gazeta do santa cÂndida janeiro 2017

12

Upload: adilson-moreira

Post on 22-Feb-2017

178 views

Category:

News & Politics


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: GAZETA DO SANTA CÂNDIDA JANEIRO 2017
Page 2: GAZETA DO SANTA CÂNDIDA JANEIRO 2017

2

ESCRITÓRIO CONTÁBILJC – ONLINE ASSESSORIA.

- ABERTURA DE EMPRESA - CONTABILIDADE E FISCAL- FOLHA DE PAGAMENTO– RH - CONTABILIDADE RURAL

- IMPOSTOS - ENCERRAMENTO DE EMPRESAEstamos atendendo

NAS CIDADES DE ADRIANÓPOLIS, MORRETES E CURITIBA

A.R. ASSESSORIA E CONSULTORIA EMPRESARIALRua Marcos Malucelli, 754 - Estrada da América - Fone 41 3416.3175

41 8507.5738 - Email: [email protected] ONLINE ASSESSORIA CONTÁBIL: Rua João Reboli, 215

Santa Cândida – Curitiba - Fone: 3019-3369Falar com Claudio ou Joceli www.jconlineassessoria.com.br

O prefeito Rafael Greca visitou osconjuntos residenciais Aroeiras eImbuias, depois de visitar as obrasda Unidade de Saúde da região. Elefoi recebido com muita alegria edescontração pela população. “Es-tava ansioso para conhecer este lo-cal e ver de perto as necessidadesdos moradores. Neste local apenasjogaram uma grande população e

Prefeito Rafael Greca visita conjuntosresidenciais da nossa região

abandonaram sem preocupação deconstruir equipamentos públicos”,disse o prefeito.

Ivan Tavares, presidente da Asso-ciação dos Moradores (AMAI) deuas boas vindas ao prefeito, técnicos eassessores que acompanhavam o pre-feito. “ Ficamos muito contente comesta preocupação do prefeito. Somosmais de 5 mil pessoas morando sem

infraestruturas básicas e a vinda doprefeito reacende nossas esperançade que as nossas reivindicações comoo Armazém da Família, creche e es-cola, abertura de ruas, mais uma li-nha de ônibus, serão atendidas, alémde outras necessidades’’.

Este conjunto coloca-se entre os75 municípios menores do Paraná quenão atingiram este número de popu-

lação e destaca-se entre um dos 7menores bairros da Capital. RafaelGreca falou para seus assessores es-tudarem a possibilidade de fazer umparque na divisa do município de Al-mirante Tamandaré e conjuntoshabitacionais, e uma linha de ônibusque entrará no conjunto cominterligação entre os terminaisBarreirinha e Santa Cândida.

Pesquisa recente da pesquisadora eprofessora de Geografia Agrária da USP,Larissa Bombardi, sobre o alto índice deagrotóxicos que consumimos no Brasile os reflexos para a saúde espantam.Mortes por intoxicação e suicídio sãoalguns dos casos citados pela especialistaem seu trabalho mais recente, queresultará no livro Geografia Sobre o Usode Agrotóxicos no Brasil.

O estudo, em fase de finalização,reúne os dados sobre os venenosagrícolas em uma sequência cartográficaque dá dimensão complexa a umproblema pouco debatido no país. Sãomais de 60 mapas entre os anos de 2007a 2014. O Brasil é o campeão mundialno uso de agrotóxicos, posto, até adécada passada, ocupado pelos EUA.

“O glifosato, herbicida mais vendidono Brasil, e causador de câncer é 5 mil

BRASIL TEM 5 MIL VEZES MAIS AGROTÓXICONA ÁGUA DO QUE PAÍSES EUROPEUS

vezes maior na água potável por aqui doque na União Européia. Inclusive emalgumas praças e parques públicos, ele éutilizado para capinar. Há muitasprefeituras utilizando também à beira daestrada. Por que é seguro aqui e não é láfora? 30% dos agrotóxicos que sãousados no Brasil são proibidos na UniãoEuropéia”, alerta ela sobre apermissividade brasileira em relação aoutros países.

