gazeta de mariana online - 6ª edição

12
audiencia debate transporte coletivo Gazeta de Mari ana online n° 06 | 28 de agosto de 2014 População de Mariana participa das discussões que darão inicio ao processo para a concessão dos serviços de transporte coletivo urbano, distrital e rural do município. (P.5) FOTO: THIAGO ANSELMO | PREFEITURA DE MARIANA ^

Upload: prefeitura-mariana

Post on 02-Apr-2016

221 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Informativo da Prefeitura de Mariana

TRANSCRIPT

Page 1: Gazeta de Mariana Online - 6ª edição

audiencia debate transporte coletivo

Gazetade Mariana online n° 06 | 28 de agosto de 2014

População de Mariana participa das discussões que darão inicio ao processo para a concessão dos serviços de transporte coletivo urbano, distrital e rural do município. (P.5)

FOTO: THIAGO ANSELMO | PREFEITURA DE MARIANA

^

Page 2: Gazeta de Mariana Online - 6ª edição

28 de agosto2 Gazeta

QUEM SOMOS

PREFEITO Celso Cota

VICE-PREFEITO Duarte Júnior

SECRETÁRIO DE GOVERNORaul José de Almeida Junior

SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃORangel Allan da Silva

SECRETÁRIO DE CULTURA E TURISMOAntonio Delfonso Ferreira

SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICOHelielcio Jesus Vieira

SECRETÁRIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIALIvânia Perdigão

SECRETÁRIO DE DESPORTOSHelerson Freitas

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃOElizabeth Cota

SECRETÁRIO DE FAZENDAJosé Carlos Sampaio De Castro

SECRETARIO DE ESTRADAS VICINAISBreno Estevão

SECRETÁRIO DE TRANSPORTE E TRÂNSITOGeraldo Magela de Oliveira

SECRETÁRIO DE SAÚDEGermano Zanforlim De Araújo

SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO E GESTÃODanilo Brito das Dores

SECRETÁRIA DE OBRAS E SERVIÇO PÚBLICOFátima de Souza Guido

SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTEJosé Miguel Cota

SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIALJosé Luiz Furst

SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO RURALPaulo César Gonçalves de Carvalho

PROCURADORIAJosé Celso

Opinião

PALAvRA DO PREFEITO

ExPEDIENTE

SECRETÁRIO ADJUNTO DE COMUNICAÇÃO Arlindo Luís Ferreira • COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Douglas Couto • JORNALISTA Filipe Barboza • PROJETO GRÁFICO e DIAGRAMAÇÃO Gabriela Ribeiro • REDAÇÃO Ana Rafaela, Diogo Queiroga, Edan André, Kaio Barreto, Laura Vasconcelos, Luma Sabóia, Tamires Duarte, Thiago Anselmo e Yara Diniz

CONSELHO EDITORIAL Dílson Cláudio e Israel Quirino • EDIÇÃO ESPECIAL ONLINE • DISTRIBUIÇÃO GRATUITA • Acesse: www. mariana.mg.gov.br

Gazetade Marianaonline

Meus amigos e minhas amigas. Chegamos ao final do agosto, um mês de muito trabalho e conquistas para a nossa gente, principalmente na área da segurança. Depois de entregamos a Monsenhor Horta o posto integrado de segurança pública, agora é a vez de Passagem de Mariana receber uma unidade da Polícia Militar.

Na Barroca, fomos recebidos com festa pela comunidade agradecida pelo asfalto nas ruas daquela comunidade. E muitas obras ainda serão inauguradas nos próximos meses, fruto de um grande esforço deste governo que em apenas um ano e oito meses já conseguiu cumprir quase a metade do compromisso assumido com os cidadãos. Agora é continuar arregaçando as mangas e trabalhar sempre ouvindo a nossa gente. Contamos com você!

