gazeta de votorantim edição 130

24
Página 1 Gazeta de Votorantim 8 a 14 de agosto de 2015 e região Ano 3 | Nº 130 | Votorantim | 8 a 14 de agosto de 2015 Pág. 15 Pág.5 Pág. 2 OCORRÊNCIAS Pág.17 BARBUDO da Avenida Pág.4 Odair Fernandes EXONERA Prefeito comandante da Guarda Civil Municipal O prefeito de Votorantim, Erinaldo Alves da Silva, exonerou ontem (07), o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Votorantim, Claudio Ciochetti. A Prefeitura de Votorantim alega que a saída foi a pedido do comandante, mas Ciochetti nega. Atual- mente existem oito inspetores atuando na GCM. Pág.9 Marcão sugere que houve compra irregular de pneus pela Sesp Catadores se organizam e não permitem mais a presença de crianças no aterro Advogado do grupo político de Silvano se declara inimigo político de Erinaldo Pedro Nunes defende colega vereador, mas percebe que perdeu seu tempo Por ciúmes, mulher joga pimenta na vizinha Pés de maconha foram encontrados em casa de foragido Marcão quase morre de felicidade ao saber de prisão de tucano Santo se confunde com pedido de Galileu Vereador quer segurança no cemitério Pág. 15 Número de roubos aumenta em Votorantim Pág.7 INSS de Votorantim continua em greve Pág.12 Pág.2 TV Votorantim/ Arquivo

Upload: taryn-fox

Post on 12-Jan-2016

1.836 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O jornal que tem lado: o seu

TRANSCRIPT

Page 1: Gazeta de Votorantim Edição 130

Página 1Gazeta de Votorantim8 a 14 de agosto de 2015

e regiãoAno 3 | Nº 130 | Votorantim | 8 a 14 de agosto de 2015

Pág. 3

Pág. 15

Pág.5 Pág. 2

OCORRÊNCIAS

Pág.17

BarBudo da

avenida Pág.4

Odair Fernandes

exOneraPrefeito

comandante da Guarda Civil Municipal

O prefeito de Votorantim, Erinaldo Alves da Silva, exonerou ontem (07), o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Votorantim, Claudio Ciochetti. A Prefeitura de Votorantim alega que a saída foi a

pedido do comandante, mas Ciochetti nega. Atual-mente existem oito inspetores atuando na GCM.

Pág.9

Marcão sugere que houve compra irregular de pneus pela Sesp

Catadores se organizam e não permitem mais a presença de crianças no aterro

Advogado do grupo político de Silvano se declara inimigo político de Erinaldo

Pedro nunes defende colega vereador, mas percebe que perdeu seu tempo

Por ciúmes, mulher joga pimenta na vizinha

Pés de maconha foram encontrados em casa de foragido

Marcão quase morre de felicidade ao saber de prisão de tucano

Santo se confunde com pedido de Galileu

Vereador quer segurança no cemitério Pág. 15

número de roubos aumenta em Votorantim

Pág.7

InSS de Votorantim continua em greve

Pág.12

Pág.2

TV V

otor

antim

/ Arq

uivo

Page 2: Gazeta de Votorantim Edição 130

Página 2 Gazeta de Votorantim 8 a 14 de agosto de 2015

Expediente:

Provocare Editora e Comunicação Ltda ME

As colunas assinadas são de total responsabilidade de seus autores e

não necessariamente representam a opinião do jornal.

Diretores presidentes: Mônica Marsal e Werinton Kermes | responsável Jurídico: Ailton Bueno Scorsoline (OAB: 154912/SP) edição: Luciana Lopez (MTB 45.396/SP) | Jornalista responsável: Werinton Kermes (MTB 29.860/SP) | Diagramação: Wilson Roberto Grillo Jr.

endereço: Rua João Walter, 289 – sala 3 - Centro - Votorantim/SP - CEP 18110-020 |Telefone: (15) 3023-0702 | e-mail: [email protected] Comercial: Katerina Beranger | Contato comercial: (15) 3247-1010| e-mail: [email protected]

Site: www.gazetadevotorantim.com.br | Facebook: Gazeta de Votorantim | Impressão: Mar Mar Gráfica e Editora Ltda. – CNPJ 01.199.927/0001-65

Distribuição gratuita

Flavio MartinsMBA em Gestão Pública e Políticas e Gestão Governamental pela Escola Paulista

“As pessoas que estão lá, estão ali de livre e espontânea vontade.”Vereador Bruno Martins na sessão legislativa sobre a presença de catadores no aterro.

“Estão lá tirando seu pão de cada dia, mas lógico, é no destino final, o cheiro é maior, mas eles estão lá.”Vereador Bruno Martins na sessão legislativa sobre a presença de catadores no aterro.

“Não é culpa nem do Erinaldo, nem do Milton Moreira, é culpa do governo passado, tá bom?”Vereador Marcão Papeleiro na sessão legislativa ironizando sobre a sinalização de uma lombada inexistente.

“Eles iam fazer a lombada, mas aí alguém falou seu nome lá e eles caíram fora.”Vereador Pedro Nunes também ironizan-do a questão da lombada.

“Não precisa ficar bravo, vereador, só porque eu falei das coisas do seu partido. Eu vou falar sim.”Vereadora Fabíola Alves se referindo à prisão de Zé Dirceu

“Eu acho que já passou da hora de fazer uma regulamentação em relação aos fiscais do município de Votorantim, assim como os outros municípios já estão fazendo.”Vereador Joãozinho Queiroz, que também é fiscal, sobre requerimento da Fabíola Alves.

“O que fizeram para ampliar a cooperativa para aquelas pessoas não pudessem ficar naquela condição?”Vereador Marcão Papeleiro na sessão legislativa sobre a pre-sença de catadores no aterro.

“Marmitex todos tem que pa-gar, e não só os mais fracos.”Vereador Pedro Nunes durante a sessão legislativa.

“Eu não quero mais ser prefeito, não quero mais ser executivo.”Deputado federal e ex-prefeito de Sorocaba Vitor Lippi no programa Debate dos Fatos da TVV

os invisíveis que sobrevivem do lixo que

Votorantim produzHomens, mulheres, adolescentes e crianças fazem do Aterro Sa-

nitário de Votorantim a fonte financeira de sua sobrevivência. O nú-mero de pessoas que se dedica a esta atividade, o aproveitamento do lixo, em local tão insalubre, vem crescendo, e ao que parece, se de-pender de uma política pública municipal, vai continuar crescendo.

Os vereadores que estiveram em visita ao aterro sanitário pou-co fizeram, ou pouco podem fazer, e o pouco que poderiam fazer esbarra no aspecto político eleitoral, uma vez que se é dali que sai o sustento destas famílias, qualquer ação contrária a continuidade das famílias sobrevivendo do lixo significa estar de mal com uma parcela de eleitores. E pouco importa se este eleitor se utiliza de uma forma desumana para buscar sua sobrevivência. E não apenas os vereado-res seguem esta linha de raciocínio, mas também o Poder Executivo, Secretarias Municipais, como a do Meio Ambiente e Secretaria da Ci-dadania e Geração de Renda, que parecem não ver. Se veem, nada ou pouco fazem para alterar esta realidade de Votorantim.

Justiça seja feita, Votorantim não é a única cidade brasileira onde seres humanos dividem espaço com urubus em lixões ou em aterros sanitários. E muito menos é a única cidade que faz de conta que estas pessoas não existem.

A Cooperativa de Recicláveis de Votorantim (Coopervot) foi cria-da justamente para dar aos catadores a devida dignidade e organizar estes trabalhadores. Porém o espírito cooperativo não convence a todos, e com isto, muitos preferem o aterro sanitário.

Estudo recente, realizado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Eco-nômica Aplicada) revela que são 400 mil os catadores de resíduos no Brasil. Eles têm baixa escolaridade, e a maioria é formada por ho-mens, negros e jovens. A surpresa é que 58% contribuem para a Pre-vidência, metade usufrui de esgoto em casa, quase um quinto tem computador e somente 4,5% estão abaixo da linha da miséria.

Voltando à realidade local, quem vai ter a coragem de mexer nes-ta ferida? Quem irá em busca de respostas para as perguntas: como promover a inclusão social dos catadores? Quantos são eles? Como vivem? Do que afinal precisam para deixar o aterro sanitário de Voto-rantim? Pelo visto, não são os vereadores, não é a Secretaria de Meio Ambiente, muito menos a Secretaria da Cidadania e Geração de Ren-da, e tampouco o Executivo Municipal dará fim a esta vergonha que acontece longe dos olhos, mas embaixo dos narizes de agentes po-líticos de Votorantim.

Sobra o Ministério Público como a esperança de não mais ver-mos crianças convivendo com os papéis higiênicos sujos que cada um de nós produz.

Prazo maior para as prefeituras que não têm aterro sanitárioNo último dia 1º, o Senado votou projeto que prorroga o prazo para as cidades brasileiras adequarem a gestão que fazem do lixo às regras da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Na prática, o limite da data para a extinção dos lixões nos municípios, que era até 2014 (e muitos municípios não o cum-priram). Com o projeto, capitais e municípios de região metropolita-na terão até 31 de julho de 2018. As cidades que têm entre 50 e 100 mil habitantes terão prazo até 31 de julho de 2020. Já o prazo para os municípios com menos de 50 mil habitantes será até 31 de julho de 2021. Criação de ater-ro sanitário não é preocupação para o governo municipal de Votorantim, pois a cidade possui seu aterro, que foi inaugurado em agosto de 2012.

Lixões: não foi só na Gazeta. Jor-nal nacional também tratou do assunto.Com o assunto sendo votado no Senado, os principais veículos de comunicação trouxeram à tona o tema dos catadores que vivem nestes lixões Brasil afora. E com o de Votorantim não foi diferente, com a diferença de que aqui os ca-tadores atuam no aterro sanitário que está sobre a responsabilidade do poder público municipal.

Tudo na mesmaA ida dos quatro vereadores ao aterro sanitário de Votorantim, estimulada por denúncia de uma funcionária pública municipal, pouco refletiu na rotina de tra-balho dos catadores no aterro. Segundo uma fonte, se houve providência, esta foi tomada pe-los próprios catadores, que nesta semana evitaram a presença de crianças no local, decisão tomada em conversa entre eles.

Catadores conscientes não aprovam crianças no aterroA presença de crianças é repro-vada pela maior parte dos que ali estão, mas segundo um dos catadores, nos últimos meses aumentou em muito o número de pessoas usufruindo do lixo do

aterro, e são pessoas de difícil diálogo, ou seja, não entendem que esse não é um lugar para adultos, menos ainda para crianças.

não é comigoNo governo municipal o único a se ma-nifestar para falar sobre o assunto foi o Secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Leite, o Mineiro, que respon-deu ao repórter Eduardo Gouvea, da Gazeta de Votorantim, que competem à secretaria (SEMA) as questões am-bientais, e que a secretaria dele não tem a função de impedir os trabalha-dores de entrarem lá. Já a Secretaria de Cidadania e Geração de Renda, Ana Criguer, avisou ao repórter que não po-deria falar sobre o assunto esta semana por uma questão de agenda.

Pior do que um aliado é um ex aliadoO advogado José Roberto Galvão Cer-to, que faz parte do grupo político do vice-prefeito Silvano Donizetti Men-des, e que, portanto, apoiou Erinaldo Alves da Silva na última eleição, vem se colocando como um verdadeiro oposi-tor do governo. E este posicionamen-to se intensificou com a saída de sua esposa, Lilian Galvão, da Secretaria de Cultura, e de Silvano, da SESP.

não confiou na CâmaraNo papel de cidadão e advogado, Gal-vão protocolou dois requerimentos na Câmara nesta semana. O primeiro questionando a Secretaria de Saúde pela proibição de acesso diário ao tem-po de espera no pronto atendimento (P.A). Galvão utiliza estas informações para orientar seu público no progra-ma Impacto antes de irem para uma consulta. O advogado protocolou no mesmo dia outro requerimento questionando o valor no edital de con-corrência pública para concessão de direito real de uso de imóveis com ocu-pação de compra futura: em resumo, é um edital de venda de áreas industriais, e segundo Galvão, o valor oferecido pela Prefeitura está muito abaixo dos valores oferecidos pelas imobiliárias de Votorantim. Percebendo que um vereador não ficou nada satisfeito com o questionamento, o advogado, além da Câmara, protocolou no Ministério Público o mesmo questionamento.

Pedro nunes sai na defesa de JoãozinhoNa sessão da última terça-feira, o vere-

ador Pedro Nunes pediu a palavra para colocar sua impressão sobre o requerimento da vereadora Fabíola Alves Pedrico, que pedia ao prefeito informações sobre quantos fiscais são responsáveis pela fiscalização na parte de obras e de postura na Prefeitura de Votorantim. Nunes foi enfático em afirmar que o requeri-mento da vereadora era uma pro-vocação, com questões pessoais. Desqualificou o requerimento nos cinco minutos em que utilizou a tribuna, deixando bem claro que o alvo do requerimento era o ve-reador do PT, Joãozinho Queiroz – que também é fiscal-, e que iria votar contra.

Mas quem te pediu para me defender?A surpresa foi no quando Joãozi-nho Queiroz usou a palavra, contra-riando as expectativas, que eram as do vereador agradecer ao colega pela defesa e mostrar uma união entre eles. Foi justamente o con-trário. Queiroz não só concordou com o requerimento da vereadora, como fez elogios. Ao final apenas Pedro Nunes e Marcão Papeleiro votaram contra. Foi nítida a decep-ção de Pedro Nunes com o petista.

esfregando a lava a jato na cara do Marcão PapeleiroJose Dirceu foi preso pela opera-ção “lava a jato” na segunda-feira pela manhã. No dia seguinte, ao responder questionamentos de Marcão Papeleiro sobre reforma de creches, a vereadora Fabíola Alves Pedrico pediu a palavra e disse em alto e bom tom “Vereador, talvez se o tesoureiro do seu partido não tivesse tantos esquemas lá em Bra-sília, teria sobrado dinheiro para reformar nossas creches.”

Chumbo trocado dói?Marcão Papeleiro, em uma expres-são de desconforto pela lembrança da pior notícia da semana para o PT, respondeu de imediato: “Precisa olhar também para o próprio rabo, vereadora. Eu (Marcão) estou de posse de fotografias de doze pneus que foram comparados na SESP (Secretaria de Serviços Públicos) e tenho conhecimento que eram para ser comprados apenas dois, ou seja, vieram pneus a mais... dez a mais”

Page 3: Gazeta de Votorantim Edição 130

Página 3Gazeta de Votorantim8 a 14 de agosto de 2015

Cidades

Filho de peixe peixinho é? No caso de duas histórias que vamos contar a seguir esse

dito popular pode ser facilmente encaixado no âmbito profissio-nal. Criados em meio aos carros de uma autoescola ou no am-biente de uma clínica odontoló-gica, tanto o filho do empresário Wilson Almeida Lopes, quanto os três filhos do dentista Jorge Luiz Cabral trilharam o mesmo cami-nho profissional dos pais.

“Meu pai não deixava soltar pipa na rua, daí me pedia para ir no banco pagar taxas”, relem-bra aos risos Wilson de Almeida Lopes Júnior, que há dois anos assumiu a autoescola fundada

ofícios que passam de

pelo pai. Naquela época, ele tinha 12 anos e a rotina de sempre ir fazer serviços bancários acabou se tor-nando um emprego fixo. Depois foi a trabalhar na secretaria da escola e com 18 anos passou a dar aulas.

Apesar de em um determinado período ter ido trabalhar em seus próprios negócios, nunca se afastou totalmente da empresa da família até que surgiu a oportunidade de tomar o bastão. “Coincidiu de meu pai querer se aposentar na época que eu deseja-va ter a minha própria autoescola. Daí ele me passou o CNJP e o nome da empresa para que eu desse continui-dade”, conta o empresário que depois de assumir já até já abriu dois novos negócios no mesmo segmento. Sua

esposa está grávida de três meses e questionado se espera que o filho irá seguir a mesma área, o empresário diz que vai deixá-lo escolher.

O pai Wilson ainda segue na em-presa, agora atuando como diretor e diz que agora tem tempo para se dedicar a outras atividades. “Uma das coisas que me fez tomar essa decisão de parar foi o de exercer o ministério de diácono da igreja católica”. Ele re-vela ainda que passa conselhos para o filho, assim como sua esposa, que é diretora de ensino no Centro de For-mação de Condutores “A”.

Se um filho seguir a carreira do pai já é algo que enche de orgu-lho e satisfação, imagina se todos trilharem o mesmo caminho? Pois

é o que aconteceu com o dentis-ta Jorge Luiz Cabral, que herdou a profissão do pai e agora vê seus três filhos seguirem na profissão que já é tradição da família há 43 anos.

