gazeta de votorantim edição 148

16
Página 1 Gazeta de Votorantim 12 a 18 de dezembro de 2015 BARBUDO da Avenida Pág.4 Odair Fernandes e região Ano 3 | Nº 148 | Votorantim | 12 a 18 de dezembro de 2015 Pág. 12 OCORRÊNCIA Pág.10 Pág.7 Pág.5 Pág. 8 Parque dos Quatis é inaugurado no Jardim Europa Pág. 7 O McDonald’s chegou No ranking dos portais da transparência, Votorantim está em 405º, em índice que vai até o 641º Vereadores, inclusive da situação, fazem críticas à Semu Erinaldo diz que “ganhou a eleição pensando que ia administrar recursos e se defrontou com crises e dívidas” Pág. 2 Barbudo assiste ao desfile no palanque das autoridades Papai Noel se recusa a ficar na praça com MC Guimê Pai agride filha por não aceitar namoro Após provar que terreno não está contaminado, McDonald’s é inaugurado Pág. 6 Pág.7 Lombada eletrônica na entrada da cidade é utilizada para testes Motoristas de ônibus pretendem parar na quarta Munícipes poderão parcelar dívidas com o município Copinha sub-15 já tem grupos definidos Santos está fora da Copinha Rony Queiroz

Upload: taryn-fox

Post on 10-Apr-2016

26 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

O jornal que tem lado: o seu

TRANSCRIPT

Page 1: Gazeta de Votorantim Edição 148

Página 1Gazeta de Votorantim12 a 18 de dezembro de 2015

BarBudo da avenida Pág.4

Odair Fernandes

e regiãoAno 3 | Nº 148 | Votorantim | 12 a 18 de dezembro de 2015

Pág. 12

OCORRÊNCIA

Pág.10

Pág.7Pág.5

Pág. 8

Parque dos Quatis é inaugurado no

Jardim Europa

Pág. 7

O McDonald’schegou

No ranking dos portais da transparência, Votorantim está em 405º, em índice que vai até o 641º

Vereadores, inclusive da situação, fazem críticas à Semu

Erinaldo diz que “ganhou a eleição pensando que ia administrar recursos e se defrontou com crises e dívidas”

Pág. 2

Barbudo assiste ao desfile no palanque

das autoridades

Papai Noel se recusa a ficar na praça com

MC Guimê

Pai agride filha por não aceitar namoro

Após provar que terreno não está contaminado, McDonald’s é inaugurado

Pág. 6

Pág.7

Lombada eletrônica na entrada da cidade é utilizada para testes

Motoristas de ônibus pretendem parar na quarta

Munícipes poderão parcelar dívidas com o município

Copinha sub-15 já tem grupos definidos

Santos está fora daCopinha

Rony

Que

iroz

Page 2: Gazeta de Votorantim Edição 148

Página 2 Gazeta de Votorantim 12 a 18 de dezembro de 2015

Expediente:

Provocare Editora e Comunicação Ltda ME

As colunas assinadas são de total responsabilidade de seus autores e

não necessariamente representam a opinião do jornal.

Diretores presidentes: Mônica Marsal e Werinton Kermes | Responsável Jurídico: Ailton Bueno Scorsoline (OAB: 154912/SP) Edição: Luciana Lopez (MTB 45.396/SP) | Jornalista Responsável: Werinton Kermes (MTB 29.860/SP) | Diagramação: Wilson Roberto Grillo Jr. / Jefferson Cascali de Lima

Endereço: Rua João Walter, 289 – sala 3 - Centro - Votorantim/SP - CEP 18110-020 |Telefone: (15) 3023-0702 | e-mail: [email protected] Comercial: Katerina Beranger | Contato comercial: (15) 3247-1010| e-mail: [email protected]

Site: www.gazetadevotorantim.com.br | Facebook: Gazeta de Votorantim | Impressão: Mar Mar Gráfica e Editora Ltda. – CNPJ 01.199.927/0001-65

Distribuição gratuita

Aldo Fogaça é jornalista e editor-chefe da Agência de Notícias da Região Metropolitana de Sorocaba

Reportagem do jornalista Victor Maciel, do Portal da Saúde (portalsaude.

saude.gov.br), divulgada recentemente também pela Gazeta de Votorantim, indica que três municípios do estado de São Paulo estão em situação de risco para surto de dengue, zikavírus e chikungunya.

Um deles é Votorantim. Os outros dois são Euclides da Cunha Paulista e Guarujá.

Estar em situação de risco para surto de dengue, zikavírus e chikungunya significa dizer que mais de quatro por cento das casas visitadas em nossa ci-dade têm larvas do mosquito.

A informação é do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, o LIRAa, divulgado pelo Ministério da Saúde e que pode ser consultado na íntegra no Portal da Saúde.

A pesquisa foi realizada em cerca de dois mil municípios brasileiros e é um instrumento fundamental para o controle das doenças transmitidas pelo mosquito, como destaca o ministro da Saúde, Marcelo Castro.

Os dados oficiais do governo federal são gravíssimos e preocupantes. Isso demanda urgente ação de todos os votorantinenses, seja autoridade, em qualquer nível, ao mais simples munícipe. Todos somos responsáveis pela atual situação e temos que fazer algo para mudar essa situação e tirar Voto-rantim desta triste e humilhante lista.

O Aedes aegypti não está de brincadeira. A dengue, o zikavírus e a chi-kungunya são doenças sérias, com consequências graves, inclusive de morte.

O mosquito precisa ser combatido e a população tem a principal arma para isso. Manter toda a casa livre de qualquer facilidade para a procriação do Aedes aegypti é obrigação. Neste momento, inclusive, é até aceitável que se dê uma olhadinha no quintal do vizinho para ver se tem alguma situação de risco e, assim, avisá-lo.

O que se está em questão é a saúde pública. É evitar que pessoas fiquem doentes. Descartar a necessidade do município gastar dinheiro que poderia ser aplicado em outros investimentos.

O Ministério da Saúde está de olho em Votorantim, mas por um moti-vo negativo. O ministro Marcelo Castro, disse que o LIRAa identificou exata-mente os municípios que são mais críticos. “E o mais importante, dentro do próprio município nós podemos identificar, por exemplo, os bairros que são mais críticos, e é por lá que nós vamos começar e concentrar mais os nossos esforços.”

Marcelo Castro disse que o governo federal lançou nova campanha para conscientizar a população sobre a importância do envolvimento de todos no combate aos focos do Aedes aegypti e enfatizou que, para diminuir a prolife-ração dessas doenças, “a sociedade precisa chamar mais a si esta responsa-bilidade, porque afinal de contas, é a sociedade que vai pagar o preço maior se não se mobilizar e se não nos ajudar a combater o mosquito da dengue. Vamos atenuar, melhorar, diminuir e quem sabe até vencer esse problema.”

Portanto, precisamos ficar mais do que atentos para a situação não piorar. Devemos cobrar a Prefeitura para que faça ações permanentes e eficazes, mas também temos, realmente, de fazer a nossa parte: limpeza constante, facilitar o trabalho de agentes de combate, conversar com vizinhos e nas comunida-des, enfim.

Segundo a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Votoran-tim, o levantamento de casos de dengue no país é feito por “ano Dengue”, ou seja o Ano Dengue 2014/2015 terminou em 30 de junho deste ano. Já o ano Dengue 2015/2016 teve início em 1º de julho. Assim, no ano Dengue 2015, o total de casos positivos foi de 2.685, com 8.960 notificações negativas. Já no ano Dengue 2016, são 189 notificações e, até o momento, quatro casos posi-tivos, sendo um autóctone em setembro e três importados.

Ainda segundo a Secom, até o momento, não há nenhuma notificação de suspeita de Zica e chikungunya.

No entanto, isso é uma guerra. A vitória está, com certeza, em nossas mãos, assim como a derrota. É, portanto, uma questão de escolha. De que lado você prefere estar: saúde ou doença? Eu sou pela saúde!

As ações contra as doenças devem ser permanentes durante todo o ano.

Aedes aegypti coloca Votorantim em situação de risco para surto de dengue

Dia Internacional de Combate à CorrupçãoNa última quarta-feira comemorou--se o Dia Internacional de Combate à Corrupção. Uma das ações para marcar a data foi a divulgação, pelo Ministério Público Federal (MPF), do Ranking Nacional dos Portais de Transparência dos 5.568 municípios, 26 estados e o Distrito Federal.

Ministério Público Federal fez a avaliação nos portais de cada município BrasileiroEntre os dias 08/09/2015 e 09/10/2015, em atuação coordenada em todo o Brasil, o Ministério Público Federal fez a avaliação dos portais da transparência dos 5.568 municípios e 27 estados brasileiros. O exame levou em conta aspectos legais e boas prá-ticas de transparência e foi feito com base em questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinhei-ro (ENCCLA). Seu objetivo é medir o grau de cumprimento da legislação, por parte de municípios e estados, numa escala que vai de zero a dez. Programa Brasil TransparenteA média geral de cumprimento da le-gislação pelo total de municípios foi 3,91 em uma escala de 0 a 10. Entre os estados as notas variaram entre o mais transparente (nota 10) e o me-nos transparente (nota 1,4). Além da divulgação do ranking nacional e os 27 estaduais, o MPF anunciou o ba-lanço das recomendações expedidas para que os gestores que possuem irregularidades regularizem a situa-ção no prazo de 120 dias. Foram, ao todo, mais de 5 mil recomendações, ou seja, dos 5.568 municípios brasi-leiros a grande maioria precisa fazer adequações em seus portais e sites para uma maior transparência dos gastos públicos. Prazo para se adequarApós esse prazo, será feita uma nova avaliação nacional no período de 11 de abril a 9 de maio de 2016. Caso as irregularidades persistam, ações civis públicas serão ajuizadas simultanea-mente em junho. Sorocaba campeãChama atenção no Ranking Nacional dos Portais de Transparência a posi-ção que ocupa a cidade de Soroca-ba, que aparece em primeiro lugar, ao lado de Indaiatuba e São Paulo, Capital. Cada uma recebeu avaliação de 9,3, e em um momento em que o prefeito Antônio Carlos Pannunzio trabalha para melhorar sua imagem de gestor junto à população de Soro-caba, não se utilizar desta excelente nota e fazer uma divulgação parece contraditório. Votorantim aparece na posição... Já Votorantim está em uma posição que mostra que não está fazendo o dever de casa como deveria ser feito, no Ranking Nacional dos Portais de Trans-parência, divulgado na quarta pelo Mi-nistério Público Federal, pois em uma escala de 0 a 10, aparece com 4,20, na posição 405, em índice que vai até 641.

Votorantim pior que os vizinhos, e melhor que os vizinhosVotorantim está abaixo, comparativa-mente, a algumas cidades da Região Metropolitana de Sorocaba, como: Porto Feliz 7.00, Salto de Pirapora 5.80, Alumínio 5.90, Capela do Alto 5.70. Mas aparece em uma posição melhor do que outras, como é o caso de Alambari 1,50, Tapiraí 2,20, Pieda-

de 3,00, São Roque 3,60, Salto 3,90. Votorantim não fala de contasDentro desta questão da transpa-rência, o Jornal Cruzeiro do Sul em sua coluna Informação Livre deu um puxão de orelha no prefeito Erinaldo Alves da Silva. O motivo é o fato do jornal estar aguardando informa-ções sobre a situação financeira de suas contas públicas desde o dia 10 de novembro, ou seja, há 30 dias, e esta resposta não vem. Joel Robson, um dos jornalistas responsáveis pela comunicação do Governo, reagiu à nota publicada pelo jornal de Soro-caba, uma vez que no dia em que o Cruzeiro do Sul fez os questiona-mentos o próprio prefeito Erinaldo teria conversado por um bom tem-po com o repórter. Marcelo Macaus deixa Rádio TOP FM e assumecargo na Secom VotorantimO jornalista e radialista Marcelo Macaus deve fazer parte da equipe da secretaria de Comunicação de Votorantim (Secom). O cargo de jor-nalista estava vago desde o início de novembro, com a saída do jornalista André Reis, que foi contratado pelo setor de comunicação da Prefeitu-ra de Sorocaba. Marcelo Macaus já atuou em diversos veículos de co-municação da região de Sorocaba, como Diário de Sorocaba, Cruzeiro do Sul e Bom Dia. Se a nomeação do jornalista for concretizada, vai ajudar bastante nos elos entre governo municipal e imprensa. Boa sorte a Marcelo Macaus. Eric deu início aos desabafos e críticasA secretaria de Mobilidade Urbana e Guarda Patrimonial mais uma vez foi alvo de fortes críticas por parte de vereadores na sessão da última ter-ça-feira. O motivo desta vez foi o re-querimento do presidente da Casa, Eric Romero, que pedia sinalização nas faixas de travessia da avenida 31 de Março que não possuem semáfo-ros, faixas estas que se denominam Faixa Viva. Não faz nada, e quando faz, faz cagadaAs críticas mais uma vez foram di-recionadas para o secretário Milton Moreira e ao chefe de seção, Gallileu de Oliveira. O surpreendente foi o desabafo ter sido feito por dois vere-adores da base do prefeito e mem-bros do PSDB, não por vereadores de oposição, como já comum. Bruno Martins foi o mais exaltado e chegou a dizer que a secretaria de Mobilida-de não vai colocar a sinalização que foi sugerida pelo vereador Eric, por um simples motivo, “a secretaria não faz nada, e quando faz, faz cagada”, e sugeriu que o secretário Milton Mo-reira “pegue sua mala e vá embora”, e concluiu dizendo que o secretário Milton Moreira é “secretario bonzi-nho, mas não presta para nada”. Até tu, Brutos?Outro tucano que geralmente tem uma postura mais de observar do que propriamente de fazer críticas, mas que desta vez foi pontual ao fa-zer suas colocações sobre a secreta-ria Mobilidade Urbana e Guarda Pa-trimonial, foi Pastor Tonhão, que em sua fala deixou clara sua frustração com o trabalho que a pasta vem de-senvolvendo, e consequentemente, seu descontentamento com o secre-tário Milton Moreira.