Celso Cota PREFEITO

Page 3: Gazeta de Mariana Online - 6ª edição

28 de agosto 3Gazeta

uma felicidade muito grande receber essa unidade policial, que dará mais segurança a nossa comunidade. Para quem não sabe, Passagem de Maria-na já teve um posto policial, mas essa equipe que chega agora é mais moder-na e equipada para trazer mais tran-quilidade para a nossa comunidade”, comemorou Rapalo.

Para o capitão Erly de Jesus Costa,

esta unidade policial em Passagem é um grande avanço para a comunidade. “Há poucos dias inauguramos em Mon-senhor Horta um subdestacamento da PM e, agora, estamos entregando esse pelotão em Passagem, com efetivo e via-tura prontos para atendimento imedia-to. A população clama por segurança, entendemos essa necessidade e traba-lhamos para atender”, disse o policial.

PASSAGEM DE MARIANA MAIS SEGURAFOTO: ELCIO ROCHA | PREFEITURA DE MARIANA

Obras

Inaugurado posto policial que começa a atender a comunidade do distrito

Nova unidade da Polícia Militar, na Rua do Campinho, foi inaugurada no sábado (23), pelo prefeito Celso Cota.

Da Redação

Depois do distrito de Monsenhor Horta, agora é a vez de Passagem de Mariana ganhar um posto de segurança pública. A nova unidade da Polícia Mi-litar, que funciona na Rua do Campi-nho, 51, foi inaugurada no sábado (23), com as presenças do prefeito Celso Cota, do vice Duarte Junior e do capi-tão Erly de Jesus Costa, comandante da 239ª Cia da PM de Mariana.

“Na área da segurança pública, esta é uma importante ação que estamos conseguindo alinhar junto com a Po-lícia Militar e que vem dando certo. É um compromisso que assumimos com a comunidade e estamos cumprindo. Queremos entregar outras unidades. Só estamos aguardando o aumento do efe-tivo policial para levar esses benefícios também a outras comunidades”, explica o prefeito Celso Cota.

O ex-prefeito e morador de Passa-gem, João Rapalo, comemorou a insta-lação do posto policial no distrito. “É

FOTO: ELCIO ROCHA | PREFEITURA DE MARIANA

Page 4: Gazeta de Mariana Online - 6ª edição

28 de agosto4 GazetaObras

ASFALTO NAS RUAS Da BARROCAFOTO: ELCIO ROCHA | PREFEITURA DE MARIANA

FOTO: ELCIO ROCHA | PREFEITURA DE MARIANA

Prefeito de Mariana inaugura pavimentação e anuncia mais ações

Da Redação

Em continuidade a uma ampla agenda de inaugurações, o prefeito de Mariana, Celso Cota, realizou neste domingo (24) a entrega da pavimentação das ruas do sub-distrito de Barroca. Ao todo foram inves-tidos R$ 640 mil na obra. Além dos mora-dores da comunidade, a cerimônia contou com a presença do vice-prefeito Duarte Junior “Du”, secretários municipais, da

equipe de governo e de vereadores.Ao agradecer a prefeitura pela obra,

o presidente da associação comunitária, José Basílio, lembrou do sofrimento da comunidade. “Em tempos de seca, a gen-te não podia nem abrir as janelas de casa por causa da poeira. E se chovesse, era a maior dificuldade para sair de casa, era quase preciso usar bota. Por isso é que estamos satisfeitos com a obra, que nós pedimos e o prefeito atendeu”, comemo-

Foram investidos R$640 mil na obra. Além dos moradores, a cerimônia contou o vice-prefeito Duarte Junior “Du”.

rou o líder comunitário. O vice-prefeito Duarte Junior desta-

cou que esta é apenas uma ação no Bar-roca, e que outras há muito vem sendo feitas, como a escola de tempo integral na área de Educação e a patrulha agrí-cola que atende aos produtores. “A gente vê que o governo tem mandado em todas as direções e sempre pautado no interes-se público. Sabemos que na prefeitura o nosso tempo é determinado e, enquanto estivermos lá, temos obrigação de tentar fazer e bem feito”, disse Du.

