gazeta de votorantim, edição 161

Upload: gazeta-de-votorantim

Post on 07-Jul-2018

235 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/19/2019 Gazeta de Votorantim, edição 161

    1/20

    Página 1Gazeta de Votorantim25 de março a 1 de abril de 2016

    e região

    Pág.15

    Projeto de lei estipulamulta para quemnão cuidar de imóvel

    Pág. 14

    Ocorrência s

    Pág. 2

    Pág.16

    Pág. 17

     Ano 4 | Nº 161 | Votorantim | 25 de março a 1 de abril de 2016 R$ 1,25

    B  A R B U D O  d  a   A v e n i d  a  P á g . 4 

     O d a i r  F e

     r n a n d e s

    Pai xão de Cris to serão realizadas na c

    idade

    Duas encenações da 

        B   e    l   m    i   r   o    C   a   n    d    i    d   o    /    A   r   q   u    i   v   o

    Policiais flagramfurto de carro

    Político éflagradotrocando preçode mercadoria emsupermercado dovice-prefeito

    Vitor Morais écampeão mundialde muay thai

    Silvano contrataChiclete para

    ser seuchurrasqueirooficial

    Políticoconfunde pão compicanha e paga apicanha como sefosse pão

    Ex-secretário deCassola filia-seao PMDB e passaa apoiar o DEM

    Combate ao Aedes

    P ágs . 9  a 12

    A Igre ja Ca tólica, a tra vés da Paróquia Nossa Se

    nhora Aparecida, 

    realiza ho je (25 ) seu  tradicional  tea tro de Páscoa

     que re tra ta a 

     Vida, Mor te e Ressurreição de Jesus Cris to. A en

    cenação será no 

    Parque Ja taí. Já a Comunidade Deus Presen te r

    ealiza a peça ama-

    nhã (26 ) e domingo (27 ) na Praça Lec y de Cam

    pos. Pág.6

  • 8/19/2019 Gazeta de Votorantim, edição 161

    2/20

    Página 2 Gazeta de Votorantim   25 de março a 1 de abril de 2016

    Expediente:

    Provocare Editora e Comunicação Ltda ME

    As colunas assinadas são de totalresponsabilidade de seus autores e

    não necessariamente representam aopinião do jornal.

    Diretores presidentes: Mônica Marsal e Werinton Kermes | Responsável Jurídico: Ailton Bueno Scorsoline (OAB: 154912/SP)Edição: Luciana Lopez (MTB 45.396/SP) | Jornalista Responsável: Werinton Kermes (MTB 29.860/SP) | Diagramação:Wilson Roberto Grillo Jr. / Jefferson Cascali de Lima

    Endereço: Rua João Walter, 289 – sala 3 - Centro - Votorantim/SP - CEP 18110-020 |Telefone: (15) 3023-0702 | e-mail: [email protected]:Katerina Beranger | Contato comercial: (15) 3247-1010| e-mail: [email protected]

    Site: www.gazetadevotorantim.com.br | Facebook: Gazeta de Votorantim | Impressão: Mar Mar Gráfica e Editora Ltda. – CNPJ 01.199.927/0001-65

     Aldo Fogaça é jornalista e editor-chee da Agência de Notícias daRegião Metropolitana de Sorocaba

     Ela todo diaInvariavelmente reclamamos de alguma coisa: do frio, do calor, do trân-

    sito, da comida, do trabalho e de tantas outras coisas. Valorizamos as difi-culdades, as coisas que não acontecem do jeito que gostaríamos, a falta desorte. Até parece que não temos nada a agradecer ou exaltar e que o nossodia a dia só é feito de coisas que nos aborrecem.

    Tenho aprendido muito nesses últimos dias e colhido frutos há muitotempo plantados, e que foram cuidados com muito amor, dedicação e ora-ção. Dar valor às coisas simples, celebrar as conquistas consolidadas, come-morar a vida ou simplesmente viver.

    Nasci em uma família evangélica. Meus avós paternos e maternos inicia-ram a plantação dos frutos que agora saboreio. E como são deliciosos.

     Eles dedicavam tempo para orar, principalmente em benefício dos fi-lhos, netos e pela geração que viria.

    Minha avó materna morava na zona rural, mas não havia empecilhopara pelo menos aos domingos “viajar” junto de meu avó até a igreja presbi-teriana mais próxima para expressar publicamente a fé. Durante a semana,a comunhão (chamado culto doméstico) acontecia ali mesmo no sítio deonde tirava o sustento.

    Minha avó paterna vivia na cidade, uma vida aparentemente mais fácil,e muito mais próxima da igreja. Ela, especialmente, era uma mulher de ora-ção, daquelas que participavam de grupos de mães que passavam horas a

    orar. De joelhos no chão e com muita fé.Todas deixaram muitos bons exemplos e ensinamentos. São comoven-

    tes os testemunhos das pessoas que estavam com elas no momento quedeixaram este mundo. O relato é de que até pouco antes da “partida”, elasoraram pela família.

    Hoje, a mulher de oração – que herdou aquele missão de minha avó Jú-lia --, aquela que cuida dos frutos tão bem quanto meus avós é minha mãe.Em maio próximo, completará 77 anos. Ela tem um vigor físico e disposiçãoinvejáveis. Viúva, cuida, sozinha, de uma casa grande por dentro e por fora.Faz todas as compras necessárias, resolve todas as pendências burocráticas.

    Apesar de morar longe da área central, não mede esforços para correraté a cidade de ônibus e voltar rapidamente para cuidar de tudo. Por váriosanos, cuidou de meu pai, que dependia exclusivamente de seus cuidadosapós três derrames.

     Apesar de toda a correria, dedica tempo para orar por todos nós, diaria-mente. Tenho certeza que minhas vitórias e superações ante as dificuldadesde cada dia são respostas de suas orações.

    Por isso e por tantas outras coisas me considero uma pessoa privilegia-

    da, pois tenho uma mãe que ora todos os dias por mim. Agradeço a Deuspela mãe que me deu e peço a Ele que me capacite e me encoraje a dar con-tinuidade a esse patrimônio familiar: cuidar dos frutos e orar como fizeramminhas avós e como faz minha mãe.

    O bom caminho também me ajudou a formar uma família que mantémos mesmos princípios e tem na oração o porto seguro para as reflexões diá-rias e o conforto para a alma.

    Me casei com uma mulher que ora e é filha de outra mulher de oração.Por isso, posso afirmar que não sou um homem de sorte, simplesmente. Souabençoado.

    Praticamente o mês de março acabou. No dia 8 foi lembrado o Dia In-ternacional da Mulher, mas para elas não há um único dia para dedicar ho-menagens, carinho, reconhecimento, flores. Afinal, é no silêncio das oraçõesem seus quartos e com as portas fechadas que elas se alimentam da fé paraenfrentar a guerra diária e os desafios de serem mulheres, esposas, mães.

    Trabalham fora e do bram a jornada em casa. São fortes pela natureza eainda encontram tempo para sonhar e se realizar.

    Mas é na fé, na oração, que se tornam gigantes e poderosas. Por isso,

    que todo dia é dia da mulher e de oração.

    Mineiro deixará Secretariapara pensar nas eleiçõesO secretário de Meio-Ambientede Votorantim, Carlos AlbertoLeite, o Mineiro, deixará o cargona próxima semana. No lugardele, assumirá o diretor de Plane- jamento e Educação Ambientalde Votorantim, Ricardo Naccarati.O desligamento de Mineiro dapasta é em função de sua pré--candidatura a vereador peloPSDB. De acordo com a JustiçaEleitoral, secretários municipaisdevem se afastar de seus cargoscom quatro meses de antecedên-cia das eleições deste ano. Segun-do Mineiro, sua saída estará noJornal do Município do dia 1º deabril e, no mesmo dia, o nome deRicardo Naccarati será publicadocomo novo secretário de Meio--Ambiente.

    Juventude em Ação

    concorre aos grêmiosO grupo Juventude em Ação, for-mado por jovens estudantes darede estadual de ensino, por maisum ano tenta conseguir a vitórianas eleições dos grêmios estu-dantis nas escolas estaduais deVotorantim. Na oportunidade, os jovens ressaltam a importânciade integrantes do grupo fazeremparte dos grêmios das escolas,pela parceria e pela facilidade derealizar projetos.O maior número de integrantesdo grupo está concentrado naescola Estadual Professor Da-niel Verano, que neste ano estáconcorrendo com o nome: “Os

    Revolucionários”. Na Escola Es-tadual Professor Wilson PrestesMiramontes, os jovens tentama vitória com o nome “Vikings” ena Escola Azarias Mendes como“Nemises”. A intenção do grupo,é alcançar praticamente todasas escolas de Votorantim, parase possível uma grande rede sermontada e grandes projetos se-rem desenvolvidos pelos grêmiose pelo grupo Juventude em Ação.

    PSOL de Votorantimrealiza debate focandoeleiçõesO PSOL (Partido Socialismo e

    Liberdade) de Votorantim reali-za, no próximo dia 30 de março(quarta-feira), às 19h, o primeirode uma série de encontros, quevão discutir e preparar o progra-ma de governo do partido paraas eleições de 2016. O primeirodebate será um diagnóstico dasreceitas e despesas da Prefeiturade Votorantim, que contará coma participação do economista daUnicamp, Jean Peres. O resultadodesses debates contribuirá para aconstrução do programa de go-verno do PSOL para o pleito des-te ano. O encontro acontece narua Joana Milani, 96, no ParqueBela Vista, em Votorantim.

    Cidoca comunistaComo foi dito nesta coluna, naúltima semana o comercianteAparecido Mobile Filho estariase desfiliando do PROS (PartidoRepublicano da Ordem Social).Mesmo com toda insistência dopartido (PROS) para que ficasse,Cidoca assinou a ficha de filiaçãodo PC do B na última terça-feira (22),legenda que já declarou apoio aoempresário Jair Cassola (PDT).O presidente do PROS, Diogo Fer-reira, por telefone, lamentou a saídade Cidoca do partido que ele presi-de, mas disse que isto faz parte do

    processo, e que com a proximidade dadata limite para filiações, o número defiliados que deixou a legenda foi baixo,apenas o Cidoca, então desejou boasorte ao comerciante, por quem ele temadmiração.

    Assunto da semanaUm dos filhos do vice-prefeito SilvanoDonizeti flagrou um agente políticoligado a seu pai trocando etiqueta demercadoria de um preço maior por umaetiqueta de menor valor, e por não setratar de um fato único, pois já se havia asuspeita de que o político votorantinen-se vinha agindo assim há algum tempo,o comerciante (filho do vice-prefeito)chamou a atenção do sujeito, e isto setransformou em discussão e em brigafísica. O assunto foi o mais comentadonos meios políticos desta semana, naCâmara e nos corredores da Prefeitura eSecretarias. A pessoa envolvida na trocadas etiquetas, que hoje está no grupopolítico de Silvano, fez parte do PSDB

    até recentemente.

    Picanha com preço de pãoFuncionários do supermercado garan-tem que o filho de Silvano Donizettiagiu corretamente, pois a pessoa se uti-lizou de um convívio político e de umaconfiança depositada para agir de máfé. A funcionária desabafou na defesada família dona do supermercado, di-zendo que “são pessoas que trabalhamduro, cada um deles é muito honesto e justo... aí vem um sujeito destes querertrapacear... não concordo”.

    Bacana quando rouba é cleptomaníaco; pobre é ladrãoSilvano Donizetti ficou em uma situação

    nada confortável, seja com sua família,seja com o partido do qual o envolvidofaz parte. A tentativa para amenizar oproblema foi dizer que o rapaz é doen-te, que ele é um “cleptomaníaco”, queé um distúrbio mental que precisa detratamento.