Igreja comprou lata de tinta para a SesecVereador pastor Tonhão aproveitou o debate para dizer que a igreja à qual pertence precisou comprar uma lata de tinta e doar para a se-cretaria para que o serviço de sina-lização em frente à igreja fosse feito, e lembrou que a pasta não possui um engenheiro de trânsito, que é requisito básico para uma secreta-ria de trânsito, já que este estuda e organiza o trânsito e a mobilidade da cidade, e por conta da falta deste profissional, o desfile em comemo-ração ao aniversário da cidade que aconteceu na terça-feira transfor-mou o trânsito em um verdadeiro caos, por falta de planejamento. Big Mac FelizEstá em funcionamento desde ontem pela manhã o McDonald’s Votorantim Centro. O promotor de justiça Wellington dos Santos Velo-so, autor do pedido de interdição, indagou na ocasião se a área estava contaminada, pois funcionava uma empresa que tinha como atividade a fabricação de fibrocimentos, cujo resultado foi a contaminação do solo com elementos de alto poder carcinogênico.O questionamento e a preocupação do promotor ressuscitou uma ou-tra preocupação, a escola maternal que funcionou no mesmo local. A pergunta foi: se o McDonald’s não pode funcionar naquele local, por que uma escola onde crianças de 0 a 5 anos passavam o dia pode? Pais aliviadosA decisão da Juíza de Direito, Dra. Luciana Carone Nucci Eugênio Mahuad liberando o Mc Donalds ba-seia-se nos laudos da Cetesb, que afir-mam que o local onde foi construído o empreendimento não está contami-nado, porque a área objeto de estudos de contaminação corresponde exclu-sivamente à área onde foi construído o galpão industrial (da antiga fábrica de telhas de amianto Sano), ou seja, onde a escola maternal funcionou, também não apresentou nenhum risco à saúde de crianças e funcionários do antigo maternal. Prefeito diz que tem administrado crises e dívidasO prefeito Erinaldo Alves da Silva participou na última quinta-feira do programa Votorantim Verdade e foi entrevistado por Kaká Martins. Na entrevista, o prefeito se demostrou muito otimista e transpareceu estar confiante em seu grupo político, além de dizer que está frequente-mente no Palácio dos Bandeirantes, seja para buscar recursos para o município, como para participar de conversas políticas. Confira algumas falas do prefeito:“PSDB não tem candidato. Os mais de 800 filiados são candidatos.”“Eu saio frustrado no final deste man-dato. Eu tenho consciência que eu tinha uma programação, um projeto bonito para cidade e não vou poder colocá-lo em prática.” “O pensamento dos meus adversários, para eles eu já acabei, para eles eu sou carta fora do baralho.”“Eu não me preocupo com resulta-do de eleição; ganhar ou perder é consequência, minha preocu-pação neste momento é ter um grupo forte.”“Ganhei uma eleição pensando que ia administrar recursos; me defrontei com crises e com dívidas; isto que eu tenho administrado até agora.”

Page 3: Gazeta de Votorantim Edição 148

Página 3Gazeta de Votorantim12 a 18 de dezembro de 2015

Page 4: Gazeta de Votorantim Edição 148

Página 4 Gazeta de Votorantim 12 a 18 de dezembro de 2015

“Nem tudo é verdade, nem tudo é mentira. Tudo é uma questão de ponto de vista.”BarBudo da avenida - o que tudo ouve e tudo vê

O desfile de aniversário foi uma belezura. Eu fiquei do ladinho do alcaide, no palanque, e mandei tchauzinho pra quem eu via lá de cima.

O Bruno mimosinho falou na Câmara que o pessoal da secretaria de trânsito nunca faz nada e quando faz, faz cagada. Já Pastor Tonhão

disse que para a igreja dele ver sinalização no asfalto, teve que dar uma lata de

tinta para o Moreira.

Page 5: Gazeta de Votorantim Edição 148

Página 5Gazeta de Votorantim12 a 18 de dezembro de 2015

Cidades

Valdinei Queiroz

Os veículos que passam pela avenida 31 de Março, até mesmo o transporte co-letivo local, em frente à sede do Grupo

Splice, reduzem a velocidade diante de um radar de teste, que foi instalado nas últimas semanas pela própria Splice, segundo infor-mações da Prefeitura de Votorantim. No local, o radar indica no visor a velocidade de 40 qui-lômetros por hora, com tolerância em torno de 10% a mais do que é permitido.

Os motoristas que foram consultados pela reportagem creem que o sistema aplica mul-ta por excesso de velocidade sem mesmo ter a presença de um agente de trânsito próximo ao local. Ao ser questionado sobre a aplicação de multa por meio dos radares, o arte-finalista Fábio Pereira, 28 anos, disse que tinha certeza que os sistemas instalados pela cidade, princi-palmente próximo à Faculdade Pitágoras, esta-va flagrando veículos que trafegavam acima do limite permitido. “Quando passo por ali, vejo que todos os automóveis e motocicletas redu-zem a velocidade ao ver o radar.”

O aposentado José Carlos Costa, 62 anos, também achava que o próprio aparelho já esta-va aplicando multa aos condutores sem a fisca-lização ‘in loco’ de um agente de trânsito, já que o radar foi implantando justamente em frente a uma faculdade, onde há um volume considerá-vel de pessoas que atravessam a avenida 31 de Março para estudar. “Acho importante ter um redutor de velocidade em alguns lugares da cidade, porque infelizmente tem muito moto-rista negligente que dirige por aí.”

O secretário de Mobilidade Urbana e Guar-da Patrimonial (Semu), Milton Moreira, reafir-mou, durante o programa Votorantim Verdade, exibido na TV Votorantim (TVV), que os radares implantados nos últimos meses em pontos es-tratégicos do município por si só não aplicam multas. “A única maneira de o condutor ser pe-nalizado, é quando houver um agente de trân-sito próximo ao radar e averiguar o excesso de velocidade de um determinado veículo.”

Ele também explicou que o radar reali-za contagem veicular e flagra eventuais ve-ículos que são frutos de furto ou roubo ou aqueles que tem tráfego proibido, como ca-minhões acima de dois eixos. Num próximo momento, a ideia de Moreira é apresentar essas informações à Polícia Militar, no intuito de localizar e apreender veículos irregulares que trafegam pela cidade.

A opção da Semu de colocar um redutor de 40 quilômetros, próximo à faculdade Pitágoras, na avenida de 31 de Março, foi por conta de três motivos. O primeiro por conta da rotatória no local, que, segundo Moreira, foi “mal feita” e precisa ser remodelada. Outro fator é o exces-so de velocidade praticada pelos motoristas, principalmente depois que passam o Corpo de Bombeiros. “Depois desse trecho, os conduto-res passam pela via em 80 a 100 quilômetros por hora.” O último motivo são os acidentes que acontecem nessa altura da avenida 31 de Março. “Pelo que vi e ouvi de muitas pessoas, os motoristas estão respeitando o limite de velocidade depois da implantação do radar de

apesar de não aplicar multa, radar recém-implantado é respeitado pelos motoristasA única maneira de penalizar o condutor é quando tiver um agente de trânsito próximo ao radar

teste, que é um grande avanço.”Sobre a possível renovação do convênio

com a Polícia Militar (PM), o que auxiliaria efe-tivamente na aplicação de multas de trânsito, Moreira disse que está estudando a possibilida-de junto com a Secretaria de Finanças (SEF), para que a PM volte a ter essa competência, já que a cidade tem apenas oito guardas civis munici-pais, que, desde o início de dezembro por conta das festividades e pela ampliação do horário dos comércios, vem trabalhando 12 horas por dia.

O vereador Heber de Almeida Martins (PDT) apresentou requerimento, na sessão le-gislativa da semana retrasada (1º), questionan-do a prefeitura se os radares que foram insta-lados na cidade pertencem ao Grupo Splice e também se estão aplicando multa aos condu-tores, sendo confirmado posteriormente pelo secretário Milton Moreira.

Os locais que receberam os equipamentos em fase de testes são os seguintes: avenida Gi-sele Constantino, na altura do Jardim Karolyne; avenida Adolpho Massaglia, no bairro Vossoro-ca; e avenida 31 de março, na entrada da cida-de, antes da Praça de Eventos Lecy de Campos.

Há mais de seis anos o município não conta com fiscalização de velocidade por meio de radares. Na gestão anterior, todas as licitações abertas para a prestação do serviço foram impugnadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP), com ba-seamento em representações realizadas por empresas participantes.

Valdinei Queiroz

Fábio Pereira

José Carlos Costa

Equipamento funciona para testes

Jorge Silva

Luciana Lopez

Descontente com o sistema de agenda-mento das sessões de fisioterapia utilizado pela clínica localizada na Rua Albertina Nascimento, no Centro de Votorantim, que atende pacien-tes do SUS, o morador do Green Valley, Juvenal Luiz Moura, procurou a nossa reportagem. De acordo com o ele, os agendamentos realizados apenas duas vezes por semana, em horário res-trito, não atende a expectativa dos pacientes que utilizam o local. Ele ainda reclamou que há muita burocracia no momento da renovação para um novo período de sessão. “Eles solici-tam o comprovante de endereço mesmo para quem já o apresentou no mês anterior”, disse. Outra questão levantada, que foi motivo de denúncia protocolada por ele na Ouvidora da secretária de Saúde em 1º de outubro, é que ao dar início à primeira sessão, o paciente é obri-gado assinar uma ficha com as 20 sessões sub-sequentes, antes de realizá-las. Caso o paciente tente reagendar alguma sessão por motivo de consulta médica, pelo próprio SUS, no mesmo horário, ele não tem o direito de reagendar. Porém, a assinatura que ele foi obrigado a fa-zer antes de realizar a sessão não é apagada, considerando-se, assim, a presença do cidadão, mesmo sem ele ter comparecido.

A secretaria municipal de Saúde (Sesa) foi questionada sobre as reclamações e informou que está ciente do problema das marcações das consultas e está planejando uma mudança da forma de agendamento para o início de ja-neiro. Sobre a necessidade do comprovante de endereço, a Sesa esclareceu que tal exigência não é estabelecida pela secretaria de Saúde e sim pela empresa contratada para prestar o serviço de fisioterapia, mas que tal processo de agendamento será alterado no início de 2016. Já sobre a denúncia de comprovação da realização das sessões mesmo sem realizá-las, por nota, a secretaria esclareceu que realmente houve um erro: “O procedimento não é correto. Informa-mos que a proprietária da empresa foi acionada para esclarecer tal situação detectada pelo setor de auditoria da secretaria de Saúde e que tal fato foi motivo de abertura de processo interno”.

Consultas com psiquiatrasMoura também questionou se as consultas

de rotina de psiquiatria passarão a ser realiza-das nos Centros de Saúde, por médicos não especializados. Ele quer saber se esses médicos poderão prescrever a continuidade do trata-mento com o remédio receitado pelo psiquia-tra, mesmo sem saber a evolução do quadro do paciente.

A secretaria de Saúde esclareceu que o município de Votorantim, assim como todos os municípios do estado de São Paulo e do Bra-sil, vem passando por transformações quanto a forma de atendimento dos pacientes com transtornos mentais. O preconizado pela refor-ma psiquiátrica é que os pacientes em trata-mento de distúrbios leves, como depressão, se-jam acompanhados pelos clínicos gerais. “Para tanto, durante todo o ano de 2015, a secretaria de Saúde realizou através do Projeto de matri-ciamento, a capacitação dos médicos Clínicos Gerais que atendem nas Unidades de Saúde. As capacitações foram realizadas pelos médicos psiquiátricos que atuam nos serviços de saú-de mental do município. Os casos mais graves continuarão sendo atendidos no Ambulatório de saúde Mental e nos CAPS municipais”, finali-zou a nota da Sesa.

Morador reclama de sistema de agendamento de fisioterapia

Juvenal Luiz Moura

Luciana Lopez

Page 6: Gazeta de Votorantim Edição 148

Página 6 Gazeta de Votorantim 12 a 18 de dezembro de 2015

Cidades

*Esta coluna traz pensamentos de diversos autores.

dura realidadeNão é possível fritar um ovo antes da dura realidade de que temos que quebrar sua

casca. Não é possível quebrar a casca de um ovo, antes que ele chegue até você. Não é possível que ele chegue até você se a galinha não o botar. Ela não botará o ovo a não ser… Bem, você já entendeu, não é?

Até mesmo para fritarmos um ovo existe uma interminável cadeia de eventos sem os quais você ficaria com o ovo frito somente em sua mente. Essa cadeia de eventos está em tudo, inclusive naquele obstáculo que você está enfrentando agora. Se você tentar pular etapas, pode acabar fritando o ovo com casca e tudo, ou nem terá o ovo para fritar.

