gazeta de itatiba_44

12
Confira 10 soluções para redução da cólica menstrual Professores são capacitados para atividades de educação empreendedora Em Brasília, Prefeito Junior Finamore busca investimentos para Louveira Aos 92 anos, morador de Valinhos quer aprender informática ‘Blitz de saúde’ pode retardar envelhecimento das células, diz estudo ANO I Nº 44 23 de setembro de 2013 www.gazetadeitatiba.com.br Na quinta-feira (19), a Praça da Bandeira deu espaço a diversos eventos em comemoração ao Dia da Árvore. Foram distribuídas cerca de 10 mil mudas. Pag. 4 R$ 1,00 carros > pág. 10 mulher > pág. 9 esportes > pág. 12 vinhedo > pág. 6 louveira > pág. 7 valinhos > pág. 4 saúde > pág. 2 gourmet > pág. 8 Duster europeu muda e já é 2014 Receita fácil de cuscuz paulista Dia da Árvore é lembrado com doação de mudas Itatiba ganha duas novas ambulâncias saúde > pág. 3 Apan Itatiba participa de mais um Torneio de Natação João Brocchi acredita que tem muito a aprender, mas também é um exemplo de que a idade avançada pode ser motivo de orgulho e exemplo de sabedoria. Divulgação / PMI Divulgação Divulgação / PMV fotos Divulgação Reginaldo Maciel / PMI

Upload: agencia-impacto

Post on 01-Mar-2016

244 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Confira edição do jornal Gazeta de Itatiba desta semana, que conta com diagramação da Agência Impacto

TRANSCRIPT

Page 1: Gazeta de Itatiba_44

Confira10 soluções para redução da cólica menstrual

Professores são capacitados para atividades de educação empreendedora

Em Brasília, Prefeito Junior Finamore busca investimentos para Louveira

Aos 92 anos, morador de Valinhos quer aprender informática

‘Blitz de saúde’ pode retardar envelhecimento das células, diz estudo

Ano I • nº 44 • 23 de setembro de 2013 • www.gazetadeitatiba.com.br

na quinta -feira (19), a Praça da Bandeira deu espaço a diversos eventos em comemoração ao Dia da Árvore. Foram distribuídas cerca de 10 mil mudas. Pag. 4

R$ 1,00

carros> pág. 10

mulher> pág. 9

esportes> pág. 12

vinhedo> pág. 6

louveira> pág. 7

valinhos> pág. 4

saúde> pág. 2

gourmet> pág. 8Duster europeu

muda e já é 2014

Receita fácil de cuscuz paulista

Dia da Árvore é lembradocom doação de mudas

Itatiba ganha duas novas ambulâncias

saúde> pág. 3

Apan Itatiba participa demais um Torneio de Natação

João Brocchi acreditaque tem muito a aprender, mas também é um exemplo de que a idade avançada pode sermotivo de orgulho e exemplo de sabedoria.

Divulgação / PMI

Divulgação

Divulgação / PMV

fotos Divulgação

Reginaldo Maciel / PMI

Page 2: Gazeta de Itatiba_44

Gazeta de Itatiba e região

2saúde 23 DE sEtEmBRoDE 2013

Empresa Jornalística e Eventos Século XXI Ltda // CNPJ nº15.599.933/0001-14 / CCM: 25.700 / Insc. Estadual 382.073.710.119 // Diretora responsável: Wilma FRossaRd // COLABORADORES: Rafa Camargo, laura Bortolossi, Paulo savietto, marco

Fábio Frossard, michell michreki e andré martins // Telefone: (11) 9-9842.8629 // Jornalista Responsável: José Raimundo santana de almeida MTB 26.383

E-mail: [email protected]

Expediente

As matérias assinadas e os informes publicitários são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião deste jornal.

Projeto gráfico e diagramação:Agência Impacto: (11) 4552-5976

Órgãos ToTalCoração 126 Fígado 844Pâncreas 15Pâncreas/Rim 65Pulmão 42Rim 2.707ToTal 3.799

os números de transplantes de órgãos realizados no país em 2013:

Telômeros menores estão associados a uma ampla gama de doenças relacionadas à idade, incluindo cardiopatias e vários tipos de câncer.

O estudo não analisou se as mudanças no estilo de vida e no comprimento dos telômeros tiveram um impacto na evolução do câncer, mas os pesquisadores afirmam que isso ainda será objeto de investigação.

Segundo Ornish, “as implicações desse estudo podem ir além de homens com câncer de próstata. Se validado por estudos controlados feitos de forma aleatória em larga escala, essas mudanças de estilo de vida podem reduzir significativamente o risco de uma grande variedade de doenças e de mortalidade precoce”.

“Nossos genes, e nossos telômeros, são uma predisposição, mas não necessariamente o nosso destino”.

Lyn Cox, especialista em bioquímica na Universidade de Oxford,

no Reino Unido, afirmou que não foi possível chegar a nenhuma conclusão a partir do estudo, mas acrescentou: “No geral, no entanto, as descobertas desse relatório de que as mudanças no estilo de vida podem ter um efeito positivo nos marcadores da idade amparam os benefícios pela adoção de hábitos de vida mais saudáveis”.

Especialistas afirmam que a redução do comprimento dos telômeros não é a única explicação para o envelhecimento humano.

Humanos, por exemplos, têm telômeros mais curtos do que primatas e ratos, mas vivem mais.

Estudos realizados anteriormente mostraram que pessoas que levam uma vida sedentária podem envelhecer mais rápido, uma vez que seus telômeros diminuem de tamanho a um ritmo também mais veloz.

Tamanho de estrutura na extremidade do DNA indica envelhecimento celular

EnvElhECImEnto CElulAR

‘Blitz desaúde’

Cientistas de uma uni-versidade americana desco-briram que uma mudança completa de estilo de vida pode reverter o envelheci-mento das células.

Eles encontraram indí-cios de que uma rotina rí-gida de exercícios físicos, dieta e meditação podem reduzir o ritmo de envelhe-cimento celular.

A descoberta foi feita por uma equipe de pesquisado-res da Universidade da Cali-fórnia, nos Estados Unidos.

O estudo foi publicado na revista científica Lancet On-cology.

Os cientistas afirmaram, contudo, que as conclusões ainda não são definitivas.

A pesquisa avaliou 35 ho-mens com câncer de prós-tata. Aqueles que mudaram seu estilo de vida apresenta-ram células mais novas em termos genéticos.

estudoOs pesquisadores obser-

varam mudanças visíveis nas células de um grupo de 10 homens que adotou uma

Apesar de muitas doenças respiratórias se agravarem no inverno, as mudanças de estações do ano trazem cer-tas particularidades. Algumas pessoas possuem alergia res-piratória ao pólen e, por con-ta da entrada da primavera neste domingo, dia 22 de se-tembro, há uma grande circu-lação de grãos produzidos pe-las flores no ambiente, o que pode provocar inflamações nas vias respiratórias, facili-tando a ocorrência de infec-ções, alerta o Instituto de As-sistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe).

As inflamações no nariz são as mais comuns, poden-do se estender aos ouvidos.

O tempo úmido, comum na primavera, é favorável às vias respiratórias, po-rém, o acúmulo do mofo (alérgeno que induz infla-mação da via respiratória) em locais não ventilados

pode afetar as pessoas por-tadoras de rinite ou asma.

“Neste período, as infla-mações de nariz, como rini-tes e rinossinusites, proces-so inflamatório da mucosa do nariz e dos seios para-nasais, são as mais frequen-tes”, ressalta Michel Cahali, otorrinolaringologista do Hospital do Servidor Públi-co Estadual (HSPE).

De acordo com o otorri-nolaringologista, as variações de temperatura que ocorrem na primavera, principalmen-te quando o dia se inicia quente e termina frio, facilita a transmissão de infecções.

O médico ressalta que, na primavera, é ideal arejar os cômodos e armários que ficaram fechados durante o inverno, além de fazer limpeza nasal diariamen-te com solução fisiológica para auxiliar na preserva-ção das vias respiratórias.

Sensibilizar as pessoas so-bre a importância da doação de órgãos é o principal mote da campanha desenvolvida pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Durante a Semana Nacional de Doação de Ór-gãos, que tem início nesta segunda-feira (23/09) e vai até domingo (29/09), a popu-lação contará com eventos pontuais e de mobilização. Atualmente, cerca de 30 mil pessoas aguardam na fila de espera e, de cada 10 pesso-as abordadas, 04 se negam a doar os órgãos de seus fami-liares.

O trabalho realizado pela ABTO, em parceria com o Ministério da Saúde, dos go-vernos estaduais e entidades médicas, vem surtindo efeito nos números de transplan-tes. Até junho de 2013, o país teve 1.273 doadores de órgãos. Com esta marca, o Brasil ocupa o segundo lugar do mundo em número de transplantes. Porém, os nú-meros de doadores efetivos, por milhão de população, ainda são muito baixos em relação a outros países. Para se ter ideia, em 2011 o núme-ro chegou a 10,7, enquanto a Espanha, o melhor país em doação de órgãos, atingiu 35,3, seguidos por Croácia 35,0; Bélgica 29,3; Portugal 28,5; e EUA 26,0.

A maior lista de espera é por um rim – 20 mil pessoas. Em segundo lugar, estão os que precisam de transplante de córnea (6 mil). Em segui-da, vem fígado, com 1.300 pessoas na lista de espera, e, por último, coração e pul-mão, com 200 e 170 respecti-vamente. .

A ABTO projetou em 2007 uma meta para atingir

pode retardar envelhecimento das células, diz estudo

Iamspe alerta para inflamações nas vias respiratórias durante a primavera

semana nacional de Doação de Órgãos começa nesta segunda para estimular o ato voluntário

em 2017, o objetivo é contar com pelo menos 20 doado-res efetivos por milhão de população.

Para se tornar um do-ador, é importante que a pessoa comunique à família sobre esta vontade, pois de acordo com a legislação dos transplantes no Brasil, a do-ação deverá ser consentida pelo familiar de até 2º grau. Essa conversa é fundamen-tal para subsidiar a decisão da família na hora de doar os órgãos.

Segundo o Dr. José Os-mar Medina Pestana, pre-sidente da ABTO, a recusa dos familiares ainda é um dos motivos para a falta de doadores e está relacionado à falta de manifestação da vontade de doação em vida. “Sempre que o indivíduo se

manifesta a favor da doação os familiares autorizam”. De acordo com a Associação, a principal dificuldade para o aumento do número de doa-dores é, exatamente, o baixo nível de informação sobre o assunto. “Apostamos na ade-são da sociedade, com apoio de profissionais de saúde e da mídia, para um dia tornar essa espera por um órgão menos longa e dolorosa”, afirma Medina.

dieta à base de vegetais e seguiu à risca uma rotina recomendada de exercícios físicos.

Eles também passaram a fazer meditação e ioga, com o intuito de se livrar do es-tresse.

Segundo os cientistas, as mudanças estão relaciona-das às capas protetoras nas extremidades dos cromos-somos, chamadas telôme-ros.

O papel desses dispositi-vos é proteger a extremida-de do cromossomo e preve-

nir a perda de informação genética durante a divisão celular.

À medida que o ser hu-mano envelhece e suas cé-lulas se dividem, os telôme-ros diminuem de tamanho - sua estrutura fica enfraque-cida, enviando uma espécie de “mensagem” às células para que elas parem de se dividir e morram.

Os pesquisadores sem-pre se questionaram se esse processo seria inevitável ou poderia ser interrompido ou mesmo revertido.

O professor Dean Ornish e sua equipe mediram a ex-tensão dos telômeros no co-meço do estudo e depois de cinco anos.

No grupo de 10 homens com baixo risco de câncer de próstata que mudou o estilo de vida, o comprimen-to dos telômeros aumentou cerca de 10%.

Comparativamente, a ex-tensão dos telômeros dimi-nuiu, em média, 3% no gru-po restante de 25 homens que não adotaram qualquer mudança em seus hábitos.

Page 3: Gazeta de Itatiba_44

Gazeta de Itatiba e região

itatiba 323 DE sEtEmBRo

DE 2013

Itatiba ganha duas novas ambulâncias

Prefeitura capacita entidades e profissionais da assistência social

Departamento de Trânsito esclarece dúvidas durante reunião Centro Comunitário do nações oferece acesso gratuito à Internet

Oficina trouxe novidade e atualização para dançarinos profissionais e amadores

Cotidiano misturou dança e teatro

saúde realiza Audiência Pública na próxima semana

‘ser tão Caipira’ estará em Itatiba no dia 23/11

Itatiba ganhará duas no-vas ambulâncias. A licitação para a compra dos veículos já foi encerrada e o investi-mento será de R$ 121.500, originários de emendas par-lamentares dos Deputados Beto Tricolli e Roberto San-tiago. “Continuamos empe-nhados em buscar recursos para melhorar cada vez mais a Saúde de Itatiba”, comen-ta o Prefeito João Fattori.

