gazeta do rio pardo 2662

30
São José do Rio Pardo 10 de agosto de 2013 Ano 105 R$ 2,00 2.662 Polícia desmantela quadrilha no Profast Parte de uma quadrilha envolvida em furtos e rou- bos, porte ilegal de armas e tráfico de drogas foi pre- sa na manhã do dia 7 de agosto, em um dos prédi- os do Profast, no bairro Carlos Cassucci, pela Polícia Militar. A prisão aconteceu pouco depois que uma das vítimas do roubo de um Fusca, ocorrido naquela ma- nhã na região do Sítio Novo, avisou a polícia e uma via- tura foi ao Profast atrás do carro. No local, além do car- ro, foram encontrados vá- rios objetos roubados nas úl- timas semanas no municí- pio e ainda drogas, armas e munições usadas em alguns assaltos. Página A-7 Teve início com o tradi- cional desfile de abertura, na manhã de sexta-feira, 9, a 75ª edição da Sema- na Euclidiana. O secretário de estado da Cultura, Mar- celo Mattos de Araújo, es- teve presente e classificou o evento como “maravilho- so”. Ele também participou da solenidade de abertura dos Ciclos de Estudos, à tarde, na Fábrica de Ex- pressão. Em visita a locais turísticos da cidade, falou sobre a verba da ponte e a reforma do museu. Pá- gina A-8 A cidade respira cultura: começou a 75ª Semana Euclidiana Construção de canil é meta para 2014 O prefeito João Batista Santurbano informou nesta quarta-feira, 7, que pretende incluir no orçamento de 2014 a construção de um novo canil municipal. Ele disse que a administração municipal anterior não havia destinado nada no orçamento deste ano para a área. Página A-5 NESTA EDIÇÃO Caderno D Conselho Tutelar divulga horários de testes para aprovados Página A-19 Dois carros bateram de frente causando a morte de dois homens na ma- drugada do último sába- do (3), na rodovia Abrão REPORTAGEM Jovem rio-pardense morre em acidente Assed, em Serra Azul (SP). Um dos que falece- ram era rio-pardense. Outras sete pessoas fica- ram feridas. Página A-7

Upload: gazeta-do-rio-pardo

Post on 12-Mar-2016

327 views

Category:

Documents


13 download

DESCRIPTION

Gazeta do Rio Pardo 2662

TRANSCRIPT

Page 1: Gazeta do Rio Pardo 2662

São José do Rio Pardo 10 de agosto de 2013 Ano 105 R$ 2,00 2.662

Polícia desmantela quadrilha no ProfastParte de uma quadrilha

envolvida em furtos e rou-bos, porte ilegal de armase tráfico de drogas foi pre-sa na manhã do dia 7 deagosto, em um dos prédi-os do Profast, no bairroCarlos Cassucci, pela PolíciaMilitar. A prisão aconteceupouco depois que uma dasvítimas do roubo de um

Fusca, ocorrido naquela ma-nhã na região do Sítio Novo,avisou a polícia e uma via-tura foi ao Profast atrás docarro. No local, além do car-ro, foram encontrados vá-rios objetos roubados nas úl-timas semanas no municí-pio e ainda drogas, armas emunições usadas em algunsassaltos. Página A-7

Teve início com o tradi-cional desfile de abertura,na manhã de sexta-feira,

9, a 75ª edição da Sema-na Euclidiana. O secretáriode estado da Cultura, Mar-

celo Mattos de Araújo, es-teve presente e classificouo evento como “maravilho-

so”. Ele também participouda solenidade de aberturados Ciclos de Estudos, à

tarde, na Fábrica de Ex-pressão. Em visita a locaisturísticos da cidade, falou

sobre a verba da ponte ea reforma do museu. Pá-gina A-8

A cidade respira cultura: começou a 75ª Semana Euclidiana

Construção de canil

é meta para 2014O prefeito João Batista Santurbano informou

nesta quarta-feira, 7, que pretende incluir noorçamento de 2014 a construção de um novocanil municipal. Ele disse que a administraçãomunicipal anterior não havia destinado nada noorçamento deste ano para a área. Página A-5

NESTA EDIÇÃO

Caderno D

Conselho

Tutelar divulga

horários de testes

para aprovadosPágina A-19

Dois carros bateram defrente causando a mortede dois homens na ma-drugada do último sába-do (3), na rodovia Abrão

REPORTAGEM

Jovem rio-pardense

morre em acidenteAssed, em Serra Azul(SP). Um dos que falece-ram era rio-pardense.Outras sete pessoas fica-ram feridas. Página A-7

Page 2: Gazeta do Rio Pardo 2662

A-2 - 10 de Agosto de 2013

GAZETA DO RIO PARDO é uma publicaçãosemanal de GAZETA DO RIO PARDO LTDA, editada à AvenidaOlinda Ralston, 411- Vila Formosa - Fone: (19) 3682-8879 - CEP13.720-000 - São José do Rio Pardo - SP.

Editor: Giselle Torres BiacoRedação: Giselle Torres Biaco e Eduardo EronColaboração: Fagner Nasser.Diagramação: Marco Antônio Cassucci.Departamento Comercial: Elisete PaduelliGAZETA na INTERNET:e-mail: [email protected]: [email protected]: [email protected]: [email protected]: [email protected]://www.gazetadoriopardo.com.br

CirculaçãoAguaí, Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Itobi, Mococa, SãoJosé do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, São João da BoaVista, Tapiratiba, Vargem Grande do Sul

Os artigos assinados não representam necessariamente aopinião do jornal e são de responsabilidade de seus autores.

A cidade respira ares euclidianosDe 9 a 15 de agosto, São José

do Rio Pardo vive o evento que éa expressão maior do movimentoeuclidiano na cidade: a Semana Eu-clidiana.

Nestes dias, o município fica di-ferente, respira ares, digamos,mais culturais. E o porquê de nãodizer, fica também mais alegre. Vi-sitantes, autoridades, estudiosos ea própria população se envolvem,cada qual à sua maneira, num mo-vimento que teve início há 101anos. Há mais de um século SãoJosé do Rio Pardo está ligada aEuclides da Cunha, à sua obra.

Dizer que o rio-pardense vive oeuclidianismo não é exagero. Atépara os mais distantes e alheios apresença de Euclides é visível, pal-pável: a Ponte, o Livro, a Cabana,o Mausoléu, a Casa Euclidiana.

Mais do que tudo isso, que é par-te do dia-a-dia do povo rio-parden-se, Euclides deixou ao município umlegado cultural imensurável. O livroOs Sertões, sua obra maior (em-bora as demais não sejam de me-nos grandeza), teve parte de suapoesia (porque o texto de Euclides,além de literatura, ciência e jorna-lismo, é, também, poesia) escritaàs margens do rio Pardo, que lheserviu como inspiração... “Que sau-dades de meu escritório de zinco esarrafos, da margem do rio Pardo!

Creio que se persistir nesta agitaçãoestéril não produzirei mais nada deduradouro”, escreveu ele a Francis-co Escobar.

Parece até que Euclides já sentiaque a cidade lhe agradeceria maistarde por ter estado aqui. Sim, por-que São José do Rio Pardo é reco-nhecida pelo seu euclidianismo, queapesar dos anos (longos anos!) ain-da se faz forte, sólido, presente.Àqueles que torcem o nariz para estemovimento (pasme, caro leitor, masisso existe), vale lembrar que o mu-nicípio não seria o mesmo sem Euc-lides da Cunha. São José do Rio Par-do seria uma cidade do interior pau-lista como outra qualquer. Mas nãoé. Nunca será. Ela é o que é porobra (e que obra!) e presença deEuclides Rodrigues Pimenta da Cu-nha.

Em sua 75ª edição, a Semana Eu-clidiana 2013 traz uma programaçãocom atividades para todos os públi-cos, tendo todas elas como fonteinspiradora o tema central, que é “OPensamento Euclidiano – Ontem eHoje”.

Nada mais adequado para os diasatuais. Aliás, redundante dizer sobrea atualidade de Euclides. Pessoas jádisseram isso muitas e muitas e mui-tas vezes. Redundante, mas nãodesnecessário. Assim, Gazeta doRio Pardo traz em seu Suplemen-

Dia dos PaisNuma época em que filhos se voltam contra pais e

que pais se voltam contra filhos, a equipe de Gazetado Rio Pardo deseja que este Dia dos Pais seja mar-cado por momentos de alegria, amizade, companhei-rismo, perdão, emoção. E que a família, seja ela for-mada com ou sem a figura do pai, mantenha-se unidapor laços de amor, porque é disso que o mundo preci-sa. Feliz Dia dos Pais!

Verba solicitadaO secretário de estado da Cultura, Marcelo Mattos,

foi levado pelo prefeito Santurbano ao Museu Euclidianonesta sexta-feira, 9. O prefeito, como é de seu feitio,voltou a pedir verbas para a cidade e, desta vez, parauma reforma no Museu. O secretário viu o prédio, osobjetos e materiais históricos expostos, e ficou de ana-lisar o pedido.

Novo endereço O Posto de Atendimento ao Empreendedor de São

José do Rio Pardo (PAE) está atendendo em novo en-dereço. Muito mais acessível, espaçoso, confortável eadequado às atividades. O Posto Sebrae está localiza-do à rua Rui Barbosa, 460 - Centro.

Villa da PazA Comunidade Deus Proverá realizará uma Celebra-

ção Eucarística de lançamento da pedra fundamentalda Villa da Paz, local que abrigará o Complexo Educaci-onal, o Centro de Evangelização, a Igreja Maria Mãe, aCasa de Retiro Marta e Maria, o Centro Administrativoe a Residência dos Funcionários. A missa será presididapelo Bispo Diocesano Dom David Dias Pimentel, em 15de agosto, às 9h, na rua Francisco Escobar (proximida-des da Nestlé).

CRC SPDelegados que representam o Conselho Regional de

Contabilidade no interior paulista participaram, na se-mana passada, de um encontro de integração e capa-citação promovido na capital pela entidade em São Paulo(SP). Atualmente, o CRC conta com 143 delegacias doestado de São Paulo. O município de São José do RioPardo foi representado pelo delegado Antonio Fernan-do Nogueira Fontão.

“In memoriam”A Semana Euclidiana deste ano vai homenagear Cíce-

ro Amorim Gallindo (Cyl Gallindo), que éjornalista, contista, poeta, cronista, sociólogo, nasceuem 28 de maio de 1935 em Buíque, e faleceu no dia 4de fevereiro em 2013, em João Pessoa.

Família de EuclidesEstão em São José do Rio Pardo, para a 75ª Semana

Euclidiana, alguns familiares de Euclides da Cunha: Ma-rilu, que é filha de Joel Bicalho Tostes (casado comuma neta de Euclides), o marido Carlos, a jovem Cami-la e a pequenina Maria Eduarda.

Rede CegonhaSão José do Rio Pardo será contemplada com seis

detectores fetais pelo governo Federal, ação que fazparte da implantação da Rede Cegonha no município.O detector tem como objetivo monitorar a frequênciacardíaca do feto.

Pontos cegosA Prefeitura trocou as lâmpadas queimadas na Peri-

metral, no trecho ligando a Usininha ao semáforo próxi-mo ao posto Maga, mas agora surgiram novos pontoscegos naquela mesma avenida. Para quem vem da pontepróxima ao bairro Paula Lima ao centro, em um trechode aproximadamente 400 ou 500 metros, a escuridão étotal. Quem vem de carro ainda tem o farol para ilumi-nar, mas e quem precisa fazer aquele percurso a pé? Operigo de assaltos ou coisas piores é enorme!

[email protected]

Ambiente político incerto e tensoDe nada adiantaram as conversas da presidente Dil-

ma Rousseff com os líderes dos partidos e nem a libe-ração de R$ 6 bilhões para pagamento de emendasparlamentares para apaziguar a base aliada no Con-gresso Nacional.

O PMDB decidiu enfrentar mais uma vez o Palácio doPlanalto, conseguindo fazer aprovar, na Comissão Es-pecial da Câmara, Proposta de Emenda Constitucionalque cria o Orçamento Impositivo. Impositivo porqueobriga o Executivo a pagar todas as emendas parla-mentares ao Orçamento da União. Hoje, cada um dos513 deputados e 81 senadores tem o direito de direcio-nar anualmente recursos de R$ 15 milhões para a exe-cução de pequenas obras e realização de serviços ematé 25 municípios, que constituem sua base eleitoral. Ogoverno vem usando a liberação de tais recursos comomoeda de troca para aprovação de projetos do seuinteresse. Portanto, a liberação de recursos das emen-das depende da boa vontade do Palácio do Planalto. OOrçamento Impositivo representa o fim da tradicionalpolítica ‘’é dando que se recebe‘’. A PEC agora irá àvotação no plenário, na sessão marcada para terça-feira.

A esperança da presidente Dilma Rousseff é que aPEC aprovada pelos deputados seja rejeitada pelo Se-

to Euclidiano 2013, nesta edição,artigos de euclidianos, professo-res, mestres, estudiosos da vidae da obra de Euclides da Cunha.Os textos abordam, em sua mai-oria, assuntos sobre a atualidadedo escritor.

Na capa do caderno especial, fa-tos da atualidade que autenticamfrases escritas por Euclides. Ne-las, a prova de que muito do Bra-sil de hoje resiste nas suas obras:a denúncia da exploração da natu-reza pelo homem, um “fazedor dedesertos”; a denúncia da valoriza-ção de profissionais estrangeirospelo Brasil, em detrimento dos pró-prios profissionais brasileiros; e,também, a denúncia de corrupção.

Não, caro leitor. A obra de Eucli-des não foi uma ficção e os fatosda atualidade não são uma meracoincidência. Imensurável a suaabrangência. Não se pode dizer queo assunto se esgota com o passardo tempo. Ainda há muito que es-tudar.

Com esta edição especial, Ga-zeta do Rio Pardo faz um convi-te para que a população rio-par-dense respire de modo mais inten-so, nesta semana, os ares euclidi-anos: a arte, a dança, a música, acultura em todos os seus aspec-tos. Uma boa semana (cheia decultura) a todos!

nado; caso isso não ocorra, o governo deverá recorrerao Supremo Tribunal Federal, já que considera essamedida inconstitucional.

A presidente Dilma tem também pela frente a possi-bilidade da derrubada, no Congresso Nacional, de vári-os vetos a projetos recentemente aprovados pelos de-putados e senadores. Esses vetos são consideradosessenciais pelo governo para manter a saúde das con-tas públicas.

Acontecendo a derrubada dos vetos, a presidenteDilma comunicou aos parlamentares que também re-correrá ao Supremo Tribunal Federal.

A rebelião da bancada aliada contra a presidente Dil-ma tem um alcance maior, já que foram anunciadas asseguintes votações: projeto que reduz de 39 para 25 onúmero de ministérios; proposta que garante passe li-vre a estudantes no transporte público em todo o paíse o projeto que destina para as áreas de educação esaúde os recursos dos royalties do petróleo.

Como se vê, está indo para o espaço o clima de “paze amor’’ com que tentou a presidente Dilma recomporsuas relações com os aliados na Câmara e no Senado.Ela tem declarado que os deputados e senadores que-rem aumentar os gastos do governo sem apontar asfontes dos recursos.

145 projetos anticorrupçãoAs ‘’ vozes das ruas’’ agendaram para 7 de setem-

bro uma mobilização nacional anticorrupção. É bemprovável que o movimento se estenda pelos dias se-guintes, para desespero dos governantes e da classepolítica.

Se os deputados e senadores se dispuserem mes-mo em irem ao encontro do anseio das ‘’vozes dasruas’’, é só desarquivar e votar os 145 projetos quetramitam na Câmara e no Senado estabelecendomedidas justamente contra a corrupção. Alguns delesestão na geladeira há mais de dez anos.

São propostas que buscam endurecer regras contrao nepotismo, tipificar crimes contra o erário e aumen-tar o controle sobre as organizações não governa-mentais, que recebem recursos da União.

Existem ainda recomendações de comissões parla-

mentares de inquérito, como a CPI dos Correios, queinvestigou o escândalo do mensalão. Dessa CPI sur-giu o PL 7.368/2006, que propõe a criação do SistemaNacional de Combate à Corrupção. Nem sequer foidesignado relator para este projeto.

A CPI das ONGs recomendou a criação de um Ca-dastro Nacional para o registro e o controle de organi-zações não governamentais. Tal proposta dorme nasgavetas do Senado. Está pronto para ser votado noPlenário da Câmara o polêmico projeto que altera oCódigo Penal estabelecendo pena de reclusão de doisa 12 anos para funcionários públicos condenados por

enriquecimento ilícito, além de multa. Está tambémparado no plenário projeto do então deputado PauloRenato de Souza (PSDB-SP), falecido, que cria o Tri-bunal Superior de Probidade Administrativa.

Mensalão volta ao julgamentoO Supremo Tribunal Federal começa na próxima quar-

ta-feira, dia 14, o exame dos recursos apresentadosno processo do mensalão, instaurado a pedido do Mi-nistério Público para apurar o esquema do pagamentode propina a parlamentares para que votassem a fa-vor de projetos de interesse do governo Luiz IgnácioLula da Silva, em 2006.

Os advogados dos 25 réus já condenados apresen-taram o chamado embargos de declaração, instrumentousado para contestar contradição, omissão ou obscuri-

dade do acórdão. Foi pedida desde a troca do relator-sob a alegação de que o ministro Joaquim Barbosa nãopoderia acumular a presidência do STF e a tarefa deanálise da ação até um novo julgamento.

Superados os embargos de declaração, os 11 minis-tros do Supremo vão ter de decidir se caberá o examede embargos infringentes, outro tipo de recurso quepode até anular condenações decididas na primeira fasedo julgamento, especialmente em casos de votaçãoapertada.

Os cubanos chegandoA meta do governo é contratar 15.460 médicos para

trabalhar em 3.551 municípios em todo país. Contu-do, apenas 938 brasileiros (6% da meta) se inscreve-ram no Programa Mais Médicos. O governo, entãodecidiu recrutar médicos no exterior, principalmentena Espanha, Portugal, Argentina e Cuba. Segundo oministro da Saúde, Alexandre Padilha, já existe nego-ciação para trazer 6 mil médicos de Cuba. As entida-

des que representam médicos em nosso país concor-dam com a vinda de profissionais do exterior desdeque haja vínculo empregatício correto e a reavaliaçãodo diploma. Tais entidades não aceitam que o governoadote o modelo da Venezuela e da Bolívia, com o pa-gamento pela contratação feito diretamente com ogoverno cubano, num claro desrespeito à cidadania dosmédicos cubanos.

Page 3: Gazeta do Rio Pardo 2662

10 de agosto de 2013 - A-3

EMPREENDIMENTO DE ALTONÍVEL E EXCELÊNCIA EM

CONSULTORIA E ASSESSORIA EMDOCUMENTOS CARTORÁRIOS

E IMOBILIÁRIOS.

Rua Treze de Maio, 95 – Centro – SãoJosé do Rio Pardo - SP

E M B R E V E

Câmara faz sessão ordinária pós-recessoDurante expediente livre, vereadora criticou matéria veiculada em um jornal local

EM DIA COM O LEGISLATIVORequerimentosSolicitando ao prefeito:Informar detalhes da conta de precatórios; informações sobre o posicionamento doExecutivo quanto aos itens do manifesto popular encaminhado em 25/06, contendoreivindicações da comunidade; informações sobre o cumprimento da Indicação 97/13, que sugeriu a elaboração de projeto de lei, ou outra forma legal, que torne obriga-tória a publicação dos números dos celulares corporativos e seus usuários; informa-ções relativas ao Centro de Controle de Zoonoses; informar os motivos da falta deágua e da ocorrência de outros problemas no abastecimento da cidade; encaminharrelação contendo informações sobre cargos em comissão; informar andamento deobras e funcionamento de unidades de saúde; informar sobre asfaltamento de ruasna Fase II do Distrito Industrial; informar sobre situação de terrenos na Fase II doDistrito Industrial; informar sobre viabilidade de mudança no Código de Posturas Mu-nicipal, no dispositivo sobre inumação de cadáveres; informações sobre reconstru-ção de ponte no Jardim São Roque; informações relativas à Indicação 501/2013 (ve-rificação de esgoto que deságua nas proximidades da chácara pertencente à famíliaRaddi); informações relativas às melhorias em trecho localizado nos fundos do ce-mitério municipal; informações relativas ao setor de Educação; informar sobre inter-net gratuita; informações sobre serviço de fibra óptica no município; informaçõesrelativas à Indicação 212/2013 (construção de calçada ao longo da Avenida Brasil);informações relativas à Indicação 397/2013 (implantação de lombadas na AvenidaBrasil, pista bairro-centro); informações relativas à Indicação 426/2013 (retirada deentulhos na Rua São Bernardo, nas proximidades do nº 429); informações relativasao problema verificado na Rua Renato Parisi, no Bairro Jardim Luciana; informaçõessobre o fato de a FEUC ainda não estar funcionando no novo prédio; informaçõessobre a merenda escolar quanto a quantidade e qualidade; informar sobre atuação damunicipalidade quanto a prevenção e orientação no caso de dependentes químicos;informar sobre atuação da municipalidade na prevenção à dengue; informar sobre arecuperação da iluminação do Cristo Redentor; informações relativas às melhoriasna cobertura dos pontos de táxi da cidade; cópia de documentação relativa às obrasque especifica; informações sobre contrato de administração do Terminal Rodoviá-rio; informar sobre conservação de praças no município; informar sobre qualidade daágua distribuída no município; informações relativas aos fogos de artifício adquiridos;informações sobre o cumprimento da Indicação 35/13 (desenvolvimento do projetoCidade Digital – Internet Grátis em nossa cidade); informações sobre o cumprimentoda Indicação 608/13 (envio de Projeto de Lei Geral Municipal que disponha sobrelegislação de incentivo às micro e pequenas empresas).

Solicitando à Secretaria de Estado da Educação:Informações relativas à municipalização do ensino.

Solicitando à Secretaria Municipal de Educação:Informações relativas à municipalização do ensino.

Solicitando ao Governo do Estado:Informações sobre o Processo DFP nº 459/10, referente a providências em benefí-cio da Polícia Militar de São José do Rio Pardo.

Solicitando ao Secretário Estadual de Segurança:Informações sobre o Processo DFP nº 459/10, referente a providências em benefí-cio da Polícia Militar de São José do Rio Pardo.

Solicitando à Artesp:Cópia de contrato de concessão de uso celebrado com a concessionária Renovias.

Solicitando ao Banco do Povo:Informações inerentes àquela instituição.

IndicaçõesSugerindo ao Governador do Estado:Liberar verba para o Projeto Renascer; liberar verba para o Educandário São José;liberar verba para a Comunidade Deus Proverá; propor isenção fiscal na aquisiçãode aparelhos ortopédicos e relacionados.

Sugerindo ao Governo do Estado e ao DER:Modificações dos cruzamentos (trevos) na Rodovia SP-207, de acesso aos bairrosJoão de Oliveira Machado, Buenos Aires, Distrito Industrial/Sítio Novo e Carlos Cas-succi.

Sugere ao DER em São José do Rio Pardo:Melhorar a sinalização do trecho da Vicinal “Germinal Feijó”, próximo do Vale doRedentor.

Sugerindo ao prefeito:Antecipar a data-base para revisão salarial anual dos servidores municipais; a veri-ficação de problema de vazamento de esgoto na estrada que demanda à empresaSinovo; melhorias na iluminação da Praça Dr. João Baptista Ribeiro de Lima, noVale do Redentor; a diminuição de espaço de parada de ônibus na Rua SiqueiraCampos, em frente à Igreja de São Roque; providências quanto a vazamento deágua e troca de lâmpada em diversos locais; a colocação de holofotes na quadrado Bairro Fartura; a instalação de lombadas na estrada de acesso ao Sítio SãoBenedito; o desentupimento de bueiro na Rua Gabriel Arcanjo Junqueira, na VilaBrasil; a verificação de buraco na Rua Isoleta Villela de Figueiredo Nasser, no Jar-dim Eunice; diversas providências na manutenção da Praça Mariana F. de Carva-lho, no Jardim São Roque; a realização de audiência com a população para defini-ção de local para construção da UPA; lançar campanhas educativas para o trânsi-to; a criação de uma usina de reciclagem de lixo; inspeção anual para todos osveículos licenciados no município, bem como para empresas poluentes; regula-mentar estacionamento rotativo - Zona Azul – para o Terminal Rodoviário “AntonioPereira Dias”; a instalação de semáforo com luz amarela intermitente na Rua dosPaulistas; a reinstalação dos semáforos na Ponte Euclydes da Cunha; construçãode lombadas nas ruas Eliziário Dias Guillon e Natal Merli; adequações em murolocalizado na Avenida Antonio Pereira Dias, na lateral do Córrego São José; melho-rias urgentes na Escola São Francisco, do Vale do Redentor; a passagem de moto-niveladora nas estradas de acesso às fazendas Chapadão e Consulta; o fecha-mento noturno da Área de Lazer “Prof. Mário Robertson de Sylos”; a limpeza erevitalização da Praça Clóvis Pacheco Silveira, no Bairro Santo Antonio; a passa-gem de motoniveladora na estrada de acesso ao Sítio Canadá.

Sugerindo ao Secretário Estadual de Habitação:Implantar o Programa Via Rápida Emprego, em nossa cidade; a criação de terminalcentral de ônibus urbano, e outros menores e humanizados em bairros populosos.

Sugerindo à Nestlé Brasil – Unidade Rio Pardo:A possibilidade de inclusão de atiradores no quadro de prestadores de serviço dafábrica, bem como de oferecimento de lanches aos atiradores comprovadamentenecessitados.

Após o recesso de julho,período em que os verea-dores foram convocados13 vezes para a realizaçãode sessões extraordinárias,a Câmara Municipal se reu-niu para a primeira sessãoordinária na terça-feira, dia6. “Durante o recesso foifeito um bom trabalho eaprovados vários projetosdo Executivo. Gostaria delembrar que o vereadornão ganha nada a mais poressas convocações”, expli-ca o presidente da Câma-ra, Reinaldo Milan.

Muitos requerimentos eindicações de autoria dosvereadores deram entra-da. “É uma forma de overeador documentar etrazer a esta Casa o seupedido, para ser encami-nhado a quem é de direi-to”, diz Milan.

Também durante a ses-são foi aprovado por una-nimidade um projeto doExecutivo em regime deurgência, solicitando umremanejamento de verbasno valor de R$ 92 mil. “Épara que ele possa concluiralgumas obras, comprarmateriais”, explica o presi-

dente da Casa.Durante o expediente li-

vre, após a sessão, a ve-readora Lúcia Libânio falousobre a veiculação de ma-téria envolvendo o nomea sua família, por um jor-nal do município. “Aprovei-tei a oportunidade que oresponsável pelo Democra-ta estava na sessão e fizquestionamentos acercada credibilidade da matériaque ele publicou, dizendoque a máquina da Prefei-tura estava trabalhandonum terreno pertencente àminha família. O que mechateia mais é que ele falada família, então acho queele deveria ter verificadoprimeiro porque o terrenoé meu e realmente a Pre-feitura estava trabalhandolá, eu doei terra para aAgradef, que está neces-sitando de mais de 50 ca-minhões de terra e eles vi-eram me procurar porquesabiam que iam sair cercade 20 caminhões de terrado meu terreno, e solicita-ram a doação para a Agra-def”, disse Lúcia.

A vereadora explicou quefez a doação da terra e,

como a Agradef não tinhacondições de retirá-la, pe-diu a ajuda da Prefeitura,que prontamente atendeua instituição. “Eu doei aterra e eles providencia-ram a retirada. Como aAgradef não tem máqui-na, simplesmente a Pre-feitura fez a parte dela so-cial. Mandou retirar a ter-ra do meu terreno e le-var para o terreno daAgradef, onde está sen-do feita terraplanagem.”

A doação, de acordocom a vereadora, estádevidamente documenta-da. Ela pede retratação porparte do jornal. “Nunca fiznada de errado durantetodo esse tempo em queestive na política, tenho umdocumento de doaçãodessa terra para a Agra-def no nome da instituição.Esse documento foi proto-colado com mais de ummês de antecedência, en-tão não vejo motivo paraque ele coloque uma notaque não é verdadeira. Gos-taria muito da retratação,porque acho que não é jus-to envolver a minha famí-lia nisso.”

Vereadores se reúnem para primeira sessão ordinária depois do recesso

REPORTAGEM

Page 4: Gazeta do Rio Pardo 2662

A-4 - 10 de Agosto de 2013

Prefeitura deverá agora providenciar os documentos exigidos pelo Ministério da Saúde

Rotary ClubeSão José do Rio Pardo “Oeste”Fundado em 19/12/1971

Ano Rotário 2013/2014Presidente: Luiz Ricardo MuradiReuniões às quartas-feiras às 20h00

Cidade terá 6 detectores da Rede Cegonha

ELIMINE A PÓLIO AGORA!O Rotary Club de São José do Rio Pardo “Oeste”

está participando efetivamente da campanha de Ro-tary Internacional intitulada “O maior comercial domundo” através da qual, cada pessoa fotografadafazendo um gesto com a mão simbolizando que “faltasó um pouquinho” corresponderá a uma dose da va-cina contra a poliomielite, doada pelo laboratório queabraçou esta causa. Por isso, durante a 75ª SemanaEuclidiana, a equipe do “Oeste” estará pelas ruas dacidade “fazendo” as fotos. Faça uma pose bem boni-ta e colabore você também com esta causa. Nossaequipe estará identificada com banner ou camiseta doRotary.

Na foto acima, o Secretário da Cultura doEstado de São Paulo, Marcelo Mattos Araújo,

participando da nossa campanha.

ROTARACT E ROTAKIDS JÁ TÊMSEUS COORDENADORES

Durante a nossa reunião da última quarta-feira, 07/08, o Governador Assistente da região I do Distrito4590, José Ruy Andreoli, e o presidente do RotaryClub de São José do Rio Pardo “Oeste” Luiz RicardoMuradi, deram posse às novas coordenadoras do Ro-taract e Rotakids, companheiras Raquel de Paula An-drade e Renata de Oliveira Monteiro, respectivamen-te. O Rotaract é uma organização de jovens comidade entre 18 e 30 anos; e o Rotakids, uma organi-zação de serviços, constituída por crianças com idadeentre 8 e 13 anos.

Da esq./dir., Renata, Zé Ruy, Luiz Muradi e RaquelALMOÇO ÁRABE DO ROTARY “OESTE”

Já estão a venda com os companheiros do “Oeste” osingressos para o nosso tradicional almoço de compa-nheirismo. Será no próximo dia 18 de agosto, a partir

das 11h30, na sede do Rotary. No cardápio, deliciosa Co-mida Árabe! Só R$ 20 por pessoa com bebida à parte.

PORTARIA Nº 16 DE 02 DE AGOSTO DE 2013.

Dispõe sobre a nomeação do Senhor Fábio Lucio Cautella, para o cargo deProfessor de Artes.

O Presidente da Fundação Educacional de São José do Rio Pardo, no uso desuas atribuições legais e estatutárias, expede a seguinte portaria:

Art. 1º Fica nomeado, através Processo Seletivo Simplificado para Professoresda Educação Básica e Cursos Técnicos – 01/2013, o Senhor Fábio Lucio Cautella,para ocupar o cargo de Professor de Artes, desta Fundação Educacional de SãoJosé do Rio Pardo.

Art. 2º Esta portaria entra em vigência na data de sua publicação, com efeitosretroativos, a 02 de agosto de 2013.

Luis Fernando TempestaPresidente

São José do Rio Pardodeverá receber seis (6)detectores fetais para aimplantação do projetoRede Cegonha no municí-pio, ou seja, para os ca-sos de pré-natal. A infor-mação é da coordenado-ra desse projeto em SãoJosé, enfermeira MárciaMoreno, que no entanto

não pode dar mais deta-lhes porque espera poroutras informações oficiaisde Brasília. A Prefeitura rio-pardense deverá agoraprovidenciar documentosnecessários à obtençãodos equipamentos.

O Ministério da Saúde di-vulgou nesta semana que,em continuidade à ação de

qualificação do pré-natalna atenção básica e atra-vés do projeto Rede Ce-gonha, doará 9.084 balan-ças antropométricas paramunicípios prioritários dopaís e detectores fetaispara todos os municípiosdas regiões Sul, Sudeste eCentro-Oeste. No Norte eNordeste esta ação já foirealizada em 2.243 muni-cípios, somando 19.392 mildetectores fetais.