    Eliminado do Big Brotherfez a mesma coisaCoincidência ou não, no último dia 14,revistas de celebridades deram desta-que à conversa captada no programa darede Globo, Big Brother. O participanteMatheus, engenheiro, foi eliminado noúltimo dia 22, pois disse que quandomorava na Austrália roubou um super-

    mercado. O engenheiro revelou quesem dinheiro no país, trocou as etique-tas de produtos. O intuito era levar paracasa uma carne mais cara.

    Ciretran de Votorantim sem pressaA unidade do Detran de Votorantimestá com suas atividades e seu aten-dimento ao público em marcha lenta,como manifestação por reajuste sala-rial e do vale refeição, que não tem re-ajuste pelo governo do estado há pelomenos três anos. Os funcionários estãochamando a forma adotada por elespara pressionar o governo de OperaçãoPadrão, e o lema do movimento é: “ODETRAN é novo, mas o descaso com osfuncionários é velho.” Os serviços mais

    prejudicados são emissão de CNH e li-cenciamento de veículos.

    Prestando contas do concurso da CâmaraO presidente da Câmara Eric Romero es-teve na redação da Gazeta de Votoran-tim para apresentar um balanço finan-ceiro do concurso público realizado pelacasa. Dos 4151 inscritos, 3011 estiverampresentes no dia da prova do concurso.O valor total arrecadado com as inscri-ções foi de R$ 178.515,00. Deste valor,tirando o valor pago para a empresaque fez todo concurso, contratadaatravés de processo licitatório, sobra-ram R$ 102.015,00, que serão repas-

    sados para a Prefeitura. Romerogarantiu à  Gazeta de Votoran-tim que sua maior preocupaçãocom o processo do concurso foia transparência: “Ao final perceboque tudo foi como planejado edevo isto a todos da Câmara queme auxiliaram”. Quanto ao desti-no que a Prefeitura vai dar a estesR$ 102.015,00 caberá ao prefeitoErinaldo Alves da Silva resolver,pois o papel do legislativo serácumprido assim que repassar es-tes recursos ao executivo.

    Milton Moreirapré-candidato a vereadorO Secretário de Mobilidade Ur-bana e Segurança Patrimonial,Milton Moreira, anunciou quedeve deixar o cargo dentro demais alguns dias para cuidar desua pré-candidatura a vereador,e o partido escolhido seria oPSDC (Partido Social Democrata

    Cristão), partido que obviamentecompõe o grupo do PSDB e doprefeito Erinaldo Alves da Silva.

    Os analistas políticosde plantãoPara alguns que estavam naCâmara de Votorantim onteme mesmo para pelo menos trêsmembros do PSDB que pensam damesma forma, o Secretário MiltonMoreira não vai colocar seu nomea uma avaliação popular nesta elei-ção: divulgar sua pré-candidaturaa vereador é uma estratégia inteli-gente para justificar sua saída, as-sim ele não estaria saindo por umasérie de críticas que recebe, princi-

    palmente de vereadores da opo-sição, e, em alguns momentos, atémesmo pelos da situação. Com isto,pretende evitar desgastes políticos,e o prefeito mostraria que não é deceder à pressão.

    Falta uma semanaAqueles que pretendem ser candi-datos a vereador nas eleições desteano e mesmo vereadores que es-tão insatisfeitos com seu partido epretendem mudar de legenda têmaté o próximo final de semana (2 deabril) para fazer sua filiação.

    O Jornal do Município publicouontem os candidatos aprovadosno processo seletivo simplificadoem caráter de urgência para asfunções de vigia e motorista:

    São eles:Cargo: Motorista1º Jorge Ferreira Sales2º Noel Alves da Costa3º Edilson Aparecido Ciriaco4º Robson Aparecido Ribeiro5º Diogo Cezar Gouveia

    Cargo: Vigia1º Carlos Alberto Biserra2º Marcio Branco3º Marcos Donizete Garcia4º Daniel Rodrigues Alves

     5º Alicio Aparecido Brito

    Rescisão amigávelAtravés de rescisão amigável decontrato, publicado no Jornal doMunicípio de ontem, a empresaElecta Prestação de Serviços emTecnologia Educacional, que ven-ceu em 2013 um pregão presencial,não mais prestará serviço à Secreta-ria de Cultura da cidade. A Tecnolo-gia Educacional era responsável pe-los cursos oferecidos pelos núcleosde formação da Secretaria de Cul-tura do Município de Votorantim,como Teatro, Música, Dança, Cine-ma, Fotografia e Artes Plásticas.

  • 8/19/2019 Gazeta de Votorantim, edição 161

    3/20

  • 8/19/2019 Gazeta de Votorantim, edição 161

    4/20

    Página 4 Gazeta de Votorantim   25 de março a 1 de abril de 2016

    “ 

    N e m  t u d o  é  v e r d a d e , n e m  t u d o  é  m e n t i r a . T u d o  é  u m a  q u e s t ã o  d e  p o n t o  d e  v i s t a .” BARBUDO DA AVENIDA - o que tudo ouve e tudo vê

    Na sexta-feira Santa

    não se come carneO momento é de trabalhar, bem sabe oPé de Boi, nosso vice-prefeito Sirvano(Silvano) e o homem é de um coraçãoinorme (enorme). Com dois supermerca-dos e percebendo que o Chiclete (bemmastigado) tava (estava) querendo umarendinha a mais, deu uma oportunidadeque o Chicletão PEGOU NA HORA, tá (está)fazendo bico de açougueiro. Quem deu aoportunidade foi o Sirvano (Silvano), mas

    quem ensina mesmode verdade é o fio

    (filho) mais veio doSirvano. E não é queo ex da Pimentinha(ex-assessor, e nãoex-marido ou ex-na-morado, até porqueele prefere as mo-

    renas) tá se dan-do bem com

    a nova pro-fissão deaprendi zde açou-gueiro?No mo-

    mento ele tá na fase de conhecer os ti-pos de carne, estes dias ele confundiupicanha com língua de boi, óia (olha) só,nada a ver uma coisa com outra.Outra coisa que tá deixando o Pé de Boie os Pé de Bizerros (filhos do Silvano)satisfeitos é o cuidado que o Chicletetá tendo com os gatunos do supermer-cado, o moço é astuto e esperto, nãoadianta comprar filé minhão (mignon)e depois trocar a etiqueta e querer pa-gar como se fosse carne muida (moída),porque ele pega mesmo e faz um bafa-fá, e tá certo, né? Onde já se viu roubarde uma pessoa tão querida e trabalha-dora como Pé de Boi?O Chiclete tá planejando fazer um chur-rasco para toda turma do seu partido eda coligação, mas o Sirvano e o fio deleserão os que vão ser servidos por pri-meiro, claro, né, é um gesto de gratidãocom as pessoas que deram a oportuni-dade e merecem todo carinho e respei-to do Chiclete.Sirvano Pé de Boi, eita home (homem)para trabalhar, também está feliz com onovo ajudante do açougue e mais feliz

    ainda ele tá com a pessoa que colo-cou o Chiclete em sua vida.

    Viva a amizade sincera! Vivao churrasquinho de finalde semana, seja de picanhaou de língua de vaca, não

    importa, o que vale é o chur-rasco ser feito com amor e carinho e

    com carne de procedência!

    Meu  vice pref erido , 

    sua picanha é mal 

    passada ou 

    ao ponto?

    Que dó! Ele écleptomaníaco. Piorque não tem cura.

  • 8/19/2019 Gazeta de Votorantim, edição 161

    5/20

    Página 5Gazeta de Votorantim25 de março a 1 de abril de 2016

    Cidades

    Valdinei Queiroz

    A população votorantinense desconhece alei que muda as regras de cobrança em estacio-namentos no Estado de São Paulo, até mesmo ospróprios proprietários dos estabelecimentos. Con-forme a lei, o pagamento deverá ser feito de formafracionada, a cada 15 minutos. Fica proibida, por-tanto, a cobrança por hora cheia.

    A reportagem abordou alguns votorantinen-ses que passavam pela avenida 31 de Março, noCentro, e todos desconheciam da nova lei, quecomeçou a vigorar em fevereiro, porém o gover-nador Geraldo Alckmin (PSDB) tem até o mês quevem para regulamentá-la. O projeto é do deputadoestadual Afonso Lobato (PV).

    O aposentado Claudinei Prado, 71 anos, porexemplo, ficou surpreso ao tomar ciência da mu-dança pela Gazeta de Votorantim. “Vou ser sincerocom você, estou sabendo agora dessa nova lei.”Nomomento que aconteceu a entrevista, Prado disseque havia usado um estacionamento há poucotempo em Votorantim e nesse estacionamentoestava cobrando por hora cheia. “Vou começar ame inteirar sobre o assunto e ver se não vai doer nobolso.”

    De acordo com as regras da nova lei, o valorpago pelos primeiros 15 minutos de permanênciano estacionamento deverá ser o mesmo das fra-ções seguintes, e obrigatoriamente deve represen-tar valor proporcional ao custo da hora cheia.

    Outro que também desconhecia da nova lei éo aposentado Rinaldo Vieri, 64 anos. Segundo ele,como seu automóvel tem seguro há muito tempo,

    vai começar a estacionar nas vias públicas. “Nãogosto de deixar meu carro em qualquer lugar, mas,como vai encarecer a cobrança nos estacionamen-tos, infelizmente terei que colocá-lo na rua.”O quemuitos reclamam é que se um estacionamentocobrar R$ 3 por 15 minutos, vai ser R$ 12 por umahora e assim por diante.

    A reportagem teve dificuldade de encontrarproprietários de estacionamento para tratar sobrea nova lei. Porém, um estacionamento, localizado

    População e proprietáriosdesconhecem nova leidos estacionamentos

    no Centro, aceitou conversar com a Gazeta de Vo-torantim e expor suas opiniões a respeito do pro-

     jeto estadual. O aposentado Antonio de Castro, 78anos, comentou que teve conhecimento das novasregras por seus fregueses. “Teve um que perguntou:

    aqui já está vigorando a nova lei de estacionamen-to? Respondi que não estava sabendo.”

    Para Castro, a nova lei vai prejudicar os esta-cionamentos, pois vai restringir o livre exercício dodireito de atividade econômica. “Eu, por exemplo, jácoloco um preço abaixo dos correntes, já que o meuestacionamento não tem cobertura e o chão não éde concreto.”Além disso, segundo o aposentado, alei vai beneficiar apenas o motorista que faz umaparada rápida. “Agora aqueles que ficam duas, trêsou, até mesmo, 10 horas, esses, sim, serão prejudica-dos com a nova lei, pois vão pagar mais.”

    Ainda de acordo com a nova lei, os estaciona-mentos precisão dispor placas explicitando o valorcobrado por permanência nos períodos de 15, 30,45 minutos e uma hora, além de avisar quais formasde pagamento são aceitas. Além disso, os estacio-

    namentos são obrigados a ter relógios visíveis aosconsumidores nas portarias de entrada e de saída.Se apresentarem horários diferentes, o cliente ficaisento de qualquer pagamento.

    Em caso de descumprimento dessas diretrizeslegais, os estacionamentos ficam sujeitos a adver-tência e multa, que pode ser dobrada quando hou-ver reincidência.

    Valdinei Queiroz

    Antonio de Castro

    Claudinei Prado

    Rinaldo Vieri

    O presidente da Câmara, vereador Eric Ro-mero (PPS), apresentou um requerimento nasessão da última terça-feira (15) em relação aosproblemas em imóveis que apresentam sinaisde desmoronamentos e envolvem a Defesa Ci-

    vil, como é o caso de um imóvel situado na RuaMauricio Fomia, nº 307, no Bairro Parque BelaVista; e o outro, na Rua José Malaquias, nª 66,no Bairro Jardim Clarice.

