garrafinhas sensoriais - colégio montessori santa … · "samba do avião", de tom...

20

Upload: hadiep

Post on 09-Sep-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Garrafinhas Sensoriais - Colégio Montessori Santa … · "Samba do Avião", de Tom Jobim. Nossa parada final foi o conto: “Os três porquinhos”. Percebemos muito envolvimento
Page 2: Garrafinhas Sensoriais - Colégio Montessori Santa … · "Samba do Avião", de Tom Jobim. Nossa parada final foi o conto: “Os três porquinhos”. Percebemos muito envolvimento

Av. Eng. Armando Arruda Pereira, 1.888 - (Metrô Jabaquara)

CEP 04312-120 - SP - Tel.: (11) 5018-1022

www.santaterezinha.com.br / www.facebook.com/santaterezinha

EXP

EDIE

NTE

Coordenação Geral:

Projeto Gráfico: Silvio Oliveira da Matta (Designer)

Colaboração: Equipe Pedagógica e Educacional Tiragem: 1500 exemplares

Profª Neuza Maria ScattoliniMantenedora e Diretora Geral

Informativo do Colégio Montessori Santa Terezinha

Profª Neuza Maria ScattoliniMantenedora e Diretora

EDITORIAL

Profª Neuza Maria Scattolini

MO

NTE

SSO

RI

PAR

A Q

UEM

LEV

A A

ED

UC

ÃO

A S

ÉRIO

E F

AZ

DA

VID

A U

M E

TER

NO

APR

END

IZA

DO

A sociedade está constantemente em busca da real utilidade da leitura. Ela proporciona ao indivíduo um enriquecimento cultural e uma visão melhor e mais real do mundo.

Entre os tantos problemas pelos quais a educação passa, precisamos citar o desinteresse pelo hábito de ler, compreendendo aqui, que esta é uma dificuldade nacional. A intervenção de segmentos sociais no processo de aperfeiçoamento cultural vem desenvolvendo-se de alguns anos para cá, a passos lentos. No que diz respeito a incentivos à leitura, temos as capacitações de leitores, apoios a escritores, criação de acervos bibliográficos, incentivos a novas pesquisas... mas ainda é pouco. O Brasil é um dos países que menos produz leitores. Construir um país crítico, um país de leitores não é tarefa fácil, mas, enquanto instituição de ensino somos responsáveis pelo incentivo e estímulo à leitura.

Como mantenedora de dois colégios, leitora assídua e sabedora da importância e do peso que a leitura tem na vida de nossos alunos, eu e a equipe de coordenadores, somos grandes incentivadores desta prática e contemplamos vários projetos de leitura em todos os segmentos.

A partir da Educação Infantil iniciamos este processo através do Projeto “Vai e Vem” (troca de livros entre as crianças) e da contação de histórias, que são as “leituras dos pequenos”, através dos olhos e da imaginação dos adultos. No Ensino Fundamental e Médio damos continuidade a este trabalho com o Projeto Leitor-Escritor. Este projeto tem como objetivo formar leitores capazes de reconhecer diferentes estilos literários, fazendo uso da oralidade, expressando e interpretando o conteúdo do texto, transformando-o ou reconstruindo-o. No decorrer do ano letivo os alunos trabalham com livros paradidáticos, escolhidos de acordo com temas trabalhados em sala, e visitas periódicas à Biblioteca do colégio. No Ensino Médio temos ainda, um trabalho mais aprofundado no que diz respeito às obras clássicas, no qual os alunos leem os livros e assistem às adaptações, no teatro.

O hábito à leitura associado aos modelos que os alunos têm como referências, de adultos leitores, tanto na família como no ambiente escolar, fazem com que eles tenham uma relação positiva com esta prática, e assim, construam no decorrer de suas vidas uma dinâmica capaz de assegurar várias conquistas e ganhos. Tais ganhos dizem respeito à ampliação de vocabulário, conhecimento cultural e domínio de vários temas pertinentes à atualidade. Dessa maneira, terão condições de transitar e decorrer s o b r e d i ve r s o s a s s u n t o s , p o s i c i o n a n d o - s e , o q u e certamente ajudará na construção e na conscientização de indivíduos atuantes e reflexivos. A parceria entre família e colégio é fundamental para que esta dinâmica dê resultados e que todos estejam unidos em um só o b j e t i vo , fa ze r d a l e i t u ra u m i n s t r u m e n t o d e conhecimento, conscientização e formação de um cidadão crítico.

O PAPEL DA NALEITURA

FORMAÇÃO DO CIDADÃO CRÍTICO

Page 3: Garrafinhas Sensoriais - Colégio Montessori Santa … · "Samba do Avião", de Tom Jobim. Nossa parada final foi o conto: “Os três porquinhos”. Percebemos muito envolvimento

3

EDUCAÇÃO INFANTIL

Informativo MONTESSORI - nº52 - 2º semestre de 2016

Estimulação Motora

Garrafinhas Sensoriais

Sabemos que os bebês dependem dos estímulos do ambiente e das pessoas com quem convivem, para amadurecer. Assim, quanto mais amplos e variados forem tais estímulos, mais capacidade de sensibilização dos sentidos t e r e m o s p a ra m e l h o ra r a q u a l i d a d e d a aprendizagem, favorecendo dessa forma, as associações e as inter-relações.

