gazeta do oeste

16
Gazeta DO OESTE DIVINÓPOLIS•MG | SÁBADO E DOMINGO, 11 E 12 DE FEVEREIRO DE 2012 | ANO XIX | N.º 1.761 | R$ 2,50 Nesta edição O grande condomínio Industrial, Projeto Primavera, que abrange uma área de 110 mil m2 no Distrito Industrial Jovelino Rabelo, já terminou as obras de terraplanagem e já inicia as de drenagem pluvial. O prefeito Vladimir (PSDB) esteve, ontem (10), no local acompanhado do empresário Romeu Scariolli, que apresentou todo o projeto, que promete geração de emprego e renda para ao município. PÁGINA 03 Vladimir visita obras do empreendimento industrial de Romeu Scariolli Vladimir visita obras do empreendimento industrial de Romeu Scariolli Semmapu fiscaliza toureiros e a venda de hortifrutigranjeiros nas ruas Condutores têm mais atenção às faixas de pedestres Bandidos se embaralham em tentativa de assalto PÁGINA 05 PÁGINA 05 PÁGINA 13 Vinícius Soares Flaviane Oliveira Marina de Morais Kauã desde cedo se preo- cupa com o meio ambiente e ao saber do concurso da Xuxa para participar da gra- vação do 12° DVD Só Para Baixinhos, se empolgou e gravou um vídeo sobre a camada de ozônio. O resultado foi positivo, ele foi escolhido pelo júri em primeiro lugar. PÁGINA 12 Durante o período de Carnaval, a procura por rios, lagos e cachoeiras aumenta. O mesmo ocor- re na região do Lago das Roseiras e muitas pessoas aproveitam para usar em- barcações como Jet Ski. O Corpo de Bombeiros realiza prevenções aquáticas e a Marinha visita a cidade para conhecer a demanda de fiscalizações. PÁGINA 07 Marinha Brasileira conhece demandas de fiscalizações aquáticas em Divinópolis Divinopolitano de 5 anos participa de gravação do DVD da Xuxa Crimes e fraudes virtuais são recorrentes PÁGINA 13

Upload: portal-g37

Post on 10-Mar-2016

235 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

edição 1761

TRANSCRIPT

Page 1: Gazeta do Oeste

GazetaDO OESTE

DIVINÓPOLIS•MG | sábado e domingo, 11 e 12 de fevereiro de 2012 | ANO XIX | N.º 1.761 | r$ 2,50

Nesta edição

O grande condomínio Industrial, Projeto Primavera, que abrange uma área de 110 mil m2 no Distrito Industrial Jovelino Rabelo, já terminou as obras de terraplanagem e já inicia as de drenagem pluvial. O prefeito Vladimir (PSDB) esteve, ontem (10), no local acompanhado do empresário Romeu Scariolli, que apresentou todo o projeto, que promete geração de emprego e renda para ao município. Página 03

Vladimir visita obras do empreendimento industrial de Romeu Scariolli

Vladimir visita obras do empreendimento industrial de Romeu Scariolli

Semmapu fiscaliza toureiros e a venda de hortifrutigranjeiros nas ruas

Condutores têm mais atenção às faixas de pedestres

Bandidos se embaralham em tentativa de assalto

Página 05 Página 05 Página 13

Vinícius SoaresFlaviane Oliveira Marina de Morais

Kauã desde cedo se preo-cupa com o meio ambiente e ao saber do concurso da

Xuxa para participar da gra-vação do 12° DVD Só Para Baixinhos, se empolgou e gravou um vídeo sobre

a camada de ozônio. O resultado foi positivo, ele foi escolhido pelo júri em

primeiro lugar.Página 12

Durante o período de Carnaval, a procura por rios, lagos e cachoeiras

aumenta. O mesmo ocor-re na região do Lago das

Roseiras e muitas pessoas aproveitam para usar em-barcações como Jet Ski. O

Corpo de Bombeiros realiza prevenções aquáticas e a

Marinha visita a cidade para conhecer a demanda de

fiscalizações.Página 07

Marinha Brasileira conhece

demandas de fiscalizações aquáticas em

Divinópolis

Divinopolitanode 5 anos

participa de gravação do DVD da Xuxa

Crimes e fraudes virtuais são recorrentes

Página 13

Page 2: Gazeta do Oeste

:: gaZeTa do oesTe :: DIVINÓPOLIS - SÁBADO E DOMINGO, 11 E 12/02/201202 PoLÍTiCa

Sabe quando você tem certeza que está realmente ficando velho? Um bom indicativo é se assustar com notícias de produtos que fazem parte da nossa infância e juventude estão fora do mercado. Eu sou de uma época em que a gente fazia algumas fotos (na nossa época a gente falava tirar retrato), deixava o filme no Foto Minas, que mandava o material para BH, e esperava, no mínimo, uma semana para que as fotos chegassem. E quando a gente abria desesperadamente o envelope descobria que, do filme de 35 poses, um monte de foto não tinha ficado legal. Bem, hoje você já vê na hora o resultado.

Mas por que estou falando disso? É porque uma notícia que circulou ontem me fez refletir sobre essa época. A Kodak deixará o negócio de câmeras - incluindo as digitais - ainda no primeiro semestre de 2012. O objetivo da em-presa é se concentrar em negócios de impressão de fotos para o consumidor. A empresa, que chegou a ter 70 mil empregados, contabilizava 18,8 mil no fim de 2010. A companhia, que inventou a fotografia digital em 1975, acabou sendo vítima da transição do mercado do filme para as câmeras digitais. A avaliação de especialistas é de que a companhia, que praticamente dominava o mercado analógico, falhou ao não perceber que o domínio das câmeras di-gitais havia chegado para ficar. A concorrência acabou por suplantar a Kodak usando a arma que ela mesma havia desenvolvido. À medida que o mercado evoluiu, e equipamentos como o telefone celular passaram a tirar o mercado das câmeras mais baratas, a marca perdeu terreno.

O engraçado é conversar com crianças de até 10, 12 anos. Eles nem fazem ideia do que é fotografia analógica. Laboratório de revelação então é coisa de museu. O mundo está evoluindo muito rápido.

evandro Araújo

[email protected]

Tirar reTraTos

reConeHCimenToE já que esta coluna hoje começa

de forma saudosista, faço aqui um registro importante. No dia 31 de maio deste ano será o décimo ani-versário da morte do ex-vereador Celso Aquino Ribeiro. Merecedor de muitas homenagens, Celso tem seu nome registrado na história mineira e brasileira de luta pela liberdade.

bom aPeTiTeE anote na sua agenda. A partir

do dia 24 de fevereiro, o Chef’s estará aberto a partir das 18 horas. Além da qualidade que transformaram o Chef’s no mais importante e bem fre-quentado restaurante de Divinópolis hoje, Paulo Jack e o Chef ‘Kubbu’ preparam um cardápio especial para o período noturno, recheado de saladas especais, salmão, bacalhau e outras especialidades. A gente se encontra por lá.

ComÉrCioO comércio de Divinópolis deve

manter as tendências do mercado e a inadimplência do consumidor deve recuar 0,4% em janeiro em relação ao mês anterior. Na compa-ração anual, entretanto, deve haver crescimento de 16.6%. O principal fator para a redução no indicador foi a utilização do 13º salário para o pagamento de dívidas, segundo a Serasa. Desde o terceiro trimestre de 2011, o consumidor mais endi-vidado vem priorizando quitar suas despesas. Além do abono de final de ano, a redução dos juros e da inflação ajudaram a dar um fôlego no orçamento familiar, segundo os economistas da Serasa.

Jogando no TrabaLHoComo você deve saber, tem um

monte de ‘apaixonado por informá-tica’ reunidos no Campus Party, em São Paulo. E lá eles confirmaram algo que todos nós sabemos. O brasileiro joga muito no trabalho. Certamente você já matou um pou-

quinho de trabalho diante da tela de Paciência. Mas o jogo mais apreciado no trabalho nas últimas semanas tem sido o “Dilma Adventures”, pri-meiro jogo político do Brasil. Criado duas semanas antes da campanha de 2010 que levou Dilma à Presi-dência. Os fabricantes registraram os períodos em que “Dilma Adventu-res” era mais jogado e constatou que o número de jogadores aumentava pela manhã, no início do expediente, e antes do almoço. Para os próximos jogos, os desenvolvedores estão até pensando em ajustes para evitar pro-blemas com o chefe. Uma boa ideia seria um botão de pânico. Quando o chefe chegar, o cara aperta, e aparece uma tela de Excel.

Para desConTrairEssa eu recebi esta semana por

email e achei sensacional. São os 10 mandamentos adotados pelos médicos do SUS. Confira.

1 - Se você não sabe o que tem, dá VOLTAREN;

2 - Se você não entende o que viu, dá BENZETACIL;

3 - Apertou a barriga e fez ‘ah-hnnn’, dá BUSCOPAN;

4 - Caiu e passou mal, dá GAR-DENAL;

5 - Tá com uma dor bem grando-na? Dá DIPIRONA;

6 - Se você não sabe o que é bom, dá DECADRON;

7 - Vomitou tudo o que ingeriu, dá PLASIL;

8 - Se a pressão subiu, dá CAP-TOPRIL;

9 - Se a pressão deu mais uma grande subida, dá FUROSEMIDA!

10 - Chegou morrendo de choro, ponha no SORO.

...e mais... Arritmia doidona, dá AMIODARONA...

Pelo não, pelo sim, dá ROCE-FIN.

...e SE NADA DER CERTO, NÃO TEM NEUROSE...

...DIGA QUE É SÓ ESSA NOVA VIROSE!!!

O plenário do Supremo Tri-bunal Federal (STF) decidiu na última quinta-feira (9) que, a partir de agora, o Ministério Pú-blico pode denunciar o agressor nos casos de violência doméstica contra a mulher, mesmo que a mulher não apresente queixa contra quem a agrediu.

A Lei Maria da Penha protege mulheres contra a violência do-méstica e torna mais rigorosa a punição aos agressores. De acor-do com norma original, sancio-nada em 2006, o agressor só era processado se a mulher agredida fizesse uma queixa formal.

Até a decisão desta quinta, a Lei Maria da Penha permitia inclusive que a queixa feita pela mulher agredida fosse retirada. A partir de agora, o Ministério Público pode abrir a ação após a apresentação da queixa, o que garante sua continuidade.

Considerando que cada ci-dade, estado ou região do país tem sua realidade, a delegada de Mulheres de Divinópolis, Maria

Gorete Rios, avaliou que toda lei tem seus pontos positivos e também os negativos, e neste caso da lei Maria da Penha, os pontos positivos são maiores que os negativos do ponto de vista da autoridade. “Hoje é re-corrente o número de mulheres que voltam atrás com relação a queixa e acabam sendo vítimas de agressão novamente. Ante-riormente a votação do STF a mulher já estava acometida a desistência da representação somente em juízo. E vejo que esta situação de voltar atrás em sua decisão que implicaria em outras formas de violência, até ao ponto das tentativas de ho-micídio”, pontuou Gorete.

Em contrapartida a delegada analisa que ao mesmo tempo as novas regras da Lei Maria da Penha, também podem ter seu lado negativo, uma vez que a ‘mulher vítima’ tenha o controle de denunciar o se agressor, com as marcas das lesões corporais reveladas através do corpo de delito, para a delegada os méto-dos da investigação seriam bem mais fáceis. “Há casos em que

a mulher agredida não compa-reça a delegacia para registrar a queixa, porem a queixa seja feita pelo Disque Denúncia, a notícia vem desacompanhadas de argumentos de forma que a polícia fica impossibilitada de agir imediatamente. Sem a denúncia da mulher o tramite é mais demorado e burocrático até que encontremos a vítima, então acho que este é o maior ponto negativo do qual fez com que o ministro Cézar Peluso tenha se preocupado ao votar contra” explicou a delegada.

INIBIÇÃOA votação vencida por 10

votos a 1 do qual contou com o voto contra do presidente do Supremo, ministro Cezar Peluso, ao ponderar sobre as consequ-ências da atuação do Estado nos casos de violência contras as mulheres. Para ele, essa mudan-ça de interpretação na lei pode inibir a representação de queixas por parte da mulher.

Sobre este contexto anali-sado pelo ministro, a delegada Maria Gorete lembrou ainda que

há muitas mulheres no Brasil que não tem a intenção de se separar do marido, mesmo so-frendo agressões constantemen-te, “è claro que a violência deve ser coibida, mas são muitos os aspectos que envolvem um rela-cionamento, pois tem mulheres que não tem a menor condição psicológica, social ou financeira de se separar”, acrescentou.

Todavia, a aprovação das novas regras para a Lei Maria da Penha, faz com que as delegacias já abram inquérito policial de imediato. Vale ressaltar que a pessoa que denunciar calunio-samente a outra sabendo que o mesmo é inocente irá responder processo por denunciação calu-niosa (artigo 339 Código Penal), por isso é importante verificar a veracidade da denuncia. A de-legada de mulheres reforça que as ‘mulheres vítimas’ continuem indo até as delegacias e denun-ciando seus agressores para dar mais celeridade ao processo investigativo.

Com colaboração de Paulo Reis

O presidente do Legislativo Municipal Anderson Saleme (PR) publicou na última quinta-feira (9) portaria nomeando os mem-

bros das Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Divinó-polis, para o ano de 2012.

As comissões permanentes

são compostas por três vereado-res efetivo e três suplentes. Após nomeadas, de acordo com o Regimento Interno, as comissões

deverão se reunir sob convocação e presidência do mais idoso de seus membros, para eleger o seu Presidente e escolher o Secretário.