Os veículos serão equipa-dos com maca, cilindro de oxigênio, soro e plasma e se-rão utilizados no atendimento de usuários da Saúde de Itati-ba. Dos 59 veículos que hoje compõem a frota da Saúde, 28 foram adquiridos pela atual administração. Com a aquisição dessas duas novas ambulâncias chega a 61 o nú-mero de veículos da Saúde.

Profissionais da área da dança de Itatiba, e o público em geral, que não estiveram no Teatro Ralino Zambotto na última quinta-feira, dia 19 de setembro, perderam a oportunidade de assistir a um dos melhores espetáculos do gênero a visitar Itatiba neste ano. Primeiro porque Coti-diano, da Cia. Head Dança e Teatro é muito bom. Segundo porque o espetáculo trouxe novidades e uma visão con-temporânea da dança que se aproxima e mistura com o te-atro. E terceiro porque deixou de conhecer o Projeto Movi-menta da Cultural Menorah.

O espetáculo Cotidiano, trazido na cidade através de

uma parceria entre Governo do Estado de São Paulo, Se-cretaria de Estado da Cultura, por meio do Proac - Programa de Ação Cultural, Vertigo Pro-dutora Cultural e Cultural Me-norah e a Prefeitura de Itatiba, falou sobre a rotina de cada um, como é nosso dia a dia. E é interessante ver como ações que repetimos diariamente se transformam em dança ao serem transpostas para o pal-co. “Como por enquanto não trabalhamos apenas na com-panhia, mas também em em-presas, resolvemos fazer um espetáculo sobre o cotidiano que temos: Acorda de manhã, vai trabalhar, após o trabalho vai para o bar, para a muscu-

lação, depois tem aquele mo-mento vamos pensar como foi o dia”, conta Cléber Fernan-des, diretor e idealizador do espetáculo Cotidiano.

Dança e teatro se mes-claram para dar movimento a uma história que pode ser qualquer história, de qualquer pessoa. “Essa mistura surgiu de uma ideia que tive com o meu amigo Márcio Borges, que é professor de teatro. A dança contemporânea já tem um pouco dessa coisa do te-atro, e quando eu conheci o Márcio, ele já fazia um teatro meio contemporâneo”, contou Cléber. Essa mistura gerou mo-mentos de humor, crítica, re-flexão e identificação. “É total-

A Prefeitura de Itatiba re-aliza um trabalho de capaci-tação junto as entidades filia-das ao Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) e profissionais da assistência social da rede pública. Serão dois encontros. O primeiro deles aconteceu na última quarta-feira, dia 18 de setem-bro, no auditório da Secreta-ria de Ação Social, Trabalho e Renda reunindo represen-tantes de entidades assis-tenciais da cidade. A ação é uma parceria da Prefeitura e do Conselho Municipal de Assistência Social e visa atu-alizar os profissionais da área sobre as mudanças na legis-lação. “Contar com um pro-fissional preparado e atuali-zado é o primeiro passo para garantir sempre o melhor atendimento possível”, lem-bra o Prefeito João Fattori.

A capacitação é minis-trada pela Assistente Social, Mestre e Doutora em Assis-tência Social, Ada Bragion Camolesi. “Discutimos a le-gislação recente. A área da Assistência Social está so-frendo transformações mui-to rápidas e os municípios precisam se organizar para acompanhar essas transfor-mações”, disse Ada.

Na última quarta-feira, dia 18 de setembro, o Departa-mento Municipal de Trânsito da Prefeitura de Itatiba se reu-niu com condutores e proprie-tários de veículos escolares (vans e similares). O objetivo do encontro foi esclarecer a esses prestadores de serviço sobre a nova legislação muni-cipal referente ao Transporte de Escolares. “Essa Lei vem reforçar as determinações fe-deral e estadual. Estamos es-clarecendo as dúvidas de for-ma a auxiliar as pessoas que atuam neste segmento para

O Centro Comunitário do Jardim das Nações agora ofe-rece acesso gratuito à Internet em seu Telecentro. O benefí-cio faz parte do programa de inclusão digital que é fruto da parceria entre a Prefeitura de Itatiba e o Ministério das Co-municações. O Telecentro da Prefeitura ainda oferece Cur-so Básico de Informática para pessoas a partir de 15 anos. O conteúdo do curso inclui

Apaixonados pela dança participaram na última quin-ta-feira, dia 19 de setembro, de uma oficina de Dança Contemporânea com Rafael Zago, no Teatro Ralino Zam-botto. A capacitação reuniu pessoas a partir de 14 anos com nível intermediário de dança. O projeto foi uma realização do Governo do Estado de São Paulo, Secre-taria de Estado da Cultura, por meio do Proac - Progra-ma de Ação Cultural, Vertigo Produtora Cultural e Cultural Menorah, em parceria com a Prefeitura de Itatiba.

A oficina faz parte do Pro-jeto Movimenta, da Cultural Menorah, que também trou-xe para Itatiba o espetáculo Cotidiano, da Cia. Head Dan-ça e Teatro. O objetivo é po-pularizar a dança. “As pessoas ainda costumam relacionar a dança apenas ao balé clás-sico e pessoas com uma si-tuação financeira melhor. Quando na verdade a dança pode te proporcionar uma condição melhor. A ideia da Menorah, do Projeto Movi-mento, é justamente esta. Tanto que os workshops não são cobrados, as apresenta-ções com companhias pro-fissionais que rodam o País e

Na segunda-feira (30), será realizada a Audiência Pública para Prestação de Contas do Financiamento e Ações de Saúde refe-rente ao segundo quadri-mestre de 2013. O evento é aberto à população e acontecerá às 15h, no au-ditório do Centro Admi-nistrativo ‘Prefeito Ettore Consoline, na Avenida Luciano Consoline, 600 – Bairro do Engenho.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo infor-ma que o espetáculo ‘Ser Tão Caipira’ será reapre-sentado em Itatiba no dia 23 de novembro no Teatro Ralino Zambotto e não no dia 23 de setembro confor-me divulgado na impren-sa neste fim de semana. A Prefeitura agradece a compreensão do público e informa que na ocasião apropriada divulgará os detalhes sobre essa apre-sentação que encantou a plateia itatibense.

os veículos de propriedade da prefeitura serão equipados com maca, cilindro de oxigênio, soro e plasmaDivulgação / PMI

Div

ulga

ção

Reginaldo Maciel / PMI Edson Godoy

Sílvia Guedes / PMI

mente intencional. Acontece. Sempre que a gente utiliza um pouco do teatro mostrando o cotidiano da platéia, o que ela sente, ela também se transpor-

ta para o palco. Para a gente esse contato é importante de-mais. Não estamos pensando em fazer o espetáculo só para nós. O importante é ter essa in-

teração com a platéia. Que ela saia pensando: é isso mesmo, que tal a gente começar a pen-sar em outras coisas, mudar o foco”, comenta Cléber.

O espetáculo Cotidiano, da Cia. Head Dança e Teatro, faz parte do Projeto Movimenta da Cultural Menorah. Antes da apresentação o público pode assistir um vídeo com outros espetáculos do projeto que envolve diversas companhias de dança, de diferentes origens e abordagens da dança. “Eles tentam misturar vários tipos de companhias, de grupos, para levantar essa área da dança. A ideia é buscar o maior número possível de pessoas”, finalizou Cléber.

movImEntA

sERvIço:Telecentro do Jardim das Naçõesacesso gratuito à Internet e curso básico de Informáticalocal: Centro Comunitário do Jardim das Nações - Av. Estados Unidos, 646Informações: 4524-6144, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

1. O novo olhar sobre a Assistência Social: implica discutir o sentido da proteção social não contributiva a partir da Constituição Federal de 1988;2. A Lei 12.435: altera a Lei Orgânica da Assistência Social, incorporando os avanços da legislação complementar de 1993 a 2012;3. A Norma Operacional Básica NOB-2012: institui os parâmetros para a organização da Política de Assistência Social tendo por base a Lei 12.435;4. A Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais: institui os parâmetros para os serviços socioassistenciais para o reordenamento das ações das entidades de assistência social e do setor público;5. As Resoluções do Conselho Nacional de Assistência Social regulamentadoras da Lei 12.435, com o aprofundamento de conteúdo sobre o financiamento da assistência social, e metodologias utilizadas na prestação

de serviços socioassistenciais, como inserção no mercado de trabalho, vigilância socioassistencial, busca ativa e outros.

Esses conteúdos são imprescindíveis para que as entidades sociais orientem as suas ações na estrita observância da legislação norteadora, cujos parâmetros as unidades fiscalizadoras, como a Secretaria da Fazenda e o Tribunal de Contas, estabelecem as suas bases para a verificação da adequação do investimento público. Para Ada, a nova legislação traz desafios, inclusive de mudança da visão das entidades do que seja assistência social e do seu papel dentro da política de assistência social de sua cidade. A capacitação será oferecida nesta sexta-feira, dia 20 de setembro, para os profissionais da assistência social que atuam nas Secretarias de Ação Social, Trabalho e Renda; Saúde; Educação e demais Secretarias e serviços da Prefeitura.

o conteúdo abordado é o seguinte:

A ação visa atualizar os profissionais daárea sobre as mudanças na legislação

Foram abordadas as novidades que a lei municipal traz em relação as leis Federal e Estadual, que dispõem sobre o transporte de Escolares

o mundo são todas gratuitas. O projeto teve esse intuito de conseguir levar a arte para o povo e o povo começar a en-xergar esta arte como opção de vida”, disse Zago.

dança ContemporâneaPara os profissionais e

amantes da dança foi uma oportunidade de conhecer o que há de mais atual aconte-cendo no mundo da dança. “É estranho, mas mesmo vi-vendo essa era da informá-tica, ainda há um atraso do público em relação ao que está acontecendo no mundo das artes. Mas, sinto que tem pessoas que querem e tem

aquela vontade de colher informações novas, técni-cas novas, como aconteceu aqui. Espero que com isso eles possam passar adiante esse conhecimento para os colegas”, disse Zago.

Ivana Sanfins, 40 anos, moradora Jardim México, que participou da oficina, tem na dança o hobby de sua vida. “Achei super inte-ressante, pois o contemporâ-neo tem inúmeras linhas de trabalho. É bom quando um profissional, professor, ofere-ce para nós técnicas novas, uma visão diferente da que a gente adquiriu ao longo do trabalho”, comenta Ivana.

que se adequem”, explica o Diretor de Trânsito, Manoel Angelo Sanfins.

Para Sanfins, este primeiro encontro foi positivo. Foram abordadas as novidades que a Lei Municipal trás em relação as Leis Federal e Estadual, que dispõem sobre o Transporte de Escolares. Empresas e autôno-mos que se encontram ope-rando de forma irregular deve-rão regularizar sua situação até o início do próximo ano letivo, quando a fiscalização da Pre-feitura em parceria com a Polí-cia Militar será reforçada.

conhecimentos básicos de computação, capacitando os alunos para o mercado de tra-balho.Mais informações pelo telefone 4524-6144.

Com a aquisição destas duas novas ambulâncias chega a 61 o número de veículos da saúde. na foto, veículos adquiridos pela Prefeitura no ano passado

A mistura de dança e teatro gerou momentos de humor,

crítica, reflexão e identificação

Ivana: “Achei super interessante, pois o contemporâneo tem

inúmeras linhas de trabalho. É bom quando o professor, oferece

para nós técnicas novas”

Page 4: Gazeta de Itatiba_44

Gazeta de Itatiba e região

Na última quinta-feira, 19 de setembro, a Praça da Ban-deira deu espaço a diversos eventos em comemoração ao Dia da Árvore, com a tra-dicional doação de mudas e novidades especialmente pre-paradas pela Prefeitura com a temática da preservação do meio ambiente. Foram distri-buídas cerca de 10 mil mu-das de diferentes variedades, todas produzidas no Viveiro Municipal, que fica no Parque Ferraz Costa. “A doação de mudas é sempre muito espe-rada e prestigiada pela popu-lação itatibense e por isso a Prefeitura aproveita o evento para passar orientações sobre a preservação da fauna e da flora como forma de melho-rar ainda mais a qualidade de vida em nosso município”, ressaltou o Prefeito João Fat-tori que visitou o evento e aju-dou na doação.

O tempo começou bastan-te nublado, mas abriu numa ensolarada tarde que levou muitas famílias a aproveitar o dia na Praça, que também contou com muita música. Márcia Saraiva Silva, 44, dona de casa, moradora do Itatiba Park foi à Praça com a filha Giulia, 6, e amiga Evanice Umiji, 55. “É a primeira vez que venho para a doação de mudas. O evento é um incen-tivo para que as pessoas arbo-rizem mais o ambiente, além de que entendam que não se pode maltratar os animais”,

Na próxima quinta-feira, 26 de setembro, às 15h, o Fundo Social de Solidarie-dade da Prefeitura de Itati-ba realiza um Chá da Tarde Solidário em prol da Rede Voluntária de Combate ao Câncer de Itatiba em função da Campanha ‘Outubro Rosa – Prevenção ao Câncer de Mama’. O evento será na Fa-zenda Vila Rica.