O que quero dizer é que qualquer obstáculo, por maior que seja, é composto de obstáculos anteriores, geralmente menores, que podem ser superados se forem enten-didos como elos da mesma corrente. Não são elos sem importância. São parte de um enorme desafio, que apenas parecem sem importância.

Muita gente, quando olha tais obstáculos, não dá nenhuma atenção porque estão focados somente no grande obstáculo. E se perdem, jamais sabendo como enfrentar “o gigante”, quando, na verdade, existem vários elos anteriores, todos manejáveis, que podem ser enfrentados com grande sucesso e muita facilidade.

Existe um obstáculo anterior ao grande obstáculo que você está enfrentando agora. Talvez ele deva ser enfrentado antes de qualquer coisa. Porque, como disse Henry Ford, o fator decisivo para vencer o maior obstáculo é, invariavelmente, ultrapassar o obstá-culo anterior.

Agora, pense comigo e responda francamente: Se você olhar o que acontece antes do grande obstáculo, quais pequenos obstáculos pode superar hoje?

(Por Aldo Novak)

O prefeito de Votorantim, Erinaldo Alves da Silva assinou convênio, na quarta-feira, (09) para a liberação de recursos da ordem de R$ 150.000,00 reais que serão utilizados na aquisição de duas ambulâncias para o município. A assinatura ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Es-tado. O valor foi destinado à cidade através de uma emenda parlamentar da Deputada Estadual Maria Lúcia Amary (PSDB).

No final do mês de novembro foi con-cluída uma ata de registro preços que pre-vê a compra de outras três ambulâncias, sendo uma delas modelo van. Com a verba de hoje, a prefeitura deve adquirir cinco ve-ículos novos completando, dessa forma, a renovação da frota da secretaria de Saúde.

A Prefeitura de Votorantim adquiriu em 2014, 33 veículos zero quilômetro e, em

Prefeito assina convênio para a aquisição de novas ambulâncias

2015, doze. No primeiro ano da adminis-tração do prefeito Erinaldo Alves da Silva (2013) a frota municipal passou por revisão completa com troca de pneus, suspensão, freios, câmbio, parte elétrica e demais itens.

Caminhões e máquinasUma outra licitação pelo programa Pro-

vias já foi concluída e, em breve, serão adqui-ridos nove caminhões de diversas tonelagens e coleta de lixo, uma escavadeira hidráulica, uma máquina motoniveladora, uma máqui-na retroescavadeira, uma máquina pá carre-gadeira e um trator de esteira. O programa Provias prevê a contratação de operações de crédito para aquisição de máquinas e equipa-mentos novos, produzidos no país e creden-ciados no BNDES, destinados a intervenções em vias públicas, rodovias e estradas.

Maria Bento da SilvaFaleceu em 03/12/2015 aos 91 anos. Deixa os filhos Joao 71, Antonio 65 , Aparecida 63. Foi sepultada no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Antonio Jose RodriguesFaleceu em 03/12/2015, aos 67 anos. Deixa os filhos Sandra 44, Paulo 42, Ricardo 38, Sonia 29. Foi sepultado no cemitério São João Batis-ta, em Votorantim.

Rosaria RibeiroFaleceu em 05/12/2015, aos 87 anos. Deixa os filhos Isael 62, Daniel 57. Foi sepultada no ce-mitério São João Batista, em Votorantim.

Benedita da Silva VieiraFaleceu em 06/12/2015, aos 83 anos. Deixa os filhos Matilde 66, Miguel 64, Ines 62, Maurilio 60, Edna 57, Dalva 55, Amelio 53, Adauto 51, Santina 47, Mauricio 45, José 43. Foi sepultada no cemitério Municipal, em Araçoiaba da Serra.

Julia Rocha SallesFaleceu em 06/12/2015, aos 91 anos. Deixa os filhos Claudinei 68, Jane 55. Foi sepultada no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Ana Pereira da SilvaFaleceu em 06/12/2015, aos 67 anos. Casada com Joao Rosa da Silva. Deixa os filhos Claude-cir 45, Cremildo 42, Cremilda 39. Foi sepultada no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Enzo Gabriel Moraes de OliveiraFaleceu em 06/12/2015, ao 0 anos. Foi sepul-tado no cemitério São João Batista, em Voto-rantim.

Antonia Pires PradoFaleceu em 06/12/2015, aos 72 anos. Casada com Renato Prado Araujo. Deixa o filho José Laerte. Foi sepultada no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Maria Francisca Vieira de SouzaFaleceu em 07/12/2015, aos 79 anos. Casada com Pedro Pinto de Souza. Não deixa filhos. Foi sepultada no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Arminda Marques AlvesFaleceu em 07/12/2015, aos 81 anos. Deixa os filhos Gerson 64, Eonice 62, Loide 60, Ester 58, Junia 56. Foi sepultada no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Bernadete da Cruz SilvaFaleceu em 07/12/2015, aos 56 anos. Não dei-

xou filhos. Foi sepultada no cemitério Nossa Senhora Aparecida, em Piedade.

Osvaldo CaosFaleceu em 08/12/2015, aos 78 anos. Casado com Rita Rosalina Pires Caos. Deixa os filhos Osvaldo 55, Ana 54, Gisele 50, Carlos 44, Mar-cos 38. Foi sepultado no cemitério Saudade, em Sorocaba.

Augusta Luiz PrimoFaleceu em 08/12/2015, aos 80 anos. Deixa a filha Terezinha 66. Foi sepultada no cemitério Memorial Park, em Sorocaba.

Marta Branco HesselFaleceu em 08/12/2015, aos 53 anos. Casada com Emanuel Hessel. Deixa os filhos Ema-nuelle 33, Eduardo 28, Eliel 24, Camila 20. Foi sepultada no cemitério Memorial Park, em Sorocaba.

Vanira Maria Luiz das NevesFaleceu em 08/12/2015, aos 51 anos. Deixa as filhas Janaina 32, Glaucia 31. Foi sepultada no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Olegario Lourenço de AlmeidaFaleceu em 08/12/2015, aos 58 anos. Casado com Lucia Rubens de Almeida. Não deixa fi-lhos. Foi sepultado no cemitério São João Ba-tista, em Votorantim.

Roberta Rafaele de Almeida SilvaFaleceu em 08/12/2015, aos 20 anos. Deixa os filhos Henry 3, Amanda 5. Foi sepultada no ce-mitério São João Batista, em Votorantim.

Benedito Martins MachadoFaleceu em 08/12/2015, aos 83 anos. Casado com Ruth Ayres de Oliveira Machado. Deixa o filho Adilson 53. Foi sepultado no cemitério Pax, em Sorocaba.

Angelo Tavano NetoFaleceu em 09/12/2015, aos 46 anos. Casado com Aparecida Dias de Oliveira Tavano. Deixa a filha Angelica 22. Foi sepultado no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Cacilda Maria Fonseca GodinhoFaleceu em 09/12/2015, aos 85 anos. Deixa os filhos Ailton 61, Arlete 62. Foi sepultada no ce-mitério São João Batista, em Votorantim.

Diva de Freitas Ribeiro da CruzFaleceu em 10/12/2015, aos 80 anos. Deixa os filhos Esmeralda 59, Sidney 57, Valdinei 56, He-lia 54, Laura 51, Claudimir 45. Foi sepultada no cemitério Santo Antonio, em Sorocaba.

O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região informou, por meio de nota, que os trabalhadores em transportes urbano, inter-municipal e rodoviário das regiões de Soro-caba, Itapetininga e Itapeva participarão na próxima quarta-feira (16) de ato nacional da categoria por mais segurança no transporte coletivo municipal, intermunicipal e rodoviá-rio, pela garantia do posto do cobrador ou a obrigatoriedade do agente de bordo nos se-tores urbano e intermunicipal, e pela defesa da democracia e contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

O protesto convocado pela Confedera-ção Nacional dos Trabalhadores em Trans-portes da Central Única dos Trabalhadores (CNTTL-CUT), Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB), União Ge-ral dos Trabalhadores (UGT) e Nova Central

acontecerá das 00h às 9h da manhã, quando o transporte será paralisado em diversas ca-pitais e cidades de todo o território nacional.

A mobilização tem como objetivos: ini-ciar diálogo com os poderes públicos mu-nicipais e estaduais sobre a necessidade de criação de um policiamento especializado em segurança de transporte público coleti-vo, pressionar deputados federais e senado-res a aprovarem leis que estabeleçam a obri-gatoriedade de ter um segundo trabalhador no interior dos coletivos dos transportes urbano e intermunicipal, e lutar pela preser-vação da democracia e o respeito ao voto da população.

As empresas de transporte urbano, inter-municipal e rodoviário das regiões de Soro-caba, Itapetininga e Itapeva foram notifica-das sobre o protesto na quinta-feira, 11.

Sindicato promete paralização dos ônibus para o dia 16

Page 7: Gazeta de Votorantim Edição 148

Página 7Gazeta de Votorantim12 a 18 de dezembro de 2015

Cidades

Luciana Lopez

Previsto para ser votado na última quar-ta-feira (09), em sessão ordinária da Câmara Municipal de Votorantim, o Plano Diretor de Desenvolvimento, com suas emendas, teve sua votação adiada para o próximo dia 15.

A justificativa apresentada pela presi-dência da Casa de Leis, é que foi apresen-tada mais uma emenda, de autoria do pre-feito Erinaldo Alves da Silva, protocolada na última sexta-feira (04), a qual precisa ser votada juntamente com o projeto do Plano Diretor. Para tanto, ela foi lida na quarta--feira (09) e teve sua discussão em audiência pública realizada na manhã de ontem (11). Da mesma forma, o vereador Pedro Nunes apresentou mais uma emenda e uma sube-menda no último dia 09.

Todas as emendas referem-se à altera-ções na redação de alguns artigos, a fim de dar melhor clareza e correção de equívocos.

O projeto de lei complementar 01/2015 está em trâmite na Câmara há nove meses e vai guiar o desenvolvimento da cidade pe-los próximos 20 anos.

adiada a votação do Plano diretor

Pauta cheiaNa próxima terça-feira (15), além da ses-

são ordinária, na qual será votada a lei que estima a receita e fixa a despesa do muni-cípio, haverá uma sessão extraordinária para a votação de diversos projetos de lei. A intenção do presidente Eric Romero (PPS) é votar todos os projetos que estejam em trâmite na Câmara na próxima semana, uma vez que o recesso parlamentar começa no próximo dia 18 e prossegue até o começo de fevereiro. Devido à grande quantidade de projetos para a votação, não está previs-ta a discussão de requerimentos.

Verba para a CulturaForam aprovadas as emendas apresen-

tadas pelo vereador Eric Romero à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016 e ao Plano Plurianual (PPA) para os exercícios de 2014 a 2017, nas quais ele acrescenta artigos para garantir a verba para o Fundo Municipal de Cultura, necessário para o fi-nanciamento de projetos culturais propos-tos pela comunidade, em lei recentemente aprovada na Câmara.

Luciana Lopez

Foi votado em sessão extraordinária da última quarta-feira (09) o projeto de lei nº 066/15, de autoria prefeito Erinaldo Alves da Silva, que institui o Programa de Incentivo à Regularização Tributária (Pirt) no município, para que os contribuintes que estão com os tributos municipais em atraso tenham a oportunidade de ficar em dia com o fisco, com o pagamento da dívida à vista ou par-celado, com a redução das multas e juros moratórios, que muitas vezes correspondem a mais da metade da dívida do contribuinte.

De acordo com as informações contidas no projeto, não implicará em renúncia de re-ceita para o município.

A dívida poderá ser paga em parcela única, com vencimento em até 10 dias da adesão, com dedução de 100% da multa moratória e de 100% dos juros moratórios; Em até três parcelas mensais e sucessivas,

aprovado projeto que prevê parcelamento das dívidas com o município

com dedução de 90% da multa moratória e de 90% dos juros moratórios; De quatro até 12 seis parcelas mensais e sucessivas, com dedução de 80% da multa moratória e de 80% dos juros moratórios; De treze até 24 parcelas mensais e sucessivas, com dedução de 70% da multa moratória e de 70% dos juros moratórios, acrescidos de juros compensatórios de 4% ao ano; De 25 até 48 parcelas mensais e sucessivas, com dedução de 60% da multa moratória e de 60% dos juros moratórios, acrescidos de juros compensatórios de 4% ao ano; De 49 até 60 parcelas mensais e sucessivas, com dedução de 50% da multa moratória e de 50% dos juros moratórios, acrescidos de ju-ros compensatórios de 4% ao ano.

O prazo para o contribuinte realizar o acordo é de três meses a partir da publica-ção da lei no Jornal do Município, que foi realizada ontem (11), podendo o executivo prorrogar esse prazo por mais três meses.

Luciana Lopez

Para a próxima terça-feira (15)

estão previstas as votações de diver-

sos projetos Valdinei Queiroz

Após a liberação da Justiça e da Com-panhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o primeiro McDonald’s Drive Thru de Votorantim foi inaugurado na manhã de ontem (11). O empreendimento foi autoriza-do pela Juíza de Direito Dra. Luciana Carone Nucci Eugênio Mahuad, na última quarta--feira (09), a dar continuidade a sua ativida-de empresarial, constando, dessa forma, que não há nenhuma restrição quanto ao uso do solo. De acordo com decisão da juíza, o local onde foi construído a lanchonete não se tra-ta da área sob acompanhamento da Cetesb, porque à área objeto de estudos de conta-minação corresponde exclusivamente a área onde foi construído o galpão industrial, e sua área externa, atualmente desocupadas.