Nossa equipe de Berçário e Nido, consciente de que é na primeira infância que a mente abre mais portas para o aprendizado, cria vivências e e x p e r i ê n c i a s n a s d i f e r e n t e s á r e a s d o conhecimento, fundamentais para a criança desenvolver todo o seu potencial.

Aquário Sensorial

Encaixe

Caixa Sensorial

ArteTato e Paladar

Autonomia e Identidade

Tapete Sensorial

Desenvolvimento Motor

Page 4: Garrafinhas Sensoriais - Colégio Montessori Santa … · "Samba do Avião", de Tom Jobim. Nossa parada final foi o conto: “Os três porquinhos”. Percebemos muito envolvimento

? ?

?

? ??

??

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

??

?

?

?

?

?

??

? ??

?

?

4

EDUCAÇÃO INFANTIL

Informativo MONTESSORI - nº52 - 2º semestre de 2016

MATERNAL II

MATERNALMATERNAL IIUÉO Ê?Q ÉOU ?Ê QProjeto

A t r a v é s d e e n i g m a s e c h a r a d a s q u e contemplaram nosso projeto, resolvemos "balançar o

esqueleto"... Entre tantas coisas que as crianças adoram, existem duas que são irresistíveis: brincar e dançar.

Nesta última fase do projeto (que nos possibilitou tantas vivências), o lema foi brincar e dançar ainda mais. De maneira

lúdica através das brincadeiras, a turma do Maternal I foi estimulada a observar regras e perceber a importância do respeito ao próximo.

E quanto a dançar? Envolvidos com o tema da Mostra Cultural, “Cem Anos de Samba”, fomos levados à descobrir esse ritmo contagiante que favoreceu ainda mais nossa coordenação motora global.

Aceitam uma sugestão? "Samba do Avião", de Tom Jobim.

Nossa parada final foi o conto: “Os três porquinhos”.Percebemos muito envolvimento e desenvolveram com as

histórias, habilidades sociais e emocionais, garantindo valores humanos indispensáveis em sua formação.

Depois da vivência de todos os contos trabalhados, oportunizamos ao grupo do Maternal II, a escrita de sua própria história, confeccionando um livro que carrega todas as emoções deste ano.

Projeto

“[...] A magia da vida estános sonhos e nos contos de fadas.”

KAMYLLA CAVALCANTI

Page 5: Garrafinhas Sensoriais - Colégio Montessori Santa … · "Samba do Avião", de Tom Jobim. Nossa parada final foi o conto: “Os três porquinhos”. Percebemos muito envolvimento

5

EDUCAÇÃO INFANTIL

Informativo MONTESSORI - nº52 - 2º semestre de 2016

JARDIM

Projeto

PRÉA Palavra Escrita toma formas e ganha diferentes

nuances nas descobertas do Pré.A partir das poesias exploramos a musicalidade e

variadas estruturas de texto. Poesias em forma de convites, anúncios, de curiosidades, favoreceram a percepção das estruturas textuais e o interesse em explorá-los.

Observando os convites, a descoberta foi como construí-los. Ao explorar anúncios, pudemos criá-los e pesquisando curiosidades, as escrevemos.

Poesias se transformam em músicas, culinária, brincadeiras e em reflexões que inspiraram novas possibilidades para a Palavra Escrita. E, se a palavra é escrita, aproveitamos para escrever muito.

As turmas do Jardim estão descobrindo que essa relação é fundamental para a preservação e sobrevivência do nosso planeta. Ao discutir temas como poluição,

animais em extinção, reciclagem e sustentabilidade, buscamos despertar a consciência em nossos pequenos de que cada um é responsável pelo meio em que vive e que nossas ações do dia-a-dia causam impactos diretos na natureza.

Atitudes individuais e coletivas como o consumo consciente são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida de todos. Embarquem conosco nessas ações e descubram como podemos nos tornar cidadãos ainda melhores!

palavra escrita

O que o meio ambiente tem a ver com cidadania?

Page 6: Garrafinhas Sensoriais - Colégio Montessori Santa … · "Samba do Avião", de Tom Jobim. Nossa parada final foi o conto: “Os três porquinhos”. Percebemos muito envolvimento

6

EDUCAÇÃO INFANTIL

Informativo MONTESSORI - nº52 - 2º semestre de 2016

Contagiados com o espírito Olímpico de um ano em que nosso país sediou a Olimpíada, os alunos da Educação Infantil envolveram-s e d e m a n e i ra b r i l h a n t e n a s diversas competições propostas pelo professor de Educação Física Ermínio Senese.

Neste ano tivemos uma proposta diferente para comemorar o Dia dos Pais.

Enquanto o Maternal I e II participou de um encontro musical com a orientação do professor de Música Marcos de Freitas Marques, os pais dos alunos do Jardim e Pré tiveram que enfrentar um circuito sob o comando do professor de Educação Física Erminio Senese.

