Mundial do MeioAmbiente, celebrado anualmente em5 de junho. A abertura oficial aconte-ceu na Praça Tubal Vilela na tarde dasegunda-feira passada, dia 02.

No estande do Dmae a apresen-tação da peça teatral "Gaia", interpre-tada pelo ator Luiz Humberto Garcia,é um dos eventos principais dentrodas comemorações. Com protago-nismo do palhaço Sapiens, o espe-táculo de cunho ecológico incentivaas crianças a refletirem sobre o pa-pel do Homem em sua relação des-trutiva com a natureza.

Parcerias

Outra maneira de simbolizar o res-peito do Dmae ao meio ambiente du-rante a Semana do Meio Ambiente foiuma parceria com o Instituto Estadualde Florestas (IEF), que doou mais de

sileiros. Já nas filmagens as noivasapostam em imagens que falam pelaemoção. Ou plaquinhas, tipo: "Lá vema noiva". Enfim, são inúmeros ositens utilizados para garantir a satis-fação da noiva. E para reunir todosesses profissionais e tendências domercado, a equipe do programa demaior sucesso na TV da região e re-gião, que tem como apresentadorae produtora a jornalista Eika Carilli, o"Top Noivas", promoverá pela quintavez, o evento "Chá de Noiva", ondeestarão concentradas mais de 25empresas que apresentarão umamostra em cada segmento. Este anoo encontro será realizado nesta quin-ta-feira, dia 5, no Espaço Pyth (Av.Anselmo Alves dos Santos em fren-te ao ginásio de esportes Sabiazi-nho), a partir das 19 horas. A entra-da serão dois quilos de alimentos nãoperecíveis, que serão destinados aCasa ONG, que cuida e acolhe 126crianças carentes.

A3 STUDIO FOTOGRAFIC

Chá de Noivas reúne setores de casamento

Espetáculo "Gaia" movimentouinicio das comemorações

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

54 mil mudas de 52 espécies nativaspara o Programa Buriti, que fará o seuplantio no próximo período chuvoso,visando à preservação e conservaçãodos mananciais da Bacia do Rio Ube-rabinha.

O coordenador da Agência Avan-çada do IEF Uberaba, Salvador da Sil-veira, salienta a importância dessaparceria para o desenvolvimento sus-tentável. "O IEF cumpre esta funçãono cenário ambiental do estado, dis-ponibilizando a sociedade e aos pro-dutores rurais vários programas dire-tamente ligados à conservação da bi-odiversidade".

Representantes do Instituto esta-rão no estande do Dmae, nos dias 02e 03 de junho, apresentando seus pro-gramas de fomento e doando mudasao público interessado.

No dia 05

Na quinta-feira, 5 de junho, Dmaee IEF realizarão, juntos, com a partici-pação de estudantes do ensino funda-mental, a limpeza do rio Araguari, emseu trecho de vazão reduzida, no Par-que Estadual do Pau Furado - unidade

de conservação de proteção integralque abriga importantes remanescen-tes do bioma cerrado -, localizado en-tre os municípios de Uberlândia e Ara-guari.

Leonardo Ogusuku, analista ambi-ental da Regional Triângulo do IEF, es-clarece que a atividade tem como metaa orientar os estudantes a darem des-tinação correta ao lixo e a respeitaremas áreas verdes e espaços públicos.

Para finalizar a semana, uma par-ceria entre Dmae e as secretarias mu-nicipais de Educação, Meio Ambien-te e Serviços Urbanos levará profes-sores do município a uma visita mo-nitorada à Estação de Tratamento deÁgua Bom Jardim, à Estação de Tra-tamento de Esgoto Uberabinha e aoAterro Sanitário.

O diretor geral do Dmae, OrlandoResende, ressalta a importância daparticipação do Dmae na Semana doMeio Ambiente. "O saneamento estáestreitamente ligado às questõesambientais. A degradação ambientalprejudica a qualidade e vazão dosrios e, por isso, temos um papel fun-damental na defesa do meio ambi-ente", finalizou.

DIVULGAÇÃO

Page 11: Gazeta uberlandia 490 site

11 04 a 10/06/2014CULTURA

m cima do salto com estiloé assim que começou o sti-letto dance, coreografiasunidas ao salto fino em umadança sensual inspiradas

nas divas do pop.A aula é um misto de jazz, hip hop

e música pop, e quem tiver interesseem melhorar a postura, sensualidadee até mesmo perder alguns centíme-tros a modalidade promete queimar600 calorias por aula/hora.

Uiara Cristina Ferreira, professo-ra de stiletto no Studio RG de Uber-lândia, conta que "a dança trabalha apostura da mulher em cima do saltono caso aprender ou reaprender a an-dar nele, colabora na definição de per-na, cintura e quadril. Stiletto é o nomedado ao salto fino utilizado na práticada dança".

Na hora da escolha do sapato ousandália conforto é fundamental. Omodelo mais adequado são os de sal-to com envergadura média e com fi-xação no colo do pé e também sandá-lias que possuem marcas próprias paraa dança. "No início, as alunas usamsalto mais baixo, tipo uns 5 a 7 cm.Mas, depois que encontram equilíbrioe ganham confiança em si mesmas,

Roberto Frejat, mais conhe-cido como Frejat, vocalistae um dos fundadores da ban-da Barão Vermelho, gênero

pop rock. Foi também o principal par-ceiro de Cazuza em composições, eserá atração no Center Shopping Fes-tival, com o show " O amor é quen-te", no dia 22 de junho, a partir da19h, no Center Convention, cujos in-gressos já se esgotaram.