Os convites estão à ven-da na Rede de Voluntárias de Combate ao Câncer e no Fundo Social de Solidarieda-de por R$ 50,00.

Durante o Chá, haverá

apresentações musicais, um desfile de modas, além da exposição da artista plástica Isabel Santos.

Toda a renda da venda dos ingressos será repassa-da a Rede de Voluntárias de Combate ao Câncer.

O Consórcio PCJ prorro-gou o prazo de envio de fotos para o 2º Concurso de Foto-grafia chamado ‘O Meio Am-biente e Eu’ para o dia 30 de setembro. O Concurso, que busca promover o registro e o conhecimento sobre preser-vação e recuperação dos rios e, consequentemente, da im-portância da água, deu início às festividades dos 25 anos da entidade, que será comemo-rado no dia 13 de outubro de 2014, e ainda haverá o sorteio de um Tablet Samsung Galaxy Tab2 P3110 no dia 14 de outu-bro deste ano.

Os interessados devem en-viar fotos, de sua própria au-toria, de filhos, parentes, ami-gos, entre outros, que tenham de 1 a 25 anos de idade e que estejam interagindo com o meio ambiente. O intervalo de idade dos retratados nes-sas fotografias é uma alusão aos 25 anos do Consórcio PCJ e serão inseridas no calen-dário 2014 da entidade. Vale lembrar que é necessário que

apenas uma pessoa esteja sendo registrada na imagem, e que as fotografias vencedo-ras serão publicadas no site do Consórcio e também nas Re-des Sociais da entidade.

Para participar basta pre-encher o formulário de ins-crição no site do Consórcio PCJ (www.agua.org.br), se tornar amigo da entidade no Facebook e seguir o perfil do Twitter, compartilhando a imagem de propaganda da promoção em uma des-tas Redes Sociais. As inscri-ções são gratuitas.

Uma comissão julgadora selecionará as imagens com base na qualidade, perícia técnica, adequação à propos-ta, originalidade de compo-sição, mensagem ambiental e o respeito com o tema do concurso. As 25 imagens com melhor classificação farão parte do Calendário 2014 do Consórcio PCJ.

Mais informações e o re-gulamento do concurso no site www.agua.org.br

O Clube de Convivência do Idoso - CCI ‘Luiz Manto-vani’, do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Itatiba, disponibiliza aos seus frequentadores todas as quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h, um espaço para soltar a voz com o Gru-po de Karaokê. “Passar uma tarde agradável e, principal-mente, realizando uma ativi-dade diferente do dia a dia, é o objetivo das atividades do CCI”, disse a Primeira-dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Profª. Cás-sia Helena Benaglia Fattori.

No salão do CCI, um gru-po de oito frequentadores, já estão cantando a todo vapor. O espaço está aberto para qualquer cidadão que queira soltar a voz e passar uma tarde descontraída.

Segundo uma das fre-quentadoras assíduas do es-paço, Nadir Alves, estar ali não tem preço. “Aqui todo mundo sabe cantar, pois já

Nesta sexta-feira, dia 20 de setembro, representantes das Defesas Civis de Itatiba, Atibaia, Valinhos, Morungaba e Socorro estiveram reunidos na sede da Defesa Civil de Ita-tiba para trocar experiências sobre o compromisso Cida-des Resilientes.”Itatiba já deu este importante passo e agora compartilha sua experiência com os municípios que bus-cam cumprir esta etapa”, dis-se o Prefeito João Fattori.

Na ocasião, o Secretário de Governo, Jefferson Cirne da Costa, recebeu os inte-grantes das Defesas Civis. Du-rante o encontro, o Coordena-dor Regional de Defesa Civil Sidnei Furtado Fernandes e a Coordenadora da Defesa Civil de Itatiba e Adjunta da região de Bragança Paulista, Leila Cavallaro, orientaram e

423 DE sEtEmBRo

DE 2013

Reginaldo Maciel / PMI

Mateus Trevine/ PMI

Mat

eus

Trev

ine/

PMI

itatibaDia da Árvore é comemorado com doação de mudas e outras atividadesForam distribuídas cerca de 10 mil mudas de diferentes variedades, todas produzidas no viveiro municipal

disse Márcia.Margarida Ricardo da Silva,

72, dona de casa, Santa Filo-mena, estava em procura de ervas para chás com fins me-dicinais. “Estou levando hor-telã e marcelinha para fazer chá e arruda para defender dos males. Sempre que tem doação eu venho, porque no mercado é caro e aqui a gente pode levar tudo o que precisa” disse animada.

A dona de casa Jéssica Fer-nanda Monteiro, 19, do Alto de

Fátima, levou o filho Pedro Cauã, 2. “É a segunda vez que venho para a doação de mu-das. Acho muito legal quando acontece a doação porque tem bastante plantas para temperos”, lembrou Jéssica.

sERvIço:Ingressos podem ser adquiridos por R$ 50,00 na sede da Rede Voluntária de Combate ao Câncer localizada na rua Maria Pinto Palma, 39 no Jardim México (11) 4538 8406  e na sede do FSS localizado na Praça XV de Novembro, s/n, Centro - Telefone (11)4534-3310.Fazenda Vila ricarua sandra Piovesana, s/n

PARCERIAs vERDEsO evento contou com a parceria de

empresas que disponibilizaram diversas atividades nos estandes espalhados por toda a Praça. O Zooparque Paraíso das Aves ofereceu orientação e conscientização sobre a fauna silvestre, o Centro de Controle de Zoonoses e Endemias (CCZE), do Departamento de Vigilâncias em Saúde,  realizou a dação de animais domésticos que são recolhidos das ruas e orientou a população sobre a posse responsável. 

A empresa Papiro & Cia. ofereceu a Oficina Ecológica ‘Reutilizando e Criando’ em espaço onde a população pôde aprender técnicas de artesanato com materiais recicláveis como caixas de leite, sacolinhas e rolinhos de papel higiênico.

Uma importante ação foi o Mutirão de Coleta de Eletrônicos (e-lixo), realizado pela empresa Ecothronics Ambiental, com um estande para descarte de portáteis como computadores, celulares, pilhas e baterias, impressoras, monitores e televisores, tocadores de DVD e CD, aparelhos telefônicos e placas de circuito.  

Outra novidade desta edição contou com o apoio do Instituto Estre de Responsabilidade Socioambiental, para a realização de uma ‘feirinha de troca’ com os alunos participantes dos Ecogrupos das escolas da rede municipal de ensino.

Foram distribuídas cerca de 10 mil mudas de diferentes variedades, todas produzidas no viveiro municipal

na ‘feirinha de troca’ os alunos dos Ecogrupos puderam trocar coisas com os colegas

“o evento é um incentivo para que as pessoas arborizem

mais o ambiente, além do que entendam que não se pode

maltratar os animais”, disse márcia saraiva silva

Fss realiza Chá da tarde solidário na próxima quinta-feira, 26

Inscrições do 2º Concurso de Fotografias sobre o Meio Ambiente vão até o dia 30

Grupo de Karaokê se encontra no CCI todas as quartas e sextas-feiras

Defesas Civis se reúnem para trocar experiências

tem um tempo que cantamos juntos. Passamos a tarde aqui, é muito divertido e animado, relembramos muitas histórias através da música”, disse Nair.

o CCiO CCI fica na Avenida Pre-

feito Erasmo Chrispim, 1500, Bairro do Engenho (ao lado da parte sul do Parque Luís

Latorre). A Prefeitura disponi-biliza ônibus gratuitos para o CCI pela manhã, no almoço e a tarde. Mais informações pelo telefone 97195-2341.

auxiliaram os representantes dos municípios visitantes em seu caminho rumo ao 1º ciclo do programa da ONU (Orga-nização das Nações Unidas). Fazer parte deste grupo equi-

vale a dizer que a cidade apre-sentou avanços significativos em seu compromisso com a ONU em torno de práticas de desenvolvimento sustentável, diminuindo as vulnerabilida-

des e propiciando bem estar e segurança aos cidadãos.

O 1º ciclo das cidades re-silientes é formado por um seleto grupo que conta atual-mente com 113 membros em todo o mundo, sendo quatro deles no Brasil. Itatiba é o quinto município brasileiro a fazer parte do grupo. Além de Itatiba, estão no 1º ciclo Cam-pinas, no Estado de São Paulo; e Rio de Janeiro, Macaé e São João da Barra, no RJ.

Uma cidade resiliente é aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recu-perar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdi-dos. Ser uma cidade resiliente requer uma união de esforços entre governos locais e a so-ciedade civil.

muita descontração durante as sessões de Karaokê no Clube do Idoso

Representantes das defesas civis de Atibaia, valinhos, morungabae socorro estiveram reunidos na sede da Defesa Civil de Itatiba

Page 5: Gazeta de Itatiba_44

Gazeta de Itatiba e região

itatiba 25 de outuBRode 2012

5Gazeta de Itatiba e região

itatiba 523 DE sEtEmBRo

DE 2013

Alunos do Chico Peroba participamde palestra de acessibilidade

Cerca de 150 alunos da Emeb ‘Cel. Francisco Rodri-gues Barbosa - Chico Peroba’, na Vila Mutton, assistiram na última quinta-feira, dia 19 de setembro, à palestra ‘Acessi-bilidade – O Respeito às Di-ferenças, realizada pela Co-missão de Acessibilidade da Prefeitura de Itatiba.

A palestra, uma importan-te ação do programa munici-pal Itatiba Mais Acessível, foi ministrada por Denise Soares de Camargo e Joel Garcia, membros da Comissão. Des-de o início do ciclo de pales-tras, no mês de maio deste ano, cerca de 1,4 mil alunos da rede municipal de ensino já puderam aprender mais sobre acessibilidade e respei-to às diferenças.

Nos encontros, são dis-cutidas soluções para um ambiente mais inclusivo e, por meio de slides, os alunos conhecem exemplos de lo-cais acessíveis com modelos de piso tátil e orientação em Braille para deficientes visu-ais, banheiros com corrimãos e rampas de acesso para ca-deirantes, faixas de travessia elevada e guias rebaixadas.

“Essa conversa com os jo-vens é muito importante para

Na tarde de quinta-feira, dia 19 de setembro, os integrantes do Grupo da Terceira Idade do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Itatiba partici-param de uma tarde descon-traída no Baile da Primavera, realizado no Centro de Con-vivência ‘Ângela Lygia Parodi Scavone’, no Jardim Vitória.

Com música ao vivo, os participantes lotaram o salão de eventos do espaço e com muito samba no pé dançaram com seus pares ritmos brasi-leiros e músicas de época. “O grupo da Terceira Idade ne-cessita de atividades como o Baile. É um momento de des-contração, de encontrar anti-gos amigos e, claro, de relem-brar as melhores danças de época”, disse a Primeira-dama

e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Profª. Cassia Helena Benaglia Fattori.

A integrante da Terceira Idade Nair Augusto de Moraes, de 77 anos, moradora do Jar-dim Santa Filomena, disse que adora os eventos de dança ofe-recidos pelo FSS. “Estou muito contente, assim que cheguei já comecei a dançar. Convido as pessoas que ficam em casa que venham aqui dançar co-nosco”, exaltou Nair.

Já o aposentado José Firmi-no de Jesus, morador do Jar-dim Salessi, que não frequenta as atividades da Terceira Idade, mas que esteve presente no Baile de Primavera, comentou que assim que ficou sabendo do evento já se programou para prestigiar o Baile.

As palestras são ministradas por membros da Comissão de Acessibilidade da Prefeitura de Itatiba

o Baile da Primavera foi promovido pelo Fundo social de solidariedade no Centro de Convivência do Jardim vitória

Edson Godoy / PMI

Edson Godoy / PMI

Imprimasua guia de recolhimento

na internet!

Facilidade no parcelamento

e descontospara você.

de perdão nos jurose na multa.

Pague à vista e tenhaPERDÃO

de perdão nos juros

e na multa.

Pague à vista e tenhaPERDÃO

Facilidade no parcelamento

e descontospara você.

de perdão nos juros

e na multa.

DEIXE A SUA SITUAÇÃO

POSITIVA E SEM DÉBITOS

COM A PREFEITURA.

CONFIRA AS OPÇÕES

DE PAGAMENTOS.

Imprimasua guia de recolhimento na internet!

Facilidade no parcelamento

e descontospara você.

de perdão nos jurose na multa.

Pague à vista e tenhaPERDÃO

Imprimasua guia de recolhimento

na internet!

Facilidade no parcelamento

e descontospara você.

de perdão nos jurose na multa.

Pague à vista e tenhaPERDÃO

Imprimasua guia de recolhimento na internet!

Facilidade no parcelamento e descontospara você.

de perdão nos jurose na multa.

Pague à vista e tenha

PERDÃO

Para mais informações, procure o setor de

Dívida Ativa no Centro Administrativo ‘Prefeito

Ettore Consoline’, Rodovia Luciano

Consoline, 600, ou ligue 3183-0770 e 3183-0771.