Em seu discurso, o prefeito Celso Cota agradeceu o carinho da comunida-de e destacou que, além do asfalto das ruas, a prefeitura vai melhorar a quadra esportiva e fará os reparos necessários na escola municipal que atende a comunida-de da Barroca.

A pavimentação da estrada que liga aos distritos vizinhos está no planejamen-to do município. “O segredo de um bom governo é ser sensível aos anseios da co-munidade. O nosso intuito é apenas esse: ouvir as pessoas ao longo do nosso man-dato para atender bem e construir uma cidade melhor a cada dia”, disse o prefeito.

Page 5: Gazeta de Mariana Online - 6ª edição

28 de agosto 5Gazeta

Além de devolver o charme à praça, foram instalados equipamentos incentivando os moradores a pratica exercícios físicos.

´PRAcA DA CASCALHEIRA e REVITALIZADA

Obras

Prefeitura conclui obra e entrega aos moradores academia ao ar livre

´

FOTOS: KAIO BARRETO | PREFEITURA DE MARIANA

Kaio Barreto

A Prefeitura de Mariana entrega a co-munidade às obras da Praça da Cascalhei-ra, no Barro Preto, com um incremento: a instalação de uma academia ao ar livre. A inauguração acontece na sexta-feira (29), às 19 horas, com as presenças do prefeito Celso Cota e do vice Duarte Junior “Du”.

Além de devolver o charme à pra-ça da Rua Cascalheiras, no local foram instalados equipamentos bioarticulares, que trabalham vários membros e múscu-los, incentivando os moradores a pratica exercícios físicos.

O Secretário de Desportos de Maria-na, Helerson Freitas, comemora as rea-

lizações do projeto. “Ele [o projeto] pro-porciona às pessoas a possibilidade de estar em contato com o exercício físico diariamente, melhorando a qualidade de vida de quem não tem tempo, não gosta de procurar academias longe de casa ou até mesmo quem não tem recursos para cuidar da saúde do corpo enquanto pre-venção”, explica.

A estudante Marina Cristieli, do distri-to de Santa Rita Durão, aproveitando uma visita a sua avó Neuza, levou os primos de oito e cinco anos para brincar na praça e também se exercitar. Marina elogiou o novo espaço e destacou a importância de áreas como esta na cidade. “Meus primos gostam muito de ficar aqui. É muito im-

portante projetos como este, porque in-centiva todos a praticar exercícios”, disse.

MAIS OBRASA Pista de Caminhada, que liga Ma-

riana ao distrito de Passagem, que será inaugurada em setembro, recebe os ajus-tes finais para a instalação dos aparelhos de atividade física. A pista teve toda a iluminação trocada e foi estendida até a Avenida Nossa Senhora do Carmo. Além disso, o local também vai ganhar guari-tas da guarda municipal, trazendo mais segurança aos moradores. Ao todo serão 10 espaços que receberão o projeto Aca-demia ao Ar Livre.

Page 6: Gazeta de Mariana Online - 6ª edição

28 de agosto6 GazetaGoverno

ACOES DE PREVENCOES A DESASTRES

Diogo Queiroga

A Prefeitura de Maria-na, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento Urbano, começou com as ações preventivas ao lon-go do leito do Ribeirão do Carmo e nos córregos vizi-nhos. O trabalho tem como objetivo evitar as enchentes no período chuvoso.

As equipes iniciaram na segunda-feira (25) a limpeza do córrego do Seminário, próximo ao bairro Dom Oscar. Al-gumas máquinas já estão trabalhando no Ribeirão do Carmo, na parte baixa

FOTOS: DIOGO QUEIROGA | PREFEITURA DE MARIANA

Prefeitura inicia trabalhos de prevenção contra enchentes em Marianado bairro Colina.

A secretária adjun-ta de serviços urbanos, Denise Almeida, explica que estas ações são fun-damentais para prevenir as enchentes. “Todos os locais que estiverem pre-cisando de ações de de-sassoreamento nos vamos fazer, para evitar prejuí-zos na época da cheia do rio. Seja na sede do muni-cípio ou nos distritos”.