Para os próximos shows do festi-val acontecerão as apresentações de

Stiletto Danceapostam nos de 10 até 17 cm", expli-ca a professora.

Eloíse Moreno Ribeiro, estudantede medicina veterinária, fala que jáapreciava o estivo da diva Beyoncé ese interessou aprender, "acredito quehoje em dia as mulheres estão perden-do um pouco a sensualidade e femini-lidade então, vim em busca disso".

Já Brenda Morgana Alves Veloso,estagiária administrativa, sempre es-teve no meio da dança, seu namora-do é professor de hip hop, e uma dasalunas dele mostrou o estilo e ele su-geriu a Brenda que fizesse, "e aí co-nheci o stiletto e estou adorando ébem sensual".

Assim, a dança foi inspirada nasperformances de cantoras e divascomo: Britney Spears, Rihana, LadyGaga, Anitta, Pussycat Dolls, e foi cria-do por nada mais, nada menos que DanaFoglia, professora na Broadway DanceCenter e coreógrafa da diva Beyoncé.Dessa maneira, surgiu a necessidadedas mulheres de se aprender a dançarno salto alto, para apresentações emclipes, shows e comerciais.

INFORMAÇÕES SOBRE O STILETTO:RG STUDIO: (34) 9269-5269

O SALTO ALTO NAS ACADEMIAS

Uiara Cristina professora da modalidade stiletto

FOTOS RG STUDIO

Alunas de stiletto COM SALTO em ensaio

festiva

l fes

tival Center Convention

recebe FREJAT

Luciana Mello no dia 17 de agosto eNando Reis no dia 26 de outubro. Asatrações acontecerão aos domingose serão exclusivos para os clientesque realizam suas compras no CenterShopping. O local do show será divi-dido em dois setores: o Platinum e oGold. Para garantir um par de ingres-sos no setor Platinum, basta acumu-lar R$600,00 em cupons fiscais. NoGold, o valor é de R$400,00 em cu-pons fiscais, para ter o seu par de in-gressos. A troca pode ser feita no

Concierge, que fica no Piso 1, em fren-te aos elevadores.

Para a troca de ingressos, valemos cupons fiscais com data a partir de23/06, até o dia do show ou enquantohouver disponibilidade de ingressos,que são limitados. Os cupons emitidosno dia seguinte a cada show passama contar para a próxima apresentação.Deste modo, sugere-se aos clientesque antecipem suas compras e junteas notas fiscais para garantir sua en-trada nos shows.

Page 12: Gazeta uberlandia 490 site

12 04 a 10/06/2014CIDADE

A Secretaria Municipal de Habi-tação, a Caixa Econômica Federal ea Construtora Emccamp entregaramna quinta-feira passada, dia 29 demaio, as chaves de mais 144 apar-tamentos à famílias contempladas noEmpreendimento Cidade Verde - Re-sidencial Mangabeira, dentro do pro-grama "Minha Casa Minha Vida", doGoverno Federal.

"É uma sensação boa ter a mora-dia própria. É um passo à frente", dis-se a futura moradora do residencialLudmila Jhennifer Teixeira Neves, aoreceber as chaves de seu apartamen-

Cidade Verde recebe novas famíliasto. O prefeito Gilmar Machado, pre-sente ao evento falou da importân-cia da parceria entre a Prefeitura,Caixa e a Emccamp, possibilitandoo acesso à casa própria a muitas fa-mílias. Gilmar destacou o "MinhaCasa Minha Vida", lembrando queteve a oportunidade quando deputa-do federal e na condição de vice-lí-der do Governo na Câmara, de parti-cipar da aprovação do programa, noCongresso Nacional. Manifestou ain-da sua alegria de hoje como prefeitoentregar agora apartamentos no Ci-dade Verde.

UPAGilmar Machado falou ainda aos

presentes do compromisso de seu go-verno de entregar moradias, oferecen-do infraestrutura aos futuros morado-res, citando a construção já em an-damento nas proximidades do Resi-dencial Mangabeira de uma Unidadede Pronto Atendimento (UPA) e deuma área de lazer já pronta, o ParqueLinear do Córrego do Óleo.

O superintendente da Caixa Eco-nômica Federal, Clayton Rosa Carnei-ro, enfatizou que através de subsídi-

os do Governo Federal e da Prefeitu-ra foi possível dar oportunidade deofertar um imóvel a um preço aces-sível a estas famílias, em condiçõesabaixo do preço de mercado. O se-cretário de Habitação, Delfino Rodri-gues expressou sua alegria em es-tar presente num dia tão especial navida das famílias beneficiadas, rea-firmando o compromisso da Prefei-tura em continuar acompanhando eatendendo as necessidades dos no-vos moradores.

MAIS APARTAMENTOSTambém na sexta-feira passada, dia 30 de maio, foram entregues

as chaves de mais 144 apartamentos do Residencial Mangabeira (Ci-dade Verde II) e no sábado, dia 31, outras 144 famílias receberam suaschaves. As solenidades aconteceram na Rua Rio Tibre, 351, CidadeVerde II, no Bairro Mansour. Ao todo, o empreendimento Cidade Verde(I e II) possui 2.464 apartamentos. Foram entregues até o momento2.336, sendo este o último lote de entregas da Construtora Emccamp.

Novas unidades habitacionais do Cidade Verde entregues na semana passada

Secretário Delfino e prefeito Gilmar Machado, com gerente de Caixa e mutuária na entrega

FOTOS ARAÍPEDES LUZ