O pai de Jorge, com apenas seis anos de idade, começou aju-dar um cirurgião dentista e depois se tornou protético. “Na época não tinha esses motores elétricos, ele era tocado a pedal e o dentista pa-gava para meu pai pedalar o motor e foi ai que começou a paixão pela odontologia. Depois, ele fez técnico em prótese dentária, que é o proté-tico, ensinou uns primos nossos e eu sou o primeiro dentista de uma geração de protéticos. Meus três fi-lhos são dentistas, meus dois sobri-nhos são dentistas, tem um terceiro se formando e os primos também, por influência do meu pai, fizeram odontologia. O fator multiplicador do sonho do meu pai foi muito maior do que somente a família”, conta. “É uma profissão que não te deixa rico, mas traz confronto. É uma bela profissão e eu recomen-to”, completa. Ele admite ainda que gostaria que pelo menos um neto

seguisse a profissão.O filho Bruno Luiz Cabral, de

34 anos, conta que desde cedo teve contato com a odontolo-gia e isso o levou a seguir a pro-fissão. “Desde pequeno escuto histórias do meu pai falando de odontologia, cirurgia, e foi essa área que segui. Meu pai, meu avó, meus tios também são dentistas e então toda a parte de família influenciou”, conta.

Filho mais velho, Jorge Luiz Cabral Filho, de 36 anos, diz que ingressar na mesma área que o pai foi algo que ocorreu de forma espontânea. “Foi acontecendo, veio naturalmente. Influência teve, mas ninguém pediu. Eu vi-via no escritório junto, então era um ambiente normal para mim”. Pai de dois filhos, ele gostaria que eles seguissem na área, mas ressalta que a decisão caberá so-mente a eles.

Além deles, Dr. Cabral também tem a filha mais nova, Débora Cris-tina Cabral, de 32 anos, que assim como os irmãos, também atua na mesma profissão que o pai.

pai para filho

eduardo Gouvea/ agência Foto 10

O dentista Jorge Luiz Cabral e seus filhos, todos dentistas

Wilson almeida Lopes passou o bastão da autoescola para o seu filho

Page 4: Gazeta de Votorantim Edição 130

Página 4 Gazeta de Votorantim 8 a 14 de agosto de 2015

BarBudo da avenida - o que tudo ouve e tudo vê

“Nem tudo é verdade, nem

tudo é mentira. Tudo é uma

questão de ponto de vista.”

O homem que casou com a mulher braba (brava)Ciúme é coisa do capeta mes-mo! Acredita que uma muié (mulher), no Jardim Tatiana, na segunda-feira (tá na página de ocorrências da Gazeta) tem uma vizinha de 17 aninhos que é uma verdadeira xuxuquinha. O maridão sempre de olho na mocinha, até porque não tem como não olhar para a vizi-nha xuxuquinha. A patroa do maridão zóiudo resolveu to-mar uma atitude e pôr fim ao passatempo do marido. Cha-mou a xuxuca para conversar e quando chegou bem pertinho, sacou um vidro de pimenta e lambuzou a cara da periguete do Tatiana. E não ficou só aí não. Deu-lhe umas boas bofetadas. A agredida e apimentada, mesmo toda estragadinha pela surra que levou da vizinha, se levantou e começou a cantar a música da Valeska Popozuda. a música cantada pela apimentadaNão sou covarde, já tô pronta

pro combate Keep Calm e deixa de recalque O meu sensor de pe-riguete explodiu Pega sua inveja e vai pra… P..Q..PBeijinho no ombro pro recal-que passar longe Beijinho no ombro só pras invejosas de plantão Beijinho no ombro só quem tem disposição.Mas agora me caiu a ficha. Quem tinha que tomar uma piza, uma surra, um cacete bem tomado, com direito a pimenta naqueles lugares, não era o maridão?

Um tucano presoVereador é coisa séria em nossas vidas. O que seria de nóis (nós) sem eles? A vereadora Fabío-la Pimenta lembrou o Marcão Shrek que o tesoureiro do PT saiu algemado mais uma vez. Marcão ficou sem graça e mor-rendo de ódio (mais ódio ain-da, né?). Mas como nesta vida aqui se faz e aqui se paga, um dia depois veio a notícia de que um Tucano foi preso, isto para a alegria do Marcão (mas durou pouco). Veja aí a foto do momento da prisão do tucano. Santo surdo

Agora é só jogar uma pá de cal em cima e preparar a missa de sétimo dia. Foi dispensado da nossa viva-morta Guarda Muni-cipal, nada mais, nada menos do que o comandante da Guarda, o Cláudio Ciochetti. Diz que ele só ficou sabendo que estava na rua na quinta-feira à noite, da boca do próprio alcaide. Ciochetti era o ombro amigo dos pouquíssi-mos guardas que ainda restam. Era ele que ouvia a choradeira toda e buscava dar estímulo aos gatos-pingados da corporação. A culpa é do Galileu, que acen-deu vela para o santo das causas

impossíveis, pedindo a saída, e não explicou direito que era CORONEL e não COMANDANTE. Ou então os santos do Galileu são surdos. Milton Moreira agora vai ter que usar farda da Guarda Municipal.

Seguranças para nossos falecidosA melhor da sessão de terça não foi a Pimentinha lembrando que o Zé Dirceu foi onde filho chora e mãe não vê. O Bruno Mimo-sinho, no momento em que o prefeito tá mandando embo-ra o comandante da Guarda e dando a descurpa (desculpa)

que não tem dindin para pa-gar o homem, pede seguran-ça para o cemitério. Votoran-tim tá sem guarda onde teria que ter (escolas, creches, na avenida onde eu moro), ima-gina que o alcaide vai por segurança na cidade do pé junto. A menos que o pró-prio Bruno dê alternativas, quem sabe algum assessor da Câmara, os vereadores ou um dos três vereadores ho-mens do PSDB. Aí sim o prefei-to não vai se importar, porque a hora é de economia: papel higiênico tem que ser usado dos dois lados.

Page 5: Gazeta de Votorantim Edição 130

Página 5Gazeta de Votorantim8 a 14 de agosto de 2015

Cidades

Eduardo Gouvea

A costureira Maria Aparecida Vieira tem uma história seme-lhante a de muitas mulheres, que encararam com muito trabalho e amor o desafio de criar um filho sozinha. Abandonada pelo mari-do quando estava no sexto mês de gravidez, ela não mediu esfor-ços para não deixar faltar nada e educar o filho Fábio Augusto Viei-ra de Moraes (43), que atualmen-te vive na Califórnia, nos Estados Unidos, mas não se esquecerá de presenteá-la nesse dia dos pais.

“Tive o filho sozinha, criei sozi-nha. Ficava trabalhando na máqui-na de costura até o dia amanhecer. Meu filho cresceu e mudou minha história”. Aos 77 anos e com mui-ta em energia e disposição (não toma remédios), a costureira com muita simpatia conta histórias de sua família e do filho enquanto mostra para nossa reportagem seu ateliê nos fundos da residên-cia no Centro de Votorantim e lamenta não ter tido tempo para preparar um café.

Sobre o fato do filho nunca ter conhecido o pai biológico, ela diz que nunca demonstrou preocupação. “Meu filho é uma benção, nunca se importou com isso. Acho foi porque dava amor e carinho”, diz.

Em 1995, quando tinha 23 anos, ele ganhou a oportunida-de de ir para os Estados Unidos estudar. E por lá acabou fixan-do residência. Entre uma vinda e outra para o Brasil, conheceu a esposa Kelly, a qual também tem uma história semelhante

uma mãe que também é pai

a sua. Dona Maria conta que a nora perdeu o pai, morto em um acidente de caminhão, quando era pequena e sua mãe teve que criar dela e das duas irmãs sozi-nha. “As duas mães se sentem realizadas”, conta.

Mostrando vários álbuns de fotos, a costureira conta que vai a cada um ano e meio para os Estados Unidos visitar o filho, que já lhe presenteou com dois netos: Sabrina (13), e Nef (12). Enquanto está no Brasil ela mata a saudade pelo telefone ou atra-vés das redes sociais.

Neste ano ela não terá a pre-sença do filho no dia dos pais, mas assim como nos anteriores ganhará uma lembrança. “Sou lembrada nas duas datas”, conta aos risos. Para ela, além da sen-sação de dever cumprido, o filho foi razão dela chegar até onde está. “Me sinto honrada pelo meu filho. Se não fosse ele talvez não estaria aqui”.

eduardo Gouvea/ agência Foto 10

Maria aparecida exibe fotos do seu filho que mora nos estados Unidos

Neste domingo (9), será cele-brado o Dia dos Pais no Bra-sil. Por aqui, a data costuma

ser marcada por reuniões fami-liares e os filhos presenteando os pais, o que acaba por aquecer o co-mércio. Mas de onde surgiu a ideia de se fazer essa celebração?

Dentre algumas teorias para a criação da data, a mais conhecida surgiu nos Estados Unidos, quando em 1909, Sonora Smart, filha de um ex-combatente da guerra civil, William Jackson Smart, resolveu homenageá-lo em razão da admi-ração que sentia pelo pai que criou os seis filhos sozinho quando eles eram bem pequenos após perder a esposa. A data escolhida foi a de nascimento de Willian, 19 de ju-nho. Porém no final da década de 60, após um decreto presidencial, passou a ser oficialmente celebra-da no terceiro domingo de junho.

No Brasil, a ideia de comemo-

Como surgiu o dia dos pais

rar esta data partiu do publicitá-rio Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da fa-mília. Sua data foi altera-da para o 2º domingo de agosto por motivos comer-ciais, ficando diferente da america-na e europeia.

Dia dos pais em outros países

Itália, espanha, Bolívia, Hon-duras e Portugal: celebrado em 19 de março, dia de São José. Ape-sar da ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comer-cialmente interessante.

estados Unidos, México, Ca-nadá, reino Unido, Japão, Chile, Peru e argentina: a data é ce-lebrada no terceiro domingo de junho. Os britânicos costumam presentear os pais com cartões ao

invés de presentes.Grécia: celebrado no dia 21

de junho.alemanha: não existe um dia

oficial dos pais. Os alemães co-memoram no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa).

austrália e nova Zelândia: primeiro domingo de setembro.

romênia: segundo domingo de maio.

estônia, Finlândia, Islândia, noruega e Suécia: segundo do-mingo de setembro.

A TV Votorantim transmitirá um programa especial alusivo ao Dia dos Pais, ao vivo, hoje (08), a partir da 14 horas.

Os apresentadores da emis-sora vão receber convidados especiais, que trarão histórias e relatos emocionantes sobre o

exercício da paternidade.Pais de alguns apresentadores

da TV Votorantim também marcarão presença e contarão algumas curiosi-dades sobre seus filhos.

Werinton Kermes, Valquíria Tei-xeira, Mônica Marsal e Kaká Martins irão comandar o programa especial

que já virou tradição na TVV.Os telespectadores serão

contemplados através de sorteio de prêmios. A participação será pelo telefone 3247-1010.

A TV Votorantim pode ser assis-tida pelo canal 10 da Super Mídia e pelo site www.tvvotorantim.com.br

TV Votorantim realiza programação especial hoje

Page 6: Gazeta de Votorantim Edição 130

Página 6 Gazeta de Votorantim 8 a 14 de agosto de 2015

Cidades

Engº Adilson Carlos PrestesSugestões ou Críticas para Coluna Análise :e.mail: [email protected]

As cartas devem ser enviadas para o e-mail [email protected] ou pelos Correios (Rua João Walter, 289 – Centro de Votorantim/SP - CEP 18110-020). É obrigatório nome completo, nº do RG,

endereço e telefone. Apenas o nome será publicado.

radar para Votorantim?Existe uma empresa especializada em equipamentos eletrônicos para fiscalizar nosso trânsito, possibilitando a aplicação das famosas multas em nossos munícipes e, que irão tirar a tranquilidade de nossas famílias, bem como do Poder Público, que ao utilizar esses radares irá aumentar o choque diário com a população, já que fa-talmente irá delapidar ainda mais o bolso de seu povo nestes tempos de crise gene-ralizada.Já estamos há mais de quatro administra-ções (16 anos) seguidos sem a utilização de tais equipamentos e não se sabe esta-tisticamente de acidentes graves por velo-cidade de nossos veículos ou por qualquer

infração de trânsito, provamos com isso que a vultuosa quantia que seria dispen-dida para a compra desses radares, foram com certeza aplicados em nossas escolas e postos de saúde, e ao mesmo tempo para sinalizar nossas avenidas e utilizan-do medidas preventivas na sinalização de Ruas e Avenidas, tudo muito bem con-troladas até agora, e com essa armadilha apresentada gratuitamente pela empresa que quer vender os radares, pensa que vai enganar a Administração de nossa cidade. (Pense bem).

Dr. Dercio Maciel Camargo(professor, contador, advogado e ex-se-cretário da Prefeitura).

*Esta coluna traz pensamentos de diversos autores.

SEr PaI É...Ser pai é mais do que somente cumprir um papel dentro da família e da sociedade.Ser pai é acima de tudo ser o amigo de todas as horas...é estar sempre próximo, aces-sível, buscando sempre estar presente na vida do filho.Ser pai é ser motivador das vitórias dos filhos;Ser pai é ser amigo certo das horas mais incertas da vitória dos filhos;Ser pai é ser o referencial de amor, esperança, fé e confiança;Ser pai é ser forte para lutar, firme para disciplinar, mas sensível para perdoar e amar;Ser pai é ser participante da construção de um projeto de vida chamado filho;Ser pai é ser parceiro do Criador do Universo; Deus não quis criar tudo sozinho, dei-xou você participar;Sim a missão é pesada e difícil, mas a recompensa virá no êxito do filho amado, no despertar e ver o homem que você criou!(Por Silvana Arcos Vertullo)

Nair Belarmino PereiraFaleceu em 06/08/2015, aos 75 anos. Deixa os fi-lhos Benedito, 56, Jose, 55, Valdomiro, 53, Ademir, 51, Jair, 45, João, 47, Marcio, 36. Foi sepultada no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Joao Calixto da Silva Faleceu em 05/08/2015, aos 71 anos. Deixa os fi-lhos Daniel, 48, Lucineia, 42, Adriano, 40, Lucilene, 39, Silvio, 37, Leandro, 34, Roseli, 32 Anos. Foi se-pultado no cemitério Memorial Park, em Sorocaba.

Lealidi Camargo Lopes Sanches Faleceu em 05/08/2015, aos 62 anos, casada com Claudimir Lopes Sanches. Deixa os filhos Leandro, 41, Alessandra, 38, Everton, 33. Foi sepultada no cemitério Consolação, em Sorocaba.

Nedson Fernando Pereira Faleceu em 05/08/2015, aos 29 anos, casado com Camila Aparecida Campos. Deixa os filhos Joao Pe-dro, 2. Foi sepultado no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Eva do Socorro Santos Rodrigues Faleceu em 03/08/2015, aos 65 anos, casada com Antonio Rodrigues Domingues. Deixa os filhos Cirso, 48, Elizabete, 46, Sheila, 36. Foi sepultada no cemitério Municipal, em Itai

Maria Gonçalves Fernandes Faleceu em 03/08/2015, aos 67 anos. Deixa os fi-lhos Nilza, 43, Neusa, 42, Nilvana, 39. Foi sepultada no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Maria Alcidia Macedo Faleceu em 03/08/2015, aos 93 anos. Deixa os fi-lhos Olinda, 67, Dionice, 65, Ivone, 59, Celso, 54, Maria Sonia, 52. Foi sepultada no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Paulo Ruiz Faleceu em 03/08/2015, aos 63 anos. Deixa os fi-lhos Paulo 32, Camila 19. Foi sepultado no cemité-rio São João Batista, em Votorantim.

Maria Aparecida da Silva VieiraFaleceu em 03/08/2015, aos 59 anos. Deixa os filhos

Glauco, 28, Karen, 32, Kelly, 33, Telmo, 38. Foi sepul-tada no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Antonio Dias CoelhoFaleceu em 02/08/2015, aos 50 anos. Não deixou filhos. Foi sepultado no cemitério Santo Antonio, em Sorocaba.

Luis Pedrozo Faleceu em 01/08/2015, aos 80 anos. Não deixou filhos. Foi sepultado no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Antonio Souto Luiz Faleceu em 31/07/2015, aos 78 anos. Deixa os filhos Marcos, 51, Marli, 49, Milton, 45, Meire, 41. Foi sepul-tado no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Francisco Jurassek Chacon Faleceu em 31/07/2015, aos 87 anos, casado com Maria Olga Della PossaChacon. Deixa os filhos Sergio, 55, Nelson, 51, Val-ter, 45, Vanessa, 34. Foi sepultado no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Tania Regina Rodrigues Faleceu em 31/07/2015, aos 59 anos, casadoa com Carlos Alberto RodrigueS. Deixa os filhos Jefferson, Fernando, Juliana. Foi sepultada no cemitério Con-solação em Sorocaba.

Virgilia Cristina De Moura Faleceu em 31/07/2015, aos 87 anos. Deixa os fi-lhos Izaura, 66, Narciso, 63, Georgina, 61, Antonio, 60, Benedito, 59, Miguel, 58, Maria Alice, 57, José Roberto, 56, Ana Maria, 55, Neuza, 53, Nilson, 52, Cleusa, 51, Claudinei, 48. Foi sepultada no cemité-rio São João Batista, em Votorantim.