Dia dos PaisDia dos Pais

“NÃO BASTA SER PAI, TEM QUE PARTICIPAR”

Ainda embalados no ritmo do tema da Mostra Cultural, tivemos uma Semana das Crianças com muito samba no pé. Comandados pelo professor de Música Marcos de Freitas Marques, os alunos fizeram um caça aos instrumentos musicais para depois, montarem uma roda de samba.

NÃO FALTOU ENERGIA!

OLIMPÍADAEducação Infantil

Page 7: Garrafinhas Sensoriais - Colégio Montessori Santa … · "Samba do Avião", de Tom Jobim. Nossa parada final foi o conto: “Os três porquinhos”. Percebemos muito envolvimento

Informativo MONTESSORI - nº52 - 2º semestre de 2016

ENSINO FUNDAMENTAL I

7

eitor L scritorePROJETO

O ingresso ao mundo da leitura e da escrita ocorre a partir das práticas sociais que exigem nos diferentes contextos a compreensão, a expressão lógica e verbal.

osNo 2º semestre, os alunos dos 1 Anos desenvolveram suas competências e habilidades e mostraram que estão prontos para o mundo letrado abrindo o primeiro e inesquecível capítulo na história de suas vidas!

Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um

contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno.

os 1 Anos - Fundamental I

Por questões culturais, pelo surgimento da mídia eletrônica e, também, pela pouca ênfase na formação de hábitos de leitura, o Brasil

ainda é um país de poucos leitores.Para complementar essa tendência e incentivar cada vez mais a formação de leitores, no Ensino

Fundamental I desenvolvemos o Projeto Leitor Escritor.Trata-se de um conjunto de iniciativas que envolvem professores e alunos. São atividades motivadoras e instigantes, tais como

entrevista com escritores, atividades de artes apresentadas numa linguagem completamente diferente das que encontramos nos livros, feira de livros, contação de histórias e por fim Biblioteca volante, momento em que os alunos selecionam a obra a ser lida de seu acervo pessoal e apresentam aos colegas sua opinião sobre a obra, aspectos da narrativa e características do gênero textual, propiciando importantes trocas que motivam outros alunos à leitura.

FICÇÃO, BIOGRAFIAS, REVISTAS, JORNAIS...

os os 1 aos 5 Anos - Fundamental I

Quem já não passou horas extremamente agradáveis lendo?Mas é verdade também, que todos poderíamos ler um pouco mais, não é?

Page 8: Garrafinhas Sensoriais - Colégio Montessori Santa … · "Samba do Avião", de Tom Jobim. Nossa parada final foi o conto: “Os três porquinhos”. Percebemos muito envolvimento

8 Informativo MONTESSORI - nº52 - 2º semestre de 2016

ENSINO FUNDAMENTAL I

Nas aulas de Formação H u m a n a q u e a c o n t e c e m

c o n t i n u a m e n t e , o s p r o fe s s o r e s exploram habilidades para criar um

ambiente baseado em valores, incluindo escuta ativa, solução de conflitos, criação de regras

colaborativas, comportamentos de construção positiva, propiciando uma atmosfera em que as virtudes devem imperar, em um ambiente positivo, seguro, respeitoso e de muita atenção.

Não basta que as crianças ouçam falar de valores. Para aprender, elas devem experimentá-los e incorporá-los. As habilidades sociais servem para capacitá-los a terem virtudes e praticá-las ao longo de suas vidas.

Posse responsável, respeito às diferenças, valorização do idoso e daqueles que têm necessidades especiais, são alguns dos focos desse rico trabalho que desenvolvemos!

os os 1 aos 5 Anos - Fundamental IPROJETO

Formação

F

doESTUD S

No mês de setembro, visitamos o Museu Afro Brasil que traz à tona reflexões que contemplam o nosso projeto de Formação Humana “Convivendo com o Outro” bem como as atividades pedagógicas que envolveram a nossa Mostra Cultural.

O Museu Afro Brasil, no Parque Ibirapuera em São Paulo, conserva um acervo de aproximadamente seis mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XV e os dias de hoje. O acervo abarca diversas facetas dos universos

culturais africano e afro-brasileiro, aborda temas como a religião, o trabalho, a arte, a d i á s p o r a a f r i c a n a e a escravidão, registrando a t ra j e t ó r i a h i s t ó r i c a e a s i n fl u ê n c i a s a f r i c a n a s n a construção da sociedade brasileira.

Esta visita além de nos t r a z e r e l e m e n t o s p a r a a p r o f u n d a r o s e s t u d o s apresentados em nossa Mostra Cultural, trouxe sobretudo, reflexões sobre a diversidade cultural, o respeito e a valorização às diferenças.

Page 9: Garrafinhas Sensoriais - Colégio Montessori Santa … · "Samba do Avião", de Tom Jobim. Nossa parada final foi o conto: “Os três porquinhos”. Percebemos muito envolvimento

MOSTRA CULTURAL

Do Berçário ao Ensino Fundamental

A origem do Samba: da África ao Brasil

SAMBASAMBAem AnosC ACem nos

A soma das tradições e costumes dos povos chegados como escravos junto daqueles que procuravam a terra prometida.