EFETIVOSAntonio Lisboa PaduanoPaulo César dos Santos

Beto Machado

SUPLENTESMilton Donizete

Edmar RodriguesRoberto Bento

EFETIVOSPaulo César

Rodyson do Zé MiltonEdson Sousa

SUPLENTESGeraldinho da Saúde

Hilton AguiarHeloísa Cerri

EFETIVOSHilton de Aguiar

Rodyson do Zé MiltonMilton Donizete

SUPLENTESBeto MachadoRoberto BentoAdair Otaviano

EFETIVOSGeraldinho da Saúde

Edmar RodriguesHeloísa Cerri

SUPLENTESRodyson do Zé Milton

Paulo CésarEdson Sousa

EFETIVOSEdmar Rodrigues

Roberto BentoGeraldinho da Saúde

SUPLENTESAntonio Paduano

Milton Donizete da SilvaEdson Sousa

EFETIVOSAdair Otaviano

Rodyson do Zé MiltonMilton Donizete

SUPLENTESAntonio Paduano

Geraldinho da SaúdeEdmar Rodrigues

EFETIVOSHilton de Aguiar

GeraldinhoAntonio Paduano

SUPLENTESPaulo César

Adair OtavianoHeloísa Cerri

COMISSÃO DE JUSTIÇA, LEGISLAÇÃO E REDAÇÃO

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZER

COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

COMISSÃO DE SAÚDE, MEIO AMBIENTE E CIÊNCIA

COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, INFRAESTRUTURA,

SERVIÇOS URBANOS E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

COMISSÃO DE PARTICIPAÇÃO POPULAR

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E DEFESA SOCIAL

Câmara nomeia vereadores membros das Comissões permanentes

sTf decidiu que Lei maria da Penha vale mesmo sem queixa da agredidaDelegada de mulheres avalia pontos positivos e negativos na lei

LiZiane [email protected]

Novas regras na Lei Maria da penha foram aprovadas por 10 votos a 1 contrário do ministro presidente do STF, Cezar Peluso

A delegada de mulheres reforça que as ‘mulheres vítimas’ continuem indo até as delegacias e denunciando seus agressores

Page 3: Gazeta do Oeste

:: gaZeTa do oesTe :: DIVINÓPOLIS - SÁBADO E DOMINGO, 11 E 12/02/2012 03PoLÍTiCa

O prefeito Vladimir Azevedo (PSDB) esteve, ontem (10), em visita à área, que irá receber o grande condomínio industrial, “Projeto Primavera”, do empre-sário Romeu Scariolli. O terreno que abrange uma área de 110 mil m2 no Centro Industrial Jovelino Rabelo já teve concluida a ter-raplanagem e inicia as obras de drenagem pluvial. O empresário Scariolli fez o convite ao prefeito para apresentar o andamento da obra, mas preferiu o sigilo sobre detalhes do empreendimento, que promete geração de grande número de empregos e renda para Divinópolis.

O empresário Romeu Scariolli destacou se sentir muito honrado com a visita do prefeito no mo-mento que está sendo finalizada a terraplanagem, que é a primeira etapa de qualquer obra. Sobre quais empresas irão se instalar no local, Romeu preferiu mais uma vez guardar sigilo alegando que ainda está em fase de definição, já que o projeto está em curso, mas sujeito a ajustes, que não estão finalizados. “Vivemos em um mundo muito dinâmico e em termos de atividades indus-triais, o que era viável seis meses atrás, hoje já não pode ser mais. A implantação de qualquer novo empreendimento deve ser segui-da de estudos muito mais abran-gentes e que não contemplem só a realidade do nosso entorno. Ao contrário disso, temos que estar

entendendo o que está aconte-cendo na Europa, na América, etc.”, justificou.

Questionado se para o Cente-nário de Divinópolis, a população poderia esperar algum presente, Romeu Scariolli disse que em ter-mos de obras sim. “Ao término da terraplanagem estamos inician-do, até em fase bem adiantada, as obras de drenagem pluvial, que irão demandar mais três ou quatro meses. E em algum mo-mento daqui até o Centenário nós vamos começar outras obras, en-tão estaremos gerando emprego ainda, que não seja os empregos fixos, quando estivermos na fase operacional”, declarou.

Sobre a geração de empregos, Romeu pediu a compreensão da imprensa por não ter claramente os números definidos. “Até por uma questão de estilo eu tenho a preocupação de falar uma coisa e não estar entregando aquilo que exatamente eu falei”, declarou. O empresário ainda guardou segredo sobre o valor que será investido no Projeto, mas ressal-tou que assim que tiver acertado todas as questões irá anunciar de forma transparente.

TermOTelasA reportagem questionou ao

empresário se realmente a pri-meira empresa a ser instalada no condomínio seria a Termotelas, informação repassada a Gaze-ta pelo secretário adjunto José Elísio. Em resposta Romeu disse que não. “Como tem um diretor da nossa empresa participando

do processo de implantação se fez uma referência, mas não é a Termotelas necessariamente um empreendimento, que venha para cá”, declarou.

Questionado que a informa-ção foi repassada pelo secretário, o empresário disse que por isso que é preciso ter cuidado. “É por isso que temos que ter muito cui-dado de dar a informação quando as coisas têm um determinado dinamismo. Eu podia ter feito esse empreendimento em outro lugar poderia ter feito aqui, mas tivemos que acelerar em outro. Agora a dúvida é em atendimento ao primeiro programa de expan-são vale a pena manter no lugar ou trazer para cá? Não resolvi isso, então pode ser ou não. Não vou sinalizar nada, que eu não possa entregar depois”, disse.

Sobre a previsão de conclusão da obra, Romeu declarou que o empreendimento da envergadura do Projeto Primavera não se esgo-ta nunca. “Uma empresa é um ser vivo, que tem que estar recebendo todo carinho e investimento. Nós podemos falar em primeira etapa porque daí para frente é a própria vida da empresa que define, mas uma empresa de característica industrial o dia, que ela para de investir começa a descer a escala da própria sobrevivência”, decla-rou. Apesar de não precisar data, Romeu disse que a referência é que o projeto esteja consolidado até o final de 2013.

execuTIvO O prefeito Vladimir destacou

que vem desenhando junto com Romeu Scariolli esse empreendi-mento há alguns anos e ressaltou que na área de desenvolvimento econômico há uma grande mo-bilização do capital local, mas também de grandes investimen-tos. “Aqui é prova daqueles que colocam que faltam investimen-tos: está aqui o tamanho de uma planta como essa. Pelos platôs, pela densidade da parte pluvial dá para ter noção do empreendi-mento que será colocado aqui”, ressaltou o prefeito.

O prefeito disse ainda que o empreendimento deverá superar em muitas dezenas de milhões de reais, sendo que devem ser colo-cadas no local três plantas, sendo duas complementares e uma distinta. Além disso, destacou que será um investimento que irá com certeza ter “uma grande oportunidade na nova ordem da economia brasileira muita ligada a segmentos de petróleo e área de fundidos”.

Além disso, o chefe do Exe-cutivo Municipal destacou ser a primeira vez que visitou o Projeto e foi possível perceber o benefício das obras de acesso, que trazem melhorias para toda região do Centro Industrial, bairros Icaraí, Candidés, Industrial. “Vale dizer que Romeu Scariolli é uma grande divinopolitano, que foi presidente do BDMG, grande investidor, empresário, mineiro e brasileiro e que volta com esse grande investimento, que é também um presente para nós no centenário”, finalizou o prefeito.

A “Operação Pare e Siga”, que está cotada para ser instalada na saída do Centro Industrial de Divinópolis mais uma vez foi alvo de reunião entre a Prefeitura de Divinópolis, Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (SETOP) e a Concessionária Nas-centes das Gerais. A previsão é que a Operação Pare Siga esteja em operação, em março. Tam-bém nessa semana foi realizada reunião entre a CEMIG, COPASA e Prefeitura para tratar da obra de duplicação da MG -050 em dois trechos, que abrangem o contorno rodoviário de Divinópolis.

A respeito do “Pare e Siga”, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Resende, destacou que como resultado da reunião que a SETOP notificou a Concessionária Nascentes das Gerais autorizando a mesma a realizar a operação. “O objetivo foi verificar como iremos proceder, a Prefeitura vai participar com a Guarda Municipal e a Polícia Militar Rodoviária irá ajudar nos primeiros 15 dias da operação até que ela se concretize”, disse.

O secretário ressaltou que a Concessionária Nascentes das Gerais “está batendo o pé” que o melhor seria colocar o semáforo no local e a Prefeitura concorda, no entanto não existe dentro do DER/MG nenhuma rodovia do Governo do Estado, que tenha semáforo. “Estamos verificando a possibilidade do DER abrir uma exceção para colocar um semáforo ali para atender o Distrito Indus-trial”, declarou.

A reportagem questionou o que está faltando ser acertado para que a Operação finalmente tenha início. Em resposta, o secretário disse que após a Nascentes das Gerais ser oficializada pela SETOP autorizando a Operação, agora resta serem verificados os custos como, por exemplo, de sinaliza-ção com a instalação de placas. “Então está tendo essa questão das placas, se quem vai pagar é o Estado ou a Nascentes das Gerais, que será responsabilizada”, disse. A previsão é que na quarta-feira (14) aconteça outra reunião na ACID

entre Prefeitura, SETOP, DER e Nascentes Gerais para oficializar o dia da operação e a intenção é que a mesma seja instalada no horário de 16h30 às 18h30.

DuplIcaÇÃOO secretário destacou também

que tendo em vista as obras de du-plicação do trecho 2 e 3 do contor-no rodoviário de Divinópolis, que estão previstas para ter início em agosto, foi realizada reunião com a CEMIG e Copasa. “Como resulta-do da reunião ficou acertada entre SETOP e Nascentes das Gerais, que irão passar o projeto Execu-tivo para a Copasa e CEMIG para poder resolver as interferências, que as empresas têm junto ao anel rodoviário para que as obras sejam feitas simultaneamente”, disse.

Rodrigo destacou que como a Copasa é detentora do esgoto e da água e o projeto executivo da empresa prevê pontos de interfe-rência na rodovia sendo assim é importante que as obras tenham início para que não haja quando a duplicação já estiver pronta. “A Copasa já vai tomar ciência de qual é o projeto que a Nascentes das Gerais irá fazer no anel ro-doviário de Divinópolis para que ela confronte com o projeto dela de execução de água e esgoto na cidade para que essas obras pelo menos da passagem do anel já sejam executadas”, declarou. Já a participação da CEMIG na reunião foi para tratar da retirada dos pos-tes e outras obras de infraestrutura que estão previstas para os dois contornos que serão duplicados. O secretário explica que nesses dois trechos, a partir de agosto a Copasa irá começar a executar as obras referentes ao esgoto e água e a CEMIG com remoção de postes de iluminação.

TrechOsDe acordo com o secretário

Rodrigo o trecho I é que vai da Pon-te do Rio Pará, próxima a Usina do Gafanhoto, que no caso incluía a variante, até o Posto Bitelão; o tre-cho II do novo trevo, que vai existir próximo ao Motel Lumiere ao bairro Nossa Senhora da Concei-ção; e trecho III do trevo do Bairro Nossa Senhora da Conceição até a trincheira da rua Goiás.

O prefeito Vladimir Azevedo (PSDB) juntamente com depu-tado federal Domingos Sávio (PSDB) fizeram uma visita, na úl-tima quinta-feira (9), ao senador Aécio Neves (PSDB) em Brasília. Segundo Vladimir “o senador é um grande parceiro” e como Divi-nópolis é uma cidade estratégica no projeto do PSDB, a visita foi derivada de um convite do pró-

prio senador, com o objetivo de trocar idéias de investimentos e tratando de questões importantes a serem viabilizadas junto para a cidade.

O chefe do Executivo ressal-tou que com o encontro e esse “afinamento com o senador”, a liderança maior do PSDB, é certo que Divinópolis terá melhores notícias nos próximos dias. Ques-tionado pela reportagem se esses investimentos a serem trazidos, no caso incluem uma empresa

no setor de vidros, citada pelo de-putado Domingos Sávio em uma reportagem da Gazeta do Oeste, o prefeito disse esperar que essa seja uma das empresas a serem instaladas na cidade, mas ele adianta que outros investimentos estão sendo trabalhados, que no caso necessitam de “desenhos maiores” do governador Antônio Anastasia (PSDB) e senador Aécio Neves, sendo que isso “está sendo costurado” com apoio dos depu-tados do município.

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Resende, destacou que na próxima quarta nova reunião irá discutir Pare e Siga

Secretário de Desenvolvimento esteve reunido com SETOP, Nascentes, Copasa e CEMIG

“Pare e Siga” e duplicação em partes do contorno rodoviário do município estão em debate na Prefeitura

fLávia brandã[email protected]

Flávia Brandão

Prefeito Vladimir Azevedo e deputado Domingos Sávio visitam senador Aécio Neves em Brasília

Em visita a Aécio Neves, prefeito reivindica investimentos para DivinópolisCrisTiane maraDa Redação

Luciano Eurides

Prefeito Vladimir visitou a obra e destacou a grandiosidade do investimento, que será um presente para o Centenário

grande empreendimento de romeu scariolli já tem terraplanagem concluída

fLávia brandã[email protected]

Romeu Scariolli apresentou intervenções feitas no terreno ao Prefeito, mas guardou segredo sobre investimentos, emprego e ramos de atuação das empresas

Flávia Brandão

Page 4: Gazeta do Oeste

:: gaZeTa do oesTe :: DIVINÓPOLIS - SÁBADO E DOMINGO, 11 E 12/02/201204 oPinião

Órgão do gruPo gaZeTa do oesTe de ComuniCação LTda

FUNDADOR: Antônio Eustáquio Rodrigues Cassimiro

(1947 2004)

adminisTração, redação e gráfiCa: Rua Rio Branco, 948 - Porto Velho • Divinópolis (MG) • CEP 35.500-430

TELEFONE: (37) 3222-6322 • www.g37.com.br • [email protected]

assessores JurÍdiCosDr. Márcio F. Vaz • Dr. Mauro M. Nogueira • Dr. Breno M. de Faria

O JORNAL NÃO É SOLIDáRIO COM CONCEITOS EMITIDOS EM COLUNAS E MATÉRIAS ASSINADAS.

direTor PresidenTeFernando Marcos Rodrigues

direTor de marKeTingLeonardo Marcos Rodrigues

ediTora CHefeLiziane Ricardo

Como conceito, crime é a ação ou omissão típica, ilícita e culpável. Por-tanto, para se cometer um crime é necessária uma ação ou omissão, que seria considerada ilícita e sua culpabilidade definida pela justiça. Crimes têm sido cometidos e ações tomadas para tentar coibi-los.

Existe uma máxima popular que diz que existem casos e casos. E ao que parece essa máxima também pode ser aplicada juridicamente.

A greve da polícia baiana e agora o mesmo movimento no Rio de Janeiro, tem colocado o conceito de crime em outros patamares. Não deixa de ser crime permitir que outros crimes sejam cometidos, que o diga a centena de assassinatos na Bahia durante o período da greve. Da mesma forma pode ser considerada ação ilícita a omissão e a falta de cuidado do governo para com as políticas salarial e de carreira das corporações militares.

Um crime que chocou o Brasil, a morte da procuradora mineira e o pos-terior suicídio do marido e assassino. A história de brigas e agressões teve o final esperado, apesar das denúncias e medidas protetivas que a procuradora havia conseguido da justiça e que não surtiram efeito, como tantas vezes acontece. Recorrentes são os crimes passionais, que o Supremo Tribunal Federal procura coibir, dando poderes ao Ministério Público para abrir e man-ter investigações e processos contra agressores das esposas.

