gazeta do oeste - edição 1547

24
DIVINÓPOLIS•MG | 19 A 21 DE MARÇO DE 2011 | ANO XVI | N.º 1.547 | R$ 2,50 Gazeta DO OESTE O nome do deputado Domingos Sávio foi sugerido pelo senador Aécio Neves, para a escolha da bancada do PSDB. O convite foi forma- lizado ontem (18) através de oficio enviado pela bancada tucana da Câmara Federal ao gabinete do deputado mineiro. PÁGINA 04 O PSF funciona nas dependências de uma antiga escola que foi desativada e precisa de reformas. Toda a estrutura do local apre- senta goteiras, rachaduras e muito mofo. Semusa alega que a localidade é um ‘Ponto de Apoio’, e esclarece ainda que limpeza é feita periodicamente, mas em relação a reformas é dada prioridade para: unidades sede, Centro de Saúde e equipes da família. PÁGINA 09 Com apenas dois moradores, Casa Lar em Divinópolis poderá ser fechada caso moradores sejam transferidos. De acordo com Gerente da Proteção Social Especial do município, Divinópolis não possui demanda para que novos moradores sejam admitidos na casa, além disso, são exigidos investimentos considerados altos para manter o funcionamento do local. PÁGINA 05 O Guarani entra em campo nesse sábado com a missão vencer ou esquecer a classificação para as semi- finais do Campeonato Mi- neiro. O treinador modificou o time e hoje haverá uma concentração com muita conversa, o intuito é fazer os jogadores entender a importância da classificação. PÁGINA 17 Amanhã tem inicio o Outono A estação dá inicio às baixas tempera- turas, mas também traz a beleza de flores especificas, além de frutas e hortaliças que são produzidas em abundância. PÁGINA 06 Moradores da Casa Lar podem ser transferidos à cidades vizinhas Falta de estrutura e atendimento médico deficitário no Córrego do Paiol Sonhar com o G4, só vencendo o Tupi Ângelo Roncalli é o novo presidente da AMM Recompensa é oferecida em troca do paradeiro de assaltantes da joalheria Perícia investiga identidade de corpo encontrado no Buritis Bancada do PSDB indica Domingos Sávio para Comissão de Orçamento Suspeito alega ter feito acordo com delegado após prestar declarações sob ameaças O suspeito, Willian Adria- no Castro faz menção a um acordo firmado com o dele- gado para induzir a condu- ção do caso. “[...] havia feito um trato com o delegado, que o acordo fosse feito no sentido de que eu falaria o que constou no depoimento. E que o delegado pediria a revogação da prisão”, disse. O acusado teria prestado declarações com base em ameaças, agressões físicas, morais e sem acompanha- mento de advogado. PÁGINA 07 CASO DINHO MOURÃO PÁGINA 03 PÁGINA 10 PÁGINA 10 Luciano Eurides Flaviane Oliveira

Upload: portal-g37

Post on 07-Mar-2016

241 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Recompensa é oferecida em troca do paradeiro de assaltantes da joalheria Suspeito alega ter feito acordo com delegado após prestar declarações sob ameaças Sonhar com o G4, só vencendo o Tupi CASO DINHO MOURÃO Página 03 Página 10 Página 10 A estação dá inicio às baixas tempera- turas, mas também traz a beleza de flores especificas, além de frutas e hortaliças que são produzidas em abundância. Página 06 Luciano Eurides Flaviane Oliveira

TRANSCRIPT

Page 1: Gazeta do Oeste - Edição 1547

DIVINÓPOLIS•MG | 19 a 21 de março de 2011 | ANO XVI | N.º 1.547 | r$ 2,50

GazetaDO OESTE

O nome do deputado Domingos Sávio foi sugerido pelo senador Aécio Neves, para a escolha da bancada do PSDB. O convite foi forma-lizado ontem (18) através de oficio enviado pela bancada tucana da Câmara Federal ao gabinete do deputado mineiro. Página 04

O PSF funciona nas dependências de uma antiga escola que foi desativada e precisa de reformas. Toda a estrutura do local apre-senta goteiras, rachaduras e muito mofo. Semusa alega que a localidade é um ‘Ponto de Apoio’, e esclarece ainda que limpeza é feita periodicamente, mas em relação a reformas é dada prioridade para: unidades sede, Centro de Saúde e equipes da família.

Página 09

Com apenas dois moradores, Casa Lar em Divinópolis poderá ser fechada caso moradores sejam transferidos. De acordo com Gerente da Proteção Social Especial do município, Divinópolis não possui demanda para que novos moradores sejam admitidos na casa, além disso, são exigidos investimentos considerados altos para manter o funcionamento do local.

Página 05

O Guarani entra em campo nesse sábado com a missão vencer ou esquecer a classificação para as semi-finais do Campeonato Mi-neiro. O treinador modificou o time e hoje haverá uma concentração com muita conversa, o intuito é fazer os jogadores entender a importância da classificação.

Página 17

Amanhã tem inicio o OutonoA estação dá inicio às baixas tempera-

turas, mas também traz a beleza de flores especificas, além de frutas e hortaliças que são produzidas em abundância.

Página 06

Moradores da Casa Lar podem ser transferidos à cidades vizinhas

Falta de estrutura e atendimento médico deficitário no Córrego do Paiol

Sonhar com o G4, só vencendo o Tupi

Ângelo Roncalli é o novo presidente da

AMM

Recompensa é oferecida em troca

do paradeiro de assaltantes da

joalheria

Perícia investiga identidade de

corpo encontrado no Buritis

Bancada do PSDB indica

Domingos Sávio para Comissão de Orçamento

Suspeito alega ter feito acordo com delegado após prestar

declarações sob ameaças

O suspeito, Willian Adria-no Castro faz menção a um acordo firmado com o dele-gado para induzir a condu-ção do caso. “[...] havia feito um trato com o delegado, que o acordo fosse feito no sentido de que eu falaria o que constou no depoimento. E que o delegado pediria a revogação da prisão”, disse. O acusado teria prestado declarações com base em ameaças, agressões físicas, morais e sem acompanha-mento de advogado.

Página 07

CASO DINHO MOURÃO

Página 03

Página 10

Página 10

Luciano Eurides

Flav

iane

Oliv

eira

Page 2: Gazeta do Oeste - Edição 1547

Uma pessoa chamada Rádioopinião

Dentre tantos veículos midiáticos, eis o primeiro meio de comunicação em massa eletrônico: o rádio. Ele surgiu contextualizado em um importante período. Talvez como conseqüência de tal, talvez como impulsionador, talvez como estratégia, talvez como fuga, talvez como busca e quem sabe até como contador de história, ou diríamos, protagonista dela. Período de novidades, revoluções, contestações, mudanças no cenário econômico e principalmente na cabeça do brasileiro.

Em meio ao centenário da independência do país, o envolvimento da burguesia na política, a arte como forma de protesto político, social e de crítica: a Semana de Arte Moderna. Quem sabe o rádio não seja uma arte, de um lado ou de outro, ele teve objetivo político, social, ideológico. Ele também provocou, encantou, se popularizou. Foi servo do governo, foi estratégia, foi meio. Ganhou força. Tomou lugar o de rei, ganhou servos, publicitários, amantes, apaixonados.

Por fim, ganhou também sua independência, mudou de lado. Ou não. Talvez apenas abriu espaço. Deixou de ser apenas meio, passou a ser fina-lidade, sonho de artistas musicais. Palco de arte. Voz de ideologias, tempo dos brasileiros, olhar do mundo. Virou campo de futebol. Passou a informar, contar histórias. Deixou de ser um espaço a ser ocupado por vozes e passou a ocupar espaço na vida do brasileiro.

Na década de 40, mesmo tendo dono e caminho preestabelecido, ele não impediu que seu dono entrasse em declínio e ele se mantivesse de pé. Não que seja traidor de Getúlio. Mas sim que tenha mostrado seu verdadeiro papel: dar direito de escolha às pessoas. Personalidade tão forte dele que nem mesmo conseguiu disfarçar. Ele transformou papel em voz. Viva. Virou companhia. Transformou fotografia em imaginação. Respeitou os limites dos nossos sentidos. Despertando-os, nos fazendo conhecê-los. Não os impondo.

Ele viu a TV tomar espaço. E não teve a pretensão de invadi-la. Nem mesmo se considerou pequeno. Ele entendeu a diferença entre espaço e lugar. Afinal, perdeu espaço, mas não perdeu lugar. Ele não exige atenção exclusiva. Não é egoísta. Encontra lugar na atenção do povo em tempo de trabalho e de descanso. Tem lugar. Temperando almoços ou heroicamente tornando o trânsito mais suportável. Ele é vivo, interativo, compreensivo. É sutil e inteligente. Entra sem ser percebido e cumpre uma missão. Informa. Não impõe cenários, sabores, sentidos. Instiga-os. Ele tem um lugar que só perderá o dia que encontrar outro tão capaz de provocar tantos sentidos com apenas um: Ouvir.

Jessica Ramos

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 19/03/11 a 21/03/1102 opinião

Momento DiversidadeediTorial

o termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de idéias, características ou elementos diferentes entre si, em distintos as-suntos, situações ou ambientes. A idéia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, assim como é feito no jornalismo.

Temos diariamente a missão de revelar a diversidade das coisas, ou seja, o lado bom dos acontecimentos, mas também o lado ruim. Assim, tem sido nossa incessante busca para alimentar as necessidades dos nossos leitores. Há dias em que os leitores são surpreendidos por tragédias naturais, assas-sinatos, descaso na estrutura de bairros e comunidades rurais, a exemplo da situação calamitosa do PSF do Córrego do Paiol e ainda sob a possibilidade de fechamento da ‘Casa Lar’, abrigo no qual recebe adolescentes com problemas mentais recém saídos da antiga ‘Febem’.

Incluso nesta edição, temos ainda boas notícias a serem comprovadas pela diversidade, como por exemplo, a inauguração do ‘Espaço da Diversidade Cultural’ que será palco de inúmeras ações com grupos de teatro, vídeo e músicas, atendimentos psicológicos e ainda será sede do Movimento Gay de Divinópolis (MGD). Vejo que esta é uma excelente notícia, não só para a comunidade homossexual, mas para toda a sociedade civil organizada que deve compreender e aceitar que as pessoas independente de sua opção sexual, classe social, cor ou raça, têm direito a um espaço na comunidade em que vivem.

A idéia de transformar um ponto central, que estava abandonado há anos, foi de primordial importância, pois mostra o amadurecimento do município em relação não só a diversidade cultural, mas também à diversificação de conceitos, etnias, gêneros e ideais. Em análise geral estamos literalmente vivendo o ‘Momento Diversidade’, que por muitas vezes também pode ser encontrado na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua sobre situações cotidianas.

TUriSmo rUralO que mais leva as pessoas em geral procurar o lazer regenerador

é a beleza da saúde e a saúde da beleza – o mais lídimo usufruto da cultura popular. A beleza da saúde e a saúde da beleza são facilmente encontráveis na Natureza e na Civilização através dos sítios arqueo-lógicos, ecológicos, paisagísticos e históricos. A região centro-oeste mineira, escassa de oferta e de procura turísticas convencionais, é fartamente dotada dessas virtudes antropogeográficas. Os nossos sítios arqueológicos são, no entanto, praticamente desconhecidos, quase virgens em seus refolhos. Quem já procurou e conseguiu descobrir, esmiuçar e divulgar os possíveis tesouros soterrados dos primitivos habitantes da região?

As grutas, lapas e furnas estão aí nas encostas e nos grotões, nas cavidades e protuberâncias das rochas e dos terrenos, com suas ins-crições parietais, os artefatos líticos e cerâmicos, as urnas funerárias, as ferramentas de lascas de quartzo, outras peças, ossos e sinais, aguardando os esclarecimentos de abalizadas pesquisas. Eu mesmo conservo algumas dessas raridades fósseis, encontradas na área rural de Marilândia. Não seria o caso de cada município mapear e tratar paleontologicamente de suas locas e grutas, de seus valos, muros de pedras, quilombos extintos, ruínas de escavações e de edificações, de seus lugares emblemáticos em geral? Não está na hora de aproveitar o embalo das experiências de outras regiões e levantarmos aqui os linea-mentos geográficos das famosas Picadas de Goiás, através das quais a Minas Colonial descobriu o caminho da agricultura e da pecuária, ane-xando o Triângulo com todas suas boas terras de plantio e de pastagem?

Não está passando da hora de os municípios de Itapecerica (a antiga Villa de São Bento do Tamanduá), Pitangui e Paracatu serem oficialmente integrados no chamado Circuito Histórico de Minas Ge-rais? Os três municípios não fazem parte das dez primeiras (grandes e auríferas) Villas criadas no Estado? Tanto ouro existia no Tamanduá que o rio que banha o lugar adquiriu o nome de Rio Vermelho. Hoje tem a maior jazida de grafite da América do Sul, um Arquivo Judiciário dos melhores de Minas, uma arquitetura que é um verdadeiro mosaico de estilos de épocas. E um de seus Distritos (a já referida Marilândia, que se chamava Desterro até 1930) possui a Igreja mais antiga de toda a região, a de Nossa Senhora do Desterro, fundada em 1754. As citadas Vilas Coloniais, emendadas, abrangiam quase um terço do Estado. O território da Vila do Tamanduá, por exemplo, começava no Sul de Minas e culminava em São Gotardo, nas imediações das planícies do Triângulo Mineiro.

O paisagismo rural, hoje muito devastado, da área mencionada, possui ainda o quinhão potencial dos saudosos encantos e atrações das mesmas regiões. O que mais se faz necessário é um tratamento adequado em termos de infra-estrutura e de vontade política para melhormente realçar a soberba magnitude das infinitas aquarelas de tonalidades magnéticas dos graciosos adornos da Natureza, que apesar de mal tratada ainda está bem viva.. É só sair da cidade que começamos a descortinar o potencial de beleza desdobrado em figurações circulares, enriquecendo os horizontes. E pensar que tudo isso está escrito no infeliz processo de extinção a favor do tal de progresso materialista.... Extinção que só será retardada se conseguirmos uma solução de vida no lugar da sentença de morte decretada pela tal de rentabilidade econômica.

A profilática proposta do turismo rural tem também a função reparadora dos atentados contra o equilíbrio ecológico-paisagístico. A infra-estrutura necessária está ao alcance da boa vontade política das lideranças e dos liderados da vida pública. As Pousadas e Hotéis--Fazendas ( os municípios de Itapecerica, São Francisco de Paula, Itaúna e Divinópolis possuem alguns considerados entre os melhores do Estado de Minas) participam positivamente do turismo rural efetivo, mas ainda carente da contribuição necessária de uma polícia florestal especializada, da assistência dos ambientalistas, e da participação das populações urbanas carentes do lazer recreativo. Todos poderão cola-borar nesse esforço para recuperar e aperfeiçoar o melhor antídoto do stress urbano dos dias que correm para incríveis hecatombes. O escritor Norman Mailler disse, certa vez, que a diferença fundamental entre a Europa e as Américas estava no ângulo da estética. Qualquer paisagem da Europa parece uma obra de arte - ele disse . O que infelizmente não acontece nas Américas.

lázaro Barreto

[email protected] | http://lazarobarreto.blogspot.com

ÓrGão do GrUpo GaZeTa do oeSTe de comUnicação lTda

FUNDADOR: Antônio Eustáquio Rodrigues Cassimiro

(1947 2004)

adminiSTração, redação e GrÁFica: Rua Rio Branco, 948 - Porto Velho • Divinópolis (MG) • CEP 35.500-430

TELEFONE: (37) 3222-6322 • www.g37.com.br • [email protected]

aSSeSSoreS JUrídicoSDr. Márcio F. Vaz • Dr. Mauro M. Nogueira • Dr. Breno M. de Faria

O JORNAL NÃO É SOLIDáRIO COM CONCEITOS EMITIDOS EM COLUNAS E MATÉRIAS ASSINADAS.

direTor preSidenTeFernando Marcos Rodrigues

direTor de marKeTinGLeonardo Marcos Rodrigues

ediTora cHeFeLiziane Ricardo

maria-FUmaça pUXa a 7ª economia

O ministro da Fazenda enche o peito e proclama: no embalo do crescimento de 7,5% do PIB em 2010, o Brasil corre nos trilhos como a 7.ª economia do mundo, superando a França e o Reino Unido. Mas o trem brasileiro, para chegar à estação final do governo Dilma na 5.ª posição, como espera Guido Mantega, precisa ser puxado por uma locomotiva de última geração, que garanta uma viagem rápida, confortável e sem os sacolejos produzidos pela velha Maria-Fumaça. Esse ícone do passado, que queima lenha para ferver água, fazer vapor e jogar fumaça no meio de bucólicas paisagens do interior, transfere seu significado de coisa obsoleta para os vários ramais que conduzem o País na direção do futuro.