Instalado na avenida 31 de Março, ao lado da praça de eventos “Lecy de Campos”, região central do município, o restaurante fast food gerou 52 empregos diretos e há a expectativa, segundo o proprietário Claudio Costa, é de mais 10 novos empregos nos próximos meses.

Costa explica que a população votoran-tinense solicitava um drive thru há muito tempo, pois facilitaria a locomoção, já que antigamente a única unidade que prestava esse tipo de serviço fica na avenida Antônio Carlos Cômitre, em Sorocaba. Outro motivo de instalar o restaurante na cidade foi por conta da construção do centro de convivên-cia Convem, de propriedade do grupo Inves-tplus Investimentos Ltda, que vai receber 14 lojas, numa área de 6.500 m², com espaço para 126 veículos.

Com a inauguração, a cidade pas-sa a contar agora com três restaurantes McDonald’s. O primeiro foi inaugurado há 24 anos, situado na área do Iguatemi Espla-nada Shopping, que pertence à Votorantim. Em novembro de 2013, a cidade recebeu o

segundo restaurante no mesmo shopping.De acordo com o proprietário, o

McDonald’s Drive Thru de Votorantim foi cons-truído atendendo ao padrão mais moderno utilizado atualmente pela rede de fast food nos principais mercados mundiais, que visa tornar os restaurantes mais aconchegantes e personalizados. “Além disso, atende a diferen-tes públicos que desejam fazer uma refeição num ambiente agradável. Será também um dos primeiros restaurantes do Brasil a contar com a tecnologia Led para a iluminação de suas áreas externas, que irão gerar economia de até 40% no consumo de energia.”

Horário de atendimentoO horário de atendimento é de domingo

a quinta-feira, das 10h às 23h e sextas e sá-bados, das 10h às 00h. Já o drive thru atende de segunda a quinta-feira, das 10h às 23h; sextas e sábados, das 10h às 01h e domingo das 10h às 00h.

AdiamentoCom abertura prevista para 30 de no-

vembro, a inauguração do McDonald’s foi postergada após a Justiça determinar a pa-ralisação da obras do Convém e suspender a inauguração da lanchonete. O promotor de justiça Wellington dos Santos Veloso, autor do pedido de interdição, esclareceu na oca-sião que na área funcionava uma empresa (Sano) que tinha como atividade a fabrica-ção de fibrocimentos, cujo resultado foi a contaminação do solo com elementos de alto poder carcinogênico. Além disso, tan-to o subsolo quanto as águas subterrâneas teriam sido contaminados por um combus-tível automotivo e hidrocarbonetos (deriva-dos do petróleo). De acordo com ele, seria necessária a comprovação da Cetesb de que no local da construção atual não havia con-taminação para a Justiça liberar o funciona-mento.

após liberação, Mcdonald’s é inaugurado em Votorantim

O restaurante fast food gerou 52 empregos

Rony Queiroz

A concessionária Águas de Votoran-tim está promovendo uma campanha para combater o mosquito transmissor da dengue no município. Cartazes, banners e panfletos começaram a ser divulgados para informar a população sobre o risco de proliferação da doença. O superintenden-te de Águas de Votorantim, Alex Macedo, informa que o objetivo é colaborar com a comunidade, seguindo a postura de res-ponsabilidade social da empresa.

Para ele, é importante que os votoran-tinenses fiquem em alerta para evitar uma nova epidemia na cidade. “Entramos em um período chuvoso. Por isso a população precisa ficar atenta para que a cidade não sofra com uma nova epidemia da doença”, explicou.

No material da campanha, intitulado ‘Águas de Votorantim contra a dengue’, a concessionária reforça que impedi o acú-mulo de água parada é a melhor forma de se prevenir a doença, evitando que os focos de larvas do mosquito se desenvolvam. Ela destaca, ainda, que em caso de suspeita de dengue, é importante evitar a automedica-ção e procurar um serviço de saúde.

Águas de Votorantim faz campanha para evitar a dengue

Segundo o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LI-RAa), realizado há pouco tempo pelo Minis-tério da Saúde, Votorantim está na lista de risco da doença. De acordo com o estudo, mais de 4% das casas visitadas tinham lar-vas do mosquito.

Entre as medidas que podem ser adota-das para evitar a proliferação do mosquito, a empresa destaca as seguintes:

-Manter a caixa d’água sempre fechada;-Encher de areia os pratinhos dos vasos

de planta;-Entregar os pneus velhos à prefeitura

ou guardar em local coberto;-Limpar as calhas de drenagem do te-

lhado;-Colocar o lixo em sacos plásticos e

manter a lixeira bem fechada. “Não jogar lixo em terrenos baldios e

evitar que a água se acumule em latas, em-balagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, garrafas, tambores e latões também são atitudes simples que a popu-lação pode adotar para evitar a dengue”, reforçou o superintendente.

Page 8: Gazeta de Votorantim Edição 148

Página 8 Gazeta de Votorantim 12 a 18 de dezembro de 2015

Cidades

Calçada obstruídaVários meses já se passaram depois que eu questionei sobre a ocupação da calça-da na Av. 31 de Março. E nada mudou até agora. A prefeitura não tomou nenhuma providência. É um descaso com os nossos munícipes.Gilberto Ferreira de Souza

Resposta: Solicitamos que o munícipe entre em contato com o SIIC, através do telefone 3353-8731 para gerar um proto-colo sobre a demada.

Coleta de lixo na vielaE o lixo da Viela José Alves Pinto continua dependendo do bom humor e da boa vontade dos coletores! Que vergonha!Patrícia Antônia Golfetto

Resposta: A Prefeitura de Votorantim não encaminhou resposta até o encerramento desta edição.

Área da Sano / Coluna Jaime RangelÉ senhor Jaime Rangel, realmente não de-vemos ficar calados, concordo com tudo que você escreveu, mas você esqueceu de um fato: quem autorizou para que na-quela área funcionasse uma escola? Meus filhos estudaram lá. Então, também seria mais um acordo político, e porque o MP nunca se manifestou na época? É, real-mente não podemos ficar calados.Sandra Maria Vaz Messias

Acesso ao campo do Cruzeiro 1Essas fotos são do final da rua Carlos Othi-no Galo, no Vossoroca, onde eu moro e que dá acesso ao campo do Cruzeiro. Muito lixo, garrafas, pneus, mato, ratos e cobras.Alexandre Miguel

Acesso ao campo do Cruzeiro 2Gostaria mais uma vez de contar com ajuda de vocês: olha o mato do lado do campo do Cruzeiro, final da rua Carlos Othino Galo, no Vossoroca. Nosso bairro está largado.Rosemeire Esyeves Rodrigues

Respostas: A Sesp informa que o local já está incluído na programação para a lim-peza

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), inaugu-rou o Parque dos Quatis “Sebastião Sueiro” na terça-feira (8), dia de aniversário da emanci-pação político-administrativa da cidade, que completou 52 anos. O evento contou com a participação de autoridades, convidados e a família do homenageado. O parque possui 49.301 m2 de vegetação nativa e 3.350 m2 de área institucional com a praça “Walter Blan-co Bueso”. Ao todo, soma 52.651 m² entre os bairros Jardim Europa e Cristal.

Foram plantadas mais de 750 mudas de árvores nativas no novo parque, que também possui uma pista de caminhada de 1.100 me-tros composta por saibro, sendo cercada com alambrado de eucalipto reflorestado. Além disso, a quadra esportiva do local foi reforma-da, e foram implantadas uma academia ao ar livre e um campo de malha.

Desde o ano de 2013, a Prefeitura de Votorantim realizou diversas intervenções na área do parque, a fim de adequá-lo estru-turalmente e restaurá-lo ambientalmente. As principais ações de melhoria executadas foram a retirada de resíduos sólidos, instala-ção de placas de proibição de descarte irre-gular de resíduos, instalação de lixeiras fixas, retirada da árvore exótica Leucena, que está entre as cem espécies invasoras mais agres-sivas do planeta.

O prefeito Erinaldo Alves da Silva ex-plicou que a prefeitura vem trabalhando para recuperar as áreas que estão ociosas e abandonadas. O trabalho está sendo reali-zado não só em áreas verdes, mas também em espaços físicos, em centros que não estavam sendo aproveitados. “Estamos co-locando atividades para que a comunidade participe. Temos ainda como exemplos os parques do Matão, reaberto ao público no início da nossa gestão e o das Aves implan-tado por nós e hoje entregamos o dos Qua-tis. Além disso, estamos planejando o par-que do Jd. Paulista, para as ações em favor

Prefeitura inaugura Parque dos Quatis “Sebastião Sueiro”

do meio ambiente sejam contínuas.”O secretário de Meio Ambiente, Car-

los Alberto Leite, ressaltou que este feito representa muito à cidade e a população precisa tomar posse do local. “Digo isso para toda a comunidade deste e dos bair-ros adjacentes. Foi um trabalho árduo e temos que usar este espaço como o jar-dim da nossa casa para darmos valor e cuidarmos dele, pois o parque é uma área de preservação ambiental. Temos que manter a beleza natural que ele tem.”

Ainda segundo o secretário de Meio Am-biente, é fundamental que os cidadãos fre-quentem a praça, usufruam dela e ajudem a cuidar porque, assim, o local será preservado.

A Secretaria do Meio Ambiente informa que o lugar tem uma rica biodiversidade, pois já foram observados quatis (mamífero apa-rentado do guaxinim), maritacas, jacupem-bas, sabiás, lagartos-teiu, entre outros bichos. Diz, ainda, que as três nascentes existentes na área permaneceram produzindo grande quantidade de água, mesmo no período de maior estiagem desses últimos tempos.

Divulgação

Parque está localizado entre os bairros Jardim Europa e Cristal

Gilb

erto

Sou

za (c

olab

oraç

ão)

Patr

ícia

A. G

olfe

tto

(col

abor

ação

)

Ale

xand

re M

igue

l (co

labo

raçã

o)Ro

sem

eire

Rod

rigu

es (c

olab

oraç

ão)

A Prefeitura de Votorantim, por meio da secretaria de Educação, entregou na segun-da (07) a revitalização da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Edith Maganini”, do bairro Vossoroca. Foram investidos mais de R$ 350 mil com as trocas de piso, da parte hidráulica e elétrica. Houve, ainda, a reforma da cozinha e toda a unidade foi pintada, além de ter sido colocado um novo telhado.

No evento de entrega da revitalização aconteceu a premiação da 1ª Olimpíada de

Matemática da unidade e também apresen-tações culturais dos alunos. Estiveram pre-sentes o prefeito Erinaldo Alves da Silva, se-cretários, vereadores, alunos e a comunidade.

O prefeito ressaltou que a Emef “Edith Maganini” foi a segunda escola construída pela Prefeitura, já como reflexo de que valeu a pena a emancipação. “Desde o segundo semestre do ano passado, foram investidos R$ 8 milhões para as melhorias das unidades escolares do município. Nós estamos, sim, nos preocupando.”

Já a secretária de Educação, Isabel Car-doso, frisou que a Prefeitura tem se empe-nhado em cuidar não só das partes externas das unidades escolares, mas também das in-ternas. “A parte elétrica, por exemplo, é uma coisa que não aparece para a comunidade, mas nós trocamos ela inteira. A escola não é da prefeitura, nem da Secretaria de Educa-ção, mas é da comunidade”, disse.

Prefeitura entrega revitalização da Emef “Edith Maganini”

Secom Votorantim/ Divulgação

No evento aconteceu a premiação da 1ª Olimpíada de Matemática da unidade

Page 9: Gazeta de Votorantim Edição 148

Página 9Gazeta de Votorantim12 a 18 de dezembro de 2015

Cidades

O desfile do 52º Aniversário de Emancipação de Votorantim, rea-lizado na terça-feira (08), feriado do aniversário do município, levou milhares de pessoas até a avenida 31 de Março. As escolas munici-pais apresentaram “O Universo Infantil”, com foco pedagógico de incentivo à leitura e formação de leitores, tais como: contos de fadas, mundo do circo, poemas e canções da Arca de Noé de Viní-cius de Moraes, brinquedos e brin-cadeiras tradicionais e atuais.

Já a rede estadual de educa-ção teve como tema as diversas ações realizadas nas escolas atra-vés dos programas complementa-res. Centro de estudos de línguas, escola em tempo integral, sala de leitura, entre outros.

Os alunos do Programa de Am-paro ao Menor (Proame), da Prefei-tura de Votorantim, resgataram os valores humanos, além de fazer alerta sobre a dengue, com uma encenação da derrota do mosqui-to aedes aegypti; os escoteiros dos grupos Vuturaty e Ayrton Senna deram o recado para sempre fa-zer o bem; e a APAE de Votorantim mostrou aos presentes os traba-lhos que são realizados com crian-ças, jovens e adultos.

Os Vanguardeiros, representan-do a história viva da campanha pela Emancipação em 1963, foram rece-bidos com muito entusiasmo pelo público. Fanfarras e bandas marciais das escolas do município deram o ritmo do desfile e fizeram apresen-tações especiais em frente ao palan-que das autoridades.