O mesmo Ministério Público que em encontro realizado em Divinópolis, procura estabelecer ações conjuntas para combater a improbidade admi-nistrativa e os crimes eleitorais. Mais um tipo de crime, um dos piores, pois fere o cerne da sociedade e acaba sendo um gerador de novas ilicitudes, face ao prejuízo social que provoca.

Em Divinópolis, durante todo o ano de 2011 foram cometidos 26 assassinatos, segundo as estatísticas oficiais. O tráfico foi o mote da grande maioria delas, alguns solucionados e outros não. Já em 2012, a cidade quase centenária, já soma 06 homícidios e o motivador maior ainda continua sendo o tráfico, arduamente combatido pelas forças policiais e pela justiça. Mas o agravante e que precisa ser melhor analisado, é a grande quantidade de menores envolvidos nestes crimes e que por sua condição cronológica, não tendo atingido 18 anos, passa por medidas sócioeducativas por no máximo três anos.

O filho que assassinou o pai no último final de semana, premeditado segundo as investigações iniciais, resume em tudo o que se pode dizer de crimes e crimes. Uma classe política que comete atos ilícitos e são investigados pelo Judiciário que ainda busca formas efetivas de combatê-lo, mas enquanto não consegue, as mazelas so-ciais provocadas geram uma insatisfação nos serviços públicos de segurança, que por sua vez comete crimes deixando de zelar pela população, que ainda vê maridos assassinarem esposas porque a Justiça não consegue ser ágil em fazer valer suas determinações nestes e nos casos em que cada vez mais, me-nores de idade valendo-se de sua impunidade penal cometem outros crimes.

E tudo acaba sobre os ombros da população, que não tem do seu lado seus representantes políticos, e que em alguns casos não consegue contar com as forças de segurança que deveriam protegê-la e acaba vendo seus maridos e filhos cometerem crimes, que às vezes são punidos outras vezes não, num círculo cruel e vicioso.

E concluímos que afinal não existe diferenciação, crimes são crimes, sejam eles quais forem ou cometidos por quem quer que seja, e que devem ser punidos de forma justa, com uma atuação firme exemplar das forças públicas.

Existem crimes e crimes?ediToriaL

“E tudo acaba sobre os ombros da população, que

não tem do seu lado seus representantes políticos,

e que em alguns casos não consegue contar com as forças de segurança que

deveriam protegê-la e acaba vendo seus maridos

e filhos cometerem crimes, que às vezes são punidos

outras vezes não, num círculo cruel e vicioso. E

concluímos que afinal não existe diferenciação, crimes são crimes, sejam eles quais

forem ou cometidos por quem quer que seja, e que

devem ser punidos de forma justa, com uma atuação

firme exemplar das forças públicas.”

Ao lembrar aos juízes que o trono de Salomão era suportado por dois leões, um de cada lado, Francis Bacon dava-lhes este conselho: sejam também leões, mas leões debaixo do trono; e procurem ser mais instruí-dos do que sutis, mais reverendos do que aclamados, mais circunspectos do que audaciosos e jamais façam oposição aos pontos da soberania. A recomendação do filósofo inglês, resistindo à névoa de quatro séculos, continua a ser a viga que sustenta o pedestal da plêiade a quem cabe o jus dicere, o ofício de interpretar leis. O pensamento vem à tona no momento em que a cúpula do Judiciário tenta contornar a polêmica que corrói suas entranhas, acirrada pela expressão da corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Eliana Calmon, de que “bandidos de toga” proliferam no País. Na esteira da querela sobre a atuação do CNJ, que culminou com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter seu poder de abrir processos contra juízes, choveram denúncias de desmandos, “vantagens eventuais”, dentre as quais, pagamentos milionários a alguns de seus quadros. O fato é que o altar da Justiça, tão admirado no passado, vem sendo abalado por sismos. Sob o exercício pleno de nossa democracia.

O desgaste do Judiciário - o ministro Cezar Peluso repele o termo crise para definir a situação - vem-se desenvolvendo na esteira do processo de institucionalização do País. A Constituição de 1988, com a pletora de direitos que abriga, oxigenou os pulmões sociais, estabeleceu polos de poder, propiciou novos ordenamentos, convergindo tais conquistas para a abertura da locução nacional. Sob o império das liberdades, o discurso ganhou densidade. Magistrados, conhecidos pela atitude de consciencioso recolhimento, entraram no ritmo da dinâmica social. A obscuridade dos anos de chumbo deu lugar à claridade. Juízes antigos, atrelados ao ditado “é difícil ensinar cavalo velho a marchar”, passaram ao convívio de colegas mais jovens, de visões abertas e dispostos a mudar o lema que adornava seu pedestal: “Juiz só fala nos autos”. Nas novas fronteiras, o entendimento passou a ser o de que o juiz tem de prestar contas à sociedade.

Sua visão deve permanecer vedada sobre matérias ainda em julga-mento, como preceitua a Lei Orgânica da Magistratura. Mas o juiz pode discorrer sobre questões decididas, já expressas nos autos ou citadas em público. Em seu amparo invoca o artigo 5.º, IV e IX, da Carta Magna, que tratam da livre manifestação do pensamento e da livre expressão da atividade intelectual. Portanto, sob o estatuto da transparência e do direito do cidadão de saber o que se passa na administração da Justiça, os magistrados ganharam ampla visibilidade na mídia.

Na Suprema Corte a locução escancarou-se pela cobertura da TV Justiça, que transmite ao vivo as sessões. A publicidade, convenhamos, acende os ânimos. Veiculado maciçamente e compartilhado com a sociedade, o pensamento dos ministros recebe palmas e críticas. Os contrários, eixo da democracia, se manifestam. E assim o halo brilhante que conferia aos magistrados a imagem de entes sagrados esmaeceu e passaram a ser vistos como pessoas comuns, passíveis de errar, e a receber um carimbo de grupos de opinião e operadores do Direito: este é intelec-tual; esse, culto e ilustrado; aquele, menos experiente, mas preparado; outro, muito técnico ou mais reservado, etc. A massa conflituosa ganha intensidade com a crítica sobre a “politização da Justiça”. Buracos abertos por inúmeros dispositivos da Constituição tiveram de ser tapados pela Alta Corte. Acionada, viu-se compelida a produzir intensa interpretação da Lei Maior, ganhando, em consequência, a pecha de interferir na esfera política. Insinuação, claro, originada em fontes congressuais.

Por último, a corrosão da imagem do Judiciário leva em conta sua complexa modelagem. Dispomos de cinco tipos de Justiça, duas comuns (estadual e federal) e três especiais (trabalhista, militar e eleitoral); e de quatro instâncias (juiz local-tribunal local, Tribunal de Justiça e Tribunal Regional Federal, Superior Tribunal de Justiça e STF; ao lado de estruturas como Ministério Público, Defensorias Públicas, Procuradorias, Polícias Civil e Militar (estaduais e federal) e Guardas Municipais. Nossa condição é sui generis no mundo, garante o desembargador José Renato Nalini, corregedor-geral do TJSP, que calcula haver mais de 50 oportunidades para se reapreciar a mesma questão. Os milhões de processos que de-sembocam nos quase cem tribunais e nas cinco Justiças incorporam, na visão de Nalini, um peculiar demandismo, responsável pelo alargamen-to de nossa litigância. Só em São Paulo entraram, em 2010, 521.534 processos, que se juntaram aos 714 mil pendentes, gerando uma taxa de congestionamento de 63,2% - relação entre o estoque de ações e o volume de casos resolvidos. Não por acaso, continua a se propagar o discurso da insegurança jurídica (entrave a investimentos), sob os passos de tartaruga de nossa Justiça.

Revendo velhas notas redigidas sobre os grandes trágicos da modernidade, entre os quais Dostoievski, Proust, Dickens, Thomas Mann, Marcel Camus, Pirandelo, Joyce, Brecht, Virginia Wolf, Ibsen, Yourcemar, Eugene O’Neil, Artur Miller, Tennesse Willians, , Kafka, Freud, Borges, Lorca, Rilke, Graciliano Ramos, João Cabral de Melo Neto,Drummond, Mário de Andrade, Clarisse Lispector, Cecília Mei-reles, Manuel Bandeira, Nelson Rodrigues, Guimarães Rosa, Murilo Rubião etc, lembro-me das palavras de um crítico (se não me engano, o Cyro Siqueira) sobre o mundo ficcional de William Faulkner, no qual é impossível viver sem perder, constantemente, a sanidade física e mental.

Pois é este o nosso mundo, independentemente das interpretações do crítico e do próprio romancista: um produto exclusivo das políticas governamentais de nosso tempo na maior parte do mundo e particu-larmente no Brasil. Às vezes fico observando as pessoas nas ruas e até me admiro de não estarem, todas, doidinhas da silva. A angústia que então me assalta quase me adoece – e tenho que forcejar muito para não perder a fé nos valores historicamente constituídos a favor da saúde física e mental dos seres humanos..

Fico pensando, por exemplo, nas pessoas mais velhas, em como elas agüentam tantas cobranças das mais jovens. Seriam culpadas pelas trapalhadas da vida social contemporânea? Penso, também, na situação quase claustrofóbica dos mais jovens, confinados em si mes-mos, sem pontos de vista e de apoio, sem perspectivas de horizontes descortináveis...: como eles aguentam segurar essa barra e recalcar tantas limitações? E as crianças de nossos dias? Sorriem na beleza e na doçura, inocentes da realidade. E os jovens, adultos e idosos que também conseguem sorrir na doçura e na beleza das coisas de graça oferecidas pela natureza, apesar dos abismos que estão fora da moldura risonha? Penso que são os heróis de nosso tempo, eles que conseguem saltar os obstáculos, atravessar ruas, trevos, rodovias, os meses e anos, sem se atropelarem, sem se estreparem. São os personagens de Dostoievski, de Faulkner, de Nelson Rodrigues.

Um sociólogo que tivesse tempo e dinheiro, paciência e talento, bem que podia levantar as causas e efeitos dessa tragédia brasileira, traçar a radiografia e apontar o diagnóstico, sabendo de antemão que toda a sangria do sofrimento é culpa exclusiva do modelo errôneo de governar os lugares e as populações. Quando penso na clamorosa situação, com base no que aprendi em anos de vida e estudos, percebo claramente que a administração pública brasileira vem errando desde o Descobrimento, e errando muito mais nos dias atuais, quando se desobriga de proteger a terra e o povo e se ocupa, de forma categórica, acintosa e desavergonhada, na fabricação dos apocalipses embutidos na corrupção que campeia de alto a baixo, no encaminhamento das medidas desleais e desonestas que atritam as convulsões do desespe-rante desemprego crônico, do favorecimento da corriola de corruptos encastelados nas salvaguardas hediondas dos três poderes maculados, medidas que resultam no deprimente quadro da crise sempre exposta e nunca resolvida. É um quadro tétrico, de filme de ação da máfia dos cleros e partidos que, de Brasília, dão ao resto do país o mau exemplo das desatinadas atitudes. Depois de saquearem a Amazônia e a própria dignidade do povo, estão agora empenhados na destruição do Rio São Francisco e do Pantanal, isso sem falar no sucateamento das ferrovias e rodovias, incentivando a cultura da criminalidade generalizada. E ainda ficam insolentes quando alguém mostra que estão nus e feios, feiosamente nus. Eles: nem preciso citar os nomes, basta ler o noticiário da imprensa: eles, mesmo engravatados, estão despudoradamente exibindo suas vergonhas. Vergonha nossa também?!

JudiCiário em ebuLiçãoLiTeraTura e soCiedade

gaudêncio Torquato

[email protected]

Lázaro Barreto

[email protected] | http://lazarobarreto.blogspot.com

Page 5: Gazeta do Oeste

:: gaZeTa do oesTe :: DIVINÓPOLIS - SÁBADO E DOMINGO, 11 E 12/02/2012 05Cidades

Participe da Rede Social >> www.fashionmix.net

6 a 10 de março e 11 a 15 de setembro

Divinópolis tem evoluído muito no quesito educação no trânsito. Cada vez mais os mo-toristas respeitam as faixas de pedestres, estacionam em locais corretos e seguem as normas de circulação corretamente. Isto porque nos últimos anos a Settrans (Secretaria de Trânsito e Transporte) realizou diversas ações educativas.

A principal ação foi “Pé na faixa, Pé no freio” que em 2011 realizou 56 palestras nas escolas, 52 ações educativas com um público de 6500 pessoas abor-dadas. No mês de fevereiro as campanhas recomeçam.

Em entrevista anterior à Ga-zeta, a educadora de trânsito Consuelo Toledo, frisou que a abordagem aos motoristas sobre o respeito à faixa de pedestre foi o principal foco e que tem surgi-do resultados. “A gente observa que o trânsito está melhorando, principalmente os motoristas estão mais conscientes e param para o pedestre. É mais difícil esta abordagem com o pedestre, a conscientização mas aos poucos eles também estão se conscien-tizando quanto ao uso da faixa”, ressalta.

Alessandra Freitas, trabalha na área central, e com frequên-cia atravessa a avenida Antônio Olímpio, local em que foram construídos os primeiros eleva-

dos com faixas vermelhas. Ela conta que no início ficava em dú-vida se podia ou não atravessar, mas hoje sente mais segurança. “No início era mais difícil, alguns motoristas não respeitavam, outros não tinham paciência. Hoje, é mais fácil, claro que a gente não pode ficar brincando de atravessar, mas eles respeitam muito mais”, conta.

Aos poucos todos estão se conscientizando, mas os pe-destres têm papel fundamental, eles devem sempre atravessar na faixa destinada aos pedestres e com freqüência se não está vindo algum veículo em alta velocidade. Para o secretário de Trânsito e Transporte Júlio Valério, a educação no trânsito

é fator primordial. “Nós não dei-xamos de fazer blitze educativas, de informação, a gente procura ter o maior cuidado para lidar com essa questão. Porque nós estamos aqui para proteger o cidadão”.

Valério enfatiza que os mo-toristas estão mais atentos às faixas e respeitando a passagem dos pedestres. “Hoje muito mais o motorista respeita a faixa de pe-destre, do que o próprio pedestre. Haja vista porque a maioria das pessoas ainda não tem o hábito de percorrer até uma faixa de pedestre para atravessar. Eles atravessam em qualquer lugar da via, e isso é errado, ele está se expondo ao perigo”, ressalta.