Maria Aparecida Camara Idelfonso Faleceu em 30/07/2015, aos 71 anos, casada com Ma-noel Idelfonso. Deixa os filhos Geovane, 53, Gilmar, 50, Ginoval, 48, Giovanete, 46, Giozete, 44. Foi sepultada no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Maria RibeiroFaleceu em 27/07/2015, aos 63 anos. Não deixou filhos. Foi sepultada no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Voltamos ao Lixão? Lendo a reportagem da Gazeta de 03 de agosto certifiquei-me que a população sofre por

descumprimento de leis e falta de planejamento por parte de nossos Governantes, que por ironia do destino, são eleitos para fazer o oposto: Cumprir as leis e planejar o futuro da sociedade.

Em relação a triste situação das 70 pessoas que se encontram diariamente no aterro sanitário da cidade “catando” recicláveis para sobreviver, podemos constatar que elas padecem de duas, digamos, “falhas” do poder público: uma municipal e outra federal.

Começarei pela falha municipal. Desde que a Lei nº 12305 (02.08.2010) institui o Plano Na-cional de Resíduos Sólidos, toda cidade é responsável por seus resíduos, descartes e área para tal, dividindo responsabilidades entre União, Estados e Municípios. Para tanto, o nosso antigo “lixão” foi readequado às novas regras e padrões estabelecidos pela lei, além da criação do programa de coleta seletiva e da Cooperativa de Reciclagem.

Irei direto ao ponto, a Secretaria de Cidadania e Geração de Renda deve urgenciar ações no sentido de observar a lei nº 12305 em seu artigo 48 que: proíbe a atividade de catação, observado o disposto no inciso V do art. 17 desta mesma lei. Se consultarmos o artigo 17 inciso V encontra-mos: (estabelecimento) metas para a eliminação e recuperação de lixões, associadas à inclusão social e à emancipação econômica de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.

Ou seja, o trabalho já realizado nas Gestões passadas, não pode parar! Por que parou? Parou por quê?

Lembro que a prefeitura já foi autuada em 2011 pela CETESB (link youtube abaixo); Não que-remos isto de novo, queremos?!

Quanto a falha Federal, padecemos do velho descaso e falta de planejamento de nossos Governantes. Em uma rápida “pesquisa” constatei que a Alemanha não possui mais Aterros Sa-nitários! O Lixo é aproveitado em 100% na seguinte proporção: 45% recicláveis, 38% Queima para Geração Energia e 17% Compostagem (adubo!). O Lixo Alemão desenvolveu três “braços” econômicos de geração de empregos e riquezas. Se fossemos pensar em um exemplo simples, copiando este modelo, todos os Aterros Sanitários da Região Metropolitana de Sorocaba pode-riam ser integrados a uma termoelétrica para geração de energia elétrica; a criação de um polo transformador de materiais reciclados, além de uma indústria de adubos para atendimento a pequenos agricultores.

Porem, este sonho demanda recursos financeiros que infelizmente o nosso Governo Federal teima em desperdiçar em maus gastos, perda com corrupção e a ultima modalidade noticiada, empréstimos a países “amigos” através do BNDES. Notem que BNDES significa Banco Nacional de Desenvolvimento que foi criado para o NOSSO desenvolvimento. Entretanto, o nosso dinheiro não é aplicado em nosso beneficio. E neste meio tempo, ficamos aqui gastando dinheiro para enterrar lixo ao invés de investirmos em seu aproveitamento e consequente melhoria na vida da população em geral, inclusive dos Catadores que motivaram esta Coluna.

Noticia: Catadores x Urubus – A disputa pela sobrevivência no aterro de Votorantim- Gazeta de Votorantim de 03/08/2015.

Link Youtube: TV Votorantim de 17/11/2011 - https://www.youtube.com/watch?v=9bWVOD_Vc4k

Page 7: Gazeta de Votorantim Edição 130

Página 7Gazeta de Votorantim8 a 14 de agosto de 2015

Cidades

aumenta o número de roubos em VotorantimDados divulgados pela Secre-

taria de Segurança Pública do Estado de São Paulo apon-

taram uma redução do número de furtos em Votorantim entre abril e junho em comparação com os três primeiros meses do ano, porém nes-te mesmo período o número de rou-bos aumentou.

A diferença entre os crimes se dá pelo contato com a vítima. No furto não há contato entre o ladrão e a vítima. Se houver contato com a ví-tima, violência ou ameaça, é roubo. Já assalto é um termo que não existe no direito, mas equivale ao roubo

Em julho (mês que ainda não consta nas estatísticas) vários esta-belecimentos comerciais na cidade foram vítimas da prática criminosa violenta, o que tem preocupado dos comerciantes.

Em entrevista à Rádio Ipanema, o Prefeito Erinaldo Alves foi questio-nado por ouvintes sobre os roubos na cidade, inclusive sobre a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM). Ele explicou que a GCM é destinada para fazer a proteção patrimonial e orien-tação e não tem poder de polícia, e está propondo um novo concurso público para a admissão de mais guardas e posteriormente irá rever se ela passará a atuar no combate à criminalidade. Na oportunidade, ele se colocou à disposição para interme-diar uma reunião entre o comando da polícia militar e civil de Votorantim e a população, para esses problemas serem expostos.

Nos números apresentados pela Secretaria Estadual, o número de fur-tos na cidade entre abril e junho caiu em relação aos três primeiros meses

do ano, passando de 225 para 179. Em 2014 também houve queda do primeiro para o segundo trimestre, quando as ocorrências registradas passaram de 211 para 192.

Neste ano, os roubos subiram de 42, entre janeiro e março, para 75, entre abril e junho. O mês com maior incidência dessa prática criminosa foi abril, com 27 casos. Os dois meses seguintes registram 24 em cada um deles. No ano passado houve 74 no primeiro trimestre e 72 no segundo.

O furto de veículos apresentou queda, indo de 56 para 47, sendo o inverso de 2014, quando subiu de 41 para 48 casos entre o primeiro e o se-gundo trimestre. Porém o número de veículos roubados subiu de oito para 13. No ano passado foram seis no pri-meiro trimestre e 26 no segundo.

No segundo trimestre deste ano,

a cidade registrou apenas um homicí-dio, ocorrido em abril. Nos três meses anteriores foram dois, números idên-ticos a esses períodos do ano passa-do. Os casos de estupros tiveram uma ligeira alta, indo de 10 para 12. No ano passado foram nove no primeiro tri-mestre e cinco no segundo.

Na semana passada, a pedido da nossa reportagem, a assessoria do 40º Batalhão da Polícia Militar do Interior disse que passaria um levantamento do número de ocorrências na cida-de no mês de julho, mas na última quinta-feira (06), a assessoria afirmou não estavam autorizados a fornecer esses números, pois poderia haver disparidade entre dados apresenta-dos pelo Batalhão e os que vão para a Secretaria de Segurança Pública, uma vez que, por exemplo, eles não têm acesso aos números de ocorrências

atendidas pela Guarda Civil Munici-pal. A assessoria do 40º Batalhão so-licitou ainda que as informações fos-sem consultadas junto à Secretaria de Segurança Pública, que disponibiliza um relatório em seu site. O Batalhão informou apenas que no mês passa-do 20 pessoas haviam sido presas em flagrante pela Polícia Militar.

Uma faixa colocada por mo-radores do Parque São João e do Condomínio Savoya chama a atenção por quem passa pelo acesso 103 da SP-79, em Votoran-tim. Nela é reivindicada a insta-lação de iluminação no canteiro central da Rua Derli Prado Ferrei-ra, no Parque São João. Segundo eles, o local é muito perigoso para as pessoas transitarem durante a noite e há três anos eles esperam que a iluminação seja instalada.

Em nota, a Secretaria de Obras e Urbanismo informou que a rua tem projetos de ilumi-nação, porém aguarda o trans-correr de procedimentos admi-nistrativos para licitação.

Moradores pedem iluminação para o Parque São João

Divulgação

Vários comerciantes da cidade foram roubados por motoqueiros armados

Jorge Silva

Manifestação se deu com a colocação de uma faixa no canteiro central

Page 8: Gazeta de Votorantim Edição 130

Página 8 Gazeta de Votorantim 8 a 14 de agosto de 2015

Cidades

Eduardo Gouvea

Recentemente, a Prefeitura de Votorantim colocou placas infor-mando da proibição do descarte

de lixo e entulho na estrada do Lage-ado, no trecho entre as Avenidas 31 de Março e Cláudio Pinto Nascimento, inclusive alertando que o infrator está sujeito à multa e um telefone de de-núncias.

Porém, isso parece não ter inibido a prática, inclusive com materiais sen-do jogados bem em frente às placas, mostrando que as pessoas ainda não se conscientizaram ou não temem as possíveis punições. No local encontra--se um pouco de tudo: entulho, mó-

apesar das placas de proibição, lixo continua sendo jogado na estrada do Lageado

veis velhos, lixo e até animais mortos. O pouco fluxo de carros e pessoas con-tribui para o descarte irregular do lixo.

E contato com nossa reportagem, a Secretaria de Serviços Públicos infor-mou que, com a colocação das placas

Frequentadores do Centro Esportivo do Jardim Toledo, em Votorantim, que costumam uti-lizar o local no início das noites para fazer caminhadas ou de-senvolver atividades de lazer, se queixam da falta de iluminação do espaço, em razão dos cons-tantes furtos de cabos elétricos dos postes.

“Trago sempre minha mãe e meus sobrinhos aqui. A Prefei-tura sempre arruma a ilumina-ção, mas depois de alguns dias, por conta da ação de vândalos,

Furto de cabos de energia deixa centro esportivo sem iluminaçãoo lugar fica escuro e aí não temos segurança”, diz a contadora Cláudia dos Santos Almeida. A apreensão é compartilhada pela babá Raquel Ferreira de Lima Calefe. “As pessoas vêm fazer caminhada e não conse-guem porque não tem iluminação. Ai fica perigoso”, diz.

Em nota, a secretaria de Obras e Urbanismo informou que existe uma ata de preços aberta aguar-dando liberação para solicitar o material. A secretaria tem expecta-tiva de colocar iluminação no local o mais breve possível.

foi observada uma redução na quan-tidade de lixo e entulho descartados no local. A fiscalização é realizada pela Sesp em horários alternados. Existe le-gislação que proíbe deposição de lixo e entulho em toda a cidade e, quem for flagrado desrespeitando essa proi-bição vai ser autuado e responder na forma da lei. A Prefeitura solicita o apoio da população para que denun-cie os infratores através do telefone 3353-8646.

edua

rdo

Gou

vea/

agê

ncia

Fot

o 10

É possível verificar lixo espalhado próximo à placa

eduardo Gouvea/ agência Foto 10

Cláudia dos Santos almeidaCabos são cortados por vândalos constantemente

Sinal de TVPor favor, se possível entrar em contato com a prefeitura e seus administradores so-bre o sinal de TV analógica que está com problemas de transição há vários dias. A repetidora de sinal, localiza-da no Parque Bela Vista, está com defeito. As imagens es-tão horríveis.Gilberto Ferreira de Souza

Resposta: O posto de retransmissão dos sinais de TV aberta em Votorantim passou nesta semana por ampla manu-tenção visando normalizar o atendimento até quinta (6). No último domingo, mesmo tendo o acompanhamen-

to preventivo por técnicos que garantem o funciona-mento dos retransmissores de forma ininterrupta, 24 horas por dia, houve uma pane que comprometeu a sintonia de todos os canais abertos em Votorantim. O sinal da TV Tem, afiliada da Rede Globo e a TV Sorocaba, afiliada do SBT, voltaram a ser captados no mesmo dia. Na quarta foi normalizado a sintonia da Rede Record e Cultura. A programação dos trabalhos previa que na quinta também estivesse restabelecido os sinais da Band, Rede TV, Canção Nova e Século XXI.

Placa alerta para a fiscalização

Page 9: Gazeta de Votorantim Edição 130

Página 9Gazeta de Votorantim8 a 14 de agosto de 2015

Cidades

Os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil “Carmela de Paula Cípullo”, localizado no Jardim Toledo, em Votorantim, participa-ram do 1º Festival da Família, um es-petáculo envolvendo dança, música e poesia, apresentado no Auditório Municipal “Francisco Beranger”.

As atividades artísticas foram apresentadas pelas crianças de 3 a 5 anos, com destaque para a união familiar, como o amor e o respeito. Temas como identidade, diversi-

Cmei promove o Festival da Famíliadade e relacionamentos também permearam o enredo, abordados através dos versos e canções, con-forme explicou a coordenação da unidade escolar. O espetáculo foi concluído com uma reflexão em favor da fraternidade e da paz, vi-sando o fortalecimento dos víncu-los entre as famílias com a escola.

O evento atraiu pessoas de di-ferentes idades e parentescos das crianças, de acordo com a deman-da de reservas feitas pelas próprias

famílias, e todos se sentiram aco-lhidos e valorizados.

Além das atividades artísticas realizada no “Festival da Família” a escola também conta com pro-jetos anuais, multidisciplinares, onde são concluídos com a com a encenação de uma peça teatral. De acordo com a unidade, essas ações desenvolvem habilidades de expressão muito importantes para a aprendizagem e serão apresen-tadas a partir do mês de outubro.

Secom Votorantim / Divulgação

alunos se apresentaram no auditório Municipal

Depois das férias escolares, alunos da rede municipal de en-sino de Votorantim estão com as energias recarregadas para o início do segundo semestre leti-vo. Junto com as aulas, estão de volta as diversas ações culturais, esportivas e de lazer oferecidas nas oficinas do Programa Educa-ção em Tempo Integral.

O programa educacional amplia o potencial e a autoes-tima dos alunos através de ati-vidades práticas realizadas no período da tarde, das 12h às 15h sempre no contraturno das aulas regulares. O programa é aplicado desde 2010 pela Prefei-tura de Votorantim, por meio da Secretaria de Educação, em par-ceria com a empresa Planneta.

Entre as oficinas oferecidas estão as de artes - música, dança e artes visuais -, esportes - judô, capoeira, futsal e jogos de mesa -, matemática, alfabetização e letramento, atividade de alto

Estudantes do 5 º ano retornam às oficinas do tempo integral

desempenho e informática educacional. Os alunos benefi-ciados são os do 5º ano da rede municipal de ensino.

“O aluno passa mais tem-po na escola aprendendo e se desenvolvendo como cidadão em oficinas criativas, lúdicas e envolventes. Uma iniciativa de sucesso que, com certeza, vamos continuar promovendo em prol de uma educação de excelência para nossos estu-dantes, que dão o melhor de si em todos os desafios pro-postos”, afirma a secretária de Educação, Isabel Cristina Dias de Moraes Cardoso.

Com a criação das oficinas, o tempo de permanência dos alunos na escola foi ampliado, de acordo com uma concepção de promover a educação inte-gral, envolvendo todas as áreas do conhecimento, estimulando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças.

O deputado estadual Raul Marcelo (PSOL) retomou as visi-tas às escolas estaduais de So-rocaba e região. Na manhã de segunda-feira (03), foi recebido pela direção da Escola Estadual Pedro Augusto Rangel, no Bairro Vila Nova, em Votorantim.

A “Maratona nas Escolas”, proposta por Raul, é uma ini-ciativa para verificar as neces-sidades específicas de cada

deputado estadual raul Marcelo visita escola da Vila Nova

unidade visitada, sejam elas estruturais ou pedagógicas.

As demandas colocadas pela direção das escolas serão apresentadas em projetos de emenda à proposta orçamen-tária recebida anualmente pela Assembleia. No mandato an-terior, Raul foi o deputado que mais conquistou recursos para Sorocaba, todos destinados às escolas estaduais.

Foi publicada pelo Jornal do Município de ontem (07), uma portaria de exoneração, ‘a pedido’, do Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Votorantim, Claudio Ciochetti, que ocupava um cargo de comissão.

A Secretaria de Mobilidade Urbana e Guarda Patrimonial (Semu) informou, por nota, que Cláudio Ciochetti pediu exoneração de seu cargo. “Na oportunidade o prefeito Erinaldo Alves da Silva agra-deceu o empenho do comandante que estava à frente da corporação deste o início de 2013”, descreve a Semu.

A Pasta informa ainda que a GCM está com um efetivo reduzido e não anunciará de imediato um novo comandante - atualmente existem oito inspetores na corpora-ção. “Tendo em vista que no início do próximo ano o Comandante da Guarda deverá ser oriundo do qua-dro de carreira do órgão (Guarda Municipal de Votorantim), conforme a Lei nº 13.022/2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais, prevê em seu artigo 15 que os cargos em comissão das guardas municipais deverão ser providos por membros efetivos do quadro de carreira do órgão ou enti-dade. Em seu parágrafo 1º diz ainda

que ‘nos primeiros quatro anos de funcionamento, a guarda municipal poderá ser dirigida por profissional estranho a seus quadros, prefe-rencialmente com experiência ou formação na área de segurança ou defesa social’. Portanto, a partir de abril de 2016 (quando a GCM com-pleta quatro anos), conforme a Lei prevê, o Comandante, bem como os cargos em comissão, serão providos por membros efetivos do quadro de carreira da Guarda Municipal de Voto-rantim”, informou a pasta.