Projeto de Lei em São PauloO cenário é realmente desesperador,

contudo, alguns sinais de mudançacomeçam a aparecer. A Câmara dosVereadores de São Paulo aprovou, naúltima semana, o PL 891/2013, que proíbeo uso de agrotóxicos que contenham emsua composição 20 tipos diferentes deprincípios ativos. Entre os elementosvetados, está o glifosato.

Diretor: Adilson da Costa Moreira - Fones 9894-1462 e 3328-0176Dep. comercial: Sharon Simão Zunino

Rua Guilherme Ihlenfelt, 765 - Apartamento 4 - Tingui - CuritibaE-mail: [email protected] Tiragem: 10.000 exemplares

www.gazetasantacandida.com.br / www.gazetasantacandida.blogspot.comAs matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do jornal.

EXPEDIENTE

Cuidadora

de idosos

com experiência de 17

anos, com referências.

Telefones (41) 9980.3530 e 3328.0176

Page 3: GAZETA DO SANTA CÂNDIDA JANEIRO 2017

3

O secretário de Estado da Agricul-tura e Abastecimento, NorbertoOrtigara, anunciou nesta sexta-feira (27)o reinício do programa Leite das Cri-anças para 2017, que começa a ser dis-tribuído na quarta-feira (1º). O contra-to já foi assinado com 41 usinas forne-cedoras, após a liberação de R$ 91milhões do orçamento do Estado.

Os recursos vão financiar a comprade 44 milhões de litros de leite, que vãoatender 129 mil crianças, por meio de1.314 escolas estaduais, que serão ospontos de entrega.

Ortigara ressaltou a importância doprograma para reforçar a alimentaçãodas crianças, contra a desnutrição in-fantil. E também os benefícios que trazpara a pecuária leiteira do Estado, ondeos pequenos e médios laticínios sãobeneficiados com a compra pública.

Lembrou que esse programa repre-senta uma das ações de proteção soci-al do Governo do Paraná, que atua tam-bém em outras frentes como o comba-te à pobreza por meio decomplementação do Bolsa Família,isenção ou redução no custo de ener-gia para pessoas carentes, habitaçãopopular e regularização fundiária emáreas com pessoas mais carentes, en-tre outras ações.

Mas o programa também ajuda nodesenvolvimento da pecuária leiteira,

SECRETÁRIA DA AGRICULTURA ANUNCIAREINICIO DO PROGRAMA LEITE DAS CRIANÇAS

atividade que está crescendo no Sul doBrasil, onde o setor vem se destacandono avanço da produtividade e da quali-dade. Se continuar os investimentos noleite, o Brasil poderá sair da condiçãode importador para exportador de lei-te, disse.

Para Eduardo Grochowicz, repre-sentante do Laticínios Carambeí, umdos fornecedores que assinou o con-trato, o programa Leite das Criançasbeneficia o produtor à medida que re-presenta um grande balizador de pre-

ços. Também beneficia os laticínios queconseguem programar as entregas ecom isso podem planejar melhor a ati-vidade. Os preços praticados no pro-grama seguem o preço-referência defi-nido pelo Conseleite-PR.

LEITE DAS CRIANÇAS

O Programa é conduzido pelo De-partamento de Segurança Alimentar eNutricional (Desan), da Secretaria es-tadual da Agricultura. Entre seus prin-cipais objetivos estão a contribuiçãocom a redução da desnutrição infantilde crianças em situações devulnerabilidade.

As crianças cadastradas recebem umleite pasteurizado integral com a adiçãode vitaminas A e D, ferro e zinco na suacomposição, por dia. Embora a entre-ga seja feita de duas a três vezes porsemana, a família recebe o número de

litros de leite correspondente a todosos dias da semana.

O programa impulsiona o desenvol-vimento da cadeia produtiva do leite noParaná, sobretudo na melhoria da qua-lidade da matéria-prima dos produto-res da agricultura familiar. Para o coor-denador do Leite das Crianças,Massaru Sugai, ele melhora as condi-ções da produção industrial das usinascontratadas, do ponto de vista higiêni-co e sanitário. “Está previsto em con-trato que a usina deverá investir na as-sistência técnica dos seus fornecedoresdo leite, de acordo com as regras dequalidade já previstas”, disse Sugai.