Como os pedestres não po-

dem ser multados, assim como os condutores, o secretário avalia que a educação no trânsito é a principal ação, para conscienti-zar todas as partes. “A ação tem que ser maciça, o ideal é que nós pudéssemos multar esses pedes-tres, mas não temos como fazer isso. Porque se as pessoas sabem que terão uma punição, elas não

cometem mais a ação. Nós esta-mos investindo maciçamente na educação. A gente tenta através da educação”. Valério pontua que em 2012 as ações serão inten-sificadas. “Nós fizemos muitas campanhas educativas, temos dado muitos cursos nas escolas, várias palestras, nós fizemos vários programas”, acrescenta.

Frequentemente em dias e horários alternados os fiscais de postura da Semmapu (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Políticas Urbanas) realizam ações no centro da cidade. O mo-tivo é coibir a venda de produtos nas ruas centrais, é comum verificar os famosos “toureiros” que vendem perfumes, cabidei-ros, bancos, artigos para unhas, controles remotos, entre outros,

Além dos toureiros, a Sem-mapu tem agido também em relação aos hortifrutigranjeiros que vendem morangos, goia-bas, abacaxis, uvas entre outros artigos nas esquinas principais da cidade.

O secretário de Meio Am-biente, Pedro Coelho explica que são feitas ações a partir de denúncias pelos fiscais da Semmapu.“A fiscalização a gen-te sabe que não tem jeito de se fazer um trabalho investigativo e evitar que os toureiros voltem às ruas. A gente faz estas fis-calizações periódicas em dias alternados, para também não

criar algo que o toureiro pode prever e agimos também através de denúncias”.

Coelho aponta que as ações têm sido mais eficazes e cada vez

apreendidos mais materiais. Ele esclarece que os produtos apre-endidos podem ser devolvidos a partir do pagamento de multas. “A gente tem apreendido muito

material, inclusive a Gazeta mostrou a quantidade de bancos e vários móveis, nós ainda temos muitos perfumes aguardando. A gente dá um prazo para que o

dono do material retire o mate-rial e pague uma multa, quando o prazo se passa e os produtos não são retirados, os que podem são doados e o resto é incinera-do”, ressalta.

Sobre o desrespeito à lei de posturas, o secretário avalia que eles na maioria das vezes vêm de outras cidades e não conhecem as leis. “O toureiro é uma profis-são que existe há muito tempo, é difícil acabar com este trabalho informal, são muitas pessoas de outras cidades que chegam aí, eles ficam praticamente dois a três dias e vão para outra cidade, por isso é difícil de combater, o fiscal tem grandes dificuldades porque muitas vezes eles não têm nem documentos. Por isso abrir um auto de infração ou um processo administrativo para pessoas que talvez nem sejam mais vistas é difícil”.

Para o secretário a Semma-pu tem agido intensamente e já diminuiu a quantidade de toureiros existentes na cidade.“A gente tem contornado muito bem, essa questão. A gente não vê essa quantidade de toureiros como via no passado. E a gente

estará utilizando cada vez mais esse tipo de serviço, com neces-sidade até de trazer mais fiscais para podermos cobrir a maior parte da cidade”, acrescenta.

hOrTIFruTIGraNJeIrOsSegundo Pedro Coelho, as

pessoas que vendem frutas e produtos rurais não são tratados como toureiros pela Semmapu. “É um assunto que envolve tam-bém a Secretaria de Agronegó-cios, envolve uma questão mais ampla. São pequenas vendas que existem em algumas esquinas. Existe um lado que atende os cidadãos e eles estão se acostu-mando com o serviço, apesar de ser informal”.

Coelho avalia que é necessá-ria uma lei para reger a questão dos comerciantes nas ruas, para não se tornar um problema fu-turo. “É necessário então criar uma normativa para que possa-mos criar uma gestão para esta questão para que futuramente a gente não tenha um embaraço maior com a quantidade de hortifrutigranjeiros que está proliferando na cidade de forma informal”, frisa.

De acordo com o secretário é necessário uma normativa para reger os hortifrutigranjeiros

Cada vez mais os motoristas respeitam a sinalização, através das ações educativas

Semmapu intensifica ações contra toureirosHortifrutigranjeiros têm tratamento diferenciado

saraH [email protected]

Motoristas respeitam faixa de pedestreEducação no trânsito está mais eficazsaraH [email protected]

Mar

ina

de M

orai

s

Flaviane Oliveira

Page 6: Gazeta do Oeste

:: gaZeTa do oesTe :: DIVINÓPOLIS - SÁBADO E DOMINGO, 11 E 12/02/201206 Cidades

(37) 3221.9043

COMARCA DE DIVINÓPOLIS/MG - EDITAL DE CITAÇÃO - PRAZO 20 DIAS - O Dr. Aurelino Rocha Barbosa, MM. Juiz de Direito da 4ª Vara Cível desta Comarca, FAZ SABER a Sra. NEIVI PRISCILA DOS SANTOS, CPF nº 071.423.626-85, CI Nº MG 14.382.468, que tramita por este Juízo a AÇÃO MONITÓRIA, processo nº 0223 11 016121-1, requerida por CIMCAL LTDA., em face de NEIVI PRISCILA DOS SANTOS. Afirmando o autor que a ré NEIVI PRISCILA DOS SANTOS encontra-se em lugar incerto e não sabido, fica devidamente CITADA, para no prazo de 15 (quinze) dias, efetuar o pagamento da importância de R$11.928,34 (onze mil, novecentos e vinte e oito reais, trinta e quatro centavos) ou a entrega da coisa, se for o caso, hipótese em que ficará isento do pagamento de custas processuais e honorários advocatícios. Ficando ainda, advertido de que não sendo embargada a ação ou rejeitados os embargos, constituir-se-á de pleno direito o Título Executivo Judicial, convertendo-se este Mandado em Mandado Executivo, prosseguindo-se na forma prevista no Livro I, Título VIII, Capítulo X do Código de Processo Civil. Divinópolis, 23 de janeiro de 2012. Eu, (a)Neide de Fátima Borges, Escrivã o digitei.(a) Dr. Aurelino Rocha Barbosa, Juiz de Direito. Adv. Dra. Fernanda Azevedo, OAB/MG 100.941.

SIMPATIA PARA EMAGRECER CHICO XAVIEREm uma quarta feira pela manhã coloque em meio copo de água o número de grãos de arroz correspondente aos quilos que você deseja perder.Não coloque grãos a mais do que você deseja, pois os quilos perdidos não são recuperados.A noite beba a água deixando os grãos de arroz, completando novamente com meio copo de água.Quinta feira pela manhã em jejum beba a água com os grãos de arroz junto.Obs:• Conserve o mesmo copo durante o processo.• Não faça regime pois a simpatia é infalível.• Tire o número de cópias da simpatia correspondente aos quilos que deseja perder.• Comece na quarta feira após distribuir as cópias.• Publique a simpatia em um jornal qualquer na mesma semana.

Boa Sorte!!!

As redes sociais têm se tornado um fenômeno, a instantaneidade é o fator que contribui para que cada vez mais os consumidores optem por fazer reclamações através de-las. Além de conseguirem resolver seus problemas mais rapidamente, os clientes ressaltam que as musi-quinhas irritantes, e os protocolos de atendimento somem com a inovação das redes sociais.

Através das redes sociais os consumidores podem expor sua insatisfação e os problemas com as empresas e as marcas para seus amigos e seguidores. Muitas vezes a pessoa entra em contato com o SAC (Serviço de atendimento ao consumidor) por telefone e não tem o problema resolvido. Então eles começam a atacar a empresa através das redes sociais e o resultado é instantâneo. Espe-cialistas apontam que as empresas temem os danos à marca, por isso resolvem o problema mais rapi-damente.

Este foi o caso da fotografa Marina Faria. Ela conta que com-prou uma câmera digital no valor de R$ 2.500 pela internet. Quando o produto chegou apresentou problemas e ligou para a empresa para saber o procedimento. “Eles me falaram que era para mandar o produto na caixa, me deram um número para mandar por conta deles e que assim que chegasse lá e conferir me mandariam uma nova”.

Depois que o produto chegou até a empresa a fotografa relata que gastou ainda mais 15 dias para ter um retorno. “Um dia liguei e eles me falaram que tinha mandado o

produto há dois dias, esperei mais uma semana e não chegou então liguei novamente para o Sac. No SAC me falaram que o produto não havia sido enviado que a nota fiscal não havia sido emitida e que não havia previsão de envio”, relembra.

Após a negativa Marina pediu o cancelamento e o estorno do valor pago pela câmera. A empresa informou que faria o estorno, mas uma semana depois eles ainda não haviam feito o processo. Indignada a fotografa começou a criticar a empresa pelas redes sociais. “Usei somente o Twitter, e a empresa entrou em contato comigo por email. Então eles me pediram os dados para fazer o estorno e depois de 4 dias reclamando eles fizeram o estorno que levou cerca de 15 dias para realizar o estorno”, enfatiza a fotografa.

Nem todos conseguem ter o problema resolvido tão rapida-mente por isso alguns órgãos e usuários criam perfis dedicadas à reclamações.

WeB 2.0Algumas empresas preocu-

padas com suas marcas criaram departamentos específicos para reclamações dos usuários online, os chamados SAC 2.0. Os perfis destinados à reclamações espa-lham pela rede as reclamações dos usuários através de compartilha-mentos, retuites. Assim, as pessoas que têm os mesmos problemas se unem para buscar uma solução, ou até mesmo para reclamar mais e espalhar que foram mal atendidos, ou não conseguem resolver seus problemas rapidamente. Esses perfis também divulgam para os seguidores as eventuais respostas das empresas.

Durante a última quinta e sexta-feira os promotores de justiça das Comarcas de Minas Gerais e especificamente da re-gião centro-oeste do Estado, se reuniram em Divinópolis para falar sobre o trabalho realizado no município e região e as dire-trizes de atuação do ano de 2012.

Em entrevista à Rádio Di-vinópolis, o diretor do Centro de Estudos e aperfeiçoamento funcional do Ministério Público, Rogério Felipeto, destacou que o encontro é uma oportunidade para alinhavar os trabalhos pro-gramados para esse ano, “Esse é um evento que o Ministério Público realiza todos os anos que promove a integração da atividade ministerial. Então nós discutimos estratégias de atuação, estratégias de ordem prática e de ordem teórica. Isso faz com que haja uma atuação uniforme do Ministério Público em todo o estado de Minas Ge-rais” ressaltou.

Participaram do encontro

promotores de justiça de di-versas comarcas próximas da região de Divinópolis e também promotores da região de Belo Horizonte e procuradores de justiça que vieram ao município especificamente nesses dois dias de reunião.

De acordo com Rogério, há previsão de realização de outros 16 encontros ainda nesse ano. Para chegar às demandas do que será discutido em reunião, é rea-lizado trabalho de pesquisa, “Há uma pesquisa, que é feita para atender o perfil específico de cada região. Na região de Divinó-polis os temas foram elencados

na área da improbidade admi-nistrativa e do direito eleitoral e há também uma preocupação da capacitação permanente dos servidores e dos membros do Ministério Público dessa região. Então nós também trataremos de assuntos como a melhora da gestão dos serviços que são prestados” disse o diretor.

DIvINÓpOlIsAinda em entrevista à rádio

Divinópolis, Sérgio Gildin, pro-motor da Defesa do Cidadão e Eleitoral da comarca de Divinó-polis, ressaltou a importância dos assuntos abordados em um

ano eleitoral, “É importante por-que nós temos a oportunidade de dialogar com a administração superior do Ministério Público e com os próprios colegas da região acerca dos interesses do Ministério Público, tanto na ati-vidade fim quanto na questão da gestão dos próprios meios para desenvolver essa atividade fim” acredita.

Sérgio ressaltou ainda as atividades realizadas durante o encontro e como as informa-ções chegam à totalidade dos municípios mineiros, “O foco da atividade realizada nesses dois dias são alguns workshops a respeito de temas variados que interessam aos promotores de justiça. Entre os temas debatidos aqui estão as eleições de 2012 e nós teremos outros encontros para debates, mas esse tema é muito importante por causa das eleições nesse ano. Nós temos alguns orientadores, um setor de orientação dentro do Ministério Público que passam essas dire-trizes gerais para os promotores de justiça do estado de Minas Gerais” finalizou.

Promotores de justiça de Minas gerais se reúnem em divinópolisOutros 16 encontros serão realizados ao longo do anofLaviane [email protected]

SAC por redes sociais resolvem problemas de forma mais rápidaEspecialistas apontam impacto na marca como resultado

saraH [email protected]

Um dos locais onde o encontro dos promotores foi sediado, é o auditório da Fiemg

Divulgação

Page 7: Gazeta do Oeste

:: gaZeTa do oesTe :: DIVINÓPOLIS - SÁBADO E DOMINGO, 11 E 12/02/2012 07Cidades

Unimed Divinópolis, seu plano sua vida. • (37) 3229-5200

Com a intensidade do verão e o aumento do calor, as pessoas costumam ir com mais frequên-cia a clubes, sítios, cachoeiras e principalmente na região do Lago das Roseiras, também conhecido como barragem do Cajuru.

No local as famílias costu-mam nadar boa parte do final de semana e alguns aproveitam para utilizar Jet Ski’s e outras embarcações. Algumas vezes os pais costumam deixar os filhos adolescentes pilotarem os veí-culos, causando a preocupação quanto a segurança.

Segundo dados do Corpo de Bombeiros na região, não existem registros de casos graves de aci-dentes envolvendo embarcações. Mas, mesmo assim durante todo

o período de Carnaval em que o local fica mais cheio, o órgão rea-liza diversas campanhas focando a segurança aquática.

Segundo o Tenente Henrique Viana, do 10° Batalhão do Corpo de Bombeiros a fiscalização de embarcações, como habilitação ou se a embarcação é registrada ou não, fica a cargo da Capitania dos Portos. “Esse tipo de fiscaliza-ção, é competência da Marinha do Brasil, no caso a Capitania dos Portos que na nossa região é subordinada à Capitania de Santos. Então essa questão de embarcação é responsabilidade deles”.

De acordo com o Tenente, o Corpo de Bombeiros pode fazer conscientizações quanto ao uso das embarcações próximas à área de banho. “O que o Corpo de Bombeiros pode fazer, quando

estiver fazendo uma prevenção aquática e havendo a possibilida-de de alguma embarcação trazer danos aos banhistas, próximo a margem, a gente pode orientar ao condutor a não realizar manobras

perigosas e mostrar os limites de navegação”, avalia.

Viana ressalta que o órgão sempre encaminha documentos para a Marinha, apresentando a situação e solicitando a presença

da força marítima “A fiscalização ocorre de acordo com a Marinha, o Corpo de Bombeiros manda documentos geralmente em grandes eventos, que tenham um aglomerado de pessoas, nós soli-citamos a presença da Marinha. Mas, depende muito do efetivo deles, depende de vários fatores que são inerentes à corporação deles”.