Do sotaque mais forte ao acento suave, o encontro marcado na dança, nas tradições, na música.

Cada estado uma história, cada história uma mistura de cores, símbolos, sonhos.

A chegada dos africanos ao Brasil.

os os 4 e 5 Anos

os 1 AnosAbayomis / costumes e danças

os 2 AnosA influência das tradições, comidase músicas trazidas da África.

Educação InfantilA origem do samba:Rio de Janeiro ou Bahia?: eterno debate.

IntegralO samba representado por artistas.

De um costume para outro, palavras e gestos que evocam ora a antiga civilização, ora a natureza selvagem e primitiva do Novo Mundo. Palavras que evocam o ser humano na sua integridade absoluta, seja qual for sua cor. Palavras que evocam a todos nós, na beleza perene e infinita das diferenças da união das raças.

Nessa Mostra Cultural, escolhemos prestar uma homenagem ao “Centenário do Samba”, ritmo criado por um povo que em meio a tantos sofrimentos e tristezas, conseguiu representar a riqueza de possibilidades, a alegria, a beleza e a integração dos contrastes. A proposta de trabalho foi interdisciplinar, preservando atividades dinâmicas e criativas que exigiram a participação ativa dos alunos através de pesquisa e habilidades artísticas.

9

EDSON CONCEIÇÃO E ALOÍSIO SILVA

"Não deixe o samba morrer. Não deixe o samba acabar.O morro foi feito de samba. De samba pra gente sambar."

os 3 AnosCompositores que marcaram décadase a Apoteose

os 5 AnosSambas, raiz e memória.Apresentação dos alunos no anfiteatro.

Page 10: Garrafinhas Sensoriais - Colégio Montessori Santa … · "Samba do Avião", de Tom Jobim. Nossa parada final foi o conto: “Os três porquinhos”. Percebemos muito envolvimento

A origem do Samba: da África ao Brasil

SAMBASAMBAem AnosC ACem nos

10

Page 11: Garrafinhas Sensoriais - Colégio Montessori Santa … · "Samba do Avião", de Tom Jobim. Nossa parada final foi o conto: “Os três porquinhos”. Percebemos muito envolvimento

11

MOSTRA CULTURAL

Page 12: Garrafinhas Sensoriais - Colégio Montessori Santa … · "Samba do Avião", de Tom Jobim. Nossa parada final foi o conto: “Os três porquinhos”. Percebemos muito envolvimento

12

2016Um encontro animado com barracas de comidas

típicas, muitas brincadeiras e danças tradicionais,garantiu a diversão de toda a

família montessoriana. Releituras de obras de artistas “Naif”

( termo francês que significa ingênuo ouinocente; portanto, produto artístico de natureza

pueril que demonstra uma criatividadeautêntica baseada na simplificação de elementos

decorativos, espontâneos, alegres e puros) coloriram e divertiram ainda mais o nosso arraiá!

A proposta foi retratada pelos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Os números de danças, divertidos e bem ensaiados,tiveram a participação dos alunos de todos

os segmentos, que deram o tomde alegria à festa.

Page 13: Garrafinhas Sensoriais - Colégio Montessori Santa … · "Samba do Avião", de Tom Jobim. Nossa parada final foi o conto: “Os três porquinhos”. Percebemos muito envolvimento

13

ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Informativo MONTESSORI - nº52 - 2º semestre de 2016

Na escola, o momento foi favorecido para trabalharmos e discutirmos as questões

ligadas à cidadania, à democracia e à responsabilidade social.O principal objetivo é fazer com que a criança compreenda que a função dos

políticos é social, em favor daqueles que o elegeram e daqueles que ele representa. O exercício da cidadania deve acontecer em todos os grupos do qual o aluno faz parte e a escola é um deles. Em outubro, todos do Ensino Fundamental I tiveram oportunidade de votar nos reais candidatos à Prefeitura de São Paulo por meio de urna eletrônica especialmente preparada para simular as eleições.

Em ano de eleições, nada mais apropriado do que discutir a importância do voto na hora da escolha dos dirigentes da nossa cidade, estado e ou país.

As eleições para Prefeitura de São Paulo invadiram os noticiários. Os alunos perceberam isso em casa e, mesmo ainda não sendo eleitores, acabaram se interessando, comentando e se informando a respeito dos candidatos e de suas propostas.

Mas como votar sem saber objetivamente qual é a função de cada cargo político?Para esclarecer as dúvidas dos jovens sobre como se dá o mecanismo da política

nacional, os professores dos Ensinos Fundamental II e Médio dedicaram uma aula do mês de setembro para explicar o papel de cada um dos cargos para os quais seriam eleitos os candidatos deste ano: vereador, deputado e prefeito

Ao entender a importância da escolha, o aluno é levado a perceber como as decisões relativas ao presente formulam e moldam o futuro e como por meio do entendimento e da participação séria se constrói a verdadeira cidadania.

Como fechamento, houve a simulação de um processo de eleição dentro do colégio obedecendo aos mesmos critérios da oficial.