Para a distribuição demais esse lote de balan-ças foram levados emconta dados que constamdo censo realizado nas Uni-dades Básicas de Saúde(UBS) do Brasil e do Pro-grama Nacional de Melho-ria do Acesso e da Quali-dade da Atenção Básica(PMAQ-AB). Para facilitaro processo de entregadas balanças antropomé-

tricas aos municípios e aretirada dos detectoresfetais no órgão chamadoDicon, o Departamento deAtenção Básica do Minis-tério da Saúde disponibili-zará as orientações neces-sárias às Prefeituras.

Após confirmação de en-trega, o Conselho de Se-cretarias Municipais de Saú-de (COSEMS) e a Coorde-nação Estadual de AtençãoBásica dos respectivos Es-tado serão avisados sobrea entrega dos detectoresfetais na Divisão de Con-vênios (Dicon) pelo Minis-tério da Saúde, solicitandoque os mesmos divulguemestas informações para ascidades contempladas rea-lizarem a retirada dos equi-pamentos. Já as balançasantropométricas serão en-tregues diretamente no mu-nicípio contemplado.

Curso de hipnose e

alfaterapia com NagaiO professor Massakazu

Nagai ministrará um cursonos dias 17 e 18 de agos-to, no Centro Cultural Íta-lo Brasileiro, de hipnose ealfaterapia. O curso seráministrado das 13h às 18hno sábado e das 8h às 13hno domingo. Custará R$350 por pessoa ou emduas parcelas de R$ 180.Os contatos podem serfeitos na Frango AssadoNagai, pelo telefone3608.2162 ou 8114.0958– 9215.8754.

Massakazu Nagai temum currículo bastante am-plo. É formado em medici-na tradicional chinesa pelaEscola de Medicina Orien-

tal de São Paulo, em hip-nose e alfagenia pelo Cen-tro de Estudos de Acupun-tura e Terapias Alternati-vas, em artes marciais pelaAssociação Ribeirãopreten-se de Artes Marciais, embioenergética, etc.

Segundo um prospectodo curso, o conteúdo terácomo temas: o poder damente subconsciente, tele-patia, telecine, premoniçãoe clarividência, regressãode memória à vida intra-uterina, terapia de vivênci-as passadas, hipnose parasuperar, traumas, stress,depressão, bloqueios, timi-dez, nervosismo, pânico,insônia, obesidade etc.

Tipo de detector que mede a frequência cardíaca dos fetos

Cartório Eleitoral

não faz biometriaO chefe do Cartório Elei-

toral em São José do RioPardo, José Valdir da Cos-ta Calado, afirmou nestasemana que o recadas-tramento biométrico, pro-cedimento que vem sen-do adotado em váriosmunicípios brasileiros pe-los Tribunais RegionaisEleitorais, ainda não temprevisão de ser implanta-do na cidade. Como oprocedimento dependede determinação superi-or e o Cartório Eleitorallocal ainda não recebeuqualquer orientação nes-se sentido, é provávelque nas próximas elei-ções, em 2014, ele con-tinue ausente.

Várias pessoas, apesardisso, têm ido ao Cartó-rio Eleitoral indagar se ne-cessitam fazer a biome-tria, que vem sendoanunciada pelo governofederal. Eleitores, porém,acham que o procedi-

mento já é aplicado emtodos os municípios e,quando ficam sabendoque isso ainda não acon-teceu, ficam um poucoconfusos, admitiu Calado.

Quanto às eleições ge-rais de 2014, os funcioná-rios dos cartórios eleitoraisde todo o país têm partici-pado de cursos à distân-cia, já como preparaçãoaos procedimentos a se-rem aplicados no próximoano em cada cidade. O pe-ríodo atual é de alistamen-to, especialmente de jo-vens, para que tambémestes tenham condiçõesde votar nas eleições dopróximo ano. A sede atu-al do Cartório Eleitoral emSão José do Rio Pardoestá situada perto da Re-ceita Federal, na rua Ben-jamin Constant, 179, cen-tro, com fone 3681.4522.O atendimento é de se-gunda a sexta, das 12hàs 18h.

Page 5: Gazeta do Rio Pardo 2662

10 de Agosto de 2013 - A-5

Construção de um canil é meta para 2014Será necessário projeto completo para pleitear verbas estaduais ou federaisO prefeito municipal João

Batista Santurbano infor-mou nesta quarta-feira, dia7, que pretende incluir noorçamento de 2014 aconstrução de um canil emárea rural, mas nas proxi-midades da zona urbana.Ele disse que a administra-ção municipal anterior nãohavia destinado nada noorçamento deste ano paraa área. “No orçamentodeste ano não há nadaprevisto para essa área.Nossa ideia é colocar parao orçamento de 2014 aconstrução de um canil emárea rural que não seja lon-ge da cidade.”

Santurbano explicou,também, que a construçãode um canil envolve mui-tas ações e investimentos.“Construir um canil não ésimplesmente fazer alam-brado e paredes. Tem queter centro cirúrgico, localpara quarentena, condi-ções de tratamento ideal.Vamos fazer um projetodentro da legalidade. Nãoadianta sair atrás de recur-so para construir um canilde qualquer jeito sem veri-ficar as leis, porque acabanem conseguindo recurso.”

Ele informou que há cer-ca de um mês se reuniucom a Secretaria de Obraspara elaboração de um

projeto para o novo canil.“Depois do projeto prontovamos sair atrás de recur-sos, porque o problema decães é um problema desaúde pública, então te-mos que ter cuidado.”

CastraçãoSanturbano lembrou que

a Prefeitura mantém umprograma de castração ani-mal. “Quando estávamosna Prefeitura criamos o pro-grama de castração. Te-mos profissionais que parti-cipam desse sistema e re-cebem um kit de produtospara fazer a castração.”

Disse, também, que nãodescarta a possibilidade deadotar o sistema de cas-tração química. “Recente-mente conversamos comalguns veterinários e temum sistema de castraçãoquímica, em que o cão so-fre menos e é muito maisfácil, segundo os veteriná-rios consultados. Isso vaifacilitar inclusive a melhoriadesse trabalho dos profis-sionais e consequentemen-te diminuiremos os proble-mas de cães em nossomunicípio.”

ColaboraçãoDurante a entrevista,

Santurbano citou o traba-lho realizado pela ONG Unir

no município, e reconheceuque muitas vezes o repas-se realizado pela Prefeitu-ra não é suficiente. “A Pre-feitura tem um compromis-so com a ONG Unir com orepasse de recursos paraa manutenção do canil noDistrito Industrial. Entretan-to, os recursos da Prefei-tura nem sempre são sufi-cientes e os voluntários daONG promovem constan-tes campanhas em prol docanil. Quero aproveitar paracumprimentar o pessoal daUnir, porque o trabalho nãoé fácil. Às vezes um inte-grante da ONG é procura-do em casa, fora de hora,para levar um cão recém-nascido ao canil, além demuitas outras situações. Égente que tem um amorenorme pela causa. Semeles teríamos muito maisproblemas em São José doRio Pardo. Na construçãode um novo canil, gostaría-mos que eles também par-ticipassem deste projeto.”

Na CâmaraO vereador Marcelo No-

gueira Rocha abordou, noexpediente livre de terça-feira, na Câmara Municipal,a questão do canil, suge-rindo a construção de umCentro de Zoonoses. “Háuma discussão jurídica so-

bre o terreno destinado àconstrução do canil. A gen-te sabe que a justiça é len-ta, mas não podemos es-perar para a construção deum Centro de Zoonoses,a fim de que os animaissejam tratados de manei-ra que tenham a liberdadeinerente a eles. E o canilsó não resolve. Neste Cen-tro haveria uma equipemultidisciplinar para cuidar

do assunto. Com base nis-so, a gente precisa terações conjuntas, comoações educativas, posseresponsável do animal, vi-gilância e programa de con-trole de natalidade do ani-mal.”

De acordo com ele, oCentro funcionaria de ma-neira que após o animal serretirado da rua, ele serialevado ao Centro de Zoo-

ETE: Prefeitura aguarda

a autorização da CaixaO prefeito João Santur-

bano disse que a Prefeitu-ra aguarda apenas a au-torização da Caixa Econô-mica Federal para abrir anova licitação que definiráa empresa responsávelpela construção da futuraEstação de Tratamento deEsgotos (ETE). Frisou quea obra precisa ser feita deacordo com os parâmetroslegais e, em decorrênciadisso, há um trâmite buro-crático a ser cumprido eque já está em fase finalde conclusão.

Santurbano lembrou queo projeto inicial de constru-ção da ETE, elaborado ain-da durante uma de suasgestões anteriores, ficouultrapassado em eficiênciae, por isso, foi preciso ela-

borar outro projeto, maismoderno e de mais fáciloperacionalização. Uma dasvantagens do novo proje-to é que tornará bem maisbarato o custo com ener-gia elétrica para a Prefeitu-ra e para a população, commaior eficácia em relaçãoao projeto anterior.

Há, porém, uma dívidade mais de R$ 2 milhões aser paga para a empresaEncalso pela Prefeitura,deixada pela administraçãode João Luis Cunha e semempenho, ou seja, semprevisão alguma de paga-mento no orçamento atu-al (também elaborado pelaadministração passada).“Já comunicamos o Tribu-nal de Contas do Estadosobre essa situação, pois

precisamos saber o quefazer, como proceder, poisestamos comprometendoo orçamento de 2013 emalgo que não teve previ-são orçamentária algumapara pagar”, protestou.

Vários produtos e equi-pamentos compradospara a ETE estão deposi-tados em uma área pró-x ima à gruta deN.S.Lourdes, no centro, epassaram por um levan-tamento de peças recen-temente. O material é vi-giado pela Guarda CivilMunicipal e a ele deverãoser incluídos os demaisitens que farão parte dafutura ETE, quando a em-presa definida na nova li-citação já estiver efetu-ando a obra.

noses para ficar em obser-vação. “Ele seria observa-do durante 10 dias. Depoistem que vacinar, vermifu-gar, castrar, microchipar ecolocar para adoção ouentregar para comunidadede onde ele foi retirado, oque já é reconhecido peloMinistério da Saúde, pois épreferível ele voltar ao lu-gar de origem do que ficarconfinado”, explicou.

Merendeiras municipais

recebem treinamentoDIVULGAÇÃO

O pediatra Gastão Roberto da Cunha falou às merendeiras

Tapa buracos chega ao

Cassucci e regiãoA Prefeitura fez, nos últi-

mos dias, serviços de tapaburacos nos bairros CarlosCassucci , Redher e região,últimos lugares da cidadea receberem o serviço. De-pois de lá a Secretaria Mu-nicipal de Obras fará umsistema de rodízio, voltan-do a todos os bairros a fimde efetuar a manutençãoda pavimentação asfáltica.

Segundo o prefeito JoãoBatista Santurbano, o tra-balho de tapa buracos temque ser constante e a Pre-feitura sabe que a neces-sidade de alguns bairros,como o próprio Carlos Cas-succi, é de recapeamento,pois ficaram muito temposem receber manutenção.

Com o objetivo de pro-mover melhorias na quali-dade da merenda escolardo município, a Prefeiturarealizou na última quarta-feira, 7, através da Secre-taria da Educação, um trei-namento a todas meren-deiras das redes municipale estadual de ensino.

O evento, que aconte-ceu no salão do SOS e foicoordenado pela Nutricio-nista Lidiane Minussi e pelosupervisor de alimentaçãoescolar Tiago Rossetto,responsáveis pelo CentroNutricional da Prefeitura,contou com uma palestrado médico pediatra GastãoRoberto da Cunha, que fa-lou às merendeiras sobrea alimentação na primeirainfância, destacando aimportância do aleitamentomaterno nesta fase davida. Também a nutricionis-ta Lidiane Minussi falou àsmerendeiras sobre as boaspráticas na manipulação dosalimentos e sua importân-cia para garantir a qualida-de da merenda escolar.

As merendeiras recebe-ram ainda orientação do fi-sioterapeuta João MarcosZanetti Manzoni, que abor-dou assuntos de Ergono-mia e Ginástica Laboral naprevenção de dores e do-enças geradas pelo traba-lho.

Segundo a nutricionistaLidiane Minussi, 34 unida-des municipais e estaduaisde ensino recebem diaria-mente merenda da Prefei-tura de São José do RioPardo, além do Centro Pau-la Souza, que também temum convênio com o Cen-tro Nutricional. Cerca de8.000 refeições são prepa-radas todos os dias pelas80 merendeiras da redemunicipal, através de umcardápio elaborado por umanutricionista, conforme aresolução do governo Fe-deral FNDE nº 26 de 17/06/2013, que preconizauma alimentação saudável,com a inclusão diária de le-gumes, frutas e verdurasnas refeições fornecidaspela Prefeitura, exigindoainda que 30% dos recur-sos da merenda sejam

gastos com agricultura fa-miliar. A nutricionista des-tacou a preocupação doCentro Nutricional com a es-colha e a qualidade dosprodutos utilizados na me-renda escolar do municípioe também a qualidade daalimentação oferecida àscrianças de 0 a 2 anos, dascreches municipais.“Quando não é possívelfornecer o leite materno,estas crianças recebemuma fórmula infantil que éa forma nutricional maisadequada para substituir oleite materno”.

Ela disse, ainda, que oCentro Nutricional da Pre-feitura será responsável portoda alimentação fornecidaaos maratonistas durante aSemana Euclidiana e quepara o evento foi desenvol-vido um cardápio especial.

“Alguns trechos estavamintransitáveis quando assu-mimos a Prefeitura, com-prometendo a segurançada população”, comentouo prefeito, informando ain-

Equipe da Prefeitura faz tapa buracos na ruaAndré Rueda, no Carlos Cassucci: bairro é um

dos que precisa de recapeamento

da que está buscando re-cursos junto aos governosfederal e estadual para arealização do recapeamen-to em todas as regiões quese fizerem necessário.

Page 6: Gazeta do Rio Pardo 2662

A-6 - 10 de Agosto de 2013

Secretário calcula que 20% dos munícipes estejam em atraso com os impostos

Contribuintes já estão pagando o Recred

MISSA DE 7º DIA

A família de

FLÁVIO CÔNSOLOConvida parentes e amigos para parti-

ciparem da Missa de 7º Dia, que serácelebrada por intenção de sua alma, dia11 de agosto, domingo, às 10 horas, naParóquia de São Roque.

O setor de tributação daPrefeitura Municipal come-çou a receber contribuintesinteressados em negociarsuas dívidas, esta semana,através do recém-implan-tado programa Recred. Osistema informatizado dedados ficou pronto e umbom número de pessoas jáprocurou o setor para ne-gociar o débito.

Antônio Cláudio Faria, se-cretário de Gestão da Pre-feitura, lembrou mais umavez que os contribuintes ematraso devem procurareste setor para serem in-formados do montante to-tal de suas dívidas e nego-ciar a forma de pagamen-to. “Há possibilidades depagamento à vista, comdesconto substancial, emalgumas parcelas e tam-bém em até 48 parcelas”,reiterou.

Caso algum contribuinte

realmente não consiga pa-gar as prestações mensaisnesse plano de até 48prestações, ainda poderápleitear um prazo maior,de 72 parcelas, mediantecomprovação da incapaci-dade financeira e pedidopor escrito nesse sentido.Nenhuma parcela, entre-tanto, poderá ficar abaixodo mínimo aceitável pelaadministração: R$ 18,19.

Os contribuintes que fi-zerem tais acordos farãoos pagamentos mensaismediante boletos bancári-os, que receberão emsuas casas. Se eles dei-xarem, porém, de pagartrês parcelas consecuti-vas, o próprio sistema in-formatizado bloquearátudo. Faria acredita que osinadimplentes sejam de20% dos contribuintes rio-pardenses.

Ele explicou que o Recred

não pune, de forma algu-ma, os contribuintes em diacom a Prefeitura por per-mitir descontos substanci-ais aos devedores. Estes,segundo lembrou, estarãopagando dívidas passadascom as devidas correções,ou seja, em valores de2013, mais juros e multas(embora bem menores doque as previstas antes, gra-ças ao Recred).

Faria informou, por fim,que um outro benefício aoscontribuintes que estão de-vendo ao fisco municipal éque, se porventura já esti-verem sendo executadosjudicialmente e entraremno Recred, terão a execu-ção suspensa. Isso, se-gundo ele, se pagarem oscarnês em dia, pois, se poracaso interromperem ospagamentos, a execuçãojudicial voltará automatica-mente.

TJ diz que envio de juiz

à Comarca vai demorarNa semana passada, a

Câmara Municipal e a Ordemdos Advogados do Brasil deSão José do Rio Pardo en-caminharam ofício ao Tribu-nal de Justiça do Estado deSão Paulo, solicitando quefosse enviado outro juizsubstituto para a Comarcalocal. Todos os vereadoresassinaram o documento.

De acordo com o verea-dor e advogado MarceloRocha, o Tribunal enviou res-

posta ao ofício esta sema-na. “Ele respondeu que nãoé possível, pois primeiroserá necessário um concur-so, e que isso vai demorarmeses. Então vamos ficarcom a juíza que está sedesdobrando, se esforçan-do ao máximo, mas devi-do ao número de proces-sos que existem na Co-marca é sobre-humanoque ela atenda sozinha atodas as demandas judici-

ais que existem. Então va-mos ficar um período emque a Justiça, que já é len-ta, se tornará mais lentaainda”, disse.

Para o vereador, a Comar-ca de São José do Rio Par-do precisa de um juiz titu-lar. “É muito melhor paranosso município, pois ele vaivincular à cidade e criar umaresponsabilidade maior so-bre as ações que está cui-dando.”

Cooxupé aprova medidas

do governo à cafeiculturaO presidente da Cooxu-

pé - Cooperativa Regionalde Cafeicultores em Gua-xupé Ltda., CarlosAlberto Paulino da Costa,considerou positiva a sériede medidas anunciadaspela presidente DilmaRoussef para o setor ca-feeiro. O anúncio da pre-sidente foi feito quarta-fei-ra, dia 7, em Varginha/MG.

De acordo com CarlosPaulino, esta é apenasuma parte, o início de umasérie de medidas de apoioà cafeicultura. “O gover-no demonstrou aberturapara dar uma solução aosproblemas dos cafeiculto-res e isso é muito positi-vo”, disse o presidente daCooxupé.

Entre as medidas está olançamento de contrato deopções de venda para trêsmilhões de sacas ao preçode R$ 343, com vencimen-to previsto para março de2014, o que implica maisR$ 1,03 bilhão às políticasestratégicas do setor. Ouseja, a destinação total derecursos à cafeicultura paraa safra atual é de R$ 5,76bilhões, o maior já registra-do na história.

Na quarta-feira, 7, tam-

bém aconteceu a reuniãoextraordinária do ConselhoDeliberativo da Política doCafé (CDPC), quando foiratificada a distribuição dosrecursos do Fundo de De-fesa da Economia Cafeeira(Funcafé).

Além disso, o governo

informou que os agentesfinanceiros interessados emoperar com o Funcafé jáestão assinando os contra-tos, o que resultará na ope-racionalização dos recursosna próxima semana. (As-sessoria de Imprensa daCooxupé)

Carlos Paulino, presidente da Cooxupé, considerou posi-tivo o anúncio de Dilma Rousseff em Varginha

DIVULGAÇÃO

Assembleia de Deus fará a 18ª

Confraternização da MocidadeA igreja Assembleia de

Deus, ministério Madureiraem São José do Rio Pardo,estará realizando nos dias16, 17 e 18 de agosto a18ª Confraternização daUMADERP (União da Moci-dade das Assembleias deDeus em Rio Pardo), sob apresidência do pastor Ilde-fonso Alves das Neves esua esposa, pastora Matil-de B.L. Neves.

O evento tem como ob-jetivo comemorar mais umaniversário da Equipe Re-nascer, que é formada porjovens pertencentes à igre-ja, que louvam e adoram aDeus.

Estarão presentes autori-dades civis e eclesiásticas.No dia 16, por exemplo,

sexta-feira, estarão presen-tes o deputado federal Jor-ge Tadeu e o pastor Cezi-nha, do Programa Palavrade Vida, que é apresentadopelo pastor Samuel Ferreiratodos os sábados pela RedeTV!, no horário das 12h às13h.

No dia 17, sábado, estaráministrando mensagem aospresentes o jornalista Julia-no Matos, que, após deixara apresentação dos telejor-nais da EPTV tem se desta-cado como um grande pa-lestrante, sempre falandosobre Boas Notícias e Moti-vação às pessoas de todasas esferas sociais.

Domingo, dia 18, no en-cerramento do evento, es-tará falando o pastor Eulálio

Lima, líder de jovens emuma igreja com mais de 10mil membros na cidadeOsasco.

A organização do eventoconvida a todos que quei-ram participar pois a entra-da será gratuita, já que ogrande objetivo será agra-decer a Deus pelas bên-çãos recebidas por todosos jovens da UMADERP.

Os locais do evento se-rão os seguintes: Dia 16(sexta) na Igreja Assem-bleia de Deus, MinistérioMadureira, Rua AssueroJosé Cassucci, 6 – Vale doRedentor III; Dia 17 (sá-bado) na Fábrica de Ex-pressão; Dia 18 (domingo)na Igreja Assembleia deDeus, Ministério Madureira.

Contadores do estado

formam o time CRC SPContadores e técnicos

em contabilidade de dife-rentes municípios do esta-do de São Paulo deixaramseus escritórios para for-mar uma nova equipe – otime CRC SP.

Eles são delegados querepresentam o ConselhoRegional de Contabilidadeno interior paulista e parti-ciparam, na semana pas-

sada, de um encontro deintegração e capacitaçãopromovido na capital pelaentidade na Fecap (Fun-dação Escola de Comér-cio Álvares Penteado), emSão Paulo (SP).

Durante dois dias, osprofissionais da contabili-dade participam de ofici-nas técnicas e comporta-mentais, com o objetivo

de atualizar conhecimentossobre regulamentações, le-gislações e interpretaçõesde normas.

Atualmente, o CRC con-ta com 143 delegacias doestado de São Paulo. Omunicípio de São José doRio Pardo foi representa-do pelo delegado AntonioFernando Nogueira Fon-tão.

Page 7: Gazeta do Rio Pardo 2662

10 de agosto de 2013 - A-7

Quadrilha é presa no Profast pela políciaNo prédio onde três deles foram presos havia muitos equipamentos roubados

N O T A S P O L I C I A I S

Parte de uma quadrilhaenvolvida em furtos e rou-bos, porte ilegal de armase tráfico de drogas foi pre-sa na manhã do dia 7 deagosto, em um dos prédi-os do Profast, no bairroCarlos Cassucci, pela polí-cia militar. A prisão aconte-ceu pouco depois que umadas vítimas do roubo deum Fusca, ocorrido naquelamanhã na região do SítioNovo, avisou a polícia quesaiu em patrulhamentocom vistas aos assaltan-tes. Antes de roubar o Fus-ca, os bandidos haviam in-vadido um rancho, ondepassaram a noite comen-do e bebendo, depois re-solveram praticar o roubodo veículo para transpor-tar os objetos furtados atéo Profast.

Sob ameaças, J.A.L., 52anos, proprietário do Fus-ca, teve de parar seu car-ro numa estrada de terra,onde depois foi amarradoe abandonado num mata-gal. Assim que os bandi-dos deixaramo local, a viti-ma conseguiu se livrar dasamarras e ligou para polí-cia.

Uma das viaturas foi aoProfast atrás do carro, eno local, além do carro rou-bado, foram encontradosvários objetos produtos defurtos e roubados nas últi-mas semanas no municí-pio e região, ainda armase munições usados em al-guns assaltos foram en-

contradas.O soldado Lucas, partici-

pante da operação queresultou na prisão parcialda quadrilha, disse quetudo começou com a de-núncia, pelo fone 190, doroubo do Fusca encontra-do na região do Sitio Novoe das características dosquatro autores, que esta-vam armados com espin-garda, revolver, machadoe faca, respectivamente.Lucas explicou que ele e osoldado Valente foram osprimeiros a verificar oocorrido, mas se desloca-ram ao Sítio Novo peloCarlos Cassucci, quandoentão contataram mora-dores do bairro, que indi-caram o local onde esta-va o carro roubado: emum dos prédios do Profast.

Assim que a viatura seaproximou do Fusca, doisrapazes que estavam per-to saíram correndo, sen-do um deles, V.C.N., co-nhecido pelo apelido deVandinho. Lucas e Valentecercaram o prédio e pedi-ram reforço. Assim que oapoio chegou, eles entra-ram no prédio e encontra-ram os três envolvidos nointerior dele – as moçasTamires Rodrigues da Sil-va, de 25 anos, uma me-nor de 16, e o rapaz EltonRodrigues da Silva, de 24- e mais os produtos quehaviam sido roubados. Ossuspeitos receberam vozde prisão em flagrante e

depois foram levados àdelegacia, onde a delega-da Márcia Serpa confirmoua prisão dos dois maiores.A menor depois de ser ou-vida foi liberada. O macha-do, a faca e a espingardautilizados no roubo do Fus-ca foram encontrados, fal-tando agora apenas o re-volver para ser achado.

Lucas comentou que,dentre os produtos rouba-dos pela quadrilha, várioseram oriundos das açõescriminosas que foram pra-ticadas na zona rural e ran-chos nas últimas semanas,cabendo agora à polícia ci-vil identificar os donos decada produto. Devido a re-portagem feita ao vivo pelarádio Difusora no momen-to da prisão dos assaltan-tes, várias vitimas e pro-prietários de ranchos se di-rigiram até a Delegacia ealguns reconheceram osobjetos encontrados pelaPolícia Militar.

O dono de uma Saveiroprata, roubada em Moco-ca na última sexta-feira,dia 2, também esteve nadelegacia e reconheceu osautores e as armas utiliza-das.

Os objetos encontradosno prédio do Profast foram:cinco TVs, botijão de gás,pulverizador, cortador degrama, caixa de ferramen-tas, máquina de macarrão,suporte para TV, dois con-troles, duas balanças deprecisão, DVD, várias va-ras de pesca, molinetes,duas redes de tarrafas,motosserra à gasolina, ba-teria de carro, lanterna,machado, quatro facas,revolver calibre 32, duasmunições calibre 32, espin-garda de pressão, 14 in-vólucros de crack, um demaconha, 17 reais em di-nheiro, várias embalagenspara drogas, bolsa comvários CDs, fardo de cer-veja e garrafão de vinho.

Elton Rodrigues da Silva e Tamires Rodrigues da Silvaforam presos em flagrante

Parte dos Policiais Militares quetrabalharam na prisão dos assaltantes

G.L.R., de 52 anos, umadas vítimas dos assaltan-tes, explicou ao repórterSilvio José que os quatroassaltantes o abordaramno momento em que eleestava no interior do Fus-ca, numa estrada de ter-ra, em companhia de O.A.,

Armas apreendidas, junto com outros objetosencontrados no prédio do Profast, onde houve as prisões

Vítima conta como ocorreu o assaltode 54 anos. Eram 05h45da última quarta-feira, dia7. Os bandidos, armados,ficaram em frente o carroe exigiram que eles des-cessem, amarraram-nos eos levaram a um rancho,onde os abandonaram elevaram o Fusca. “Manda-

ram que ficássemos quie-tos porque senão rachari-am nossa cabeça, mas nãonos agrediram”.

Ele conseguiu se soltar, li-gou para o 190 e a ligaçãocaiu na central regional dapolícia. Ele pediu o númeroda polícia militar daqui e fez

contato, com uma viaturasaindo de imediato atrás depistas do Fusca e dos ban-didos. Além do Fusca, ano84 e branco, os assaltan-tes levaram o relógio deG.L.R., uma bateria e umfacão que ele utiliza no sí-tio no qual trabalha.

Dois carros bateram defrente causando a mortede dois homens na madru-gada do último sábado (3),na rodovia Abrão Assed,em Serra Azul (SP). Umdos que faleceram era rio-pardense. Outras setepessoas ficaram feridas eforam encaminhadas parahospitais de Ribeirão Preto(SP), Serra Azul e de Ser-rana.

O acidente aconteceu porvolta das 5 horas no km28 da rodovia. Segundo aPolícia Rodoviária, um Fo-cus com placas de SãoJosé do Rio Pardo (SP),que era conduzido porHugo Henrique Paina, de20 anos,tentou ultrapassarum caminhão no trecho enão conseguiu voltar atempo para a pista, baten-do de frente com um Cor-sa com placas de Luis An-tônio (SP), que vinha nosentido contrário.

Após o impacto, o carro

Jovem rio-pardense

morre em Serra Azul(Focus) que tentava fazera ultrapassagemcapotou ecaiu em um barranco, ma-tando Hugo na hora. O ra-paz que dirigia o Corsa nãoresistiu aos ferimentos etambém morreu no local.Segundo a polícia, ele ti-nha 36 anos. Seu nomenão foi divulgado.

Segundo o sargento daPolícia Rodoviária Geral-do Claudio Figueira Filho,os dois carros levavamcinco pessoas em cadaveículo, sendo que seteficaram feridas. “As víti-mas foram levadas parahospitais de Serrana,Serra Azul e Ribeirão Pre-to”, disse ele.

O policial comentou ain-da que o trecho ondeaconteceu o acidente é depista simples, mas o localé bem sinalizado e o índi-ce de acidentes é baixo.Os veículos envolvidos fi-caram completamentedestruídos.

Verona bate em barranco e fere quatro

Ainda no sábado, 3,ou-tro acidente: um Veronaazul, ano 94, bateu emum barranco e feriu osquatro ocupantes - P.A.S.,58 anos; J.B.L., de 62;T.H.L., de 19; e A.D.L.,de 38. O acidente acon-teceu por volta das 19horas, na SP 350, quilô-metro 271, quando o mo-torista do carro (A.D.L),que não tinha CNH, foi fa-zer uma ultrapassagem,perdeu o controle e foi emdireção ao barranco. As ví-timas foram socorridaspelo Samu e levadas aoPronto Socorro para aten-dimento médico e o car-ro, depois, foi guinchadoao pátio da delegacia depolícia civil.

Distração acaba emcolisão contra posteUm Uno azul, ano 2009,

dirigido por F.H.E., de 20anos, bateu em um pos-te na madrugada do dia 7de agosto, no bairro San-to Antônio. O acidenteaconteceu na rua dosPaulistas e, segundo ocondutor, ocorreu quandoele tentou pegar algo quehavia caído no interior do

Os carros bateram de frente eos dois motoristas acabara morrendo

FOTOS REPORTAGEM

carro. Perdeu o controle ecolidiu, ferindo a região dotórax. Mesmo com dores,levou o Uno até a casa danamorada e depois foi aoPronto Socorro, para sermedicado.

Achada uma Saveiroroubada em Mococa

Policiais militares encon-traram, no dia 5 de agos-to, pela manhã, uma Sa-veiro de cor prata e ano2010. Ela foi achada naVicinal para o Sítio Novo.Os policiais desconfiaramporque souberam que,no dia 2, havia ocorridoum roubo em uma fa-zenda em Mococa, cujoveículo fora levado porladrões e as característi-cas coincidiam com aSaveiro encontrada ali. Ocarro estava perto daCasa de Nazaré e foiguinchado ao pátio dadelegacia rio-pardense.

Voyage é furtadoperto do ‘Cândido’

Um Voyage branco, ano86, foi furtado na noite dodia 6 de agosto, após tersido estacionado na ruaFrancisco Glicério, em fren-te a Papelaria Astolpho,pela proprietária, A.C.F., de

25 anos, às 19 horas. Elaestuda na escola E.E. Cân-dido Rodrigues e quando re-tornou da aula, às 23 ho-ras, o carro, com docu-mentos pessoais e CNH, jánão estava mais lá.

Objetos furtadosachados em mata

Um rapaz de 18 anos,R.E.P., estava procurandosua cachorra no final datarde do dia 2 de agosto,no Loteamento Maneta,quando viu vários objetosescondidos em um mata-gal perto de sua casa. Ha-via uma TV 29 polegadas,um receptor de antena pa-rabólica, mantimentos, be-bidas alcoólicas, utensíliosdomésticos e muita roupa.Ele avisou a polícia que foiapreender o material en-contrado, furto certamen-te de roubo.