Militares da Marinha esti-veram no 10° Batalhão nesta sexta-feira para conhecerem mais a demanda divinopolitana e avaliarem se é necessário man-ter efetivo na cidade durante o Carnaval. “Hoje (ontem) mesmo, nós estamos com a presença de militares da Marinha, na nossa área que deverão ficar dois dias na cidade, para poder verificar a real situação ou não de empenhar mi-litares deles no Lago das Roseiras,

para realizar esta fiscalização. Se eles virem que há a necessidade, eles mandam efetivo para a cida-de”, acrescenta.

Para o Tenente, a presença da Marinha é muito importante para ajudar durante o período de maior fluxo de pessoas. “Eles é que vão verificar se há a neces-sidade do empenho do efetivo da marinha aqui ou não. O Corpo de Bombeiros espera que se possível eles retornem no carnaval para dar esse apoio para gente que seria muito importante. Porque iremos realizar a prevenção aquá-tica durante todos os dias do Car-naval inclusive temos a intenção de demarcar com bóias a área de proteção para os banhistas e a partir dessa demarcação começa a área das embarcações, para que não ofereça risco aos banhistas”, pontua Viana.

Publicidade nas bancas é considerada irregular pela Secre-taria Municipal de Meio Ambien-te (Semmapu) pela questão de poluição visual. No ano passado uma emenda proporcionou que as bancas pudessem colocar publicidades educativas, nos painéis traseiros.

A Gazeta do Oeste recebeu na última semana a reclamação de um proprietário de banca

que não conseguiu colocar uma publicidade parcialmente edu-cativa.

O secretário de Meio Am-biente, Pedro Coelho, conta que não recebeu a demanda do proprietário de banca, que ficou sabendo pela reportagem da Gazeta.

Pedro avalia que a Semmapu pediu a retirada das publici-dades, assim como de alguns outdoors devido à poluição visual. “Houve uma mudança na lei, foi aprovada uma lei nova

na Câmara, que foi regulamento que a banca poderia fazer em suas costas uma propaganda desde que ocupasse um espaço percentual com utilidade pública e interesse social”.

Coelho enfatiza que a inten-ção era que as costas das bancas não servissem como outdoors e não poluíssem mais a cidade. “O posicionamento inicial da Semmapu, dentro do combate a poluição visual melhorou muito, retiramos muita coisa. Divinópo-lis é uma cidade com harmonia.

As bancas não poderiam servir de outdoor, mas a gente vive em uma democracia e foi colocado pelo legislativo que as bancas po-deriam usar o espaço para publi-cidades educativas”, acrescenta.

Para o secretário, as publi-cidades que estejam em con-formidade com a lei e sejam com conteúdo educativo e não sejam alusivas ao uso de cigarro e bebidas têm chances de serem aprovadas.“A prefeitura está aberta e o proprietário pode colocar a publicidade seguindo

a normativa. O proprietário deve protocolar, entrar com um pedi-do e esse pedido será analisado. Tenho certeza que conforme a normativa vigente, nós vamos analisar e sendo possível deferir estando dentro do que consta na lei a gente aprova”.

De acordo com Coelho, os técnicos irão avaliar todos os protocolos por isso, os comer-

ciantes devem explicar bem como e onde serão colocadas as publicidades.“O comerciante deve entrar com uma solicitação informando qual será a propa-ganda, o espaço em que será colocado, os nossos técnicos irão analisar na forma da lei e vão de-ferir o que for devido e indeferir o que for indevido”, pontua o secretário.

Para o secretário as publicidades dentro da normativa poderão ser aprovadas

O Tenente acredita que a presença da Marinha na cidade é importante para apoiar nas prevenções

marinha brasileira visita divinópolis para conhecer a demanda de fiscalizações

Semmapu se dispõe a estudar casos de publicidade nas bancasPublicidades educativas são permitidas

saraH [email protected]

Mar

ina

de M

orai

s

Prevenção aquática é foco do Corpo de BombeirossaraH [email protected]

Sarah Rodrigues

Page 8: Gazeta do Oeste

AniversariantesDia 11, Clotilde Magalhães e João Meira de Aguiar; dia 12, o

acadêmico Padre José Raimundo Bechelaine e Joaquim Boaner-ges; dia 13, a bancária Regina Ribeiro Silva Melo, Nilson Rabelo Melo, Wilda Maria da Costa Brugnaroto e o músico Célio Manga; dia 15, Jerônimo Gomes de Paula, Roberta Machado Santos, Marília de Oliveira Reis e Eduardo Passos Coelho; dia 16, Helena Nascimento, Juliana Andrade Costa, Alva Maria Dias Silveira, Marcelo Ferreira Vaz e Rafael Mourão Cordeiro Cevallos; dia 17, Conceição Fernandes, Ana Carolina Melo, álvaro Nogueira d’Almeida, Williana Costa e a agente de turismo Ana Luísa Silva. Parabéns!

Dose Dupla

Danyelle Camargos trocou de idade dia 8 e sua amiga Ana Isabel Gomes Gontijo no próximo dia 20. E neste sábado elas comemoram a dose dupla recebendo uma legião de amigos para comemorar as duas datas no sítio da família Gontijo, em Carmo do Cajuru. A noite promete muito agito. Felicidades às aniversariantes.

FloripaArnaldo Batista Silva Jr. e sua esposa Laís Frade viajaram

ontem, para Florianópolis, onde passam o carnaval. Viviane Bernardes, irmã do Arnaldo será a anfitriã do casal durante os dias momos.

Bandas de MinasO Deputado Estadual Fabiano Tolentino, por meio do Progra-

ma Bandas de Minas, do Governo do Estado, conseguiu a doação de instrumentos musicais para três entidades do Centro-Oeste mineiro: Lira Aterradense (Luz), Associação Cajuruense (Carmo do Cajuru) e Lira Santa Cecília (Cláudio). Os instrumentos foram entregues durante solenidade no dia 8, na Cidade Administrativa e contou com a presença do Governador Antônio Anastasia, da secretaria estadual de cultura, Eliane Parreira, do presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Dinis Pinheiro, além de deputados estaduais e federais e de representantes das diversas entidades beneficiadas.

:: gaZeTa do oesTe :: DIVINÓPOLIS - SÁBADO E DOMINGO, 11 E 12/02/201208 variedades

neLson [email protected]

15 AnosThatiana Oliveira,

a atleta de natação, representante do CEO – Carmo do Cajuru, com várias medalhas, inclusive do Campe-onato Mineiro, com-pleta, neste final de semana, seus 15 anos. É filha do casal Magno Antônio de Oliveira e Simone Aparecida Oliveira que, junto à Thatiana, recebem familiares e amigos para comemorar a data, logo mais no Therezinha Buffet. Fe-licidades!

FormaturaJaques Alves Lopes, Caquinho, como é conhecido em São Gonçalo do Pará, é o novo Bacharel em Biomedicina. O baile de gala aconteceu no último dia 14, e solenidade de colação de grau, dia 18, no Ipê Campestre Clube, em Bom Despacho. Sucesso!

CongressoLuís Fernando e

Lizete Melo partici-param, nos últimos dias de janeiro, do 30o CIOSP-Con-gresso Internacional de Odontologia de São Paulo, no Expô Norte, em São Pau-lo. Este é um dos maiores congressos da área e, nele, os profissionais conhe-cem os lançamentos e avanços da área odontológica. Junto ao congresso acon-tece uma feira de produtos.

AcessoriaCerimonial

BuffetColunista Social

Nelson Porto• Assessoria • Cerimonial• Buffet • Colunista Social

ww

w.n

elso

npor

to.c

om

Divinópolis / MG

(37) 3212.0351 . (37) 9987.5078

88 AnosJosé Maria Botelho comple-tou, no último dia 7, 88 anos de idade. Junto à esposa Apa-recida Andrade e dos filhos Helder, Tânia, Werlei e Lilian, e alguns familiares, eles comemoraram a data com jantar. Felicidades!

Page 9: Gazeta do Oeste

:: gaZeTa do oesTe :: DIVINÓPOLIS - SÁBADO E DOMINGO, 11 E 12/02/2012 09variedades

marCo aurÉLio [email protected]

Av. A

ntôn

io O

límpi

o de

Mor

ais,

nº 4

93 -

(37)

322

2-47

02

Boa novaNesta quinta-feira, dia 9, a abertura do

“Encontro Regional do Ministério Público”, foi marcada por uma grata surpresa. O procurador--geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Dr. Alceu José Torres Marques, anunciou a boa nova aos presentes: Divinópolis ganhará uma moderna sede do Ministério Público, inclusive com um amplo auditório.

ShowsO Sindicato Rural de Divinópolis divulgou ontem a

agenda de shows principais da Divianexpo do “Centenário”, que começará no final de maio. No palco da festa estarão: Chitãozinho e Xororó (30/05), Gustavo Lima (31/05), Jorge e Mateus (01/06), Fernando e Sorocaba (02/06) e Eduardo Costa (03/06). As fãs de Paula Fernandes, Luana Santana e Michel Teló acharam a lista “fraca”, pelo suspense que os organizadores aprontaram, mas, a maioria achou o time de músicos da melhor qualidade.

PalpiteTem gente que saiu da degustação de um novo restaurante

que está para abrir as portas na cidade, surpresos com o que foi apresentado e comparando as iguarias oferecidas com as globais que vão circular pela Marquês de Sapucaí no carnaval carioca, como “Madrinhas de Bateria”. Ou seja, elas chamam a atenção pelo visual, mas o principal, que é samba no pé, não tem quase nada prá mostrar. Estou vendendo o peixe pelo mesmo preço que paguei!

ParadaO Movimento Gay de Divinópolis anunciando novidades

para a 9ª Parada do Orgulho LGBT, que também irá celebrar o Centenário da cidade. Algumas mudanças foram feitas para esta edição, a concentração que era na esquina da avenida Primeiro de Junho com Rua São Paulo, sob o pórtico, em 2012 deve ser em frente ao Pátio Shopping e seguir rumo a rua Pitangui onde está programado um grande show, próximo ao antigo Mercado Distri-tal. A princípio o show deve ser de Wanessa Camargo ou de Preta Gil. O MGD também irá lançar o primeiro jornal do movimento.

ContatosA empresária Lurdinha Martins, da Contatos, locou a esquina

da avenida Antônio Olímpio de Morais com rua São Paulo e, em breve, abrirá as portas de mais uma moderna loja da marca que revolucionou o mercado, com o seu jeans e sua modinha jovem, moderna e antenada. O espaço vai ser repaginado por Vânia Guerra, e deve abrir suas portas quando março chegar, Depois eu conto!

AdoçãoBárbara Toledo, presidente da Associação Nacional dos

Grupos de Apoio à Adoção, enviou carta a Aguinaldo Silva por causa de sua novela “Fina estampa”, na TV Globo, onde clas-sifica de “preconceituosa” a forma como é tratado o distúrbio psicológico da personagem Teresa Cristina, vivida por Cristia-ne Torloni. Segundo ela, o problema é que o grande segredo da personagem é ser filha biológica de uma empregada que morreu louca num sanatório e ter sido adotada, legalmente, por uma família milionária. A revelação de tal segredo, diz Bárbara, “parece justificar a personalidade de Teresa Cristina, uma pessoa psicótica, maquiavélica”. Uma coisa não teria nada a ver com a outra.

PautaCíntia Gomes,gerente regional do Senac Minas, circulou

pela cidade nesta quinta-feira e participou de reunião com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Resende; com Rafael Nogueira, presidente da CDL e com o gerente executivo do CDL, Fernando Silva. Na pauta, o projeto de construção da sede do Centro de Formação Profissional do Senac em Divinópolis e o anúncio do lançamento da pedra fundamental da obra, que será no final de abril ou início de maio e a previsão é que a Centro Profissional seja concluída em três anos.Luiz Júnior e Karine Braz ficaram noivos no aniversário dela

Carlos Diamond e Josi casados

Larissa Mesquita e Eduardo Diamond

Page 10: Gazeta do Oeste

:: gaZeTa do oesTe :: DIVINÓPOLIS - SÁBADO E DOMINGO, 11 E 12/02/201210 variedades

PaLavrasAs palavras influenciam na nossa realidade muito mais do que imagina-

mos. Elas expressam nossas emoções e expectativas, a maneira como vemos o mundo, aquilo que mais desejamos conseguir.

A palavra é o poder, porém cuidado com o que você fala, deseja, profere, roga.

Podem ser coisas boas, construtivas ou ao contrário, destrutivas, malig-nas, devastadoras.

Mas desconhecemos como empregar sua força.Palavras são tão importantes que chegam a condicionar a realidade. Elas

expressam nossos padrões de pensamentos e a vida que vivemos é basica-mente o resultado direto do que pensamos e falamos.

Saber a importância das palavras nos alerta com relação ao seu uso: um sinal amarelo de atenção deveria se acender quando repetimos demais uma frase.

As constantes repetições levam às crenças, que levam aos hábitos, que levam à formação de caráter e também a realidade concreta.

As palavras dão força para concretizar o pensamento.- Palavras positivas: Ainda, experimentar, consigo, realizo, faço, chego

lá, etc..- Palavras negativas: Tentar, não vai dar certo, é difícil, gostaria, nunca,

jamais, não, etc..

sorriaEncarar de frente o medo, o ciúme,pois pessoas assim vivem melhor e

pessoas ranzinzas e mal humoradas vivem sempre na pedengas. Por isso sorria, o sorriso que vem direto do coração abre caminhos, multiplica alegrias, relaxa e faz bem à saúde.

Para a vida ficar mais fácil, não perca as chances de rir, em casa, no trabalho,por motivos até mesmo banais...

Não importa o jeito, rir com os olhos, dar uma gargalhada, um sorriso amável, amigo ou um leve afastar de lábios já basta para mudar.

Ser bem humorado nos deixa mais alegres, dispostos a enfrentar as dificuldades diárias, além de trazer a sensação de liberdade e esperteza.

Rejuvenesce, levanta o moral mesmo em lugares sufocantes e é funda-mental na recuperação da autoestima depois de um trauma.

Quando percebe-se o humor de uma situação,mesmo que trágica, isso quer dizer que recuperamos o controle de tal situação.

Uma risada é capaz de abrir uma nova perspectiva diante de qualquer dificuldade. Mas também não é qualquer sorriso que tem essa capacidade, ele tem que vir lá do fundo do coração.

Só a manifestação sincera da alegria, do amor, do contentamento, da ternura, é capaz de estimular nosso fluxo de energia vital.