    Munícipes preocupados com a situaçãodesses imóveis protocolaram na prefeitura pormeio do Serviço Integrado de Informação aoCidadão (SIIC), suas denúncias e solicitação devistorias da Defesa Civil em janeiro e fevereirodeste ano, e, por sua vez, a Guarda Civil Munici-pal (GCM) também realizou as devidas de visto-rias, com a interdição das dependências dessasresidências. O presidente do Legislativo aindaressaltou que as águas das constantes chuvas

    A vereadora Fabíola Alves (PSDB) solicitouinformações quanto ao prazo para liberação,por parte do Governo Federal, dos recursosdo Programa de Intervenções Viárias (Provias),para a aquisição de máquinas novas para aSecretaria de Serviços Públicos e questionoua prefeitura sobre a possibilidade de realizar acontratação emergencial, até o prazo de libera-ção dos recursos, de uma empresa terceirizadapara auxiliar na limpeza e manutenção das áre-

    as públicas do município.Segundo Fabíola, a prefeitura passa por um

    período de dificuldades e as máquinas antigasdo setor, frequentemente ficam paradas paramanutenção, o que dificulta o andamento dostrabalhos. A vereadora informou que a prefei-tura está inscrita no Programa Provias para aaquisição de novas máquinas, no entanto, oGoverno Federal não liberou os recursos, mo-

    Eric Romero alerta DefesaCivil sobre desmoronamentos

    têm deixado os alicerces das duas residênciascada vez mais expostos e esses imóveis estãosujeitos a possíveis desmoronamentos, o quecoloca em risco a vida dos seus moradores eaté mesmo dos vizinhos.

    Informações foram solicitadas por parte doparlamentar à prefeitura no sentido de saberquais os procedimentos serão tomados apósa interdição das referidas residências, e quaisserão as providências imediatas, para conten-ção dos desmoronamentos relatados. Tambémcitou a importância de que o processo de con-tenção dos desmoronamentos seja concluídocom urgência por favorecer um alto risco deperigo de vida, e, destacou que compete aomunicípio o mapeamento das áreas de risco ea vulnerabilidade e risco de desastre e nas de-mais ações de prevenção, mitigação, prepara-ção, resposta e recuperação.

    Fabíola Alves sugere contrataçãoemergencial de empresa paralimpeza de áreas públicas

    tivo pelo qual, dias atrás, o prefeito esteve emBrasília novamente, expôs a situação da cidadeàs autoridades, e, solicitou a liberação o maisurgente possível.

    A parlamentar explicou que, enquantoesse impasse não se resolve, a prefeitura éprejudicada, com a existência de vários luga-res que necessitam de limpeza e capinação,ainda mais em época de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de várias doenças.

    Ela destacou que tem acompanhado o esforçodo Executivo em manter os lugares limpos eque nem sempre as pessoas colaboram com amanutenção, pois, em poucos dias a área queé limpa, novamente se torna alvo de despejosirregulares de lixo e entulhos, e, ressaltou que,os mutirões de limpeza já adotados surtemum bom resultado, porém, ainda é insuficientepara atender toda a demanda do município.

  • 8/19/2019 Gazeta de Votorantim, edição 161

    6/20

    Página 6 Gazeta de Votorantim   25 de março a 1 de abril de 2016

    Cidades

    *Esta coluna traz pensamentos de diversos autores.

    O sabor da PáscoaMais uma Páscoa se aproxima e com ela a alegria estampada nos rostinhos das crianças e

    o desejo de procurar o coelho, os ovos, a contagem regressiva para o grande dia. Muitas delasainda não compreendem o significado desta festa Cristã, mas vivenciam a alegria pela vida.Não façamos desta festa, somente momentos de encontros entre famílias, amigos e co-

    nhecidos, mas um momento de recordação e transformação individual, não deixando que ogrande significado da Páscoa se perca em nosso dia-a-dia, pois é ele que nos dá força e cora-gem para enfrentar o caminho da Paixão e os obstáculos encontrados durante este ano quese iniciou. Só assim poderemos chegar no dia da Aleluia.

    É também nesta época que recordamos o sofrimento e a humilhação de Cristo, até a che-gada, no domingo de Páscoa, da grande Transformação: A Ressurreição.

    Para as crianças, sabemos que as histórias da bíblia são muito difíceis para serem com-preendidas, então utilizamos algumas histórias como à sementinha, o verdadeiro coelho depáscoa, a borboleta, um conto de Páscoa, o coelhinho e o pé de cacau entre outras, pois estasimagens representam a passagem, a transformação como a da lagarta que depois de se reco-lher, se transforma em uma bela borboleta que enfeita nosso jardim e alegra nossos dias tãotumultuados e corridos, o trigo e o milho que necessitam morrer para brotarem novamentedando bons frutos.

    Neste dia santo paremos um minuto para refletir sobre como ocorre à transformação des-ta lagarta em borboleta, do grão de trigo e do milho que morre dando início a uma nova vida,novos grãos.

    (Por Milena Rocha Reghini Barbosa)Valdinei Queiroz 

    A Igreja Católica de Votorantim, através da Paró-quia Nossa Senhora Aparecida, promove hoje (25), às19h30, a tradicional encenação da Paixão do Cristo,que acontece no campo de futebol, ao lado da Pistade Bicicross, localizada na rua Antonio Castanharo, noParque Jataí. Uma grande estrutura, com palco, som eiluminação e arquibancada já foi montada.

    Realizada há 20 anos, a encenação do espetá-culo possui cerca de 280 pessoas, entre atores ama-dores, técnicos, produtores e costureiras que parti-cipam do evento que costuma atrair uma multidão.No ano passado, foram mais de seis mil pessoas quecompareceram para prestigiar, mesmo número es-perado para este ano.

    A viabilização do evento é possível graças àparceria com empresas e doações da comunida-de, além da verba arrecadada em eventos bene-ficentes. De acordo com organizadores, neste anoo custo estimado é de cerca de R$ 30 mil. Aindasegundo os organizadores, o espetáculo terá ba-nheiros químicos e a presença da Guarda Civil Mu-nicipal (GCM) de Votorantim.

    Votorantim terá duas grandesencenações da Paixão de CristoNa Paróquia Nossa Senhora Aparecida, oevento ocorre hoje, às 19h30; enquanto

    na Deus Presente, será sábado, às 20,com continuidade no domingo, às 9h

    Deus PresenteNa Comunidade Cristã Deus Presente

    (CCDP), o evento, que está na sua 31ª edição, serárealizado na Praça de Eventos “Lecy de Campos”em dois dias. No sábado (26), às 20h, acontece aencenação da morte de Jesus Cristo. A peça é fei-ta por voluntários da Comunidade, entre atores eequipe técnica, conta com mais de 100 pessoas.A entrada é gratuita.

    Já no domingo (27), quando é celebrada a Pás-coa, é o momento da celebração da ressurreiçãode Jesus Cristo, que reviveu três dias depois da suacrucificação no Calvário, conforme relato do NovoTestamento da Bíblia Sagrada.

    Na Deus Presente, a encenação começouem 1985 e teve como cenário a Praça José Ermí-rio de Moraes. Nos anos 90, foi a vez da Praça doPaço Municipal ser o local do evento. Atualmente,acontece na Praça de Eventos “Lecy de Campos”,no Centro de Votorantim.

    O público da última edição foi de aproximada-mente três mil pessoas, as quais se emocionarame puderam conferir o espetáculo que fala da Vida,Morte e Ressurreição de Jesus que se entregoupara ser crucificado. O espetáculo reúne teatro edança, acompanhados por uma banda formadapelos músicos da CCDP. Assim como no ParqueJataí, o evento na principal praça de eventos terábanheiros químicos e a presença da Guarda CivilMunicipal (GCM) de Votorantim.

    Belmiro Cândido/ Arquivo

    Hoje são esperadas mais de 6 mil pessoas no Parque Jataí 

    Vera Lucia Albertini do CarmoFaleceu em 16/03/2016, aos 40 anos, casadacom Carlos Roberto do Carmo. Deixa os filhosLeticia 23, Carlos Roberto 18, Lidiane 15, CarlosEduardo 9. Foi sepultada no cemitério São JoãoBatista, em Votorantim.

    Dejanira da Silva NoronhaFaleceu em 16/03/2016, aos 69 anos, casada comHeitor Ferraz de Noronha. Deixa os filhos Solan-ge 45, Marcio 43, Leandro 41. Foi sepultada nocemitério São João Batista, em Votorantim.

    Luiz Carlos dos SantosFaleceu em 17/03/2016, aos 60 anos. Deixa as fi-lhas Taciane, Luana. Foi sepultado no cemitérioSão João Batista, em Votorantim.

    Dilce de Agrella StefaniFaleceu em 16/03/2016, aos 71 anos. Deixa o s fi-lhos Maria Teresa 52, Emerson 44, Maria Heloisa42. Foi sepultada no cemitério São João Batista,em Votorantim.

    Vanderlei Rocha de CamargoFaleceu em 17/03/2016, aos 72 anos, casadocom Lourdes Ramos de Camargo. Deixa as filhasKeller Cristina 47, Daniela 40. Foi sepultado nocemitério São João Batista, em Votorantim.

    Edna Mendes de Oliveira VieiraFaleceu em 18/03/2016, aos 56 anos, casadacom Lucio Vieira. Deixa os filhos Luciano 37, Ca-mila 33. Foi sepultada no cemitério Consolação,em Sorocaba.

    Carlos Bueno da SilvaFaleceu em 18/03/2016, aos 55 anos, casadocom Margarida Ferreira Monteiro da Silva. Deixaos filhos Felipe 24, Jean Carlos 21. Foi sepultadono cemitério São João Batista, em Votorantim.

    Irene Silva SoaresFaleceu em 19/03/2016, aos 76 anos, casadacom Francisco Catunda Soares. Deixa os filhosUrani 53, Zuleine 48, Ailton 44, Fabio 35. Foisepultada no cemitério São João Batista, emVotorantim.

    Luiz FaveroFaleceu em 19/03/2016, aos 80 anos, casadocom Geny Ribeiro Favero. Deixa os filhos Sueli60, Magali 51, Roseli 47, Marcio 40, Fernanda36. Foi sepultado no cemitério Consolação, emSorocaba.

    Maria de Lourdes Pedroso CamargoFaleceu em 19/03/2016, aos 79 anos. Deixa ofilho Isac. Foi sepultada no cemitério São JoãoBatista, em Votorantim.

    Joao Correa do PradoFaleceu em 19/03/2016, aos 72 anos, casadocom Liete Pereira dos Santos. Deixa os filhosJoel 52, Esmael 51, Israel 49, Raquel 47, Sueli 45,Claudemir 43, Juliana 22, Amanda 20, Joao Vitor19, Vinicius 13, Kaique 8. Foi sepultado no cemi-

    tério São João Batista, em Votorantim.

    Edson Pedro da SilvaFaleceu em 19/03/2016, aos 77 anos, casadocom Leonora da Conceição Silva. Deixa os filhosEneas 50, Benjamin 48, Dorabel 46, Edvania 45,Edilon 43, Elias 33. Foi sepultado no cemitério

    São João Batista, em Votorantim.

    Murillo Gabriel Barcelli Marciano da SilvaFaleceu em 19/03/2016, aos 20 anos. Foi sepul-tado no cemitério São João Batista, em Votoran-tim.

    Alicio Vieira FernandesFaleceu em 20/03/2016, aos 72 anos, casadocom Eva da Conceição Vieira Fernandes. Deixaos filhos Aparecida 47, Fabio 43, Paulo 35. Foisepultado no cemitério São João Batista, emVotorantim.