Casa invadida naVila Maschietto

Houve furto em umacasa situada na Vila Mas-chietto na manhã do dia 2.O ladrão entortou duas lan-ças do portão para saltar eentrou na casa quando nãohavia ninguém no interior,levando jóias e R$ 400 emdinheiro, que estava guar-

dado em um tubo de plásti-co. V.I.S., de 51 anos, donoda moradia, registrou B.O.

Levaram TVs eoutros aparelhos

Na madrugada do dia 4,J.P.C.B., de 26 anos, che-gou em sua casa, no Por-tal Boa Vista, e encontrou-a com as luzes internasacesas e toda revirada. Elehavia se ausentado deladesde o dia 28 de julho eviu que haviam levado umaTV Led 46 polegadas, umaTV Philips 42 polegadas,computador e um micro-ondas. Não havia, porém,sinais de arrombamento nacasa.

Jovem traficanteguardava cocaína

Policiais da equipe Rocam(moto) patrulhavam o bair-ro Domingos de Sylosquando viram o jovemR.S.S. com a namoradaB.B., de 19 anos, sendoele considerado um peque-no traficante. Ele tinha umatrouxinha de maconha,três celulares e algum di-nheiro. Perto dele, porém,foi achado um frasco plás-tico com 10 ependorfes decocaína. O rapaz foi leva-do à delegacia.

FONTE: EPTV/G1

Page 8: Gazeta do Rio Pardo 2662

A-8 - 10 de agosto de 2013

Secretário elogia o desfile de aberturaMarcelo Mattos veio pela primeira vez e destacou o envolvimento da comunidade

O secretário de estadoda Cultura, Marcelo Mat-tos Araújo, esteve presen-te no palanque montado napraça XV de Novembro eassistiu a todo o desfile deabertura da Semana Eucli-diana, nesta sexta-feira, 9de agosto. “Achei maravi-lhoso o desfile, fiquei im-pressionadíssimo com oenvolvimento da comuni-dade, com a presença dapopulação, de todas asorganizações e das esco-las, das crianças e das fan-farras e com a qualidadedo que foi apresentado”,afirmou. “Acho que foi ummomento cívico muito bo-nito, exemplar, e São Josédo Rio Pardo está de pa-rabéns.” Ele disse que co-nhecia a Semana Euclidia-na como um movimentonacional, de referência,mas que esta foi a primei-ra vez que veio participarpessoalmente.

O secretário confirmouque a liberação dos recur-sos para a reforma da pon-te Euclides da Cunha foiuma decisão pessoal dogovernador Geraldo Alck-min que, segundo ele, temsempre um olhar especialpor todas as cidades dointerior paulista. Quanto à

Um grande público prestigiou o desfile de abertura

ponte, afirmou que ela é,de fato, um referencial his-tórico, arquitetônico e cul-tural não apenas do Esta-do como também do país.

O prefeito João BatistaSanturbano parabenizou apopulação pelo compareci-mento maciço no desfile eaos organizadores doevento. Disse que a cida-de, nestes dias, “respiracultura”. Ele aproveitou apresença do secretário es-tadual da Cultura, MarceloMattos, para reivindicar re-cursos visando a reformado Museu Rio-pardense.Quanto à reforma da pon-te metálica, Santurbanoconfirmou que nos próxi-mos dias já será aberta alicitação e, definida a em-presa, dará a ordem deserviço para o início dasobras.

A diretora da Casa deCultura Euclides da Cunha,Lúcia Vitto, considerou queo desfile superou as ex-pectativas e elogiou as es-colas e demais instituiçõesparticipantes pelo empenhoe preparo para o evento.Ela acha que o tema des-te ano também cooperoupor ser atual e vir de en-contro às manifestaçõespopulares que vêm ocor-

rendo há meses no país,em protesto contra a cor-rupção e em favor de me-lhores serviços em saúde,educação, transporte etc.

“A Casa, a Prefeitura e oDEC estão muito felizescom esse desfile de hoje”,sintetizou a diretora. Elalembrou que o desfile ter-minou antes do meio-dia eenvolveu 36 agremiaçõesparticipantes. “É um traba-lho de cidadania e, depoisda ponte, o desfile euclidi-ano é, talvez, a maior de-monstração disso no mu-nicípio.”

Ciclos de Estudos

Na tarde de sexta-fei-ra foi realizada a aber-tura dos Ciclos de Estu-dos, na Fábrica de Ex-pressão. O evento tevecomo oradora Célia Ma-riana Franchi Fernandesda Silva, que abordou otema “Meu velho, meupai”; também houve lan-çamento do selo come-morat ivo e da revistaCultura Euclidiana.

Durante a cerimônia, di-rigida pelo professor Anto-nio Fernando Torres, foirealizada a entrega dosprêmios da Maratona2012.

João Santurbano, Marcelo Mattos e Lúcia Vitto:secretário conheceu o Recanto Euclidiano e a ponte

Abertura dos Ciclos de Estudos, na Fábrica de Expressão

Fazendo eco às manifestações populares, melhoriasem várias áreas foram pleiteadas para o país

Integrantes da Terceira Idade exibiram beleza e elegância durante o trajeto

A réplica da cabana euclidiana: encenação agradou

FOTOS REPORTAGEM

Os carros alegóricos foram uma das maiores atrações

Page 9: Gazeta do Rio Pardo 2662

Apresentações artísticas, leitura e cinema serão os destaques desta semana

Casa de Cultura se apresenta na terça10 de agosto de 2013 - A-9

A Casa de Cultura e Ci-dadania de São José do RioPardo, projeto sociocultu-ral viabilizado pela Lei Rou-anet, do Ministério da Cul-tura, patrocinado pela AESTietê e realizado pelo Ins-tituto Agires, apresenta,nesta terça-feira, dia 13, às20h, o espetáculo “Raízes”,que integra as atrações da75ª Semana Euclidiana.

A apresentação seráaberta ao público e realiza-da no teatro de arena Epi-dauro. A peça abordará aformação do município deSão José do Rio Pardo,mostrando questões comoa imigração italiana, o tra-balho dos escravos e aconstrução da Ponte Me-tálica, entre outros temasmarcantes para a cidade.

Realizado pelas turmas deArtes Digitais, Circo, Dan-ça, Música e Teatro, o es-petáculo contará ainda coma participação da GinásticaArtística do Núcleo de Es-portes e Cidadania, projeto

viabilizado pela Lei de Incen-tivo ao Esporte, patrocina-do pela AES Tietê e da Cia.Cênica Aruanã.

Na quinta-feira, 15, às15h, o Recanto Euclidianoserá palco de uma apresen-tação artística dos alunos daCasa de Cultura e Cidadaniamarcando o encerramentoda Semana Euclidiana. Aber-to ao público e gratuito.

Ecoteca

Para quem aprecia umaboa leitura, a Casa abrirásuas portas aos sábados(17, 24 e 31), das 8h às12h, com o projeto Ecote-ca – Biblioteca Ecológica,com livros voltados para opúblico infantil, infanto-ju-venil e adulto. A atividadeé aberta a toda a comuni-dade e não precisa de ins-crição.

O espaço é uma opçãode leitura e cultura abertoe gratuito para toda a po-pulação. O projeto reforçaa preocupação da AES Tie-

tê e da Casa de Cultura eCidadania em auxiliar naformação cultural da região.

Inscrições

prorrogadasForam prorrogadas até o

dia 16 de agosto as inscri-ções para as atividades daCasa de Cultura e Cidada-nia de São José do Rio Par-do, que são oferecidas acrianças e adolescentes nocontraturno escolar.

As inscrições devem serfeitas na própria Casa deCultura. Os interessadosprecisam comprovar matrí-cula no ensino regular e teridade entre seis e 17 anos,e devem estar acompa-nhados de um responsá-vel adulto, com certidão denascimento ou RG do alu-no, declaração escolar, car-teira de vacinação, com-provante de endereço e RGdo responsável.

A Casa de Cultura e Ci-dadania oferece cursos re-gulares de Teatro, Artes Di-

gitais, Circo, Dança, Músi-ca e Ginástica Artística eModalidade Esportiva ofe-recida pelo Núcleo de Es-portes e Cidadania, proje-to viabilizado pelo Ministé-rio do Esporte.

Mais informações pelo te-lefone (19) 3608-3031.

OficinasJá estão abertas as ins-

crições para as oficinas queocorrem aos sábados e às

segundas-feiras na Casa deCultura e Cidadania.

Oficina de Informática(oficina realizada às segun-das-feiras)

Horário: das 19h às20h30

A Ginástica Artística é uma das modalidades oferecidas pela Casa

Cena do espetáculo ‘Raízes’, que será apresentado no Epidauro

FOTOS DIVULGAÇÃO CASA DE CULTURA E CIDADANIA

Oficinas oferecidas aos sábados (a partir de 12 anos)

Oficina de ViolãoHorário: das 8h às 8h50

Oficina de CavacoHorário: 9h às 9h50

Oficina de GuitarraHorário: das 10h às 10h50

Oficina de ContrabaixoHorário: das 11h às 11h50

Oficinas oferecidas aos sábados (para pessoas a partir de 18 anos)Oficina de GinásticaHorário: das 9h30 às 10h

Oficina de DançaHorário: das 10h às 10h30

Para a inscrição basta deixar nome, telefone e RG naSecretaria da unidade. Informações pelo telefone (19) 3608-3031.

Page 10: Gazeta do Rio Pardo 2662

Secretaria de Estado da Cultura traz apresentação de La Bohème hoje, às 20 horas

Sábado é dia de Ópera Curta na FábricaA-10 10 de Agosto de 2013

DIVULGAÇÃO

O programa Ópera Cur-ta, promovido pela Secre-taria de Estado da Cultu-ra, chega a São José doRio Pardo neste sábado,dia 10, como parte da pro-gramação oficial da Sema-na Euclidiana deste ano. Acidade será palco do es-petáculo La Bohème – a

ópera contada e cantada,com apresentação gratui-ta no Teatro Fábrica Ex-pressão, às 20h.

Nesta versão da obra doitaliano Giacomo Puccini(1858-1924), alguns as-pectos musicais e drama-túrgicos são acentuados,sem interferir na essênciada peça original. Diretor doespetáculo e autor dos tex-tos, Cleber Papa utilizou,também, referências à no-vela Scènes de la vie de

bohème, de Henri Murger,na qual a ópera se baseia,

para introduzir e comen-tar a natureza dos perso-nagens e a profundidadede suas relações.

Na trama, os amigosRodolfo, Marcelo, Schau-nard, Colline e os amoresdos dois primeiros, Mimi eMusetta, respectivamen-te, vivem em estado depenúria na Paris do final doséculo XIX. Neste contex-to, as relações afetivasentre eles estão em per-manente conflito, motiva-das pelo ciúme e pelas in-seguranças do grupo,além da pobreza a qualeles são submetidos.

Sob direção de GustavoPetri, a música original dePuccini, criada para umaorquestra de grande por-te, foi transposta parauma formação de quatroinstrumentos – piano, vio-lino, violoncelo e flauta.

Além disso, o espetáculoconta com recursos de ce-nografia, figurino e proje-ção de legendas em por-tuguês.

Sobre o Ópera CurtaNesta temporada do pro-

grama Ópera Curta, asobras La Bohème, Carmene La Traviata irão circularpor 28 cidades do interiore litoral do Estado de SãoPaulo, de abril a outubro de2013.

Os espetáculos são reu-nidos sob uma série deno-minada “A ópera contadae Cantada” e levam estesubtítulo, inclusive comouma forma de garantir aopúblico a informação cor-reta de que está assistin-do a um espetáculo origi-nal, baseado em uma ópe-ra e que possui um trata-mento artístico próprio.

Cena do espetáculo La Bohème dirigido por Cleber Papa

Unip faz projeto em

homenagem a EuclidesDesde a sua instalação

em São José do Rio Par-do, a Unip tem procuradocolaborar de diferentes for-mas com os eventos daSemana Euclidiana, espe-cialmente cedendo salasdo prédio do Campus I,para a realização dos ciclosde estudos e da MaratonaIntelectual Euclidiana, queé realizada sempre no dia15 de agosto.

Neste ano, atendendo auma solicitação da direto-ra, a professora CarmenCecília Trovatto Maschiet-to, e em vias de serem ins-talados os laboratórios doscursos de Engenharia Civile Engenharia Mecânica, osprofessores se dispuserama realizar um projetoabrangente para homena-gear Euclides da Cunha.

Após reuniões preparató-rias, foi elaborado o proje-to “O olhar da Universida-de reencontra Euclides daCunha”, envolvendo os co-ordenadores e professoresde alguns cursos. Os cur-sos de Engenharia Civil eMecânica desenvolverão oprojeto “Aspectos Técnicosda Ponte Euclides da Cu-nha”, sob a responsabilida-de da professora Dra.Eduarda Regina Carvalho.O curso de Administraçãoescolheu como tema “ALogística da Ponte de Euc-lides: ontem e hoje”, es-tando como responsáveisos professores Jorge Jau-

har e Eduardo FernandoMendes. Acompanhando ointeresse demonstrado porestes dois cursos, profes-sores dos cursos de Direi-to, Psicologia e Pedagogiaelaboraram projetos com oobjetivo de integrar-se àscelebrações a Euclides daCunha; os professores deDireito prepararam o tema“A Morte de Euclides daCunha: Um Novo OlharJurídico”, que será coorde-nado pelos professores Dr.Vladimir Massaro e Dr. Ar-lindo Rodrigues, Juiz de Di-reito e Advogado Crimina-lista, respectivamente.

O professor Márcio Ân-gelo Menardi, coordenadordo curso de Psicologia, pla-nejou uma pesquisa intitula-da “Breve Estudo das Ca-racterísticas Emocionais doEscritor Euclides da Cunha”.Finalmente o curso de Pe-dagogia, coordenado pelaprofessora Isa Longo, con-tando com a colaboração deprofessores, desenvolverá otema “Euclides da Cunha ea Educação Escolar”.

De acordo com a direto-ra da Unip, professora Car-men Cecília Trovatto Mas-chietto, este projeto tam-bém atende à missão daUniversidade de constituir-se num centro de geraçãoe difusão de conhecimen-tos, procurando articularensino, pesquisa e exten-são, em consonância comas demandas da coletivida-

de. Procura, assim, cultivara solidariedade, a inclusão,os valores humanos e aética, que foram tambémos ideais defendidos porEuclides da Cunha. A apre-sentação dos pré-projetosserá feita no dia 12 deagosto, segunda-feira, às19h30, no Mercado Cultu-ral, como parte dos Ciclosde Estudos Euclidianos.

Com essa atividade, aUnip deseja colaborar comos esforços dos organiza-dores da Semana Euclidia-na e com as iniciativas cul-turais da cidade.

Novas aprovaçõesna OAB

A publicação dos resulta-dos do X Exame da Ordemdos Advogados ressaltoumais uma vez o êxito al-cançado por 11 alunos eex-alunos do curso de Di-reito, do campus Unip -São José do Rio Pardo.

Os aprovados são: An-derson Trinca Gomes; Mar-cela dos Santos Sartori Pi-res; Marcellus Abrão Fagot-ti; Mariane Ribeiro da SilvaCallegari; Mauro Jovanelli;Moacyr Roberto Fagotti;Paula Ignácio Silva; Eder-son Ferreira; Marcus Viní-cius Capello Pizani; RodolfoAntônio Borges Nery; Mar-cela Cardozo da Silva. Osúltimos quatro nomes sãode alunos que ainda cur-sam o último ano do cursode Direito.

Espetáculo teatral ‘Blefe

2.0’ será na segundaNo dia 12 de agosto, se-

gunda-feira, a Fábrica deExpressão receberá duasapresentações do espetá-culo teatral ‘Blefe 2.0’: umaàs 15h30 e outra às 20h.

Os ingressos devem serretirados com antecedên-cia, gratuitamente, na se-cretaria da Fábrica de Ex-pressão. A censura é livre.

O espetáculo foi contem-plado pelo ProAC 09/2012e tem a orientação de Ga-briella Argento, artista cir-

cense que atualmente tra-balha no Cirque du Soleil,tem a direção de Fábio No-gueira e em cena o ator edramaturgo Victor Nóvoa,formado em Artes Cênicaspela USP.

‘Blefe 2.0’ é inspirado em‘Tempos Modernos’, deCharlie Chaplin’ e apresen-ta o cotidiano de Blefe, umpalhaço antigo e mal humo-rado que foi contratado poruma grande multinacionalpara trabalhar com tecno-

logia. Ele tenta se adaptaràs novas formas de comu-nicação, mas sempre aca-ba se atrapalhando, crian-do inusitadas formas de serelacionar com os equipa-mentos tecnológicos.

Cansado da mesmice deseu cotidiano, Blefe acabase apaixonando pela vozfeminina do seu GPS etransforma seu escritórioem um ambiente onírico eextremamente bem humo-rado.

Page 11: Gazeta do Rio Pardo 2662

Espetáculo acontece às 20h, no Epidauro, com regência de Agenor Ribeiro Netto

Jazz Sinfônica faz concerto neste domingo10 de agosto de 2013 - A-11

Composta por cerca de80 músicos, a OrquestraJazz Sinfônica de São Joãoda Boa Vista apresentaráuma grande diversidademusical em seu repertóriona noite deste domingo,11, no Teatro de Arena doEpidauro, fazendo um pas-seio musical entre ritmosclássicos e populares. Co-mandada desde 2009 pelomaestro Agenor RibeiroNetto, muito conhecido pelopúblico rio-pardense pelacontribuição nas áreas cul-tural e musical da cidade,a Jazz Sinfônica volta a seapresentar em evento ofi-cial. No início do ano ela jáhavia se apresentado naquadra poliesportiva daAssociação Atlética Riopar-dense.

Agenor diz ter preparadograndes surpresas e mui-ta variedade musical paraeste domingo, no Epidau-ro. A Jazz Sinfônica vemcom instrumentistas desopro, madeiras, cordas,base harmônica, percus-

são e voz, prometendomais uma vez proporcionaruma grande interação como público.

Banda Sinfônica

Jovem

Ainda na Semana Euclidi-ana, a Banda Sinfônica Jo-vem do Conservatório deTatuí do Polo de São Josédo Rio Pardo fará umaapresentação no dia 14, às19h30, no Centro CulturalÍtalo-Brasileiro. Segundo oregente da banda, Leonar-do Gomes de Faria, ela éformada por alunos doscursos de sopros e percus-são do Polo do Conserva-tório de Tatuí em São Josédo Rio Pardo, tendo comoobjetivo principal promovero desenvolvimento musicalde seus integrantes pormeio da prática em con-junto com a teoria, reali-zada a partir de seleto re-pertório para Banda Sinfô-nica.

Além dos ensaios e apre-sentações, os jovens ins-

trumentistas também de-senvolvem pesquisas so-bre o repertório trabalha-do em aula, o que lhespermite conhecer as obrascom mais profundidade e,consequentemente, inter-pretá-las em alto nível téc-nico-musical. A informaçãoé de Leonardo, que tam-bém é professor de flautatransversal no conserva-tório.

Feira do Livro

Também dentro da Se-mana Euclidiana está acon-tecendo uma Feira do Li-vro, em parceria com oprojeto Revistinha de Var-gem Grande do Sul. A Fei-ra do Livro pode ser visita-da até o dia 14 de agosto,das 9h às 18h, em frenteà Biblioteca Municipal Mon-teiro Lobato. O projetoRevistinha é uma iniciativacultural de incentivo à lei-tura e à compra de livros,com o objetivo de abran-ger o maior número de lei-tores.

DIVULGAÇÃO

A Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista é regida pelo maestro Agenor Ribeiro Netto

Prefeito enaltece organizadores da SEO prefeito João Batista

Santurbano enalteceu aequipe responsável pelaorganização e realizaçãoda 75ª Semana Euclidia-na (SE), afirmando que oque foi programado visouproporcionar aos partici-pantes um evento à altu-ra de Euclides da Cunha.“A presença do secretário

estadual da Cultura, Mar-celo Mattos, valoriza a SE,que neste ano tem tam-bém a colaboração bastan-te acentuada de empresasprivadas”, disse.

Santurbano elogiou prin-cipalmente a criatividadedos funcionários do DECno preparo de toda a pro-gramação, destacando

também o empenho defuncionários da Prefeitu-ra em preparar a cidadepara a SE de 2013. Umdos locais preparados foio Epidauro, cujos banhei-ros foram reformados ea praça do local passoupor reparos para conser-tar o que estava danifi-cado.

O Passeio Ciclístico do Diados Pais, previsto para estedomingo de manhã em SãoJosé do Rio Pardo, deveráter a participação de deze-nas de ciclistas. Eles per-correrão alguns dos pon-tos turísticos principais dacidade a partir do Tartaru-gão e, depois do passeio,voltarão ao Ginásio Munici-pal de Esportes.

Angel Castelo Carril, umdos organizadores, disseque a ideia do Passeio Ci-clístico surgiu há alguns anose foi idealizada pela equipede Ed Som. O que for ar-recadado este ano em ali-mentos não perecíveis e

outros itens será doado aoasilo Lar de Jesus.

Segundo Angel, a direçãodo asilo, comunicada dafutura doação, solicitou queela seja principalmente empó de café, açúcar e apa-relhos descartáveis de bar-bear. Os doadores pode-rão levar o que quiseremdoar ao Tartarugão, a par-tir das 8 horas deste do-mingo, dia 11, quando teráinício o Passeio.

“Será um passeio super-light, para crianças e paraas famílias, com saída exa-ta às 9 horas”, assegurouAngel. “Voltando ao Tarta-rugão teremos um show

do Cascão, que é uma BikeTrial de São João da BoaVista, em apresentaçãoespecial”.

O Passeio Ciclístico do Diados Pais terá ainda, comoatração, a apresentação debandas alternativas no Tar-tarugão. Durante o trajetodos ciclistas haverá ambu-lância acompanhando, car-ro de apoio com água efrutas para os participan-tes. Angel pediu, porém,que os ciclistas se empe-nhem em levar luvas e ca-pacetes para não serempegos de surpresa naeventualidade de algumacidente.

Passeio Ciclístico no Dia dos Pais

Page 12: Gazeta do Rio Pardo 2662

A-12 10 de Agosto de 2013

Page 13: Gazeta do Rio Pardo 2662

“Minha mãe e meu pai são meu reflexo de determinação e conquista sempre”, diz

Bailarino rio-pardense brilha na Irlanda10 de agosto de 2013 - A-13

GISELLE TORRES BIACO

No teatro de arena Epi-dauro, em São José do RioPardo. Foi lá que começoua trajetória profissional dobailarino rio-pardense An-derson de Souza, que hojese destaca na Irlanda.“Meu contato com a artecomeçou aos 14 anos,quando fui fazer minha pri-meira aula com o Flávio Ci-priano Jr., conhecido comoSpyke. Era um projeto queacontecia no Epidauro to-dos os dias, por meio doqual um grupo de jovensse reunia para dançar e foiquando tive meu primeirocontato com dança, preci-samente street dance edança de salão”, lembraAnderson.

Ele conta que participoudo projeto durante poucomais de um ano e, depoisdisso, passou a frequentaraulas de dança contempo-rânea e jazz com o bailari-no e professor Mauro Ro-driguez, que possuía umaescola em São José do RioPardo. “Foi quando passeia pensar na dança nãomais como apenas diver-são e/ou entretenimento.Antes o professor Flávio(Spyke) já tinha me ditopara correr atrás de umacarreira como profissional.Então comecei a ter con-tato com mais dança emfestivais importantes e co-nhecidos no Brasil e foradele, como Festival de Dan-ça Joinville, Fest DanceCampos do Jordão, ENDASão Paulo. Junto com maisuma bailarina rio-pardensefui até a cidade de Piras-sununga na EACP (Escola

Cultura e Artística dePirassununga) e foiquando nos torna-mos parte do GrupoRama, que é conhe-cido no interior deSão Paulo por serum grupo de nívelprofissional e tam-bém por ter comodiretor artístico Ru-bén Terranova. Foiquando teve iníciominha carreira comobailarino profissionalem dança moderna,contemporânea ebalé clássico.”

Em São PauloMesmo sem apoio

financeiro, Andersonviajava constante-mente para Pirassu-nunga. Com o pas-sar do tempo, as di-f iculdades paramanter-se no grupoforam ficando mai-ores e ele passou aministrar aulas naFábrica de Expres-são, em São Josédo Rio Pardo.

Duas vezes pormês ia a São Paulopara aulas e cursos.

Em dezembro de2004, Anderson re-cebeu um convitepara trabalhar emum musical infantil, na ca-pital paulista. “Em janeirode 2005 me mudei para acidade de São Paulo, ondeestudei balé clássico e dan-ça moderna, trabalheicomo ator de Teatro In-fantil, com produção eeventos e também comoprofessor”, conta.

Anderson chegou a inte-

grar a Cia. de Danças deSão José dos Campos du-rante dois anos, mas em2010 voltou a viver na ci-dade de São Paulo, ondeatuou como bailarino con-vidado em escola e gruposde dança renomados,como Cristina Moreno Es-cola de Dança e, também,atuando como professor.

Na IrlandaO bailarino passou a tra-

balhar em cruzeiros maríti-mos pela Europa, levandosua arte a pessoas de todoo mundo. Foi a partir daíque decidiu se instalar nacidade de Dublin, na Irlan-da, para um intercâmbio decultura e aperfeiçoamentoda língua inglesa. “Foi quan-

Encerram-se hoje, sá-bado (10), as inscriçõespara o Programa Vence,instituído pelo governo doEstado de São Paulo. EmSão José do Rio Pardo, oprograma é oferecido pelaFundação Educacional,que é credenciada e dis-ponibiliza 30 vagas para ocurso Técnico em Enfer-magem.

As inscrições devem serfeitas por meio do sitevence.sp.gov.br. O candi-dato poderá indicar duasopções de cursos técnicosem turnos diferentes da-quele em que está fre-quentando o Ensino Mé-dio ou a EJA neste 2º se-mestre de 2013, na cida-

de de origem ou em ou-tros municípios.

As vagas disponíveis se-rão sorteadas entre todosos inscritos. É importanteque o candidato fique aten-to ao calendário, porque aschances não se esgotamno sorteio para a 1ª opçãode curso, que acontece em12 de agosto. Ele tambémconcorre com a 2ª opçãode curso. Os sorteios dãoorigem a listas de chama-das. Se não for convoca-do na primeira chamada,poderá ser chamado naseguinte.

As matr ícu las serãorealizadas de 13 a 17de agosto.

O Vence possui duas

modalidades: Integrado,para concluintes do Ensi-no Fundamental e quecursarão a 1ª série do En-sino Médio na rede esta-dual. O aluno cursa o En-sino Médio e o Técnico emum só período. Um únicocurso oferecido em par-ceria com o Centro PaulaSouza e o Instituto Fede-ral de Educação, Ciênciae Tecnologia de São Pau-lo; e Concomitante, paraalunos da 2ª e 3ª sériesdo Ensino Médio e da EJA.O aluno frequenta o Ensi-no Médio na rede estadu-al em um período e faz ocurso técnico em uma ins-tituição credenciada emoutro.

Inscrições para o Vence terminam hoje

do vim para cá, emsetembro de 2012.”

Aos 29 anos, An-derson trabalha emDublin como profes-sor e coreógrafo, ediz que atuar em ou-tro país é um desa-fio. “É um desafiomuito grande dar au-las em outra língua,foi uma das experi-ências mais bacanasque já tive em ques-tão de intercâmbio deculturas. Atuo comoprofessor dando au-las de modern jazz edança contemporâ-nea e, como coreó-grafo, participei comuma coreografia deminha autoria noYoung Dance Festi-

val, em junho.”Além do trabalho

como coreógrafo eprofessor, ele diz queno momento nãoestá atuando emnenhum grupo dedança. “Tenho estu-dado algumas possi-bilidades e aguardan-do alguns projetos.Em abril deste ano fuiconvidado por umaex-professora deSão Paulo, AndreaPivatto, para dançarem seu projeto de

residência em Sttutgart, naAlemanha.”

Apoio da famíliaPara Anderson, o apoio

da família – que reside emSão José do Rio Pardo –foi fundamental. “Minhafamília sempre foi meu su-porte, meus pais nunca dis-seram não; ao contrário,

me apoiam em toda deci-são que tomo. Procurosempre compartilhar issocom eles.”

Ele garante que nuncasofreu qualquer tipo depreconceito. “Nunca so-fri e também acho quese sof re preconce i toquando não se sabe ad-ministrar a situação emque escolheu se encon-trar, sendo em sua pro-fissão ou vida particular.”

BatalhadorAnderson diz que não se

considera um vencedor,mas um batalhador. “Servencedor é quando se con-quista dia após dia algo, umobjetivo, um desafio, ummomento de dificuldade.Para mim é possível servencedor todos os dias,cada um pode vencer sualuta ou o objetivo dia-a-dia,porém, tem que ser umbom batalhador para po-der fazer isso.”

Dia dos Pais“Quero de ixar uma

mensagem aos meuspais, minha mãe e emespecial meu pai, porqueambos são meu reflexode determinação e con-quista sempre; quem medeu a simples e humildeeducação, quem sempreesteve comigo sendopara comemorar ou mes-mo dizer “...infelizmenteeu não passei neste ounaquele teste...”; quemme ensinou que sempretemos o não como res-posta, mas que entretan-to temos que buscar porum sim. O meu obrigadosempre”, conclui.

Andersonfoi para

Dublin emsetembrode 2012

DIVULGAÇÃO

Page 14: Gazeta do Rio Pardo 2662

EDITAIS DE CASAMENTOSBelª. Rosa Helena Marin Foiadelli, Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais

e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de São José do Rio Pardo, Estado deSão Paulo. Faço saber que pretendem se casar e apresentaram os documentosexigidos pelo artigo 1525 do Código Civil Brasileiro:

EDITAL Nº 11.222 - FERNANDO HENRIQUE DA SILVA TRINCA e RAIANEALVES DOMINGUETI, sendo o pretendente: solteiro, nascido no dia nove de dezem-bro de um mil e novecentos e noventa e dois (09/12/1992), de nacionalidade brasileira,auxiliar de montagem, natural de SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SP, filho de OSCARTRINCA e de ROSELI APARECIDA DA SILVA TRINCA; e a pretendente: solteira,nascida no dia dezenove de janeiro de um mil e novecentos e noventa e três (19/01/1993), de nacionalidade brasileira, atendente de lanchonete, natural de SÃO JOSÉ DORIO PARDO - SP, filha de CARLOS ROBERTO DOMINGUETI e de GILDA HELENAALVES DOMINGUETI.

EDITAL Nº 11.223 - ALEXANDER CANAVEZ MARIANO e CRISLAINE DAS-SAN, sendo o pretendente: divorciado, nascido no dia treze de novembro de um mil enovecentos e oitenta e dois (13/11/1982), de nacionalidade brasileira, Encanador,natural de SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SP, filho de ALCINO MARIANO e de ISABELCANAVEZ MARIANO; e a pretendente: solteira, nascida no dia oito de março de um mile novecentos e noventa e dois (08/03/1992), de nacionalidade brasileira, operadora decaixa, natural de SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SP, filha de GERSON DONIZETIDASSAN e de ROSELI CRISTINA DOS SANTOS DASSAN.

EDITAL Nº 11.224 - JONAS NAVEGA RIBEIRO DA SILVA BORGES e GABRIE-LA SILVA HUMBERTO, sendo o pretendente: solteiro, nascido no dia três de outubrode um mil e novecentos e oitenta e seis (03/10/1986), de nacionalidade brasileira,auxiliar de escritorio, natural de SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SP, filho de JOÃODONIZETI BORGES e de JOSIANE NAVEGA RIBEIRO DA SILVA BORGES; e a preten-dente: solteira, nascida no dia oito de agosto de um mil e novecentos e oitenta e cinco(08/08/1985), de nacionalidade brasileira, operador de caixa , natural de SÃO JOSÉ DORIO PARDO - SP, filha de SÉRGIO APARECIDO HUMBERTO e de MARIA APARECIDADA SILVA HUMBERTO.

EDITAL Nº 11.225 - CARLOS EDUARDO DOS SANTOS SOUZA e JAMAICA DEMELO HONORATO, sendo o pretendente: solteiro, nascido no dia primeiro de outubrode um mil e novecentos e oitenta e cinco (01/10/1985), de nacionalidade brasileira,Assistente administrativo, natural de SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SP, filho de JOÃOCARLOS DE SOUZA e de GILDA HONORATO DOS SANTOS DE SOUZA; e a preten-dente: solteira, nascida no dia dez de dezembro de um mil e novecentos e oitenta e sete(10/12/1987), de nacionalidade brasileira, vendedora, natural de SÃO JOSÉ DO RIOPARDO - SP, filha de JOSÉ ROBERTO HONORATO e de NILVA MARIA DE MELOHONORATO.