Quem tem o hábito de rir mostra-se mais leve e receptivo e pode evitar pequenas doenças como dor de cabeça, dor nas costas e gastrite.

O melhor da vida é sorrir.

abraçosVai para o Cristiam, proprietário da loja Sonorus, na Rua Piauí 293, lá tem

de tudo para acessórios de carro, espelhos, som ,vidros. Também para seus funcionários: João Marcos, Alair, Tiago, Fabrício. É o melhor serviço da cidade.

Para a Toninha, do “Salão da Toninha” na Rua Rio Grande do Sul com Pernambuco. Você arrasa.

mãeZona

Essa é minha amiga Tatiane com a sua filha Sarah. Admiro o carinho que vocês são uma ou com a outra. Tati você é vencedora, nada te derruba Aquariana nata.

Aproveite a vida mesmo, ame, caminhe, tome chuva,mas não se deixe abater.

Um beijão.

ParabÉnsPara a Gilcidéia (Déia), Sargento da Polícia Militar, pelo seu aniversário

no dia 08 de fevereiro.Saúde, paz e alegria!

a vida da genTeglobo - 18h

Nanda procura Francisco na casa de Augusto

e os dois discutem. Rodrigo explica como

Francisco deve lidar com sua irmã. Lúcio

tenta apaziguar uma discussão entre Ana e

Eva. Nanda fica irritada ao saber que Francis-

co está com Rodrigo, mas se emociona ao

encontrá-lo. Eva reclama da igreja que Ana

e Lúcio escolhem para o casamento. Sofia e

Cecília vencem suas partidas no campeonato

de tênis e vão novamente para a final. Mariano

fica frustrado por não conseguir mais um em-

préstimo em seu banco. Lourenço é demitido

e conta com a ajuda de Rodrigo.

aqueLe beiJoglobo - 19h

Lena revela a Maruschka que foi enviada por

Regina. Sarita e Alberto denunciam a ligação

entre Henrique e Maruschka para Vera e

Vicente. Rubinho convida Grace Kelly para sair.

Raimundinha arma um falso encontro para

Locanda e o suposto amante vai esperá-la na

praça. Felizardo vê Jorge na praça e manda

Locanda ir falar com ele. Estela vai à delegacia

de Raul e seduz o delegado. Olga chantageia

Tibério. Claudia sofre com o término do seu

namoro com Vicente e procura Iara. Alberto

diz a Sarita que vai convidar Rubinho para

o casamento dos dois. Claudia visita Camila

no restaurante e é hostilizada por Amália.

Raíssa discute com Sebastião. Felizardo acusa

Locanda de adúltera e a expulsa do quarto.

Lena diz a Maruschka que Regina encontrou

seu filho abandonado.

fina esTamPaglobo - 21h

Gouveia explica para Beatriz e Celina como

será o processo que enfrentarão. Beto entra

em contato com Esther, e Guaracy fica perple-

xo ao saber que Beatriz denunciou Danielle.

Alice estranha a depressão de Íris. Pereirinha

dispensa Tereza Cristina e a perua fica furiosa.

Griselda vai com Guaracy atrás de Glória, que

conta sua história para Beto. Griselda consola

Guaracy e os dois acabam se beijando. Esther

chega com Victoria a uma casa de campo.

Juan fica impressionado com a disposição de

Wallace no treino. Guaracy conta para Paulo

que Esther sumiu porque a mãe biológica de

Victoria quer a guarda da criança.

novelas

os resumos dos capítulos de todas as novelas são de responsabilidade de cada emissora,

estando sujeitos a eventuais alterações.

Leonardo de Castro

Com jeito e delicadeza, conseguirá trazer a harmonia de volta aos seus relacionamen-tos, principalmente com parentes e amigos. Harmonia e tranquilidade no romance.

Precisará conciliar várias atividades e terá que contar com a colaboração de pessoas próximas. Deixe os conflitos de lado e valorize objetivos em comum.

Ótimo momento para se divertir entre amigos. Nas relações estáveis, a harmonia volta a reinar, criando clima de paz com sua cara-metade.

A paz toma conta do astral em seu lar. Aproveite o clima agradável para reunir seus parentes ou apenas para colocar as conversas em dia. Na paixão, curta os momentos a dois.

Astral positivo para passeios leves e gostosos, que possam revigorar suas energias. Busque a companhia de ami-gos com os quais sinta-se à vontade, incluindo a sua cara-metade.

Seu maior desafio será manter o equi-líbrio de suas finanças. Passeios em shoppings ou lojas estão favorecidos, mas terá que se policiar para não fazer gastos desnecessários.

Mantenha uma postura firme junto aos amigos. Trate quem você ama com mais carinho e compreensão. Agindo assim, você não vai se arrepender.

Tire o dia para descansar. Cuidado com conflitos desnecessários. Esforce-se para restabelecer a harmonia com sua cara-metade. Assim, seu coração ficará em paz.

Ótimo momento para entrar em contato com pessoas de sua estima e conhecer gente nova. Aceite convites para sair e se divertir. Seja amável e gentil com as pessoas ao seu redor.

Tente resolver todas as pendências de seu lar, pois o dia promete ser agitado. Aproveite a sua vitalidade para restabe-lecer a paz entre seus familiares.

É um dia propício para resolver proble-mas. O período favorece a organização de seu lar, inclusive resolução de discus-sões envolvendo familiares.

Graças às vibrações lunares, você vai sentir mais necessidade de se voltar para o seu bem-estar. No amor, interesse por colega poderá crescer agora.

Horóscopo

O astro do cinema Macaulay Culkin, famoso pelos filmes da franquia “Esqueceram de Mim”, surgiu com uma aparência bem preocupante pelas ruas de Nova York. Além do cabelo bagunçado e a barba mal feita, estava exces-sivamente magro. A imagem foi divulgada pelo jornal The Sun.

Atualmente com 31 anos, o ator foi flagrado em Nova York, ao tirar uma foto com uma fã. Nas mãos, Macaulay Culkin estava segurando um energético e um óculos escuros.

Vale lembrar que, após o grande sucesso de Esqueceram de Mim, o ator não fez mais ne-nhum filme de destaque, sendo deixado de lado em Hollywood. Na vida pessoal, o ator também enfrentou diversas turbulências, onde teve problemas com drogas e se envolveu em uma disputa judicial com os próprios pais por sua fortuna.

macaulay Culkin circula em nova York com aparência assustadora

Amanhã (12) Léo Jaime já tem um compromisso agendado. O cantor vai encarar a passarela para desfilar na Fashion Week Plus Size. Segundo informa-ções de um jornal paulistano, o músico é um dos modelos da grife Kauê Plus Size, no evento de moda voltado para tamanhos grandes, que acontecerá na ci-dade de São Paulo. Atualmente, Léo Jaime faz parte do elenco de Amor & Sexo, da Globo, ao lado de Fernanda Lima.

Léo Jaime desfila na passarela do Fashion Week Plus Size

Page 11: Gazeta do Oeste

:: gaZeTa do oesTe :: DIVINÓPOLIS - SÁBADO E DOMINGO, 11 E 12/02/2012 11Cidades

Uma pesquisa realizada na Inglaterra aponta que as mu-lheres são melhores do que os homens na hora de estacionar os veículos. Apesar de levar mais tempo, elas conseguem deixar o automotor mais centralizado na vaga. As mulheres são conheci-das por serem mais cautelosas e por causarem menos acidentes, fato que faz com que os seguros em seus nomes sejam mais baratos do que em nomes mas-culinos.

Danilo de Oliveira é instru-tor de autoescola há 12 anos e pela experiência ele concorda que as mulheres são mais cau-telosas. “As mulheres são mais cautelosas, mais atenciosas”. O instrutor acredita que as mulhe-res conseguem estacionar mais vagarosamente, com uma pre-cisão maior do que os homens. “Com certeza, no sentido de direção defensiva, elas observam mais, com certeza estão menos envolvidas em acidentes do que os homens” pontuou. A aluna de Oliveira, Brenda Luiza, fez uma baliza em cones calmamente e foi muito bem.

A estudante Luana Dias con-

ta que quando tirou carteira, seu pai lhe deu um carro e o mesmo ocorreu com seu irmão mais ve-lho. O irmão que era mais expe-riente implicava com a estudante que dirige com mais cautela. “Ele vivia me implicando, dizia que eu era lenta, mas ele já teve dois pequenos acidentes e eu não tive nenhum”, comenta Luana.

A pesquisa, encomendada pela rede de estacionamentos NCP observou 2,5 mil moto-ristas em 700 estacionamentos espalhados pela Grã-Bretanha durante um mês.

O estudo mostrou que as mulheres podem até precisar de mais tempo para estacionar, mas têm mais probabilidade

de deixar o carro centralizado na vaga. A pesquisa descobriu que as mulheres são melhores na hora de encontrar espaços e mais precisas na hora de alinhar o carro antes de iniciar cada manobra.

Sete foram os fatores apon-tados pelo estudo, entre eles a velocidade na hora de encontrar

um espaço apropriado para estacionar, velocidade nas ma-nobras, a habilidade de entrar no espaço com o carro em marcha a ré ou de frente, entre outros.

A habilidade na hora de en-contrar uma boa vaga ficou por conta das mulheres, já que os ho-mens impacientes faz com que frequentemente não percebam

as melhores vagas ao passarem pelos estacionamentos. Contudo as mulheres gastam mais tem-po para estacionar, enquanto homens gastam 16 segundo as mulheres precisam de 21 segun-dos para colocar os veículos no local adequado.

seGurOsAté nos seguros para veícu-

los as mulheres saem na frente, talvez por serem mais atentas e cautelosas, conseguem mais condições.

De acordo com Toni Nobre, vendedor de seguros da Segural-ta os seguros para veículos para as mulheres são mais baratos. Ele explica que as mulheres recebem inclusive, dependendo da segu-radora, produtos especiais como assistência 24 horas, que recebe o nome de auto-mulher, com isenção da taxa.

O vendedor enfatiza que as mulheres ainda podem ter nos produtos especiais a assistência para casas, como motorista em caso de uso de bebidas alcoóli-cas. “Se a gente fizer um seguro de um perfil de uma mulher de 30 anos e de um homem na mesma faixa etária, o seguro para mulher será mais barato”, ressaltou Nobre.

A aluna Brenda Luiza fez uma baliza tranquilamente

mulheres estacionam melhor do que os homensEstudo comprova que elas têm mais probabilidade de deixar o carro centralizado na vaga

saraH [email protected]

Sarah Rodrigues

Page 12: Gazeta do Oeste

:: gaZeTa do oesTe :: DIVINÓPOLIS - SÁBADO E DOMINGO, 11 E 12/02/201212 Cidades

Adultos, jovens ou crianças são apaixonados pela rainha dos baixinhos, Maria da Graça Meneghel, a Xuxa, que participou da infância de muita criança e encanta a todos até hoje. Todos as crianças da década de 80 le-vam na memória as lembranças do Programa Xou da Xuxa e até hoje sabem as letras das famosas músicas da rainha. Ao passar dos anos, esse título continuou a ser de Meneghel e atualmente, as crianças continuam a se encan-tar com os DVDs da edição Xuxa Só Para Baixinhos. Recentemen-te, um concurso, realizado pela emissora Rede Globo, escolheu duas crianças para participar da gravação do 12° DVD da Xuxa e uma criança de Divinópolis foi a sortuda, sendo escolhida em primeiro lugar.

Kauã Carvalho Rezende de apenas 5 anos, foi o escolhido en-tre várias crianças para participar da gravação e a mãe foi a grande incentivadora “fiquei sabendo do concurso através de comerciais e internet, em todos os sites infan-

tis tinha anúncio, assim, procurei saber sobre o regulamento e logo inscrevi o Kauã” informou Maria-na Saldanha Otoni Braga. Para se inscrever o responsável teria que gravar um vídeo da criança e comprar um produto da linha infantil da Xuxa.

O vídeo gravado tinha como tema o Meio Ambiente e isso aju-dou muito o pequeno Kauã, pois

de acordo com a mãe, ele adora esse assunto e desde criança cobra da família a reciclagem e a conscientização em relação ao meio ambiente em casa “tudo que ele aprende sobre reciclagem na escola ele quer implantar em casa e quando ele ficou saben-do sobre o tema da gravação ele pediu para gravar sobre a camada de ozônio” ressaltou a

mãe. No vídeo, Kauã aparece vestido de professor e ensina as pessoas como cuidar da camada de ozônio e sobre a importância da água.

Durante a competição foram postados vários vídeos e através de votação do público, 100 deles foram escolhidos e passaram para a fase final do concurso “os 100 vídeos mais votados foram exibidos para o júri e apenas dois foram escolhidos por eles, e o Kauã ficou em primeiro lugar” explicou orgulhosa Mariana.

As duas crianças vencedoras vão ganhar uma bicicleta e vão participar da gravação do DVD Xuxa Só Para Baixinhos 12, ain-da não tem data prevista para a gravação, mas Kauã já espera ansioso e desde pequeno ele ressalta que o ganhar não é o mais importante “o importante é as pessoas verem, aprenderem e se preocuparem mais sobre a camada de ozônio e também do meio ambiente” frisou.

Quem quiser assistir o vídeo basta acessar o site www.turma-daxuxinha.com.br e http://www.turmadaxuxinha.com.br/site/Busca.aspx?q=kau%e3

Os feriados são datas come-morativas regulamentados por lei como dia de folga para estudantes e trabalhadores. Os feriados con-cedidos como facultativos dizem respeito àquelas datas em que a própria instituição ou cidade decide se paralisa suas atividades ou não.

O Carnaval é um feriado fa-cultativo, comemorado em 2012 no dia 21 de fevereiro, terça-feira. Silvio Faria Novais, historiador explica sobre a história da data. “O Carnaval, dentro do folclore brasi-leiro, simboliza a festa do rei Momo, que é um personagem adaptado da mitologia grega. Já no que diz respeito à cristandade o Carnaval é a festa da carne, que antecipa os 40 dias do calendário cristão, ou seja, a quaresma.”, explica.

Entretanto, mesmo sendo fe-riado facultativo, o carnaval diz respeito a apenas um dia. Porém, como explica Silvio, os três dias se tornaram folcloricamente comuns. Principalmente por ser na terça--feira, tem-se o costume de “emen-

dar”, uma vez que na quarta-feira há outra data comemorativa religiosa, a Quarta-feira de Cinzas.

Em Divinópolis, haverá festas para comemorar o Carnaval por 5 dias, de sexta-feira, 17, até terça--feira, 21, no Parque de Exposições. Entretanto, nem todas as pessoas vão poder comemorar a data.