Claudio Ciochetti, no entanto, esclareceu à nossa reportagem que a decisão não partiu dele. “Fui chamado para conversar com o se-cretário da Semu Milton Moreira e com o prefeito Erinaldo Alves, e fui informado do meu desligamento, devido aos cortes de despesas que a Prefeitura Municipal está realizando. Gostaria de esclare-cer que não estou “abandonan-do o barco”. Não pedi para sair, o motivo foi o corte, jamais pediria para sair”, afirmou.

Comandante da Guarda Civil Municipal é exonerado

arquivo

Ciochetti e Prefeito erinaldo em entrega de viaturas ocorrida no ano passado

Page 10: Gazeta de Votorantim Edição 130

Página 10 Gazeta de Votorantim 8 a 14 de agosto de 2015

Cidades

anuncie na Gazeta

(15) 3023-0702

“Samuzinho” realiza atividade na volta às aulasAs crianças estavam anima-

das e ansiosas. Era a ambulân-cia do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) che-gando no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Célia Chiozoto Marinoni, no bairro do Rio Acima, na manhã de quarta--feira (05), para realizar o projeto “Samuzinho”. Essa foi a primeira escola a ser visitada após a vol-ta às aulas. A atividade consiste em conscientizar as crianças ao mostrar trabalho dos paramé-dicos e a ambulância utilizada por eles, e também capacitar os auxiliares de educação e pro-fessores para realizar primeiros

socorros. A ação tem a parceria da Secretaria de Saúde (Sesa), de Educação (Seed), Samu, e Nú-cleo Escolar Odontológico.

O projeto vem percorrendo as unidades de ensino infantil da cidade desde abril. Igual ao que foi feito nas visitas anteriores, os paramédicos falaram para as crianças não passarem trotes ao Samu, não usarem cerol na linha de pipa e, sempre que preciso, li-gar para o 192, além de mostrar todo o interior da ambulância. Os professores e auxiliares de educação também tiraram diver-sas dúvidas com os paramédicos sobre primeiros socorros.

operação Mata-Fogo auxilia CorpoBombeiros no combate às queimadas

Criada com o propósito de au-xiliar o Corpo de Bombeiros no combate às queimadas no

período de estiagem, a equipe da Operação Mata-Fogo, mantida pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, já atuou em dezenas de chamados para o combate de fogo em mato, desde o dia 1º de junho deste ano. Anualmente a equipe trabalha no apoio aos Bombeiro no período de junho a setembro. O objetivo da operação é evitar que pequenas queimadas atinjam maiores propor-ções devido ao clima seco.

A equipe da Operação Mata--Fogo conta com quatro agentes e tem a estratégia de combater focos iniciais de queimadas em pastagens e terrenos baldios, por exemplo. “Quando o foco se torna grande, é chamada a equipe do Corpo de Bombeiros”, elucida o secretário de Meio Ambiente, Car-los Alberto Leite. A ação acontece anualmente e, em 2015, prossegui-rá até dia 30 de setembro.

Neste ano, para ser utilizada pela Patrulha Verde e Operação Mata-Fogo, a Sema recebeu uma caminhonete Hilux, 4x4 turbo, como resultado da certificação de Voto-rantim no Programa Município Ver-deAzul do ano de 2013 e adquirida com recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop). Além disso, foi recebido o kit de combate às queimadas com-posto por um tanque de 700 litros de água, motobomba, mangueira, abafadores, bombas costais, enxa-das, facões, cantis de água, lanter-

nas, capacetes, óculos, máscaras e luvas de proteção.

“O veículo auxiliará do mesmo modo a Patrulha Verde, outra ação da Prefeitura, a qual fiscaliza crimes ambientais, depósito irregular de entulho, corte irregular da vegeta-ção, entre outros”, explica o diretor de Planejamento e Educação Am-biental, Ricardo Naccarati.

No ano passado, de junho a setembro, a equipe do Mata-Fogo combateu 89 focos de incêndio, ou seja, não deixaram que aquelas queimadas atingissem maiores pro-porções, o que poderia prejudicar a flora e fauna nativas, bem como a saúde da população. Até o final do mês de julho deste ano, a Operação Mata-Fogo extinguiu 33 queimadas de pequenas ou médias proporções em Votorantim.

De acordo com o controle das ocorrências elaborado pelo 15º Agrupamento do Corpo de

Bombeiros de Votorantim, por diversas vezes a equipe da Pre-feitura atuou em três queimadas num único dia, principalmente em pastagens e em acúmulos de resíduos sólidos. Nestes dois meses, os bairros onde a equipe mais tem recebido chamado são: Votocel, Jardim Bandeirantes, Vila Garcia, Parque Bela Vista, Mirante dos Óvnis e região Central.

Vale ressaltar que a legislação proíbe, sob qualquer forma, o em-prego de fogo em terrenos públicos ou particulares, localizados dentro dos limites territoriais do Município de Votorantim, nas zonas urbana ou rural, para fins de limpeza de terre-nos, queima de mato ou vegetação seca ou verde e queima de outros re-síduos sólidos, inclusive lixo e entu-lhos. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 193 do Corpo de Bom-beiros ou na Sema pelos telefones 3343-4076 ou 3243-5612.

Conferência discute metas para Sistema Único de assistência Social

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cidada-nia e Geração de Renda (Seci) e a Comissão Municipal de Assistên-cia Social promoveu na tarde de quarta-feira (05), em evento rea-lizado no Sesi de Votorantim, a V Conferência de Assistência Social do Município. O Prefeito Erinaldo Alves da Silva, que também esteve presente destacou a importância do encontro tendo em vista que o objetivo é definir as propostas para o município.

A abertura contou também com a apresentação dos corais for-mado por alunos do Programa de Amparo ao Menor.

De acordo com a secretaria de Cidadania e Geração de Renda, Ana Criguer esta é uma oportuni-dade para discutir o Sistema Úni-co de Assistência Social (SUAS) e elaborar propostas de melhorias na aplicação dos cofinanciamen-tos com mais autonomia para os municípios de acordo com as ne-cessidades locais. “As conferências são importantes porque fornecem ao governo informações que au-

xiliam na consolidação do SUAS”, ressalta. Na oportunidade ela agra-deceu a presença de todos, bem como da palestrante Neusa Tiba e da diretora regional de Assistência e desenvolvimento Social, Sônia Carvalho. A abertura dos trabalhos foi realizada pelo presidente da Comissão Municipal de Assistência Social, Jefferson Martinez.

Durante o encontro foram discutidas as cinco dimensões a serem alcançadas pelo municí-pio: Dignidade Humana e Justiça Social: fundamentais para a con-solidação do SUAS no Pacto Fe-derativo; Participação social como fundamento do Pacto Federativo do SUAS; Primazia da responsa-bilidade do Estado: por um SUAS Público, Universal, Republicano e Federativo; Qualificação do Tra-balho no SUAS na consolidação do Pacto Federativo e Assistência Social é direito no âmbito do Pacto Federativo. Ao final foram eleitos os delegados que participarão da Conferência Estadual a ser realiza-da nos dias 06, 07 e 08 de outubro de 2015, em Águas de Lindóia, SP.

Para a diretoria do Cmei Cé-lia Chiozoto Marinoni, Jossileni Gonçalez Tobias, esta ação é excelente, pois deixa os funcio-nários mais tranquilos quando tiverem de auxiliar os alunos ou de até mesmo informar o Samu com mais precisão, caso seja ne-cessário chamá-lo. A atividade também foi feita no período da tarde na escola.

A coordenadora do Nú-cleo Escolar Odontológico, Ana Cláudia de Moura Barros, re-velou que a intenção, agora, é premiar as crianças que melhor colorirem o desenho da viatu-ra do Samu. “Serão premiadas

uma por turno (manhã e tarde) com uma camiseta do projeto”, além de terem de explicar o que

aprenderam com a visita.O motivo de levar as crianças

conhecerem o interior de uma ambulância é para que vejam como funciona e, assim, percam o medo, conforme elucidou a enfermeira e coordenadora do Samu de Votorantim, Patricia Dias Garrido. “Mas ninguém é obrigado a entrar, entra quem quiser”. João Pedro, de 4 anos, por exemplo, disse que ele ado-rou ter conhecido o veículo por dentro e nunca havia visto um tão de perto.

Secom Votorantim / Divulgação

a Prefeitura utiliza uma caminhonete Hilux 4x4 turbo

Secom Votorantim / Divulgação

Prefeito erinaldo alves esteve presente no encontro

Secom Votorantim / Divulgação

Crianças conheceram o interior de uma ambulância

Page 11: Gazeta de Votorantim Edição 130

Página 11Gazeta de Votorantim8 a 14 de agosto de 2015

Durante a sessão plená-ria realizada na última terça-feira (04), a Câ-

mara Municipal aprovou por unanimidade, o Projeto de Lei n° 024/15, do Presiden-te da Câmara, vereador Eric Romero (PPS), no qual visa a criação de regras para instala-ção, operação, infraestrutura e níveis de radiação gerados por antenas transmissoras de telefonia celular.

A proposta foi apresentada em maio deste ano e entrou para discussão e votação na primeira sessão do semestre, após receber todos os parece-res favoráveis, inclusive do de-partamento jurídico da Casa. Em sua justificativa, o autor do projeto citou que diversas ci-dades já são regulamentadas e mediante a situação enfrenta-

Lei que regulamenta a instalação de antenas de telefonia celular é aprovada

da pela cidade, Votorantim tam-bém precisa com urgência desta determinação, pois as concessio-nárias responsáveis sabem desta falta de regulamentação e insta-lam suas antenas transmissoras sem qualquer especificação.

“A cidade não possui legisla-ção própria a esse respeito. Em-presas instalam antenas trans-missoras de telefonia celular no município sem qualquer especi-ficação. Ao apresentar esta pro-posta, adaptamos à realidade do nosso município, com a intenção de obter um melhor funciona-mento e prevenção de proble-mas de saúde pública, pois sabe-mos da importância da telefonia celular na vida das pessoas, que assim como a internet. No entan-to, estudos científicos mostram que as radiações emitidas pelas antenas de telefonia podem ser

nocivas à saúde das pessoas”, re-forçou Eric Romero, presidente do Poder Legislativo local.

O vereador Heber Martins (PDT) também usou a palavra para acrescentar que durante esta semana recebeu informa-ções de uma munícipe do Jardim Tatiana, das quais uma empresa de telefonia instalou uma ante-na transmissora há cerca de 20 metros de distância de um local onde há residências, o que pode acarretar riscos de contaminação de radiação, níveis de ruídos e além do perigo de cair.

De acordo com o projeto de lei, as concessionárias ficam sujeitas às condições estabele-cidas por meio da Organização Mundial de Saúde, normas se-gundo as exigências da ANATEL e distâncias mínimas a fim de ga-rantir a segurança da população, autorização para funcionamento, alvará, critérios para instalação, além de promover a ordem urba-na no município.

Dentre os artigos estabeleci-dos são descritos que as instala-ções de antenas deverão operar na faixa de frequência de 30 kHz a 300 GHz sem ultrapassar 435 µW/cm², para a exposição de 24 horas por dia. Também será proi-bido instalar antenas transmisso-ras de telefonia celular a menos de 100 metros, a partir da extre-midade da base da antena, de hospitais e instituições de edu-cação infantil e a menos de 50

metros de casas já construídas.Já, na zona rural será estabe-

lecido um afastamento mínimo, entre a borda da estrada e a base da antena, igual ou superior à altura da mesma, acrescido de faixa de recuo prevista para alar-gamento de via, quando houver, e deverá ter distância mínima de mil e quinhentos metros de outra antena ou torre transmissora.

No projeto, ainda são citados que as concessionárias terão o prazo de 12 meses para cumpri-rem a determinação da lei, sendo que estarão sujeitas à autoriza-ção prévia da Secretaria de Obras e Urbanismo que emitirá alvará de licença para as instalações e auto de vistoria para fins de ope-ração quanto ao projeto.

O presidente da Câmara, ve-reador Eric Romero, ainda afir-mou que a instalação das antenas transmissoras também deverão ocorrer com o mínimo de impac-to paisagístico, buscando assim a harmonização estética com a edificação e a integração dos equipamentos à paisagem urba-nística e o nível de ruído também deverá ser medido no limite das propriedades residenciais ou propriedades comerciais, obede-cendo às legislações específicas, municipal, estadual ou federal, prevalecendo a mais restritiva.

Agora, o projeto segue para ser sancionado pelo prefeito e deverá entrar em vigor a partir da data de sua publicação.

Cidades

Luciana Lopez

Divulgação

Vereador eric romero preocupa-se com os riscos causados pela instalação inadequada das antenas

empresas deverão seguir critérios para instalar novas antenas

Page 12: Gazeta de Votorantim Edição 130

Página 12 Gazeta de Votorantim 8 a 14 de agosto de 2015

Cidades

Eduardo Gouvea

Paralisados desde o último dia 30 de julho, servidores do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) da agência de Votorantim perma-neceram em greve durante esta semana. Apenas perícias médicas previamente agendadas estavam sendo atendidas. Muitas pessoas que procuram o atendimento fo-ram pegas de surpresa.

O operador de produção Mar-

agência do INSS de Votorantim permaneceu fechada durante a semana

cos Sato, de 34 anos, tinha uma perícia médica marcada para o dia 5, mas acabou perdendo o prazo. Na sexta-feira (6), ele procurou a agência, situada na Rua João Wal-ter, para agendar uma nova data, porém ele foi informado que teria que fazer isso por telefone. “Fui in-formado que deveria ligar para o número 135 e remarcar”, conta. A doméstica Eva Maria dos Santos, de 53 anos, também foi pega de surpresa. “Mandaram uma carta

para mim e vim saber o que era, mas eu não sabia que estava em greve”, conta.

Os funcionários em greve pedem reajuste salarial de 27%, a realização de concurso público para a contratação de mais fun-cionários, melhores condições de trabalho e a incorporação de gra-tificações ao salário. O governo oferece reajuste de 21%, parcela-do em quatro anos. Não há prazo o final da greve.

eva Maria dos Santos Muitas pessoas perderam a viagem

A Prefeitura de Votorantim, por meio do Departamento de Licita-ções e Contratos da Secretaria de Administração (SEA), informa que está aberta a licitação na modalida-de presencial, do tipo menor preço por item, para aquisição de máqui-nas e caminhões através do BNDES/Finame, no âmbito do programa Pro-vias. Os detalhes do edital e dos itens podem ser visualizados no site www.

votorantim.sp.gov.br ao clicar na aba “Licitação”.

Constam no edital nove cami-nhões, uma escavadeira hidráulica, uma máquina motoniveladora, uma máquina retroescavadeira, uma má-quina pá carregadeira e um trator de esteira. O programa Provias pre-vê a contratação de operações de crédito para aquisição de máquinas e equipamentos novos, produzidos

no país e credenciados nos BNDES, destinados a intervenções em vias públicas, rodovias e estradas.

Os envelopes com as propostas de preços e os documentos de habi-litação definidos no edital deverão ser entregues ao pregoeiro na sala de reuniões do Departamento de Licita-ções e Contratos da Prefeitura, em 18 de agosto, às 9h, quando será realiza-da a sessão pública de abertura.

Prefeitura abre licitação para aquisição de máquinas e caminhões

Page 13: Gazeta de Votorantim Edição 130

Página 13Gazeta de Votorantim8 a 14 de agosto de 2015

Cidades

Eduardo Gouvea

A reportagem publicada na edição da Gazeta de Votorantim do últi-mo sábado (1º), denunciando a

presença de cerca de 70 pessoas, inclusi-ve muitas crianças, em condições desu-manas no Aterro Sanitário Municipal de Votorantim, repercutiu na última sessão da Câmara Municipal de Votorantim. Alguns legisladores aproveitaram a pa-lavra livre para comentar sobre o tema. O vereador Joãozinho de Queiroz (PT) questionou se o município está cum-prindo algumas regras que ele mesmo estabeleceu em relação a quantidade de lixo enviada ao aterro. “Precisamos refletir sobre as questões relacionadas à geração de lixo, reciclagem, consu-mo, desemprego e o aterro. O aterro sanitário era para durar 30 anos, mas a Prefeitura teria que fazer a reciclagem de todo o material reciclável e, além disso, tirar outros materiais inertes para não prejudicar a vida útil do aterro. Esta Casa de Leis poderia pegar a matéria sobre a visita dos vereadores ao aterro e levar ao Ministério Público, para que se cobre do Poder Público uma providência. Temos que fazer, também, com que se cumpra as regras com relação à pro-dução, distribuição de material e con-sumo, pois as indústrias também são responsáveis pelo lixo. Em relação aos catadores, posso dizer que não mora-mos em um pais pobre, sem energia, por exemplo, o que ocorre, é que mo-ramos em um pais desigual”, disse.