EDITAL Nº 11.226 - CARLOS RODRIGUES PEREIRA e LÚCIA HELENA PATRO-CINIO DE CASTRO, sendo o pretendente: solteiro, nascido no dia treze de maio de ummil e novecentos e oitenta e oito (13/05/1988), de nacionalidade brasileira, padeiro,natural de SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA - SP, filho de ALMERINDO GOMES PEREIRAe de EDETE RODRIGUES PEREIRA; e a pretendente: solteira, nascida no dia vinte dejunho de um mil e novecentos e oitenta e cinco (20/06/1985), de nacionalidade brasilei-ra, auxiliar geral, natural de SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SP, filha de MILTON DECASTRO e de MARIA APARECIDA PATROCINIO.

EDITAL Nº 11.227- JOÃO PAULO DE OLIVEIRA ZANARDO e ANA LÍGIA BAL-DO TIEZI, sendo o pretendente: solteiro, nascido no dia dez de setembro de um mil enovecentos e oitenta e dois (10/09/1982), de nacionalidade brasileira, auxiliar de produ-ção, natural de SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SP, filho de JOSÉ ZANARDO e de ZILDADE OLIVEIRA ZANARDO; e a pretendente: solteira, nascida no dia vinte e cinco desetembro de um mil e novecentos e oitenta e cinco (25/09/1985), de nacionalidadebrasileira, vendedora, Natural de SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SP, filha de CARLOSRUBENS TIEZI e de ALICE MARIA BALDO TIEZI.

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presen-te, que afixo no lugar de costume e publico pelo jornal local. São José do Rio Pardo, 9de agosto de 2013. O Oficial: Belª. Rosa Helena Marin Foiadelli

Funerária São José “Rioli”Oferece o que de melhor existe no ramo funerário,

aos particulares e também do seu conhecido PLANODE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO FUNERÁRIO, dandototal segurança e tranquilidade a todos. Adquira o seu!

60 ANOSDESDE 1950 - ESTA É A SUA GARANTIA

Avenida 9 de Julho, 103 - Fone: 3608-5095

FALECIMENTOS ORAÇÃO A SANTO EXPEDITO

Meu Santo expedito das causas justas e urgentes, socorrei-me nesta hora de aflição edesespero, intercedei por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo. Vós que sois oSanto guerreiro, Vós que sois o Santo dos Aflitos, Vós que sois o Santo dos desespera-dos. Vós que sois o Santo das causas urgentes, protegei-me, ajudai-me, daí-me força,coragem e serenidade. Atendei ao meu pedido: (Fazer o pedido). Ajudai-me a superarestas horas difíceis, protegei-me de todos os que possam me prejudicar, protegei minhafamília, atendei ao meu pedido com urgência. Devolve-me a paz e a tranqüilidade. Sereigrato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que tem fé. Muito obrigado, meusanto Expedido! Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e fazer o Sinal da Cruz.M.E.

A-14 - 10 de agosto de 2013

A empresa CARGILL SPECIALTI-ES IND. COMÉRCIO DE PROD.ALIM. LTDA, situada na Avenida Bra-sil, 853 Vila Brasil em São José doRio Pardo/SP, com Inscrição Estadu-al nº 646.003.346.119 e CNPJ03.371.734/0001-75, comunica a per-da de 01 livro termo de ocorrênciasmodelo 06 nº 01, contendo anotaçõesde numeração de AIDFs e ocorrênci-as fiscais ocorridas até o ano de 2007.27/07/2013 – 03/08/2013 – 10/08/2013

CRÉDITO IMOBILIÁRIODE 80 MIL A 900 MIL

para compra, reforma e construção: praia, cidade oucampo S/A burocracia com pequena entrada e o saldoem até 200 meses, utilize seu FGTS parceria com aCaixa Economica Federal.

maiores informações 11 2691-3510 / 19-8916-8900

CRÉDITO P/ CAMINHÕES E ÔNIBUS DE 100 A 600 MIL

veiculos de todos marcas, ano e modelo, com pequena entrada e

o saldo em até 120 meses.

maiores informações 11 2691-3510 / 19-8916-8900

CRÉDITO P/ MAQUINÁRIOSDE 80 MIL A 1 MILHÃO

para compra de tratores, colheteiras, retro-escavadeira e outros.

maiores informações 11 2691-3510 / 19-8916-8900

EDITAL DE CONVOCAÇÃOA empresa ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES,

convoca todos os associados para participarem da AssembléiaGeral Extraordinária que se realizará no dia 16 de Agosto de2013 às 19:30 horas na sede situada na Rua Saturnino Barbosa,nº 30, Vila Pereira, São José do Rio Pardo-SP. Pauta do dia: dis-solução da Associação.

São José do Rio Pardo, 30 de Julho de 2013Aparecida do Carmo Quessada Ribeiro

SE VOCÊ ESTÁ PRECISANDODE TODOS OS SERVIÇOS

DE PEDREIRO

LIGUE 9657-9738ZÉ BERNARDES

OFERTA DE EMPREGO PARA

INSTALADOR DE SOM, ACESSÓRIOS

E VIDROS AUTOMOTIVOS,

OFERECEMOS UM BOM SALÁRIO,

EXIGIMOS 1 ANO DE EXPERIÊNCIA COMPROVADA.

RUA JOÃO BATISTA PERRELA, 16, JOÃO DE SOUZA, S. J. RIO PARDO.

CARRÃO AUTO VIDROS

PORTARIA Nº 17 DE 06 DE AGOSTO DE 2013.

Dispõe sobre a nomeação do Senhor Leandro Baldo de Castro, para o cargo deProfessor de Segurança do Trabalho – Curso Técnico com Experiência.

O Presidente da Fundação Educacional de São José do Rio Pardo, no uso desuas atribuições legais e estatutárias, expede a seguinte portaria:

Art. 1º Fica nomeado, através do Processo Seletivo Simplificado paraProfessores da Educação Básica e Cursos Técnicos – 01/2013, o Senhor LeandroBaldo de Castro, para ocupar o cargo de Professor de Segurança do Trabalho –Curso Técnico com Experiência, desta Fundação Educacional de São José do RioPardo.

Art. 2º Esta portaria entra em vigência na data de sua publicação, comefeitos retroativos, a 06 de agosto de 2013.

Luis Fernando Tempesta - Presidente

EDITAL DE HOMOLOGAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO 002/2013

DISPÕE SOBRE A HOMOLOGAÇÃO DO \CONCURSO PÚBLICOMUNICIPAL 002/2013 REALIZADO NO DIA 21/07/2013.

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio PardoInstituto Superior de Educação Euclides da Cunha (ISEEC), Estado deSão Paulo, à vista do Resultado apresentado pela CONSESP – Concur-sos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda, HOMOLOGA oConcurso Público n.º 002/2013, para preenchimento dos cargos: Oficialde Secretaria, Advogado e Oficial de Secretaria - PD, realizado no dia 21de julho de 2013. A convocação se dará de acordo com as necessidadesda administração através de Edital específico publicado em jornal de circu-lação local e através de convocação por carta a ser emitida pela Faculda-de, via correio com aviso de recebimento.

REGISTRE-SE. PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.

São José do Rio Pardo – SP, 08 de agosto de 2013.

Alessandra Arlete Azarias - Diretora Administrativa

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO Nº002/13

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo- Instituto Superior de Educação Euclides da Cunha (ISEEC), CONVOCAos candidatos aprovados no Concurso Público realizado no último dia 21de julho de 2013, CONFORME DESCRIÇÃO ABAIXO, para comparece-rem na sede da Faculdade, sita à Avenida Deputado Eduardo VicenteNasser nº 1020, centro, São José do Rio Pardo-SP de 12 a 22 de agostode 2013, para apresentarem os documentos e habilitações exigidas etomarem posse em seus respectivos cargos, a saber:

CARGO: OFICIAL DE SECRETARIA1° GLAUCIA MARIA MARQUITI OCTAVIANO

CARGO: ADVOGADO1° MARCOS ESCAMES FELIX DA SILVA

O não comparecimento dentro do prazo acima implicará na desistênciado classificado, podendo a Faculdade convocar os imediatamente poste-riores, obedecendo a ordem de classificação.

REGISTRE-SE. PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.São José do Rio Pardo – SP, 08 de agosto de 2013.

Alessandra Arlete Azarias - Diretora Administrativa

APOSTILAS PARA CONCURSOS:

DETRAN - Editora Expressão CulturalAGENTE E OFICIAL

Você encontra na Banca do BatistaFolharini na Estação Rodoviária

JOSÉ ANTONIO DIAS – Dia 1 de agosto, aos 76 anos de idade, casado comLeda Marilda de Andrade Dias. Filho de Braz Dias e Áurea Pires Dias.

VALDEMAR MAZIERO – Dia 30 de julho, aos 59 anos de idade, casado comMargarete Fernandes Barbosa Maziero. Filho de Vergílio Maziero e AnaConstantino Maziero.

LUIZ DÉCIO FINARDI - Dia 1 de agosto, aos 78 anos de idade, casado comValdette Lambardossi Finardi. Filho de Augusto Finardi e Carolina Severo.

ORLANDA RADI VIEIRA – Dia 2 de agosto, aos 89 anos de idade, casadacom João Fernandes Vieira Filho. Filha de Ernesto Raddi e Amália Biaco.

TERESA CÂNDIDA DOS REIS SANTOS – Dia 3 de agosto, aos 80 anos deidade, casada com Sebastião Bento dos Santos. Filha de Benedito Raimundodos Reis e Maria Cândida de Oliveira.

JOAQUIM CEZÁRIO – Dia 1 de agosto, aos 74 anos de idade, casado comAntonia Zanardo. Filho de Geraldo Cezário e Maria Aparecida.

FLÁVIO CÔNSOLO – Dia 5 de agosto, aos 83 anos de idade, casado comCarmen Cinira de Souza Cônsolo. Filho de Francisco Cônsolo e PhelomenaHipólito Cônsolo.

ZILÁ RODRIGUES DE LIMA – Dia 24 de julho, aos 92 anos de idade,casada com Elysio Rodrigues de Lima. Filha de José Nogueira de Noronha eIsolina Alves de Noronha.

WALDEMAR ARIOSI – Dia 4 de agosto, aos 84 anos de idade, casado comFlausina Gomes Ariosi. Filho de João Ariosi e Fiorinda Cavichioli.

ANTÔNIO DE JESUS GOMES – Dia 30 de julho, aos 73 anos de idade,casado com Elizabeth Moreira Barreto Gomes. Filho de Casimiro Gomes eConceição de Jesus.

ELIAS CALDEIRA – Dia 8 de agosto, aos 73 anos de idade, casado comCreusa de Oliveira Caldeira. Filho de Domingos Caldeira e Conceição Gar-cia.

ELIAS PEREIRA DOS SANTOS – Dia 29 de julho, aos 78 anos de idade,casado com Aparecida Benedita da Costa Santos. Filho de Joaquim Pereirados Santos e Itália Damin.

MARIA DA GLÓRIA PORTO ALEXANDRE – Dia 7 de agosto, aos 62 anosde idade, casada com Eurico Alexandre. Filha de Manoel Porto e SebastianaOlívia Porto.

VENDE-SE

GOL BOLINHAPRETO - ANO 96

9265-9664

Page 15: Gazeta do Rio Pardo 2662

10 DE AGOSTO DE 2013 - Pág. A- 15

Julho registra 342,3 mil veículos vendidosDIVULGAÇÃO

Julho foi o melhor mêsdo ano para a indústriaautomobilística do Brasil,com 342,3 mil veículosnovos vendidos, incluindocaminhões e ônibus. O re-sultado é 7,4% melhor doque o de junho, mas 6%inferior ao de igual mês de2012.

Na média de vendas diá-rias, porém, houve quedade 6,6% ante junho e de10% em relação a julho doano passado. No acumu-lado do ano, foram licenci-ados 2,141 milhões de ve-ículos, alta de 2,9% nacomparação com o mes-mo intervalo de 2012.

O porcentual está abai-xo das projeções das fa-bricantes para o ano, queé de crescimento de 3,5%a 4,5% em relação às 3,8milhões de unidades ven-didas em 2012. No primei-ro semestre o setor cres-ceu 4,8%.

O enorme capô esconde um motor de seis cilindros em linha que pode chegar a 272 hp de potência

“O carro mais bonito jáfabricado”. Essa frase foidita por ninguém menosdo que Enzo Ferrari. Omais interessante é queo comendador não se re-feria a nenhum modelofabricado pela marca,mas sim a um símbolo bri-tânico: o Jaguar E-Type.

O modelo foi apresen-tado ao público no inícioda década de 60. Naque-la época a Jaguar era co-nhecida por promover al-guns lançamentos e apre-sentações aos jornalistasque estavam à frente desua época, especialmen-te com modelos esporti-vos.

A primeira coisa quechama atenção do E-Type é seu desenho ca-racterístico. Não dá praficar indiferente quandoum deles passa pela rua.O perfil é baixo, com capôlongo e traseira curta.Sem dúvida nenhuma éum dos carros mais belos

O lendário Jaguar ainda desperta fascínio mundial

Só o segmento de auto-móveis e comerciais levesregistrou vendas de 324,3mil unidades em julho, comcrescimento de 7% emrelação a junho, mas que-da de 7,7% se compara-do aos números de julhode 2012.

Julho teve 23 dias úteis,o que ajudou a puxar osresultados, enquanto junhoteve 20 dias úteis e julhodo ano passado teve 22.Considerando os protestosque atrapalharam a produ-ção e as vendas, o núme-ro não foi ruim, avalia oexecutivo de uma dasgrandes montadoras.

Ele admite, porém, estarpreocupado com a situa-ção geral da economia bra-sileira. “É difícil fazer proje-ções para os próximosmeses, mas ainda vejouma indústria perto das 3,9milhões de unidades para2013”, diz esse executivo. O segmento de automóveis e comerciais leves registrou crescimento de 7% em junho

já fabricados.Nos Estados Unidos ele

ficou conhecido como XKEe sua participação emprovas de diferentes ca-tegorias foi algo notável,com duas versões espe-cialmente projetadas paratal finalidade: a Low DragCoupé e a Lightweight E-Type.

Sob o imenso capô ummotor de seis cilindros emlinha com 3,8 litros ou 4,2litros, entregando 265 cv.Já na Série III, como nes-te exemplar da matéria,temos um belo V12, com5,3 litros e 272 cv de puraclasse britânica.

Impressõesao volante

A primeira impressão dizrespeito ao teto baixo. Omotorista tem à sua fren-te um painel bastantecompleto, com dezenasde botões e chaves. Ecada uma tem uma fun-ção específica, acredite. A

visão do longo capô tam-bém é marcante.

O V12 ronrona de man-s inho, como um gatomanso. Mas basta esco-lher a opção D na trans-

missão automática e pi-sar fundo que ele mostraas garras. Uma pisada umpouco mais estimulanteno acelerador faz a tra-seira dar uma leve rebo-

lada.Os números deixam cla-

ra sua vertente esportiva:0 a 100 km/h em 6,7 se-gundos e velocidade má-xima de 241 km/h. Tudo

isso a bordo de um dosmaiores símbolos ingle-ses. Afinal, nada justificao atraso para o pontualchá das cinco. E com umdedo de leite, por favor.

WEBMOTORS

Page 16: Gazeta do Rio Pardo 2662

A-16 - 10 de agosto de 2013

“Sais” promove educação socioambientalOficina pedagógica faz parte da conscientização a respeito da obra do esgoto

A Prefeitura de São Josédo Rio Pardo realizou nasemana passada, por meioda Secretaria de Assistên-cia e Inclusão Social, umaoficina pedagógica do pro-jeto de educação socioam-biental das obras do trata-mento global do esgoto dacidade.

Segundo a secretária Ro-sângela Lopes, parte daverba destinada pelo Go-verno Federal ao municípiodeve ser utilizada para aconscientização da popula-ção sobre a obra do esgo-to. Essa é uma exigênciaque consta no Programade Aceleração do Cresci-mento (PAC), de onde vi-rão os recursos, via Minis-tério das Cidades, que ga-rante que a população seenvolva mais com o pro-cesso.

A oficina foi realizada naregião do bairro Carlos Cas-succi, com crianças do Pro-fast, Maria Boaro, Eduar-

do e Carlos Cassucci. Deacordo com a equipe quecoordenou os trabalhos,foram desenvolvidas brin-cadeiras, atividades de pin-turas, conscientização dereciclagem, sempre de for-ma lúdica, com o objetivode promover a consciên-cia e o exercício da cidada-nia. Os participantes reali-zaram também uma cole-ta de lixo seletiva em tor-no do Profast, sendo ori-entados sobre a importân-cia da reciclagem e a cons-cientização em relação aodestino do lixo diário e apreservação do meio am-biente. As próprias crian-ças foram responsáveispor coletar, higienizar e se-parar por categoria (plásti-co, vidro, metal e papel).

“Pretendemos realizar aoficina em outras regiõesda cidade, a próxima seráno Vale do Redentor, bemcomo promover outrasações socioambientais. Va-

mos fazer um trabalho deconscientização com as cri-anças sobre questõescomo lixo, entulho, terre-nos baldios e lixos recicla-dos. Nosso objetivo maioré realizar uma mudança deatitude na criança em rela-ção à problemática do des-perdício dos recursos na-turais, da minimização daprodução de lixo, da reci-clagem de materiais, daredução do consumo e dapreservação do meio am-biente. As crianças se tor-nam multiplicadoras, ouseja, levam para dentro desuas casas, para a família,amigos e vizinhos, o queaprenderam nas oficinas”,informa a secretária.

Outra ação prevista noprojeto socioambiental é avolta do Programa ReciclaSão José. “Sabemos daimportância do Projeto Re-cicla São José para desa-fogarmos o aterro sanitá-rio e diminuir os dejetos

jogados em terrenos, nasruas e até mesmo no rioPardo, além de promovergeração de renda para oscatadores, que funcionoudurante oito anos e foi de-sativado pela administra-

ção passada. Com a voltado Recicla vamos envolvertoda a sociedade rio-par-dense com a importânciada reciclagem e os proble-mas relativos aos resíduossólidos, especificamente os

relacionados à geração eao destino final, que cons-tituem, sem dúvida algu-ma, um dos grandes de-safios a serem equaciona-dos pelas sociedades mo-dernas.”

As crianças foram responsáveis por coletar, higienizar e separar o lixo por categoria

FOTOS REPORTAGEM

Oficina pedagógica do projeto de educação socioambientaldas obras do tratamento global do esgoto

Balanço de Conferência MunicipalA secretária de Assistên-

cia e Inclusão Social, Ro-sângela Tinti Lopes, fezesta semana um balançoda 6ª Conferência Munici-pal de Assistência Social,realizada no dia 1º deagosto, no Mercado Mu-nicipal. “Foi um grande su-cesso, um espaço demo-crático de discussão. Am-pliamos o debate, delibe-ramos propostas, tivemosparticipação de usuários,das entidades, de técnicosque trabalham no sistemaúnico da Assistência, deautoridades”, disse.

O debate resultou emdiversas propostas demelhorias. “As principaispropostas foram ampliaros recursos municipais,estaduais e federais para

a assistência; ampliar asequipes técnicas e os ser-viços; criar um plano decarreira para essasequipes;criar mais umCras; ampliar os progra-mas de inclusão produtiva;melhorar o sistema de in-formação da política deAssistência; exigir que ossecretários sejam sempretécnicos da área da Assis-tência para que os servi-ços tenham continuidade;capacitar permanentemen-te os trabalhadores e con-selheiros do sistema deAssistência; formar comitêsgestores dos usuários, re-gulamentar o benefícioeventual em nível estadu-al; prestar atendimento re-gionalizado para moradorde rua e para atendimen-

to de adolescentes emcumprimento de medida,para que se crie o atendi-mento de semiliberdadeem nível regional”, infor-ma Rosângela.

Durante o evento foramnomeados os delegadosque apresentarão as pro-postas na ConferênciaRegional: psicóloga NatáliaPinezzi e Algemira Pinheirode Souza (Lar da Infân-cia) como representantesda sociedade civil, e as as-sistentes sociais JulianaMaldonado e Solange Bar-bosa como representan-tes do Poder Público.

Rosângela finalizou di-zendo que a cada ano aAssistência Social tem sefirmado mais como políti-ca pública de direito.

Page 17: Gazeta do Rio Pardo 2662

10 de agosto de 2013 - A-17

TAÇA SÃO JOSÉ

Abertura acontece no campo do VascoTem inicio neste domin-

go, dia 11, mais uma edi-ção da Taça São José deFutebol 1ª e 2ª Divisão,com a realização de cincojogos. A abertura oficial dacompetição está previstapara acontecer no campodo Vasco, no jogo entreBrasão e Grêmio Nestlé.

Este ano a Taça São Joséreunirá 15 equipes nas ca-tegorias aspirante e titular.São elas: São Paulo, SantaLuzia do Galego, Dalbon FC,Santa Lúcia, Taquara Bran-ca, São Cristóvão/Ataíde,

Atlético DAE, Vila Maria, Bo-cainas, Grêmio Nestlé, Vas-co, Botafogo, Ponte Preta,Unidos da Vila e Brasão FC.

Os jogos da categoriaaspirante terão inicio a par-tir das 13h30 e os da ca-tegoria titular a partir das

15h30. A Taça São Joséprestará uma homenagemao ex-professor e espor-tista Roque Gervásio e seráorganizada pela Liga Riopar-dense de Futebol (LRF),com apoio da PrefeituraMunicipal através do DEC.

Diretor de Esportes Douglas Bocamino com o presidente da LRF, Hélio Escudero

O VIII Campeonato deFutsal Programa Escola daFamília Euclides da Cunhaprosseguiu no último sá-bado com vários jogos.A competição está sen-do organizada pelo Pro-grama Escola da FamíliaEuclides da Cunha e DECatravés do professor Mar-co Moreira.

Resultadose artilheiros:

Sub-10 masculino: DEC4 x 4 DEC/PEF Natal Merli(gols de Guilherme 3 eBreno para o DEC e Mar-cos Vinícius 3 e Luís Feli-pe para o Natal Merli)

Sub-12 masculino: DEC/PEF Natal Merli-A 6 x 5EMEIF Stella Maris/CAIC(gols de Leonan 2, Rafa-el 2, Leonardo e João Vi-tor para o Natal Merli eLuan 3, João Pedro e Rei-nan para o CAIC)

FUTSAL

Campeonato do Euclides

prosseguiu no último sábadoSub-14 masculino: Atléti-

co Riopardense 1 x 1 EMEIFStella Maris/CAIC (gols deLeonardo Parussulo para oAtlético e Alexsandro Ane-quini para o CAIC)

Sub-16 masculino: Atléti-co Riopardense 9 x 1 EMEIFStella Maris/CAIC (gols deLucas 3, Luan 2, Paulo

Moraes 2 e Rafael 2 parao Atlético e AlexsandroAnequini para o CAIC)

Adulto Feminino: CactusLanchonete 5 x 4 DEC(gols de Daiane 3, Maytêe Hérica para a CactusLanchonete e Karol Costa2 e Isabela Maziero 2para o DEC)

Sub-10 do DEC empatou com o DEC/PEF Natal Merli

JOGOS DA 1ª RODADA – 2ª DIVISÃO:Santa Lúcia - Santa Lúcia x Dalbon FCBonsucesso - Vila Maria x Atlético Paulista

JOGOS DA 1ª RODADA – 1ª DIVISÃO:Vasco - Brasão x Grêmio NestléGrêmio Municipal - Unidos da Vila x BotafogoVale Redentor - Ponte Preta x Vasco

O PROFESSOR E TERAPEUTA MASSAKAZUNAGAI ESTÁ INTERESSADO EM ENCONTRARINVESTIDORES E PARCEIROS À PRODUÇÃO

EM SÉRIE DESSES EQUIPAMENTOSMASSAKAZU NAGAI

FONES: (19) 9215-8754 - CLARO

(19) 8114-0958 TIM

(19) 3549-6050 FIXOwww.mnagai.com.br

É RECOMENDADO O USO DIÁRIO DE PELO MENOS 2 MINUTOS,

INVERTENDO OS MOVIMENTOS A CADA 30 SEGUNDOS

Page 18: Gazeta do Rio Pardo 2662

A-18- 10 de agosto de 2013

FUTSAL

Jogos regionais da LRFS

Amador do Estado – A equipe do Botafogo repre-sentará a Liga Riopardense de Futebol (LRF) no Cam-peonato de Futebol Amador do Estado de São Paulo.A estreia do “Pantera da Vila” está prevista para opróximo dia 25 de agosto, contra a equipe de Piraci-caba, em São José do Rio Pardo. O jogo de voltaacontece no dia 1º de setembro em Piracicaba. “Maisuma vez estaremos representando a LRF em umacompetição oficial, estamos confiantes numa bela par-ticipação”, disse Luís Fernando Cândido Modica (Pin-go), técnico do Botafogo, informando que a equiperio-pardense contará com três reforços da região paradefender o “Pantera da Vila”.

Futsal Feminino – As equipes sub-15 e sub-19 doDEC/São José estiveram em atividade pelo Campeo-nato Regional de Futsal Feminino, organizado pela LigaRio-pardense de Futsal. Jogando no último sábado,dia 3, no Ginásio Municipal de Esportes “Adhemar Ma-chado de Almeida” (Tartarugão), o time rio-pardensevenceu nas duas categorias. Na sub-15 a equipe doDEC/São José venceu a equipe do DEREL/Aguaí por 5a 1, gols de Letícia Florêncio (2), Fernanda (2) e Letí-cia Zeferino par o DEC e Raiane para o DEREL. Nacategoria sub-19, a equipe do DEC/São José venceuo time do DEREL/Aguaí por 5 a 3, gols de Taisinha(2), Michele, Isabela Maziero e Mariana Garcia para oDEC e Fabiele, Ariele e Karen para o time de Aguaí.

Os Jogos da Semana Eu-clidiana 2013 (JOSE) come-çaram nesta sexta-feira,dia 9, com o cerimonial deabertura no Ginásio Munici-pal de Esportes “AdhemarMachado de Almeida” (Tar-tarugão). Houve o desfiledas escolas participantes,juramento do atleta e piraolímpica foi acesa.

O evento contou com apresença do prefeito João

JOSE

Iniciados os Jogos da Semana EuclidianaBatista Santurbano e outrasautoridades convidadas peladiretoria do DEC. Na opor-tunidade, atletas que sedestacaram defendendoSão José do Rio Pardo nosJogos Regionais de Itatibae em Campeonatos Regio-nais, Estaduais e Nacionais,além de dirigentes que pres-taram bons serviços ao es-porte do município, foramhomenageados pela direção

da autarquia.Os Jogos da Semana

Euclidiana serão realizadosem diversas modalidadesesportivas e sua organiza-ção tem como objetivo fo-mentar o esporte em di-versas modalidades espor-tivas. O evento é organi-zado pelo Departamentode Esportes e Cultura(DEC), com apoio da Pre-feitura Municipal de São

José do Rio Pardo.Os Jogos da Semana Eu-

clidiana acontecem de 9 a14 de agosto nos seguin-tes locais: Ginásio Municipalde Esportes (Tartarugão),Quadra poliesportiva daAAR, Mini campo de Fute-bol e Quadra de Vôlei deAreia do Rio Pardo FC. Asprovas de atletismo acon-tecerão no Estádio Munici-pal ‘Palmiro Petrocelli’

DOIS TOQUES

Sub-19 do DEC/São José obteveimportante vitória no Regional

Basquete - A equipe sub-17 de basquete da AAR/DEC/RPFC/ABS volta a jogar pelo Campeonato Regio-nal de Basquete, organizado pela Liga de Iracemápo-lis. A partida será válida pelo segundo turno da com-petição e será disputada neste sábado, dia 10, contraa equipe de Mococa, na casa do adversário.

Curso - Nos últimos dias 27 e 28 de julho o técnicodo futsal feminino do DEC/São José, professor MarcoAntônio Moreira, esteve participando da sua décimaquinta aula de Pós Graduação em Futebol e Futsalpela Universidade Gama Filho, em Campinas. A aulafoi sobre “Preparação Física no Futebol”, ministradapelo professor Roberto Lampert Ribas, formado emLicenciatura Plena em Educação Física pela UFRGS noRio Grande do Sul em 2008, Pós Graduado em Ativi-dade Física Adaptada pela FADE - UP em Portugal em2009, Mestrado em Treino de Alto Rendimento Des-portivo pela FADE - UP em Portugal em 2011.

Sub-17 da AAR esperasurpreender o adversário em Mococa

CONFIRA OS RESULTADOS:Categorias de Base Ginásio AAR -AAR 1 x 2 Prefeitura/ACCPE/Casa Branca (sub-09)AAR 5 x 1 Prefeitura/ACCPE/Casa Branca (sub-11)AAR 2 x 0 Prefeitura/ACCPE/Casa Branca (sub-13)AAR 4 x 2 Prefeitura/ACCPE/Casa Branca (sub-15)

MOCOCA/IGARAIDerla/Mococa 1 x 4 CME/Grama (sub-13)Derla/Igarai 2 x 4 CME/Grama (sub-15)Derla/Mococa 3 x 9 SET/Leme (sub-15)DELJ/Caconde 1 x 4 SET/Leme (sub-13)DELJ/Caconde 0 x 3 SET/Leme (sub-15)

FEMININO:Ginásio Municipal de Esportes “Tartarugão” -DEREL/Aguaí 1 x 4 ACCPE/Casa Branca (sub-15)ACCPE/Casa Branca 4 x 6 DE/Pinhal (sub-15)DE/Pinhal 6 x 2 DELJ/Caconde (sub-15)DERLA/Igarai 0 x 4 Soc. Esportiva Sanjoanense (sub-15)São Sebastião do Paraíso 8 x 2 DET/Caconde (sub-19)DEC/São José 5 x 3 Derel/Aguaí (sub-19)Derel/Mogi Mirim 9 x 2 DELJ/Caconde (sub-19)ACCPE/Prefeitura 4 x 3 SEL/Itapira (sub-19)DEREL/Aguaí 1 x 2 ACCPE/Casa Branca (sub-19)

Vários jogos foram re-alizados pelos Campeona-tos Regionais organizadospela Liga Rio-pardense deFutsal (LRFS), no últimofinal de semana. As ro-dadas foram realizadas

em São José do Rio Par-do e Igaraí/Mococa. OCampeonato Regional ca-tegoria de base tem apoioda Secretaria de Esportes,Lazer e Juventude do Es-tado de São Paulo

FUTSAL AAR

AAR vence pelo Regional em várias categoriasAs equipes sub-09, sub-

11, sub-13 e sub-15 daAAR/DEC entraram emquadra no último final desemana para enfrentarequipes da ACCPE/Prefei-tura/Casa Branca, pelo re-torno do Campeonato Re-gional da LRFS. Os jogosforam realizados no giná-sio do clube tricolor.

Na categoria sub-11 otime da AAR venceu a AC-CPE/Casa Branca por 5 a1, gols de Marco Antônio(3), Gú e Pedro para AAR.A equipe venceu com Dal-ton, Gú, Marco Antônio,Pedro, Kaio Viana, Luan,João D’Ornellas, Diogo Tre-visan, Paulinho, Teteu eMateus Biajoti.

Na categoria sub-13 o tri-

color venceu o adversáriopor 2 a 0, gols de Renan(2). O time da AAR ven-ceu jogando com Ander-son, Felipe, Yuri, Renan,Davizinho, Gabriel, ViníciusSalotti, Marco Antônio,Luan, João D’Ornellas eGú.

Na categoria sub-15 aAAR venceu a ACCPE/CasaBranca por 4 a 2, jogandocom Lipim, Vini Moraes,José Fernando, Luizão,Yuri, João Pedro, Cleiton eLuís Paulo.

Na categoria sub-09 otime da AAR perdeu parao time de Casa Branca por2 a 1, gol de Luquinha parao time da casa. Mesmocom a derrota, a equipeda AAR manteve a lideran-ça isolada na competição

em sua categoria. A equi-pe da AAR perdeu comKaio Freitas, Miguel Mora-es, Luquinhas, Pedro, Lu-cas Moreno, Breninho, Adi-el e Luís Guilherme.