O Brasil, é inegável, sobe de posição no ranking das nações. Mas a equação para chegar ao pódio abriga fatores que ameaçam atrasar a jornada. Dentre esses, a frente educacional é a mais importante. Para chegarmos aonde sonha o ministro Mantega, precisamos de mão de obra qualificada para operar novas tecnologias que garanti-rão a expansão da produtividade. Como fazer isso? A lógica aponta para o longo corredor da aprendizagem, que começa nos primeiros pilares da educação (leitura, Matemática e Ciências). Nesse primeiro estágio, estamos atrás de países de menor expressão econômica, como Chile, Uruguai e Colômbia. É o que diz o Programa Interna-cional de Avaliação de Alunos (Pisa), em que o Brasil se posiciona no 53.º lugar entre 65 países.

O maior desafio do governo Dilma não está, pois, nas frentes política ou econômica, como alguns tentam impingir, mas na gigantesca fila da mão de obra desqualificada. Componentes de cunho político podem ser administrados a qualquer momento. As pressões dos conjuntos parlamentares, previsíveis, fazem parte do cotidiano governamental. O eixo econômico, por sua vez, quando sai do prumo, recebe imediatos ajustes. Já na área da aprendizagem e capacitação de quadros, a tarefa é árdua e demanda tempo. Os buracos não podem ser tampados de imediato. Neste momento, o País registra a crise da escassez de profissionais para trabalhar em áreas que apontam para o futuro, como geologia (exploração do petróleo), engenharia, construção civil, serviços turísticos e hotelaria, meio ambiente, sistemas de informática e tecnologia da informação, entre outros. O estrangulamento de nichos, como o da construção civil, além de atrasar cronogramas, ameaça o próprio conceito do País, principalmente quando se projeta a escalada de gargalos na estampa de eventos de repercussão mundial, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, a serem se-diados pelo País. Trata-se de palcos fosforescentes para a projeção de imagem de uma nação.

O apagão da mão de obra deixa seu rastro nas estatísticas da empregabilidade, nas reclamações de dirigentes empresariais e no próprio reconhecimento das autoridades. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é enfático ao mostrar que, dos 24,8 mi-lhões de brasileiros que buscaram emprego no ano passado, 22,2% deles não possuíam requisitos mínimos para as vagas disponíveis. O crescimento quantitativo se distancia da expansão qualitativa. Se agregarmos à massa desqualificada as amarras que atravancam a in-fraestrutura logística - congestionamento de aeroportos, estruturas obsoletas de portos, rodovias despedaçadas, escassez de ferrovias -, veremos por inteiro a paisagem descomunal do descalabro. Os fe-riados prolongados, principalmente nas altas estações, prolongam o calvário de consumidores, sob a lupa tosca de agências reguladoras, entidades amorfas que estão a carecer de profunda reformulação. Que danos tal esteira de carências acarreta ao País? Eis alguns: lenti-dão nos processos produtivos, ociosidade de aparatos tecnológicos, menor produtividade e, consequentemente, maior dependência de tradicionais ferramentas financeiras, como taxa de câmbio e juros. Ou, em outros termos, parques de produção e núcleos de serviços funcionarão aquém de seu potencial, desviando os capitais para a roda da especulação. O desfecho é trágico. O desenvolvimento, visto como a soma de avanços quantitativos e qualitativos, distribuição equitativa de riquezas e promoção do bem-estar, perde dinâmica.

Por que esse desenho borrado não recebe retoques adequados? A resposta sublinha: falta de vontade política, leniência de dirigen-tes de áreas, ausência de visão empreendedora, desentrosamento setorial, estreita visão de prioridades e a própria desqualificação dos perfis que comandam os sistemas. Vontade política implica, primeiro, investimento pesado na raiz da árvore dos maus frutos: educação.

A Coreia do Sul, país inexpressivo há 40 anos, hoje é exemplo para o mundo graças à revolução que fez na educação. Com 40 milhões de habitantes, exporta o dobro do Brasil e paga a um do-cente do ensino fundamental cerca de US$ 4 mil. Em São Paulo, um professor em fim de carreira na rede pública ganha um salário que não chega aos R$ 2 mil.

A velha Maria-Fumaça, devagar quase parando, puxa o trem da 7.ª economia do mundo. Se Mantega e seus companheiros dormirem na cabine, a máquina não chegará à última estação.

Gaudêncio Torquato

[email protected]

Page 3: Gazeta do Oeste - Edição 1547

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 19/03/11 a 21/03/11 03políTica

Com 26,55% dos votos foi eleito, na última quinta-feira (17), o novo presidente da Associação Mineira de Muni-cípios- AMM. Ângelo Roncalli (PR), prefeito de São Gonçalo do Pará, é o primeiro da região centro-oeste a ocupar a vaga.

A eleição foi realizada em Belo Horizonte, na sede da Associação. A Assembleia Geral Ordinária contou com a pre-sença de diversas autoridades do estado como o governador Antônio Anastásia (PSDB) que afirmou ser fundamental a parceria entre as prefeituras e o governo de Minas Gerais.

“A integração significa re-sultados positivos e avanços para todas as cidades. A AMM tem a legitimidade por ser composta por prefeitos de Minas. Esses estão ali no front em relação às reivindicações das pessoas e de suas comuni-dades. São eles que conhecem melhor a realidade municipal. Quanto mais unidos maiores serão os benefícios alcançados, pois precisamos deles para buscar soluções” – concluiu o governador.

O candidato eleito já fazia parte da diretoria como 1º vice--presidente da AMM. Roncalli conseguiu desbancar concor-rentes ao longo dos últimos três meses e formar uma chapa única denominada “União e Força”, que possuía o apoio de representantes de 12 partidos e diretores de 10 macro-regiões.

Segundo ele, tudo “foi re-sultado da unidade, do bom trabalho que a associação vem desempenhando, da confiança que os prefeitos têm na AMM e da expectativa que é cada vez maior. Temos um bom rela-cionamento com os prefeitos, principalmente da região cen-tro-oeste. Na verdade, estamos envolvidos a muitos anos no processo municipalista. Como vice-presidente já conseguimos ser bem atuantes e presentes nas diversas regiões o que pos-sibilitou esse consenso.”

Questionado quanto ao foco de sua gestão, Roncalli afirmou que essa será base-ada, não só em mais adesão e união dos municípios, mas em parcerias externas com os governos estadual e federal e junto as universidades. “Nos-sas principais metas para esse biênio vão além de aglutinar

cada vez mais prefeitos, mas definir prioridades, apoiar as micro-regionais, a exemplo que temos ai na região centro-oeste com a AMVI – Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica. Pretende-mos também buscar a qualifi-cação e especialização na área de gestão pública, para termos cada vez mais profissionais.” – declarou Ângelo após a eleição.

Estiveram presentes ainda, representando Divinópolis, o vice-prefeito Francisco Mar-tins (PDT) e o atual deputado estadual Fabiano Tolentino (PRTB). Fabiano espera ótimos resultados para a região. “Ele é uma ótima pessoa. Gostamos muito dele. Tenho certeza que fará um trabalho espetacular junto a todas as prefeituras. O centro-oeste vai ganhar muito com isso. Ele pode contar co-nosco nesses novos projetos,” afirmou o deputado.

A posse do novo presidente e de sua diretoria ocorrerá no próximo dia 5 de maio durante o 28º Congresso Mineiro de Municípios que deve reunir mais de sete mil pessoas entre gestores públicos, empresários e população. O evento que já é referência no cenário político

nacional terá como tema: “Co-municação – Ferramenta de Gestão Municipal”.

AssociAção MineirA de Mu-nicípios

A associação tem o objetivo de reunir e representar os mu-nicípios de Minas buscando, por meio das suas potencia-lidades e individualidades, o fortalecimento de cada um e o consequente desenvolvimento do Estado. Na esfera estadual, a AMM representa o 3º Poder político-administrativo, prece-dido do Governo Estadual e da Assembleia Legislativa. Fazem parte da entidade 580 municí-pios, 68% do total no estado.

Ângelo roncAlli O novo presidente da Asso-

ciação Mineira de Municípios é bacharel em biblioteconomia e pós-graduado em Gestão Pública. Foi presidente da Associação dos Municípios do Vale do Itapecerica (AMVI) e do Consórcio Público Inter-municipal de Saúde da Região do Vale do Itapecerica (CISVI). No cenário político já atuou como vereador, vice-prefeito e, atualmente, prefeito da cidade de São Gonçalo do Pará.

amm têm novo presidenteÂngelo Roncalli é o primeiro representante da região centro-oeste a ser eleito

cHriSTiane [email protected]

Deputado estadual Fabiano Tolentino representou Divinópolis no eventoPrefeito conseguiu desbancar concorrentes ao longo dos últimos três meses e formar chapa única

Christiane Brito Christiane Brito

O Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais em 2010 teve seu melhor resultado de dos últimos 15 anos. A taxa de expansão apresentou um cres-cimento real médio de 10,9% em relação ao mesmo período de 2009, superando em 3,4 pontos percentuais o resultado nacional, que foi de 7,5%. Os dados foram divulgados pela Fundação João Pinheiro, órgão de estatísticas do Estado, e pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O gover nador Antonio Anastásia (PSDB) agradeceu aos prefeitos municipais os resultados do crescimento de Minas, durante a eleição da nova presidência da Associação Mineira de Municípios – AMM, realizada nessa quinta-feira (17). “É um resultado extraordinário, superior, inclusive, aos padrões dos países que têm tido forte dinamismo econômico, como a China e Índia, e bem supe-rior ao do Brasil. Isso sinaliza a retomada efetiva da economia do Estado e vamos continuar trabalhando para que tenhamos crescimento econômico sempre superior à média brasileira. Os últimos resultados demonstram o dinamismo da economia de Minas Gerais e o acerto da nossa política econômica” – afirmou o governador.

Minas Gerais é hoje a ter-ceira economia do Brasil. O PIB mineiro representa 9,1% do Produto Interno Bruto nacional. A elevação do percentual no ano passado veio após uma retração de 3,1% em 2009 em compara-

ção a 2008, período afetado pela crise internacional. No mesmo ano, o PIB do país retraiu 0,2%.

Em informativo, a Funda-ção João Pinheiro atribuiu o crescimento ao "dinamismo do mercado interno", que, afirma, foi impulsionado pela expansão do emprego, da massa salarial e do crédito.

O órgão aponta ainda ra-zões internacionais para a alta, como a "contínua elevação da demanda por produtos da pauta de exportações mineiras, assim como a valorização acentuada de produtos siderúrgicos, com-modities agrícolas e minério de ferro".

Entre os destinos das expor-tações do Estado, destacam-se China, Japão, Alemanha, Argen-tina e Estados Unidos. A área de extração mineral, de grande vo-cação no Estado, cresceu 31,8% no ano passado, mas sem ainda retornar ao patamar do período pré-crise.

coMpArAçãoA ausência de dados mais

atualizados em São Paulo e Rio de Janeiro dificultam a compa-ração desses Estados com os dados divulgados por Minas.

O Estado de São Paulo regis-trou em 2009 um crescimento de 0,5%. Nos três primeiros trimestres de 2010, a economia cresceu 8,5%. A estimativa do ano todo só será divulgada em até dois meses pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados).

No Rio, a Fundação Ceperj informou que não estima o PIB do Estado em 2009 e 2010 por "carência de dados econômicos disponíveis".

As escolas de nível funda-mental supervisionadas pelo município poderão ser obrigadas a informar publicamente dados importantes relativos a seu desem-penho. Após solicitação do verea-dor Adair Otaviano (PMDB), autor do Projeto de Lei CM 003/2011, os parlamentares rejeitaram o pare-cer pela inconstitucionalidade e aprovaram o texto.

Se sancionada pelo prefeito municipal Vladimir Azevedo (PSDB), as escolas do sistema municipal de ensino deverão expor em lugares de fácil acesso, junto à secretaria, dados como o número de alunos matriculados, o percentual de estudante apro-vados e reprovados, os de evasão

e de repetência. Devem ser di-vulgados também previamente o número de vagas existentes na escola.

Segundo o autor do projeto, o objetivo é garantir o direitoà informação e transparência. “Sem isso o povo é impedido de exercer o poder estatal de qual é o único titular. O que nós vimos nessa tarde, foi uma aula de legislação. Fizemos um bem tão grande para a sociedade para que os pais possam acompanhar a educação de seus filhos. Vamos ter acesso a tudo que está acon-tecendo. Porque podemos ter a vaga negada, mesmo havendo a possibilidade de ingresso do estudante” – explica.

pArecerOs parlamentares discutiram

por mais de uma hora a legali-dade do parecer assinado pela comissão de Justiça Legislação e Redação, durante a reunião ordinária, realizada na última terça-feira (15). Houve equívocos quanto à justificativa. O vereador Antônio de Lisboa Paduano (DEM) presidente da comissão, confundiu e afirmou que o pro-blema estaria nos gastos gerados com a nova lei.

Segundo o parecer, o referido projeto impõe obrigações ao Po-der Executivo e seus respectivos órgãos (arts. 3o e 4o do PL), inva-dindo matéria reservada à com-petência privativa do Prefeito (arts. 61, §1o, II e 84, II, da CR/88). A proposição violaria o princípio da separação de poderes.

Adair Otaviano, afirmou que a lei estadual, que possui o mes-

mo teor, foi apresentada pelo Legislativo. “Não concordamos com o parecer. Eles alegaram vício de iniciativa, ou seja, a matéria deveria ser apresentada pela Prefeitura. Só que uma ma-téria idêntica foi aprovada pela Assembleia de Minas. Lutamos muito e conseguimos derrubar o parecer.”

O parlamentar ainda ques-tionou o fato de o próprio pre-sidente da comissão, que assi-nou o parecer, desconhecer a justificativa. “Se eu no futuro reconhecer que estou errado, tenho a hombridade de retirar minha assinatura. Nesse caso, eles preferiram manter. Fico triste por saber que pareceres têm sido assinados sem o projeto estar sendo realmente estudado”, conclui.

PIB mineiro bate recordePercentuais superaram em 3,4 pontos o resultado nacional

cHriSTiane [email protected]

Governador agradeceu os prefeitos durante a eleição da nova presidência da AMM

Escolas podem ser obrigadas a divulgar número de vagasParlamentares reprovaram parecer e votaram matériacHriSTiane [email protected]

Page 4: Gazeta do Oeste - Edição 1547

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 19/03/11 a 21/03/1104 políTica

Uma das comissões mais disputada por deputados fede-rais e senadores é a de Orça-mento. O nome do deputado Domingos Sávio foi sugerido pelo senador Aécio Neves, para a escolha da bancada do PSDB. O convite foi formalizado ontem (18) através de ofício enviado pela bancada tucana da Câmara Federal ao gabinete do deputado mineiro.

A reportagem da Gazeta do Oeste entrou em contato com o deputado Domingos Sávio que confirmou o convite feito informalmente pelo senador Aécio Neves na tarde da última quinta-feira (17). Segundo Sávio foi enviado para seu gabinete um ofício do líder da banca-da do PSDB na Câmara dos Deputados, Duarte Nogueira

(PSDB-SP), entretanto, o tucano afirmou ter contado com o apoio de Aécio Neves. “O senador Aé-cio sugeriu meu nome devido à confiança de acordo com meus mandatos durante sua gestão no Estado de Minas Gerais”, afirmou Sávio.

A Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fisca-lização do Congresso Nacional é uma das mais disputadas, devido contar com o trabalho de senadores e deputados à frente de analisar o orçamento federal. Domingos Sávio em seu primeiro mandato como deputado federal já conseguiu a façanha de ser nomeado para compor duas comissões e agora é indicado para Comissão de Orçamento. “A tarefa de analisar o orçamento federal é de grande responsabilidade, mas estou tranquilo e muito honrado. En-quanto deputado estadual atuei

como presidente da Comissão de Orçamento de Minas Gerais

e também fui relator, então vejo que já tenho experiência para

lidar com as contas do governo”, destacou o parlamentar.

AcessoO parlamentar acredita que

com o acesso à Comissão poderá ter mais voz ativa na apreciação dos projetos de lei relativos ao Plano Plurianual, que estabe-lece as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de ca-pital e outras delas decorrentes. “Todos os projetos já chegam em plenário prontos para votação após serem analisados pelas comissões. Qualquer tipo de su-plementação orçamentária irá passar pela comissão. O acesso facilitará a analise das contas públicas”, frisou Sávio.

O tucano participará dos debates em torno das diretrizes orçamentárias e do orçamento anual, sobre os planos e progra-mas do Executivo, além das con-tas apresentadas todos os anos pela Presidência da República.

Em apenas 45 dias de man-dato, o deputado estadual Fa-biano Tolentino (PRTB) conse-guiu assegurar o envio de mais de R$ 5 milhões em recursos do Governo do Estado para as cidades da região centro-oeste. Valores serão aplicados em es-colas, transporte, vias públicas e no aeroporto de Divinópolis.

Em entrevista, o parlamen-tar destacou o investimento de cerca de R$4 milhões na cidade. “O secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza, liberou R$3,5 milhões

para a construção da unidade de pronto atendimento - UPA. Era uma promessa desde o ano passado, mas em 2011 sairá já com o projeto básico do esta-do pronto. Haverá ainda uma contrapartida de R$900 mil da Prefeitura.”

“R$ 350 mil serão voltados para a ampliação do aeroporto de nossa cidade; R$ 59 mil para a compra de móveis para três es-colas estaduais Martin Cyprien, Armando Nogueira e Antônio Olímpio de Morais; R$ 709 mil para o transporte escolar em Carmo do Cajuru, Cláudio, Divinópolis, Oliveira, Pedra do Indaiá e São Sebastião do Oeste.

Tenho certeza que ainda virá muito mais para nossa região”- declarou o deputado.

Tolentino é o principal re-presentante de Divinópolis na Assembleia de Minas Gerais. Além desses recursos, o deputa-do conquistou R$ 713 mil para a reforma da Escola Joaquim Afonso Rodrigues, em Carmo da Mata e R$ 125 mil para obras nas vias públicas da cidade de Pedra do Indaiá.

projeto olho ViVoO deputado falou ainda dos

projetos Olho Vivo e Região Integrada de Segurança Públi-ca- Risp. “Temos que destacar

também o projeto Olho Vvo. Ficou faltando apenas a elabo-ração de algumas emendas e a sociedade privada nos ajudar. O secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada afir-mou que irá dobrar os valores que serão propostos”.

O projeto olho vivo consiste na presença ocular da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG), em pontos es-tratégicos dos locais de grande incidência criminal em Divinó-polis, por meio do monitora-mento por câmeras de vídeo. O objetivo é diminuir o índice de ocorrência de delitos e aumen-tar a segurança da população.

Deputado estadual Fabiano Tolentino conquistou os recursos em apenas 45 dias de mandato

Região Centro-Oeste recebe mais R$ 5 milhões em investimentos

cHriSTiane [email protected]

domingos Sávio é indicado para comissão de orçamentoNome do parlamentar foi sugerido pelo Senador Aécio NevesliZiane [email protected]

Em seu primeiro mandato como deputado federal, Domingos Sávio já compõe duas comissões e agora foi indicado para Comissão de Orçamento

80% do valor será destinado para Divinópolis

Page 5: Gazeta do Oeste - Edição 1547

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 19/03/11 a 21/03/11 05cidadeS

O Programa Casa Lar foi cria-do com o objetivo de humanizar o atendimento de crianças e ado-lescentes sem referência familiar ou impossibilitados de conviver com ela. Inicialmente destinada aos adolescentes e crianças das antigas Febem’s. Consiste na im-plantação de casas semelhantes a uma estrutura familiar para proporcionar a inclusão social de crianças, idosos e pessoas com deficiência, em condições preconizadas pelo Estatuto da Criança e Adolescente. Outra diretriz do programa é que a casa esteja próxima à comunidade dos atendidos, como forma de

garantir as referências sociais e territoriais dos atendidos.

Na última semana a reporta-gem da Gazeta do Oeste recebeu informações de que a Casa Lar que funciona em Divinópolis es-taria prestes a fechar as portas e deixar de prestar atendimento no local. Além disso, a reportagem foi informada de que mesmo com demanda na região, novos deficientes não estariam sendo recebidos na casa para novos atendimentos.

FundAçãoMaria de Fátima Pereira,

Gerente da Proteção Social Es-pecial da Secretaria de Desen-volvimento Social de Divinópolis informou à reportagem que tais

informações são de certa forma infundadas.

A gerente explicou que a Casa Lar iniciou seus trabalhos em Divinópolis através de um convênio efetuado através da Secretaria de Estado de Desen-volvimento Social (SEDESE) juntamente com o Instituto Helena Antipoff e na época eram crianças advindas da antiga FEBEM que tinham os vínculos familiares já cortados. Nesse con-texto, a SEDESE deu suporte para que as APAEs tivessem em cada município casas de retorno para esses meninos. Então através de convênio com as APAEs, a SE-DESE cedia uma verba para que as elas entrassem com o serviço necessário. O convênio terminou e a Secretaria de Desenvolvimen-to Social de Divinópolis assumiu a responsabilidade pelos gastos.

A gerente explica que atual-mente a casa conta com dois mo-radores. Alguns faleceram devido às próprias consequências das síndromes que possuíam e um deles voltou ao convívio familiar, “Neste momento temos esses dois casos e não existe outra de-manda na cidade. Aventou-se de que é uma casa cara. São deman-das muito específicas que exigem profissionais especializados. O município tem que se responsa-bilizar por eles. Vejo a dificuldade de outros municípios que só tem

um caso desses e montar uma estrutura dessa para um único caso é muito difícil” ressalta.

Quanto aos rumores de que a casa poderia ser fechada, a gerente explica que há a possi-bilidade de transferi-los a outras casas, porém à longo prazo e de forma responsável e correta, “Ninguém está acabando com essa casa, até mesmo porque ainda existem dois casos, eles são bem olhados, bem cuidados e o que nós estamos verifican-do se há essa possibilidade de inserção de contrapartida do município de Divinópolis para uma entidade, mesmo porque

tem comunidades aqui perto de Divinópolis que ainda conti-nuam este convenio da SEDESE com as APAEs e esses meninos são advindos deste convênio. Transferir para onde ainda há esse convênio. Mas é coisa que está sendo olhada e está sendo vista e nesse sentido para que não haja nenhuma perda para esses moradores que se encon-tram lá” informou.

deFiniçãoA implantação das residên-

cias denominadas “Casa Lar” em todo o Estado foi iniciada na última década. A etapa final deste

projeto teve um aceleramento com a assinatura do Pacto pelo Aprimoramento de Gestão das Políticas da SEDESE.

Tendo a primeira unidade sido instalada, em 1996, em Pará de Minas, região Oeste do Estado, o Programa Casa Lar retomou em 2003 a implantação de novas uni-dades e hoje soma 65 casas, com cerca de 600 atendidos.

A Casa Lar, situada em Divi-nópolis, região Oeste de Minas, inicialmente era uma residência de oito jovens, portadores de necessidades especiais, tendo como referência e responsável, uma mãe social.

casa lar mantém funcionamento com apenas dois moradores em divinópolisBaixa demanda e altos custos são fatores presentes nesta situaçãoFlaviane [email protected]

Fátima nega a possibilidade de fechamento da Casa

Flaviane Oliveira

Os comerciantes e morado-res da avenida Paraná no bairro São José ficaram prejudicados com cortes de energia feitos durante a semana sem aviso prévio pela CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais). Segundo os empresários desde o dia 11 e em vários dias seguidos as empresas e os moradores fica-ram por mais de três horas sem energia elétrica, fato que pre-judicou a operação da maioria das máquinas e computadores que não funcionaram pela falta de energia.

Segundo os afetados pela falta de energia, todos no quar-teirão sofrem o corte. João Bosco sócio-gerente, da Mangueiras Brasil, que se localiza próximo ao número 2000 conta que os cortes são frequentes e sem aviso prévio.“Tem oito dias que está havendo picos de energia no bairro, afetando a nossa empresa e os vizinhos. Nós comunicamos com a CEMIG e eles não deram

nenhum parecer sobre isso”.O empresário conta que na

manhã de quinta-feira (17), após sofrem o corte de energia sem aviso prévio e permanecer por mais de duas horas, os sócios re-solveram acionar a Polícia Militar e registrar um B.O (Boletim de Ocorrência).O boletim registrado pela PM é de número 13.561. “Nós fizemos o Boletim de Ocor-rência, que devido ao corte de energia, ficamos sem o maqui-nário e sem os computadores, perdendo o serviço. As nossas vendas que são feitas através de internet e os telefones também não funcionaram, porque estão ligados. Nós perdemos vendas e até lucros cessantes, porque o cliente vem e se não estivermos aptos para atendê-lo no momen-to, ele vai até o concorrente fazer o mesmo trabalho”, ressalta.

Vinicius José do Nascimen-to, da empresa Ciclo Materiais Recicláveis conta que passou pelos mesmos problemas. Ele conta que a empresa trabalha com pesagem de materiais reci-cláveis e perdeu vendas, além de

sofrer baixa na produção devido à interrupção de energia elétri-ca. “Nós estamos trabalhando e de repente a energia cai. Hoje (quinta-feira) de manhã, por exemplo, ficamos sem energia por mais de uma hora. E para a nossa empresa que trabalha com balança digital quando

acaba, ficamos sem pesar. Além disso, trabalhamos com peso, compramos o material por peso e quando chegam nossos forne-cedores e não tem energia, eles vão vender em outro local”.

De acordo com Nascimento, durante todas as interrupções tentou contato com a CEMIG,

mas não conseguiu falar com um atendente. “Liguei para a CEMIG e todas as vezes cai no ramal de falta de energia e quando passa a ligação fala que não tem atendente no momento.E nesses últimos dias caiu a energia de três a quatro vezes por mais de horas, mas tem dias que a energia cai e

volta, o tempo todo”, esclarece.

notAEm nota a assessoria de co-

municação da Companhia Ener-gética explicou que os cortes foram ocasionados por queda de galhos. “A Cemig esclarece que as interrupções no fornecimento de energia ocorridas no dia 11 e 14 de março, na Av. Paraná, bairro São Judas Tadeu, em Divinópolis, foram provocadas por queda de galhos de árvores, em função das constantes chuvas que atingiram a cidade, afetando as redes de distribuição da empresa”.

A assessoria esclareceu que na quinta-feira reparos foram feitos e por isso a Avenida Para-ná ficou sem abastecimento de energia. “A Companhia informa que foi realizada hoje (17/03), às 7h44, uma interrupção emer-gencial no sistema elétrico que atende essa região, para realiza-ção de poda da gameleira que provocou a interrupção do dia 11. O fornecimento da energia foi restabelecido às 11h17”, in-formou a assessoria.

Os moradores e comerciantes reclamam das interrupções

Falta de energia na avenida Paraná prejudica comércioEmpresas ficaram uma semana sofrendo com interrupções de energiaSaraH [email protected]

Sarah Rodrigues

Page 6: Gazeta do Oeste - Edição 1547

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 19/03/11 a 21/03/1106 cidadeS

Hoje à partir das 19h30 na Praça do Santuário o Movimento Gay de Divinópolis (MGD) em-possa a nova diretoria e inaugura o espaço da Diversidade Cultural, cedido pela Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), que contará com atividades culturais, além de ser a nova sede do MGD.

De acordo com o presidente do MGD, Adan Pitter o novo espa-ço é uma grande realização para o movimento, além de ser um ponto a mais na cultura divino-politana. “A abertura deste espaço representa para o movimento um marco histórico para consolidar as ações que já são propostas pela instituição. Para a cultura divino-politana com o espaço que tem o objetivo de trabalhar a inserção de várias manifestações culturais é também um ganho”.

A SEMC organizará o crono-grama de atividades do espaço, que terá várias apresentações

artísticas, além de atendimentos especializados. “No espaço serão realizados o Cine Clube, que são exposições de vídeo, haverá discussões após as temáticas, o Teatro do Oprimido, além de grupos de Break, de grafite, de pintura, então srão várias ações. E o movimento trará para este espaço atendimento psicológico, jurídico e social, para atender as

pessoas que são vítimas de discri-minação”, conta.

Pitter afirmou que o espaço realmente será diversificado, por isso recebeu o nome de espaço da Diversidade Cultural, com o intuito de promover a cultura. “O espaço realmente tem esse objetivo, de não traçar exclusiva-mente um grupo, e sim ter uma diversidade que é a sociedade.

Nós vamos tentar dar visibilidade a todo tipo de manifestação, de todas as ações”.

Para a inauguração, está con-firmada a apresentação do grupo teatral "Nós e Voz" e do musical de Leonardo Santos. “Teremos um cerimonial pelo qual firmare-mos convênio entre a Prefeitura Municipal, a Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), o Movimento Gay de Divinópolis (MGD), e o Ponto de Cultura, assinando o termo de cessão de espaço e de várias intervenções artísticas”, afirmou o presidente.

BAlAnçoÀ noite Adan Pitter deixa a

presidência do movimento e empossa José Marcelo, como novo líder. Ao avaliar seu man-dato Pitter enfatiza que a sede do movimento é um ponto positivo para o MGD. “Vejo que terminei o mandato com um grande propó-sito, já consolidamos, deixamos para o movimento o espaço para desenvolver as atividades”.

O Outono que se inicia ofi-cialmente nesse domingo (20), às 20h21 deve trazer consigo nevoeiros e geadas devido às frentes frias que causaram fortes pancadas de chuva no verão e que agora provocam quedas de temperatura típicas do inverno. Mas esta estação traz a beleza de flores especificas, além de frutas e hortaliças que são produzidas em abundância.

Durante a estação, os dias em Minas Gerais devem ser pre-dominantemente de céu claro a parcialmente nublado, com uma leve elevação da temperatura à tarde e queda à noite. Em nota o meteorologista Arthur Chaves, da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), esclarece que neste outono deve ocorrer a formação de nevoeiros e geadas em todo o Estado, principalmen-te nas regiões serranas, como Serra da Mantiqueira, Canastra e Espinhaço.

A previsão é de que as tem-peraturas mínimas fiquem ligei-ramente abaixo da média, com as primeiras friagens ocorrendo a partir do final de maio. Já as temperaturas máximas médias devem ficar dentro do esperado.

No decorrer da estação, a atmosfera também se torna gra-dativamente mais seca, podendo atingir valores abaixo de 30% em alguns dias. “Na Região Metro-politana de Belo Horizonte, há formação de inversão térmica, que piora a qualidade do ar no início da manhã. Por isso deve--se ficar atento com as atividades físicas nesse período”, ressalta o meteorologista.

FrutAs

O Outono é conhecido pelo início das baixas temperaturas, mas nesta época do ano mui-tas frutas e hortaliças são mais encontradas.Segundo Renata Campos, coordenadora do curso de Ciências Biológicas do ISED, a estação é típica de várias frutas, que são comercializadas em outras estações, mas no Outono são mais abundantes, têm queda

nos preços e estão mais frescas. “Estas frutas serão melhores para consumir por estarem fres-cas como o Abacate, a Banana, o Caqui, o Coco, a Goiaba, a Carambola. Algumas frutas são típicas do cerrado e encontradas em feiras como Pequi, Pitomba, Macaúba e Siriguela rica em cálcio”.

Renata ainda acrescenta que muitas hortaliças são mais propícias nesta época do ano. “As hortaliças também são mais en-contradas em outras épocas do ano, mas nesta estação são mais abundantes como Abóbora, Ba-tata Doce, Beterraba, Berinjela, Cará, Chuchu, Mandioca, Rúcu-la, Rabanete. Estas duas últimas são mais saborosas no Outono devido ao solo, a temperatura e o clima”, acrescentou.