Além disso, não faltaram os desfiles motorizados com veícu-los das Polícias Civil, Militar Rodo-viária e Ambiental, de Bombeiros, Frota Municipal, Carros Antigos e soa Motocróbios, o clube de motociclistas da cidade. O piloto votorantinense da Stock Car, Átila Abreu, participou com seu carro preparado para competições le-

desfile encerrou a Semana da Emancipação

vando emoção aos presentes.Os programas desenvolvidos

pelas Secretarias Municipais foram apresentados na avenida 31 de Março, como os cursos e atividades promovidos pela Secretaria de Cul-tura, Turismo e Lazer nas áreas de formação cultural, tais como música, teatro, dança, patrimônio histórico e cultural, escultura, dentre outros. Já a Secretaria de Desporto desfilou com os atletas que representam a ci-dade e atividades desenvolvidas nas mais diversas modalidades: futsal masculino e feminino, ciclismo, fute-bol americano, xadrez, skate, break, jiu jitsu, judô e vôlei da 3ª idade.

O Departamento da Juventude, criado pelo prefeito Erinaldo Alves da Silva, veio apresentando o Integra Comunidade, uma união de dezenas de cursos e atividades que são reali-zadas nos bairros Vossoroca, Jardim Toledo e Novo Mundo, dentre elas: ginástica, balé, taekwondo, desenho artístico, inclusão digital, escultura em argila, entre outras, unindo, as-sim, a população, além de ocupar os centros comunitários dos bairros.

A participação da Secretaria do Meio Ambiente apresentou o “Escola Sustentável”, programa que incentiva e oferece formação a professores, alu-nos e comunidade escolar municipal sobre preservação, conservação e outras questões ligadas ao meio am-biente para cuidar da cidade.

O encerramento do desfile de aniversário de Votorantim foi com a Escola de Samba “Unidos da Vila”, do bairro da Chave, relembrando o res-gate do Carnaval de Rua que voltou a ser realizado pela prefeitura nesta administração do prefeito Erinaldo em 2013, depois de 15 anos sem a festa popular. Aproximadamente 2.500 pessoas desfilaram pela aveni-da 31 de Março comemorando os 52 anos da Emancipação de Votorantim.

Após o desfile, o público se di-rigiu até a Praça de Eventos “Lecy de Campos”, onde foi acionada a iluminação natalina para o início do projeto “Viva Natal” Votorantim, integrando a abertura da “Casa do Papai Noel”, que recebeu centenas de crianças e adultos que queriam fazer fotos com o bom velhinho. Para fechar o dia do aniversário do mu-nicípio, todo mundo dançou com a banda “Água de Cheiro”, com a can-tora Daniela Ribeiro

Até 23 de dezembro, o Papai Noel estará na Praça de Eventos to-das as noites, das 19h às 23h, para atender a todos fazendo as tradicio-nais fotos de final de ano.

Transmissão na TVA TV Votorantim, canal 10 da

Super Mídia, transmitirá o desfile na integra hoje (12), a partir das 18h, podendo ser assistido também pelo site www.tvvotorantim.com.br

A Prefeitura de Votorantim inaugurou, na segunda (07), o Núcleo de Atenção ao Idoso. Foram investidos R$ 190 mil, por meio do programa Qualis UBS, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que tem a finalidade a reforma ou ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O Núcleo fun-cionará junto à UBS do Parque Bela Vista, localizada na ave-nida São João, nº 826. O local entrará em atividade na 1ª se-mana de janeiro de 2016.

O Núcleo de Atenção ao Idoso será referência para ge-riatria e atenderá pacientes que forem encaminhados pela rede municipal de saúde. “Este atendimento específico aos idosos consta do nosso pro-grama de governo”, ressaltou o prefeito Erinaldo Alves da Silva.

O local conta com recep-ção, consultório e sala de ativi-dades. Os idosos terão o apoio da equipe multiprofissional que atua no núcleo da Uniso,

Núcleo de atenção ao Idoso é inaugurado no Parque Bela Vista

A Prefeitura de Votorantim inaugurou, na segunda-feira (07), a unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) “Levino Dias das Dores”, do Promorar. A missão desta nova unidade será atender famílias abrangidas pelo bairros Promorar e Altos de Votorantim. Inicialmente, são 575 famílias es-timadas para o atendimento. Já a previsão é de realizar 1.600 con-sultas médicas por mês, além das visitas domiciliares e consultas de enfermagem.

O prefeito Erinaldo Alves da Silva destacou que os bairros Vila

e os atendimentos incluem fi-sioterapia, psicologia, terapia ocupacional, farmacologia - para orientação de prescrição de medicamentos, nutrição, odontologia e ginecologia para terceira idade.

Já a secretária de Saúde, Izilda Maris Chiozzoto de Mora-es, relembrou que, dos 117 mil habitantes de Votorantim - de acordo com o Instituto Brasi-leiro de Geografia e Estatística (IBGE) -, 12 mil pessoas têm acima de 60 anos. “Estamos com uma população que está envelhecendo cada vez mais, que chega aos 80, 90 anos, muitas vezes com saúde, por conta de todo um trabalho de prevenção é desenvolvido com os idosos. Por isso esse Núcleo é necessário para um atendi-mento mais específico”, frisou.

Segundo a secretária, as pessoas continuarão sendo atendidas nas UBSs e, quando necessário, o paciente será en-caminhado ao Núcleo.

Inaugurada unidade de Saúde da Família no PromorarNova, Promorar e São Matheus re-presentam um conjunto habitacional de Votorantim maior do que muitas cidades do interior do Estado. “Esta unidade já estava pronta há algum tempo, porém, tivemos de corrigir algumas coisas e adquirir os equipa-mentos necessários para colocá-la em funcionamento. A partir do momento em que ela funcionar plenamente, irá desafogar a UBS da Vila Nova”, disse.

A secretária de Saúde, Izilda Maris Chiozzoto de Moraes, explicou que na unidade de Saúde da Família os mo-radores terão um prontuário familiar. “Além dos funcionários daqui, teremos

os agentes comunitários da saúde, que são os que moram na comunida-de, levando e trazendo a realidade do bairro para os profissionais da unidade e também, orientações para as casas, essa é a diferença para uma unidade básica de saúde tradicional”. “Peço à comunidade que seja participativa, pois não é um prédio da Prefeitura, e sim de todos vocês”, finalizou.

A inauguração da ESF também contou com a presença dos familiares do senhor Levino Dias das Dores que dá nome à unidade.

O novo espaço conta com re-cepção, dois consultórios médicos,

um consultório odontológico, dois consultórios de enfermagem, sala de vacina, sala de curativo e aerosol, sala de dispensação de medicamentos, esterilização, atendimento de en-fermagem, entre outros. Terá como unidade de apoio a UBS Vila Nova Vo-torantim, mas sua função principal é desafogar aquela unidade.

O programa de Estratégia de Saú-de da Família será a base do atendi-mento na unidade que, diferente das Unidades Básicas (UBSs) tradicionais, contará com equipe formada por mé-dico generalista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, dentista, auxiliar de

consultório dentário e agentes co-munitários de saúde.

A Estratégia da Família tem por objetivo o atendimento voltado à prevenção das doenças de uma forma integral, não apenas com as consultas médicas, mas com a par-ticipação efetiva de cada morador, com educação em saúde, entre outros e iniciará suas atividades com a realização do cadastro das famílias que ocorrerá casa a casa, a partir do mês de janeiro de 2016. A ESF do Promorar fica na rua Boa Ventura Maganhato s/nº, Bairro São Matheus, Votorantim.

Luciana Lopez

Mais de 2.500 pessoas desfilaram para um grande público

Secom Votorantim / Divulgação

Autoridades descerraram a fita inaugural

Page 10: Gazeta de Votorantim Edição 148

Página 10 Gazeta de Votorantim 12 a 18 de dezembro de 2015

ocorrência

Cidades

Homenageados recebem o Troféu Vanguardeiro A Prefeitura de Votorantim

realizou a cerimônia de entre-ga do “Troféu Vanguardeiro” na segunda-feira (07), no Auditório Municipal “Francisco Beranger”. Instituído pelo decreto 4818, de 1º de dezembro de 2014 a honra-ria foi concedida às pessoas que se destacaram em seus ramos de atuação, elevando o nome de Votorantim e contribuindo com a sociedade e seus cidadãos. Uma comissão formada por represen-tantes de vários setores escolheu os nomes que foram contempla-dos com o troféu. O prefeito de Votorantim, Erinaldo Alves da Silva, a deputada estadual, Maria Lúcia Amary, o presidente da Câ-mara Municipal, Eric Romero e o secretário de Governo, Marcos Ba-tista Trinca, compuseram a mesa das autoridades.

Na solenidade, o primeiro a receber a honraria das mãos do prefeito Erinaldo Alves da Silva foi o ex-secretário de Saúde de Voto-rantim em três administrações, o médico Francisco Scattolin.

Na sequência os demais agra-ciados receberam seus troféus dos Vanguardeiros históricos: o artista plástico, Adriano Gianolla recebeu de Laudenel Della Pacce; o profes-sor de história, Carlos Donisete de Oliveira, de Euclides Lopes; a vo-luntária social, Clara Inês Clemente Del Moral, de Eliana Marisa Rangel Miguel; o jornalista proprietário da Folha de Votorantim, José Antônio Rodrigues (César), de Antônio Wil-son de Campos; o regente de co-ral e músico erudito, Luis Gustavo Laureano, de Roque Dias Prestes; o empresário, Marcos Robles Poiato, de Jesus Rodrigues Filho; o em-preendedor, Rogério Gonçalves, de Elias Miguel e o lutador de Jiu Jitsu, Gustavo Esteban, do prefeito Erinaldo Alves da Silva.

Relembrando os fatos que le-varam à emancipação de Votoran-tim, o prefeito Erinaldo destacou a atuação dos Vanguardeiros no pro-cesso de separação de Sorocaba. De acordo com ele, a insatisfação dos moradores do distrito cujos impostos recolhidos garantiam

muitos recursos para a cidade vi-zinha e não retornavam na forma de serviços para a população, fez crescer o desejo de vida autôno-ma. O que havia era do Grupo Vo-torantim para atender seus funcio-nários. Da coleta de lixo à energia, do posto de saúde às escolas, do cinema ao clube, tudo era mantido pelo grupo.

As pessoas idealistas e cora-josas foram às ruas com o lema “Sim é a nossa divisa”. No dia 1º de dezembro de 1963, um plebiscito decidiu que era o momento do distrito ser um município indepen-dente. “Nesses 52 anos, todos os dias, os votorantinenses se inspi-ram nos ideais dos vanguardeiros para consolidar a emancipação. O Troféu Vanguardeiro é o reco-nhecimento pelo que vocês, van-guardeiros da atualidade realizam em prol do município, auxiliando na consolidação da emancipação conquistada por aqueles que es-creveram nossa história. Vamos todos continuar levantando a ban-deira do progresso e do desenvol-

vimento para fazer de Votorantim uma cidade cada vez melhor”, dis-se o prefeito.

Os Vanguardeiros Históricos foram homenageados com um diploma de agradecimento e re-conhecimento pela luta que cul-minou com a emancipação da cidade.

O Coral Municipal de Voto-rantim cantou os hinos nacional

brasileiro e de Votorantim e duas canções para o público. O grupo de serestas “Naquele Tempo” in-terpretou as canções “Tocando em Frente”, de Almir Sater e “En-contros e Despedidas “, de Milton Nascimento. No encerramento, crianças vestidas com a camiseta do Sim, da campanha da Emanci-pação distribuíram rosas brancas para a plateia.

após turnê em Portugal, cantora Marcia Mah se apresenta no Parque da autonomia

Depois de cumprir turnê em Por-tugal, nas cidades de Lisboa, Porto e Guimarães, a cantora Marcia Mah vol-ta à sua cidade natal para compartilhar com o público do Parque da Autono-mia as experiências de sua viagem e o repertório composto por clássicos da música brasileira e canções de sua autoria. A atividade desfecha as ativi-dades do parque em 2015 e ocorrerá hoje (12), às 20h. A entrada é gratuita.

Formada em canto lírico e MPB/Jazz em Tatuí, Marcia Mah transmite sua versatilidade artísti-ca nos palcos. No Parque da Auto-nomia, a cantora acrescenta à po-tência de suas canções a presença

acolhedora da natureza.Marcia se apresenta ao lado dos

músicos Luiz Anthôni, Rodrigo Mou-ra, José Marcos e Álvaro Mestre.

A cantora votorantinense apre-senta show acústico composto não apenas por sucessos da sua carrei-ra, mas também por um bate-papo descontraído sobre processo de criação, produção de shows e fi-nanciamento cultural.

O Parque da Autonomia é um projeto idealizado e coordenado pelo Coletivo O¹². Sediado no Par-que Ecológico do Matão, está loca-lizado na rua Ângelo Delapasi, s/n, Parque Bela Vista, Votorantim.

Divulgação

Márcia Mah apresenta-se ao lado de músicos também experientes

Uma adolescente foi agredida fisicamente pelo pai, que não a deixa namorar com um rapaz, na noite última segunda-feira (07), no Jardim Primavera, em Votoran-tim. De acordo com informações do boletim de ocorrência, a auxi-liar de produção D. S. C., 32 anos, mãe do rapaz, chegou a conversar com R. C., 37 anos, pai da menina, pedindo autorização para que os dois adolescentes pudessem na-morar, o que foi aceito por ele.

Porém, na noite última segun-da-feira (07), sob efeito de álcool e drogas, começou a discutir com a filha estudante A. F. D. C. e a espo-sa, tendo agredido a adolescente com um chicote e um pedaço de madeira, pois ela teria dito que iria se casar com o namorado.