Neste sábado, dia 10, asequipes sub-11, sub-13 esub-15 da AAR vão enfren-tar as equipes do Tênis Clu-be, em Vargem Grande doSul.

Teve inicio na noite des-ta sexta-feira, dia 9, a VIIedição da Copa Verão Mas-ter de Futebol, no campodo Vasco FC. A competi-ção tem 11 equipes da ci-dade e região. Os jogosterão início sempre a partirdas 19h30 e, no jogo deabertura que estava pre-visto para ontem, o Vascoenfrentava o Vila Gomes(Grama). Os detalhes se-rão divulgados na próximaedição.

Este ano o certame serádisputado pelas equipes doGiotto (Guaxupé), Vila Ma-riana e Nacional (Mococa),Cruzeirinho (SJBV), Vila

FUTEBOL MASTER

Copa Verão começou ontemGomes (Grama), Divinolan-dense (Divinolândia), Vas-co, Serralheria Zanetti, Sí-tio Novo, Botafogo e AAR300 (São José do Rio Par-do).

Os jogos serão realiza-dos a partir das 19h30,às terças, quartas, quin-tas e sextas no campodo Vasco, podendo in-clusive ocorrer partidasno estádio “Moacyr deÁvila Ribeiro”, campo daAAR. O evento é orga-nizado pelo esportistaMárc io Aparecido dosSantos (Coquinho), comapoio do DEC e Liga Ri-opardense de Futebol.

Sub-09 da AAR perdeu para ACCPE/Casa Branca

Sub-11 da AAR goleou o time casabranquense

Page 19: Gazeta do Rio Pardo 2662

Delegação de Mococa veio conhecer de perto a preparação dos atletas locais

Trabalho paralímpico rio-pardense é visitado10 de agosto de 2013 - A-19

O técnico da equipe deatlet ismo PCD de SãoJosé do Rio Pardo, SérgioHenrique Braz, recebeu naúltima quarta-feira, 7,uma delegação de Moco-ca que veio conhecer otrabalho que é feito comopreparação dos rio-par-denses que participam decompetições oficiais. Sér-gio já os conhecia em de-corrência de ter participa-do de um curso promovi-do pela Academia Paralím-pica Brasileira em Moco-ca, quando São José foium dos destaques na pre-paração de competidorescom deficiência, ou seja,os atletas PCD do DECAMU.

Falando ao jornal e à rá-dio Difusora, Sérgio citouos resultados obtidos atéagora: Caíque (Carlos

Henrique Caveagna) é oquinto melhor do mundoem arremesso, Luis Fer-nando é o primeiro doBrasil em algumas provas,Vanderlei (Juninho) estáentre os três melhores dopaís. Eles participarão ago-ra da etapa nacional, emPorto Alegre, de 13 a 15de setembro, quando tam-bém estarão presentesatletas de muitas naçõespara se prepararem à Pa-ralimpíada 2016, no Brasil.

Sérgio comentou que,para bancar as despesasdessa viagem a Porto Ale-gre (RS), a equipe rio-par-dense iniciou a venda deadesivos nos quais está es-crita a frase: Eu apoio oesporte paralímpico. O téc-nico observou que issoserá feito para não pesartanto ao poder público, que

também estará apoiandoequipes de outros espor-tes paralímpicos (futebol,handebol e natação).

Vieram aprender

Marcos Donizete Ma-chado, diretor de espor-tes e recreação na Pre-feitura de Mococa, afir-mou ao repórter Luiz Hen-rique (Difusora/Gazeta)que o objetivo da visita dadelegação a São José doRio Pardo foi aprendercom o que é feito aquipara também implantar láo mesmo trabalho comatletas paralímpicos. Elejá tem uma equipe de 150alunos praticando corridase caminhadas, mas depessoas não deficientes,e pretende começar umtrabalho de atletismo comparalímpicos.

Paulo Rímolli, estagiário de Educação Física de Mococa, professor Sérgio HenriqueBraz, o atleta Caíque e o diretor de esportes de Mococa, Marcos Donizeti Machado

Projeto Guri abre vagas

para novos integrantesEstão abertas até o dia

30 de agosto as matrícu-las para os cursos do Pro-jeto Guri de São José doRio Pardo, destinadas anovos alunos.

As inscrições são gratui-tas e, para participar, é pre-ciso ter entre 6 e 18 anos.Não é necessário ter co-nhecimento prévio de mú-sica e nem possuir instru-mento. Os interessadosdevem comparecer pesso-almente ao Projeto, acom-panhados de pais ou umresponsável, de segunda asexta-feira a partir das13h, munidos dos docu-mentos: cópia do RG (oucertidão de nascimento),comprovante de residênciae declaração escolar.

São oferecidos os cursosde Violino, Viola Clássica,Violoncelo, Baixo Acústico,Violão, Saxofone, Clarine-te, Flauta Transversal,Trompete, Trombone,Bombardino, Canto Coral ePercussão/Bateria.

As aulas são realizadasàs quartas e sextas, a partirdas 13h30. A sede do Pro-jeto em São José do RioPardo fica no Colégio daFundação Educacional, àavenida Deputado Eduar-do Vicente Nasser, 850.

Sobre o Guri

O Projeto Guri é mantidopelo Governo do Estado deSão Paulo, em parceriacom a Prefeitura Municipalde São José do Rio Pardo,

o DEC e a Fundação Edu-cacional.

Com mais de 51 mil alu-nos distribuídos por todo oEstado de São Paulo, o Pro-jeto é considerado o maiorprograma sociocultural bra-sileiro. Desde 1995, oferececontinuamente, nos períodosde contraturno escolar, cur-sos de iniciação e teoriamusical, coral e instrumen-tos de cordas, madeiras,sopro e percussão. É a prin-cipal ação coordenada pelaAssociação Amigos do Pro-jeto Guri (AAPG), cuja mis-são é promover, com exce-lência, a educação musicale a prática coletiva de músi-ca, tendo em vista o desen-volvimento humano de ge-rações em formação.

PREFEITURA MUNICIPAL DE

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO

Como os pequenos negócios podem promover o desenvolvimento econô-mico e social, de modo sustentável, nos Municípios?

A resposta está no PPA – Plano Plurianual!JAIR SANTANA

No título deste artigo háuma pergunta seguida deuma resposta. Se vocêleitor(a) concordar com a res-posta e conseguir explicarpara uma pessoa próxima asrazões e os fundamentos doque foi respondido, o quevem adiante nada lhe acres-centará. Caso contrário, te-nho absoluta certeza de queo texto adiante irá propiciarganhos ao seu conhecimen-to. E, quem sabe, você nãose transforma num ator eprotagonista de muitos des-tinos?

Há pouco tivemos eleiçõespara os mais de 5.500 muni-cípios no Brasil. Todos os can-didatos ao cargo de prefeitotiveram que apresentar pe-rante a Justiça Eleitoral o seuPlano de Governo onde se fezconstar tudo aquilo que édesejo de realização para acomunidade, em caso de vi-tória nas urnas. É a nova re-gra eleitoral. E também o pre-núncio do futuro Plano Pluri-anual (PPA – uma das leis or-çamentárias a ser elaboradaem 2013 para vigorar entre2014 a 2017).

Candidatos mais atentosnão perderam a oportunida-de de cuidar de todos os as-suntos mais aflitivos de cos-tume (educação, saúde, se-gurança, habitação, etc.), oque seria mesmo de se es-perar.

Mas pude observar que amaioria se mostrou preocupa-da com temas mais transcen-dentes e impactantes, comoo Desenvolvimento Local emtodas as suas vertentes e aspossibilidades de sua realiza-ção efetiva. Raro, aliás, é oPlano que se furta ao uso da

palavra Desenvolvimento.Em tal cenário e já passado

mais de meio ano de manda-to, sobressai a natural vonta-de de caminhar em busca damaterialização das promessasfeitas em campanha e de pro-mover o Desenvolvimento dacomunidade através de açõesconcretas que busquem – deuma só vez - a geração de em-prego, a melhor circulação darenda e da riqueza e, enfim, amelhoria da condição de vidadaqueles que habitam todoscantos e recantos do nossoimenso e diverso Brasil. É dizer,qual mandatário político, prefei-to ou vereador, não quer obem-viver da sua comunidade?

Políticas públicas de tal natu-reza que venham embaladas portais Planos de Governo podempromover, além de tudo, umótimo diálogo entre o Poder Pú-blico, o Mercado e a Socieda-de. Haveria coisa mais saudávelque isso?

A boa via a partir da qual issotudo se faz possível relaciona-se com as Compras Púbicas que- em qualquer esfera de gover-no, inclusive municipal - pro-movem imensa circulação de ri-quezas dado o enorme volumeque representam e o significa-do que normalmente têm den-tro de um círculo de governo(estamos falando de um mer-cado que movimenta mais deR$ 350 bilhões ao ano).

O ingrediente econômico dasCompras Públicas aliado ao Es-tatuto das Microempresas eEmpresas de Pequeno Porte(Lei Geral) irão se somar à von-tade política de se colocar emprática as melhorias para os ci-dadãos. É um fenômeno que,aliás, vamos assistindo ocorreraos poucos à nossa volta emexemplos exitosos.

Mas não basta apenas ter

uma única norma ou um pu-nhado de leis, ideias, iniciati-vas e ações isoladas para queos resultados apareçam e oDesenvolvimento desejadoocorra.

A fórmula mágica para quetudo aconteça é inscrever areferida Política Pública - comoPrograma de Governo - no Pla-no Plurianual. É assim quetudo acontecerá para aque-les municípios que assim o fi-zerem.

É um modo de legitimar ecumprir as promessas eleito-rais, estendendo para os pró-ximos quatro anos a promo-ção do Desenvolvimento local,econômico e social, de formasustentável e perene.

Afinal, não é isso mesmoque o governo incessante-mente busca? Por quê entãonão fazê-lo?

Por isso é que desde sem-pre entendi que mandatáriospolíticos (governo represen-tando o povo = prefeitos evereadores) e sociedade emgeral devem se ajustar paraescrever a regra de ouro dospróximos anos: o Plano Pluri-anual.

Torço muito para que taloportunidade não seja des-perdiçada. E considero que fizum pouco da minha parte,deixando o remédio para umgrande mal que desde sem-pre acometeu a AdministraçãoPública brasileira: a letargia!

Torço, enfim, para que nãotenhamos todos que lamen-tar o “nada foi feito” quandochegar 2016, final dos man-datos que se iniciaram neste2013. Será tarde demais e im-possível resgatar o tempoperdido!

JAIR SANTANA É ESPECIALISTAEM GOVERNANÇA PÚBLICA

WWW.JAIRSANTANA.COM.BR

Page 20: Gazeta do Rio Pardo 2662

PREFEITURA MUNICIPAL DE

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO

EQUIPE TÉCNICA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - SÃO JOSÉ DO RIO PARDOAPROVAÇÃO DE PROJETO – DEFERIDO: - Proc: 595/12 João Antônio Felix –Rua Treze de Maio, 20 Centro – Casa de Frios.LICENÇA DE FUNCIONAMENTO INICIAL – DEFERIDO: - Proc: 374/13 NathaliaCristina de Pauli Ferraiolo – Rua dos Expedicionários, 100 – Vila Pereira – Atividadede Psicologia e Psicanálise.CADASTRO ESTADUAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA – DEFERIDO: - Proc:337/13 Elisabete Cristina da Silva Costa 38193852826 – Rua Dr. João GabrielRibeiro, 128 – Centro – Outras Atividades de Tratamento de Beleza.RENOVAÇÃO DE LICENÇA DE FUNCIONAMENTO – DEFERIDO: - Proc:692/96 Prot. 238/13 Reynaldo Luiz Rossi Sperancini – Rua Francisquinho Dias, 187– Centro – Cons. Odontológico com RX. - Proc: 142/04 Prot. 365/13 ClínicaGinecológica Maria Tereza R. L. Navarro – Rua Treze de Maio, 476 – Centro –Clinica Médica. - Proc: 529/05 Prot. 228/13 Mário Rui V. da Silveira – Av. AntônioPereira Dias, 751 – João de Souza – Clínica Veterinária. - Proc: 10/08 Prot. 354/13Gastroclínica e Diagnóstico Ltda – Rua Campos Salles, 938 – Centro – ClínicaMédica. - Proc: 37/08 Prot. 285/13 Clínica Pediátrica A.C. Paiva S/S – RuaCampos Salles, 1215 – Centro – Consultório Médico. - Proc: 786/09 Prot. 282/13CRIARE – Clínica de Psicologia S/S Ltda – Rua dos Expedicionários, 100 – VilaPereira – Clinica de Psicologia. - Proc: 353/10 Prot. 349/13 Ivana Satti Busso –Rua Dr. Costa Machado, 573 – Centro – Atividade de Psicologia e Psicanálise. -Proc: 186/12 Prot. 356/13 CERCAMOR – Centro de Reintegração e Capacitação– Condomínio Brisa do Leste, s/n – Zona Rural – Atividade de Centros de AssistênciaPsicossocial. - Proc: 203/12 Prot. 306/13 Clinica Urológica Maringolo Ltda – RuaCampos Salles, 1250 – Centro – Clínica Médica. - Proc: 204/12 Prot. 307/13Clinica Urológica Maringolo Ltda – Rua Coronel Alípio Dias, 620 – Centro – Litotripsia.CANCELAMENTO DA LICENÇA DE FUNCIONAMENTO/ DESATIVAÇÃODO CEVS – DEFERIDO: - Proc: 334/11 Prot. 382/13 Mateus da Cunha Bernardi– Rua Abdiel Cavalcanti Braga, 22 – Centro - Serviços de Fisioterapia. - Proc: 16/12 Prot. 385/13 Clínica de Fisioterapia e Psicologia Lodovichi – Ltda – Rua CamposSalles, 924 - Centro – Atividade de Fisioterapia.

CONVOCAÇÃO - CMSO Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dr. Heber Luís Nogueira Fontão, nouso de suas atribuições legais, CONVOCA todos os conselheiros titulares esuplentes; e CONVIDA todos os munícipes e demais interessados para a reuniãoextraordinária do Conselho Municipal de Saúde de São José do Rio Pardo, queserá realizada no próximo dia 21/08/2013 - quarta-feira, às 19h00, nas dependênciasda Secretaria Municipal de Saúde. - Pauta da Reunião: 1- Leitura e aprovação daAta da Reunião Anterior; 2- Leitura Resumida de Correspondências Recebidas eEnviadas; 3- Justificativas de ausência; 4- Comunicações da mesa diretora; 5-Nova discussão a respeito do Novo Regimento Interno do Conselho; 6- Discussãofinal e aprovação dos Relatórios: Programa Anual 2011 e 2012 e Relatório AnualGestão 2011 e 2012 após parecer de contador e do Depto. de Contabilidade daPrefeitura Municipal; 7- Discussão e possível aprovação a respeito da prestação decontas do convênio no. 45741659000/1110-01 (aquisição equipamentos e materiaispermanentes para a Secretaria da Saúde; 8- Assuntos gerais; 9- Data próximareunião; 10- Encerramento.

EDITAL DE CONVOCAÇÃOA Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo convoca os candidatos abaixoclassificados no Concurso Público nº 001/2012, de ESCRITURÁRIO, paracomparecerem de 12 a 16 de agosto de 2013, das 8:00 às 17:00 horas, noDepartamento de Recursos Humanos, à Praça dos Três Poderes, 01, centro,munidos dos documentos, para receberem as instruções a respeito de sua admissão:ESCRITURÁRIOClass Nota Nome Inscrição P.Obj Prática31º 64,00 Sandra Maria Destro 000020401 66,000 62,00032º 64,00 Diva Helena Schiavon 000020209 58,000 70,00033º 64,00 Lais de Paula O. Silva da Costa 000020247 60,000 68,000Se o candidato não comparecer até o dia 16 de agosto de 2013, será consideradodesistente e sua vaga oferecida ao candidato subseqüente na ordem de classificação,em futuras convocações. São José do Rio Pardo, 09 de agosto de 2013. JoãoBatista Santurbano – Prefeito Municipal.

PORTARIA Nº 11.589, DE 05 DE AGOSTO DE 2013. Dispõe sobre a designaçãode servidores para a função de Gestor e Responsável Técnico do convênio firmadocom a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de SãoPaulo. O Prefeito do Município de São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo, nouso de suas atribuições legais. R E S O L V E: Art. 1º – Designar os servidoresALCINO PISANI JÚNIOR, contador da Prefeitura, C.R.C. 1SP-236.724/0-8 eCRISTIANO ALEX BALDO BARELLA, engenheiro devidamente habilitado, daPrefeitura, CREA nº 50605538-75, para, respectivamente, exercerem as funçõesde GESTOR e RESPONSÁVEL TÉCNICO do convênio nº 1633/2010, tendocomo objeto: Construção de Centro de Múltiplo Uso, firmado com a Secretaria dePlanejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo. Art. 2º - Estaportaria entra em vigor na data de sua publicação. São José do Rio Pardo, 05 deagosto de 2013. João Batista Santurbano - Prefeito Municipal. Publicada por afixaçãoem quadro próprio de editais na sede da Prefeitura Municipal, na mesma data.Antonio Cláudio Faria - Secretário Municipal de Gestão Pública.

PORTARIA Nº 11.590, DE 05 DE AGOSTO DE 2013.Dispõe sobre prorrogação de prazo para conclusão do Processo Administrativoinstaurado em face da empresa PAULO VICENTE MARTELLI, instituída pelaPortaria 11.478 de 24 de maio de 2013. O Prefeito do Município de São José do RioPardo, Estado de São Paulo. R E S O L V E: Art. 1º – Determina a prorrogaçãopor 60 (sessenta) dias para conclusão do Processo Administrativo instaurado emdesfavor da empresa PAULO VICENTE MARTELLI, instituída pela Portaria 11.478de 24 de maio de 2013, visto que, a ela são atribuídas eventuais irregularidades, nocumprimento do contrato nº 061/2012, Pregão nº 21/2012. Art. 2º - Esta portariaentra em vigor na data de sua publicação. São José do Rio Pardo, 05 de agosto de2013. João Batista Santurbano - Prefeito Municipal. Publicada por afixação emquadro próprio de editais na sede da Prefeitura Municipal, na mesma data. AntonioClaúdio Faria - Secretário Municipal de Gestão Pública.

PORTARIA Nº 11.592, DE 09 DE AGOSTO DE 2013. Dispõe sobre a exoneração,a pedido, da servidora MARIA ISABEL CALSONI GARCIA, do cargo dePROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL COM CURSO SUPERIOR. OPrefeito do Município de São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo, no uso desuas atribuições, de acordo com o Art. 37, II da Constituição Federal e com o Art. 8º,I da Lei Municipal nº 2.712, de 16 de março de 2004, R E S O L V E: Art. 1º - Ficaexonerada, a pedido, a servidora MARIA ISABEL CALSONI GARCIA, do cargode PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL COM CURSO SUPERIOR,nível XXI, desta Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo. Art. 2º - Estaportaria entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos retroativos a 23 dejulho de 2013. São José do Rio Pardo, 09 de agosto de 2013. João Batista Santurbano- Prefeito Municipal. Publicada por afixação em quadro próprio de editais na sede daPrefeitura Municipal, na mesma data. Antonio Cláudio Faria - Secretário Municipalde Gestão Pública .

PORTARIA Nº 11.593, DE 09 DE AGOSTO DE 2013. Dispõe sobre a nomeaçãodo Sr. NILSON RODRIGUES DOS SANTOS, no cargo em comissão deSUPERVISOR DE SERVIÇOS. O Prefeito do Município de São José do RioPardo, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições, de acordo com o Art. 37,II da Constituição Federal e com o Art. 8º, I da Lei Municipal nº 2.712, de 16 demarço de 2004, R E S O L V E: Art. 1º - Fica nomeado o Sr. NILSON RODRIGUESDOS SANTOS, no cargo em comissão de SUPERVISOR DE SERVIÇOS, nívelVI, desta Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo. Art. 2º - Esta portaria entraem vigor na data de sua publicação, com efeitos a partir de 12 de agosto de 2013.São José do Rio Pardo, 09 de agosto de 2013. João Batista Santurbano – Prefeito.Publicada por afixação em quadro próprio de editais na sede da Prefeitura Municipal,na mesma data. Antonio Cláudio Faria - Secretário Municipal de Gestão Pública.

PORTARIA Nº 11.594, DE 09 DE AGOSTO DE 2013. Dispõe sobre a nomeaçãoda Sra. FLÁVIA PIZANI JUNQUEIRA BERTOCCO, no cargo em comissão deDIRETOR DE DEPARTAMENTO DE HABITAÇÃO SOCIAL. O Prefeito doMunicípio de São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo, no uso de suasatribuições, de acordo com o Art. 37, II da Constituição Federal e com o Art. 8º, I daLei Municipal nº 2.712, de 16 de março de 2004, R E S O L V E: Art. 1º - Ficanomeada a Sra. FLÁVIA PIZANI JUNQUEIRA BERTOCCO, no cargo emcomissão de DIRETOR DE DEPARTAMENTO DE HABITAÇÃO SOCIAL, nível

XIX, desta Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo. Art. 2º - Esta portaria entraem vigor na data de sua publicação, com efeitos a partir de 12 de agosto de 2013. SãoJosé do Rio Pardo, 09 de agosto de 2013. João Batista Santurbano – Prefeito. Publicadapor afixação em quadro próprio de editais na sede da Prefeitura Municipal, na mesmadata. Antonio Cláudio Faria - Secretário Municipal de Gestão Pública.

PORTARIA Nº 11.595, DE 09 DE AGOSTO DE 2013. Dispõe sobre a nomeação daSra. SUSANA MARIA DIAS, para o cargo de ASSISTENTE SOCIAL.O Prefeito doMunicípio de São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições,de acordo com o Art. 37, II da Constituição Federal e com o Art. 8º, I da Lei Municipalnº 2.712, de 16 de março de 2004, R E S O L V E: Art. 1º - Fica nomeada, através doConcurso Público nº 002/2012, a Sra. SUSANA MARIA DIAS, para ocupar o cargode ASSISTENTE SOCIAL, nível XXVI-B, desta Prefeitura Municipal de São José doRio Pardo. Art. 2º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. São Josédo Rio Pardo, 09 de agosto de 2013. João Batista Santurbano – Prefeito. Publicada porafixação em quadro próprio de editais na sede da Prefeitura Municipal, na mesma data.Antonio Cláudio Faria - Secretário Municipal de Gestão Pública.

PORTARIA Nº 11.596, DE 09 DE AGOSTO DE 2013.Dispõe sobre a nomeação daSra. ANA CLAUDIA CUSSOLINI, para o cargo de INSPETOR DE ALUNOS. OPrefeito do Município de São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo, no uso de suasatribuições, de acordo com o Art. 37, II da Constituição Federal e com o Art. 8º, I da LeiMunicipal nº 2.712, de 16 de março de 2004, R E S O L V E: Art. 1º - Fica nomeada,através do Concurso Público nº 002/2012, a Sra. ANA CLAUDIA CUSSOLINI, paraocupar o cargo de INSPETOR DE ALUNOS, nível II, desta Prefeitura Municipal deSão José do Rio Pardo. Art. 2º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.São José do Rio Pardo, 09 de agosto de 2013. João Batista Santurbano - Prefeito .Publicada por afixação em quadro próprio de editais na sede da Prefeitura Municipal, namesma data. Antonio Cláudio Faria -Secretário Municipal de Gestão Pública.

PORTARIA Nº 11.597, DE 09 DE AGOSTO DE 2013. Dispõe sobre a exoneração, apedido, do servidor DALTON AUGUSTO DE RESENDE JUNIOR, do cargo emcomissão de SUPERVISOR DE SERVIÇOS. O Prefeito do Município de São Josédo Rio Pardo, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições, R E S O L V E: Art.1º - Fica exonerado, a pedido, o servidor DALTON AUGUSTO DE RESENDEJUNIOR, do cargo em comissão de SUPERVISOR DE SERVIÇOS, nível VI,desta Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo. Art. 2º - Esta portaria entra emvigor na data de sua publicação, com efeitos a retroativos de 01 de agosto de 2013. SãoJosé do Rio Pardo, 09 de abril de 2013. João Batista Santurbano - Prefeito . Publicadapor afixação em quadro próprio de editais na sede da Prefeitura Municipal, na mesmadata. Antonio Cláudio Faria - Secretário Municipal de Gestão Pública.

PORTARIA Nº 11.598, DE 09 DE AGOSTO DE 2013. Dispõe sobre atribuição declasse para a docente cadastrada Sra. JOSIANA DE SOUZA FORNARI SILVA,classe livre. O Prefeito do Município de São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo,no uso de suas atribuições, considerando a Lei nº 2.712 de 16/03/2004, Título VII,Capítulo Único, artigos 175 e 176, inciso III e Portaria nº 8792 de 5/12/2008. R E S OL V E: Art. 1º - Atribuir para Sra. JOSIANA DE SOUZA FORNARI SILVA, 01 classede Educação Infantil, no período da tarde, na Creche “Gilda Zanetti Mansano”, destaPrefeitura Municipal de São José do Rio Pardo, no período de 01 de agosto a 31 deoutubro de 2013. Art. 2º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação, comefeitos retroativos a 01 de agosto de 2013. São José do Rio Pardo, 09 de agosto de2013. João Batista Santurbano - Prefeito Municipal. Publicada por afixação emquadro próprio de editais na sede da Prefeitura Municipal, na mesma data. AntonioCláudio Faria - Secretário Municipal de Gestão Pública.

PORTARIA Nº 11.599, DE 09 DE AGOSTO DE 2013. Dispõe sobre atribuição declasse para a docente cadastrada Sra. VALDEREZ PEREIRA COSTA, em substituição.O Prefeito do Município de São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo, no uso desuas atribuições, considerando a Lei nº 2.712 de 16/03/2004, Título VII, Capítulo Único,artigos 175 e 176, inciso III e Portaria nº 8792 de 5/12/2008. R E S O L V E: Art. 1º -Atribuir para Sra. VALDEREZ PEREIRA COSTA, 01 classe de Educação Infantil, noperíodo da tarde, na Creche “Gilda Zanetti Mansano”, desta Prefeitura Municipal deSão José do Rio Pardo, no período de 01 de agosto a 25 de setembro de 2013. Art. 2º- Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos retroativos a 01 deagosto de 2013. São José do Rio Pardo, 09 de agosto de 2013. João Batista Santurbano- Prefeito Municipal. Publicada por afixação em quadro próprio de editais na sede daPrefeitura Municipal, na mesma data. Antonio Cláudio Faria - Secretário Municipal deGestão Pública.

PORTARIA Nº 11.600, DE 09 DE AGOSTO DE 2013. Dispõe sobre a nomeação daservidora SOLANGE BARBOSA, no cargo em comissão de COORDENADOR DEPLANEJAMENTO – SAIS. O Prefeito do Município de São José do Rio Pardo,Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições, de acordo com o Art. 37, II daConstituição Federal e com o Art. 8º, I da Lei Municipal nº 2.712, de 16 de março de2004, R E S O L V E: Art. 1º - Fica nomeada a servidora SOLANGE BARBOSA, nocargo em comissão de COORDENADOR DE PLANEJAMENTO, nível XXIX, destaPrefeitura Municipal de São José do Rio Pardo. Art. 2º - Esta portaria entra em vigor nadata de sua publicação, com efeitos a retroativos a 01 de agosto de 2013. São José doRio Pardo, 09 de agosto de 2013. João Batista Santurbano – Prefeito. Publicada porafixação em quadro próprio de editais na sede da Prefeitura Municipal, na mesma data.Antonio Cláudio Faria - Secretário Municipal de Gestão Pública.

LEI Nº 4.111, DE 07 DE AGOSTO DE 2013. Dispõe sobre abertura de crédito adicionalsuplementar no Orçamento Programa do Município. O PREFEITO DO MUNICÍPIODE SÃO JOSÉ DO RIO PARDO, ESTADO DE SÃO PAULO. Faço saber que aCâmara Municipal aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei: Art. 1º - Ficaautorizado a abertura de Crédito Adicional Suplementar, no Orçamento Programa doMunicípio, no valor de R$ 92.800,00 (noventa e dois mil e oitocentos reais), comfundamento no inciso I, do art. 41, da Lei 4.320, de 17 de Março de 1964, com aseguinte classificação orçamentária:05.01.00 DEC – Departamento de Esportes e Cultura05.01.02 Manutenção da Secretaria04.122.0048.2.046 DEC - Secretaria007-3190.13.00 Obrigações Patronais 6.500,00010-3191.13.00 Contribuições Patronais 3.500,0005.01.03 Manutenção do Departamento de Cultura13.392.0049.2.047 DEC – Manutenção da Fabrica de Expressão022-3190.13.00 Obrigações Patronais 3.500,00023-3190.16.00 Outras Despesas Variáveis – Pessoal Civil 6.500,00024-3191.13.00 Contribuições Patronais 20.000,00031-3390.39.00 Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Juridica 20.000,0005.01.04 Manutenção do Departamento de Esporte27.812.0050.2.048 DEC – Manutenção Departamento de Esporte050-3191.13.00 Contribuições Patronais 21.000,00055-3390.33.00 Passagens e Despesas com Locomoção 2.300,0005.01.05 Manutenção do Conservatório Musical13.392.0051.2.049 DEC – Conservatório Musical063-3190.30.00 Material de Consumo 3.000,00065-3390.39.00 Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica 6.500,00Total 92.800,00Art. 2º - O crédito aberto pelo artigo 1º desta Lei, será coberto por anulação parcial, nostermos do art. 43, § 1º, inciso III, da Lei Federal 4.320/64, da seguinte dotaçãoorçamentária:05.01.00 DEC – Departamento de Esportes e Cultura05.01.02 Manutenção da Secretaria04.122.0048.2.046 DEC - Secretaria009-3190.91.00 Sentenças Judiciais 10.000,0005.01.03 Manutenção do Departamento de Cultura13.392.0049.2.047 DEC – Manutenção da Fabrica de Expressão025-3350.41.00 Contribuições 5.000,00033-4490.52.00 Equipamentos e Material Permanente 40.000,00035-3390.39.00 Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica 5.000,0005.01.04 Manutenção do Departamento de Esporte27.812.0050.2.048 DEC – Manutenção Departamento de Esporte052-3390.30.00 Material de Consumo 10.000,00054-3390.32.00 Material Distribuição Gratuita 7.700,00057-3390.39.00 Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 5.000,00061-4490.51.00 Obras e Instalações 9.100,0005.01.05 Manutenção do Conservatório Musical13.392.0051.2.049 DEC – Conservatório Musical066-4490.51.00 Obras e Instalações 1.000,00Total 92.800,00Art. 3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Art. 4º – Revoga-se a Leinº 4.106, de 19 de julho de 2013. São José do Rio Pardo, 07 de agosto de 2013. JoãoBatista Santurbano - Prefeito Municipal.

LEI Nº 4.112, DE 08 DE AGOSTO DE 2013. (Autoria: Matheus de Oliveira Pinto– PV). Atribui o nome de SYLVIO GILLI ao espaço de preservação naturallocalizado entre a Rua Alfredo Gomes de Oliveira e o final da Rua Júlio deMesquita, no Jardim Santa Tereza. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE SÃOJOSÉ DO RIO PARDO, ESTADO DE SÃO PAULO. Faço saber que a CâmaraMunicipal aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte lei: Art. 1º - Fica atribuídoo nome de SYLVIO GILLI ao espaço de preservação natural da margem esquerdado Córrego das Macaúbas, no Jardim Santa Tereza, trecho com delimitação entrea Rua Alfredo Gomes de Oliveira e o final da Rua Júlio de Mesquita e extensão aolongo da Avenida José Bertocco e Rua Paulo Renato Parisi. Parágrafo único: Oreferido trecho receberá o nome Espaço “Sylvio Gilli” – Caminhos da natureza,para atender à homenagem proposta e manter o sentido de preservação ambientalrequerido pelo local. Art. 2º - O Executivo Municipal tomará as providênciasnecessárias à execução da presente lei. Art. 3º - Esta lei entra em vigor na data desua publicação. São José do Rio Pardo, 08 de agosto de 2013. João BatistaSanturbano - Prefeito Municipal.