O programa Leite das Crianças pro-move, ainda, o envolvimento de outrassecretarias de Estado, como a Saúde,Educação e Família, cada uma com asua atribuição específica, visando a pro-moção social, educacional e de saúdejunto às famílias beneficiárias.

ANUNCIE

Page 4: GAZETA DO SANTA CÂNDIDA JANEIRO 2017

4

Incentivar o protagonismoinfantojuvenil e a proteção dos direitosde crianças e adolescentes de famíliasem situação de vulnerabilidade socialé um dos objetivos da campanha daLegião da Boa Vontade: Criança Nota10 — Proteger a infância é acreditarno futuro!. Nesta edição, a iniciativaentregará, em todo o Brasil, mais de17 mil kits pedagógicos e 30 milconjuntos de uniforme.

Em Curitiba, no dia 03 de fevereiro,foram entregues cerca de 198 kits ascrianças atendidas pelo Centro deEducação Infantil José de Paiva Netto,no bairro Boqueirão. A campanhatambém ajuda os pais que, muitas

Escola de Educação Infantil em Curitibaentrega kits pedagógicos a atendidos

198 crianças receberam kit com material escolar e uniforme completo

vezes, não têm condições de arcar comos custos do material completo.

Os kits são compostos de acordocom a faixa etária dos estudantes econtém itens como: estojo, lápis preto ede cor, canetas, apontador, borrachas,tesoura, tubos de cola, tinta guache,cadernos, régua, mochila e uniformes,entre outros.

A você que colaborou, o nossosincero agradecimento!

Visite, apaixone-se e ajude a LBV!Em Curitiba, PR, o Centro de EducaçãoInfantil José de Paiva

Netto está localizado na Rua PadreEstanislau Trzebiatówski, 180 -Boqueirão - (41) 3386-8430.

Após ficar parada por mais de umano e meio, a construção da Unidadede Saúde do Jardim Aliança, no bairroSanta Cândida, segue em ritmosatisfatório. A retomada da obra foi umcompromisso assumido pelo prefeitoRafael Greca na campanha eleitoral.

O prefeito visitou a Regional BoaVista e apontou as principais deman-das para Região Norte de Curitiba. Umadelas é entregar os equipamentos pú-blicos que ainda não foram finalizados- como a Unidade de Saúde do JardimAliança e o Clube da Gente do BairroAlto - completos para o atendimento.Também é preciso finalizar o trecho emobras da Linha Verde Norte e oferecerserviços públicos de qualidade à popu-

lação ainda desassistida.Greca disse que sua presença nos

bairros vai regular a qualidade dos ser-viços municipais. “O prefeito tem queestar onde o povo está. Vamos colocara Prefeitura para funcionar”, disse, ecumpriu um roteiro de visita a obrasacompanhado da administradora daRegional Boa Vista, Janaína Gehr, dovice-prefeito e secretário municipal deObras Públicas e Infraestrutura, Eduar-do Pimentel; do presidente do Ippuc,Reginaldo Reinert, e dos vereadoresJairo Marcelino, Julieta Reis e MauroIgnácio. Tiveram presentes membrosda comissão de Saúde Jardim Aliança:Nena Melassa e esposo, José Cândi-do, Oscar Penteado e Adilson Moreira.

RAFAEL GRECA E VICE PREFEITOVISITAM OBRA DA US JARDIM ALIANÇA

Page 5: GAZETA DO SANTA CÂNDIDA JANEIRO 2017

5

9894.1462

A Associação dos Moradores dosConjuntos Aroeiras e Imbuias visitou aFundepar através do diretor VictorHugo e vereador Jairo Marcelino nomes de dezembro de 2016 para agilizara construção da Escola Estadual.

No mês de janeiro a visita foi àCOHAB através do diretor RafaelEnes, e na Regional Boa Vista, paraesclarecer as necessidades e informan-do os oficios protocolados com reivin-dicações dos moradores.

Janaína, sub prefeita da RegionalBoa Vista, disse que os técnicos da Pre-feitura estão trabalhando em váriasquestões de melhorias nos ConjuntosAroeiras e Imbuas, e duas das propos-ta apresentadas pela Associação dosMoradores AMAI estão sendo anali-

AMAI PROTOCOLA PEDIDOS DE MELHORA NOSCONJUNTOS HABITACIONAIS AROEIRAS E IMBUIAS

sadas, entre elas o Armazém da Famí-lia e nova linha de ônibus.