Pai agride filha no Jd. Primavera

Divulgação

Vanguardeiros históricos entregaram troféus para os vanguardeiros da atualidade

Mais de mil pessoas fizeram testes rápidos de HIV e sífilisA campanha “Fique Sabendo”, que oferece testes rápidos de HIV e sífilis gratuitamente, terminou no último dia 04, em Votorantim. No município, a ação foi coordenada pela Prefeitura de Votoran-tim, por meio do Serviço de Atendimento Especializado da Se-cretaria de Saúde. 1.067 pessoas fizeram os dois exames, ou seja, um total de 2.134 diagnósticos. A campanha teve início em 23 de novembro e atendeu no terminal de ônibus “João Souto”, além de ter atuado um dia Sesi da cidade e em um evento do Integra Comunidade.A campanha foi feita em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado no dia 1º de dezembro, mas o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) realiza durante todo o ano exa-mes de HIV, sífilis e hepatite C, tendo inclusive o teste rápido. O serviço fica na rua João Alarcon, 50, no Jardim Icatu, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O telefone do SAE para outras informações é 3343-2740.

FACENS tem concurso de Bolsas, até 100%, para o seu cursinho pré-vestibular

Estudantes que estão concluindo ou já concluíram o Ensino Médio po-dem se inscrever até 12 de janeiro, gratuitamente, para a prova do Con-curso de Bolsas de até 100% destinado a quem deseja entrar no cursinho da Facens. A programação é de seis aulas semanais, nos período da ma-nhã (7h20 às 12h40) e tarde (13h às 18h20), com atividades complemen-tares no contra turno. As bolsas oferecidas vão de 25% a 100% e a prova seletiva será realizada em 17 de janeiro. O início das aulas está previsto para 15 de fevereiro de 2016. Mais informações e inscrições pelo site da Facens: www.facens.br. Interessados em efetuar a matrícula sem prestar a prova para obtenção de bolsas têm o mesmo prazo de inscrição. A men-salidade do cursinho custa 12 x R$ 299,00 (+ 4 apostilas de R$ 120,00 cada uma).

Sinpro-Sorocaba empossa nova diretoriaNo último domingo (06), foram empossados os 20 membros da nova diretoria do Sindicato dos Professores de Sorocaba e Região (Sinpro), eleitos para dirigir a entidade pelos próximos quatro anos.Presidida pelo prof. Cristiano Leon Martins, reeleito ao cargo, a nova dire-toria conquistou 96% dos votos válidos, em eleição realizada em agosto. Mais da metade das professoras e professores aptos a votar comparece-ram às urnas, nas 53 cidades que integram a base do Sinpro-Sorocaba.A nova diretoria é composta por docentes que já estavam na direção do Sindicato no último mandato e por novos membros, que representam a educação básica, ensino superior, Sesi, Senai e Senac, de Sorocaba e região.

Servidores municipais passarão a receber vencimentos pela Caixa Econômica

O prefeito de Votorantim, Erinaldo Alves da Silva assinou, na quarta-feira (09), contrato com a Caixa Econômica Federal (CEF) que passará a ser a res-ponsável pelas contas através das quais os servidores municipais recebe-rão seus vencimentos. A assinatura ocorreu no gabinete do prefeito com a presença do gerente regional da estatal, Ricardo Antônio Bortolini. A CEF assumirá essa responsabilidade no lugar da atual instituição financeira, o Banco do Brasil, cujo contrato de cinco anos termina em 19 de dezembro. A Caixa venceu a licitação e deve assumir os serviços assim que o processo de cadastramento dos funcionários estiver concluído, o que deve ocorrer em breve, sem prejuízo para os servidores, de acordo com a prefeitura.

rapidinhas da Gazeta

Secretaria de Saúde atende em novo telefone

A Secretaria de Saúde (Sesa) de Votorantim informa que atende, agora, em novo telefone: 3353-8600. A secretaria atende na rua Pedro Fontes, 550, no Rio Acima, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O endereço conta ainda com os órgãos das Vigilân-cias Sanitária, Epidemiológica e a Ouvidoria.

Secom Votorantim / Divulgação

Page 11: Gazeta de Votorantim Edição 148

Página 11Gazeta de Votorantim12 a 18 de dezembro de 2015

Cidades

Valdinei Queiroz

Um espaço próximo à favela do Palmeirinha, no bairro Itapeva, em Votorantim, está resgatan-

do a autoestima da população local, principalmente das mulheres, que são a maioria que participam do “In-tegra Família”, que teve início há três meses. Localizado ao lado do Progra-ma de Amparo ao Menor (Proame), o projeto atualmente conta com 20 alunas que aprendem a fazer arte-sanato como fonte de renda familiar com duas voluntárias: a cozinheira Creuza Gregorio, 47 anos, e a apo-sentada Vera Lúcia de Oliveira, 53 anos, que são as responsáveis pelo Integra Família.

Vera, moradora da favela Pal-meirinha e representante das áreas verdes do Itapeva, explica que seu sonho era ter um espaço em que a comunidade pudesse aprender di-versas atividades e, consequente-mente, andar com as próprias per-nas. “É bacana ver as pessoas nos ajudando com roupa e alimento, mas não podemos ficar acomoda-dos com essa situação. Temos que ir à luta e colocar o sustento na nossa casa”, diz Vera.

Como ela reside há anos na favela, Vera conhece a realidade

Integra Família oferece cursos profissionalizantes para a comunidade do Itapeva

de cada família da comunidade. “Principalmente as mulheres vêm atrás de mim e falam que precisam aprender alguma coisa para dar o que comer aos filhos.” Presencian-do histórias como essas, Vera, como realizou parcerias com a prefeitura local, conversou com a secretária de Cidadania e Geração de Renda, Ana Criguer Rodrigues, para que ela ce-desse um espaço público e, a partir daí, começasse a ajudar à comuni-dade do Itapeva. “A secretária me perguntou se daria certo naquela localidade, respondi que sim, mos-trando o projeto que estava na mi-nha cabeça para ser executado.”

Com o espaço cedido pela prefei-tura, Vera chamou a cozinheira Creu-za Gregorio, que já tinha experiência com artesanato e poderia ser uma peça importante para o andamento do projeto no local. “Recebi o convite da Vera e fiquei super feliz. Aceitei na mesma hora”, conta Creuza, dizendo que há cinco anos criou um espaço semelhante ao Integra Família na sua própria residência. Com mais uma voluntária, Vera começou a receber materiais oferecidos pela prefeitura e pela comunidade, como madeira, tinta, tecidos, placas de EVA, cola, va-sos, entre outros.

Funcionando há três semanas, o Integra Família está realizando o curso de artesanato por enquanto no período da tarde, das 14h às 16h. A partir do ano que vem, abrirá mais uma turma, das 8h às 11h, e oferece-rá outros cursos profissionalizantes, tais como: corte e costura, jardina-gem e pintura em tecido. Além disso, como explica Creuza, o espaço tam-bém terá uma horta comunitária. “As pessoas que ajudarem com a cultivar a horta vão levar o alimento que for

Acontece neste domingo (12), no Ginásio Municipal ‘Dr Gualberto Moreira’, em Soro-caba, o Futebol Show Solida-riedade, projeto que já ajudou milhares de pessoas carentes em diversas cidades brasilei-ras, em mais de 17 anos de existência.

O evento começa às 11h e o ingresso individual é um quilo de alimento não perecível (ex-ceto sal e açúcar). A arrecadação será entregue à APAE Votoran-

A cidade de Votorantim recebe na próxima terça-feira (15), apresen-tação do projeto ‘Cor e Som’ da Pin-tura Solidária. Com patrocínio da CCR ViaOeste e Unimetal, a atividade une oficinas de pintura gratuita para a po-pulação e apresentação da orquestra sinfônica Jonicler Real.

O público poderá apreciar o re-

Valdinei Queiroz

Objetos decorativos podem ser fonte de renda

Cintia Regina Rodrigues

produzido, seja alface, tomate, chei-ro verde, entre outros.”

Vera também comenta que a se-cretária Ana Criguer Rodrigues ofe-receu um espaço no saguão do Paço Municipal para que os alunos do pro-grama possam expor e comercializar seus artesanatos.

Participantes do projetoA aposentada Marlene Paulino

de Oliveira, 47 anos, está conten-te com a inauguração do espaço, pois vai contribuir com a renda da sua família. Há 10 anos morando na favela do Palmeirinha, já aprendeu nos últimos dias a fazer pequenos artesanatos e está na perspectiva de, a partir do ano que vem, explo-rar novos cursos profissionalizantes. “Fiquei interessada em fazer artesa-nato, pintar panos de prato e costu-rar algumas roupas do dia a dia.” Ela, inclusive, levou sua filha Ana Laura de Oliveira, 9 anos, para acompa-nhar e, quem sabe, aprender com as voluntárias os artesanatos.

Outra moradora do bairro que também se interessou a participar do projeto foi a faxineira Cintia Regi-na Rodrigues, 42 anos, que reside na comunidade há três anos. Ela conta que resolveu ser uma das alunas do projeto para ter alguma ocupação, já que seus filhos estudam no período da tarde. E, além disso, ter uma renda adicional na casa.

Quem deseja contribuir de al-guma forma ou participar do proje-to, basta comparecer pessoalmen-te ao Integra Família, localizado na rua Antônio Antunes de Assis, 175, no bairro Itapeva, ao lado do Pro-grama de Amparo ao Menor (Proa-me) de Votorantim.

Creuza Gregorio

Marlene Paulino de Oliveira

Vera Lúcia de Oliveira

Futebol Show Solidariedade irá ajudar a apae de Votorantim

tim e ao Fundo Social de Soli-dariedade de Sorocaba.

O “time do bem”, como é chamado, traz para a cidade os atores que fazem parte do elenco da novela “Dez Manda-mentos”, sucesso de audiência da Rede Record de Televisão. Também são convidados do Futebol Show os televisivos Marco Antonio Gimenez, Erich Pelitz, Kadu Moliterno e David Cardoso Junior, que já confir-maram participação.

Cor e Som acontece na terça-feira em Votorantim

pertório erudito e popular apresenta-do pela orquestra enquanto descobre a arte por meio do contato com as te-las, tintas e pincéis. A oficina de pintu-ra acontecerá das 18h às 21h, enquan-to os músicos se apresentarão a partir das 19h30. A atividade acontecerá na Praça de Eventos Lecy de Campos, na Av. 31 de Março. O evento é gratuito.

Page 12: Gazeta de Votorantim Edição 148

Página 12 Gazeta de Votorantim 12 a 18 de dezembro de 2015

esportes

Prof. Jesus Rodrigues Filho

Caro leitor: Se você tem fotos antigas de clubes de futebol e gostaria de vê-las publicadas na Gazeta, anote no verso da foto os nomes dos jogadores e o ano e deixe na Gazeta de Votorantim (Rua João Wal-ter, 289 – Centro), para a recepcionista, aos cuidados de Luciana Lopez. Deixe também o seu telefone, para devolução da mesma.

Votorantim fica em 3º lugar no torneio aberto de bocha

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Desporto (Sedesp), realizou no domingo (06) o Torneio Aberto de Bocha, que fez parte das comemorações de 52 anos da emancipação político-administrativa da cida-de. Na série Ouro, Votorantim ficou em 3º lugar. A campeã foi Boituva e o segundo lugar ficou para o São Bento. Já na série Prata o campeão foi Cerquilho e o vice foi para Alumínio. Partici-param do campeonato 11 equipes. No sábado também houve, no Cermag, o Torneio Individu-al de Bocha, realizado pela Sedesp.

Votorantim foi bem representada em competição de travessias aquáticas

No último domingo (06) aconteceu a 2ª eta-pa do Circuito Mares na Praia da Mococa em Ca-raguatatuba. As condições climáticas estavam propícias para a natação em águas abertas. Os nadadores de Votorantim participaram da pro-va obtendo as seguintes colocações: Marcos S. de Oliveira foi 9º geral na prova de 8 km e 4º na categoria Master C na prova de 1 km, enquanto Fabian Lopez (Rede Bom Lugar) foi 7º nos 1000 metros na Sênior.

Os atletas contam com apoio da Sedesp Votorantim/ Academia Ghimper, Queda d’água e Rede Bom Lugar.

A próxima etapa do Circuito Mares acon-tece somente em março em Ubatuba, porém no próximo dia 13, Fabian participará da Fuga das Ilhas (1500 metros) em São Sebastião e Marcos fecha a temporada participando do Aberto de Travessia Aquática do Interior, em Avaré, prova de 2,5 km.

FLuMINENSE F.C. – 1980Destacamos na foto uma das formações do tricolor do bairro Barra Funda, sempre presente nos grandes acontecimentos esportivos de nossa cidade. Nesse ano (1980), o Flu, conseguiu um honroso 3ª lugar no Campeonato Varzeano local. Aparecem em pé, da esquerda para a direita: TONHÃO – CLAUDIO – RO-CÃO – MARCOS – BRACA – ALEMÃO – MISSISSIPE. Agachados: CHERMAN – JOEL – MILTINHO – MAZOLA – DERCINHO – JABÁ e NILSON. O Fluminense viria a ser campeão varzeano em 1986, na final contra o Rio Acima.

Durante amistoso beneficente, o Voto-raty Master empatou com a Seleção Paulis-ta Master por 2 a 2, jogo realizado na tarde da última quarta-feira (09), no Sesi de Voto-rantim. Foram arrecadados 150 quilos de alimentos, que serão entregues à Comissão Municipal de Assistência Social de Votoran-tim (Comas).