O vereador Bruno Martins (PSDB) disse que há anos que existe a presença de catadores no local, justificando que é difícil controlar o acesso das pessoas ao local e atribuiu a elas a responsabili-dade de estarem lá. “É difícil pedir para elas mudarem de trabalho. Não é uma situação fácil, porque as pessoas que estão lá, estão de livre e espontânea vontade, não tiveram oportunidades, mas quem somos nós para condená--las, tentar barrá-las, elas estão lá tiran-do seu pão de cada dia. Estão no des-tino final, onde o cheiro é maior, mas eles estão lá”, afirmou lembrando que já esteve no aterro.

Um dos vereadores a fazer parte da comitiva, Eric Romero (PPS) ressaltou que o objetivo da visita não foi para prejudicar as pessoas e sim ajudá-las. Ele também afirmou estar preocupado com a situação que encontrou clas-sificada por ele como desumana. Ele defende uma política para dar a eles melhor condição de trabalho e a reto-mada das cooperativas. “Vi famílias ali, é algo que nos assustou e nos preocupa”, diz. “Alguns pediram nossa ajuda para poder adentrar ao recinto mais cedo, mas não é esse o papel do poder pú-blico e sobretudo daqueles que tem condições de fazer algo para mudar as vida das pessoas. Acho que estamos aqui para isto. Precisamos desenvolver uma política, dando a eles melhores

condições de trabalho, um espaço para eles trabalharem, a retomada das cooperativas nos diversos pontos da ci-dade, a conscientização da população é o melhor parceiro nesse processo”. “Longe de nós prejudicarmos aquelas pessoas, pelo contrário, nós fomos lá para ajudá-las, embora possamos em determinados momentos ser mal in-terpretados, mas nosso objetivo foi de foi lá para ajudar e é o que vamos tentar fazer dentro das nossas possibilidades”, completa.

O tucano Pastor Tonhão ressaltou a questão da conscientização da socie-dade. “É triste, mas a culpa é de quem? Jogamos a culpa no poder público, mas na verdade todos nós somos culpados, pois não separamos nosso lixo reciclá-vel. Inclusive, nos bairros aumentou o número de pessoas que passam revi-rando os lixos”, comentou.

Marcão Papeleiro (PT) citou as co-operativas de reciclagem. Ele criticou o atual mandato, afirmando que houve falha na questão da manutenção e am-pliação da cooperativa, questionando os investimentos do poder público na coleta seletiva. “Esse mandato falhou. Os mandatos anteriores criaram uma cooperativa. O que eles fizeram pela co-operativa? O que fizeram para ampliar a cooperativa para que essas pessoas não ficassem nessas condições? Qual o investimento que o Poder Público atual fez em relação ao aterro sanitário ou a questão da coleta seletiva”, questiona. “Se ampliassem, talvez criasse a cultura de separar os materiais, como se criou em vários bairros”, completa.

O que diz a PrefeituraO papel da Cooperativa dos Cata-

dores de Material Reciclável de Voto-rantim (Coopervot) e o suporte que a Prefeitura dá para a mesma foi um dos pontos mais citados pelos vereadores, tanto durante a visita semana passada, quando na sessão de terça-feira.

Procurado por nossa reportagem, o secretário municipal do Meio Am-biente, Carlos Alberto Leite, disse que a cooperativa é organizada por pessoas autônomas com o objetivo de fazer a coleta seletiva da cidade, tendo CNJP próprio e não cabe ao Paço fazer inves-timento nela. “Tudo que vem do lucro é dividido entre os próprios funcionários. Ela é tida como empresa particular”, diz.

Ele explica ainda que a Prefeitura tem convênio com a cooperativa ao qual ela dá suporte para que ela traba-lhe. Ele ressalta que a mesma funciona em uma área pública, cedida pela Pre-feitura, que arca com as despesas de água e luz e que manutenção e o com-bustível dos dois caminhões empres-tados aos 38 cooperados também são custeadas pelo poder público.

“Então como falar que não tem aporte da Prefeitura lá?”, indaga. “A Pre-feitura dá o suporte que é necessário para que essa cooperativa, com o nú-

mero de funcionários que ela tem, tra-balhe em uma determinada área da ci-dade. Hoje ela atinge em torno de 60% dos bairros com a coleta seletiva, toda ela aparada por apoio da Prefeitura”, diz.

Questionado se a Prefeitura pode-ria ajudar financeiramente, o secretário disse que o poder público não pode fazer determinado tipo de aportes para organizações sem que seja tudo docu-mentado ou conveniado e que estão trabalhando para ampliar o trabalho da coleta seletiva de forma licita, com con-vênio entre a cooperativa e a Prefeitura e está faltando documentação por par-te da Coopervot para esse convênio ser efetivado. Ele lembra que a Prefeitura trabalha na ampliação da coleta seleti-va e que irá oferecer um novo galpão e mais um caminhão para assim ela po-der ampliar o número de cooperados. No entanto, o secretário não estipulou um prazo para isso.

Sobre como a Cooperativa pode auxiliar os trabalhadores que traba-lham no Aterro Sanitário, o secretário explicou que os interessados devem procurar a Cooperativa, preencher o

cadastro e aguardar ser chamado, uma vez que a Coopervot comporta um nú-mero limitado de trabalhadores.

O papel da cooperativaO gestor ambiental Edson Locatelli

há 15 anos trabalha com os catadores de materiais recicláveis de Votorantim e atualmente é voluntário da Coopervot. Ele explicou a origem da cooperativa. “Começamos o trabalho de retirada dos catadores do lixão em 2000, na ocasião tinham mais de 70 famílias atuando no local, inclusive muitos moravam lá e se alimentavam de restos de alimentos. A cooperativa teve início nesse momen-to. Em 2010 saíram todos os catadores do lixão e criou-se o aterro sanitário, e não ficaram mais pessoas atuando no local, sendo que a coleta seletiva pas-sou a ser realizada de maneira ampla, cobrindo toda a cidade”.

De acordo com ele, nos últimos anos a situação se reverteu. “Não há co-leta de lixo em toda a cidade e não há impedimento da entrada do catadores no aterro. Hoje, somente 50% dos bair-ros da cidade recebe a coleta seletiva. Não há investimento na coleta seletiva na cidade. De acordo com um levanta-mento que realizei, necessitaria de R$ 1,5 milhão a R$ 2 milhões para realizar a co-leta seletiva em toda a cidade, com um novo barracão, seis caminhões e equipa-mentos”, estimou. “O único investimento que teve foi na época da criação da coo-perativa com a construção de dois barra-cões. De lá para cá, houve investimentos pontuais. Um dos caminhões veio em 2000 de um deputado federal e o outro foi decorrente do programa município VerdeAzul”, salientou.

Locatelli, analisa a situação sob vá-rios ângulos, do econômico ao social. “Hoje, 26 toneladas de lixo reciclável são encaminhados ao aterro sanitário, o que gera custos para aterrá-lo. Esta-mos aterrando dinheiro, sem contar

que estamos perdendo em vida útil do aterro. A cooperativa coleta cerca de 130 toneladas de materiais reciclá-veis, gerando por mês um faturamento de R$ 45 mil. Cada catador recebe R$ 1200,00 por mês, não dependendo de doação de alimentos e solidariedade de ninguém”, afirmou.

Sobre o fato da Cooperativa ser um órgão autônomo, Locatelli salienta que a Cooperativa sempre busca outras par-cerias, e diz que o benefício do trabalho realizado pelos cooperados favorece diretamente a municipalidade. “O Ins-tituto Coca-Cola firmou uma parceria conosco, cumprimos as metas, recebe-mos verba para comprar camisetas e re-cebemos concreto para concretar parte da nossa Cooperativa. Em 2013 ganha-mos o prêmio EcoPET na cidade de São Paulo, onde ficamos em segundo lugar. Mas precisamos de mais investimentos, pois trata-se de um trabalho em prol da sociedade que beneficia diretamente a Prefeitura, que deixa de realizar a coleta desse material”, finalizou.

eduardo Gouvea/ arquivo

Secretário de Meio ambiente, Carlos alberto Leite

Jorge Silva

Gestor ambiental edson Locatelli

Werinton Kermes

Catadores retiram materiais recicláveis do aterro sem o uso de luvas, máscaras e botas

Presença de catadores no aterro repercute na Câmara

Page 14: Gazeta de Votorantim Edição 130

Página 14 Gazeta de Votorantim 8 a 14 de agosto de 2015

Cidades

Com a proposta de integrar as atividades realizadas pelos cen-tros comunitários de Votorantim e mostrar aos jovens e à população o que é oferecido gratuitamente na cidade, serão realizadas no Dia Internacional da Juventude, 12 de agosto, diversas apresentações esportivas e culturais no Aquário Cultura, das 14h às 18h. O evento é gratuito e é organizado pela Pre-feitura, por meio do Departamen-to da Juventude da Secretaria de Governo (SEG). Também conta com o apoio das Secretarias de Desporto, Cultura, Turismo e La-zer, Saúde, Meio Ambiente, Cida-dania, e Educação.

No evento haverá apresenta-ções de capoeira do Grupo Nacio-nal, taekwondo, jiu-jitsu, dança, boxe, bicicross, violão e violino, handebol, teatro, entre outros. Também terá orientação sobre saúde, oficina de plantio e reci-clagem, orientação sobre a nova realidade no gerenciamento dos resíduos sólidos em Votorantim (Ecoponto e aterro de inertes), e palestra sobre a importância do jovem na sociedade com a assis-tente social e educadora Sandra Lopes. Além disso, nos dias 10, 11, 13 e 14, outras atividades se-rão realizadas nos núcleos comu-nitários que o Departamento da Juventude atende, por meio do projeto Integra Comunidade.

O diretor do Departamento da Juventude, Luciano da Silva, conta que “este departamento foi criado pelo prefeito Erinaldo Al-ves da Silva com o objetivo de im-plantar ações voltadas aos jovens

Comemoração do dia Internacional da Juventude terá programação especial

em espaços onde existiam vulne-rabilidade.” Com isso, este órgão tem a função de priorizar as ações e organizar as políticas públicas para esta faixa etária, bem como inte-grar as ações das secretarias, já que este departamento amplia o alcan-ce. Hoje, o projeto Integra Comuni-dade atende mais de mil pessoas.

Os centros comunitários são: Espaço Jovem “Vinícius Cesar Silvei-ra”, na rua Pedro Domingues Ribei-ro, nº 173, no Vossoroca; Centro Co-munitário “Vital de Oliveira”, na rua Joaquim Correa, nº 04, Jardim Tole-do, e Centro Comunitário Antônio

Polli, na avenida Pedro Augusto Rangel, na Vila Nova Votorantim.

ProgramaçãoNo dia 10, das 8h às 17h have-

rá orientação sobre curriculum, no Vossoroca; dia 11, das 9h às 10h, palestra sobre a importância das artes marciais e suas influências na vida dos jovens, na Vila Nova Votorantim; dia 13, às 9h, palestra sobre futebol de campo, também na Vila Nova Votorantim e no dia 14, às 14h, oficina de pipa e cons-cientização dos malefícios do uso do cerol, no Jardim Toledo.

Canto Caipira apresenta música de raiz hoje

Com a finalidade de trazer mú-sicos de raiz da região, a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secre-taria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur), apresenta hoje (08), às 19h, no Aquário Cultura “Claudir Calixto Mainardi”, ao lado da Pra-ça de Eventos “Lecy de Campos”, o Canto Caipira, que será apresenta-do e coordenado pela dupla Dia-mantino e Tiago Violeiro.

De acordo com o secretário de Cultura, Turismo e Lazer, Marcelo Domingues, a proposta é valorizar os artistas regionais com a música de raiz. “Com esse projeto passa-mos a atender mais um público e assim mantermos um espaço para valorizar a música caipira”, destaca.

Diamantino, que há 30 anos é músico da vertente caipira, conta que se apresentarão nesta edição as Irmãs Ramos, o Grupo de Viola

São Gonçalo, Zé Rosa e Dito Lino, e Mariana da Viola. O Canto Caipi-ra ocorre em todo segundo sába-do de cada mês.

Divulgação

Diamantino e Tiago Violeiro

CaT está com vagas disponíveis no mercado de trabalho

O Centro de Atendimen-to ao Trabalhador (CAT) de Votorantim informa as vagas disponíveis para o mercado de trabalho. As oportunidades de trabalho são para diferentes ní-veis de capacitação profissional.

Os interessados devem enviar currículo para [email protected] ou compa-recer de segunda a sexta-feira, 8h às 11h e das 13h às 16h, diretamente no CAT, portan-do currículo e a carteira pro-fissional. O acesso à unidade é pela Praça de Eventos “Lecy de Campos”, ao lado do Espaço Aquário Cultura.

Vagas Disponíveis: Arte Fi-nalista, Ajudante Geral, Auxi-liar de Enfermagem, Balconis-ta, Camareira, Encarregada(o), fiscal, Garçon, Instalador de Películas, Mensageiro/Ma-nobrista, Motorista Munk/Guindauto, Operador (a) de Telemarketing, Operador de Injetora, Operador de Atendi-mento, Portador de Deficência (PCD), Preparador de Injetora, Recepcionista Auditor Bilín-gue, Recepcionista, Supervi-sor de Vendas Técnica (Forma-ção Engenharia Civil), Técnico de Enfermagem (Coren Ativo) e Vendedor de veículos.

diretoria de Ensino da região de Votorantim realiza processo seletivo

Conforme publicado no Diário Oficial do Estado na úl-tima quinta-feira (06), com 22 vagas, a Diretoria de Ensino da Região de Votorantim, realiza processo seletivo para o car-go de Agente de Organização Escolar. Os candidatos devem possui Ensino Médio comple-to. As jornadas de trabalho já estão definidas em 40 horas semanais e o salário é de R$ 971,78. As inscrições ocorrem

de 10 e 24 de agosto, das 8h às 17h, nas escolas estaduais localizadas nos municípios de Araçoiaba da Serra, Capela do Alto, Piedade, Pilar do Sul, Sal-to de Pirapora, Tapiraí e Voto-rantim. Não será cobrada taxa. Será realizada uma prova obje-tiva, de caráter eliminatório e classificatório, prevista para 30 de agosto.

O prazo de validade deste processo seletivo é de um ano.

Page 15: Gazeta de Votorantim Edição 130

Página 15Gazeta de Votorantim8 a 14 de agosto de 2015

Cidades

Prefeitura inicia construção do 1º Ecoponto monitorado

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Meio Am-biente (Sema), iniciou na última se-mana a construção do 1º Ecoponto monitorado e ser implantado na cidade. O espaço de aproximada-mente 300 m² de área construída será em área anexa ao futuro Par-que do Quatis, com acesso pela avenida José Gonçalves Romero, no Jardim Europa. Outros três bair-ros: Parque Bela Vista, São Matheus e Tatiana também receberão o dispositivo para que a população possa depositar os materiais inser-víveis de maneira correta e de acor-do com a legislação ambiental.

O ecoponto estrutural e monitorado, será utilizado para que os moradores dessas regi-ões possam depositar diversos tipos de resíduos a serem reen-caminhados para os projetos de gerenciamento de resíduos já praticados pela Sema, bem como para o futuro aterro de inertes.

O Secretário de Meio Am-biente, Carlos Alberto Leite, expli-ca que nessa primeira etapa serão construídos quatro Ecopontos na

cidade. “O primeiro vai atender a região do Jardim Europa e poste-riormente serão construídos em outras três regiões”, comenta. Ele destaca ainda que todos estarão em funcionamento até o segun-do semestre do próximo ano.

O Ecoponto em construção está em fase de alvenaria e ocupa uma área de aproximadamente 300 m2 e contará com piso im-permeabilizado, cobertura contra chuvas, guarita de monitoramen-to, iluminação noturna e baias para acondicionamento de restos de resíduos de poda e jardina-gem; madeira; resíduos da cons-trução civil (RCC de pequenas reformas e obras); resíduos volu-mosos (colchão, geladeira, sofá, etc); pneus inservíveis; lâmpadas fluorescentes; bitucas de cigarro; resíduos eletrônicos; pilhas; bate-rias e materiais recicláveis.

De acordo com a Sema, com a implantação desses Ecopontos a Prefeitura pretende reduzir o volume de resíduos descartados irregularmente em diversas áreas situadas no município.

Divulgação

O ecoponto em construção está em fase de alvenaria

No próximo sábado, 15 de agosto, será o “Dia D” da Campa-nha Nacional contra a Poliomielite e Multivacinação. Em Votorantim, a Secretaria de Saúde informa que ha-verá 15 postos para aplicar a vacina, sendo em todas as Unidades Básicas de Saúde que funcionarão das 8h às 17h. No hipermercado Carrefour também haverá vacinação das 8h às 20h. A vacina contra Poliomietite deve ser aplicada em crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias. Durante a campanha haverá tam-bém a atualização de Carteira de Vacinação em menores de 5 anos.