Foram protocolados os oficios deabertura de rua, limpeza e recolhi-mento de entulhos, areia para cancha,telefones públicos, Armazém da Fa-mília, lombadas, sinalização nas ruas,construção de creche, academia aoar livre e escolas.

Neste mês de fevereiro a AMAI dis-tribuiu um kit escolar para crianças queiniciam as aulas. ''Todo nosso trabalho évoluntários e buscamos contribuiçõesque repassamos para a comunidade semcusto algum, e o que conseguimos podenão atender a todos, mas, é o nosso es-forço junto aos colaboradores que tra-zem algumas melhorias para os nossosmoradores'' disse o presidente da AMAI.

Janaína, Ivan Tavares e Adilson da Costa Moreira

PAPELARIA COLORIR

LAN HOUSEXEROX - IMPRESSÃO COLORIDA

ENCADERNAÇÃO - PLASTIFICAÇÃOMATERIAL ESCOLAR E PRESENTES

SUPRIMENTOS DE INFORMÁTICA - ASSISTÊNCIA TÉCNICAEM COMPUTADORES E NOTEBOOK

FONE: (41) 3049.6615 - [email protected] FERNANDO DE NORONHA, 390 - LOJA 1 - SANTA CANDIDA

Page 6: GAZETA DO SANTA CÂNDIDA JANEIRO 2017

6

Richa anuncia reforço de mais2.736 soldados no contingente da PM

O governador Beto Richa anunciounesta terça-feira a incorporação de mais2.736 soldados da Polícia Militar doParaná, que irão atuar no Norte, Noroes-te, Oeste, nos Campos Gerais, em Curitibae Região Metropolitana e no Litoral. São2.169 policiais e 567 bombeiros militares.Todos concluíram o Curso de Formaçãode Soldados e os policiais já estão aptos àatuação ostensiva e preventiva.

“Temos a felicidade de anunciar essesnovos profissionais, que irão reforçar e for-talecer a segurança pública no Estado”,afirmou Richa em Londrina, na primeirada série de solenidades de formatura dosnovos soldados, que acontecem nesta se-mana. As outras solenidades de formaturade policiais ocorrerão em Maringá, Cas-cavel, Ponta Grossa e Curitiba.

O nome da turma de Londrina é “Pro-tetores do Norte do Paraná”. São 427 sol-dados (394 policiais e 33 bombeiros) quese incorporam ao 2.º Comando Regionalda PM, responsável por 89 municípios daregião. Na solenidade, com a presença davice-governadora Cida Borghetti, BetoRicha entregou troféu aos militares que sedestacaram no curso de formação. Elerecebeu uma placa das mãos do coman-dante do 2.º Comando Regional, tenente-coronel Marcos Antônio Wosny Borba.Muitos familiares saudaram os formandoscom faixas alusivas à conquista.

Richa também anunciou o envio paraLondrina, nos próximos dias, de 20 viatu-ras policiais locadas. “Os veículos irãoreforçar o atendimento em Londrina, en-quanto aguardamos a entrega das 1.100viaturas novas, que já estão em licitação eque serão distribuídas a todas as regiões,

a partir de critérios técnicos”, afirmou.“O significado destes anúncios é a espe-

rança da população em uma maior sensaçãode segurança”, afirmou o prefeito de Lon-drina, Marcelo Belinati. “É fato que hoje Lon-drina, assim como todo o país, passa porum problema serio na área de segurança.Essa medida vai amenizar e melhorar a sen-sação de segurança da população”, disse ele.

MAIS CONTRATAÇÕES - O gover-nador ressaltou a abertura de concursopara contratação de 50 profissionais dapolícia científica, dentre eles toxicologista,médicos legistas e dentista para os IMLs.“Além disso, há 40 delegados da PolíciaCivil concursados para serem chamados.Hoje temos delegados em todas ascomarcas. Com mais 40 profissionais po-deremos suprir uma ou outra deficiênciaque ainda existam”, disse o governador.