Além do desassorea-mento dos rios e córregos de Mariana, a equipe da prefeitura também está limpando todos os buei-ros da cidade.

PREFEITOS DO RS FAzEM vISITA TéCNICA A MARIANAUma comitiva formada

por prefeitos e secretários municipais das cidades do Rio Grande do Sul, que inte-gram a Associação dos Mu-nicípios da Rota Romântica, participam de visita técnica em Minas Gerais a fim de conhecer o Circuito Estrada Real, com o objetivo de le-var experiências e novidades para o Estado Gaúcho.

O grupo, que reúne cerca de 30 pessoas de 14 cidades, foi recebido no CAT (Centro de Atenção ao Turista), em Mariana, pelo prefeito Celso Cota. “Sempre que organiza-mos viagens técnicas como estas, pensamos em roteiros que possam agregar algo para nossas cidades”, explica o presidente da associação, Cláudio José Weber.

FOTO: DOUGLAS COUTO | PREFEITURA DE MARIANA

~ ~

´ ´

A Prefeitura de Mariana apoiou a Se-mana da Sustentabilidade, uma iniciativa do Clube Osquindô, que aconteceu no ini-cio deste mês. O evento teve como objetivo trabalhar a inter-relação do meio natural com o social dos alunos do Tempo Integral da escola estadual Coronel Benjamin Gui-marães, em Passagem de Mariana.

Durante a Semana da Sustentabilidade do Projeto Osquindoteca – A Sustentabi-lidade quem conta é Passagem, foram exi-bidos filmes, realizadas oficinas de plantio de mudas e passeios pelos recursos natu-rais de Passagem, como: Lagoa do Mata-douro, Fonte da Glória, Buraco da Maria Sabão, Ribeirão do Carmo, além da elabo-

ração do Manifesto da Passagem.A prefeitura, por meio do SASU (Se-

cretaria-adjunta de Serviços Urbanos), apoiou toda a preparação, limpeza e colo-cação de cerca na área onde foi realizada a oficina “Refloresça com Sustentabilidade”, que deu origem a uma horta para a escola, em uma área de 420 metros quadrados.

PREFEITURA APOIA A SEMANA DE SUSTENTABILIDADE

Page 7: Gazeta de Mariana Online - 6ª edição

28 de agosto 7Gazeta

FOTO: THIAGO ANSELMO | PREFEITURA DE MARIANA

TRANSPORTE COLETIVO EM DEBATEGoverno

Da Redação

Com a realização da audiência pú-blica, a Prefeitura de Mariana inicia uma etapa importante do processo para a concessão dos serviços de transporte coletivo urbano, distrital e rural do mu-nicípio. O evento ocorreu na terça-feira (19), no Centro de Convenções, com a presença dos usuários do transporte público, representantes de associações comunitárias, Câmara de Vereadores e de empresários.

O engenheiro de transportes da Pla-num, Luiz Wagner Balieiro, foi quem conduziu a audiência, e explicou que o objetivo foi o de ouvir as sugestões das pessoas. “Fizemos diversas pesquisas no município e com esses dados montamos uma rede de transporte de acordo com os anseios dos usuários, mas que, a par-tir dessa audiência é que vamos adaptar a esse projeto”, explica o engenheiro.

O prefeito Celso Cota também par-ticipou da audiência e destacou que ela é um importante espaço democrático para se ouvir a população e, assim, for-matar melhor edital que vai direcionar todo processo de licitação.

“É mais um passo na busca da organi-zação da nossa cidade. O que todos nós queremos é chegar a uma solução para

essa questão e, principalmente, avançar, oferecendo um serviço de transporte seguro, com preço justo e que atenda o usuário com rapidez e qualidade. Ma-riana está buscando se organizar e regu-larizar o serviço e esta audiência é para que a população possa dar a sua contri-buição nesse processo”, disse o prefeito.

O edital para a licitação do serviço

Audiência pública trata da concessão do serviço no município de Mariana

Evento ocorreu no dia 19, com a presença dos usuários do transporte público.