* De R$ 800,01 a R$ 1.000, desconto de 100% na correção monetária com pagamento à vista. De R$ 1.000,01 a R$ 1.200, desconto de 50% para pagamento à vista. ** A soma do original mais a correção não pode ultrapassar R$ 800. *** Nos parcelamentos em até 10 vezes, os juros serão de 1% ao mês; de 11 a 20 vezes, 1,25% ao mês; de 21 a 30 vezes, 1,5% ao mês; e de 31 a 60 vezes, 2% ao mês.

A palestra foi ministrada por Denise soares de Camargo e Joel Garcia

CEntRo DE ConvIvênCIAPara quem gosta de aprender ou mesmo de dançar, o Centro de Convivência do Jardim Vitória oferece todas as quintas-feiras, das 14h às 17h, uma tarde de dança com Baile. Para participar, basta fazer uma carteirinha da Terceira Idade levando a cópia do comprovante de residência, cópia do RG e duas fotos 3x4, além de preencher uma ficha de matrícula. O Grupo da Terceira Idade é para pessoas a partir de 50 anos.O Centro de Convivência fica localizado na Travessa Ângelo Perdão, S/N° Jardim Vitória. Infor-mações pelos telefones (11) 4594-1677 e (11) 4538-3335.

que eles entendam as dificul-dades pelas quais alguns co-legas passam e aprendam a respeitar as diferenças. É um passo importante para termos uma Itatiba mais inclusiva”, disse o Prefeito João Fattori.

Bairro dos PiresNa próxima quinta-fei-

ra, dia 26 de setembro, a Comissão de Acessibilida-de levará a palestra aos alu-nos da Emeb ‘Sebastião de Camargo Pires’, no Bairro

dos Pires, para três turmas, às 10h, 11h e 14h. A dura-ção da palestra, que acon-tece em horário de aula, é de cerca de 40 minutos. Ao todo, serão visitadas 26 es-colas municipais.

O Fundo Social de Soli-dariedade da Prefeitura de Itatiba promove na próxima sexta-feira, dia 27 de se-tembro, a ‘Sexta Sertaneja’.

O evento terá início às 19h e contará com show das duplas sertanejas Adalto & Adalberto e Edson e Luis.

Os ingressos estarão

disponíveis para retirada a partir da próxima terça--feira, dia 24 de setembro, no Museu ‘Padre Lima’, que fica na Praça da Ban-

deira. O FSS pede a cola-boração de um quilo de alimento não perecível (arroz, feijão ou óleo) no momento da retirada.

Baile de Primavera anima a tarde dos integrantes da Terceira Idade

‘sexta sertaneja’ agita teatro Rallino Zambotto no dia 27

Page 6: Gazeta de Itatiba_44

Alunos de 2 escolas de valinhos aprendem sobre ecologia na região da serra dos Cocais

Gazeta de Itatiba e região

6

Aos 92 anos, morador se matriculapara aprender informática

23 DE sEtEmBRoDE 2013Vinhedo

O prefeito Milton Serafim transmitiu o cargo de chefe do executivo municipal ao vice-prefeito e secretário da Educação, Jaime Cruz, pelo período de 10 dias, durante sua viagem oficial a China.

A viagem em que Milton Serafim também represen-tará o Conselho de Desen-volvimento da RMC – Região Metropolitana de Campinas, o qual preside, terá o objetivo de estreitar relações interna-cionais nas áreas industriais e comerciais, com o país asiá-tico, para fomentar novos ne-gócios para Vinhedo e região, incluindo a vinda de novas empresas.

O convite à missão diplo-mática e comercial de prefei-tos e empresários brasileiros a China foi feito ao prefeito Milton Serafim pelo prefei-to de Pouso Alegre, Agnaldo Perugini e pelo vice-prefeito de Xuzhou na China, Chen Zhiyang.

Professores, profissionais, convidados e membros da As-sociação Paulista de Turismo Rural vão debater em Vinhedo

nos dias 1 e 2/10 os aspectos econômicos, sociais e culturais da atividade, incluindo a reali-zação da Copa do Mundo.

Valinhos

“Além de levar informa-ções e apresentar dados so-bre as características de cada cidade da RMC, com objetivo de estreitar relacionamentos para atrair investimentos para

Vinhedo e região, buscarei parceria para viabilizar a im-plantação do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos – para ter-mos em nossa cidade uma nova alternativa de transporte

público urbano”, explicou o prefeito Milton Serafim.

A cerimônia de transmis-são de cargo contou com a presença dos secretários mu-nicipais.

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria Muni-cipal de Educação, continua a capacitar os professores da Rede Municipal de Ensino, para que de forma plena, já a partir de 2014, promovam ati-vidades educativas de cultura empreendedora para mais de 3,1 mil alunos, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II das escolas municipais.

As capacitações são pro-movidas pelo programa Jo-vens Empreendedores – Pri-meiros Passos, por meio de

Na terça (17) e quinta-feira (19), alunos dos 6º e 9º anos das EMEBs “Cecília Meirelles” (Jd. Paraíso) e “Carolina de Oli-veira Sigrist” (Capivari), de Vali-nhos, tiveram uma experiência inédita de educação ambien-tal, ao visitarem uma das mais belas regiões do município: a área de proteção ambiental Serra dos Cocais.

Os alunos participaram de um inédito projeto de ecoturis-mo promovido pela Prefeitura, por meio de parceria entre as secretarias de Cultura e Turismo e Educação. Durante o percurso de trilha, foram abordados te-mas como formação geológica da Serra dos Cocais, importân-cia da água e nascentes, fauna, flora, biologia e Meio Ambiente.

Um exemplo para os jo-vens atletas estudantes vali-nhenses. Este foi o principal ganho que centenas de alunos da Rede Municipal, Estadual e Particular de Ensino de Vali-nhos puderam presenciar na cerimônia de abertura dos Jo-gos Estudantis, realizado nesta segunda-feira, pela manhã, no Ginásio Municipal “Vereador Pedro Ezequiel da Silva”, que contou com a presença do jogador da seleção olímpica brasileira, André Heller. Ao lado do prefeito de Valinhos, Clayton Machado, do vice--prefeito, Mayr, dos secretários de Esporte e Lazer, Paulo Sa-bioni – Periquito, e Educação, Danilo Sorroce, o atleta olím-pico brasileiro conversou com os jovens, com toda atenção e simpatia, proporcionando um dia marcante para a vida dos alunos.

Os Jogos Estudantis de Va-linhos prosseguem até o dia 27, com a participação de 20 escolas, entre elas municipais, estaduais e particulares. Estão competindo cerca de 4 mil atletas, em nove modalidades, divididas em duas categorias, mirim e infantil, na faixa etária de 11 a 15 anos, em ambos os

sexos. São elas: futsal, volei-bol, voleibol de trio, basque-tebol, handebol, atletismo, tê-nis de mesa, damas, xadrez e queimada.

As competições estão sen-do realizadas em seis espaços esportivos do município, Giná-sio Municipal “Vereador Pedro Ezequiel da Silva”, Complexo Eledir Rosa de Amorim, Pavi-lhão Industrial Antonio Palácio Neto, Pavilhão de Frutas Vitó-rio Bissoto, Ginásio Municipal José Clemente Marchiori e Clube do São Cristovão.

“A participação de uma atleta de alto nível, reconhe-cido mundialmente e repre-sentante da seleção olímpica brasileira, sem dúvida, mar-cou com maestria e brilhan-tismo a abertura da edição 2013 dos Jogos Estudantis. O esporte é isso, pode contri-buir, e muito, como modelo de conduta para os jovens, e com certeza o André marcará, para sempre, a vida dos jo-vens estudantes que tiveram a oportunidade de estarem pre-sentes nesta manhã no nosso Ginásio Municipal”, comentou o secretário municipal de Es-portes e Lazer, Paulo Sabioni – Periquito.

Aos 92 anos, João Broc-chi acredita que tem muito a aprender, mas também é um exemplo de que a idade avançada pode ser motivo de orgulho e exemplo de sabe-doria. Ele é um dos 80 alunos do novo curso de informática básica iniciado nesta segun-da-feira, dia 16, na Bibliote-ca Municipal ‘Mário Correa Lousada’, promovido pela Prefeitura em parceria com a concessionária Rota das Ban-deiras, por meio do projeto ‘Caia na Rede’.

O aposentado participa pela primeira de um curso de informática e diz estar “mara-vilhado com as possibilidades oferecidas pela alta tecnolo-gia”. O curso, com aulas tam-

bém de internet, é aplicado em computadores de última geração conectados à ultrar-rápida internet 4G, em parce-ria com a ON Telecom, sendo a biblioteca de Valinhos a pri-meira do país a oferecer esta tecnologia nas aulas de inclu-são digital.

Perguntado sobre qual o segredo para tanta disposi-ção, senhor João é categóri-co: “Nunca pare de trabalhar. Trabalhe até mesmo como voluntário, como fiz por vá-rios anos na Arquidiocese de Campinas. E, o que é mais importante: nunca pare de aprender”.

“No passado não precisei usar computador, pois como industriário sempre tive quem

fazia para mim. Agora quero saber usar o computador sozi-nho e postar, em meu blog, os poemas, cartas e canções que escrevo em homenagem a mi-nha amada Amelinha, falecida há quatro anos”, acrescentou o valinhense, que para isso tem contado com a ajuda de um neto. “Mas ele está sempre com pressa”, lamenta.

João Brochi destaca que reside em Valinhos há pouco menos de um ano, com um dos filhos, e soube da promo-ção do curso ao se cadastrar há cerca de três meses como usuário da biblioteca.

“Participar deste curso é uma grande oportunidade. Quero aproveitar tudo”, com-pleta João que fez questão de

estar na abertura do projeto ‘Caia na Rede’ no último dia 30 de agosto na EMEB (Es-cola Municipal de Educação Básica) Governador ‘André Franco Montoro’, no Bom Re-tiro, onde o sinal 4G também está disponível, assim como na EMEB ‘Orestes Quércia’, no Jardim Paraíso.

Outras quatro escolas mu-nicipais: ‘Tomoharu Kimbara’, no Macuco; ‘Horácio de Salles Cunha’, no São Bento do Re-creio; ‘Dom Bosco’, no Jardim São Marcos; ‘Vice-prefeito An-tônio Mamoni’, no Jardim das Figueiras, contam com o ‘Caia na Rede’, com a rede conven-cional de internet, até que o sinal da ON Telecom alcance também essas regiões.

Atleta olímpico brasileiro, André heller, participa da abertura dos Jogos Estudantis em valinhos

turismo rural é temade encontro em vinhedo

Programação do EncontroInformações e Programação: Datas: de 1 a 2 de outubro de 2013Local: Vilabella Eventos / Rua Ângelo Ormeneze, 800 Bairro Pinheirinho Vinhedo/SP

Entrada gratuita Palestras e oficinas Técnicas Informações e inscrições: www.encontrodeturismorural.com.br ou [email protected]: Palestras, Oficinas Técnicas e Exposição da Vitrine Paulista de Turismo Rural Temática: Vitrines Rurais: Turismo Moderno sem Perder a RuralidadePúblico-Alvo:1. Empresários do turismo rural paulista2.  Profissionais3.   Entidades, estudantes e interessados em geral.