    José Francisco BentoFaleceu em 20/03/2016, aos 50 anos, casadocom Valeria Rosiane Ribeiro Bento. Deixa os fi-lhos Rodolfo 29, Graziela 21. Foi sepultado no

    cemitério São João Batista, em Votorantim.

    Maria Flavia Souza de AndradeFaleceu em 20/03/2016, aos 48 anos, casadacom Paulo Rogerio Leite de Andrade. Deixa osfilhos Caroline 21, Maria Paula 19, Paulo Rodrigo14, Ana Laura 12. Foi sepultada no cemitério SãoJoão Batista, em Votorantim.

    Alice Silva dos SantosFaleceu em 20/03/2016, aos 82 anos. Foi sepulta-da no cemitério São João Batista, em Votorantim.

    Maria Ignez de GoesFaleceu em 21/03/2016, aos 69 anos. Deixa os fi-lhos Valter 51, Luiz Carlos 48, Valdirene 44, Rosel i43. Foi sepultada no cemitério São João Batista,em Votorantim.

    Joaquim Matias da CostaFaleceu em 21/03/2016, aos 52 anos, casadocom Helena do Carmo Ribeiro Costa. Deixa osfilhos Alex Sandro 32, Andrea 27, Anderson 26,Joyce 23, Alan 20. Foi sepultado no cemitérioSão João Batista, em Votorantim.

    Gilmaria Oliveira RoqueFaleceu em 22/03/2016, aos 39 anos, casadacom Marino Morais Roque. Deixa o filho Gabriel12. Será sepultado no cemitério Consolação, emSorocaba.

    Manoel Evilasio TeixeiraFaleceu em 22/03/2016, aos 62 anos, casadocom Isilda Momi Teixeira. Deixa os filhos Rodri-go 35, Renata 32, Regiane 30. Foi sepultado nocemitério São João Batista, em Votorantim.

    Arlinda Burgareli GomesFaleceu em 23/03/2016, aos 76 anos. Deixa osfilhos Edna 53, Edemir 51, Edevaldo 50, Edenise49, Elza 40. Foi sepultada no cemitério Consola-ção, em Sorocaba.

  • 8/19/2019 Gazeta de Votorantim, edição 161

    7/20

    Página 7Gazeta de Votorantim25 de março a 1 de abril de 2016

    Cidades

    O Integra Comunidade rea-lizado na manhã de sábado (19)pelo Departamento de Juven-tude da Secretaria de Governo,em parceria com a Secretaria doMeio Ambiente e apoio das de-mais pastas, atraiu cerca de 1500pessoas ao Parque Ecológico Se-bastião Sueiro, o Parque Quatis,no Jardim Europa. Diversas ativi-dades foram oferecidas pela Pre-feitura de Votorantim, atravésdas secretarias municipais e en-tidades que levaram serviços eorientações à população. O temae as atividades foram relaciona-

    dos à Semana da Água.Pessoas de todas as idades,tiveram à disposição atividadesrecreativas, educação ambiental;oficinas de plantio e de recicla-gem; distribuição de materiaisinformativos; grafite artístico;atividades culturais e esportivas;brinquedos; pintura facial; zum-ba; cuidados e testes de saúde edoação de mudas, cães e gatos.O Centro de Atendimento ao Tra-balhador (CAT) atendeu, no localmais de 150 pessoas em busca deuma colocação no mercado de

    Semana da água

    Integra Comunidade leva mais de1500 pessoas ao Parque dos Quatis

    trabalho, recebendo currículos einformando as vagas cadastradas.

    A dona de casa Luziane Mar-ta, que mora no bairro, levou osfilhos Riquelme e Ryan, de 2 e 5anos respectivamente para apro-veitar as brincadeiras. “É muitobom para as crianças. Tem muitacoisa para elas se divertirem epara os adultos, também. Deviater todo mês aqui”, afirma.

    Quem também gostou dainiciativa foi a cozinheira hospita-lar Kátia Fernanda que mora em

    frente ao Parque e levou o filhoCauã, de 6 anos para participar. Elarevelou que utiliza a academia deginástica ao ar livre da Praça Wal-ter Blanco Bueso e faz caminhadano parque junto com as vizinhas.“Hoje eu também aproveitei paraparticipar da aula de Zumba, ob-servar as orientações de saúde, asoficinas e tudo o mais. E foi bomter esse evento para conscientizaras pessoas sobre os cuidados como lixo e a água. Todos temos temosque cuidar”, conclui.

    Secom Votorantim / Divulgação

    Educação ambiental foi o foco do evento

    Foi lançado ontem (24), nosalão social do Sesi Votorantim,dentro da Semana Municipal daÁgua, o projeto “Vovó Sabe Tudo”.

    A ação tem o objetivo de pro-mover a inclusão social de pesso-

    as do Grupo da Terceira Idade doSesi que tenham interesse em atu-ar junto aos visitantes dos pontosturísticos da cidade. O início seráno Parque do Matão, para que as-sim, ao mesmo tempo em que osidosos transmitem seus conheci-mentos e repassam determinadasdemandas em retorno à própriaprefeitura, eles conquistam maissentimentos de pertencimento,autoestima e valorização própria.

    As vovós têm muito a contare guardam consigo uma sabedo-ria de vida que não se aprendeem nenhuma sala de aula. Assimsurgiu a ideia, que conta com a

    Gerações se unem para a preservar omeio ambiente no “Vovó Sabe Tudo”

    parceria da Secretaria de MeioAmbiente (SEMA) e o Grupo daTerceira Idade do SESI de Votoran-tim, a fim de favorecer situaçõesem que elas possam dividir todoesse conhecimento com os mais

    novos. Será destinado a pessoascom mais de 60 anos, residentesno município, com conhecimen-to do passado da cidade e quequeiram transmitir essa experiên-cia acumulada aos visitantes dospontos turísticos de Votorantim,especialmente para crianças eadolescentes.

    O principal desafio é promo-ver, no convívio dos idosos com osmais jovens, uma troca cativante,estimulando a convivência sau-dável entre as gerações e usandocomo meio as atividades ambien-tais orientadoras de grande impor-tância às futuras gerações.

    A Associação Vuturaty Ambien-tal (AVA) realizou no último domin-go (20), a recuperação e proteção deuma nascente do ribeirão Cubatãocom plantio de 500 mudas de árvo-res nativas no bairro rural do Carafá,nos altos da serra de São Francisco,em Votorantim. A ação foi em come-moração ao Dia Mundial da Água eestá dentro do programa de Recu-peração de Áreas Degradadas daAVA, com prioridade para as áreasde proteção de nascentes nas cabe-ceiras do ribeirão Cubatão.

    O ribeirão Cubatão é o mais im-

    portante afluente do rio Sorocabadentro do município de Votorantim.Nasce na serra de São Francisco, nobairro do Carafá, e percorre 21Kmaté desembocar no rio Sorocaba naárea próxima ao terminal de ônibusJoão Souto. Nesse percurso, bastanteacidentado, o Cubatão produz belís-simas cachoeiras dando à região umgrande potencial para o ecoturismo.

    A região das nascentes doCubatão já é objeto de ações de re-cuperação e proteção desde o anode 2006, onde já foram plantadasaproximadamente 20 mil árvoresnesse período. Desta vez a área deproteção permanente (APP) foi de-

    marcada com uma circunferênciacom raio de 50 metros conformelegislação e plantadas 500 árvoresnativas próprias para aquela região.

    Segundo Elzo Savella, presiden-te da AVA, essas ações são impor-tantes e devem ser contínuas, pois o

     AVA promove recuperação de nascente

    local é um importante “produtor” deágua onde existe um grande númerode nascentes que devem ser protegi-das com vegetação para que possamcontinuar a cumprir a função decontribuir com a formação dos cur-sos d’água da bacia do rio Sorocaba,

    como é o caso do Cubatão.A ação teve apoio do Núcleo

    de Estudos Ambientais (NEAS) daUNISO, que forneceu as mudaspara o plantio e parceria com a As-sociação dos Moradores de Lagosde Santo Antonio.

    O projeto “Criação de Uni-dades de Conservação emVotorantim” da ONG “Pé dePlanta”, em parceria com aPrefeitura Municipal de Voto-rantim, por meio da Secretariade Meio Ambiente (SEMA), foiaprovado pelo edital de pro- jetos da Fundação SOS Mata

    Atlântica”. O objetivo é fomen-tar e criar Unidades de Conser-vação (UC) no município parafortalecer a gestão ambientalde seu território, investindo noplanejamento e na execuçãode medidas que asseguremproteção e uso sustentável doambiente natural. O edital é umpresente pelos 30 anos da Fun-dação e conta com o patrocíniode Bradesco Cartões, BradescoSeguros e Repsol Sinopec Brasil

    Unidades de Conservaçãosão espaços territoriais e seus re-cursos ambientais, incluindo aságuas, com características natu-rais relevantes, legalmente insti-tuído pelo Poder Público, com ob- jetivos de conservação e limitesdefinidos, sob regime especial deadministração, ao qual se aplicam

    Projeto de Unidades deConservação é aprovado pelaFundação SOS Mata Atlântica

    garantias adequadas de proteção.O resultado da proteção le-

    gal de remanescentes florestaisnativos no município de Voto-rantim proporcionará maioresgarantias de conectividade eda própria manutenção de re-fúgios da biodiversidade, o quecontribuirá para o deslocamen-

    to e reprodução da fauna e florasilvestres existente na região.Habitam os municípios da

    Mata Atlântica 72% da popula-ção brasileira. São 145 milhõesde pessoas que dependem dobioma para os serviços ambien-tais essenciais, como a regula-ção do clima e o abastecimentode água em quantidade e quali-dade. E boa parte do que restouda Mata Atlântica está próximoou inserido em regiões alta-mente urbanizadas.

    Atualmente, a coberturaflorestal da Mata Atlântica foireduzida a 12,5% da extensãooriginal, sendo que somente8,5% estão em bom estado deconservação. Mais informaçõesno site www.sosma.org.br/pro- jeto/ucs-municipais/

    Divulgação

    Voluntários realizaram plantio de 500 mudas

    Secom Votorantim / Divulgação

    Autoridades e voluntários participaram do lançamento do projeto

  • 8/19/2019 Gazeta de Votorantim, edição 161

    8/20

    Página 8 Gazeta de Votorantim   25 de março a 1 de abril de 2016

    Cidades

    Valdinei Queiroz

    Um terreno particular, que foi cedido parao Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto),

    na época em que era responsável pelo sistemade água e esgoto do município, é alvo de recla-mações por parte de residentes do bairro Altosde Votorantim. Depois que a Águas de Voto-rantim assumiu o serviço há cerca de quatroanos, o proprietário, de acordo com relatos demoradores, reivindicava a área, que já foi devol-vida, de acordo com a assessoria de imprensa aconcessionária.

    O aposentado Adalício Marques de Oli-veira, 75 anos, explica que o terreno particularatrai insetos peçonhentos, pois não há nenhu-ma manutenção e limpeza. Quando a reporta-gem esteve no local, na manhã da última terça--feira (22), havia um pessoal fazendo serviço deroçagem. “Da última vez foi assim: eles vêm eroçam o mato, mas não retira o entulho, muito

    menos outras sujeiras. Deveria fazer o serviçopor completo.”Outra reinvindicação é a implantação de

    uma calçada cimentada envolta do terreno,que fica entre as ruas Lina Picoloto dos Santos eJosé Roque Guerra, no bairro Altos de Votoran-tim. Segundo o comerciante Ademir Alfini, 50anos, há aproximadamente 10 anos, o proprie-tário do terreno concedeu a área para o Saaeque, na época, era a autarquia da prefeitura,responsável pelo sistema de água e esgoto. Deacordo com Alfini, ele ofereceu o terreno paraque houvesse tratamento de esgoto no bairro.