FloresApesar de não ser conhecida

como a estação das flores, no Outono a queda das folhas das árvores as deixa mais evidentes. A estação é caracterizada pelo flo-rescimento de acácias, paineiras e quaresmeiras.

As flores como azaléia, bico--de-papagaio- begônia e flor-de--maio costumam florescer de abril a junho.

tÉrMinoO Outono termina no dia 21

de junho, às 14h06.

A Associação de Defesa do Consumidor do Centro Oeste de Minas (ADECCOM) promove hoje de 9h à 14 hs.uma ação na Praça do Santuário, com o intui-to de orientar os consumidores sobre seus direitos e ainda reali-zará ações sociais.

Segundo a coordenadora da ADECCOM, a advogada Tereza Lada é a segunda vez que o evento é realizado no município. “Essa ação é um evento de utili-dade pública, que a ADECCOM está promovendo para come-morar a ação do dia Mundial do Consumidor que foi no dia 15 de março. Será uma ação social em várias áreas, vários profissionais

prestando serviço voluntário gratuito para a população”.

Lada explica que a associa-ção prestará serviços jurídicos e orientará os consumidores que tiverem dúvidas sobre seus direitos. “Nós representaremos a área jurídica, haverá a participa-ção de psicólogo, nutricionista, acunputurista, fisioterapeuta, assistente social. E também a participação de outras entidades como a ADORTRANS, a UNIBIÓ-TICA, e a nefrologia do Hospital São João de Deus, entre outros”, ressalta.

AdeccoMDe acordo com a advogada a

associação existe há mais de um ano, e tem o objetivo de defender o consumidor. “A ADECCOM

existe desde dezembro de 2009, registrada. Nós estamos com um ano e três meses de existência. È uma associação filantrópica sem fins lucrativos, portanto e que visa defender o consumidor em sua acepção mais ampla, tanto prevenindo quanto reme-diando”.

Segundo Lada, a ADECCOM busca sempre a prevenção antes de qualquer ação. “O nosso ob-jetivo principal é a prevenção, por isso que todo associado tem orientação jurídica gratuita. Mas, se precisar resolver o pro-blema tanto extra judicialmente, quanto judicialmente, nós temos um setor jurídico preparado”, esclarece.

A associação não cobra anui-dade ou mensalidade dos consu-

midores que se associarem. De acordo com Tereza as contribui-ções são voluntárias. “Qualquer consumidor pode se associar, a associação é gratuita. Tudo aqui é voluntário, até mesmo a contribuição, que é voluntária, em forma de doação”.

A advogada explica que as pessoas devem marcar um ho-rário para serem atendidas. “O atendimento é feito de forma individual, mediante a marcação de horário, sempre pedimos para as pessoas agendarem um horá-rio pelo telefone, para que tenha um atendimento personalizado e é somente vir”, explica Lada.

Para entrar em contato com a ADECCOM basta ligar para o número (37) 3214 0561 e marcar um horário.

A quaresmeira é uma árvore que floresce no Outono

Outono tem início amanhã e deve trazer nevoeiros e geadasAlgumas frutas e hortaliças estarão mais abundantes

SaraH [email protected]

Sarah Rodrigues

ADECCOM promove ação em comemoração ao Dia do Consumidor

Hoje à noite será inaugurado o espaço da diversidade culturalCultura e atendimentos aos discriminados são as ações do espaçoSaraH [email protected]

SaraH [email protected]

O espaço da biodiversidade abrigará cultura e o MGD

Sarah Rodrigues

Page 7: Gazeta do Oeste - Edição 1547

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 19/03/11 a 21/03/11 07cidadeS

Neste fim de semana o teles-pectador da TV Candidés terá a oportunidade de acompanhar mais uma produção da área jornalística. Com o intuito de investigar e levantar informações para dar uma resposta à comuni-dade com quem a emissora tem um compromisso, a equipe da TV manteve o trabalho para apurar a continuidade do confuso Caso Dinho Mourão. Neste programa especial que será exibido às 19 horas 30 de hoje (19), no domin-go às 13 horas e trinta minutos e também no Programa Bom Dia Divinópolis da Rádio Minas AM e FM e o programa Jota Batista da TV Candidés serão apresentadas entrevistas exclusivas e docu-mentos de grande relevância para justiça.

Quase seis meses após o crime a justiça começou a in-terrogar os suspeitos. No último dia sete de fevereiro o juiz Dalton Soares Negrão ouviu três envol-vidos. Luiz Felipe Gonçalves do Nascimento, o Felipinho, apon-tado pelo delegado Leonardo Pio como o responsável pelo assassinato, e também os irmãos Willian Adriano de Castro e Ale-xsandro de Castro apontados como os fornecedores da droga, usada como pagamento para o executor do crime e também intermediários da contratação do assassino. Após ser ouvido no dia dezoito de fevereiro de 2011 Alexsandro é liberado pela justiça por falta de provas. Segundo o juiz ele não teve qualquer tipo de ligação com o crime, por conhe-cer apenas o irmão com quem não mantém contato.

Detalhes importantes passa-ram despercebidos pela polícia e são descritos pelo suspeito, inclusive a forma de abordagem usada pelos agentes. Mesmo sem haver provas materiais contra o réu.

seQuÊnciA do cAsoAlexsandro foi apontado pelo

delegado como fornecedor da droga, a polícia fez uma revista na casa dele e nada foi encon-trado. No dia da prisão a esposa do suspeito foi conduzida até a delegacia juntamente com sua filha de 4 anos dentro da viatura e interrogada por mais de 4 ho-ras. A esposa também concedeu entrevista ao apresentador Jota Batista. Durante o programa ela relata acusações graves de ameaças e coação. As mesmas denúncias apresentadas por outro suspeito, Willian de Castro irmão de Alexsandro. No dia oito de outubro de 2010 o exame de corpo delito realizado pelo Dr. Alexandre Afonso Macedo Diniz medico - legista da Policia Civil

aponta que Willian de Castro foi agredido na delegacia durante os depoimentos. O laudo do IML comprova um edema na cabeça. A mesma denúncia feita pela vitima no dia 13 de outubro ao procurador Willian Gomes Melo, que em petição junto à terceira vara requereu em regime de urgência, o seguinte:

“O investigado William Adriano de Castro, em conversa com este procurador nas de-pendências do presídio onde se encontra preso, informou que suas declarações prestadas na delegacia de polícia foram com base em ameaças, agressões físicas, morais e sem o acom-panhamento de advogado, que somente chegou ao fim de sua oitiva.”

Este pedido foi solicitado no dia treze de outubro de 2010, mas Willian somente teve opor-tunidade de apresentar a real versão no dia sete de fevereiro de 2011. Documentos que são apresentados pela TV Candidés e que inclusive estão anexados ao inquérito.

No dia sete de fevereiro du-rante o interrogatório o suspeito Willian também prestou esclare-cimentos. Novamente ele volta apresentar acusações graves contra a polícia. Em uma parte do depoimento ele chega inclu-sive a fazer menção a um acordo firmado com o delegado para ludibriar e induzir a condução do caso.

“Não estava assistido quando esteve preso das seis horas da manhã até as três horas da tarde. Estava algemado, com as mãos para traz e seu advogado não queria que assinasse, pois havia feito um trato com o delegado, que o acordo foi feito no sentido de que falaria o que constou no seu depoimento. E que o delegado pediria a revogação da

prisão” disse.O suposto acordo foi con-

firmado com o pedido de revo-gação da prisão temporária de Willian no dia 21 de outubro de 2010. Vários especialistas na área criminal ainda se assustam com o trecho de justificativa do pedido: “pois o mesmo tem sido um colaborador da polícia judici-ária”, tendo em vista que Willian havia sido apontado como o fornecedor de dois quilos de maconha e meio quilo de crack, como pagamento ao executor do crime.

Segundo relatos, no inter-rogatório o suspeito menciona novamente a gravação das câ-meras de vídeo na carceragem da Policia Federal onde Willian e Breno Mourão ficaram presos. A gravação nunca foi anexada ao inquérito. A prova foi descartada pela polícia. O interrogado alega que elas poderiam comprovar as ameaças que o delegado fazia ao mesmo. Durante todo o inquéri-to percebe-se a ânsia de concluir o caso. Porém até o momento nenhuma prova foi apresentada. Não existe impressão digital no veiculo, telefonemas que ligam os envolvidos e nem provas concretas como vídeos, drogas e armas.

negliglÊnciA A proVAsO terceiro suspeito tam-

bém foi ouvido no dia sete de fevereiro. Luiz Felipe Gonçalves do Nascimento, o Felipinho é colocado pelas investigações da policia como o assassino de Dinho Mourão. Mesmo tendo álibi que pode provar o contrário. Em outubro do ano passado o apresentador Jota Batista con-seguiu ouvir a esposa de Felipe. Em entrevista ela informa que no dia do assassinato o marido havia ido à APAC às 18 horas para assinar o termo e em seguida se

dirigiu para a porta da loja onde ela trabalhava e ficou no local até as 19 horas. O fato torna quase impossível o suspeito estar no horário e local do crime. Perante o Juiz no dia sete de fevereiro Fe-lipe ainda afirma não saber pilo-tar motocicleta. Mais uma prova de inocência já que o inquérito apontou que o assassino havia fugido de moto. Sem advogado, Luiz Felipe Gonçalves do Nasci-mento conta com o deficiente serviço da Defensoria Pública e continua preso. Mas as falhas e dúvidas no inquérito estão em aberto e precisam ser apuradas pelo Poder Judiciário.

encerrAMento Todas as provas e documen-

tos a que a TV Candidés teve acesso durante a produção do programa serão entregues aos ór-gãos competentes que poderão

de alguma forma contribuir para solucionar o caso. Lembrando que o grande intuito do progra-

ma é garantir a transparência na apuração e conclusão do processo.

EspEcial Dinho Mourão

Suspeito alega ter feito acordo com delegado após ameaças da políciaFlaviano cUnHaDa TV Candidés

Alexsandro de Castro conta que foi coadigo pela polícia

A reportagem reuniu provas relacionadas ao suposto acordo entre Willian Adriano de Castro e o delegado, para revogação da prisão temporária

O advogado Cleo alegou que durante os depoimentos não teve a permissão da polícia para fazer contato com seus clientes Willian e Alexsandro

A esposa de Alexsandro manifestou indignação pela forma como a polícia adentrou em sua residência na data da prisão

Reprodução TV Candidés

Page 8: Gazeta do Oeste - Edição 1547

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 19/03/11 a 21/03/1108 cidadeS

A Associação Nascentes Bela Vista iniciou seus trabalhos em dezembro do último ano. Os membros da associação bus-cam defender as nascentes da região a partir de trabalhos como mutirões de limpeza próximo a áreas de preservação e nascen-tes, passeatas e ações como a corrida que será realizada neste domingo (20).

A Nascentes Bela Vista foi criada com o objetivo de proteger o meio ambiente e os recursos naturais, preservar áreas ecologi-camente importantes, conservar a biodiversidade, estimular e desenvolver o pleno exercício da cidadania através da educa-ção ambiental para melhorar a qualidade de vida da população, estudar, pesquisar e divulgar as causas dos problemas am-bientais e as possíveis soluções visando o desenvolvimento eco-logicamente sustentável.

Além dessas ações, a asso-ciação visa também difundir atividades educativas, culturais e científicas realizando pesquisas, conferências, seminários, cursos,

treinamentos, editando publi-cações, vídeos, processamento de dados, assessoria técnica nos campos ambiental, educacional e sócio-cultural.

Geraldo de Oliveira, presi-dente da associação explica que todo o trabalho de preservação e conscientização ambiental já vinha sendo desenvolvido por ele desde o ano de 2004. A criação da Nascentes Bela Vista foi ponto de partida para que o trabalho realizado pudesse ter mais força jurídica e política para alcançar os objetivos e realizar mais ações em prol do meio ambiente, “Após criar a associação, estou certo que teremos condições de tra-balho, com mais respaldo junto

aos órgãos competentes para que ações possam ser empreendidas no sentido de preservar um bem natural tão importante como nossas nascentes e o meio am-biente”, declarou Geraldo.

Quando questionado sobre a situação das nascentes na região Geraldo explica que as nascentes em Divinópolis não estão sendo cuidadas em sua totalidade, “Não há projetos para preservar estas nascentes. A gente não vê isso relacionado à proteção ambien-tal” explicou.

corridANeste fim de semana a asso-

ciação realiza mais uma edição da Corrida em Defesa das Nas-

centes. De acordo com Geraldo, essa corrida é realizada com o objetivo de conscientizar o maior número de pessoas sobre a importância de se cuidar das nascentes.

A corrida das Nascentes foi idealizada e realizada pela 1ª vez em 18 de março de 2007, dentro das festividades comemorativas ao Dia Mundial da Água, com a finalidade de chamar a atenção das autoridades e da população para a preservação das nascentes e incentivar a prática de corridas de rua fazendo a integração entre o meio ambiente e os praticantes deste esporte. Nesta edição são esperadas mais de 500 pessoas, além dos 180 atletas que irão competir. A largada será às nove da manhã de domingo na praça de São Francisco de Assis, próxi-mo a nascente Bela Vista.

As equipes serão premia-das quanto ao maior número de componentes e quanto a equipe mais competitiva. Serão distribuídos troféus e medalhas aos vencedores de acordo com as colocações. O regulamento completo pode ser consultado no blog da associação: www.anbv.blogspot.com.

O prefeito Vladimir Azevedo (PSDB) instituiu como polo tu-rístico religioso o Santuário de Nossa Senhora Aparecida no bair-ro Bom Pastor, na tarde de quinta feira, 17 durante um encontro que contou com a presença do Padre Chrystian Shankar e do vereador Beto Machado (PSDB).

A lei 7.314 tem como obje-tivo, ampliar o crescimento no turismo religioso de Divinópolis. “Que esta lei não seja apenas um marco histórico. Que esta lei seja um ponto de melhorias e desenvolvimento para a cidade”, afirmou o prefeito. A intenção é que sejam reconhecidas mais igrejas e santuários de Divinó-polis e região, símbolos culturais e religiosos, criando assim um circuito turístico no centro-oeste do Estado.

Para o vereador Beto Macha-do, que criou este projeto de lei, essa conquista é um marco para sua vida. . “Aos meus nove anos tive um grave problema cerebral. Meu pai fez promessa à Padroeira para que me abençoasse com a cura. Um ano e meio depois eu estava completamente curado e desde então minha devoção à Nossa Senhora só aumentou”, conta o vereador.

O trânsito na região da igreja também terá melhorias, pois fica congestionado na hora das mis-sas. O problema se agrava quando acontece a Missa da Família, cele-bração que leva grande número de fiéis ao Santuário. O prefeito informou está estudando junto à Settrans (Secretaria de Trânsito e Transportes) meios para melho-rar o trânsito nas imediações da igreja. O prefeito ainda anunciou um pátio que será usado para es-tacionamento dos veículos.

O encontro teve como objetivo transformar em lei o projeto que institui o Santuário de Nossa Senhora Aparecida polo turístico religioso

Santuário de Nossa Senhora Aparecida se torna polo turístico de Divinópolis

andré [email protected]

associação nascentes Bela vista na luta pela defesa das nascentesPreservação ambiental é tema de corrida que será realizada neste fim de semanaFlaviane [email protected]

Em todas as edições, a corrida reúne grande número de participantes

Arquivo A

NBV

Felipe Alveoli

Page 9: Gazeta do Oeste - Edição 1547

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 19/03/11 a 21/03/11 09cidadeS

Moradores da Comunidade Rural Córrego do Paiol con-tam com uma das unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) que faz o atendimento dos pacientes da região.

Apesar de contar com o PSF na comunidade, os moradores apresentam uma série de recla-mações quanto à estrutura do espaço físico onde são realizados os atendimentos médicos e tam-bém quanto à periodicidade dos atendimentos médicos no local.