NOSSOS “ELEITORES” MERECERAM OS PARABÉNS!

Fundamental II e Médio

os os 1 aos 5 Anos - Fundamental I

As novas tecnologias trouxeram diversos desafios para os professores e o principal deles é, certamente, a forma de lidar com o quase inevitável uso de smartphones em sala de aula.

Os aparelhos podem ser usados para manter a atenção do aluno e também para torná-lo protagonista na construção do conhecimento.

Os professores de física, com o propósito de incentivar esses recursos, realizaram um projeto em que os alunos criaram vários aplicativos específicos, que contribuíram para o desenvolvimento do saber em diversas áreas.

os 1 Anos - Ensino Médio

ppsa

M NTE

APLICATIVOS CRIADOS ALUNOSPELOS

PROJETO

aplicaNão basta ter ideias... é preciso !aplicar

Orgulho maior ainda nos dão aqueles que superam as fases iniciais e continuam se empenhando pela conquista das medalhas.

Tivemos, neste ano, a satisfação de ter alunos inscritos nas Olimpíadas de Astronomia e Astronáutica, de Matemática e de Física e que foram apresentados à comunidade na noite do Jovem Escritor quando receberam as suas medalhas.

É com imenso orgulho queparabenizamos os alunos que se interessam

e participam das Olimpíadas Acadêmicas oferecidas pelo colégio.

OLIMPÍADASACADÊMICAS

2016

Parabéns a esses jovens que se dedicam e perseveramna conquista do conhecimento!

Page 14: Garrafinhas Sensoriais - Colégio Montessori Santa … · "Samba do Avião", de Tom Jobim. Nossa parada final foi o conto: “Os três porquinhos”. Percebemos muito envolvimento

14

ENSINO FUNDAMENTAL II

Informativo MONTESSORI - nº52 - 2º semestre de 2016

PORT

O DE

SAN

TOS

PORT

O DE

SAN

TOS

Estudos do meio são atividades que possibilitam estabelecer relações claras entre os conteúdos trabalhadosem sala de aula e a realidade da vida prática.

No propósito de deixar claras as relações entre conteúdos trabalhados em sala de aula e a realidade do mundo onde vivemos, viajamos à Vila Inglesa de Paranapiacaba com nossos alunos dos . Os alunos compararam, em loco, as paisagens naturais os 6 Anoscom as modificadas pelo homem; a observarem vestígios do passado deixados por um povo de hábitos muito diferentes dos nossos, o que permitiu a análise da riqueza encontrada na diversidade cultural.

A paisagem apresentava as características do relevo, do clima, as atmosféricas e a m b i e n t a i s d a M a t a Atlântica, objeto de preocupação dos ambientalistas e daqueles que se mobilizam pelo uso sustentável dos recursos naturais.

Foi um excelente momento para a conscientização do valor da parcela de responsabilidade de cada um para o sucesso do ideal de um mundo melhor para a humanidade.

Para envolver nossos alunos na realidade dos conteúdos discutidos em aulas de História, levamos as turmas dos à região litorânea de Santos para que pudessem conhecê-la sob os aspectos históricos, geográficos e ambientais.os 8 Anos

Desta vez, a cidade, mais ligada ao lazer e à diversão, cedeu lugar ao aprofundamenteo do conhecimento com visitas ao centro Velho e ao porto de Santos; aoMuseu da Bolsa de Café; ao Forte da Barra com travessia de barco e ao Monte Serrat.

Neste semestre, os alunos dos tiveram a oportunidade de conhecer o percurso do rio Tietê, da os 7 Anosregião Metropolitana até Porto Feliz, com a finalidade de observar as diferentes condições do rio conforme o lugar por onde ele passa e de analisar as implicações ambientais relacionadas à sua poluição.

6 Anos

7 Anos

Para entender a importância de nossas raízes históricas, os alunos visitaram, em Santana do Parnaíba, a Igreja Matriz, o Museu do Anhanguera e a Praça do Coreto; em Porto Feliz, o Parque das Monções, Batelão, Paredão de Araritaguaba; em Itu, a

Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, a Praça do Orelhão e o Museu Republicano.

6 Anos

8 Anos

PARA

NAPI

ACAB

APA

RANA

PIAC

ABA

PERCURSO DO RIO TIETÊPERCURSO DO RIO TIETÊ

Page 15: Garrafinhas Sensoriais - Colégio Montessori Santa … · "Samba do Avião", de Tom Jobim. Nossa parada final foi o conto: “Os três porquinhos”. Percebemos muito envolvimento

15

ENSINO MÉDIO

Informativo MONTESSORI - nº52 - 2º semestre de 2016

Alunos dos que viajaram para Paraty realizaram documentários sobre os aspectos Culturais, os2 AnosGastronômicos, Históricos, Ecológicos e Artísticos através de imagens e relatos de moradores locais.

Ao melhor trabalho, foi entregue um troféu na cerimônia do evento Prêmio Jovem Escritor.