No ano passado o município aplicou a vacina em 6.128 crianças

menores de cinco anos. A Saúde in-forma ainda que a dose poderá ser aplicada em qualquer das 14 UBS´s do município até 31 de agosto.

A vacina contra a paralisia é in-dicada para crianças com mais de seis meses e a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, ca-xumba e rubéola, é para maiores de um ano. Nos dois casos o limite da faixa etária vai até os cinco anos in-completos.

A secretária de Saúde de Vo-torantim, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes, recomenda que os pais aproveitem a oportunidade pro-curando as unidades de saúde no sábado e com isso deixando em dia

a prevenção. “A vacinação é segura e fundamental para proteger cada criança e na estratégia nacional de manter o país livre dessas doenças”, comentou.

No caso da paralisia infantil, por exemplo, o último caso no Brasil foi registrado em 1990, segundo o Mi-nistério da Saúde, mas vários países continuam registrando casos de contaminação e é preciso manter al-tos índices de imunização para pro-teger o Brasil de uma reintrodução da doença. Para isso, é preciso ter uma ampla cobertura e os pais de-vem fazer a parte deles protegendo não apenas os próprios filhos, mas contribuindo com a coletividade.

Vacinação contra a Poliomielite será dia 15

Eduardo Gouvea

Atendendo a uma denúncia feita pela Rádio Ipanema, a deputada es-tadual Maria Lúcia Amary esteve nes-ta sexta-feira (06) visitando a Cadeia Pública Feminina de Votorantim, onde foi averiguar se eram verdadei-ras as informações sobre a falta de material de higiene oferecido para as detentas. Ela é autora do Programa de Saúde da Mulher Detenta, que garante atenção integral à saúde da população prisional feminina.

“Recebi informações que fal-tavam algumas questões ligadas à higiene pessoal e achei importante aqui para constatar e vimos que não está faltando absolutamente nada, dita por elas mesma. Vimos que o es-toque de produto disponível está em condição de atender às condições de higiene. Viemos no papel de fis-calizar, como parlamentar, conversei pessoalmente com elas e pude veri-ficar que a informação não coincide

com a realidade”, disse.Segundo a deputada, o único

problema encontrado foi na questão estrutural do prédio, como fiação soltas e afundamento do solo, mas ela lembra que isso será resolvido quando entrar em funcionamento o novo presídio feminino, obra que ela crê que fique pronta em mais alguns meses. “O que tem de realidade são as condições precaríssimas do imó-vel, que faz que seja um desconforto para a condição pessoal delas. Mas isso é uma questão que o governo está para resolver. Isso não depen-de dos funcionários que estão aqui, tentando o possível. Eles fornece-ram informações necessárias para o governo de São Paulo adotar as me-didas cabíveis”, complementa. A Ca-deia Pública de Votorantim pode re-ceber até 96 detentas e atualmente conta com 67 presas, em sua maioria aguardando julgamento.

após denúncia, deputada visita Cadeia Pública de Votorantim

Luciana Lopez

Deputada Maria Lucia amary

Page 16: Gazeta de Votorantim Edição 130

Página 16 Gazeta de Votorantim 8 a 14 de agosto de 2015

Cidades

Sindicato busca equiparação salarial de dentistas

O presidente do Sindicato dos Odon-tologistas do Estado de São Paulo (SOESP), Dr. Pedro Petrere esteve na

manhã de segunda-feira (03) em Votorantim, onde se reuniu com a secretária de Saúde do Município, Izilda Maris Chiozzoto, o coorde-nador de Saúde Bucal, Dr. Fernando da Paula de Souza e cirurgiões dentistas da cidade.

Durante a reunião, foram discutidos di-versos temas de interesse dos profissionais, entre eles a equiparação salarial entre ci-rurgiões dentistas e médicos. Na conversa, foram estudados todos os mecanismos e as maneiras para conseguir atingir o objetivo e vencer mais essa batalha pela categoria.

Em Votorantim, a diferença entre os salários dos profissionais é de aproxima-damente R$ 2.200,00. A rede municipal de saúde conta hoje com 45 cirurgiões dentis-tas, de acordo com o sindicato. “Queremos negociar os salários com a administração municipal da melhor forma. Nosso objetivo é manter um meio de comunicação entre Sindicato e Prefeitura, até que a necessida-de seja atendida”, explica Dr. Pedro Petrere.

A Secretária de Saúde, Izilda Maris Chio-

zzoto se mostrou sensível ao pleito dos dentistas e informou que “tal processo não teve continuidade este ano, devido a com-prometimento econômico do Município, e que inclusive os dentistas foram chamados em reunião com o prefeito municipal que esclareceu esta questão diretamente a eles”. Em nota enviada à nossa reportagem, Izilda colocou ainda que seria uma forma de en-caminhamento, um pleito de reposição es-calonada, por ano, assim poderia ter maior viabilidade econômica para a administra-ção municipal.

Logo após a audiência com os profissio-nais, o presidente do SOESP foi até a prefei-tura, onde presenteou o prefeito Erinaldo Alves, com uma lembrança do Sindicato.

A agenda de compromissos terminou com um almoço oferecido pelo SOESP aos cirurgiões dentistas. O encontro aconteceu no Restaurante do Gaúcho, onde os profis-sionais e o presidente da entidade conver-saram sobre a equiparação salarial e outros assuntos de interesse da categoria.

A equiparação salarial que já ocorreu em 215 cidades do Estado de São Paulo.

Secretária de Saúde de Votorantim, Izilda Maris Chiozzoto, coordenador de saúde bucal, Dr. Fernando de Souza, o presidente do SOeSP, Dr.Pedro Petrere e cirurgiões dentistas da cidade em reunião na decretaria de Saúde

Divulgação

Apesar do município não registrar ne-nhum caso de dengue desde julho, a Se-cretaria Municipal de Saúde faz um alerta à população para que não se acomode nesse período. Durante o mês de julho, confor-me cronograma da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), a cidade realizou uma amostragem da quantidade de recipientes com larvas do Aedes aegipty existentes nas residências, a chamada Ava-liação de Densidade Larvária (ADL).

Apesar de todo o trabalho desenvol-vido no período de epidemia da doença, no primeiro semestre quando o município confirmou 2.354 casos de dengue, o índi-ce larvário encontrado em Votorantim é de 1,6. De acordo com a Vigilância Epide-miológica o número é muito preocupante, visto que o número esperado para esta época do ano é de até 0,9. De acordo com o departamento a quantidade de larvas encontradas nos domicílios visitados atra-vés de amostragem está muito alta, o que pode ocasionar uma nova epidemia, no período de chuvas.

A secretária da Saúde, Izilda Maris Chio-zzotto de Moraes, explica que o Centro de Controle de Zoonoses continua realizando o trabalho de visita casa a casa, serviço de ro-tina para orientação da população quanto a eliminação dos criadouros do mosquito Ae-des Aegipty. “Este é o principal meio de evi-tar a proliferação do mosquito e consequen-temente a transmissão da doença”, destaca.

A partir deste mês, a equipe de com-bate à dengue também passará a fazer a divulgação através de faixas e cartazes dos locais onde houve o maior número de casos de dengue no município, para assim, tentar sensibilizar a população quanto à importân-cia da prevenção para o combate à doença.

A Secretaria de Saúde faz o apelo

dengue

Índice larvário está acima do esperado para época do ano

para que a população deixe os agentes entrarem nas residências para fazer o trabalho de orientação e verificação de existência dos criadouros. Todos os fun-cionários possuem identificação e estão uniformizados. Nesta semana os agentes estão percorrendo as residências situa-das no Jardim Archila e Toledo.

Izilda salienta que o trabalho preventi-vo não é reduzido em nenhuma época do ano na cidade. Os agentes continuam visi-tando os bairros mesmo nos meses em que as contaminações não ocorrem, justamen-te para orientar a população e pedir que não haja um relaxamento nos cuidados. “As condições do clima são mais favoráveis ao mosquito nos meses quentes e úmidos, sabendo disso, não se pode baixar a guarda mesmo nesse período”, frisa.

Divulgação / Secom Votorantim

O trabalho preventivo não é reduzido em nenhuma época do ano

Page 17: Gazeta de Votorantim Edição 130

Página 17Gazeta de Votorantim8 a 14 de agosto de 2015

Cidades

ocorrências

A polícia capturou na noite do último sábado (1º), no Jardim Novo Mundo, em Votorantim, o foragido R.D.S., que cumpria pena por tráfico na Penitenciária de Hortolândia. Segundo bole-tim de ocorrência, policiais que faziam patrulhamento de rotina pelo bairro avistaram o rapaz, que ao perceber a aproximação da

Procurado plantava maconha nos fundos de casa

viatura passou a ter um comporta-mento estranho. Após abordagem, nada de ilícito foi encontrado, mas feita pesquisa criminal constatou--se que o mesmo era procurado pela Justiça. Realizadas buscas no fundo de sua residência, foram en-contrados dois pés de maconha de 80 centímetros de comprimento e outro medindo um metro.

Menores são surpreendidos com drogas em veículo

Durante patrulhamento na rotina na Rua Paschoal Gerônimo Fornazari, no Altos de Votorantim, na noite da última segunda-feira (3), policiais militares abordaram um Fiat Pálio ocupado por três jo-vens, todos menores de 18 anos. Após revista, nada de ilícito foi en-contrado com eles, porém dentro do veículo, em uma carteira havia

R$ 438,00 e outros R$ 80,00 no banco de trás. Perto do freio de mão havia ainda um saco plástico com 21 pedras de crack embala-das. Questionados, N.B.P.C., de 17 anos, que estava na direção, afir-mou que os R$ 438 eram seus e que não tinha conhecimento que o entorpecente estava no carro. Já R.O.C., também de 17 anos, afir-

mou que os R$ 80,00 lhe perten-ciam e que havia achado a droga enquanto soltava pipa. M.R.M.S., de 16 anos, disse que estava no banco de trás quando foram abor-dados afirmou que não conhece muito bem R. pois o mesmo se-ria amigo de infância de N., não sabendo portanto dizer se ele é usuário de droga.

Mulher é atropelada na Luiz do Patrocino

Uma mulher de 52 anos foi atropelada na tarde da última segunda-feira (3), quando atra-vessava a ponte sobre o Rio So-rocaba, da Avenida Luiz do Pa-trocino Fernandes, no centro de Votorantim. A.D.S. contou que ao atravessar a via não prestou aten-

ção no fluxo de veículos e foi atingida pelo GM Prisma, con-duzido pelo aposentado J.M., de 82 anos. A vítima foi enca-minhada ao Hospital Regional de Sorocaba com escoriações leves no joelho e nas mãos e dores nas costas.

após beber cerveja, motorista causa acidente no Parque Bela Vista

Um motorista embriagado cau-sou um acidente no final da noite do último domingo (2), na Rua Emí-lio Terciane, no Parque Bela Vista, em Votorantim. Segundo boletim de ocorrência, F.C.C., de 21 anos, perdeu o controle de VW Voyage,

batendo contra um telefone pú-blico e o muro de uma residência, vindo a tombar logo em seguida. Questionado se havia ingerido be-bida alcoólica, ele admitiu ter con-sumido cerveja, mas não sabendo dizer a quantidade. Ele se recusou

a se submeter ao teste do bafôme-tro, concordando apenas em fazer a coleta sanguínea. No plantão po-licial, ele disse que “não havia bebi-do tanto assim, que foi a direção do carro que subiu, causando a infeli-cidade do tombamento”.

Músico fica ferido em acidente no acesso 103

O músico F.R.A., de 32 anos, ficou ferido após colidir sua moto contra um veículo WV Golf, conduzido por A.O.S., de 29 anos. O acidente ocorreu

Balconista perde r$ 730 em golpeUma balconista teve um

prejuízo de R$ 730 após cair em um golpe telefônico. Por volta das 22 horas do último sábado (1º), V.M., de 36 anos, recebeu uma ligação em seu celular afirmando que havia sido sor-teada em uma promoção feia por uma empresa de telefonia móvel e que havia ganhado R$

150 mil. Porém para receber o prêmio, ela teria que transferir para uma conta indicada pela atendente a referida quantia para concluir a promoção. Após perceber que o envelo-pe no constando valor de R$ 99 mil estava vazio, a vítima percebeu então que se tratava de um golpe.

Polícia prende motorista embriagadoPoliciais militares prenderam

em flagrante na noite do último sábado (1º), o funcionário públi-co W.J.P.A., de 45 anos, por dirigir embriagado. Segundo boletim

de ocorrência, ele foi surpreen-dido no Acesso 103 da Rodovia SP-79, na altura do bairro Voto-cel, ziguezagueando pela pista. Aparentemente alcoolizado, ele

Mulher joga pimenta no rosto de vizinha

Ciúmes do marido. Esse teria sido o motivo da agressão sofrida por uma adolescente de 17 anos por sua vizinha. O caso acon-teceu no final da tarde da última segunda-feira (3), no Jardim Tatiana, em Vo-torantim, quando agressora jogou pimenta no rosto da vítima e ainda lhe desferiu diversos tapas.

admitiu que estava em uma fes-ta, onde consumiu cerveja e ba-tida. Ele foi submetido ao teste do bafômetro, que apontou 1,05 MG/L de álcool no ar.

na tarde do último sábado (1º), no Acesso 103 da Rodovia SP-79, altura do bairro Itapeva, quando por volta das 14 horas, ao fazer o retorno para entrar na rodovia, o

veículo atingiu motocicleta. A vítima foi encaminhada ao Hospital Regional de Soroca-ba com suspeita de fratura na mão e pés.

Divulgação

Pés de maconha fo-ram encontrados na

casa do foragido

Jorge Silva

equipes de resgate atenderam a ocorrência

Page 18: Gazeta de Votorantim Edição 130

Página 18 Gazeta de Votorantim 8 a 14 de agosto de 2015

rapidinhas da Gazeta

anUnCIe na

GaZeTa

Senac Sorocaba promove Semana de ProfissõesPara auxiliar os jovens na escolha de uma carreira de sucesso, o Senac Sorocaba criou a Semana de Profissões, que acontece de 17 a 21 de agosto e reunirá profissionais que aten-derão ao púbico, tirando dúvidas sobre profissões e o mercado de trabalho. O evento é gratuito, aberto ao público e acontece em diversos horário. Ao todo, são 22 atividades que incluem palestras e workshops. A programação completa da Semana de Profissões do Senac Sorocaba, incluindo todas as palestras e workshops, está disponível no site www.sp.senac.br/sorocaba. Os interessados devem acessar o portal e fazer a inscrição para as atividades que desejar. O Senac Sorocaba fica na Av. Cel Nogueira Padilha, 2392 – Vila Hortência. Outras infor-mações pelo telefone (15) 3412-2500.

Inscrições para curso gratuito de escultura em argila estão abertas

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur), promoverá um curso gratuito de escultura em argila. As inscrições vão até 14 de agosto. Os interessados devem com-parecer ao Aquário Cultura, das 14h às 18h, e apre-sentar a cópia do RG, CPF (ou certidão de nascimen-to) e comprovante de residência. Os menores de idade devem estar acompanhados de um respon-sável, e este apresentar os documentos pedidos. A idade mínima é de 12 anos. As aulas começam em 25 de agosto e serão realizadas no Centro Comuni-tário “Vital de Oliveira”, no Jardim Toledo, e aconte-cerão às terças-feiras, das 19h às 21h.

Inscrições para concurso público da área da saúde

terminam amanhãPor meio do concurso públi-co Nº 2/2015, a Prefeitura de Votorantim abriu 38 vagas para médicos das mais diver-sas especialidades, incluindo 5 plantonistas, 5 clínicos ge-rais e 2 pediatras plantonis-tas. As inscrições podem ser feitas até este domingo (09).Há vagas também para outros profissionais com formação superior como enfermeiros (2), fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e farmacêutico; auxiliares de enfermagem (3) e auxiliares de enfermagem plantonistas (4), com ensino fundamental e registro no Conselho Regional de Enfer-magem (Coren) de São Pau-lo; e ensino médio, como é o caso de recepcionista planto-nista e fiscal sanitário.As inscrições devem ser feitas pela internet através do site www.publiconsult.com.br e a taxa varia de acordo com o cargo pretendido, sendo R$ 13,20 para ensino fundamen-tal, R$ 17,30, ensino médio e R$ 23,00 superior. O Edital completo com todas as infor-mações pode ser acessado no site da prefeitura: www.voto-rantim.sp.gov.br

Paróquia nossa Senhora aparecida realiza a Semana

da FamíliaA Paróquia Nossa Senhora Aparecida, cuja Matriz está lo-calizada no bairro Vossoroca, em Votorantim, realiza a partir de amanhã a Semana da Famí-lia. Confira a programação: 09/08: 18h15 Reza do terço, 19h Missa das Famílias.10/08: 19h30 Palestra “Sim-plesmente mulher” com a pa-lestrante Candelária. (momen-to dedicado para as mulheres)11/08: 19h30 Palestra “Um homem segundo o coração de Jesus” com o palestrante: Anselmo Neto. (momento de-dicado para os homens)12/08: 19h30 Palestra “Jesus meu melhor amigo” com a equipe Pedacinho de Céu. (momento dedicado para as crianças) 13/08: 19h30 Palestra “Sou jo-vem, sou cristão e tenho meu valor” com o palestrante Hen-ri. (momento dedicado aos jovens)14/08: 19h30 Palestra “O amor é a nossa união: a família” com os palestrantes Junior e Lilian. (momento dedicado às família)

Peça a Cigarra e a Formiga tem apresentação gratuita no Iguatemi esplanada

A peça A Cigarra e a Formiga é a atração deste domin-go (09/) no Iguatemi Esplanada. A peça dá continui-dade ao Projeto Domingo é Dia de Teatro que leva en-cenações infantis, brincadeiras, contação de histórias, palhaços e mágicos ao shopping, promovendo apre-sentações gratuitas, voltadas à família, principalmen-te ao público infantil. A encenação acontece às 16h, na Ala Sul.A peça traz uma novidade para o tradicional embate das duas personagens tão conhecidas com uma situ-ação inusitada. Nela, a Cigarra e a Formiga disputam um cargo na “Diretoria dos Insetos”, importante órgão que todos querem participar. É melhor sair de perto dessa batalha, pois elas prometem lutar até o fim para saírem vencedoras nesta disputa pra lá de bem humo-rada e cheia de acontecimentos inusitados. Quem se tornará a diretora você descobre no domingo. Cada espetáculo tem duração média de 50 minutos. Outras informações pelo telefone (15) 3219.9900.