    Depois da transição de comando, o pro-prietário do terreno chegou a ir ao local e co-locar um cadeado, para que os funcionários daempresa concessionária não entrassem. “Antes

    Terreno no Altos de Votorantimé alvo de reclamações

    Proteção nas casasMoro na rua Valentim Metidieri, na Vila Domin-guinho. Faz um ano que avisamos a prefeiturado risco de acidentes na minha rua e não hou-ve providências. Precisamos que coloquemproteção de ferragens palanque em frente àscasas, para que os carros não as invadam, poisa rua é declive e as casas ficam abaixo do nívelda rua.Um acidente ocorreu por volta das 23:15 danoite de domingo, um carro bateu no meucarro uno que estava estacionado, e este porpouco não caiu dentro da casa, um poste osegurou. Felizmente não aconteceu nada maisgrave, mas falta providência da prefeitura deVotorantim. Há morador com criança na resi-dência, porém a prefeitura não se mobiliza apor uma proteção que já foi registrado e pe-dido por várias vezes. Vão esperar algo maisgrave para tomar uma providência em relaçãoao caso? Estamos correndo risco, pois a rua éaclive é muitos motoristas descem com a velo-cidade acima do permitido. Ficarei muito gratose fosse divulgado até que a prefeitura faça al-guma providência. O motorista que ocasionou

    isso fugiu, segundo pessoal da rua era um unobranco rebaixado que havia batido. Agradeçoa oportunidadeEdimilson Junior

    Resposta: A Secretaria de Mobilidade Urbana

    informa que enviará uma equipe técnica paraavaliar o local.

    CapoavinhaMinha reclamação vai para Prefeitura de Voto-rantim. Para onde estão indo tanto impostosque pagamos? Cadê o prefeito e seus gover-nante pra resolver isso? Bom, infelizmente, praeu poder chegar no trabalho tenho que passarpor essa estrada, a Anália Pereira, sentido Ca-

    poavinha, e como todos podem ver, está umcaos, muito lixo e a estrada de terra é muitoruim, com muitos buracos, declive, muitas pe-dras no caminho e muita poeira que tem horaque não dá pra enxergar nada. E sei tambémque sobre o lixo, a culpa é da população mes-mo, e sei que vem gente de outros bairros pra

     jogar lixo aqui, e tem muito mal cheiro de ani-

    mais mortos. E meu carro já quebrou 3 vezeseste ano e não dá mais pra ficar aguentandoisso. Agora peço aos nossos governantes, te-mos uma solução pra isso? Até quando Prefei-tura de Votorantim?Paola Milchelsk 

    Resposta:   A Secretaria de Serviços Públicosinforma que o local está na programação dasecretaria. Existe, ainda, um projeto para con-tinuação da avenida, aguardando liberação de

    verbas.

    Valdinei Queiroz

    Ademir Alfini

        E    d    i   m    i    l   s   o   n    J   u   n    i   o   r    (   c   o    l   a    b   o   r   a   ç    ã   o    )

        P   a   o    l   a    M    i    l   c    h   e    l   s    k    (

       c   o    l   a    b   o   r   a   ç    ã   o    )

    da concessão, a autarquia roçava o mato quan-do crescia e, também, fazia limpeza e não dei-xava nenhum entulho acumular pelo terreno.”

    Em nota, a Águas de Votorantim informouque essa unidade operacional está desativadae o terreno foi devolvido ao proprietário. Dessa

    forma, a concessionária não é mais responsávelpor sua limpeza e manutenção. A Águas de Vo-torantim também informou que no local esta-va instalada apenas a unidade operacional deesgoto, mas ela foi desativada e o afluente bru-to encaminhado para a Estação de Tratamentode Esgoto (ETE) Guimarães.

    Como não é mais responsável pela limpe-za e manutenção, a reportagem questionou aprefeitura local, que orientou o munícipe a en-trar em contato com o Serviço de Informaçãoao Cidadão (SIC), pelo telefone (15) 3353-8731ou pelo site www.votorantim.sp.gov.br/portal/sic, para que gere um protocolo e ele possaacompanhar o andamento da solicitação.Gazeta de Votorantim  não conseguiu locali-zar o contato do proprietário da área.

    Na noite desta terça-feira (22), o Ple-nário da Câmara dos Deputados apro-vou em primeiro turno a Proposta deEmenda Constitucional (PEC) 01/2015.A proposta aumenta gradativamente opercentual mínimo de investimento na

    saúde nos próximos sete anos.A PEC 01/2015 destina mais recur-

    sos para o Sistema Único de Saúde, e osubsídio se inicia com o percentual de14,8% das receitas correntes líquidas,até chegar a 19,4% em sete anos. Se es-tivesse em vigor, o SUS teria em tornode R$ 12 bilhões a mais que o previsto.

    Para o deputado federal Vitor Lippi(PSDB-SP), a aprovação da PEC da Saúdefoi uma vitória para todos os brasileiros.“Essa é uma proposta para salvar vidas.Estou muito feliz com a aprovação naCâmara e vou lutar para que seja apro-vada também no Senado e que não so-fra qualquer veto por parte da Presidên-

    cia da República”, afirma.A redução dos recursos públicospara a saúde agravou ainda mais a criseno setor. Em 2014 o orçamento para apasta foi de R$ 106 bilhões. No ano se-guinte, após sofrer dois cortes, finalizouem R$ 87,7 bilhões e para 2016, a Saúdeconta com apenas R$ 88,9 bilhões de re-ais, dos R$ 91,5 previstos anteriormente.O subfinanciamento é um dos fatoresque mais prejudica o SUS, sistema ins-tituído para garantir a universalidadee integralidade dos serviços, principal-mente aos mais necessitados. Para odeputado sorocabano, a PEC 1/2015representa a possibilidade de reduzir o

    problema. “Está é uma questão humani-tária, uma resposta daqueles que traba-lham para minimizar o sofrimento dosmais de 150 milhões de brasileiros quedependem da saúde pública. É respon-sabilidade de todos os representantes

    Lippi comemora aprovação da PECque aumenta os recursos para o SUS

    do povo, eleitos para o parlamento eque repudiam essa triste realidade daslongas filas de espera para atendimen-to”, finaliza.

    A PEC, de autoria do deputado fede-ral Vanderlei Macris (PSDB/SP) recebeu402 votos e teve apenas um voto con-trário. A matéria é também um compro-misso assumido com as entidades domovimento Saúde + 10, que colherammilhares de assinaturas pedindo o au-mento dos repasses para o SUS.

    A proposta proíbe também que re-cursos de emendas parlamentares, jádestinados à saúde, façam parte do cál-culo do piso de gastos da União para osetor, conforme a regra vigente.

    A matéria precisa passar por mais umturno de votação na Câmara dos Deputa-dos, de onde segue para o Senado Federale, após aprovação, vai à sanção presidencial.

    Arquivo/ Divulgação

    Deputado federal Vitor Lippi

        P   a   o    l   a    M    i    l   c    h   e    l   s    k    (   c   o    l   a    b   o   r   a   ç    ã   o    )

  • 8/19/2019 Gazeta de Votorantim, edição 161

    9/20

    Página 9Gazeta de Votorantim25 de março a 1 de abril de 2016

  • 8/19/2019 Gazeta de Votorantim, edição 161

    10/20

    Página 10 Gazeta de Votorantim   25 de março a 1 de abril de 2016Página 10 Gazeta de Votorantim   25 de março a 1 de abril de 2016

    Votorantim comemoraseu aniversário em 8 de

    dezembro, mas que re-

    lação histórica tem esse

    dia para que justifique a existên-

    cia de um feriado municipal? Que

    acontecimento relevante aconte-

    ceu nessa data para que a cidade

    celebre seu aniversário?

    A Emancipação ocorreu com

    o plebiscito de 1º de dezembro

    de 1963. Seria natural que o ani-

    versário de Votorantim fosse fes-

    tejado nesse dia e mês, para valo-

    rizar a luta dos vanguardeiros em

    prol do desmembramento.

    Porém autoridades da época

    entendendo que dezembro ficaria

    27 de Março marcou a Inst“Por que não reconhecer essa data como o

    recheado de feriados já que o dia 8 era fe-riado nacional a Nossa Senhora da Concei-

    ção e o dia 25 o Natal, então fizeram surgir

    a Semana da Emancipação, começando

    no dia 1º em alusão a data do plebiscito

    e culminando a programação no feriado

    nacional do dia 8. Porém anos depois, o

    feriado religioso deixou de existir.

    Por isso a necessidade de exaltar o

    27 de março, que vai além da comemo-

    ração do resultado do plebiscito em 1º de

    dezembro. A Emancipação foi o grito de

    liberdade da maioria do povo querendo

    o desmembramento, mas o 27 de março

    de 1965 foi a sacramentação, a certeza

    que a população se sentia representada

    a partir daquela data, tendo seu prefeito,

    vice-prefeito e vereadores empossados,

    sabendo que a Prefeitura e a Câmara

    passariam a atender as demandas e gerir

    seus próprios destinos.

    O 27 de março marcou o fim da tu-

    tela de Sorocaba, o momento em que os

    recursos obtidos por meio de impostos,

    gerados de modo especial pelas indús-

    trias, não iriam mais à cidade-mãe. Essa

    data deu ânimo aos moradores locais que

    passariam a ter vez e voz para revindicar

    serviços e benfeitorias públicas com a

    entrada em funcionamento da Prefeitura.

    Então, por que não reconhecer essa data

    como o aniversário da cidade?

    Preparativos à Instalação

    do MunicípioApós o plebiscito, houve o aguardo

    pelo reconhecimento da nova condição

    por parte da Assembléia Legislativa do

    Estado de São Paulo. O município foi

    criado pela Lei Estadual 8.092, de 28 de

    fevereiro de 1964. O passo seguinte foi

    definir por parte de Sorocaba a escolha

    de um subprefeito que representasse Vo-

    torantim e participasse no período transi-

    tório para a Instalação do Município.

    Discutiu-se assuntos como os limites

    territoriais, a situação dos servidores de

    Sorocaba que prestavam serviços no en-

    tão distrito e questões como as adutoras

    de água instaladas abaixo da RepresItupararanga e que conduz o precio

    quido até Sorocaba.

     A Justiça Eleitoral determinou

    a eleição fosse realizada em 7 de m

    de 1965.

    A primeira eleição

    Foram 5.469 eleitores que deram

    votos distintos, um para prefeito, o o

    para o vice-prefeito e finalizando a e

    lha de um vereador. Numa época q

    voto ao prefeito era independente a

    vice-prefeito. Hoje temos um único

    para consolidar a escolha do prefei

    vice de uma mesma coligação.

      O prefeito eleito foi Pedro Aug

    Rangel (UDN-PSP-PTB-PR) com 3.297tos, que disputou com Afonso Erra (

    com 1.461. Havendo ainda, 112 voto

    branco e 137 nulos.