MAIS AÇÕES – Os investimentos emsegurança, afirmou Richa, incluem maisações, dentro do Paraná Seguro, o únicoprograma de investimentos em segurançapública já executado pelo Estado. Mais de10,8 mil profissionais da segurança públi-ca foram contratados desde o início dogoverno, em 2011. “A maior contrataçãode profissionais para a segurança foi feitaneste governo”, disse ele.

Também já foram adquiridas e estãoem operação 1.200 novas viaturas e, nospróximos meses, serão entregues mais

1.100 veículos. Além disso, o Governo doEstado alugou 250 viaturas para opatrulhamento em Curitiba e Região Me-tropolitana, além de reforçar a OperaçãoVerão. “Também entregamos novas armase munições às forças policiais, entre elascerca de 900 pistolas da marca Glock e,em breve, faremos a entrega de armas delongo alcance, além dos coletes balísticos,que são entregues assim que recebemosdos fornecedores.O Estado comprou8 mil coletesbalísticos.

As ações inclu-em, ainda, comprade equipamentos,investimentos eminteligência e a re-alização sistemáticade operações paraprisão de trafican-tes e combate àsdrogas.

CAPILARIDADE– Para o secretárioda Segurança Pública e Administração Pe-nitenciária, Wagner Mesquita, o reforço depessoal e de estrutura é significativo.“Mais efetivo sendo aplicado nas ruas, maisviaturas e armas trazem capilaridade mai-or, uma presença maior da polícia que vaireverter na diminuição dos índices decriminalidade”, disse ele. “A presença,

principalmente do policiamento preventi-vo e ostensivo, traz reflexos imediatos naredução dos índices”, afirmou.

“Este reforço representa mais seguran-ça e confiança que a sociedade pode depo-sitar na Polícia Militar do Paraná, que commelhores condições, tanto qualitativa comoquantitativa, assume o compromisso e a res-ponsabilidade de ampliar os níveis de segu-rança e garantir a ordem pública”, declarou

o comandante-geral da PM, coronel Mau-rício Tortato.

No Norte, segundo o comandante do2º Comando Regional, todos os 89 muni-cípios receberão algum nível de reforço,seja diretamente, com a locação dos novospoliciais, ou através de remanejamento. “EmLondrina, por exemplo, o reforço está naordem de 140 policiais militares”, disse ele.

Contador: Sandro da Silva

Constituição e Encerramentode Empresas

Imposto de RendaAssessoria Contábil, Empresarial,

Financeira, RH

Tel: 3357-3601, Celular 8462-3354 - 99105354Rua I lda C. Manasczuk, 4444 - Jd Al iança - Santa Cândida

Page 7: GAZETA DO SANTA CÂNDIDA JANEIRO 2017

7

ABAETÉ – Palavra originária doTupy que significa “ Homem bom, ver-dadeiro, de palavra, honrado”, atravésda junção dos termos abá( ‘’homem’’)e eté (‘’verdadeiro’’) Originalmenteformado como um conjunto da antigaCOHAB, de casas populares, tornou-se um espaço à parte no bairro da BoaVista, que hoje possui vida própria ecom todos os benefícios urbanos comocomércio, escolas, igrejas, transporte eatendimento à saúde.

Esta região não há muito tempo erapraticamente ’mato’, conforme dito pormoradores antigos. Podia-se pescar nosmuitos córregos que por aqui passam,visto que é uma região alta, portantopouco poluída, mesmo hoje em dia.

Aqui ainda se preserva a boa convi-vência entre vizinhos, quando se dizbom dia, boa tarde, boa noite, ao con-trário de quem mora no centro deCuritiba e não conhece sequer o vizi-nho do apartamento ao lado.

A comunidade abaeteense, morado-res fundaram a Associação Mãos Ami-gas, ( AMAI) que tem endereço namercearia e bar da Sandra e do Alceu,onde a cada natal se realiza uma con-fraternização onde todos são bem-vin-

CONJUNTO RESIDENCIAL ABAETÉUM POUCO DE SUA HISTÓRIA

dos, com doações de presentes para ascrianças e não só, participando quemquiser como voluntário e proporcionan-do uma festa com o apoio dos bombei-ros, polícia militar e vizinhança.