PrograMaÇão aBErTa ao PÚBlICo1/10 1º Dia08h00- 09h00 Credenciamento e Café Rural 09h00 -10h00 Hospitalidade: Um Universo de Múltiplas Identidades |Palestrante  Roberto Maia São Paulo Convention & Visitors Bureau10h00- 13h00 Vitrines Rurais Paulistas: Apresentações dos Núcleos Paulistas de Turismo Rural: Casos de Sucesso e desenvolvimento de projetos regionais, atualidades e realidades

Temas:1. Ribeirão Preto e Região2. Café com Leite3. Circuito das Frutas4.   Circuito Entre Serras e Águas5. Fazendas Históricas Paulistas  6. Núcleo de Itu e Região 7. Holambra Rural 13h00 – 14h00 Brunch Rural com apresentação cultural de viola caipira e violão com Márcio Rampin e Heron Ciccarelli, professor e aluno do Centro Cultural de Vinhedo14h00 – 15h00 Palestra Copa do Mundo de 2014: Oportunidades Para Empreendedores de Turismo Rural |Palestrante: Cássio dos Santos Oliveira - Gerência de Atendimento Setorial SEBRAE SP15h00– 18h00 Vitrines Rurais Paulistas: Apresentações dos Núcleos Paulistas de Turismo Rural: Casos de Sucesso e desenvolvimento de projetos regionais, atualidades e realidades

Temas:1. Núcleo de Turismo Rural Vale do Paraíba2.   São Roque Rural3.   Turismo Rural de Socorro4.  Tupã: Destino Consolidado

5.  Núcleo Serra de Itaqueri6.  Núcleo Cardoso7.  Novos Destinos  18h00 Encerramento02/10  2º dia 9h00 – Café Rural  Oficinas Técnicas | 20 vagas por tema9h30 - 10h30 

Temas: alimentação Fora do lar - gastronomia  sEBraE1. A Importância da Gastronomia Rural - Chef Jaderson Coimbra – SENAC2. Case Festival Sabor de São Paulo: Gastronomia Rural – Revista Prazeres da Mesa e SENAC3. Oficina de boas práticas do associativismo para o turismo rural: experiência acolhida na colônia SC4. Indicação Geográfica para Produtos Agroindustriais: Produtos Tradicionais Rurais Secretaria de Agricultura e Abastecimento 11h00– 12h00 Temas:1. Projeto – Serra do Itaqueri – Desenvolvimento Regional – SENAC2. Projeto de Turismo na Gestão Pública – SENAC Campinas – Profª Ana Maria Fernandes3. CADASTUR - SELT SP – Sr. Eder Rafael dos Santos4. Gestão de Bares e Restaurantes – Senac Campinas - Profa. Debora Kucher5. Crédito FEAP Turismo Rural: Apoio a Pequena Agroindústria e Gestão de Qualidade Secretaria de Agricultura e Abastecimento - SP  12h00- 16h00 Visita Técnica Turismo rural/ vagas limitadas1.  12h00-14h00 Almoço Temático – Restaurante e Adega Família Azzolin com degustação de vinhos2.  14h00-16h00 Visita Monitorada no Sitio Kusakariba - Propriedade Rural Produtiva de Frutas e Turismo Rural

16h00 -17h30Conversa de Produtor para convidadosReunião das Associações Paulistas de Turismo Rural com o Núcleo de Agronegócio da FGV Professor Roberto Rodrigues1.  Hospedagem local: Rizzatour Turismo11 4527-2000 www.rizzatour.com.br–www.facebook.com/rizzatour2. Informações Turísticas: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo I Prefeitura de Vinhedo 19 3876.5393 ramal 217 – 38362591, 38766835

dor da ação. O vice-prefeito e secretá-

rio da Educação, Jaime Cruz, participou do terceiro en-contro do grupo capacitado nesta sexta-feira, dia 20, jun-tamente com o vereador Val Rosahow, que se interessou em conhecer o projeto pio-neiro na região, que capacita professores com o objetivo de preparar, já no ensino fun-damental, os estudantes para os desafios que encontrarão em seu desenvolvimento pro-fissional.

o curso é aplicado em sala de inclusão digital, com tecnologia 4G

A proposta da Prefeitura de Valinhos é beneficiar, até 2016, cerca de 6 mil alunos que visi-tarão o local de mata nativa e reserva florestal. Segundo o se-cretário de Cultura e Turismo, Wilson Ventura, a atividade in-tegra a proposta de governo do

Prefeito Clayton Machado, que busca a preservação ambien-tal por meio da conscientiza-ção da população, bem como o fomento do turismo.

Parceria inédita - O secre-tário da Educação, Danilo Sor-roce, informa que, neste ano,

cerca de 1.500 alunos visitarão o ‘Sítio Cocais Trilhas”, cuja pro-priedade já está preparada para receber turistas. A visita será realizada durante o período de aulas e integrará os novos pro-jetos ambientais que estão apli-cados à área de Educação.

Jaime Cruz assume PrefeituraPrefeito milton serafim está em viagem, a China

convênio firmado entre a Pre-feitura e o Serviço Brasileiro

de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), idealiza-

Professores são capacitados para educação empreendedora

Page 7: Gazeta de Itatiba_44

De 01 a 07 de outubro o “Louveira sem Sujeira” estará no Parque dos Sabiás, Vila Nova e Centro

7Gazeta de Itatiba e região

23 DE sEtEmBRoDE 2013

Gazeta de Itatiba e região

LouveiraEm Brasília, Prefeito Junior Finamore busca investimentos para louveira

O prefeito Junior Finamore esteve em Brasília na terça e quarta-feira (17 e 18 de setem-bro) para buscar investimen-tos nas áreas de saneamento básico, mobilidade urbana, es-porte e segurança pública.

Acompanhado do diretor de Convênios da Prefeitura, Luiz Henrique Scheneider, Fi-namore visitou a Câmara Fe-deral onde estreitou relações com diversos deputados em busca de indicações de emen-das para o desenvolvimento dessas áreas na cidade.

Em seguida, o prefeito se encaminhou ao Palácio do Planalto onde cumpriu agen-da de reuniões com diversos ministérios e secretarias. No ministério da Justiça, Finamo-re foi apresentado às políticas do Governo Federal de apoio às Guardas Municipais. “Den-tro desta linha, iremos elabo-rar um projeto para compra de equipamentos para a nos-sa guarda, com investimentos em conjunto com o Governo Federal”, disse o prefeito.

Um dos programas apre-sentados pelo Ministério foi o modelo de Gabinete de Ges-tão Integrada (GGI), que reú-ne instituições de segurança pública e justiça criminal das três esferas de governo e é um dos requisitos para integrar as ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) – que, por sua vez, tem como foco o enfrentamento da violência e criminalidade por meio de po-

A Secretaria de Gestão Ambiental realizou na noite de quarta (18 de setembro) a 1ª Audiência Pública do Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sóli-dos. A apresentação da pri-meira etapa do documento foi realizada na Câmara de Louveira pelo coordenador do estudo e biólogo, Jack-son Muller, e contou com a presença da secretária Municipal de Gestão Am-biental, Rose Skelton, e dos vereadores Estanislau Steck – presidente da Câmara -, Clarisse Aparecida e Alan da Jacuí.

No encontro, foi apresen-tado o diagnóstico com to-das as informações de Lou-veira sobre a destinação, quantidade e tipologia dos resíduos sólidos domésti-cos, industriais, dos serviços de saúde, construção civil, entre outros.

O estudo foi baseado em dados de 2012 e revela in-formações curiosas, como a quantidade de mil toneladas de resíduos sólidos coletados mensalmente em Louveira.

O diagnóstico consiste na primeira etapa de elabora-ção deste Plano de Gestão. O planejamento da gestão correta de resíduos sólidos é previsto pela lei que estipula o Plano Nacional de Resídu-os Sólidos – Lei 12.305/10, cujo objetivo principal é a prevenção e a redução na geração de resíduos por

Dezenas de louveirenses se reuniram na noite de on-tem (18 de setembro), na Estação Ferroviária de Lou-veira, para debaterem pro-postas a fim de estabelecer um processo de construção conjunta de formulação e implementação de políticas públicas no setor da cultura. O 2º Encontro Municipal de Cultura, realizado pela Pre-feitura Municipal por meio da Secretaria de Cultura e Eventos, contou com a parti-cipação de artistas, produto-res, gestores e representan-tes da sociedade civil e teve como tema central a adesão da cidade no Sistema Nacio-nal de Cultura e a implanta-ção do Conselho Municipal de Política Cultural.

O secretário de Cultu-ra e Eventos, Jorge Bicha-ra Netto, na oportunidade destacou a importância da reunião e da realização de rodas de conversa com a sociedade afim de que par-ticipem de forma efetiva das decisões do município. “Essas conferências servem para que busquemos efeti-var políticas públicas impor-tantes para o progresso do município. É a oportunidade de obtermos ideias e pro-postas da sociedade para a implantação de uma política cultural que realmente refli-ta os anseios e ao mesmo tempo beneficie a popula-ção”, destacou. De acordo com Bichara, a intenção da

A equipe de voleibol masculino adulto da Se-cretaria de Esporte, Lazer e Juventude conquistou no último final de semana o 1º lugar da Copa Pinheiros de Voleibol. A equipe venceu o time da Nipo Campinas por 3 sets a 0 e garantiu o título para Louveira.

A campanha da equipe foi muito elogiada durante toda a copa, pois os atletas conseguiram com sucesso elevar o nome do municí-pio em uma competição de abrangência regional, mos-

trando a força do voleibol de Louveira.

O time é comandado pelo técnico Alexandre Ca-odálio e auxiliar técnico Alisson Rodrigues Salomão que, junto dos atletas, agra-deceram ao apoio dado pelo secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Rodrigo Regorão, e pelo prefeito Jú-nior Finamore, assim como a Secretaria de Transporte e as pessoas que de forma di-reta ou indiretamente aju-daram e torceram por eles durante esta campanha.

Nesta semana, dias 24, 25, 26, 27 e 30 de setembro, o projeto “Louveira Sem Sujeira” realiza o mutirão de limpeza nos bairros Jd. São Francisco, Jd. Belo Ho-rizonte, Jd. Diamante e Ir-mãos Chiqueto.

Na próxima semana, de 01 a 07 de outubro, a equi-pe realizará os serviços nos bairros Parque dos Sa-

biás, Vila Nova e Centro.A operação cata-treco,

que integra o projeto, é fei-ta nos bairros sempre no primeiro dia do mutirão e recolhe materiais em de-suso como sofás velhos, móveis, pneus, entre ou-tros.

O Projeto Louveira sem Sujeira muda o aspecto dos bairros tornando-os

mais limpos e bem cuida-dos, o que reflete na quali-dade de vida dos cidadãos.

O mutirão abrange ser-viços de capinação, poda de árvores, desentupi-mento de boca de lobo, conservação de estrada, manutenção de calçadas, pintura de guias, retirada de entulhos e operação cata-treco.

sobre a sua passagem por Brasília, o prefeito classificou como “muito proveitosa” para a cidade

Prefeitura apresenta primeira etapa do Plano de Gestão dos Resíduos sólidos

2º Encontro municipal inicia trabalho de valorização da cultura local

Jasso/PML

líticas de segurança articuladas com ações sociais. Com essas informações, a Secretaria de Segurança Pública de Louveira já trabalha com a possibilidade de criar uma unidade do GGI na cidade, visando estimular a integração das forças policiais.

Junto ao Ministério dos Esportes, Finamore buscou parceria para a construção de uma praça com equipamen-tos esportivos e de lazer, via projeto ‘Praça da Juventude’. “Já estamos trabalhando para conseguir uma área mínima de sete mil metros quadrados para conseguirmos subsídio para a construção desta praça, que representará uma impor-

tante conquista para promo-ver a convivência comunitária entre os jovens, além da cul-tura, esporte e lazer em nosso município”, disse.

Sobre a sua passagem por Brasília, o prefeito classificou como “muito proveitosa” para a cidade de Louveira. “Con-seguimos estabelecer con-tatos importantes e plantar a semente para a conquista de muitas benfeitorias para a nossa cidade. Agora, vamos trabalhar forte para transfor-mar os projetos em realidade e conseguir dar o grande sal-to nas áreas de saneamento básico, mobilidade urbana, esporte e segurança pública”,

afirmou. “Acredito no trabalho conjunto entre o município e os governos Federal e Estadu-al, e também com a sociedade civil, para conquistarmos as benfeitorias que a população de Louveira merece”.

Veículo para o Conselho tutelarNa Secretaria de Direitos

Humanos da Presidência da República, o prefeito reiterou o pedido por equipamentos para o Conselho Tutelar de Louveira, dentre ele um ve-ículo, e recebeu da Pasta a confirmação de que os equi-pamentos serão liberados nos próximos meses.

vôlei masculino de louveira é campeão da Copa Pinheiros em valinhos

meio da promoção de hábi-tos de consumo sustentável, aumento na reciclagem e reutilização de resíduos sóli-dos, além da destinação am-bientalmente adequada aos materiais não recicláveis.

“A formulação deste Pla-no representa um momento histórico, de darmos uma guinada e mudarmos o fluxo do trato com os materiais”, avalia o biólogo Jackson Muller.

O planejamento prevê a diminuição do desperdício de resíduos gerados nos di-versos setores econômicos e visa ainda desestimular o aterramento de materiais. “O Plano visa gerar um salto de qualidade na destinação e coleta dos resíduos em Louveira, já que é elaborado a partir da realidade munici-pal e engloba todos os ato-res, desde poder público até

a população”, acrescenta Muller.

As diretrizes da lei car-regam conceitos como a responsabilidade comparti-lhada - que estipula a gestão dos resíduos sólidos como atribuição coletiva entre o poder público, setor empre-sarial e industrial, e a popu-lação – e a logística reversa - que estabelece uma série de procedimentos para via-bilizar a coleta e restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial para reaprovei-tamento.

A elaboração do Plano Municipal de Gestão Inte-grada dos Resíduos Sólidos é obrigatória e as cidades que não cumprirem a deter-minação até o final do ano ficarão impossibilitadas de angariar recursos junto ao Governo Federal na área de Meio Ambiente.

recém criada Secretaria de Cultura e Eventos de Lou-veira é dar condições para que crianças, adolescentes e adultos reconheçam a cul-tura local como importante e ao mesmo tempo tenham acesso a ampliação de seu universo cultural “Vamos aproximar demandas, iden-tificar dificuldades e apontar saídas para o desenvolvi-mento da cultura no muni-cípio de Louveira e esse en-contro municipal é a porta de entrada para o sucesso desse trabalho” afirmou.