    Como vice-prefeito foi eleito La

    do Alves da Silva (PTB) com 1.886 v

    disputando o cargo com José Ro

    Guerra (UDN) com 1.620 e Ezequiel

    molesi (PRT) com 996. Foram registr

    368 votos em branco e outros 132 nu

    Ao Legislativo, foram eleitos

    vereadores Domingos Metidieri F

    (UDN) com 252 votos, que viria a s

    primeiro presidente da Câmara,

    Carlos de Oliveira (PRT) com 203, L

    ro Alberto de Almeida (PRT) com

    Pedro Guerra (UDN) com 187, Geor

    Marques Dias (PSP) com 180, Ne

    Vieira Soares (PSP) com 164, Lázarotunes de Oliveira (PR) com 143, Ca

    Caldini (PTB) com 125 e José Moreir

    Souza Filho (PTB) com 124 votos.

    a posse dos eleitos e durante a pri

    Legislatura assumiram a cadeira de

    reador os suplentes Armando Bene

    e Sérgio Augusto Rangel.Apresentação da Primeira Legislatura

    Casarão que sediaria o antigo Paço, nos anos 60

    O vice-prefeito Laurindo Alves da Silva

  • 8/19/2019 Gazeta de Votorantim, edição 161

    11/20

    Página 11 Gazeta de Votorantim   25 de março a 1 de abril de 2016Página 11Gazeta de Votorantim25 de março a 1 de abril de 2016

    Cesar Silvalação do Municípioaniversário da cidade?” de

    o lí-

    ue

    rço

    três

    utro

    co-

    e o

    de

    oto

    o e

    sto

    vo-RT)

    em

    rin-

    tos,

    que

    Ca-

    dos

    os.

      os

    ilho

    r o

    osé

    za-

    00,

    ino

    ton

    An-rlos

    de

    pós

    eira

    ve-

    etti

    Instalação do Município

    e posse dos eleitos

    Sob o comando do juiz eleitoral Ed-

    mar de Carvalho Lima, da Comarca de

    Sorocaba, a sessão solene superlotou as

    dependências do antigo Cine Votoran-

    tim, no evento programado às 10 horas

    da manhã do dia 27 de março de 1965.

    Na mesa solene a presença de Mathias

    Gianolla (gerente da fábrica de tecidos

    Votorantim), padre Antonio Maffei (pá-

    roco da Paróquia São João Batista), José

    Ermírio de Moraes Filho (diretor da So-

    ciedade Anônima Indústrias Votorantim),

    Armando Pannunzio (prefeito de Soroca-

    ba), Francisco Solla Gallera (vereador re-

    presentando o Legislativo de Sorocaba),José Aleixo Irmão (promotor público),

    Pedro Augusto Rangel (prefeito eleito de

    Votorantim), Domingos Metidieri Filho

    (vereador mais votado de Votorantim),

    entre outros.

     Houve execução do Hino Nacional e

    na sequência o juiz eleitoral deu posse ao

    vereador mais votado Domingos Metidie-ri Filho, que conduziu o juramento com

    os demais vereadores e na sequência a

    eleição para a escolha da primeira ges-

    tão da Câmara. O segundo momento foi

    quando o presidente da Câmara deu pos-

    se ao prefeito Pedro Augusto Rangel e ao

    vice Laurindo Alves da Silva. O evento se

    estendeu com os discursos de boa parte

    das autoridades.

    A Prefeitura é aberta sem recursos

    Muitas eram as necessidades e não

    havia orçamento constituído. Foi preci-

    so aguardar por vários meses a chegada

    dos primeiros repasses financeiros. A

    Prefeitura funcionava num prédio que foi

    emprestado, sem qualquer cobrança dealuguel, por José Miguel Skif. O prefeito

    Rangel e o primeiro funcionário Messias

    Skif precisaram trazer de suas casas as

    mesas, cadeiras e demais utensílios de

    escritório para dar expediente.

    Não havia água encanada nas partes

    altas da recém-criada cidade, era necessá-

    rio fazer saneamento básico por todas as

    ruas que não faziam parte das vilas ope-

    rárias e muitas eram as vias de terra quase

    intransitáveis.

    Não havia maquinário e a alternativa

    foi formar uma frente de trabalho braçal,

    recrutando trabalhadores que entravam

    com suas próprias ferramentas como en-

    xadas, pás, rastelos e picaretas.

    Um dos maiores feitos do primeiro

    prefeito foi o Plano Diretor, para orientar o

    planejamento e ordenamento das ações

    futuras.

    Galeria de Prefeitos

    Desde o primeiro dia em que a Prefei-

    tura abriu as portas ao atendimento pú-

    blico 10 prefeitos foram eleitos e perma-neceram nesses 51 anos de Instalação do

    Município. Destes apenas Luiz do Patroci-

    no Fernandes não conseguiu terminar o

    mandato em consequência de um ataque

    cardíaco. Três já faleceram, Pedro Augus-

    to Rangel, Luiz do Patrocino Fernandes

    e José de Oliveira Souza. O recordista de

    mandatos é Erinaldo Alves da Silva com

    quatro gestões e o primeiro prefeito ree-

    leito para dois mandatos consecutivos foi

    Jair Cassola.

    A relação de prefeitos é composta

    por Pedro Augusto Rangel (1965 a 1968),

    Luiz do Patrocino Fernandes (1969 a 1972

     / 1977 a 1979), Erinaldo Alves da Silva

    (1973 a 1976 / 1983 a 1988 / 1993 a 1996 e

    2013 a 2016), Lázaro de Góes Viei-ra (1979 a 1982), José de Oliveira

    Souza (1989 a 1992), João Souto

    Neto (1997 a 2000), Jair Cassola

    (2001 a 2004 / 2005 a 2008) e Car-

    los Augusto Pivetta (2009 a 2012).

     Tudo começou no 27 de mar-

    ço, uma data que nos mostrou uma

    nova etapa, a independência de

    Sorocaba se efetivando na prática.

    Se antes com o plebiscito da eman-

    cipação houve o grito da liberdade,

    a Instalação do Município fez ecoar

    esse mesmo grito, mas com mais

    intensidade, mostrando a força e

    determinação de um povo que

    sabe valorizar sua terra e ajudar no

    desenvolvimento local.Parabéns Votorantim.

      Cesar Silva é jornalista formado

     pela Uniso, gestor público pós-gra-

    duado pela Universidade Federal do

    Rio de Janeiro (Unirio), membro da

     Academia Votorantinense de Letras,

     Artes e História e autor de dois livros

    sobre a história de Votorantim.

    Pedro Augusto Rangel em discurso

    Prefeito Pedro Augusto Rangel e a primeira-

    -dama Alcir Rodrigues Rangel, em 1967

    Sessão solene de Instalação do Município, no Cine Votorantim

    Silvio Thomas Pedroso, Carlos Violino, C+óndido dos Santos, Irene Lopes e Walter Caldini,

    alguns dos primeiros servidores

  • 8/19/2019 Gazeta de Votorantim, edição 161

    12/20

    Página 12 Gazeta de Votorantim   25 de março a 1 de abril de 2016

    Neste domingo (27), Votorantimcomemora 51 anos de Instalação doMunicípio. Em 27 de março de 1965, aprimeira Câmara Municipal empossouo primeiro prefeito da cidade, Pedro

    Augusto Rangel. A cerimônia deu iní-cio oficial à vida autônoma de Votoran-tim que, em 1º de dezembro de 1963,havia se emancipado de Sorocaba pormeio de um plebiscito com o “Sim”vencendo por esmagadora maioria.Para marcar a data, a prefeitura vaientregar à população, segunda-feira(28), ampliações no atendimento desaúde mental, acolhimento a meno-

    Instalação do Município deVotorantim completa 51 anos

    res dependentes químicos, urgênciasodontológicas, o almoxarifado da Se-cretaria de Educação e a revitalizaçãoda Escola Professora Mercedes Santuc-ci, Jardim Novo Mundo.

    Programação:Segunda-feira (28/03)09h – Entrega da Revitalização daEMEF Profª Mercedes SantucciRua – Ozete dos Santos, 203, JardimNovo Mundo

    11h – Inauguração da Casa de Aco-lhimento Transitóriopara menores

    A Academia Votorantinense deLetras, Artes e História (AVLAH) pro-moverá, em 02 de abril, sábado, às20h, no salão de festas da Associaçãodos Aposentados e Pensionistas deVotorantim e Região (APEVO, o III Prê-mio João Kruguer, instituído para ho-menagear pessoas que se destacamna Literatura e nas Artes em geral.

    Nesta edição, serão homena-geados Leontino Correa, porto--felicense radicado em Piedade

    e conhecido como “O Poeta dasRuas”, justamente porque ofereceseus poemas nas ruas de Sorocabae região e que já tem dois livros debolso publicados; Osvaldo de Fáti-ma Pedro, escultor votorantinenseque segue a linha de Rodin, Mi-chelângelo e Aleijadinho e produzpeças baseadas em várias religiões;

    A Comitiva os 100 Juízo realizauma cavalgada neste domingo (27), às8h30, com concentração na praça deeventos “Lecy de Campos”, no Centrode Votorantim. O destino é a Associa-ção de Amigos de Bairro da Vila Amo-rim, localizada na rua Rafael Martins, s/nº, na Vila Amorim, em Votorantim.

    No local, haverá churrasco e co-mida a vontade, além de algodãodoce, pipoca, bebidas à venda, atra-ções musicais, piscina de bolinhas,cama elástica e touro mecânico. Às16h será o show do cantor e com-positor votorantinense Valdo Lima,com a participação do cantor MuriloHenrique. David da enfermagem, daorganização, pede a colaboração deum quilo de alimento não perecível.

    Cavalgada acontece nestedomingo em Votorantim

    D i v ul gaç ão 

     Valdo Lima será uma das atrações

    dependentes químicosAvenida Luiz do Patrocíno Fernan-des, 876, Rio Acima

    15h – Entrega de Leitos de Psiquia-

    tria Clínica no Hospital MunicipalRua João Walter, 180, Centro

    16h – Entrega do Almoxarifado daSecretaria de EducaçãoAv. Santo Antônio, 562, Barra Funda

    18h – Implantação do Serviço de Ur-gências OdontológicasRua João Walter, 282, Centro

     Academia de Letras fará a entregado 3º prêmio João Kruguer

    Paula Mariane Silva da Costa, uma jovem votorantinense de 18 anosque recentemente teve duas fotosselecionadas entre as 50 melhorespelo Sony Photography Awards2016, na categoria Jovem; e MarcosValério, regente da Banda MarcialVotorantim – Bamavo, juntamentecom sua esposa, Roseli Garcia, Di-retora da E.E. “Wilson Prestes Mira-montes”, sede da Banda.

    Segundo a presidente da Aca-

    demia, a pianista e professora demúsica Míriam Corrêa Jáki, o troféuoferecido é um reconhecimento aoshomens e mulheres que fazem davida um livro de histórias e da artede ser, realmente, um ser humano.

    A Apevo está situada na ruaAntonio Fernandes, 50, Centro,Votorantim

    Festa nas escolas encerra atividadesque tinham a Páscoa como tema central

    Uma festa com direito a bolo, san-duíches e entrega de ovos de chocolatedoados pela Coelfer, empresa que pres-ta serviços de merenda à rede munici-pal de ensino, marcou o encerramentodas atividades pedagógicas realizadaspelas escolas de Votorantim e que tra-ziam a Páscoa como tema central. Oseventos começaram na quarta-feira (23)e seguiram na quinta (24), nos períodosda manhã e da tarde.

    A secretária de Educação do mu-nicípio, Isabel Cristina Dias de MoraesCardoso, contou que o tema Páscoa étrabalhado durante três semanas nasescolas e termina justamente com a fes-ta, onde cada unidade de ensino tem a

    liberdade de preparar a sua. Neste perí-odo, sem envolver religião, os estudan-tes aprendem a simbologia, história etodos os aspectos que a data inclui.

    Ainda segundo Isabel, as criançaspesquisam sobre a Páscoa e aplicamo tema em várias disciplinas. “A festacomplementa as atividades pedagógi-cas realizadas ao longo de 20 dias”, afir-ma. “Com muito cuidado, mostramos

    que Páscoa está relacionada à vida eque não se trata apenas de consumis-mo. Queremos que as crianças enten-dam todo esse contexto.”

    Como a festa encerra as atividades, os

    alunos são dispensados dos uniformes erecebem uma merenda especial, além dosovos de chocolate. “Temos de destacar queos ovos são doados e que muitas criançassó vão ganhar ovos de Páscoa na escola.Daí a necessidade e importância desta do-ação da Coelfer e de outras empresas quenos ajudaram em anos passados.”

