game engine andré maximo carlos henrique cavalcanti final 2004

14
Game Engine Game Engine André Maximo André Maximo Carlos Henrique Carlos Henrique Cavalcanti Cavalcanti Final Final 2004 2004

Upload: internet

Post on 18-Apr-2015

117 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Game Engine André Maximo Carlos Henrique Cavalcanti Final 2004

Game EngineGame EngineAndré MaximoAndré Maximo

Carlos Henrique Carlos Henrique CavalcantiCavalcanti

Final 2004Final 2004

Page 2: Game Engine André Maximo Carlos Henrique Cavalcanti Final 2004

A cara do BlenderA cara do Blender

Page 3: Game Engine André Maximo Carlos Henrique Cavalcanti Final 2004

Menu PrincipalMenu Principal

Buttons WindowButtons Window – Comandos principais para – Comandos principais para

configuração de modos de visualização de configuração de modos de visualização de imagensimagens

e animações.e animações.

Page 4: Game Engine André Maximo Carlos Henrique Cavalcanti Final 2004

Começando – Game EngineComeçando – Game Engine

Para todas as ferramentas do Para todas as ferramentas do Game EngineGame Engine funcionarem funcionarem precisamos que o butão precisamos que o butão ActorActor esteja ativo, para isso clique em esteja ativo, para isso clique em F8 ou no símbolo verde acima, o F8 ou no símbolo verde acima, o WorldbuttonWorldbutton, e selecione , e selecione SumoSumo na opção na opção PhysicsPhysics..

Page 5: Game Engine André Maximo Carlos Henrique Cavalcanti Final 2004

Logic ButtonsLogic Buttons

ActorActor – Habilita os botões de características físicas. – Habilita os botões de características físicas.SensorsSensors – Determina como os objetos serão influenciados. – Determina como os objetos serão influenciados.ControllersControllers – Controla os tipos de interações. – Controla os tipos de interações.ActuatorsActuators – Responsável pela execução de ações do ator – Responsável pela execução de ações do ator selecionado.selecionado.As seções As seções SensorsSensors, , ControllersControllers e e ActiuatorsActiuators são chamadas de são chamadas de LogicBricksLogicBricks..

Page 6: Game Engine André Maximo Carlos Henrique Cavalcanti Final 2004

Parte EsquerdaParte Esquerda

ActorActor – Quando ativado torna o objeto sujeito a simulações – Quando ativado torna o objeto sujeito a simulações físicas.físicas.GhostGhost – Desabilita colisão, invalidando o bounding box. – Desabilita colisão, invalidando o bounding box.DynamicDynamic – Ativa as propriedade físicas. – Ativa as propriedade físicas.Rigid BodyRigid Body – O objeto é tratado ou como partícula ou como – O objeto é tratado ou como partícula ou como corpo rígido.corpo rígido.AnisotropicAnisotropic – Ativa o atrito entre os objetos. – Ativa o atrito entre os objetos.BoundsBounds – Tipos de visualização da Bounding Boxes. – Tipos de visualização da Bounding Boxes.ADD propertyADD property – Determina características dos objetos. – Determina características dos objetos.

Page 7: Game Engine André Maximo Carlos Henrique Cavalcanti Final 2004

Modos de VisualizaçãoModos de Visualização

► SelSel – Exibe os objetos selecionados na – Exibe os objetos selecionados na 3d View.3d View.► ActAct – Exibe os objetos que são – Exibe os objetos que são Actors.Actors.► LinkLink – Exibe os objetos linkados a outros visíveis. – Exibe os objetos linkados a outros visíveis.

Page 8: Game Engine André Maximo Carlos Henrique Cavalcanti Final 2004

SensorsSensors► Sensors age como sentidos reais. Sensors age como sentidos reais.

Detectam colisão (Detectam colisão (CollisionCollision), ), toque (toque (TouchTouch), proximidade ), proximidade ((NearNear), etc...), etc...

► Também promove uma interface Também promove uma interface entre o Blender e o usuário entre o Blender e o usuário ((KeyboardKeyboard, , MouseMouse).).

► ...... – Modo de pulso Positivo– Modo de pulso Positivo► ...... – Modo de pulso Negativo – Modo de pulso Negativo ► f: – Determina o delay entre dois f: – Determina o delay entre dois

pulsos.pulsos.► Inv – Inverte o pulso. Inv – Inverte o pulso. ► De uma maneira geral, os De uma maneira geral, os

Sensors são responsáveis por Sensors são responsáveis por ativar ações nos objetos e no ativar ações nos objetos e no ambiente.ambiente.