Paraty possui cerca de 50 praias e dezenas de ilhas recobertas por uma densa floresta tropical de Mata Atlântica. Cidade de suma importância econômica na época do Brasil-colônia.Alunos dos vivenciaram “in loco” os elementos básicos dos ecossistemas os2 Anos

litorâneos e sua importância para manutenção do ambiente marinho.

CURTAMETRAGEM

II Festival Projeto que envolve o Estudo do Meio em Paraty

2 Anos

“O PA R Q U E D A S C A V E R N A S ”P E T A R1 Anos

Em três dias os alunos adentraram em cavernas, tomaram banho em cachoeira, conheceram diversos espeleotemas e o mundo dentro de total escuridão. Aprenderam que alguns animais e plantas podem adaptar-se a um solo pouco ventilado e constantemente úmido como o das cavernas. E como despedida realizaram um boia-cross (descida por boias) no rio Betari.

“O mundo dos adolescentes é muito tecnológico. Eles não têm contato com outras culturas e ambientes. Escolhemos o Petar para que obtenham conhecimento da vida e coloquem em prática o companheirismo entre eles durante as ações realizadas”, explicou Ivete Segabinazzi, orientadora educacional.

Após a viagem ao Petar, os alunos desenvolveram um projeto na disciplina de Biologia. A viagem convidou os alunos a experimentarem o bem estar do convívio com a natureza, e também o estudo de cavernas, suas formações geológicas e os seres vivos que a habitam. Sobre esses tópicos foi proposto um trabalho.

Em sua primeira etapa, os alunos assistiram a um documentário que apresentava o desejo da população urbana de voltar a conviver com a natureza por meio de pequenas ações como hortas comunitárias. Em uma segunda etapa, os alunos leram a respeito das mudanças fisiológicas que a natureza faz pelo corpo humano, como a sensação de bem estar e a melhora do sistema imunológico entre outros.

O trabalho também contemplou o estudo sobre a evolução dos seres vivos. Foi proposta a análise de animais de caverna segundo a teoria de Darwin e Lamarck. Na última etapa do trabalho, os alunos criaram seus

próprios Pokemons de caverna. Em cima de suas invenções, tiveram de desenvolver explicações e justificativas a respeitos de suas criaturas que permitiram um estudo sobre as bases de sustentação do estudo da evolução, como a análise de homologias e analogias, os estudos de Darwin e Lamarck e os processos de especiação.

AULAS DE BIOLOGIAAULAS DE BIOLOGIA

O Petar - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeiro / SP, bastante conhecido por abrigar a osmaior concentração de cavernas do país, recebeu nossos alunos dos 1 Anos do Ensino Médio.

Page 16: Garrafinhas Sensoriais - Colégio Montessori Santa … · "Samba do Avião", de Tom Jobim. Nossa parada final foi o conto: “Os três porquinhos”. Percebemos muito envolvimento

18

1 aos 5 Anos - Fundamental

16

Em ano de Olimpíadas, os Jogos das Cores ganharam ainda mais força e interesse por parte dos alunos. Esse tema torna-se tão atraente que ultrapassa a sala de aula e acaba por envolver toda a escola; o que é muito relevante por suas características; já que abre importantes janelas para o conhecimento de várias modalidades esportivas que às vezes, nem conhecemos.

Usando as cores da bandeira do Brasil, as equipes participaram de diversas atividades recreativas. Oportunizamos o trabalho em equipe, a parceria e todos se envolveram com respeito e entusiasmo.

Em outubro realizamos os Jogos das Cores. Além de recreativo, os Jogos têm o poder de colocar o aluno como sujeito responsável por suas atitudes e decisões.

Por isso, as atividades escolhidas, incentivam o espírito competitivo, promovem a socialização e a integração entre os alunos bem como despertam ações de solidariedade e respeito ao outro.

Para promover um clima de maior expectativa, já iniciamos com esse trabalho em agosto, quando

homenageamos aos pais. De forma contextualizada, trouxemos aos pátios e quadras as “Paralimpíadas” para que filhos e pais

participassem de jogos e atividades de forma que pudessem auxiliar um ao outro, respeitando limitações e diferenças, tema que também desenvolvemos ao longo

do ano em nosso Projeto de Formação Humana. Companheirismo, tolerância e muito empenho, tornaram pais e filhos verdadeiros campeões!

Dia dos Pais!Olimpíadas

ENSINO FUNDAMENTAL I

Page 17: Garrafinhas Sensoriais - Colégio Montessori Santa … · "Samba do Avião", de Tom Jobim. Nossa parada final foi o conto: “Os três porquinhos”. Percebemos muito envolvimento

17

Mais importante que as vitórias conquistadas, foi o comprometimento e a dedicação de nossos alunos.

Os dias 13 e 14 de outubro foram dedicados à alegria e à competição dentro do nosso colégio quando os

o s o sa l u n o s d o s 6 a o s 9 A n o s participaram da XXXIII OLÍMPÍADA DE INTEGRAÇÃO , guiados pelo p r o f e s s o r M á r c i o M a r t i n s , d e Educação Física.

É em momentos como esse que p o d e m o s p e r c e b e r o g r a u d e i n t e g r a ç ã o , d e a m i z a d e e d e dedicação dos jovens quando lutam para superar os seus limites e atingir os mais altos objetivos.