O PSF funciona nas depen-dências de uma antiga escola que foi desativada. O atendimento médico é prestado somente de quinze em quinze dias. Portanto quando uma consulta ou avalia-ção médica de urgência se faz necessária, os moradores têm que procurar o Pronto Socorro Regional de Divinópolis, ou o atendimento nas comunidades vizinhas.

O caminho até os demais pontos de atendimento médico é trabalhoso, uma vez que as es-

tradas se encontram em situação crítica e com pouca ou nenhuma estrutura para a passagem de veículos. A situação piora a cada nova ocorrência de chuvas na região.

A cada quinze dias o médico vai à comunidade juntamente com mais quatro enfermeiras e prestam os atendimentos médi-cos em geral, desde as consultas até a orientação quanto às do-enças e tratamentos dos adultos e crianças.

O prédio onde os atendimen-tos são prestados encontra-se em

condições preocupantes. Todas as salas usadas encontram-se com muito mofo e falta de re-boco. A pintura também deixa a desejar. Os corredores do local apresentam muita goteira. Al-gumas lixeiras dentro das salas estão cheias de lixo como luvas cirúrgicas e demais materiais médicos usados durante os aten-dimentos.

Após a instalação do PSF na antiga escola, nunca houve qualquer reforma. Todo o prédio apresenta condições inade-quadas de uso devido a falta de

infraestrutura visível no local.

psF’sA estratégia do PSF foi inicia-

da em junho de 1991 em todo o país,com a implantação do Pro-grama de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Em janeiro de 1994, foram formadas as primei-ras equipes de Saúde da Família, incorporando e ampliando a atu-ação dos agentes comunitários.

Funcionando adequada-mente, as unidades básicas do programa são capazes de resol-ver 85% dos problemas de saúde

em sua comunidade, prestando um atendimento de bom nível, prevenindo doenças, evitando internações desnecessárias e melhorando a qualidade de vida da população.

Segundo informações di-vulgadas no site oficial do mu-nicípio, Divinópolis conta com 12 unidades de PSF e, de acordo com estimativas do Ministério da Saúde, 20% da população é usuária do serviço. As unidades contam com consultas médicas e de enfermagem, grupos de combate à hipertensão e diabe-

tes, pré-natal, acompanhamento de bebês e gestantes, além das visitas familiares.

preFeiturAConforme nota enviada pela

assessoria de comunicação da prefeitura, o local fotografado não é uma sede de Equipe de Saúde da Família, pois é consi-derada pela administração um ‘Ponto de Apoio’. A equipe que atua nesse local é da comunidade rural do Buritis. Os profissionais fazem atendimentos a cada 15 dias em visitas domiciliares, há pelo menos 5 anos. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informou que o prédio não teve, ultimamente, nenhum agrava-mento nas condições estruturais. A Prefeitura de Divinópolis tem um planejamento de recupera-ção dos prédios das Unidades de Saúde, porém os prédios com estrutura comprometida e os lo-cais que são sede das Equipes de Saúde da Família, os Centros de Saúde, têm prioridade. A secreta-ria reforçou ainda que a limpeza no local é feita periodicamente e de forma completa.

O prédio onde fica o PSF apresenta mofo, goteiras e mato nos arredoresO material usado nos atendimentos é depositado nas lixeiras comuns

moradores do córrego do paiol sofrem com falta de estrutura do pSFSemusa afirma que localidade é apenas um ‘Ponto de Apoio’, mas sedes tem prioridades em reformasFlaviane [email protected]

Flaviane Oliveira

Page 10: Gazeta do Oeste - Edição 1547

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 19/03/11 a 21/03/1110 polícia

velHo-oeSTeUm homem foi preso por

crime de lesão corporal e uma arma de fogo apreendida no bairro Orion. Militares com-pareceram à rua Pernambuco, onde A.R.J, 18 anos, deu queixa por lesão corporal. De acordo com relatos, ele estava com alguns amigos na rua quando um senhor de 66 anos, S.B.M, passou por eles e tropeçou. Em diante do fato, A.R.J. e seus amigos começaram a rir. O senhor ficou nervoso, sacou uma garrucha calibre 22 que ele portava e efetuou um disparo na direção deles. A bala atingiu a coxa da vítima. Diante do fato, S.B.M foi preso e conduzido à delegacia, juntamente com a arma de fogo apreendida. A vítima foi conduzida ao Pronto Socorro Regional pela Unidade de Resgate.

arromBamenTo de iGreJa

Militares foram acionados e compareceram à rua Fernão Dias, bairro Porto Velho, onde um homem estaria tentando arrombar a porta de um tem-plo religioso. Foi realizado o cerco e bloqueio no local. Com a chegada das viaturas, D.A.C., 39 anos, tentou fugir, pulando muros, porém, foi abordado pelos militares. Ele já havia retirado quatro ventiladores e uma mesa de som do interior da Igreja. Diante do fato, ele foi preso e conduzido à delegacia.

parÁ de minaSPoliciais Militares de Meio

Ambiente, após denúncia de pesca irregular, compareceram à Fazenda Cachoeira do Rosá-rio, na comunidade de Carioca, zona rural. Ao fiscalizarem a margem esquerda do Rio São João, nas adjacências da ponte de cimento, localizaram em uma sacola plástica uma espingarda tipo “polveira”, de fabricação artesanal, um cartucho intacto calibre 38 e um cartucho intacto calibre 7.62. Os militares realizaram o rastreamento, mas não loca-lizaram o proprietário. A arma foi apreendida e encaminhada à delegacia.

nova SerranaUm homem foi preso por

porte ilegal de arma de fogo e dois revólveres foram apreen-didos. Durante uma operação policial no Centro de Nova Ser-rana, policiais militares conse-guiram prender um homem que portava uma arma de fogo. O rapaz de 22 anos foi abordado e durante buscas foi encontrado com ele um revólver calibre 38, com seis munições intactas. O suspeito foi preso e levado para a delegacia. Já no bairro São Geraldo, a PM recebeu uma denúncia anônima de que dois adolescentes teriam escondido uma arma em um arbusto de uma praça. Durante buscas no local, o revólver calibre 22 foi apreendido, mas nenhum suspeito foi encontrado.

reGionaiS

O corpo de um homem en-contrado na região rural de Buritis continua sem identificação. Os trabalhos da perícia continuam para tentar levantar mais infor-mações sobre a identidade do cadáver e suas possíveis proce-dências.

O homem foi encontrado na tarde de quinta-feira (17), por um lavrador que vasculhava a região em busca de seu carro que teria sido furtado. “Lavradores estavam procurando um veículo de propriedade deles que havia sido furtado na data de ontem, e quando eles estavam passando por essa estrada, avistaram um braço de um corpo que estava enterrado nas imediações da mata.”, conta o Sub-Tenente José Nilton Teodoro.

Os agentes do Corpo de Bom-beiros retiraram a terra do local e conseguiram remover o corpo. As constatações são de que se trata de um homem com perfurações na região do tórax, mas ainda está sendo averiguado se foi por disparo de arma ou se foi em virtude de facadas.

Estão sendo verificadas as ocorrências de pessoas desapa-recidas na região, e a averiguação da identidade do cadáver poderá acompanhar tais pesquisas.

Juntamente com o corpo, foi encontrado um capacete e um par de chinelos, que pro-vavelmente pertenciam a ele. “Foi encontrado um capacete próximo ao corpo e um par de chinelos, que tudo leva a crer que sejam da vítima. Foi encontrada uma moto aqui nas imediações, estamos tentando ver se a gente consegue localizar o proprietário dessa moto, ou em uma segunda possibilidade, que essa moto seja

da própria vítima”, esclareceu o Sub-Tenente.

A moto foi encontrada pró-xima ao corpo, pelo lavrador. Porém, quando ele saiu do local para contactar a polícia e retor-nou juntamente com as viaturas, a motocicleta não estava mais no local.

Há uma suspeita de que a moto tenha sido localizada, mas as informações ainda são impre-cisas, pois não se sabe exatamente a origem da moto que foi encon-trada junto ao cadáver. Em patru-lhamento posterior à remoção do corpo, a Polícia Militar abordou um indivíduo em uma moto que possuía características semelhan-tes. Foi encontrada uma mancha de sangue na carteira de habilita-ção do motoqueiro, que tinha ca-los nas mãos e outros ferimentos pelo corpo, de acordo com infor-mações do Tenente Stanley Pena. “Em virtude da ocorrência do homicídio, as viaturas realizaram patrulhamento nas proximidades do Buritis. Nós abordamos um cidadão que estava machucado, possuía calos nas mãos e estava com esses ferimentos, mas pelas características, já tinha um maior tempo que ele havia se ferido.

Ele estava em um veículo com as mesmas características de uma moto que foi furtada e encontrada no local, próximo ao corpo. Então nós fizemos a abordagem, por ter essas mesmas características e detectamos que a carteira de habilitação dele estava suja de sangue. Mas como a gente não sabe a procedência desse sangue e dessas informações, nós apre-endemos a moto por causa da documentação que estava venci-da e nenhuma outra constatação pode ser feita na hora, além dessa. Foi apreendida a capa da CNH, que estava suja de sangue, para posteriormente a perícia verificar se pode ter uma relação com esse cadáver.”

O procedimento agora aguar-da os resultados da perícia, que irá identificar o corpo e comparar o DNA com o sangue encontrado com o motoqueiro, para constatar uma possível relação. As investi-gações agora prosseguem, mas estão limitadas até que a vítima seja identificada. “Essas são as informações apuradas até agora, mais detalhes a gente só pode apurar depois que conhecermos a identidade do cadáver. Será investigado se ele tem passagem

pela polícia, se ele já tinha sido ameaçado, para aí sim estarmos prosseguindo com as nossas di-ligências. Até então nós estamos um pouco limitados, uma vez que a identidade do cadáver ainda não foi possível. Agora nós esta-mos aguardando o resultado da perícia e a identidade do cidadão, para que nós possamos desen-volver a diligência no intuito de identificar a autoria do crime. Não há previsões de quando a perícia estará pronta.”, ressalta o Tenente.

Segundo a perícia, o que se sabe é que o corpo já estaria ali há aproximadamente dez dias. Uma viatura encaminhou o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) de Divinópolis, mas o estado de de-composição estaria dificultando a identificação da perícia, ontem (18), o corpo foi levado para o IML de Belo Horizonte.

tentAtiVA de AssAltoNo mesmo dia em que o ca-

dáver foi encontrato, porém na parte da manhã, uma tentativa de assalto preocupou os moradores da comunidade de Buritis.

Três homens armados invadi-ram um bar anunciando o assalto. As pessoas que estavam no local

gritaram por socorro e os homens, assustados com a possibilidade da chegada de policiais ou outras pessoas, fugiram do local em um Siena prata.

A polícia realizou a persegui-ção, e foi constatado que a placa do veículo, HHO-9843, era falsa e remetia a uma motocicleta verde. Ainda assim, há suspeitas de que o carro não seja de Divinópolis. “Houve uma tentativa de assalto aqui mais cedo. Eram três autores armados em um carro, mas não levaram nada. Foi feito o rastrea-mento aqui no Buritis mas o veí-culo não foi localizado. Os autores estavam armados, chegaram a um bar aqui na comunidade e tentaram fazer o assalto, mas não obtiveram êxito. As vítimas gritaram, fizeram muito barulho, e os autores não conheciam a região então ficaram com medo e fugiram antes de efetuar o as-salto. Tivemos a informação de que foram vistos no trevo de São Gonçalo, mas eles ainda estão foragidos.”

Ainda de acordo com o Sub--Tenente, é pouco provável que o assalto tenha relação com o corpo encontrado posteriormente na mesma região.

corpo encontrado em região rural ainda não foi identificadoPerícia segue com o trabalho de apuração, mas poucas informações foram levantadasmarielle ZUm [email protected]

Linhas de contenção demarcaram a área protegida para a perícia Policiais permaneceram no local até o final da tarde

Marielle Zum Bach

Com o objetivo principal de atuar na prevenção e repressão às modalidades criminosas de furto e roubo, bem como coibir a prática de ações delituosas contrárias aos bons costumes, o 23º Batalhão realizou na tarde de ontem (17) a Operação Cinturão.

316 veículos foram fiscaliza-dos, nove deles retidos e cinco apreendidos. Foram nove bole-tins de ocorrência registrados, e 21 infrações de trânsito. Durante a operação, 420 pessoas foram abordadas e duas carteiras de habilitação em situação irregular apreendidas. Além das vistorias nos carros, 42 estabelecimentos comerciais foram vistoriados.

As imagens do circuito in-terno da joalheria assaltada na última quarta-feira (16) foram cedidas pela proprietária do estabelecimento para a inves-tigação policial e divulgação da imprensa. Segundo Fabrícia Maia está sendo oferecida uma recompensa para quem informar o paradeiro dos assaltantes.

Os dois homens que assalta-ram entraram na loja por volta de onze e meia da manhã, roubaram R$ 50 mil em peças, relógios e ouro, mais uma quantia em dinheiro que ainda não foi con-tabilizada.

Conforme as imagens cedi-das pela proprietária da joalheria no momento do crime, os dois homens não estavam encapu-zados e ambos portavam armas de fogo. O assalto durou cerca de 10 minutos. De acordo com a

polícia os suspeitos continuam foragidos. As pessoas que tiverem informações sobre o paradeiro de um dos assaltantes podem ligar no telefone da joalheria (37)3222-5380 ou através do número da Polícia Militar 190.

Imagens de assaltantes são divulgadasProprietária de joalheria oferece recompensa em busca dos ladrõesmarielle ZUm [email protected]

Operação Cinturão fiscaliza 316 veículos e aborda 420 pessoas

marielle ZUm [email protected]

Motocicletas foram a principal preocupação dos militares

Page 11: Gazeta do Oeste - Edição 1547

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 19/03/11 a 21/03/11 11variedadeS

TUriSmo

Rua Rio de Janeiro, 332 - Centro Tel: (37) 3216-0600 - www.escalaviagens.com.br

RIO DE JANEIRO

De 20 a 24 de AbrilVALOR POR PESSOA: R$ 678,00

INCLUI: ÔNIBUS IDA E VOLTA SAINDO DE DIVINOPOLIS, 03 DIÁRIAS NO HOTEL EM COPACABANA COM CAFÉ DA MANHÃ, CAFÉ EXTRA NA CHEGADA, CITY TOUR

CULTURAL,PASSEIOS OPCIONAIS NO CRISTO / CORCOVADO, PÃO DE AÇUCAR E LAPA.OBS: Preço por pessoa em apto duplo. Saída de Divinópolis com no mínimo 30

pessoas. Valores e lugares pode sofrer alteração sem aviso prévio.

Gp Brasil de Fórmula 1 - 24 a 27 de novembro Ôniubs double decker saindo de divinópolis2 diarias no Hotel Sheltown 4 * ingresso para 3 dias Setor a preço do pacote por pessoa 10 pagtos de r$ 148,00

Agora é possível fazer uma visita virtual ao Museu Casa Gui-marães Rosa e à cidade de Cordis-burgo, na região Central de Minas, onde nasceu o escritor mineiro. A iniciativa é fruto de parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura, por intermédio da Superintendên-cia de Museus e Artes Visuais, e a empresa Era Virtual. Para conhecer tudo o que se encontra no museu e também a história e cenários da cidade, basta acessar o site www.eravirtual.org.

Se já na poética roseana o sertão era sem tamanho, agora a casa onde o escritor nasceu, o quarto de sua avó, a venda de seu pai, Seu Fulô, a estação de trem, a capela, enfim, toda Cordisburgo fica do tamanho do mundo. Pela internet o visitante pode, gratuita-mente, entrar em Cordisburgo e no museu, caminhar pela casa onde Guimarães Rosa nasceu e viveu sua infância, acompanhado pelos jovens do projeto Contadores de Histórias Miguilim, que passarão informações sobre a vida e a obra do escritor. Durante o passeio o internauta vai apreciar poéticas passagens de várias obras escritas pelo gênio de Rosa.

Para visitas presenciais, o Mu-seu Casa Guimarães Rosa, no centro de Cordisburgo, fica aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, com ingrsso a R$ 2,00, sendo pos-

sível agendar visitas pelo telefone (31) 3715-1425. Alunos de escolas públicas são isentos de pagamento da taxa de visitação. No ano pas-sado, o museu bateu recorde de visitantes, tendo recebido mais de 22 mil pessoas.