Luaynne Lacerda, técnica em enfermagem, vai trabalhar durante o feriado, realizando um plantão de 12h em um hospital. Ela diz que não vai comemorar a festividade por-que é preciso estar descansada para seu próximo plantão. Entretanto, ela comenta que não se incomoda por não poder farrear. “Eu gosto muito do que faço e me dá prazer trabalhar ajudando aqueles que também não podem estar se di-vertindo”, argumenta a enfermeira.

Luaynne conta que já traba-lhou em outras festividades e datas comemorativas. Ela diz que em festas como a que acontecerá no Carnaval em Divinópolis o movi-mento é mediano em hospitais e que a maioria dos atendimentos se consiste por abuso de álcool e / ou drogas.

Feriado e pontos facultativos: alguns comemoram, outros trabalhammarina de [email protected]

Em Divinópolis são feriados civis os declarados por lei federal e os reli-giosos: Corpo de Deus, Sexta-feira da Paixão, São Firmino (mesma data de aniversário da cidade, 1° de junho), Imaculada Conceição (8 de dezembro).

No primeiro semestre de 2012 serão feriados:06 de Abril: Sexta-feira da Paixão 08 de Abril: Páscoa21 de Abril: Tiradentes 01 de Maio: Dia do Trabalho07 de Junho: Corpus Christi (facultativo)

saiba mais

Kauã vai participar da gravação do DVD da Xuxa

Criança divinopolitana vai participar da gravação do DVD da XuxaApós realização do concurso, criança de 5 anos, vai participar da gravação

CrisTiane [email protected]

Cristiane Fernandes

Page 13: Gazeta do Oeste

:: gaZeTa do oesTe :: DIVINÓPOLIS - SÁBADO E DOMINGO, 11 E 12/02/2012 13PoLÍCia

Uma espingarda foi apreen-dida na tarde da última quinta--feira (09) no prolongamento da rua Minas Gerais no bairro Jardim Betânia.

Os militares chegaram até o homem que estava de posse da arma após receberem sucessivas denúncias anônimas.

De posse das informações

e características do proprietá-rio, os militares se dirigiram a residência do mesmo, o qual confessou ter uma espingarda calibre 20.

J.J.M. de 52 anos não apre-sentou nenhuma resistência para com a Polícia Militar que recolheu a arma.

O proprietário e a arma foram conduzidos até a 21ª Delegacia da Polícia Civil de Divinópolis.

O quarto homicídio registra-do na noite da última sexta-feira (3) no qual T.T. atirou três vezes contra o pai, pode ter sido pre-

meditado pelo menor de 17 anos.Segundo uma testemunha, na

noite anterior houve uma discus-são entre pai e filho, quando este último disse ao pai as seguinte frase: “Não tenho nada pra falar com você não, você já era, a minha

encomenda já chegou”.De acordo com a Delegada

Gorete Rios, responsável pela Delegacia de Menores, o termo “a minha encomenda” leva a pensar, conforme também apontam as in-vestigações, que o menor esteja se

referindo a chegada da arma que daria fim a vida de James Tasso de 45 anos. O crime permanece em aberto, pois ainda falta ser anexa-do o laudo pericial ao processo. O menor está detido no Centro Sócio-Educativo da cidade.

Há pelo menos uns 15 anos esse tipo de crime era comum em filmes de ficção. Atualmente se tornou praticamente uma epidemia, com o advento da tecnologia principalmente da internet e do celular.

Quem não ficaria tentado ao ler uma mensagem lhe oferecen-do carros, viagens, produtos di-versos por um depósito bancário de uma quantia razoável,a altura dos padrões da vítima.

Infelizmente este tipo de cri-me ainda atinge grande parte das pessoas que se sentem tentadas quando são submetidas às pro-postas oferecidas pelos bandi-dos, que na verdade pretendem extorquir o dinheiro alheio.

Não há uma idade específica para ser atingido por uma situa-ção dessas. O importante é estar atento quanto a não dar pros-seguimento ao que é solicitado nestas propostas que mesmo tentadoras são perigosas.

A palavra que mais bem define esse tipo de ação delitu-osa é sedução. Grande parte são propostas apresentadas de uma forma cativante e que dependen-do também do estado psicoló-gico da pessoa, faz com que ela acredite no que é ofertado.

Outra modalidade deste crime é cometido também nas portas de casas lotéricas e ban-cos, quando as pessoas são abor-dadas e como estão ou estavam com dinheiro são seduzidas a depositar ou passar determinada quantia de dinheiro para outrem.

Já houve casos de pessoas que deixaram bolsas inteiras com dinheiro em troca de pro-postas que não passavam de atitudes maliciosas.

Quem não fica balançado diante de propostas de grandes quantias de dinheiro não é mes-mo, mas é aí que reside o perigo e até um ditado popular que ilustra essa situação: “Quando a esmola é demais o santo desconfia”.

E deve realmente desconfiar, principalmente diante de tantas facilidades para a prática de cri-mes existentes hoje na sociedade

principalmente os que almejam dinheiro.

Outro setor que também é atingido por esses tipos de golpe são os bancos que tam-bém se tornam vítimas destes criminosos que abrem contas fictícias para receber os depó-sitos exigidos. Nenhum golpista terá a ingenuidade de usar dados próprios para identificar uma conta, caso fosse dessa forma, estes seriam facilmente desmas-carados.

Este tipo de conta bancária é aberta com a apresentação de documentos falsos ou roubados, nos quais os verdadeiros titulares não tem a mínima consciência de como seus nomes estão sendo usados de forma fraudulenta.

Os telefones pré-pagos tam-bém batem o recorde de envol-vimento nessas fraudes, pois a facilidade de se ter a concessão de uma linha é muito grande. Neste caso as pessoas devem ficar atentas a ligações recebidas de outros DDD’s, ou seja, dos quais não conheça ou ainda não possua amigos ou parentes.

As pessoas que praticam es-ses crimes possuem um alto grau de persuasão e convencimento, o que no popular está conhecido por lábia. Cinco minutos bastam para conseguir criar um laço de afetividade com as vítimas, afirma Gildeilson Almeida, De-legado de Estelionato.

Como em qualquer outro centro urbano ou rural esse tipo de golpe é presente também em Divinópolis. Os mineiros por ve-zes se mostram mais suscetíveis a cair nestes golpes pelo jeito amistoso de tratamento.

Gildeilson reforçou que a conscientização ainda é uma forte arma para combater esse tipo de crime e que de forma al-guma, jamais, as pessoas devem efetuar depósito ou transferência bancária em favor de pessoas desconhecidas. É importante sempre finalizar uma compra com o pagamento seja por in-ternet ou por telefone após re-ceber a mercadoria. E ao sinal de qualquer ilegalidade desta ou de outra situação a vítima deve acionar a Polícia.

Na manhã de ontem, (10/02), por volta das 8h30 da manhã, três indivíduos encapuzados tenta-ram executar um assalto em uma financeira, na Rua Goiás, esquina com Espírito Santo. Os sujeitos já observavam a loja há algum tempo, segundo o gerente do estabelecimento. Dos meliantes, um esperava na porta, para dar cobertura e fazer a rota de fuga, enquanto dois adentraram a fi-nanceira armados, para render as funcionárias e sacar o dinheiro. No entanto, o plano deu errado, quando eles tentaram pular o balcão da recepção. A estrutura tombou para o lado deles, e com o barulho, os autores se espanta-ram e acabaram fugindo.

Após o ato, uma das funcio-nárias comunicou a polícia, que chegou logo após ao local. O bal-cão, junto com os computadores e demais itens ficaram jogados no chão, e passarão por perícia técnica, assim como as imagens das câmeras de vigilância, que também serão analisadas, nada foi roubado no local, segundo comunicou a agência.

A ocorrência foi feita pelos policiais e as funcionárias foram liberadas pelo gerente comercial, sendo levadas para casa. Após o B.O, as vítimas da tentativa do delito se encontravam em esta-do de choque. A loja foi fechada e não abriu pelo resto do dia. Sargento Ferreira,que conduziu a ocorrência, explicou o fato e deu algumas dicas para ame-nizar ou evitar estas tentativas.

“Os bandidos fugiram, mas já está sendo feito o rastreamento para encontrá-los e prende-los. É recomendável que um lugar como este que há muita movi-mentação de dinheiro, sempre tenha um vigilante, à disposição da empresa.”sugeriu o sargento.

Também na cidade, na quin-ta feira (09/02), por volta das 16h, uma pessoa foi vítima do delito conhecido como “saidinha de banco”. A vítima de 21 anos foi abordada por dois meliantes armados, logo após ter saído da agência bancária com a quantia de R$8.000,00. Os bandidos realizaram a fuga em uma moto Honda XRE 300, de cor vinho,

além de roubarem a vítima, efe-tuaram um disparo para cima para dispersar a multidão, e fugiram pela Rua Goiás.

O autor do disparo foi captu-ra e conduzido até a Delegacia de Polícia, onde foi mantido preso. A polícia prossegue nas investiga-ções para deter os outros autores.

Já na madrugada de ontem, (10/02), por volta das 2h da ma-nhã, a PM compareceu em um bar localizado na Rua Pains, Vila Cruzeiro, onde o proprietário do estabelecimento e as vítimas relataram que três indivíduos adentraram o local, todos eles armados com revólveres e anun-ciaram o assalto. Os autores que

estavam com o rosto coberto por camisas, roubaram das vítimas aproximadamente R$ 200,00 (du-zentos reais) em dinheiro, dois aparelhos celulares, carteiras contendo documentos pessoais e cartões de crédito. Aproveitando de um descuido dos autores, as vítimas conseguiram deter um dos assaltantes, M.S.S., 22 anos, os outros dois autores evadi-ram do local com os produtos roubados. Com a chegada da polícia, M.S.S. foi preso, sendo apreendido um revólver calibre 38, com quatro munições, sendo uma deflagrada. Diante dos fatos, o criminoso foi encaminhado ao Departamento de Polícia.

Tentativa de assalto frustrada em financeiraHomens se enrolam na hora de executar roubo e acabam fugindo sem levar nada

Ambiente fica destruído após tentativa desastrada de assalto

vinÍCius soaresDa Redação

Vinícius Soares

O Delegado de Estelionato, Gildeilson Almeida, alerta que as pessoas não devem jamais efetuar depósito ou transferência bancária à desconhecidos

Esse tipo de estelionato ainda tem feito muitas vítimas apesar das inúmeras informações disseminadas

PauLo [email protected]

Crimes e fraudes virtuais ainda lesam população

Paulo Reis

Polícia acredita que homicídio de cabeleireiro pode ter sido premeditadoPauLo [email protected]

Espingarda é encontrada no Jardim Bethânia

A arma foi encontrada na posse de um homem de 52 anos que foi conduzido a Delegacia Civil

PauLo [email protected]

Page 14: Gazeta do Oeste

:: gaZeTa do oesTe :: DIVINÓPOLIS - SÁBADO E DOMINGO, 11 E 12/02/201214 esPorTes

Camisa do Poços de CaLdas reTraTa 100 de divinÓPoLis

O Poços de Caldas FC já de-finiu o uniforme para o primeiro confronto do ano. A equipe – que já fechou acordo para material de jogo e treino com a Lambra, vai estrear com número recorde de patrocinadores: nove. O principal colaborador é a empresa Man-gueiras Brasil, de Divinópolis, que estará estampada na parte frontal. Junto à publicidade está a frase, “Divinópolis 100 anos”.

O Vulcão faz hoje o último cole-tivo antes da estreia no Campeona-to Mineiro do Módulo II – domingo (12), às 10h30min, no Ronaldão. No palco da partida inicial do estadual, a partir das 9h30, o técnico Vladimir de Jesus deve colocar em campo os atletas que vão fazer o primeiro jogo

oficial da temporada.O treinador do Vulcão, que já

tem o time-base para enfrentar o Tricordiano, vai trabalhar situações de jogo e testar alternativas que os atletas possam enfrentar domingo. Vladimir de Jesus, que deve ter à disposição 25 jogadores, ainda tem dúvidas em alguns setores. Ele pode escalar Flávio Muranga, no gol; Allan e Danilo, nas laterais; Marcão, Neguette ou Max, na zaga; Diego Paulista, William, Luís Fernando e Marcelo Soares, no meio; e Lucas Campestrinho ou Éder Deleon e Silmar ou Paulão, no ataque.

No sábado, o time volta a treinar no CT Cratera. No período da manhã, a comissão técnica vai trabalhar com os atletas posicio-namento e bolas paradas. À tarde a equipe entra em concentração para o jogo de domingo.

miL faCesO Bugre divinopolitano tem driblado a comunicação cada vez mais rápida

e a facilidade de espionagem atualmente muito utilizada. Não existe time desconhecido. O avanço da tecnologia, em especial a memória da internet, dá uma vantagem excepcional para uma rápida pesquisa. Conceitos, opiniões, comentários e outras formas de análises ficam no mundo virtual e são vistas e revistas centenas de vezes.

O time de Divinópolis tem avançado na mesma rapidez. Jogou de uma forma contra o Villa e de duas maneiras diferentes contra o Cruzeiro. Para os repórteres setoristas, não é uma novidade, Gian Rodrigues fez isso durante toda a Taça Minas Gerais. Naquela competição, a obediência tática passou por um desafio, o inesperado.

O desenho de um time, a estratégia ou roteiro a ser seguido pode mudar diante de fatores adversos. Podem ser graves, como um gol ou uma expulsão, ou leves, como o cansaço. Um gol ou uma expulsão nos minutos iniciais de uma partida pode obrigar os jogadoresa pularem para o plano B. O risco é nem todos se adaptarem. Uma substituição, muitas vezes deixa em evi-dencia essa falta de sintonia. Foi o caso de Laércio contra o Cruzeiro. Estava em ritmo diferente dos demais, desafinou. Já Diego Renan do Cruzeiro não encontrou o ritmo em momento algum, esse precisa de reparos, já Laércio, apenas de ajustes.

Uma obediência tática trabalha como uma maquiagem, ou seja, melhora o que já existe. Uma mulher bonita, bem maquiada, fica ainda mais bonita, realça a beleza já existente. Não se consegue é milagres. No caso da partida contra o Villa, os setores não se integraram, e as vezes isso causa uma falsa impressão. A distância entre a defesa, o meio campo e ataque, dá ao torce-dor a visão de que o receptor da bola, não está bem na partida. Com Bruno Maia e Tita, Luisinho voltou a brilhar (fato não ocorrido contra o Villa). Léo Medeiros recepcionava no meio campo, Walter Minhoca ligava com o ataque. Suave como música.