O evento contou com a participação do poeta e con-tador de causos Eufra Modes-to, que ocupa atualmente o cargo de Supervisor Cultural na cidade de Jundiaí e que trouxe um pouco da sua ex-periência para compartilhar com os participantes do en-contro. Ele destacou também o interesse em estabelecer um intercâmbio cultural entre os municípios para a troca de experiências, ideias, ações, propostas e políticas munici-pais para o fortalecimento da cultura na região.

Page 8: Gazeta de Itatiba_44

i ngRedientes Calda- 1/2 xícara(s) de chá de creme de leite e 1 xícara(s) de chá de açúcar

Pera- 6 peras pequenas sem casca, 1 garrafa(s) de vinho rosé, 1 1/2 xícara(s) de chá de açúcar e 1 pau de canela

modo de PRePaRo Calda- Faça um caramelo com o açúcar, retire do fogo e adicione o creme de leite. Deixe esfriar e reserve.

Pera- Corte a parte superior da pera e, com a ajuda de uma colher de chá, retire as sementes. Junte todos os ingredientes (vinho, açúcar e pau de canela) e cozinhe a fruta por 15 minutos ou até estarem cozidas.Se preferir, esta receita

pode ser feita com as peras cortadas em fatias. Finalize recheando o topo da pera com o creme. Sirva com mais creme ao lado.

Gazeta de Itatiba e região

ingRedientes1 xícara (chá) de camarão refogado e ao molho ou 2 latas de sardinhas ao molho, 2 copos de água, 10 azeitonas pica-das, 1 lata de ervilha, 2 ovos cozidos, 1 tomate cortado em rodelas e 2 e ½ copos de farinha de milho

modo de PRePaRo1. Em uma panela despeje o camarão ou a sardinha, acrescente os dois copos de água e deixe ferver. 2. Prove o sal. Se necessário, coloque mais. 3. Acrescente as azeitonas e a ervilha. Deixe ferver por 5 minutos e, depois, despeje aos poucos os dois copos e meio de farinha de milho, tendo o cuidado de usar copos do mesmo tamanho para medir a água e a farinha de mi-lho. Mexa sempre, até formar um angu. 4. Feito o angu, enfeite uma forma (das de pudim) ou qualquer uma que achar conveniente, com tomate fatiado e com os ovos fatiados. 5. Coloque o angu por cima aperte bem e deixe esfriar. Desenforme sobre um prato e bom apetite!

ingRedientesFeijão - 250 grama(s) de feijão branco, 1 litro de água, 1 cubo de caldo de bacon e louro, 1 cebola pequena picada, 1 cenoura pequena cortada em rodelas

Refogado - 1 colher(es) de sopa de óleo, 1/2 quilo de lombo de porco cortado em cubos médios, 400 grama(s) de linguiça fresca cortada em rodelas grossas, 1 cubo de caldo de bacon e louro, 1 xícara(s) de chá de água fervente, 1/2 xícara(s) de chá de vinho branco e 1 xícara(s) de chá de molho pronto de tomate

montagem - 2 colher(es) de sopa de salsinha picada e 2 colher(es) de sopa de farinha de rosca

modo de PRePaRoFeijão - Na véspera, coloque o feijão em uma tigela, cubra com água fria e reserve. No momento do preparo, escor-ra a água. Em uma panela grande, ferva a água e dissolva o cubo de caldo de bacon e

louro. Junte o feijão escorrido, a ce-bola e a cenoura. Cozinhe por 20 minutos ou até que fique macio e o caldo engrosse. Retire do fogo e reserve.

Refogado - Em uma panela grande, aqueça o óleo e frite o lombo até dourar. Junte a linguiça e frite por mais cinco minutos. Dissolva o cubo de caldo de bacon e louro em água fervente e acrescente à mistura. Junte o vinho branco e cozi-nhe em fogo médio por 15 minutos. Adicione o molho de tomate e cozinhe por mais 15 minutos ou até a carne estar macia e o molho engrossar.

montagem - Preaqueça o forno em temperatura média (180 graus). Em um refratário redondo fundo (25 cm de diâmetro), monte camadas alternadas de feijão e o refoga-do de carne. Polvilhe a farinha de rosca e leve ao forno por 20 minutos ou até formar uma crosta dou-rada. Retire do forno, salpique a salsinha e sirva em seguida.

ingRedientesCalda - 1 xícara(s) de chá damasco inteiros, 2 xícara(s) de chá de água, 1/4 xícara(s) de chá de açúcar

Panna Cotta - 2 colher(es) de chá de gelatina em pó, 1/4 xícara(s) de chá de água, 1 e 1/2 xícara(s) de chá de creme de leite fresco, 1 copo(s) de leite, 1/2 xícara(s) de chá de açúcar, 1/2 fava de baunilha aberta ao meio

montagem - 6 colher(es) de chá de noz pecan, Ramos de alecrim para decorar

modo de PRePaRo Calda - Em uma panela co-loque o damasco, a água e o açúcar. Leve ao fogo e quando levantar fervura, desligue. Se-pare e pique bem o damasco reservando a calda. Leve o damasco picado e a calda ao fogo e deixe cozi-nhar até incorporar virar um

creme. Desligue e deixar esfriar em geladeira.

Panna Cotta - Em uma vasilha coloque a gelatina e acres-cente a água para dissolver. Misture bem e reserve. Em uma panela coloque o creme de leite, o leite, o açúcar e a fava de baunilha. Leve ao fogo, quando levantar fervura desligue e acrescente a gelatina. Com auxilio de uma faca raspe as sementes da fava de baunilha e junte à mistura (você pode enxaguar a casca, secar e colocar no pote de açúcar para dar aroma). Deixe esfriar completamente no banho-maria com gelo, mexendo de vez em quando.

montagem - Em taças indi-viduais coloque uma amada de calda de damasco, uma de creme branco e outra de damasco. Finalize com a noz pecan e decore com ramo de alecrim.

ingRedientesmassa - 200 g de manteiga em temperatura ambiente, 3 xícaras (chá) de açúcar, 6 ovos, 1 xícara (chá) de suco de laranja, 3/4 de xícara (chá) de iogurte natural, 1 colher (sopa) de licor de laranja, 3 xícaras (chá) de farinha de tri-go, 1 colher (chá) de fermen-to em pó, 1 colher (chá) de sal, 1 colher (sopa) de raspas de laranja-baía, 1 colher (chá) de extrato de baunilha

modo de PRePaRo1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma assadei-ra para bolo inglês de cerca de 30 cm de comprimento.

2. Passe a farinha de trigo e o açúcar pela peneira, separa-damente. Numa terceira tige-la, misture o iogurte, o suco de laranja, o licor e o extrato

Cassoulet

Pera ao vinho Rosé com Creme toffee

Bolo de laranja

Fundos de Alcachofra Recheados com Carne e Coalhada Fresca

Panna Cotta de Damasco

Receita fácil de

823 DE sEtEmBRo

DE 2013gourmetcuscuz paulista

de baunilha.

3. Na batedeira, junte a man-teiga e o açúcar peneirado. Em velocidade média, bata até virar um creme fofo e esbranquiçado.

4. Acrescente os ovos, um a um, batendo sempre. Adi-cione a farinha peneirada e a mistura de iogurte e suco

alternadamente, até formar uma massa lisa. Em seguida, junte o fermento e o sal.

5. Desligue a batedeira e acrescente as raspas de laran-ja. Usando uma espátula, mis-ture bem. Transfira a massa para a fôrma preparada e leve ao forno preaquecido para as-sar por cerca de 50 minutos. Para verificar o ponto, espete

i ngRedientes molho - 1 dente de alho, 1 colher(es) de sopa de man-teiga, 3 xícara(s) de chá de coalhada fresca, 1 colher(es) de sopa de hortelã seca e sal a gosto

alcachofra - 1 colher(es) de sopa de manteiga, 1/2 cebola média picada, 1 dentes de alho socado, 300 grama(s) de carne patinho moída, 1/2 colher(es) de café de canela em pó, 1/2 colher(es) de café de pimenta-do-reino moída, 1 colher(es) de café de pimenta

síria, Pinoli a gosto dourado na manteiga (também conhecido como snoobar), 1 colher(es) de sopa de salsa picada, sal a gosto, 1/2 xícara(s) de chá de caldo de carne, 2 colher(es) de sopa de farinha de trigo (para engrossar a carne moí-da), 6 fundos de alcachofra

modo de PRePaRo molho- Em uma panela doure o alho com a manteiga. Junte a coalhada fresca, o hortelã seca e tempere com sal a gosto. Reserve. Alcachofra

Numa frigideira, doure a cebo-la picada na manteiga, junte o alho e refogue um pouco mais. Acrescente a carne moída, a canela, a pimenta--do-reino, a pimenta-síria, a salsa e sal a gosto. Deixe cozinhar até secar o excesso de água e adicione a farinha dissolvida no caldo para engrossar levemente a mistura. Em seguida junte um pouco do pinoli e reserve.Monte os fundos de alcacho-fra recheando com a carne reservada e regue com o molho de coalhada fresca. De-

um palito na massa. Se sair limpo, está pronto.

6. Retire do forno e deixe o bolo esfriar por 15 minutos, antes de desenformar. Deixe esfriar completamente antes de cobrir com o glacê. Espere secar e sirva a seguir.

ingRedientesglacê - 1 xícara (chá) de açú-car de confeiteiro, 2 colheres (sopa) de suco de laranja, 1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira e raspas de laranja-baía a gosto

modo de PRePaRo1. Somente na hora de espalhar o glacê, misture o açúcar de confeiteiro, o suco de laranja e a água de flor de laranjeira numa tigelinha. Regue sobre o bolo e espere secar por 1 hora antes de servir. Decore com as raspas de laranja.

com glacê de água de flor de laranjeira

core com mais pinoli. Sirva acompanhado de arroz com aletria (macarrão cabelinho de anjo).

Page 9: Gazeta de Itatiba_44

Unhas9

Gazeta de Itatiba e região

23 DE sEtEmBRoDE 2013

Dicas para fazer uma unha branca perfeita, sem marcas e riscos

Hidratação e cor para cabelos loiros

o look de liv tyler para a marca Givenchy

todo mês o organismo da mulher passa por um ciclo que a prepara para uma gravidez

Você sabe por que as mulheres têm cólicas mens-truais? Todo mês o organis-mo da mulher passa por um ciclo hormonal que a prepara para uma gravidez. Associado a esse ciclo, no útero, o endométrio, que é o tecido de revestimento da

cavidade uterina, sofre um processo de espessamento que o prepara para o rece-bimento da futura gravidez. Quando essa gravidez não ocorre, há o desprendimen-to desse tecido que sai na forma da menstruação. As cólicas têm origem pela

atividade na contração da musculatura uterina que expulsa o sangue e tecido acumulado em sua cavida-de, bem como, pelo rompi-mento das células endome-triais, há uma liberação de prostaglandinas na circula-ção que aumentam essas

cólicas.Para melhorar ou até

acabar com essa dor cha-ta, o ginecologista Jurandir Passos, do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica, fala sobre as ações mais indi-cadas para a redução das cólicas:

Diferente das últi-mas temporadas, o es-malte branco aparece mais intenso e bem marcado. Seja de textu-ra perolada ou cremo-sa, a tendência destaca unhas extremamente brancas - esqueça o branquinho transparen-te. Celebridades como Rihanna, Anne Hatha-way entre outras já aderiram à moda. O Brigitte Nail Bar revela dicas para aplicar cor-retamente o branco:

Liv Tyler é a musa de Croisière, cole-ção de verão da Givenchy que nos leva aos mais sofisticados balneários do pla-neta. Com ela vem uma linha de produ-tos luxuosa para dar à pele aquele tom bronzeado de verão.

“Amei muito o Réflet Précieux, to-nalizante dourado para colorir pernas, braços e colo, o Mister Radiant, um gel translúcido que deixa o rosto com bri-lho saudável e Poudre Bonne Mine, um pó que a gente aplica com pincel kabuki para realçar o efeito do sol sobre a tez”, destaca o maquiador André Sartori.

Luzes, platinado, ombré hair ou em mechas, o loi-ro é uma tonalidade que sempre está em alta. Mas a grande preocupação das mulheres ao clarear os fios é o efeito indesejado de ma-deixas ressecadas, danifi-cadas e quebradiças devido ao processo de coloração ou descoloração. Pensan-do nisso, a Clairol Profes-sional, marca da divisão profissional da P&G, apre-senta o Hydro-Loiras, uma linha completa de serviços de coloração e cuidados para cabelos loiros macios e brilhantes.

São quatro opções de serviços de hidratação com cor: Hydro-Max, Hydro-Lu-zes, Hydro-Gloss e Hydro--Tons. Confira a galeria de fotos para saber mais sobre cada serviço.

Hydro-luzes: serviço de mechas para cabelos lindos

e hidratados

Hydro-luzes: serviço de mechas para cabelos lindos e hidratados

Hydro-gloss: proporciona brilho e polimento. o

serviço de cor é feito com o tonalizante Clairol, uma ótima opção para quem

nunca fez nenhum tipo de coloração e gostaria de

experimentar.