BB disponibiliza refinanciamento de Finame Procaminhoneiro

O Banco do Brasil está fazendo o refinanciamento das operações de Finame Procaminhoneiro. O programa de financiamento é uma linha de crédito que utiliza recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para compra de veículos pesados e equipamentos.Segundo o banco, a linha é destinada exclusivamente ao seg-mento de transporte rodoviário de cargas e tem por finalidade estimular a renovação da frota dos transportadores autônomos e empresas com faturamento de até R$2,4 milhões.No mês passado, o BNDES normatizou as regras para o refinan-ciamento das operações contratada até 31 de dezembro de 2014. Foi permitida a repactuação de até 12 parcelas. As operações re-financiadas contarão com carência de 12 meses, a partir de sua formalização. (Agência Brasil)

Divulgação

apresentação será gratuita

Bicho é amigo - A Guarda Civil Municipal (GCM) de Votorantim realizou na última terça-feira (04) uma palestra e apresentação, com cães adestrados da corporação, contra os maus-tratos e abandono de animais, para os alunos da EMEIEF Helena Pereira de Morais. Esta é mais uma escola que participa do Projeto “Bicho é Ami-go, não é Brinquedo”. O projeto, da GCM de Votorantim, visa conscientizar as crianças sobre importância em cuidar dos animais e não abandoná-los.

Divulgação

Page 19: Gazeta de Votorantim Edição 130

Página 19Gazeta de Votorantim8 a 14 de agosto de 2015

esportes

Prof. Jesus Rodrigues Filho

Caro leitor: Se você tem fotos antigas de clubes de futebol e gostaria de vê-las publicadas na Gazeta, anote no verso da foto os nomes dos jogadores e o ano e deixe na Gazeta de Votorantim (Rua João Wal-ter, 289 – Centro), para a recepcionista, aos cuidados de Luciana Lopez. Deixe também o seu telefone, para devolução da mesma.

E.C. aNGELo VIaL - 1974Destacamos na foto acima, o time E.C. Antelo Vial, do bairro do mesmo nome, que dis-putava o varzeano local, representado por atletas que estavam iniciando na vida espor-tiva da cidade. Nesse dia, os comandados de Zé Maria, venceu a equipe do Comercial por 1X0, com gol do Gil. Aparecem em pé, da esquerda p/ direita: ZÉ MARIA – JAIR MALUCHO – NILTON – PINHÉ- MAURO – TIÃO QUATI- ADEMIR CRUZEIRO e PAULÃO (Au-xiliar). Agachados: DITINHO – WILSON CARECA – GIL – TICO e DE LEIA. A foto foi cedida pelo Roberto Ruiz. Votorantim berço do futebol 1900

Cerca de 2.000 atletas amadores e profissionais participaram da 1ª edição do circuito de corrida Track&Field Run Series do Iguatemi Esplanada no último domingo (02). Foram perto de 1.500 inscritos oficiais e outras 500 pessoas apaixonadas pelo esporte que aprovei-taram a experiência única de participar de um circuito de rua ideal para quem busca por um bem estar físico. Esta edi-ção contou com dois tipos de percurso, um de 5 km e outro de 10 km, permi-tindo a participação de atletas de vários níveis de preparo físico.

Os vencedores do percurso de 5 km masculino foram Luiz Reinaldo Reina (16’38”), Willian Silva (17’31”), Adenaldo

Votorantim participa em sete modalidades dos Jogos regionais do Idoso

A Secretaria de Desporto (Sedesp) de Votorantim enviou 25 atletas ao XIX Jogos Regionais do Idoso (Jori), que acontece em Itapetininga, desde quarta-feira (05) até ama-nhã (09). O evento deve reunir cerca de 1700 competidores de 40 municípios, que dispu-tam 14 modalidades no feminino e mascu-lino. A idade mínima para participar é de 60 anos, e as categorias são: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez. Escolas municipais e estaduais são utilizadas como alojamentos das delegações das cidades.

A cidade de Votorantim participa nas modalidades de atletismo, bocha, dominó,

buraco, tênis de mesa, damas e voleibol adaptado. O técnico desportivo da Sedesp que acompanhou a delegação, Alexandre Gonçalves Domingues, informa que 25 atletas representam a cidade neste evento. Quem conseguir o 1º e 2º lugar nas catego-rias, irão disputar os Jogos Estaduais, que acontecerão em outubro, em Araraquara.

O Jori objetiva promover a integração do idoso na sociedade por meio de atividades físicas e desportivas, sendo organizado pelo Fundo Social de Solidariedade de Itapetinin-ga e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em conjunto com o Fundo Social de Solida-riedade do Estado de São Paulo e Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude.

Votorantim segue líder nas duascategorias do Paulista de Futsal da a-3

As duas equipes de futebol de salão, categorias sub-10 e sub-12 mantidas pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Se-cretaria de Desporto, seguem na liderança do Campeonato Paulista de Futebol da Sé-rie A-3. No sábado (01), as equipes enfren-taram Vargem Grande Paulista e voltaram a vencer, em partida realizada no Cermag. O sub-10 venceu pelo placar de 4 a 2 e o sub-12, conquistou a quinta vitória na competi-

ção ao vencer por 7 a 2.Na campanha do sub-10, dos seis jo-

gos, são cinco vitórias e duas derrotas. Já o sub-12 segue invicto, sete jogos, seis vi-tórias e um empate, além de ter 33 gols pró, 15 contra e saldo de 18 e é o líder da competição. Para encerrar a primeira fase da competição as duas equipes enfren-tarão Itaí, e data e horário a ser definido pela Federação Paulista.

arem e Jardim Clarice saem na frentepela vaga na final do Máster de Futebol

O Arem, que se classificou em 1º lugar na primeira fase do Campeonato Máster de Fute-bol de Votorantim, está praticamente na final do torneio, que é organizado pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Des-porto (Sedesp). Isso porque a equipe goleou o Bela Montanha B por 4 a 0, no campo do Fla-mengo, em partida disputada no sábado (1º).

Na outra partida, o Jardim Clarice venceu o Bela Montanha/Votocel/B.P. por 1 a 0, no Es-tádio Municipal “Domênico Paolo Metidieri”.

Os jogos que definirão os finalistas ocor-rem hoje (8), às 15h30. Bela Montanha B e Arem jogarão no Estádio Municipal, e Bela Montanha/Votocel/B.P. enfrentará o Jardim Clarice se no campo do Flamengo.

definidos os classificados e rebaixados da 2ª divisão

Estão definidas as equipes que jogarão as quartas de final da 2ª divisão do Campeona-to Varzeano de Votorantim, que é organizado pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Se-cretaria de Desporto (Sedesp). A última rodada da primeira fase aconteceu no domingo (02), e todos os times que estavam na zona de clas-sificação mantiveram a vaga (até então, seis equipes já estavam matematicamente classi-ficadas).

No grupo A, os times que se classificaram foram: Tatiana (16 pontos), Estrelas da Vila Amorim (16 pontos), Fluminense (15 pontos) e Angelo Vial (13 pontos). Já no B passaram: San-tos Dumont (21 pontos, 100% de aproveita-mento), Unidos da Vila Guilherme (13 pontos), Itaporanga (10 pontos) e Unidos do Serrano (10 pontos).

A 2ª divisão tem mostrado que bola na rede é um dos principais fatores deste cam-peonato. E isso não foi diferente na 7ª rodada, com 28 gols em 8 jogos (na passada, foram 34). Nas quatro partidas realizadas na manhã do domingo, que foram do grupo B, o Santos Du-mont venceu o Itaporanga por 1 a 0, no campo Votoran, e manteve o 100% de aproveitamen-to. O Parque São João derrotou o Portuense por 3 a 2, no campo Flamengo, mas não foi suficiente, pois necessitava de uma combina-ção de resultados para avançar de fase. O Por-tuense já entrou em campo rebaixado. O Nova Votorantim perdeu para o Unidos do Serrano por 2 a 1, no campo Vila Nova, e também dei-xou escapar a chance de classificação. Melhor

para o Serrano, que com a vitória passou para as quartas. O único empate da rodada aconte-ceu no jogo entre Rio Acima e Unidos da Vila Guilherme, com o placar de 0 a 0, no Estádio Municipal “Domênico Paolo Metidieri”,

Nos jogos da tarde, que foram do grupo A, todas as quatro vagas para as quartas de final já estavam preenchidas. O Fluminense goleou o América por 5 a 1 no campo Fluminense. An-gelo Vial perdeu por 3 a 2 para o Estrelas da Vila Amorim. O Novo Mundo, que ainda não havia pontuado e já estava rebaixado, goleou o Celtic Vila Nova por 4 a 1, no campo Flamengo. Por fim, o Parque Bela Vista foi derrotado pelo Tatiana por 2 a 1, no campo do Parque.

Nesta primeira fase, as duas piores equi-pes, independentemente de grupo, caem. Já as quatro melhores de cada grupo passam. A segunda fase é disputada em sistema de mata--mata, ida e volta – com exceção da final, que ocorre em um jogo -. Nas quartas de final, as partidas cruzam o grupo (o que não ocorria antes), por exemplo: o 1º do grupo A enfrenta o 4º do B, o 2º do A joga com o 3º do B, e assim sucessivamente.

A 1ª rodada das quartas de finais acontece hoje (09) com os seguintes jogos: às 9h jogam no Estádio, Santos Dumont e Ângelo Vial; Às 11h, no Estádio, Estrelas da Vila Amorim e Ita-poranga; Às 9h, no Flamengo, Tatiana e Unidos do Serrano; às 11h, no Flamengo, unidos da Vila Guilherme e Fluminense. Se uma equipe vencer por 4 ou mais gols de diferença no 1º jogo, já estará classificada.

1ª edição da Track&Field run Series supera expectativas

Brito (17’36”), José Elias Corrêa (17’41”) e Nilton Alves da Silva (17’53”). Na catego-ria feminina as cinco primeiras colocada foram Natália Rabello Fernand (21’32”), Luciane Padilha (22’45”), Maria Eliete To-ledo (23’14”), Teresinha de Jesus Santos Sá (23’57”) e Adriana Massa (23’59”).

No percurso de 10 km masculino os primeiros colocados foram Elionay Cor-reia (34’39”), Gilvan Sousa (40’35”), José Roberto Hanata (41’01”) Renato Mansur Camis (41’20”) e José Assis (41’36”). Já ca-tegoria 10 km feminina as vencedoras fo-ram Adelita Gomes (41’41”), Adriana Vial da Silva (44’55”), Patrícia Mendes Gouveia 46’04”), Maria de Lourdes Vieira (46’30”) e Márcia Lopes Rodrigues (47’24”).

Page 20: Gazeta de Votorantim Edição 130

Página 20 Gazeta de Votorantim 8 a 14 de agosto de 2015

Cesar Silva

Como é importante ter um líder religioso para se espelhar. Observar que sua conduta é referência à condução das práticas no dia a dia e ter a certeza que ali do púlpito e do al-tar ouvirá palavras que encantam os ouvidos, que transforma a alma e nos faz buscar um mundo melhor.

Votorantim sempre teve importantes lideranças religiosas que deixaram seus no-mes cravados na história ou que continuam marcando a trajetória do seu povo. Pessoas especiais que conquistaram um lugar nos corações e como um bom pastor orienta e zela por suas ovelhas.

Aggeu Mariano da Silva é pastor jubilado da Igreja Presbiteriana Independente (I.P.I.) de Votorantim. Mas sua ligação com a cidade não é somente religiosa, também teve ampla parti-cipação como professor.

“Ao todo foram 35 anos passando pelas escolas Comendador Pereira Inácio, Senador José Ermírio de Moraes, Edith Maganini e Abi-mael Carlos de Campos. Lembro-me com mui-ta saudade dessas escolas, pena que o tempo não volta mais. Lecionei História e Filosofia, além de Educação Moral e Cívica num período onde só pastores e padres podiam ser orienta-dores dessa disciplina em sala de aula” destaca agora o professor aposentado.

Mas antes de comemorar as conquistas que a vida lhe proporcionou, Aggeu teve um começo muito difícil. Logo aos oito anos, sua mãe faleceria em Bofete. Seu pai se tornou o grande espelho e um dos exemplos deixados foi o de aprender a ler com o objetivo maior de ter contato com a palavra de Deus. Esse esfor-ço do pai e mais o desejo em vida da mãe que queria ver o filho ser pastor, foram a motiva-ção especial para que Aggeu se tornasse um Reverendo.

Hoje ele comemora, são 50 anos como pastor, iniciado em Porto Feliz e nos últimos quarenta anos atendendo a Igreja Presbite-riana Independente de Sorocaba e Votoran-tim, tendo longa passagem conduzindo a 2ª

o pastor orientando suas ovelhas

I.P.I. do Rio Acima.“A igreja nesse bairro me trás muita recor-

dação. Eu era menino e minha Escola Domini-cal era embaixo de uma Jabuticabeira, atrás da antiga igreja que depois viria a ser derrubada para ser construída uma nova. No lançamento da pedra fundamental em 1975, na verdade estava terminando a primeira parte da cons-trução e ali fiquei por longo período. Com o tempo, houve nova ampliação pelas mãos do saudoso Reverendo Jairo. Essa igreja conside-ro como uma das mais bonitas de Votorantim” comenta o Reverendo.

Mas para chegar a esse momento a igreja se constituiu primeiramente como uma con-gregação. Eram poucas as construções que existiam no bairro, que em sua maioria era for-mado por chácaras, aos poucos surgiu o fracio-namento e venda de terrenos. A congregação era filiada à I.P.I. de Sorocaba.

“Lembro-me da antiga igreja. Quando che-guei, ficamos por mais seis anos no máximo e foi iniciada a derrubada para surgir a nova construção. Tive o privilégio de participar de sua organização” comenta o pastor.

Viajando um pouco pelo tempo, vale des-

tacar que os anos 60 foram especiais para a vida de Aggeu. No começo desse período seu pai era zelador e morava no fundo da I.P.I. da rua Albertina Nascimento, no Centro. Em 1963 se formou pastor pela Faculdade de Teologia da igreja, realizando o seu maior sonho e em 1967, na mesma I.P.I. Central de Votorantim se casaria com Lenita Conegero.

“Sobre o meu casamento posso dizer, quanta lutas, quantas lágrimas, mas muito mais foram os dias de felicidade. Assim como temos mais sol que chuva, digo que temos mais alegria do que tristeza” destaca Aggeu.

E assim nessas palavras de valorização e entusiasmo que o Reverendo Aggeu consegue cativar a todos, mostrando sempre um sorriso espontâneo e ao mesmo tempo a sensibilida-de de alguém que consegue nos envolver com suas histórias e experiências de vida.

Tornou-se pastor emérito e jubilado, ago-ra comemora junto à esposa, filhos e netos a alegria de continuar em missão. Para os que o conhece fica a certeza que é o “médico da fa-mília”, não o que vai tratar de prevenção e cura

por meio da medicina, mas aquele que terá sempre uma palavra de conforto e na medida necessária para alguém se reerguer.