Os visitantes fecharam o primei-ro tempo à frente do placar, com dois gols do ex-jogador do São Pau-lo, Alexandre. Porém, o time de ve-teranos do Votoraty voltou para o segundo tempo mais ágil e abriu o placar com Izzo. Já aos 40 minutos, o empate veio com o gol de Silas Ju-nior, diretor de futebol do Tigre.

O primeiro jogo solidário contou com a presença de atletas de renome nacional e internacional como Adhe-mar (São Caetano), Zenon (Corin-thians), Muller (São Paulo), Célio Silva (Corinthians), entre tantos outros.

De acordo com o craque Zenon, a finalidade da partida é nobre, pois vai ajudar várias pessoas. “Além disso, é uma ocasião para reunir os grandes jo-gadores que foram e continuam sendo ídolos dentro e fora do País.”

Para Muller, mesmo sendo um jogo solidário, quando a bola rola, todos querem ganhar e foi isso que aconteceu. Ele também salienta da importância do evento, já que várias ajudar várias pessoas que necessitam.

Votoraty Master e Seleção Paulista Master empatam em jogo beneficente

definidos grupos para a 21ª Copa Brasil de Futebol Infantil

A Secretaria de Desporto (Sedesp) realizou na quinta-feira (10), na sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Votorantim (Apevo), o sorteio das chaves para a 21ª edição da Copa Brasil de Futebol Infantil, a Copinha.

Durante o Congresso Técnico, a pasta de es-porte anunciou que o Santos não participaria da competição, pois a equipe da Vila Belmiro está reformulando seu plantel de base. No lugar, foi chamado o Goiás. A comissão técnica da Seleção de Votorantim não esteve presente, apenas São Paulo e Palmeiras que participaram do sorteio.

Na ocasião, houve a presença do prefeito Erinaldo Alves da Silva; presidente da Associação Sorocabana de Arbitragem, Eliseu Sentelhas; do secretário municipal de Desporto, João Carlos Taborda; e de representantes de parte das equi-pes os grupos foram assim definidos:

A – Flamengo, Corinthians, Coritiba e Vitória;B – Atlético Mineiro, Palmeiras, Internacional

e Bahia;C – Botafogo, São Paulo, Grêmio e Goiás;

D - Cruzeiro, Seleção de Votorantim, Figuei-rense e Sport Recife.

A abertura será em 14 de janeiro de 2016, às 19h, no Estádio Municipal “Domenico Paolo Me-tidieri”, com o desfile das equipes e, em seguida, acontecerá a primeira partida entre Flamengo, o atual campeão da competição e o Corinthians. Nesta 21ª Copa Brasil de Futebol Infantil, parte dos jogos da primeira fase serão disputados no campo do Centro Esportivo Aldovir Gori, o Cer-mag, no Rio Acima. Para isso, o local está pas-sando por reforma e plantio de grama. O torneio será encerrado em 24 de janeiro de 2016.

A Copa Brasil de Futebol Infantil foi cria-da em 1991 pela Prefeitura de Votorantim e já contou com a presença de equipes de 18 esta-dos brasileiros. Modelo de Torneio na catego-ria sub-15, a copa já recebeu jogadores como Neymar, Robinho, Alexandre Pato, Denílson, Bernardo, Everton Ribeiro, Jô e o goleiro Rafael, se tornando referência nacional na formação de esportistas.

A equipe de futsal feminino da Secreta-ria de Desporto (Sedesp) de Votorantim con-quistou o 2º lugar na Copa Aifa, na categoria principal. A final do torneio foi disputada no

Futsal feminino fica em 2º lugar na Copa aifadomingo (06), no ginásio Sol Sol, em Indaia-tuba, contra a equipe Dinhos Água/Indaia-tuba. A partida foi equilibrada, mas Dinhos Água venceu por 7 a 6.

Uma clínica de tênis de mesa foi reali-zada na última terça-feira (8), em Votoran-tim, com Marcos Yamada, um dos principais nomes da modalidade no Brasil. Cerca de 70 pessoas acompanharam a palestra do atleta, que também fez demonstrações de

Heptacampeão paulista de tênis de mesa realiza palestra em Votorantim

novas técnicas. O evento foi realizado no C.T. Tênis de Mesa do município e foi organizado pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Desporto (Sedesp).

O atleta de tênis de mesa de Votorantim Osmar Pires, mais conhecido como Alemão, da Secretaria de Desporto (Sedesp), desta-cou que Yamada é um ícone no esporte, pois esteve presente em 19 campeonatos mun-diais, desde 1991.

Marcos Yamada é heptacampeão paulis-ta (equipes, duplas e individual), bicampeão Brasileiro Intercolonial (individual), vice--campeão Latino Americano Nikkei (indivi-dual), e vice-campeão Brasileiro Universitá-rio (individual).

Secom Votorantim / Divulgação

Cerca de setenta pessoas acompanharam a palestra

Page 13: Gazeta de Votorantim Edição 148

Página 13Gazeta de Votorantim12 a 18 de dezembro de 2015

Cesar Silva

Felizes aqueles que quando atingem elevada idade podem desfrutar do res-peito e cuidado de seus descendentes,

que mesmo tendo a limitação das forças físicas e da capacidade intelectual, são pres-tigiados da mesma maneira com que cuida-ram anteriormente dos filhos e netos.

Maria Filomena Carrara, mais conhecida como “Mariquinha” é um exemplo de tama-nha vivacidade. Nascida em 1924 em São Paulo, veio em 1937 morar na Barra Funda, no então distrito de Votorantim e hoje, resi-de no Centro, sendo cercada pela família e motivação para curtir a vida.

“Lamento que muitos na minha idade sofram com o abandono dos filhos, que vão embora, os largam, tem muito disso, até mesmo sendo encaminhados a um asilo¨ comenta Mariquinha.

O ganho para sua vida em ter filhos e netos a sua volta, a estimulam ainda mais para “bater perninha” como ela mesma gos-ta de frisar, sobre fazer suas caminhadas di-árias com uma cachorrinha de estimação e percorrer as ruas do Centro.

Em cada passo, observa as transforma-ções que Votorantim teve, a forma como cresceu e os hábitos e costumes que fo-ram sendo deixados de lado com o tempo. Aproveita para conversar, já que são muitos os seus contatos, ela reforça dizendo que é amiga de todos da rua onde mora e só não tem contato próximo com quem não se in-teressar em fazer amizade.

Quando jovem pôde curtir o antigo centro de Votorantim, onde moças e rapa-zes passavam horas em meio a boas conver-sas e tentativas de namoro.

“Uma época que todos eram discretos, as moças usavam vestidos que terminavam para baixo do joelho. O lugar da paquera e das primeiras voltas era no Jardim Bola-cha, depois o namoro ocorria no jardim da Igreja. Ali muitos namoros aconteceram e o local serviu para unir definitivamente os casais” comenta Mariquinha.

Assim como a maioria iam trabalhar na fábrica de tecidos Votorantim, com ela não foi diferente, foi o lugar por onde ficou por 30 anos. Ela se recorda das conversas que teve com o dono da empresa, o comenda-dor Antônio Pereira Inácio.

“Ele passava pelas seções, estendia a mão e conversava com a gente. Eu trabalha-va operando os teares e lembro até hoje de uma fala me perguntando se aguentava fa-zer o que me propunha no trabalho, ou seja, tocar 12 teares na produção. Eu comentei que aguentava sim!” relembra Mariquinha.

Na seção do Rayon, onde trabalhava, tinha um coordenador na produção, era o contramestre e esposo Arlindo Carrara. Além de serem parceiros no trabalho, tam-bém se animavam com festas promovidas

o que ficou são somente saudades

no salão social do Clube Atlético Votorantim.“Quando do período de Carnaval dan-

çávamos as quatro noites sem parar. Tudo era como se fosse uma família, o ambiente no maior respeito. Quando começava a to-car as marchinhas, gostávamos de puxar um trenzinho de foliões e em segundos, quando olhava para trás, já havia uma longa fila. Dá saudade de tudo isso” destaca Mariquinha.

Mas não pensem que ela foi festeira a tal ponto de deixar de frequentar a Igreja. Lon-ge disso, até aceita que a chamem de beata, que são aquelas pessoas consideradas bem devotas e que não faltam da Igreja.

“Frequentei muito a igreja São João Ba-tista, da antiga rua Lacerda Franco. Grande parte ainda usava véu na missa, quando solteira eu utilizava véu branco e depois de casada passei a colocar um véu preto. Agora ninguém usa, mas se voltassem com o véu novamente, eu usaria com todo gosto” co-menta Mariquinha.

O que a deixava um pouco incomoda-da era convidar alguém para ir à igreja e a pessoa não querer ir, agora afirma que não convida mais ninguém, pois em suas pala-vras reforça que se quiser ir então vai, caso contrário pode faltar, mas ela quer ir para salvar sua alma.

Mariquinha continua vendo a vida de uma forma bem especial, sem lamentos do que deixou de fazer e sem reclamações so-bre qualquer cansaço, comemora ao apon-tar que não tem doenças e a motivação e entusiasmo são as marcas para garantir qua-lidade de vida.

Essa é a Mariquinha, com seu jeito sim-ples e encantador!

Cesar Silva é jornalista formado pela Uniso, gestor público pós-graduado pela Univ. Fed. do Estado do RJ (Unirio), membro da Academia Votorantinense de Letras, Artes e História e autor dos livros Nossa Histó-ria Nossa Gente (volumes I e II)

Barra Funda nos anos 40, antes do início da construção do hospital Santo Antônio

Maria Filomena Carrara, a popular Mariquinha

Padres e catequisandos na frente da antiga igreja São João Batista

Rua Lacerda Franco, o antigo centro de Votorantim, em 1943

Divulgação

Page 14: Gazeta de Votorantim Edição 148

Página 14 Gazeta de Votorantim 12 a 18 de dezembro de 2015

Lazer

Chef Juliano Garcia é graduado pelo Centro Universitário SENAC, Águas de São Pedro. Chef de Cozinha e Chef Boulanger da Açoriana Conveniência. E-mail: [email protected]

resumo de novelas

Coluna do Chef

Além do Tempo - Globo - 18hSegunda, 14 de dezembroAlberto pede que Lívia apresse seu casamen-to com Pedro. Melissa manipula Alex para atingir Felipe. Emília se surpreende com a chegada de Alberto. Bernardo se desculpa com Vitória. O Mestre encontra Bento e tran-

quiliza Alice e Rosa. Melissa se irrita por não conseguir convencer Fe-lipe a voltar para casa. Emília revela a Alberto que Lívia não se casará com Pedro. Gema conta para Mateus que ela e Raul estão se aproxi-mando. Felipe leva Alex, Felícia e Chico ao encontro de Berenice e Melissa não gosta. Vitória mostra a Zilda a foto de Alberto. Lívia ouve Emília dizer que Vitória é sua avó.Terça, 15 de dezembroEmília revela a verdade sobre Vitória para Lívia. Pedro acredita que reatará com Lívia. Anita decide que Roberto será o pai de seu filho. Melissa se irrita com as crianças. Rosa percebe que Alice sente ciúmes de Mateus. Vitória não acredita nas intenções de Luiz ao falar da he-rança de Bernardo. Bento consegue se lembrar de seu passado com a ajuda do Mestre. Emília implora que Lívia se afaste de Vitória. Bento procura Bernardo.Quarta, 16 de dezembroBento aceita fazer o exame de DNA. Alberto avisa a Emília que só deixará a cidade depois que se encontrar com Vitória. Lívia recrimina Anita por querer ter um filho com Roberto. Roberto incentiva Bereni-ce a se declarar para Afonso. Bento deixa a casa de Rosa. Anita termi-na com Afonso. Dorotéia pensa em fazer o exame de DNA usando os fios de cabelo de Melissa. Bernardo encontra Alberto. Berenice beija Afonso. Emília se sente culpada ao falar com Bernardo. Lívia se en-contra com Felipe. Alberto sofre ao lembrar o que fez com Vitória. Bernardo e Bento chegam ao laboratório. Lívia procura Vitória.Quinta, 17 de dezembroVitória fala de sua filha para Lívia. Luiz avisa a Emília que não pagou Felipe como ela pediu. Lívia conta para a mãe sobre a conversa que teve com Vitória. Pedro comenta com Carola que pretende descobrir por que ninguém pode saber da presença de Alberto em Belarrosa. Bento conta para Vitória que lembrou de seu passado. Felipe e Afon-so pensam em como pagarão a hipoteca de suas casas. Solange en-

trega fios de cabelo de Lívia para Dorotéia. Mateus tem uma visão perto de Vitória e sente-se mal. Felipe descobre que Melissa perdeu o bebê.Sexta, 18 de dezembroO médico explica a Felipe como Melissa perdeu o bebê. Dorotéia comenta com Melissa sobre a presença de Alberto na casa de Emília. Mateus tem uma visão ao abraçar Rosa. Queiroz se irri-ta quando Bento o culpa pelo mau andamento dos negócios. Salomé fala de sua paixão por Massimo para Rita, Bianca e Felícia. Gema ex-pulsa Queiroz de sua casa. Anita sente ciúmes de Afonso e Berenice. Severa demonstra apoiar o romance de Lívia com Felipe. Raul convida Gema para viajar. Felipe conta para Alex que Melissa perdeu o bebê. Emília comunica que irá com Alberto para o Rio de Janeiro. Melissa tenta colocar Alex contra Lívia. Alberto pede que Lívia o leve para ver Vitória. Sábado, 19 de dezembroLívia aceita levar Alberto até Vitória. Melissa afir-ma que se vingará de Felipe. Carola confessa a Anita que Pedro sabotou seu trabalho na empre-sa. Alex conta para Berenice que Melissa o pe-diu para odiar Lívia. Emília marca um encontro com Bernardo. Lívia descobre que Pedro tentou prejudicar Anita. Rosa visita Bento em sua nova casa. Rita critica Michele por ter beijado Mateus. Melissa fica furiosa com Vitória por não dar aten-ção às suas reclamações contra Lívia. Roberto conversa com Afonso sobre Anita. Ariel leva Al-berto para ver Vitória.