O ano 2016 nem a chuva atrapalhou,como comprova a presença maciça davizinhança, com carreata contando como Papai Noel, os motoqueiros efrequentadores em geral do bar do Alceue familiares, com a criançada se divertin-do muito, tudo bem organizado e seguro.

Na próxima edição deste jornal o as-sunto será sobre os pescadores doAbaeté com suas “estórias”, pesqueirosfavoritos, tamanho dos peixes... Tudocontado sem muito exagero, mas muitamentira, pois será tudo coletado nosbotecos da região.

Quem puder colaborar com o resgateda história do Abaeté enviando fotos an-tigas ou qualquer lembrança, oral ou es-crita, pode entrar em contato com a re-dação pelo [email protected] que suas fo-tos e causos serão aqui publicados.

Obrigado, até a próxima.

Alfredo Maines Gomes ( colabora-

dor do Gazeta do Santa Cândida)

Page 8: GAZETA DO SANTA CÂNDIDA JANEIRO 2017

8

Page 9: GAZETA DO SANTA CÂNDIDA JANEIRO 2017

9

Page 10: GAZETA DO SANTA CÂNDIDA JANEIRO 2017

10

A capital ecológica do Brasiltem mais uma comemoração a fa-zer: além do orgulho doscuritibanos no transporte público,limpeza e organização da cidade,agora as Academias ao Ar Livre es-tão virando a nova onda doscuritibanos.

Curitiba possui cerca de 52 m²de área verdepor habitante,uma das maisaltas do país. AsAcademias vêmampliar as opções de lazer entrebosques, praças, campos de futebol,pistas de skate, churrasqueiras elagos que a cidade oferece aos mo-radores, proporcionando uma alter-nativa valiosa para a saúde e quali-dade de vida.

Hoje são 131 academias espa-lhadas em quase todos os bairrosda cidade. Em 2016 a empresaFavretto Painéis venceu a licita-ção da prefeitura para manter emperfeito funcionamento as acade-mias que estavam sem manuten-ção. Depois de um ano de traba-lho, todas estão em perfeitas con-dições de uso. Para pagar este in-vestimento, a Favretto lançou oproduto chamado Fit Board, quesão placas de 1,20 x 1,70 m paraanúncios de propaganda próximas

Academias ao Ar Livre são o novo sucesso de Curitibaàs academias. “O Fit Board estáse tornando um sucesso de ven-das por estar dentro do bairro, jun-to à comunidade, onde outramídia não consegue entrar comfacilidade”, afirma o gerente deMídias Especiais da Favretto,Junior Odppis.

Estes espaços são da comuni-dade, por issoos moradoresprecisam aju-dar a cuidar,preservar e

evitar a ação de vândalos que des-troem o patrimônio público queé de todos. Segundo Junior a“Favretto tem interesse em pegaro solo das academias para cuidar,sendo o piso para fazer drenageme limpeza e a roçada do mato, quehoje, neste contrato, está sob res-ponsabilidade da prefeitura”.

Há 40 anos no mercado aFavretto é referência no sul do paísem mídia exterior. Além das 250faces de Fit Board, possui mais de300 quadros de outdoor, mais de200 painéis iluminados, os chama-dos Top e Front light, além de es-tar presente nas rodovias de entra-da e saída de Curitiba através dosPainéis Rodoviários. Serviço:Favretto Painéis 3013-5753 [email protected].

Page 11: GAZETA DO SANTA CÂNDIDA JANEIRO 2017

11

A vaca e o boi no motelA vaca e o boi foram no motel, na hora depagar a conta o boi se deu conta quenãotinha dinheiro para pagar e perguntou paraa vaca:-Minha querida, vamos fazer umavaquinha?-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-A sogra em casaA sogra fala para o genro:-Eu vou ficar aqui nessa sua casa até vocêenjoar de mim.o genro responde:-Ah! Não vai ficar nem para o cafézinho?-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-Medico fofoqueiroO caipira entrou no consultório e meio semjeito foi falando:- Dotô, o negócio não sobe mais. Já tomeide tudo quanto foi chá de pranta mas nãosobe mais memo.- Vou te passar um medicamento que vaideixar você novo em folha. São cinquentacomprimidos, um por dia.- Mais dotô, eu sou um home simpris daroça, só sei conta inté deiz nos dedos emais nada.- Então você vai numapapelaria, compra um caderno decinquenta folhas.Cada folha um comprimido Quando ocaderno acabar vocâ já vai estar curado.A receita está aqui.- Brigado dotô. Vo angora memo compra otar caderno.E logo que saiu do prédio avistou de fatouma papelaria ali perto.Entrou, a moça veio atender.- Eu precisava de um caderno decinquenta foias.- Brochura?- Médico fio da puta. Já andou espaiandomeu pobrema por aí ...-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-Jo Joao