Cesar Silva é jornalista formado pela Uniso, ges-tor público pós-graduado pela Univ. Fed. do Es-tado do RJ (Unirio), membro da Academia Voto-rantinense de Letras, Artes e História e autor dos livros Nossa História Nossa Gente (volumes I e II)

Divulgação

Gisele Leite

antiga igreja do rio acima, quando era uma Congregação em 1970

aggeu Mariano da Silva

Lançamento da Pedra Fundamental em 1975, da 2ª IPI no rio acima, com paredes já erguidas e à frente o reverendo aggeu

a Igreja Presbiteriana Independente do rio acima

Page 21: Gazeta de Votorantim Edição 130

Página 21Gazeta de Votorantim8 a 14 de agosto de 2015

Social

Feliz aniversário Confira os aniversariantes desta semana. Desejamos muitas felicidades para todos! Mônica Marsal

11/08 - Marcelo ConstançaO lindão Marcelo Constança, que é decorador de altíssimo nível, parceiro profissional de Ronaldo Marinoni, já sabe que terça-feira (11) é dia de receber parabéns de familiares, amigos, e de nós aqui da Gazeta de Votorantim que o admiramos muito.

11/08 - ClaudemirClaudemir, o Japão, faz aniversário nesta terça-feira (11) e o carinho e os parabéns vão ser da esposa Magali, dos filhos Grese, Daiane, Cleyton e Vitor e dos netos Matheus, Ana Luisa, Melissa e Gustavo. Parabéns, Japão!

13/08 - Luciana Mesadri abrahãoQuinta-feira (13), a família Mesadri tem motivo de sobra para comemorar. É o aniversário da psicóloga Luciana Mesadri Abrahão. Valter Abrahão, esposo e companheiro apaixo-nado, vai reunir toda a família para juntos celebrarem esta tão importante data, não só para a Luciana, mas para todos que a amam e admiram. Nossos parabéns a Luciana Mesadri Abrahão, desejamos tudo de melhor em sua vida sempre!

13/08 - Carlos alberto LeiteO Mineiro, secretário do Meio Ambiente, é o aniversariante desta quinta-feira (13). Será junto da esposa e dos filhos que a data vai ser comemorada e não vão faltar os parabéns da equipe da SEMA e de amigos. Mineiro, para-béns! Saúde, paz e harmonia sempre!

12/08 - Fernanda Balotim PiresNa quarta-feira (12) é o dia da Fernanda Balotim Pires completar mais um ano, recebendo um beijo do marido Eleonai, da mãenzona Sueli, dos tios Balotim e Bete e dos primos Felipe, Ana Paula, Camila e Rodrigo. Parabéns Fer!

10/08 - Felipe BalotimNa segunda-feira (10) o Felipe Mendes Balotim completa 27 anos. Com certeza vai receber um beijão da esposa Ana Paula, dos pais Jose Carlos (Bomba) e Elizabete, da irmã Camila, e do cunhado Rodrigo. Parabéns Felipão!

Page 22: Gazeta de Votorantim Edição 130

Página 22 Gazeta de Votorantim 8 a 14 de agosto de 2015

Chef Juliano Garcia é graduado pelo Centro Universitário SENAC, Águas de São Pedro. Chef de Cozinha e Chef Boulanger da Açoriana Conveniência.E-mail: [email protected]

Lazer

resumo de novelasColuna do Chef

espertinho- Ô pai, me dá um IPhone 6?- Qual é a palavra mágica, Pedrinho?- Raquel- Que Raquel?- Sua amante...- Quer com película? Capinha? Quantos gigas?

Pergunta!Você sabe porque a namorada do HULK terminou o namoro com ele?Ela queria um namoro mais maduro

PegadinhaComo se chama o homem que tem várias

cabeças? “Criador de gado”.

Frase engraçada Há duas palavras que abrem as portas: “Puxe e Empurre”

Limão Verde(A mocinha) -Mamãe, mamãe. Meu noivo me seduziu e não sou mais virgem.(A mãe) -Então corte um limão e chupe.(Mocinha)- E isso vai devolver minha vir-gindade?(Mãe) -Não. Mas vai fazer sumir esse ar de felicidade que está estampado na sua cara.

além do Tempo - Globo - 18hSegunda, 10/08Emília acredita que Ber-nardo está vivo. Anita se interessa por Roberto. Emília decide abrir a se-

pultura de Bernardo. Afonso pede a Pedro que con-vença Anita a permanecer no casarão. Anita afirma que Roberto é o amor de sua vida e anuncia que con-tinuará no casarão. Botelho indica um calmante para Massimo dar a Salomé. Raul decide aceitar o emprego no casarão para proteger Chico. Roberto se interessa por Lívia e Felipe se incomoda.Terça, 11/08Roberto corteja Lívia, que jura a Emília querer distân-cia de todos do casarão. Anita sonda Rosa sobre Ro-berto. Lívia, Emília e Gema começam a violar a sepul-tura de Bernardo. Ariel entra em uma gruta e encontra um homem misterioso. Felipe, Melissa e Roberto pro-vam o vinho de Genaro. Walmir se interessa por Rita. Melissa finge ser simpática com Felícia e Alex. Rita se encanta com Roberto. Melissa exige que Anita ocupe a função de Carola e seja sua criada de quarto. Mas-simo exige que Salomé tome o calmante e a ameaça com o divórcio. Ariel surge para ajudar Emília, Lívia e Gema.Quarta, 12/08Vitória afirma a Felipe que aguarda apenas uma res-posta para vender suas propriedades em Campo-bello. Melissa se aproxima de Anita. Ariel consegue abrir o caixão e Emília acredita que Bernardo está vivo. Chico pede que Gema convença Raul a ficar em Campobello. Roberto diz a Melissa que a ajudará a reconquistar Felipe. Emília sonha com seu reencontro com Bernardo. Gema promete a Raul que cuidará de Chico enquanto ele estiver trabalhando no casarão. Melissa revela seus planos com Alex para Dorotéia. Salomé e Bianca imploram para que Felícia convença Massimo a voltar para casa. Ariel procura Bernardo.Quinta, 13/08Ariel tenta fazer com que Bernardo recupere sua memória. Felipe e Lívia se encontram no armazém de Neném. Irmã Lúcia pede que Lívia estabeleça um prazo para deixar o convento com Emília. Felícia con-ta a Salomé que Massimo está hospedado na casa de Neném. Roberto pensa em uma forma de conquistar Lívia. Pedro inventa para Roberto que está noivo de Lívia e o rapaz comenta com Felipe. Neném lamenta a falta de notícias de Pérsio. Lívia revela a Emília que Ariel deixará seu bilhete para Bernardo em uma ár-vore. Pedro mente para ter o perdão de Gema. Rita e Felícia visitam a sepultura de Bernardo e acreditam que o suposto morto fugiu. Sexta, 14/08Pedro ofende Chico sem que Gema veja. Com a per-missão de Vitória, Felipe oferece um novo trabalho a Afonso e Zilda comemora. Rita e Felícia revelam a Vi-tória o estado da sepultura de Bernardo e ela inventa uma história para despistar as duas. Dorotéia destrata Neném. Massimo se diverte ao saber por Felícia que Salomé acredita que ele e Neném têm um caso. Pe-dro mente e confirma a Felipe que está noivo de Lívia. Anita confessa a Afonso que deseja apenas ser sua amiga. Ariel e Lívia observam Vitória e Zilda visitando a sepultura de Bernardo.Sábado, 15/08Lívia percebe que Vitória sabe que Bernardo está vivo e conta a Emília. Felipe desconfia do passeio de Vitória. Pedro comenta com Anita que Roberto se in-teressou por Lívia. Melissa, Roberto e Dorotéia armam para que a moça reconquiste Felipe. Bento revela a Vitória que o homem encontrado em Porto Alegre não é Bernardo. Massimo negocia com Salomé as condições para voltar para casa. Botelho convida Neném para acompanhá-lo à festa de Roberto. Lívia planeja trabalhar no casarão para descobrir a verdade sobre seu pai. Deso-rientado, Bernardo ataca Bento.

Babilônia - Globo - 21h Segunda, 10/08Murilo confessa a Regina suas armações contra ela, mas não revela o nome do cúmplice. Inês invade o apartamento de Murilo e en-contra o relógio de Evandro.

Wolnei revela a Vinícius que foi Cris quem o contra-tou para incriminar Regina. Vinícius, Wolnei e Tadeu denunciam Cris e Murilo para Vera. Murilo e Otávio pressionam Beatriz. Júlia afirma a Luís Fernando que quer voltar a morar com sua mãe. Vinícius expulsa Cris de sua casa. Paula e Ivan recebem a notícia do fale-cimento de sua prima. Beatriz confessa a Otávio que está apaixonada por outro homem.Terça, 11/08Beatriz pede para continuar amiga de Otávio, que promete vingança. Vinícius e Regina se beijam, mas a moça recua por causa de Carlos Alberto. Olga e Cris se desentendem. Evandro tenta se desculpar com Alice. Osvaldo reconhece Otávio e o chantageia. O passaporte de Murilo é apreendido pela polícia. Laís descobre que Aderbal recebe propinas. Alice decide viajar com Murilo. Murilo e Evandro se enfrentam e Guto defende o pai. Regina recupera a guarda de Jú-lia. Diogo enfrenta Murilo.Quarta, 12/08

Diogo agride Murilo e Olga se desespera. Tadeu ame-aça Murilo. Leandra Leal se irrita com Consuelo, que se revolta contra Clóvis. Regina pede a ajuda de Luís Fernando para melhorar sua imagem pública. Alice descobre que Murilo ainda é agenciador de mulheres. Murilo descobre que Cris está grávida e, em um surto de ciúmes, empurra a moça da escada e Alice vê. Cris revela a Murilo que o filho que espera é dele.Quinta, 13/08Murilo foge e Alice socorre Cris, que pede sigilo sobre a paternidade de seu filho. Vinícius conta para Alice toda a verdade sobre Murilo. Cris perde o bebê, mas mantém segredo para Vinícius. Tom Cruzes conta para Valeska que Osvaldo invadiu seu computador. Celina e Inês convencem Alice a ir à sua festa. Otávio e Sérgio analisam documentos da empresa. Murilo perde seu celular e Regina o guarda. Murilo é assassinado duran-te a festa de Alice.Sexta, 14/08Pedro anuncia a chegada da polícia e pede que nin-guém deixe a boate, mas Beatriz e Diogo não acatam a decisão. Inês acusa Beatriz de matar Murilo. Vinícius consola Olga. Otávio e Sérgio terminam a análise de documentos que incriminam Beatriz. Ivan é atropela-do e Diogo pede ajuda a Sérgio. Alice exige que Cris revele para Vinícius que o suposto filho que espera é de Murilo. Paula adota Manuela, o bebê de sua prima. Cris se aproxima de Júlia.Sábado, 15/08Ivan se revolta ao descobrir que ficará paraplégico e é rude com Sérgio. Vinícius descobre que Cris perdeu o bebê e que a criança era de Murilo. Com a ajuda de Luís Fernando, a matéria sobre Regina é publicada. Cris é presa. Wolnei copia os balanços financeiros do Estrela Carioca. Bento revela a Regina que encontrou uma gra-vação de Beatriz no celular de Murilo. Regina conversa com Teresa sobre Beatriz e Estela ouve. Otávio e Inês derrubam Beatriz da presidência da Souza Rangel.

I Love Paraisópolis - Glo-bo - 19hSegunda, 10/08Grego avisa a Tomás que, se ele não impedir o casa-

mento de Mari e Benjamin, aceitará Bruna como dan-çarina em sua boate. Benjamin confidencia a Mari que Gabo será afastado da Pilartex. Bruna decide trabalhar no Pata Choca. Soraya esquece de ir ao recital de seus filhos. Gabo e Benjamin trocam ofensas. Soraya destra-ta Izabelita e é repreendida por Benjamin, que avisa à mãe que não a quer em seu casamento. Mari se deses-pera ao ver Pedroca e Lourenço frente a frente com um enorme cachorro em Paraisópolis.Terça, 11/08Mari se surpreende ao ver que o cachorro é na realidade amistoso com Lourenço e Pedroca. Janice avisa a Gre-go que os filhos de Soraya estão em Paraisópolis, como ele havia planejado. Júnior alerta Soraya que Lourenço e Pedroca não foram à escola. Izabelita sai com Margot para comprar o enxoval do bisneto. Mari diz a Benjamin que Lourenço e Pedroca estão no Pata Choca. Soraya e Gabo vão até Paraisópolis pegar os filhos. Gabo se as-susta ao ver Grego na sala de seu escritório. Quarta, 12/08Grego propõe a Gabo que os dois se unam contra Benjamin. Soraya e Gabo recebem Silvéria e Fradique para jantar. Júnior sabota as refeições de Silvéria. Ben-jamin compra a casa que Mari havia perdido na época em que os dois se conheceram, e surpreende a noiva ao comunicar que os dois irão morar no local. Margot aceita o convite de Grego para conhecer o Pata Choca e Bruna se incomoda. Mari e Benjamin reagem surpre-sos ao ver Margot e Grego juntos em Paraisópolis.Quinta, 13/08Grego começa a se aproximar de Margot e se tornam amigos. Mari e Ben se preocupam com a aproximação de Grego e Margot. Continua o jantar na casa de So-raya com Silvéria e Fradique. Gabo consegue conven-cer Fradique a se candidatar como presidente da Asso-ciação de Moradores. Juju implora para Eva não contar para Mari e Danda sobre a intimação que recebeu. Paulucha procura Grego para falar sobre o trabalho de Bruna no Pata Choca. Clarice diz para Tomás que o casamento deles acabou definitivamente. Dália come-ça a preparar uma venda especial com a muamba de Danda que comprou no leilão.Sexta,14/08Benjamin encontra Grego e Margot conversando e o clima entre eles fica tenso. Grego e Benjamin começam a discutir e Margot coloca os dois para fora de casa. Jávai continua a acreditar que está sendo perseguido e sequestra Junior. Ben, Mari e Olga trabalham para a montagem do restaurante Cebola Brava. Patricia se preocupa com a aproximação de Grego e Margot. Na-tasha decide que quer fazer plástica e Paulucha se irrita com a filha. Sábado, 15/08Mari e Danda descobrem que Jurandir foi intimado e vão tirar satisfação com Grego. Raul continua às turras com Omara, Claudete e Mirela e elas insistem para que ele case com uma das três. Começa a venda especial de Dália e forma-se uma fila de mulheres do Morumbi para adquirir as peças de grife. Júnior tenta escapar de Jávai com a ajuda de Soraya. Gabo começa a armar o esquema para derrubar Benjamin da presidência da Pilartex. Os resumos dos capítulos são disponibilizados pelas emissoras e estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

Bom-bocado de mandioca“O prazer da comida é o único que, desfrutado com moderação, não acaba por cansar.” (Anthelme Brillat- Savarin ) Ingredientes:½ xícara (chá) de açúcar¼ xícara de (chá) de água4 ovos1 lata de leite condensado½ vidro de leite de coco 1 xicara (chá) de coco fresco ralado400g de mandioca crua ralada

Modo de preparo:Em uma panela, leve ao fogo médio o açúcar até caramelizar. Despeje em uma forma de buraco no meio de 24cm de diâmetro e reserve. No liquidificador, bata os ovos, o leite condensado e o leite de coco. Em uma tigela, misture o creme do liquidificador, o coco e a mandioca. Despeje na forma reservada e leve ao forno médio preaquecido, em banho--maria, por aproximadamente 45 minutos.

Page 23: Gazeta de Votorantim Edição 130

Página 23Gazeta de Votorantim8 a 14 de agosto de 2015

eMPreGoS e oPortunidadeS

Classificados

auLaS PrÁTICaS

Manicure/Pedicure e Depilação

F: 3247-4808/99702-0240

BaLCÃo dE aNÚNCIoSRua João Walter, 289

rENda ExTraTrabalhe em casa vendendo lindas

camisetas.F.: 3023-0196 99854-0397

CoSTuCCIConserta-se máquinas de costura e vende-se peças e acessórios. F.: 99850-2854

SuPErMErCadoSRede Bom Lugar contratam: Auxiliar de escritório, Repo-sitor, Op. de caixa, Balconista açougue e padaria, aux. de limpeza e fiscal de caixa. Le-var currículo com foto para o endereço: Rua Servina Cardoso Luvison, 20, Vila Garcia, Vo-torantim. Preferencialmente residir próximo à Vila Garcia e Vila Nova.

CaSa NoVa rES. ITÁLIaCel.: 997710389 aP. rES. GraNVILLER$ 173 mil - 997710387 aP. rES. SaVóIaR$ 140 mil - 97710389

aLuGa-SE CaSaParque Jataí, 4 cômodos. Pre-ferencialmente para casal. R$ 500,00 F.: 99758-3548

Page 24: Gazeta de Votorantim Edição 130

Página 24 Gazeta de Votorantim 8 a 14 de agosto de 2015

Claudinei

e os filhos

Bruno e

Diego

Clayton Ton-che e sua filha Vitória Miti-dieri Tonche

Marcelo rolim com seus filhos Pedro Henri-que rolim e Murilo rolim

Larissa ra-fael com seu pai rodrigo rafael

Marcos e seu

filho Lucas

“É um homem sábio o que conhece o seu próprio filho.

Mas um filho é mais sábio ainda, ao amar

verdadeiramente seu pai”

Vitor

Karabachian

e seu filho

Heitor