Para os repórteres que gostam de adivinhar a escalação ou a forma do time jogar, esse ano teremos um bom exercício. Que venha o Boa.

Luciano Eurides

[email protected]

Na semana passada, antes da partida contra o Guarani, de Divinópolis, o meia argentino Walter Damián Montillo desta-cava a importância de o Cru-zeiro ser forte dentro de casa, que a Raposa, junto com a sua Torcida, tinha que ser um time quase imbatível na Arena do Jacaré. No entanto, a equipe foi surpreendida em Sete Lagoas e acabou sendo derrotada. Agora, para a partida contra o Tupi, neste domingo, às 17h, naquele mesmo estádio, pela 3ª rodada do Campeonato Mineiro.

Montillo diz que o Cruzeiro tem que se impor, comandar as ações e, principalmente, ven-cer. “Temos que entrar ligados, sabemos que do outro lado tem um time que quer ganhar tam-bém, mas que aqui é Cruzeiro! O time que tem que se impor dentro de campo é o Cruzeiro! Não podemos esperar que todos os times venham aqui, façam o seu trabalho, e a gente não faça o

nosso. Nosso trabalho é ganhar, jogar bem, mas, neste momen-to, é mais importante ganhar do que jogar bem. Precisamos somar três pontos para pegar a confiança que está perdendo um pouco”, comentou.

No ano passado, o duelo contra o Tupi, pela primeira fase do Estadual, aconteceu no es-tádio Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora, e houve empate

em 0 a 0. Montillo, que naquela oportunidade chutou um pê-nalti no travessão, se recorda, e pede cuidado com o adversário neste domingo. “Me lembro do jogo contra o Tupi, jogamos lá (em Juiz de Fora), em um campo muito grande. Não sei se são todos os mesmos jogadores, mas é um time organizado. Temos que estar muito atentos e evitar surpresas, para não acontecer

como no jogo contra o Guarani, pois, correr atrás (do placar) é muito difícil”.

Bastante tranqüilo, o meia argentino não esconde o desejo de voltar a balançar a rede. O último gol marcado por Montillo com a camisa do Cruzeiro foi há cinco meses, no dia 7 de setem-bro do ano passado, na derrota de 2 a 1 para O Fluminense, no estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar de ser um dos principais arti-culadores do time e contribuir diretamente com assistências para gols, Montillo espera mar-car: “Tomara que sim. Faz muito tempo que eu não faço gol, que não consigo ajudar o time com gol, apenas com assistências. Então, é sempre bom fazer gol. Mas sempre digo que, indepen-dentemente de quem fizer o gol, o importante é que o Cruzeiro ganhe. Fico contente da mesma forma”, disse.

Embalado pelas duas vitórias consecutivas sobre o Boa Esporte e o América-TO, e com o obje-tivo de alcançar a liderança do Campeonato Mineiro, o Atlético enfrenta hoje Caldense às 17h deste sábado, na Arena do Jacaré.

Em tratamento de um trau-ma no tornozelo esquerdo, o atacante Danilinho é dúvida para a partida em Sete Lagoas, que será válida pela 3ª rodada do Estadual.

Para o técnico Cuca, todos os jogos da fase de classificação possuem grande importância, uma vez que definem a equipe que terá vantagem até o final da competição. “Trata-se de um torneio muito rápido. São onze jogos que premiam, beneficiam o primeiro colocado. Então, tem que buscar ser o primeiro. Você vai ter as vantagens que só o primeiro colocado tem e que são muito boas, são grandes. A gente tem que estar preparado para fa-zer o melhor a cada jogo. Fazen-do bom jogo, ficamos próximos de um bom resultado”, analisa o treinador atleticano.

Garantia de raça no meio-

-campo, o volante Pierre também ressalta a meta de terminar esta primeira fase na ponta da tabela. “Esse é o nosso intuito, respeitan-do sempre os adversários, mas nosso objetivo desde o começo é jogar com esse regulam debaixo do braço. O primeiro colocado

tem vantagem no mata-mata, mas temos que pensar jogo a jogo. Será um jogo difícil contra a Caldense e temos que estar atentos, impor o nosso ritmo e tentar assumir essa liderança, nem que seja provisoriamente”, comenta Pierre.

Depois do time ter perdido quatro pênaltis na temporada, o técnico Cuca já tem um novo batedor para a equipe: o meia argentino Escudero. A informa-ção foi passada nesta sexta-feira, durante entrevista coletiva do treinador na Cidade do Galo.

As quatro oportunidades foram desperdiçadas por André e Richarlyson. O atacante perdeu nos jogos-treinos com Villa Nova e Tombese. Já o volante errou no jogo-treino com a Patrocinense e na partida contra o América-TO, no último domingo.

Nessa quinta, quatro atletas treinaram penalidades na Cidade do Galo: Bernard, Neto Berola, Guilherme e Escudero. O argen-tino bateu seis vezes e perdeu uma, defendida pelo goleiro reserva Giovanni.

esTaTísTIcasO Atlético tem ampla van-

tagem sobre a equipe de Poços de Caldas no retrospecto do confronto. Em 77 jogos, o Galo venceu 51, empatou 14 e perdeu apenas 12, com 171 gols a favor e 65 contra.

Guilherme pede a posição para Neto Berola

Time não quer nem saber de resultado negativo

montillo quer Cruzeiro mandando em campo

Galo e Caldense vale a liderança

Washington A

lves/VIPCOM

MBruno Cantini

Page 15: Gazeta do Oeste

O Guarani de Divinópolis fez o treinamento apronto para a partida contra o Boa de Vargi-nha. A partida será disputa ama-nhã, 10h30min, no municipal Dilzon melo e o treinador Gian Rodrigues optou em colocar o último treino no mesmo horário da partida.

Os atletas receberam em campo as orientações do treina-dor que mais uma vez mudou o time. No ataque, Chibanca deu lugar a Marinho. A maneira de jogar foi mantida, embora na-turalmente, apenas o atacante Marinho tenha obrigação de importunar os zagueiros. Uma atenção especial na marcação pelas laterais e as viradas de bola, especialmente feitas por André foram exaustivamente treinadas.

Gian Rodrigues disse que ainda vai definir a equipe. “A base provavelmente, 90% do time que jogou contra o Cru-zeiro tenho ainda uma ou duas dúvidas. Magalhães vem se comportando bem, tem uma recomposição e ataque forte, pode ser que eu mude o ataque, em uma ou outra modificação. Não alteramos muito contra o Cruzeiro porque o Magalhães, de origem é meia atacante, lado esquerdo ele faz inteiro, apostamos e o Marinho é uma

peça importante sempre. Só falta definir”, disse.

O atacante Marinho disse ser um momento importante para ele e para o time. O joga-dor disse que falta realmente a confirmação do treinador para a titularidade. “Feliz por estar voltando, fiquei fora do último jogo, tenho de dar os parabéns para os companheiros, fui titu-lar no coletivo, mais ainda nada definido. Qualquer jogador quer ser titular, o objetivo é conseguir artilharia, como foi na Taça Minas Gerais, e com um final diferente, queremos o titulo”, falou e acrescentou estar lutando para uma vaga no time, pois quer jogar de titular contra o Atlético Mineiro. “Não quero ficar de fora, foram três anos, um título brasileiro e por isso estou focado no Boa. Quero um grande jogo contra o Boa para me garantir contra o Atlético”, declarou.

O provável time é Tiago Régis, Luisinho, Márcio Santos, Bruno Maia e Tita. André, Mi-chel Elói, Léo Medeiros e Walter Minhoca. Magalhães e Marinho. Os volantes Léo Medeiros pela esquerda, André centralizado e Michel Elói pela direita, com inversão de bola nas duas alas, sendo Walter Minhoca o homem de ligação. Nas bolas aéreas Ma-rinho puxa a marcação para a entrada de Magalhães, havendo sempre um homem surpresa.

No treino quando Minhoca deixava a função de armador, Alex assumia. No mesmo caso

quando André deixava de ser o volante do centro , era Felipe Cafu quem entrava.

:: gaZeTa do oesTe :: DIVINÓPOLIS - SÁBADO E DOMINGO, 11 E 12/02/2012 15esPorTes

EquipeAméricaAtléticoVilla NovaBoaNacionalAmérica - TOGuaraniCaldenseUberaba SCCruzeiroTupiEC Democrata

CAMPEONATO MINEIRO 2012 - MóDULO IPG664333331000

J222212222122

GC113202223126

SG4311100-1-1-1-2-5

D000101111122

V221111110000

E001000001000

GP544312212001

Pos.123456789101112

Campeonato mineiro 2012 - módulo i3ª rodada

11/0212/0212/0212/0212/02

17:0010:3017:0017:0017:00

AtléticoBoa

CruzeiroVilla Nova

Uberaba SC

XXXXX

CaldenseGuaraniTupiAmérica - TOEC Democrata

Sete LagoasVarginhaSete LagoasNova LimaUberaba

C. Atlético Mineiro X A.A. CaldenseA: Emérson de Almeida Ferreira (CBF/FMF)

A1: Celso Luiz da Silva (CBF/FMF)A2: Wesley Moreira de Carvalho (CBF/FMF)

4ºA: Hudson Fernandes da Silva (FMF)Ass: José Eugênio

Boa E.C. X Guarani E.C.

A: Renato Cardoso Conceição (CBF/FMF)A1: Marconi Helbert Vieira (CBF/FMF)

A2: Breno Rodrigues (CBF/FMF)4ºA: Erik Giovanni Fernandes (FMF)

Ass: Marco Aurélio Lopes dos Santos

Cruzeiro E.C. X Tupi F.C.A: Adriano Alves de Oliveira (FMF)

A1: Marcus Vinícius Gomes (CBF/FMF)A2: Mauro Antônio Ferreira Santos (FMF)

4ºA: Wilson do Carmo (FMF)Ass: Rogério Pereira Costa

Villa Nova A.C. X América F.C. – Teof.Ot.

A: Flávio Henrique Coutinho Teixeira (CBF/FMF)A1: Ricardo Vieira Rodrigues (CBF/FMF)

A2: Felipe Souza Leal (FMF)4ºA: Josiene Dinelle Pereira (Liga Local)

Ass: Juliano Lopes Lobato

Uberaba S.C. X E.C. Democrata-GVA: Átila Carneiro Magalhães (Especial FMF)

A1: Janette Mara Arcanjo (FIFA/MG)A2: Pablo Almeida Costa (CBF/FMF)4ºA: Maurílio de Oliveira (Liga Local)

Ass: Eustáquio Álvares Ferreira

ESCALA DE ÁRBITROS

Magalhães e Marinho na expectativa de jogarem juntos em Varginha

Guarani termina preparação para jogo em varginhaLuCiano [email protected]

Luci

ano

Eurid

es

Está programada para ama-nhã, domingo, a 12ª Corrida de Férias a ser realizada no bairro Nossa Senhora das Graças, com percurso de 10,8 Km e largada às 9h30min. A movimentação ficará pelo grande número de corredo-res da Associação de Corredores de Rua de Divinópolis (ACORD), pois é data da foto anual da entidade.

O ano começou bem para

alguns dos mais tradicionais cor-redores de rua da região. Ronaldo Medeiros, da equipe Randall de São Gonçalo do Pará abriu a tem-porada com vitória na Corrida de Reis. Wanderli Aparecido, um dos destaques na São Silvestre repe-tiu a boa performance e chegou em segundo lugar, colocando a Acord e a cidade de Divinópolis no pódio.

Na primeira corrida de 2012 foram 138 corredores inscritos, em pleno mês de férias, número que deverá ser igualado no bairro

Nossa Senhora das Graças, mes-mo porque será uma excelente oportunidade de se prepara para a Corrida da Policia militar, a ser realizada no dia 26.

A modalidade não conta ape-nas com os homens, as mulheres vem ocupando espaçosimpor-tantes e a as jovens descobrindo a qualidade de vida e o incentivo que o Circuito Conheça Divinó-polis Correndo proporciona a todas as atletas. Sempre se aguar-da uma boa presença feminina onde todas serão bem recebidas.

A Copa Futuro de futebol juvenil tem nova rodada marcada para este final de semana. Vasco da Gama e Bela Vista da cidade de Cláudio abrem a rodada. O jogo será às 10h30min no campo da Gecol devido a reforma do gramado do estádio Dr. Sebastião Gomes Guimarães.

O Campo do Vasco passa por uma reestruturação física para ser palco de projeto social junto a co-munidade do Alto de São Vicente. Os trabalhos feitos no gramado e o calçamento na entrada bem como as divisões no estaciona-mento garantem uma melhor organização nos dias de jogos.

O Palmeiras, outro represen-tante da cidade de Divinópolis entra em campo amanhã (do-mingo), contra o Independente de São José dos Salgados. Ainda as cidades de Nova Serrana e Araújos recebem jogos da competição.

A artilharia da competição conta com Eduardo do Dom Bosco com três gols marcados. Já assinalaram na disputa os atletas Lucas e Wallace do Bela Vista,

Caíque do Palmeiras e Daruan do Dom Bosco.

Um dos critérios de desem-pate na fase de classificação é o menor número de cartões vermelhos. Já foram mostrados três na primeira rodada, sendo: Caíque (Palmeiras) que será li-berado apenas no dia 26. André (Dom Bosco), liberado em 3 de março juntamente com Thales (Juventus).

Torneio do Choro2ª rodada

11/0211/0211/0212/02

10:0010:3015:3009:30

Juventus F.C.Vasco da Gama

Araújos F.C.Palmeiras F.C.

XXXX

Tupanuara F.C.Bela Vista F.C. D. Bosco F.C.Independente

Vasco da Gama entra em campo na busca pela primeira vitória na Copa Futuro

Pódio feminino demonstra a força das mulheres nas corridas de rua da cidade

Corrida de férias movimenta bairro N.Srª das GraçasHoje tem nova rodada da Copa FuturoLuciano Eurides

LuCiano [email protected]

LuCiano [email protected]

Luciano Eurides

Page 16: Gazeta do Oeste

:: gaZeTa do oesTe :: DIVINÓPOLIS - SÁBADO E DOMINGO, 11 E 12/02/201216 geraL

SEMPRE TEM UM RETORNO

PARA O CIDADÃO

www.fazenda.mg.gov.br

BANCOS CREDENCIADOS: Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú e Mercantil do Brasil.

CENTRAL DE ATENDIMENTO: 155

Se você quitou em janeiro a 1ª parcela do IPVA 2012, é hora de emplacar a segunda. Confira a data que corresponde ao final da placa do seu veículo e pague em uma agência dos bancos credenciados. A arrecadação que vai para o Estado e municípios volta em forma de benefícios para todos os mineiros em áreas como educação, saúde e segurança.