Parabéns a todos os envolvidos nesse evento que alegra e dá sentido aos princípios éticos das relações entre os homens: respeito, disciplina, retidão e cooperação.

6 aos 9 Anos - Fundamental

VÔLEI MIRIM MASCULINOVice-Campeão Olimpíada João XXIII e 3º Lugar Olimpíada Regina MundiVÔLEI PRÉ MIRIM MASCULINOVice-Campeão Regina Mundi e 3º Lugar OliarquiVÔLEI INFANTIL MASCULINOVice- Campeão Olimpíada Bandeirantes e OliarquiCATEGORIA A16 MASCULINOVice-Campeão Liga Paulista Esportes Escolares

VÔLEI MIRIM FEMININOCampeã Olimpíada Regina Mundi , Vice- Campeã Olimpíada Glória e 3º Lugar OliarquiVÔLEI PRÉ MIRIM FEMININOVice-Campeã Olimpíadas Humboldt / João XXIII e 3º Lugar Olimpíada Regina MundiVÔLEI INFANTIL FEMININO3º Lugar Olimpíada Bandeirantes e OliarquiCATEGORIA A13 FEMININOVice-Campeã Liga Paulista Esportes Escolares

ont esporteesporteM XXXIII OLÍMPÍADA DE INTEGRAÇÃO

Voleibol Parabenizamos as nossas equipes de vôlei masculinas e femininas treinadas pela professoraSilvia Emiliano pelos expressivos resultados conquistados em 2016.Voleibol

Page 18: Garrafinhas Sensoriais - Colégio Montessori Santa … · "Samba do Avião", de Tom Jobim. Nossa parada final foi o conto: “Os três porquinhos”. Percebemos muito envolvimento

18 Informativo MONTESSORI - nº52 - 2º semestre de 2016

os osEm outubro, alunos dos 9 e 1 Anos assistiram a uma palestra conduzida por p r o fi s s i o n a i s d a I N AT E L e m q u e divulgavam o Torneio Arduíno Challenge, u m d e s a fi o d e p r o g r a m a ç ã o e criatividade, que aconteceu no colégio, no dia 5 de novembro, num sábado inteiro.

VALEU APENAS A CRIATIVIDADE E A VONTADE DE APRENDER.

UINO

A proposta consistiu em programar um carrinho realizando etapas intermediárias, sem a necessidade de conhecimento prévio de eletrônica ou programação.

FUNDAMENTAL II E MÉDIO

PROJETO ROBÓTICAos

9 Anos - Fundamental IIos

1 Anos - Ensino Médio

Sob orientação da professora Rozângela Lipere, de Arte Cênica, os 9 Anos apresentaram Os Contos de Fadas sob um outro foco, um trabalho que, à medida que as histórias vão sendo recriadas e contadas, os jovens transferem para as

personagens conflitos que vivenciam e para os quais buscam soluções.Esta atividade desenvolve habilidades importantíssimas como expor suas ideias de forma clara e com coerência; aprender a

respeitar a si e a opiniões dos colegas; trabalhar em equipe; administrar o tempo, entre outras.

9 AnosRevivendo Revivendo

Page 19: Garrafinhas Sensoriais - Colégio Montessori Santa … · "Samba do Avião", de Tom Jobim. Nossa parada final foi o conto: “Os três porquinhos”. Percebemos muito envolvimento

O voluntário é uma terapia em que você poder ajudar o próximo. Ver a alegria das pessoas que você está a j u d a n d o é s a t i s fa t ó r i o . E u fa ç o voluntário para fugir dos problemas. Ajudar e ver a felicidade das pessoas me traz uma paz tremenda.

Depois de ter uma semana cansativa, a creche é um lugar que faz com que descanse seu pensamento e sua alma. O voluntário na creche é maravilhoso, pois as crianças brincam com você e te dão um carinho único, que acalma qualquer pessoa. JULIANA JANG

Chamamos de “trabalho” apenas pelo fato de realizarmos na creche um conjunto de atividades, pois na verdade não é esforço algum, mas sim um momento de lazer para nós mesmos.

É muito bom estar em contato com as crianças, que não julgam pela aparência ou por bens, mas nos observam com olhos doces e carinhosos, esperando receber apenas os mesmo olhares em troca.

O tempo e a energia que deixamos lá importam muito pouco, se comparados a tudo que temos quando saímos, de forma que as pouca horas que passamos lá sempre são especiais e únicas, beneficiando não apenas as crianças, mas também a nós.

LAURA NAOMI

Ser voluntário é, acima de tudo, pensar no bem-estar do próximo sem pedir nada em troca. Mesmo lidando com crianças, a cada dia que nós vamos lá, saimos diferentes, adquirimos algum aprendizado, nos sentimos mais leves. É como se voltasse, em nós, o espírito “4 anos”!