SoBre o mUSeUInaugurado em 1974, o espaço

é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artísti-co de Minas Gerais (Iepha/MG). Trata-se de uma casa de moradia construída no final do século XIX e início do XX, com sala, três quartos, cozinha, tendo na frente um cômodo de comércio, onde ficava a venda do comerciante Florduardo Pinto Rosa, Seu Fulô, o pai de Guimarães Rosa.

Em 1986, o museu passou por ampla reforma, recebendo novo projeto museográfico. Uma das novidades foi a instalação de um

pequeno armazém no espaço da em alusão à antiga casa comercial.

O acervo é composto por ob-jetos de uso pessoal, doméstico e profissional de Guimarães Rosa. Há também um conjunto de foto-grafias, edições nacionais e estran-geiras de obras e documentação textual manuscrita e datilografada, com destaque para os originais do último livro do escritor, Tatameia, e para a correspondência que man-teve com seu pai e com um amigo, Pedro Barbosa. Tudo isso poderá ser visto pela internet.

Concebido pela Secretaria de Cultura, por meio da Superinten-dência de Museus e Artes Visuais, o Museu Casa Guimarães Rosa preserva e difunde a obra do escritor. Ali podem ser feitas pesquisas e desenvolvidos projetos de interesse cultural da comunidade de Cordis-burgo e cidades vizinhas. O projeto

tem parceria com a Associação de Amigos do Museu, que se envolve diretamente nas ações educativas.

O Museu desempenha papel de destaque na dinâmica do Circuito Cultural Guimarães Rosa, formado pelos municípios de Araçaí, Curvelo, Inimutaba, Presidente Juscelino, Corinto, Morro da Garça, Felixlân-dia, Lassance, Várzea da Palma, Três Marias, Pirapora e Buritizeiro, região que foi percorrida por Rosa na década de 1950.

No site, o interessado pode, ainda, conhecer virtualmente ou-tros museus mineiros e brasileiros, como o Museu Casa Guignard e o do Oratório, em Ouro Preto, a Casa Fiat de Cultura e o Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte. Em breve, estarão disponíveis visitas ao Museu de Ciências Naturais da PUC Minas e o Museu Histórico Abílio Barreto, na Capital.

A partir da última segunda--feira (14/3) entraram em vigor os novos valores das tarifas aeropor-tuárias nos 67 aeroportos adminis-trados pela Infraero. Os reajustes atendem à Resolução nº 180/2011 e a Portaria nº 174/2011, ambas da Agência Nacional de Aviação Civil, sobre o modelo de regulação das tarifas aeroportuárias de em-barque, pouso, permanência e dos preços unificado e de permanência.

Pela Resolução, o administra-dor do aeroporto poderá majorar as tarifas teto em até 20% e aplicar descontos sem limites, desde que observado o valor teto na média anual da arrecadação do aeropor-to. Dentre os aeroportos da Rede Infraero, serão aplicados preços diferenciados em Guarulhos, Con-gonhas, Brasília, Santos Dumont, Galeão e Confins de acordo com faixas de horários. Os descontos variam entre 20% e 79%, e majo-ração de até 20%. Posteriormente será reavaliada a aplicação deste modelo nos demais aeroportos da Rede.

A diferenciação de tarifas por faixas de horários cria incentivos para a melhor distribuição dos voos ao longo do dia, o que reflete em uso mais equilibrado da infra-estrutura aeroportuária.

Os novos tetos tarifários, ou valores máximos, estabelecidos pela Anac, foram definidos com base em análise financeira das atividades aeroportuárias e pau-tada em critérios de incentivo à eficiência dos serviços. Destaca--se que o último reajuste dessas tarifas (pouso e permanência) internacional ocorreu em 1994, e as domésticas em 1997.

valoreS As tarifas de embarque domésti-

co, que não eram atualizadas desde 2005, passam a ser: • Aeroportos de 1ª categoria (com ex-

ceção de Galeão e Confins) tiveram aumento de 5,3% (passando de R$ 19,62 para R$ 20,66);

• Nos aeroportos de 2ª categoria, o aumento foi de 5,2% (de R$ 15,42 para R$ 16,23);

• Nos aeroportos de 3ª e 4ª cate-gorias, o aumento das tarifas de embarque foi de 16% (de R$ 11,58 para R$ 13,44 e de R$ 8,01 para R$ 9,30, respectivamente).

Nos aeroportos do Galeão e de Confins, ambos de 1ª categoria, as ta-rifas tiveram descontos equivalentes aos valores dos reajustes, mantendo--se o preço anterior, de R$ 19,62.

Já as tarifas de embarque inter-nacional – reajustadas pela última vez em 1997 - tiveram incrementos que variam de 4% a 9% dependendo da categoria do aeroporto. • 1ª categoria (inclusive Galeão e

Confins): passou de R$ 62 para R$ 67 (aumento de 8%);

• 2ª categoria: passou de R$ 52 para R$ 56 (incremento de 7%);

• 3ª categoria: passou de R$ 41 para R$ 45 (aumento de 9%);

• 4ª categoria: passou de R$ 21 para R$ 22 (incremento de 4%).

Não haverá, neste momento, diferenciação do valor da tarifa de embarque, sendo aplicados, por categoria tarifária, os valores tetos aprovados pela Anac.

As tabelas com as novas tarifas aeroportuárias, que entram em vigor a partir de 14/3/11, estão disponíveis no site da Infraero (www.infraero.gov.br, em "outros serviços/tarifas aeroportuárias").

Novos Valores das Tarifas Aeroportuárias de Embarque

“Taxas de embarque” terão novos valores

Museu Casa de Guimarães Rosa agora pode ser visitado pela web

rosa virtual

Page 12: Gazeta do Oeste - Edição 1547

TopS FavoriTaS (arraSaram Sem dúvidaS)

Nesta edição as modelos se destacaram: de-sempenho, corpo, atitude e muito mais. Podemos falar que todas foram profissionais e belas, mas nossas escolhidas são:

Samira Reis, passarela e corpo impecáveis (fez curso na Cáritas Model’s).

Priscila Faiffer cada vez mais linda. Fernanda Ferreira atitude irretocável, desa-

fiadora e passarela incrível (fez curso na Cáritas Model’s).

Amanda Silva um seu vestido visivelmente apertado nas pernas (foi chiquérrima; segurou e não perdeu o rebolado).

orGaniZação doS camarinS

O camarim foi muito bem organizado, mas estava muito quente! As modelos perderam alguns quilinhos na maratona fashion. Até nós perdemos! Evento de inverno em alto verão... Ambiente climatizado... #fikadik! Porque não há roupa que brilhe na passarela com a modelo transpirando.

Os camareiros foram fundamentais na organização e apoio aos Stylists e às modelos. Parabéns aos alunos da FACED que foram os camareiros e demonstram profis-sionalismo e atitude. Ao final do desfile, tudo organizado, nos lugares e nas araras. Um breve #AHAZEAUX!

paSSarela e palco

Passarela e Palco bem produzidos e iluminados. Estrutura tecnológica impecável... muitos LEDS. #se-gueohype! Achamos bacanérrimo aparecer somente a silhueta dos integrantes da banca, ficou suave, não teve choque visual com as modelos. #pontopracenografia

caBelo e maKe...Precisariam de mais assinatura e menos calor... talvez

no próximo!

STylinG...Algumas marcas capricharam na edição e brilharam

no conteúdo, num evento desse tipo vale muito mais e explanação do conceito que a exibição pura e simples da roupa... amamos:

Tn – Androginia Cult... sexy e contemporâneo. #exatoLuluzinha – Fofo... exercício de styling preciso, as

cabeças então nem podemos falar... e a bailarina... #sobe.Sassafrás – Moderno essa é a palvra, elegante,

atemporal... #coolPonto para três maravilhosos vestidos da Chianelli...

#pontoo evento trouxe conforto e boa comuni-

cação para seus expectadores. como toda máquina há ainda algumas pequenas en-grenagens para ajustar... ampliar o número de modelos... a equação adequada no caso é 1|6 pra se ter uma janela de troca de no mínimo seis looks... mais camareiras no caso de roupas específicas... um adendo o show de tão maravilhoso funciona melhor quando dissociado da passarela... spots de inserção podem ser melhor estudados e a música deve sim ter a ver com o que está na passarela, senão fica com cara de #bateuvaleu. Um exemplo disso é como a apresentação dos novos talentos ficou superior em termos visuais. E por falar neles; #parabéns! Desfile dos alunos da Faced Willian Henrique “ilus-tração de moda” e as alunas luciene alves / Heliane cunha com as “Gueixas”. valorizou o curso, os alunos e quebrou aquela coisa comercial do desfile. Porque simplesmente pra ver roupa a gente abre o armário.

leia também no nosso blog : http://ahazeaux.wordpress.com/

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 19/03/11 a 21/03/1112 variedadeS

cÁriTaS de oliveira & iSac [email protected] & [email protected]

eSpecial modaS e modoS do FaSHion SHoW inverno 2011

para eScUTar lendoArctic Monkeys - Brick By Brick

aconteceu no último dia quinze o Fashion Show edição de inverno 2011 que marcou o lançamento do inverno de diversas confecções da região (uma ótima síntese da moda produzida pelo centro-oeste mineiro); além de ser um grande espetáculo de moda e música também contou com um salão de negócios para os lojistas. Um Bafo! vale parabenizar aos organizadores e lembrar que o Fashion Show é uma oportunidade de envolvimento de vários setores da moda; incentivo importante para que as suas engrenagens possam se movimentar cada vez mais forte.

agora que o evento em termos de negócios e logística é um sucesso; é fato, mas e a moda e seus pormenores, é o que aqui queremos destacar, dar dicas, pontuar para que um evento dessa magnitude possa se desenvolver a cada edição. montamos um top com nossas escolhas, são elas:

Arquivo

Fotos: Arilda Drumond

Page 13: Gazeta do Oeste - Edição 1547

VelinhasFelipe (Siri) e Ana Luiza prepararam uma festinha animada

para celebrar os cinco anos da filha Júlia. A comemoração foi nesta quinta-feira, no Kid Play, com familiares e coleguinhas da aniversariante.

Pista Livre

A empresária Cidinha Silva movimentou a cena fashion nesta quinta-feira com o lançamento outono/ inverno 2011 de sua Pista Livre. A loja está cheia de novidades da estação.

EspaçoMuito mais do que uma publicação alternativa de literatura &

artes visuais, o Barkaça, criado por Dioli, Karol Penido e Mingau movimentam a cena cultural da cidade em Divinópolis. A “Casa Barkaça” oferece várias atividades, dentre elas Tai Chi Chuan, toda segunda, de 6 às 7 horas da manhã e, em seguida, das 7 ás 8 horas, prática de Meditação. Na terça, também de 7 às 8 da manhã tem Ginástica Orgânica e, nas quintas-feiras o movimento é em torno das “Quintas Imaginárias”. O espaço fica na rua Rio Grande do Sul, 1430.

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 19/03/11 a 21/03/11 13variedadeS

marco aUrélio [email protected]

Gesto nobreUm gesto nobre da família Silva irá marcar

um acontecimento importante na cidade. A renda da venda das 10.000 cópias do CD do inesquecível colunista e maestro Ivan Silva, que já estão sendo finalizadas e que tem patrocínio de um empresário local que não quer a divulga-ção de seu nome, serão lançadas e vendidas em junho de 2012, ano do Centenário, e revertidas para uma boa causa. Íris Moreira, sobrinha e afilhada de Ivan que está a frente do projeto do CD, espera arrecadar 100 mil reais, valor este que será repassado para a construção da sede própria da Academia Divinopolitana de Letras.

Peixe GatoA Peixe Gato, da empresária Ana Luiza, será uma bou-

tique com itens exclusivamente masculinos nesta estação e não abrirá neste sábado, tudo para reabrir na segunda--feira com um preview da coleção outono/ inverno 2011 da Clavin Klein. A marca se inspirou no Rockabilly e traz à tona o universo Rock'n Roll dos jovens novaiorquinhos dos anos 50, com muitas estampas com ícones característicos da década, como instrumentos musicais, carros e motos, que viraram referência ao serem usados pelo galã Marlon Brando. O ponto alto da coleção é a linha X-TREME, em que jeans extremamente justos modelam perfeitamente os corpos dos homens. A linha também conta com novas camisetas e t-shirts com a silhueta mais ajustada.

Rua Góias, 331Av. Antônio Olímpio de Morais, 602

Centro - Divinópolis

Av. 21 de Abril, 700 • Centro • (37) 3221-4424Outono/ Inverno 2011

Boutique feminina

A empresária Ana Luiza, da Peixe Gato, e a filhona Júlia, aniversariante desta quinta-feira

A empresária Cidinha Silva e a equipe de sua Pista Livre comemoram o sucesso do lançamento da coleção outono inverno 2011, nesta quinta-feira

InauguraçãoSerá neste sábado, ás 19h30 que o Movimento Gay de Divinó-

polis – MGD, inaugura o Espaço da Diversidade Cultural, na Praça do Santuário, onde funcionou o Centro de Artes. Na agenda, apre-sentação do grupo teatral "Nós e Voz" e do musical de Leonardo Santos. A Prefeitura cedeu o local ao MGD e montará um crono-grama cultural para o espaço, uma demonstração que o município tem a preocupação em incentivar os movimentos sociais da cidade.

Ana Paula Monteiro, aniversariante do último dia 26, em férias pelo litoral brasileiro

Rômulo Corrêa em cena berlinense

Page 14: Gazeta do Oeste - Edição 1547

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 19/03/11 a 21/03/1114 variedadeS

nelSon [email protected]

Coquetel Divina MulherCom coquetel a coluna Nelson Porto fez lançamento do Troféu Divina Mulher, que será entregue a 23 mulheres de Divinópolis. As agraciadas com o belo troféu, obra do artista plástico Eduardo Barbosa, são Ângela Goulart Guimarães, Anita Franca, Antonieta Maldonado Alvim, Denise Fonseca Santos , Dulcemar Rodrigues da Cunha, Eliana Ferreira da Gloria e Silva, Eliana Nunes Braz, Juliana Maia, Márcia Pereira, Maria da Conceição Barbosa, Maria Elizabeth Oliveira Dias, Maria Isabel da Silva Peçanha, Maria José Laguardia Custódio, Mariadma

Rodrigues, Mariela Luchesi Mourão, Marilene Dias, Neusa Junco, Sabrina Pardini, Silvania Quadros, Wilméia Henriques Horta, Zélia Gontijo Guimarães e Zizi Faria. O evento conta a parceria da Prefeitura Municipal de Divinópolis, Campo & Negócio, Escala Turismo, Jequiti, São João de Deus Saúde, Ótica Dinovo, Gerais Imobiliária, Famax, Ilumina, Deputado Domingos Sávio e

Chianelli. A boate do Divinópolis Clube decorada por Festa Fácil e Rillis Floricultura, serviço de buffet do Spazzio Buffet juntamente com Nelson Porto Cerimonial, tortas da Arte em Açucar foi palco, também, de show de bolero dos professores de dança Cláudio Machado e Juliana de Oliveira e uma performance especial de Gaby Brito. Para a noite o cantor Taquinho brindou a todos

com músicas variadas. Contamos com o apoio do Jornal Gazeta do Oeste, Criei Gráfica Digital, Xexéu e registro fotográfico de Luis Fotografo. A entrega do troféu acontecerá no dia 7 de maio, durante baile, no salão do Divinópolis Clube Campestre. A atração musical ficará a cargo de Santa Clara & Cia que está preparando repertório especial.