Page 9: Game Engine André Maximo Carlos Henrique Cavalcanti Final 2004

ControllersControllers

► Controllers funciona como o Controllers funciona como o cérebro lógico.cérebro lógico.

► Existem 4 tipos de Existem 4 tipos de conecções: conecções: ANDAND, , OROR, , ExpressionExpression e e Python.Python.

► Os Os ControllersControllers, de uma , de uma forma geral, servem para forma geral, servem para conectar conectar SensorsSensors e e ActuatorsActuators..

Page 10: Game Engine André Maximo Carlos Henrique Cavalcanti Final 2004

ActuatorsActuators► Actuators é o responsável Actuators é o responsável

pela execução das ações.pela execução das ações.

► Movimentar o objeto Movimentar o objeto ((MotionMotion), editar a sua forma ), editar a sua forma ((Edit ObjectEdit Object), alterar suas ), alterar suas propriedades (propriedades (PropertyProperty) ) são exemplos de são exemplos de ActuatorsActuators relacionados aos objetos relacionados aos objetos Actors.Actors.

► Os Actuators respondem aos Os Actuators respondem aos Sensors executando as Sensors executando as ações.ações.

Page 11: Game Engine André Maximo Carlos Henrique Cavalcanti Final 2004

Material buttonsMaterial buttons► As propriedades de As propriedades de

Material de um objeto Material de um objeto definem as características definem as características da sua superfície (da sua superfície (DYNDYN).).

► Como deve ser tratada a Como deve ser tratada a colisão (colisão (RestitutRestitut – – coeficiente de restituição) coeficiente de restituição) e sua rugosidade e sua rugosidade ((FrictionFriction – coeficiente de – coeficiente de atrito) são exemplos atrito) são exemplos dessas características.dessas características.

► Fh Dist / Damp / Force / Fh Dist / Damp / Force / Norm – Propriedades de Norm – Propriedades de Elasticidade e Elasticidade e Amortecimento.Amortecimento.

Page 12: Game Engine André Maximo Carlos Henrique Cavalcanti Final 2004

Vertex PaintVertex Paint► Em uma modelagem Em uma modelagem

normal, as propriedades normal, as propriedades de material determinam de material determinam as cores do objeto. as cores do objeto. Porém no Porém no Game EngineGame Engine essas propriedades não essas propriedades não influenciam na cor do influenciam na cor do objeto.objeto.

► Para alterar as cores dos Para alterar as cores dos objetos devemos usar o objetos devemos usar o modo modo Vertex Paint.Vertex Paint.

► Neste modo, cada Neste modo, cada vértice pode ser pintado, vértice pode ser pintado, e a cor pode ser e a cor pode ser escolhida pelo atalho escolhida pelo atalho NN ou ou F9F9..

Page 13: Game Engine André Maximo Carlos Henrique Cavalcanti Final 2004

UV Face SelectUV Face Select► Assim como as Assim como as

propriedades de material propriedades de material não são aplicadas no não são aplicadas no Game Game EngineEngine, a textura também , a textura também é tratada diferente.é tratada diferente.

► Para alterar as propriedades Para alterar as propriedades de cada de cada faceface do objeto do objeto deve-se selecioná-lo e deve-se selecioná-lo e passar para o modo passar para o modo UV UV Face Select.Face Select.

► Para acessar as opções de Para acessar as opções de cada face use a tecla de cada face use a tecla de atalho atalho F9F9 (a aba aparece (a aba aparece como no Vertex Paint).como no Vertex Paint).

Page 14: Game Engine André Maximo Carlos Henrique Cavalcanti Final 2004

Game Engine?Game Engine?

► Em toda essa apresentação evitamos falar a palavra Em toda essa apresentação evitamos falar a palavra JogoJogo quando nos referimos ao objetivo da quando nos referimos ao objetivo da ferramenta ferramenta Game EngineGame Engine do do BlenderBlender, porquê?, porquê? Com seus Com seus eventoseventos e e açõesações muitos tipos de aplicativos muitos tipos de aplicativos

podem ser desenvolvidos;podem ser desenvolvidos; Seu Seu Simulador FísicoSimulador Físico é mais completo do que é necessário é mais completo do que é necessário

em um jogo;em um jogo; O uso de O uso de Python ScriptsPython Scripts permite o desenvolvimento de permite o desenvolvimento de

aplicativos gráficos usando aplicativos gráficos usando OpenGLOpenGL (via (via SDLSDL) na linguagem ) na linguagem PythonPython..

► Mesmo com tantas outras utilidades, o Mesmo com tantas outras utilidades, o Game Game EngineEngine do do BlenderBlender é capaz de criar é capaz de criar JogosJogos bem bem complexos.complexos.