Eu faço voluntário porque é uma maneira de eu ver que a gente não precisa de muito para ser feliz, para se divertir e para ser criança. Ver a alegria no olhar daqueles meninos, daquelas meninas só pelo fato de você ir lá e se "jogar no chão", é muito significante e não há nada no mundo que pague um sorriso inocente. CAROLINA SALOMÃO

osDepoimentos dos alunos dos 1 Anos que fizeram parte dos voluntários de 2016:

Nosso colégio vai além da formação para o c o n h e c i m e n t o c u r r i c u l a r e e n g a j a - s e n a

formação integral do aluno. Alunos do Ensino Médio, sob supervisão da Orientadora Educacional Ivete Segabinazzi, realizam esse projeto há mais de dez anos e a cada ano cresce o número de alunos interessados nessa prática.

TRABALHO VOLUNTÁRIOProjeto

Ações de voluntariado engrandecem a vida não apenasde quem as recebe, mas também de quem as realiza.

Cuidar de crianças não é fácil, mas ao conhece-las, você se encanta. Em uma simples brincadeira de boneca ou de carrinho eu aprendi inúmeras atitudes que me fizeram mudar para melhor.

Com os seus sorrisos eu pude ver a inocência em seus olhos; eu vi a magia que eles enxergam.Esse trabalho voluntário é muito mais que cuidar de crianças. Nele eu pude aprender a dividir, a ser mais paciente, a aceitar as diferenças e eu aposto que se qualquer um tivesse uma experiência igual a que eu tive nesse últimos meses, iria se encantar com as coisas que essas crianças podem fazer. GABRIELA KAYANO

Sinceramente, minha intenção no voluntário era passar um tempo com o meu grupo fora do horário escolar; porém depois do primeiro dia percebi o quanto isso é sério e importante para a creche e para as crianças.

Pode parecer clichê, mas ao ver o sorriso doce e inocente de cada criança que passava, aumentava a vontade de voltar lá e viver mais uma tarde com cada uma delas. Acho muito legal a idéia de ajudar ao próximo contendo ótimos objetivos e brilhantes projetos a serem realizados.

MICHELLE ARINA

O trabalho voluntário é algo maravilhoso, uma terapia, aquela satisfação de chegar o dia para poder ver as crianças, relaxar depois de uma semana puxada. O voluntário te deixa mais calmo, te faz aprender a dar valor às coisas e às pessoas e também é um modo de poder voltar no tempo, como se tivéssemos a m e s m a i d a d e , c a n t a r, d a n ç a r, p u l a r, independente das diferenças, podendo se divertir como criança.

O contato com as crianças é algo que não tem preço. O tempo que ficamos lá é precioso, porque elas tem um carinho por você e você por elas que é tão especial! O tempo é único e as brincadeiras são inesquecíveis. É saber que você está fazendo diferença na vida delas e com certeza elas estão fazendo diferença na sua vida. BRUNA SIMÃO

A sensação de saber que você está ajudando uma criança fazendo coisas simples como brincar com ela, se jogar, pular é o principal motivo que me faz participar do trabalho voluntário.

E ao ver a cara de alegria de cada uma delas ao receber os doces de dias das crianças foi algo extremamente satisfatório. CÉZAR AUGUSTTO

Eu acho muito importante fazer esse tipo de trabalho porque você está desempenhando uma papel importante na vida daquelas crianças e elas nas nossas.

Saber que ao fazer este trabalho estou fazendo a diferença na vida daquelas crianças é algo incrível e o motivo de continuar indo.

RAFAEL LIMA

Page 20: Garrafinhas Sensoriais - Colégio Montessori Santa … · "Samba do Avião", de Tom Jobim. Nossa parada final foi o conto: “Os três porquinhos”. Percebemos muito envolvimento

Os textos foram eternizadosem um livro entregue a cada um

dos alunos homenageados.

É sempre com grande satisfação que preparamos todos os anos o evento do JOVEM ESCRITOR para premiar os nossos alunos autores dos melhores textos produzidos nas aulas de Redação no decorrer do ano.

Criatividade, coerência e pertinência às propostas são avaliadas no momento da escolha das melhores produções.

O produto final é razão de muito orgulho para todos nós, pois reflete o resultado do trabalho desenvolvido em sala de aula entre professor e aluno num processo de troca de aprendizado e de

evolução do saber.Além disso, para cada evento, um

escritor nacional é pesquisado e homenageado pela sua obra, pela sua cultura e pela sua forma de ler e interpretar o mundo trazendo para o público a sua ótica sobre os fatos da vida. Neste ano, a literatura de Lygia Fagundes Telles deu o tom à noite.

Homenageando os premiados, a arte se manifestou em muitas das

suas linguagens em números preparados pelos professores de Arte e Música.Esse é mais um trabalho desenvolvido pelo colégio para que os estudantes

descubram o prazer da leitura e a grande alegria que a criação textual proporciona.

Uma noite de muita cultura e alegria. Parabéns Jovens Escritores de 2016!

“Sabendo interpretar o que lê,o estudante organiza as ideiase produz bom texto.

O resto é conversa, falsa teoria.”LYGIA FAGUNDES TELLES

...uma homenagem a Lygia Fagundes Telles!XI PRÊMIO JOVEM ESCRITOR