FOTO: REPRODUÇÃO | Tv TOP CULTURA

deverá ser publicado no mínimo em 15 dias após a audiência pública. O prefeito solicitou a abertura de um prazo de oito dias aos representantes de associações de bairro para que discutam em suas comunidades o quadro de horários das linhas e a qualidade do serviço, usando lista de presença, para apresentar as su-gestões à comissão de licitação.

Page 8: Gazeta de Mariana Online - 6ª edição

28 de agosto8 Gazeta

MAIS APOIO AO HOMEM DO CAMPOFOTO: éLCIO ROCHA | PREFEITURA DE MARIANA

FOTO: éLCIO ROCHA | PREFEITURA DE MARIANA

Desenvolvimento Rural

Thiago Anselmo

Com a proximidade do período de chuvas, os produtores rurais do municí-pio já começam a preparar a terra para o plantio. Pensando nisso, a Prefeitura de Mariana já está disponibilizando as máquinas do seu programa Patrulha Agrícola. O programa, da Secretaria de Desenvolvimento Rural e que conta com recursos próprios do município, oferece aos agricultores tratores para aração das áreas que vão ser cultivadas.

O programa, implantado em 200, na primeira gestão do prefeito Celso Cota, conta com 10 tratores, que atendem to-das as propriedades rurais de Mariana, arando terras para os produtores que têm interesse em desenvolver ativida-des agrícolas, como: plantio de grãos, formação de pastagem, capineiras ou canaviais. Com ele, os agricultores do município têm a possibilidade de ex-plorar o máximo que a terra tem a ofe-recer.

Conforme explica o secretário de Desenvolvimento Rural, Paulo César Gonçalves de Carvalho, não é necessá-rio se cadastrar para ser atendido pelo programa. O secretário informou tam-

bém que o programa ajuda no orçamen-to financeiro dos produtores. “Fazemos por área. Vamos a todos os distritos e atendemos a todos os produtores. O programa reduz os gastos, beneficiando diretamente o produtor”, disse.

Os serviços de aração de terra ofereci-dos são gratuitos. Para utilizar o programa o produtor só precisa solicitar ao maqui-neiro, quando o mesmo estiver passando por sua propriedade. Cada produtor tem

direito até oito horas de serviços. “É um programa inovador que o

prefeito Celso Cota implantou em seu primeiro ano de governo. Sabemos que o homem do campo precisa dessa tec-nologia e dessa facilidade, sabemos que o tempo precisa ser otimizado. Temos pessoas capacitadas para fazer esse tra-balho e assim levamos uma cultura ru-ral adiante”, frisou o vice-prefeito Du-arte Junior “Du”.

Agricultores recebem aração de terras de graça com “Patrulha Agrícola”

O programa, que conta com recursos próprios do município, oferece tratores para aração das áreas que vão ser cultivadas.

Page 9: Gazeta de Mariana Online - 6ª edição

28 de agosto 9Gazeta

FOTO: DIvULGAÇÃO | PREFEITURA DE MARIANA

MARIANA SEDIA CLASSICO DE VOLEIDesportos

Thiago Anselmo

Já está a venda os ingressos para o su-per clássico de vôlei entre o Sada Cruzeiro e Vivo. O jogo, que é válido pelo campeo-nato mineiro, acontece na terça-feira (dia 2 de setembro), na Arena Mariana. Outro grande jogo do campeonato acontece no dia 18, quando o Minas enfrenta a equipe da UFJF. A organização dois eventos es-portivos está sendo realizada pela Asso-

ciação Marianense de Voleibol (AMV). O ingresso (passaporte) custa sete re-

ais e dará direito a entrada aos dois jo-gos que acontecem em Mariana. Todo dinheiro arrecadado será investidos em ações para a melhoria da prática do vo-leibol na cidade. Atualmente cerca de 300 crianças e jovens participam de es-colinhas onde aprendem os fundamen-tos do voleibol. Os ingressos podem ser adquiridos na Padaria Andrade, Cunha

Esportes e Calçados Procópio.Desde a inauguração do Centro Olím-

pico (Arena Mariana), esta é a segunda vez que Mariana sedia um super clássico de vôlei. A primeira aconteceu em setem-bro do ano passado. Equipada com ótimas dependências de vestiários, arquibanca-das, acesso de público, lanchonetes, piso de quadra, iluminação e altura de teto, a Arena reúne todas as condições para se-diar eventos e competições nacionais.