DECRETO Nº 4.342, DE 06 DE AGOSTO DE 2013. Dispõe sobre abertura decrédito adicional suplementar no valor de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais). OPrefeito do Município de São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo, no uso desuas atribuições legais e, considerando a Lei Orçamentária Anual n° 4.012 de 26de dezembro de 2012, no seu artigo 4°; D E C R E T A: Art. 1º - Fica aberto umcrédito adicional suplementar no valor de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais),destinado a reforçar as dotações orçamentárias do orçamento vigente a seguir:05 Departamento de Esporte e Cultura - DEC05.01 Departamento de Esporte e Cultura - DEC05.01.03 Manutenção do Departamento de Cultura13.392.0049.2.067 DEC – Manutenção da Semana Euclidiana42-3.3.90.39.00 Outros Serviços Terc. - Pess. Jurídica 25.000,00Fonte 04.0000000 Recursos Próprios – Administração Indiretacod.aplic.04.1100000 Geral - IndiretaTotal da Suplementação 25.000,00Art. 2º - Para atender o disposto no artigo anterior indica-se o seguinte recursoorçamentário: A anulação parcial da dotação, conforme o artigo 43, parágrafo 1º,inciso III, da Lei 4320/64.05 Departamento de Esporte e Cultura - DEC05.01 Departamento de Esporte e Cultura - DEC05.01.03 Manutenção do Departamento de Cultura13.392.0049.2.067 DEC – Manutenção da Semana Euclidiana40-3.3.90.30.00 Material de Consumo 10.000,0041-3.3.90.36.00 Outros Serviços Terc. Pessoa Fisica 15.000,00Fonte 04.0000000 Recursos Próprios – Administração Indiretacod.aplic.04.1100000 Geral - IndiretaTotal de Anulação 25.000,00Art. 3º - Fica o Setor de Contabilidade encarregado de realizar as alterações eajustes necessários nos demonstrativos e anexos da Lei das DiretrizesOrçamentárias nº 3.966 de 18 de outubro de 2012 e da Lei do Plano Plurianual2010/2013. Art. 4º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. SãoJosé do Rio Pardo, 06 de agosto de 2013. João Batista Santurbano – Prefeito.Publicado por afixação em quadro próprio de editais na Sede da Prefeitura Municipal,nesta data. Antonio Cláudio Faria - Secretário Municipal de Gestão Pública.

DECRETO Nº 4.343, DE 06 DE AGOSTO DE 2013. Dispõe sobre abertura decrédito adicional suplementar no valor de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais). OPrefeito do Município de São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo, no uso desuas atribuições legais e, considerando a Lei Orçamentária Anual n° 4.012 de 26de dezembro de 2012, no seu artigo 4°; D E C R E T A: Art. 1º - Fica aberto umcrédito adicional suplementar no valor de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), destinadoa reforçar as dotações orçamentárias do orçamento vigente a seguir:02 Poder Executivo02.05 Secretaria da Educação02.05.08 Depart. da Educação Infantil – Rec de Impostos12.361.0018.2.018 Depart. Educação Infantil – Conv. e Transf.133-3.3.90.36.00 Outros Serviços Terc. - Pess. Física 40.000,00Fonte 02.0000000Convênio e Transferências Estaduaiscod.aplic.02.2000002 Convênio Transporte de Alunos do Estado134-3.3.90.36.00 Outros Serviços Terc. - Pess. Física 20.000,00Fonte 05.0000000Convênios e Transferências Federaiscod.aplic. 05.2000004 Transporte de AlunosTotal da Suplementação 60.000,00Art. 2º - Para atender o disposto no artigo anterior indica-se o seguinte recursoorçamentário: A anulação parcial da dotação, conforme o artigo 43, parágrafo 1º,inciso III, da Lei 4320/64.02 Poder Executivo02.05 Secretaria da Educação02.05.08 Depart. Da Educação Infantil – Rec de Impostos12.361.0018.2.018 Depart. Educação Infantil – Conv. e Transf.135-3.3.90.39.00 Outros Serviços Terc. - Pess. Física 40.000,00Fonte 02.0000000Convênio e Transferências Estaduaiscod.aplic.02.2000002 Convênio Transporte de Alunos do Estado136-3.3.90.39.00 Outros Serviços Terc. - Pess. Física 20.000,00Fonte 05.0000000Convênios e Transferências Federaiscod.aplic. 05.2000004 Transporte de AlunosTotal de Anulação 60.000,00Art. 3º - Fica o Setor de Contabilidade encarregado de realizar as alterações eajustes necessários nos demonstrativos e anexos da Lei das DiretrizesOrçamentárias nº 3.966 de 18 de outubro de 2012 e da Lei do Plano Plurianual2010/2013. Art. 4º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. SãoJosé do Rio Pardo, 06 de agosto de 2013. João Batista Santurbano – Prefeito.Publicado por afixação em quadro próprio de editais na Sede da Prefeitura Municipal,nesta data. Antonio Cláudio Faria - Secretário Municipal de Gestão Pública.

DECRETO Nº 4.344, DE 07 DE AGOSTO DE 2013.Dispõe sobre abertura decrédito adicional suplementar no Orçamento Programa do Município, nos termos daLei Municipal nº 4.111/2013. O Prefeito Municipal de São José do Rio Pardo,Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais e, considerando o artigo 42da Lei Federal nº 4.320 de 17 de julho de 1964. DECRETA: Art. 1º - Fica aberto noOrçamento Programa do Município, um Crédito Adicional Suplementar no valor deR$ 92.800,00 (noventa e dois mil e oitocentos reais), nos termos da Lei Municipalnº 4.111, de 07 de agosto de 2013, com a seguinte classificação orçamentária:05.01.02.04.122.0048.2.046.007-3190.13.00 6.500,0005.01.02.04.122.0048.2.046.010-3191.13.00 3.500,0005.01.03.13.392.0049.2.047.022-3190.13.00 3.500,0005.01.03.13.392.0049.2.047.023-3190.16.00 6.500,0005.01.03.13.392.0049.2.047.024-3191.13.00 20.000,0005.01.03.13.392.0049.2.047.031-3390.39.00 20.000,0005.01.04.27.812.0050.2.048.050-3191.13.00 21.000,0005.01.04.27.812.0050.2.048.055-3390.33.00 2.300,0005.01.05.13.392.0051.2.049.063-3190.30.00 3.000,0005.01.05.13.392.0051.2.049.065-3390.39.00 6.500,00Total 92.800,00Art. 2º - O crédito aberto pelo artigo 1º deste Decreto, será coberto por anulaçãoparcial, nos termos do art. 43, § 1º, inciso III, da Lei Federal 4.320/64, da seguintedotação orçamentária:05.01.02.04.122.0048.2.046.009-3190.91.00 10.000,0005.01.03.13.392.0049.2.047.025-3350.41.00 5.000,0005.01.03.13.392.0049.2.047.033-4490.52.00 40.000,0005.01.03.13.392.0049.2.047.035-3390.39.00 5.000,0005.01.04.27.812.0050.2.048.052-3390.30.00 10.000,0005.01.04.27.812.0050.2.048.054-3390.32.00 7.700,0005.01.04.27.812.0050.2.048.057-3390.39.00 5.000,0005.01.04.27.812.0050.2.048.061-4490.51.00 9.100,0005.01.05.13.392.0051.2.049.066-4490.51.00 1.000,00Total 92.800,00Art. 3º - Fica o Setor de Contabilidade encarregado de realizar as alterações eajustes necessários nos demonstrativos e anexos da Lei das DiretrizesOrçamentárias nº 3.966 de 18 de outubro de 2012 e da Lei do Plano Plurianual2010/2013. Art. 4º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. Art. 5º– Revoga-se o Decreto nº 4.336, de 19 de julho de 2013. São José do Rio Pardo,07 de agosto de 2013. João Batista Santurbano - Prefeito Municipal. Publicado porafixação em quadro próprio de editais na Sede da Prefeitura Municipal, nesta data.Antonio Cláudio Faria - Secretário Municipal de Gestão Pública.

A-20 - 10 de Agosto de 2013-

Page 21: Gazeta do Rio Pardo 2662

DECRETO Nº 4.345, DE 08 DE AGOSTO DE 2013. Dispõe sobre abertura decrédito adicional suplementar no valor de R$ 8.000,00 (oito mil reais). O Prefeito doMunicípio de São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo, no uso de suasatribuições legais e, considerando a Lei Orçamentária Anual n° 4.012 de 26 dedezembro de 2012, no seu artigo 4°; D E C R E T A: Art. 1º - Fica aberto um créditoadicional suplementar no valor de R$ 8.000,00 (oito mil reais), destinado a reforçar asdotações orçamentárias do orçamento vigente a seguir:02 Poder Executivo02.06 Secretaria da Saúde02.06.02 Fundo Municipal da Saúde – Convênios e Transferências10.304.0059.2.057 Bloco Vigilância em Saúde272-3.3.90.39.00 Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica 8.000,00Fonte 05.000000 0 Transf. de Recursos Federaiscod.aplic.05.3000003 Bloco Vigilância em SaúdeTotal da Suplementação 8.000,00Art. 2º - Para atender o disposto no artigo anterior indica-se o seguinte recursoorçamentário: A anulação parcial da dotação, conforme o artigo 43, parágrafo 1º,inciso III, da Lei 4320/64.02 Poder Executivo02.06 Secretaria da Saúde02.06.02 Fundo Municipal da Saúde – Convênios e Transferências10.304.0059.2.057 Bloco Vigilância em Saúde247.3.1.90.11.00 Vencimentos e Vantagens Fixas – Pessoal Civil 8.000,00Fonte 05.0000000 Transf. de Recursos Federaiscod.aplic.05.3000003 Bloco Vigilância em SaúdeTotal de Anulação 8.000,00Art. 3º - Fica o Setor de Contabilidade encarregado de realizar as alterações eajustes necessários nos demonstrativos e anexos da Lei das Diretrizes Orçamentáriasnº 3.966 de 18 de outubro de 2012 e da Lei do Plano Plurianual 2010/2013. Art. 4º -Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. São José do Rio Pardo, 08de agosto de 2013. João Batista Santurbano – Prefeito. Publicado por afixação emquadro próprio de editais na Sede da Prefeitura Municipal, nesta data. AntonioCláudio Faria - Secretário Municipal de Gestão Pública.

DECRETO Nº 4.346, DE 08 DE AGOSTO DE 2013. Autoriza a Permissão de Usode Área Municipal de unidade imóvel situado no prédio da Estação Rodoviária àempresa José Vitor da Silva/Rio Pardo-ME. O Prefeito Municipal de São José doRio Pardo, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, Considerandoa letra “f”, do art. 101 e parágrafo único do art. 144 da Lei Orgânica do Município;Considerando o inciso II, do Art. 22 da Lei 2.649, de 20 de Agosto de 2003. D E CR E T A: Art. 1º - Fica autorizada a permissão de uso de bem público de trêsunidades imóveis (Box n. 18, 20 e 22) situado no prédio da Estação Rodoviária àempresa JOSÉ VITOR DA SILVA/RIO PARDO-ME, inscrito no CNPJ sob o n.61.174.470/0001-66, no Município de São José do Rio Pardo-SP. Art. 2º - Apresente permissão de uso do bem descrito no art. 1º será utilizada para funcionamentode: comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes. § 1º - Fica vedadaà cessão a terceiros, a qualquer título, do bem imóvel público ora permissionado,exceto os que estejam estabelecidos até a data de publicação deste Decreto. § 2º -Fica proibida a destinação do bem imóvel público para finalidade diversa daestabelecida neste decreto. § 3º - Obriga-se o permissionário a cuidar e zelar pelobom estado de conservação do bem imóvel, enquanto o mesmo estiver sob suaguarda e responsabilidade. Art. 3º - A permissão de uso de que trata este decreto éoutorgada a título precário e oneroso, não transferível e revogável unilateralmente aqualquer tempo, independente de notificação judicial ou extrajudicial, não assistindoao permissionário qualquer indenização. Parágrafo único - No caso de revogação dapermissão que trata esse decreto o permissionário deverá restituir o bem público emprazo não superior a 30 (trinta) dias contados da notificação. Art. 4º - O valor a serpago como retribuição anual ao Município pela permissão de uso corresponderá, porunidade, a 7 (sete) UFM. Art. 5º - O prazo da autorização de permissão de uso seráde 5 (cinco) anos prorrogável por iguais períodos, a critério da Administração, acontar da publicação do referido Decreto, tendo o permissionário preferência se optara Administração pela venda. Art. 6º - Fica a permissionária impedida de executarnovas edificações e benfeitorias, sem a prévia e expressa autorização da Prefeitura,admitidas somente reformas necessárias à segurança das edificações, instalações eequipamentos existentes. Art. 7º - Fica assegurado à Prefeitura o direito de, aqualquer tempo, fiscalizar o cumprimento das obrigações estatuídas neste Decreto.Art. 8º - Serão aplicadas: I - Multa de 20% (vinte por cento) sobre o valor devido atítulo de retribuição mensal, aplicada mediante expedição de auto de infração eimposição de multa, se a permissionária não prestar a contrapartida fixada no art. 4ºdesta Lei. II - Multa de 10% (dez por cento) sobre o valor devido a título deretribuição mensal, aplicada mediante expedição de auto de infração e imposição demulta, se a permissionária descumprir qualquer uma das demais obrigaçõesestabelecidas neste Decreto. § 1º - Por ocasião da aplicação de qualquer uma dasmultas previstas no “caput” deste artigo, será fixado prazo para a correção dairregularidade de acordo com a natureza e a complexidade das providências quedeverão ser adotadas pela permissionária. § 2º - A não correção da irregularidade noprazo fixado acarretará a revogação da permissão de uso outorgada, sem prejuízoda adoção das medidas judiciais, quando cabíveis. Art. 9º - A ocorrência de qualquerdas seguintes hipóteses implicará a resolução de pleno direito da permissão de uso.I - Extinção ou dissolução da permissionária; II - Alteração do destino da área; III -Inobservância das condições estatuídas neste Decreto. IV - Inadimplemento dequalquer prazo fixado. Art. 10 - Findo o prazo estabelecido no art. 5º, deste Decreto,bem como na ocorrência de qualquer das hipóteses previstas no art. 8º, o imóvelserá restituído ao Município incorporando-se a seu patrimônio todas as benfeitoriasnele construídas, ainda que necessárias, independente de qualquer pagamento deindenização, seja a que título for. Art. 11 - Este decreto entrará em vigor na data desua publicação. São José do Rio Pardo, 08 de agosto de 2013. João BatistaSanturbano – Prefeito. Publicado por afixação no quadro próprio na sede da Prefeitura,na mesma data. Antônio Cláudio Faria - Secretário Municipal de Gestão Pública.

DECRETO Nº 4.347, DE 08 DE AGOSTO DE 2013. Autoriza a Permissão de Usode Área Municipal de unidade imóvel situado no prédio da Estação Rodoviária àempresa Comercial de Publicações e Bazar N.S. de Fátima Ltda.- Me. O PrefeitoMunicipal de São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo, no uso de suasatribuições legais, Considerando a letra “f”, do art. 101 e parágrafo único do art. 144da Lei Orgânica do Município; Considerando o inciso II, do Art. 22 da Lei 2.649, de20 de Agosto de 2003. D E C R E T A: Art. 1º - Fica autorizado a permissão de usode bem público de duas unidades imóveis (Box n. 07 e 08) situado no prédio daEstação Rodoviária à empresa COMERCIAL DE PUBLICAÇÕES E BAZARN.S. DE FÁTIMA LTDA - ME, inscrito no CNPJ sob o n. 54.808.845/0001-37, noMunicípio de São José do Rio Pardo-SP. Art. 2º - A presente permissão de uso dobem descrito no art. 1º será utilizada para funcionamento de comércio varejista dejornais e revistas. § 1º - Fica vedada à cessão a terceiros, a qualquer título, do bemimóvel público ora permissionado, exceto os que estejam estabelecidos até a datade publicação deste Decreto. § 2º - Fica proibida a destinação do bem imóvel públicopara finalidade diversa da estabelecida neste decreto. § 3º - Obriga-se o permissionárioa cuidar e zelar pelo bom estado de conservação do bem imóvel, enquanto o mesmoestiver sob sua guarda e responsabilidade. Art. 3º - A permissão de uso de que trataeste decreto é outorgada a título precário e oneroso, não transferível e revogávelunilateralmente a qualquer tempo, independente de notificação judicial ou extrajudicial,não assistindo ao permissionário qualquer indenização. Parágrafo único - No casode revogação da permissão que trata esse decreto o permissionário deverá restituiro bem público em prazo não superior a 30 (trinta) dias contados da notificação. Art.4º - O valor a ser pago como retribuição anual ao Município pela permissão de usocorresponderá, por unidade, a 7 (sete) UFM. Art. 5º - O prazo da autorização depermissão de uso será de 5 (cinco) anos prorrogável por iguais períodos, a critérioda Administração, a contar da publicação do referido Decreto, tendo o permissionáriopreferência se optar a Administração pela venda. Art. 6º - Fica a permissionáriaimpedida de executar novas edificações e benfeitorias, sem a prévia e expressaautorização da Prefeitura, admitidas somente reformas necessárias à segurança dasedificações, instalações e equipamentos existentes. Art. 7º - Fica assegurado àPrefeitura o direito de, a qualquer tempo, fiscalizar o cumprimento das obrigaçõesestatuídas neste Decreto. Art. 8º - Serão aplicadas: I - Multa de 20% (vinte porcento) sobre o valor devido a título de retribuição mensal, aplicada mediante expediçãode auto de infração e imposição de multa, se a permissionária não prestar a contrapartidafixada no art. 4º desta Lei. II - Multa de 10% (dez por cento) sobre o valor devido atítulo de retribuição mensal, aplicada mediante expedição de auto de infração eimposição de multa, se a permissionária descumprir qualquer uma das demaisobrigações estabelecidas neste Decreto. § 1º - Por ocasião da aplicação de qualqueruma das multas previstas no “caput” deste artigo, será fixado prazo para a correçãoda irregularidade de acordo com a natureza e a complexidade das providências quedeverão ser adotadas pela permissionária. § 2º - A não correção da irregularidade noprazo fixado acarretará a revogação da permissão de uso outorgada, sem prejuízoda adoção das medidas judiciais, quando cabíveis. Art. 9º - A ocorrência de qualquerdas seguintes hipóteses implicará a resolução de pleno direito da permissão de uso.I - Extinção ou dissolução da permissionária; II - Alteração do destino da área; III -Inobservância das condições estatuídas neste Decreto. IV - Inadimplemento de

qualquer prazo fixado. Art. 10 - Findo o prazo estabelecido no art. 5º, deste Decreto,bem como na ocorrência de qualquer das hipóteses previstas no art. 8º, o imóvel serárestituído ao Município incorporando-se a seu patrimônio todas as benfeitorias neleconstruídas, ainda que necessárias, independente de qualquer pagamento de indenização,seja a que título for. Art. 11 - Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação.São José do Rio Pardo, 08 de agosto de 2013. João Batista Santurbano – Prefeito.Publicado por afixação no quadro próprio na sede da Prefeitura, na mesma data.Antônio Cláudio Faria - Secretário Municipal de Gestão Pública.

DECRETO Nº 4.348, DE 08 DE AGOSTO DE 2013. Autoriza a Permissão de Uso deÁrea Municipal de unidade imóvel situado no prédio da Estação Rodoviária à empresaEdmundo Flor de Oliveira - Me. O Prefeito Municipal de São José do Rio Pardo,Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, Considerando a letra “f”, doart. 101 e parágrafo único do art. 144 da Lei Orgânica do Município; Considerando oinciso II, do Art. 22 da Lei 2.649, de 20 de Agosto de 2003. D E C R E T A: Art. 1º - Ficaautorizado a permissão de uso de bem público de duas unidades imóveis (Box n. 15 e16) situado no prédio da Estação Rodoviária à empresa EDMUNDO FLOR DEOLIVEIRA - ME, inscrito no CNPJ sob o n. 45.767.753/0001-65, no Município de SãoJosé do Rio Pardo-SP. Art. 2º - A presente permissão de uso do bem descrito no art. 1ºserá utilizada para funcionamento de comércio varejista de artigos do vestuário eacessórios. § 1º - Fica vedada à cessão a terceiros, a qualquer título, do bem imóvelpúblico ora permissionado, exceto os que estejam estabelecidos até a data de publicaçãodeste Decreto. § 2º - Fica proibida a destinação do bem imóvel público para finalidadediversa da estabelecida neste decreto. § 3º - Obriga-se o permissionário a cuidar e zelarpelo bom estado de conservação do bem imóvel, enquanto o mesmo estiver sob suaguarda e responsabilidade. Art. 3º - A permissão de uso de que trata este decreto éoutorgada a título precário e oneroso, não transferível e revogável unilateralmente aqualquer tempo, independente de notificação judicial ou extrajudicial, não assistindo aopermissionário qualquer indenização. Parágrafo único - No caso de revogação dapermissão que trata esse decreto o permissionário deverá restituir o bem público emprazo não superior a 30 (trinta) dias contados da notificação. Art. 4º - O valor a ser pagocomo retribuição anual ao Município pela permissão de uso corresponderá, por unidade,a 7 (sete) UFM. Art. 5º - O prazo da autorização de permissão de uso será de 5 (cinco)anos prorrogável por iguais períodos, a critério da Administração, a contar da publicaçãodo referido Decreto, tendo o permissionário preferência se optar a Administração pelavenda. Art. 6º - Fica a permissionária impedida de executar novas edificações ebenfeitorias, sem a prévia e expressa autorização da Prefeitura, admitidas somentereformas necessárias à segurança das edificações, instalações e equipamentosexistentes. Art. 7º - Fica assegurado à Prefeitura o direito de, a qualquer tempo,fiscalizar o cumprimento das obrigações estatuídas neste Decreto. Art. 8º - Serãoaplicadas: I - Multa de 20% (vinte por cento) sobre o valor devido a título de retribuiçãomensal, aplicada mediante expedição de auto de infração e imposição de multa, se apermissionária não prestar a contrapartida fixada no art. 4º desta Lei. II - Multa de 10%(dez por cento) sobre o valor devido a título de retribuição mensal, aplicada medianteexpedição de auto de infração e imposição de multa, se a permissionária descumprirqualquer uma das demais obrigações estabelecidas neste Decreto. § 1º - Por ocasiãoda aplicação de qualquer uma das multas previstas no “caput” deste artigo, será fixadoprazo para a correção da irregularidade de acordo com a natureza e a complexidadedas providências que deverão ser adotadas pela permissionária. § 2º - A não correçãoda irregularidade no prazo fixado acarretará a revogação da permissão de uso outorgada,sem prejuízo da adoção das medidas judiciais, quando cabíveis. Art. 9º - A ocorrênciade qualquer das seguintes hipóteses implicará a resolução de pleno direito da permissãode uso. I - Extinção ou dissolução da permissionária; II - Alteração do destino da área;III - Inobservância das condições estatuídas neste Decreto. IV - Inadimplemento dequalquer prazo fixado. Art. 10 - Findo o prazo estabelecido no art. 5º, deste Decreto,bem como na ocorrência de qualquer das hipóteses previstas no art. 8º, o imóvel serárestituído ao Município incorporando-se a seu patrimônio todas as benfeitorias neleconstruídas, ainda que necessárias, independente de qualquer pagamento de indenização,seja a que título for. Art. 11 - Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação.São José do Rio Pardo, 08 de agosto de 2013. João Batista Santurbano – Prefeito.Publicado por afixação no quadro próprio na sede da Prefeitura, na mesma data.Antônio Cláudio Faria - Secretário Municipal de Gestão Pública.

DECRETO Nº 4.349, DE 08 DE AGOSTO DE 2013. Autoriza a Permissão de Uso deÁrea Municipal de unidade imóvel situado no prédio da Estação Rodoviária à empresaMaria Inês Sebastião Batista – Me. O Prefeito Municipal de São José do Rio Pardo,Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, Considerando a letra “f”, doart. 101 e parágrafo único do art. 144 da Lei Orgânica do Município; Considerando oinciso II, do Art. 22 da Lei 2.649, de 20 de Agosto de 2003. D E C R E T A: Art. 1º - Ficaautorizado a permissão de uso de bem público de duas unidades imóveis (Box n. 19 e21) situado no prédio da Estação Rodoviária à empresa MARIA INES SEBASTIÃOBATISTA - ME, inscrito no CNPJ sob o n. 04.837.362/0001-92, no Município de SãoJosé do Rio Pardo-SP. Art. 2º - A presente permissão de uso do bem descrito no art. 1ºserá utilizada para funcionamento de: Lanchonete, casas de chá, de sucos e similares.§ 1º - Fica vedada à cessão a terceiros, a qualquer título, do bem imóvel público orapermissionado, exceto os que estejam estabelecidos até a data de publicação desteDecreto. § 2º - Fica proibida a destinação do bem imóvel público para finalidade diversada estabelecida neste decreto. § 3º - Obriga-se o permissionário a cuidar e zelar pelobom estado de conservação do bem imóvel, enquanto o mesmo estiver sob sua guardae responsabilidade. Art. 3º - A permissão de uso de que trata este decreto é outorgadaa título precário e oneroso, não transferível e revogável unilateralmente a qualquertempo, independente de notificação judicial ou extrajudicial, não assistindo aopermissionário qualquer indenização. Parágrafo único - No caso de revogação dapermissão que trata esse decreto o permissionário deverá restituir o bem público emprazo não superior a 30 (trinta) dias contados da notificação. Art. 4º - O valor a ser pagocomo retribuição anual ao Município pela permissão de uso corresponderá, por unidade,a 7 (sete) UFM. Art. 5º - O prazo da autorização de permissão de uso será de 5 (cinco)anos prorrogável por iguais períodos, a critério da Administração, a contar da publicaçãodo referido Decreto, tendo o permissionário preferência se optar a Administração pelavenda. Art. 6º - Fica a permissionária impedida de executar novas edificações ebenfeitorias, sem a prévia e expressa autorização da Prefeitura, admitidas somentereformas necessárias à segurança das edificações, instalações e equipamentosexistentes. Art. 7º - Fica assegurado à Prefeitura o direito de, a qualquer tempo,fiscalizar o cumprimento das obrigações estatuídas neste Decreto. Art. 8º - Serãoaplicadas: I - Multa de 20% (vinte por cento) sobre o valor devido a título de retribuiçãomensal, aplicada mediante expedição de auto de infração e imposição de multa, se apermissionária não prestar a contrapartida fixada no art. 4º desta Lei. II - Multa de 10%(dez por cento) sobre o valor devido a título de retribuição mensal, aplicada medianteexpedição de auto de infração e imposição de multa, se a permissionária descumprirqualquer uma das demais obrigações estabelecidas neste Decreto. § 1º - Por ocasiãoda aplicação de qualquer uma das multas previstas no “caput” deste artigo, será fixadoprazo para a correção da irregularidade de acordo com a natureza e a complexidadedas providências que deverão ser adotadas pela permissionária. § 2º - A não correçãoda irregularidade no prazo fixado acarretará a revogação da permissão de uso outorgada,sem prejuízo da adoção das medidas judiciais, quando cabíveis. Art. 9º - A ocorrênciade qualquer das seguintes hipóteses implicará a resolução de pleno direito da permissãode uso. I - Extinção ou dissolução da permissionária; II - Alteração do destino da área;III - Inobservância das condições estatuídas neste Decreto. IV - Inadimplemento dequalquer prazo fixado. Art. 10 - Findo o prazo estabelecido no art. 5º, deste Decreto,bem como na ocorrência de qualquer das hipóteses previstas no art. 8º, o imóvel serárestituído ao Município incorporando-se a seu patrimônio todas as benfeitorias neleconstruídas, ainda que necessárias, independente de qualquer pagamento de indenização,seja a que título for. Art. 11 - Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação.São José do Rio Pardo, 08 de agosto de 2013. João Batista Santurbano – Prefeito.Publicado por afixação no quadro próprio na sede da Prefeitura, na mesma data.Antônio Cláudio Faria - Secretário Municipal de Gestão Pública.

DECRETO Nº 4.350, DE 08 DE AGOSTO DE 2013. Autoriza a Permissão de Uso deÁrea Municipal de unidade imóvel situado no prédio da Estação Rodoviária à empresaJosé Custódio da Costa Rio Pardo – Me. O Prefeito Municipal de São José do RioPardo, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, Considerando a letra“f”, do art. 101 e parágrafo único do art. 144 da Lei Orgânica do Município; Considerandoo inciso II, do Art. 22 da Lei 2.649, de 20 de Agosto de 2003. D E C R E T A: Art. 1º -Fica autorizado a permissão de uso de bem público de uma unidade imóvel (Box n. 17)situado no prédio da Estação Rodoviária à empresa JOSÉ CUSTÓDIO DA COSTARIO PARDO - ME, inscrito no CNPJ sob o n. 00.221.688/0001-30, no Município deSão José do Rio Pardo-SP. Art. 2º - A presente permissão de uso do bem descrito noart. 1º será utilizada para funcionamento de: comércio varejista de bebidas. § 1º - Ficavedada à cessão a terceiros, a qualquer título, do bem imóvel público ora permissionado,exceto os que estejam estabelecidos até a data de publicação deste Decreto. § 2º - Ficaproibida a destinação do bem imóvel público para finalidade diversa da estabelecidaneste decreto. § 3º - Obriga-se o permissionário a cuidar e zelar pelo bom estado deconservação do bem imóvel, enquanto o mesmo estiver sob sua guarda eresponsabilidade. Art. 3º - A permissão de uso de que trata este decreto é outorgada atítulo precário e oneroso, não transferível e revogável unilateralmente a qualquer tempo,independente de notificação judicial ou extrajudicial, não assistindo ao permissionárioqualquer indenização. Parágrafo único - No caso de revogação da permissão que trataesse decreto o permissionário deverá restituir o bem público em prazo não superior a 30(trinta) dias contados da notificação. Art. 4º - O valor a ser pago como retribuição anualao Município pela permissão de uso corresponderá, por unidade, a 7 (sete) UFM. Art.5º - O prazo da autorização de permissão de uso será de 5 (cinco) anos prorrogável por

iguais períodos, a critério da Administração, a contar da publicação do referido Decreto,tendo o permissionário preferência se optar a Administração pela venda. Art. 6º - Ficaa permissionária impedida de executar novas edificações e benfeitorias, sem a préviae expressa autorização da Prefeitura, admitidas somente reformas necessárias àsegurança das edificações, instalações e equipamentos existentes. Art. 7º - Ficaassegurado à Prefeitura o direito de, a qualquer tempo, fiscalizar o cumprimento dasobrigações estatuídas neste Decreto.Art. 8º - Serão aplicadas: I - Multa de 20%(vinte por cento) sobre o valor devido a título de retribuição mensal, aplicada medianteexpedição de auto de infração e imposição de multa, se a permissionária não prestara contrapartida fixada no art. 4º desta Lei. II - Multa de 10% (dez por cento) sobre ovalor devido a título de retribuição mensal, aplicada mediante expedição de auto deinfração e imposição de multa, se a permissionária descumprir qualquer uma dasdemais obrigações estabelecidas neste Decreto. § 1º - Por ocasião da aplicação dequalquer uma das multas previstas no “caput” deste artigo, será fixado prazo para acorreção da irregularidade de acordo com a natureza e a complexidade dasprovidências que deverão ser adotadas pela permissionária. § 2º - A não correção dairregularidade no prazo fixado acarretará a revogação da permissão de uso outorgada,sem prejuízo da adoção das medidas judiciais, quando cabíveis. Art. 9º - A ocorrênciade qualquer das seguintes hipóteses implicará a resolução de pleno direito da permissãode uso. I - Extinção ou dissolução da permissionária; II - Alteração do destino da área;III - Inobservância das condições estatuídas neste Decreto. IV - Inadimplemento dequalquer prazo fixado. Art. 10 - Findo o prazo estabelecido no art. 5º, deste Decreto,bem como na ocorrência de qualquer das hipóteses previstas no art. 8º, o imóvel serárestituído ao Município incorporando-se a seu patrimônio todas as benfeitorias neleconstruídas, ainda que necessárias, independente de qualquer pagamento deindenização, seja a que título for. Art. 11 - Este decreto entrará em vigor na data de suapublicação. São José do Rio Pardo, 08 de agosto de 2013. João Batista Santurbano– Prefeito. Publicado por afixação no quadro próprio na sede da Prefeitura, na mesmadata. Antônio Cláudio Faria - Secretário Municipal de Gestão Pública.