O homem, ao dar entrevista paraconseguir trabalho, responde à primeirapergunta:-Qual é o seu nome?O homem responde:-Jo-Jo-João S-Silva-O senhor é gago?-Não. Gago era meu pai. E o cara docartório, um filho da puta.-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-No hospício, o doido, sentado numbanquinho, segura uma vara de pescarmergulhada num balde de água. O médicopassa e pegunta:- O que você está pescando?- Otários, doutor.- Já pegou algum?- O senhor é o quinto!-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-O ziper abertoA secretária notou que o chefe estava como zíper aberto, no meio de uma reunião dediretoria. Tenta avisá-lo, sem chamaratenção das outras pessoas ali presentes:- Doutor... O senhor esqueceu a porta dasua garagem aberta!Ele entende, fecha rapidamente o zíper efala no ouvido dela:- Por acaso a senhora viu o meu bmwvermelho?E a secretária, rindo:- Não, senhor! Tudo o que vi foi umfusquinha desbotado, com os dois pneusdianteiros murchos!

Teste para descobrir a melhor políciado mundo: Quem capturasse um coelhomais rápido dentro de uma florestaganharia.A primeira equipe a tentar foi da CIA.Entrou na floresta cheia de equipamentosde visão a laser e os mais avançadosrastreadores. O coelho foi solto e depoisde vinte minutos os policiais norte-americanos voltaram com o coelho.A segunda a ser testada foi a equipe daKGB com equipamentos de guerra,sensores de movimentos e roupascamufladas. A equipe se embrenhou nomato, o coelho foi solto depois de quinzeminutos os russos voltaram com o coelho.Todos achavam impossível alguém sermais rápido.Ate que os terceiros a fazerem o testeforam policiais brasileiros. Chegaram comuma veraneio velha, armas obsoletas, e ocoelho foi solto. Depois de cinco minutoseles voltaram. Os organizadores abriram aporta da veraneio e encontraram um porcoespinho amarrado, chorando e dizendo:- Eu juro, eu sou o coelho, eu juro.-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-Brasil X EUAUm brasileiro estava calmamente tomandoo café da manhã quando um norte-americano tí­pico, mascando chicletes,senta-se ao lado dele.

O brasileiro ignora o americano que, nãose conformando, começa a puxar conversa:- Você como esse pão inteirinho?- É claro - responde o brasileiro de malhumor.- Não, não, não. Nós comemos só o miolo,a casca nós vamos juntando numcontainer, depois processamos,transformamos em croissant e vendemospara o Brasil.O brasileiro ouve calado.- Você come essa geléia com pão? - insisteo americano.- É claro.-Não, não, não. Nóscomemos frutas frescas no café da manhã,jogamos todas as cascas, sementes ebagaços em containers, depoisprocessamos, transformamos em geléia evendemos para o Brasil.O brasileiro já de saco cheio diz:- E o que vocês fazem com as camisinhasdepois de usadas?- Jogamos fora, claro!- Não. Não, não. Nós vamos guardandotudo em containers, processamos,transformamos em chicletes e vendemospara os Estados Unidos.-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-Conversando com o abajur?A mulher foi ao médico:- Doutor, o meu marido estácompletamente louco! Vira e mexe eleconversa com o abajur!- E o que ele diz?- Eu não sei!- Como não sabe? A senhora não disseque viu ele conversando com o abajur?- Não, eu não disse isso... eu disse apenasque ele conversa com o abajur.- Mas, então, como foi que a senhoradescobriu?- Foi o abajur que me contou!