FOTO: ARQUIvO | PREFEITURA DE MARIANA

Sada Cruzeiro enfrente o Vivo na Arena Mariana na próxima terça-feira

´ ^

O ingresso (passaporte) custa sete reais e dará direito a entrada aos dois jogos que acontecem em Mariana.

ATLETAS PARTICIPAM DE CORRIDA EM ÁGUAS CLARASDa Redação

Cerca de 150 atletas do estado participaram, nas mais diversas cate-gorias, da XI Corrida de Águas Claras, que aconteceu no último domingo (24). O even-to foi uma realização da Prefeitura de Mariana,

por meio da Secretaria de Desportos juntamen-te com a Secretaria de Cultura e Turismo em comemoração ao ani-versário do distrito. As categorias se dividiram em Corrida Rustica Adulto (7km), Corrida Mirim (2km) e categoria Montain Bike (33km).

Page 10: Gazeta de Mariana Online - 6ª edição

28 de agosto10 Gazeta

FESTA do PADROEIRO em AGUAS CLARAS

Cultura

Diogo Queiroga

O prefeito Celso Cota, ao lado do vice-prefeito Duarte Júnior “Du”, participaram da festa em comemo-ração a São Luiz Rei da França, pa-droeiro do distrito de Águas Claras. A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, apoiou a organização da festa, e a Se-cretaria de Desportos, promoveu a XI Corrida de São Luiz.

Em Águas Claras, o prefeito ressal-tou a alegria de estar presente junto a comunidade. “Estou contente de estar aqui em Águas Claras, nessa grande

festa que é tão tradicional em nosso distrito”. O vice-prefeito, Duarte Gon-çalves Júnior, o Du, que viveu boa parte de sua infância na região, também ma-nifestou sua felicidade em ver a comu-nidade bem organizada e participando de toda programação da festa religio-sa. “Tenho um enorme carinho com o povo daqui, olha como está cheia a co-munidade”, disse “Du”.

Na sexta-feira (22), teve som me-cânico na comunidade, no sábado (23) a festa foi animada pelo apresen-tação de Marcelo Oliveira. No domin-go (24) é a vez da dupla Dudu e Dal-van que levou a multidão ao distrito.

FOTOS: EDvALDO ANDRADE | PREFEITURA DE MARIANA

Prefeito e vice participam dos eventos que atraíram multidão no distrito

SANTA RITA DURÃO CELEBRA A SENhORA DE NAzARé Com apoio da Prefeitu-

ra de Mariana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, o distrito de Santa Rita Durão celebra, a partir desta sexta-feira

(29), inicia a tradicional festa em homenagem à padroeira de Nossa Se-nhora de Nazaré.

As festividades, que vão até o dia sete de setembro,

´

vai contar, além das ce-lebrações religiosas, com shows e o tradicional desfi-le cívico de 7 de Setembro dos alunos da escola muni-cipal ‘Sinhô’ Machado.

Prefeito ressaltou a alegria de estar na comunidade. “Estou contente de estar aqui, nessa grande festa que é tão tradicional”.

Page 11: Gazeta de Mariana Online - 6ª edição

28 de agosto 11Gazeta

FORUM discute DESENVOLVIMENTO ECONOMICO de mariana

Desenvolvimento Econômico

Evento teve palestras, oficinas, painéis criativos e exposição artesanais FOTO: LUMA SABóIA | PREFEITURA DE MARIANA

FOTOS: LUMA SABóIA | PREFEITURA DE MARIANA

^

´

Luma Sabóia

Mariana promoveu nos dias 25 e 26 de agosto, o 3º Fórum de Desenvolvimen-to Econômico e Sustentável de Maria-na, evento é realizado pela prefeitura. A abertura do evento foi marcada pela cer-tificação de profissionais empreendedores da região, seguida da palestra ministrada pelo prefeito Celso Cota, que abordou so-luções e oportunidades para a construção

do futuro de Mariana e destacou a sua preocupação com a economia.