Ana e Maria José Laguardia Custódio

Flaviane e Karla Faria - Representando Zizi Faria

Maria Isabel da Silva Peçanha e Carlos Alberto

Wilméia Henriques Horta e Nelson

Angela Goular e Otto

Flávio e Maria da Conceição Barbosa

Milton e Antonieta Maldonado Alvim

Silvania Quadros e Antônio

Denise Fonseca Lara

Marcia Pereira e Paulino

Mirian C. Rodrigues Dias e José Francisco

Tavinho e Dulcemar Rodrigues

Eliana Nunes Bras e Antônio

Maria Elisabete Oliveira Dias e Márcio

Robervam e Juliana Maia

Zeila Gontijo Guimarães e Aurilio

Page 15: Gazeta do Oeste - Edição 1547

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 19/03/11 a 21/03/11 15variedadeS

Adriana Simoni (Rep. Chianelli) e Robson Rodrigues

Geraldo Magela Amaral (Rep. Deputado Domingos Sávio)

Patricia Pinto e Angélica Natividade (Arte em Açúcar)

Adriano Carvalho e Sônia de Castro (Rep. São João de Deus Saúde)

Jocélia Campos (Rep. Deputado Fabiano Tolentino), João Carlos e Cinthya Silva

Silvia e Breno Seabra (Spazzio Buffet)

Taquinho

Peterson Magalhães

Edilene Braga, Cristiano Miranda e Leo Costa

Cleo Laurindo e Mônica Miné (Jequiti)

Zélia Brandão, Kátia Hilário e Islene de Oliveira Edson Gonçalves e Nelson Porto

Evaldo Fonseca e Andrea Freitas (Rillis Floricultura)

Cláudio Machado (Rep. Gerais Imobiliária), Juliana Oliveira e José Eustáquio Oliveira

Leonardo Rodrigues (Gazeta do Oeste), Aracely e Sheron Performance de Gaby Performance dos professores de dança Cláudio e Juliana

Fernanda Guimarães e Liziane Ricardo

Page 16: Gazeta do Oeste - Edição 1547

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 19/03/11 a 21/03/1116 variedadeS

Page 17: Gazeta do Oeste - Edição 1547

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 19/03/11 a 21/03/11 17eSporTeS

O Guarani tem um difícil compromisso na tarde de ama-nhã, no Farião. A partida frente o Tupi além do reencontro com a vitória dentro de casa, representa a chance de permanecer na briga por uma vaga entre os quatro me-lhores do Campeonato Mineiro e assim a chance de estar na semi-final e até mesmo a luta por uma chance na Copa do Brasil.

O jogador de futebol sabe da importância de se fazer jogos de grande porte. Uma semifinal de uma das melhores competições do Brasil certamente renderia bons contratos e uma marca no currículo para o resto da vida. Sabendo disso o pensamento de cada jogador está focado na vitória. Para aumentar ainda mais o desejo individual dos atletas o Uberaba recebeu o Palmeiras pela Copa do Brasil, partida que teve grande repercussão nacional e internacional, certamente se o Bugre fizer uma boa complemen-tação dessa primeira fase, poderá brigar por uma vaga nessa impor-tante competição internacional e os atletas sabem o valor disso. A torcida do Guarani é apaixonante e certamente empurrará a equipe para cima do Tupi, não permitin-do assim a mesma acomodação ocorrida frente ao América. O ata-cante Bruno Fogaça sabe que não se pode nem pensar em derrota. “Nós estamos acompanhando a tabela e o Tupi é um concorrente direto e tenho certeza que o pensamento é só a vitória e ela virá domingo”, informou. Essa vitória é o desejo dos jogadores, Bruno Fogaça disse que os atletas estão conscientes dos benefícios que ela pode trazer. “Desde o primeiro momento as pessoas

que vieram para cá estão com o foco em estar no G4 e sabemos se não vencermos domingo a pro-babilidade irá cair muito”, falou.

O jogador Bruno Fogaça deve entrar como titular no jogo contra o Tupi e ele fez uma análise da importância da partida. “Estamos cientes da importância do jogo e o foco é somente a vitória”, falou e ainda fez uma avaliação do próprio desempenho dentro da equipe e não está satisfeito. “Acho que todo jogador procura os melhores índices e eu sei que eu tendo a oportunidade e como consequência meu futebol vai aparecer e o trabalho do dia-a--dia”, disse.

Fogaça também tentou expli-car a mudança sofrida da estreia para os jogos perdidos dentro de casa. “Estamos discutindo isso internamente e achar o que está ocasionando essa situação é complicado. Não adianta pensar no que deu errado, temos é de trabalhar cada vez mais. É com-plicado dizer um fator responsá-vel, estamos enfatizando é o que podemos fazer e domingo temos um jogo importantíssimo e não existe mais espaço para erros”, considerou.

O jogador Luiz Fernando, natural de Carmo da Mata, ci-dade vizinha a Divinópolis é o artilheiro do Guarani com cinco gols em seis jogos, o meia é tam-bém o grande responsável pelas principais jogadas do time. Luiz Fernando ou Carazinho como era chamado pelos amigos de infân-cia, foi revelado pelo Cruzeiro e muitos comentaristas em Minas ao destacar o ótimo desempenho do atleta, ficam por entender como o Cruzeiro não o aprovei-tou e alguns ainda acham que ele pertence ao clube da capital. "Eu não tenho mais nenhum vínculo

com o Cruzeiro e não deixei o clube brigando na justiça como citaram. Meu contrato estava terminando e eu não tive mui-tas oportunidades. Preferi não renovar. Não tenho mágoas nem ressentimentos, apenas segui o meu caminho. Estou feliz por esse reconhecimento do meu trabalho, é gratificante. Mas eu trocaria isto por uma colocação melhor da equipe no estadual. Não perdi as esperanças. Vamos lutar com todas as forças para estarmos no quadrangular final", garante Luiz Fernando, meia de 22 anos.

Outro destaque do Guarani é o lateral direito Carlos César. Ele já marcou dois gols e somados aos cinco de Luiz Fernando, os dois atletas ficam responsáveis por 50% dos gols marcados pelo Bugre - o time fez 14 até o mo-mento, mesmo sem nenhum dos dois ser atacante. "Estamos felizes por esses números e pelo reconhecimento do nosso tra-balho. Toda a equipe tem sido muito importante. O mérito é de todos. Mesmo assim, ainda estamos pecando. Nosso time tem dominado as partidas, mas estamos perdendo gols em mo-mentos importantes, de matar o adversário. Precisamos corrigir este aspecto para buscarmos a classificação", entende o lateral Carlos César, jovem de 23 anos, formado pelo Criciúma e que já atuou também no Guarani de Campinas.

O time do Guarani faz hoje um recreativo no Farião. A equipe a entrar em campo provavel-mente formada por Fred. Carlos César, Michell Nunes, Felipe ou Cleberson e Fernando Bahia. Gilvan, Lima, Nilson Sergipano e Luiz Fernando. Marcelo Baiano e Bruno Fogaça.

eMerson ForAO jogador divinopolitano

Emerson deixou o Guarani ami-gavelmente depois de receber uma proposta do América-RN, segundo ele a proposta é muito boa, vai até o final do ano e não poderia perder essa opor-tunidade. “Tenho de agradecer ao Guarani pelo tempo em que estive aqui e espero que o time possa ser feliz nesse campeonato e conseguir o objetivo que é a classificação. Espero ter saído com as portas abertas para fu-turamente estar voltando e estar fazendo um trabalho completo. Fico chateado de deixar a cidade novamente”, falou.

tupiDepois da derrota em casa

contra a Caldense, os atletas Carijós estão buscando ainda mais a vitória fora de casa para garantir uma boa colocação no Campeonato Mineiro e voltar ao G4 do estadual. O ritmo de trei-namento está intenso, o zagueiro e capitão do time Leonardo está se recuperando bem da contu-são que teve na partida contra o Cruzeiro. Ele teve um corte na cabeça e não participou do jogo contra a Caldense. De acordo

com o departamento médico ele tem chances concretas de voltar a campo já no embate contra o Guarani.

Outro retorno esperado é o do volante Claudinho Baiano. Ele, que estava suspenso por ter recebido três cartões amarelos, agora já está liberado e à dispo-sição do técnico Léo Condé. Já o lateral esquerdo Fabiano ainda vai ter que ficar de molho mais um tempo. A contusão da coxa direita do jogador está sendo tratada e ele só deve ser liberado para as próximas partidas.

ingressosOs ingressos para a partida

entre Guarani x Tupi, pela 7ª rodada do Campeonato Mineiro estarão à venda nesta sexta-feira pela manhã, com o preço de R$ 30 (Módulo) e R$ 20 (Arquiban-cada) e meia entrada para todos

os setores. O torcedor pode ad-quirir os ingressos em todos os postos de venda tradicionais: Lugo Esportes, Galera dos Es-portes, Bazar DDD e Rei do Pão de Queijo.

Bruno Fogaça treinou para ser titular contra o Tupi

última chance para entrar no G4lUciano [email protected]

O atacante Juninho ainda defendendo o Santos esteve na cidade de Divinópolis para a disputa da Taça BH de Futebol Junior

EquipeCruzeiroAméricaAtléticoVilla NovaAmérica - T.O.TupiGuaraniCaldenseUberabaIpatingaEC DemocrataFunorte

ClassifiCaçãoPG1616131199775332

J766667676676

GC56116813121013141714

sG139645-12-4-4-10-11-9

D101112323344

V554322211000

E111233142332

GP1815171013121469465

Pos.123456789101112

Luciano Eurides

Page 18: Gazeta do Oeste - Edição 1547

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 19/03/11 a 21/03/1118 eSporTeS

chico Maia

[email protected]

deciSõeSPara um clube chegar a qualquer decisão de título, muitas decisões

fora de campo precisam ser tomadas antes. Da escolha do treinador, passando pelo diretor de futebol, chegando a quem sairá do elenco e quem chegará. As grandes vitórias e conquistas começam fora de campo, e a perspicácia do responsável, ou responsáveis, por essas escolhas está diretamente ligada ao sucesso ou fracasso da empreitada. É comum um jogador ser desprezado por um ou vários clubes e brilhar em outros. Treinadores, idem. O futebol é uma ciência inexata e a história mostra.

Comecei divagar sobre isso ao lembrar dos 40 anos do Euller, come-morados terça-feira. Rejeitado por Atlético, Cruzeiro e América em suas tentativas nas categorias de base, não desistiu e teve as portas do Venda Nova abertas para ele. Pouco tempo depois o América se redimiu do equí-voco e em troca de chuteiras, bolas e beliches usados, o levou de volta.

O Botafogo está arrependido por não ter aceitado Bernardo, como uma das moedas de troca com o Cruzeiro pelo Leandro Guerreiro. O volante arrumou o meio-campo do Vasco e já marcou cinco gols pelo cruzmaltino. Na sequência, poderá ser o próprio Cruzeiro a se arrepender de não ter aproveitado melhor o seu prata da casa.

adrianoMelhor jogador do Brasileiro de

2009 pelo Palmeiras, Diego Souza foi uma decepção no Atlético em 2010 e é uma incógnita em 2011; agora, também no Vasco. Mas, a vida continua e isso não pode ser empecilho para um possível novo investimento de risco do Atlético, em um Adriano, como tem sido es-peculado. O Flamengo arriscou e se deu bem com ele em 2009, quando a dúvida era de quase 100%.

maiS riScoSEm Minas, quase todos, in-

clusive nós da imprensa, davam Fábio Júnior como em fim de linha. A notícia de sua contratação pelo América foi zombada por muitos. Além da diretoria, o técnico Mauro Fernandes também arriscou e o sustentou 14 jogos no time, sem um único gol. Ontem, rumores davam conta que o Cruzeiro estaria querendo “repatriar” o atual maior artilheiro mineiro.

coraGemA coragem de decidir de uns

resolve o problema de outros que não saem do muro. Alexandre Kalil liderou a rebelião contra a mixaria paga pela TV pelos direitos de transmissão. Ontem, o Grêmio mais que dobrou a sua cota e assinou com a Globo por R$ 50 milhões anuais. Ao Atlético sobrou um único grande aliado, que pode lhe render uma boa negociação: o São Paulo.

mano e minaSO técnico da seleção esteve na

Arena do Jacaré ontem. A ligação de Mano Menezes com Minas é muito maior que se imagina: co-mandou o Grêmio em três edições da Taça BH, quando ficou amigo de muita gente – Ney Franco, por exemplo (que ele levou para a base da CBF, que por sua vez levou o Emerson ávila para a Sub-17), e fez estágio com Paulo Autuori na Toca da Raposa, em 1997.

Restaurante CastanheiraRua Pernambuco, 155

Centro - Divinópolis-MGTel: (37) 3214-0453

Self-service sem balança

R$ 2,49Aberto de 10h às 14h

Segunda à sábado

O jogo entre Internacional e Jorge Wilstermann, válido pelo grupo seis da Taça Libertadores da América, realizado ontem na Bolívia, contou com a presença do brasileiro Fabio Mineiro no time venezuelano. Fábio é natural de São João Del Rey e teve pas-sagem pelas categorias de base do Divinópolis Esporte Clube (DEC) nos anos de 2005, 2006 e 2008. A aproximação com o clube divinopolitano ocorreu graças a parentes do atleta que moram na vizinha Carmo do Cajuru.

O atacante chegou em 2005 para testes com o treinador Les-ton Junior, e logo se tornou refe-rência do ataque divinopolitano, ajudando a equipe a chegar no 5º Lugar do campeonato Mineiro de Juvenis, sendo que na primeira fase o clube se classificou em primeiro lugar do grupo. Fabio Shrek, como era conhecido, foi decisivo em vários momentos, como no empate de 1 x 1 com o América em Belo Horizonte, que valeu a primeira colocação no grupo e ainda no último jogo daquele ano, contra o mesmo América que ainda brigava pelo

titulo, foi de Fábio o gol da vitória do DEC, jogo vencido pelo time divinopolitano por 1x0, realizado no campo do Campista, em Santo Antônio dos Campos (Ermida).O jogador também esteve presente no primeiro titulo do DEC, a taça Bom Despacho de Futebol,em 2006.

Fora das competições reali-zadas pela Federação Mineira de Futebol, no ano de 2011, o DEC não deixará de ser atração para sua torcida. Através de uma inicia-tiva de ex-atletas do clube e com total apoio do presidente Gilson Morais a equipe disputara a Copa Alterosa de Futebol Amador.

O DEC em seus seis anos de existência revelou muitos joga-dores para o cenário nacional e até internacional do futebol, mas também criou um grande vínculo com os que por aqui passaram, e foi por esse carinho de ex-atletas que surgiu a ideia de uma equipe amadora, composta por ex-jogadores do clube, que hoje jogam por lazer e continuam amantes do futebol e do clube. Jogadores como Vinicius Castro, Elias, Luís Fernando, Bruninho, Pablo Nelito, Marcelo Alves entre outros. Juntos levaram o nome do DEC no futebol amador.

ex-jogador do dec está na libertadores da américa

lUciano [email protected]

Fábio ainda defendendo o Divinópolis Esporte Clube

Luciano Eurides

A secretaria de Esporte e La-zer (SEL) e o Conselho do Cen-tenário, com o comitê organiza-dor do evento, apresentaram o Projeto “Copa Internacional de Mountain Bike.”

O encontro aconteceu no auditório da FIEMG, e contou com a participação de peque-nos, médios e grandes empresá-rios divinopolitanos de setores diversos, além de associações esportivas, academias de ginás-tica, autoridades municipais e atletas praticantes da moda-lidade.

Dentre as autoridades pre-sentes estavam Rômulo Duarte secretário de Esporte e Lazer,

Gilmar Gonçalves dos Santos se-cretário adjunto de Saúde , Rui Tavares presidente do Conselho do Centenário, Mozart Paulino presidente da Associação Divi-nopolitana de Ciclismo (ADC), Geraldo Magela assessor do deputado federal Domingos Sá-vio,. O representante do Comitê Organizador do MTB, Rogério Bernardes Ferreira, apresentou a proposta de realização deste grande evento, que movimen-tará toda a cidade durante as comemorações do centenário.

Segundo Rogério Ferreira, o evento faz parte de um projeto duradouro, que pretende entrar para o calendário do município.