Hydro-tons: para um loiro lindo, fortalecido e em

múltiplos tons.

Unhas

10 soluções para acabar com a cólica menstrual

1. Anticoncepcional: os anticoncepcionais têm, em sua maioria, o efeito colateral da diminuição do espessamento endometrial, que, por consequência, diminui a intensidade das cólicas. Ele também deixa a menstruação com menor volume de sangue, que leva à menor atividade da musculatura uterina, diminuindo ainda mais as cólicas.

2. Anti-inflamatórios: as medicações anti-inflamatórias atuam diretamente na ação das prostaglandinas que são liberadas no período menstrual, diminuindo assim a dor da cólica. Os anti-inflamatórios mais indicados são os não esteroides, como o ácido mefenâmico, ibuprofeno e naproxeno. Além de terem ação direta na melhora da dor, eles atuam também diminuindo o volume menstrual. Consulte um médico para saber qual o remédio mais indicado para o seu caso.

3. Calor local: o uso de bolsas de água quente na região inferior do abdome ajuda a diminuir a sensação de cólica. O calor tem ação anti-inflamatória.

4. Acupuntura: esta técnica pode ajudar a diminuir os quadros de cólica menstrual.

5. Estímulo elétrico: foi lançado recentemente no mercado um dispositivo que libera pequenos impulsos elétricos e está indicado para a diminuição dos quadros dolorosos, entre eles, a cólica menstrual. Os estímulos do aparelho são aplicados na

região do baixo ventre e sua potência pode ser regulada para obter o melhor resultado possível.

6. Exercício físico: os exercícios ajudam a liberar substâncias analgésicas, como as endorfinas, que melhoram as dores da cólica.

7. Alimentos: vários alimentos podem ajudar a diminuir a cólica menstrual. Há os que aliviam os sintomas, como brócolos e couve-flor, e os anti-inflamatórios, como peixes ricos em ômega 3, feijão e nozes. Alimentos ou bebidas com cafeína podem piorar a cólica, então evite!

8. meditação e ioga: por meio do relaxamento, a mulher pode conseguir a diminuição das cólicas menstruais.

9. vestuário: roupas muito apertadas podem piorar a sensação da cólica. Procure utilizar roupas mais folgadas nesse período.

10. Deitar de barriga para baixo: é colocada como posição em que a mulher pode assumir durante o dia ou à noite e que ajudariam a diminuir as dores das cólicas pelo aumento do calor local. Mas não se esqueça: cólica muito intensa pode estar relacionada a problemas mais sérios, e deve ser diagnosticada corretamente por um médico!

1 – Passar base

2 – Ao esmaltar, passar o pincel bem rápido, sem parar

3 – Pincelar camadas finas de esmalte cobrindo toda a unha. Assim a cor ficará uniforme

4 – Passe o palito logo após pincelar

5 – no máximo, três camadas de esmalte são suficientes

6 – Finalize com um top coat

LiguE E AnunCiE

11 9.9842-8629

Page 10: Gazeta de Itatiba_44

Gazeta de Itatiba e região

Com Audi, Brasil ganha 9ª fábrica de carros após super-IPI

Volkswagen Kombi ganha campanha de “deslançamento”

A Dacia, divisão romena da Renault, revelou as pri-meiras fotos oficias do Dus-ter 2014. O modelo, vendido no Brasil sob a marca fran-cesa, recebeu uma levíssima reestilização.

O Duster reestilizado será apresentado oficialmente no Salão de Frankfurt, em se-tembro, e chegará ao Brasil no ano que vem.

A grade foi redesenhada e há novos faróis duplos com

luzes de rodagem diurna. Obrigatórias na Europa, as luzes podem não chegar a uma futura versão atualizada do Duster brasileiro. O mo-delo também ganhou rodas de aro 16. E só.

As linhas quadradonas e os vincos continuam. No modelo atual, elas conferem uma aparência mais robus-ta do que a de rivais como o Ford EcoSport e divergem opiniões no quesito beleza.

Como a peça diz, é pra-ticamente um deslança-mento. a Kombi realmente merece. merecia até mesmo um evento de deslançamen-to, com direito a um test--drive de despedida para a imprensa. seria até mesmo uma forma de mostrar o quanto os automóveis evo-luiram nos últimos 60 anos. afinal, a Kombi é monta-da no Brasil desde 1953 e produzida pela própria Volkswagen por aqui desde 1957, ininterruptamente.

o mais legal é que até hoje o processo da Kombi é praticamente artesanal, como Rolls-Royces, por exemplo. mas a única ex-clusividade é que não há concorrentes, não diretos.

talvez, não fosse pela obri-gatoriedade de freios aBs e airbags dianteiros, a Kombi ficaria em linha por mais al-gumas décadas.

o nome Kombi é uma abreviação de Kombina-tionsfahrzeug, algo como “veículo para carga e pas-seio”, um projeto idealiza-da pelo holandês Ben Pon na década de 1940. Partin-do do projeto do Fusca, chegou a um “pão de for-ma” com estrutura mono-bloco, um motor traseiro confiável, com bom espaço e capacidade para meia to-nelada de carga. Hoje seria impossível criar algo tão simples, prático e barato, e a legislação é o maior em-pecilho.

A Nissan levou ao Salão de Frankfurt a reestilização do Micra, subcompacto que no Brasil é vendido como March.

O carrinho ficou mais ar-rojado para o ano-modelo 2014. Nos bastidores da fi-lial brasileira da fabricante, o que se diz é que o March nacionalizado -- fabricado no Rio de Janeiro já no próximo ano -- estreará muito pareci-do com o europeu (e menos com as variações asiáticas).

Será uma espécie de se-gunda chance para o mode-lo, que é cheio de qualida-des, mas que acabou ficando para trás devido à política de cotas de importação imposta pelo novo regime automoti-vo (atualmente, é fabricado

A montadora alemã Audi deve anunciar nesta terça-fei-ra (17) que voltará a fabricar carros no Brasil. O presidente global da marca, Rupert Stad-ler, o vice-presidente mundial de compras, Bernd Martens, e o CEO da operação brasileira, Joerg Hofmann, estarão em Brasília para falar à imprensa e, segundo informações da DPA (Deutsche Presse-Agen-tur, agência alemã de notí-cias), encontrar-se com auto-ridades do governo federal.

O provável anúncio da Audi mostra o sucesso da es-tratégia oficial de pressionar as fabricantes a nacionalizar seus produtos, em troca de benefícios tributários que re-fletem num preço final me-nor. O primeiro passo foi a abrupta elevação da alíquota do IPI para carros importa-dos, em setembro de 2011; depois surgiu o Inovar-Auto (novo regime automotivo),

1023 DE sEtEmBRo

DE 2013

sistema multimídia que estreou no onix vira item de série na versão ltZ do sedã

nissan Micra 2014 revela a cara do March nacional

nissan micra 2014, configuração europeia do nosso march, mostra reestilização de meia-vida que deve estrear no Brasil (com leves diferenças, talvez) junto com fabricação do carro em território nacional

no México). Neste ano, até o final de agosto o March vendeu 16.224 unidades no Brasil -- cerca de 4 mil carros menos que o Ford Ka, seu

maior rival (que não ofere-ce nem carroceria de qua-tro portas). Os dados são da Fenabrave (associação das revendas).

negociado com a Anfavea (que reúne marcas com pro-dução local) e lançado em outubro de 2012.

Nesses dois anos, BMW, Chery, Fiat, Honda, JAC, Mer-cedes-Benz, Nissan e Toyota anunciaram novas fábricas no Brasil. A Audi deve ser

a nona a fazê-lo, e a Jaguar Land Rover, a décima.

O elenco de montadoras é eclético no que se refere ao tipo de produto: sozinha, a chinesa JAC, que faz carros “baratos”, promete investi-mento de R$ 1 bilhão em sua unidade em Camaçari (BA);

já a alemã BMW, de carros premium, injetará 200 mi-lhões de euros (cerca de R$ 600 milhões) em Araquari (SC).

Além disso, a General Motors abriu uma unidade de motores, e Renault, PSA Peugeot Citroën e Volkswa-

gen ampliaram a capacidade produtiva. A Hyundai já tinha planos para a fábrica de Pira-cicaba antes das medidas do governo.

COMO FAZ?Bernd Martens é o execu-

tivo da Audi responsável pelo gerenciamento de fábricas ao redor do mundo. Foi ele que afirmou a UOL Carros, em março, que a Volkswagen estava modernizando a fábri-ca de São José dos Pinhais (PR) e a unidade de motores de São Carlos (SP), adiantan-do não só os planos sobre a fabricação de Golf e Up no Brasil, como também que a mesma estrutura serviria para a família A3.

A agência DPA citou re-latório da revista americana Business Week apontando que dois modelos da linha A3 serão escolhidos para cons-trução no Brasil, o que a Audi

ainda não confirmou.Com o uso da plataforma

modular da Volks (MQB), a unidade local teria condições de entregar Golf, Audi A3 Sport (hatch de duas portas), Sportback (quatro portas) e Sedan (três-volumes que está perto de chegar às lojas euro-peias), além da nova geração do suvinho Q3, que passará a usar a mesma base. A1 e A4 são outras possibilidades, especialmente com o fim da produção do Polo, em 2014.

Por isso, fica a dúvida so-bre qual regime de produção será adotado pela Audi no Brasil: compartilhamento de linhas com a Volks parana-ense, ou erguimento de uni-dade separada. A produção especulada para o país é de 30 mil carros/ano, a ser atin-gida em 2017. A marca dos quatro aros já fabricou o A3 localmente, pegando carona no Golf.

Proposta da nova geração é manter as principais características do A3 anterior sem fugir do padrão

Duster europeu muda e já é 2014

Page 11: Gazeta de Itatiba_44

Gazeta de Itatiba e região

mundo 1123 DE sEtEmBRo

DE 2013

Ao custo de cerca de R$ 4,50 a dose, a droga é relativamente barata.

nova droga na África do sul mistura heroína, maconha e veneno para rato

Em um espaço aberto pró-ximo à estação de trem na ci-dade de Soweto, na África do Sul, vários jovens em seus 20 e poucos anos fumam nyaope, um novo coquetel de drogas.

Alguns deles parecem mortos-vivos de tão alterados.

“Estava estudando, mas abandonei por causa das drogas. Deixei a escola aos 14 anos”, diz Thuli, com os olhos vidrados.

Ela diz não ver futuro para si própria.

Thuli tem apenas 16 anos e está dependente de uma droga extremamente vician-te que está se espalhando pelo país, fazendo novas ví-timas diariamente.

O nyaope é um pó esbran-quiçado - heroína de baixa concentração misturada com ingredientes como veneno para rato e, em alguns casos, até mesmo farelos de remé-dios para pacientes com HIV.

Polvilhado sobre maco-nha, faz um coquetel alta-mente viciante e destrutivo.

“Eu preciso fumar esta

O ex-dirigente chinês do Partido Comunista chi-nês Bo Xilai foi condenado neste domingo (22) à prisão perpétua após ser declara-do culpado por desvio de fundos, aceitação de subor-nos e abuso de poder.

O Tribunal Intermediá-rio de Jinan impôs ao ex-

-secretário-geral do Partido Comunista em Chongqing a prisão perpétua pelo de-lito de aceitação de subor-nos, uma pena de 15 anos de prisão pelo de desvio de fundos e sete anos por abuso de poder.

As três penas serão cum-pridas ao mesmo tempo,

informou a corte na senten-ça publicada na página do Weibo (o Twitter chinês), declarando também Bo pri-vado de seus direitos políti-cos pelo resto de sua vida.

O ex-membro do Partido Comunista chinês também verá confiscadas suas pro-priedades pessoais, que se-

gundo a corte chegam a um valor de US$ 3,3 milhões.

Espera-se que Bo apele da sentença, para o que tem um prazo de dez dias segun-do a legislação chinesa.

Na audiência de hoje, o tribunal rejeitou sistema-ticamente os argumentos da defesa, que alegava

que Bo tinha confessado originalmente seus delitos sob pressão e que o teste-munho de sua esposa, Gu Kailai, era inaceitável por-que ela sofre de um dese-quilíbrio mental.

Segundo as partes da sentença publicadas até agora, a corte também

considerou os testemu-nhos dos empresários Xu Ming e Tang Xiaolin, dos funcionários Wang Zhen-ggang e Wu Zhenghan, e do antigo “número dois” de Bo e ex-chefe de Polícia de Chongqing, Wang Lijun, como suficientemente cor-roborados pelas provas.

CAmPAnhAs EDuCACIonAIsApesar de conter heroína, o nyaope ainda está em processo de ser qualificado como substância ilegal. O governo diz que isso prejudica os esforços de levar à Justiça os casos envolvendo a droga.Também há denúncias sobre policiais trabalhando em conjunto com os traficantes.O nyaope é principalmente encontrado na província de Gauteng, onde estão Johannesburgo e Soweto. Mas um coquetel semelhante, conhecido como whoongais, também é encontrado nas ruas de Durban, na costa leste do país, enquanto comunidades na província do Cabo Ocidental, no sudoeste, sofrem com a droga Crystal Meth, conhecida localmente como tik.Acompanhando o rápido aumento na dependência de drogas, o governo prometeu estabelecer um centro de reabilitação em cada uma das nove províncias sul-africanas e investir em campanhas educacionais.A julgar pela velocidade na qual o nyaope está se espalhando, parece claro que a estratégia do governo não está funcionando.