DECRETO Nº 4.351, DE 08 DE AGOSTO DE 2013. Autoriza a Permissão de Usode Área Municipal de unidade imóvel situado no prédio da Estação Rodoviária àempresa Bar e Lanchonete Lupianhes Ltda - Me. O Prefeito Municipal de São Josédo Rio Pardo, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, Considerandoa letra “f”, do art. 101 e parágrafo único do art. 144 da Lei Orgânica do Município;Considerando o inciso II, do Art. 22 da Lei 2.649, de 20 de Agosto de 2003.D E C RE T A: Art. 1º - Fica autorizado a permissão de uso de bem público de seis unidadesimóveis (Box n. 23, 24, 25, 26, 27 e 28) situado no prédio da Estação Rodoviária àempresa BAR E LANCHONETE LUPIANHES LTDA. - ME , inscrito no CNPJsob o n. 44.842.086/0001-75, no Município de São José do Rio Pardo-SP. Art. 2º -A presente permissão de uso do bem descrito no art. 1º será utilizada para funcionamentode bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas. § 1º - Ficavedada à cessão a terceiros, a qualquer título, do bem imóvel público ora permissionado,exceto os que estejam estabelecidos até a data de publicação deste Decreto. § 2º -Fica proibida a destinação do bem imóvel público para finalidade diversa da estabelecidaneste decreto. § 3º - Obriga-se o permissionário a cuidar e zelar pelo bom estado deconservação do bem imóvel, enquanto o mesmo estiver sob sua guarda eresponsabilidade. Art. 3º - A permissão de uso de que trata este decreto é outorgadaa título precário e oneroso, não transferível e revogável unilateralmente a qualquertempo, independente de notificação judicial ou extrajudicial, não assistindo aopermissionário qualquer indenização. Parágrafo único - No caso de revogação dapermissão que trata esse decreto o permissionário deverá restituir o bem público emprazo não superior a 30 (trinta) dias contados da notificação. Art. 4º - O valor a serpago como retribuição anual ao Município pela permissão de uso corresponderá, porunidade, a 7 (sete) UFM. Art. 5º - O prazo da autorização de permissão de uso seráde 5 (cinco) anos prorrogável por iguais períodos, a critério da Administração, a contarda publicação do referido Decreto, tendo o permissionário preferência se optar aAdministração pela venda. Art. 6º - Fica a permissionária impedida de executarnovas edificações e benfeitorias, sem a prévia e expressa autorização da Prefeitura,admitidas somente reformas necessárias à segurança das edificações, instalações eequipamentos existentes. Art. 7º - Fica assegurado à Prefeitura o direito de, a qualquertempo, fiscalizar o cumprimento das obrigações estatuídas neste Decreto. Art. 8º -Serão aplicadas: I - Multa de 20% (vinte por cento) sobre o valor devido a título deretribuição mensal, aplicada mediante expedição de auto de infração e imposição demulta, se a permissionária não prestar a contrapartida fixada no art. 4º desta Lei. II -Multa de 10% (dez por cento) sobre o valor devido a título de retribuição mensal,aplicada mediante expedição de auto de infração e imposição de multa, se apermissionária descumprir qualquer uma das demais obrigações estabelecidas nesteDecreto. § 1º - Por ocasião da aplicação de qualquer uma das multas previstas no“caput” deste artigo, será fixado prazo para a correção da irregularidade de acordocom a natureza e a complexidade das providências que deverão ser adotadas pelapermissionária. § 2º - A não correção da irregularidade no prazo fixado acarretará arevogação da permissão de uso outorgada, sem prejuízo da adoção das medidasjudiciais, quando cabíveis. Art. 9º - A ocorrência de qualquer das seguintes hipótesesimplicará a resolução de pleno direito da permissão de uso. I - Extinção ou dissoluçãoda permissionária; II - Alteração do destino da área; III - Inobservância das condiçõesestatuídas neste Decreto. IV - Inadimplemento de qualquer prazo fixado. Art. 10 -Findo o prazo estabelecido no art. 5º, deste Decreto, bem como na ocorrência dequalquer das hipóteses previstas no art. 8º, o imóvel será restituído ao Municípioincorporando-se a seu patrimônio todas as benfeitorias nele construídas, ainda quenecessárias, independente de qualquer pagamento de indenização, seja a que títulofor. Art. 11 - Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação. São José do RioPardo, 08 de agosto de 2013. João Batista Santurbano – Prefeito. Publicado porafixação no quadro próprio na sede da Prefeitura, na mesma data. Antônio CláudioFaria - Secretário Municipal de Gestão Pública.

DECRETO Nº 4.352, DE 08 DE AGOSTO DE 2013. Autoriza a Permissão de Usode Área Municipal de unidade imóvel situado no prédio da Estação Rodoviária àempresa Rhome Discos e Equipamentos Ltda – Me. O Prefeito Municipal de SãoJosé do Rio Pardo, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais,Considerando a letra “f”, do art. 101 e parágrafo único do art. 144 da Lei Orgânica doMunicípio; Considerando o inciso II, do Art. 22 da Lei 2.649, de 20 de Agosto de2003.D E C R E T A: Art. 1º - Fica autorizado a permissão de uso de bem público decinco unidades imóveis (Box n. 01 ,02, 03, 04 e 06) situado no prédio da EstaçãoRodoviária à empresa RHOME DISCOS E EQUIPAMENTOS LTDA – ME, inscritono CNPJ sob o n. 44.352.334/0001-08, no Município de São José do Rio Pardo-SP.Art. 2º - A presente permissão de uso do bem descrito no art. 1º será utilizada parafuncionamento de: comércio varejista de discos, CDs, DVDs e fitas. § 1º - Ficavedada à cessão a terceiros, a qualquer título, do bem imóvel público ora permissionado,exceto os que estejam estabelecidos até a data de publicação deste Decreto. § 2º -Fica proibida a destinação do bem imóvel público para finalidade diversa da estabelecidaneste decreto. § 3º - Obriga-se o permissionário a cuidar e zelar pelo bom estado deconservação do bem imóvel, enquanto o mesmo estiver sob sua guarda eresponsabilidade.Art. 3º - A permissão de uso de que trata este decreto é outorgada atítulo precário e oneroso, não transferível e revogável unilateralmente a qualquertempo, independente de notificação judicial ou extrajudicial, não assistindo aopermissionário qualquer indenização. Parágrafo único - No caso de revogação dapermissão que trata esse decreto o permissionário deverá restituir o bem públicoem prazo não superior a 30 (trinta) dias contados da notificação.Art. 4º - O valor aser pago como retribuição anual ao Município pela permissão de uso corresponderá,por unidade, a 7 (sete) UFM. Art. 5º - O prazo da autorização de permissão de usoserá de 5 (cinco) anos prorrogável por iguais períodos, a critério da Administração,a contar da publicação do referido Decreto, tendo o permissionário preferência seoptar a Administração pela venda. Art. 6º - Fica a permissionária impedida deexecutar novas edificações e benfeitorias, sem a prévia e expressa autorização daPrefeitura, admitidas somente reformas necessárias à segurança das edificações,instalações e equipamentos existentes. Art. 7º - Fica assegurado à Prefeitura odireito de, a qualquer tempo, fiscalizar o cumprimento das obrigações estatuídasneste Decreto. Art. 8º - Serão aplicadas: I - Multa de 20% (vinte por cento) sobreo valor devido a título de retribuição mensal, aplicada mediante expedição de autode infração e imposição de multa, se a permissionária não prestar a contrapartidafixada no art. 4º desta Lei. II - Multa de 10% (dez por cento) sobre o valor devidoa título de retribuição mensal, aplicada mediante expedição de auto de infração eimposição de multa, se a permissionária descumprir qualquer uma das demaisobrigações estabelecidas neste Decreto. § 1º - Por ocasião da aplicação de qualqueruma das multas previstas no “caput” deste artigo, será fixado prazo para a correçãoda irregularidade de acordo com a natureza e a complexidade das providências quedeverão ser adotadas pela permissionária. § 2º - A não correção da irregularidadeno prazo fixado acarretará a revogação da permissão de uso outorgada, semprejuízo da adoção das medidas judiciais, quando cabíveis. Art. 9º - A ocorrênciade qualquer das seguintes hipóteses implicará a resolução de pleno direito dapermissão de uso. I - Extinção ou dissolução da permissionária; II - Alteração dodestino da área; III - Inobservância das condições estatuídas neste Decreto. IV -Inadimplemento de qualquer prazo fixado. Art. 10 - Findo o prazo estabelecido noart. 5º, deste Decreto, bem como na ocorrência de qualquer das hipóteses previstasno art. 8º, o imóvel será restituído ao Município incorporando-se a seu patrimôniotodas as benfeitorias nele construídas, ainda que necessárias, independente dequalquer pagamento de indenização, seja a que título for. Art. 11 - Este decretoentrará em vigor na data de sua publicação. São José do Rio Pardo, 08 de agostode 2013. João Batista Santurbano – Prefeito. Publicado por afixação no quadropróprio na sede da Prefeitura, na mesma data. Antônio Cláudio Faria - SecretárioMunicipal de Gestão Pública

PREFEITURA MUNICIPAL DE

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO

10 de julho de 2013 - A-21

Page 22: Gazeta do Rio Pardo 2662

A-22- 10 de agosto de 2013

A equipe master do

Flamengo foi a grande

atração do último domin-

go, em São José do Rio

Pardo. Jogando no es-

tádio “Donato Biacco”

contra a Seleção do Bon-

sucesso, o time master

carioca venceu a equipe

local por 3 a 2, gols de

Marcelo Rocha e Antô-

nio Vaz para o time rio-

pardense e Piá, Renato

e Magiclic para o Mas-

ter do Flamengo.

O público lotou as de-

pendências do estádio

“Donato Biacco” e cola-

bo rou com g rande

quantidade de alimen-

tos, que serão distribuí-

dos para as entidades

ass i s t enc i a i s de São

José do Rio Pardo. Hou-

ve ainda dois jogos pre-

liminares: Escolinha do

Flamengo/Rondinelli 1 x0

Escolinha de Tapiratiba,

gol de Luís Guilherme Za-

vat iero; na categor ia

sub-12 a Escolinha Fla-

mengo/Rondinelli venceu

Tapiratiba por 4 a 2, gols

de Marco Antônio (3) e

Bebê para o time rio-

pardense.

Master do Flamengo vence o BonsucessoSELEÇÃO DO BONSUCESSO 2MASTER FLAMENGO 3Arbitragem: José Norival Grassi e Antônio Marcos dos

Santos.Seleção do Bonsucesso: Fabinho Trentin, Jacomo,

Celso Ferreira, Antonio Vaz, Claudinho Zavatiero, Ga-lego, Mafra, Marcelo Rocha, Niltinho, Izonel, Morgan,Léo, Branco, Rodrigo, Marquinhos Manzoni, Jurandir eReder. Técnico Zetinho.

Master do Flamengo: Adriano, Coli, Rondinelli, Dela-cir, Marquinhos, Piá, Renato, Adílio, Beto, Nélio, JulioCésar, Magi, Marcos, Paulo Brasileiro, Carlos Henri-que e Fábio. Técnicos Rondinelli e Maritaca.

Master do Flamengo venceu nos minutos finais o time rio-pardense

Público lotou as dependências do estádio “Donato Biacco”

Equipes da Seleção do Bonsucesso e Master do Flamengo antes da partida festiva

Page 23: Gazeta do Rio Pardo 2662

C-1 - GAZETA DO RIO PARDO - 10 de agosto de 2013

e-mail: [email protected]

Parágrafo Unico

Intercâmbio Científico

O cirurgião rio-pardense Dr. Roberto Teixeira, que atualmente é professor-doutordo Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Unicamp, realizou inter-câmbio científico no prestigiado Sloan-Kettering Memorial Cancer Center, em NovaYork, durante o mês de julho passado. O Memorial Hospital, fundado em 1874, éuma das mais tradicionais unidades de tratamento avançado do câncer, tanto nosUSA, como no mundo. Dr. Roberto acompanhou o Serviço de Cirurgia de Fígado,Pâncreas e Vias Biliares, sendo recebido pelos Professores Yuman Fong e PeterKingham, cirurgiões especializados em cirurgia robótica do referido serviço.

Na foto: Dr. Yuman Fong, Dr. Roberto Teixeira e Dr. Peter Kingham

O Fantasma

do Som

Para quem ainda não viu, lá

vem a nova temporada d”O

Fantasma do Som”, trazendo a

bandaMIRIM recheada de deli-

ciosas canções e divertidos per-

sonagens!!! Dias 3, 10, 17, 24

e 31 de agosto, sábado às 11

horas, no SESC Consolação, Rua

Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buar-

que. Ingressos – R$ 2,00/ R$

4,00/ R$ 8,00. E quem já viu,

vale a pena ver de novo, não?;

Em Sociedade

��Hoje, o confra Francisco José Parisi Braghetta, nafoto de arquivo ladeado pelas senhoras Celinha PoggioTorres e Ruth Helena Mendonça, comemora mais umnat em compasso dolce far niente na riviera paulista.

No registro fotográfico do ano de 2011, em Buenos Ai-res, o aniversariante Silvio com a esposa Ionice, em pri-meiro plano, o primeiro casal da direita para a esquerda.

�� Ivete Semensato dosSantos com o marido, Sér-gio dos Santos, no dia emque festejava o seu ani-versário, 4 de agosto, emtorno de super-preparadoChurrasco reunindo famili-ares e bons amigos.

� A elegante Ariane FerrariTranquillini brindou idadenova domingo p., 4 deagosto, em família - Santé!

Perguntaram a Mahatma Gandhi quais são os fatores que destroem os seres humanos. Ele

respondeu: “A Política, sem princípios; o Prazer, sem compromisso; a Riqueza, sem trabalho;

a Sabedoria, sem caráter; os Negócios, sem moral; a Ciência, sem humanidade; a Oração,

sem caridade. A vida me ensinou que as pessoas são amigáveis, se eu sou amável; que as

pessoas são tristes, se estou triste; que todos me querem, se eu os quero; que todos são

ruins, se eu os odeio; que há rostos sorridentes, se eu lhes sorrio; que há faces amargas, se

eu sou amargo; que o mundo está feliz, se eu estou feliz; que as pessoas ficam com raiva

quando eu estou com raiva e que as pessoas são gratas, se eu sou grato. A vida é como um

espelho: se você sorri para o espelho, ele sorri de volta. A atitude que eu tome perante a vida

é a mesma que a vida vai tomar perante mim. Quem quer ser amado, ama.

O caminho para a felicidade não é reto.Existem curvas chamadas EQUÍVOCOS,existem semáforos chamados AMIGOS,luzes de cautela chamadas FAMÍLIA,e tudo se consegue se tens: um estepe chamado DECISÃO,um motor poderoso chamado AMOR,um bom seguro chamado FÉ,

combustível abundante chamado PACIÊNCIA, mas acima de tudo um motorista habilidoso chamado

DEUS Senhor Jesus Cristo!”

“O Espelho de Gandhi

��O conterrâneo Silvio Alves, bem sucedido em-presário radicado na capital paulista, foi o grandeaniversar iante de domingo passado, 4, e nãoteve mãos a medir tantos cumprimentos.

ARQUIVO

Page 24: Gazeta do Rio Pardo 2662

C-2 - GAZETA DO RIO PARDO - 10 de agosto de 2013

e-mail: [email protected]

.

FOTO METRO

3682-8803

Rua 13 de Maio, 25

EM FOCO

3608-6677

Da esquerda para a direita: Luís Fernando, Sandoval,Alexandre, Alemão e Caíque.

Atrás: Carol (estagiária), Agenor, Tiago, Gilmar,Ridelso e o professor Sérgio Henrique Braz

Caíque, quando começou a participar dos tra-balhos?

Trabalhei na Rádio Difusora de nossa cidade por 18anos como locutor-operador, simultaneamente nas AMe FM.

Quais são as suas funções nos dias atuais?Trabalho no setor de Cereais, na função de Auxiliar

de fabricação, considerando-me feliz em poder cola-borar com a Indústria Nestlé.

Você apresentava alguma vocação para as ati-vidades esportivas?

Sim. Sempre gostei de musculação e desde os 18anos frequentei a “Academia22”.

E quais são as suas intenções no momento?O professor Sérgio Henrique Braz nos estimula a

participarmos de Competições Oficiais do Comitê Pa-raolímpico Brasileiro (CPB), podendo ser convocadospara as Olimpíadas Rio 2016: Luís Fernando nos 1500m,Juninho no salto em altura e eu no lançamento dedisco.

Deixe-nos uma mensagem:“Para uma boa qualidade de vida é de extrema im-

portância qualquer atividade física. E, para os deficien-tes, que têm as suas limitações, não é preciso sersedentário.”

Obrigada, Caíque! Vai em frente...

(Viva Landini Dias com a colaboração de Isa Landini

Dias de Carvalho, especial para a Coluna Enfoque)

��No dia 2 deagosto, às 11horas, no Car-tório de Regis-tro Civil, foi ofi-ciado o casa-mento de Valé-ria, filha de Vi-tor Sebastiãoda Silva e deAparecida deSouza Dias Sil-va e João, filhode João Ferrei-ra Leite e deMaria Luiza Da-vaux Leite.

Enlace

��Às 18 horas do dia 3 de agosto, naIgreja Santa Luzia, aconteceu o enlacematrimonial de Maria Lígia e Roque Jr.,unindo as famílias José Luís Angelini-Maria Vita Mendes Angelini e Roque Tri-velato-Aparecida de Fátima do PradoTrivelato. Após a cerimônia religiosa ce-lebrada pelo Monsenhor Denizar Coe-lho, concelebrada pelos Padres Flávioe Júnior, os noivos recepcionaram osconvidados em torno de concorridíssi-mo Jantar servido no Grêmio Nestlé.

Os noivos com os os pais do noiva Os noivos com os os pais do noivo

Maria Lígia e Roque durante a recepção

En Passant

Eco de enlace matrimonialde Maria Beatriz Dias e Gui-lherme Tilkian. O elegantevestido da noiva levou a as-sinatura da estilista CarmenCecília, que atualmente co-manda com arte e talento oatelier Carmen Sylvia Noi-vas. Carmen Cecília sempreassessorou a mãe durantetoda a sua trajetória pelomundo da alta costura. Car-men Sylvia Barretto Fer-reira da Silva encontra-seplenamente realizada como sucesso da filha!

FOTO METRO

Carlos Henrique Caveagna tem 39 anos, é fi-lho de Nísia (falecida) e Aparecido Caveagna.Entrevistá-lo foi fácil. Com a voz radiofônica,Caíque é extrovertido, bastante alegre paracom os seus colegas. Na pista de atletismo doantigo Aeroporto, os deficientes visuais e físi-cos, comunicam-se com muita euforia, dão-semuito bem num ambiente fraterno. Acredito queo professor Sérgio Henrique Braz, seja o res-ponsável pelo convívio descontraído.

Page 25: Gazeta do Rio Pardo 2662

C-3 - GAZETA DO RIO PARDO -10 de agosto de 2013

e-mail: [email protected]

VernissageAo som de Vivaldi, As Quatro Estações, foi aberta a Mostra Fotográfica Internacional,

autoral, intitulada “il PAESAGGIO deSCRITTO”, A Paesagem Descrita, trabalhos que retratamsítios italianos considerados pelo UNESCO Patrimônio da Humanidade, espalhados pela Pe-nínsula Itálica de Norte a Sul, sob a ótica de Luca Capuano, fotógrafo profissional especi-alizado em fotografia de arquitetura, professor de Linguagem da Fotografia no L´ISIA, emUrbino, residente em Bologna, hoje, um nome de peso no mundo das artes, tendo trabalhosde sua autoria expostos em galerias privadas e instituições públicas. Trata-se de um projetodo governo italiano para comemorar os 150 Anos da Unificação da Itália, 1861-2011, quehoje encanta o mundo através de consulados e embaixadas, e chega à nossa cidade via IIC-Istituto Italiano di Cultura, órgão oficial do governo italiano instalado na antiga sede doconsulado, em Higienópolis, capital paulista. O evento, em cartaz no Centro da Memória Rio-Pardense “Rodolpho José Del Guerra” por aproximadamente um mês, aberto à visitaçãopública de segunda a sexta-feira, das 13 às 16 horas, é a contribuição do Centro CulturalÍtalo-Brasileiro a 75ª Semana Euclidiana, e contou com a colaboração do DEC para a suainstalação. A prestigiada abertura da Mostra aconteceu na noite de sábado, 3 de agosto,durante coquetel. Uma visita obrigatória a fotógrafos, arquitetos, engenheiros, demais pro-fissionais das áreas, além de interessados em geral, é claro! Confira o registro fotográfico:

O Vereador Dr. Marcelo

Nogueira Rocha “emoldu-

rado” pelos belos trabalhos

expostos. Em tempo: A

Coluna Enfoque, sempre

engajada nas causas do

meio ambiente, cumpri-

menta o nobre edil pela

lembrança de sugerir ao

executivo que se preen-

cha, através de concurso

público, as vagas de Cal-

ceteiros já existentes no

quadro de funcionalismo da

municipalidade.

Vale lembrar que os “an-

tigos” paralelepípedos, hoje

são considerados modernís-

simos: Não empermeabili-

zam o solo; não geram au-

O patrono do Centro da Memória Rio-Pardense, Rodolpho José Del Guerra, à frente,ladeado por Flávio Mafra, Francisco Braghetta, Willian Roque e Renata Aga Roque

mento de temperatura nas

cidades e sua manutenção

é de baixíssimo custo, den-

tre outras vantagens! Ten-

do em vista a abrangência

O presidente do Dec, José Carlos Zanetti, Elvio Georgetti-Edna,Martha João, Rosana Bertocco Parisi e Caterina De Rosa Marcondes

Fernando, Rosana, Anna, Carolina, Amelia, Alie e Algemira

ADiretora

de CulturaLúcia Vitto,

Aninha eMárcioDarin

Dib, Márcio

José Lauria,Maria

Thereza,Maria

Olympia e Prof.

Rodolpho

da área calçada com pa-

ralelepípedos em nossa ci-

dade, a formação de pro-

fissionais da área é indis-

cutivelmente necessária!

Page 26: Gazeta do Rio Pardo 2662

GAZETA DO RIO PARDO - 10 de Agosto de 2013 - C- 4

Page 27: Gazeta do Rio Pardo 2662

Página C-5 - 10 de agosto de 2013 - GAZETA DO RIO PARDO

[email protected]

Os sapatos do JuscelinoOito anos depois de Jus-

celino Kubitschek de Olivei-ra ser eleito Presidente daRepública, pelo PSD, emoutubro de 1955, ele es-teve em São José do RioPardo, como senador, naSemana Eucl idiana de1963.

Festejado, sempre ale-gre e sorridente, cum-priu o vasto rol de ho-menagens e banquete,com grandes fes tas ,com discursos e núme-ros artísticos, nos recan-tos históricos, nas repar-

tições públicas e nas se-des sociais dos clubeslocais. A comissão defestas foi impecável. EmSão José, ele conhecia eera amigo do Dr. João daSilva Rocha, que lhe foiapresentado pelo Dr. Gi-ffoni, seu colega de tur-ma na Faculdade de Me-dicina e que era casadocom a prima do nossoconterrâneo.

Um banquete pomposoreuniu políticos da regiãoe a sociedade rio-parden-se, que lotaram a sede

social da AAR, ricamenteornamentada. Na mesaprincipal, em frente ao pal-co, acomodaram-se o ilus-tre convidado e autorida-des.

Cansado e à vontade,Juscelino tirou os sapatosque, com o esticar daspernas, saiu do seu espa-ço e foi impelido para lon-ge dos pés do dono.

Juscelino encerrou o rolde discursos, dizendo nosegundo parágrafo: “Ho-menageando Euclides daCunha, nesta Semana que

lhe é dedicada no própriocenário em que ele redigiua epopéia de “Os Ser-tões”, cumprimos o deverpatriótico de alertar asatuais gerações para oscompromissos recebidoscom relação aos destinosnacionais”. (... O discursooriginal, com 13 páginas,está à disposição dos in-teressados no Centro daMemória Rio-Pardense, doCCIB).

Foi uma reunião demo-rada.

As sofisticadas iguarias

servidas à francesa eramlentas. As entregas de mi-mos e flores também.

Ao final, quando todoscomeçaram a se levantarpara os cumprimentos, osenador permaneceu sen-tado e preocupado. Pro-curava com os pés osseus sapatos, esticando-se na cadeira, não os en-contrando. Discretamente,comunicou o sumiço aoseu colega ao lado queconversou com o chefedos garçons.

Um exército de serviçais,

O senador Juscelino na Praça. Na frente, Dr. João Gabriel Ribeiro,o jovem Davi Ribeiro Porto diante do Senador, ao lado dele

o rosto de Pedro Paone. Ciro Ribeiro Moreira à esquerda está atrás de Zezinho Nasser.Atrás de Juscelino, de óculos, está João Ferreira da Silva.

Dr. Zito cumprimenta Juscelino. Atrás dele, Francisco Braghirolli, seguido de ZezinhoNasser. Arivélsio Padilha está ao lado de Dr. Zito. O menino na frente é José Braghirolli

Dr. João da Silva Rocha está à direita de Juscelino e Jeremias Polachini,de costas, na sua frente. À direita da foto estão: vereadora Alexandra

Olga Pourrat Campos, Teresa Tavella com bandeja e Rosinha Cagnoni Ribeiro.

Na antiga Câmara Municipal, hoje no Museu Rio-Pardense. Da esquerda para a direita:Badhio Sarkis Abichabki, Dr. Orlando Cordeiro, J.K., Itagiba d’Ávila Ribeiro, Dr. João

Gabriel Ribeiro, n.i. atrás, Antônio Pereira Dias e Dr Agripino Ribeiro da Silva.

Na casa do amigo Dr. João da Silva Rocha (hoje, Lojas Cem) o ilustre visitante SenadorJuscelino Kubitschek e a família Oliveira e Rocha. Da esquerda para a direita: João

Eduardo de Oliveira Rocha, Arinda de Andrade, Maria Thereza O. Rocha (Santinha),Maria Beatriz de O. Rocha, Juscelino Kubtschek, Maria Cristina de O. Rocha, Gabriela

de Oliveira e Dr. João da Silva Rocha.

Juscelino conversa com Paschoal Artese, estando Dante Artese ao lado eAntônio José Nogueira de Andrade atrás. À direita, Arivélsio e Antinarbi Padilha.

tentando impossível discri-ção, levantava as longastoalhas pregueadas, cha-mando a atenção dosconvivas que se inteiraramdo inusitado acontecimen-to, provocando discretoriso...

Por fim, o par de sapa-tos presidencial foi encon-trado e entregue ao que-rido e sorridente político,que recebeu o afago dosrio-pardenses.

Juscelino foi a grandeatração da Semana Eucli-diana 63..

Page 28: Gazeta do Rio Pardo 2662

C-6 - GAZETA DO RIO PARDO - 10 de Agosto de 2013

Border Collie, o mais famoso pastor caninoO cão Border Col l ie

(foto), típico cão de pas-

toreio na Europa e Esta-

dos Unidos, tem como ca-

racterística principal a ca-

pacidade aguçada do cé-

rebro, que lhe permite

comportamentos e habili-

dades diferenciadas em

relação a outros cachor-

ros. A chamada inteligên-

cia canina dele é dividida

em três habilidades men-

tais baseadas em instin-

to: aprendizagem, resolu-

ção de problemas e inteli-

gência comunicativa.

Dos lobos, Border Collie

herdaram a chamada fle-

xibilidade mental, que sig-

nifica a capacidade de

aprender com as experi-

ências que os ajudam a

adaptarem-se ou a modi-

ficarem o ambiente para

que se torne um lugar

melhor para viverem. Ins-

tintivamente cautelosos e

desconfiados, aprendem

também em quem confi-

ar e quem devem evitar.

No pastoreiro de ovelhas,

sabem buscar as que se

afastam do rebanho e dis-

cernem quem são as ove-

lhas de frente.

A inteligência comunicati-

va do Border Collie resulta

em sua conhecida obediên-

cia e capacidade para tra-

balhar com rebanhos, es-

pecialmente ovelhas. Ainda

que seja bom em outras

habilidades, ele rapidamen-

te aprende os comandos do

ser humano, tal qual lingua-

gem corporal e cheiro, sen-

do, nesse aspecto, seme-

lhante ao Labrador Retrie-

ver, exemplar excelente em

inteligência comunicativa en-

quanto cão de tiro, devido

a sua persistência em se

concentrar.

Os Border Collie possu-

em ainda o instinto natu-

ral de saberem o que de-

vem ou não comer. Para

compreenderem rela-

ções, possuem uma ha-

bilidade hereditária que

lhes permite perceber a

hierarquia e reforçar a or-

Border Collie vigia atentamente o movimento das ovelhas: raça é a mais usada para essa finalidade, na Europa

dem, o mesmo sendo

aplicado na hora de inter-

pretar a postura de outro

animal ou do ser huma-

no. Estes animais ainda

são capazes de julgar mo-

vimentos e forças, como

a aproximação de uma

onda na praia.

Toy José (Maria Helena Secco)Belinha (Fernanda)Lilow (Isabely Souza)

Chanel (Eliana)

DIVULGAÇÃO

Page 29: Gazeta do Rio Pardo 2662

C-7 - 10 de Agosto de 2013

EntreveiroIngredientes1 kg de pinhão cozido200 g de bacon300 g de calabresa1/2 kg de carne de porco1/2 kg de alcatra1/2 kg de batata2 pimentões verdes2 cebolas5 dentes de alhoSal a gosto1 pitada de pimenta-do-reino branca1 colher de manjericão

Modo de PreparoColoque o pinhão para cozinhar em uma panela de pres-

são. Pique as batatas em cubos e coloque para cozinhar. Nãodeixe amolecer demais. Enquanto isso, numa caçarola, friteo bacon e reserve. Na gordura do bacon, frite ligeiramente acalabresa em rodelas finas e reserve. Ainda na gordura dobacon, refogue aos poucos a alcatra e a carne de porco cor-tadas em cubos. Reserve.

Na gordura que sobrou, doure a cebola e o alho. Acrescen-te o pimentão verde e refogue. Coloque a batata cozida nacaçarola e, se necessário, acrescente um pouco de água.

HOJE - Valéria Belisárioda Silva, Rosângela Carnei-ro de Araújo Rueda, Álva-ro Salvadori, Odete Jova-nelli, Luiz de Paiva Ferreirada Silva, Marcos Cézar Ma-zarin, Laércio Jacob, FábioZanetti de Sá Pinto.

AMANHÂ - Antônio La-ércio Satorres, Daliana Ca-fola de Oliveira, Rodrigo Pi-ovezan Capuano, JaimeSilva Bernardo Neto, PauloOdair Minussi Júnior, EniGonçalves Rosado, Luiz Fi-lipe A. Fagioli, José CalsoniNeto, Elisa Bertero Maida,Letícia Kaori Hanada, Joa-quim Francisco dos Santos.

DIA 12 - Rosemary Z.Castellini, Simone Beutel,Mathias Octávio Roxo No-bre Neto, Marietta Innare-lli Santurbano, José MárioGiovanelli, Marcelo TrentoMoia, Nívea Longo Gervá-sio, Antonieta Carlesso deMorais, Ricardo AugustoCoelho.

DIA 13 - Adalberto Bia-jotto, Luiz Gustavo A. Fa-

No trabalho, já está na hora de você mostrar seus pensamentos, massem impor nada aos demais: fuja de brigas. Curta o aconchego do seular na companhia de seus familiares e dos amigos neste período. Noamor, tudo indica que esta fase será divertida. Os momentos ao lado dopar serão inesquecíveis.

Aprenda a separar assuntos familiares dos profissionais ou poderá sedescuidar de suas tarefas e prejudicar seu desempenho. Bom momentopara quem pensa em fazer uma reforma em casa: aproveite! Nosassuntos do coração, lembranças do passado podem gerarressentimentos: esqueça! Curta os momentos a dois.

Atividades desenvolvidas em equipe contam com a proteção dosastros neste dia: aproveite para colocar sua vida profissional em ordem.Há sinais de movimentação em seu lar esta semana, mas tente setranquilizar. Se está livre, já é hora de viver uma nova paixão. Noromance, reacenda a chama da paixão.