SEL apresenta “Projeto Copa Internacional de Mountain Bike”

Page 19: Gazeta do Oeste - Edição 1547

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 19/03/11 a 21/03/11 19eSporTeS

luciano Eurides

[email protected]

SHoW no vÔleiQuem acompanhou a partida entre Florianópolis e Montes Claros

pela Superliga Masculina de vôlei viu o atual melhor voleibol do mundo. É impressionante a qualidade das equipes brasileiras. A vitória por 3x0 do time do Sul do Brasil não é um retrato fiel do que foi a partida. A equipe mineira é excelente, mas no jogo de quinta-feira a volta de Bruninho à equipe do treinador Pacheco ganhou uma motivação a mais. O primeiro set foi de 25x22, com um equilíbrio total. A equipe de Florianópolis foi im-pecável no segundo set e venceu por 25x19. No terceiro set Florianópolis tirou a mão do acelerador, viu Montes Claros crescer e levou um puxão de orelha. Matou o jogo com 25 x 21.

Alemão foi para o saque e deu a equipe visitante uma condição de pressão sob o Florianópolis, principalmente porque Jardel errou muitos saques, perdeu a paciência e mostrou muita vontade de acertar.

Bruninho foi o melhor jogador da partida e falou que a vitória foi es-sencial para ganhar ritmo para as quartas de final. Ele acusou ter sentido o jogo mais rápido , pois veio de contusão,tendo ficado três semanas parado. “Sei que sou chato, mas incomodo o grupo, todas as partidas serão disputadíssimas, não existe favorito”, disse a reportagem da TV Esporte Interativo.

O Montes Claros vai encarar o Minas nos Playoffs. Florianópolis pega o Vôlei Futuro, sendo duas grandes favoritas, será Bruninho x Ricardinho, imperdível! Sesi X Campinas e Cruzeiro X Pinheiros fecham a fase quartas de final.

não paSSei na peneirada Centenas de adolescentes par-

ticiparam da peneirada do Guarani, outros clubes também farão as seletivas deles. A grande maioria não passou ou irá passar. Normal!

A normalidade se explica por dois motivos claros. O primeiro pelo jogador, que as vezes não se prepara o suficiente e não acredita nele mesmo. Terminou 2010, as férias chegaram e nem peladinhas no cam-pinho do bairro eles participavam. As atividades nos clubes sociais sempre colaboram muito, mas também estiveram paradas nas festividades de final de ano. Quem quer uma oportunidade deve estar sempre preparado, essa é a lição primeira.

O segundo motivo é não ser o perfil exato para o treinador. Opinião válida é do observador. Eu sei da capacidade de muitos garotos que estiveram na seletiva do Guarani, com um histórico campeão. Jogador de alta qualidade técnica e bom de grupo, mas o treinador já pode ter um da confiança dele para a mesma posição, o jeito é buscar outro time, não tem como ser diferente.

Não passar em uma peneirada não é motivo para ninguém de-sanimar. Isso acontece com uma enormidade de grandes jogadores. Cafu talvez seja o rei de reprovação em seletivas e nem por isso desistiu,

é hoje um ídolo, um dos maiores da história do futebol brasileiro.

parece Brincadeira maiS não é

A frase repedida várias vezes pelo saudoso amigo de rádio Rogé-rio Gomes ilustra bem as medidas de segurança na Arena do Jacaré, foram proibidos os guarda-chuvas. Em breve será proibido de gritar, vibrar e comemorar. São muitas imposições sobre o torcedor que a cada dia mais deixa o estádio para ficar na frente da televisão. E isso mostra porque tanta polêmica para a escolha do canal a transmitir o Campeonato Brasileiro.

anTidopinGForam plantadas umas noticias

de doping no time do Barcelona e dez jogadores fizeram os exames. A notí-cia foi lançada em uma rádio de que haveria essa suspeita. Felizmente para o esporte, nada foi encontrado. Essa pode ser a explicação para o futebol fora do comum jogado pelo Messi.

SUB 17Hoje a Seleção Brasileira entra

em campo às 22h10min para en-frentar o Paraguai. É uma grande oportunidade para ver nossos candidatos a craque.

Neste final de semana será aberto ás 9hs na Sede Campestre do Divinópolis Clube a Copa Titular Marcas e Patentes de Peteca do Divinópolis Clube. O evento irá reunir 60 atletas adeptos da modalidade, atletas estes associados do Divinópolis Clube, AABB e também EOC.

De acordo com coordenador do evento, Jozimar Oliveira, a meta de atletas inscritos já foi alcançada , o sorteio dos trios e dos grupos também já foi feito nesta sexta, a expectativa agora fica para a abertura oficial do evento, que contará com a pre-sença da diretoria e também convidados especiais.

O evento que será aberto amanhã, tem a divisão de seus participantes em duas classes, sendo a Classe A , atletas que tem mais experiência na modalidade e a Classe B para os iniciantes. Mateus Levi, coordenador do

evento, afirma que a competição está transcorrendo de acordo com o planejamento traçado pelo clube, ao todo serão 66 partidas dentro da competição, os atletas foram divididos nas duas classes, em trios, assim,

formando 10 equipes em cada classe, formando então, duas chaves por classe que irão se cruzar na segunda fase.

Ainda na Sede Campestre do Divinópolis Clube, serão realiza-das neste final de semana, cinco

partidas válidas pelo Campeo-nato de Futsal das Categorias Adulto e Veteranos. Será a 4ª ro-dada da competição, que neste meio de semana devido a chuva acabou sendo prejudicada.

Matéria: Departamento de Futebol e Peteca

Título: Final de semana com muito esporte

Release:

Divinópolis, 18 de Março,

Neste final de semana será aberto ás 9hs na Sede Campestre do Divinópolis Clube a Copa

Titular Marcas e Patentes de Peteca do Divinópolis Clube. O evento irá reunir 60 atletas

adeptos da modalidades, atletas estes associados do Divinópolis Clube, AABB e também EOC.

De acordo com Coordenador do evento, Jozimar Oliveira, a meta de atletas inscritos já foi

alcançada , o sorteio dos trios e dos grupos também já foi feito nesta sexta, a expectativa agoa

fica para a abertura oficial do evento, que contará com a presença da Diretoria e também

convidados especiais.

O evento que será aberto amanha, tem a divisão de seus participantes em duas classes, sendo

a Classe A , atletas que tem mais experiência na modalidade e a Classe B para os iniciantes,

Mateus Levi, coordenador do evento, afirma que a competição esta transcorrendo de acordo

com o planejamento traçado pelo clube, ao todo serão 66 partidas dentro da competição, os

atletas foram divididos nas duas classes, em trios, assim, formando 10 equipes em cada Classe,

formando então, duas chaves por classe que irão se cruzar na segunda fase.

Ainda na Sede Campestre do Divinópolis Clube, será realizado neste final de semana, cinco

partidas válidas pelo Campeonato de Futsal das Categorias Adulto e Veteranos. Será a ª rodada

da competição, que neste meio de semana devido a chuva acabou sendo prejudicada. Veja

abaixo os jogos do final de semana:

4ª Rodada Folga : Veteranos: Cedro Seguros / Col.Universitário / Jr Oxigênio

Categoria Dia Horário Equipe x Equipe

Adulto 19/03 14:00 Divimóveis x Ponto do Cartão

Veterano 19/03 15:00 GPConline x Ajax

Adulto 19/03 16:00 Copiadora Guimarães x Papelaria e Livraria São

Marcos

Adulto 20/03 9hs Jovietx x Café dos Motoristas / Lugo

Esportes

Veteranos 20/03 10hs Toldo Flex x Rancho da Pamonha /

Waguinho Promoções

Final de semana de muito esporte no divinópolis clube

[email protected]

No trabalho tático que coman-dou na manhã desta sexta-feira, na Cidade do Galo, o técnico Dorival Júnior repetiu a equipe do último treino, apenas com uma modifi-cação: a entrada de Renan Oliveira no lugar de Mancini.

O time treinou com Renan Ribeiro; Jackson, Réver, Leonardo Silva e Eron; Richarlyson, Toró, Renan Oliveira e Wesley; Jobson e Ricardo Bueno.

O treinamento foi o penúltimo antes do jogo contra o Villa Nova, às 16h deste domingo, na Arena do Jacaré, pela 7ª rodada do Cam-peonato Mineiro. Hoje o treino será às 10h.

Apesar da assessoria de im-

prensa do Atlético não confir-mar, o presidente Alexandre Kalil viajou com destino à Ucrânia. O primeiro alvo do dirigente é o atacante Guilherme, ex-Cruzeiro. Kalil vai tentar a liberação junto ao Dínamo de Kiev. Outros nomes podem ser tentados, como, por exemplo, Marcelo Moreno, tam-bém ex-Cruzeiro e atualmente no Shakhtar Donetsk.

Questionado nesta sexta-feira se sabia do destino do presidente, o técnico Dorival Júnior, na brin-cadeira, disse que Kalil não deve satisfação a ele. “Costumo res-peitar a hierarquia. Eu que tenho que dar satisfação para ele, e não ele a mim.”

Galo treina hoje e pode ter mudanças

O embalado time do Cruzeiro joga hoje contra o lanterna Funorte

Enquanto o time titular ouvia as orientações do treinador alvinegro na atividade tática, o restante do elenco participou de um treino físico. As novidades ficaram por contra do lateral-direito Patric e do atacante Jheimy, liberados pelo departamento médico

Bruno Cantini

O Cruzeiro está pronto para enfrentar o Funorte em jogo válido pela 7ª rodada do Campeonato Mineiro. O confronto vai acontecer neste sábado, às 16hs, na Arena do Jacaré. O time celeste vem emba-lado após aplicar duas goleadas seguidas, uma pelo Estadual, 7 x 0 sobre o Democrata-GV e a outra na Libertadores, 6 x 1 no Tolima--COL e pretende conquistar mais uma vitória para se consolidar na liderança da competição mineira.

A Raposa está no topo da tábua de classificação do torneio, com 16 pontos e ostenta o melhor ataque do campeonato com 18 gols marcados e a defesa menos vazada, tendo sofrido apenas cin-co tentos em sete jogos, saldo de 13 e média de 2,57 gols pró e 0,71 contra. A Raposa conquistou cinco

vitórias, um empate e teve um revés, aproveitamento de 76,19%.

O Funorte ocupa o outro ex-tremo da tabela e é o lanterna da competição estadual. O time de Montes Claros somou dois pontos em seis partidas e ainda não con-seguiu vencer no Mineiro, foram dois empates e quatro derrotas, seu aproveitamento na disputa é de 11,11%.

Este será o primeiro duelo tra-vado entre Cruzeiro e Funorte. No entanto, a Raposa possui excelente retrospecto contra times da cidade de Montes Claros. Em 21 jogos contra equipes locais, o clube cinco estrelas venceu 14, empatou quatro e perdeu três, aplicação de 73, 01%. O Cruzeiro balançou as redes 40 vezes e foi vazado apenas oito, saldo de 32 tentos.

Convocado pelo técnico Mano Menezes, Henrique seguirá para Londres, na Inglaterra, na próxima quarta-feira, para se juntar ao elenco brasileiro

Washington Alves/VIPCOMM

Page 20: Gazeta do Oeste - Edição 1547

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 19/03/11 a 21/03/1120 claSSiFicadoS

O MELHOR IMÓVEL ESTÁ NA CIDADEwww.locadoracidade.com.br

dedetizadora e

desentupidora

divirederua minas Gerais, 31 - Tel: (37) 3216.3335 / 32162007

Dias 09 e 10 de AbrilLocal: Faculdade Pitágoras

Informações e inscrições: www.g37.com.br/curso

Módulo 1:

Módulo 2: (4 horas)

Módulo 3: (4 horas)

Módulo 4:(4 horas)

(4 horas)

• Serviços de Marketing e Comunicação Digitais

• Publicidade Digital: Mídia Online

• Comunicação em Mídias Sociais

Mercado da Comunicação Digital

Marketing, Comunicação Digital

e Novas Mídias

Tarcízio Silva ( )@tarushijio Marcel Ayres ( ) @marcelayres

REALIZAÇÃO APOIO

FACILITADORES

GazetaDO OESTE

A proposta do curso é apresentar aos profissionais do mercado do centro-oeste mineiro os conceitos do Marketing, Comunicação Digital e Novas Mídias. Um novo campo de trabalho que vem crescendo e ocupando posição de destaque junto às instituições. O curso permitirá um entendimento inicial e operacional para compreensão das possibilidades e fomento do mercado.

Curso

inédito no

Centro-Oeste

mineiro

[email protected]

Page 21: Gazeta do Oeste - Edição 1547

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 19/03/11 a 21/03/11 21claSSiFicadoS

Reco

rte es

te an

úncio

e ga

nhe 3

0% de

de

scon

to em

noss

os se

rviço

s

Av. Paraná, 135 - Centro - Divinópolis - MG - Tel.: (37) 3221.3958

* Cortes Masculino, Feminino e Infantil

* Depilação Decorada* Escova Orgânica* Chapa* Unhas Artísticas* Coloração* Designer em Sobrancelha* Blindagem* Spa dos Pés* Penteados* Mechas e Balaiagem* Hidratação Instantânea

Page 22: Gazeta do Oeste - Edição 1547

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 19/03/11 a 21/03/1122 claSSiFicadoS

VENHa faZER PaRTE Da Nossa EQUiPE!• MOTORISTA - Com habilitação D ou E. • COBRADOR (A)• COBRADOR (a) PORTADOR DE NECESSIDADE ESPECIAIS• GERENTE FINANCEIRO OU FINANCEIRO • MECÂNICO OU APRENDIZ DE MECÂNICO

OFERECEMOS: Ticket alimentação, Plano de saúde familiar, Transporte gratuito

Inscrições feitas na Empresa de segunda a sexta-feira de 08:30 as 17:00, pelo SINE toda terça-feira de 08:00hs às 11:00hs e no site da empresa: www.trancid.com.br

Passe o verão em forma e com boa saúde.AcAdemiA No Limit: a sua segunda casa.

Venha você também fazer parte dessa família. Ótimo ambiente, localização privilegiada, com o atendimento e a atenção que você merece.

Conquiste o corpo que você sempre sonhou.O nosso prazer é a sua satisfação.

AcAdemiA No Limit: a boa forma agora sem limites!

Av. Tiradentes, 88 - Centro

Carmo do Cajuru / MG - (37) 9937.4021

Page 23: Gazeta do Oeste - Edição 1547

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 19/03/11 a 21/03/11 23claSSiFicadoS

EDiTal DE CoNVoCação

Assembleia Geral Ordinária

A COOPERATIVA DE PRODUTORES DE CACHAÇA DE ALAMBIQUE DA REGIÃO CENTRO OESTE DE MINAS GERAIS – CENTRO OESTE CACHAÇA, inscrita sob CNPJ nº 06.106.754/0001-07, convoca seus cooperados para sua assembleia geral ordinária que será realizada no dia 31 de março de 2011, as 08h00min, a primeira convocação tendo presença de 2/3 do número de associados em condição de votar, as 9h00min segunda convocação tendo a presença de ½ (metade) e mais 1 dos associados, as 10h00min terceira convocação tendo presença de no mínimo 10 (dez) associados, em terceira e última convocação, que será realizada na rua Engenheiro Benjamim de Oliveira, nº 144 – A Bairro Esplanada, Divinópolis MG, onde estarão em pauta os seguintes assuntos:

1) prestação de contas dos órgãos de administração, acompanhada de parecer de conselho fiscal, compreendendo:a) relatório da gestão;b) balanço patrimonial;c) demonstrativo das sobras apuradas ou das perdas decorrentes da insuficiência das contribuições para cobertura das despesas da centro oeste cachaça, em exercício;d) parecer do conselho fiscal; ee) plano de atividade da centro oeste cachaça para o exercício seguinte.2) destinação das sobras apuradas ou do rateio das perdas decorrentes da insuficiência das contribuições para cobertura das despesas da centro oeste cachaça, deduzindo-se, no primeiro caso, as parcelas para os fundos obrigatórios;3) eleição e posse dos componentes do conselho fiscal;4) fixação do valor dos honorários para os componentes da diretoria executiva, bem como o da cédula de presença para os membros do con-selho de administração e do conselho fiscal, pelo comparecimento as respectivas reuniões, de acordo com a capacidade econômico-financeiro da centro oeste cachaça;5) outros assuntos de interesse social.

Luz, Minas Gerais, 17 de março de 2011.

Camilo de Lelis Andre de Melo

Page 24: Gazeta do Oeste - Edição 1547

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 19/03/11 a 21/03/1124 Geral