Ex-líder do Partido Comunista chinês pega prisão perpétua por corrupção e abuso de poder

coisa. É nosso remédio. Não podemos viver sem. Se eu não fumar, fico doente”, diz outro usuário, que prefere não dar seu nome, entre ba-foradas da droga.

aprisionadosApesar de estarem tras-

tornados, esses dependentes

dizem que querem largar o nyaope porque percebem que foram aprisionados por uma droga que os está levando para um caminho sem volta.

“Quando éramos jovens, fumamos maconha primei-ro, no colégio, antes de co-meçar com as coisas mais pesadas”, diz Kabelo, um

depedente de 32 anos.“Agora a juventude está

começando com o nyaope - direto com as coisas pesa-das”, observa.

Enquanto enrola outro cigarro da droga com seus dedos de unhas pintadas de rosa, Nomyula, de 23 anos, co-menta o futuro: “Minha família

quer me ajudar. Eles acham que a prisão será boa para mim como uma reabilitação”.

Ao custo de cerca de R$ 4,50 a dose, a droga é relati-vamente barata.

Mas conforme ela vai afe-tando a vida dos usuários, mui-tos deles logo começam a rou-bar para sustentar o vício.

Eles fazem inimigos em suas próprias famílias e na comunidade.

RecuperaçãoEphraim Radebe, um

dependente em fase de re-cuperação, diz que foi agre-dido por pessoas da rua de cima de sua casa.

“Eles me perseguiram, ma bateram com tijolos, dizendo que eu precisava morrer. Um homem trouxe gasolina e eles queriam me queimar”, conta.

Radebe diz que ficou “do-ente e cansado de estar doen-te e cansado” o tempo todo, e agora já está livre das drogas há dois meses - para alívio de sua mãe, cuja vida havia se transformado em um inferno.

“Quando eu voltava para casa, tirava meus brincos e os colocava na bolsa”, lembra a mãe de Ephraim, Rose Rade-be. “Na manhã seguinte, eles tinham sumido. Ele roubava de mim e até mesmo da casa da minha mãe ou dos vizinhos.”

“Essa coisa está des-truindo os pais ainda mais que os filhos, porque todos os dias você se pergunta: ‘Onde eu errei?’”, afirma.

Page 12: Gazeta de Itatiba_44

DIVULGAçãO

XXXXX

DIVULGAçãO

JASSO/PML

DIVULGAçãO

1223 DE sEtEmBRo

DE 2013

A equipe de natação da Apan (Associação de Pais e Amigos da Natação) itati-bense segue, com o apoio da Prefeitura de Itatiba, nes-te final de semana para a cidade de Campinas onde irá disputar mais um Torneio Regional classificatório para o Campeonato Paulista. O Torneio acontecerá neste sábado, dia 21 de setembro, na piscina semi-olímpica do Tênis Clube de Campinas. O inicio do programa será às 8h30 e serão realizadas 40 provas com a participação de cerca de 270 nadadores de entidades da região, clu-bes da capital e outras loca-lidades. Ao total, serão cerca de 20 equipes competindo.

O Torneio é destinado aos nadadores das categorias In-fantil, Juvenil, Junior e Senior. A equipe itatibense, sob a orientação do técnico Eduar-do Perrone, terá os nadadores da Academia Na Ativa, Leo-nardo Costa, Henrique Perdão Capelletto, Guilherme Bublitz Soares, Miguel Marcotriggiano

Depois da brilhante partici-pação no Campeonato Brasilei-ro, a equipe de taekwondo da Prefeitura de Itatiba participou no último domingo, dia 15 de setembro, em Valinhos, da 2ª Etapa do Bad Boy Open. Com 16 atletas, a equipe itatibense, que é coordenada pelos mes-tres Rogério Figueira, Carlos Figueira e pela Professora Gis-lene Silva Figueira, conquistou um excelente resultado: 15 me-dalhas, sendo quatro de ouro, seis de prata e cinco de bronze.

Precisando vencer para ficar mais próximo da vaga à terceira fase do Campeona-to Paulista, a equipe Sub-17 do Red Bull Brasil enfrenta o Mogi Mirim neste sábado, a partir das 10h45, no Estádio Municipal de Louveira, pela quinta rodada da segunda fase.

O time conta com o retros-pecto positivo do zagueiro--artilheiro Luan para sair com os três pontos em casa. Um empate diante do Mogi Mirim, às 9 horas, garante mais uma classificação ao Sub-15.

Cobrador oficial de pê-naltis do time juvenil, o de-fensor Luan não vem se destacando apenas como um bom marcador, mas também como goleador da equipe neste campeonato.

No sábado (14), as equipes de basquete feminino da Pre-feitura de Itatiba, formados nas escolinhas de esportes, partici-param do 4º Festival Unimed de Basquete Feminino, em Ameri-cana. O evento contou com a participação de nove equipes de cinco cidades: Americana, Santa Bárbara d´Oeste, Itatiba, Porto Feliz e Osasco. Porto Feliz é a única que teve apenas uma equipe representante, as outras quatro cidades tiveram times A (nascidas em 2002/2003) e B (1999/2000).

O circuito Bad Boy Open de Taekwondo, realizado no domingo, dia 15 no Ginásio Municipal de Esportes, con-tou com a presença de 440 atletas de 37 academias do Estado de São Paulo da ca-tegoria mirim ao máster. O evento teve início às 9h com as categorias de POOMSE (formas), mirins e máster. Va-linhos terminou em 16º lugar.

A abertura do evento teve desfile da guarda com as ban-deiras e de homenagens aos destaques olímpicos da mo-dalidade: Carlos Negrão (ex--técnico da Seleção Brasileira, participou de duas olimpíadas e é reconhecido por todos os atletas dessa categoria e au-tor do livro ‘Taekwondo Fun-damental’); Carmen Caroli-na (atual técnica da Seleção Brasileira e a primeira atleta a representar o Brasil nos jo-gos olímpicos); Débora Nunes (atleta olímpica de Bejin e campeã mundial militar).

O circuito Bad Boy Open termina em novembro com a 3ª etapa em São Caetano do Sul, entre os dias 9 e 10. No sábado acontecerá o Desafio

2ª Etapa do Circuito Bad Boy open de taekwondo em valinhos foi um sucesso

nascidos em 2006 também podem participar do Campeonato sub 9 de Itatiba

Equipe de Itatiba conquista 15 medalhas na 2ª Etapa do Bad Boy open

Em louveira, Red Bull busca os três pontos contra o mogi mirim no Paulista sub-17

times formados nas escolinhas da Prefeitura participam de festivais

as meninas que participaram representando itatiba na equipe 2002/2003 foram Bruna, iara, gabriela, Carolina, laura, Vitória, giovana, ana, letícia, Vitória, Bianca e Julia

a equipe segue com expectativa de conquistar medalhas e bons tempos

Gazeta de Itatiba e região

esportes

Alex Juliano - OuroLetícia Alves - OuroCainã Sanches - OuroMaria Fernanda Sanches - PrataIsabel Pinheiro - PrataJoaquim Teixeira - BronzeChristian Vaz - BronzeMarcos Vinicius Lima - Bronze CoMPlETaraM a EquIPE os sEguINTEs aTlETas:Felipe MunizGuilherme PatricioMarcos Du Monte rEsulTaDos Por EquIPE:1º lugar: André Davanço (Indaiatuba)2º lugar: OTC Americana (Americana)3º lugar: Marcio Eugênio (Indaiatuba)

MEDalHas DE ouro:Rafael LisboaGabriel Azevedo Moura,Sandro Augusto Romero MarquesJessica Sousa MEDalHas DE PraTaJoão ÁvilaFabiana MartinsLucas Bezerra SantosGilson FilhoTeilon RochaMurilo Bedani Rogério

MEDalHas DE BroNzEGislene SilvaRafael Baptistella,Ronaldo Clarindo,Caio de Barros De Antoni,Ricardo de Oliveira. Gislene A Silva ParTICIPou TaMBéM:Felipe LeiteA equipe de taekwondo da Prefeitura de Itatiba conta com o apoio Wilbortech Distri-buidora de Produtos Eletrônicos, Fernandes Engenharia, Confeitaria Mais Sabor, Baptis-tella Alimentos e Gaucho Calhas e Rufos.

REsultADos DE ItAtIBA:Itatiba B 51 x 00 santa Bárbara BItatiba a 36 x 17 santa Bárbara aItatiba a 26 x 09 Porto FelizItatiba B 06 x 23 Bradesco B

As meninas que participaram por Itatiba na Equipe A (2002/2003) foram Bruna, Iara, Gabriela, Carolina, Laura, Vitória, Giovana, Ana, Letícia, Vitória, Bianca e Julia.Na equipe B (1999/2000), atuaram Giovana, Heloisa, Giovanna, Letícia, Raquel, Camila, Gabriela, Isabela, Tainá, Amanda e Brenda.

soCoRRoNo último domingo, dia 15 de setembro, as meninas de Itatiba participaram de um Festival na cidade de Socorro, entre as cidades de Socorro, São João da Boa vista, Itatiba, Itapira, Itupeva e Araras. As equipes de Itatiba foram muito bem e também ganharam três dos quatro jogos disputados. Os resultados foram:Itatiba a 29 x 20 ararasItatiba a 32 x 17 socorroItatiba B 28 x 24 são João da Boa VistaItatiba B 19 x 32 socorro a

Atuaram pela equipe B da Prefeitura de Itatiba Giovaninha, Julinha, Bianca, Chu, Letícia, Eduarda, Gabriela, Caroli-na, Ana, Laura, Iara, Letícia e Bianca.Pela equipe A jogaram Thainá, Camila, Paula, Gabriela, Raquel, Larissa, Isabela, Isabela F., Gabriela e Bruninha. Com. Téc.: Claudete Gama e Stella Zoccoli.O Basquete Feminino da Prefeitura de Itatiba conta com o apoio de Sucos e Refrescos Nanico, Auto Elétrica Unidos e Lona 25 Jeans. 

Apan Itatiba participa de mais um torneio Regional de natação

do Nascimento, Ítalo Monteiro Franciscon, Danilo Marcotrig-giano do Nascimento e Mar-celo Fazio e, sob a orientação do professor Gilberto Iamauti,

terá os nadadores do Itatiba Esporte Clube, Felipe César Borin Silvano, Felipe Polesi Mi-nuti e Tiago Ciffoni Bianchi.

A equipe segue com ex-

pectativa de conquistar meda-lhas e bons tempos, trazendo boas expectativas para o Cam-peonato Paulista que aconte-ce no início de novembro.

A Prefeitura de Itatiba am-pliou a idade de participação do Campeonato Sub 9. Além dos atletas nascidos em 2004 e 2005, os nascidos em 2006 também podem se inscrever. O Campeonato Municipal de Futebol Categoria Menor Sub9 é aberto a participação

das associações, clubes e escolas de Itatiba e outras lo-calidades, respeitando-se as datas de nascimento. A com-petição é uma realização da Secretaria de Esportes.

As inscrições devem ser feita até o dia 24 de setem-bro, às 10h, no endereço

eletrônico [email protected]. A associa-ção ou equipe interessada deve enviar no momento da inscrição seus dados ca-dastrais, juntamente com a cópia autenticada de seu cartão do CNPJ. As equipes participantes deverão infor-

mar o nome completo dos atletas, suas datas de nasci-mento, número de registro do aluno – RA, e nome da escola em que está matricu-lado. Os atletas nascidos em 2006 devem ter autorização do pai ou responsável para participar da competição.

Bad Boy Open de Taekwondo, com os atletas selecionados nas duas primeiras etapas e o vencedor leva para casa o pre-mio de R$ 1.000,00 e o titulo de campeão do Circuito Bad Boy Open de Taekwondo.

As disputas das lutas levan-taram o público que compare-ceu em peso para prestigiar o evento. A equipe de Valinhos honrou a tradição e fez bonito, com destaques para os atletas:

O zagueiro já balançou as redes adversárias cinco ve-zes na competição e só fica atrás do meia-atacante Ga-briel (9 gols) e do atacante Lucas (6 gols).

O zagueiro Renan, ex-pulso no último confronto diante do Santos, é o único

desfalque da equipe campi-neira.

Com sete pontos e na vice-liderança do Grupo 18, o Red Bull precisa vencer o Mogi e torcer por uma derro-ta ou empate da Inter de Li-meira diante do Santos para avançar à próxima fase.

as fotos são do último jogo do

Red Bull, contra o santos, em louveira

Com 16 atletas, a equipe itatibense conquistou quatromedalhas de ouro, seis de prata e cinco de bronze