    Conforme a nutricionista da Pre-feitura de Votorantim, Cláudia Lúcia

    Ventrella Camargo, cuidados são obser-vados durante a festa. “Por exemplo, ascrianças que tem diabetes ou possuemintolerância à lactose ou soja recebemovos especiais”, explica. “É por isso que

    logo na matrícula pedimos um atesta-do médico para nos inteirarmos se acriança tem alguma restrição alimentar.”

    Receberam ovos as crianças quefrequentam as creches até o quinto anodo ensino fundamental 1, além daque-las que estão no Proame (Programa deAmparo ao Menor). Em Votorantim, sãoquatro unidades que atendem cerca de60 menores cada.

    Secom Votorantim/ Divulgação

    Crianças ganharam ovos de Páscoa

  • 8/19/2019 Gazeta de Votorantim, edição 161

    13/20

  • 8/19/2019 Gazeta de Votorantim, edição 161

    14/20

    Página 14 Gazeta de Votorantim   25 de março a 1 de abril de 2016

    Cidades

    Ocorrências

    A Guarda Civil Municipal (GCM)de Votorantim atendeu a um aci-

    dente trânsito, no qual dois auto-móveis se colidiram, na tarde dosábado passado (19), na altura doKM 13 de uma rodovia sentido Vo-torantim/Ibiúna. Houve uma víti-ma, que foi socorrida pelo Corpo deBombeiros e depois encaminhadaao Hospital Regional de Sorocaba.Os demais passageiros dos veículostiveram apenas escoriações leves.

    De acordo com os condutores,o Classic seguia sentido Votoran-tim, quando, em uma curva acen-tuada, perdeu o controle do veí-culo, invadindo a pista contrária,colidindo frontalmente com o Ford

    Ka, que seguia no sentido Ibiúna.A via teve que ser sinalizada einterditada parcialmente, pois ha-via um vazamento de óleo por con-ta da colisão entre os automóveisenvolvidos no acidente de trânsito.

    GCM de Votorantim atende acidente detrânsito em rodovia sentido Votorantim/Ibiúna

    PMs encontram automóvel quehavia sido roubado em Votorantim

    A Polícia Militar localizou, nanoite da última segunda-feira (21),

    um veículo fruto de roubo, que es-tava passando pela avenida OtávioAugusto Rangel, no Jardim Paulis-ta, em Votorantim.

    Em patrulhamento por essavia pública, quando os PMs avis-taram um Renault Logan, queestava no sentido interior, comtrês pessoas dentro do veículo.Ao pesquisar a placa via Centro

    de Operações da Polícia Militar(Copom), constaram que o au-

    tomóvel havia sido roubado nasegunda-feira (21).Durante abordagem, nada de

    ilício foi encontrado com os ocu-pantes, assim como no interiordo veículo. Foram solicitados osdocumentos pessoais dos trêssujeitos, que estavam sem qual-quer documentação.

    De acordo com informações

    do boletim de ocorrência (BO),B. H. V., 19 anos, que conduzia o

    carro, comprou o veículo de umdesconhecido, que diz morar nobairro dos Morros, em Votorantim,pelo valor de R$ 1 mil. Em outrapesquisa feita pelo Copom, as au-toridades descobriram que o au-tomóvel pertence ao técnico emcontabilidade R. D. B., 56 anos. Ostrês suspeitos permanecem à dis-posição da Justiça.

    Motorista alcoolizado colidecom automóvel e é preso

    Um automóvel colidiu comoutro, na tarde do último domin-go (20), próximo a uma área ver-

    de de Votorantim, que fica entreas rodovias SP-79 e SP-250 (Rod.Bunjiro Nakao).

    Segundo informações do BO,o condutor do Peugeot seguiapela rodovia sentido Piedade/Votorantim, quando, ao tentarultrapassar o automóvel Mon-

    tana, não conseguiu concluir amanobra, vindo a chocar-se la-teralmente com o veículo.

    Após a colisão, perdeu ocontrole e atingiu um poste deiluminação. Ao fazer o teste dobafômetro, o resultado apontou0,47 mg/l de álcool no sanguedo auxiliar de produção W. C. A.S., 26 anos. Diante dos fatos, ospolicias deram voz de prisão.

    Jovem de 18 anos é detidocom cocaína e crack no Promorar

    Um jovem foi preso em fla-grante, na madrugada do sábado

    passado (19), comercializando co-caína e crack, no Conjunto Habi-tacional “Mário Augusto Ribeiro”(Promorar). As autoridades avista-ram um rapaz em atitude suspei-ta próximo a um veículo. Ao notara aproximação do policial, F. S. M.,18 anos, dispensou algum objeto

    e o automóvel, por sua vez, deupartida e saiu.

    Durante abordagem, osPMs encontraram R$ 120 emdinheiro. Constatou-se que oobjeto dispensado era 12 pin-tos de cocaína. Ele informouque, do outro lado da rua, haviamais droga escondida, no caso29 pedras de crack.

    Rocam detém homem quefurtou veículo no Monte Alegre

    Um homem tentou furtar umveículo, na noite da sexta-feira pas-

    sada (18), que estava estacionadona avenida Celso Miguel dos San-tos, no bairro Monte Alegre, emVotorantim, mas acabou sendodetido pela Ronda Ostensiva comApoio de Motocicletas (Rocam).

    Durante patrulhamento, ocabo dos Anjos visualizou umSaveiro em velocidade incompa-

    tível com o local, iniciando-se,portanto, acompanhamento

    desse veículo.Na abordagem, o montador

    de móveis J. R. S. R., 33 anos, assu-miu imediatamente que havia fur-tado o automóvel. O comercianteL. O. P., 45 anos, que é a vítima,disse ter deixado o carro estacio-nado em frente a uma sorveteria,enquanto comprava um sorvete.

    Divulgação GCM

     Carros bateram de frente

    Houve vazamento de óleo por conta da colisão

  • 8/19/2019 Gazeta de Votorantim, edição 161

    15/20

    Página 15Gazeta de Votorantim25 de março a 1 de abril de 2016

    Cidades

    Luciana Lopez 

    Tramita na Casa de Leis desde a últimaterça-feira (22), um projeto de lei de autoriado executivo municipal que dispõe sobre oprograma de vigilância, prevenção, combatee controle da transmissão da dengue, chikun-gunya e zica vírus. As três doenças são trans-mitidas pelo mosquito  Aedes  aegypti , que sereproduz em água parada.

    O projeto busca dotar o município de pode-res para adentrar em imóveis que apresentemrisco potencial de proliferação do mosquito  Ae-des aegypti, bem como estabelece uma série deregramentos de combate às doenças transmiti-das por ele, inclusive com aplicação de multas.

    Dentre as obrigatoriedades previstas noprojeto, os proprietários de imóveis urbanosou rurais serão responsáveis por manterem

    seus estabelecimentos livres do mosquito; osdepósitos de materiais para reciclagem, seja

    Projeto estabelece regras decombate à dengue e endurece punições

    em residência, comércio, indústria ou local dereciclagem, e ferros velhos, deverão instalar

    cobertura fixa ou desmontável; será proibidaa utilização de pratinhos sob as plantas queacumulem água; as caixas d´água devem estartampadas; as piscinas devem ter suas águastratadas; os responsáveis pelas construçõesdevem adotar medidas preventivas, correndoo risco de não obter o habite-se; os responsá-veis pelos condomínios devem manter as áreascomuns limpas; as imobiliárias devem fiscalizaros imóveis sob sua responsabilidade; a conces-sionária prestadora de serviço público de sane-amento básico e o responsável pela manuten-ção das galerias pluviais do município devemtomar medidas para que não ocorra o acúmulode água parada em locais sob sua responsabili-dade; e a Secretaria municipal de Educação de-verá inserir no planejamento anual das escolas

    públicas conteúdos programáticos voltados asações de prevenção.

    A 1ª e 2ª Varas Cível da Comarca de Vo-torantim concederam à Secretaria Municipalde Negócios Jurídicos liminares para queagentes de controle de endemias entremem dois pátios de guinchos existentes nacidade e, neles, façam o trabalho de erradi-cação de focos do Aedes aegypti.

    Num dos casos, a juíza da 1ª Vara, LucianaCarone Nucci Eugênio Mahuad, determinaque o proprietário do guincho instale, no pra-zo de 20 dias, cobertura em toda a extensãoutilizada como estacionamento. A Secretariade Negócios Jurídicos vai pedir que a mesmamedida se aplique ao outro pátio que há nomunicípio, pois entende que os veículos ex-postos se tornam criadouros do mosquito.

     Jorge Silva/ Arquivo

    Fiscais poderão entrar em i móveis abandonados

    A lei prevê ainda, a autorização para rema-nejamentos provisório de fiscais das diversas se-

    cretarias municipais para a Secretaria de Saúde, afim de fiscalizar áreas públicas e particulares. Nasáreas públicas, a Secretaria de Serviços Públicosprovidenciará a imediata limpeza. Em se tratandode área particular, a municipalidade notificará oresponsável para limpeza e não ocorrendo, provi-denciará a limpeza por seus prepostos contrata-dos, cobrando pelos serviços executados.

    MultasNos casos denunciados ou na vigilância

    de rotina, poderá o poder público municipalpromover o poder de polícia administrativa,através dos agentes de endemias e ou fiscais,que poderão ingressar no imóvel que estiverabandonado para exercer a fiscalização. Quan-do o imóvel estiver fechado, a fiscalização fará

    três tentativas registradas de entrada em diase horários diferentes, persistindo a dificuldade,será publicado no Jornal do Município o comu-nicado de ingresso compulsório, com data ehora, podendo para tanto requerer auxilio deautoridade policial para o ingresso forçoso ao

    imóvel. Serão adotadas medidas sanitárias paraeliminação dos criadouros do mosquito. Em

    caso de impedimento insistente da entrada,será aplicado um auto de infração grave.

    As infrações serão classificadas em leve (01a 02 focos no mesmo imóvel), média (03 na 04focos) e grave (mais de 05 focos). Na reincidên-cia, a infração será de natureza grave. Já o in-frator autuado e não reincidente terá 24 horaspara regularizar a situação, persistindo a irregu-laridade, será aplicada multa em dobro.

    Os valores das multas são para infraçãoleve: 150 Unidades Fiscais do Município (UFM),o equivalente neste ano à R$ 551,59; infraçãmédia: 300 UFM (R$ 1.103,19 neste ano); e in-fração grave: 450 UFM (R$ 1654,78 neste ano).O infrator terá 10 dias para recorrer. Em caso deinadimplência no pagamento da multa, o valorserá inscrito na dívida ativa. Os valores arreca-

    dados serão utilizados em ações educativas eno combate ao mosquito.

    O projeto tramita em regime de urgência, edeverá ser votado pelos vereadores em 15 diasapós a sua leitura pelo plenário e, caso aprova-do, entrará em vigor na data de sua publicação.

    As ordens judiciais serão cumpridas porequipes da prefeitura, devidamente identifica-das, no período das 6h às 18h, mas a data aindanão foi agendada. O mesmo se aplica às trêsliminares igualmente concedidas pela 1ª e 2ªVaras, no último fim de semana, autorizando aentrada em imóveis.

    Nos guinchos e nas residências serão reti-rados materiais inservíveis, eliminados os pos-síveis criadouros do Aedes aegypti e feita a ne-bulização e a aplicação de inseticida. Conformea Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos,o pedido de liminar é o último recurso que aprefeitura encontra depois de notificar, autuare até multar os proprietários que se recusam areceber os agentes de controle de endemias.