Page 12: GAZETA DO SANTA CÂNDIDA JANEIRO 2017

12

A internet, hoje, nos auxilia em diversosaspectos do cotidiano. Compras,inscrições, reclamações e uma infinidadede serviços podem ser realizados noambiente online. Nesse conjunto decoisas, se destaca a forma de consumirinformações e divulgar produtos oumarcas. Muitas pessoas afirmam que ainternet revolucionou o campo e deixouobsoletos os demais meios decomunicação – pregam que ninguémmais tem tempo ou paciência de lerjornais ou revistas e o investimento empublicidade deve ser orientado àsplataformas digitais.

Será que é isso mesmo? Anunciarem jornais e revistas ainda vale a pena?Publicações impressas continuam tendomais credibilidade e, geralmente, aindapautam os assuntos que diariamente,semanalmente ou mensalmente, acabamindo parar na internet. Em muitos casosos anúncios impressos ainda são bemvistos pelo público.

Um meio substitui o outroQuando surgiu a imprensa, muitos

disseram que o livro ia sumir. Quandosurgiu a televisão, decretaram o fim dorádio. Isso acontece até hoje epodemos ver que não faz muito sentido– o livro e o rádio estão aí para provarque cada meio tem a sua linguagemdistinta e por consequência, o seupúblico. A publicidade, então, seorganiza para usar as ferramentasadequadas a cada um deles.

Nenhum meio substitui outro. Cadameio tem sua utilidade. Para opublicitário, eles se complementam. Ojornal impresso e o digital, por exemplo,são complementares, cada um com ummodelo de informação adequado aomomento do leitor.

Em países emergentes como oBrasil, percebe-se até um aumento da

Anunciar em jornais de bairrosainda é um bom negócio?

circulação de jornais, pois a populaçãocada vez mais tem acesso a esses bens,principalmente a impressos populares.

O leitor de jornais e revistas estámais preparado para ser“convencido”

Sim, o leitor de jornais e revistas estámais preparado para ser “convencido”das ideias que seu anúncio pretendevender. Isso porque esse leitor absorveconteúdos mais longos e argumentativos– ele é um leitor de fato e gosta de ler oimpresso pela manhã, em um momentode grande concentração e prazer.

Impressos ainda têm maiscredibilidade

Segundo estudos realizados todosos anos pelos mais diversos veículos, aprincipal característica do jornal ou darevista impressos é a credibilidade. É oque os tornam diferente dos demaismeios. Apesar de ser uma mídia cara, éimportante porque dá peso a umamarca e é lida por formadores deopinião.

Outro ponto importante que trazgrande vantagem a quem anuncia emimpressos é que esse meio apresentaconteúdos mais profundos, enquanto ainternet e as mídias eletrônicas em geralapresentam notícias mais superficiais.Ou seja, o leitor fixa mais o conteúdoque está no impresso.

Jornais de bairro – vantagensem anunciar

Pode acreditar – muitas pessoasainda não acessam a internetregularmente. Mas muitas dessaspessoas não teriam condições (oumesmo vontade) de comprar umimpresso. É aí que entra um veículomuito importante para os anunciantes:o jornal ou revista de bairro. O bomimpresso de bairro é de fácil manuseioe está sempre disponível na vizinhança.Anúncios em revistas e jornais de bairrobuscam atingir um público específico,da região do seu negócio. Visam afixação da marca e a venda deprodutos.

O mundo globalizado permite oacesso a praticamente tudo, mas, aomesmo tempo, as pessoas cada vezmais formam nichos. A personalizaçãoe o culto do que é regional se fortalecea cada dia. Portanto, os jornais erevistas de bairros são uma excelenteopção para divulgar empresas oumarcas. Além disso, oferecem um customuito menor do que os grandes veículosde massa.

A grande maioria dos jornais erevistas de bairro são gratuitos. Aaceitação, por isso, é de praticamente100%. Mas importante: o material sóserá plenamente aceito se tiver boaimpressão, bom conteúdo e,principalmente, agregar valor.

Edson Carlos Krug, idealizador daCria3. Possui certificações em Inboundmarketing e marketing digital, pelaResultados Digitais. Especialização emFacebook marketing. Mais de 20 anosde experiência no mercado decomunicação, publicidade, propagandae design. Atua como gestor demarketing digital e de conteúdo paraclientes da agência. Além disso é Co-Founder e Diretor de Marketing dastartup ByPrice.