Mostre suas habilidades aos superiores no trabalho, tudo indica quecolherá bons frutos. Faça uma reunião em família e curta os seusparentes mais chegados: divirta-se e coloque o papo em dia. Nocampo afetivo, tente demonstrar seus sentimentos. Na intimidade, sejamais claro(a) sobre o que deseja.

Bons ventos sopram em direção à sua vida profissional, mas vocêdeve ter seus objetivos em mente para saber o caminho que deveseguir. Desentendimentos familiares não estão descartados, ainda maiscom os mais tradicionais, mas isso não impedirá você de viver bonsmomentos com os parentes. Amor intenso.

É um bom momento para repensar em sua vida profissional e analisaro que deve ser mudado. No seu lar, aproveite sua sensibilidade paraajudar seus parentes com bons conselhos, mas não tente se impor!Ótima fase para a união, contanto que não leve assuntos de trabalhopara o amor. Apare arestas a dois.

Aproveite a ótima fase para crescer em sua carreira. Atividades feitasem equipe devem render mais neste período. Pessoas queridas semostrarão mais presentes em sua vida, ajudando em tudo que vocêprecisar. Sua indecisão pode abalar o relacionamento: reflita sobre oque realmente deseja para você.

Mostre sua garra no trabalho e colherá em breve os frutos dos seusesforços. Bom período para curtir os amigos de longa data, seja parase divertir ou para buscar um apoio que precisa. Nos assuntos docoração, cuidado para não confundir amor e amizade. A dois, faça asua parte para aparar as arestas.

Busque seus ideais com garra e conquistará ótimos resultados: a faseé de realizações. Bons momentos em família e com gente querida nãoestão descartados. Não tente forçar que as coisas saiam do seu jeito.Período tenso no campo afetivo, invista no diálogo e acabe comproblemas. Intimidade quente.

Fique de olho nas mudanças que podem ocorrer em sua vida profissionale aproveite as oportunidades de melhorar sua carreira. Não fique nadependência de outras pessoas para fazer aquilo que planejou oupoderá se decepcionar. Tensões podem rondar o romance, mas esqueçaas diferenças e invista no carinho.

Sua disposição para o trabalho estará invejável: aproveite para lutarpor seus objetivos. Em casa, a família passa por ajustes: é tempo dese entender com o pessoal. Caso ainda esteja a procura de um amor,contará com ótimas vibrações. Saia de casa, vá a lugares mais agitadose encontrará quem procura.

Tudo vai fluir bem no convívio com colegas de trabalho e superiores,então, que tal trabalhar em equipe? O pessoal de casa pode ocuparmais o seu tempo, mas fuja de brigas desnecessárias. Nos assuntosdo coração, seja mais presente na vida do seu par, esqueça conflitos:curta a companhia de quem ama!

Transtorno bipolar atinge 4% dos adultosFONTE: BEM ESTAR/G1

Cerca de 4% da população adulta mundial sofre detranstorno bipolar e, segundo a Associação Brasileira deTranstorno Bipolar (ABTB), essa prevalência vale tambémpara o Brasil, o que representa 6 milhões de pessoas nopaís.

A doença, caracterizada por alterações de humor, comfases de depressão e euforia (mania), tem se tornadocada vez mais discutida – os primeiros casos do distúr-bio foram descritos com outros nomes 460 anos a.C.,pelo grego Hipócrates, considerado o “pai da medicina”–, mas o diagnóstico ainda é difícil e leva, em média, en-tre 8 e 13 anos para ser feito.

“As mudanças de humor podem ser bruscas, mas aduração de cada episódio, não. A depressão é geralmen-te igual ou superior a 15 dias (podendo chegar a 2 anos),a mania dura pelo menos uma semana e a hipomania(euforia leve) demora ao menos quatro dias. E tudo issoé intercalado com fases de normalidade”, explica a presi-dente da ABTB, Ângela Scippa.

Além disso, o quadro – que em 60% dos casos se ma-nifesta na adolescência, mas só é descoberto na idadeadulta – inclui outros sintomas, como alterações de ener-gia (agitação, pensamento e fala rápidos), sono (insôniaou necessidade de dormir pouco), apetite (bulimia), com-portamento (dificuldade de concentração e memória,agressividade, compras compulsivas e hábitos de risco,como sexo sem proteção) e pensamento (delírios e alu-cinações). Já se a pessoa estiver deprimida, tende a sen-tir mais fadiga, lentidão, falta de energia e esperança, apre-sentar ideias negativas e culpa excessiva, e perder o pra-zer na vida.

Como, em geral, essas pessoas têm rotinas desregra-das e a doença é detectada tardiamente, muitas vezestambém há problemas cardiovasculares envolvidos, comocolesterol e triglicérides, diabetes tipo 2, abuso de álcoole drogas (de 40% a 60% dos casos) e até suicídios (de5% e 15% do total), aponta a presidente da ABTB.

Em 30% a 70% dos casos de bipolaridade, ainda háalgum outro distúrbio psiquiátrico relacionado, como fo-bias, síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compul-sivo (TOC), transtorno de personalidade e transtorno dodéficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

“O problema não ocorre por falta de serotonina (hor-mônio do bem-estar), mas por uma desregulação dosmecanismos de neurotransmissores (substâncias quefazem a comunicação entre os neurônios) em diversasáreas do sistema nervoso central”, afirma Ângela.

Segundo ela, a bipolaridade é a segunda causa de in-capacidade para o trabalho entre as doenças mentais,atrás apenas da depressão – em terceiro, vem a esqui-zofrenia.

“No transtorno bipolar, o humor da pessoa está inade-quado para aquele momento, para aquela condição”,complementa o psiquiatra Teng Chei Tung, do Institutode Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Transtorno bipolar x criatividadeMuitos artistas já vieram a público falar que são bipola-

res. É o caso dos atores de Hollywood Catherine Zeta-Jones, Ben Stiller, Jim Carrey e Jean-Claude Van Damme,além da cantora americana Britney Spears.

gioli, Rosângela de FátimaMarchenti, Marina PedrettiFoiadelli, Marina TrainatiEduardo, Ary Franco deCamargo Filho, NadimeMussi Antum.

DIA 14 - Marilene BucciPereira, Marcelo HenriqueFernandes, César Augus-to Mazzer, Leandro Perei-ra Silvestre, Carmen SilviaPires, Leila Flamínio Bastos,Rita de Cássia Farath, Ma-ria Helena Vinco, AssuntaVenezian Lopes, Dênis Cal-soni Corsi, Barbara C. Cal-soni.

DIA 15 - Antônio Teixei-ra Filho, Sandra Regina Car-doso, Anazir Evangelista,Vânia Lodovicho Gervásio.

DIA 16 - Roque Apare-cido Maziero, Roseli Manet-ta, Ana Amélia de Andra-de Ribeiro Nogueira, Ber-nardo Beutel, Amália LuziaStraceri Baggio, Elka MerloOrtega, Michael CésarQuaio da Silva, NerissaBusso De Martini, Lina Apa-recida Ferreira Barbosa.

“No Brasil, temos a cantora Rita Lee, a atriz Cássia Kiss,o ator Maurício Mattar, entre outros”, enumera o presi-dente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), An-tônio Geraldo da Silva.

A doença já foi ligada a uma maior habilidade criativa ea um comportamento contestador, mas, de acordo comSilva, a capacidade de criação se perde nos picos de ma-nia e depressão.

Para a psiquiatra Helena Maria Calil, professora livre do-cente do Departamento de Psicobiologia da Universida-de Federal de São Paulo (Unifesp), há uma associaçãohistórica entre transtorno bipolar e criatividade, em pin-tores (como Van Gogh), escultores e outros artistas.

“Os artistas ajudam a diminuir o preconceito, pois,quando alguém muito conhecido admite que tem o pro-blema, outras pessoas que sofrem da doença e não bus-cam tratamento acabam se identificando”, destaca Hele-na.

Genética, hormônios e infânciaSegundo os psiquiatras, há componentes genéticos e

ambientais envolvidos na manifestação do transtorno bi-polar. E a hereditariedade da doença pode chegar a 70%em parentes de primeiro grau (quando a mãe, o pai ouirmãos têm o distúrbio).

As variações hormonais do ciclo menstrual e do pós-parto também podem interferir para desencadear crisesnas mulheres, de acordo com os médicos. Mas não hádiferenças de prevalência entre os sexos – o que existe éum maior diagnóstico entre o sexo feminino, possivelmenteporque as mulheres cuidam mais da saúde que os homens. Adetecção também é geralmente feita nos estados depressi-vos, pois os pacientes eufóricos tendem a achar que estãobem, felizes e não precisam de ajuda.

Além disso, fatores ambientais experimentados na infância,como maus tratos, negligência por parte dos pais, abuso se-xual e até uma vida desorganizada, sem horários certos paracomer ou dormir, podem favorecer a bipolaridade ou novascrises, segundo os psiquiatras.

Diagnóstico e tratamentoO diagnóstico do transtorno bipolar é clínico, com base no

histórico do paciente, pois ainda não há exames de imagemou laboratório para detectar a doença. E o tratamento deveser contínuo, ou seja, para a vida toda. Normalmente sãousados estabilizadores de humor, à base de lítio, anticonvulsi-vantes e/ou antipsicóticos.

“Não há como controlar a bipolaridade sem medicamentos,e eles devem ser usados sempre, não só nas crises”, diz Silva.

Além disso, fazer acompanhamento terapêutico com umpsicólogo pode aumentar as chances de melhora. Essa ne-cessidade, porém, é avaliada caso a caso.

Os médicos recomendam, ainda, abstinência de cafeína, ni-cotina e álcool, e redução do açúcar da dieta. Remédios ema-grecedores e outros estimulantes do sistema nervoso centraldevem ser abolidos.

“A adesão ao tratamento precisa ser muito bem trabalhada,com o paciente e a família. Eles devem ser esclarecidos e ori-entados, pois muitas vezes precisam mudar todo um estilo devida”, diz Silva.

Com os cuidados necessários, as pessoas com transtornobipolar podem levar uma vida normal e bastante produtiva,ressaltam os médicos.

Acrescente o sal. Retorne à caçarola o bacon, a calabresa e ascarnes. Adicione o pinhão cortado em quatro pedaços. Acres-cente o sal, a pimenta e o manjericão. Deixe cozinhar por mais30 minutos.

Sirva com arroz branco e salada mista.

Page 30: Gazeta do Rio Pardo 2662

C-8 - 10 de Agosto de 2013

Reuniões: Segundas-feiras: 19h30 na Matriz,Terças-feiras: 19h30 no Cassucci

Numa reunião de Al-Anon váriosmembros compartilham sobre a mu-dança de suas atitudes depois queingressaram no programa Al-Anon.

Nos Grupos Al-Anon e Alatenexiste compreensão. As pessoasusam o primeiro nome e são avi-sadas para não divulgar quemelas vêem ou as histórias pesso-ais que elas ouvem numa reunião.Os recém chegados no programaficam aliviados ao saber que exis-te um lugar para compartilhar

sem medo de serem julgados.O Al-Anon/Alateen é uma asso-

ciação mundial de homens, mulhe-res e adolescentes que tem ami-gos ou familiares com um proble-ma de bebida. Os membros se re-únem regularmente para compar-tilhar sua experiência, força e es-perança ao lidar com frustações esentimentos de desamparo causa-dos pela doença do alcoolismo.

Os membros do Al-Anon vivemvidas significativas e satisfatóri-

Al-Anon e Alateen para familiares e amigos de alcoólicos

BÍBLIA

Depoimento profético sobre tempos atuais

Você sabe o que é depressão?

NEURÓTICOS ANÔNIMOSN/A São José do Rio Pardo AN

COLUNA ESPÍRITA

Amar o inimigo é...

as, ajudando a si mesmo com aajuda do Al-Anon.

Se você está preocupado com amaneira de beber de alguém, entreem contato com o Al-Anon.

Grupo Esperança – terça-feira –às 20 horas – Igreja Matriz SãoJosé – Salão

Ou telefone para Serviço de In-formação Paulista Al-Anon – 0xx113227-2699,ou acesse o s i teWWW.al-anon.org.br

São José do Rio Pardo - SP

Depressão é uma doen-ça progressiva se não foratratada, mas que podeser detida com a práticado Programa de Recupe-ração de N/A.

Dizem que há sempreuma luz no fim do túnel,pois para mim essa luz jáestava apagada. Eu esti-ve no fundo do poço dadoença emocional e de láeu não via nenhuma saí-da, nunca tentei o suicí-dio, mas pensei seriamen-te em cometê-lo. Essaera a única saída que euconseguia enxergar porcausa do estado de de-pressão em que eu meencontrava.

Graças ao Poder Supe-rior que colocou instru-mentos no meu caminho,eu consegui encontraruma saída, encontre oPrograma de N/A e neleeu aprendi a trabalhar aminha depressão.

Já estou no Programa hámuitas 24 horas e paramim ele deverá ser paratoda a vida, devo ser ho-nesta comigo mesma, nãoposso e nem devo deixaro Programa, pois a litera-tura diz que quem pararegride e é isso o que eunão posso permitir, porquepara uma pessoa depres-siva, a ausência do Progra-ma é um perigo, a depres-são é traiçoeira, qualquerdescuido ela pode atacar,assim temos que estarsempre vigilantes, pratican-do o Programa em todosos sentidos e com hones-tidade.

Não dá para descrever adepressão, pois não écomo uma dor qualquerque a gente consegue ex-plicar onde dói, é dor daalma e essa não tem ex-plicação, só quem passoupela depressão é capaz deentender como é. Ela cau-

O depoimento a seguir é dopastor americano David Wi-lkerson, recém falecido, au-tor de “A Cruz e o Punhal”.Há poucos anos ele fez esterelato profético:

“Liguei a TV atrás de notíci-as e um dos canais exibia rock.Fiquei completamente atordo-ado com o que vi: demôniosacariciavam o jovem cantor,esqueletos levantavam-se detúmulos, sadomasoquistas es-pancavam suas vítimas, cria-turas do ocultismo dançavamcom as pessoas, sangue jor-rava e havia muita demonstra-ção de violência. Não conse-guia acreditar que a TV estavaexibindo uma imundície tãodemoníaca.

“Desliguei a TV com ira san-ta, entrei no banheiro, e meajoelhei clamando a Deus.Um terrível presságio de tre-vas me assolou. Pensei emmeus netos: como será quan-do chegarem à adolescência,se hoje já está tão diabólico?Minha mente se inundou detrágicas imagens da decadên-cia moral na sociedade ame-ricana. Esta nação se entre-gou ao sexo, à violência, der-ramamento de sangue, sata-nismo, sadismo e iniquidade.

“Na mesma semana jornaispublicaram matérias chocan-tes de abusos sexuais em cri-anças de creches. Fui infor-mado que a polícia de umapequena cidade a noroestedos EUA desmanchou umagrande cadeia de tráfico dedrogas, liderada pelos maisrespeitáveis médicos, advo-gados e empresários. Elesestavam enviando jovenspara o inferno por causa dotodo-poderoso dólar.

“Pensei nas milhares de cri-anças, vítimas do divórcio eseparação dos pais. Queacontecerá quando elas, da-qui dez anos, extravasaremsua hostilidade contra a soci-edade? Que será daquela me-nininha de 3 anos que eu visentada em frente sua casatentando espetar um palito dedentes no braço como se fos-se uma agulha, querendoimitar o irmão mais velho, umviciado em drogas?

“E a onda de homossexua-lismo? Terão nossos netosque frequentar escolas queensinam que homossexualis-

mo é um meio decente de vida,ou até mesmo o meio preferí-vel? Será que Deus, não tole-rando mais isso, liberou umamaldição a todo esse grupo?

“www.MidiaGospel.Com.br -Portal gospel comnotícias,música,videos,chat,bate-papo evangélico, pregações emuito mais acesse:www.midiagospel.com.br /www.estudosgospel.com.brcentraldepregadores.com.br

***

Mas o Espírito Santo derra-mou uma encorajadora pala-vra de profecia em meu cora-ção. Foi uma experiência ma-ravilhosa. Não ouvi voz nenhu-ma, a não ser em meu homeminterior - e era clara e divina.O que eu ouvi removeu todo oterror das trevas e desfez mi-nhas preocupações e temoressobre o futuro. A palavra erade Zacarias 2: “DEUS VAI SAL-VAR VOCÊ, SEUS FILHOS ETODO O SEU POVO; ELE TOR-NAR-SE-Á UM MURO DE FOGOAO REDOR DELES”.

“Esse Muro de Fogo ficarámais alto, amplo e mais inten-so à medida em que o mal forcrescendo. Deus vai levantara geração mais santa, maisjusta, mais dedicada e maisconsagrada de toda a história.‘Onde abunda o pecado supe-rabunda a graça’ – Romanos5:20. Deus vai preparar paraSi mesmo um povo santo, pro-tegido por um Muro de Fogotão intenso que o diabo e suashostes satânicas serão incapa-zes de alcançá-los.

“Fui lembrado de que Deusnão fora tomado de surpresapela presente deterioração domundo. Não nos tinha Deus ad-vertido na Palavra que os mausse tornariam cada vez piores,enganando e sendo engana-dos? – 2 Timóteo 3:13. Que vi-ria uma grande degradação,que os homens se tornariammais amantes dos prazeres doque de Deus? Deus seria zom-bado, líderes seriam ridiculari-zados. Os homens se entrega-riam à disposição mental re-provável, homens buscandohomens, e mulheres buscandomulheres para prazeres sexu-ais – Romanos 1:26-28.

“Os homens se tornariamrebeldes, arrogantes, presun-çosos e ébrios; os filhos setornariam desobedientes aos

pais. Os adúlteros e fornica-dores exibiriam livrementeseus pecados e até cristãosse entregariam ao adultérioe à fornicação, ao mesmotempo em que, na Igreja,derramariam lágrimas.Quando o inimigo vier comouma enchente, o Espírito deDeus levantará uma barrei-ra. Essa barreira é um MURODE FOGO. ‘Pois eu lhe serei,diz o Senhor, um muro defogo em redor e eu mesmoserei, no meio dela, a suaglória’- Zc 2.5.

“Esta profecia diz claramen-te o que Deus vai fazer pornós, pelos nossos filhos enetos. Enquanto tardar o Se-nhor, Ele protegerá Seus fi-lhos com um Muro de Fogo.Nunca mais haverá apenasdois vencedores a entraremna Terra Prometida, comoJosué e Calebe. Deus vaiguardar e proteger um certogrupo de crentes. Mas, nemtodos os que dizem: ‘Senhor,Senhor’, entrarão nessa Mu-ralha de Fogo.

“Quem são esses que se-rão protegidos por esse gran-de MURO DE FOGO? Zacari-as diz: ‘Tornei a levantar osmeus olhos, e, vi, e eis umhomem que tinha na mão umcordel de medir. Então per-guntei: Para onde vais tu?Ele me respondeu: Medir Je-rusalém’ (2.1,2). ‘E o Senhordisse: Passa pelo meio da ci-dade, pelo meio de Jerusa-lém, e marca com um sinal atesta dos homens que suspi-ram e gemem por causa detodas as abominações que secometem no meio dela’ (Eze-quiel 9.4).

“A Igreja é a Nova Jerusa-lém, a cidade de Deus. Deusagora mesmo está tirandosuas medidas, separando osque têm odiado o pecado -aqueles que deploram o malna terra e choram por isso.Deus está determinado a le-vantar essa cidade santa (umpovo) e povoá-la com umamultidão santa, preparadapara esses tempos finais”.

(Mensagem da igreja emS.J.Rio Pardo, que tem umLocal de Orações na rua dr.João Gabriel Ribeiro, 123,sobre a loja do Zequinha.Reuniões aos sábados e do-mingos, 19h30)

RecordaçõesNo sábado passado, o pri-

meiro deste mês, tivemos emItaiquara nosso encontromensal da Palavra de Vida,no qual fizemos uma recor-dação da Jornada Mundial daJuventude. Do nosso grupoque participou da Jornada -éramos 9, dois de Tapiratibae 6 de Itaiquara, e a Maria,minha filha, que mora emSão Paulo, sete participaramdo encontro da Palavra. Cadaum de nós falou um pouco:dois, da missa de aberturacelebrada por Dom Orani,dois da entrevista com os paisda beata Chiara Luce, umadas patronas da Jornada; elaera uma jovem que perten-cia ao Movimento dos Foco-lares, faleceu aos dezoitoanos, depois de sofrer muitovítima de câncer nos ossos,um falou sobre a Via sacra e,outros dois, sobre a missa doenvio. Com os comentáriossobre a Jornada, foi feita umaapresentação de fotos.

Para este encontro prepa-ramos uma lembrancinha –uma folha de papel bem du-rinho tamanho A4, dobradaao meio. Na parte externa,em tons fracos, uma visão damultidão que se encontravaem Copacabana – como erabom ver e estar no meio da-quela multidão que vivia mo-mentos muito felizes - a ale-gria parecia transbordar doscorações, Jesus estava ali en-tre nós.

Na parte da frente, em des-taque, o logo da Jornada –impossível imaginar um maisapropriado: aquele coraçãocom a cruz, o Cristo de bra-ços abertos, as cores da nos-sa bandeira -, nas costas, aOração Oficial da Jornada; naparte de dentro, de um ladoo Hino Oficial da Jornada e dooutro, 9 fotos:

Uma maior, do Papa comDom Orani – que dupla ma-ravilhosa! Vê-los e ouvi-losfalar, foi muito bom! Tudobem explicado, muito claro.Era Jesus servindo-se delespara nos falar. As outras fo-tos são bem pequenas.

Na primeira pode ser vistauma menininha nos ombrosde alguém para poder ver oPapa passando na avenida.Ela batia palmas animadíssi-ma; parecia entender aquelemomento de graça. Vimos

várias famílias que levavam fi-lhos pequenos; o papa fez fes-ta a eles, beijou e pegou al-guns no colo. Que emoção!

A segunda foto é do nossogrupo, na praia, sem a Maria,que estava servindo de fotó-grafa. Chegamos cedo, aindahavia bastante lugar sobran-do; depois ficou tudo apinha-dinho de gente.

Na praia havia várias escul-turas de areia. Uma delas estána terceira foto; o escultor feztambém o Papa sentado numapoltrona. A Maria e eu fomosfotografadas ali, pertinho daestátua do Papa.

A foto seguinte foi tirada nafila que enfrentamos para re-ceber os kits da Jornada: umamochila, um boné, uma cami-seta, uma cruzinha da jorna-da em um cordão - para pen-durar no pescoço -, uma gar-rafinha para água, um livropara as celebrações que tinhaaté a liturgia das horas, umguia do peregrino, um livrosobre bioética, um vale trans-porte, um cartão de identifi-cação que serviria em caso deemergência. Tudo muito bom,inclusive a fila que ocupou nos-sa manhã do dia 23. Lá fica-mos por três horas, e, devodizer, muito agradáveis. Tudoera festa, nós estávamos porconta daquele programa, nãotínhamos pressa. Havia gentedo mundo inteiro cantando,dançando, conversando... Nafoto da fila, alguns do nossogrupo estão à frente de umabandeira das Ilhas Galápagos.Além de aproveitar tudo, omeu tempo ainda rendeu umbom pedaço do meu tricô. Umacoroa jovem pediu-me parafazer um foto comigo e expli-cou: eu queria trazer a minhamãe, mas ela disse que o en-contro não era para idadedela; com esta foto, ela pode-rá ver.

Nas manhãs dos dias 24, 25e 26 havia catequese pregadapor um bispo em vários pon-tos da cidade. A mais próximade nós era em inglês; Preferi-mos ir um pouco mais longe eparticipamos de uma na Igre-ja da Ressurreição. Foi muitobom! Coloquei também a fotode uma catequese naquelaigreja.

Uma minha sobrinha e afi-lhada cedeu-nos o seu apar-tamento do Rio com tudo que

é bom, inclusive internet,impressora com papel, tele-fone, cozinha equipada,etc...tinha também a D. Elza, umasecretária muito simpáticaque deixou um almoço pron-to para nós na terça, quarta,quinta e sexta feiras, e dei-xava o apartamento bem cui-dado! Coloquei uma foto emque estamos os nove, na salado apartamento.

Fizemos também uma fotoda nossa “casa” da praia nodia da vigília: cobrimos umespaço com sacos pretos delixo, e dois lençóis por cima.Para nos proteger do sere-no, capas e guarda-chuvas.O meu travesseiro era a mi-nha mochila com o livro dascelebrações; os agasalhosque estavam nela, eu vesti.A Maria foi nosso anjo daguarda. Ela só descansoudepois que todos estavambem agasalhados; teve o ca-pricho de, com o Luiz Renan,de taxi, buscar no nossoapartamento os agasalhos esacos de dormir que, quan-do saímos para a caminhada– antes das seis da manhã,nossos jovens acharam quenão seriam necessários e osdeixaram na sala. Eu cons-tatei que a areia é dura,mas, dormi bem e até so-nhei! Nem vi a Maria sair embusca de reforço! Foi tãobom!

As outras duas fotos sãovistas do corcovado e dapraia.

Nestes dias da Jornadaandamos muito, tomamoschuva, ficamos bastantetempo de pé. Eu havia le-vado um banquinho de pes-cador daqui, e o esqueciaem casa. Mas, para o últi-mo dia, compramos maisbanquinhos; então, haviapara todos. Deus, que é Pai,cuidou de tudo, também doclima: foi boa a chuva, foiboa a sombra oferecida pe-las nuvens, foi bom o poucode sol que tivemos.

Eu sei que voltei paracasa convencida que devoser missionária, trabalharmuito mais para o Reino deDeus servindo e amandomeu próximo. Quero ir aCracóvia. Quem sabe?...Penso que os que foramcomigo e uma multidão, to-dos com a mesma idéia.

Mateus nos relata que Jesusdisse para aqueles que O es-cutavam: “Aprenderam o quefoi dito: Amem o próximo eodeiem os inimigos. Porém, eudigo a vocês: Amem os inimi-gos, façam o bem para aque-les que os odeiam, orem poraqueles que os perseguem ecaluniam, para que sejam filhosdo Meu Pai que está nosCéus.”

No Evangelho segundo o Es-piritismo, no item Pagar o Malcom o Bem, Kardec dispõe pre-ciosas reflexões a respeito des-ta orientação de Jesus e quevale a pena tomarmos conhe-cimento a fim de que possa-mos entender aquilo que nosparece impossível realizar:AMAR NOSSO DESAFETO.

Vamos ao estudo: “O ensi-namento amar os inimigos éum absurdo para o incrédulo.Aqueles para quem a vida pre-sente é tudo, só vê em seuinimigo um ser nocivo e per-turbador de sua tranquilidade.Pensa que somente a mortepoderá livrá-lo de sua presen-ça, surgindo assim o desejo devingança. O incrédulo não pos-sui nenhum interesse em per-doar, a menos que seja parasatisfazer seu orgulho aosolhos do mundo. (...) Paraaquele que crê, e especial-mente para o Espírita, a ma-neira de ver as coisas é com-pletamente diferente. Ao ob-servar os fatos olhando para opassado e também para o fu-turo, ele percebe que a vidapresente não passa de um mo-mento. (...) Sabe que a mal-dade da qual é vítima faz par-te das provas que precisa su-portar. Se o Espírita não recla-ma das provas, não deve re-clamar também dos que ser-vem de instrumento para queessas provas se cumpram. (...)Deve agradecer (e porquenão, orar) também àquele quelhe oferece a oportunidade detestar sua paciência e sua re-signação.”

Cientes da necessidade deperdoar e ser perdoado vamosà leitura que o Espiritismo nosdá sobre a orientação de Je-sus com relação a amar os ini-migos, como segue:

“A palavra amar, utilizada porJesus neste ensinamento,pode causar algum equívocoquanto a sua interpretação,pois Ele não quis dizer que de-

sa um mal estar geral in-descritível, e também ochoro involuntário, pormais que se queira con-trolar, as lágrimas corremsem que possamos con-tê-las, embargando a voze tirando-nos as forças ea alegria de viver.

Hoje sei como lidar comela, não assisto a filmesou programas que me-cham com as minhasemoções, evito noticiáriorepetitivo de tragédias ouviolências e se o dia esti-ver nublado eu ligo as lu-zes ou abro as janelas,procuro andar ao ar livre,em contato com a natu-reza. Também pratico oPrograma de N/A dentroe fora das salas de reu-nião e nessa prática estáincluída a prestação deserviço que para mim éfundamental para a recu-peração.

PAZ E SERENIDADE.

vemos ter pelo inimigo a mes-ma ternura que temos por umamigo.

A ternura requer confi-ança e não podemos depositarconfiança em uma pessoa sa-bendo que ela nos quer mal.

(...) Quando encontra-mos um desafeto, não pode-mos sentir por ele a mesma ale-gria que sentimos quando en-contramos um amigo. (...) Esteensinamento nos parece difícile até mesmo impossível de serpraticado, porque entendemoserradamente que ele mandadar aos amigos e aos inimigos omesmo lugar no coração.

Devido à pobreza das línguashumanas, somos obrigados ausar a palavra AMAR para ex-pressar diversas formas de sen-timentos.

Assim, precisamos completarseu significado explicando queamar os inimigos é ter para comeles um sentimento desprovi-do de animosidade.

Amar os inimigos não é terpara com eles uma afeição for-çada, que não seja natural, jáque o encontro com um inimi-go faz bater nosso coração deuma maneira diferente do quequanto encontramos um ami-go.

AMAR OS INIMIGOS confor-me nos ensina Jesus é:

- Não ter contra eles nemódio, nem rancor, nem desejode vingança

- É perdoar o mal que nos fa-zem sem impor condições e semter segundas intenções.

- É não colocar nenhum obs-táculo à reconciliação.

- É desejar-lhes o bem em vezdo mal.

- É alegrar-se pelo bem quelhes aconteça, em vez de ficar-mos tristes.

- É socorrê-los em caso denecessidade.

- É não usar palavras nem co-meter atos que possam preju-dicá-los.

- É, enfim, pagar-lhes todo omal com o bem, sem intençãode humilhá-los.

Quem fizer isso, estaráseguindo o mandamento:“Amem os seus inimigos”.

Contextualizando o estudo,segue narrativa de uma passa-gem da vida de Chico Xavier.

“Certa vez, quando enfren-tava, materialmente, momen-tos críticos, um ladrão entrouem seu quarto, roubando-lhe

o único terno que possuía dereserva. Ficou aflito, mas nãodesesperado.

Seus irmãos, sabendo doacontecido, combinaram umaarmadilha para pegar o ladrão,certos de que ele voltaria... Fi-zeram uma trouxa de roupase a colocaram na janela de seuquarto, bem à vista.

Chico ofereceu-se para ficarde guarda, sabendo do que osirmãos seriam capazes de fa-zer se pegassem o infeliz la-drão.

Tudo combinado, ele ficoude vigia, por algumas noites.Quando menos esperava, viualguém entrar no seu quintal,dirigir-se à janela, pegar a trou-xa e levá-la. Deixou passar al-guns minutos e deu o alarme.Seus irmãos levantaram-seapressadamente, procurarame não encontraram o ladrão.Um irmão lhe perguntou:

- ”Mas Chico, como deixouo ladrão fugir?”

Ele respondeu: - ”Estava cansado e dormi.

Quando acordei a trouxa jánão estava na janela.”

Seus irmãos ficaram muitobravos, dizendo que não teri-am pena dele, que ele andas-se com um só terno até que,de sujo, se apodrecesse noseu corpo... E não se faloumais no assunto...

Certa tarde, Chico voltavade charrete da Fazenda Mode-lo, onde trabalhava, quando al-guém o faz parar e lhe implo-ra:

-”Irmão Chico, pare, desejolhe pedir perdão...”

Chico pergunta: - ”Perdão de que, meu ir-

mão?” E o homem se explica: - ”Fui eu quem lhe roubou

as roupas... E, quando fui ve-rificar o que tinha na trouxa,encontrei seu bilhete, que metocou o coração, pois que medizia ‘vá com Deus!’. E atéhoje sinto que estou comDeus e Deus está comigo enão posso roubar mais.”

Chico lhe deu um comovidoabraço, perdoou-lhe a falta e,satisfeito por vê-lo reformado,tornou a dizer-lhe:

- ’Vá com Deus, meu irmão!”

Fiquemos com a Paz do Cristo.Artigo pesquisado e organi-

zado por Maria Lúcia AndreataMartins