“É preciso fortalecer novos eixos para que mais turistas venham à cidade. Esta-mos preparando a cidade para ampliar todo o seu potencial turístico”, afirma o prefeito. O fórum tem como objetivo a promoção de um espaço de instâncias regional e local para debates sobre o mu-nicípio. “Esse é um espaço oportuno para refletirmos e discutirmos sobre o desen-

volvimento de Mariana”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento Econômi-co, Helielcio Vieira.

Além da presença do prefeito, secre-tários e vereadores, representantes de organizações privadas da região também participaram da abertura. O Fórum de Desenvolvimento Econômico, contou com ampla programação de palestras, ofi-cinas, painéis criativos e exposição artesa-nal da cidade.

O fórum tem como objetivo a promoção de um espaço de instâncias regional e local para debates sobre o município.

Page 12: Gazeta de Mariana Online - 6ª edição

28 de agosto12 Gazeta

ESTIAGEM AFETA ABASTECIMENTO

Lauro Soares

A estiagem que este ano persiste desde janeiro e se acentuou nestes me-ses de inverno já provoca uma redução de cerca de 50% no nível de água nas captações e causa falhas no abasteci-mento em alguns pontos da cidade.

Para suprir essa deficiência, o SAAE Mariana utiliza caminhões pipa, abas-tecendo reservatórios e residências e controla o fluxo da água por meio de manobras nos registros, a fim que seja garantida a distribuição igualitária en-tre todos os bairros.

De acordo com o diretor executivo do

SAAE, Valdeci Fernandes, o reflexo dessa queda na vazão ainda não é relevante no abastecimento, graças às medidas de con-trole de perdas implantadas ultimamente.

“O monitoramento constante das adutoras, o reparo imediato de vaza-mentos em redes de distribuição e a medição do consumo por hidrômetros instalados em prédios públicos têm ga-rantido certa normalidade”, acentua o diretor do SAAE.

Mas para que a cidade passe esse período sem risco de racionamento, o diretor afirma ser preciso também a participação da população no contro-le do gasto excessivo e desnecessário,

mantendo a atenção às medidas de eco-nomia e combate ao desperdício.

“Todos devem ficar atentos e evitar lavar carros e calçadas, além de verificar se há vazamentos na residência e, ain-da, comunicar ao SAAE (telefone 115) quando houver vazamentos em redes das ruas, ou a prática de atos de desperdício”.

O diretor lembra que este longo período de estiagem é um fato raro e que só se repete de 50 em 50 anos. “É do conhecimento de todos, através da imprensa, que a crise de abastecimento atinge hoje vários municípios brasilei-ros, sendo que muitos já decretaram si-tuação de emergência”.

FOTO: LAURO SOARES | PREFEITURA DE MARIANA

SAAE Mariana alerta população para evitar o desperdício de água

Estiagem já provoca uma redução de cerca de 50% no nível de água e causa falhas no abastecimento em pontos da cidade.

SAAE

Foi realizada na segunda-feira (25), na Secretaria de Desenvol-vimento Social e Cidadania de Mariana, reunião para a discutir a criação de um órgão governa-mental ou conselho de promoção da igualdade racial na cidade. O encontro foi uma oportunidade de fortalecer a política racial, por

meio da reflexão sobre uma pos-sível implantação do sistema em Mariana. O evento contou com as presenças da secretária de Desen-volvimento Social e Cidadania, Ivânia Perdigão, do coordenador de Patrimônio e Cultura, Lélio Pedrosa, e de representantes do Creas e do Cras.

PROGRAMA DE POLíTICA RACIAL é DEBATIDO FOTO: LUMA SABóIA | PREFEITURA DE MARIANA