    Justiça autoriza combate nos guinchos

  • 8/19/2019 Gazeta de Votorantim, edição 161

    16/20

    Página 16 Gazeta de Votorantim   25 de março a 1 de abril de 2016

    Rapidinhas da Gazeta

    Esportes

    Iguatemi Esplanada faz ação interativa nesta PáscoaUma divertida caça aos ovos de Páscoa é a atração desta semana no IguatemiEsplanada. A ação é voltada a crianças de 01 a 13 anos que percorrem oscorredores do shopping para passar em 07 checkpoints e ao final da buscagarantir um delicioso ovo de chocolate deixado pelo coelhinho da Páscoa.Para participar da brincadeira, as crianças devem seguir até às estações dePáscoa, onde receberão uma cartela com o passo a passo da ação.As crianças que quiserem participar desta caçada devem ser acompanhadosdurante todo o período da ação de um adulto responsável.

    A Ação de Páscoa do Iguatemi Esplanada é válida até às 20h do dia 26, das14h às 20h, ou enquanto durarem os estoques de seis mil unidades de Ovosde Chocolate ao leite em embalagem de 40g. O limite diário de troca é de 01(um) brinde por participante da ação.

    Ex-secretário de Cassola é o mais novo membro do PMDBO engenheiro Jeferson Zuliani fez sua filiação no PMDB na últimaquarta-feira (23). Zuliani, que foi secretário de Obras no governoJair Cassola, vinha sendo sondado por diversos part idos da cidade,mas acabou aceitando ao convite do presidente do PMDB, AlisonAndrei Pereira Camargo, o Lilo do Comas.A assinatura de filiação aconteceu com a presença do vereador so-rocabano Caldini Crespo e dos presidentes do PPS, Eric Romero, doPROS, Diogo Ferreira, do PSD, Mané da Sucata, e do presidente doPV e coordenador da campanha do DEM, Wilson Miramontes.

    Mais de 40 escolas de Soroca-ba e Votorantim aderem ao

    projeto “Escolas do bem”Melhorar o conhecimento dospais, impactando na qualidadede vida das famílias e na forma-ção de melhores cidadãos parao município e para o nosso País.Esse é o objetivo do projeto “Es-colas do Bem”, coordenado peloInstituo Noa (I-Noa), que recebeua adesão de mais de 40 escolasparticulares de Sorocaba e Vo-torantim. Os dirigentes dessasinstituições receberam o títulodas mãos das autoridades locaisna última sexta-feira (18), no Au-ditório do Sesc Sorocaba.Segundo a presidente do Insti-tuto Noa (I-Noa), Lucy de Miguel,essa grande rede do bem irá dis-seminar conhecimentos sobreo universo infantil e promoveruma transformação na cidade.“O programa visa orientar econscientizar pais e educadores,

    com um conteúdo transforma-dor, veiculado pela Revista NaMochila, pelo website e pelasredes sociais, sobre como cuidardas crianças desde os primeirosmeses de gestação. Desejamosque esses adultos possam pre-parar as crianças para viver e atu-ar em uma cidade melhor e maissustentável”, explica Lucy.As “Escolas do bem”também secomprometeram em contribuircom o cumprimento de seis das17 metas estipuladas pela Or-ganização das Nações Unidas(ONU) para serem alcançadas

    até o ano de 2030: melhorar a ali-mentação, saúde de qualidade,educação de qualidade, reduçãodas desigualdades, consumoconsciente e fortalecimento deparcerias.As escolas interessadas em aderirao projeto podem acessar o sitewww.escolasdobem.com.br.

    Divulgação

    A equipe de bicicross, mantida pela Pre-feitura de Votorantim, por meio da Secretariade Desporto, teve participação de destaquena primeira etapa da Copa Brasil de BMX,disputada no domingo (20), em Americana,São Paulo. Ao todo, foram nove medalhasconquistadas, sendo uma de ouro, sete deprata e uma de bronze.

    Promovida pela Confederação Brasileirade Ciclismo, a Copa terá um total de sete eta-pas a serem realizadas em vários Estados. Alémdisso, a prova do fim de semana serviu comoseletiva para o Campeonato Mundial, agenda-

    América/Bola Mais Um, Flamengo/Santos Du-mont, Guanabara e Santa Cruz são os quatro clubesclassificados às semifinais do Campeonato Munici-pal de Futebol Juvenil, competição organizada pelaPrefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria deDesporto. As vagas e os cruzamentos da próximafase foram definidas na tarde de sábado (19).

    O Santa Cruz folgou na rodada, pois eli-minou o jogo de volta diante do C10 Sports/Jardim Paulista, em 12 de março, com a gole-ada por 4 a 0. De camarote, assistiu o Américaderrotar o Rio Acima por 2 a 1, no Cermag. Nocampo do Flamengo, o Guanabara voltou a ga-nhar do Itaporanga, desta vez por 2 a 0. Já noVotoran, o Flamengo fez 3 a 2 no Floresta.

    Nas semifinais, marcadas apenas para 2 de

    abril – não haverá rodada neste fim de semanapor conta da Semana Santa -, o Santa Cruz en-frenta o América, enquanto o Flamengo encarao Guanabara. Os horários e locais ainda serãodefinidos pela Secretaria de Desporto.

    Equipe de Votorantim fatura novemedalhas na Copa Brasil de BMX 

    do para maio, em Medellín, Colômbia.Em Americana, Daniel Calixto foi o primeiro

    colocado na categoria cruizer 17/24 anos. Coma medalha de prata ficaram: Leonardo Camargo(categoria boys 10 anos), Kaue Leal (boys 09 anos),Michel Martinez cruizer 25/29 anos), Fernando Bar-roso (boys 12 anos), Gabriel Gusmão (boys 05/06anos), Lauren de Oliveira (girls 15/16 anos) e Ga-briel Romano (boys 07 anos). Já Thaiguara Ramiresganhou o bronze na categoria máster.

    Também representaram Votorantim:Amanda Alves, Caio Luiz, Luiz Felipe, Luiz Neto,Murilo Medeiros e Ricardo dos Santos.

     Atleta do Biathlon lidera circuitoO atleta de Votorantim José Marçal de Oliveira,

    que representa a Equipe Sedesp/ Pref. de Votorantim,esteve no sábado (19), participando da 2º Etapa doCircuito Performance Rum Aquathlon Series 2016, nacidade de Bertioga, na Praia Canto do Indaiá.

    A competição de Biathlon recebe atletas detodo o estado de São Paulo, e alguns até de outros

    estados, com alto nível técnico e de elite. Marçal,que compete na categoria de 45 a 49 anos, já ha-via vencido a 1º etapa na categoria e no absoluto,e nesta 2º etapa foi campeão na categoria e ficouem 5º lugar no geral (absoluto). Com este resulta-do, Marçal lidera o circuito no geral e na categoria.

    O atleta treina agora para a próxima prova que

    será realizada em abril e para o Campeonato Brasi-leiro de Aquathlon que será em maio, em Brasília.Marçal também está em busca de apoiadores epatrocinadores para manter-se nos campeonatos.

    Definidas as semifinais do JuvenilQuarentãoTambém na tarde de sábado (19) foram re-alizados os jogos da quarta rodada do Campe-onato Quarentão. Os resultados foram: Vila Gar-cia 0 x 2 Grêmio Monte Alegre/Kamikase (VilaGarcia); Gaviões/São Matheus 0 x 5 Materiais deConstrução Jardim Clarice (Vila Nova); ParqueBela Vista 0 x 8 Votocel (Parque); Santa Mônica8 x 0 Icatú (Bela Montanha); Unidos do Nacio-nal 5 x 3 Itaporanga (Jardim Clarice) e Bemis 1 x1 Novo Mundo (Bemis).

    1ª divisãoA terceira rodada do Campeonato Munici-

    pal de Futebol Varzeano da 1ª Divisão apresen-tou os seguintes resultados: Jardim Clarice 2 x

    0 Flamengo (Jardim Clarice), Palmeiras 1 x 1 VilaGarcia (Votoran), Floresta 2 x 2 Grêmio São João(Floresta), Ângelo Vial 1 x 2 Cachoeira (ÂngeloVial), Jardim Paulista 1 x 1 Fluminense (Cermag)e Guanabara 2 x 0 São Lucas (Guanabara).

    Divulgação

    Marçal foi

    ao alto dopódio

    A equipe de futsal feminino mantida pela Prefei-tura de Votorantim, por meio da Secretaria de Des-porto, entrou em quadra no domingo (20) pela CopaAifa e empatou com o Gálatas por 2 a 2. A partida,válida pela categoria principal, foi disputada no Giná-

    Votorantim empata como Gálatas no futsal feminino

    sio Nove de Julho, em Indaiatuba. Mariana e Brunamarcaram para o time votorantinense que segue emquarto lugar no torneio. O próximo jogo, agendadopara às 10h40 de 03 de abril, desta vez no Ginásio SolSol, em Indaiatuba, será diante Sorocaba.

    Crianças de projeto social ganham festa de PáscoaAs crianças que frequentam o Centro Comunitário Padre Luís Scrosoppi, no Jar-dim Novo Mundo, ganharam uma festa de Páscoa na última quarta-feira (23).Cerca de 230 crianças receberam ovos de páscoa e doces arrecadados pelogrupo Juventude em Ação, com apoio de comércios da cidade.A festa contou com o Coelho da Páscoa e com a personagem Elsa do Frozen.

        D    i   v   u    l   g   a   ç    ã   o

    Voluntários se uniram para proporcionar momentos de alegria às crianças

    Semana Santa adia início do curso de preparo para o partoPor causa da Semana Santa, o curso de preparo para o parto, que estavaprevisto para começar neste sábado (26), foi adiado para 2 de abril. O even-to será realizado, todo último sábado do mês, das 14h às 17h, no HospitalMunicipal de Votorantim, localizado na rua João Walter, 180, Centro.O curso é voltado às gestantes que realizam pré-natal nas unidades básicasde saúde do município e que estejam no 6º ao 9º mês de gravidez. Pré-par-to, tipos de parto, trabalho de parto, amamentação, alojamento conjuntoe visitas ao centro cirúrgico e centro obstétrico estão no programa. Maisinformações: (15) 3353-9300.

    Prefeitura adquireminicarregadeira

    A Prefeitura de Votorantim ad-quiriu, por meio de licitação,uma minicarregadeira que vaiauxiliar nos serviços de manu-tenção da cidade. O investi-mento foi de aproximadamenteR$ 110 mil. A compra está den-tro do processo de renovaçãode máquinas e equipamentos.

    Horário do shopping no feriado

    O Shopping Iguatemi Esplanada

    implanta um horário especial defuncionamento para este feriado dePaixão de Cristo:25/03 (sexta-feira) - Alimentação e Lazer:das 10h às 22h; Lojas: das 12h às 20h;26/03 (sábado) – Lojas, Alimentação eLazer: das 10h às 22h;27/03 (domingo) – Alimentação e Lazer:das 10h às 22h; Lojas: das 12h às 20h;

    Engenheiro Zuliani assinou a ficha de filiação na quarta-feira

  • 8/19/2019 Gazeta de Votorantim, edição 161

    17/20

    Página 17Gazeta de Votorantim25 de março a 1 de abril de 2016

    Esportes

    Pro. Jesus Rodrigues Filho

    Caro leitor: Se você tem otos antigas de clubes de utebol e gostaria de vê-las publicadas na Gazeta ,anote no verso da oto os nomes dos jogadores e o ano e deixe na Gazeta de Votorantim (Rua JoãoWalter, 289 – Centro), para a recepcionista, aos cuidados de Luciana Lopez. Deixe também o seu teleo-ne, para devolução da mesma.

    Vitor Morais - da equipe Pakothai, de Vo-torantim – conquistou o título de campeãomundial do 12th World Thai Martial Arts Festi-val, que aconteceu na cidade de Ayutthaya, naTailândia. Para conquistar o cinturão, o jovemteve que