A Regra do Jogo - Glo-bo - 21h Segunda, 14 de dezem-broZé Maria percebe a apre-ensão de Kiki. Merlô

discute com Adisabeba por causa do namorado da mãe. Gibson discute com Régis. Kiki mantém Romero preso. Feliciano e a família disputam por seu apartamento no leilão. Zé Maria exige que Orlando desvie dinheiro da empresa de Gibson para a facção. Guerra avisa a Paulo que Dante irá procurá-lo. Kiki se irrita com os comentários de Romero. Dante consegue encontra Paulo. Rome-ro tenta convencer Aninha a soltá-lo.Terça, 15 de dezembroKiki volta para casa. Dante prende Paulo e Ju-liano implica com o falso médico em sua cela. Adisabeba pede Zé Maria em casamento. Lara recebe ameaças de Orlando. Dalila, Vavá e Úr-sula se desentendem com a divisão dos objetos na casa. Juca aparece e causa confusão na festa de aniversário de Domingas. Lara vai embora e deixa uma carta para Dante. Merlô não aceita que Adisabeba se case com Zé Maria. Dante vai atrás de Lara. Zé Maria avisa a Orlando que ele irá conhecer o Pai.

Quarta, 16 de dezembroLara decide voltar com Dante. Tóia não aguenta mais ficar sem notícias de Romero e deixa o hotel. Cesário e Nora se unem para cuidar de Nelita e tentam evitar que ela se case com Or-lando. Dante avisa que Juliano poderá sair da cadeia, pois Be-lisa contratou um bom advogado. Orlando descobre que Lara não terminou seu namoro. Tóia procura Adisabeba no Morro da Macaca. Tóia pede para encontrar Dante na Caverna da Macaca. Juliano implora para que Dante proteja Tóia. Quinta, 17 de dezembroAtena vai à cobertura de Romero. Tóia pede para Dante avisá-la quando Juliano sair da cadeia. Oziel e Rui conversam sobre suas esposas. Domingas teme que César esteja mentindo para ela. Feliciano anuncia à família que eles precisarão trabalhar para pagar o aluguel da cobertura. Lara se apavora com a visita de Orlando. Andressa arma uma manifestação contra Merlô. Guerra avisa a Zé Maria que Dante e Juliano irão encontrar Tóia na casa de Adisabeba. Aninha se prepara para abrir a porta do porão onde Romero está. Tóia é seguida por Noé.Sexta, 18 de dezembroNoé sequestra Tóia e Juliano se desespera. Aninha liberta Ro-mero, mas Kiki surpreende o ex-marido. Zé Maria foge da casa de Adisabeba ao saber que Tóia foi sequestrada. Juliano acusa a polícia de deixar os capangas da facção fugirem. Tóia revela que estava com Atena e Romero em um hotel. Dante procura Lara. Régis tenta convencer Nora a se encontrar com ele. Indira e Tina se desentendem com Rui e Oziel. Zé Maria captura Atena. Belisa vai atrás de Juliano. Zé Maria volta para casa e Kiki decide libertar Romero.Sábado, 19 de dezembroAninha se despede de Romero. Zé Maria vê restos de comida no quartinho e Kiki se apavora. Noé leva Atena ao local onde Tóia está. Romero se desespera ao saber de Tóia. Feliciano leva Vavá para seu primeiro dia de trabalho como salva-vidas. Alisson, Nin-fa e Adisabeba se preocupam com o estado de Merlô. Ascânio conta para Romero que a facção prendeu Atena. Dante flagra Orlando na casa de Lara. Juliano pede para Adisabeba não se ca-sar com Zé Maria. Dante descobre que Ruivo não é o ex-marido de Lara. Orlando é desmascarado por Dante.

Totalmente Demais - Globo - 19h Segunda, 14 de dezembroRafael comenta com Charles que não en-tendeu por que o bandido que esteve no estúdio roubou a foto de Sofia. Lili sonda Fabinho sobre os amigos de Sofia. Jaca-ré vai até o bar onde esteve com Nina e

questiona o proprietário do local sobre o paradeiro da menina. Rafael e Lu têm recaída. Carolina se surpreende ao encontrar Eli-za na casa de Arthur.Terça, 15 de dezembroCarolina não gosta de saber que Eliza mora na casa de Arthur, e Aparecida percebe que a jornalista está com ciúmes do em-presário. Jacaré diz a Braço que Rafael é a pessoa que pode lhe dizer onde Nina está. Jacaré manda Riscado vigiar Rafael. Leila consegue um estágio na revistaTotalmente Demais. Jonatas cri-tica Rosângela por aceitar as investidas de Florisval e lembra à mãe que o ex-padrasto está com outra mulher. Leila consegue encontrar o endereço do Bar Boca da Mata. Lili descobre infor-mações sobre o passado de Sofia.Quarta, 16 de dezembroBene revela a Lili e Germano que sua filha andava na companhia de um rapaz. Fabinho comenta com Leila que se sente preterido por Germano. Jonatas e Florisval saem à procura de Bola. Jojô promete fazer com que Arthur se envolva com Eliza. Carolina pede a Lu que registre o passeio de barco de Eliza e Jonatas. Ja-caré diz a Braço que foi Nina quem o levou para a bandidagem. Eliza fica desolada ao saber que Jonatas não poderá acompa-nhá-la na viagem de barco. Arthur insinua que Eliza pode fazer o passeio com outra pessoa.Quinta, 17 de dezembroLeila avisa a Lu que não poderá registrar o passeio de Eliza, pois fará uma reportagem sobre o acidente do morro Tamanduá. Zé Pedro avisa aos moradores da comunidade que a Bastille os indenizará por suas perdas. Leila elogia Jonatas para Socorro. Sob pressão de Hugo e Dorinha, Carolina assume que namorou o dono do bar em sua juventude. Eliza desconfia quando Jojô sugere que Arthur fique no passeio de barco. Jojô empurra Eliza para o mar e Arthur resgata a ex-florista. Carol se entristece ao ver a divulgação de um vídeo de Eliza, Arthur e Jojô juntos. Sexta, 18 de dezembroCarol comenta com Dorinha que precisa afastar Eliza. Fabinho não gosta de saber que Leila está com Jonatas. Arthur se surpre-ende com Jojô, quando a filha lhe incentiva a namorar Eliza. Jeni-ffer mostra a Jonatas o vídeo de Eliza e Arthur que Jojô divulgou na internet. Jonatas vai à casa de Arthur e discute com Eliza. Apa-recida afirma a Jonatas que Eliza não está envolvida com Arthur. Carolina confessa a Arthur que acredita que esteja grávida.Sábado, 19 de dezembroArthur afirma a Carolina que é impossível que a jornalista esteja grávida de um filho dele. Arthur revela a Max que não pode mais ter filhos. Jonatas pede a Mirthes para trabalhar como garçom na festa da Totalmente Demais. Carolina avisa a Cassandra que, se ela não provocar a expulsão de Eliza do concurso, a moça será afastada em seu lugar. Fabinho orienta Jonatas a inventar uma desculpa quando Leila lhe chamar para ir ao Tamanduá. Leila se irrita com Fabinho. Eliza faz as pazes com Jonatas. Natasha aconselha Arthur a contar a verdade sobre sua condição para Carolina.Os resumos dos capítulos são disponibilizados pelas emissoras e estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

Uma grande verdadeNunca vi mula sem cabeça, mas com cabeça já vi um montão

Raciocine comigo Se a Amazônia é o pulmão do mundo Brasília deveria ser o intestino

Lembre-se Menino estude, pois até quei-madura tem 2º grau...

Atenção senhoras -Muherada, atenção: após o

banho sequem-se bem -Por que? -Água em pneus da dengue...

Regime-Doutor, como eu faço para emagrecer?-Basta a senhora mover a cabeça da esquerda para a direita e da direita para a esquerda. -Quantas vezes, doutor? -Todas as vezes que lhe oferece-rem comida.

Partilha de bensDois amigos se encontram depois

de muitos anos:-Casei, separei e já fizemos a partilha dos bens. -E as crianças? -O juiz decidiu que ficariam com aquele que mais bens recebeu. -Então ficaram com a mãe? -Não, ficaram com nosso advo-gado.

Lombo a moda BaváriaAtendendo a pedidos, hoje trago novamente uma receita bem fácil, feito na panela de pressão, uma ótima pedida para as festas de fim de ano. O legal desta receita é que leva mais ou menos uns 40 minutos para finalizá-la.

Ingredientes:-2 colheres (sopa) de óleo-1 cebola grande picada-500g lombo peça inteira-200g linguiça fresca-½ xícara (chá) de vinho branco-1 xícara (chá) de água-Suco de 1 limão-1 colher (sopa) de salsa picada-Sal a gosto-300g de chucrute-2 batatas médias picadas (al dent)

Modo de preparo:Em uma panela de pressão coloque o óleo e sele o lombo de todos os lados e reserve. Coloque as linguiças, frite-a e reser-ve. Acrescente a cebola, o lombo, flambe com o vinho, colo-que o suco de limão, água e o sal. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo até o lombo ficar macio. Retire da pressão, junte a linguiça reservada, o chucrute e as batatas, cozinhe em fogo baixo por uns 10 minutos.Dica do Chef: hoje é possível encontrar chucrute nos super-mercados.

Page 15: Gazeta de Votorantim Edição 148

Página 15Gazeta de Votorantim12 a 18 de dezembro de 2015

Classificados

BaLCÃo dE aNÚNCIoSda GaZETaRua João Walter, 289 (15) 3247-1010

advoGadoSauLaS PrÁTICaS

Manicure/Pedicure e Depilação

F: 3247-4808/99702-0240

aPTo. NoVoProx. Iguatemi, cond. Fecha-do. Troco por casa no Parque Jataí ou no Pq. Bela Vista R$220 mil F.: 997943312 CHÁCara 500 MTSPiedade, ótimo local terreno plano R$18.500 Troco por carro igual ou menor valor F.:997943312

Sou CuIdador de pessoas de todas as ida-des. Também de idosos. Eu me disponho a ser cuidador ou acompanhante como ao dia ou noturno. Fui cui-dador de uma Sra. de 96 anos com Alzeimer, cuidei 5 anos. Sou preparado para esta atividade. RM:03584 Cezar. F.: 996063704 re-ferência: 997576969 Sra. Selma.

Page 16: Gazeta de Votorantim Edição 148

Página 16 Gazeta de Votorantim 12 a 18 de dezembro de 2015

Feliz aniversário Confira os aniversariantes desta semana. Desejamos muitas felicidades para todos!

Social

Mônica Marsal

Empresário Vanguardeiro

O empresário Rogério Gonçalves, proprietário da empresa Nova Geração, recebeu na última segunda-feira (07), o Troféu Vanguardeiro, sendo o primeiro empresário empreendedor Vanguardeiro da cidade de Votorantim, por seus

empreendimentos localizados próximo a Serra de São Francisco, onde todos os pro-jetos estão voltados para o urbanismo, e estrutura arquitetônica de alta qualidade.

Divulgação

Rogério Gonçalves recebeu o troféu das mãos de Elias Miguel

13/12 - JaimeOlha a declaração de amor que a Meire está fazendo para o Jaime para come-morar o aniversário de seu esposo:“Jaime, dia 13 é um dia muito especial, pois é seu aniversário. É o dia que des-ceu dos céus uma estrela linda que ilumina minha vida: você! Parabéns meu amor, te amo. Sua esposa Meire”

12/12 - Rosano SoaresHoje (12) quem está comemorando aniver-sário é o servidor público municipal Rosano Soares. Rosano é um dos motorista das ambulâncias da prefeitura, sua tarefa é trans-portar pacientes para tratamentos em outras cidades como Botucatu, Barretos e São Paulo e é com dedicação e muito cuidado que o faz, pois ele sabe respeitar e dar toda aten-ção a cada paciente que transporta.Em nome dos pacientes que o Rosano dia-riamente oferece a sua atenção, desejamos um feliz aniversário e muitas bênçãos em sua vida sempre.

13/12 - Mauricio Aguiar O Dr. Maurício é uma daquelas pessoas certas na profissão que es-colheu para cumprir sua passagem por aqui. Querido, amável e gentil, faz com que cada paciente seja mais do que um paciente: seja um amigo.Tem como princípio o respeito humano, principalmente em uma profissão em que a cada dia o tem-po é mais escasso e os pacientes são meros números. Queremos parabe-nizar este exemplo de profissional que muito nos orgulha, pois é Voto-rantim que ele escolheu para servir. Que sua vida seja sempre iluminada para continuar este médico que nos dá tanta atenção e segurança! (O único probleminha do Dr. Mau-ricio é que ele torce para o São Paulo...)

08/12 - Bárbara GalliA Bárbara comemorou mais um ano de vida no último dia 08 e recebeu o carinho das lindas filhas Luíza e Cecília e do marido Júlio. Parabéns!